sábado, 12 de outubro de 2013

Com vitória em Barueri, Jake Shields mira agora em Condit ou Matt Brown

Agora número oito do ranking oficial do UFC, americano diz que espera pelo vencedor do confronto de 14 de dezembro, ou ainda por Robbie Lawler

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Após vencer Demian Maia por decisão dividida dos jurados na última quarta-feira, na edição de Barueri (SP) do Ultimate, o americano Jake Shields já pensa no futuro adversário dentro da categoria dos meio-médios. E entre os escolhidos estão os Top 10 da divisão Carlos Condit e Matt Brown, que se enfrentam dia 14 de dezembro, no UFC: Pettis x Thomson, ou ainda Robbie Lawler, que luta contra Rory MacDonald dia 16 de novembro.
- Eu acabei de lutar contra um dos melhores atletas da categoria, que está entre os top 10 e que estava buscando uma luta pelo cinturão. Adoraria pegar o Georges St-Pierre primeiro, mas acho que agora seria Carlos Condit, que já me venceu em 2006 ou Robbie Lawler. Vamos ver quem vence essa luta de dezembro entre Condit e Matt Brown. Estou pronto para lutar contra qualquer um - disse o lutador, agora número oito do ranking oficial do UFC, ao site "MMA Fighting".
Demian Maia e Jake Shields UFC Barueri (Foto: Getty Images)Jake Shields comemora vitória apertada sobre Demian Maia em Barueri (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jake Shields acredita ter vencido quatro dos cinco rounds da disputa diante de Demian Maia, e revelou que imaginava ser difícil vencer por pontos em uma decisão dividida contra um brasileiro no Brasil.
- Eu não estava totalmente confiante na vitória. Acho que fiz o suficiente para vencer, mas você nunca quer uma disputa apertada como foi essa, especialmente no Brasil. Foi muito mais difícil do que eu imaginava. Quando cheguei, senti que Demian Maia estava pronto para uma guerra e por isso, esperava uma luta muito difícil - afirmou Jake Shields.

Bellator 103: Por decisão unânime, Patricio Pitbull bate Fabricio Guerreiro

Atleta da Team Nogueira se classifica para a terceira final de GP da organização. Desafio final para o título será diante do americano Justin Wilcox

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Patricio Pitbull e Fabricio Guerreiro no Bellator 103 (Foto: Reprodução )Patricio Pitbull e Fabricio Guerreiro fizeram uma luta
mais agarrada no Bellator 103 (Foto: Reprodução)
Em uma luta bastante equilibrada, o potiguar Patricio Pitbull venceu o compatriota Fabricio Guerreiro por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27) nesta sexta-feira, em uma das semifinais do GP dos pesos-penas, no Bellator 103, disputado no Kansas, EUA. Com o resultado, o atleta da Team Nogueira irá enfrentar na final Justin Wilcox, que venceu Joe Taimanglo na outra semifinal da noite.
O combate entre os brasileiros começou com os lutadores se estudando bastante antes de partirem para o ataque. Quem demonstrava mais iniciativa era justamente Fabricio Guerreiro, que com uma maior envergadura procurava encurtar a distância. E logo no primeiro ataque do amapaense, Pitbull conseguiu a esquiva e ficou agarrado na grade com o adversário. Cenário que seria constante no restante do duelo. Com um wrestling melhor e um bom trabalho de chão no jiu-jítsu, Patricio Pitbull conseguiu quedar o oponente, ficando em meia guarda, e em seguida buscando a kimura. Com uma boa defesa de Guerreiro, restou ao potiguar trabalhar o ground and pound até o fim do assalto.
O segundo round foi diferente do primeiro apenas nos primeiros segundos, já que Fabricio Guerreiro partiu com mais disposição para o ataque, demonstrando maior agressividade. Entretanto, Pitbull tratou de ir novamente para o clinch na grade, sendo necessário, inclusive, que o árbitro John McCarthy interrompesse a luta para colocar os atletas novamente no centro da arena. Antes do fim do segundo round, Pitbull conseguiu uma boa queda, o que lhe garantiu mais pontos para o resultado final da partida. No terceiro assalto, o atleta da Team Nogueira conseguiu administrar bem a luta, demonstrando bom wrestling e um afiado jiu-jítsu durante praticamente os cinco minutos do round, onde ou buscava uma finalização ou trabalhava o ground and pound com socos e cotoveladas. 
Patricio Pitbull e Fabricio Guerreiro no Bellator 103 (Foto: Reprodução )Patricio Pitbull é anunciado oficialmente vencedor do combate. Ele enfrenta na final do GP dos pesos-penas o americano Justin Wilcox (Foto: Reprodução )
 Os GPs do Bellator têm como objetivo dar aos campeões a chance de desafiar o detentor do cinturão de suas respectivas categorias de peso. Patricio foi finalista duas vezes: perdeu na primeira para Joe Warren, e venceu Daniel Straus na segunda. Após esta vitória, ele encarou o campeão Pat Curran no Bellator 85, em janeiro deste ano, e foi derrotado por decisão dividida dos jurados depois de um duelo disputadíssimo de cinco rounds.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta contra Joe Taimanglo, que classificou Justin Wilcox para a final do GP dos penas contra Patricio Pitbull, foi igualmente equilibrada e amarrada, com pouca trocação e algumas vaias do público presente ao evento. O resultado de vitória por decisão unânime premiou o melhor wrestling e mais desenvoltura no chão do americano, que quedou várias vezes o adversário, oriundo da Ilha de Guam, no Pacífico Norte.
BELLATOR 103
11 de outubro de 2013, em Kansas (EUA)
RESULTADOS OFICIAIS
Patricio Pitbull venceu Fabricio Guerreiro por decisão unânime
Justin Wilcox venceu Joe Taimanglo por decisão unânime
David Rickels venceu J.J. Ambrose por nocaute técnico aos 2m37s do terceiro round
Mikhail Zayats venceu Aaron Rosa por finalização (Kimura) aos 47s do primeiro round
Carlos Eduardo venceu Wayman Carter por finalização (mata-leão) aos 2m06s do primeiro round
Remy Bussieres venceu Blake Pool por decisão unânime
Maurice Jackson venceu Matt Uhde por nocaute técnico aos 52s do primeiro round
Donnie Bell venceu Marcio Navarro por finalização aos 2m06s do primeiro round
Jeimenson Saudino venceu Jesse Thornton por decisão dividida
Ricky Musgrave venceu Cody Carrillo por finalização (kimura) aos 2m59s do primeiro round

Georges St-Pierre cita decepção com UFC por polêmica com antidoping

Campeão dos pesos-meio-médios reclama da falta de apoio da organização ao propor exames voluntários a Johny Hendricks antes do UFC 167

Por Rio de Janeiro
3 comentários
UFC 158 Georges St. Pierre e JOe ROgan (Foto: Agência Getty Images)St-Pierre acha que seriedade com antidoping é
'próximo passo' para o MMA (Foto: Getty Images)
O campeão dos pesos-meio-médios do UFC, Georges St-Pierre, está decepcionado com a organização. O lutador canadense não gostou do que descreveu como "falta de apoio" à sua iniciativa de fazer exames antidoping mais rigorosos antes de sua luta contra o americano Johny Hendricks, no evento principal do UFC 167.
GSP propôs ao adversário a realização de testes através da Associação Voluntária Antidoping (Vada), e, após aceitar num primeiro momento, Hendricks desistiu ao questionar a presença de imagens do canadense no site da organização. O presidente do UFC, Dana White, considerou o pedido de St-Pierre "um pouco estranho" e o aconselhou a fazer simplesmente os exames da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), que geralmente testa os lutadores apenas uma vez, após a luta.
- Eu acho que o próximo passo para o meu esporte crescer é que nós temos de nos concentrar em nos tornarmos um esporte reconhecido. Estamos perdendo uma oportunidade aqui. Eu não sei se eles estão dispostos a me apoiar. Eu pensei que eles estavam prontos para me apoiar, mas fiquei decepcionado, muito decepcionado com essa reviravolta. Há coisas que não posso dizer. Não quero atacar o UFC, porque eles são meus empregadores. Porém, não faço jornalistas de idiotas. Eles são capazes de ler nas entrelinhas. Eles podem ver o que está acontecendo - declarou St-Pierre ao jornal canadense "La Presse" nesta semana.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Apesar de toda a polêmica e do fim do acordo com Hendricks, o campeão seguiu adiante e está fazendo exames surpresa com a Vada. De acordo com o "La Presse", ele já foi visitado por dois inspetores, uma vez em casa, e outra vez na academia de Freddie Roach, seu treinador de boxe, em Los Angeles. Com isso, espera calar detratores que o acusam de usar drogas de melhora de rendimento.
- Eu me incomodo um pouco de ter que lutar contra caras que usam drogas de melhora de rendimento, porque não é justo. É uma diferença nojenta no treino. Há os que dizem, "Doping não me incomoda". Eu me incomodo. Mas eu luto assim mesmo. Sem acusar ninguém, se há alguns que não querem fazer os testes, eu vou lutar. Não será a primeira vez. É só que eu estou ficando um pouco cansado - afirmou St-Pierre.
A luta entre Georges St-Pierre e Johny Hendricks é a principal do UFC 167, evento em 16 de novembro em Las Vegas que marcará a comemoração dos 20 anos do Ultimate. Confira o card atualizado abaixo:
UFC 167
16 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Johny Hendricks
Rashad Evans x Chael Sonnen
Rory MacDonald x Robbie Lawler
Tim Elliott x Ali Bagautinov
Josh Koscheck x Tyron Woodley
CARD PRELIMINAR
Donald Cerrone x Evan Dunham
Ed Herman x Thales Leites
Erik Perez x Edwin Figueroa
Brian Ebersole x Rick Story
Vaughan Lee x Sergio Pettis
Robert Drysdale x Cody Donovan

Bellator descarta contratar Toquinho: 'Segurança dos atletas é prioridade'

CEO da organização aprova atitude do UFC de demitir lutador brasileiro

Por Rio de Janeiro
28 comentários
Rousimar Toquinho na Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp)Rousimar Toquinho segue sem destino após corte
do UFC (Foto: Ivan Raupp)
Após ser cortado do UFC por segurar demais uma chave de calcanhar na vitória sobre Mike Pierce, na última quarta-feira, mais uma porta se fechou para o peso-meio-médio brasileiro Rousimar Toquinho. O presidente do Bellator, principal concorrente do Ultimate no cenário internacional do MMA atualmente, declarou na sexta-feira que não vai tentar contratar o lutador mineiro agora que tem passe livre.
- Riscos já existem para os lutadores corajosos e de classe mundial que entram no cage do Bellator, sem acrescentarmos ainda mais riscos desnecessários à luta. A segurança dos lutadores é prioridade para mim e minha equipe - afirmou Bjorn Rebney, CEO do Bellator, ao site americano "TMZ". Ele também aprovou a decisão do UFC de demitir Toquinho.
Rousimar Toquinho ficou marcado por segurar posições de finalização além do tempo necessário - atitude que sua equipe defende vir de instinto, e não de maldade. Todavia, o brasileiro já havia sido suspenso por 90 dias após fazer algo parecido contra o polonês Tomasz Drwal no UFC 111, em 2010. Antes de lutar contra Pierce no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, ele havia cumprido nove meses de suspensão ao ser pego no exame antidoping, e a terceira ofensa acabou resultando na sua demissão, após muita pressão da mídia americana.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Se Toquinho não encontrou lugar no Bellator, outro recém-dispensado pelo UFC conseguiu e teve luta anunciada nesta semana: o inglês Terry Etim vai enfrentar o americano Patrick Cenoble no Bellator 106, que também marcará a estreia da organização em pay per view, em 2 de novembro.

No Rio, torcida reforça 'clima caseiro' do Grêmio, 100% contra os cariocas

Gremistas que moram na cidade mostram confiança no Tricolor gaúcho,
que pega o Flu e venceu os cinco jogos contra times do Rio no Brasileiro

Por Rio de Janeiro
6 comentários
Os times cariocas teriam motivos para não querer ver o Grêmio pela frente no Campeonato Brasileiro, mas o Fluminense não tem como fugir: vai enfrentar o Tricolor gaúcho neste sábado, às 18h30m, no Maracanã. Em cima de clubes do Rio de Janeiro, lugar que o técnico Renato Gaúcho conhece muito bem, foram cinco vitórias: duas em Porto Alegre, uma em Brasília e duas na Cidade Maravilhosa. Contra a equipe das Laranjeiras, o Grêmio vai contar com  a força dos gremistas que moram no Rio e sempre se reúnem para assistir os jogos e deixar o clima ainda mais caseiro (assista ao vídeo).
Se na última rodada o time perdeu dentro da Arena para o Criciúma, na rodada anterior venceu o Botafogo no Maracanã e assumiu a vice-liderança. É para manter a posição que os gremistas esperam fazer do Flu a vítima carioca da vez. No turno, o Tricolor gaúcho venceu o Vasco em São Januário, o Fluminense e o Botafogo na Arena, além do Flamengo no Mané Garrincha, em Brasília.
A torcedora Amanda Barpp, que costuma se reunir com as amigas para assistir aos jogos do Grêmio em um bar de Copacabana, admite: vida de gremista tem sido fácil no Rio de Janeiro.
- Ultimamente é só alegria - disse.
Apesar de adotarem hábitos dos cariocas, o sotaque e as expressões não negam a origem. Amanda e outras amigas são gaúchas, mas se sentem em casa no Rio de Janeiro, assim como o treinador Renato Gaúcho, que tem uma relação de amor com a cidade. Natural de Guaporé (RS), o técnico gremista defendeu três clubes do Rio quando era jogador (Botafogo, Flamengo e Fluminense), treinou dois (Fluminense e Vasco) e escolheu a cidade para viver.
Renato Gaúcho, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / SporTV)Renato Gaúcho se sente à vontade no Rio desde os tempos de jogador (Foto: Reprodução / SporTV)
Hoje, passa por carioca, especialmente pelo estilo de vida com muita praia e futevôlei, algo que tem sido mais raro. Isso é um privilégio para as horas de folga, o que não é o caso neste sábado. Renato tem trabalho pela frente e espera evitar que Vanderlei Luxemburgo, seu antecessor no Tricolor gaúcho, leve a melhor. Apesar do desempenho positivo até aqui sobre os cariocas, o treinador gremista minimiza o retrospecto e valoriza outros resultados.
- O Grêmio venceu todos os jogos contra os times cariocas, mas venceu também grandes adversários fora do Rio de Janeiro. Por isso, está com 48 pontos - afirmou.
Luna Pizatto, gremista (Foto: Reprodução / SporTV)Torcedora Luna Pizatto afirma que o Rio de Janeiro
agrada aos gaúchos (Foto: Reprodução / SporTV)
A torcedora Luna Pizatto deseja que o time mantenha os 100% de aproveitamento contra clubes do Rio. Segundo ela, mesmo fora de casa, o Grêmio vai estar "à vontade", como se sentem os gaúchos na Cidade Maravilhosa.
- Acho que o Rio de Janeiro é terra de gaúcho. Aqui a gente tem praia, qualidade de vida, opções de lazer, que é o que todo gaúcho gosta. E para falar bem 'a real', acho que todo carioca é um pouquinho de gaúcho também - disse.
Animadas, as torcedoras mostram otimismo em relação ao clube do coração, vice-líder com 48 pontos. Apesar de o Grêmio ter 11 pontos a menos do que o líder Cruzeiro, elas acreditam no título, confiança que vem através de uma frase muito usual no Rio Grande do Sul.
- Não tá morto quem peleia, até o final - garantiu Amanda.
O SporTV transmite Fluminense x Grêmio ao vivo neste sábado, a partir das 18h30m, para todo o Brasil, menos para o estado do Rio de Janeiro.

Profissão perigo? Problemas de saúde atingem técnicos de futebol

Arritmia cardíaca sofrida por Oswaldo de Oliveira, do Botafogo, chama
a atenção para a vida estressante dos treinadores à beira do gramado

Por Rio de Janeiro
7 comentários
A arritmia cardíaca sofrida pelo técnico do Botafogo Oswaldo de Oliveira no último sábado, durante a partida diante do Grêmio, jogou luz num problema constante na vida dos treinadores: as consequências para a saúde, com o estresse que a profissão traz. Eles convivem com grande pressão e estresse, sempre preocupados com os três pontos, com o título, com a Libertadores ou o rebaixamento, por exemplo, enquanto a saúde fica em segundo plano. De um lado, lamentam a pressão da função, mas do outro também, muitas vezes, deixam a desejar na hora de se cuidar e de prevenir problemas (assista ao vídeo).
- A função de treinador abrange muita coisa. O jogador, às vezes, se preocupa consigo e depois com o seu grupo de trabalho. O treinador ao contrário: primeiro ele se preocupa com tudo que envolva um clube e depois, lá no final, vai pensar um pouco nele. Realmente está uma situação muito difícil. O treinador está praticamente colocado numa condição em que é o responsável por tudo o que envolve um clube de futebol - afirma Dorival Júnior, técnico do Vasco.
Diferente do cidadão comum, os técnicos de futebol têm à disposição diariamente tudo o que dispõe um clube de futebol, como médico, nutricionista, fisiologista, academia e alimentação igual à dos atletas. Mas será que eles usufruem disso?
oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, teve uma
arritmia cardíaca (Alexandre Cassiano / O Globo)
- O lamentável é que a gente observa que eles só procuram na hora do aperto. É fundamental que a pessoa possa criar o seu tempo. Entendemos que a correria da vida do treinador, às vezes, impede que ele faça esse tipo de procura. Mas acho que é fundamental procurar. Porque esse impacto de estresse na sua vida, se não trouxer agora, no futuro certamente vão sofrer com essa profissão, que é altamente estressante - chama a atenção Serafim Borges, médico do Flamengo e da seleção brasileira.
Em agosto de 2011, o hoje dirigente do Vasco Ricardo Gomes sofreu um AVC no banco de reservas, quando era o treinador do clube cruz-maltino, ou seja, um problema cardiovascular, como no caso de Oswaldo de Oliveira.
- As doenças cardiovasculares matam no Brasil aproximadamente de 300 a 400 mil pessoas por ano. Esses dois (Oswaldo e Ricardo) foram vítimas das doenças cardiovasculares, um AVC e uma arritmia cardíaca, intrinsecamente ligadas ao estresse - explica Serafim Borges.
Em 2006, Muricy Ramalho, em sua passagem anterior pelo São Paulo, sentiu câimbras nos braços e nas costas após um jogo pela Libertadores. Em 1999, no Vasco, Antônio Lopes descobriu um problema no coração e passou por cirurgia depois de passar mal num jogo do Campeonato Carioca. Por outro lado, alguns dão bons exemplos, como o técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari, que dá sua caminhada sempre ao lado do amigo e auxiliar Flávio Murtosa. Vagner Mancini e Cristóvão Borges também procuram se cuidar.
- Faço exames e me cuido bastante porque se faz necessário, e também faço bastante exercício para que tenha saúde - afirma o técnico do Bahia Cristóvão Borges. Mancini, no comando do Atlético-PR, pede mais compreensão com os treinadores.
ricardo gomes passa mal no estádio engenhão (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)Ricardo Gomes teve um AVC no Engenhão, em 2012, quando dirigia o Vasco (Marcelo Carnaval / O Globo)
- Eu, por ter sido atleta, mantenho a atividade física, não deixo de fazer, faço até com uma certa intensidade hoje, porque sabemos que chega uma certa fase da vida onde você sofre muito mais, e a pressão em cima do técnico é muito maior do que em cima de um atleta. E que as pessoas, de uma maneira geral, enxerguem que ali tem um ser humano, e que essa pressão exercida seja distribuída entre todos que fazem o futebol.
Oswaldo de Oliveira, que não comandou o Botafogo diante do Náutico na rodada seguinte ao jogo em que sofreu o problema cardiovascular, ainda não tem presença garantida neste domingo, no clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Caso não possa ficar no banco de reservas, será novamente substituído pelo auxiliar Luiz Alberto e ocupará uma das cabines no Maracanã.

Tabus quebrados em 2013 estimulam Bota a derrubar mais um contra o Fla

Última vitória sobre o rival em campeonatos brasileiros aconteceu no
dia 7 de outubro de 2000. Times se enfrentam domingo, no Maracanã

Por Rio de Janeiro
26 comentários
O Botafogo tem se especializado em derrubar tabus nesta temporada. Desde a quebra da invencbilidade de um ano do Santos na Vila Belmiro até a conquista da inédita vitória sobre o Flamengo no Engenhão (veja o vídeo), o time vem demonstrando força para superar desafios intensos, inclusive individuais, como o primeiro gol de Rafael Marques pelo clube, que aconteceu no seu 21º jogo.
Essas quebras de tabus e jejuns levam o Botafogo a acreditar na possibilidade de derrubar mais uma. Em campeonatos brasileiros, são 21 jogos sem vencer o Flamengo. A última vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 2000, por 3 a 1, no Maracanã.
- Como falei, um clássico te dá um gás a mais para crescer. Tabus como esse são feitos para serem quebrados. Já quebramos muitos esse ano e o Botafogo tem objetivos traçados desde o início do ano - afirmou o zagueiro Bolívar.
Entre os tabus quebrados no Campeonato Brasileiro estão a vitória sobre a Portuguesa no Canindé, onde o Botafogo não vencia desde 1992 (sete jogos). O time também venceu em Criciúma, feito que não alcançava desde 1988 (três jogos). Contra o Corinthians, quebrou uma série de seis partidas como mandante sem vencer.
Contra o Flamengo, além da primeira vitória no Engenhão, o Botafogo ainda quebrou outra marca: o time vinha em uma série de 10 jogos sem vencer o rival, o que voltou a acontecer na semifinal da Taça Guanabara deste ano (2 a 0).
Julio Cesar comemora gol na partida do Botafogo contra o Flamengo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Julio Cesar comemora um dos gols do Botafogo na semifinal da Taça Guanabara: foi a primeira vitória alvinegra sobre o Flamengo em jogos disputados no Engenhão (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)
Por isso, o Botafogo se recusa a desistir de seus objetivos. Na Copa do Brasil, o time está nas quartas de final, o que não acontecia desde 2008. No Campeonato Brasileiro, mesmo com a vantagem de 13 pontos do Cruzeiro na liderança, mantém a esperança de brigar pelo título. Faltam 11 rodadas.
- Acho que enquanto houver possibilidade, o Botafogo vai brigar. A gente tem esse objetivo e essa distância não é impossível de recuperar. O Botafogo já provou muita coisa na competição. Vamos ficar ali entre os quatro e desistir apenas quando a possibiidade for zero - avisou Bolívar.
A bola rola para Flamengo x Botafogo às 18h30m deste domingo, no Maracanã.

Ceni pode ter último encontro com Corinthians, rival que mais enfrentou

Goleiro já disputou 60 clássicos contra o rival: ganhou títulos, fez seu centésimo gol, teve derrotas decisivas, e marcou torcidas

Por São Paulo
113 comentários
Ceni se exercita de olho em mais um desafio (Foto: EFE)Ceni tem uma rica história contra o Corinthians
(Foto: EFE)
Rogério Ceni tem uma história particular contra o Corinthians. História de títulos, feitos memoráveis, derrotas doloridas. História que já soma 60 partidas, e que pode acabar no próximo domingo. Se o goleiro realmente se aposentar no fim do ano, será o último Majestoso de sua carreira. Último clássico diante do adversário que mais enfrentou.
O contrato de Ceni com o São Paulo vai até 31 de dezembro, e ele já deu a entender que este é seu último ano como jogador, embora ainda não tenha confirmado que irá pendurar as chuteiras.
A relação do ídolo tricolor contra o arquirrival teve início antes mesmo de ele atuar no time profissional. Em 1993, Rogério conquistou o título da Copa São Paulo de Juniores numa grande final: 4 a 3 sobre o Corinthians. Aquela geração revelou atletas como os atacantes Caio e Jamelli, mas o principal jogador foi mesmo o futuro capitão.
Foi também contra o Alvinegro que o goleiro fez seu primeiro gol. Ele marcou na disputa por pênaltis da semifinal da Copa Conmebol de 1994. O São Paulo se classificou e venceu o Peñarol na final. Esse gol, entretanto, não conta em estatísticas por ter sido marcado após o tempo normal da partida.
Rogério Ceni comemora gol 100 contra o Corinthians (Foto: Ag. Estado)Rogério Ceni festeja o seiu 100º gol, que saiu justamente contra o Corinthians (Foto: Ag. Estado)
Rogério se tornou titular da equipe em 1997, e conquistou o primeiro título já nessa condição no ano seguinte. Foi o Campeonato Paulista, na final diante do Corinthians, mais uma vez. Raí, que voltava após cinco anos no PSG, França e Denilson decidiram na vitória por 3 a 1.
Os anos seguintes se converteram num pesadelo para o torcedor são-paulino. Entre 1999 e 2002, o rival venceu a maioria dos jogos, principalmente os decisivos. Casos da semifinal do Paulista e do Brasileiro, ambos em 1999, e da Copa do Brasil de 2002, além da decisão do Rio-São Paulo do mesmo ano. A exceção foi a semi do Paulistão em 2000.
A partir de 2003, viria uma nova era. O Tricolor voltou ao topo do futebol brasileiro, e Ceni brilhou contra o Corinthians. Ganhou jogos importantes, pegou pênaltis, e ainda marcou, enfim, o primeiro gol no rival. De pênalti, na goleada por 5 a 1 no Pacaembu. Foi a estreia do técnico Paulo Autuori, que em seguida seria campeão da Libertadores e do Mundial.
Até que o Majestoso sofreu nova reviravolta. O Corinthians quebrou um tabu de derrotas seguidas, e impôs ao São Paulo um longo período de quatro anos sem vencer. Ceni sofreu. Teve de amargar até um 5 a 0, no mesmo Pacaembu, em uma atuação abaixo da média.
No total, em 60 clássicos, o capitão ganhou 19, empatou 18 e perdeu 23. Sofreu 88 gols, e já fez três. Só que um deles é especial em sua memória, e na de todos os torcedores são-paulinos. O centésimo.
Em 2011, São Paulo e Corinthians se enfrentaram na Arena Barueri, apenas três dias depois de Rogério ter feito o gol 99 da carreira, contra o Paulista. Havia uma enorme expectativa em torno do centésimo, e a torcida sonhava que fosse sobre o principal rival. Sonho realizado (assista ao lance no vídeo ao lado).
Na primeira oportunidade, em falta sofrida por Fernandinho, o goleiro bateu com perfeição, no ângulo de Julio Cesar. Tirou a camisa e festejou como se fosse um título. Desde então as partidas têm sido equilibradas. A última polêmica entre eles foi na semifinal do Paulistão deste ano. Na disputa por pênaltis, Rogério bateu o seu com cavadinha, e enganou Cássio. Depois, para tentar evitar a eliminação com os erros de Luis Fabiano e Ganso, se adiantou muito para defender a cobrança de Pato. Deu certo, mas o assistente mandou voltar, e o atacante converteu.
Amado pelos são-paulinos, e com sentimento totalmente oposto nas outras torcidas, sobretudo na corintiana, Rogério pode se despedir do clássico neste domingo. Normalmente esses encontros são marcados por fortes emoções.

GUIA DA RODADA #28: três grandes clássicos movimentam o campeonato

Após rodada de resultados improváveis, tabela fica mais achatada, e jogos do fim de semana ganham ainda mais importância

Por Rio de Janeiro
56 comentários
Ricardo Goulart, meia do Cruzeiro (Foto: Juliana Flister/VIPCOMM)Cruzeiro, de Ricardo Goulart, encara clássico contra
o Atlético-MG (Foto: Juliana Flister/VIPCOMM)
Oito dos dez jogos da última rodada tiveram vitória do time pior colocado sobre o time melhor colocado. As exceções foram Náutico 1 x 3 Botafogo e Corinthians 0 x 0 Atlético-PR. De resto, foi um festival de improbabilidade, se é que algo pode ser considerado provável ou improvável neste campeonato. A consequência dos resultados foi uma tabela ainda mais achatada. Do Vitória, sexto colocado, até o Vasco, que abre a zona de rebaixamento, a distância é de apenas cinco pontos. A matemática, fria que é, avisa que o rebaixamento pode ser um risco para uns 70% dos times. E isso torna ainda mais importante a rodada deste fim de semana - uma rodada de grandes clássicos.
Os três duelos regionais são no domingo. Destaque para o jogão entre Atlético-MG e Cruzeiro. Apesar da derrota para o São Paulo, a Raposa segue com vantagem de 11 pontos na liderança, e o Galo tenta atrapalhar o máximo possível a caminhada do rival. São Paulo x Corinthians e Botafogo x Flamengo são os outros clássicos.
A rodada tem mais jogos determinantes para o alinhamento da tabela. Vale ficar de olho em Fluminense x Grêmio, partida que interessa às duas pontas da tabela, e para o duelo entre Criciúma e Vasco, concorrentes diretos na luta contra a queda.
FLUMINENSE x GRÊMIO
Guia da rodada 28 - Fluminense x Grêmio  (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - MARACANÃ
Jogo importantíssimo. Duas equipes derrotadas na última rodada vão em busca de recuperação, cada uma dentro de seu objetivo específico: o Fluminense lutando contra o rebaixamento, risco engordado nos últimos dias, e o Grêmio tentando manter a caça ao Cruzeiro e, paralelamente, deixar a vaga na Libertadores ainda mais próxima. Os vice-líderes contam com o retorno de cinco atletas para aumentar as chances de vitória no Maracanã: os zagueiro Saimon e Bressan, o volante Ramiro, o lateral-esquerdo Alex Telles e o atacante Kleber. Elano e Zé Roberto, titulares na derrota de 2 a 1 para o Criciúma, devem voltar ao banco. Vale destacar a força tricolor fora de casa. Em 13 jogos, foram seis vitórias, três empates e apenas quatro derrotas. O aproveitamento como visitante contra cariocas é de 100%. No Flu, que parecia quase livre dos riscos de queda, a ameaça volta a ser forte. São apenas dois pontos de vantagem sobre o Vasco, que abre o Z-4. A queda é consequência de três rodadas sem vitória, duas derrotas seguidas e certo desacerto no time, como mostrou o gesto de Vanderlei Luxemburgo contra o Vasco, ao fazer três modificações já no intervalo. Leandro Euzébio, suspenso, não joga, mas Fábio Braga e Rafinha voltam a ser opção para Luxa.
Cartola FC: Como o Grêmio tem sido pouco presente no ataque, a tendência é de que o zagueiro Gum possa se destacar pelo Fluminense. O camisa 3 do Tricolor carioca custa razoáveis C$ 10,05. Bom preço. Do lado gremista, Adriano costuma ser um carrapato na marcação. Consequentemente, tem a possibilidade de obter várias roubadas de bola, quesito que rende boa pontuação no Cartola. Ele custa apenas C$ 3,77.
Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG), com Bruno Boschilia (PR) e Herman Brumel Vani (SP).
Você sabia que...: Ao longo da história, Fluminense e Grêmio já se enfrentaram em 21 oportunidades no Maracanã, com boa vantagem do Flu? Foram oito vitórias, nove empates e apenas quatro vitórias gremistas. Nesses 21 jogos, o tricolor carioca marcou 23 gols e sofreu 14.
VITÓRIA x CORITIBA
Guia da rodada 28 - Vitória x Coritiba  (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - BARRADÃO
Se o Coritiba ganhar o jogo deste sábado, empatará em pontos com o Vitória. Detalhe: no momento, os baianos estão em sexto, e os paranaenses, em 15º. O jogo em Salvador é um resumo de como está espremida a tabela. É surreal que o Rubro-Negro, no sexto posto, esteja mais próximo do Z-4 do que do G-4. Mas é a realidade, e ela deixa explícita a importância da partida no Barradão. O Vitória precisa se recuperar do abalo natural que uma derrota em clássico (2 a 0 para o Bahia) causa. E o Coxa, ainda muito ameaçado de queda, ganha um pouco mais de confiança depois do triunfo sobre o Santos (por 1 a 0), mesmo que os resultados paralelos tenham sido cruéis. O time alviverde tem dúvidas por conta do desgaste - incluindo o meia Alex. Escudero pode desfalcar o Vitória.
Cartola FC: Eficaz nas conclusões, o atacante Dinei é a principal aposta do Vitória para o duelo em casa contra o Coritiba. Com oito gols no Brasileirão, ele custa C$ 9,83. No Coritiba, o polivalente Robinho - ajuda na marcação e na armação - é um dos jogadores mais regulares do time. O meia custa C$ 10,14, e possivelmente renderá uma boa pontuação para o seu time no Cartola FC.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE), com Clóvis Amaral da Silva (PE) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL).
Você sabia que...: O mando de campo costuma ser decisivo nos confrontos entre Vitória e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro? Em apenas uma das 20 partidas disputadas entre os times na competição a equipe visitante conseguiu vencer: Vitória 0 x 3 Coritiba, dia 09/09/1998, no Barradão; gols de Macedo e Sinval (2).
SANTOS x PONTE PRETA
Guia da rodada 28 - Santos x Ponte Preta  (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - PACAEMBU
Duas derrotas seguidas afastaram o Santos da meta de arrumar uma vaga na Libertadores. E dois jogos sem derrotas poderiam ter empolgado a Ponte Preta na batalha contra o rebaixamento, não fossem os resultados paralelos. De qualquer forma, a vitória de 2 a 0 sobre os reservas do Atlético-MG, na última rodada, são um alento para a Macaca, agora sete pontos distante do São Paulo, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O técnico Jorginho dá sinais de confiança e vê o time pronto para cumprir o objetivo de não cair. No Peixe, o discurso é parecido, mas em relação a uma vaga na Libertadores, mesmo que a distância de nove pontos para o G-4 seja desanimadora. A boa notícia para os santistas é o retorno do argentino Montillo no jogo deste sábado.
Cartola FC: Recuperado de lesão, o meia Montillo merece um voto de confiança. Por C$ 14,56, você contrata o argentino para a sua equipe no Cartola em jogo que o Peixe leva pleno favoritismo. Já pela Ponte Preta , o atacante William, revelado pelo Santos, enfrentará o ex-clube com uma árdua missão, a de tentar afastar a Ponte Preta da zona do rebaixamento. Seus gols pelo menos têm acontecido. Por isso, vale a aposta no artilheiro, que custa C$ 16,23.
Na TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Luiz Ademar.
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP), com Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Fabrício Porfirio de Moura (SP).
Você sabia que...: Apenas uma das 20 partidas entre Santos e Ponte Preta na história do Campeonato Brasileiro terminou empatada sem gols? Este único 0 a 0 aconteceu em janeiro de 1987 em Campinas, em partida válida pelo Brasileirão de 1986.
SÃO PAULO x CORINTHIANS
Guia da rodada 28 - São Paulo x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MORUMBI
O São Paulo ultrapassará o Corinthians se vencer o clássico deste domingo. É um fato extremamente ilustrativo do momento vivido pelas duas equipes no campeonato: o Tricolor esperançoso, ascendendo na disputa, e o Timão colecionando decepções. Tende a ser um duelo ainda mais tenso do que o habitual. Os efeitos de uma derrota, seja qual for o lado, serão fortes. O time de Muricy Ramalho vai a campo mais animado do que seu passado recente sugeria. Está fora da zona de rebaixamento e tem duas vitórias seguidas, sendo que a última não poderia ser mais impactante: sobre o líder, fora de casa, por 2 a 0. Os comandados de Tite, em contrapartida, carregarão a campo dois empates sem gols consecutivos. Aliás, bola na rede não chega a ser, pelo menos em teoria, uma grande perspectiva para o clássico. O Corinthians é o segundo pior ataque do Brasileirão (22 gols), e o São Paulo, o terceiro (26). Só o Náutico fez menos gols que eles: 18. E as defesas das duas equipes se mostram efetivas: a do Timão é a menos vazada (17 gols), enquanto a do Tricolor é a quinta melhor (29). Tite segue sem Alexandre Pato e espera ter Guerrero no clássico. Ganso (destaque contra o Cruzeiro) e Wellington, suspensos, desfalcam o São Paulo, que tem o retorno de Rogério Ceni.
Cartola FC: Em baixa no São Paulo, Jadson tem na suspensão de Paulo Henrique Ganso uma nova oportunidade para brilhar. E logo num clássico contra o Corinthians. O meia custa C$ 14,88. E o Corinthians, com capacidade defensiva bem superior à ofensiva, tem em Gil um de seus pontos mais fortes. Líder da equipe menos vazada da Série A, o zagueiro não é dos mais baratos no mercado. Mesmo assim, vale o seu investimento. Ele custa C$ 14,23.
Na TV: TV Globo para todo o Brasil (menos MG e RJ), com Luís Roberto, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Jota Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que...: Este é o sexto confronto entre Corinthians e São Paulo este ano, e o Tricolor ainda  não venceu? Pelo Campeonato Paulista, o Timão venceu por 2 a 1 no Morumbi (31/03), gols de Danilo e Alexandre Pato, marcando Jádson para o São Paulo.  Pelas semifinais da competição (05/05), as duas equipes empataram sem gols no Morumbi, e o Timão venceu nos pênaltis por 4 a 3. Em julho, as duas equipes decidiram a Recopa Sul-Americana, e o Corinthians levou o título com duas vitórias: 2a 1, no Morumbi, gols de Guerrero e Renato Augusto, com Aloísio descontando, e 2 a 0 no Pacaembu, gols de Romarinho e Danilo. Finalmente, pelo Campeonato Brasileiro, houve empate sem gols no Pacaembu, no dia 28/07.
INTER x NÁUTICO
Guia da rodada 28 -  Internacional x Náutico  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - CENTENÁRIO
O Inter melhorou (um pouco, pelo menos) com Clemer. Isso ficou visível não apenas na vitória sobre o Fluminense, mas também na derrota para o Flamengo. O time colorado não escapou de seu status de grande decepção, mas vem conseguindo ter um desempenho pelo menos aceitável. A campanha, porém, está muito prejudicada. São 37 pontos, no oitavo lugar, mais próximo da zona de rebaixamento (cinco pontos) do que da área de classificação para a Libertadores (oito pontos).  Agora, os gaúchos retornam ao estádio Centenário, em Caxias do Sul, para receber o Náutico, em um jogo que poderia ser considerado fácil, não fosse a rotina vermelha de ceder pontos àqueles que parecem mais fracos. O próprio Timbu, lanterna e quase rebaixado, foi a prova. Aplicou 3 a 0 no Inter no primeiro turno. Os pernambucanos chegaram a ensaiar uma recuperação, mas voltaram a sua rotina com duas derrotas seguidas nas últimas rodadas, ambas em casa, para Cruzeiro (4 a 1) e Botafogo (3 a 1). São 16 pontos de distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Cartola FC: Principal revelação colorada na temporada, Otávio tem feito um bom Campeonato Brasileiro. O meia costuma participar de boa parte das principais jogadas da equipe e ainda faz uns golzinhos: já foram quatro na competição. Ele custa C$ 7,59. Maikon Leite, único sopro de inspiração do virtual rebaixado Náutico, é o jogador do Timbu mais perigoso. Se quiser arriscar em uma surpresa do lanterna no Sul, o atacante tem que ser a sua aposta. Ele custa C$ 13,26.
Na TV: Premiere FC, com Luís Alano e Mário Marcos.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG), com Eberval Lodetti (SC) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR).
Você sabia que...: Na história dos Campeonatos Brasileiros, o Náutico venceu apenas quatro vezes o Internacional? Foram por 1 a 0, dia 22/10/1989, no Beira Rio (gol de Erasmo); 2 a 1, dia 01/05/1991, no Beira-Rio (gols de Fábio Oliveira e Bizu/N e Barros-contra para o Inter); 3 a 0, dia 04/11/2012, Aflitos, gols de Souza-2 e Kieza); e 3 a 0, dia 28/07/2013, na Arena Pernambuco (gols de Derley, Maikon Leite e Rogério).
CRICIÚMA x VASCO
Guia da rodada 28 - Criciúma x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - HERIBERTO HÜLSE
Não é clássico, mas a importância do jogo, dada a situação dos dois clubes, é quase igual. Vasco e Criciúma ocupam as duas primeiras casas da zona de rebaixamento. Não poderiam ser concorrentes mais diretos. Vivem uma briga contra muitos, mas em particular um contra o outro, para sumir do Z-4. Na última rodada, ambos venceram; na anterior, ambos empataram. Os cariocas têm três pontos a mais, mas jogam fora de casa e serão ultrapassados se o Tigre vencer. Há motivos para esperança dos dois lados. Se o Vasco tem o embalo natural de uma vitória em clássico (1 a 0 sobre o Fluminense), o Criciúma tem o impulso de um resultado extremamente expressivo - 2 a 1 sobre o Grêmio, vice-líder, na Arena. Para os vascaínos, uma vitória tende a representar a saída da zona de rebaixamento. Juninho é dúvida na equipe de Dorival Júnior. O Tigre tenta se fortalecer em casa, onde perdeu três e empatou um dos últimos quatro jogos.
Cartola FC: Pouco badalado desde que chegou ao Criciúma, o meia Daniel Carvalho costuma crescer em confrontos diante de clubes grandes. Contra o Vasco é mais uma oportunidade de comprovar essa fama. Ele custa míseros C$ 2,46.  Francismar surpreendeu em sua estreia pelo Vasco e pode ser uma boa aposta para o confronto em Criciúma. O meia custa apenas C$ 3,58 e tem a responsabilidade de herdar a vaga de Juninho Pernambucano, que deve ser poupado.
Na TV: TV Globo (para o RJ), com Cleber Machado, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Cristhian Passos Sorence (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Você sabia que...: Criciúma e Vasco estão entre as piores defesas deste Campeonato Brasileiro? A  equipe catarinense sofreu 45 gols e é a 2ª mais vazada da competição, à frente apenas do Náutico. O Vasco levou 42 e aparece como a 3ª mais vazada. A equipe carioca já tomou cinco em três partidas (1 x 5 São Paulo; 3 x 5 Inter; e 3 x 5 Cruzeiro), e a bola só não entrou na sua rede em sete de 27 jogos na competição. O Criciúma sofreu mais de dois gols em seis de seus 27 jogos. Apenas no empate com o Goiás pela 7ª rodada e nas vitórias sobre Náutico e Vitória terminou a partida zerada.
ATLÉTICO-MG x CRUZEIRO
Guia da rodada 28 - Atlético-Mg x Cruzeiro  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - INDEPENDÊNCIA
Enorme jogo - certamente um dos melhores de todo o campeonato - entre os times de futebol mais envolvente no país em 2013. O raciocínio de que o Atlético-MG não tem muito a disputar no Brasileirão não representa que o time tenha pouco a disputar neste jogo. É o extremo oposto: atrapalhar o Cruzeiro é quase mais um título neste ano histórico para o Galo. Não foi por acaso que Cuca poupou titulares na rodada anterior, contra a Ponte Preta. O problema é conseguir incomodar a Raposa. Além da enorme competência demonstrada ao longo do campeonato, a equipe de Marcelo Oliveira tem a sorte a seu lado, como mostrou a última rodada, quando a derrota em casa para o São Paulo foi amenizada por insucesso também do Grêmio, o vice-líder. Assim, a folga na liderança foi mantida em 11 pontos. O já forte elenco celeste deve ganhar duas peças para o clássico: os atacantes Luan e Elber. No Galo, ao contrário, Cuca perdeu os suplentes Rosinei e Jemerson. Vinte pontos separam o Atlético, quinto colocado, de seu rival no Brasileirão - 59 a 39.
Cartola FC: O atacante Alecsandro tem a fama de marcar em jogos importantes. Por um preço irrisório - apenas C$ 5,23 -, você pode contar com um goleador no seu time do Cartola para o clássico mineiro. Foi dele o gol atleticano no primeiro turno, na vitória da Raposa por 4 a 1. E do lado celeste, Ricardo Goulart, um dos jogadores mais regulares, tem sido um excelente investimento no fantasy game. Além da média de 4,08 pontos por partida, o meia-atacante custa apenas C$ 6,94. No turno, se destacou com dois gols na goleada azul.
Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas, e Premiere FC, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que...: Grandes viradas são constantes nos jogos entre Atlético e Cruzeiro pelo  Campeonato Brasileiro? Nada menos que nove já foram registradas neste clássico. Três delas a favor do Galo, que venceu por 2 a 1 em 1974 e 1978 e por 3 a 2 em 1999, depois de sofrer o primeiro gol da partida. Já o Cruzeiro venceu por 3a 2 em 1985, por 4a 2 em 2000, por 2 a 1 em 2005, 4a 2 em 2007, 2a 1 em 2008 e 4 a 1 em 2013, depois de ter começado perdendo.
BOTAFOGO x FLAMENGO
Guia da rodada 28 - Botafogo x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ
O clássico do próximo dia 23, valendo vaga nas semifinais da Copa do Brasil, é antecedido pelo encontro deste domingo, no Maracanã, em jogo de importância semelhante. O Botafogo deu sinais de que pode retomar as rédeas de seu futebol ao vencer o Náutico por 3 a 1, fora de casa, na última rodada. Tão importante quanto o resultado foi a recuperação de Seedorf. Vaiado na partida anterior, a derrota de 1 a 0 para o Grêmio, ele fez um gol e deu o passe para outro em Pernambuco. O resultado foi essencial, especialmente por ser em uma rodada em que os times do bloco de cima patinaram. Com isso, os alvinegros ganharam uma posição e subiram para terceiro. No Flamengo, o momento também é de empolgação. A sétima colocação conquistada com a vitória sobre o Inter é o melhor posto rubro-negro no campeonato. São cinco jogos sem derrotas - o único time do Brasileirão com essa sequência, contabilizadas as últimas rodadas. Nove pontos separam as duas equipes na tabela - 46 a 37. Apesar do crescimento, porém, cabe alertar que o Fla segue mais próximo do Z-4 (cinco pontos) do que do G-4 (oito pontos).
Cartola FC: Desacreditado desde que chegou ao Botafogo, o atacante Henrique deve ter mais uma chance provar o seu valor. Um clássico normalmente acende a chama de um jogador que vem tendo desempenho apagado. Henrique custa C$ 3,27. Pelo Fla, o zagueiro Wallace tem o seu retorno confirmado. Um dos símbolos da recuperação do time, ele tem demontrado disposição na defesa e certo faro de gol quando avança em campo. Tudo isso por somente C$ 6,57
Na TV: Premiere FC, com Roby Porto e Edinho.
Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha (RJ), com Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ).
Você sabia que...: Jairzinho é o único jogador na história dos confrontos entre Botafogo e Flamengo em Campeonatos Brasileiros a marcar três gols em uma mesma partida? O feito histórico do atacante aconteceu na goleada botafoguense por 6 a 0 em 1972.
GOIÁS x BAHIA
Guia da rodada 28 - Goiás x Bahia  (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - SERRA DOURADA
Jogo interessante entre duas equipes que saíram vitoriosas na última rodada. No caso do Bahia, muito vitorioso: contra o Vitória, seu eterno rival, pela primeira vez no ano. Mas o Goiás também mandou bem. Conseguiu bater a Portuguesa, que vinha com ótima campanha no returno, no Canindé. Apenas um ponto separa os dois times: esmeraldinos com 37, baianos com 36. Embora não estejam colados na zona de rebaixamento, Goiás e Bahia não podem dar mole. É interessante como são parecidas as campanhas dos adversários deste domingo. Eles têm nove vitórias cada, com 30 gols feitos e 33 tomados pelo Alviverde, 29 feitos e 32 tomados pelo Tricolor. Marcelo Lomba, Madson, Rafael Miranda e Demerson desfalcam a equipe de Cristóvão Borges, que tem o retorno do zagueiro Titi como compensação.
Cartola FC: Segundo maior finalizador do Brasileirão, Walter não costuma decepcionar os cartoleiros que apostam na sua escalação. Pelo retorno costumeiro que proporciona, o atacante esmeraldino pode ser considerado um ótimo custo-benefício. Ele custa C$ 8,39. No Tricolor baiano, o lateral-esquerdo Raul tem feito um excelente Campeonato Brasileiro. O Bahia não deve se arriscar muito no Serra Dourada e possivelmente se contentará com um empate. Com o sistema defensivo protegido, Raul pode ser um bom investimento. Ele custa C$ 6,63.
Na TV: Premiere FC, com Victor Roriz e Kléber Guerra.
Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Rener Santos de Carvalho (AC).
Você sabia que...: O 1º jogo entre Bahia e Goiás em Campeonatos Brasileiros aconteceu dia 21/01/ 78 e terminou com vitória do Goiás por 3 a 0 no Serra Dourada? Nivaldo, Pastoril e Marco Antônio marcaram os gols do 1º confronto entre as duas equipes em Brasileiros.
ATLÉTICO-PR x PORTUGUESA
Guia da rodada 28 - Atlético-Pr x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
O Atlético-PR lida com a realidade de ser alvo de boa parte dos times do campeonato. Seu posto é o lugar que quase todos almejam. Com quatro pontos nos últimos dois jogos, o Furacão se mantém firme na zona da Libertadores, mas com a quarta colocação, que não dá certeza absoluta de vaga - só serve se nenhum brasileiro ganhar a Sul-Americana. Mesmo que ainda desperte desconfiança de muita gente, o time rubro-negro caminha firme para o torneio continental. E agora tem um jogo importante, mas perigoso. Que a derrota da Portuguesa para o Goiás não engane: o time paulista é capaz de surpreender mais um adversário. Até porque precisa de pontos. Dona de bom desempenho recente, a Lusa pagou preço alto pelo tropeço em casa nesta quinta-feira. Como a maioria absoluta dos concorrentes na luta contra o rebaixamento se deu bem, a distância para o Z-4 ficou em apenas dois pontos. Este é o primeiro de dois jogos seguidos do Atlético-PR em casa (o outro é contra o Atlético-MG), e o técnico Vagner Mancini busca seis pontos para ficar ainda mais confortável. Everton e Bruno Silva desfalcam o Furacão. Paulo Baier deve voltar ao time.
Cartola FC: Ao lado de Paulo Baier, o zagueiro Luiz Alberto é um dos mais experientes do Atlético-PR. Como o Furacão tem total favoritismo diante da Portuguesa, vale apostar no defensor. Ele custa apenas C$ 7,29. Na Lusa, Souza, bom na bola parada, pode ser um dos trunfos do time, que tentará surpreender fora de casa. Com possibilidade de fazer gols de falta ou até de dar assistência em cruzamentos para área, o meia custa apenas C$ 11,94.
Na TV: SporTV (menos PR) e Premiere FC, com Milton Lete e Maurício Noriega.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que...: No cômputo geral (Brasileiro, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Copa do Brasil e Torneio seletivo da Libertadores), Atlético e Portuguesa se enfrentaram 29 vezes na história, com nove vitórias dos paulistas, contra oito triunfos dos paranaenses e mais 12 empates? Nos gols marcados, vantagem para o Furacão: 32 a 31.

Fernando Alonso Felipe Massa Maria de Villota

piloto maría de villota Universidad Internacional Menéndez PelayoA morte da piloto espanhola Maria de Villota, ocorrida na manhã de sexta-feira em Sevilla, na Espanha, atingiu em cheio o paddock da Fórmula 1 em Suzuka, no Japão. A consternação veio logo após os treinos livres, quando, aos poucos, foram sabendo da notícia que vinha da Europa. Ex-testadora da Marussia, a espanhola Maria de Villota foi encontrada morta em um quarto de hotel na cidade espanhola, onde se preparava para dar uma palestra. De acordo com a autópsia, ela morreu de causas naturais. Isabel, irmã de Villota, confirmou que a morte de Maria foi causada por sequelas e danos neurológicos do acidente que ela sofreu no ano passado.

Neste sábado, a consternação virou homenagem. Vários pilotos colocaram a estrela que era a marca registrada em seus capacetes. Felipe Massa, Fernando Alonso, Sergio Pérez e Jenson Button foram alguns deles. A Marussia, ex-equipe da espanhola, também prestou sua homenagem, com a estrela em seus retrovisores.

Além disso, a Associação dos Pilotos (GPDA) se mexeu após o treino classificatório para também homenagear a ex-piloto espanhola. Um minuto de silêncio será respeitado no grid de largada. Além disso, o pódio do GP do Japão será dedicado à memória de Maria de Villota.

Sergio Pérez Maria de Villota


Jenson Button Maria de Villota

 

Webber se aproveita de problemas de Vettel e faz pole no Japão. Massa é 5º

Com chance de título, alemão tem falha no Kers e é superado pela 1ª vez por companheiro de equipe em 2013. Apagado, Alonso é apenas oitavo

Por Suzuka, Japão
Comente agora
Com chances de assegurar o título no GP do Japão deste domingo, que será transmitido ao vivo pela TV Globo a partir das 3h (de Brasília), Sebastian Vettel tinha todos os olhos voltados para si em Suzuka no treino classificatório deste sábado. Porém, seu companheiro de equipe Mark Webber, apagado durante toda a temporada, resolveu acordar e roubou a cena. O australiano se aproveitou do fato do companheiro de RBR sofrer com problemas no Kers (sistema de recuperação de energia) desde o 3º treino livre e, com uma ótima volta no Q3 (1m30s915), conquistou a pole position. Vettel bem que tentou, mas ficou a 0s174 do tempo do veterano. Com isso, Webber - que se despede da F-1 no fim do ano - largará na frente do alemão pela primeira vez em 2013.
Sebastian Vettel e Mark Webber após treino classificatório para o GP do Japão (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel e Mark Webber após treino classificatório para o GP do Japão (Foto: Getty Images)
Apesar da dificuldade da Ferrari nesta reta final da temporada, Felipe Massa teve um bom desempenho durante toda a atividade. Nos instantes finais do Q3, chegou a aparecer em terceiro, mas foi superado por Lewis Hamilton (Mercedes) e Romain Grosjean (Lotus) com o cronômetro zerado e largará na quinta posição. Único com chances de impedir que o campeonato seja decidido com quatro etapas de antecedência em caso de vitória de Vettel, Fernando Alonso teve um sábado apagado, conseguindo apenas a oitava posição, atrás dos “Nicos”, o Rosberg, da Mercedes, e o Hulkenberg, da Sauber. Kimi Raikkonen (Lotus) e Jenson Button (McLaren) completaram os dez primeiros. Dois incêndios chamaram a atenção neste sábado: a Sauber de Esteban Gutiérrez pegou fogo dentro dos boxes e deu um susto no mexicano, enquanto a STR deixou Jean-Eric Vergne na mão em pleno treino.
A corrida que pode decidir o título está marcada para as 3h (horário de Brasília) da madrugada de sábado para domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Para assegurar o tetra, Vettel precisa vencer e torcer para que Alonso não passe da nona colocação.
Homenagens a Maria de Villota, morta na sexta-feira
O dia foi marcado por tributos à ex-pilota Maria de Villota, encontrada morta em um quarto de hotel em Sevilha (Espanha) na sexta-feira, em decorrência de sequelas de um gravíssimo acidente que sofreu durante testes com a Marussia no ano passado. Quase todos os pilotos trouxeram em seu capacete uma estrela vermelha, marca registrada da espanhola. Confira fotos com todas as homenagens dos pilotos à De Villota.
Fernando Alonso Felipe Massa Maria de Villota (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe Massa e Fernando Alonso fazem homenagens a Maria de Villota (Foto: Reprodução/Twitter)
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Pegou fogo!
O Q1 foi literalmente quente. Com poucos minutos de atividade, Esteban Gutiérrez levou um susto daqueles. Por causa de um vazamento de combustível, sua Sauber começou a pegar fogo nos boxes, enquanto ele estava dentro cockpit. Gutiérrez jogou o volante longe e saiu do carro em poucos segundos. A menos de três minutos do fim, outro incêndio.  Dessa vez foi na STR de Jean-Eric Vergne, devido a um superaquecimento dos freios. O francês estacionou as margens da pista e os fiscais contiveram as chamas rapidamente. Por causa do incidente, a bandeira vermelha foi acionada e o treino paralisado. Menos de cinco minutos depois, a atividade foi reiniciada e os pilotos tiveram mais uma chance para buscar a classificação para o Q2.
Um dos últimos a deixar os boxes, chegou a ser empurrado pelos demais pilotos para a zona de corte. Mas com o cronômetro já zerado, anotou o segundo tempo (1m31s994), ficando atrás somente de Romain Grosjean (1m31s824). O líder do campeonato Vettel passou apenas com o nono tempo, duas posições atrás de Fernando Alonso. Apesar do problema, Gutiérrez ainda voltou para a pista e conseguiu avançar ao Q2. Mesma sorte não teve Vergne, que acabou eliminado, junto com Adrian Sutil (Force India), Max Chilton (Marussia), Charles Pic (Caterham), Giedo van der Garde (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia).
Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Na segunda parte do treino classificatório, Vettel deu as caras, sendo o mais rápido com 1m32s290. Na sequência, apareceram Webber, Grosjean, Hamilton e Raikkonen. Assim como no Q1, Massa deixou para os instantes finais sua última tentativa de volta rápida e chegou a figurar fora dos dez primeiros que passariam para a superpole. Mas novamente com o cronômetro zerado, o brasileiro emplacou uma boa volta e pulou para sexto, avançando para o Q3. Rosberg, Alonso, Button e Hulkenberg completaram os dez que se classificaram. Caíram fora: Sergio Pérez (McLaren), Paul di Resta (Force India), Valtteri Bottas (Williams), Gutiérrez (Sauber), Pastor Maldonado (Williams) e Daniel Ricciardo (STR).
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Em uma cena rara, Vettel foi o primeiro a abrir as atividades no Q3. Ele deu uma pequena escapada e marcou 1m31s312. Alonso veio logo depois e, apesar do erro do alemão, não conseguiu superar o tempo do rival, anotando 1m31s839. Na sequência, Webber cravou 1m30s975 e assumiu a ponta.  Hamilton também completou sua volta e ficou em quarto.
Restando dois minutos para o fim, apenas Webber, Vettel, Alonso e Hamilton tinham registrado tempo. Nos instantes finais, todos foram para a pista. Com problemas no Kers (sistema de recuperação de energia), Vettel não conseguiu alcançar o tempo do companheiro de equipe. Com a pole praticamente assegurada, Webber ainda melhorou sua marca, anotando 1m30s915. Nos instantes finais, Massa fez 1m31s378 e pulou para terceiro, mas foi superado por Hamilton e Grosjean, caindo para quinto. Alonso ficou apenas com o sétimo tempo, atrás de Rosberg e Hulkenberg. Completaram o top 10, Raikkonen e Button.
Header_grid (Foto: arte esporte)
1) Mark Webber (AUS/RBR) 1m30s915               
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1m31s089  +0s174      
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m31s253  +0s338      
4) Romain Grosjean (FRA/Lotus)  1m31s365  +0s450      
5) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m31s378  +0s463       
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m31s397  +0s482      
7) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1m31s644  +0s729      
8) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m31s665  +0s750      
9) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1m31s684  +0s769      
10) Jenson Button (ING/McLaren) 1m31s827  +0s912      
Eliminados no Q2:
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) 1m31s989       
12) Paul di Resta (ESC/Force India) 1m31s992      
13) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1m32s013      
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) 1m32s063    
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1m32s093     
16) Daniel Ricciardo (AUS/STR) 1m32s485  
Eliminados no Q1:                     
17) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) 1m33s357
18)  Max Chilton (ING/Marussia) 1m34s320
19) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 1m34s879 
20) Charles Pic (FRA/Caterham) 1m34s556 *
21) Jules Bianchi (FRA/Marussia) 1m34s958 *
22) Adrian Sutil (ALE/Force India) 1m32s890 **

* Charles Pic (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia) foram punidos automaticamente com dez posições no grid em razão do acúmulo de três reprimendas durante a temporada.
** Adrian Sutil (Force India) perdeu cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio após o treino classificatório deste sábado.

Arte circuito de Suzuka - GP do Japão (Foto: Infoesporte)

Neymar se apresenta aos coreanos, marca e lidera vitória da Seleção

Camisa 10 e Oscar balançam a rede no 2 a 0, em Seul. Brasil volta a campo na próxima terça, na China, contra a Zâmbia

Por Seul, Coreia do Sul
179 comentários

golsNeymar e Oscar garantem a vitória
neymarCraque até brinca sobre faltas recebidas
EM SEULVeja os melhores momentos do jogo
Prazer, Neymar! A Coreia do Sul foi oficialmente apresentada ao camisa 10 da seleção brasileira. Neste sábado, no World Cup Stadium lotado (recorde de público do estádio: 65.308 pessoas), em Seul, o craque da seleção brasileira debutou diante dos sul-coreanos e mostrou por que é a principal estrela da equipe de Luiz Felipe Scolari. Chamou a responsabilidade do jogo, apanhou durante os 90 minutos e marcou um golaço de falta na vitória do time canarinho por 2 a 0. Oscar fez o segundo após um belo lançamento de Paulinho.
O camisa 10 não se intimidou com as faltas que sofreu durante a partida. Só no primeiro tempo foram nove. E foi justamente numa bola parada que saiu o gol da vitória. O jogo serviu também para Felipão observar mais jogadores. Lucas Leiva teve a primeira oportunidade com o comandante e atuou por 22 minutos. O suficiente para mostrar segurança diante dos zagueiros.

Na próxima terça-feira, às 8h45m (de Brasília), a Seleção volta a campo para enfrentar a Zâmbia, em Pequim, na China, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e do SporTV. A quatro jogos da divulgação da lista final para a Copa do Mundo (7 de maio), Felipão terá a oportunidade de fazer as observações finais para fechar a lista dos 23 atletas que vão representar o país no Mundial. Depois de pegar a Zâmbia, a Seleção deverá enfrentar Honduras (16 de novembro, em Miami), Rússia (19 de novembro, em Toronto) e África do Sul (5 de março de 2014, em Joanesburgo).
Neymar gol Brasil x Coreia (Foto: AP)Neymar comemora com estádio lotado em Seul: recorde de público com 65.308 pessoas (Foto: AP)

Neymar coloca o Brasil em vantagem em cobrança de falta

Foram oito faltas no primeiro tempo. Uma verdadeira caçada. Neymar apanhou de todas as maneiras nos 45 minutos iniciais do confronto contra os coreanos. No meio de campo, na entrada da área, na lateral do campo...

Logo no primeiro minuto, desta vez, sozinho, o craque da seleção brasileira pisou em falso e assustou a comissão técnica. Nada demais. Seguiu em campo. E aí sim iniciou a sucessão de faltas. A primeira delas aos 5 minutos.
Entre uma pancada e outra, o Brasil buscava o gol. Mas tinha dificuldades para furar a marcação dos donos da casa. A primeira chance surgiu aos 13. Jô fez o pivô, esperou a passagem de Hulk e rolou. O atacante tentou tocar na saída do goleiro Jung Sungryong, que abafou e evitou o gol brasileiro.

Três minutos depois, falta dura no camisa 10. O jogador avançou pelo meio e foi derrubado por trás pelo volante Ki Sungyueng. Cartão amarelo aplicado pelo árbitro Irmatov Ravshan, do Uzbequistão. Aos 23, uma nova chance. Oscar arriscou da entrada da área e a bola passou por cima do gol coreano.
A partir daí, os donos da casa perceberam que o Brasil pouco apertava e que arriscava esporadicamente. Mesmo sentindo a chance de chegar ao gol canarinho, não deixaram de bater. E Neymar sofreu mais uma vez. Lee Chungyong calçou o craque do Brasil por trás e arrancou-lhe a caneleira.

O primeiro lance de perigo ao gol de Jefferson aconteceu aos 33. Após contra-ataque, Bokyung chutou e o goleiro defendeu com tranquilidade. E foi a partir daí que Neymar deve ter pensado: “chegou a minha hora de decidir o jogo”.

Reclamou com o árbitro pelo excesso de faltas, mas não se escondeu. Passou a jogar ainda mais. Levou três pancadas seguidas em dois minutos. Não parou nem assim. Até que aos 42 foi derrubado na entrada da área. Pegou a bola e cobrou com maestria para abrir o marcador em Seul: 1 a 0.

Antes ao apito final, mais uma falta. Lee Yong fez falta dura na lateral da grande área. E o árbitro exibiu mais um cartão amarelo.
Neymar Brasil x Coreia (Foto: EFE)Neymar sofre com as faltas dos sul-coreanos durante o amistoso em Seul (Foto: EFE)

Oscar completa a vitória brasileira
O segundo gol do Brasil saiu logo no reinício da partida. E, desta vez, não foi após uma falta dura dos coreanos. Paulinho acertou um belo lançamento para Oscar, que invadiu a área, driblou o goleiro e tocou para a rede.

Mas a boa atuação de Neymar não parou por aí. Aos 13, o jogador dominou no meio de campo e deu uma linda caneta em Lee Chungyong. Na sequência do lance, errou o passe para Marcelo na lateral esquerda.

A partir daí, o camisa 10 deu uma apagada. Até errou uma finalização da entrada da área. Mas as jogadas mais ríspidas dos coreanos não pararam por aí. Neymar parou de apanhar. Mas Paulinho, Oscar e Marcelo não se livraram de levar alguns pontapés. Pediram até calma aos rivais para evitar tal tipo de lance.

Quem também se destacava na partida era o zagueiro David Luiz. Ao lado de Dante, o defensor do Chelsea estava impecável nas coberturas e desarmes do ataque adversário. E ainda arriscou subidas ao ataque.

Disposto a observar a maioria dos convocados, Felipão mexeu no time. Já havia colocado Ramires na vaga de Hulk no intervalo. Durante a etapa final, Lucas Leiva, Hernanes, Maxwell e Bernard tiveram oportunidade de mostrar serviço.
No fim, 12 faltas em Neymar e três cartões amarelos para os coreanos. Além de mais uma vitória da Seleção de Luiz Felipe Scolari, que está a quatro jogos da divulgação da lista final para a Copa do Mundo, no dia 7 de maio de 2014.
Oscar Brasil x Coreia (Foto: Mowa Press)Oscar deixa sua marca e fecha a vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul no amistoso (Foto: Mowa Press)

COREIA DO SUL 0 x 2 BRASIL
Coreia do Sul: Jung Sungryong, Kim Jinsu, Kim Younggwon, Hong Jeongho e Lee Yong; Kim Bokyung (Go Yohan), Ki Sungyueng, Han Kookyoung e Lee Chungyong; Koo Jacheol (Heung-Min Son) e Ji Dongwon (Keun Ho Lee).
Técnico: Hong Myung Bo
Brasil: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo (Maxwell); Luiz Gustavo (Lucas Leiva), Paulinho (Hernanes) e Oscar (Bernard); Hulk (Ramires), Neymar e Jô.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Neymar, aos 42 do primeiro tempo; Oscar, aos 3 do segundo tempo
Cartões amarelos:
Lee Yong, Ki Sungyueng e Lee Chung-Yong (Coreia do Sul)
Local: World Cup Stadium, em Seul (Coreia do Sul)
Público: 65.308 pessoas
Data: 12/10/2013
Árbitro: Irmatov Ravshan (Uzbequistão)
Auxiliares: Rasulov Abdukhamidullo (Uzbequistão) e Kochkarov Bakhadyr (Quirguistão)