sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Curtinhas: Bellator retoma atividades com disputa de título entre brasileiros

Dudu Dantas encara Rafael Morcego no dia 7 de março. Rodrigo Damm
sofre corte no supercílio direito. Arianny Celeste muda visual para 2014

Por Rio de Janeiro
9 comentários
pôster MMA Bellator 111 Dantas x Silva (Foto: Divulgação)Pôster do Bellator 111 (Foto: Divulgação)
Sem lutar desde fevereiro do ano passado, Dudu Dantas enfim vai defender o seu cinturão do peso-galo do Bellator pela segunda vez. A organização anunciou seu primeiro evento para 2014 justamente com o brasileiro colocando o seu título em jogo. Seu adversário será o compatriota Rafael Morcego, vencedor do último Grand Prix da categoria.
- Eu quero provar que sou o verdadeiro campeão do Bellator, pois ser o campeão peso-galo do Bellator é a realização de um sonho para mim - disse Dudu.
O duelo será no Bellator 111, no dia 7 de março, em Thackerville (EUA). O evento terá também o início do GP dos pesos-pesados. Estão na disputa nomes como Lavar Johnson, Blagoi Ivanov e do ex-campeão Alexander Volkov.
Confira o card provisório:
Peso-galo: Dudu Dantas x Rafael Morcego
Peso-pesado: Ryan Martinez x Lavar Johnson
Peso-pesado: Peter Graham x Mighty Mo
Peso-pesado: Alexander Volkov x Mark Holata
Peso-pesado: Blagoi Ivanov x Rich Hale
Acidente de trabalho
Escalado para enfrentar Ivan Batman no UFC: Machida x Mousasi, dia 15 de fevereiro, em Jaraguá do Sul-SC, Rodrigo Damm levou um susto nos últimos dias. Enquanto participava de um treino para a luta, acabou sofrendo um corte pouco acima do olho direito. O lutador precisou levar pontos no local e ainda ficou com o olho roxo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Olha o resultado do treino aí... (risos) - brincou Damm ao postar a foto nas redes sociais.
MMA Rodrigo Damm (Foto: Reprodução/Twitter)Foto do corte acima do olho roxo de Rodrigo Damm (Foto: Reprodução/Twitter)
Te Huna desce de categoria
James Te Huna alcançou uma boa sequência de vitórias no UFC ao superar quatro adversários. Mas ao bater de frente com dois brasileiros, sucumbiu. O neozelandês não foi páreo para Glover Teixeira e Maurício Shogun e agora pretende dar novos rumos à sua carreira, principalmente após nocaute sofrido para o curitibano.
- (A derrota para Shogun) Foi muito embaraçosa, e o ano passado foi muito ruim para mim. (..) Estou animado para assumir um novo desafio e descer para os médios. Sei que vou ser capaz de bater o peso. É, provavelmente, algo próximo do meu peso natural. Atualmente, como sempre para que eu possa ficar no meio-pesado - disse Te Huna ao site "The MMA Corner".
Mudanças para 2014
Arianny Celeste decidiu mudar o visual para 2014. Sempre conhecida como a "ring girl morena", contrastando com a sua colega Brittney Palmer, a loira, Arianny resolveu clarear os cabelos.
- Novo ano, nova atitude - escreveu Arianny nas redes sociais.
arianny celeste (Foto: Reprodução/Instagram)Arianny Celeste com o visual novo (Foto: Reprodução/Instagram)

Em nota, UFC reprova declarações de Matt Brown sobre MMA feminino

Organização emite comunicado após meio-médio dizer que não consegue entender por que as mulheres lutam e que deveriam se apresentar de topless

Por Rio de Janeiro
59 comentários
  •  
Matt Brown UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Matt Brown afirmou que lutadoras de MMA deveriam
lutar de topless (Foto: Evelyn Rodrigues)
O MMA feminino, uma das novidades mais interessantes no UFC em 2013, parece que ainda encontra muita resistência juntos aos prórpios competidores. Tanto que Matt Brown, meio-médio da organização, declarou recentemente que se "pagasse 60 dólares (aproximadamente R$ 138) em um pay-per-view para ver mulheres lutando, elas deveriam, no mínimo, estar de topless". Entretanto, o pensamento do lutador não encontrou eco na direção do Ultimate, que emitiu um comunicado nesta sexta-feira repudiando as afirmações de Matt Brown.
Confira abaixo o comunicado emitido pelo UFC:
Matt Brown pediu desculpas pelos comentários em seu podcast e nós abordamos esse assunto com ele. Seus comentários não refletem a visão do UFC. Dentro da nossa organização, em qualquer setor, não há espaço para a discriminação. O UFC é construído nos princípios do respeito, e quaisquer declarações ao contrário não são aceitáveis.
O sucesso do MMA feminino no UFC é inegável. Além de ter sido recentemente o coevento principal de um dos cards mais esperados de todos os tempos, com a luta de Ronda Rousey contra Miesha Tate no UFC 168, os níveis de audiência do TUF 18 foram muito positivos. Nesta edição do programa, pela primeira vez, homens e mulheres dividiram o mesmo espaço do reality show que descobre novos lutadores. E mais: o Ultimate já anunciou a criação da divisão peso-palha feminino, que será composta por atletas descobertas na próxima edição do TUF, que terá a participação apenas das mulheres.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Entretanto, a declaração de Matt Brown não foi a primeira. No final de 2012, o ex-campeão meio-médio Georges St-Pierre afirmou que "tinha dificuldade" de compreender e assitir as lutas entre mulheres. Anteriormente, em 2011, o próprio Dana White afirmou que "nunca teria luta feminina no UFC".
MMA coletiva UFC Dana White (Foto: Evelyn Rodrigues)O UFC emitiu nota de repúdio às declarações de Matt Brown, mesmo que Dana White também já tenha expressado anteriormente que não teria luta feminina no Ultimate (Foto: Evelyn Rodrigues)
Confira abaixo a declaração polêmica de Matt Brown ao podcast "Legit Man Shit":
- Durante todo o evento temos mulheres em um vestiário e homens em outro. Ronda Rousey e Miesha Tate vêm para o octógono e todas as mulheres já se reúnem em volta da TV como se fosse hora dos "Kardashians" (reality show da TV nos Estados Unidos). Eu sempre disse: "não sei por que eles colocam mulheres no UFC". Agora eu sei por que. Eu só acho que se eu for pagar 60 dólares em um pay-per-view para ver mulheres lutando, elas deveriam, no mínimo, estar de topless. Quantos nocautes você vê em lutas de mulher? Eu respeito o que elas fazem, mas elas não têm o tipo físico ou a força para nocautear. Se você não for uma boa atleta de luta agarrada no MMA feminino, então você fica para trás. Não é diferente dos pesos-moscas masculino. Eles simplesmente não foram construídos para nocautear.

Revelação do MMA nacional, Leandro Higo assina com evento internacional

Após assinar com o RFA, brasileiro revela ansiedade para ter maior sequência de lutas na carreira. Empresário critica falta de profissionalismo no Brasil

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Um das grandes revelações do MMA nacional, o potiguar Leandro Higo assinou, nesta sexta-feira, contrato com o evento norte-americano RFA (Resurrection Fight Alliance). Apesar de ainda não anunciada oficialmente, segundo apurou o Combate.com, a provável data de estreia do brasileiro será dia 21 de março de 2014, ainda sem local ou adversário definidos.
A oportunidade de lutar nos Estados Unidos é, mais do que uma vitrine, uma forma de manter Leandro Higo em atividade, já que no Brasil, o lutador estava encontrando dificuldade para encontrar adversários. Em conversa por telefone, o atleta da Team Nogueira/Pitbull Brothers se mostrou frustrado com as poucas vezes que lutou em 2013.
Leandro Higo lutador MMA contrato (Foto: Reprodução / Instagran)Leandro Higo lutador MMA contrato (Foto: Reprodução / Instagran)
- 2013 foi um ano de superação porque eu treinei bastante, mas toda luta marcada tinha algum problema. Ou era o adversário que desistia ou o substituto que não batia o peso. Foi muito frustrante. Eu queria lutar seis vezes ano passado, mas acabei lutando apenas duas. Faltou profissionalismo diversas vezes por parte dos adversários - disse Leandro Higo por telefone.
Agora nos pesos-moscas, Leandro Higo mostrou felicidade e esperança com o contrato com o RFA. Segundo o potiguar, o evento que tem como um dos organizadores Ed Soares, um dos empresários de Anderson Silva, será uma boa vitrine para o UFC.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu vou descer de categoria, para os moscas e vai ser um grande desafio. Mas isso só me motiva ainda mais. Tenho um nutricionista esportivo que vai me ajudar nesse processo. Estou muito feliz por fazer parte de um evento internacional, ter meu trabalho reconhecido e que vai me motivar para trabalhar ainda mais. Quero mais na minha carreira e essa visibilidade do RFA vai ser boa para o pessoal do UFC poder me observar mais de perto - afirmou o lutador.
Sempre pedimos os melhores nomes, mas alguns se machucaram e outros não batiam o peso. Teve um que chegou para a pesagem 9kg acima do ideal"
Matheus Aquino
Empresário de Leandro Higo, Matheus Aquino também demonstrou alívio com o acordo com o RFA. Para ele, o lutador já não tinha mais para onde evoluir no Brasil.
- Foi um pouco de azar e falta de profissionalismo de outros atletas. Leandro é um lutador top e chegaram a correr quatro vezes de um confronto com ele. Sempre pedimos os melhores nomes, mas alguns se machucaram e outros não batiam o peso. Teve um que chegou para a pesagem 9kg acima do ideal. Em outra oportunidade, o lutador assinou contrato e uma semana depois se machucou. Os organizadores diziam que ninguém queria lutar com ele - revelou Aquino.
Para o dirigente, a inatividade de Leandro Higo em 2013 acabou adiando o sonho de estar no UFC logo em 2014. Mas, segundo Aquino, a oportunidade no RFA será muito boa para seu atleta.
- Já estávamos conversando com o UFC há um ano, mas como o Leandro teve essa inatividade em 2013, acabou dando azar e não aconteceu ainda. Mas também conversamos com outros eventos internacionais e espero que ele faça a sua estreia lá fora em março. Os lutadores estrangeiros não vão correr como os daqui - afirmou Matheus Aquino.
Aos 24 anos, Leandro Higo possui um cartel de 13 vitórias e duas derrotas como profissional de MMA. Sua última luta foi no Coliseu Extreme Fight 7, dia 6 de setembro de 2013, quando finalizou Eduardo de Souza Silva com um mata-leão aos 2m33s do segundo round.

Antônio Pezão passa por cirurgia
no ombro e avisa: 'Voltarei 100%'

Lutadores brasileiro aproveita período de suspensão para curar as lesões

Por Rio de Janeiro
17 comentários
Antônio Pezão empatou com Mark Hunt no dia 7 de dezembro, em Brisbane (AUS), mas o resultado virou um "no-contest" (sem resultado) para o brasileiro depois que seu teste antidoping testou positivo - apresentou níveis elevados de testosterona. Por conta disso, Pezão foi suspenso por nove meses a partir da data do combate, e agora ele aproveita para curar lesões e voltar ao octógono em boa forma física.
lutador Antônio Pezão. (Foto: Reprodução/Instagram)Antônio Pezão com o ombro imobilizado logo após a cirurgia (Foto: Reprodução/Instagram)
O brasileiro, por exemplo, optou por fazer uma cirurgia no ombro esquerdo. O procedimento foi realizado nesta sexta-feira.
- Depois de horas de cirurgia no meu ombro, estou muito bem, voltarei 100%. Obrigado a todos pela torcida - escreveu Pezão nas redes sociais.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Contrato pelo Ultimate em 2012, Pezão já fez cinco lutas na organização. Foram duas vitórias - sobre Alistair Overeem e Travis Browne - duas derrotas - ambas para Cain Velásquez - o "no-contest" contra Mark Hunt.

BJ Penn chega ao Rio para treinar com José Aldo e Renan Barão

Ex-campeão de duas categorias do UFC fica na cidade por duas semanas, mas depois volta para finalizar treinamento para luta contra Frankie Edgar

Por Rio de Janeiro
44 comentários
BJ Penn no Rio de Janeiro MMA (Foto: Eduardo Perdigão)BJ Penn chega ao Rio de Janeiro para treinar com
José Aldo e Renan Barão (Foto: Eduardo Perdigão)
O ex-campeão dos pesos-leves e pesos-meio-médios do UFC BJ Penn chegou nessa sexta-feira ao Rio de Janeiro, onde irá ficar por duas semanas treinando com José Aldo e Renan Barão na Nova União, sob supervisão de Dedé Pederneiras. Os brasileiros têm importantes compromissos no UFC 169, quando colocam seus cinturões em jogo contra Ricardo Lamas e Urijah Faber, respectivamente. Empolgado com sua volta à Cidade Maravilhosa, o americano revelou que a amizade com o líder da Nova União o fez vir ao Brasil, já que Pederneiras foi aos Estados Unidos auxiliá-lo na edição 19 do TUF.
- Eu adoro o Brasi, adoro a Nova União. Sempre quis voltar e treinar aqui mais uma vez, mas sempre acontecia alguma coisa que não dava tempo. Agora que o Dedé foi ser um dos técnicos do TUF não pude criar mais desculpas, então, aqui estou - disse BJ Penn.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A felicidade é tanta por treinar com os campeões peso-galo e peso-pena do UFC, que BJ Penn afirmou que vai voltar ao Brasil para terminar seu treinamento visando a luta contra Frankie Edgar (outro técnico do TUF 19).
- Vou ficar aqui duas semanas para treinar com Aldo, Barão e o Dedé, depois vou voltar para o Havaí por um tempo e vou voltar para finalizar o camp aqui no Brasil, um ou dois meses antes do combate. Além disso eu quero aproveitar para ver a cidade, tem tanto tempo que eu não venho aqui, quero ver o progresso e também comer a comida daqui, quero muito comer a comida daqui! - comentou um sorridente BJ Penn.
BJ Penn no Rio de Janeiro MMA (Foto: Eduardo Perdigão)BJ Penn ao lado de Dedé Pederneiras. O brasileiro auxiliou o americano no TUF 19 (Foto: Eduardo Perdigão)
A parceria de BJ Penn e Dedé Pederneiras vem de longa data. Os dois se conheceram através do ex-lutador do UFC e faixa-preta de jiu-jítsu Renato Veríssimo, o Charuto. Em 1998, o americano passou uma época treinando no Rio de Janeiro, no QG da Nova União, e recebeu de Pederneiras a faixa preta da arte suave. Em 2000, ele se sagrou o primeiro estrangeiro faixa-preta campeão mundial de jiu-jítsu.

Royce Gracie presente em lista de 50 maiores atletas de todos os tempos

Nomeado em revista especializada de esportes, tricampeão do UFC aparece ao lado de grandes nomes de diversas modalidades como Jordan e Pelé

Por Rio de Janeiro
182 comentários
Royce Gracie UFC 1 (Foto: Arquivo Pessoal/Jose Fraguas)Royce Gracie comemora mais uma vitória no
UFC 1 (Foto: Arquivo Pessoal/Jose Fraguas)
Escolhido para provar a superioridade do jiu-jítsu brasileiro sobre as outras artes marciais há 20 anos atrás na primeira edição do UFC, Royce Gracie foi um dos precurssores do MMA, tricampeão do Ultimate e ídolo de uma geração de atletas profissionais e amadores, além de estar no Hall da Fama da organização. A importância do brasileiro é tamanha que ele apareceu no Top 50 (mais precisamente na 44ª posição) da conceituada revista americana "Sports Illustrated", ao lado de outros gênios esportivos como: Michael Jordan (basquete), Mike Tyson (boxe), Tiger Woods (golfe), Roger Federer (tênis) e Pelé (futebol).
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A presença na lista deixou o ex-campeão do UFC honrado e emocionado.
- Estou honrado por fazer parte da lista dos 50 maiores atletas de todos os tempos da Sports Illustrated. Não me empolgo mais com muitas coisas, mas isso realmente me emocionou - disse Royce Gracie ao site "Ad Combate".
Royce Gracie fez sua última luta de MMA em junho de 2007, no K1, quando venceu Kazushi Sakuraba por decisão unânime. Ele se aposentou com um cartel de 14 vitórias, duas derrotas e três empates. O brasileiro foi escolhido por seu pai, Hélio Gracie, para lutar no UFC justamente por ser menor e mais franzino que seus irmãos, entre eles Rickson Gracie. Com 1,80m e 75kg em 1993, Royce venceu três das quatro primeiras edições do Ultimate, que na época não tinha divisão de peso, nem rounds, limite de tempo ou regras. A idolatria em torno do brasileiro é tamanha que o próprio Mike Tyson garantiu que, nos anos 90, ele não teria a menor chance de vencer Royce em uma luta. Para Dana White, presidente do UFC, Royce Gracie é o grande nome da organização em todos os tempos.

Cormier quer boa vitória sobre Rashad para tentar título antes de Gustafsson

Campeão do último Grand Prix dos pesados do Strikeforce lembra que
tudo pode mudar com as apresentações: 'Nada é prometido no UFC'

Por Rio de Janeiro
40 comentários
A atual situação do peso-meio-pesado do Ultimate está assim: Jon Jones vai defender o título no dia 26 de abril, contra Glover Teixeira. O desafiante seguinte tem tudo para ser Alexander Gustafsson, caso ele confirme o favoritismo e vença Jimi Manuwa em 8 de março. Mas tem gente querendo furar essa fila e ganhar uma chance antes do sueco. Recém-integrado à categoria, o agora ex-peso-pesado Daniel Cormier enfrenta Rashad Evans em 22 de fevereiro e pretende ganhar a chance de se tornar o campeão em breve.
- Eu acho que algumas coisas têm que acontecer (para eu ser o próximo desafiante). Com Gustafsson lutando assim como fez da última vez (em um lutão contra Jon Jones), ele provavelmente vai ter uma chance pelo título primeiro. Mas se eu lutar bem, tudo pode acontecer. Nada é prometido no UFC. Se eu lutar bem o suficiente, espero conseguir a chance de título - disse o ex-Strikeforce ao site "MMA Fighting".
Daniel Cormier treino UFC 166 (Foto: Evelyn Rodrigues)Daniel Cormier tem cinco vitórias por nocaute e três por finalização (Foto: Evelyn Rodrigues)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Mesmo sem ter lutado como meio-pesado em sua carreira, ele acredita que seu passado no MMA pode fazer a diferença. Invicto com 13-0 e dono de vitórias sobre nomes importantes como Antônio Pezão, Josh Barnett e Frank Mir, ele espera ser reconhecido como candidato ao título.
- Eu meio que acho que o meu currículo fala por si só. Se eu vencer Rashad, ele será o terceiro campeão do UFC que terei batido. A maioria dos caras não tem que ganhar que muitas vezes em sequência para conseguir uma disputa de título - analisou.
Além de Rashad Evans x Daniel Cormier, o UFC 170 terá Ronda Rousey x Sarah McMann, que será a luta principal. O Brasil será representando por Rafael dos Anjos, Demian Maia, Raphael Assunção, Lucas Mineiro e Raphaello Oliveira.
UFC 170
22 de fevereiro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Ronda Rousey x Sarah McMann
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Daniel Cormier
Peso-meio-médio: Rory MacDonald x Demian Maia
Peso-meio-médio: Robert Whittaker x Stephen Thompson
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Rustam Khabilov
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alexis Davis x Jessica Eye
Peso-galo: Raphael Assunção x Francisco Rivera
Peso-galo: Brian Caraway x Lucas Mineiro
Peso-meio-médio: Mike Pyle x T.J. Waldburger
Peso-mosca: Zach Makovsky x Josh Sampo
Peso-leve: Rafaello Oliveira x Erik Koach

Glover Teixeira enfrenta Jon Jones no UFC 172, em 26 de abril, em Baltimore

Brasileiro não liga para disputa de cinturão dos pesos-meio-pesados na 'casa' do atual campeão: 'Minha casa é ali, dentro do octógono'

Por Rio de Janeiro
101 comentários
Anunciado muitas vezes e adiado em todas, o confronto entre o atual campeão dos pesos-meio-pesados do UFC, Jon Jones, e o brasileiro Glover Teixeira enfim tem data e local oficiais: será em 26 de abril, em Baltimore, no evento principal do UFC 172. A notícia foi publicada primeiro pelo jornal "Baltimore Sun" e confirmada ao Combate.com pela organização do evento.
MONTAGEM - Glover Teixeira e Jon Jones (Foto: Agência Getty Images)Glover Teixeira e Jon Jones têm encontro marcado para 26 de abril em Baltimore (Foto: Getty Images)
Glover Teixeira enfim receberá a chance prometida em setembro do ano passado, após sua vitória sobre Ryan Bader em Belo Horizonte. Se contra Bader, Glover lutou em casa, contra Jones, estará na casa do adversário: o irmão mais velho do campeão, Arthur Jones, é ídolo do time de futebol americano local, Baltimore Ravens, atual campeão da NFL (liga profissional de futebol americano). Mas isso não intimida nem um pouco o confiante Glover.
- Sabe onde é a minha casa no dia da luta? É lá dentro do octógono, independentemente de onde eu esteja. Ali estou em casa, ali estou no meu escritório - afirmou o lutador mineiro ao Combate.com.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Glover se mostrou bastante feliz com a notícia, após ter o duelo anunciado para o UFC 169, UFC 170 e UFC 171, apenas para vê-lo adiado por causa da recuperação de Jones de uma lesão sofrida em seu último combate, contra Alexander Gustafsson. Na ocasião, o campeão foi testado como nunca antes e ganhou uma contestada decisão unânime. Para o mineiro, "Bones" mereceu o triunfo e, embora sua "aura de invencibilidade" tenha caído, nada mudou em sua mentalidade para enfrentá-lo.
Glover Teixeira UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Glover Teixeira vem de 20 vitórias consecutivas no
MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Foi uma luta boa para os dois ali, mas não olho por esse lado. Para mim, se tivesse ganhado no primeiro round ou se tivesse perdido e eu tivesse de enfrentar o Gustafsson, eu lutaria do mesmo jeito. Você olha que o Jon Jones ficou machucado ali, mas ele mostrou coração, mostrou raça. Na minha opinião, na hora até o Dana White me perguntou quem eu achei que venceu, e eu acho que foi o Jon Jones. Ajudou um pouco, mudou um pouco, mas luta é luta, eu tenho que chegar em 26 de abril e fazer a luta certa - disse Glover Teixeira.
O brasileiro vem numa sequência de 20 vitórias consecutivas, incluindo cinco no UFC. Para acrescentar Jones à lista de vítimas, o lutador não pretende mudar muito seu treinamento.
- Treino na American Top Team com os caras lá mesmo. Estou indo no fim de semana que vem ajudar o Lyoto (Machida) nos treinos para enfrentar o (Gegard) Mousasi, mas não tem muito isso de parceiro de sparring específico para o Jon Jones. Vou treinar com quem tiver lá, treinar duro e forte. Claro que meus treinadores vão ver o que o Jon Jones tem de mais forte e desenhar uma estratégia, mas eu só me preocupo em acordar de manhã cedo e treinar - garantiu o lutador, que reconheceu, porém, que o wrestling e o boxe serão suas chaves para a vitória.
- Com certeza tem que trabalhar tudo, como sempre trabalho, por isso não me preocupo muito com o oponente, porque estou focado em todos os aspectos da luta. Tenho que trabalhar muito meu boxe, que acho que tenho vantagem nisso, e com certeza defesa de queda vai ser muito importante nessa luta. A queda é um ponto forte dele e ele vai com certeza querer me derrubar - afirmou.
UFC 172
26 de abril de 2014, em Baltimore (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Glover Teixeira

Central do Mercado: Scocco fora do Inter, e Bota quer 'El Tanque' Ferreyra

Figueirense acerta contratação do volante Marcos Assunção, a quem trata como o 'melhor cobrador de faltas do Brasil'

Por Rio de Janeiro
37 comentários
Scocco atacante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Scocco vai deixar o Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Os argentinos foram destaque na sexta-feira. O Botafogo avança na direção de Juan Carlos 'El Tanque' Ferreyra, centroavante vice-campeão da Libertadores com o Olimpia, e ao que tudo indica o acerto acontecerá. O empresário de Ferreyra disse a uma rádio paraguaia que seu cliente escolheu o Bota. O Alvinegro pode perder Hyuri e Gabriel. Já o também atacante Scocco, cobiçadíssimo no Brasil durante a última janela de transferências, manifestou ao Inter seu desejo de deixar o clube e foi acatado.
O volante Marcos Assunção, ex-Palmeiras e Santos, foi contratado pelo Figueirense, que o trata como o "melhor cobrador de faltas do Brasil".
O Grêmio, que apresentou o meia argentino Alan Ruiz, também teve uma sexta-feira movimentada. O zagueiro Rhodolfo teve seu nome envolvido em duas possíveis negociações. O São Paulo voltou a ventilar a possibilidade de mantê-lo no Tricolor gaúcho para ter em troca o volante Souza. O defensor também é tido como opção para o Fluminense, que é treinado por Renato Gaúcho, seu ex-comandante.
O Flu, aliás, anunciou oficialmente a contratação do meia Chiquinho, ex-Ponte Preta.
Também Tricolor, o Bahia anunciou seu 12º reforço e novamente com sotaque castelhano. Trata-se do meio-campo paraguaio Wilson Pittoni, ex-Olimpia e Figueirense.
O Santos, com seus meias Montillo e Cícero cobiçados, começou a estudar o nome do botafoguense Lodeiro.
Um dos jogadores mais criticados pela torcida cruz-maltina em 2013, o goleiro Alessandro foi emprestado pelo Vasco ao Náutico.
Herói do Internacional no título mundial, em 2006, Adriano Gabiru abandonou a aposentadoria e jogará o Capixabão 2014.

Seleções devem viajar mais de 240 mil km durante primeira fase da Copa

Estados Unidos, Itália e México percorrerão 14 mil km cada; Bélgica fará o menor deslocamento com 1.984 km. Equipes têm até dia 31 para definição das cidades

Por Rio de Janeiro
61 comentários
As dimensões continentais do Brasil e a distribuição das 12 cidades-sedes pelas cinco regiões do país farão com que as 32 seleções classificadas para a Copa de 2014 tenham que viajar bastante durante a competição. Com a definição das cidades que serão usadas como base por cada país, a estimativa é de que os times percorram cerca de 240 mil quilômetros apenas na primeira fase do Mundial. Para se ter uma ideia, seria o suficiente para ir 54 vezes do ponto mais ao norte do Brasil, Monte Caburaí-RR, ao ponto mais ao sul do país, Chuí-RS.  
 Klinsmann treino Estados Unidos (Foto: AFP)Klinsmann, técnico dos Estados Unidos, fará longas viagens durante a Copa do Mundo de 2014 (Foto: AFP)




Das 32 seleções, apenas Espanha, Colômbia, Grécia, Bélgica, Argélia e Coreia do Sul ainda não confirmaram oficialmente os locais de treinamentos, mas sinalizaram, para Curitiba, São Paulo, Aracaju, Mogi das Cruzes, Sorocaba e Foz de Iguaçu, respectivamente. As equipes têm até o dia 31 de janeiro para definirem suas sedes.
Utilizando como referência as informações do catálogo de centros de treinamentos produzido pela Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, o GloboEsporte.com calculou as distâncias que deverão ser percorridas por cada seleção caso voltem para suas bases após cada jogo da primeira fase. O resultado mostra que Estados Unidos, Itália e México serão os países que acumularão mais milhas: mais de 14 mil quilômetros cada (distância próxima a de uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Miami). Já a Bélgica fará os menores deslocamentos: apenas 1.984 quilômetros.  
Com hospedagem confirmada na capital paulista, a seleção dos Estados Unidos percorrerá a maior distância na primeira fase. Serão 14.326 quilômetros para jogos em Natal, Manaus e Recife. Na sequência, vem a Itália, que usará como base a cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e terá que viajar 14.126 quilômetros para jogar em Manaus, Recife e Natal. Já o México, que ficará em Santos, viajará 14.040 quilômetros para partidas em Natal, Fortaleza e Recife.
















Única seleção a realizar todos seus jogos da primeira fase na região sudeste, a Bélgica terá o menor deslocamento do Mundial. Com base na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, o time do técnico Marc Wilmots terá que viajar apenas 1.984 quilômetros para jogar em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e na capital paulista.  
O Brasil, que usará como base o tradicional CT da Granja Comary, em Teresópolis, terá que percorrer 7.356 quilômetros durante a primeira fase: 14ª seleção no ranking dos deslocamentos. Ainda de acordo com dados do catálogo da Fifa e do COL, Neymar e cia terão que encarar cerca de 10h30 de avião para os jogos em São Paulo, Fortaleza e Brasília.  
01
Argentina e Espanha poupam uma viagem

Visita Argentina Mineirão Pablo Blanco, Alejandro Sabella e Juan Carlos Crespi (Foto: Aline Soares/Secopa MG)Alejandro Sabella (centro) em visita ao Mineirão (Foto: Aline Soares/Secopa MG)
Entre as 32 seleções, apenas duas escolheram como base uma das cidades-sede em que jogará durante a primeira fase: Argentina e Espanha. O time de Lionel Messi ficará na Cidade do Galo, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde enfrentará o Irã pela segunda rodada. A seleção albiceleste ainda terá jogos no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, totalizando 3.544 quilômetros em viagens (segunda menor distância entre todos os países). Já os atuais campeões mundiais ficarão hospedados em Curitiba, onde jogaram contra a Austrália pela última rodada. Antes disso, a Espanha vai até Salvador e Rio de Janeiro, somando 5.042 quilômetros em viagens.  
Seguindo estratégias parecidas às a de Argentina e Espanha, algumas seleções também optaram cidades estrategicamente posicionadas entre as cidades em que jogarão. Foi o caso da Argélia, que ficará hospedada em Sorocaba, no interior de São Paulo, e percorrerá 3.992 quilômetros para jogos em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Outra seleção que tentou reduzir as viagens foi a Alemanha. Única seleção que escolheu um centro de treinamento que não estava no catálogo da Fifa e do COL, os germânicos usarão como base a cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e terão que viajar 5.882 quilômetros para as partidas em Salvador, Fortaleza e Recife.
02
Os exemplos de 50 e 94

Esta será a Copa com maiores deslocamentos da história. Nas outras duas vezes que o Mundial foi realizado em países com dimensões continentais - no próprio Brasil, em 1950, e nos Estados Unidos, em 1994 -, o número de sedes foi menor e a Fifa evitou marcar jogos em cidades muito distantes.  
A Copa de 1950 contou com apenas seis cidades-sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. A capital pernambucana, única fora do eixo sul-sudeste, recebeu apenas um jogo e muitas seleções realizaram duas partidas na mesma cidade durante a primeira fase.  
Estratégia semelhante foi adotada na Copa de 1994, nos Estados Unidos, que contou com oito sedes. Todas as 24 seleções que participaram do Mundial realizaram, pelo menos, dois jogos da primeira fase na mesma cidade.  
03
Ranking das Distâncias

Estados Unidos: 14.326 km
Itália: 14.126 km
México: 14.040 km
Japão: 11.512 km
Costa do Marfim: 11.240 km
Camarões: 11.018 km
Costa Rica: 10.472 km
Portugal: 9.834 km
Croácia: 9.800 km
Suíça: 8.854 km
Austrália: 8.796 km
Uruguai: 8.534 km
Honduras: 8.040 km
Brasil: 7.356 km
Inglaterra: 7.190 km
Bósnia: 6.924 km
Equador: 6.660 km
França: 5.858 km
Alemanha: 5.836 km
Holanda: 5.496 km
Colômbia: 5.350 km
Gana: 5.342 km
Grécia: 5.300 km
Coreia do Sul: 5.152 km
Espanha: 5.042 km
Nigéria: 5.038 km
Chile: 4.630 km
Irã: 4.592 km
Rússia: 4.304 km
Argélia: 3.992 km
Argentina: 3.544 km
Bélgica: 1.984 km
Total: 240.182 km

Segundo Dana White, Anderson Silva andará sem muletas em 30 dias

Presidente do UFC visita ex-campeão dos pesos-médios e publica foto da perna operada nas redes sociais. 'Está se curando rápido', diz dirigente

Por Rio de Janeiro
67 comentários
O presidente do UFC, Dana White, e o CEO da organização, Lorenzo Fertitta, visitaram o ex-campeão dos pesos-médios da organização, Anderson Silva, nesta sexta-feira, para conferir o andamento de sua recuperação após a feia lesão sofrida pelo brasileiro em 28 de dezembro passado, na luta principal do UFC 168. Dana publicou no Twitter uma foto da perna esquerda do Spider sem proteção e afirmou que ele estará andando sem apoios em cerca de um mês.
- A perna está se curando rápido. Ele vai estar andando sem muletas em 30 dias - contou White aos seus seguidores na rede social. Ele acrescentou que Anderson está se sentindo "incrível".
Montagem MMA Perna Anderson Silva post Dana White  (Foto: Reprodução/Twitter)À esquerda, a perna de Anderson Silva sem proteções, apenas com curativos. À direita, o lutador posa sorridente para a câmera do patrão Dana White (Foto: Reprodução/Twitter)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Também nesta sexta-feira, o lutador brasileiro publicou foto do aniversário de 16 anos de seu filho Kalyl, em que aparece ainda usando muletas. Desde a segunda luta contra Chris Weidman, Anderson ainda não deu entrevistas e não determinou se voltará a lutar.
Lorenzo Fertitta, Anderson Silva e Dana White. (Foto: Reprodução / Instagram)Lorenzo Fertitta, Anderson Silva e Dana White em encontro nesta sexta (Foto: Reprodução / Instagram)

Justiça de SP determina que CBF devolva os quatro pontos à Lusa

Ação movida por torcedor suspende decisão do STJD de punir a Portuguesa pela escalação de Héverton; ainda cabe recurso

Por São Paulo
3606 comentários
Héverton jogador da Portuguesa (Foto: Futura Press)Héverton, pivô do caso que fez com que o STJD tirasse pontos da Lusa (Foto: Futura Press)
Um torcedor da Portuguesa conseguiu uma vitória na Justiça contra a CBF, para que a Lusa seja mantida na Série A do Campeonato Brasileiro, revertendo decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que tirou quatro pontos do clube por conta da escalação irregular do meia Héverton em jogo contra o Grêmio, na última rodada da competição, no dia 8 de dezembro, no Canindé.
Daniel Neves, advogado, obteve uma liminar na 42ª vara cível de São Paulo, com o juiz Marcello do Amaral Perino, o mesmo que havia obrigado a CBF a devolver ao Flamengo os quatro pontos perdidos em julgamento no STJD por caso semelhante ao da Lusa - o Fla usou o lateral André Santos em jogo contra o Cruzeiro, também na última rodada, no Maracanã. A decisão foi publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo - clique aqui para ver a nota.
A CBF se defendeu em nota em seu site oficial. A entidade divulgou 12 processos movidos por torcedores em que foi réu e as causas acabaram extintas, segundo a nota, por "indeferimento da inicial, ilegitimidade ativa da parte autora e por falta de interesse processual".
Em off, um dirigente da CBF explicou que "as liminares não mudam a tabela ainda porque toda liminar é passível de cassação".
Entenda o caso
A Justiça de São Paulo concedeu antecipação de tutela para suspender os efeitos da decisão do STJD) em relação à Portuguesa, restabelecendo os quatro pontos que lhe foram tirados. Com a decisão de devolver os pontos à Lusa e ao Fla, quem cai é o Fluminense. Cabe recurso da decisão.
O Fluminense não é parte na demanda. Mas se ele se sentir juridicamente afetado, pode voluntariamente entrar no caso. Mas é certo que até segunda-feira a Portuguesa dorme na Série A
Daniel Neves, advogado e torcedor da Lusa
Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz Marcello do Amaral Perino entendeu que nos dois casos, a decisão da Justiça desportiva desrespeitou o artigo 35, “caput”, e parágrafo 2º do Estatuto do Torcedor. No caso da Portuguesa, Perino afirmou que a data da publicidade da decisão da suspensão de Héverton “se deu em momento posterior ao jogo contra o Grêmio (9/12/2013), conforme demonstrado na exordial, de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida contra o time gaúcho – 06/12/2013”. O número do processo é 1002020-50.2014.8.26.0100.
Em entrevista por telefone, Daniel Neves explicou os próximos passos:
- A CBF será comunicada da decisão. Ela pode contestar essa ação em primeiro grau e entrar com recurso chamado agravo de instrumento aqui mesmo em São Paulo. A CBF tem dez dias para isso. O Fluminense não é parte na demanda. Mas se ele se sentir juridicamente afetado, pode voluntariamente entrar no caso. O que é certo é que, pelo menos até segunda-feira, a Portuguesa dorme na Série A.
* Colaborou Thiago Lima, do Rio de Janeiro