sábado, 9 de março de 2013

Sob forte chuva, Timão sofre para bater Ituano em jogo de cinco gols
Zagueiro Felipe, de cabeça, marca o gol da vitória corintiana, logo após pênalti perdido por Sheik. Pato entra na etapa final e volta a jogar bem
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    40 do 2º tempo

    Sheik bate pênalti , e o goleiro Wagner espalma para escanteio. Na cobrança, Felipe, de cabeça, marca e 'salva' Emerson no
    Pacaembu.
  • nome do jogo
    Pato

    Único titular relacionado para o jogo, o atacante começou no banco. Entrou aos 16 do 2º tempo e botou fogo na partida. Está em grande fase.
  • como fica?
    Dentro do G-8

    Com a vitória o Corinthians voltou a ocupar uma vaga no grupo dos oito melhores, que avançam à fase de mata-mata. O time não vencia havia cinco jogos.
A CRÔNICA
por Rodrigo Faber
53 comentários
Foi sofrido, com uma sequência de desespero e alívio que deu alegria à Fiel no Pacaembu. Com os reservas, e em noite de tempestade, o Corinthians venceu o Ituano por 3 a 2 e encerrou um jejum de mais de um mês sem vitória pelo Campeonato Paulista. O último triunfo havia sido na estreia de Alexandre Pato - goleada sobre o Oeste de Itápolis, no dia 2 de fevereiro.
Com o camisa 7 como único titular relacionado para a partida, mas começando no banco, a torcida não esperava tanta ação neste sábado. O Timão ficou à frente do placar duas vezes, mas sofreu com pequenos vacilos de sua zaga e cedeu o empate em ambas as oportunidades. O triunfo viria somente nos minutos finais, em cabeçada certeira de Felipe, logo após Emerson Sheik desperdiçar cobrança de pênalti - o atacante admitiu após o jogo que está "em uma das piores fases da carreira."
O Corinthians volta a campo na quarta-feira, às 22h (horário de Brasília) contra o Tijuana, do México, pela Taça Libertadores da América, no Pacaembu. Pelo estadual, o Timão enfrenta o União Barbarense, no sábado, também em casa. Já o Ituano encara o XV de Piracicaba no estádio Novelli Júnior, em Itu, na sexta-feira.
Emerson Sheik, Corinthians x Ituano (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)Emerson Sheik, em lance do jogo entre Corinthians e Ituano (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)
Chuva de gols
Nem mesmo o ótimo sistema de drenagem do Pacaembu foi capaz de evitar que algumas poças d’água se formassem no gramado, tamanha era a tempestade que começou a cair meia hora antes da partida. Os raios e trovões não desanimaram a Fiel, que parecia ainda mais animada que o normal com o mau tempo. O clima contagiou também as duas equipes, que se lançaram ao ataque desde o início.
Sem se intimidar por sua condição de visitante, o Ituano não adotou a postura cautelosa que a maioria dos adversários corintianos no Pacaembu costuma utilizar. Com um meio-campo compacto e rápido, o time do interior apostava em lançamentos longos e em cruzamentos para o meio da área. Danilo Fernandes chegou a se atrapalhar com a bola molhada, mas nada que prejudicasse o Timão nos minutos iniciais.
A transição do Corinthians entre defesa e ataque era falha. Ainda sem o ritmo de jogo apresentado no fim do ano passado, quando disputou o Mundial de Clubes no Japão, o meia Douglas abusava dos passes errados. Mais adiantado devido à presença de Willian Arão na contenção, Guilherme ajudava a pressionar a saída de bola do Ituano, mas o Timão encontrava dificuldades nos toques curtos no setor ofensivo.
A brecha encontrada pelo Corinthians viria em uma jogada coletiva de qualidade. Romarinho enfiou para Emerson, que, da esquerda, cruzou para Edenílson ajeitar e chutar para abrir o placar.
A reação do Ituano viria seis minutos depois: em cruzamento de Fernando Gabriel, Cleber cabeceou à queima-roupa, empatando o jogo. Insistente, o time do interior continuou criando jogadas e encontrando jogadores às costas da zaga adversária. Poderia ter conseguido a virada.
Em busca de demonstrar serviço ao técnico Tite, os reservas do Corinthians corriam sem parar. Um dos que mais se movimentavam, cumprindo função tática importante no meio-campo, Guilherme foi premiado com um belo gol após tanta disposição - uma pancada de falta.
O Ituano, porém, voltou a empatar. Com liberdade na área, o meia Luciano recebeu e tocou colocado, no canto esquerdo de Danilo Fernandes. Mais uma prova que, nem de longe, a chuva esfriou o clima do confronto.
A ausência de um centroavante de ofício foi sentida pelo Corinthians nas jogadas ofensivas do início da etapa complementar. Emerson saía para o jogo e atraía a marcação, mas sentia dificuldades para se entender com Romarinho. Quando utilizado como pivô, o parceiro de ataque de Sheik se atrapalhava com a bola e não conseguia fazer as tradicionais tabelas protagonizadas à exaustão pelo peruano Paolo Guerrero.
Timão pressiona
Um pouco mais resguardado que no primeiro tempo, o Ituano parecia satisfeito com o empate. O time visitante pasou a investir em raros avanços ao ataque pelos flancos. Do lado corintiano, Douglas, ainda muito mal na troca de passes, arriscou dois chutes de fora da área que arrancaram gritos animados da Fiel, mas nada que desse trabalho ao goleiro Wagner.
Quem não estava feliz com o empate era o técnico Tite. Impaciente em sua área de trabalho, caminhando de um lado para o outro, o comandante chegou a entrar em campo para tirar uma bola arremessada equivocadamente por um gandula e evitar que o Timão perdesse tempo no jogo. Aos 15 minutos, ele deixou a torcida ainda mais animada: chamou Alexandre Pato, único titular relacionado para esta partida, para entrar no lugar de Igor.
Com cinco minutos em campo, Pato fez mais que os outros atacantes na partida inteira. Em sua primeira jogada, saiu cara a cara com Wagner e, por pouco, não conseguiu driblar o goleiro. Depois, limpou a marcação da entrada na área e disparou chute forte, que bateu na rede pelo lado de fora. Na sequência, em levantamento pelo lado esquerdo, desviou de cabeça e só não recolocou o Timão em vantagem porque a zaga do Ituano salvou em cima da linha.
A chuva parou, mas o Corinthians teve oportunidade de fazer valer o ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Em jogada individual pela esquerda, Alexandre Pato invadiu a área e foi derrubado por Cleber. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, frustração para a Fiel: Emerson Sheik, que já havia desperdiçado penalidade na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis, voltou a errar.
Mal sabiam os torcedores que o alívio viria no lance seguinte. Como o goleiro Wagner espalmou o pênalti para a linha de fundo, o Corinthians ganhou o escanteio. Na cobrança de Douglas, o zagueiro Felipe, que usava uma touca para proteger um machucado, subiu mais que a defesa do Ituano e empurrou a bola para a rede, de cabeça. Fim do jejum de vitórias pelo estadual. E do jeito que o alvinegro gosta: sofrido até o fim.

Com jejum em clássicos, Seedorf calibra a pontaria para a decisão

Sem gols em oito jogos contra rivais regionais, holandês se prepara para enfrentar o Vasco, domingo, pela final da Taça Guanabara

Por Thales Soares Rio de Janeiro
11 comentários
O holandês Seedorf é o artilheiro do Botafogo na temporada, com quatro gols em sete jogos em 2013. No entanto, não marcou nos últimos três jogos e continua zerado em clássicos estaduais. A final da Taça Guanabara, contra o Vasco, será a nona partida contra um dos três maiores rivais.
Para encerrar os dois jejuns, Seedorf aproveitou o treinamento da véspera da decisão para aprimorar as cobranças de falta. Foi uma longa série, sempre com a bola nas proximidades do gol. Ele também cobrou pênaltis, mas desta vez teve a companhia de Rafael Marques e Lodeiro.
Entre os clássicos, o maior adversário de Seedorf foi o Flamengo, com quatro jogos - uma vitória, uma derrota e dois empates. Ele enfrentou o Fluminense duas vezes, com uma derrota e um empate, e o Vasco outras duas, com uma vitória e uma derrota. No total, foram duas vitórias, três empates e três derrotas.
A partida deste domingo será a primeira final de Seedorf com a camisa do Botafogo. Para ser campeão, o time precisa vencer, já que o Vasco tem a vantagem do empate.

Fã de Juninho e Cristiano Ronaldo, Bernardo espera gol de falta na final

Meia, que já treinou imitando o português, não contabiliza lance sem querer contra o Resende e diz buscar primeiro gol dessa maneira na temporada

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Comente agora
O costume de marcar gols importantes pelo Vasco aumenta a expectativa de Bernardo em relação à decisão da Taça Guanabara. E, se pudesse escolher como gostaria que fosse o gol sobre o Botafogo neste domingo, o meia não teria dúvidas: em cobrança de falta. Artilheiro da equipe na temporada, com sete gols em dez partidas, ele sente que falta deixar sua marca da maneira que mais gosta.
Oficialmente, ele já tem um gol de falta neste ano. No entanto, como foi sem querer, ele prefere não computar. Na partida contra o Resende, fez uma cobrança para a área, sem que houvesse qualquer desvio, e a bola entrou no gol (assista no vídeo acima). Contra o Duque de Caxias, ele acertou a trave e lamentou muito (assista no vídeo abaixo). Ao longo das últimas semanas, o camisa 31 treinou à exaustão esperando que o sucesso venha no jogo que pode dar o título ao Vasco.
- Fazer um gol de falta é uma emoção diferente, especial. Porque todos ali param para assistir ao seu lance, fica aquele silêncio no momento da cobrança e uma explosão na hora do gol. Estou atrás desse gol de falta neste ano e espero que seja na final - disse Bernardo.
Acostumado a marcar gols de bola parada desde as categorias de base do Cruzeiro e da seleção brasileira, Bernardo tem alguns jogadores que o inspiram: Juninho Pernambucano, Alex (do Coritiba) e Cristiano Ronaldo. Desde a pré-temporada, ele chegou a reproduzir em alguns treinamentos o jeito de o português bater na bola.
- Lá em Pinheiral deu certo, mas aqui no Rio não ficou tão bom. Então voltei a treinar faltas da maneira como estou acostumado, mas daqui a pouco eu tento de novo - afirmou.
Bernardo elege o gol sobre o Palmeiras, em 2011, como um de seus mais bonitos de falta pelo Vasco. A equipe venceu por 1 a 0, em São Januário, no Dia dos Pais, em partida válida pelo Brasileirão daquele ano (assista ao vídeo ao lado).
- Aquele foi marcante, mas também gosto de um sobre o Bangu, em 2012 - lembrou Bernardo, que contra o Palmeiras comemorou bem ao seu estilo, correndo para a torcida, batendo na camisa e pulando.

Amanda Nunes promete abrir portas para mulheres do Brasil no UFC

Primeira brasileira no Ultimate fecha patrocínio, agradece apoio da mãe, lembra promessa ao tio ex-lutador e ignora ranking do peso-galo feminino

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
10 comentários
O Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira, celebra as conquistas e avanços das mulheres em busca da igualdade de direitos e, no MMA, a desbravadora entre as brasileiras é a baiana Amanda Nunes. A lutadora de 24 anos de idade é a primeira contratada pelo UFC para sua nova divisão dos pesos-galos femininos e, embora ainda não tenha data prevista para estreia, já começa a colher os frutos e romper barreiras. Nesta semana, a "Leoa dos Ringues" fechou seu primeiro patrocínio, com uma empresa do mercado imobiliário, acrescentando ao apoio que já recebia de sua equipe, a MMA Masters. É só o começo para Amanda.
- Quero desejar feliz Dia Internacional das Mulheres para todas as mulheres do Brasil e dizer que vou representar muito bem todas vocês, e me esforçar muito para abrir as portas ainda mais para todas nós. Para as meninas que estão lutando ou que vão começar, digo para se agarrarem ao seu sonho. Não desistam, peçam com fé, com convicção, que pode demorar, mas vem - disse a lutadora em entrevista por telefone ao SPORTV.COM, concedida na sexta-feira.
Amanda Nunes com seus cães (Foto: Reprodução/Twitter)Amanda Nunes com seus cães nos Estados Unidos: primeira brasileira no UFC (Foto: Reprodução/Twitter)
Muito antes de qualquer empresa e equipe, porém, Amanda Nunes teve o apoio de uma mulher especial: sua mãe, Ivete ("Não é a Sangalo!", ela não deixa de frisar). Foi ela que a incentivou a seguir sua paixão pelo jiu-jítsu e pelas lutas, mesmo contra a vontade do pai, Sindoval.
- Só meu pai que era contra, não queria a filha dele lutando de jeito nenhum, mas minha mãe sempre me apoiou. Ela sempre gostou de luta, treinou boxe. Ela era córner do meu tio, e ia a todas as minhas lutas. Ela foi minha primeira fã, é minha fã número 1 - contou Amanda, orgulhosa e agradecida.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O tio da baiana era José Alves, que lutou vale-tudo e era conhecido como "Índio". Ele faleceu há cinco anos, mas permanece como uma das inspirações de Amanda.
- Eu prometi que ia manter o legado dele, que conquistaria o que ele sonhou e não conseguiu. Isso me deu mais força e convicção para seguir buscando esse sonho.
UFC Amanda Nunes (Foto: Agência Getty Images)Amanda lutou pelo Strikeforce e faz combate pelo
Invicta antes de estrear no UFC (Foto: Getty Images)
Caçula da família com mais quatro irmãos (duas mulheres e um homem por parte de mãe e um rapaz por parte de pai), Amanda começou a lutar jiu-jítsu com eles, mas foi a única que seguiu carreira, devido às dificuldades em se arrumar apoio no Brasil. Os irmãos se juntaram e apoiaram seu sonho, custeando passagens para competições e fazendo de tudo para que ela não precisasse trabalhar. Há cerca de um ano e meio, a situação ficou insustentável e ela seguiu viagem para Miami, onde foi treinar com a equipe MMA Masters, de seu mestre César Carneiro.
Na Flórida, Amanda recebe ajuda de custo da equipe, tem apartamento e carro. Além disso, tem outras mulheres para fazer sparring, como a americana Nina Ansaroff, lutadora da categoria peso-mosca, e outras aspirantes ao MMA profissional. Nos EUA, segundo a baiana, é necessário lutar como amador antes de se profissionalizar. Ela considera uma vantagem ter saltado direto para os profissionais no Brasil. Talvez por isso, acredita que também pode saltar rapidamente à disputa do título no Ultimate, mesmo colocada em sétimo lugar no ranking da categoria na organização.
- Não presto muita atenção ao ranking, porque, se a adversária da campeã se machucar e as outras não estiverem preparadas, eu vou estar pronta e vão me chamar. Se eu ganho da campeã, eu viro a número 1. Se ganho da número 2, viro a número 2. Então, não ligo. Nos meus treinos, sempre me preparo para tudo. Treino especificamente para a adversária, mas, no intervalo, vejo a luta da campeã, da número 2, de todas. Estou sempre me preparando para todo tipo de situação - explicou.
Antes de estrear pelo UFC, a "Leoa dos Ringues" tem um último compromisso pelo Invicta FC, evento exclusivo para mulheres que o UFC vem usando como fonte para abastecer sua nova divisão feminina. Em 5 de abril, ela enfrenta Kaitlin Young, lutadora com sete vitórias, sete derrotas e um empate no cartel. Amanda, que tem sete vitórias e três derrotas, não se importa com a pressão de representar o Ultimate e servir de alvo para a adversária.
- Com certeza, tem uma carga de ser a representante do UFC, e talvez o recorde dela, de sete vitorias e sete derrotas, não devesse ser o de uma oponente de uma lutadora do UFC, mas eu aceitei a luta e estou tranquila. Eu me preparo para tudo, para a pior situação. Pode ser eu ou pode ser ela, mas vai ser eu, por nocaute ou por finalização, com certeza - prometeu.

Ultimate muda os planos, e Junior Cigano pega Mark Hunt no UFC 160

Brasileiro enfrentaria Alistair Overeem no card, mas holandês se machucou. Mudança acontece após Dana White dizer que Hunt havia recusado a luta

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
169 comentários
Junior Cigano não vai esperar por Alistair Overeem, nem o Ultimate. Com a lesão do holandês, o lutador brasileiro vai seguir no card do UFC 160, no dia 25 de maio, em Las Vegas, e agora tem um novo adversário: o neozelandês Mark Hunt. O site americano "MMA Fighting" foi o primeiro a noticiar o duelo, que foi uma mudança de planos da organização, uma vez que o presidente Dana White chegou a afirmar que Hunt havia recusado enfrentar Cigano e que a luta contra Overeem havia sido adiada para o verão americano - entre julho e setembro.
junior cigano mark hunt mma ufc (Foto: Getty Images)Junior Cigano e Mark Hunt vão se enfrentar no UFC 160 (Foto: Getty Images)
Ex-campeão peso-pesado, Cigano tem 29 anos e um cartel de 15 vitórias e duas derrotas. Ele vem de uma derrota no UFC 155, em dezembro, para Cain Velásquez, que lhe tomou o cinturão.
Já Hunt tem 38 anos e é um conhecido atleta de K-1 (evento de trocação). Ele tem nove vitórias e sete derrotas na carreira, e vem de quatro triunfos consecutivos, sobre Chris Tuchscherer, Ben Rothwell, Cheick Kongo e Stefan Struve.
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x Ryan Bader
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
Gunnar Nelson x Mike Pyle
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Colton Smith x Robert Whittaker
Amir Sadollah x Stephen Thompson
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Ultimate muda os planos, e Junior Cigano pega Mark Hunt no UFC 160

Brasileiro enfrentaria Alistair Overeem no card, mas holandês se machucou. Mudança acontece após Dana White dizer que Hunt havia recusado a luta

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
169 comentários
Junior Cigano não vai esperar por Alistair Overeem, nem o Ultimate. Com a lesão do holandês, o lutador brasileiro vai seguir no card do UFC 160, no dia 25 de maio, em Las Vegas, e agora tem um novo adversário: o neozelandês Mark Hunt. O site americano "MMA Fighting" foi o primeiro a noticiar o duelo, que foi uma mudança de planos da organização, uma vez que o presidente Dana White chegou a afirmar que Hunt havia recusado enfrentar Cigano e que a luta contra Overeem havia sido adiada para o verão americano - entre julho e setembro.
junior cigano mark hunt mma ufc (Foto: Getty Images)Junior Cigano e Mark Hunt vão se enfrentar no UFC 160 (Foto: Getty Images)
Ex-campeão peso-pesado, Cigano tem 29 anos e um cartel de 15 vitórias e duas derrotas. Ele vem de uma derrota no UFC 155, em dezembro, para Cain Velásquez, que lhe tomou o cinturão.
Já Hunt tem 38 anos e é um conhecido atleta de K-1 (evento de trocação). Ele tem nove vitórias e sete derrotas na carreira, e vem de quatro triunfos consecutivos, sobre Chris Tuchscherer, Ben Rothwell, Cheick Kongo e Stefan Struve.
UFC 160
25 de maio de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Junior Cigano x Mark Hunt
Glover Teixeira x Ryan Bader
Gray Maynard x TJ Grant
Donald Cerrone x KJ Noons
Gunnar Nelson x Mike Pyle
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo
Colton Smith x Robert Whittaker
Amir Sadollah x Stephen Thompson
Jeremy Stephens x Estevan Payan

Tyson dá conselho a Rousey: 'Siga com sua mãe e um bom advogado'

Ex-campeão peso-pesado de boxe encontra atual campeã feminina do UFC em programa de TV nos EUA e bate papo sobre vida de lutador

Por SporTV.com Rio de Janeiro
33 comentários
Mike Tyson e Ronda Rousey em programa da Fox (Foto: Divulgação/Fox Los Angeles)Mike Tyson e Ronda Rousey se encontram em
programa de TV (Foto: Divulgação/Fox Los Angeles)
Fã de MMA, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados de boxe Mike Tyson encontrou a campeã peso-galo feminino do UFC, Ronda Rousey, num programa de TV nesta sexta-feira, em Los Angeles, EUA. Os dois falaram de suas experiências como lutadores, e Tyson, atualmente aposentado após uma carreira de muitas vitórias e muitas polêmicas, ofereceu um conselho a Rousey para evitar os problemas que ele encontrou pelo caminho.
- Continue com a sua mãe e com um bom advogado! É tudo o que você precisa, da sua mãe e de um bom advogado (risos) - disse "Iron Mike", provocando risadas da campeã do UFC.
Tyson foi ao programa promover um show em que conta as histórias de sua vida e sua carreira, enquanto Rousey foi convidada após vencer Liz Carmouche no UFC 157, no último dia 23 de fevereiro. Os dois lutadores trocaram ideias sobre como se sentem ao entrar em suas respectivas arenas de luta. O ex-pugilista admitiu que sentia medo antes de todas as lutas, mas a ex-judoca disse que seu sentimento é diferente.
- Eu fico mais assustada duas semanas antes, chamo de "duas semanite". Mas quando entro lá, você está ansiosa, mas está mais ciente de tudo o que está acontecendo. Estou observando tudo junto. Não há muita emoção envolvida nisso. São mais reações - contou Rousey.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Os apresentadores argumentaram que Tyson era mais emotivo ao entrar nas lutas, mas o pugilista negou.
- Eu fazia vocês acreditarem que eu estava com raiva. Tudo é ilusão, fazer as pessoas verem coisas que não estão lá. Se eu entrasse nesse jogo de boxe dizendo, "Sou Mike Tyson, do Brooklyn, sou um cara negro durão e maluco", não, eu perderia, porque o cara é mais talentoso do que eu, mais habilidoso. Mas eu olho para mim melhor do que sou de verdade, então sou bem-sucedido. Não sou um cara duro da rua, sou um deus. Você não pode me derrotar. É tudo psicológico - explicou.

Caio Monstro encara Karlos Vemola
no 'TUF Brasil 2 Finale', dia 8 de junho

Evento já contava com Minotauro x Werdum, Rafael Feijão x Thiago Silva, Erick Silva x John Hathaway, Ildemar Marajó x Jason High e final do reality

Por SporTV.com Rio de Janeiro
6 comentários
Caio Magalhães, lutador de MMA (Foto: Viviane Pinheiro/ Diário do Nordeste)Caio tem uma luta e uma derrota no UFC
(Foto: Viviane Pinheiro/ Diário do Nordeste)
O peso-médio Caio "Monstro" Magalhães é mais um brasileiro confirmado no card do "TUF Brasil 2 Finale", que será realizado no dia 8 de junho, provavelmente em Fortaleza, no ginásio Paulo Sarasate. O lutador anunciou no Twitter que fechou um acordo verbal para enfrentar o tcheco Karlos Vemola no evento.
Ultimate muda os planos, e Junior
Cigano pega Mark Hunt no UFC 160

Caio, de 25 anos, estreou no UFC em junho do ano passado e perdeu para Buddy Roberts por decisão unânime dos jurados. Essa foi a primeira derrota do cartel dele, que tem cinco vitórias. O atleta da Nova União estava escalado para encarar Michael Kuiper no UFC São Paulo, em janeiro, mas se lesionou e deixou o card.
Vemola, de 27 anos, tem nove vitórias e três derrotas na carreira (2-3 no UFC) e vem de um revés diante de Francis Carmont, por finalização, em julho de 2012. Ele já enfrentou o brasileiro Ronny Markes, companheiro de equipe de Caio, e perdeu por decisão unânime.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, provavelmente em Fortaleza (CE)
CARD DO EVENTO (até agora)
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
Erick Silva x John Hathaway
Rafael Feijão x Thiago Silva
Ildemar Marajó x Jason High
Karlos Vemola x Caio Monstro

Cezar Mutante vibra por lutar no card do mentor Belfort: 'Sonho realizado'

Campeão do TUF Brasil não teme tempo inativo: 'Acho que a única coisa
que pode prejudicar é a própria cabeça do atleta. Neste caso, estou bem'

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
26 comentários
Cezar Mutante e Vitor Belfort lutariam no mesmo card no UFC 147, onde o pupilo tinha pela frente a final do TUF Brasil contra Serginho Moraes, e o mentor faria o duelo de técnicos do reality show contra Wanderlei Silva. Mas uma lesão na mão tirou Vitor do evento. No UFC de Jaraguá do Sul (Santa Catarina), dia 18 de maio, os dois novamente foram escalados para lutar na mesma noite, o que para Mutante é a realização de um sonho. Belfort pega Luke Rockhold, enquanto Mutante enfrenta CB Dollaway.
  •  
 cezar mutante ufc 147 mma (Foto: Getty Images) Mutante comemora o título do TUF Brasil, com Gilbert Durinho e Belfort ao fundo (Foto: Getty Images)
- É muito bacana. Quando eu era mais novo, via a torcida do Vitor e jamais imaginei lutar no mesmo evento que ele. É um sonho realizado, show de bola. Nós treinamos juntos todos os dias desde que vim aqui na Flórida para meu camp na Blackzilians e estamos aperfeiçoando nossas estratégias para chegar bem à luta - disse o lutador.
Campeão do primeiro TUF Brasil na categoria peso-médio, Mutante se recuperou de uma lesão grave no joelho esquerdo e garante que o longo tempo sem lutar (quase um ano) não vai prejudicá-lo no retorno ao octógono:
Estou muito bem fisicamente. Acho que a única coisa que pode prejudicar é a própria cabeça do atleta. Estou bem psicologicamente para isso, apesar de estar há um ano sem lutar"
Cezar Mutante
- O joelho está 100%. Estou fazendo todo tipo de treino, wrestling, jiu-jítsu, sparring... Tive um bom tempo para a minha recuperação, e ela foi bem feita. (O longo tempo inativo) Não vai me atrapalhar em nada. Estou muito bem fisicamente. Acho que a única coisa que pode prejudicar é a própria cabeça do atleta. Neste caso estou bem psicologicamente para isso, apesar de estar há um ano sem lutar. Estou sempre treinando. Não vai influenciar em nada.
Blog UltiMMAto: saiba mais sobre os bastidores do MMA com vídeos e fotos
CB Dollaway, adversário de Mutante em Jaraguá do Sul, é o americano que derrotou o ex-TUF Daniel Sarafian por decisão dividida dos jurados no UFC São Paulo. O paulista radicado em Belo Horizonte não espera um combate tranquilo contra o carrasco do amigo:
- Vi a luta dele contra o Sarafian. Ele lutou muito bem. No UFC não tem luta fácil, todo mundo é casca-grossa. Isso me motiva a treinar duro cada vez mais e mais.
Cezar Mutante conversa com Vitor Belfort MMA (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Mutante recebendo instruções de Vitor Belfort após o treino (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O UFC de Jaraguá do Sul será realizado na Arena Jaraguá e terá Vitor Belfort x Luke Rockhold na luta principal. O coevento principal será Ronaldo Jacaré x Costa Philippou.
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD DO EVENTO (até agora):
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Cezar Mutante x CB Dollaway
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Paulo Thiago x Lance Benoist
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Gleison Tibau x John Cholish
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett

Jaque, após teste em Sochi: ‘Nada está pronto. Muita poeira e lama’

Brasileira passa sufoco na chegada, compete com rifle quebrado e termina em 88º na Copa do Mundo de biatlo, prévia para os Jogos de Inverno de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Sochi, Rússia
4 comentários
Jaqueline Mourão fechou neste sábado sua participação na Copa do Mundo de Sochi de biatlo, evento-teste para as Olimpíadas de Inverno de 2014. A 88ª colocação na prova de sprint (7,5km) veio depois de dias de sufoco, dentro e fora da pista. E a brasileira se mostrou preocupada com o andamento das obras na cidade russa. Falta menos de um ano para o ínicio dos Jogos: a cerimônia de abertura será no dia 7 de fevereiro.
- Nada está pronto. Muita poeira e lama, todos os carros, muros, passeios, tudo sujo de tanta poeira de construção: hotéis, prédios, vila olímpica, estrada nova, estrada de trem, tudo em construção! Uff. Confesso que vários atletas se perguntaram se eles conseguirão terminar tudo a tempo! - escreveu Jaqueline em seu blog.
Os Jogos estão divididos em duas partes: uma na costa, outra na montanha. Segundo os organizadores, a parte da costa, onde serão disputados os esportes indoor, já está pronta.
biatlo Copa do Mundo de Sochi (Foto: Getty Images)Obras da vila olímpica que está sendo construída nas montanhas de Sochi (Foto: Getty Images)
Mas os problemas da brasileira começaram ainda na Itália, onde disputou o Mundial de esqui cross country na semana passada. Jaqueline saiu de lá rumo à Russia e quase não conseguiu embarcar com a carabina, pois a companhia aérea exigia documentos oficiais da organização. Chegando a Moscou, mais sufoco.
Esqui Cross country Jaqueline Mourão no Mundial da Itália (Foto: Agência AFP)Jaqueline saiu da Itália e teve problemas para
chegar à Rússia  (Foto: Agência AFP)
- Ninguém falava inglês, e o documento para a carabina, que deveria ter sido enviado pela organização, estava com os dados errados!!! Eu fiquei até as 4h no aeroporto. Nós tivemos que dormir duas noites em Moscou até o novo documento ficar pronto...
Jaqueline chegou a Sochi três dias depois do previsto. A primeira impressão foi a de estar em um canteiro de obras.
- As pessoas são pelo menos mais legais que em Moscou, tudo aqui é difícil de conseguir, ninguém fala inglês também e a sensação é de chegar em um campo de obra gigantesco!!!!
A competição de biatlo é disputada no centro esportivo Laura, que também receberá as provas de esqui cross country. Sua primeira prova foi na quinta, feira – 83ª nos 15km. Logo na primeira descida, caiu, e o rifle quebrou. Voltou a cair mais duas vezes.
biatlo Copa do Mundo de Sochi (Foto: Sochi2014.com)Atletas se jogam ao chão após completarem a prova de 7,5km (Foto: Sochi2014.com)
Neste sábado, Jaque errou três tiros. Completou a prova em 31m07s6, 21,5% acima da média das três primeiras colocadas. O ouro ficou com a polonesa Magdalena Gwizdon (sem erros nos tiros e 25m28s7).
biatlo Magdalena Gwizon vence Copa do Mundo de Sochi (Foto: Sochi2014.com)Magdalena Gwizon leva ouro (Foto: Sochi2014.com)
- A pista de biato é a mais dura da história, com subidas longas inclinadas (acima de 20%) e descidas em zigue-zague... Muito poucos pontos de recuperação.
Jaqueline não tem mais chances de se classificar às Olimpíadas de Sochi 2014 no biatlo, mas busca vaga no esqui cross country. Ela competiu em Vancouver 2010 e em Turim 2006 no cross country. Antes disso, era atleta de mountain bike – defendeu o Brasil em Atenas 2004.
Biatlo Copa do Mundo de Sochi no centro Laura (Foto: Sochi2014.com)Complexo de Laura, casa do biatlo em Sochi (Foto: Sochi2014.com)

De volta à terra natal, Dunga recebe carinho da torcida na chegada em Ijuí

Voo da delegação do Inter desembarcou no aeroporto da cidade por volta das 19h30m deste sábado

Por Diego Guichard Ijuí, RS
11 comentários
O principal nome da família Verri no ramo do futebol voltou para casa. Sorridente, Dunga não escondeu a alegria de retornar a Ijuí, onde nasceu. Desceu com o restante da delegação do Inter por volta das 17h30m deste sábado, em um dos dois voos fretados e logo acenou para os cerca de 100 torcedores presentes do lado de fora da cerca que separada o público da pista de pouso.

- É sempre uma satisfação retornar para Ijuí. Esperamos fazer um bom jogo – comentou o treinador.
Delegação do Inter em Ijuí (Foto: Diego Guichard)Delegação do Inter no aeroporto de Ijuí (Foto: Diego Guichard)
Na cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul, onde viveu até os 16 anos, mora Maria Verri, mãe de Dunga. No entanto, o treinador disse que só jantará em casa após o jogo contra o São Luiz.

- Estou trabalhando, né? Janta só depois do jogo – brincou, antes de entrar no ônibus.

Como é costumeiro, D’Alessandro foi o jogador mais festejado pelo torcida. O capitão do time também esbanjou sorrisos na passagem até o ônibus. Já Diego Forlán, destaque na equipe no início da temporada, passou compenetrado ao lado de Rafael Moura.

O ônibus acabou se tornando um tipo de ponto turístico da cidade. Por toda rota do aeroporto até o hotel da concentração, torcedores acenavam e tiravam fotos pelos rápidos instantes que o veículo trafegava.

Já no hotel, Dunga foi ovacionado por torcedores, que gritaram pelo nome do treinador. Foi atencioso com colorados, distribuindo autógrafos antes de entrar no saguão.
O comandante tem o time definido para a decisão da Taça Piratini. Colocará a equipe em campo com: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor, Josimar, Fred e D’Alessandro; Forlán e Leandro Damião.

Luis Alvaro tem alta adiada, mas melhora e até 'trabalha' no hospital

Expectativa era que presidente fosse liberado na sexta-feira, mas histórico cardiáco levou médicos a mantê-lo em observação por mais um tempo

Por Lincoln Chaves Santos, SP
6 comentários
Luis Alvaro, o Laor, volta ao comando do Santos (Foto: Marcelo Hazan)Luis Alvaro se recupera bem, mas segue em
observação (Foto: Marcelo Hazan)
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, segue internado na UTI (unidade de tratamento intensido) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A expectativa era de que Laor (como o dirigente é conhecido) recebesse alta na última sexta-feira, mas devido ao histórico cardíaco do mandatário, os médicos optaram em deixá-lo em observação por mais um tempo. A liberação deve ocorrer na próxima semana.
De acordo com a assessoria pessoal de Laor, o dirigente santista apresenta melhora e evolui clinicamente. Laor, inclusive, está por dentro do que se passa no Santos. Ele tem mantido contato constante, por telefone, com o vice Odílio Rodrigues (que exerce a função de presidente em exercício) e integrantes do departamento de comunicação do clube. Não há previsão, no entanto, para que Luis Alvaro retorne ao comando do Alvinegro.
Laor foi internado no dia 1º de março. Após exames de rotina realizados um dia antes, o presidente santista se sentiu mal e foi submetido a um procedimento chamado cateterismo cardíaco (que identifica e corrige problemas em veias e artérias obstruídas).
Não é a primeira vez que Luis Alvaro tem problemas de saúde desde que assumiu o Santos. Em fevereiro de 2010, o mandatário teve uma crise de pancreatite. Já em dezembro último, após apresentar cansaço acima do normal (e ser internado, também no Albert Einstein), Laor tirou licença médica de 60 dias, retornando ao comando do clube no começo do último mês.
Clique e assista a vídeos do Santos

Belfort ganha carrão de presente
de Joana Prado: 'Ela é uma bênção'

Carioca é presentado pela esposa quase um mês antes de fazer 36 anos.
Ele valoriza os treinos na equipe Blackzilians: 'Estamos na Disneylândia'

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
249 comentários
Vitor Belfort com o carrão que ganhou de presente, ao lado dos filhos (Foto: Reprodução / Twitter)Belfort, carrão e filhos (Foto: Reprodução / Twitter)
Vitor Belfort completará 36 anos de vida no dia 1º de abril, mas já ganhou um presente de aniversário da esposa, Joana Prado. E que presente! O lutador chegou em casa e deu de cara com um carrão esportivo, modelo Porsche Boxtser 2013, e foi logo compartilhar a novidade com os fãs no Twitter.
- Olha o que ganhei quando cheguei de viagem hoje. Meu presente adiantado de aniversário, minha mulher é uma bênção - escreveu ele neste sábado.
Ao SPORTV.COM, Belfort contou que já sabia do presente, mas não que era um carro:
- A Joana já tinha me avisado. Ela falou que comprou meu presente adiantado. Irmão, você viu a foto do laço? Foi o primeiro carro que ganhei na minha vida.
Ele comentou os treinos para a luta contra o americano Luke Rockhold no UFC de Jaraguá do Sul, dia 18 de maio, e valorizou o trabalho de sua equipe, a Blackzilians, na Flórida (EUA):
- A gente tem tudo, o melhor K-1, o melhor boxe, o melhor jiu-jítsu, tudo de altíssima qualidade. Temos o Pedro Díaz, o Tyrone Spong, o Cezar Mutante, amanhã chega um técnico de wrestling que foi medalhista olímpico. A gente está com uma equipe muito forte. Sou um privilegiado de estar em uma equipe dessa.
Vitor Belfort (Foto: Reprodução/Instagram)Belfort com Pedro Díaz (calça vermelha), o ex-jogador de beisebol Ivan Rodríguez (calça marron), o parceiro de treinos Cosmo Alexandre (bermuda branca) antes do treino nos EUA (Foto: Reprodução / Instagram)
Belfort também analisou o próximo combate do peso-médio Cezar Mutante, contra o americano CB Dollaway, carrasco de Daniel Sarafian no UFC São Paulo. O pupilo disse ser um "sonho realizado" lutar no mesmo card do mentor.
Eu e ele (Mutante) brincamos que aqui estamos na Disneylândia"
Belfort, sobre treinos na Blackzilians
- O Sarafian lutou bem, o Dollaway é bom, e o Cezar tem todas as qualidades para ganhar de qualquer um nesse peso. Ele é uma pedreira, ele é o Mutante, páreo duro para qualquer um, e só tem a evoluir, é novo, está preparado e tem vontade. Eu e ele brincamos que aqui estamos na Disneylândia. Isso aqui para a gente é a Disney (risos).
O duelo entre Vitor Belfort e Luke Rockhold, pela categoria dos médios, será a principal atração do UFC de Jaraguá do Sul, dia 18 de maio, na Arena Jaraguá. O coevento principal será a estreia de Ronaldo Jacaré, contra o cipriota Costa Philippou.
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD DO EVENTO (até agora):
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Cezar Mutante x CB Dollaway
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Paulo Thiago x Lance Benoist
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Gleison Tibau x John Cholish
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett

Juniores: Flu vence o Botafogo na final e conquista a Taça Guanabara

Marcos Junior sai do jogo machucado, e Zé Lucas faz gol do título. Andrey defende pênalti, mas não evita a derrota do Alvinegro na decisão do turno

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
36 comentários
A novidade no regulamento do Campeonato Carioca, que definiu os finalistas da Taça Guanabara de juniores, não foi necessária na decisão. Mesmo jogando pelo empate por ter a melhor campanha do turno, o Fluminense não precisou da vantagem para superar o Botafogo. Com um elenco mais experiente, formado por muitos jogadores com passagens pelos profissionais e encorpado por Marcos Junior e Rafinha, do time principal, o Tricolor venceu o rival por 1 a 0 na tarde deste sábado, em Moça Bonita (veja os lances no vídeo ao lado). Fernando ainda perdeu um pênalti, defendido por Andrey, mas o atacante Zé Lucas marcou o gol do título. Se ganhar também a Taça Rio, o Flu será o campeão direto do estadual.
O Botafogo, que já havia perdido para o Fluminense pelo mesmo placar na fase de classificação, sentiu os desfalques de dois titulares. Sem o meia Octávio, um dos destaques do time, e o zagueiro Cazu, ambos expulsos na semifinal, a equipe pouco ofereceu resistência para a segunda conquista da base tricolor em 2013. Em fevereiro, a equipe sub-18 foi campeã no Catar num torneio com grandes equipes da Europa.
O Flu estreia na Taça Rio no domingo do dia 17, quando recebe o Audax às 15h30m (de Brasília), em Xerém. Já o Botafogo joga no próximo sábado, no mesmo horário, diante do Quissamã no Caio Martins.
Fluminense campeão da taça guanabara Sub 20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)Capitão, volante Willian recebe troféu de campeão da Taça Guanabara (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)
Wellington Carvalho para o bem e para o mal: zagueiro cria uma chance de cada lado
Com muitos jogadores com passagem pelos profissionais, a maior experiência dos jogadores do Flu pesou no primeiro tempo. O time atuou mais solto e teve o domínio da partida, mas sentiu a falta de Pablo, artilheiro da equipe com seis gols e que está com uma lesão no joelho direito. Marcos Junior, caindo pelas pontas, não teve chance de gol. A oportunidade de ouro tricolor caiu nos pés de um zagueiro: Wellington Carvalho recebeu sozinho na área na sobra de um escanteio, mas girou malo o corpo e chutou para fora.
O camisa 3 do Flu voltou a aparecer no fim da etapa, mas dessa vez ajudando o Botafogo. Desfalcado, o Alvinegro pouco conseguiu criar sem ser na bola parada. Mas teve a melhor oportunidade do jogo após uma falha de Wellington Carvalho. O zagueiro se jogou na área para cortar um cruzamento de Vinicius, mas errou. A bola ainda ficou na área, e Leanderson salvou o Tricolor num chute à queima-roupa de Yhuinho. No rebote, Vinicius ficou com o gol aberto, mas conseguiu errar a mira e concluir pela linha de fundo.
Fluminense comemora gol sobre o Botafogo - Sub 20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)Zé Lucas comemora o gol de cabeça que garantiu o título tricolor (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)
Marcos Junior sai machucado, Fernando perde pênalti, mas Zé Lucas faz gol do título
Precisando marcar para ser campeão, o Botafogo mexeu no ataque logo nos primeiros minutos do segundo tempo e apostou em Lukinhas e Paulo Ricardo. Mas a dupla pouco apareceu no jogo, assim como todo o time alvinegro. Melhor para o Fluminense, que só levou susto quando Marcos Junior se machucou sozinho e deixou o campo para a entrada de Gustavo Scarpa. Mesmo sem o camisa 11, o Tricolor pressionou, e Zé Lucas, até então apagado, virou herói.
Primeiro, ele sofreu o pênalti que Fernando desperdiçou. Andrey, que já havia defendido duas penalidades na semifinal, voltou a salvar o Botafogo. Mas logo depois, o atacante usou a cabeça para marcar após cruzamento. O clima esquente depois de uma entrada de sola do zagueiro Kerlyson sobre Biro Biro, que rendeu só um cartão amarelo, mas criou um princípio de confusão entre os jogadores. O Alvinegro usou sua última alteração para colocar mais um atacante em campo, Falque. Mas com o controle do jogo, o Flu segurou com tranquilidade o placar até o fim.
Marcos Junior, Fluminense x Botafogo - Sub 20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)Marcos Junior em ação na final: atacante deixou o jogo machucado (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)
Confira as escalações:
Fluminense: Leanderson, Igor Julião, Wellington, Gustavo Paes e Ronan; Willian, Rafinha, Biro Biro (Emerson) e Fernando (Luiz Fernando); Zé Lucas e Marcos Junior (Gustavo Scarpa). Técnico: Marcelo Veiga
Botafogo: Andrey, Rafael Reis, Igor Rabelo, Kerlyson e Patrick; Andreazzi, Emerson (Lukinhas), Fernandes e Gegê; Vinicius (Paulo Ricardo) e Yguinho (Falque). Técnico: Anthoni Santoro

Carlos Alberto e Marcelo Mattos miram título para coroar recomeço

Meia do Vasco e volante do Botafogo passaram por problemas em 2012 e hoje voltam a ter importância para decisão da Taça Guanabara

Por GLOBOESPORTE.COM (*) Rio de Janeiro
38 comentários
Carlos Alberto  Vasco  Marcelo Mattos  Botafogo  (Foto: Editoria de Arte)Carlos Alberto e Mattos foram campeões juntos
pelo Corinthians, em 2005 (Foto: Editoria de Arte)
A nuvem negra que acompanhou Carlos Alberto e Marcelo Mattos em 2012 foi embora neste início de temporada. Após um ano cheio de problemas e incertezas, eles se tornaram peças importantes para Vasco e Botafogo na final da Taça Guanabara, neste domingo, às 16h, no Engenhão. Os dois se conhecem bem, uma vez que jogaram juntos pelo Corinthians, em 2005 e 2006, quando chegaram a conquistar o título brasileiro.
A situação de Marcelo Mattos no ano passado foi mais grave. O volante do Botafogo passou por uma cirurgia no púbis, em julho, e só voltou a jogar em outubro, após cinco meses fora dos gramados. O drama ficou maior ainda quando ele sofreu a mesma lesão na segunda partida após o retorno e precisou ser operado no mesmo local, só voltando a jogar neste ano.
- Trabalhei muito para dar certo e fui até o meu limite. No ano passado, eu praticamente só jogava e ia para o departamento médico. Quase não treinava. Agora eu consigo me recuperar nas atividades. Seria um presente recomeçar com esse título. Mas não podemos nos contentar só com a Taça Guanabara, tem muita coisa importante ainda, como o próprio Carioca e o Brasileiro - disse Mattos, que disputou 24 dos 66 jogos do Glorioso no ano passado.
Trabalhei muito para dar certo e fui até o meu limite. Ano passado, eu praticamente só jogava e ia para o departamento médico. Agora eu consigo me recuperar nos treinos. Seria um presente recomeçar com esse título da Taça Guanabara"
Marcelo Mattos, volante do Botafogo
Carlos Alberto passou por uma situação diferente. Não foi uma lesão grave que o atrapalhou, mas a desconfiança pela sequência de problemas que viveu na carreira. Somadas as temporadas de 2011 e 2012, ele jogou 69 partidas e marcou apenas quatro gols. Saiu do clube por causa de um desentendimento com o presidente Roberto Dinamite e teve passagens frustradas por Grêmio e Bahia. Quando retornou ao Cruz-Maltino, no fim de 2011, ficou treinando à parte por mais de dois meses. No ano passado, após ser reintegrado e reestrear em abril, não conseguiu se firmar. Dos 67 jogos do Vasco na temporada passada, ele disputou 35, sendo apenas 17 como titular.
Este ano, a maré mudou, e Carlos Alberto voltou a ser referência do time. Nos sete jogos que fez na temporada, já marcou três gols, mesmo número do que fez no ano passado. Aos 28 anos, ele é referência aos mais novos, dentro e fora de campo:
- Às vezes os mais novos têm curiosidade de saber como foi determinada final, por exemplo. Aí conversamos. Sempre incentivamos os jogadores a arriscarem. Só chamamos atenção quando existe omissão - disse o meia vascaíno.
Este ano, Vasco e Botafogo entraram em campo nove vezes. Carlos Alberto e Marcelo Mattos jogaram sete partidas, cada. No gramado do Engenhão, eles vão duelar em diversas oportunidades, já que o volante atua recuado no esquema de Oswaldo, enquanto o meia é um dos grandes nomes do setor ofensivo vascaíno.
Carlos Alberto gol Vasco x Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Carlos Alberto marcou três gols contra o Botafogo em 2012 (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Brilho da dupla no Corinthians
Se hoje são rivais e disputam o título da Taça Guanabara, eles já saborearam o gostinho de uma conquista juntos. Em 2005, faziam parte do elenco recheado de estrelas do Corinthians, que faturou o título brasileiro.
Carlos Alberto já era consagrado e tinha no currículo os títulos da Liga dos Campeões e do Mundial Interclubes pelo Porto. Mattos teve a primeira grande chance na época, após destaque no São Caetano, e rapidamente conquistou vaga no time titular.
Em posicionamento diferente do de hoje, o volante aparecia muito no ataque e fez inúmeros gols. Um deles, inclusive, saiu com um cruzamento do rival de hoje. Na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada,  em 15 de maio de 2005, o time paulista perdia por 1 a 0 e, após empatar com Bobô, Mattos fez o gol da vitória, de cabeça, com um belo passe de Carlos Alberto. Os dois tiveram sorte contra o Furacão. No segundo jogo contra o clube paranaense, em São Paulo, o Corinthians venceu por 2 a 0, com um gol de cada.
- Lembro de um dos primeiros gols que fiz no Corinthians, e foi com um passe do Carlos Alberto. Estávamos perdendo por 1 a 0 e viramos para 2 a 1. Eu fiz o gol da vitória - lembrou Mattos.
Gols contra o rival
Quando o assunto é bola na rede, os dois têm boas recordações contra o rival de domingo. Pelo Corinthians, Marcelo Mattos fez dois gols e guarda na memórias as duas vitórias em São Januário. A primeira aconteceu no Brasileiro de 2005, e o Corinthians ganhou por 3 a 2.
No ano seguinte, o resultado foi mais emblemático. Após o Vasco começar vencendo por 2 a 0, o Corinthians virou para 4 a 2. E, curiosamente, houve show de Carlos Alberto, que marcou um dos gols e deu duas assistências para gols de Rafael Moura. O último gol da partida foi de Marcelo Mattos, de pênalti.
Carlos Alberto só fez três gols no ano passado e todos contra o Botafogo. Porém, ele não deu sorte quando deixou sua marca. Na final da Taça Rio, o Vasco perdeu por 3 a 1. No Brasileiro, o meia marcou os dois gols na derrota por 3 a 2. No ano passado, porém, Carlos Alberto saiu vencedor, sem fazer gol, no primeiro turno do Brasileiro, na vitória por 1 a 0.
* Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de Luciano Mello.
Marcelo Mattos no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Marcelo Mattos precisou de muita dedicação para voltar a jogar pelo Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Massa ansioso para acelerar pela 1ª vez no RJ: 'Realização de um sonho'

Brasileiro fará exibição com Ferrari no Aterro do Flamengo neste domingo. Sem nunca ter corrido no Rio, piloto lamenta fim de autódromo da cidade

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro
22 comentários
TNT Street Race - Felipe Massa (Foto: Divulgação)Felipe Massa na entrevista deste sábado em
Copacabana, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Antes de embarcar para a Austrália para a abertura da temporada 2013 da Fórmula 1, Felipe Massa vai acelerar sua Ferrari nas ruas do Rio de Janeiro. Neste domingo, o brasileiro fará uma exibição gratuita em um circuito de rua montado no Aterro do Flamengo. O traçado de 2,8km vai do Monumento dos Pracinhas até o fim da praia do Flamengo. Ao fundo, um cartão postal: Marina da Glória, Baía de Guanabara e Pão de Açúcar.  A TV Globo exibe ao vivo no Esporte Espetacular, a partir das 11h.
O paulista de 31 anos não esconde a ansiedade de pilotar um F-1 na Cidade Maravilhosa pela primeira vez:
- Sem dúvida é a realização de um sonho ter a chance de guiar minha Ferrari nas ruas do RJ, que é a Cidade Maravilhosa. Não tem empolgação maior que guiar com o mesmo carro das pistas em seu país, nas ruas, com o público curtindo junto, fazendo barulho. É uma emoção muito grande, e não tinha lugar melhor que o Rio para fazer um evento tão bacana quanto esse. Nunca vou esquecer. Quem não estiver assistindo na rua, vai estar assistindo em casa. Estou muito, muito empolgado - contou Massa, em entrevista coletiva neste sábado.
FELIPE MASSA NO RJ (Foto: Divulgação)Traçado que Felipe Massa percorrerá de Ferrari neste domingo, no Aterro do Flamengo (Foto: Divulgação)
A animação de Felipe Massa em acelerar no Rio de Janeiro tem motivo. Desde 2002 na Fórmula 1, o piloto nunca teve a oportunidade de competir na cidade, que sediou dez GPs entre 1978 e 1989. E com o fim do Autódromo de Jacarepaguá (demolido para dar lugar ao Parque Olímpico dos jogos de 2016) e o atraso nas obras do circuito prometido para Deodoro, esta poderá ser uma chance única para o piloto, que fez questão de lamentar o fim da tradicional pista carioca.
- Estou muito triste com o que aconteceu com autódromo do Rio. Era um dos mais importantes do meio da F-1, uma das pistas mais bacanas. Nunca tive a chance de correr no Rio, mas sei que foi uma pista muito importante. Ver o que aconteceu é muito triste. Espero que esse evento sirva para que as pessoas que comandam o automobilismo no país enxerguem que o que aconteceu foi uma besteira e espero que a gente consiga construir um outro autodrómo na cidade - declarou.
Douglas Costa, diretor de mercado do patrocinador que promove o evento deste fim de semana, aproveitou o depoimento de Massa para oferecer apoio à prefeitura do Rio para a construção de um novo circuito.
Único brasileiro na F-1 em 2013, Massa lamenta 'solidão' e faz alerta
Felipe Massa no TNT Street Race (Foto: Divulgação)Brasileiro aproveitou para alertar a situação ruim
do automobilismo no país e (Foto: Divulgação)
Em 2013, com a ausência de Bruno Senna e a saída de Luiz Razia, Massa será o único brasileiro na Fórmula 1. A última vez que o país contou apenas com um representante foi em 1971, com o bicampeão Emerson Fittipaldi. O paulista lamenta a "solidão" que sentirá no paddock.
- Desde que entrei na F-1, sempre estive acompanhado de brasileiros como o Rubinho, além de outros que entraram, mas não conseguiram continuar, como o (Lucas) Di Grassi, o Bruno e o (Antonio) Pizzonia. E agora quase que o Razia teve a chance de entrar também. Você fica um pouco mais sozinho, né? Até porque os brasileiros são muito grudados nos fins de semana de corridas. Tenho uma boa relação com os outros pilotos, mas o Brasil fica um pouco mais fechado. Espero levantar a bandeira do país o máximo possível e fazer isso melhorar, crescer.
Massa aproveitou para fazer um alerta às autoridades sobre a situação do esporte a motor no país e ressaltou a pouca quantidade de representantes do país disputando e vencendo categorias internacionais.
- O automobilismo brasileiro tem sofrido muito. Tentei ajudar criando uma categoria (a extinta Fórmula Futuro), uma das mais baratas do mundo, mas não funcionou. Não teve pilotos suficiente, mas não deu certo nem pelos pilotos, era pelos autódromos, outras coisas. A mentalidade tem que mudar. Na época que fui correr na Fórmula Renault, cada categoria tinha um brasileiro disputando o campeonato e o título. Hoje em dia é difícil até ver um brasileiro. Espero que isso melhore.
Tradicional celeiro de pilotos, o Brasil viu em 2012 apenas o carioca Nicolas Costa ser campeão no continente europeu, na Fórmula Abbarth. Para Massa, um dos principais motivos do baixo número de representantes do país no caminho da F-1 é a falta de apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Ele destacou exemplos de sucesso da Europa como caminho para melhorar a situação no país.
-  A CBA tem muito o que fazer a mais para ajudar. Na Inglaterra e na França, a federação ajuda os pilotos, os patrocina para correr nas primeiras categorias e ajuda a buscar patrocínio para correr na GP2. Isso eu nunca vi no Brasil - ressaltou, citando o exemplo de dois dos países com mais representantes no grid da F-1 atual.
Após a exibição neste domingo, Felipe Massa segue para a Austrália, onde será disputada a primeira etapa da temporada 2013. Os treinos livres começam a partir de quinta-feira e contam com transmissão do SporTV. A TV Globo transmite a corrida às 3h da madrugada de domingo e também exibe o treino classificatório, no mesmo horário, no sábado.

Lucas usa muletas e exibe tornozelo inchado após entrada violenta: 'Medo'

Meia-atacante do PSG envia fotos ao GLOBOESPORTE.COM via assessoria e revela que fará ressonância magnética neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França
89 comentários
Horas após a entrada violenta do volante Mangani, que o tirou do confronto entre Paris Saint-Germain e Nancy, aos 11 minutos do segundo tempo, o meia-atacante Lucas mostrou por fotos o estrago da imprudência do companheiro de profissão. Via assessoria de imprensa, o brasileiro enviou imagens do tornozelo esquerdo para o GLOBOESPORTE.COM. E o visual não é nada agradável.
Com o local bastante inchado, Lucas chegou em casa amparado por muletas e ainda não sabe ao certo o resultado da violência de Mangani, que sequer levou cartão amarelo pelo lance. Neste domingo, o jogador será submetido a uma ressonância magnética no local para saber a gravidade da lesão e por quanto tempo desfalcará o time francês na temporada.
- Foi um lance muito perigoso. Fiquei com muito medo na hora. Foi o mesmo tornozelo que eu machuquei no primeiro jogo contra o Valencia. Foi uma entrada forte no pé de apoio. Levei o carrinho por trás e o pé ficou. Doeu muito dos dois lados do tornozelo. Estou com receio de pisar firme porque sinto que está meio frágil. Estou conseguindo pisar e andar e, se Deus quiser, não foi nada grave - revelou o jogador, que fez gelo logo após deixar a partida.
Vale lembrar que Lucas foi um dos 23 convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos da seleção brasileira contra a Itália, no dia 21, em Genebra, na Suíça, e diante da Rússia, no dia 25, em Londres, na Inglaterra. Os dois compromissos serão importantes para o treinador do time canarinho fechar o grupo para a Copa das Confederações.
Montagem - Lucas Tornozelo Machucado (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)De muletas por conta de entrada violenta, Lucas tira foto do tornozelo inchado (Divulgação / Ass. de Imprensa)
Em campo, o Paris Saint-Germain venceu o Nancy por 2 a 1, em casa, com dois gols do sueco Zlatan Ibrahimovic. Com o resultado, a equipe chegou aos 57 pontos, cinco a mais do que o Lyon, que neste domingo vai enfrentar o Olympique.
- O mais importante é a vitória. O time conseguiu se superar e virar o placar - disse o jogador em relação à partida deste sábado.