quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Livro sobre Mendes tem prefácio de CR7 e terror em avião no Brasil

Autores divulgam detalhes sobre obra, que conta a história do agente de jogadores que vendia guarda-sóis na praia e se tornou o "homem mais poderoso do futebol”

Por Lisboa
“La clave Mendes”, em espanhol, ou “Jorge Mendes, o agente especial”, em português, é o título do livro escrito pelos jornalistas Miguel Cuesta e Jonathan Sánchez, que vai ser apresentado nesta quinta-feira em Madri, com a presença do poderoso empresário português e o Bola de Ouro Cristiano Ronaldo. Durante mais de quatro anos, os dois amigos espanhóis foram atrás de histórias e curiosidades de toda a carreira de um dos empresários mais poderosos do futebol atualmente. Depois de várias tentativas negadas, Jorge Mendes aceitou colaborar com o livro, concedendo entrevistas e um acesso exclusivo da sua vida aos dois jornalistas, que adiantaram ao GloboEsporte.com algumas das histórias.
Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes com o livro do Jorge Mendes (Foto: Reprodução/ Facebook)Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes com o livro do empresário (Foto: Reprodução/ Facebook)
O empresário - que hoje gere as carreiras de alguns dos jogadores mais famosos da atualidade, como CR7, Falcao García, Diego Costa, Di María, James Rodriguez, Pepe, De Gea e também de treinadores como José Mourinho e Luiz Felipe Scolari - já vendeu guarda-sóis nas praias da região de Lisboa para ganhar algum dinheiro, isto quando tinha 14 anos. Também foi proprietário de uma boate e de um vídeoclube antes de assinar o seu primeiro contrato como empresário do goleiro Nuno Espírito Santo, em 1997. A sua carreira como agente decolou no início dos anos 2000, quando conheceu Cristiano Ronaldo e, logo depois, José Mourinho, de quem se tornaria grande amigo. Então, levou vários jogadores do time do Porto para os melhores clubes da Europa.
- Há uma parte muito boa do livro que foi a nossa entrevista com José Mourinho. Ele nos recebeu em Londres e contou várias histórias sobre o Jorge Mendes, mas aquelas sobre quando eles se conheceram foi a mais curiosa. Ele nos disse que tinha vários empresários que queriam trabalhar com ele naquele período, mas como Mourinho queria treinar o Chelsea, ele disse que assinaria com aquele que lhe conseguisse um encontro com Roman Abramovich. Jorge Mendes foi o único que conseguiu marcar esse almoço, no norte de Portugal e quando eles estavam lá almoçando, Mourinhorecebeu vários telefonemas de outros agentes dizendo que estavam com Abramovich em Paris. E ele estava ali, na frente do presidente do Chelsea. Então, ele assinou com Mendes, e ele o levou para o Chelsea - contaram os autores do livro, Miguel Cuesta e Jonathan Sánchez.
Pânico em avião em Maceió

Jorge Mendes, empresario Cristiano Ronaldo (Foto: Getty Images)Jorge Mendes também é empresário de Deco (Foto: Getty Images)
Com a ida de Mourinho para o Chelsea, Mendes acertou também as transferências de vários jogadores do Porto para o time inglês e a de Deco para o Barcelona. Desde então, a carreira do empresário mudou definitivamente. Mas Deco, aliás, já havia começado a trabalhar com o agente luso alguns anos antes de se transferir para o Porto, em 1999. E essas negociações por Deco no Brasil nunca vão sair da memória de Jorge Mendes.
- Quando ele assinou com o Deco, o brasileiro estava jogando no Alverca, em 1997, e queria ir para o Salgueiros, no norte de Portugal. Só que uma parte do passe do Deco ainda pertencia a um time de Maceió (CSA) e ele precisaria se desvincular totalmente desse clube para poder ser livre em Portugal. O Jorge foi até Maceió, só que para encontrar o presidente desse clube, ele teve de pegar um pequeno avião de uma cidade para outra bem pequena. Ele nos contou que passou um dos maiores momentos de pânico da vida dele. O avião estava muito velho, e a viagem foi cheia de turbulências, muito agitada. Ele pensou que fosse morrer para conseguir solucionar o caso Deco, mas no final deu tudo certo. Deco foi para o Salgueiros e dali para o Porto - recorda.
Mendes e o Brasil

Além das histórias das negociações de Deco com o Salgueiros, Porto e depois Barcelona, este livro tem muito de Brasil. Os autores recolheram relatos de vários brasileiros que trabalham com o empresário, como Diego Costa, Pepe e Fabinho, que revelou os detalhes da sua transferência do pequeno time do Rio Ave para a equipe B do Real Madrid. A esposa de Jorge Mendes, Sandra, também participou do livro e contou como o marido se preocupa igualmente com todos os seus jogadores, desde o mais novo até ao vencedor de três Bolas de Ouro. E um exemplo disso é o ex-zagueiro argentino, Cristian Bonilla, que atuou pelo Porto B, e resolveu prestar uma homenagem ao empresário.
- Ficou tão grato da forma como foi tratado por Jorge Mendes que tatuou a assinatura dele nas costas - revelou a esposa.
CR7 pensa em Mendes como agente de Hollywood

Jonathan e Miguel conheceram o empresário em 2009, no dia da apresentação de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, e ficaram impressionados com o carisma do luso. Desde essa data, que os dois decidiram desvendar a vida do empresário, que consideram “o homem mais importante do futebol mundial”, mesmo sem o consentimento do próprio.
- No começo, ele não queria participar, dizia brincando que livros seriam para depois de ele morrer. Mas com o tempo fomos ganhando confiança, o encontrávamos em alguns eventos, conversávamos um pouco e ele viu que se tratava de uma coisa séria. Depois a gente começou com algumas entrevistas a várias pessoas que participaram do livro e ele decidiu nos ajudar. Entrevistamos o Jorge três ou quatro vezes, mas passamos algum tempo com ele em Portugal, conhecemos as pessoas da confiança dele, as que trabalham na Gestifute e os amigos mais próximos como o Cristiano Ronaldo, o Nuno Espírito Santo (treinador do Valencia), o próprio Sir Alex Ferguson.
Museu Cristiano Ronaldo com o seu empresa_rio e grande amigo Jorge Mendes (Foto: Claudia Garcia)Cristiano e Jorge Mendes: parceria de longa data (Foto: Claudia Garcia)
Antes de finalizar o livro, os autores propuseram a Cristiano Ronaldo que fosse o craque luso a escrever o prefácio sobre o seu agente, e o atacante do Real Madrid não hesitou. Miguel Cuesta garante que o que está nas primeiras páginas são palavras escritas pelo jogador em primeira pessoa, que além de ter dado o seu depoimento, assinou também o prefácio do livro sobre o “pai e irmão mais velho no futebol”.
- Antes de estar com ele, ninguém me conhecia e a partir de estarmos juntos as coisas foram correndo bem, devido ao seu valor, à sua honestidade e ao seu profissionalismo. O Jorge cumpriu sempre o que prometeu. Sempre foi e continua a ser uma pessoa muito importante na minha vida, fundamental; a pessoa mais importante para que eu tenha chegado onde cheguei - são as primeiras palavras do melhor do mundo sobre o seu agente.
Ainda na parte do prefácio, CR7 falou sobre a sua possível carreira de ator em Hollywood, algo que o empresário Jorge Mendes havia abordado em entrevista ao GloboEsporte.com.
- O nosso futuro? Se agora mesmo me colocassem um contrato em cima da mesa para que Jorge Mendes fosse meu representante em Hollywood, para eu começar uma carreira de ator depois do futebol, eu assinaria sem qualquer dúvida. Assinaria já. Mas penso que o seu mundo é o do futebol. Ele vive o futebol acima de tudo, nunca conheci ninguém na minha vida que viva tanto o futebol como Jorge Mendes - escreveu o Bola de Ouro.
O livro está à venda em Espanha desde o dia 13 de janeiro e em Portugal desde o dia 16. Além da apresentação em Madri, nesta quinta-feira, “Jorge Mendes, um agente especial” será também apresentado em Lisboa na presença do agente no começo de fevereiro, ainda sem data oficial.

Pratto marca, Galo joga bem e vence
o Shakhtar na estreia da temporada

na noite do reencontro de Bernard com o Independência, titulares do Galo comandam a vitória no primeiro amistoso do time alvinegro na temporada

Por Belo Horizonte
gol Atlético-MG x Shakhtar (Foto: Léo Simonini)Léo Silva comemora o seu gol na vitória sobre o Shakhtar Donestk (Foto: Léo Simonini)
O cartão de visitas foi dado. Lateral mortal de Marcos Rocha e gol do estreante Lucas Pratto. Assim o Atlético-MG construiu a vitória sobre o Shakhtar Donetsk-UCR por 4 a 2, no primeiro teste do time em 2015 e no reencontro com a torcida no Independência.
A equipe de Levir Culpi e o torcedor atleticano que compareceu ao Horto não sentiram a falta do artilheiro Diego Tardelli, vendido ao futebol chinês. Das arquibancadas eles parabenizaram o goleiro Victor, aniversariante do dia e autor de belas defesas da noite. E comemoraram o resultado e a boa atuação do time no primeiro e único amistoso da pré-temporada.
Além de Pratto, o Galo balançou as redes com Carlos, Leonardo Silva e Dodô. Gladkiy e Fernando, de pênalti, fizeram os gols para os ucranianos. O fato bizarro da noite ficou por conta do técnico romeno Mircea Lucescu que, indignado com a não marcação de uma penalidade inexistente sobre Wellington Nem, invadiu o gramado com o jogo em andamento. Obviamente, foi expulso.
Goleada construída no primeiro tempo
Se a primeira impressão é a que fica, o argentino Lucas Pratto precisou de apenas 16 minutos para mostrar a que veio. Na jogada manjada do Galo, no lateral mortal de Marcos Rocha, o novo camisa nove atleticano escorou de cabeça e encobriu o goleiro Pyatov. O primeiro do Galo no ano, o primeiro da maior contratação do clube para a temporada.
Na parte final do primeiro tempo, o goleiro Pyatov resolveu aparecer pelo lado negativo e positivo. Aceitou um chute fraco, no meio do gol, de Carlos, em um autêntico frangaço. Mas no lance seguinte impediu Luan de fazer o terceiro ao espalmar no reflexo uma cabeçada à queima-roupa.
Público: 20.795
Renda: R$ 575.445
Mas a noite não era de Pyatov. Era de Galo, de Leonardo Silva, que testou escanteio de Dátolo para o fundo das redes e fechar o placar do primeiro tempo. A combinação Horto e Atlético-MG fazia a primeira vítima europeia logo nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, quem deu o ar da graça foi a jovem revelação Dodô, que terminou 2014 como destaque e promessa para um 2015 promissor. Com um time modificado, Dodô entrou na vaga de Pratto e manteve a média de gol do argentino, após ser lançado e chutar na saída de Kanibolotskiy, que havia entrado na vaga de Pyatov.
A vitória que parecia tranquila se complicou por alguns minutos. O Shakhtar diminuiu o placar com Gladkiy, que recebeu no meio da zaga alvinegra e fuzilou Victor. Ainda antes do fim da partida, Fernando, de pênalti, fez o segundo do time ucraniano, que ficou com um a mais em campo após Jemerson ser expulso nos acréscimos.
ATLÉTICO-MG 4 x 2 SHAKHTAR DONESTK
Victor
Marcos Rocha (Patric)
Leonardo Silva
Jemerson
Douglas Santos (Pedro Botelho)
Leandro Donizete (Maicosuel)
Rafael Carioca (Josué)
Dátolo (Pierre)
Luan (Cesinha)
Carlos
Lucas Pratto (Dodô)
Piatov (Kanibolotskiy)
Srna (Ilsinho)
Krivitsov
Raquitisc (Ordets)
Márcio Azevedo (Shevchuk)
Stepanenko (Fernando)
Fred
Bernard (Taison)
Douglas Costa (Wellington Nem)
Alex Teixeira
Luiz Adriano (Gladkiy)
Técnico:  Levir Culpi
Técnico:  Mircea Lucescu
Gols:  Lucas Pratto, aos 16, Carlos, aos 41, e Leonardo Silva, aos 44 minutos do primeiro tempo; Dodô, aos 10 minutos, Gladkiy, aos 37 minutos, e Fernando, aos 42 minutos do segundo tempo
Cartões:  AMARELO: Pierre (Atlético-MG); Douglas Costa e Shevchuk (Shakhtar) VERMELHO: Jemerson (Atlético-MG)
Local:  Estádio Independência - Belo Horizonte

Mundial "foge" do clima desértico e vira exemplo para Copa da Fifa 2022

Torneio é disputado no inverno do Catar (temperaturas na casa dos 21ºC) e agrada turistas e atletas. Fifa consultou Federação Internacional de Handebol sobre condição

Por Direto de Doha, Catar
O Catar conta os anos para receber a Copa do Mundo de 2022. Propagandas pela cidade, na TV, tudo mostra o trabalho feito pelo país para sediar o evento. A comunidade do futebol, porém, não debate apenas sobre os estádios e possíveis condições sub-humanas de trabalho dos estrangeiros nos canteiros de obras, mostradas por diversas vezes na imprensa internacional. O quase insuportável calor que beira os 52ºC de sensação térmica nos meses de junho e julho, tradicionais datas da Copa do Mundo, assustam e estão no centro da discussão. Tanto é que há um longo debate sobre a possibilidade de transferir a competição para janeiro, para fugir do clima desértico.
VÍDEO: secretário da Fifa diz que Copa do Catar 2022 não será realizada em junho e julho
Torcedores estrangeiros no Mundial de handebol (Foto: Thierry Gozze)Torcedores da França usam jaqueta e cachecol em plena Doha (Foto: Matheus Tiburcio)

A Fifa consultou a Federação Internacional de Handebol (IHF) sobre as condições e toda a operação em janeiro, conforme Jérôme Valcke disse no programa Arena SporTV, garantindo que a Copa de 2022 não será em junho e julho. A situação é vista com desconfiança pela Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) pelo prejuízo financeiro e de planejamento que pode trazer aos torneios nacionais e dentro da Europa - que vão do fim de agosto ao meio de maio.
De antemão, o Mundial de handebol masculino vem mostrando que a escolha pelo mês de janeiro pode realmente ser a melhor saída. Ao menos na opinião de jogadores, comissões técnicas, preparadores físicos presentes na competição e, claro, turistas. Com temperaturas na casa dos 21ºC em janeiro, Doha e o restante do país tornam-se aprazíveis para seus visitantes que vez ou outra deparam-se com um "friozinho" de 10ºC à noite e até chuva. Até roupas de frio é possível usar.

- Em janeiro faz frio, de fato. Em ginásio coberto, o clima é o ideal, mas acho que talvez encontrem dificuldades no futebol se jogarem em julho, por exemplo. E aqui é absolutamente um teste para a Copa do Mundo. Acredito que vão encontrar alguns problemas com o handebol que podem ser resolvidos depois para o futebol. É uma boa experiência também para as próximas competições que serão realizadas no Catar - disse Cyril Thevenot, torcedor francês.
O Al Sadd, tradicional clube do Catar, vem reformando seu estádio. Ele será o primeiro do mundo com ar-condicionado e sem cobertura. Ou seja, será climatizado mesmo recebendo luz do sol. Mesmo assim, com arenas e temperaturas controladas, o armador do Brasil, Thiagus Petrus, acredita que o ideal é mesmo jogar em janeiro, e não em junho. O atleta "agradece" a decisão pelo Mundial de handebol der neste período.

- É muito melhor agora, principalmente para não ficar sujeito o tempo todo ao ar-condicionado. Você sai na rua, o calor de 50ºC, e depois volta ao "ar" com 20ºC... Isso tende a uma doença respiratória. O melhor é a temperatura que está, mais fresco, muito mais agradável - diz Petrus.
Mosaico - Cidade aprazível no inverno e de derreter no verão (Foto: Wander Roberto / Inovafoto)(Foto: Wander Roberto / Inovafoto)


O preparador físico do Brasil, Luigi Turisco, concorda com Thiagus. Ele explica que mesmo atuando com o ar-condicionado, os jogadores tenderiam a ter uma piora de performance durante o verão no país.

- Sem dúvida é melhor para o atleta. A estrutura comporta jogos em qualquer época pela climatização, mas influencia na performance do atleta. O que mais influencia é a temperatura. A hidratação é complicada e a parte de desgaste é antecipada. O atleta pode ter lesão ou fadiga, por mais que tenha climatização no ginásio. Quem tem problema respiratório, atleta com asma, teria problema. Local fechado transmite vírus e é o grande vilão para os atletas. Jogadores poderiam ter resfriados, por exemplo - explica Luigi.
Álcool quase 100% vetado
Torcedores estrangeiros no Mundial de handebol (Foto: Thierry Gozzer)Niko aceita a proibição do álcool no Catar
(Foto: Matheus Tiburcio)
Além de todas as diferenças culturais e de temperatura, os turistas que visitam Doha durante o Mundial de handebol masculino também precisam se acostumar com a dificuldade em encontrar bebidas alcoólicas. O consumo de álcool é expressamente proibido no Catar, que segue com rigor as leis do islã, religião do país.
Grande parte dos turistas no torneio são europeus, todos seguindo suas seleções. Acostumados a consumir cervejas dentro de seus ginásios e estádios, em Doha é impossível assistir a um jogo com um copo nas mãos.

- A gente sempre faz uma reunião com os amigos e os familiares antes dos jogos. Mas é até melhor que não vendam cerveja aqui. Imagina um monte de gente bebendo, ia ser um desastre - brinca Niko Mandevic, fazendo uma relação com a religião e costumes locais, muito diferente dos europeus.

A cerveja, com um pouco de "pesquisa" e perguntas a taxistas e alguns locais, pode ser encontrada em poucos hotéis da cidade, que possuem a liberação para a venda. O preço, porém, não é convidativo. Uma garrafinha "long neck" pode custar o valor de R$ 40. No ano passado, o premiado chef britânico Gordon Ramsay pulou fora da sociedade de um restaurante na futurística "The Pearl", ilha artificial da cidade, porque a licença para a venda de bebidas alcoólicas foi cassada no restaurante. Grande parte do faturamento era de turistas estrangeiros atrás de vinhos, e a pressão de outros restaurantes (tradicionais) da cidade, fez com que o governo local optasse por isso.
Bombom, Patrianova, Chiuffa, Tchê e Japa Passeio jogadores do Brasil Handebol (Foto: Thierry Gozzer)Mulher cobre o rosto na rua. Religião é muito rigorosa no Catar (Foto: Thierry Gozzer)

O calor, porém, não é visto como problema para Niko, que já esteve três vezes no verão do Catar.
- Eu já passei uns três verões no Catar e realmente faz muito calor. Mas os caras têm dinheiro e constroem ginásios e estádios como esse (se referindo ao Duhail Hall). Acho que isso (o calor) não vai ser um problema para a Copa - diz Niko.

Ronaldo elege Ibra melhor "9" atual e se impressiona com seus movimentos

Em entrevista para revista americana, novo sócio do Fort Lauderdale diz que dormiu mais no mesmo quarto de Roberto Carlos que com todas as mulheres de sua vida

Por Fort Lauderdale, Estados Unidos
Zlatan Ibrahimovic já afirmou em diversas oportunidades que um de seus grandes ídolos no futebol é Ronaldo Fenômeno. Pois o sueco ganhou um elogio grandioso nesta quarta-feira. Em entrevista à revista americana “Sports Illustrated”, o brasileiro elegeu o atacante do Paris Saint-Germain como o melhor “camisa 9” da atualidade.

- Ele veste a 10, mas joga como um 9. Estive no último ano duas vezes em Paris para ver seus jogos. Seus movimentos impressionam. Ele é muito, muito bom, o melhor neste momento.
Ronaldo e Ibrahimovic no PSG (Foto: Reprodução/Twitter)Ronaldo e Ibrahimovic posam no vestiário do PSG (Foto: Reprodução/Twitter)
Ronaldo, porém, não votou em Ibra como o melhor jogador que já enfrentou. Este título pertence ao francês Zinedine Zidane, algoz da Seleção nas Copas do Mundo de 1998 e 2006.

- Eu tive o prazer de treinar e jogar com ele também. As pessoas veem muito durante as partidas, mas eu o via todos os dias nos treinamentos. Sempre era incrível vê-lo jogar.

Sobre o melhor companheiro, venceu um brasileiro bastante conhecido de Ronaldo:

- Esse é o Roberto Carlos. Eu dormi mais no mesmo quarto com Roberto Carlos em concentrações do que todas as mulheres que eu estive junto na minha vida! Eu passei todo o tempo com Roberto Carlos por 20 anos, na Seleção, no Real Madrid e no Corinthians – brincou o Fenômeno, apresentado na última semana como novo sócio do Fort Lauderdale, da NASL (a segunda competição de maior importância no futebol dos Estados Unidos).

Livio Oricchio: novos bicos podem gerar surpresas no início da temporada

Para se adequar à nova regra que torna bicos mais "elegantes", projetistas encaram desafio, já que parte frontal dos carros possui grande influência na aerodinâmica

Por São Paulo
Livio Oricchio - Especialista GloboEsporte.com (Foto: GloboEsporte.com)
Na apresentação das primeiras imagens do modelo FW37-Mercedes da Williams, nesta quarta-feira, Pat Symonds, diretor técnico da equipe de Felipe Massa e Valtteri Bottas, reforçou o que os engenheiros já vêm dizendo há algum tempo ao afirmar: “O novo regulamento do bico do carro nos deu uma dor de cabeça”. Para evitar de o bico dos monopostos da F-1 lhe conferirem uma aparência descontínua com o restante do conjunto, incompatível com o refinamento e elegância que a competição gosta de passar, a FIA estabeleceu novas dimensões para os projetistas explorarem a área frontal dos carros. Mas, além de mexer na estética, a regra gerou desdobramentos significativos na aerodinâmica como um todo.
Comparativo carro Williams Formula 1 (Foto: Editoria de Arte)Comparativo entre os bicos dos carros da Williams de 2014 e 2015 (Foto: Editoria de Arte)
Alguns dos maiores engenheiros da F-1 reconhecem a eficiência do desenho da área frontal como decisiva para o sucesso de um monoposto. “O bico e o aerofólio dianteiro são as partes mais importantes do projeto aerodinâmico. Todos os fluxos de ar que vão percorrer o monoposto, por baixo, por dentro (através das tomadas de ar, radiadores) e sobre ele dependem da orientação que a frente do carro irá dar, por isso considero um elemento tão essencial.”
Quem diz isso é o engenheiro que depois de Adrian Newey é o de maior êxito na história da F-1, o sul-africano Rory Byrne, campeão com Michael Schumacher na Benetton e na Ferrari, além de ter sido o projetista do primeiro F-1 de Ayrton Senna, Toleman, em 1984. Há alguns anos é consultor da Ferrari.
Adrian Newey em coletiva de imprensa após os problemas de superaquecimento do RB10 (Foto: Getty Images)"Desanimado" com F-1, Newey viu no novo bico a chance de dar pulo do gato (Foto: Getty Images)
Adrian Newey e o gosto por desafios
Como não poderia deixar de ser, Adrian Newey, diretor técnico da RBR, gostou da mudança. Ainda em Abu Dhabi, em novembro, comentou: “É uma área onde poderemos ganhar alguma coisa”. Esse “alguma coisa” provavelmente representa ganhar ou mesmo perder muito, como explicou Symonds na apresentação da foto da nova Williams.
Newey compreendeu ser um desafio projetar o bico do modelo RB11 da RBR e que, se bem explorado, lhe daria a chance de recuperar alguns décimos de segundo em relação a Mercedes, equipe que dispõe da melhor unidade motriz e um chassi dos mais equilibrados. A RBR compete com a unidade motriz da Renault, bastante modificada, este ano, com a liberdade permitida, agora, pelo regulamento.
A razão maior de os engenheiros desenharem os bicos desconexos no ano passado, até mesmo assimétricos, como o da Lotus, foi para fazer com que o ar, ao atingir o aerofólio dianteiro, fosse orientado de forma a fluir com disciplina também sob o assoalho do carro, até atingir a sua porção final, aquela curvatura para cima visível por trás, já embaixo do aerofólio traseiro. Essa curvatura na porção final do assoalho chama-se difusor, ou perfil extrator. O objetivo do difusor é permitir que o ar que está passando embaixo do carro encontre, ao chegar na traseira, uma área maior para fluir, se espalhar. Embaixo do assoalho, o espaço até o asfalto é mínimo, poucos milímetros. Mas quando o ar, depois de passar pelo assoalho, chega no difusor, sua resistência para fluir é menor, há mais espaço, propiciado pela curvatura para cima.
E o que acontece com o ar embaixo do assoalho do carro de Fórmula 1?
Num pequeno rio, quando as margens se tornam mais próximas, como quando o assoalho está quase tocando o solo, é possível observar que a velocidade de escoamento da água aumenta. Trata-se de um princípio físico, descrito ainda no século XVIII pelo físico holandês Daniel Bernoulli. Com o ar embaixo do assoalho acontece a mesma coisa, ele passa mais rápido, como numa seção mais estreita de um pequeno rio. Bernoulli demonstrou também que, quando a velocidade de um fluido, no caso o ar, é maior, a pressão que ele exerce é menor. Portanto, o ar passando mais rapidamente sob o assoalho, favorecido pelo difusor não criar resistência para ele se expandir lá atrás, exerce uma pressão menor sob o carro que se estivesse escoando mais lentamente.
Os projetistas fazem de tudo para fazer o ar fluir o mais rápido possível embaixo do assoalho por causa desse efeito. Se há menor pressão aerodinâmica sob o carro, pela maior velocidade da passagem do ar, a pressão que o ar exerce sobre ele tende a ser maior. Existe uma pressão de cima para baixo, gerada pelos aerofólios, dianteiro e traseiro, principalmente, e uma embaixo do assoalho, causada pela passagem do ar, atuando na direção contrário, de baixo para cima. Mas com o ar fluindo em maior velocidade embaixo do carro essa pressão é menor. Resultado: a força de cima para baixo, ou downforce, se torna maior. Por quê? Conforme demonstrado, há menos pressão de baixo para cima.
Os engenheiros criavam bicos que permitiam entrar significativo volume de ar para, orientados, passar sob o assoalho exatamente por isso, melhorar a resposta aerodinâmica. Mais downforce quer dizer maior velocidade de contorno das curvas, melhor tracionamento, menor desgaste dos pneus, freadas mais equilibradas, dentre outros benefícios.
Agora os bicos passaram a ser mais controlados. É visível no modelo FW37 da Williams como irão admitir menor volume de ar sob o assoalho, o espaço frontal ficou mais fechado. E, pela lógica, haverá redução na geração de pressão aerodinâmica.
O efeito da medida pode ser grande. De repente, por exemplo, Newey desenvolve alguma solução bastante original para o problema, diante do seu histórico de criatividade, tornando o modelo RB11 mais competitivo do que o esperado, se comparado ao novo carro da Mercedes, W06 Hybrid, provavelmente rápido como em 2014.
O mesmo pode acontecer com James Allison, diretor técnico da Ferrari, Nick Chester, Lotus, dentre outros. Será interessante para o fã da F-1 acompanhar a resposta de cada projetista para o desafio da nova regra do bico. O fato é que ele poderá, sim, gerar algumas surpresas, ao menos no início da temporada.

Real Madrid anuncia a contratação de prodígio norueguês de apenas 16 anos

Martin Ödegaard será apresentado nesta quinta-feira após realizar exames médicos

Por Madri
Martin Odegaard, Noruega (Foto: Trond Tandberg / Getty Images)Ödegaard, em princípio, jogará pelo Real Madrid B (Foto: Trond Tandberg / Getty Images)
O jovem meia Martin Ödegaard, de apenas 16 anos, já pode começar a sentir a pressão de ser um jogador do poderoso Real Madrid. Em comunicado oficial na noite desta quarta-feira, o clube merengue anunciou a contratação do prodígio norueguês, que será apresentado como atleta profissional nesta quinta, às 10h30 (de Brasília), no Ciudad Real Madrid, após realizar exames médicos.
Segundo a imprensa espanhola, Ödegaard custou € 3 milhões (R$ 9 milhões) aos cofres merengues, mas não reforçará a equipe principal por enquanto. A ideia do clube é colocá-lo para treinar e atuar no Castilla, o Real Madrid B, comandado pelo francês Zinedine Zidane.
- É um jogador jovem, que tem futuro e muita qualidade - resumiu o técnico italiano Carlo Ancelotti.
Ödegaard atuava no Stromsgodset, da primeira divisão da Noruega, e já tem no currículo três partidas pela seleção principal de seu país - amistosos contra Emirados Árabes (na época, em agosto, quebrou recorde ao ser titular aos 15 anos e 253 dias) e Estônia e um jogo de eliminatórias da Eurocopa de 2016 diante da Bulgária.
Martin Odegaard, Noruega  (Foto: Getty Images)Martin Ödegaard já defendeu a seleção norueguesa nas eliminatórias da Eurocopa (Foto: Getty Images)
Meia dotado de habilidade acima da média, Ödegaard é considerado uma das maiores revelações europeias da atualidade e era cobiçado também por Bayern de Munique, Manchester United, Liverpool, Barcelona e Arsenal - tendo inclusive participado de um período de testes em alguns destes clubes. Valeu a influência de Cristiano Ronaldo, que mandou um recado ao jovem durante uma sessão de treino no CT de Valdebebas.
- Ele nos contou que falou com o Cristiano e que ele lhe disse: “Daqui a alguns anos vou deixar de marcar tantos gols e depois você vai ter de fazê-los”. O Martin prometeu que quando for para Madri nos vem visitar com regularidade – afirmou um dos companheiros de Ödegaard no Stromsgodset ao canal “TV2”.

Central do Mercado: Éverton Ribeiro e Fred podem deixar Cruzeiro e Flu

Everton está disposto, inclusive, a abrir mão de parte do que receberia no Oriente Médio para aumentar a proposta enviada ao Cruzeiro; Montillo, por ora, fica na China

Por Rio de Janeiro
A quarta-feira não foi numerosa em relação a transferências, mas revelou a possível saída de dois astros do futebol brasileiro. Éverton Ribeiro, protagonista do bicampeonato brasileiro, quer jogar no futebol do Oriente Médio. O Cruzeiro rejeitou a primeira proposta feita pelo jogador, mas ele pretende repassar parte do que haviam lhe oferecido para ajudar a fechar a transação. Quem também pode deixar o país é Fred. O atacante do Fluminense tem proposta da China, para onde Conca deve partir.
Everton Ribeiro Fred e Montillo (Foto: Reprodução)Everton Ribeiro e Fred deve ir para longe do Brasil, assim como Montillo deve ficar, já que o Shandong Luneng rejeitou proposta do Flamengo (Foto: Reprodução)
O também chinês Shandong Luneng frustrou os dirigentes rubro-negros na tentativa de contratar o meia  Montillo e rejeitou a primeira proposta do Flamengo. O Rubro-Negro, porém, pretende sensibilizar os chineses na base da conversa.
O Tricolor segue como um dos clubes mais visados dentro do mercado. Depois do interesse revelado em Walter, o Peixe consultou o Flu por Wagner. Os valores, porém, não agradaram. Outro jogador do clube carioca que interessa a uma paulista é o volante Edson, agora na mira do Corinthians.
O Grêmio finalmente teve a saída do atacante Fernandinho oficializada. E o negócio, segundo a imprensa italiana, parece vantajoso. Comprado por R$ 6 milhões, o ex-atleticano renderá R$ 3 milhões por empréstimo cuja duração é de um ano.
O Náutico reforçou sua linha de frente com empréstimos feitos por clubes paulistas. Acertou com Stéfano Yuri, do Santos, e Patrick Vieira, do Palmeiras. Ambos ficam por uma temporada.

Laudo do IML comprova que surfista foi atingido pelas costas e na lateral

Duas balas atingiram Ricardo dos Santos e perfuraram vários órgãos.
Polícia acreditava que 3 tiros atingiram o surfista, pois havia 3 perfurações

Por Palhoça, SC
O Instituto Médico Legal (IML) divulgou nesta quarta-feira (21) o laudo cadavérico de Ricardo dos Santos, de 24 anos. Segundo o IML, o surfista foi atingido por duas balas, não três, como se suspeitava inicialmente, pois o corpo apresentava três perfurações. Um dos projéteis atingiu o lado esquerdo do corpo e atravessou e saiu pelo lado direito, perfurando órgãos internos. O outro tiro o acertou as costas, já que a bala ficou alojada na vértebra lombar. O policial militar, que confessou ter feito os disparos, foi preso em flagrante e está detido em uma sala especial do 8º Batalhão da PM, em Joinville, onde ele trabalha desde 2008.
Ricardo dos santos Surfe cemiterio (Foto: Renan Koerich)Corpo de Ricardinho foi enterrado nesta quarta-feira (Foto: Renan Koerich)

O atleta foi atingido na região entre o tórax e o abdômen, na manhã de segunda (19), após um desentendimento com um policial, que estava acompanhado do irmão, menor de idade. O crime ocorreu na frente da casa do esportista. Ele passou por quatro cirurgias, três delas na segunda, mas não resistiu aos ferimentos. Ricardinho, como era conhecido pelos amigos, morreu às 13h10 de terça-feira (20), no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis. O rapaz foi enterrado nesta quarta, em Paulo Lopes, cidade vizinha de Palhoça, onde ele nasceu e viveu na praia da Guarda do Embaú.
Conforme o gerente do IML, Marcos Aurélio Lima, a bala que atravessou o corpo do rapaz pela lateral seguiu toda a linha média (entre o tórax e o abdômen). Esta bala entrou por um lado e saiu pelo lado. Baço, pâncreas, fígado e intestino foram lesionados pelas perfurações. O laudo cadavérico indica ainda que a veia cava, a de maior fluxo de sangue do corpo, foi atravessada pelo projétil. O outro tiro ficou alojado na quinta vértebra na região lombar, da qual foi retirado um projétil de pistola.
O laudo cadavérico não confirma como aconteceu a sequência de tiros. O IML informou que, pelas marcas, as balas foram disparadas de uma distância superior a 60 centímetros. O órgão esclarece que, somente com outros exames, é possível precisar a distância em que o tiro foi feito e se a bala é compatível com a arma do policial suspeito.
"tiros eram para assustar"
O advogado do policial militar Luis Paulo Mota Brentano, de 25 anos, suspeito de ter assassinado o surfista, alegou que o PM teria efetuado os disparos "simplesmente para assustar, e não para acertar (em Ricardo dos Santos)". Gilmar Schelbauer, sustenta a tese de legítima defesa, já alegada pelo PM e o irmão dele, menor de idade, em depoimento à Polícia Civil, na segunda-feira (19). Segundo o advogado, após uma discussão, a vítima teria voltado com um facão para se defender.
- Ele (o PM) já estava indo embora e a vítima (Ricardinho)  teria investido contra ele. Os disparos foram efetuados simplesmente para assustar, e não para acertar - afirmou Schelbauer. 
Brentano foi preso em flagrante  e levado, primeiramente, ao Batalhão da Polícia Militar de Florianópolis. Na noite desta terça-feira, ele foi transferido para o  8º Batalhão de Joinville, no Norte do estado. Ele está detido por tempo indeterminado. O irmão, que estava junto no carro, foi liberado e é considerado testemunha do caso. Brentano já respondeu a outros processos criminais – e foi absolvido em todos, segundo a PM. Ele será indiciado por homicídio doloso qualificado. Em paralelo, o PM também responderá a um inquérito militar pelo mesmo crime.
- Após o inquérito, a corporação (PM) pode aplicar uma advertência ou até mesmo a expulsão do soldado da Polícia Militar. Caso ele pegue uma pena acima de dois anos, seja na Justiça comum ou militar, automaticamente ele será desligado - explicou a tenente-coronel, Claudete Lemkuhl. A PM informou que o soldado estava de férias no dia em que cometeu o crime.
Instagram Jamie O´Brian Ricardo dos Santos (Foto: Reprodução/ Instagram)(Foto: Reprodução/ Instagram)

diferentes versões

Segundo algumas testemunhas, o policial estaria consumindo drogas no momento da discussão. A tese é contestada pelo advogado, que alega que o cliente não usa drogas. "Desde o  início ele se colocou em disposição da Justiça pra fazer o exame toxicológico. Ele fez o exame e deixou o veículo dele na delegacia. Foi feito uma perícia em todo o veículo para verificar se foi encontrado algum resquício de droga", alega. Quando saírem, os resultados do exame e perícia serão encaminhados para a Polícia Civil e, posteriormente, para a Corregedoria da PM, conforme a tenente-coronel Claudete Lemkuhl.
Outra versão indica que Ricardinho havia pedido para que o suspeito retirasse o automóvel de cima de um cano na frente da casa do surfista. Ele e o avô iriam consertar a tubulação, que leva água para as famílias daquela área. Segundo os moradores, o policial teria agido de forma agressiva ao responder o surfista, que retrucou, mas não houve uma discussão forte entre os dois. Quando todos achavam que o motorista estava saindo com o veículo, o policial sacou uma pistola e atirou duas vezes contra Ricardo. O atleta ainda tentou fugir, mas foi atingido por mais um tiro nas costas, conforme testemunhas. O delegado responsável pela investigação, Marcelo Arruda, informou que deve ser feita uma reconstituição dos fatos para confirmar o que realmente aconteceu.
velório e enterro
Velório Ricardo dos santos Surfista (Foto: Renan Koerich)Surfista foi velado no salão da Paróquia Santa Terezinha (Foto: Renan Koerich)
O corpo do surfista Ricardo dos Santos foi enterrado pouco depois das 12h desta quarta-feira (21), no cemitério de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. O velório ocorreu desde 23h de terça (20), no salão da Paróquia Santa Terezinha da Guarda do Embaú, onde o atleta nasceu e morava.
Inicialmente, a família havia optado pela cremação e depois jogar as cinzas no mar da Guarda do Embaú, mas, devido à dificuldade nos trâmites para emissão da escritura de cremação, os familiares decidiram realizar o enterro. O corpo chegou ao local do velório sob aplausos, por volta das 23h de terça. Muitas estavam de branco e seguravam velas.
Na manhã desta quarta, mais amigos e familiares do surfista compareceram ao velório. No local, foram colocadas várias fotos do catarinense surfando e pranchas que ele usava para praticar o esporte. O clima foi de tristeza e indignação.
Jacqueline Silva, Mineirinho, Alejo Muniz, Renan Rocha e Luan Wood são alguns dos surfistas que estiveram presentes no adeus a Ricardinho. No local do seputalmento, parentes e amigos do atleta gritaram: "justiça, justiça, justiça".
doação
O Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, informou que as córneas de Ricardinho foram retiradas na tarde de terça e serão doadas. A direção do hospital esclarece que, por não ter ocorrido morte encefálica, e sim parada cardíaca, demais tecidos e órgãos não puderam ser aproveitados para doação.