sábado, 20 de agosto de 2011

Bruxa solta: com estiramento na coxa, Thiago Neves não pega o Inter

Depois de Airton, novo problema: camisa 7 tem lesão e nem viaja com delegação. Em meio a maratona de jogos, problemas começam a surgir

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
A bruxa está solta no Flamengo. Na manhã deste sábado, um dia depois de o departamento médico anunciar que Airton terá que ser submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo, o Rubro-Negro sofreu a baixa de Thiago Neves, que não enfrentará o Internacional, neste domingo, às 16h, em Porto Alegre. Com estiramento na coxa direita, o camisa 7 nem seguiu com a delegação para Porto Alegre. Ele também não terá condições de enfrentar o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, em Curitiba, e não tem previsão de retorno.
- Nesta sexta-feira, o Thiago reclamou de dores, fizemos o exame e constatamos a lesão - afirmou o médico Márcio Tannure, que preferiu não estipular a data para a volta do atleta.
Os prováveis substitutos de Airton e Thiago Neves são Luiz Antonio e Bottinelli. Mesmo com todos os cuidados de comissão técnica, do preparador físico, Antônio Mello, e dos médicos, a maratona de jogos do Brasileirão – acrescidos da Copa Sul-Americana - começa a cobrar seu preço. Airton só deverá voltar entre quatro e seis semanas.
Thiago Neves fora poupado de alguns treinos com bola depois das partidas, assim como Ronaldinho Gaúcho. Recentemente, o camisa 7 costumava se queixar de dores musculares. Nas duas últimas partidas – Figueirense (2 a 2) e Atlético-GO (1 a 4) – Thiago Neves teve atuações abaixo da média.
Para evitar novos problemas, os jogadores que enfrentaram o Atlético-GO realizaram na manhã deste sábado apenas trabalho na sala de musculação do Ninho do Urubu, assim como acontecera na sexta-feira. À tarde, o time embarca para Porto Alegre. Depois do jogo com o Inter, o grupo segue direto para Curitiba, onde treinará na segunda e terça-feira para a partida contra o Furacão, na quarta.
Na vice-liderança com 34 pontos, um tropeço diante do Inter poderia afastar o Rubro-Negro do Corinthians, líder, com 37, e colocaria em risco a atual colocação, já que São Paulo e Vasco estão com 33 pontos.
 

Sport vence o Paraná Clube em Curitiba e se reabilita na Série B

Leão da Ilha acaba com uma sequência de três derrotas seguidas

Por Gabriel Hamilko Curitiba
Mesmo dos camarotes da Vila Capanema, Paulo César Gusmão deu sorte para o Sport, que venceu o Paraná Clube por 2 a 1, com gols do atacante Willians e do meia paranista Júnior Urso, contra. O volante Everton Garroni descontou.
Contratado nessa semana, Gusmão não ficou à beira do gramado, mas participou ativamente do pré-jogo do Leão, inclusive realizando a preleção. Coincidência ou não, o Sport dominou o jogo, teve a marcação como ponto forte, ganhou e acabou com a sequência de três derrotas seguidas, enquanto o Paraná desperdiçou mais uma chance de se aproximar dos três primeiros colocados da Série B após 18 rodadas.
Novamente o Paraná foi beneficiado pelos resultados dos outros confrontos. Como Goiás e Criciúma não venceram, a equipe continua no G-4, com 28 pontos somados. O próximo adversário é o Bragantino, no sábado, às 16h20m (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid.
Para o Sport, os três pontos nunca foram tão valorizados. Também auxiliados pelos placares da rodada, o Leão deu um salto da 13ª colocação para oitavo, com 26 pontos. Para fechar o primeiro turno, o time pernambucano joga na terça-feira, às 20h30m, contra o Vila Nova, na Ilha do Retiro.
willians PARANÁ CLUBE x SPORT (Foto: Agência Estado)Willians marcou o primeiro gol da vitória do Sport (Foto: Agência Estado)
Sport sai na frente
Nem parecia que o Paraná estava jogando em casa. Nos 15 primeiros minutos, o jogo foi movimentado, com chances para os dois lados. Porém, o Sport era mais eficiente, assustando mais a meta do goleiro Zé Carlos.
O Tricolor paranaense aproveitava as investidas do Leão para sair com velocidade nos contra-ataques, além de explorar as faltas frontais. Não demorou muito para a pressão dar resultado. Aos 20 minutos, contando com a ajuda da defesa da zaga paranista, o atacante Willians recebeu lançamento de Thiaguinho e com calma empurrou para o fundo da rede, sem chances para Zé Carlos: 1 a 0 Sport.
O placar poderia ser mais elástico, se não fosse o escorregão fatal do atacante Júnior Viçosa, que na pequena área paranista teve a chance de marcar o segundo.
Para correr atrás, o Paraná Clube foi para o ataque e a situação se inverteu, com o Leão fechado atrás e saindo no contra-ataque. Mas a pressão paranaense não dava efeito, principalmente, por conta da boa marcação do time nordestino, que no estilo abafa marcava no campo de ataque.
O Paraná teve ainda um gol anulado, com o atacante Borebi impedido, aos 39 minutos. Observando a atuação desencontrada do time paranaense, o técnico Roberto Fonseca promoveu uma substituição: tirou o volante Serginho e colocou o meia Jefferson Maranhão, dando uma cara mais ofensiva ao Tricolor.
Reação paranista não foi suficiente
A etapa complementar começou com o mesmo script do primeiro tempo. Oportunidades para os dois lados, mas com um Sport mais decisivo. Júnior Viçosa desperdiçou mais uma chance preciosa, ao sair cara a cara com o arqueiro Zé Carlos e, em vez de chutar, tocou fraco para o lado, facilitando a vida do goleiro.
Sem mudar o esquema tático, o treinador paranista tentou uma nova substituição e trocou o atacante Borebi pelo também atacante Hernani. Alteração que deu efeito. O Tricolor foi com tudo para cima do Sport e dominou a partida.
A alternativa usada pelo time pernambucano era apertar mais a eficiente marcação, tanto que abusou das faltas frontais ao gol de Magrão. Em uma cobrança, o lateral Lima assustou Magrão, que, imóvel, só ficou olhando a bola passar perto do travessão.
De tanto tentar, o Paraná foi premiado. Aos 18 minutos, o meia Welington cobrou escanteio e o volante Everton Garroni subiu mais alto que a zaga do Leão, empatando o jogo.
Vendo a reação do time da casa, o técnico Mazola Júnior resolveu mexer no time: no ataque saiu Willians para a entrada de Danielzinho, e o meia Maylson deu lugar a Welligton Saci. O empate não bastava ao Leão da Ilha. Tanto que, em uma rápida saída, Viçossa cruzou para a área e o meia Júnior Urso tentou cortar, mas acabou mandando contra a meta do Paraná. Sport na frente de novo.
O técnico paranista ainda tentou a última alternativa ao colocar o meia Douglas Parcker no lugar de Welington, mas apesar da insistência no ataque, o Paraná tropeçou pela terceira vez em casa e o Sport se recuperou na Série B.
 

Sócrates apresenta melhora e sorri com homenagem da torcida do Timão

Ex-jogador já respira sem ajuda de aparelhos e não tem mais sangramento. Se passar a noite bem, pode passar de UTI para unidade semi-intensiva

Por Alexandre Massi São Paulo
Após momentos de tensão, neste sábado, a família de Sócrates está mais otimista. O ex-jogador, que está internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein desde a quinta-feira com um quadro de hemorragia digestiva alta causada por uma hipertensão portal, teve o tubo respiratório retirado e não apresenta mais sangramento. Kátia Bagnarelli, esposa de Sócrates, está bem confiante de que ele apresentará melhora significativa neste domingo.
- Essa noite não pode ser um teste. Tem que ser prova final. Se o quadro dele permanecer estável até amanhã (domingo), estamos confiantes de que amanhã ele vá para a unidade semi-intesiva.  - explicou Kátia, ao GLOBOESPORTE.COM.
sócrates cartaz corinthians x figueirense (Foto: Agência Estado)Sócrates recebe homenagens da torcida do Timão
(Foto: Agência Estado)
A mulher de Sócrates também conta que um gesto da torcida do Corinthians foi muito importante para que o ex-jogador e ídolo do Timão apresentasse outro quadro animador. Durante o jogo contra o Figueirense, neste sábado, os torcedores exibiram uma faixa com a frase "força, Sócrates" (assista ao vídeo). Ao saber do gesto de carinho, o "Doutor" sorriu.
- Os irmãos dele estavam assistindo ao jogo e viram a homenagem. Eles me passaram a informação e eu reproduzi ao Sócrates. Ele abriu um sorriso e ficou muito contente com a homenagem da torcida. Ele lutou muito pela democracia, lutou pelas pessoas que não tinham como lutar por si mesmas. Então, foi um gesto que deu muita força a ele. Foi uma retribuição da torcida pelo que ele fez por ela - acrescentou Kátia.

O último boletim médico divulgado pelo hospital, às 14h15m deste sábado, informava que o
Sem fazer grande esforço, Botafogo derrota o desesperado Atlético-MG
Time carioca aproveita o nervosismo do adversário, que continua na zona do rebaixamento, para vencer por 3 a 1. Felipe Menezes marca duas vezes
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Mesmo sem seus dois principais e experientes atacantes, Loco Abreu e Herrera, o Botafogo provou neste sábado que futebol é bola no chão e cabeça no lugar. O time carioca não precisou ser brilhante para derrotar com muita tranquilidade o atordoado Atlético-MG, por 3 a 1, no Engenhão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Felipe Menezes fez dois gols e Elkeson um para a equipe da casa, e André descontou no fim da partida.
O resultado fez o Botafogo pular para os 31 pontos e se manter na quinta colocação, mas agora mais próximo do líder Corinthians, que perdeu para o Figueirense e tem 37. O Galo parou nos 15 e ficou estacionado na zona do rebaixamento, em 18º lugar, mas pode ser ultrapassado pelo Avaí neste domingo. O público pagante foi de 8.481 pessoas (11.100 presentes), para uma renda de R$ 149.795.
Os dois times voltam a se enfrentar nesta terça-feira, no mesmo local, em jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana (na ida, vitória carioca por 2 a 1). Pelo Brasileirão, o próximo jogo do Botafogo será o clássico com o Fluminense, sábado que vem, no Engenhão. Já o Atlético-MG enfrenta o seu maior rival, o Cruzeiro, um dia depois, às 18h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
Atlético-MG começa bem e acaba mal o primeiro tempo
Logo no início da partida, as duas defesas demonstraram suas deficiências, com espaços perigosos no meio das zagas. No entanto, com o passar do tempo se veria que a do time mineiro apresentaria mais buracos que a do adversário. Jefferson, que completou 200 jogos com a camisa do Botafogo, salvou seu time de levar o primeiro gol pouco tempo depois do apito inicial em chute de curtíssima distância de Bernard. Porém, a resposta da equipe da casa veio imediatamente, mas Elkeson não conseguiu vencer o goleiro Renan Rocha e Richarlyson, que afastou o perigo quando a bola se encaminhava para o barbante.
Com o meio de campo um pouco amarrado, as melhores opções do Botafogo eram com seus laterais. E num passe de Cortês para Lucas, o lateral-direito viu Elkeson livre na área e serviu o atacante, que em sua primeira conclusão de cabeça no Brasileiro abriu o marcador, aos 16.
Em situação desesperadora na competição, o Galo só tinha uma alternativa, partir para o ataque. Porém, sem talento no seu meio, teve muita posse de bola, mas pouco ameaçou o adversário, para desespero de Cuca. O treinador primeiro pediu calma ao seu time para que acertasse os passes e depois inverteu as posições de Bernard e Mancini, só que o experiente jogador nada conseguiu de útil no lado esquerdo. Ele voltaria depois para a meia-direita e continuaria inoperante, como os seus companheiros.
Por outro lado, o Botafogo tinha tudo a seu favor na partida, e depois de um período em que mais esperou a reação do adversário do que o agrediu, chegou ao segundo gol em belo chute de fora da área desferido por Felipe Menezes, aos 34. A equipe mineira ficou ainda mais nervosa, especialmente Richarlyson, que desde o início vinha demonstrando irritação com o árbitro Wilton Pereira Sampaio. O lateral-esquerdo levou o cartão amarelo e ficou pendurado no jogo. Logo depois foi a vez de Dudu Cearense levar o seu, por uma falta dura no ataque, e o Galo foi para o intervalo com dois amarelos, dois gols sofridos e nenhum marcado.
elkeson gol botafogo x atlético-mg (Foto: Cezar Loureiro/Globo)Elkeson marcou em sua primeira finalização de cabeça no campeonato (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
Botafogo explora nervosismo do adversário e garante vitória fácil
Para a etapa final, Cuca radicalizou e pôs André no lugar de Mancini, passando a jogar com três atacantes (mais Guilherme e Magno Alves). Além disso, tirou Richarlyson para a entrada de Triguinho. O Botafogo voltou sem alteração e sem mudar sua tranquila postura em campo, parecendo acreditar que faria o terceiro a hora que desejasse. E o gol veio novamente com Felipe Menezes, em forte chute de dentro da área, aos nove minutos.
Se a partida já estava fácil para a equipe da casa antes, ficou ainda mais após os 3 a 0 no placar. Cuca fez nova troca no seu ataque - entrou Daniel Carvalho no lugar de Magno Alves -, mas evidentemente o problema da sua equipe não estava somente no setor ofensivo. O Atlético-MG apresentou falhas em todos os seus setores e muitas delas foram causadas pela tensão de seus atletas.
No Botafogo, a paz era tão grande que o técnico Caio Júnior só fez sua primeira substituição aos 27 minutos. E se deu ao luxo de tirar o artilheiro da partida, Felipe Menezes, para a entrada do jovem Cidinho. E depois resolveu poupar Elkeson e Maicosuel, colocando Thiago Galhardo e Alexandre Oliveira, respectivamente.
Sem a menor pressa, a equipe da casa foi segurando o resultado, aguardando o momento de dar mais um bote e fazer o quarto. Teve algumas chances, principalmente uma com Renato e outra com Cortês, mas não aproveitou e levou um de André pouco antes do apito final. Mas pouco se incomodou, pois venceu como e quando quis um time destroçado e intranquilo pela situação em que se encontra no Brasileiro.
No jogo do 'título', Corinthians fracassa e perde para Figueirense
Líder tem atuação ruim novamente e é surpreendido no Pacaembu: 2 a 0. São Paulo, Flamengo e Vasco agradecem e podem colar no Timão
 
 
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
A decisão sobre que time será o simbólico campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro ficou para a 19ª rodada. Em um Pacaembu congelante pelo frio que atingiu a cidade de São Paulo neste sábado, o Figueirense estragou a festa do Corinthians. Com uma atuação instável outra vez, melhorando somente no segundo tempo, o Timão sucumbiu diante da boa marcação dos catarinenses, perdeu por 2 a 0 e não conseguiu dar fim à sua fase instável. Wellington Nem e Wilson Pittoni marcaram os gols.
O Corinthians seguirá líder mesmo com os jogos deste domingo, mas permite a aproximação dos principais adversários na briga pelo título. Com 37 pontos, pode ganhar a companhia do Flamengo, que tem 34 (e duas vitórias a menos) e enfrenta o Inter. São Paulo e Vasco, com 33, também têm a chance de encostar se vencerem Palmeiras e Fluminense, respectivamente. Compareceram ao Pacaembu 26.256 pagantes, com renda de R$ 860.674,50.
O Corinthians ainda depende apenas de suas formas para terminar a primeira metade do Brasileirão na liderança. Para isso, basta vencer o rival Palmeiras no próximo domingo, às 16h, em Presidente Prudente. Já o Figueirense, que vinha de uma derrota por 3 a 0 para o Fluminense no Rio, volta para Santa Catarina mais próximo do bloco de cima da classificação. Está em oitavo lugar, com 26 pontos, e no próximo domingo também tem clássico pela frente: recebe o Avaí, às 18h, no Orlando Scarpelli.
Figueira surpreende anfitrião
O Corinthians mostrou que precisará trabalhar mais para encaixar a nova formação elaborada por Tite. Com dois meias na armação das jogadas, o time trocou a velocidade e a pressão que tanto sucesso fizeram nas primeiras rodadas por um estilo mais cauteloso. Era o prato cheio que o Figueirense esperava para equilibrar o jogo. Ao congestionar o meio de campo, os visitantes bloquearam as principais armas adversárias e passaram quase todo o primeiro tempo sem sustos, precisando de apenas uma chance para ficarem em vantagem.
A pouca mobilidade e a forte marcação do Figueirense anularam Danilo e Alex, responsáveis por organizar o ataque. Jorge Henrique e Liedson praticamente desapareceram sem o auxílio da dupla. Sem espaço, os corintianos tiveram seu grande momento na primeira etapa em uma cobrança de falta do capitão Chicão bem próxima da área. O goleiro Wilson desviou e a bola carimbou o travessão. Alex ainda tentaria um voleio na área para fácil defesa.
O Corinthians cresceu a partir dos 20 minutos, mas sem força para sufocar e abusando dos erros de passes. Tite liberou as descidas dos laterais para auxiliarem Danilo e Jorge Henrique pelos lados. A estratégia, porém, surtiu efeito contrário e fatal. Aos 34, Julio Cesar disparou nas costas de Alessandro e cruzou rasteiro para a área. Mais esperto que a zaga, Wellington Nem apareceu livre e, de carrinho, mandou a bola para a rede. Motivo de sobra para alguns torcedores do Timão reclamarem na saída da equipe de campo.
jorge henrique bruno corinthians x figueirense (Foto: Agência Estado)Bruno toca a bola diante de Jorge Henrique: catarinenses fizeram boa marcação (Foto: Agência Estado)
Tite tenta, mas Figueira faz o segundo
Tite buscou inspiração na rodada passada para tentar acabar com os problemas no segundo tempo. Assim como diante do Atlético-MG, na última quarta-feira, o treinador tirou um lateral, desta vez Weldinho, e colocou Emerson, herói da virada por 3 a 2, para dar mais mobilidade ao ataque. A primeira chance, porém, veio novamente em bola parada. Logo aos quatro minutos, Alex cobrou falta com perigo, bem perto da trave direita de Wilson.
O treinador corintiano voltou à formação que brilhou nas dez primeiras rodadas ao colocar Willian no lugar de Danilo, vaiado pela torcida ao deixar o campo. O Timão ganhou velocidade e transformou a partida em um treino de ataque contra defesa. Dois minutos depois de entrar, Willian acertou a trave da meta adversária. Aos 18, Emerson disparou livre na área, mas bateu mal e perdeu boa chance.

O ímpeto corintiano foi diminuindo gradativamente, permitindo que o Figueirense voltasse a encaixar a marcação. Jorginho aproveitou para trancar ainda mais a equipe na defesa. A nova aposta de Tite para furar o bloqueio foi colocar o volante Edenílson na vaga de Paulinho para atuar como homem surpresa na ligação entre meio e ataque. Mas quem conseguiu balançar a rede foi o visitante.
Em um contra-ataque, Julio Cesar avançou, deixou Ralf para trás, driblou Alessandro e chutou na trave direita do goleiro do Corinthians. No rebote, Pittoni só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede, aos 47 minutos: 2 a 0 para o Figueira e decepção da torcida do Timão.

René Simões explica afastamento do atacante Jobson

Treinador do Bahia justificou corte do atacante da partida contra o Santos

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
  •  
rene simoes técnico do Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Treinador do Bahia explicou o afastamento do
atacante Jobson (Foto: Reprodução/TV Bahia)
O técnico do Bahia, René Simões, não teve meias palavras para justificar a decisão de tirar Jobson da partida contra o Santos, neste domingo, no estádio de Pituaçu. O atacante chegou atrasado na concentração, foi impedido de treinar neste sábado e será multado pela diretoria tricolor. Ao falar sobre o caso, René lembrou que esta não foi a primeira vez que Jobson aprontou no Tricolor.
- A gente tem tomado medidas que achamos que fossem corrigir esse problema, mas não corrigiu. Agora estamos tomando essa medida para que o jogador reflita bem. Hoje chegou a um determinado nível que não dá mais para que ficar só com as medidas que a gente tomava. Hoje precisou de uma medida mais forte.
René explicou que tem trabalhado de maneira educativa com Jobson. Segundo o treinador, o atleta modificou seu comportamento em alguns aspectos, mas ainda continua falhando quanto ao cumprimento de regras e horários.
O técnico aproveitou ainda para encerrar qualquer tipo de boato relacionando o atraso do jogador ao uso e drogas.
- Ele vem sendo testado e não tem nada a ver com o problema dele de drogas. Senão a primeira coisa que vai acontecer é dizerem que está envolvido com drogas outra vez. Não tem nada a ver com isso.
René Simões relembrou que todos no Bahia sabiam do risco ao contratar Jobson e revelou o sofrimento ao decidir pela punição ao atacante:
- Me dói muito, porque eu tenho um carinho muito especial por ele. É um jogador que nós, desde o início, assumimos o risco e nós sabemos que era uma contratação de risco, como outras que nós fizemos. E a gente vem trabalhando muito em cima disso. Mas, espero que essa medida dê resultado e que todos entendam isso.
Com a punição anunciada pela diretoria do Bahia, Jobson foi afastado do elenco que vai enfrentar o Santos. O jogador se reapresentará no Bahia somente na segunda-feira, quando o time iniciará a preparação para enfrentar o Ceará.
 

Série C: Brasiliense faz 2 a 0 no Ipatinga e abre vantagem no grupo

Na mesma chave, Madureira marca aos 49 minutos do segundo tempo e vence o Macaé. CRB bate o América-RN e encosta no líder do Grupo B

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
Brasiliense, CRB e Madureira abriram a sexta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro com triunfo. Neste sábado, os dois primeiros venceram, respectivamente, Ipatinga e América-RN e seguem bem em seus grupos. Já o Tricolor Suburbano venceu o Macaé, em duelo fluminense, e tenta se recuperar na competição.
Veja a classificação da Série C
No Grupo C, o Brasiliense fez 2 a 0 no Ipatinga, na Boca do Jacaré, e abriu vantagem na liderança. Com 12 pontos, está três a frente dos mineiros, que seguem na vice-liderança. Porém, o Marília, que folgou na rodada, tem um jogo a menos. Se vencer o Madureira no próximo sábado e o Ipatinga tropeçar no Macaé, pode assumir a segunda posição.
Pela mesma chave, o Madureira fez 1 a 0 no Macaé, no Estádio Cláudio Moacyr, com direito a gol de Diego aos 49 minutos do segundo tempo. O resultado levou o Tricolor Suburbano aos quatro pontos, e pode ser o ponto de partida para a recuperação - atualmente ocupa a penúltima posição.
No Grupo B, o CRB fez valer o mando de campo e marcou 2 a 1 no América-RN, no Estádio Rei Pelé. Agora, soma nove pontos, mesmo número do adversário e perde a liderança no saldo de gols: -2 a 3.
O Águia de Marabá fez 2 a 1 no Paysandu, no Zinho de Oliveira, e assumiu a liderança do Grupo A, com dez pontos, dois a mais que o Papão.

Após sair da prisão, Zé Elias atua como comentarista no jogo do Timão

Ex-jogador estava detido por não pagar pensão alimentícia. Liberado, agora ele deseja voltar a trabalhar com futebol e mata saudades neste sábado

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Após cumprir 30 dias de prisão por não pagar pensão alimentícia, Zé Elias foi liberado na última sexta-feira. Matou a saudade da familia primeiro, para depois reencontrar a segunda paixão: o futebol. O ex-jogador, com passagem marcante pelo Corinthians, atuou como comentarista pela Rádio Globo neste sábado, durante a partida entre Timão e Figueirense, no Pacaembu. E espera retomar a profissão de vez o mais rápido possível.
ze elias   corinthians x figueirense (Foto: Carlos Augusto Ferrari/Globoesporte.com)Zé Elias volta a atuar como comentarista no jogo do Corinthians contra o Figueirense, neste sábado, no Pacaembu (Foto: Carlos Augusto Ferrari/Globoesporte.com)
- Estou voltando ao ritmo normal. A vida ainda não está totalmente normal porque na cadeia tudo é a zero por hora, mas estou retomando a rotina. O que eu gosto de fazer mesmo é ser comentarista. Vou conversar com o pessoal da rádio para ver o que acontece essa semana - ressaltou o ex-jogador, que já foi comentarista da Rádio Globo na Copa de 2010.
Além de comentar o jogo, Zé Elias também recebeu o carinho da torcida do Timão. Antes do início da partida e também no intervalo ele foi bastante assediado na cabine da rádio, tirando fotos e dando autógrafos.
Entenda o caso
Zé Elias recebeu um mandado de prisão por não pagamento de pensão alimentícia aos dois filhos do primeiro casamento. Ele cumpriu os 30 dias de detenção determinados pela Justiça. O processo está em andamento desde 2006, quando o ex-jogador solicitou uma revisão do valor da pensão. No dia 2 de agosto, a Justiça de São Paulo reduziu o valor de R$ 25 mil para um salário mínimo a ser pago a cada filho.
José Elias Moedim Júnior foi revelado no Corinthians, clube que defendeu profissionalmente de 1993 a 1996. Ele também teve passagens por outros times grandes, como Bayer Leverkusen, da Alemanha, Internazionale, Bologna e Genoa, da Itália, e pelo Santos. O ex-atleta defendeu a Seleção Brasileira e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Bonsucesso anuncia a contratação
de Túlio Maravilha

Atacante, de 42 anos, deve ser apresentado na terça-feira, mas ainda não confirma o acerto. Clube carioca seria seu o 31º de sua carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Túlio vestiu por último a camisa da Canedense (Foto: Lailson Duarte/O Popular)Túlio estava no Canedense, da Segunda DIvisão de
Goiás (Foto: Lailson Duarte/O Popular)
Túlio ainda não confirmou, mas está perto de voltar à cidade que o consagrou. O Bonsucesso-RJ anunciou neste sábado a contratação do atacante, de 42 anos, para a disputa da Copa Rio, que começa em setembro. A tendência é que ele permaneça até o final do Campeonato Carioca de 2012, uma vez que o clube conseguiu o acesso à Série A do Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de futebol do Bonsucesso, Samuel Nascimento, o acerto com Túlio aconteceu após uma visita do atacante ao clube, na última sexta. O tempo de contrato e os valores não foram divulgados, mas Túlio deve ser apresentado na próxima terça-feira, quando retorna de Goiânia. O Bonsucesso seria o 31º clube da carreira do jogador.

Nesta sexta-feira, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Túlio confirmou ter proposta do Bonsucesso, mas negou o acerto. Segundo o atacante, América-RJ, Desportiva-ES e Maguary-CE seriam os outros clubes interessados em seu futebol.

Questionado se Túlio chega para marcar gols ou como uma estratégia de marketing, Samuel Nascimento garantiu que o atacante foi contratado para suprir as duas coisas.

- O Túlio é um cara muito carismático, mas também sabe fazer gols. Ele passou o dia todo no clube ontem (sexta) e vem para o Bonsucesso para dar continuidade ao projeto dos mil gols.

Com 967 gols na carreira, segundo as próprias contas, Túlio pretende chegar ao milésimo em 2012. Em diversas oportunidades, o atacante demonstrou o desejo de marcar o gol mil com a camisa do Botafogo, clube pelo qual foi ídolo na década de 90 e conquistou o título brasileiro, em 1995.

Caso o retorno ao Rio de Janeiro se confirme, Túlio terá de conciliar sua agenda com a câmara de Goiânia, uma vez que é vereador da capital de Goiás. No Rio de Janeiro, além do Botafogo, Túlio já jogou por Fluminense e Volta Redonda.
 

Zico está próximo do acerto com a seleção do Iraque

Galinho já tem até data para estreia: 2 de setembro, contra Jordânia, pelas eliminatória para Copa do Mundo de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Rio de Janeiro
De acordo com agências internacionais, Zico está muito próximo de se tornar o treinador da seleção do Iraque. O eterno ídolo do Flamengo já se reuniu com dirigentes da federação do país do Oriente Médio no Rio de Janeiro e, nesse domingo, pode acontecer o anúncio oficial.
O contrato seria de apenas seis meses, que compreende o período de jogos da terceira fase das eliminatórias asiáticas para Copa do Mundo de 2014. Caso consiga a classificação à etapa seguinte, Zico renovaria automaticamente até 2013.
E o Galinho, que participou de um evento na Bahia sobre o Mundial no Brasil (assista no vídeo acima), já até tem data para estreia. Seria no dia 2 de setembro, contra Jordânia, no estádio Francouse Al Hariri, na cidade iraquiana de Erbil, em jogo válido pelo Grupo A do torneio, que conta também com China e Cingapura.
O lado curioso é que, há pouco mais de três semanas, Zico foi um dos convidados para o sorteio dos grupos das eliminatórias asiáticas para Copa do Mundo realizado no Rio de Janeiro (relembre aqui).
- O Iraque tem bons valores, mas a grande dificuldade é que eles jogam em sua maioria no exterior. Eles não têm um campeonato forte, o que dificulta a formação de uma base, uma estrutura para uma competição - disse Zico, que foi diretor de futebol do Flamengo no ano passado, e tem trabalhado atualmente como comentarista, em declarações publicadas pela “Reuters” há pouco menos de duas semanas quando as negociações se iniciaram.
Como treinador, Zico já comandou a seleção do Japão (dirigindo o time na Copa de 2006, inclusive), além dos clubes Fenerbahçe (Turquia), CSKA (Rússia) e Olympiacos (Grécia).
 

Em jogo eletrizante e equilibrado, Juliana e Larissa faturam o bronze

Campeãs mundiais derrotam as compatriotas Taltia e Maria Elisa e garantem o terceiro lugar no pódio da etapa de Aland, na Finlândia

Por SporTV.com Aland, Finlândia
Na disputa pela medalha de bronze em Aland, na Finlândia, as duas duplas femininas do Brasil que vivem o melhor momento na temporada se enfrentaram. As atuais campeãs mundiais, Juliana e Larissa, levaram a melhor e venceram Talita e Maria Elisa por 2 a 1, com parciais de 21/19, 21/18 e 21/19. Como esperado, o confronto foi 100% equilibrado, decidido de forma eletrizante em um tie-break de 21 pontos.
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio com ambas as duplas conseguindo ficar na frente do placar, cometendo poucos erros. Sabendo explorar mais os espaços do bloqueio das compatriotas, Juliana e Larissa saíram na frente e conseguiram fechar o primeiro set por 21/19.
Juliana e Larissa enfrentam Talita e Maria Elisa na Finlândia (Foto: Divulgação/FIVB)Talita encara o bloqueio da conterrânea Larissa
 na Finlândia (Foto: Divulgação/FIVB)
O panorama não mudou no segundo set e as parcerias, que já se conhecem bem, jogaram de igual para igual. Derrotadas no primeiro set, Talita e Maria Elisa foram com tudo para o ataque, enquanto Juliana acabou dando muito espaço, falhando na hora do bloqueio. Com vigor, Talita e sua parceira venceram o segundo set por 21/18, levando a partida para o tie-break.
Na hora da decisão, as brasileiras disputaram ponto a ponto em um jogo que ficou ainda mais equilibrado. Talita e Maria Elisa tiveram sete chances de fechar o tie-break, mas, na hora do match point, Juliana e Larissa não entregavam os pontos, deixando o final do confornto ainda mais emocionante nos minutos finais.
No 20º ponto, Juliana e Larissa tiverem, pela primeira vez no set decisivo, a oportunidade de fechar o jogo e não desperdiçaram. De virada, elas fecharam o tie-break por 21/19, ficando com a medalha. Talita e Maria Elisa se despedem de Aland com o quarto lugar.
Na final feminina, Xue/Zhang Xi, da China, derrotaram as americanas bicampeãs olímpicas Walsh/May por 2 sets a 1, com parciais de 21/16, 17/21 e 15/9.

Rally dos Sertões: evento de R$ 3,8 mi também quer ser aéreo em 2012

Organizadores pensam em promover a entrada de aviões na edição do aniversário de 20 anos da maior aventura off-road disputada em um país

Por Breno Dines Fortaleza, CE
A riqueza dos números do Rally dos Sertões passa despercebida no calor dos dez dias e 4.026 km do evento que passa por cinco estados e reúne 221 competidores. No total, a competição que terminou nesta sexta, custou R$ 3,8 milhões, mobilizou duas mil pessoas com uma equipe de frente de trabalho, entre técnicos, organização, produção, médicos e imprensa. Só que isso promete aumentar ainda mais no aniversário de 20 anos do maior evento off-road do Brasil. Ele também poderá ter uma aventura entre os céus de Goiás e do Ceará em 2012.
- Será uma marca muito importante: duas décadas. Além de carros, motos, quadriciclos e caminhões, queremos celebrar esse aniversário especial trazendo uma competição de rali aéreo - disse o organizador do evento, Marcos Moraes.
Rally dos Sertões (Foto: Theo Ribeiro)Estrutura do Prólogo armada em Goiânia custou R$ 400 mil e reuniu 25 mil pessoas (Foto: Theo Ribeiro)
Em cada dia do Rally dos Sertões, são gastos R$ 340 mil reais para sustentar toda a estrutura, que tem que ser montada e desmontada a cada etapa. Em cada uma das 11 cidades em que o rali passou, profissionais locais também eram contratados para dar suporte. Soma-se a isso a despesa do Prólogo, que reuniu 25 mil pessoas numa estrutura armada em Goiânia para definir o grid de largada do rali.
- O rali custa R$ 3,8 milhões. O maior gasto está na parte de cobertura aérea. São três helicópteros, sendo dois de resgate e um de imagens, além do avião que fiscaliza as disputas. No Prólogo de Goiânia, desembolsamos R$ 400 mil para proporcionar uma pequena experiência de estar num rali para todos que não puderam nos acompanhar durante esse dez dias - disse Marcos.
palmeirinha no Rally dos Sertões (Foto: Marcelo Maragni/Divulgação)Foram três helicópteros no rali: um para imagem e dois para resgate (Foto: Marcelo Maragni/Divulgação)
Uma das questões levantadas esse ano foi sobre a saída do Rally dos Sertões do circuito mundial de rali, o que acarretou em poucos estrangeiros na disputa dos carros.
- Decimos sair do circuito porque a experiência não foi muito boa no ano passado. Os veículos brasileiros foram prejudicados e eles são os nossos principais clientes - finalizou Marcos.

'Não posso esperar para voltar a sair com meu carro', diz Lewis Hamilton

Piloto inglês se mostra ansioso com o retorno da temporada de Fórmula 1 e elogia o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, palco do próximo GP

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
canadá fórmula 1 hamilton (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton é o terceiro colocado da atual
temporada da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Após quase um mês de intervalo, por conta das férias de verão na Europa, os pilotos de Fórmula 1 se preparam para retornar ao circuito, que recomeça no próximo fim de semana, com o Grande Prêmio da Bélgica, no dia 28 de agosto. Terceiro colocado na pontuação do campeonato, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, se mostrou bastante ansioso para o retorno às pistas e elogiou o circuito de Spa-Francorchamps, palco da próxima prova:
- Spa-Francorchamps é uma dos melhores pistas do mundo. Sempre foi uma das minhas favoritos, porque você se sente no limite, e isso é muito impressionante em um carro de Fórmula 1. Eu estou ansioso para minha primeira volta na sexta-feira. Eu não posso esperar para voltar a sair com meu carro.
A pista de Spa-Francorchamps é conhecida por ser uma das mais perigosas do mundo, principalmente por conta das curvas que são feitas em alta velocidade. No circuito belga, Hamilton destacou as "fantásticas" curvas de Eau Rouge, Pouhon e Blanchimont:
- Em Pouhon, em particular, é incrível, porque você está realmente no limite do nível de aderência, e está jogando suavemente com o acelerador. Acertar é uma sensação incrível.
O piloto inglês tem 146 pontos na tabela de classificação e está atrás do alemão Sebastian Vettel, com impressionantes 234 pontos, e do australiano Mark Webber, que tem 149, ambos da RBR.