segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Revista inglesa divulga 100 melhores do mundo com apenas seis brasileiros

Neymar é o melhor colocado, em 15º, em lista que não tem o zagueiro David Luiz. Philipp Lahm surpreende com segundo lugar, atrás apenas de Cristiano Ronaldo

Por Londres
Neymar Barcelona revista FourFourTwo (Foto: Reprodução / FourFourTwo)Neymar é o brasileiro mais bem colocado, em 15º (Foto: Reprodução / FourFourTwo)

Como faz em cada mês de dezembro, a revista inglesa “FourFourTwo” divulgou nesta segunda-feira a lista com os 100 melhores jogadores do ano. O que poderia ser um 2014 de glórias para o Brasil, a decepção na Copa do Mundo e a falta de protagonismo no futebol europeu acarretaram na presença de apenas seis jogadores brasileiros.

Neymar, é claro, é o mais bem colocado dentre os brasileiros, em 15º. Em seguida aparecem Thiago Silva (29º), Oscar (58º), Marcelo (71º), Dante (77º) e Daniel Alves (95º). O zagueiro David Luiz, ex-Chelsea e atualmente do Paris Saint-Germain, não figura entre os escolhidos. Naturalizado espanhol, o atacante Diego Costa, do Chelsea, é o sétimo - foi elogiado por ter sido fundamental no título da liga espanhola com o Atlético de Madrid.

Cristiano Ronaldo cumpriu com as expectativas e foi eleito o melhor do mundo mesmo após a decepção com Portugal na Copa do Mundo - suas atuações pelo Real Madrid, segundo a revista, foram suficientes para colocá-lo no posto mais alto. O curioso é quem vem logo abaixo: o lateral-direito/volante Philipp Lahm, do Bayern de Munique e da seleção alemã. Para a publicação, trata-se de um jogador de excelência. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, completa o pódio.
Cristiano Ronaldo revista FourFourTwo (Foto: Reprodução / FourFourTwo)Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo em 2014 para a revista FourFourTwo (Foto: Reprodução / FourFourTwo)


Confira abaixo o top-10 e as colocações dos brasileiros no ranking (clique aqui e veja toda a lista):

1. Cristiano Ronaldo
2. Philipp Lahm
3. Lionel Messi
4. Manuel Neuer
5. Gareth Bale
6. Zlatan Ibrahimovic
7. Diego Costa
8. Luis Suárez
9. Ángel di María
10. Arjen Robben
15. Neymar
29. Thiago Silva
58. Oscar
71. Marcelo
77. Dante
95. Daniel Alves

No Brasil, campeão da Copa de 98 grava programa sobre jiu-jítsu e MMA

Ex-jogador francês, Lizarazu é campeão europeu da arte suave na faixa-azul e quer contar história da arte marcial até a explosão do MMA no país

Por Rio de Janeiro
Campeão da Copa do Mundo e da Eurocopa com a França. Campeão da Liga dos Campeões e hexacampeão alemão com o Bayern de Munique. Estes são só alguns dos títulos que Bixente Lizarazu conquistou em sua carreira. Todavia, quem vê a postura do ex-jogador no meio do público, pode não se dar conta de quem se trata. Na última semana, ele esteve no Brasil para gravar um documentário para uma emissora francesa, que vai contar a história do jiu-jítsu brasileiro e do MMA e visitou academias e projetos sociais. Por onde passou, mostrou simpatia, cumprimentando a todos e atendendo aos vários pedidos para fotos.
Lizarazu mma (Foto: Divulgação)Lizarazu visitou o Canal Combate para seu documentário (Foto: Divulgação)
A relação com o jiu-jítsu vem de sete anos atrás. Em 2007, após ter se aposentado dos gramados, um preparador físico de uma equipe profissional de surfe, faixa-preta na arte suave, mostrou para ele alguns exercícios da luta que utilizava para a preparação física. Lizarazu gostou e começou a praticar. Colecionador de títulos que sempre foi, resolveu se testar no Campeonato Europeu, ainda na faixa-azul, e se sagrou campeão na categoria até 76kg.
- Participei desta competição para saber a diferença da competição de futebol, 11 contra 11, e uma de arte marcial, quando você está só e não tem amigos para te ajudar. Foi uma experiência muito boa para mim, pude ver como era, vi que precisa ter uma boa preparação física e fiquei encantado de viver isso. Estou sempre treinando para tentar ficar melhor. Tenho 44 anos, a ideia já não é mais de competir, apenas de seguir em forma - afirmou o ex-jogador, em entrevista ao Combate.com, no último sábado, na Praia do Pepê, quando compareceu ao Team Nogueira Beach.
Na ocasião, ele ainda participou de uma partida de futebol de areia com membros do Instituto Zico 10 e assistiu algumas lutas de jiu-jítsu entre crianças dos projetos sociais Instituto Irmãos Nogueira e Faixa-preta de Jesus.
Lizarazu com membros do projeto social do Zico (Foto: Raphael Marinho)Lizarazu com membros do projeto social do Zico (Foto: Raphael Marinho)
Durante a semana no Rio de Janeiro, Lizarazu visitou as academias Team Nogueira, quando treinou com Rousimar Toquinho e conversou com Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, Nova União, onde aproveitou para treinar com o campeão dos pesos-penas José Aldo, além de ir na Relma Combat, localizada na comunidade da Vila Cruzeiro. O francês também conheceu o Canal Combate e fez entrevistas para o seu documentário.
Rodrigo Minotauro e Lizarazu (Foto: Raphael Marinho)Rodrigo Minotauro e Lizarazu (Foto: Raphael Marinho)
- Foi incrível treinar com eles. O Toquinho, por exemplo, me deu algumas chaves de perna, ele é um especialista e me mostrou algumas coisas. Com José Aldo fizemos um treino suave por 30 minutos, que também foi incrível. Pudemos falar com os lutadores, Minotauro, Toquinho, José Aldo, e conhecer melhor o que é o MMA porque eu tenho conhecimento de jiu-jítsu brasileiro, mas MMA não conhecia tanto. Agora vejo que os lutadores se preparam como profissionais. Na Team Nogueira é como nos grandes clubes de futebol, as condições de treinamento são muito boas para trabalhar as lutas, boxe, muay thai, pode-se fazer qualquer coisa, tem professores de tudo e o nível está muito alto - disse.
Não é a primeira vez que Lizarazu treina com grandes nomes das lutas. Ele já encontrou o campeão mundial da arte suave Marcos Buchecha, considerado o melhor lutador de jiu-jítsu da atualidade, na academia em que treina, mas brincou com a diferença de peso. No Rio de Janeiro, também treinou com o mestre Ricardo de la Riva, que atualmente é um dos treinadores de Anderson Silva.
- Já fiz um treino com o Buchecha, ele veio na minha academia e pude treinar com ele. Foram 120kg, então não foi exatamente treinar, parecia um ratinho contra um gato (risos). Mas estar aqui foi uma experiência incrível. Poder estar dentro do jiu-jítsu brasileiro e encontrar o mestre Ricardo de la Riva... Pude realmente conhecer a história do jiu-jítsu brasileiro aqui no Brasil até o MMA - destacou.
Lizarazu acredita que proibição do MMA na França deve acabar em breve
O documentário que Lizarazu está fazendo sobre jiu-jítsu e MMA faz parte de uma série para um programa de TV na França. O próximo tema a ser pesquisado pelo ex-jogador será a proibição do MMA em seu país. Ele inclusive citou uma declaração de José Aldo sobre essa situação e disse acreditar que este veto termine "nos próximos dois ou três anos".
- Para te dizer a verdade, sei que está proibido, mas ainda não pude falar com pessoas que estão contra. Vou fazer esse documentário sobre jiu-jítsu e MMA e depois vamos partir para esse tema da proibição, com gente que é contra, e assim vamos falar e ver as coisas mais claras. Mas posso dizer que isso vai mudar rapidamente. O José Aldo disse algo muito interessante que para mim é claro: o boxe não está proibido, o jiu-jítsu não está proibido, o judô não está proibido, o wrestling também não está, então por que a mistura de todas essas artes marciais está? Não sei se tem algo de politica, de lobby, mas estou convencido de que vai mudar nos próximos dois ou três anos. Tudo está muito bem preparado, os lutadores são muito profissionais, as academias também e as coisas acontecem de forma muito certa - concluiu.
José Aldo e Lizarazu (Foto: Reprodução)José Aldo e Lizarazu treinaram juntos por meia hora (Foto: Reprodução)

Conor McGregor sobre fãs do Brasil: "Eles queriam me matar, e eu a eles"

Irlandês relembra bate-papo tenso com os fãs no Rio de Janeiro e diz que gostou do clima de guerra, por ver nele a paixão dos brasileiros pelo esporte

Por Las Vegas, EUA
Conor McGregor UFC Rio 5 (Foto: Adriano Albuquerque)McGregor disse que gostou do clima de guerra com
os fãs no Rio de Janeiro (Foto: Adriano Albuquerque)
O bate-papo com os fãs acontecido antes da pesagem do UFC Rio 5, em que José Aldo venceu Chad Mendes pela segunda vez, mantendo o cinturão dos pesos-penas do UFC, ainda rende lembranças para o irlandês Conor McGregor. Convidado pela organização para interagir com os cariocas, McGregor recebeu uma série de insultos que, a princípio, parecia que desagradariam o lutador. Mas o falastrão irlandês, ao contrário do que se imaginava, disse não se incomodar com o que viu e ouviu na capital fluminense, e garantiu que se algum lutador brasileiro fosse a um evento semelhante na Irlanda, seria tratado da mesma forma.
- Eu gostei daquela experiência no Rio de Janeiro. As coisas são assim mesmo. Paixão é assim, e eles são apaixonados por esse esporte. Senti que eles queriam me matar tanto eu queria matá-los. A paixão é o que guia o esporte. Li que algumas pessoas me acharam desrespeitoso, mas não fui lá para desrespeitar as pessoas. Eu gostei do que aconteceu, porque o jogo é esse. Os fãs brasileiros amam seus lutadores. Se fosse na Irlanda, seria a mesma coisa, só que a meu favor. Paixão é paixão, e não há razão nenhuma para tentar interrompê-la. Eu respeito todo mundo, mas traço meu próprio caminho. Nesse jogo só há espaço para um, e esse "um" sou eu.

Lutador do Bellator agride oficial de polícia, que é hospitalizado nos EUA

Joe Vedepo dirigia alcoolizado com três vezes mais álcool no sangue que o permitido, e nem mesmo uma arma de choques elétricos conseguiu detê-lo

Por Iowa City, EUA
Joe Vedepo (Foto: Reprodução / Instagram)Joe Vedepo foi detido após agredir policiais e resistir à
prisão em Iowa City (Foto: Reprodução / Instagram)
O lutador Joe Vedepo, que atualmente tem contrato com o Bellator, foi detido no dia 28 de novembro após recusar-se a deixar um bar em Iowa City, nos EUA. Segundo o jornal "The Gazette", Vedepo teria se recusado a deixar o estabelecimento após ser expulso pelos seguranças, que chamaram a polícia. Os oficiais ordenaram que ele saísse, mas o lutador teria dito "conhecer seus direitos" antes de tentar entrar à força no bar, iniciando uma luta corporal com os agentes. Um deles recebeu um chute, e outro uma cabeçada no peito, sendo este levado a um hospital. Nem mesmo uma arma de choques elétricos deteve Vedepo, que só foi dominado após a chegada de reforços.
Já na delegacia, Vedepo foi submetido ao bafômetro, que mostrou que ele se encontrava alcoolizado, com três vezes a quantidade de álcool no sangue permitida pelas leis locais. O lutador ainda está preso na cadeia do Condado de Johnson, e recebeu uma acusação de agressão a um policial seguido de lesão severa, duas acusações de tentativa de agressão a policiais, uma por dirigir sob efeito de álcool e a última por impedir a ação da polícia. A fiança estipulada é de US$ 10 mil (cerca de R$ 25 mil), podendo ser paga apenas em dinheiro.
Esta não foi a primeira detenção de Joe Vedepo, que já havia sido preso por posse de entorpecentes e roubo. O presidente do Bellator, Scott Coker, disse ao site "MMA Junkie" que, se as coisas aconteceram como paracem ter acontecido, Vedepo será demitido da organização.

Lutadora russa do UFC, Milana Dudieva casa usando as luvas oficiais do evento


seg, 01/12/14
por ultimmato |
categoria Sem categoria
Lutadora peso-galo do UFC, a russa Milana Dudieva casou-se de um jeito, no mínimo, inusitado. Além do tradicional vestido branco de noiva, Dudieva surpreendeu a todos ao tornar-se uma senhora casada usando as luvas oficiais no UFC nas mãos. Ao que parece, a russa adicionou um novo significado à tradicional frase “até que a morte os separe”.
Confira as imagens:
MIlana_Dudieva_UFC
MIlana_Dudieva_UFC2

CBF antecipa jogos de Corinthians e Inter para o sábado

Entidade acata pedido do Ministério Público de São Paulo, que temia incidentes violentos com torcidas de Timão e Palmeiras na última rodada do Brasileirão

Por São Paulo
Os dois jogos que definirão a terceira e a quarta colocação no Campeonato Brasileiro foram antecipados pela CBF de domingo para sábado, ambos às 16h30: Corinthians x Criciúma, na Arena de Itaquera, e Figueirense x Internacional, em Santa Catarina.
Paulistas e gaúchos têm 66 pontos, mas o Colorado leva a vantagem no número de vitórias (20 contra 18). Assim, se os dois times terminarem empatados, é o Inter quem fica com a terceira posição, o que o levaria automaticamente para a fase de grupos da Libertadores. Já o quarto colocado terá de disputar a fase prévia da competição continental.
A mudança na tabela se deu por um pedido do Ministério Público de São Paulo, que se mostrou temeroso com possíveis enfrentamentos das torcidas de Corinthians e Palmeiras, que também jogará como mandante nesta última rodada do Brasileirão - o Verdão recebe o Atlético-PR em sua nova arena, precisando vencer para se manter na Série A.
A CBF, aliás, confirmou que o jogo será mesmo na Arena Palmeiras. O MP-SP havia pedido para que a partida fosse no Pacaembu, que tem alambrados, ao contrário do moderno estádio do Verdão.
O jogo entre Palmeiras e Atlético-PR está marcado para as 17h de domingo, assim como os outros sete restantes. Além dessa partida, outras duas contam com times lutando contra o rebaixamento: o Vitória joga seu futuro diante de um desinteressado Santos, no Barradão, e o Bahia precisa vencer o Coritiba fora de casa e torcer por tropeços de seu rival regional e também do Palmeiras.

Kaká chora em despedida e promove "guerra" com bolo de Muricy; veja

Meia se despede do Morumbi após empate com o Figueirense, no dia do aniversário de 59 anos no treinador; no vestiário, comemoração em dose dupla


Uma reunião no vestiário do Morumbi, após o empate do São Paulo em 1 a 1 com o Figueirense neste domingo, marcou a despedida de Kaká. Emocionado, o meia chorou muito e agradeceu aos companheiros com os quais conviveu durante os cinco meses de empréstimo do Orlando City, clube norte-americano que passará a defender a partir de janeiro.
Houve tempo e espaço também para a celebração do aniversário de 59 anos de Muricy Ramalho. E foi aí que os dois "eventos" se cruzaram, e o bolo do treinador serviu de "arma" para que Kaká pudesse brincar com os colegas de time. Veja as fotos:
Kaká chora na despedida (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Chorando, Kaká se despede do auxiliar Milton Cruz (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Kaká chora na despedida (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Kaká chora na despedida (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Kaká Rogério Ceni (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Kaká ganhou a camisa que Rogério Ceni usou no jogo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Aniversariante, Muricy ganha bolo no vestiário (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Aniversariante, Muricy ganha bolo no vestiário (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Bolo de Muricy vira "arma" no vestiário do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Bolo de Muricy vira "arma" no vestiário do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Kaká brinca no vestiário (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Kaká brinca com colega no vestiário (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Edson Silva e Denilson São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Edson Silva e Denilson, sujos de bolo no vestiário do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Osvaldo São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Osvaldo também participou da guerra de bolo no vestiário (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Luis Fabiano (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Luis Fabiano também ficou sujo de bolo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Adriano faz festa de despedida, e Le Havre aguarda chegada do jogador

Responsável por levar o Imperador à França, Christophe Maillot confirma compra do clube, diz que está tudo acertado e espera resposta do atacante nos próximos dias

Por Rio de Janeiro
Despedida Adriano com amigos (Foto: Reprodução/ Instagram)Adriano posa ao lado de amigos em festa de despedida (Foto: Reprodução/ Instagram)
O acerto de Adriano para o Le Havre está perto de ser oficializado. No fim de semana, o jogador fez uma festa de despedida em sua casa, na Barra da Tijuca. Na França, o empresário Christophe Maillot finalizou a aquisição do clube e aguarda uma sinalização do Imperador para confirmar o negócio.
- Eu acho que se ele fez (festa de despedida) é bom, porque estou esperando uma resposta dele. Já foi tudo acertado há muito tempo, ele concordou com tudo que oferecemos a ele. Ele estava esperando minha sinalização de compra do clube, coisa que já consegui na semana passada – disse Maillot, por telefone. 
Na festa do Imperador, quem “dedurou” a ida do atacante para a França foi Nelio Lima, irmão de Ronaldo Fenômeno. Ao postar uma foto com Adriano no Instagram, ele explicitou o motivo da festa.
- Despedida do Imperador – escreveu Nelio.
Maillot aguarda, agora, a chegada de Adriano à França. O empresário também está envolvido na finalização da compra do Le Havre, algo que deve acontecer ainda nesta semana, segundo ele.
- O empresário do Adriano (Luca Menezes) vai voltar a falar comigo, me dizer qual é a data que ele chega. Consegui a compra do clube na semana passada, e nesta semana tudo vai se finalizar. Está tudo certo.
Adriano e maillol, Le Havre (Foto: Claudia Garcia)Adriano ao lado de Maillot durante visita ao Le Havre (Foto: Claudia Garcia)

Adriano visitou o Le Havre no início de novembro e chegou a dar o pontapé inicial numa partida da equipe, que disputa a segunda divisão francesa. Na época, disse ter ficado satisfeito com o que viu. O acerto, porém, dependia da compra do clube por Maillot.
Adriano está há sete meses sem entrar em campo. Seu último clube foi o Atlético-PR, onde atuou em apenas quatro partidas. Após faltar a dois treinamentos e ser visto assistindo a um show em uma boate em Curitiba, o clube paranaense optou pela rescisão do seu contrato.
Despedida Adriano com Dani Sperle (Foto: Reprodução/ Instagram)Adriano posa com Dani Sperle (Foto: Reprodução/ Instagram)

Webber recebe visita de Rubinho em hospital e diz: "Não lembro de nada"

Australiano segue em observação após sofrer ferimentos e concussão em acidente durante as 6H de São Paulo. Envolvido no ocorrido, Matteo Cresssoni recebe alta

Por São Paulo
Após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciar que o estado de saúde de Mark Webber e de Matteo Cresssoni era satisfatório, na manhã desta segunda-feira, após o acidente envolvendo os dois nas 6H de São Paulo, a entidade soltou outro comunicando atualizando a situação dos pilotos. O australiano teve ferimentos e uma concussão, ainda estando em observação no hospital. Já o italiano recebeu alta e volta à Itália ainda nesta segunda-feira.
Do hospital, Mark Webber disse que seguia dolorido, com ferimentos e que teve uma dor forte de cabeça. Além disso, o ex-piloto da Fórmula 1 afirmou que não se lembrava de nada do acidente e nem como ele tinha acontecido.
Rubens Barrichello visita Mark Webber no hospital motor (Foto: Reprodução/Instagram)Após acidente, Mark Webber recebeu visita de Rubens Barrichello no hospital (Foto: Reprodução/Instagram)

- Eu estava dolorido esta manhã, bastante machucado e com uma dor de cabeça horrível. Eu não lembro de nada do acidente e nem como ele aconteceu. A equipe está atrás de detalhes para saber mais. Obrigado à equipe médica na pista e aqui no hospital, que fez um ótimo trabalho e está cuidando muito bem de mim - declarou o australiano.
No último domingo, durante as 6H de São Paulo, em Interlagos, válidas pela última etapa do Mundial de Endurance, o Porsche 919 Hybrid de Webber foi tocado pela Ferrari 458 Itália de Cressoni, na curva do Café. Com o choque, os dois foram retirados de ambulância do circuito e o carro de Mark sofreu um princípio de incêndio.

"O ano de 2015 para o Botafogo começou hoje", diz novo presidente

Carlos Eduardo Pereira concede entrevista coletiva após rebaixamento à Série B
e afirma que Vagner Mancini e Wilson Gottardo ainda não têm o futuro definido

Por Rio de Janeiro
O dia seguinte do rebaixamento do Botafogo deu a Carlos Eduardo Pereira uma noção mais exata do que vai encontrar no próximo e nos dois anos seguintes. Apenas seis dias depois de ser eleito presidente, ele concedeu entrevista coletiva para falar sobre os passos seguintes à queda para a Série B, consumada com a derrota por 2 a 0 para o Santos, no último domingo.

O presidente afirmou que o técnico Vagner Mancini e o diretor Wilson Gottardo ainda não têm o futuro definido (confira a resposta completa no vídeo acima). Mas deixou claro que o planejamento do futebol para a próxima temporada já foi iniciado.
- Sobre Mancini e Gottardo, ainda vamos aguardar o fim do Campeonato Brasileiro. A partir de hoje os diretores do departamento de futebol vai sentar com os dois e avaliar o trabalho, além de entender o que foi feito e observar pontos negativos e positivos. Mas é importante frisar que o ano de 2015 para o Botafogo começou hoje.
Carlos Eduardo presidente do Botafogo (Foto: Sofia Miranda)Carlos Eduardo, presidente do Bota, concedeu sua primeira entrevista coletiva no cargo (Foto: Sofia Miranda)

Confira a íntegra da entrevista do presidente Carlos Eduardo Pereira:
Erros
Houve distanciamento, perda de comando e ocupação de espaços com pessoas apadrinhadas do ex-presidente. Com isso foi criada uma estrutura paralela de amigos e não se conseguiu manter o modelo profissional funcionado. A chegada do Eduardo Hungaro, um profissional sem experiência, e todo esse conjunto de fatores foram coroados com a incapacidade de quitar salários.
Sinais da crise
Desde 2011 o clube dava sinais preocupantes. Internamente, nós do Conselho Deliberativo observávamos que os orçamentos eram deficitários. Não há como sobreviver a isso. Ou você corta a despesa ou aumenta a receita, mas os gestores encontraram a saída adiantando receitas. Era um cenário praticamente previsível para quem estava no Conselho. Nós alertamos, mas infelizmente o Conselho teve uma visão política das contas, e chegamos a essa situação.
Refis e outras dívidas

Fizemos uma análise da legislação e vimos que é possível pagar dentro de um prazo de 30 dias depois do vencimento. Em paralelo, temos quantias bloqueadas. São cerca de R$ 15 milhões, tendo que pagar R$ 6 milhões ou R$ 7 milhões. Estamos em contato com a Fazenda para conseguir alguma compensação usando esses valores para conseguir quitar os débitos até o fim do ano. O Botafogo não quer sacar esse dinheiro. Nossa ideia é que ele permaneça na Fazenda para pagar as parcelas do Refis e da Timemania. Assim poderemos começar 2015 em outro patamar. (Confira a resposta sobre as dívidas do Botafogo no vídeo acima)
Engenhão

Estivemos com o prefeito na última sexta-feira e ele nos posicionou que as empresas prometeram inicialmente entregar o estádio em novembro, mas adiaram para março. Mas ele prometeu que vai se esforçar para que tenhamos o Engenhão em janeiro. Com isso teremos condições de alavancar o projeto sócio-torcedor. O estádio tem potencial para gerar outras receitas, mas precisamos tê-lo efetivamente de volta. Queremos negociar os naming rights, algo que até agora não se conseguiu. (Veja no vídeo acima a resposta sobre o Engenhão)
Patrocínio
A intenção é renovar com a Guaraviton, que já manifestou interesse. Vamos abrir esse diálogo a partir de agora e esperamos um bom resultado. Nosso departamento de marketing está buscando alternativas, caso não seja possível, mas parece que é a prioridade da empresa também. Em relação ao contrato para o material esportivo, já tivemos contatos com um fornecedor importante, com quem teremos uma reunião na sexta. Amanhã vamos receber outra marca interessada.
Impacto do rebaixamento na captação de receitas
Pelo que sentimos no primeiro momento, não teremos maiores impactos. As pessoas têm a devida noção que o Botafogo é uma marca forte, com mais de 5 milhões de torcedores no Brasil e abrangência internacional. Não sentimos qualquer restrição. Claro que se não conseguirmos voltar à Primeira Divisão, fica mais complicado por causa da redução de cotas de televisão. Para 2015 não vi redução, mas nos obriga a retornar à Série A no fim do ano.
Elenco barato em 2015?

A questão de custo é bastante relativa. O que você precisa é de um elenco que te entregue um produto final de boa qualidade. E não necessariamente o caro entrega o melhor. Tem que ter qualidade, experiência e buscar no mercado os nomes certos. A expectativa é de um plantel competitivo e de custo adequado. Por isso, a sinalização de chamar de volta os quatro jogadores demitidos foi mostrar ao mercado que as práticas da nova diretoria são diferentes. Teremos uma reunião hoje à tarde para anunciar os vices, a diretoria completa. Depois pensaremos nos convites. Hoje já começou o trabalho de avaliação do plantel. (Presidente fala sobre a importância de Jefferson para 2015 no vídeo acima)
Corte de custos e funcionários
Hoje vamos nos reunir com os demais vices para saber exatamente a expectativa de redução. É fundamental que isso seja feito. Para não sermos injustos com ninguém, vamos fazer uma análise criteriosa.
Real situação do Botafogo
É pior do que eu imaginava. Nós estávamos acreditando que se tivéssemos mais alternativas na área trabalhista, teríamos um caminho pavimentado. Mas vamos ter que começar do zero. Caminho é bem longo para trilhar. A situação do clube é muito complicada, e é importante que os sócios-torcedores e os torcedores tenham isso em mente.
Botafogo como reflexo dos problemas do futebol carioca?
Não vejo a situação do Botafogo como um problema do futebol carioca. Vejo como um problema interno, gerencial. O Botafogo tinha meios para não estar nessa situação. Vamos ter que resolver de forma institucional.
Estrutura de trabalho
Há a vontade de reativar o campo de General Severiano, que tem estrutura, mas teve um erro infeliz em relação à destruição do campo de grama. Vamos compatibilizar o Caio Martins com outra alternativa para a base emergencial. A expectativa é que em 2016 nós consigamos dar início à obra do CT integrado das categorias. Vai depender da captação de recursos.
O custo Seedorf
Acho que a vinda do Seedorf foi capenga, porque trouxe o atleta, mas com todos os custos ao clube. Tem que ter um projeto de marketing acompanhando, patrocinadores e eventos que produzam receita para o clube. Houve um ganho de imagem, mas se tratando de uma instituição em crise econômica, foi tudo muito caro em relação ao trabalho que foi feito.
Como motivar novos sócios a contribuir?

Hoje o Botafogo tem uma imagem muito desgastada. Como eu disse aos representantes da Fazenda, você não recupera uma imagem com palavras, mas com atitudes. É um grande desafio que temos. Confio muito na torcida do Botafogo, na capacidade de mobilização, de participação. Nosso programa de sócio-torcedor será feito com transparência, vamos deixar claro que toda a contribuição será para a montagem e manutenção do plantel. Isso vai atrair mais pessoas. Mas tudo isso tem que ser sempre ligado a um projeto com o Engenhão. (Veja o recado que Carlos Eduardo mandou aos torcedores no vídeo acima)
*Estagiária, sob supervisão de Gustavo Rotstein.

Cristiano Ronaldo e Messi disputarão Bola de Ouro com o alemão Neuer

Fifa e France Football divulgam finalistas da Bola de Ouro de 2014 também com Marta entre as mulheres. Prêmio Puskas e treinadores também são reduzidos a três nomes

Por Rio de Janeiro
Há um alemão "intruso" na festa de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Finalistas juntos nas últimas três edições da Bola de Ouro, o português do Real Madrid e o argentino do Barcelona ganharam a companhia do goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique na disputa pelo prêmio máximo do futebol em 2014.
Em parceria com a revista "France Football", a Fifa divulgou o trio nesta segunda-feira, através de cerimônia pela internet com o ex-jogador francês Christian Karembeu, a ex-técnica da seleção inglesa Hope Powell e a jornalista inglesa Kate Abdo - esta última apresentará também a festa de gala, marcada para o dia 12 de janeiro de 2015, em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da entidade.
Bola de Ouro Cristiano Ronaldo Messi Neuer (Foto: Reprodução/Twitter)Quem vencerá a Bola de Ouro de 2014? Saiba no dia 12 de janeiro (Foto: Reprodução/Twitter)

Cristiano Ronaldo é o atual detentor da Bola de Ouro (ganhou também em 2008) e pode ser considerado talvez o maior favorito a vencer a edição de 2014 pelo excelente rendimento com a camisa do Real Madrid - o luso conquistou a Copa do Rei e a Liga dos Campeões (quebrando recorde de artilharia numa única edição, com 17 gols). Na atual temporada, ele já soma 20 gols em 13 rodadas no Campeonato Espanhol, outra marca inédita.
Neuer é o representante da Copa do Mundo, competição que traz peso à disputa a cada quatro anos. Eleito o melhor goleiro no Brasil por suas defesas decisivas, ele também ajudou o Bayern a faturar o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha. Um goleiro não ficava entre os três finalistas desde 2002, com o também alemão Oliver Kahn - o russo Lev Yashin venceu o prêmio em 1963, quando a Fifa ainda não participava e apenas europeus concorriam.
Jornalista Kate Abdo apresenta a Bola de Ouro (Foto: Reprodução)A jornalista inglesa Kate Abdo apresentará a cerimônia da Bola de Ouro (Foto: Reprodução)
Recentemente, o presidente da Uefa, Michel Platini, e o holandês Johan Cruyff mostraram-se favoráveis a um alemão levando o prêmio, o que gerou algumas rusgas com os representantes do Real Madrid, como o técnico Carlo Ancelotti. Em eleição semelhante da Uefa, em agosto, Cristiano Ronaldo superou Neuer e também o holandês Arjen Robben (apenas jornalistas votaram).
Messi, por sua vez, compete em "duas vias". O argentino marcou 28 vezes na última edição do Espanhol, mas foi pouco notado pelo fato de o Barcelona passar a temporada sem títulos relevantes. Na Copa do Mundo, porém, bateu na trave com sua seleção ao ser vice-campeão para a Alemanha e foi escolhido o melhor do torneio, ainda que com algumas ressalvas por parte dos europeus.
Como em todos os anos, a eleição inclui votos de capitães e técnicos das 209 seleções filiadas da Fifa, assim como representantes da mídia de diversos países. De acordo com dados da própria entidade, houve abstinência de 13% de atletas e treinadores para a votação masculina. O maior índice de ausência foi da imprensa para os prêmios femininos: 23%.
Copa em alta no “Puskas”

A edição de 2014 do Prêmio Puskas não terá Zlatan Ibrahimovic. Uma das causas é a popularidade da Copa do Mundo na votação: o colombiano James Rodríguez e o holandês Robin van Persie concorrem pelos golaços marcados contra Uruguai e Espanha, respectivamente. A irlandesa Stephanie Roche também está na disputa pelo gol anotado com a camisa do Peamount United. Diferentemente da Bola de Ouro, a votação neste caso é aberta ao público e pode ser feita no site da Fifa.
Steph Roche, James Rodríguez e Van Persie, finalistas do Prêmio Puskas de 2014 (Foto: Reprodução)Votação para o Prêmio Puskas é aberta ao público (Foto: Reprodução)

marta busca o hexa

A Fifa também divulgou finalistas para todas as outras categorias. A brasileira Marta concorre pelo hexa entre as jogadoras com a alemã Nadine Kessler e a americana Abby Wambach - ela venceu em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, mas não é considerada a favorita da vez.

Entre os técnicos, destaque para as ausências de José Mourinho, do Chelsea, e Pep Guardiola, do Barcelona. O argentino Diego Simeone, campeão espanhol com o Atlético de Madrid, aparece com o alemão Joachim Löw (campeão da Copa do Mundo) e o italiano Carlo Ancelotti (vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid). No feminino, os alemães Ralf Kellermann (Wolfsburg) e Maren Meinert (Alemanha sub-19) e o japonês Norio Sasaki (seleção japonesa) são os finalistas.

Cavalieri lamenta despedidas no Flu: "Triste ver alguns jogadores chorando"

Destaque da vitória sobre o Corinthians, goleiro, que também não sabe se continuará, aguarda definição do clube sobre sua renovação: "Quero permanecer, contente, feliz"

Por Rio de Janeiro
Sem chances de ir à Libertadores da América desde o último sábado, o Fluminense venceu o Corinthians neste domingo por 5 a 2 e terminará sua participação no Campeonato Brasileiro em partida contra o campeão Cruzeiro, prevista para domingo no Mineirão - mas como os dois times não almejam mais nada na competição, o duelo pode ser antecipado pela CBF. O jogo contra os paulistas marcou a despedida do time do Maracanã em 2014, e alguns atletas podem ter jogado pela última vez com a camisa tricolor diante dos torcedores. Foi o caso do lateral-esquerdo Carlinhos, que não terá o contrato renovado após o dia 31 de dezembro. 
Além dele, outros atletas vivem dias de indefinição. A maioria está perto do adeus, como os volantes Diguinho e Valencia. O zagueiro Gum, o meia-atacante Chiquinho e o goleiro Diego Cavalieri têm mais chances de ficar. Cavalieri, aliás, lamenta que o momento seja de despedida e fim de um ciclo nas Laranjeiras. 
- Triste ver alguns jogadores chorando. Alguns já têm a certeza (de que não ficam), outros com dúvida. A gente está chegando no fim da temporada com jogadores com contrato vencendo, jogadores importantes, que fizeram parte de uma fase vitoriosa do clube. Se não me engano, seis ou sete jogadores estão com esse problema. Jogadores que foram bicampeões brasileiros, que fizeram história. Eu cheguei em 2011, o ambiente era maravilhoso, em 2012 foram muitas conquistas, o ano passado conturbadíssimo. Esse ano foi de altos e baixos, tivemos problemas, mas o ambiente sempre foi de amizade e união. Se criou um laço muito forte.
Diego Cavalieri, Fluminense X Corinthians (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)Diego Cavalieri foi o melhor em campo na vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

A gente está chegando no fim da temporada com jogadores com contrato vencendo, jogadores importantes, que fizeram parte de uma fase vitoriosa do clube. Se não me engano, seis ou sete jogadores estão com esse problema. Jogadores que foram bicampeões brasileiros, que fizeram história. Se criou um laço muito forte"
Diego Cavalieri
Cavalieri é um dos jogadores que não sabe se fica. O camisa 12 diz que pretende continuar e está à espera da posição do clube e da Unimed sobre seu caso. 
- Agora é sentar e ver o que acontece. O mercado começa a se movimentar após os clubes saberem o que vão disputar no ano que vem, alguns passaram por eleições disputadas. Agora começam a projetar o ano seguinte. A gente que tem contrato acabando tendo que ver o que pode acontecer. Quero permanecer, contente, feliz. Se não acontecer de ficar, é ver o que pode ocorrer no mercado, propostas e analisar. Não tem que ter pressa, pressionar, nunca fiz isso. Fui muito grato ao Fluminense, que me abriu uma porta. Sempre fui transparente com a diretoria, continua a mesma coisa. É torcer para renovar - afirmou.
Os jogadores do Fluminense estão de folga até esta terça-feira. Voltam a treinar na manhã de quarta, nas Laranjeiras.

Súmula cita ofensa de corintiano e indignação de Mano com árbitro

Wilton Pereira Sampaio diz ter sido chamado de "vagabundo safado" pelo supervisor Saulo Magalhães e explica expulsão do técnico em goleada sofrida diante do Flu

Por São Paulo
Mano Menezes chama árbitro ao ser expulso contra o Fluminense (Foto: Reprodução SporTV)Mano Menezes chama árbitro ao ser expulso contra o Fluminense (Foto: Reprodução SporTV)
O árbitro Wilton Pereira Sampaio e o técnico Mano Menezes estiveram longe de um entendimento na derrota do Corinthians por 5 a 2 para o Fluminense, neste domingo, no Maracanã. Um dia depois de ter expulsado Mano de campo, Wilton relatou na súmula da partida as reclamações feitas pelo técnico corintiano. Além disso, disse ter sido ofendido por um funcionário do clube paulista enquanto se encaminhava para os vestiários.
Wilton Pereira Sampaio citou o supervisor de futebol do Corinthians, Saulo Magalhães, que o teria chamado de “vagabundo safado”.
– Após a partida, quando nos dirigíamos ao vestiário da arbitragem, o supervisor de futebol do Sport Club Corinthians Paulista, Sr. Saulo Magalhães, na zona mista proferiu às seguintes palavras à minha pessoa: “Parabéns Wilton, você fez direitinho o serviço, seu vagabundo safado” – escreveu o árbitro.
É uma vergonha o que ele está fazendo. Isso é um absurdo.
Mano Menezes, em frase reproduzida na súmula
O tom de Mano Menezes foi mais ameno. O técnico se revoltou com a marcação de dois pênaltis para o Fluminense em um curto espaço de tempo e, quando foi expulso, demorou a sair do gramado porque queria ser comunicado diretamente pelo árbitro. O quarto árbitro do jogo, Pathrice Wallace Maia, identificou a seguinte frase do treinador do Corinthians:
– Tá vendo aí, eu falei que ele estava mal. É uma vergonha o que ele está fazendo. Isso é um absurdo.
A súmula também ressalta que o técnico levou dois minutos para deixar o campo depois que foi informado de sua expulsão.
Depois da partida, em entrevista coletiva, Mano Menezes criticou duramente a arbitragem e disse que a atuação de Wilton Pereira Sampaio não foi normal. Além disso, fez alusão a possíveis interesses na luta pela terceira posição do Campeonato Brasileiro, que dá vaga direta à fase de grupos da Taça Libertadores.
A derrota deixou o Timão em quarto lugar, que leva a equipe à primeira fase da competição internacional. Seriam duas datas a mais e dois jogos decisivos, em mata-mata, logo no início da próxima temporada.

Neymar é indicado entre atacantes para seleção do ano da Fifa

Craque brasileiro faz parte de lista de 15 concorrentes divulgada pela entidade

Por Nyon, Suíça
Neymar não será finalista da Bola de Ouro, mas terá outro prêmio para disputar. O jogador do Barcelona foi incluído na relação de 15 atacantes indicados para a eleição da seleção do ano realizada pela Fifa. Ele é o único brasileiro da lista, que conta ainda com o naturalizado espanhol Diego Costa, assim como Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Suárez, entre outros. Curiosamente, alguns meio-campistas foram "adiantados" neste ano para a eleição: Bale, Reus e Ribéry.
Como a seleção da Fifa utilizará o esquema 4-3-3, três atacantes serão escolhidos. A eleição é feita através de formulários distribuídos ao afiliados aos sindicatos vinculados ao FIFPro (o sindicato mundial dos jogadores) em 70 países.
A divulgação da seleção acontecerá no dia 12 de janeiro, durante a cerimônia que também revelará o vencedor da Bola de Ouro.
Atacantes indicados seleção da Fifa (Foto: Divulgação)Atacantes indicados à seleção da Fifa (Foto: Divulgação)
No último ano, Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic foram os escolhidos. Os craques do Real Madrid e do Barcelona, aliás, têm feito parte da seleção de forma ininterrupta desde a temporada 2006/2007.
Em relação aos concorrentes do ano passado, há seis ausências: Balotelli, Cavani, Drogba, Falcao García, Manzukic e Van Persie.
Confira a lista completa:
Sergio Agüero (Manchester City)
Gareth Bale (Real Madrid)
Karim Benzema (Real Madrid)
Diego Costa (Chelsea)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Zlatan Ibrahimovic (PSG)
Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
Lionel Messi (Barcelona)
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Neymar (Barcelona)
Marco Reus (Borussia Dortmund)
Arjen Robben (Bayern de Munique)
Franck Ribéry (Bayern de Munique)
Wayne Rooney (Manchester United)
Luis Suárez (Barcelona)

Jorginho, Cafu e mais oito: lista traz dez destaques da Série B de 2014

Meia do Atlético-GO e atacante da Ponte Preta são importantes no desempenho de suas equipes e já estão no radar de times da Série A para a próxima temporada

Por Rio de Janeiro
A Série B chegou ao fim e mostrou, entre seus destaques, jogadores experientes e já conhecidos do grande público. O principal exemplo é Magno Alves, atacante do Ceará e artilheiro da competição (18 gols) aos 38 anos. No mesmo caso estão Marquinhos (do Avaí), Douglas (Vasco), Rodrigo Pimpão (América-RN) e Obina (América-MG). Mas há também aqueles que ainda estão ganhando espaço.
Cafu, atacante da Ponte Preta, já havia feito um bom Campeonato Paulista pelo XV de Piracicaba e foi bem novamente. Outro bom nome é o de Jonas, volante que já havia se destacado pelo Sampaio Corrêa na Série C. Saiba um pouco mais sobre esses dois jogadores e mais oito destaques da competição.
Rodnei (PONTE PRETA)



Lateral-direito de muita força física, chega com facilidade à linha de fundo e tem cruzamento e finalizações apurados. Pela condição atlética, tem fôlego para voltar sem deixar espaço na marcação. Formado na base do Avaí, o jogador de 22 anos passou também por empréstimo pelo Corinthians e já atrai o interesse de alguns grandes.

cafu (ponte preta)


Após um bom Campeonato Paulista pelo XV de Piracicaba, Cafu foi contratado pela Ponte Preta e não decepcionou em sua primeira Série B. Rapidamente, tornou-se a principal opção de velocidade do ataque, marcando seis gols e sendo importante na campanha do vice-campeonato. Ainda precisa, no entanto, melhorar a finalização.
edigar junio (joinville)


Formado na base do Atlético-PR, clube ao qual ainda está vinculado, o atacante de 23 anos demorou a se firmar no JEC. Ele chegou em 2013 e, neste ano, cresceu no segundo turno. Marcou 12 gols na Série B e se tornou uma das peças mais importantes na conquista do título inédito. Atacante rápido, joga pelos dois lados do campo.

jorginho (atlético-go


Habilidoso e rápido, o meia de 23 anos foi um dos principais jogadores do Dragão na Série B. Comandou as jogadas no meio-campo, deu boas assistências e marcou oito gols. Ainda oscila um pouco, mas tem dado sinais de que está pronto para assumir responsabilidades maiores. No fim da competição, fez uma boa dupla com Thiago Primão, que veio por empréstimo do Coritiba.

pablo (avaí)

O Avaí conseguiu se classificar apesar de perder fôlego na reta final da Série B. Antes disso, chegou a ficar 12 jogos invicto. Um dos destaques daquele momento foi o zagueiro Pablo, de 23 anos. Formado na base do Ceará, ele chegou ao clube catarinense no ano passado, mas se firmou definitivamente em 2014 e ainda se mostrou uma opção importante no ataque, marcando quatro gols.

danilo pires (santa cruz)


Destaque do Central no Campeonato Pernambucano, Danilo Pires mudou-se para o Santa Cruz e, logo em sua primeira Série B, tornou-se um jogador importante, marcando sete gols e distribuindo assistências. Além disso, mostrou versatilidade, atuando como meia pelos dois lados do campo e até como segundo volante.

Jonas (Sampaio corrêa)


Destaque do Sampaio Corrêa na Série C de 2013, Jonas começou a Série B de maneira tímida, mas aos poucos se soltou e voltou a mostrar a segurança que o caracterizou no ano passado. Aos 23 anos, o camisa 5 do time maranhense se destaca por ser um ótimo ladrão de bolas e ainda arriscar chutes de longa distância, combinação que faz com que já chame atenção de clubes da Série A.

TOMAS (BOA ESPORTE)



O meia foi contratado junto ao J.Malucelli, do Paraná, e surpreendeu ao ser capaz de atuar também na lateral esquerda. Rápido e dono de um bom chute de pé esquerdo, tornou-se o artilheiro do time com 15 gols, número que o credencia a ser uma das grandes revelações da Série B.

Paulinho (náutico)


Paulinho, campeão paulista pelo Ituano, chegou ao Náutico e logo ganhou a posição de titular. O número excessivo de cartões amarelos o atrapalha, mas o volante de 25 anos compensa com muita disposição em campo e ainda mostra qualidade quando vai ao ataque. Marcou três gols na competição.

gabriel xavier (portuguesa)


A Lusa, rebaixada, teve poucas boas notícias durante a campanha. Uma delas foi o meia Gabriel Xavier. Rápido, canhoto, driblador e com bom chute de fora da área, ele foi o principal jogador do time, marcando quatro gols em 25 jogos e incomodando as defesas adversárias.

Alex critica divisão interna no Coritiba: "Se soubesse, com certeza não viria"

A um jogo de se aposentar, capitão diz que os problemas influenciam no desempenho do time e que seu futuro poderia ser outro se conhecesse a situação

Por Curitiba
alex entrevista coritiba despedida (Foto: Fernando Araújo)Alex se despede do futebol com críticas à divisão do Coxa (Foto: Fernando Araújo)
A relação conflituosa com o time do coração pesou na decisão de Alex de parar de jogar futebol e anunciar que sua última partida será diante do Bahia, no Couto Pereira, no próximo domingo. O capitão disse em entrevista exclusiva que o clube vive uma divisão interna entre jogadores, diretoria e torcida, que tem influenciado no desempenho do time. E vai além. Segundo ele, se soubesse da atual situação, não teria aceitado voltar para o Coritiba. A entrevista completa será publicada no domingo, no GloboEsporte.com.
 - O Coritiba em que joguei nesses dois anos é dividido. Dividido entre o Atuba (centro de treinamento), o Couto Pereira e o torcedor. Dificilmente esses três se juntaram. Quando se juntaram, foi forte. Dos times em que joguei, é o único que não criou uma sinergia das três pontas: arquibancada, diretoria e futebol - afirmou Alex, completando: - Se eu soubesse, não teria vindo.
O retorno de Alex após oito anos jogando pelo Fenerbahçe, na Turquia, movimentou o mercado da bola brasileiro. De imediato, Cruzeiro e Palmeiras – onde fez história – se colocaram à disposição na repatriação, mas o jogador chegou ao país dizendo que iria para o Coritiba. 
Naquele momento, Alex não conhecia profundamente o Coritiba que havia deixado em 1997, na transferência para o Palmeiras. O meia afirmou que o clube é o mais complicado em que ele atuou, em parte pela sua relação emocional, mas também pela dificuldade apontada por ele. 
Criaram um problema de relacionamento comigo e o presidente que nunca aconteceu. Mas esse tipo de situação (a divisão interna), se eu soubesse antes, com certeza não viria 
Alex
O Coxa tem eleições previstas para 13 de dezembro, com a participação de duas chapas: a situação "Coritiba, nós construímos" e a oposição "Coxa Maior" - que tem a participação da esposa de Alex, Daiane Mauad, na lista de candidatos do conselho deliberativo.
O craque conta que não conhecia a realidade do Coritiba até passar a conviver com ela. Nesses dois anos, ele demonstrou em vários momentos que não estava satisfeito, deu suas opiniões e brigou por seus pontos de vista. Mas garante que nem por isso criou uma inimizade com o presidente Vilson Ribeiro de Andrade.
- Criaram um problema de relacionamento comigo e o presidente que nunca aconteceu. Mas esse tipo de situação (a divisão interna), se eu soubesse antes, com certeza não viria.
Apesar dos problemas, Alex diz que a paixão pelo seu time permanece inalterada:
- A relação que eu tenho com o Coritiba é de amor. Comecei aqui, cheguei com nove anos, conheci minha mulher dentro do estádio. Não tem como separar o Coritiba de mim.  
Alex Coritiba Palmeiras (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)Alex sempre sonhou em terminar a carreira no time do coração: "É tudo para mim" (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)