quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FOTOS: arquibancadas do Maracanã já estão parcialmente destruídas

Comitê Organizador de 2014 divulga novas imagens das obras no estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (LOC) divulgou nesta quarta-feira novas fotos das obras no Maracanã. De acordo com o site oficial do Mundial, a destruição do anel inferior está praticamente concluída. O trabalho já começou nas arquibancadas, que apresentam buracos.
Segundo o cronograma apresentado pelo governo do Rio de Janeiro, o estádio deverá estar pronto no início de 2013. Para o LOC, a obra tem mostrado evolução satisfatória. Palco da final do Mundial de 1950, o Maracanã receberá a decisão também em 2014.
obras no maracanãA arquibancada do Maracanã parcialmente destruída, com buracos (Foto: Divulgação / Site do LOC)
obras no maracanãA destruição do anel interior está praticamente encerrada (Foto: Divulgação / Site do LOC)
obras no maracanãUm pouco do entulho gerado pela destruição do Maracanã (Foto: Divulgação / Site da Fifa)
obras no maracanãO Maracanã visto pelo alto: obras devem acabar no início de 2013 (Foto: Divulgação / Site da FIFA)

Para Mano Menezes, Ganso foi tão craque quanto Conca em 2010

Durante entrevista no Footecon, técnico da Seleção Brasileira valorizou a temporada do santista, que segue fora de combate por lesão

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Mano menezes técnico da seleção brasileiraMano concede entrevista no Footecon
(Marcio Iannacca / Globoesporte.com)
O argentino Conca foi eleito o craque do Campeonato Brasileiro. Eleição justa na opinião da maioria dos especialistas. Inclusive na do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Só que para o comandante canarinho outro jogador, esse um do próprio país, também fez uma temporada de craque: Paulo Henrique Ganso.

É verdade que o santista se machucou na metade do Brasileirão e segue fora de combate recuperando-se de uma cirurgia no joelho, mas proporcionalmente Mano acredita que o camisa 10 do Peixe merece destaque. Até porque no primeiro semestre ele foi o protagonista das conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil.

- Destacamos os argentinos porque nosso coração é bondoso (risos). Não acho, por exemplo, que o Ganso tenha jogado menos do que o Conca na temporada. Mas a lesão atrapalhou. Levando em conta o primeiro semestre do Ganso, nós podemos dizer que as temporadas foram muito parecidas - disse o treinador do Brasil.

Mano Menezes faz questão de valorizar o produto nacional. Até pela sua atual condição de técnico da Seleção Brasileira, com a missão de prepara o time para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Portanto, diante de uma pergunta sobre o nível do Campeonato Brasileiro, ele discorda e faz uma defesa.

- Temos de tomar cuidado para não desvalorizarmos aquilo que temos. Não acho que o campeonato tenha tido um nível ruim. Até porque estamos mostrando cada vez mais jogadores para fora - acrescentou o comandante verde e amarelo.

Depois de participar do Footecon, no Rio de Janeiro, Mano Menezes terá duas viagens a trabalho antes do Natal. Em seguida, ele sairá em férias, retomando os trabalhos no ano que vem. O primeiro amistoso da temporada será no dia 9 de fevereiro, contra a França, em Paris.
 

Vai-e-Vem: a movimentação dos mercados brasileiro e internacional

Saiba todos os detalhes sobre quem pode reforçar ou deixar o seu time nas próximas semanas e participe aprovando ou cornetando cada transferência

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Vai-Vem do Mercado 320x230Vai-Vem do Mercado tem novidades (Foto: arte esporte)
Com o fim do ano se aproximando, o mercado brasileiro volta a ficar bastante movimentado. Clubes negociam seus jogadores com o exterior, alguns se preocupam em compensar as perdas e outros buscam reforços simplesmente por  perceberem alguma deficiência no elenco. Essa é a hora de mexer no bolso e investir naquele presentão de Natal para os torcedores. Um bom planejamento pesa muito no sucesso do time para a próxima temporada.
Na página do Vai-e-Vem do GLOBOESPORTE.COM, o torcedor pode acompanhar diariamente quais jogadores do seu time e dos rivais podem chegar ou sair. Também pode ver quem está na mira dos principais clubes estrangeiros e os detalhes das negociações internacionais.
Clique aqui e confira o Vai-e-Vem do mercado
O Vai-e-Vem deste ano apresenta muitas novidades e o torcedor terá um papel ainda mais atuante nas transferências que envolvem o seu time. Ele terá como se manifestar diretamente sobre as negociações, aprovando ou reprovando cada uma delas. Quem sabe os clubes também não passam a ouvir mais a opinião da torcida antes de contratar ou dispensar um jogador? Outra novidade é a possibilidade de interagir com redes sociais como o Facebook e o Twitter. A aprovação de uma negociação pode ser exportada automaticamente para uma destas duas ferramentas.
As movimentações do mercado da bola também ficarão mais detalhadas. Cada negociação terá um status específico e mais preciso para que o torcedor não fique perdido: rumor, interesse, negociando, fechado, cavada, novela e melou. Além disso, cada jogador terá uma página automática com todas as notícias relacionadas às transferências em que ele esteja envolvido, além de um espaço onde as opiniões dos internautas ficarão em evidência.

Grupo Lotus anuncia parceria com Renault para 2011

Montadora passa a ser principal acionista da equipe francesa e dará nome ao novo time
  Novo carro da Lotus Renault voltará com cores lendárias (Crédito: Divulgação)

 

Publicada em 08/12/2010 às 09:07
Como já estava sendo desenhado, o Grupo Lotus, que pertence a montadora Proton, anunciou na manhã desta quarta-feira a compra de parte das ações da equipe Renault de Fórmula 1.
Com o acordo, a Proton passa a ser uma das principais acionistas do time ao lado da Genii Capital. Também foi feito um acordo de patrocínio do nome da equipe e, assim, o time de 2011 levará o nome de "Lotus Renault GP". A nova escuderia pretende voltar a usar as tradicionais cores preta e dourada, irmotalizadas por Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi.
- Estamos satisfeitos que podemos agora ir a público com a notícia de que correremos como Lotus Renault Gp em 2011. É extremamente emocionante começar uma nova fase em parceria com o Grupo Lotus. É um tributo ao excelente trabalho feito este ano pelo time em Enstone para podermos atrair o grande patrocinador e o novo investimento para um futuro brilhante - disse Gerard Lopez, dono da equipe Renault.

Brasil Afora: Londrina entrou para a história de São Januário em 1978

Clube paranaense derrotou o Vasco por 2 a 0 no maior público oficial que o estádio já teve. Carlos Alberto Garcia, o 'Bem Amado', foi um dos destaques

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
O dia 19 de fevereiro de 1978 ficou marcado na história do Londrina Esporte Clube e também de São Januário. Na ocasião, o time ganhou reconhecimento nacional após conseguir feito histórico: desbancou o Vasco da Gama, de Roberto Dinamite, por 2 a 0, no maior público que o estádio cruzmaltino já recebeu oficialmente em seus 83 anos de existência: 40.209 pessoas. Com gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia, o Tubarão se garantiu pela primeira vez no quadrangular final que decidiria o título do Campeonato Brasileiro de 1977. Depois, seria derrotado pelo Atlético-MG nas semifinais. Terminou a competição em quarto lugar. Mas, por um dia, o carnaval carioca foi transferido para as ruas da cidade paranaense, que se vestiu de azul e branco.
carlos alberto garcia londrinaCarlos Alberto Garcia passa por Orlando e é observado por Zé Mário no jogo contra o Vasco (Foto: divulgação)
Fundado em 5 de abril de 1956, o Londrina ainda não tinha seu nome bem conhecido no cenário nacional. Com uma conquista do Paranaense (1962) e dois títulos do Campeonato do Norte Paranaense (1959 e 1962), o clube buscava algo maior para tentar tornar-se referência no estado. A pessoa que mais ajudou nesse projeto foi o ex-presidente Jacy Scaff, que faleceu no ano de 1986. Mandatário no biênio 76/77, levou o mérito de ter colocado o Londrina no Campeonato Brasileiro. Implantou uma nova mentalidade no clube com a contratação de grandes jogadores e com a ampliação da sede campestre.

- Em 1976 o presidente contratou jogadores de grandes times, e começamos a ter resultados. O título estadual não veio, mas no ano seguinte deu certo. Nós nos surpreendemos – disse Carlos Alberto Garcia, ex-jogador do clube.
carlos alberto garcia londrinaCarlos Alberto Garcia, o 'Bem Amado', comemora
mais um gol pelo Londrina (crédito: divulgação)
Realmente a temporada seguinte marcou a vida de todos os torcedores do Londrina. Em um Campeonato Brasileiro (15 de outubro de 1977 até 5 de março de 1978) com 62 clubes na mesma divisão, o clube não imaginava que acabaria a competição de uma forma tão surpreendente. Comandado pelos atacantes Brandão e Carlos Alberto Garcia, o Tubarão não começou muito bem, mas conseguiu chegar à fase da repescagem. Segundo Lodrigo Linhares, da Rádio Paikerê, nem os dirigentes acreditavam na classificação da equipe.

- O Londrina estava mal nesse campeonato. Depois, houve essa repescagem e os diretores nem viajaram para os jogos, contra Goiás e Vila Nova. Porém, o time ganhou os dois. Com isso, conseguiu o direito de avançar à fase final. Começou a sequência de resultados que ninguém imaginava. O time ganhou do Caxias, do Flamengo, do Santos e do Corinthians. O jogo diante do Corinthians teve o maior público da história do Estádio do Café. Carlos Alberto fez o gol e ficou chorando em campo. Foi emocionante.

O time estava em uma chave difícil, que tinha nada menos que Santos, Corinthians, Vasco da Gama, Flamengo e Caxias. O Rubro-Negro de Zico e Adílio foi derrotado por 1 a 0, no Estádio do Café, em uma quarta-feira. No domingo, foi a vez de o Santos sofrer com o Tubarão, no Pacaembu: 2 a 1.
Após as duas vitórias, o time começou a sonhar com uma vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro. Mas, para isso, precisava passar pelo Vasco, em São Januário. Além do adversário difícil, o Londrina teria que 'lutar' contra outras dificuldades. Os jogadores foram impedidos de comer no hotel com medo de uma possível sabotagem do rival. No dia do jogo, a delegação ainda sofreu muito ao chegar ao estádio cruzmaltino. Carlos Alberto Garcia, que ganhou o apelido de ‘O Bem Amado’ por jogar beijinhos para as arquibancadas após fazer os gols, lembra detalhes da partida.
Veio uma notícia que nós não poderíamos comer no hotel"
Garcia
- Caímos em uma chave com grandes clubes e ninguém acreditava no nosso time. Éramos a surpresa e fomos ganhando. Quando veio o jogo contra o Vasco, eles achavam que o placar seria fácil. Chegamos um dia antes e recebemos uma pressão grande da torcida. Lembro que veio uma notícia que nós não poderíamos comer no hotel, pois falavam que colocariam coisas na nossa comida. Aí saímos em grupos de três para comer em lanchonetes na rua. Antes do jogo, a torcida fez uma pressão enorme na entrada de São Januário, mas estávamos confiantes em vencer o jogo. O nosso goleiro (Mauro) fechou o gol naquele dia. Embora o resultado tenha sido 2 a 0, o Vasco jogou muito bem. Quando a partida acabou, houve tanta confusão que só saímos à noite do vestiário.
carlos alberto garcia londrinaO time do Londrina do fim da década de 70 ficou marcado na história do futebol do Paraná (Foto: divulgação)
As semifinais e o fim do sonho
As semifinais foram diante do Atlético-MG. O jogo contra o Galo, no Mineirão, foi considerado o melhor do Campeonato Brasileiro. Os mineiros chegaram a abrir 2 a 0, mas o Londrina reagiu. Garcia fez o primeiro, e Brandão marcou o segundo. Porém, o rival tinha o artilheiro Reinaldo em tarde inspiradíssima e venceu por 4 a 2. No Estádio do Café, em outra ótima partida, os times empataram por 2 a 2 (Brandão e Ademar, fizeram os gols) e, assim, terminava o sonho de uma vaga na final. Mesmo com a eliminação, os jogadores foram saudados pela torcida, e o feito é lembrado até hoje por todos no clube e na cidade.

Depois de amargar uma grande crise financeira, o Londrina busca voltar a ter histórias como essa do fim da década de 70. Depois de conquistar mais duas vezes o título estadual (81 e 92) e também o Campeonato Brasileiro (Taça de Prata - espécie de divisão de acesso) de 1980, o Tubarão caiu muito e, hoje, está na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Mas a esperança continua...

A 90 minutos do título: Independiente e Goiás decidem quem será campeão

Time brasileiro pode até perder por um gol de diferença para ficar com a taça. Com Avellaneda lotada, argentinos tentam superação extrema

Por Carolina Elustondo Direto de Buenos Aires
O Goiás venceu o primeiro round da inédita final da Copa Sul-Americana com um triunfo por 2 a 0 sobre o Independiente, no Serra Dourada lotado, na última semana. Agora as duas equipes se reencontram nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília, 21h no horário local) para resolver quem fica com a taça. Desta vez o time argentino joga em casa, em Avellaneda, com lotação esgotada: 40 mil pessoas são esperadas para a partida. Mas o Esmeraldino tem a vantagem nas mãos.
cartaz do Racing em apoio ao Goiás Torcedores do Racing mostram apoio ao Goiás (Foto: Carolina Elustondo / GLOBOESPORTE.COM)
O time goiano pode perder por até um gol de diferença que será campeão. Um triunfo argentino por dois gols de diferença leva a decisão para pênaltis, e os donos da casa precisarão fazer três se quiserem dar a volta olímpica no tempo regulamentar. O clima de guerra foi instalado a partir do momento em que os hermanos não deixaram o visitante treinar em Avellaneda, mesmo após se comprometerem por escrito. Em campo, o clima pode ser ainda mais tenso.
Afinal, quem for campeão estará classificado para disputar a Libertadores de 2011, entrando na fase inicial e eliminatória. De um lado, o Goiás busca a glória e o alento de ser feliz no mesmo ano em que foi rebaixado para a Série B do Brasileiro. De outro, o Independiente tenta ser campeão internacional depois de 15 anos de jejum. A última taça foi a Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1995.
O jogo terá um trio de arbitragem colombiano. Oscar Ruiz apita a partida, auxiliado por Abraham González e Humberto Clavijo. A TV Globo transmite o jogo para os estados de Goiás e Rio Grande do Sul. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do duelo em Tempo Real.
Curiosamente, Goiás e Independiente terão outras torcidas envolvidas nesta decisão. Os torcedores do Grêmio vão secar o Esmeraldino, pois se o brasileiro não vencer a Sul-Americana, o time gaúcho se assegura na Libertadores por ter terminado o Brasileiro em quarto. E o Racing está na mesma situação. No campeonato nacional, está perto de ficar apto a assumir a vaga na Libertadores, mas só se o Independiente não for campeão. Os "hinchas" do Racing até entregaram para o técnico Artur Neto um cartaz de apoio ao time goiano.
header o que esta em jogo
Goiás: O Esmeraldino busca o primeiro título internacional de sua história e uma alegria logo após sofrer com o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. O time tem a vantagem de perder por até um gol de diferença que fica com a taça. E o grupo fará de tudo para ser campeão e disputar a Libertadores de 2011.
Independiente: São 15 anos sem um título internacional e também a possibilidade de conseguir disputar a competição continental, da qual é o maior campeão da história, com sete conquistas.
header as escalações 2
Goiás: Artur Neto já avisou que não fará mudanças na equipe que enfrentou o Independiente na última quarta e venceu por 2 a 0. O time é: Harlei, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Douglas, Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Otacílio Neto e Rafael Moura.
Independiente: Antonio Mohamed, conhecido como "El Turco", não confirmou sua escalação, mas como precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para levar para os pênaltis deve optar por um time mais ofensivo. A equipe provável é: Navarro, Tuzzio, Matheu, J. Velázquez e Lucas Mareque; Cabrera, Battion, Fredes e Martinez; Rodriguez e Parra.
quem esta fora
Goiás: Nenhum titular está fora de combate para o duelo.
Independiente: O time argentino perdeu um importante jogador: o atacante Silvera, que foi expulso contra o Goiás no Serra Dourada e agora não disputa a decisão.
header fique de olho 2
Goiás: Se Rafael Moura tem sido a referência de gols, nesta partida o destaque é Harlei. Isso porque se não sofrer gols, o Goiás será campeão. Com 38 anos, o goleiro é ídolo da torcida e tem sido importante nesta reta final.
Independiente: Sem Silvera, principal atacante, as atenções estarão voltadas para Rodriguez, que terá a difícil missão de substituir o artilheiro do time e ainda buscar os gols que o Independiente precisa, contando ainda com a ajuda de Parra.
header o que eles disseram
Artur Neto (técnico do Goiás): "Acredito que o Independiente virá de forma mais agressiva e ofensiva, o que é natural, pois precisam vencer. O que tínhamos que fazer já fizemos, agora é manter a tranquilidade até o jogo".
Tuzzio (capitão do independiente): "O turco vai armar o time de maneira inteligente, com jogadores para protegerem nossa trave e outros para buscarem os gols. O Goiás vem jogando muito bem a competição. É uma equipe forte, aguerrida.
header números e curiosidades
* O Independiente é o maior vencedor da Taça Libertadores, com sete títulos, e possui dois troféus de campeão do mundo (1973 e 84). Mas chega à final da Copa Sul-Americana pela primeira vez.
* O Goiás busca seu primeiro título internacional nesta final. E já participou de cinco edições: 2004, 2005, 2007, 2009 e 2010. Até este último ano, o melhor desempenho do Esmeraldino havia sido a classificação para as oitavas de final.

Atletas para a história: 22 colorados partem para conquista do planeta

Com grupo experiente e vencedor, mas abalado por desfalques, Inter embarca nesta quarta-feira para Abu Dhabi, palco do Mundial

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
22 jogadores Internacional MuldialOs 22 representantes: problema com Rodrigo diminuiu a lista (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)
Oscar, 19 anos, típico magrelo veloz, parte aos dribles para cima de Índio, 35, dez títulos pelo clube, figura quase mitológica dos anos dourados do Inter. Na dividida, a bola sobra com Bolívar, o capitão chamado de general. De um lado, passa voando Nei, careca espevitado, o lateral operário, que não gosta de aparecer, não quer chamar a atenção. Quase careca, mas com um corte moicano dividindo a cabeça, quem recebe é Guiñazu, um dos jogadores mais malucos da história do Inter, figura imune à dor, sujeito alheio ao cansaço. Na frente dele, estão as tranças de Tinga, colorado desde o ventre da mãe dele, D’Alessandro, já nascido com uma camisa 10, Rafael Sobis, atacante que se alimenta de finais. Wilson Matias orientará o passe, Kleber fará o cruzamento, Alecsandro completará para o gol, Renan baterá palmas do outro lado. São 22 personagens, 11 delas titulares, que partem ao meio-dia desta quarta-feira rumo a Abu Dhabi. A missão é transformar o Inter em um clube bicampeão do mundo.
Celso Roth InternacionalExperiência e qualidade marcam elenco colorado
(Foto: VIPCOMM)
Destinos tão diferentes, trajetórias tão opostas, currículos tão distintos: 22 homens separados por muita coisa e unidos pelo desejo de mandar no mundo do futebol. O Inter vai para o Mundial com Pato Abbondanzieri, 38 anos, dono de mais títulos do que muito clube grande jamais sonhará ter. E também com Eduardo Sasha, 18, recém-saído do berço futebolístico. Com um elenco experiente (Bolívar, Guiñazu, Tinga, Alecsandro), campeão (Abbondanzieri, Índio, Kleber, D’Alessandro, Rafael Sobis) e munido de ares de renovação (Oscar e Leandro Damião), o Colorado dá sinais de que pode encarar de frente quem quer que seja – mesmo que seja um xará, que seja italiano, que tenha Sneijder, Eto’o e Milito. Mas também há problemas.
São os desfalques. O primeiro foi Ilan, ainda antes da definição da lista final. O segundo foi Glaydson, na segunda-feira, com lesão muscular. O terceiro foi Rodrigo, por problemas legais, com inscrição negada pela Fifa. Deixou de ser o elenco que Celso Roth queria. Pior: a disputa do Mundial deve ser com os 22 jogadores que viajam nesta quarta, já que a presença de Sorondo, escolhido para substituir Rodrigo, não deve se confirmar. O regulamento não prevê trocas por questões burocráticas.
Com ou sem desfalques, Celso Roth comandará no Mundial um grupo que mistura atletas muito identificados com o clube com outros que tentam firmar uma trajetória mais sólida com a camisa vermelha. Confira, jogador por jogador, quem é quem no Mundial de Clubes.
1. Renan
O Inter passou a fazer parte da rotina diária de Renan aos nove anos, quando ele vestiu luvas e passou a treinar nas categorias de base do clube. Sempre foi um goleiro dos mais promissores, com passagens sólidas pelas seleções de base. Reserva de Clemer no título mundial de 2006, agora ele pode ser campeão como titular, após passagem pela Espanha. Não tem a confiança total da torcida, mas passou por período forte de treinos, uma ação que pode ser decisiva no Mundial.
2. Bolívar
Bolívar anda fazendo Tales, o filho dele, dormir horas e horas a fio. Quer que o menino sonhe com o título mundial, repetindo a premonição do primeiro jogo da final da Libertadores, quando o garoto recebeu, durante o sono, o aviso de que o pai dele marcaria um gol. Pois aconteceu, e Bolívar, o capitão, o general, ergueu a taça continental. Maior líder do elenco, ele pode repetir o que fez Fernandão em 2006 e ser eternizado também com o Mundial.
Bolívar com taça LibertadoresBolívar ergue taça da Libertadores. Sonho agora é maior (Foto: Vipcomm)
3. Índio
Índio cortava cana, trabalhava da manhã à noite espiando de canto de olho uma marmita que não tinha nada além de um ovo frito – e gelado. Com 20 anos, virou jogador de futebol. Com 35, pode ser bicampeão do mundo. É um dos maiores zagueiros que o Inter já teve, com dez títulos pelo clube, com mais gols do que Figueroa. Foi o único atleta do atual elenco a não deixar o clube desde o Mundial de 2006.
4. Nei
Nei quer repetir Ceará: no título, não na fama por barrar craques. Ele diz que se Bolívar for o melhor em campo, se D’Alessandro fizer gols, se Oscar arrebentar e se ele ficar na dele, sem problemas. O negócio é levantar a taça. Lateral discreto, mas competente, o jogador buscado pelo Inter no Atlético-PR vai ao Mundial com a certeza de ter conquistado solidez ao longo do ano.
5. Guiñazu
Guiñazu, com um calor de 40 graus, costuma treinar com uma capa de chuva para suar mais. Guiñazu, depois de treinos em dois turnos, chega em casa e corre na esteira. Guiñazu, nas férias, descansa durante um dia e corre nos outros 29. Guiñazu, certa feita, jogou uma partida inteira com um buraco do tamanho de uma moeda no joelho. Guiñazu, com o braço quebrado, quase deu um carrinho em um médico que o impedia de voltar a campo por causa da lesão. Pablo Horácio Guiñazu, El Cholo, argentino adorado pela torcida, pode marcar época definitivamente com o título mundial.
6. Kleber
Talvez dono do melhor cruzamento do futebol brasileiro, Kleber é uma referência técnica do time do Inter. Os colegas olham para ele e se sentem confiantes em acioná-lo. Também carrega a experiência em campo. Ganhou tudo que é título, incluindo o Mundial, em 2000, com o Corinthians.
7. Tinga
Paulo César Tinga nasceu colorado. E foi criado pelo Grêmio. Saído de uma infância que levou seus amigos à morte ou à cadeia, o jogador de coração vermelho agradece ao clube azul por tudo que fez por ele. Mas se sente em casa mesmo é no Beira-Rio. É um símbolo do coloradismo, um dos jogadores mais identificados com a torcida. Já tem duas Libertadores, e agora busca o Mundial.
8. Giuliano
Se o jogo estiver complicado e Giuliano começar a aquecer do lado de fora, já vai ter colorado gritando gol. Assim foi na Libertadores: raramente titular, sempre decisivo. O talismã vermelho fez seis gols na caminha do título continental do Inter. Vai ao Mundial com número de titular, mas como reserva de luxo.
giuliano internacional gol libertadoresTalismã da Libertadores, Giuliano será banco no Mundial (Foto: Rodholfo Burher / Agência Estado)

9. Alecsandro
Tem mais de 50 gols pelo Inter, mas segue dividindo uma torcida que parece mais propensa a reclamar dele do que a dar incentivo. Pouco político nas palavras, ganhou fama de presunçoso. Mas faz gols, e tem a confiança dos colegas justamente por causa disso. O jogador tem a mais absoluta certeza de que viverá o melhor momento da carreira dele no Mundial de Clubes.
10. D’Alessandro
É o grande craque do elenco vermelho, dono de uma perna canhota rara, proprietário de um drible quase impossível de marcar, o La Boba. Quase todas as jogadas do Inter passam pelos pés de Andrés Nicolas D’Alessandro. Argentino do tipo irritado, que costuma arranjar confusão em campo, ele vive um momento único no Inter: é amado pela torcida logo depois de ser uma das referências do título da Libertadores.
11. Rafael Sobis
Não é por acaso que Rafael Sobis tem três gols em finais de Libertadores pelo Inter. Típico jogador que cresce em decisão, ele foi preparado por Celso Roth para estourar no Mundial. Tenta conquistar o título que perdeu em 2006 por se transferir para o Betis. Da Espanha, soluçou de tanto chorar ao ver o Inter campeão.
12. Derley
É o reserva imediato para os dois volantes. Jogador alto, às vezes exageradamente ansioso, tem a marcação forte como arma. Derley passou pelo Náutico para retornar ao Inter com mais moral e ganhar uma vaga em Abu Dhabi.
14. Ronaldo Alves
Ronaldo Alves foi discreto, comeu pelas beiradas e desbancou Sorondo depois de o uruguaio passar por cirurgia de hérnia inguinal. O zagueiro não teria grandes chances de ser aproveitado em Abu Dhabi se Rodrigo também estivesse na lista. Com o corte do colega, virou reserva imediato.
15. Eduardo Sasha
O garoto recém-saído das categorias de base do Inter estava em casa, se preparando mentalmente para passar por uma cirurgia de correção óssea no calcanhar, quando foi avisado de que jogaria o Mundial. Aos 18 anos, é ele o substituto de Glaydson, afastado do Mundial por lesão muscular.
16. Juan
O jovem zagueiro vai ao Mundial mais como reserva de Kleber na lateral esquerda do que como opção para a zaga. Carrega o número 16, que pertenceu em 2006 a Adriano Gabiru, o autor do gol do título mundial.
17. Andrezinho
É um reserva com estrela de titular. Já fez gols decisivos pelo Inter e agora espera repetir a dose no Mundial. O sonho do meio-campista é ir a campo em uma eventual decisão contra o Inter de Milão, bater uma falta contra Julio Cesar, amigo dele nos tempos de Flamengo, e ser o dono do gol de novo título mundial do Colorado.
18. Oscar
Maior promessa do elenco vermelho, Oscar vai ao Mundial com jeito de Alexandre Pato – não na característica de jogo, mas na trajetória. Ele cresceu na hora certa, cavou uma vaga no elenco e virou um dos reservas mais importantes. Tem encantado nos treinamentos.
oscar no treino do internacionalOscar vai ao Mundial como grande promessa colorada (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
19. Leandro Damião
Muitos colorados gostariam que Leandro Damião fosse o titular do Inter. Mas ele estará no Mundial como suplente, figurando no banco como alternativa forte para a necessidade de o time intensificar as ações ofensivas. Com crescimento meteórico no clube, trocou o time B por gol em final de Libertadores em questão de meses.
20. Wilson Matias
Talvez seja o titular mais discreto do Inter. Volante de boa passagem pelo México, o jogador tenta driblar a desconfiança e provar que pode ser um bom titular do Inter ao lado de Guiñazu no sistema de contenção do meio-campo.
21. Daniel
Daniel ganhou uma vaga nos últimos dias, muito por causa da incerteza do clube com a situação de Glaydson, que acabou mesmo cortado. Nunca foi um lateral de grande brilho, mas vem melhorando nos treinos.
22. Abbondanzieri
Se colocasse todas as faixas que já recebeu, não conseguiria se mexer. Ídolo histórico do Boca Juniors, Pato Abbondanzieri é um dos jogadores mais queridos pelos colegas. Titular em parte da conquista da Libertadores, irá ao Mundial como reserva de Renan e deve se aposentar logo depois.
23. Lauro
Lauro teve grandes momentos no Inter, especialmente na conquista da Sul-Americana, mas algumas falhas custaram caro para ele. O jogador virou reserva de Abbondanzieri e ficou ainda mais distante da condição de titular com a chegada de Renan. Correu o risco de não ir ao Mundial. Deve deixar o clube em 2011.