quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Planeta Extremo estreia em janeiro com muita ação, emoção e aventura

Clayton Conservani e Carol Barcellos comandam o programa que estreia
na TV dia 25 de janeiro com histórias inéditas, em lugares incríveis

Por Rio de Janeiro
Foi dada a largada para ultramaratonas, expedições inéditas, ação, ciência e muita aventura. A partir do dia 25 de janeiro, Clayton Conservani e Carol Barcellos chegam à tela da Globo com histórias emocionantes na estreia do programa "Planeta Extremo", que vai ao ar todos os domingos após o Big Brother Brasil. Os repórteres testam os limites do corpo e da mente para contar histórias de um jeito único em lugares incríveis.
- Acredito que a vida está nas florestas, trilhas, cachoeiras. A vida está na natureza e tudo que ela pode oferecer de bom a todos nós. Gravar o Planeta Extremo é tornar a vida mais emocionante e enriquecedora. Eu me conheço melhor a cada exploração. Meus limites, capacidades, medos e sonhos - afirmou Clayton Conservani.
Confira a chamada e explore o site do programa
Carol Barcellos e Clayton Conservani encaram ultramaratona na selva amazônica (Foto: Divulgação TV Globo)Carol Barcellos e Clayton Conservani encaram ultramaratona na selva amazônica (Foto: Divulgação TV Globo)
E o "Planeta Extremo" não estará apenas na TV. No site oficial do programa, muito conteúdo exclusivo! Fotos, vídeos e infográficos vão ajudar você a conhecer melhor as nossas aventuras e a entender como Clayton e Carol enfrentam tantos desafios. Além disso, você poderá ver os episódios na íntegra e rever programas anteriores, exibidos no Fantástico."Planeta Extremo" não estará apenas na TV. No site oficial do programa, muito conteúdo exclusivo. Fotos, vídeos e infográficos vão ajudar você a conhecer melhor as aventuras e a entender como Clayton, Carol e a equipe do programa se preparam para enfrentar tantos desafios. Além disso, você poderá ver os episódios na íntegra e rever reportagens anteriores.
- Uma equipe que se conhece pelo olhar, é capaz de superar qualquer desafio. O Planeta Extremo é uma engrenagem feita de profissionais obstinados que nunca desistem e estão sempre com os sentidos aguçados para desvendar os mistérios do nosso planeta. Descobrimos que quanto mais longe formos, melhor vamos contar nossa história. Por isso nos arriscamos para conseguir mais elementos e personagens em nossas expedições. Costumo dizer que procuramos recantos onde as pessoas jamais passariam as férias com a família - disse.
Equipe do Planeta Extremo reunida na Amazônia (Foto: Divulgação TV Globo)Equipe do Planeta Extremo reunida na Amazônia (Foto: Divulgação TV Globo)
Depois do sucesso de oito episódios, exibidos em duas temporadas no Fantástico, a produção cresceu e ganhou um lugar fixo na grade de programação da Globo. Para 2015, a equipe aposta em muitas surpresas e matérias inéditas na TV. Em uma delas, Clayton desce em direção ao lago de lava do vulcão mais explosivo do mundo, em uma parceria inédita com a Nasa , a Agência Espacial Americana. Na Amazônia, expostos a todos os riscos da selva, Clayton e Carol enfrentam 127km de corrida em uma ultramaratona na mata, nos rios e nos pântanos da floresta.

Desvendamos os mistérios do caso que virou filme. Como um montanhista suportou 127 horas com o braço preso a uma pedra?  Escalamos paredões debaixo de nevascas em uma região primitiva da Papua Nova Guiné e sequoias gigantes para ajudar cientistas americanos a preservar o DNA da longevidade. Na Cordilheira dos Andes, um montanhista encara o desafio de voltar às expedições em uma lição de perseverança. Além disso, saltamos de cachoeiras formadas pelo degelo do Polo Norte e vimos de perto o limite entre o esporte e o perigo mergulhando em cavernas submersas da China.

Líderes dividem mansão: Mick fica na suíte máster; Medina sem videogame

Em frente a Pipeline, casa tem clima de tranquilidade e rotinas diferentes: na
briga pelo título mundial, brasileiro e australiano se encontram mais na água

Por Direto de Oahu, Havaí
Convivendo sob o mesmo teto em frente à praia de Pipeline, o australiano Mick Fanning e o brasileiro Gabriel Medina deixam a rivalidade apenas na água. O clima entre os dois principais candidatos ao título mundial é de tranquilidade. Os dois fazem sempre questão de valorizar a amizade, o carinho e a admiração que têm um pelo outro. Os aussies Matt Wilkinson e Owen Wright também estão hospedados no local por terem o mesmo patrocinador. A mansão de madeira tem três andares, com jardim e vista para o mar. Fica ao lado do palanque do Pipe Masters, última etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT). O americano Kelly Slater também está na briga pelo caneco, embora com menos chances.
Casa Gabriel Medina, Pipeline (Foto: Pedro Gomes)Casa de Gabriel Medina e Mick Fanning em Pipeline (Foto: Pedro Gomes)

Medina e Fanning têm evitado o assédio e passam a maior parte do tempo dentro de casa, saindo na maioria das vezes para surfar, mas têm rotinas diferentes. O brasileiro conta que tem encontrado mais o adversário no mar do que em casa, por incrível que pareça. Eles até dividiram a mesma onda em um dos treinos - um foi para o lado esquerdo e o outro para o direito. Ao contrário dos últimos anos, Gabriel esqueceu de trazer o seu videogame e tem chamado o técnico e padrasto, Charles Rodrigues, para brincar de luta para driblar o tédio. Ele também gosta de navegar pela internet nas horas vagas.
Gabriel Medina e Mick Fanning na sala de estar da casa que estão hospedados no Havaí (Foto: Reprodução/Instagram)Gabriel Medina e Mick Fanning na sala de estar da casa que estão hospedados no Havaí (Foto: Reprodução/Instagram)

Gabriel Medina faz treinamento funcional nos jardins de sua casa (Foto: Reprodução/Instagram)Gabriel Medina faz treinamento funcional nos jardins de sua casa (Foto: Reprodução/Instagram)
- Tenho ficado muito em casa, conversando com o meu pai, chamo ele para brincar de lutinha, mas ele arrega (risos). Acabei esquecendo meu videogame, eu costumo jogar quando estou concentrado. Mas tenho treinado bastante - contou Gabriel, que é hiperativo.
Gabriel Medina casa Pipeline Havaí (Foto: Reprodução/Instagram)Medina na varanda da casa em Pipeline (Foto: Reprodução/Instagram)
A casa onde estão dois dos possíveis campeões mundiais de 2014 nunca foi tão vigiada, e o padrasto colocou até um aviso em uma das portas pedindo privacidade a amigos e jornalistas.
Nos três anos em que chegou ao topo do mundo do surfe (2007, 2009 e 2013), Fanning ficou na suíte máster, destinada ao principal surfista da marca. Para evitar um mal estar, o patrocinador ofereceu uma outra casa para Medina e sua família, mas ele disse que sentia confortável no quarto do ano passado. Um dos seus lugares preferidos no lar provisório é a sacada da varanda, onde pode avaliar as condições do mar e também os treinos de outros surfistas.
Bem-humorado, o jovem de 20 anos cobrou que o rival preparasse o café da manhã e prometeu que faria um jantar se conquistasse o inédito título para o Brasil no surfe. Fanning foi uma espécie de professor de Medina nos últimos anos, dando dicas e tirando dúvidas do menino prodígio. Gabriel acompanhou de perto a conquista do tricampeonato mundial do australiano e diz que se inspirou na história em busca do seu primeiro título.
Gabriel com o celular e o computador: passatempos quando não está no mar (Foto: Reprodução/Instagram)Gabriel se diverte com celular computador quando não está no mar (Foto:Reprodução/Instagram)
- O Mick viveu uma situação parecida no ano passado, eu acompanhei tudo e isso me inspirou. Sempre o tive como um ídolo. Tanto ele como o Kelly têm mais experiência, já passaram pelo que eu estou vivendo. Mas eu sou jovem, ainda tenho muitos de carreira para conseguir esse título. Eu quero ganhar mais do que nunca, ele também, e sei que não vai dar mole. Tenho treinado forte e feito a minha parte. Independentemente da competição, o Mick é um bom amigo. Vou preparar um jantar se eu ganhar, mas ele está me devendo um café da manha - disse Gabriel.
O australiano conta que ainda não preparou nenhuma refeição para Medina, mas, se o fizer, o amigo terá de lavar a louça. Ele conta que os dois não se veem com tanta frequência, mas revelou que estará disponível para ajudá-lo no que for necessário.
Matti Wilkinson na cozinha da casa que divide com Fanning e Medina (Foto: Reprodução/Instagram)Matti Wilkinson na cozinha da casa que divide com Fanning e Medina (Foto: Reprodução/Instagram)
- Se eu estiver sentado perto de alguém e tiver de dar algum conselho, vou fazer, independentemente de ser meu possível adversário. Eu gosto de ver pessoas alcançando seu máximo potencial. Se Gabriel conquistar coisas e brilhar, eu me sinto honrado. Será incrível. Mas ainda tem de chegar e fazer isso dentro da água. Mesmo que alguém tenha dito algo, não significa que vai acontecer. Tem de ir atrás. E acho que é isso que ele está fazendo. Tem trabalhado duro. Somos amigos, não é como se estivéssemos querendo nos matar (risos).
Gabriel Medina, Pipeline (Foto: Pedro Gomes)Charles Rodrigues, pai e técnico de Gabriel, Jadson André e Medina olham treino de Fanning (Foto: Pedro Gomes)

Casa Gabriel Medina, Pipeline (Foto: Pedro Gomes)Casa dos dois candidatos ao título fica na beira do mar (Foto: Pedro Gomes)

o que medina precisa para ser campeão mundial
- se for eliminado até a terceira fase => precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro.
- se for eliminado na quinta fase => Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais => Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final => conquista o título, independentemente da campanha de seus rivais

Barca carregada: Botafogo anuncia que não renovará com 17 jogadores

Carlos Alberto, Rodrigo Souto e Zeballos estão na listagem que tem diversos
atletas emprestados de outros clube, como Wallyson, Bolatti e Ramírez

Por Rio de Janeiro
O processo de reformulação do Botafogo está a todo vapor. Depois de anunciar que não renovará o contrato do técnico Vagner Mancini e a demissão de Wilson Gottardo, gerente de futebol, o clube divulgou em seu site oficial uma lista de 17 nomes que têm seus contratos terminados no fim do ano e não serão renovados. São eles: Alex, Anderson, Bruno Corrêa, Bolatti, Carlos Alberto, Ferreyra, Hygor, Junior Cesar, Mario Risso, Maikon, Ramírez, Rogério, Rodrigo Souto, Ronny, Wallyson, Yguinho e Zeballos.
Carlos Alberto botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Carlos Alberto é dos principais nomes a deixar o Bota com o término do contrato em dezembro (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Com isso, o clube espera diminuir consideravelmente sua folha salarial, como parte da política de austeridade da nova diretoria, que assumiu o comando do clube junto com o presidente Carlos Eduardo Pereira, no final de novembro. Dos jogadores que tiveram contratos encerrados, o único que não apareceu na lista divulgada foi o Helton Leite, que deve negociar sua renovação.
Além de jogadores experientes como Carlos Alberto, Wallyson, Junior Cesar, Rodrigo Souto e Bolatti, o Botafogo também pode ficar sem o goleiro Jefferson. Após uma reunião na última terça-feira, o empresário do ídolo alvinegro se disse aberto a ouvir propostas de outros clubes. Com dificuldades para captar dinheiro, nenhuma proposta foi apresentada pelos dirigentes para sanar a dívida com o camisa 1.
Na tarde desta quarta-feira, o Botafogo já havia anunciado, através de seu site, que não renovaria o contrato do técnico Vagner Mancini. Junto com ele, vão também os auxiliares-técnicos Régis Angeli e Mauricinho e o preparador físico Moraci Sant'Anna.

Unimed vai notificar jogadores e não pagará mais direitos de imagem

Ao deixar o Flu, empresa quer rescindir com atletas que recebem de 50% a 80% do salário. Presidente Celso Barros, porém, garante que honrará compromissos

Por Rio de Janeiro
Anunciado na manhã desta quarta-feira, o fim da parceria entre Fluminense e Unimed surpreendeu muitos tricolores, mas vinha sendo costurado pelas partes há pelo menos 40 dias. Durante todo esse tempo, o presidente do clube, Peter Siemsen, e o presidente da cooperativa de médicos, Celso Barros, mantinham conversas para colocar um ponto final na relação e decidiam como fazer, o que ocorreu nesta terça-feira. Há um ponto que promete agitar o ambiente das Laranjeiras: o plano de saúde não pagará mais os direitos de imagens dos atletas que têm contrato em vigor com o clube. A empresa, porém, oficialmente garante que honrará os contratos. 
Fred, Treino do Fluminense nas Laranjeiras (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)Fred é quem mais recebe da Unimed, mas empresa não deve mais pagar atletas (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)
A nota da Unimed informa que a decisão é fruto de uma revisão da estratégia de marketing da empresa. No entanto, ela é baseada na grave crise financeira que a patrocinadora atravessa. Apesar de dar o vínculo como encerrado, a empresa ainda tem contratos a cumprir com vários jogadores: Fred, Conca, Henrique, Rafael Sobis, Walter, Jean, Wagner. Todos eles recebem direitos de imagem da Unimed. São valores que representam de 50% a 80% de seus vencimentos. Cícero passaria a receber a partir de janeiro de 2015.  
Em contato com o GloboEsporte.com, Celso Barros apresentou a sua versão sobre o caso. O presidente da Unimed garantiu que honrará os contratos apesar da crise financeira pela qual passa a empresa:
- Eu garanto: a Unimed vai cumprir todos os seus contratos com os jogadores do Fluminense. Os contratos serão honrados. Mesmo que a parceria tenha sido encerrada, mesmo que a marca da Unimed não esteja estampada no uniforme do clube.

Conca treino Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Conca voltou ao Flu em 2014 com ajuda da empresa (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)
Segundo o GloboEsporte.com apurou, no entanto, a Unimed quer rescindir os contratos unilateralmente e vai notificar os atletas. Ela alega que não tem como cumprir os acordos. Este foi um ponto que embasou o plano de reestruturação da empresa. Neste caso, os jogadores teriam de ir à Justiça. Celso espera que eles busquem outras equipes, o que o livraria da obrigação de cumprir com os pagamentos. O Fluminense, por sua vez, pretende adotar a postura de honrar a sua parte nos contatos com os atletas que quiserem ficar.  
Duas figuras centrais representam a maior preocupação: Fred e Conca. O atacante e o meia são os maiores salários do elenco e juntos custam para a patrocinadora cerca de R$ 1,3 milhão por mês. Valor que chega a cerca de R$ 5 milhões se ampliado aos demais atletas.  
Existem variações nos contratos. A rescisão de Darío Conca, por exemplo, é de R$ 12 milhões. Fred recebe R$ 650 mil de direitos de imagem da Unimed – o Fluminense paga mais R$ 300 mil (R$ 100 mil de CLT e R$ 200 mil de imagem). O documento prevê que ele receba o valor até o fim do contrato, em dezembro de 2015, mesmo em caso de ruptura entre clube e patrocinadora. Nos contratos mais recentes, não há esta cláusula.
Sempre sustentando que irá cumprir os compromissos, Celso também explicou o motivo de encerrar o contrato com o clube do coração.
- Evidentemente que estamos nos reestruturando. Ano que vem será difícil à economia brasileira e, portanto, decidimos investir menos em marketing. A empresa se reestrutura a cada ano. É uma decisão que não é fácil, mas no mundo dos negócios é algo normal. A empresa não vai deixar de investir em esporte, mas o fará em escala menor. Bem menor. Acho que o saldo da parceria é positivo. Com exceção do ano passado, o saldo é ótimo. Começamos em 1999 na Série C. E crescemos. Tanto a empresa quanto o clube. Tivemos muitas conquistas. É extremamente positivo.
Peter Siemsen ainda não se pronunciou sobre o caso. O mandatário concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira.  
FUTEBOL - FLUMINENSE - Peter Siemsen e Celso Barros (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)Celso Barros (E) garante que Unimed honrará compromissos com os jogadores (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Curtinhas: Anthony Pettis nega lesão na mão após vitória sobre Melendez

Suspeita de fratura poderia deixar campeão dos pesos-leves até seis meses fora, mas lutador tranquiliza fãs após postagem em sua rede social

Por Rio de Janeiro
Anthony Pettis estava com uma suspeita de fratura na mão que poderia lhe deixar de molho por até seis meses, após vencer Gilbert Melendez no último sábado com uma guilhotina no segundo round, no UFC 181. Entretanto, o campeão dos pesos-leves (até 70kg) do Ultimate tratou de tranquilizar os fãs e garantiu que não tem qualquer problema no local através de uma postagem em sua conta no Twitter.
- Minha mão está bem - escreveu o Showtime.
Anthony Pettis x Gilbert Melendez, UFC 181 (Foto: Getty Images)Anthony Pettis venceu Gilbert Melendez no UFC 181 (Foto: Getty Images)
Preparador físico de Anderson Silva recebe homenagem
Preparador físico de Anderson Silva, o faixa-preta de judô Rogério Camões será homenageado nesta sexta-feira, na Cidade da Polícia Civil, Zona Norte do Rio de Janeiro. A sala de artes marciais do local receberá o nome do líder da X-Gym. São 150 metros quadrados, com 100 metros de tatames. Além dos treinamentos de jiu-jitsu, judô e submission dos policiais, o local também está aberto para a preparação de atletas olímpicos e de MMA. Em 2015, a ideia é abrir o espaço para projetos sociais com jovens de comunidades carentes.
Mudanças nos primeiros cards de 2015
Com a saída de Rustam Khabilov do card do UFC 182, por problemas para conseguir o visto americano, o Ultimate escalou Paul Felder para enfrentar Danny Castillo na ocasião, em combate válido pelos pesos-leves (até 70kg), no dia 3 de janeiro. Com isso, Johnny Case acabou ficando sem adversário no UFC: McGregor x Siver, dia 18 de janeiro, e a organização o colocou para enfrentar Francisco Trevino.
UFC 182
3 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Daniel Cormier
Peso-leve: Donald Cerrone x Myles Jury
Peso-meio-médio: Hector Lombard x Josh Burkman
Peso-médio: Brad Tavares x Nate Marquardt
Peso-leve: Danny Castillo x Paul Felder
Peso-mosca: Louis Gaudinot x Kyoji Horiguchi
Peso-pesado: Shawn Jordan x Jared Cannonier
Peso-leve: Evan Dunham x Rodrigo Damm
Peso-meio-médio: Mats Nilsson x Omari Akhmedov
Peso-galo: Marcus Brimage x Cody Garbrandt
UFC: McGregor x Siver
18 de janeiro de 2015, em Boston (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-pena: Conor McGregor x Dennis Siver
Peso-leve: Ben Henderson x Eddie Alvarez
Peso-médio: Costas Philippou x Uriah Hall
Peso-leve: Gleison Tibau x Norman Parke
Peso-meio-médio: Zhang Lipeng x Chris Wade
Peso-meio-pesado: Matt Van Buren x Sean O'Connell
Peso-meio-médio: John Howard x Lorenz Larkin
Peso-mosca: Patrick Holohan x Shane Howell
Peso-leve: Johnny Case x Francisco Trevino
Peso-meio-médio: Cathal Pendred x Sean Spencer
Peso-mosca: Tateki Matsuda x Joby Sanchez
Peso-pena: Charles Rosa x Sean Soriano

Campeão do meio-médio, Lawler estreia em ranking peso-por-peso

Lutador surge na 11ª colocação na lista oficial do Ultimate. Entre os pesos-leves, Khabib Nurmagomedov ultrapassa Melendez e é o novo número 1

Por Rio de Janeiro
O Ultimate divulgou nesta terça-feira o ranking atualizado após o UFC 181, que aconteceu no último sábado, e o grande destaque, como já era esperado, é o novo campeão dos pesos-meio-médios (até 77kg), Robbie Lawler, que apareceu pela primeira vez no ranking peso-por-peso da organização, ocupando a 11ª colocação, uma a frente de Johny Hendricks, que perdeu o título da divisão e perdeu três posições.
Ainda no ranking peso-por-peso, Anderson Silva caiu para a oitava colocação, sendo ultrapassado por Ronda Rousey, que está em sétimo. TJ Dillashaw, campeão dos galos, e Renan Barão, ex-campeão, ganharam uma posição cada um e estão em nono e décimo, respectivamente. O brasileiro Vitor Belfort, próximo desafiante de Chris Weidman nos médios, perdeu duas e está em 15º.
Nos pesos-leves, Gilbert Melendez, que perdeu a disputa do título para Anthony Pettis, também perdeu o posto de número 1 da divisão até 70kg, sendo ultrapassado pelo russo Khabib Nurmagomedov, que é cotado para ser o próximo desafiante do Showtime.
ranking ufc (Foto: Reprodução)

Curtinhas: ex-Power Ranger desafia lutador recém-contratado pelo UFC

Jason Frank espera lutar contra CM Punk, ex-lutador do WWE, cujo acerto com o Ultimate foi anunciado no último sábado, pelo Ultimate

Por Las Vegas, EUA
Cm Punk UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)CM Punk foi desafiado  (Foto: Evelyn Rodrigues)
A chegada do ex-astro do WWE, Phil Brooks, o CM Punk, ao UFC, já começa a despertar atenções. E Jason Frank, ator/lutador, que estrelou a série "Power Rangers", manifestou na segunda-feira, em sua conta no Facebook, o interesse em encarar Punk.
- Preciso fazer isso. Mereço uma oportunidade. Gosto do CM. Será um grande combate - postou.
Aos 36 anos, CM Punk deve estrear no Ultimate no segundo semestre de 2015, conforme revelou Dana White, presidente da organização, no último sábado.
Seminário de campeão
Campeão interino dos pesados do UFC, Fabrício Werdum vai compartilhar um pouco de seus conhecimentos. O gaúcho vai ministrar, neste sábado, às 13h, um seminário de Jiu-Jitsu e MMA na Team Nogueira São Paulo ona Sul, situada na Rua Américo Brasiliense, 1393, na Chácara Santo Antônio.
Os interessados de assistir de perto a todas as importantes técnicas de Werdum precisarão desembolsar seguintes valores: R$ 140,00 (alunos do Team Nogueira) e R$ 160,00 (visitantes).
Líder do Team Nogueira, Rodrigo Minotauro, que já enfrentou Werdum duas vezes - uma pelo Pride, a outra pelo Ultimate - enalteceu a presença do atleta.
- É uma grande satisfação receber o seminário do Werdum em nossa academia. Ele é um dos melhores lutadores do mundo na atualidade e possui uma técnica de grappling muito acima da média, com ou sem kimono. Sei que ele tem muitas coisas boas para passar para os participantes do aulão. Essa é uma oportunidade única para se treinar com um campeão do UFC.

Veja a vitória de Junior Cigano sobre Frank Mir através do Combate Play

Brasileiro faz luta principal contra Stipe Miocic neste sábado, em Phoenix

Por Rio de Janeiro
Só no Combate, neste sábado, um time brasileiro vai estar em ação no "UFC Fight Night no Combate Cigano x Miocic", ao vivo a partir das 18h15 (de Brasília). A principal luta da noite traz o ex-campeão peso-pesado Junior Cigano contra Stipe Miocic. Mas o evento, em Phoenix, ainda conta com os brasileiros Rafael dos Anjos, Gabriel Napão e Claudia Gadelha, além de astros internacionais como Alistair Overeem, Matt Mitrione e Nate Diaz.
Montagem Junior Cigano e Stipe Miocic (Foto: Editoria de arte)Junior Cigano e Stipe Miocic lutam neste sábado (Foto: Editoria de arte)
Para entrar no clima das lutas, o Combate Play abre para todos um dos confrontos de Junior Cigano no UFC. No Combate Play, o assinante do Combate pode assistir a todas as lutas do UFC ao vivo em tablets, smartphones e computadores, além de ter acesso a um acervo com mais de 1500 confrontos e toda a programação do canal. Basta acessar CombatePlay.com ou baixar o aplicativo CombatePlay.
Junior Cigano x Frank Mir
Alguns meses após nocautear Cain Velasquez e assegurar o cinturão dos pesos pesados, Junior Cigano fez sua primeira defesa de título no dia 26 de maio de 2012, no UFC 146, em Las Vegas. Mais que defender o título, o brasileiro tinha pela frente o algoz de seu mentor, Rodrigo Minotauro, o ex-campeão da categoria Frank Mir. Lembra como foi este encontro? Confira agora clicando aqui.
UFC146 junior cigano frank mir (Foto: Agência AP)Junior Cigano nocauteou Frank Mir no UFC 146 (Foto: Agência AP)
UFC: Cigano x Miocic
13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz
Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve
Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione
Peso-médio: Derek Brunson x Ed Herman
Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober
Peso-leve: Joe Ellenberger x Bryan Barbarena
Peso-meio-médio: Ben Saunders x Joe Riggs
Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk
Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura
Peso-mosca: John Moraga x Willie Gates

Werdum divulga UFC em terra natal e mantém foco em luta com Velásquez

Lutador gaúcho é embaixador do evento na capital do Rio Grande do Sul

Por Porto Alegre
Após ser recebido com festa e carreata no caminhão do Corpo de Bombeiros na terra natal na segunda-feira, Fabrício Werdum trocou as comemorações pelo título do cinturão dos peso-pesados do UFC pelo trabalho. Embaixador do UFC Fight Night em Porto Alegre, primeiro evento da organizaçãoo em solo gaúcho, o lutador se reuniu com a imprensa nesta terça para divulgar a luta, que ocorre em 22 de fevereiro, no Ginásio Gigantinho, anexo ao complexo do Estádio Beira-Rio.

Durante o encontro com os jornalistas, foram divulgados os valores dos ingressos para o embate. A entrada mais barata, para a arquibancada, custa R$ 240 (R$ 120 a meia-entrada). Animado, o lutador trocou brincadeiras com os presentes no encontro e se disse honrado pelo título de embaixador do UFC no Rio Grande do Sul.

- É mais um sonho. Claro que gostaria de estar presente, mas não vai ser dessa vez. Já sou embaixador na América Latina, fiquei feliz. Minha cidade, minha terra. Ter essa noticia, ser embaixador é muito legal. Vou estar no dia, na primeira fila, representando o Rio Grande do Sul e vou fazer toda a mídia. Mostrar a cidade, os melhores caminhos e indicar os melhores lutadores - disse Werdum.
werdum cinturão ufc porto alegre (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)Werdum fala sobre evento de fevereiro em Porto Alegre (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
O gaúcho negou ter expectativa de lutar pelo cinturão contra o vencedor do embate entre Junior Cigano e Stipe Miocic, neste sábado. O foco de Werdum segue no confronto com o americano Cain Velásquez, pela unificação do título. De acordo com o presidente do UFC, Dana White, a luta deve ocorrer em junho, na Cidade do México.

- Agora, no momento, meu pensamento é só no Velásquez. Meu titulo é interino, condição que automaticamente me dá direito a luta contra o Velásquez. O Dana White falou que vai fazer em junho, ficou pendente com os fãs no México e da América Latina. Vai ser lá. Tem muita coisa para acontecer. Vai depender muito dessa luta do Cigano contra o Miocic, mas não vou citar nome. Eu acredito e quero que seja o Cain. Será o grande desafio da minha vida.

Às 19h30 (de Brasília) desta terça, "Vai Cavalo" participará de uma sessão de autógrafos e de fotos com fãs, em um shopping da Zona Sul de Porto Alegre. Na quarta-feira, o gaúcho ruma ao Rio de Janeiro para uma série de entrevistas com veículos de imprensa. Na quinta-feira e na sexta-feira, Werdum se encontrará com jornalistas em São Paulo.

O UFC Porto Alegre será realizado em 22 de fevereiro, no Gigantinho, ginásio do Complexo do Estádio Beira-Rio. A organização ainda não definiu os participantes do card. As vendas para o evento começam em nove de dezembro pelo site ticketsforfun.com.br.
Serviço:

Arquibancada: R$ 240
Cadeira: R$ 400
Octógono Premium: R$ 800
Portadores de necessidades: R$ 120
Todos os setores têm meia-entrada e cada consumidor pode adquirir até oito ingressos. Meia-entrada se destina a estudantes, portadores de deficiência e idosos.

Aldo: "Quero bater todos os recordes no UFC e me tornar o maior de todos"

Campeão dos pesos-penas diz que seria um sonho enfrentar Anthony Pettis, pede maior valorização aos lutadores e vai ver luta de McGregor

Por Rio de Janeiro
Aos 28 anos, José Aldo ainda tem uma boa estrada pela frente em sua carreira, que conta com 25 vitórias e apenas uma derrota. Os últimos 18 adversários foram batidos e seu único revés foi em 2005. Pelo Ultimate, são sete lutas e sete triunfos, sendo o último deles em uma batalha épica contra Chad Mendes, em revanche. Mas a fome do campeão dos pesos-penas é grande e ele sonha alto: quer bater todos os recordes do UFC e se aposentar como o maior nome da história do MMA.
José Aldo (Foto: Raphael Marinho)José Aldo quer ser o maior da história do MMA (Foto: Raphael Marinho)
Em entrevista exclusiva ao Combate.com, Aldo revelou que irá até Boston (EUA) para assistir o UFC: McGregor x Siver, dia 18 de janeiro. Em caso de vitória de Conor McGregor na luta principal, o irlandês pode se tornar o próximo desafiante dos pesos-penas. Mas o campeão ainda não parece preocupado com isso e garante que sequer parou para estudar o possível rival, porém, acha bem-vinda a atenção que o falastrão atrai para a divisão até 66kg.
- Eu acho ótimo isso. Dá uma reviravolta muito grande. A categoria estava estacionada, então surge um cara desses e todo mundo sai ganhando, porque a venda será muito grande - afirmou.
Aldo também declarou que seria um sonho poder enfrentar Anthony Pettis, campeão dos pesos-leves (até 70kg), que bateu Gilbert Melendez no último sábado, no UFC 181, mas evitou fazer campanha para que aconteça o combate. Além disso, pediu uma valorização maior para os lutadores e não quis comentar o acordo entre Ultimate e Reebok.
Confira a entrevista:
Combate.com: Como está a sua rotina depois da luta contra o Chad Mendes?
José Aldo: A luta foi uma guerra, muito dura, então agora estou só jogando futebol, aprendendo futvôlei, quero mais é aproveitar as férias, curtir a família, porque os três meses de treinamento são muito duros.
Depois da luta você ficou com o rosto bastante inchado. Como foi a reação em casa quando sua esposa e sua filha te viram?
Depois de três semanas já estava bem desinchada, não tinha tanto espanto. No começo sim, minha filha tomou um susto nos primeiros dias, mas depois eu falava que era brincadeira, ela botava esparadrapo no braço e falava que estava dodói que nem o papai, mas isso faz parte da profissão. A Viviane já está tranquila, sabe como é, já cheguei com a cara inchada depois de luta no WEC. Quem ficou mais surpresa foi a minha filha por nunca ter visto o pai tão inchado, mas foi bem tranquilo, conduzimos bem a situação.
Qual a melhor coisa e a pior coisa de ser campeão do UFC?
O melhor são as portas que se abrem, é uma vantagem muito grande, de tudo que me fazem por eu ser campeão. Não vejo qual é a pior coisa. Ser campeão é um sonho. Se existe pior nisso, quero ficar com isso até encerrar minha carreira.
José Aldo (Foto: Raphael Marinho)José Aldo tem aproveitado as férias para aprender futvôlei (Foto: Raphael Marinho)
Como é olhar pra trás e ver tudo que você já conquistou?
É um momento de alegria, um momento de felicidade muito grande. Quem está perto de mim sabe o tanto que ralei para chegar onde estou e conquistar tudo que eu conquistei. Olho para trás e fico feliz por todo o caminho que tive, mas procuro botar o pé no chão porque sei que estou na metade e tem uma outra metade para fazer. Tenho que continuar o trabalho no mesmo ritmo para não deixar a peteca cair
Apesar de você ter alguns anos de carreira pela frente ainda, já dá pra dizer que você é um dos maiores nomes da história do MMA. Onde você se colocaria nessa história e onde se vê chegando?
Como você falou, acho que agora estou passando pelo meio ainda. Mas com certeza sou sim um dos melhores da história do MMA. Não vejo ainda onde estou. Mas quando parar, quero parar e me tornar o maior de todos.
O que ainda falta para ser conquistado por você?
Muitas coisas ainda, recordes pessoais. O único campeão peso-pena no UFC sou eu, quero manter assim até me aposentar porque aí vai ficar na história. Também quero bater todos os recordes do Ultimate e aí sei que deixarei meu nome gravado
Pela derrota do Barão, todos especularam muitas coisas. Falei que não era assim, que não é o poste que mija no cachorro e sim o cachorro que mija no poste"
Aldo, sobre rivalidade com o Team Alpha Male
O Chad Mendes foi o lutador que mais te exigiu na sua carreira?
Todos me exigiram bastante, não só pela forma de lutar lá em cima, mas pelo treinamento, são três meses duros, ralando forte, é cansativo, mas quem vê a luta fala que essa foi a mais difícil. Podem considerar, mas já tive outras guerras também
Você acabou passando por situações que o público não estava acostumado a ver, com o Chad Mendes levando perigo em alguns momentos e inclusive conseguindo um knockdown no começo da luta. O quanto isso te acrescentou como lutador?
Na verdade, para mim nem foi knockdown, foi um desequilíbrio. Eu estava jogando o braço, ele jogou também, e dei uma desequilibrada. Por isso já levantei e fui para cima. Mas isso me motiva, estou alerta para tudo o que pode acontecer e já sei o caminho que tenho que seguir.
O Dana White criticou a sua atuação contra o Ricardo Lamas e disse que contra o Chad Mendes foi a melhor luta que ele já viu você fazer. O público em geral fez comentários parecidos sobre suas últimas duas atuações. Acha que estava faltando alguém que te tirasse da zona de conforto como o Chad fez?
Podemos considerar isso sim. Até pelo fato de que a luta (contra o Lamas) estava tranquila, então não vou me arriscar, tenho muita coisa a perder. Luto com o livro de regras debaixo do braço. Se não exigirem de mim, sei que estou ganhando, vou levar assim até o final. O Chad Mendes veio mais para cima, já tinha passado pela primeira luta, tentou arriscar mais, fez uma luta boa, exigiu bastante e tive que mostrar realmente meu potencial.
Pra vocês da Nova União, essa vitória teve uma sensação de que estavam recolocando ordem na casa na rivalidade com o Team Alpha Male?
Com certeza. Pela derrota do Barão, todos especularam muitas coisas. Falei que não era assim, que não é o poste que mija no cachorro e sim o cachorro que mija no poste.
UFC Rio 5, Aldo x Mendes, José Aldo e Chad Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo travou batalha de cinco rounds contra Chad Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Você já ganhou duas vezes do Mendes. O Dedé disse que considera o Frankie Edgar merecedor de ser seu próximo adversário, mas você também já o venceu. Tem o Conor McGregor surgindo também. Que desafios você vê dentro dos penas ainda?
A categoria está dando uma remexida, isso equilibra de novo a categoria, mas quem eles colocarem vou treinar da mesma maneira, vou lutar e vou vencer.
Com tudo isso, acha que depois da vitória do Pettis sobre o Melendez, é o momento ideal pra vocês finalmente fazerem essa luta?
Para mim seria um sonho. Se marcarem será ótimo, mas deixo com eles, quem eles colocarem vou aceitar. Já tem o russo (Khabib Nurmagomedov) na fila lá também, é um cara merecedor. Eu sou o cara de ficar esperando e se colocarem para mim será ótimo, senão continuo no peso-pena normalmente
Você disse que quer ser campeão dos penas até o fim da carreira, mas já esteve perto de subir para os leves. Ainda passa isso pela sua cabeça?
Subir ou não, depende também do Ultimate. Já esteve próximo de acontecer e não aconteceu. Se não acontecer, sigo de pena até o fim da carreira sem problema nenhum
Depois de sua última luta, o Dedé Pederneiras disse que achava que agora você ia começar a receber valores do nível que merece. Acha que é por aí?
Assim espero. Não só eu, mas todos os lutadroes são merecedores. Temos que nos valorizar sim, somos pouco valorizados, quem dá o show são os atletas. Eles merecem ser bem melhores remunerados. Estamos passando por uma transição muito grande, os atletas merecem, têm uma equipe em volta que ajuda o atleta a chegar lá e dar seu melhor, então pelo meu lado não vejo que a gente é tão bem remunerado e precisamos sim de uma melhora financeira no salário.
Temos que nos valorizar sim, somos pouco valorizados, quem dá o show são os atletas. Estamos passando por uma transição muito grande, os atletas merecem, têm uma equipe em volta que ajuda o atleta a chegar lá e dar seu melhor, então pelo meu lado não vejo que a gente é tão bem remunerado e precisamos sim de uma melhora financeira no salário."
José Aldo
Mas você já domina a sua divisão há algum tempo. Por que acha que não recebeu ainda essa valorização?
Não só eu, tem outros atletas dando duro todos os dias, dão o máximo e não são valorizados. Pelo fato de eu ser campeão, todo mundo tem esse foco, mas não falo por mim, falo por todos. Precisam ser valorizados
Acredita que esse acordo do UFC com a Reebok vai melhorar a vida dos lutadores do Ultimate?
Falo sobre isso depois do dia 18, quando eu voltar dos EUA, aí falo melhor.
Aproveitando que você comentou sobre sua ida para o evento do dia 18 de janeiro, é bom para a categoria ter um cara como o Conor McGregor, que atrai mais atenção para a divisão?
Eu acho ótimo isso. Dá uma reviravolta muito grande. A categoria estava estacionada, então surge um cara desses e todo mundo sai ganhando, porque a venda será muito grande.
Acha que ele te oferece algum perigo?
Como lutador não estudei ainda o jogo dele, só ouço falar. Quando marcarem vou estudar e aí vou saber responder melhor
Para encerrar, pensa em voltar a lutar quando?
Não sei quando volto ainda pelo fato de ninguém falar um cara concreto para mim, mas a partir do momento que eles ventilarem algum nome, vou estar trerinando com certeza. Esse fim de ano estou tirando para ficar com a família para, quando virar janeiro, treinar 100%

Lawler convida CM Punk para treinar na ATT: "Duvidavam de mim também"

Lutadores da equipe, como o brasileiro Thiago Pitbull e Tyron Woodley, também manifestam apoio ao atleta ex-WWE e recém contratado pelo UFC

Por Rio de Janeiro
Cm Punk UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)CM Punk foi convidado para treinar na ATT
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Assim que o UFC anunciou a contratação de Phil Brooks, mais conhecido como CM Punk, ex-astro do WWE (evento de lutas coreografadas que faz sucesso nos EUA), muitos lutadores criticaram a chegada do atleta e se prontificaram a enfrentá-lo, como foi o caso de Michael Bisping e Al Iaquinta. Entretanto, ele também recebeu apoio. Nesta segunda-feira, o campeão do peso-meio-médio, Robbie Lawler, convidou o lutador para treinar na American Top Team (ATT).
- Ei, CM Punk, todos duvidaram de mim também. Eu fui para a American Top Team e provei que eles estavam errados. Venha pra cá e faça o mesmo - escreveu o dono do cinturão da divisão até 77kg, em sua conta no Twitter.
Após a postagem de Lawler, outros companheiros de ATT também manifestaram apoio e se prontificaram a ajudar CM Punk, como o brasileiro Thiago Pitbull, Ben Saunders e Tyron Woodley.

Palco do UFC é a casa do Phoenix Suns; ingressos quase esgotados

Ginásio tem capacidade para cerca de 19 mil pessoas e vai abrigar pela primeira vez um evento do Ultimate. Cigano e Miocic fazem a luta principal

Por Direto de Phoenix, EUA
O "UFC: Cigano x Miocic", que será realizado neste sábado, pela primeira vez em Phoenix, nos EUA, terá novamente um importante ginásio da NBA como palco. O card com 13 lutas vai ocorrer no US Arways Center, casa do Phoenix Suns, equipe que teve o brasileiro Leandrinho Barbosa como jogador de 2003 a 2010. O local também recebe os jogos do Phoenix Mercury, da WNBA, e do Arizona Rattlers, time de futebol americano indoor que compete na Arena Football League.
US Arwaiys Center (Foto: Ivan Raupp)A frente do US Arways Center, que vai sediar o UFC neste sábado (Foto: Ivan Raupp)
Com capacidade para aproximadamente 19 mil pessoas, o ginásio foi rebatizado recentemente de Talking Stick Resort Arena, mas o nome US Arways Center ainda é o mais popular nos EUA e inclusive continua aparecendo em letras gigantes na entrada. Na noite desta terça-feira, por sinal, tem duelo entre os Suns e o Miami Heat por lá.
US Airways Center - UFC Phoenix Suns (Foto: Ivan Raupp)Promoção do UFC dentro da arena (Foto: Ivan Raupp)
Depois de uma longa espera para ter seu primeiro UFC, a população de Phoenix correspondeu às expectativas em termos de venda de ingressos. O Combate.com confirmou junto à bilheteria da arena que as entradas, somando todos os setores, estavam "praticamente esgotadas" até a tarde desta terça-feira (noite no Brasil). Os funcionários, no entanto, disseram que não estavam autorizados a divulgar os números exatos.
O curioso é que, bem na esquina ao lado, está localizado o Chase Field, estádio do time de beisebol Arizona Diamondbacks e que tem capacidade para cerca de 48 mil pessoas.
US Airways Center - UFC Phoenix Suns (Foto: Ivan Raupp)O US Airways Center visto pela lateral (Foto: Ivan Raupp)
US Airways Center - UFC Phoenix Suns (Foto: Ivan Raupp)Fãs podem tirar foto em frente a pôster do elenco do Phoenix Suns (Foto: Ivan Raupp)
US Airways Center - UFC Phoenix Suns (Foto: Ivan Raupp)O calendário completo do Phoenix Suns (Foto: Ivan Raupp)
US Arwaiys Center (Foto: Ivan Raupp)Entrada do ginásio tem cesta de basquete para os torcedores (Foto: Ivan Raupp)
US Arwaiys Center (Foto: Ivan Raupp)Propaganda com belas cheerleaders (Foto: Ivan Raupp)
US Arwaiys Center (Foto: Ivan Raupp)Bola gigante decora o entorno da arena (Foto: Ivan Raupp)
Chase Field (Foto: Ivan Raupp)Chase Field, estádio de beisebol, fica na esquina bem ao lado (Foto: Ivan Raupp)
O "UFC: Cigano x Miocic" terá transmissão ao vivo do Combate a partir das 18h15 deste sábado (horário de Brasília), e o Combate.com vai acompanhar todos os detalhes em Tempo Real direto de Phoenix. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem a partir das 19h50.
UFC: Cigano x Miocic
13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz
Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve
Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: John Moraga x Willie Gates
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk
Peso-meio-médio: Joe Riggs x Ben Saunders
Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober
Peso-médio: Derek Brunson x Ed Herman
Peso-leve: Bryan Barbarena x Joe Ellenberger
Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley
Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura
Peso-galo: Anthony Birchak x Ian Entwistle

Recordista de títulos na Liga e aos 37 anos, Falcão revela: "Quero o 10º, 11º"

Ala do Sorocaba, que disputou sua 10ª final seguida, atuou no sacrifício e comandou a vitória que garantiu seu nono título pessoal e o primeiro da história de sua nova equipe

Por Uberlândia, MG

Não foi apenas mais uma conquista para o melhor jogador de futsal do mundo. Foi o nono título da Liga Futsal, a quinta conquista consecutiva na competição mais importante da modalidade no país. Além disso, foi a décima final seguida que o ala disputou. Questionado se está satisfeito com os números, Falcão é enfático ao afirmar que, mesmo aos 37 anos, quer mais.
Falcão atuou boa parte da final diante de Orlândia (Foto: Emilio Botta)Mesmo lesionado na virilha, o ala Falcão atuou boa parte da final diante de Orlândia (Foto: Emilio Botta)


– Dá tempo, é a décima final seguida e nove títulos. Quero o 10º, o 11º. Isso que me motiva a estar aqui todos os dias: ser vencedor. Todo ano começo querendo ser vencedor e tem um dedinho lá de cima também – disse Falcão em entrevista ao GloboEsporte.com.
Falcão mostra proteção na coxa que utilizou durante a final da Liga Futsal (Foto: Emilio Botta)Falcão mostra proteção na coxa que utilizou durante a final da Liga Futsal (Foto: Emilio Botta)
Acostumado com os títulos, Falcão revelou a felicidade em poder ver muitos jogadores do elenco so Sorocaba comemorando o primeiro título da carreira. A vitória de virada sobre o Orlândia, na prorrogação, em uma partida que teve no total 14 gols marcados, faz com que o ala valorize ainda mais a conquista. Para poder chegar ao nono título da carreira, Falcão teve de utilizar uma proteção na coxa, devido a uma lesão na virilha.
– Valoriza ainda mais como ganhamos, contra quem a gente ganhou, precisamos tirar o chapéu para os caras [do Orlândia], que valorizaram ainda mais [a nossa conquista]. Olhar na cara dos moleques que estão sendo campeões pela primeira vez é o mais prazeroso – conta o ala.
Após o título da Liga Futsal o Sorocaba retornou para a cidade paulista e já embarcou para São José dos Campos, onde enfrenta o São José, nesta quarta, às 16h, em duelo válido pela semifinal da Liga Paulista. Orlândia e Corinthians duelam no outro jogo por uma vaga na decisão do estadual.

Sem rivalidade: Slater posta foto com Medina e Fanning antes de disputa

Maior de todos os tempos, americano deseja sorte ao brasileiro e ao australiano em recado antes da etapa de Pipeline do Mundial: ''Espero que todos entrem em sintonia"'

Por Oahu, Havaí
O clima de rivalidade fica dentro do mar. Nesta terça-feira, o 11 vezes campeão mundial de surfe, Kelly Slater, postou uma ''selfie'' ao lado do brasileiro Gabriel Medina e do australiano Mick Fanning, seus concorrentes na briga pelo título deste ano. O trio já está em Pipeline, no Havaí, onde disputarão a última e decisiva etapa do Circuito Mundial. Nesta terça-feira, foram disputadas as triagens para definir os dois havaianos que irão enfrentar Medina e Fanning. Os finalistas são Reef Mcintosh, Jamie O'Brien, Makai McNamara e Hank Gaskell. Uma nova chamada será realizada nesta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília).
Gabriel Medina, Kelly Slater e Mick Fanning posam para foto (Foto: Reprodução/Instagram)Gabriel Medina, Kelly Slater e Mick Fanning posam para foto (Foto: Reprodução/Instagram)

- No escritório do Pipe Masters com Mick Fanning e Gabriel Medina. Entrevista rápida aqui na ASP em dois minutos e depois é ir trabalhar já pensando em amanhã. Boa sorte aos meus concorrentes e espero que todos possam estar em sintonia - disse Slater.
o que medina precisa para ser campeão mundial
- se for eliminado até a terceira fase, precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro. Se passar das quartas, Fanning será o campeão;
- se for eliminado na quinta fase, Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais, Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final, conquista o tíulo, independentemente da campanha de seus rivais

Recuperado, Pelé admite susto, exalta mensagens e se escala para Olimpíada

Após duas semanas de internação para o tratamento de uma infecção urinária, Rei do Futebol recebe alta nesta terça-feira: "Estou me preparando para os Jogos de 2016"

Por São Paulo
Depois de 15 dias internado em razão de complicações de uma infecção urinária, Pelé teve alta do Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na Zona Sul de São Paulo, nesta terça-feira pela manhã. Sorridente, o Rei do Futebol admitiu que ficou assustado com a situação, agradeceu as muitas mensagens de fãs que recebeu e, de bom humor, se escalou para a disputa da Olimpíada de 2016, no Rio.
- Antes de mais nada, eu queria agradecer à equipe médica que me acompanhou nessas duas semanas. Realmente foi um susto. Eu fiquei até emocionado e surpreso porque recebi mensagens da China, do Paquistão, de quase todos os países da Europa. É bom saber que, além do apoio de Deus, temos também o de tanta gente, que estava lutando para que minha situação melhorasse e eu pudesse estar aqui para atender vocês. Podem estar certos que já estou me preparando para as Olimpíadas - declarou Pelé.
O ídolo, de 74 anos, deu entrada no hospital no dia 24 de novembro, ao se sentir mal. O ex-jogador havia feito uma cirurgia semanas antes para a retirada de cálculos renais. Na nova internação, foi diagnosticada uma infecção urinária. Uma piora em seu estado de saúde o levou à unidade de tratamento intensivo, onde precisou fazer hemodiálise, já que seu rim foi afetado.
- Comecei a avaliar alguma coisa que não tinha acontecido na minha vida: nunca havia sentido isso, coincidiu com um período complicado para mim. Tive a operação no fêmur, teve o problema de pedra no rim. Falei: "Opa, acho que Deus está esquecendo de mim." Em 30 anos de carreira, viajando o tempo todo, nunca tinha acontecido algo assim, uma em cima da outra.
Pelé também falou pela primeira vez sobre a operação feita ainda em sua época de atleta para a retirada de seu rim direito, o que só foi revelado recentemente, durante essa última internação.
- Eu tive uma fratura aqui no Brasil, uma joelhada que levei na vértebra. Um trauma ainda no Santos, que perfurou o rim. Quando fui para o Cosmos, comecei a sentir alguma febre, e o médico falou que eu estava jogando há um tempão com um rim só, o outro não funcionava. Fiz a cirurgia em Nova York, por isso ninguém soube - contou.
Fora do hospital, Pelé afirmou que deve iniciar sua recuperação em São Paulo.
- O Pelé, como todo paciente de 74 anos que sai do hospital após 15 dias, vai passar por um período de reabilitação. Na cama ele foi perdendo massa muscular, vai ter de ficar de molho de uma semana a 10 dias. Depois vai fazer fisioterapia, passar por reavaliações do seu estado clínico. É a rotina de qualquer paciente - explicou o médico Fábio Nasri, que cuido do Rei nas duas últimas semanas.
Veja abaixo os principais tópicos da entrevista coletiva de Pelé:
SOBRE O RIM  RETIRADO HÁ ANOS
– Não é que eu tenha escondido, realmente todo mundo ficou surpreso porque tive uma fratura aqui no Brasil, uma joelhada que levei na décima segunda vértebra. Tive um trauma, uma joelhada, quando estava no Santos ainda. E perfurou o rim. Vocês veem como a medicina está adiantada. Há 20 anos eu fiz tratamento, colocava pomada, enfaixada... Quando eu fui para o Cosmos, continuei jogando,  mas comecei a sentir alguma febre. O médico falou: “Você sabe que está jogando há um tempão com um rim só? Você tem dois aí dentro, mas um não funciona.” Ele disse que tínhamos de fazer uma avaliação, mas falou para não me preocupar. Foi quando fiz a cirurgia em Nova York, por isso ninguém ficou sabendo.
pelé coletiva entrevista (Foto: Marcos Ribolli)Pelé demonstrou muito bom humor durante toda a entrevista, em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

O CONTRATO VITALÍCIO COM O SANTOS
- Tinha até organizado uma recepção (evento do Santos), porque é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Sou um humano normal, posso errar, peço a Deus que ele não deixe eu decepcionar meu time do coração. É uma parceria definitiva.
O QUE FAZIA NO QUARTO
Eu me emocionei muito nessas últimas vezes porque futebol emociona qualquer um. O Santos já estava fora, mas com aquela coisa do Palmeiras, que classifica ou não classifica, escrevi algumas letras (de músicas), fiz até uma que é segredo para a Olimpíada. Mas anteontem ou ontem me emocionei muito, vendo a torcida do Palmeiras, vendo aquela agonia, foi um fim de semana legal. Do outro lado você vê a torcida do Cruzeiro naquela festa... Pô, como é a vida, né? Alguns festejando, outros chorando, foi uma experiência muito boa para mim. Na ativa você não tem condição de ver isso, e nesses três dias você vê essa festa e tristeza. Foi muito novidade.
O DIA MAIS TENSO
Eu estava em Santos, fomos para o hospital porque achei que ia ser qualquer problema de estômago, que não tinha nada a ver. Aí comecei a ter calafrios, não ter muita noção do que estava acontecendo... Quando melhorei, já estava aqui em São Paulo. Não tive muito sentido ainda. A única coisa que me lembro é que sentia calor, aí passava um pouco sentia frio... Depois não tive noção nenhuma.
INFLAMAÇÃO
(Fábio Nasri, médico) - Foi uma resposta inflamatória sistêmica. O corpo inteiro dele quase entrou em inflamação. Preferimos transferi-lo para a terapia intensiva. Em momento nenhum ele teve um quadro de sepse. Muitas pessoas respondem com quadros inflamatórios, é do hospedeiro, não do agente infeccioso. Ele mesmo não tem muita lembrança dessa fase. Só alguns dias depois ele percebeu que estava na UTI. Ele não ficou inconsciente em nenhum momento. Foi o dia que gerou mais preocupação. Em nenhum momento ele ficou fora de controle clínico, ou houve perda do pé da situação. Eram monótonos os boletins porque essa era a verdade.
(Oscar Pavão, médico) – Uma das situações é que ele desenvolveu a disfunção renal, teve de ser tratada. Mas ele se recuperou de uma maneira muito importante, intensa, e com muita rapidez. Está em grande processo de recuperação e vai continuar em ambiente domiciliar.
AS PREOCUPAÇÕES DE PELÉ
- Tinha eleição no Santos, eu fiquei preocupado. Minha namorada é corintiana. Caiu na minha mão, coitada. Mais uma vez. Aí perguntei: “Como não teve eleição? Eu dormi?”. Não foi um vexame, mas é preocupante. Não deveria acontecer o que aconteceu. O Santos é um grande time e isso vai sair no mundo todo.
E AGORA?
Eu só queria lembrar a vocês que na Olimpíada podem jogar três profissionais (acima de 23 anos). Eu sou um desses.
pelé coletiva entrevista (Foto: Marcos Ribolli)Pelé durante entrevista coletiva nesta terça-feira, dia em que recebeu alta do hospital após 15 dias (Foto: Marcos Ribolli)

*Colaborou André Guerreiro, sob supervisão de Leandro Canônico.

Nobre explica dispensas, não descarta Mano e diz "esperar" por Wesley

Em entrevista coletiva pouco esclarecedora, presidente condiciona montagem do elenco às contratações de um novo diretor de futebol e de um treinador

Por São Paulo
paulo nobre palmeiras (Foto: Felipe Zito)Paulo Nobre, em coletiva (Foto: Felipe Zito)
Nenhuma definição sobre quem vai assumir o Palmeiras em 2015. Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, o presidente Paulo Nobre foi evasivo ao explicar as mudanças no departamento de futebol profissional e evitou falar sobre prazos e quem vai comandar o Verdão na próxima temporada.
Questionado sobre o interesse no técnico Mano Menezes, ex-Corinthians, e no diretor Alexandre Mattos, que está de saída do Cruzeiro, o dirigente não confirmou nenhuma negociação, mas elogiou os dois profissionais.
Internamente, a expectativa é que o clube defina parte dessa estrutura para iniciar o planejamento e começar a discutir contratações. A promessa do mandatário, porém, é de uma equipe competitiva e em condições de disputar os títulos em igualdade de condições com as melhores equipes do país.
Na entrevista, Nobre confirmou que vai tentar renovar o contrato de Valdivia, mas deixou no ar a possibilidade de liberar Wesley, cujo vínculo vai até fevereiro.
Confira os principais trechos da coletiva:
Alexandre Mattos será o novo diretor?
- Existem bons profissionais no mercado brasileiro, e Alexandre Mattos é um bom nome que interessa não só ao Palmeiras, mas outros clubes. O departamento de futebol será composto por um diretor executivo, um gerente de futebol e um diretor estatutário que vamos escolher nos próximos dias.

Por que mudou tudo?
- Durante a campanha, no final do Campeonato Brasileiro, deixei muito claro que absolutamente todos os profissionais seriam avaliados. Foi isso que aconteceu, e nós achamos por bem uma mudança total no futebol, e o Dorival acabou entrando nessa mudança.

Planos para 2015

- O Palmeiras está sendo formado para disputar títulos em 2015, ser protagonista como faz parte de sua história.

Folha salarial e contratações
- A folha salarial, eu garanto que, barato, esse atual elenco não é. Vamos ter um elenco dentro das possibilidades financeiras. Hoje o clube tem uma situação muito melhor no segundo biênio do que encontrei no primeiro. O Palmeiras não vai gastar mais do que arrecada.
Valdivia e Wesley terão os contratos renovados?
- Sobre o Valdivia, digo que o Valdivia e o Palmeiras têm o mesmo pensamento. Isso já é o primeiro e mais importante passo numa negociação. Sobre o Wesley, uma vez que ele nos procure vamos tratar diretamente com ele.
Ajuda do Santos
- Estávamos tão concentrados no final do jogo do Santos... Nem no pior dos meus pesadelos imaginei chegar um dia à presidência e ficar flertando com a segunda divisão, como aconteceu. O Santos, por mais que seja um rival, fez sua parte, jogou como nós esperávamos. O gol do Santos acabou dando uma tranquilidade maior a todos os palmeirenses.
Avaliação geral
- Fazendo uma avaliação geral não só de 2014, mas da gestão como um todo, houve acertos. Tem de manter o que deu certo e ter personalidade e humildade para trocar processos aqui no clube para que o Palmeiras não passe mais pela situação que passou. Não vou elencar erro a erro, mas a avaliação interna está sendo feita. Mudanças começaram, e teremos várias outras.
Errou mais do que acertou?
- Não sei se foram mais erros do que acertos. O que ficou claro é que os erros que aconteceram não podem voltar a acontecer. O que nós enfrentamos quando fomos eleitos em 2013 é que foi um biênio muito difícil. O combustível do futebol acaba sendo o dinheiro. Não tem mágica a ser feita. Plantamos várias sementes de maneira diferente e acreditamos que o caminho é esse. Agora o modus operandi tem de ser diferente, e vai ser.
Mano Menezes
- Rejeição nenhuma, é um grande técnico como existem outros no mercado também.
Perfil do novo técnico
- Posso dizer como presidente e torcedor que quero um técnico que consiga nos conduzir a vitória e títulos. Isso vai ser debatido entre o pessoal do futebol como um todo.
Planejamento
- Acredito num equilíbrio. Você não pode gastar mais do que arrecada. Tem de saber andar com as próprias pernas. Vamos discutir salários, não vamos nos antecipar. O Palmeiras cumpre sempre o que acorda, o mês aqui tem 30 dias. Não houve atraso de salários e imagem nos últimos dois anos. Isso é um dos pontos positivos que o Palmeiras tem no mercado. Vamos escolher o profissional e tratar salários com ele.