quarta-feira, 19 de março de 2014

Apesar de derrota, Lawler é novo nº 1 em ranking peso-meio-médio do UFC

Tyron Woodley sobe sete posições e Hector Lombard sobe seis após triunfos no UFC 171. Brasileiro Erick Silva entra na lista em 15º lugar

Por Rio de Janeiro
MMA Pesagem UFC 171 - Robbie Lawler (Foto: Getty Images)Robbie Lawler é o novo primeiro colocado do
ranking dos meio-médios (Foto: Getty Images)
O Ultimate divulgou nesta segunda-feira seus rankings atualizados após o UFC 171, em que Johny Hendricks conquistou o cinturão vago dos pesos-meio-médios. Com o campeão fora do páreo, sua vítima de sábado passado, o americano Robbie Lawler, assumiu a primeira posição do ranking da categoria, subindo duas posições mesmo após a derrota por pontos.
Lawler era o terceiro colocado da classificação antes do UFC 171, atrás de Hendricks e Carlos Condit. Hendricks saiu da lista ao conquistar o cinturão, e Condit foi derrotado por nocaute técnico por Tyron Woodley ao sofrer uma lesão no joelho direito no segundo round, que o impossibilitou de continuar no combate. Lawler foi derrotado, mas a decisão dos juízes a favor de Hendricks foi contestada por alguns fãs e jornalistas. O combate foi elogiado e considerado um dos melhores valendo cinturão dos últimos anos.
Woodley, por sinal, foi quem mais subiu no ranking após o evento. Ele escalou sete posições e é agora o quarto colocado na classificação, curiosamente ainda atrás do homem que derrotou no sábado, Carlos Condit. O cubano Hector Lombard, que venceu Jake Shields por decisão unânime, também subiu bastante, seis posições, e agora ocupa o sexto lugar, atrás de Jake Ellenberger.
Quem se aproveitou da saída de Hendricks da lista foi o brasileiro Erick Silva, que apareceu pela primeira vez no ranking, em 15º lugar. Outros dois lutadores não rankeados previamente entraram na lista: Kelvin Gastelum, em 13º, e Gunnar Nelson, em 14º. Entre os pesos-penas, o americano Dennis Bermudez assumiu a 10ª posição após sua vitória por nocaute técnico contra Jimy Hettes. Entre os leves, Myles Jury estreou em 13º lugar após bater Diego Sanchez por decisão unânime.
Confira abaixo o ranking atualizado. Para saber mais sobre os lutadores do UFC e acompanhar o top 10 de cada categoria, confira a página especial do Combate.com.
Ranking UFC (Foto: Reprodução)

Maldonado quer lutar até 40 anos e 'inveja' rival por treinar com Weidman

'Acredito que consigo voos bem mais altos do que hoje', afirma o brasileiro,
que no domingo vai enfrentar o americano Gian Villante no UFC em Natal

Por Natal
60 comentários
A torcida brasileira pode ficar mais tranquila em termos de carisma e espontaneidade dos lutadores que representam o país. Pelo menos por mais seis anos, os fãs de MMA continuarão se divertindo com Fábio Maldonado. O "Caipira de Aço", que completou 34 anos na segunda-feira, contou que ainda se sente muito bem física e psicologicamente e que pretende estar em ação até os 40. Até lá, espera dar uma guinada na carreira:
MMA Fábio Maldonado (Foto: Ivan Raupp)Fábio Maldonado na Pitbull Brothers, em Natal, onde fez a maior parte do camp (Foto: Ivan Raupp)
- Com 34 anos parece que vem mais lesão do que antes, mas estou com o queixo bem duro ainda. Estou com a pancada dura também. Eu não costumo ficar grogue em treino nem em luta. Desde 2005 eu não ficava, até que em 2011 o Wagner Caldeirão me deixou grogue com uma pancada num treino (na Team Nogueira). Aí fui ficar grogue de novo contra o Glover Teixeira (derrota em 2012), todo mundo viu. Não gosto de tomar soco todo dia. Revezo com bater saco, sombra com peso, bastante treino que deixa a cabeça preservada. Minha ideia é ter 40 anos com o queixo duro ainda. Acredito que consigo voos bem mais altos do que hoje em dia. Na Tailândia os caras fazem muito treinos loucos e desgastantes. Aí o cara chega aos 30 anos e já era, tem que se aposentar. Eu posso fazer muita coisa ainda - disse o meio-pesado, em entrevista ao Combate.com na academia Pitbull Brothers, em Natal.
Até gostaria de ter um parceiro de treino como o Weidman. Eu invejo o Villante. Não que eu não tenha parceiros bons, tenho sim, mas com o nível de wrestling dele..."
Fábio Maldonado
Maldonado está treinando há um mês com Patricio e Patricky Pitbull para o duelo contra o americano Gian Villante no UFC deste domingo, na capital potiguar. O adversário, por sinal, é um dos maiores parceiros de treinos de Chris Weidman, campeão dos médios que desbancou Anderson Silva e terá Lyoto Machida pela frente em maio. Mas ele prefere não meter o atual "inimigo" número 1 dos brasileiros na história contra Villante. Pelo contrário:
- Não tenho nada a ver com a história dele com o Anderson. Até gostaria de ter um parceiro de treino como o Weidman. Eu invejo o Villante. Não que eu não tenha parceiros bons, tenho sim, mas com o nível de wrestling dele... Ele é um psicólogo, um cara com a cabeça muito boa, muito inteligente. Vou torcer pelo Lyoto contra ele, mas não é meu inimigo. Pelo contrário. Vi o Weidman e o Jon Jones no Rio de Janeiro, e os dois são humildes demais. Só dá para torcer contra se ele for lutar contra um amigo seu. Às vezes um campeão lá fora é mais humilde do que um brasileiro que você acha ser humilde.
Villante vem do wrestling, mas Maldonado acredita que as maiores qualidades dele estão em pé. O "Caipira de Aço" vê o duelo com equilíbrio e garante que fará melhor do que na última apresentação, quando venceu Joey Beltran por decisão dividida dos jurados:
MMA Fábio Maldonado (Foto: Ivan Raupp)Maldonado treina às vésperas de enfrentar Gian Villante (Foto: Ivan Raupp)
- Eu vi as lutas e reparei que ele é um striker, mas ele sabe derrubar. Ele deve ter aprendido com o Chris Weidman. Se ele aprendeu umas três coisinhas com o Chris Weidman, está muito bem de wrestling. No MMA pode acontecer de tudo. Posso dizer que ele é um bom adversário e vai ter a chance de ganhar, assim como eu vou ter também, mas eu sei que vou me apresentar melhor do que em Barueri-SP. Eu tinha rompido os ligamentos do joelho 15 dias antes da luta e escondi a lesão.
Não dá para tomar uma cachaça, né? Deixa para o sabadão depois
da pesagem. Vai ser aniversário
do Rony Jason no dia, então vai
ter um bolo para nós dois. Meu maior presente vai ser ganhar a luta e ver meus filhos e minha esposa na outra semana"
Sobre seu aniversário na segunda-feira
Maldonado, como de costume, afirma que o objetivo é somente a vitória, não importa como:
- Vou soltar meu jogo. Não faço nada para agradar os fãs. Meio a zero para mim é goleada. Mas vou para o pau, e meu objetivo vai ser machucá-lo.
Com cerca de 8kg para perder até a pesagem, Maldonado não pôde se dar ao luxo de comer bolo de aniversário na segunda-feira. Muito menos de ter uma comemoração ainda mais festiva. Está guardado para sábado, depois de bater o peso, e depois para a família:
- Não dá para tomar uma cachaça, né? Deixa para o sabadão depois da pesagem. Vai ser aniversário do Rony Jason no dia, então vai ter um bolo para nós dois. Meu maior presente vai ser ganhar a luta e ver meus filhos e minha esposa na outra semana.
Com Fábio Maldonado x Gian Villante no card principal, o "UFC: Shogun x Henderson 2" será realizado no Ginásio Nélio Dias, em Natal, a partir das 17h deste domingo. O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer

Cezar Mutante, sobre o banimento
do TRT: 'Lei é lei e não se discute'

Brasileiro é pupilo e um dos amigos mais próximos de Vitor Belfort, que foi atingido diretamente pela nova regra, e confia: 'Ele vai ficar ainda melhor'

Por Natal
68 comentários
O banimento do famoso tratamento de reposição de testosterona (TRT) por várias das comissões atléticas de MMA mais importantes do mundo atingiu em cheio os lutadores que faziam uso dele, como Chael Sonnen, Frank Mir e principalmente Vitor Belfort, que acabou tirado pelo UFC da disputa de cinturão dos médios para ter tempo de zerar o organismo em relação à terapia - Lyoto Machida foi colocado em seu lugar. Pupilo do Fenômeno e um de seus parceiros de treino mais próximos, Cezar Mutante opinou sobre o assunto e foi categórico:
- Acho que, se foi consenso geral, então não tem o que se discutir. Todos vão ter que cumprir e pronto. Lei é lei e não se discute - disse, em entrevista ao Combate.com.
Vitor Belfort e Cezar Mutante, no UFC: Belfort x Henderson (Foto: Rodrigo Malinverni)Mutante e Belfort brincam na coletiva após ambos vencerem no UFC em Goiânia (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mutante, por outro lado, garante que o amigo já superou o assunto e aposta que ele voltará ao octógono ainda mais completo do que antes:
- O Vitor está muito bem e vem dando aula de autocontrole e disciplina. Nós não ficamos voltando em assuntos que já passaram e que estão fora de nosso controle, como foi o caso da sua disputa de título cancelada e do TRT. Ele está treinando normalmente, fazendo dieta e continua o mesmo. A única coisa que eu escutei de boca sobre essa história foi que ele vai ficar ainda melhor.
Neste domingo, é o próprio Cezar Mutante quem estará em ação. O campeão do primeiro The Ultimate Fighter Brasil vai enfrentar o americano CB Dollaway no coevento principal do "UFC: Shogun x Henderson 2", em Natal, a partir das 17h (de Brasília). O canal Combate transmite o evento ao vivo, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer

UFC vai a Albuquerque em junho com Bendo x Khabilov na luta principal

Duelo terá frente a frente o número 1 do ranking dos leves contra o 15º

Por Rio de Janeiro
O Ultimate ganhou nesta terça-feira a primeira luta oficialmente acertada para o mês de junho. No dia 7, em Albuquerque (EUA), a organização vai colocar frente a frente o primeiro colocado do ranking do peso-leve, Ben Henderson, contra o 15º, Rustam Khabilov. A luta vinha sendo pedida pelo russo nas últimas semanas, e os dirigentes, ao que tudo indica, gostaram da ideia.
Ben Henderson e Rustam Khabilov ufc mma montagem (Foto: Editoria de Arte)Ben Henderson e Rustam Khabilov vão se enfrentar em junho (Foto: Editoria de Arte)
Americano, Ben Henderson (20-3) foi campeão da categoria entre fevereiro de 2012 e agosto de 2013, até ser derrotado por Anthony Pettis e perder o cinturão. Em janeiro, Bendo se recuperou e venceu Josh Thompson após decisão dividida dos jurados.
Rustam Khabilov, que atualmente treina em Albuquerque e por isso pode ganhar um pouco de torcida a favor, tem apenas três lutas no Ultimate, mas vem mostrando bom trabalho e derrotou todos os rivais - somente um foi por pontos. Na carreira, o russo tem 17 vitórias e apenas um revés

Pettis mantém desejo por luta com Nate e prevê nocaute em Melendez

Atual campeão dos leves vai ser técnico do TUF 20 antes de voltar a lutar

Por Rio de Janeiro
40 comentários
Sem lutar desde agosto do ano passado por conta de uma lesão no joelho que o obrigou a passar por cirurgia em dezembro, Anthony Pettis teve sua situação definida em fevereiro. Enquanto o campeão peso-leve se recupera, ele vai participar do TUF 20 como técnico. Seu rival no programa e também adversário na primeira defesa de cinturão será Gilbert Melendez, mas Pettis mantém o desejo por um duelo com Nate Diaz.
- Para ser honesto, o cara que eu realmente quero lutar agora é Nate Diaz. Acho que os fãs querem ver isso, então Nate Diaz está no radar, com certeza. Para mim, Diaz é um bom lutador. Ele poderia ser um dos próximos caras contra quem eu vou lutar, mas ele é o que fala mais. Então, quero resolver isso - disse o atual dono do cinturão durante sessão de perguntas e respostas com fãs antes do UFC 171, em Dallas (EUA).
UFC 164  Ben Henderson e Anthony Pettis (Foto: Agência Getty Images)Anthony Pettis comemora vitória sobre o olhar de Ben Henderson em agosto (Foto: Agência Getty Images)
Nate Diaz estará por perto de Anthony Pettis a partir de maio, quando começam as gravações do TUF 20. Companheiro de treinos de Gilbert Melendez, ele foi convidado pelo amigo para fazer parte da sua equipe técnica no reality show.
Mas enquanto Nate não cruza seu caminho, Anthony Pettis se concentra em Gilbert Melendez. Diante do seu próximo rival, pretende terminar a luta onde mais se sente confortável: na trocação.
- Eu não vou levá-lo para baixo. Provavelmente vou nocauteá-lo. Gilbert vai ser uma boa luta. Não, eu não sou um wrestler, por isso vou procurar o nocaute - garantiu Pettis.
Gilbert Melendez esteve perto de deixar o UFC. Ele chegou a entrar em acordo com o Bellator, mas Dana White e companhia conseguiram reverter a situação e renovaram o contrato com o peso-leve. Com o novo acordo, Melendez ganhou a chance de participar do TUF e disputar o título.
 - Atualizado em 

Por ora, GSP descarta revanche com Hendricks e pede chance para amigo

Atual campeão quer enfrentar seu último algoz, mas St-Pierre ainda não 
sabe quando (e se) volta ao MMA e sugere Rory MacDonald como adversário

Por Rio de Janeiro
Georges St-Pierre venceu sua nona defesa de título seguida em novembro, quando derrotouJohny Hendricks, e logo depois anunciou que daria uma pausa no MMA. Com o título vago, o Ultimate deu nova oportunidade a Hendricks, que no sábado superou Robbie Lawler para se tornar o mais novo campeão. Agora, o americano quer a revanche contra GSP, mas o canadense por enquanto segue sem vontade de voltar a lutar.
- Por enquanto, eu não quero fazer isso. Eu precisava sair e ficar fora do radar. Essa é uma das coisas que eu disse. Não sabia se ia ser por seis meses, um ano, um ano e meio, eu não sei. Mas agora não me vejo voltando. Olhe, fique por perto e mantenha o título. Vamos ver o que vai acontecer no esporte. Se algumas coisas mudarem, talvez estaremos juntos novamente - disse St-Pierre, em recado para Hendricks ao site "MMA Fighting".
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)Georges St-Pierre (esq.) derrotou Johny Hendrick em novembro (Foto: USA TODAY Sports)
O canadense assistiu à luta de sábado na casa de Arnold Schwarzenegger. Como um fã de MMA, ficou atento a tudo o que aconteceu e concordou com o resultado dos jurados, que deram a vitória a Hendricks por decisão unânime. Agora, St-Pierre quer que seu parceiro de treinos Rory MacDonald, número 2 do ranking, tenha a chance de disputar o cinturão.
- Se essa chance aparecer, vou ficar muito feliz por Rory. Ele fez uma luta incrível contra Demian Maia e provou que é o (desafiante) número 1.
O Ultimate ainda não escolheu o próximo adversário de Johny Hendricks. Além de Rory MacDonald, Tyron Woodley e Hector Lombard estão entre os candidatos. Tarec Saffiedine e o próprio Robbie Lawler, em uma possível revanche, correm por fora.

Sarafian estreia nos meio-médios contra algoz de Luiz Besouro

Brasileiro atuava nos médios e decidiu mudar de categoria após derrota para Cezar Mutante. Duelo contra Kiichi Kunimoto será no dia 14 de junho

Por Rio de Janeiro
28 comentários
Depois de três lutas no peso-médio, com duas derrotas e uma vitória, Daniel Sarafian colocará em prática seus planos de descer de categoria e vai estrear nos meio-médios no dia 14 de junho, em Vancouver (CAN), durante o UFC 174. O adversário do brasileiro é o japonês Kiichi Kunimoto.
Cezar Mutante e Daniel Sarafian UFC Goiania (Foto: Rodrigo Malinverni)Daniel Sarafian tenta defender queda de Cezar Mutante em sua última luta (Foto: Rodrigo Malinverni)
A luta entre Sarafian e Kunimoto é a primeira a ser acertada para o card. O brasileiro vai debutar na nova categoria após perder para CB Dollaway, vencer Eddie Mendez e ser derrotado por Cezar Mutante, esta última em novembro. Na carreira, o paulista tem um cartel de 8-4.
Kiichi Kunimoto (16-5-2, 1NC) fez apenas uma luta no Ultimate e já conseguiu passar por um brasileiro. Ele venceu Luiz Besouro no UFC: Saffiedine x Lim, em janeiro. Na ocasião, Besouro foi desclassificado do combate por aplicar golpes ilegais - cotoveladas na nuca.
luis besouro x Klichi Kunimoto ufc mma (Foto: Getty Images)Kiichi Kunimotosaiu de maca do octógono após receber golpes ilegais de Besouro (Foto: Getty Images)
No início da noite desta sexta, o Ultimate também divulgou a segunda luta do UFC: Henderson x Khabilov, que será no dia 7 de junho, em Albuquerque (EUA). Trata-se de Lance Benoist x Bobby Voelker, pelo peso-meio-médio.
UFC 174
14 de junho de 2014, em Vancouver (CAN)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-médio: Daniel Sarafian x Kiichi Kunimoto
UFC: Henderson x Khabilov
7 de junho de 2014, em Albuquerque (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-leve: Ben Henderson x Rustam Khabilov
Peso-meio-médio: Lance Benoist x Bobby Voelker