segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Fluminense recebe a taça em festa marcada por provocação corintiana

Presidente do Corinthians faz crítica indireta ao campeão nacional e é vaiado por torcedores tricolores na entrega do Prêmio Craque Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um dia depois de comemorar o título brasileiro depois de 26 anos, os jogadores do Fluminense puderam concretizar o sonho de erguer a taça de campeão nacional de 2010. Entregue pelas mãos de um torcedor ilustre do Corinthians, clube que disputou a taça com o Tricolor carioca até a última rodada: Luis Inácio Lula da Silva. Fred e Conca, ladeados por seus companheiros, receberam o troféu do presidente da República no encerramento do Prêmio Craque Brasileirão, realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro.
Fluminense craque do brasileirãoGanhador de três troféus no Prêmio Craque Brasileirão, Conca segura a taça mais combinada ao lado de Ricardo Berna: a de campeão nacional de 2010 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
E a disputa entre os dois clubes esteve no centro do momento mais polêmico da festa, que teve como protagonista o presidente do Corinthians. Chamado ao palco como parte da homenagem ao centenário do clube, Andrés Sanches provocou indiretamente o Fluminense.
- Quero parabenizar Fluminense, Coritiba e ABC, que foram campeões. Eu sei o que é cair para a Segunda Divisão, porque eu caí com meu time. Mas tenho orgulho de ter voltado à Primeira Divisão pela porta da frente - disse, fazendo uma menção, sem citar o nome do Tricolor carioca, ao fato do Flu não ter passado pela Série B, passando diretamente da Terceira Divisão para a Primeira com a criação da Copa João Havelange em 2000.
Na primeira fila, o presidente do Flu, Roberto Horcades, balançou a cabeça em sinal de desaprovação. E os torcedores do clube presentes ao Theatro Municipal vaiaram intensamente o dirigente corintiano, que alegou não estar se referindo ao clube carioca antes de decidir encerrar o seu curto discurso diante dos protestos. E teve que ouvir um coro ironizando o fato do clube paulista não ter conquistado títulos relevantes em seu centenário.
- É centernada. É centernada - gritaram os tricolores.
Apesar de ficado sem a taça, o Corinthians foi o clube com maior número de representantes na seleção do Brasileirão 2010, com três nomes: Roberto Carlos, Elias e Jucilei. O campeão Fluminense e o vice Cruzeiro foram os outros clubes com mais um de eleito: Mariano e Conca pelo Flu, e Fábio e Montillo pelo time mineiro. Grêmio (Jonas), São Paulo (Miranda), Santos (Neymar) e Vasco (Dedé). O Timão também teve a revelação da competição - Bruno César. E o  Flu também teve o melhor técnico da competição: Muricy Ramalho, vencedor do prêmio em cinco das seis edições.
Mas o argentino Conca foi o grande vencedor na noite. Além de ser escolhido o meia pela esquerda, o camisa 11 do Fluminense ganhou o prêmio de melhor jogador da competição e eleito pelos internautas o craque da galera.
ronaldo, prêmio craque do brasileirãoRonaldo recebeu um prêmio especial por sua
carreira (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Ronaldo foi um dos homenageados da noite. Muito emocionado com a apresentação de imagens de sua carreira, o atacante destacou o orgulho de ter defendido a seleção brasileira por 12 anos (de 1994 a 2006) e disse que espera servir de exemplo para as crianças do Brasil.
Campeões da Série B e C, respectivamente, Coritiba e ABC também receberam seus troféus. O Bahia, que também retorna à elite do futebol nacional em 2011, foi lembrado pelo apoio de seus torcedores, que receberam o título de "torcida de ouro 2010".
Os campeões mundiais em 70 também foram homenageados, recebendo medalhas, entregues pelo presidente de honra, João Havelange. E o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, anunciou a criação de um fundo de pensão voltado para os ex-jogadores.
Premiados:
Goleiro: 1) Fábio (Cruzeiro); 2) Victor (Grêmio); 3) Jefferson (Botafogo)
Lateral-direito: 1) Mariano (Fluminense); 2) Léo Moura (Flamengo); 3) Jonathan (Cruzeiro)
Zagueiro pela direita: 1) Dedé (Vasco); 2) Alex Silva (São Paulo); 3) Chicão (Corinthians)
Zagueiro pela esquerda: 1) Miranda (São Paulo); 2) Réver (Atlético-MG); 3) Leandro Euzébio (Fluminense)
Lateral-esquerdo: 1) Roberto Carlos (Corinthians); 2) Kleber (Inter); 3) Diego Renan (Cruzeiro)
Volante pela direita: 1) Jucilei (Corinthians); 2) Fabrício (Cruzeiro); 3) Willians (Flamengo)
Volante pela esquerda: 1) Elias (Corinthians); 2) Arouca (Santos); 3) Marcos Assunção (Palmeiras)
Meia pela direita: 1) Montillo (Cruzeiro); 2) D'Alessandro (Inter); 3) Paulo Baier (Atlético-PR)
Meia pela esquerda: 1) Conca (Fluminense); 2) Bruno César (Corinthians); 3) Douglas (Grêmio)
Atacante 1: 1) Jonas (Grêmio); 2) Thiago Ribeiro (Cruzeiro); 3) Eder Luis (Vasco)
Atacante 2: 1) Neymar (Santos); 2) Kleber (Palmeiras); 3) Loco Abreu (Botafogo)
Treinador: 1) Muricy Ramalho (Fluminense); 2) Cuca (Cruzeiro); 3) Renato (Grêmio)
Craque do campeonato: Conca (Fluminense)
Revelação: Bruno César (Corinthians)
Craque da galera: Conca (Fluminense)
Árbitro: 1) Sandro Meira Ricci; 2) Carlos Eugénio Simon; 3) Paulo César de Oliveira

FOTO: Rubinho visita Williams e faz molde do cockpit do FW33 para 2011

Brasileiro vai à fábrica da equipe após receber homenagem em Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Grove, Inglaterra
Barrichello tirando as medidas do cockpit da Williams de 2011Após receber uma homenagem da revista inglesa 'Autosport' no domingo, Rubens Barrichello visitou a fábrica da Williams nesta segunda-feira para fazer o molde do cockpit do FW33, carro da equipe inglesa para a temporada 2011. O processo tem de ser repetido em todos os anos, por causa do chassi (Foto: Divulgação)

Representantes do Ceará querem
um jogo de semifinal no Castelão

Cearenses também se colocam à disposição para a realização de alguns
jogos da Copa das Confederações e festa antes de abertura oficial

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza
Torcida Ceará, contra o CorinthiansTorcida do Ceará faz festa no atual Castelão
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
O governo do Ceará pensa alto em relação à Copa do Mundo. Representantes do estado entregaram ao Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa, nesta segunda-feira, um ofício solicitando a realização de uma das semifinais de 2014 no Castelão.
Segundo a página da entidade, os cearenses também estão dispostos a realizarem alguns jogos da Copa das Confederações, em 2013, e também uma festa antes da abertura da competição, como ocorreu nas cidades de Munique, em 2006, e Joanesburgo, em 2010.
A reunião contou com a presença do secretário de Esportes do Ceará, Ferruccio Feitosa, além de representantes da Prefeitura de Fortaleza e de empresas que realizarão as obras de modernização do Castelão, previstas para começar nos próximos dias. O andamento dos trabalhos nas áreas de transporte, tecnologia da informação, broadcasting e segurança foi abordado no encontro.

Estádio do Corinthians está garantido como sede para a Copa-2014, diz Fifa

Secretário-geral da entidade acredita que maior preocupação é com aeroportos

Por Agência de notícias São Paulo
Jerome Valcke durante reunião da FIFAValcke acredita que 'Fielzão' será sede (Reuters)
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta segunda-feira que o estádio do Corinthians, o Fielzão, a ser construído na zona leste da capital paulista, está assegurado como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
– Faltam todos os estádios. Mas um estádio demora 24 meses para ser construído. É preciso empurrar. Estamos acostumados com a África do Sul. O caso do estádio do Corinthians está acertado – disse.
Um dos principais problemas foi encontrar um estádio em São Paulo após o Morumbi ser rejeitado por falta de garantias financeiras. Depois, o Corinthians propôs ampliar seu estádio para 65 mil lugares para com o objetivo de sediar o jogo inaugural da Copa. O dirigente ainda reforçou a sua preocupação com a infraestrutura de transportes no Brasil.
– A verdadeira preocupação se concentra nos aeroportos, mas as autoridades colocam bem as coisas e há avanços.
Um informe oficial apresentado ao Congresso calculou que 16 aeroportos deviam ser modernizadas com um orçamento de R$ 6,2 bilhões para poder receber quase três milhões de torcedores.

Tiger Woods sofre virada no último dia e continua série sem títulos

Graeme McDowell ganha no desempate em torneio na Califórnia

Por GLOBOESPORTE.COM Thousand Oaks, Estados Unidos
golfe tiger woodsTiger Woods não conseguiu espantar a crise (Foto:
agência Reuters)
Parecia que Tiger Woods ia acabar com a seca e conquistar o primeiro título em 2010. Ele entrou no último dia do Chevron World Challenge, em Thousand Oaks, na Califórnia, com quatro tacadas de vantagem na liderança. Mas Graeme McDowell, da Irlanda do Norte, acabou com a festa do americano, vencendo a competição no desempate.
Depois de três dias do velho jogador, Woods teve um dia ruim. Pela primeira vez na competição lançou acima do par do campo (foram 73 tacadas neste domingo). McDowell fez três abaixo (69) e os dois empataram com 272 tacadas no total.
No desempate, o norte irlandês acertou o buraco em três tacadas (um abaixo do par). O americano igualou o par, completando o buraco em quatro tacadas. Título para Graeme McDowell e decepção para Tiger Woods.

Na ginástica de trampolim, Brasil consegue mais uma vaga no Pan

País ficou no terceiro lugar geral no Pré-Pan, com bronze de Rodrigo Pacheco

Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México
O Brasil conseguiu mais uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara. Desta vez foi na ginástica de trampolim, que ficou na terceira posição geral no Pré-Pan da modalidade, que também é disputado na cidade mexicana, com uma medalha de bronze.
O pódio veio no individual masculino, com Rodrigo Pacheco, que conseguiu o bronze (36.90). Ele ficou atrás apenas do americano Logan Dooley (40.40) e do canadense Charles Thibault (39.20). No individual feminino, a melhor basileira foi Taissa Garciam que ficou no sexto lugar (32.00).
- Estou muito feliz com a classificação do Brasil para o Pan e também com a conquista de uma medalha individual. Na competição por equipe estava muito nervoso, já que não podíamos errar, pois estávamos em três atletas com a lesão do Edmon. E depois da classificação assegurada, relaxei um pouco e fui para a competição mais solto – disse Rodrigo Pacheco.
Na competição individual de ginástica rítmica, o Brasil conseguiu mais uma medalha. Eliane Sampaio ganhou o bronze na corda (24.000), atrás de Zetlin Julie, dos Estados Unidos (24.200), e Rut Castilho Galdinho, do México, (24.125).

Craque Brasileirão 2010: Elias é o melhor volante pela esquerda

Atleta do Timão bate Arouca (Santos) e Marcos Assunção (Palmeiras)

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um dos destaques do Corinthians na temporada, Elias foi nomeado o melhor volante que atua pela esquerda no Prêmio Craque Brasileirão 2010. O jogador do Timão, que acertou com o Atlético de Madri (Espanha), desbancou Arouca (Santos) e Marcos Assunção (Palmeiras), e recebeu o troféu de ouro em evento realizado no Theatro Municipal, na noite desta segunda-feira.
No Campeonato Nacional, o volante alvinegro marcou sete gols pelo clube e deu cinco assistências para os colegas.
No Brasileirão, Elias somou nove cartões amarelos, com 62 faltas cometidas e 52 recebidas.
Melhor volante pela esquerda:
1º colocado: Elias (Corinthians)
2º colocado: Arouca (Santos)
3º colocado: Marcos Assunção (Palmeiras)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Guiñazu (Internacional)
2008: Ramires (Cruzeiro)
2007: Richarlyson (São Paulo)
2006: Lucas (Grêmio)
2005: Tinga (Internacional)

Cerca de 200 pessoas com convite são barradas no Theatro Municipal

Superlotação no local da entrega do prêmio Craque do Brasileirão deixa muitos em pé dentro do teatro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com mais pessoas dentro do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, do que os 2.361 lugares da sua capacidade, cerca de 200 convidados foram barrados e não puderam assistir à entrega dos troféus do prêmio Craque do Brasileirão 2010, nesta segunda-feira à noite. Entre elas, alguns famosos, como o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e o diretor executivo do mesmo clube, Rodrigo Caetano, e o zagueiro William, do Corinthians. Uma grande confusão se formou no lado de fora do teatro por causa disso.
Theatro Municipal superlotado prêmio craque brasileirãoTheatro Municipal superlotado para a entrega do prêmio Craque do Brasileirão (Foto: Globoesporte.com)
Embora o evento estivesse marcado para começar às 20h30m, mesmo quem estava com convite foi barrado a partir das 20h. Só conseguiu entrar a partir deste horário quem fosse participar da cerimônia. Às 20h40m, as três portas principais e as quatro saídas de emergência do teatro foram fechadas com cadeados, sem que se divulgasse de quem partiu a ordem para isso.
Houve uma discussão entre o pessoal do teatro e o da CBF, que desejava que todos os convidados entrassem. A organização do Theatro Municipal alegou que a capacidade já estava esgotada e que não poderia permitir mais gente dentro do local, onde muitos se encontravam de pé. O atacante Neymar, do Santos, por exemplo, só conseguiu um lugar para se sentar no meio do evento.
Um dos barrados, o zagueiro William, que não concorria a qualquer prêmio, explicou no Twitter o que aconteceu com ele: "Boa noite! Estava na porta do Theatro Municipal e fui barrado kkk Futebol brasileiro continua um show de desorganização. E sabem o por quê? Fecharam as portas por excesso de gente. Eu estava dando atenção à imprensa, por isso atrasei a entrada. Ou seja, estímulo à falta de educação".

Craque do Brasileirão 2010: Jonas
é eleito o melhor atacante 1

Artilheiro do Campeonato Brasileiro supera Eder Luis, do Vasco, e Thiago Ribeiro, do Cruzeiro, na premiação no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Pela primeira vez, Jonas foi escolhido o melhor atacante 1 no Prêmio Craque Brasileirão. O atleta do Grêmio recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente de Eder Luis, do Vasco, e Thiago Ribeiro, do Cruzeiro. O cruzeirense ficou com o segundo lugar, e o vascaíno foi o terceiro colocado.
Jonas foi um dos destaques do Brasileirão 2010. Com 23 gols, o atacante terminou a competição como artilheiro. O jogador também deu oito assistências ao longo do torneio e foi um dos principais responsáveis pela grande arrancada do Tricolor Gaúcho no segundo turno. Com ele em campo, o time venceu 15 partidas.
Melhor atacante 1:
1º colocado: Jonas (Grêmio)
2º colocado: Thiago Ribeiro (Cruzeiro)
3º colocado: Eder Luis (Vasco)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Diego Tardelli (Atlético-MG)
2008: Kléber Pereira (Santos)
2007: Fernandão (Internacional)
2006: Acosta (Náutico)
2005: Tevez (Corinthians)

Mariano é eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro

Após conquistar título com o Fluminense, jogador vence disputa com Leo Moura, do Flamengo, e Jonathan, do Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
mariano e jonathan, prêmio craque do brasileirãoMariano entrou na seleção do campeonato
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Pela primeira vez, Mariano foi escolhido o melhor lateral-direito no Prêmio Craque Brasileirão. O atleta do Fluminense recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente de Léo Moura, do Flamengo, e Jonathan, do Cruzeiro. O flamenguista ficou com o segundo lugar, e o cruzeirense foi o terceiro colocado.
Mariano foi um dos destaques do campeão brasileiro. Com a camisa do Fluminense, ele fez três gols, deu oito assistências e roubou 108 bolas neste Brasileirão. Com o lateral em campo, o Tricolor das Laranjeiras obteve 20 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas.
Melhor lateral-direito:

1º colocado: Mariano (Fluminense)
2º colocado: Léo Moura (Flamengo)
3º colocado: Jonathan (Cruzeiro)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Jonathan (Cruzeiro)
2008: Léo Moura (Flamengo)
2007: Léo Moura (Flamengo)
2006: Souza (São Paulo)
2005: Gabriel (Fluminense)

Roberto Carlos é o lateral-esquerdo de ouro no Craque do Brasileirão

Jogador, de 37 anos, recebe prêmio pela atuação ao longo do Campeonato Brasileiro, quando ajudou a levar o Corinthians ao terceiro lugar da tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
diego renan e roberto carlos, prêmio craque do brasileirãoRoberto Carlos (dir.) sorri ao lado de Diego Renan
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Veteraníssimo, aos 37 anos de idade, o pentacampeão mundial Roberto Carlos levou o título de melhor lateral-esquerdo no Prêmio Craque do Brasileirão. O jogador do Corinthians desbancou Kleber, do Internacional, e Diego Renan, do Cruzeiro, em evento realizado no Theatro Municipal, na noite desta segunda-feira.
O camisa 6 corintiano marcou apenas um gol pelo Timão na temporada, mas deu oito assistências, encerrando o ano com cinco cartões amarelos em 19 vitórias, dez empates e seis derrotas pela equipe que ficou em terceiro lugar no Nacional
Melhor lateral-esquerdo:
1º colocado: Roberto Carlos (Corinthians)
2º colocado: Kleber (Internacional)
3º colocado: Diego Renan (Cruzeiro)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Júlio César (Goiás)
2008:Juan (Flamengo)
2007:Kleber (Santos)
2006:Marcelo (Fluminense)
2005:Gustavo Nery (Corinthians)

Craque Brasileirão 2010: Bruno César leva o prêmio de revelação

Meia do Timão desbanca Dedé e Neto ao receber o troféu da categoria

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Bruno Cesar revelação craque do brasileirãoBruno César no palco do Municipal com o troféu de
revelação  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Embora não tenha levado o título do Campeonato Brasileiro, o meia Bruno César vai levar um troféu para casa nesta segunda-feira. O jogador do Corinthians venceu o Prêmio Craque do Brasileirão, na categoria Revelação, desbancando o zagueiro Dedé, do Vasco, e o goleiro Neto, do Atlético-PR. A entrega do troféu aconteceu em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dia após a última rodada do Nacional.
Bruno César foi um dos atletas mais importantes na campanha do Timão, que chegou até a 38ª rodada com chances matemáticas de título. Apontado como uma das promessas do clube alvinegro, o meia ficou na terceira posição da artilharia em 2010, tendo marcado 14 gols ao longo do Campeonato Brasileiro.
Vencedores em anos anteriores:
2009: Fernandinho (Barueri)
2008: Keirrison (Coritiba)
2007: Breno (São Paulo)

Craque Brasileirão 2010: Jucilei é eleito o melhor volante pela direita

Corintiano vence disputa com Fabrício, do Cruzeiro, e Willians, do Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
jucilei e willians, prêmio craque do brasileirãoJucilei, entre Fabrício e Willians, recebe o troféu de
ouro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O ex-são-paulino Hernanes foi escolhido nas últimas três edições como o melhor volante pela direita do Prêmio Craque Brasileirão, mas em 2010 a honra coube a Jucilei. O atleta do Corinthians recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, ficando à frente de Fabrício, do Cruzeiro, e Willians, do Flamengo.
Volante de boa marcação e também de presença no ataque, Jucilei se destacou no Brasileirão a ponto de ser convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira. O jogador corintiano roubou ao todo 73 bolas e recebeu apenas quatro cartões amarelos. Também contribuiu com dois gols na campanha do terceiro colocado.
Melhor volante pela direita:
1º colocado: Jucilei (Corinthians)
2º colocado: Fabrício (Cruzeiro)
3º colocado: Willians (Flamengo)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Hernanes
2008: Hernanes
2007: Hernanes
2006: Mineiro
2005: Marcelo Mattos

Craque Brasileirão 2010: Dedé é eleito o melhor zagueiro pela direita

Zagueiro do Vasco supera Alex Silva, do São Paulo, e Chicão, do Timão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Pela primeira vez, Dedé foi escolhido o melhor zagueiro pela direita no Prêmio Craque Brasileirão. O jogador do Vasco recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente de Alex Silva, do São Paulo, e Chicão, do Corinthians. Alex Silva ficou com o segundo lugar, e Chicão foi o terceiro colocado.
Quando recebeu o envelope do Craque Brasileirão 2010, Dedé avisou: “Talvez esse até ganhe moldura”. Colecionador de convites, ele sabia que dali poderia vir um dos maiores reconhecimentos da sua carreira até o momento. E veio. Na noite desta segunda-feira, o defensor do Vasco subiu ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para receber o prêmio de Melhor zagueiro pela direita do campeonato, desbancando Alex Silva (São Paulo), que ficou em segundo lugar, e Chicão (Corinthians), terceiro colocado.
O reconhecimento pelo trabalho na temporada não veio à toa. O zagueiro conquistou a torcida com boas atuações na defesa cruzmaltina, que se traduzem em números: apenas quatro cartões amarelos e um vermelho (57 faltas cometidas), 123 roubadas de bola, 84 passes errados e um gol, exatamente na última rodada, quando o Vasco venceu o Ceará por 2 a 0 neste domingo. Já a campanha no Brasileirão foi equilibrada, com dez vitórias, 16 empates e dez derrotas.
Um líder precisa saber tirar responsabilidade e motivação de sua equipe. Seja com gritos de bronca ou de incentivo, é assim que Alex Silva enxerga seu papel no São Paulo. Uma missão difícil, mas realizada com louvor pelo jogador em 2010 que ficou com o troféu de prata. Raça e habilidade na bola parada. Duas características da personalidade de Chicão, o troféu de bronze, que conquistaram a simpatia da torcida do Corinthians.
Melhor zagueiro pela direita:
1º colocado: Dedé (Vasco)
2º colocado: Alex Silva (São Paulo)
3º colocado: Chicão (Corinthians)
Vencedores em anos anteriores:
2009:André Dias (São Paulo)
2008:Thiago Silva (Fluminense)
2007:Breno (São Paulo)
2006:Fabão (São Paulo)
2005:Lugano (São Paulo)

Ronaldo dá bronca em tricolores após se emocionar com homenagem

Atacante do Corinthians assiste comovido a imagens marcantes de sua carreira no telão do Theatro Municipal

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um dos grandes homenageados da noite desta segunda-feira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde foram entregues os troféus do prêmio Craque Brasileirão 2010, Ronaldo não escondeu sua emoção antes mesmo de ser convidado pelo ator Marcos Palmeira para ir ao palco receber seu troféu e se pronunciar. Imagens projetadas no telão mostraram jogadas e gols do atacante do Corinthians, desde os tempos em que jogava futsal. No fim do seu discurso, deu uma bronca em alguns torcedores tricolores.
ronaldo, prêmio craque do brasileirãoRonaldo exibe o troféu que recebeu em homenagem da CBF (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Meu Deus do céu. Boa noite. Estou muito emocionado aqui. Queria agradecer ao presidente Ricardo Teixeira por essa homenagem incrível, com essas imagens marcantes da minha carreira. Servi à Seleção Brasileira a minha vida inteira, desde 1994, quando comecei, com muita honra. Servir à Seleção é como servir ao Exército brasileiro. Agradeço a todos que me admiram e que gostam de mim. Espero servir de exemplo para criançada deste país. Estou muito emocionado, muito feliz - disse Ronaldo.
O atacante aproveitou para felicitar os agraciados da noite, o campeão brasileiro e dar um sermão nos torcedores do Fluminense que o hostilizaram:
- Queria dar parabéns a todos os premiados e ao Fluminense pela conquista. E dizer aos torcedores mais exaltados, que não é porque torce pelo Fluminense que tem de odiar os outros.

Craque do Brasileirão 2010: Muricy é escolhido o melhor técnico

Técnico do Fluminense supera Cuca e Renato Gaúcho e leva quinto prêmio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Muricy Ramalho foi escolhido o melhor treinador pela quinta vez no Prêmio Craque do Brasileirão. Um dia depois ser campeão brasileiro pelo Fluminense - seu quarto título em cinco anos -, o profissional festejou mais uma homenagem em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Ele é o maior vencedor do evento. Desde a criação do prêmio, em 2006, Muricy somente não foi escolhido no ano passado.
Na eleição, o treinador do Flu superou os outros finalistas, Cuca (Cruzeiro) e Renato Gaúcho (Grêmio), segundo e terceiro colocados, respectivamente.
O comandante tricolor ressaltou em outras oportunidades que o trabalho no Flu foi o mais difícil que conduziu, em comparação às conquistas nacionais com o São Paulo, entre 2006 e 2008. Foram 20 vitórias em 38 jogos, com aproveitamento geral de 62,5% dos pontos. A defesa orientada por Muricy foi a melhor da competição, com apenas 36 gols sofridos.
Melhor técnico:
1º colocado: Muricy Ramalho (Fluminense)
2º colocado: Cuca (Cruzeiro)
3º colocado: Renato Gaúcho (Grêmio)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Andrade (Flamengo)
2008: Muricy Ramalho (São Paulo)
2007: Muricy Ramalho (São Paulo)
2006: Muricy Ramalho (São Paulo)
2005: Muricy Ramalho (Internacional)

Craque Brasileirão: Montillo é escolhido melhor meia pela direita

Camisa 10 do Cruzeiro supera D'Alessandro e Paulo Baier

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Em seu primeiro ano no futebol brasileiro, o argentino Montillo foi escolhido o melhor meia pela direita no Prêmio Craque Brasileirão. O jogador do Cruzeiro recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente de D'Alessandro (Internacional) e Paulo Baier (Atlético-PR), segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Montillo, de 26 anos, foi peça decisiva para a boa campanha do Cruzeiro na competição (segundo colocado). Com o meia argentino em campo, o time mineiro conquistou 13 vitórias, empatou quatro partidas e sofreu seis derrotas. Montillo marcou sete gols e deu sete passes que terminaram em gols (assistências).
Outros números do argentino: dois cartões amarelos, 21 faltas cometidas, 72 faltas recebidas, 23 roubadas de bola, 111 passes errados, 16 finalizações defendidas pelo goleiro adversário, 25 finalizações para fora e cinco impedimentos.
O outro argentino que concorria na categoria, D'Alessandro, de 30 anos, ficou mais uma vez sem o título e o troféu, mas terá a possibilidade de conquistar o Mundial de Clubes em Abu Dhabi. O veterano Paulo Baier, de 36 anos, tornou-se neste Brasileirão o maior artilheiro da era dos pontos corridos (iniciada em 2003), com um total de 87 gols.
Melhor meia pela direita:
1º colocado: Montillo (Cruzeiro)
2º colocado: D'Alessandro (Inter)
3º colocado: Paulo Baier (Atlético-PR)
Vencedores em anos anteriores:

2009: Diego Souza (Palmeiras)
2008: Diego Souza (Palmeiras)
2007: Ibson (Flamengo)
2006: Zé Roberto (Botafogo)
2005: Petkovic (Fluminense)

Craque Brasileirão: Miranda, pela 4ª vez, é eleito melhor zagueiro pela esquerda

Defensor do São Paulo supera Réver e Leandro Euzébio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
alex silva, leandro euzebio e rever, prêmio craque do brasileirãoMiranda (à esq.) superou Leandro Euzébio (centro) e
Réver (dir.) (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Uma, duas, três, quatro vezes Miranda. Pelo quarto ano consecutivo, o jogador do São Paulo conquistou o prêmio Craque Brasileirão de melhor zagueiro pela esquerda, desbancando Réver (Atlético-MG), que ficou em segundo lugar, e Leandro Euzébio, o terceiro colocado. Na noite desta segunda-feira, o camisa 5 do Tricolor Paulista subiu ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para comemorar o reconhecimento de seu trabalho na temporada.
O prêmio pela temporada não veio à toa. O zagueiro conquistou a torcida com boas atuações na defesa tricolor, que se traduzem em números: apenas nove cartões amarelos e nenhum vermelho (31 faltas cometidas), 55 roubadas de bola, 60 passes errados e um gol. A campanha no Brasileirão reflete sua importância para o time, com 11 vitórias, sete empates e oito derrotas.
Melhor zagueiro pela esquerda:
1º colocado: Miranda (São Paulo)
2º colocado: Réver (Atlético-MG)
3º colocado: Leandro Euzébio (Fluminense)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Miranda (São Paulo)
2008: Miranda (São Paulo)
2007: Miranda (São Paulo)
2006: Fabiano Eller (Internacional)
2005: Gamarra (Palmeiras)

Craque do Brasileirão 2010: Neymar ganha prêmio de melhor atacante 2

Revelação santista supera Kleber e Loco Abreu

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Pela primeira vez, Neymar foi escolhido um dos melhores atacantes no Prêmio Craque Brasileirão. O atleta do Santos recebeu o troféu de ouro como melhor avante 2 em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente de Kleber (Palmeiras) e Loco Abreu (Botafogo). O palmeirense ficou em segundo lugar, com o botafoguense em terceiro.
Neymar foi o grande destaque do Santos no Brasileirão 2010. Com 17 gols, o atacante ficou com a vice-artilharia da competição. Além disso, serviu os companheiros com seis assistências, em 31 partidas disputadas. Com a classificação à Libertadores assegurada após a conquista da Copa do Brasil, o Peixe terminou o Campeonato Brasileiro na oitava colocação.
Melhor atacante 2:
1º colocado: Neymar (Santos)
2º colocado: Loco Abreu (Botafogo)
3º colocado: Kleber (Palmeiras)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Adriano (Flamengo)
2008: Alex Mineiro (Palmeiras)
2007: Josiel (Paraná)
2006: Souza (Goiás)
2005: Rafael Sóbis (Internacional)

Fábio leva o trófeu de melhor goleiro do Campeonato Brasileiro

Atleta do Cruzeiro, que ajudou a Raposa a chegar em segundo lugar, recebe Prêmio Craque do Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
prêmio craque do brasileirão, goleiros, fabio, jeferson e victorFábio, Jefferson e Victor no palco após receberem
os troféus (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Pela primeira vez, Fábio foi escolhido o melhor goleiro no Prêmio Craque do Brasileirão. O atleta do Cruzeiro recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente de Victor, do Grêmio, e Jefferson, do Botafogo, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Capitão do Cruzeiro, Fábio contribuiu para a bela campanha do time mineiro na competição, que culminou com o vice-campeonato. Nesta edição do Brasileirão, o goleiro celeste sofreu 34 gols, tendo feito 57 defesas difíceis e agarrado dois pênaltis.
Melhor goleiro:
1º colocado: Fábio (Cruzeiro)
2º colocado: Victor (Grêmio)
3º colocado: Jefferson (Botafogo)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Victor (Grêmio)
2008: Victor (Grêmio)
2007: Rogério Ceni (São Paulo)
2006: Rogério Ceni (São Paulo)
2005: Fábio Costa (Corinthians)

Roberto Carlos: 'Assunto Adriano está forte no clube. O Andrés quer'

Lateral-esquerdo diz que o Imperador tem que voltar para casa, o Brasil

Por Leandro Canônico Rio de Janeiro
diego renan e roberto carlos, prêmio craque do brasileirãoRoberto Carlos (dir.) sorri ao lado de Diego Renan
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O próprio Adriano já confirmou que teve conversas com Ronaldo. O Fenômeno não esconde de ninguém que deseja ter o amigo ao seu lado no Corinthians na próxima temporada. Mas, a diretoria tem tentado não falar sobre o assunto. Nesta segunda-feira, durante o Prêmio Craque do Brasileirão, Roberto Carlos, que foi eleito o melhor lateral-esquerdo, afirmou que o nome de Adriano é forte, e o presidente Andrés Sanches sonha com sua contratação.

- O assunto é forte dentro do clube. O Andrés quer contar com ele. Eu acho que o Adriano tem que voltar para casa (Brasil), onde ele se sente bem - disse o lateral.

Pouco depois da homenagem que recebeu, Ronaldo também confirmou:

- A gente quer, o Corinthians quer. Só depende do Adriano. Se ele quiser vir, as portas estão abertas.

Brasileirão 2010: Conca é o Craque da Galera e do campeonato

Meia do Fluminense ganha o troféu de ouro pela segunda vez consecutiva, superando Dedé, do Vasco, e Bruno César, do Corinthians

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
conca e bruno cesar, prêmio craque do brasileirãoConca recebe o troféu de Craque da Galera
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Pela segunda vez consecutiva, o meia argentino Conca, do Fluminense, foi escolhido o Craque da Galera no Prêmio Craque Brasileirão, com um total de 692.112 votos (40%). O jogador tricolor recebeu o troféu de ouro em evento realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, ficando à frente do zagueiro Dedé, do Vasco, e o meia Bruno César, do Corinthians. Dedé ficou com o segundo lugar, e Bruno César foi o terceiro colocado. E mais, este ano, o maestro tricolor também foi eleito como o melhor jogador do campeonato.
A torcida do Fluminense, que comemora o título brasileiro após 26 anos sem conquista, novamente mostrou sua força ao eleger Conca. Em 2008, os tricolores também conseguiram dar o troféu para um jogador do clube: o zagueiro Thiago Silva, hoje no Milan, da Itália.
Dedé, que recebeu 618.041 votos (36%), disputou o seu primeiro Brasileirão este ano. Já Bruno César ficou em terceiro lugar, com 403.940 (24%).
Craque da Galera:
1º colocado: Conca (Fluminense)
2º colocado: Dedé (Vasco)
3º colocado: Bruno César (Corinthians)
Vencedores em anos anteriores:
2009: Conca (Fluminense)
2008: Thiago Silva (Fluminense)
2007: Rogério Ceni (São Paulo)
2006: Renato (Flamengo)

Guga no topo: no Havaí, coragem de número 1 para enfrentar o tow in

Logo no primeiro dia, 'surfista do saibro' é levado para encarar onda gigante

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro
Gustavo Kuerten ficou pouco tempo em Portugal depois de conquistar o título da Masters Cup do ano 2000. Na segunda-feira, quando a ATP oficializou o brasileiro com número 1 do mundo, o catarinense já estava a caminho do Havaí, onde curtiria suas férias ao lado de amigos.
Tênis Guga Havaí Gustavo KuertenGuga e amigos se preparam para pegar onda no Havaí (Foto: Divulgação)
Era a primeira viagem de Guga ao local, e seria necessária uma boa dose de coragem. Logo no primeiro dia nas ondas havaianas, o tenista foi levado para fazer tow in, modalidade em que os surfistas encaram ondas muito grandes, com o auxílio de um jet ski.
  •  
Tênis Guga Havaí Gustavo KuertenFoi a primeira visita de Guga ao Havaí (Divulgação)
- No dia que eu cheguei lá, eu falei: "Tô torcendo pro mar crescer, eu vim para surfar Waimea. Eu me preparei três meses para isso, o Masters nem tinha tanta importância". E foi aí que eu me arrombei. Aí disseram: "Então tá, amanhã vamos passar aí às 6h para te pegar". Aí não dava mais para recuar e fui parar nesse tow in. Uns 4m de onda, e eu lá embaixo, nervoso pra caramba. Acho que só o ímpeto de atleta fez eu, na última hora, tentar encarar isso aí - lembrou, com um sorriso, em bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM na sede de sua empresa, em Florianópolis.
Guga conta que foi a todas praias famosas da região, como Sunset, Haleiwa e Pipeline. Só não encarou a última. "Pipeline, não. Eu não ia me arriscar nem a pau lá!". O novo número 1 do tênis afirma, porém, que não faltou diversão naqueles dias e que a descontração da viagem foi essencial para sua sequência na liderança do ranking (Guga ficaria 43 semanas no topo da lista da ATP).
- Aquela semana parecia filme. Chega lá, tem essa situação de onda gigante, toma caldo, fica apavorado, e você acha que vai acabar morrendo no Havaí. Que coisa incrível. E aí que é bacana. Isso era de legal de curtir para sair um pouco do pragmatismo de estar no personagem. Ali eu voltava com a minha energia para o dia a dia, a minha pessoa, que sempre foi algo fundamental.
Tênis Guga Havaí Gustavo KuertenGuga filma a paisagem durante sua passagem pelo Havaí (Foto: Divulgação)
Durante a semana que antecede o aniversário de dez anos da chegada de Gustavo Kuerten à posição mais alta do ranking, o GLOBOESPORTE.COM publica a série de reportagens "Guga no topo", lembrando e revelando casos daquela semana histórica.
No dia 11, Guga e Andre Agassi se enfrentarão em uma partida comemorativa, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o Tênis Espetacular.

Campeonato Brasileiro 2010

  • Marlos Bittencourt/UOL Esporte Emerson tira foto com o torcedor Breno Martins, que também mora no condomínio do atacante

    Herói do título do Flu, Emerson revela que jogou decisão com infiltrações

    Marlos Bittencourt
    No Rio de Janeiro
    Autor do gol que deu o título de campeão brasileiro ao Fluminense depois de 26 longos anos, Emerson fez uma revelação nesta segunda-feira que comprovou sua devoção ao time: nas duas últimas rodadas, ele teve que receber infiltrações no tornozelo para superar a contusão que não conseguiu curar completamente. “Levei injeções para não sentir dor no tornozelo”.
    Marlos Bittencourt/UOL Esporte
    Emerson, com a faixa de campeão brasileiro, mostra as chuteiras utilizadas domingo
    O atacante disse ainda que não dormiu e passou a noite em claro.  “Estou cansado, não dormi. Fui comemorar com o pessoal e ainda estou acordado”, salientou.
    Campeão do principal título nacional, ele ainda está vivendo uma espécie de sonho. “Sinceramente, a ficha ainda não caiu”. Emerson contou uma história que o deixava intrigado em decisões. Ele jamais entendeu o motivo de alguns jogadores desabarem em lágrimas após marcarem o gol do título. Mas não entendeu até marcar o gol pelo Fluminense.
    Incrédulo com o título?
    “É engraçado, mas a ficha do título ainda não caiu para mim. Estou muito feliz com tudo isso, está sendo algo diferente. Mas valeu pelo projeto ambicioso que o Fluminense montou. Felizmente deu tudo certo para nós, jogadores, e para a torcida, que está comemorando o título”
    Momento do gol
    “Quando vi que a bola entrou, corri sem direção pelo gramado. Sempre vi jogadores chorando e nunca entendi o motivo. Agora sei bem como é a emoção de fazer um gol numa decisão. Eu não acreditava que estava dando alegria para tanta gente. É um sentimento muito bom sentir o que estou sentindo”
    Desconfiança do torcedor
    “Foi um gol importante e deu o título ao Fluminense, mas no futebol a gente tem de sempre provar algo. Em 2011 teremos de provar tudo de novo para continuar a ter o carinho do torcedor. Tenho de continuar me entregando porque sabemos que o ano que vem temos uma competição muito importante para disputar”
    Construção do título
    “Tenho a  certeza de que começou em 2009, quando os meus companheiros não deixaram o time ser rebaixado. Cheguei ao grupo depois, mas muitas coisas que aconteceram naquele momento foram lembradas este ano. O título de 2010 começou com a arrancada na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado
    Insônia pós-jogo
    “Não dormi a noite toda. Fui comemorar com o pessoal (família) e voltei para casa muito tarde. Não conseguia pegar no sono. Até agora não consigo acreditar que conquistamos este título brasileiro”
    Injeção no tornozelo esquerdo machucado
    “A previsão para eu voltar a jogar era no dia 19 de janeiro, contra o Bangu, pelo Campeonato Estadual. Não aceitei isso porque queria jogar. Passe a ser tratado em três períodos de segunda-feira a segunda-feira. Levei oito injeções no tornozelo para poder disputar os dois últimos jogos. Não foi uma injeção que me fizesse mal, foi algo parecido com anestesia de dentista, não prejudica. Mas foi muito difícil para mim quando tive o problema no tornozelo. Apesar de tudo, jamais deixei de acreditar que poderia voltar este ano”
    Primeiro título conquistado no Engenhão
    “Talvez isso seja importante, mas poderia ter sido no Maracanã ou em outro estádio. Não importa o lugar nem quem fez o gol porque poderia ter sido Fred ou Washington. O que importa para nós é o título. Como foi o primeiro título conquistado no Engenhão, ninguém poderá tirar esse mérito da gente”
    A paixão pelo torcedor
    “Ele (Breno Martins, de 24 anos) merece todo o nosso carinho. Farei o que for possível para atender aos pedidos dele. Ficar no Fluminense, eu vou ficar. Quanto aos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes, nosso grupo vai lutar e vai se dedicar o quanto for necessário para conquistar esses título e atender ao pedido dele, que, neste momento, representa todos os torcedores do Fluminense que não estão aqui com a gente”

O que é Polo aquático

Polo aquático
O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.
Olympic pictogram Water polo.png
O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII. Era conhecido como o rugby aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das Olimpíadas dos tempos modernos (SILVA, 2007).
Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o goleiro) e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do goleiro, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
Existem dois tipos de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e perímetro entre 68 e 71 centímetros. À exceção do goleiro, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 24 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com proteções para as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos goleiros são vermelhos.
Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, entre outras. Em Portugal, o polo aquático ainda é amador, mas está ganhando cada vez mais praticantes.

 História do polo aquático

O polo aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia.

A piscina, as equipes e a bola

O polo aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.
As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.
A bola de polo aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

Regras

  • O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
  • A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
  • Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
  • São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
  • Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Federações e confederações

  • A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de polo aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de polo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A Fina também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O polo aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.

Potências do polo aquático

Em 2007, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). O campeonato mundial disputado na Austrália, também em 2007, foi vencido pela Croácia (masculino) e Estados Unidos (feminino).