domingo, 29 de setembro de 2013

Jayme freia euforia: 'Sabemos que o Fla não está nenhuma maravilha'

Treinador pede 'pés no chão', mas diz que time está caminhando cada vez mais para se afastar da zona da degola

Por Rio de Janeiro
123 comentários
Ciente da cultura rubro-negra de achar que tudo é uma maravilha nas vitórias e que o time é o pior do mundo nas derrotas, o técnico Jayme de Almeida tratou de repelir qualquer tipo de euforia com a goleada por 4 a 1 sobre o Criciúma, neste domingo, no Maracanã. (confira ao lado os gols do jogo).
- Era um jogo de importância muito grande. No primeiro tempo, fizemos uma partida muito boa, trabalhamos a bola. Entramos com Elias mais adiantado. Carlos Eduardo estava cansado. Fomos felizes no que nos propusemos. Fizemos dois gols de bola parada. O time do Criciúma é muito perigoso, tem jogadores rápidos na frente. Nosso time está numa situação que às vezes passa insegurança, como foi no segundo tempo. O Criciúma cresceu. Mas o jogo acalmou, saíram os contra-ataques. O resultado é de 4 a 1, mas sabemos que o Flamengo não está nenhuma 'oitava maravilha'. Temos que ter pés no chão. Estamos caminhando para cada vez mais nos afastarmos dessa zona - analisou o técnico, que viu o time abrir cinco pontos de vantagem em relação ao Z-4.
Jayme de Almeida jogo Flamengo e Cricúma (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Jayme de Almeida pede equilíbrio ao Flamengo depois da goleada (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Embora ainda veja o Flamengo longe do ideal, Jayme elogiou o futebol ofensivo praticado por sua equipe. Também observou que o time sofreu o baque da expulsão de Felipe, aliado ao gol do Criciúma, mas considerou o saldo positivo. Chances de rebaixamento e a união com a torcida foram outros temas que você confere na entrevista abaixo:
Mérito da equipe e formação
- Fizemos uma formação com Amaral e Luiz Antonio mais por trás, mas saindo, dando liberdade para Elias e André Santos. Atacamos bem. Jogamos um futebol muito ofensivo. O resultado de 4 a 1 foi porque criamos bastante e fizemos o resultado.
Queda no segundo tempo
- Existe uma insegurança. Tenho a certeza de que o time sentiu pouco ao sofrer o gol, ao perdermos um jogador expulso. O Criciúma veio para cima. Ficamos bastante encurralados. Não queria sair daqui com uma vitória apertada, até pela auto-estima dos nossos jogadores. Estamos ficando cada vez mais fortes para sair dessa situação o mais rápido possível e ter tranquilidade.
Ataque rubro-negro
- Temos trabalhado para melhorar nos índices. É uma preocupação a equipe fazer poucos gols. O Flamengo precisa de qualidade e determinação. O tempo é curto, quarta e domingo, não dá muito tempo para trabalhar. O Flamengo tem que jogar futebol. Nesses três jogos em que estou no comando, está caminhando num passo legal. Contra o Náutico criamos chances e perdemos gols. A situação continua difícil. Vou trocar o menos possível e dar mais determinação ao grupo.
É uma torcida de 40 milhões. Quem jogou ou joga aqui sabe a importância. Ajuda muito. Tenho recordações bacanas. A torcida tem que estar junto com a equipe, mas o time precisa fazer com que a torcida se sinta forte. Tem que haver essa simbiose."
Jayme de Almeida
Situação do time
- A rodada era fundamental. Se perde ou empata, olha a pressão, olha o jogo de quarta-feira (contra o Coritiba, no Paraná). Fiquei feliz pelo empenho. Legal que nos propusemos a fazer uma coisa e tem dado certo. Podemos continuar nesse caminho. Esse resultado nos dá mais tranquilidade. Será um jogo dificílimo com o Coritiba. Temos que pontuar. Acho que o que falta é uma sequência de resultados. O Flamengo sobe e para. Vamos tentar subir dois, três degraus para nos afastarmos da zona.
Briga com rebaixamento
- Seria leviano se dissesse que acabou o risco. Precisamos trabalhar muito para sair dessa situação. O perigo continua e temos consciência disso. Não tem um jogo fácil. Sabemos disso.
Turma da mureta
- Procuro me concentrar no jogo. Acho legal, tenho muito respeito, me deram uma toalhinha. Mas tenho que prestar atenção no jogo. Não tem como interagir. Se for uma coisa sem maldade e violência, é legal. Tomara que junto com eles tiremos o Flamengo dessa situação.
União com a torcida
- É uma torcida de 40 milhões. Quem jogou ou joga aqui sabe a importância. Ajuda muito. Tenho recordações bacanas. A torcida tem que estar junto com a equipe, mas o time precisa fazer com que a torcida se sinta forte. Tem que haver essa simbiose.

Abatido, Tite quase desiste, mas é blindado por jogadores e diretoria

Pressionado, técnico é 'impedido' pelos atletas de dar entrevistas; time e dirigentes reforçam confiança no trabalho do treinador

Por Campo Grande, MS
473 comentários
Os jogadores do Corinthians decidiram blindar o técnico Tite após a goleada por 4 a 0 para a Portuguesa, sofrida no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande. Depois de uma hora de atraso, o comandante não apareceu à sala de imprensa para falar sobre a derrota. Ele foi substituído pelo lateral Alessandro, que sequer entrou em campo, e pelo atacante Emerson Sheik. O gerente de futebol Edu Gaspar reforçou a confiança da diretoria sobre o técnico.
Logo após o fim da partida, Edu – único representante da diretoria no Mato Grosso do Sul, já que os outros ficaram para a festa de aniversário do Corinthians, realizada no último sábado – falou com o presidente Mário Gobbi por telefone e se reuniu com o elenco e com o próprio Tite para uma conversa sobre o panorama da equipe após a nova derrota. A intenção do técnico era falar com a imprensa, mas Emerson tomou a iniciativa de se colocar no lugar para evitar a pressão.
Após mostrar sinais de desgaste próprio na pior série do Corinthians em anos, Tite ficou muito abatido no vestiário. Conhecido por ser “paizão” dos jogadores, o técnico já se mostrava arrasado logo após o segundo gol da Portuguesa, quando partiu para o banco de reservas, coisa que raramente faz durante os jogos do Timão. A decisão dos jogadores de substituí-lo na entrevista coletiva também foi para evitar qualquer decisão precipitada, com possível anúncio de saída do clube.
– Tivemos um papo no vestiário com os atletas. O Tite não colocou o cargo à disposição. Ele estava chateado como todos nós, mas eu aviso que a palavra do presidente Mário Gobbi, do Duílio (Monteiro Alves, diretor-adjunto), do Roberto (diretor de futebol) e a minha continua a mesma: ele segue no cargo, com nossa total confiança. Isso é para evitar qualquer especulação quanto à permanência dele no cargo – afirmou Edu..
Logo após o apito final, ao falar com a imprensa, Emerson havia livrado Tite de qualquer tipo de culpa. Na visão do Sheik, o mau momento do Corinthians é culpa única e exclusivamente daqueles que entram em campo, e não do treinador, que neste domingo se isolou como o segundo técnico com maior número de jogos à frente da equipe: 257, atrás apenas de Oswaldo Brandão.
Com expressão séria, Edu reforçou o tom de cobrança sobre os jogadores, deixou claro que a diretoria está ciente de que os últimos resultados não condizem com a história do Corinthians, mas destacou a união do grupo e pediu aos jogadores que, se for necessário, conversem particularmente com o técnico Tite e deem apoio para que ele se sinta a pessoa ideal para o cargo.
– Eu vi, em muitos momentos, atletas que não estavam em seu melhor momento, ganharem o apoio do Tite. Ele ia lá, puxava e fazia o atleta se sentir importante de novo. Se ele está nesse momento, emocionalmente mal, por que não atletas e diretoria puxarem o treinador para dar um incentivo? Isso faz parte de um grupo de profissionais sérios, que confiam um no outro. Não é possível que o treinador que estava aí, cotado entre os melhores do mundo, esteja em dúvida – completou Edu.
Tite derrota Corinthians contra Portuguesa (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)Tite, durante a derrota do Corinthians para a Portuguesa (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)
Os jogadores do Corinthians se reunirão no CT Joaquim Grava na tarde desta segunda-feira, logo após a chegada a São Paulo, para uma nova conversa. A intenção é mais uma vez tentar fazer um “levantamento”dos principais pontos responsáveis por colocarem o Timão em situação tão difícil neste segundo semestre, após as conquistas do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana na primeira metade de 2013.
Longe do estádio do Pacaembu durante todo o mês de outubro, por conta de uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), para enfrentar o Bahia, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim

Ring girl capixaba do Jungle Fight, Syllvia Andrade visita Gabriel Diniz

Modelo foi à casa do jovem lutador, de apenas 15 anos, localizada em Guarapari, na Grande Vitória e deixou palavras de carinho e esperança

Por Guarapari, ES
Comente agora
Syllvia Andrade acompanhada de Gabriel Diniz e do irmão dele, Rodolpho (Foto: Arquivo Pessoal)Syllvia Andrade acompanhada de Gabriel Diniz e do
irmão dele, Rodolpho (Foto: Arquivo Pessoal)
O domingo foi mais bonito para o jovem Gabriel Diniz, que se recupera de uma lesão na coluna, sofrida no início de agosto, num campeonato de jiu-jítsu, em Vitória, no Espírito Santo. O lutador, de apenas 15 anos, recebeu a visita da beldade Syllvia Andrade, cachoeirense que é ring girl do Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina.
Depois de enviar um vídeo de incentivo, há pouco mais de 10 dias, a modelo foi pessoalmente à casa de Gabriel Diniz, em Guarapari, na Grande Vitória, para lhe enviar palavras de conforto e carinho, que podem ajudar na recuperação do capixaba. Uma recepção calorosa foi feita para que a modelo ficasse mais à vontade ao lado de Gabriel, que se mostrou muito feliz com mais essa visita.
- Eu gostei muito da visita dela. Ela é simpática, muito bonita e ela me deu alguns presentes. Receber essas visitas me motiva ainda mais na minha recuperação. Espero que ela volte mais vezes. A Syllvia me passou força, falou pra eu melhorar logo, para poder ir no Jungle Figth com ela. Ela ainda me disse para não desanimar e que está torcendo muito por mim.
E a ring girl também foi só elogios ao jovem atleta. Syllvia Andrade contou que o menino já demonstrou evolução em seu quadro de saúde e confia num desenvolvimento ainda maior de Gabriel em pouco tempo.
- Gabriel é um menino de ouro, muito esforçado, ele me mostrou que esta mexendo os punhos, estou muito feliz em ter o conhecido pessoalmente. Eu torço para que logo ele esteja bom e isso com fé em Deus não vai demorar. Ele demonstrou todo o tempo estar super motivado, incentivado e confiante.
Syllvia Andrade visitou Gabriel Diniz neste domingo, em Guarapari (Foto: Arquivo Pessoal)Syllvia Andrade visitou Gabriel Diniz neste domingo,
em Guarapari, no ES (Foto: Arquivo Pessoal)
Além da modelo Syllvia Andrade, muitos já se solidarizaram com o caso de Gabriel Diniz, dentro e fora do Espírito Santo. Um deles foi o maior evento capixaba de MMA, o HCC, que doou para o lutador de jiu-jítsu parte da renda da edição 13 do show de lutas, que aconteceu no último dia 7 de setembro, em Vila Velha. Além destes, alguns lutadores do UFC também fizeram questão de enviar palavras ou gestos de carinho e otimismo, como o peso-pesado gaúcho Fabrício Werdum, que mandou uma mensagem em vídeo e o meio-médio capixaba Erick Silva, que visitou o lutador, no dia 8 de setembro.
De acordo com o irmão de Gabriel Diniz, Rodolpho, o jovem lutador segue fazendo fisioterapia durante a semana e ficando em casa nos sábados e domingos. Mas a evolução na caso dele é nítida e dá esperanças à família. Além disso, os familiares de Gabriel revelaram que já surgiu uma vaga para ele no hospital Sarah Kubitschek e aguardam um contato do hospital para levar Gabriel até Brasília, para iniciar a segunda fase do tratamento, que deve ter início em novembro.
- Estão aparecendo só coisas boas e a cada semana o Gabriel está evoluindo um pouco mais. Ele está pegando pesado demais na fisioterapia e agora ele já consegue mexer um pouquinho o punho. Já recebemos informções do hospital Sarah Kubitschek e vamos aguardar um novo contato para levá-lo até lá. Se formos mesmo pra lá, devemos ir em novembro.
Seminário de jiu-jítsu angaria fundos para Gabriel Diniz
Na tarde deste sábado aconteceu um seminário de jiu-jítsu promovido pelo faixa-preta Cláudio Calasans, em prol de Gabriel Diniz. Pouco mais de 30 lutadores participaram do seminário, que rolou na academia Striker, em Guarapari. Entre os presentes estava a faixa-preta capixaba Fernanda Mazzelli. Além dela, participaram Thiago Oliveira, que é professor de jiu-jítsu de Gabriel em Guarapari e Victor Caramujo, professor de Gabriel no município de Alegre, na academia Caramujo Black House.
Seminário de jiu-jítsu de Cláudio Calasans em prol de Gabriel Diniz (Foto: Arquivo Pessoal)Seminário de jiu-jítsu de Cláudio Calasans em prol de Gabriel Diniz (Foto: Arquivo Pessoal)
Família segue com campanha para doações
Como o jovem lutador está necessitando de tratamento especializado, fora do Espírito Santo, a família de Gabriel Diniz está divulgando nas redes sociais uma conta corrente, para que outras pessoas, sensibilizadas com o estado de saúde dele, possam fazer doações para reunir fundos que possam ajudar a pagar o tratamento.
Enquanto aguarda uma vaga no hospital Sarah Kubitschek, em Brasília-DF, especializado em tratamentos como o que Gabriel Diniz precisa, ele segue em recuperação. Durante a semana, fica internado no Crefes (Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo), em Vila Velha e no final de semana retorna para a sua residência, que fica em Guarapari.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0169
Operação: 013
Conta: 41415-0
Favorecido: Gabriel Carvalho Charpinel Diniz
Entenda o caso
Gabriel Diniz sofreu a lesão na coluna e ficou internado desde o dia 4 até o dia 26 de agosto em um hospital particular, em Vila Velha, mas já recebeu alta hospitalar e está em casa, em Guarapari. A fatalidade aconteceu no mesmo dia em que Gabriel iniciou a internação, um domingo, quando o jovem - que ainda é juvenil, mas lutava entre os adultos - disputava as semifinais da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Jiu-Jítsu, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória. De acordo com o médico José Lucas, responsável por Gabriel, não há exames que garantam se o adolescente voltará a ter os todos movimentos dos braços e das pernas. Mas o jovem atleta já recuperou alguma sensibilidade de membros superiores e inferiores, além de fazer fisioterapia para acelerar seu processo de recuperção.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Nas semifinais do Bellator, Tirloni diz não estar satisfeito; russo será rival

Natural de Balneário Camboriú, lutador da Team Tavares bate Rich Clementi por decisão unânime, e agora pega Alexander Sarnavskiy, dia 26 de outubro

Por Florianópolis
2 comentários
A volta para Balneário Camboriú foi mais leve. Na noite da última sexta-feira, em Portland, no estado de Oregon, Estados Unidos, Ricardo Tirloni foi unanimidade para os juízes do Bellator 101. Após três duros rounds contra o ex-UFC Rich Clementi, o lutador catarinense da Team Tavares, de Florianópolis, venceu por decisão unânime, e assim passou às semifinais dos leves do Grand Prix da nona temporada num dos torneios mais importantes de MMA no mundo.
Ricardo Tirloni Team Tavares MMA Bellator 101 (Foto: Dave Mandel/Sherdog.com)Ricardo Tirloni venceu Rich Clementi para se garantir nas semifinais dos leves no Bellator (Foto: Divulgação)
Com o resultado, Tirloni avançou para a próxima fase, para disputar uma vaga na final com o russo Alexander Sarnavskiy, no dia 26 de outubro. No octógon contra Clemeti, o catarinense tomou a iniciativa do combate e acertou um gancho de esquerda, que chegou a abrir um corte na testa do norte-americano. Apesar do ferimento, Clementi não se intimidou, e acertou dois diretos com menor intensidade, mas o brasileiro contra-atacava bem e acertava mais golpes.
No segundo round, Tirloni investiu em chutes fortes, e encaixou uma combinação de gancho de direita e esquerda que fez balançar o adversário. Impondo um ritmo forte, o único representante brasileiro no torneio obrigou Clementi a vir para o tudo ou nada no round final, mas o norte-americano foi pouco eficiente. O lutador de Balneário Camboriú ainda acertou um chute na cabeça do rival na metade do round e não deixou dúvidas para os juízes, que deram vitória para o brasileiro. Seu próximo rival, Alexander Sarnavskiy, na luta seguinte finalizou Marcus Davis.
Ricardo Tirloni Team Tavares MMA Bellator 101 (Foto: Divulgação/Bellator)Ricardo Tirloni: confiante desde a pesagem para o
Bellator 101, sexta-feira (Foto: Divulgação/Bellator)
– Não estou satisfeito com a minha atuação, pois o meu objetivo era ter nocauteado o Rich Clementi. No entanto, por ele ser muito experiente e imprevisível, eu não podia me expor, já que eu vinha de duas derrotas e precisava vencer de qualquer maneira. Por isso, controlei a luta desde o início, mas no round final fui surpreendido por um soco rodado que deslocou o meu nariz e me fez sangrar demais. Isso complicou um pouco, mas fiz por merecer a vitória por decisão unânime pelo conjunto dos três rounds – comenta Tirloni, que agora tem 16 vitórias, 13 por finalização ou nocaute, em 20 lutas.

No Circuito Talent de MMA 3, Marcos Babuíno aumenta série de vitórias

Experiente lutador vence argentino Enéas Gonçalves por decisão majoritária dos juízes, enquanto Udi Lima finaliza Paulão Silva no primeiro round

Por Rio de Janeiro
Comente agora
No Circuito Talent de MMA 3, realizado no último sábado, em Guarulhos, São Paulo, veteranos do esporte mostraram que ainda têm muita lenha para queimar ao vencerem seus confrontos na noite. No coevento principal, o peso-leve Udi Lima finalizou Paulão Silva com um mata-leão ainda no primeiro round, aumentando seu número de vitórias para 23 e permanecendo com suas 13 derrotas. Já na luta mais esperada da noite, o peso-pena Marcos Babuíno derrotou o argentino Enéas "Gringo" Gonçalves por decisão majoritária dos juízes laterais, ampliando para dez sua sequência de triunfos e atualizando seu cartel para 18 vitórias, 11 derrotas, um empate e um no contest (luta sem resultado).
- Na pesagem ele não me olhou nos olhos, mas dentro do cage foram 15 minutos de olho no olho. Ele tentou me desequilibrar na encarada da pesagem, mas não caio mais nessa. Estou com 37 anos e enfrentando garotos de 20, 21 anos. Comigo não tem essa de correr de luta - disse Babuíno, que comemorou seu triunfo ao lado de Diego Lima, líder da Chute Boxe São Paulo, e Felipe Sertanejo e Lucas Mineiro, atletas do UFC.
Balbuíno finalização Circuito Talent de MMA 3 (Foto: Welington Borges)Marcos Balbuíno vence Enéas "Gringo" Gonçalves no Circuito Talent de MMA 3 (Foto: Welington Borges)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Outro destaque do evento foi a campeã mundial de jiu-jítsu em 2011, Talita "Treta" Nogueira revertendo uma posição difícil no combate e finalizando Rosemary Amorim com uma chave de braço no primeiro round. Invicta no MMA profissional com cinco vitórias em cinco lutas, porém afastada do esporte desde novembro de 2010, a atleta aproveitou para "se apresentar" a quem não a conhece.
- Para quem não me conhece, sou Talita Treta, muito prazer. Eu voltei! - avisou Talita.

Wanderlei Silva e Chael Sonnen por pouco não se agridem em Las Vegas

Lutadores se encontraram em evento voltado para fisiculturistas e tiveram de ser separados para que não trocassem socos em público neste sábado

Por Las Vegas, EUA
342 comentários
A rivalidade entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen, que vinha sendo alimentada por ambos nas redes sociais e programas de TV, ultrapassou os limites da provocação e passou para a quase agressão física. Neste sábado, durante o concurso de fisiculturismo Mr. Olympia, em Las Vegas, os dois lutadores se encontraram e por muito pouco não trocaram socos.
BLOG ULTIMMATO - Confira o vídeo da confusão
Wanderlei Silva e Chael Sonnen por pouco não se agridem em Las Vegas (Foto: Reprodução - Internet)Wanderlei Silva e Chael Sonnen trocam insultos em Las Vegas (Foto: Reprodução)
Segundo o empresário de Sonnen, Mike Roberts, que estava presente no evento, o brasileiro teria tomado a iniciativa de se aproximar do americano e, com o dedo em riste, teria feito ameaças. Os dois gritaram um com o outro até que foram separados por seguranças e amigos de ambas as partes. Os dois foram controlados e levados para longe um dooutro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Chael Sonnen e Wanderlei Silva vem trocando ofensas e provocações há algum tempo, e uma luta entre os dois vem sendo pedida principalmente pelo brasileiro, e muitos fãs do MMA.

Spider e Weidman se protegem de 'novo beijinho' em encarada amistosa

Durante entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular, Anderson Silva diz que não pretende mudar estilo de luta na revanche marcada para 28 de dezembro

Por Rio de Janeiro
249 comentários
A revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman está marcada para o dia 28 de dezembro, em Las Vegas. Para promover o combate, os lutadores estiveram na manhã deste domingo nos estúdios do Esporte Espetacular ao lado do presidente do UFC, Dana White, e voltaram a se encarar, mas desta vez, colocaram a mão na boca para evitar uma nova cena como a que causou polêmica recentemente. Antes do gesto, Anderson se defendeu sobre o tal beijo.
- Não foi beijo não, ele não deu um passo para trás e eu também não, então nossos rostos colaram - contou Spider, que vai tentar retomar o cinturão após o primeiro revés da carreira na organização, no UFC 162, em julho, diante do americano.
Para a esperada revanche, Spider disse que não mudará seu estilo e que já sabe onde não pode errar.
- A única coisa que eu conversei com meus treinadores foi ter ficado com as pernas paralelas durante a luta, foi uma coisa que eu errei. Esse foi o único erro que a gente cometeu durante a luta - falou.
Perguntado sobre a relação com o lutador americano fora do UFC, Anderson garantiu que eles se dão bem. O brasileiro também deu méritos ao atual campeão.
- Claro que existe. Eu o respeito muito. O Chris é um atleta como eu. Ele buscou o sonho dele, e ele realizou o sonho. Não tem razão para ter inimizade. Todos os atletas que estão no UFC são bons, o Chris não lutou pelo cinturão à toa. Se ele lutou, é porque ele está credenciado para ter o cinturão. Se ele ganhou do campeão, é porque, obviamente, ele foi melhor que o campeão. Não existe sorte. Existe o melhor treinado, o melhor concentrado.
Weidman, por sua vez, revelou que espera uma luta muito parecida com a que o tornou campeão.
- A forma como ele luta, nós estávamos esperando. Nós tínhamos pessoas fazendo isso comigo, e quando ele começou a fazer, aquilo me deixou balançado. Teve um momento em que eu fiquei muito irritado e eu queria muito acertá-lo - lembrou o campeão dos médios, acrescentando que Spider não tem ponto fraco.
- Ele é muito bom em todos os aspectos, é por isso que ele foi campeão por tanto tempo. Eu não posso me preocupar com o que ele está pensando. Tem a ver comigo, com minha personalidade. Tenho que me pressionar, ir adiante, pensar em mim, não no que ele está pensando.
Através de uma enquete realizada pelo site do programa, que recebeu mais de 21 mil votos, Anderson Silva foi eleito favorito para a luta com 61,6% da preferência dos internautas. Enquanto 38,4% acreditam em uma segunda vitória do americano.
- Fico feliz de saber que os brasileiros ainda acreditam em mim. Eu vou tentar dar o meu melhor. Vou tentar trazer o cinturão de novo para o Brasil -  disse Anderson.
  •  
Spider e Anderson promovem encarada exclusiva no EE (Foto: Marcelo Prata)Spider e Anderson promovem encarada exclusiva no EE (Foto: Marcelo Prata)

Em duelo de gigantes, 'Homem mais forte do mundo' vence Sean McCorkle

No KSW 24, Mariusz Pudzianowski vinga derrota sofrida em junho, enquanto Pawel Nastula perde disputa do cinturão dos pesados para Karol Bedorf

Por Rio de Janeiro
70 comentários
Neste sábado, o polonês Mariusz Pudzianowski venceu Sean McCorkle por decisão unânime na luta principal da noite do "KSW 24 - Choque de Gigantes", em Lodz (Polônia). Com o resultado, o lutador da casa vingou a derrota por finalização (kimura) sofrida para o americano em junho deste ano. No coevento principal, o medalhista de ouro no judô nas Olimpíadas de 1996, Pawel Nastula perdeu a disputa do cinturão dos pesos-pesados para Karol Bedorf por nocaute técnico no segundo round.
Mariusz Pudzianowski estreou no MMA em 2009, no KSW 12, quando venceu Marcin Najman por finalização no primeiro round. Aos 36 anos, o peso-pesado tem um cartel de seis vitórias, três derrotas e um no contest (luta sem resultado).
Mariusz Pudzianowski mma KSW (Foto: Divulgação/KSW)Mariusz Pudzianowski (de calção cinza), cinco vezes campeão do torneio de "homem mais forte do mundo", venceu Sean McCorkle no KSW 24, neste sábado, na Polônia (Foto: Divulgação/KSW)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Participando desde 1999 de torneios para saber quem ganharia o título de "Homem mais forte do mundo", Mariusz Pudzianowski fez carreira internacional  e venceu a primeira competição em 2002, na Malásia, repetindo o feito em 2003, 2005, 2007 e 2008.

Spider revela que enfrentou Weidman com lesão na costela: 'Eu estava 85%'

Ex-campeão dos médios do UFC fala pela primeira vez sobre ter defendido o cinturão com problema físico similar ao da primeira luta contra Chael Sonnen

Por Rio de Janeiro
379 comentários
Em entrevista concedida no Copacabana Palace neste domingo, Anderson Silva revelou que enfrentou Chris Weidman no UFC 162 com uma lesão na costela. Segundo o ex-campeão peso-médio do Ultimate, o problema foi semelhante ao que ele teve antes da primeira luta contra Chael Sonnen (fissura na costela), no UFC 117, e que o atrapalhou a ponto de ser dominado nos quatro rounds iniciais, conseguindo a finalização apenas no último período da luta. Cerca de um mês antes do primeiro duelo entre Anderson e Weidman, em julho deste ano, o site do canal "Esporte Interativo" noticiou a lesão do brasileiro, fato negado veementemente pela equipe dele. Desta vez, no entanto, o Spider resolveu assumir o ocorrido:
- Foi bom tocar nesse assunto, porque eu realmente estava machucado. Até agora ninguém tinha tocado nesse assunto, mas isso não é desculpa para a minha performance. Foi um pouco abaixo da costela que eu tinha fraturado antes da primeira luta contra o Sonnen. E é isso. Eu estava com 85% da minha condição física - afirmou o ex-campeão.
Anderson Silva tour UFC luta (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson confidenciou ter enfrentado Weidman sem estar 100% (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Solicitado a detalhar o problema na costela, Anderson Silva preferiu ser evasivo:
- Não posso falar sobre isso, porque qualquer coisa que eu fale pode ser usada contra mim. É passado.
O Spider também garantiu que não tem mais qualquer problema físico e anunciou quando começam os treinos para a tentativa de retomada do cinturão, dia 28 de dezembro, no UFC 168:
Até agora ninguém tinha
tocado nesse assunto, mas
isso não é desculpa para a
minha performance"
Spider, sobre lesão na costela
- Estou bem agora. A partir de quarta-feira começo a treinar para a luta.
O empresário de Anderson Silva, Ed Soares, que acompanhou o lutador durante as atividades com a imprensa e is fãs neste domingo, disse que não sabia da lesão até então:
- Eu não sabia, mas não é nenhuma surpresa, porque certas coisas o Anderson não gosta de comentar.

Em clima de F-1, Sochi é invadida por bólidos em prévia do GP da Rússia

Rodolfo González, piloto de testes da Marussia, conduz monoposto nos
arredores do Parque Olímpico, que receberá os Jogos de Inverno de 2014

Por Sochi, Rússia
Comente agora
Destino muito procurado por turistas em busca de tranquilidade, a pacata Sochi promete se transformar na cidade mais agitada da Rússia em 2014. Além de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno, o balneário localizado à beira do Mar Negro terá a estreia do país no calendário da Fórmula 1. A expectativa pela primeira edição do GP da Rússia é tão grande que a cidade se tornou o palco de uma “prévia” do evento neste fim de semana, apenas um dia após o anúncio oficial da próxima temporada.
A exibição na sede dos Jogos de Inverno contou com monopostos da principal categoria do automobilismo mundial, além de carros da Fórmula Rússia e de outros campeonatos regionais. Vitaly Petrov, que correu na F-1 entre 2010 e 2012, e Sergey Sirotkin, contratado pela Sauber para disputar a temporada 2014, foram os embaixadores do evento, batizado de “Fórmula Sochi”. O piloto de testes venezuelano Rodolfo González também marcou presença, a bordo de uma máquina da Marussia, escuderia sediada em Moscou.
Rodolfo González pilota Marussia nos arredores do Parque Olímpico de Sochi (Foto: Divulgação / Marussia)Rodolfo González pilota Marussia nos arredores do Parque Olímpico de Sochi (Foto: Divulgação / Marussia)
O Parque Olímpico de Sochi se tornou um dos cenários da exibição, assim como outros pontos importantes da cidade de 340 mil habitantes. González pôde experimentar uma parte já asfaltada da reta do circuito que receberá o Grande Prêmio da Rússia, marcado para o dia 5 de outubro de 2014. De acordo com o contrato firmado inicialmente, a etapa de Sochi está garantida no calendário da F-1 até 2020.

Dana quer 13 UFCs no Brasil em 2014 e faz mistério sobre técnicos do TUF 3

Presidente do UFC garante que mercado brasileiro é um dos que mais o
agradam e nega que 'sumiço' do país seja sinal de perda de prestígio

Por Rio de Janeiro
81 comentários
Em uma longa conversa com repórteres brasileiros após o evento promocional do UFC 168 no hotel Copacabana Palace, neste domingo, o presidente do Ultimate, Dana White, revelou que pretende realizar 13 cards no Brasil em 2014. O dirigente fez questão também de reafirmar a importância do mercado brasileiro para a organização, não só financeiramente, como na revelação de talentos e na valorização do produto para outros países.
Dana White tour UFC luta (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Dana White quer 13 UFCs no Brasil em 2014 e já decidiu os técnicos do TUF Brasil 3 (Foto: André Durão)
- Estamos planejando 13 eventos no Brasil para o ano que vem. Todo mundo vem me perguntando desde que cheguei se este mercado não é mais importante para mim, porque não venho mais aqui. Vocês estão loucos? Perderam o juízo? Este talvez seja o mercado mais importante do mundo! O Brasil está pegando fogo. A diferença é que o Brasil não precisa de mim aqui a cada dez minutos. Há outros lugares que precisam de mim. Estamos lançando o TUF na China em três semanas, e temos um novo acordo de TV nos EUA. Não só vamos fazer 13 eventos aqui em 2014, como este mercado está explodindo. O melhor talento do mundo está vindo daqui. Com mais lutas no Brasil, os atletas terão mais oportunidades de entrar no mercado global, não só no brasileiro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dana White também revelou que os técnicos da terceira edição do TUF Brasil já estão escolhidos e garantiu que a revelação dos nomes será um choque para os fãs e para a imprensa. Ele fez mistério sobre quem serão eles:
- Já decidi, temos os técnicos. Os treinadores vão chocar vocês, mas não posso contar ainda quem são, porque ainda não estamos anunciando (risos).
Apesar de a imprensa ter insistido, o presidente do UFC apenas repetiu a mesma resposta ao risos, sem revelar os nomes dos treinadores do TUF Brasil 3, que ocorre no início de 2014.

Rivais não perdoam Corinthians


dom, 29/09/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A derrota do Corinthians para a Portuguesa por 4 a 0, em Campo Grande, foi prato cheio para os rivais internautas. A partida mal tinha terminado e as zoações em redes sociais e sites especializados em implicâncias já tinham começado. Veja algumas das brincadeiras que estão circulando na web:
(Clique aqui e veja que música o artilheiro da Portuguesa pediu no Fantástico)










24ª RODADA
Na correria e com pouca qualidade, Bahia e Vasco empatam sem gols
Equipes criam oportunidades, mas deixam a Fonte Nova no 0 a 0. Baianos seguem no meio da tabela, e vascaínos permanecem no Z-4
 
DESTAQUES DO JOGO
  • pintura
    Dakson
    O meia vascaíno quase marcou golaço, de antes do meio-campo, ao ver Marcelo Lomba adiantado. Mas o goleiro se recuperou e fez bela defesa.
  • estatística
    recuperação
    O Vasco foi muito superior ao Bahia em roubadas de bola (28 a 8), o que facilitou os contra-ataques (sete a três). Mas os erros prejudicaram.
  • estatística
    passes errados
    Superado em vários quesitos técnicos, o Bahia conseguiu igualar um pouco o jogo com baixo índice de passes errados. Apenas 16, contra 36  do Vasco.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
161 comentários
Foi uma partida aberta, veloz e com muitas alternativas. Mas o gol, que faz a diferença, não aconteceu. Bahia e Vasco empataram em 0 a 0, neste domingo, na Fonte Nova, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, num resultado que pouco modificou a situação das duas equipes na tabela. Um bom público compareceu ao estádio (31.946 pagantes, com renda de R$ 963.960,00).
O Bahia chegou ao quinto jogo de invencibilidade na competição e manteve uma relativa margem de conforto longe da zona de rebaixamento, com 32 pontos, sete acima do Criciúma, primeiro na área de perigo e que tem um jogo a mais. Já o Vasco completou sete partidas sem vitória no Brasileiro. Interrompeu uma sequência de cinco derrotas na temporada, mas permanece na zona de rebaixamento, com 25 pontos.
Na próxima rodada, o Tricolor baiano enfrenta o Corinthians, quarta-feira, em Mogi Mirim, interior de São Paulo, enquanto o Vasco entra em campo na quinta, diante do Inter, em Macaé, Norte do estadio do Rio de Janeiro.
Pedro Ken jogo Vasco contra Bahia (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)O meia Pedro Ken na disputa de bola na Fonte Nova (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Primeiro tempo em velocidade
A velocidade foi a marca do primeiro tempo. Com espaço para jogar, as duas equipes fizeram uma partida com muita correria e pouca marcação de parte a parte. Algo que não chegou a surpreender em se tratando do Vasco, que precisava desesperadamente da vitória. Por outro lado, o Bahia mostrou um gás improvável, levando-se em consideração que enfrentou 16 horas de viagem desde a Colômbia - onde atuou pela Copa Sul-Americana na quinta-feira - e desembarcou em Salvador apenas às 2h do último sábado.
Foi o Vasco quem dominou as principais ações no primeiro tempo. O time de Dorival Júnior teve a bola nos pés por mais tempo e conseguiu articular bem as jogadas, principalmente no meio-campo. E quando não conseguiu atacar na base do toque de bola, assustou usando o talento individual. Como fez Dakson, que quase marcou um golaço ao arriscar o chute de antes da linha central. Adiantado, o goleiro Marcelo Lomba se esticou e fez linda defesa.
Fora isso, foi no contra-ataque que o Vasco ofereceu perigo ao Bahia. Foram duas vezes com Fagner, pela direita, e outra com Pedro Ken, pela esquerda, que o time cruz-maltino poderia ter aberto o placar. Mas em todas essas oportunidades houve a imprecisão no último passe. Por sua vez, o Bahia tentou aproveitar a fragilidade adversária na marcação para sair na frente, mas não criou oportunidades consistentes até o intervalo.
Erros e placar em branco
O segundo tempo começou com os papéis invertidos. Foi o Bahia quem se impôs e dominou o Vasco. Mas o fez sem que transformasse isso em chances reais de gol. Com o passar dos minutos, entretanto,  o time de Dorival Júnior retomou o controle da partida, valendo-se do desgaste adversário. Ainda assim, continuou a pecar no último passe, principalmente nos contra-ataques.
No último deles, o time de São Januário teve uma das mais claras chances do jogo, depois que Willie cruzou pela direita e Edmilson concluiu de dentro da área, mas Marcelo Lomba fez mais uma importante defesa, garantindo o empate.
 
Com começo arrasador, Fla goleia o Criciúma por 4 a 1 e se afasta do Z-4
Time rubro-negro faz três gols em 23 minutos e relaxa. Tigre esboça reação, mas Elias garante vitória que põe time a cinco pontos da degola
 
DESTAQUES DO JOGO
  • poucas defesas
    goleiros
    Felipe e Helton Leite foram expulsos na etapa inicial por cometerem pênaltis. O rubro-negro fez uma defesa no jogo. O rival, nenhuma.
  • artilheiro
    Hernane
    Com os dois gols marcados, o discutido atacante Hernane chega a nove no Brasileiro, sendo que oito deles foram marcados no novo Maracanã.
  • estádio cheio
    torcida aparece
    O público pagante foi de quase 32 mil torcedores. O presente ao Maracanã, de quase 40 mil. A  promoção do Fla deu certo, e a torcida compareceu.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
580 comentários
Um Flamengo x Criciúma com quase 40 mil pessoas presentes no Maracanã. Com três gols da equipe carioca em 23 minutos. Dois gols meio enrolados, originados de bolas rebatidas dentro da área. Dois goleiros expulsos. Duas bolas na trave mandadas por um visitante que diminuiu o placar e parecia esboçar uma reação. Mas um Flamengo x Criciúma que terminou com a vitória rubro-negra por 4 a 1, única e exclusivamente pelo começo arrasador do time. Hernane (dois), Wallace e Elias, com Daniel Carvalho para o Tigre, foram os autores dos números do triunfo importante na fuga contra o rebaixamento.
Afinal, era um confronto direto de dois clubes que brigam no grupo de baixo da tabela. Com os três pontos, o Flamengo passou para a 15ª posição, com 30, cinco à frente do Criciúma, primeiro da zona de rebaixamento, com 25 e uma partida a mais. Na próxima rodada, os rubro-negros saem para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira. O Tigre, cujo jogo a mais é justamente o da próxima rodada, a 25ª, em que empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG, estará de folga. Volta a campo só domingo, no Serra Dourada, contra o Goiás.
A partida deste domingo, no Maracanã, pela 24ª rodada, teve renda de R$ 988.450,00, com público pagante de 31.895 torcedores e 38.330 presentes. A torcida rubro-negra disse sim à promoção de ingressos feita pela diretoria - o mais barato chegou a R$ 10 (meia do setor norte para sócio-torcedor). Esse apoio motivou mais uma vez o atacante Hernane, autor de dois dos quatro gols e artilheiro da equipe na competição, com nove gols, oito no Maracanã.
- Sabíamos que seria difícil e conseguimos um resultado muito importante. A gente precisava fazer muitos gols para tirar esse saldo negativo. Dá confiança para o jogo com o Coritiba. Como já falei, artilharia, quando você menos espera, está em suas mãos. Graças a Deus, estou fazendo gols, ajudando o Flamengo. E no Maracanã acho que é mais gostoso fazer gol.
Triste com o resultado, o atacante Lins, destaque do Criciúma, lamentou os gols perdidos.
- Só fiz o meu trabalho, infelizmente não pude fazer gol. Mas agora é levantar a cabeça e dar continuidade no campeonato.
Hernane gol jogo Flamengo e Cricúma (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Autor de dois gols, Hernane é o artilheiro do Fla no Brasileiro (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Fla começa avassalador
Lins, todo o time do Criciúma e o torcedor rubro-negro viram um Flamengo avassalador nos primeiros 25 minutos. Com Elias de volta, Luiz Antonio efetivado no meio de campo, Amaral protegendo a zaga e André Santos na criação das jogadas, a ordem era atacar e decidir logo de cara. O técnico Jayme de Almeida foi atendido: foram três gols em 23 minutos. Os dois primeiros, em jogadas confusas na área, originadas de escanteio. Sim, o caminho era pelas laterais, principalmente com Léo Moura.
O Criciúma nem teve tempo de esboçar uma peraltice. Logo na primeira jogada de ataque rubro-negra, escanteio. Após série de rebatidas, André Santos matou no peito mas não conseguiu bater. A sobra ficou para Hernane, que teve de chutar duas vezes para a bola morrer na rede: 1 a 0, com quatro minutos. A empolgação foi enorme no estádio. E Paulinho, livre após passe com açúcar de Elias, perdeu um gol feito cinco minutos depois.
E entre um gol e outro, um susto. Com o zagueiro Samir caído na lateral após sofrer lesão, Amaral errou saída de bola. Lins entrou livre para empatar, mas foi travado pelo volante, que se recuperou. A má notícia foi que o Flamengo perdeu o jovem zagueiro, substituído por Chicão. Mas, na velocidade, chegou à jogada do segundo gol, muito parecida com a primeira: escanteio pela direita, confusão na área, e, em novo bate-rebate, foi a vez de Wallace escorar para as redes, aos 17 minutos: 2 a 0.
O terceiro não demorou a sair. Começou com o lançamento de André Santos, um dos destaques da equipe. Hernane invadiu a área e foi derubado pelo goleiro Helton Leite, último homem da defesa. O arqueiro foi expulso, e Hernane cobrou o pênalti com perfeição: 3 a 0 com 23 minutos e um jogador a mais era sinônimo de vitória certa. Verdade? Não.
Criciúma ataca, mas Fla amplia
Depois dessa vantagem considerável, o Flamengo simplesmente tirou o pé do acelerador. Elias e Luiz Antonio avançavam menos, André Santos passou a tocar para os lados. Bom para o Criciúma, que, também com o técnico Argel expulso, começou a incomodar, explorando a criatividade de Daniel Carvalho e a velocidade do atacante Lins. Com isso, meteu duas bolas na trave, a segunda com o camisa 7, que voltou a infernizar aos 46 minutos, quando aproveitou dois erros de João Paulo para invadir a área e ser derrubado por Felipe dentro da área. O goleiro rubro-negro também foi expulso, e o pênalti marcado também acabou convertido em gol. Daniel Carvalho bateu à direita de Paulo Victor, que entrou no lugar de André Santos e pulou na bola, mas não conseguiu alcançá-la. A vitória, que parecia certa, corria riscos.
Felipe cartão vermelho jogo Flamengo contra Criciúma (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Felipe também, é expulso. Criciúma esboça
reação (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Em cada torcedor do Flamengo presente ao estádio surgiu o medo de ver a repetição do apagão contra o Atlético-PR, quando o time vencia por 2 a 0 e levou a virada por 4 a 2, também no Maracanã. E no começo da segunda  etapa, o que se viu foi o Criciúma sair para o ataque. O time rubro-negro até teve dois bons lances, com Luiz Antonio de fora da área - o goleiro Bruno fez boa defesa - e boa cabeçada de Hernane. Mas era o Tigre que perdia as melhores oportunidades, uma com Wellington Paulista, outra com Lins, com boas presenças de Paulo Victor.
A zaga rubro-negra dava sinais de nervosismo. O meio-campo desacelerava, ao passo que o Criciúma, já com Morais no lugar de Daniel Carvalho, tentava aumentar a pressão, com os laterais Tony, pela direita, e Marlon, pela esquerda, mais ofensivos. Jayme de Almeida mexeu no time. Trocou Luiz Antonio por Cáceres. E o paraguaio começou a jogada do quarto gol pela direita. O centro foi para Paulinho, que tentou a bicicleta. A bola sobrou para Elias, que bateu sem defesa para Bruno, aos 32. Ali, finalmente, o torcedor respirava aliviado. Uma goleada por 4 a 1 com alguns sustos pode acontecer.
 
Com show de Gilberto, Portuguesa goleia e amplia crise no Corinthians
Atacante da Lusa abre 3 a 0 ainda no primeiro tempo, e Wanderson completa o triunfo no fim. Timão soma agora oito jogos sem vencer
 
DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    Gilberto
    Atacante da Lusa precisou de apenas 30 minutos para fazer três gols e entrar na história do clássico - foi a maior vitória da Lusa contra o Timão no torneio.
  • deu errado
    Ibson
    O retorno de Ibson ao time titular do Corinthians durou apenas 29 minutos. Em crise com a Fiel, o volante foi substituído por Danilo ainda no primeiro tempo.
  • tudo ou nada
    Tática de Tite
    Em desvantagem, Tite tentou mudar o jogo no segundo tempo, com três atacantes, três meias e sem volantes - Ralf foi para a zaga. Não deu resulado.
A CRÔNICA
por Rodrigo Faber
2685 comentários
Com show de Gilberto, e um primeiro tempo perfeito, a Portuguesa goleou o Corinthians por 4 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS), para confirmar reação no Campeonato Brasileiro e complicar ainda mais a situação do rival, que vai completar um mês sem vitória.
De olho numa boa renda de bilheteria, a Lusa mandou o clássico a aproximadamente mil quilômetros da cidade de São Paulo. Mas o grande lucro foi na tabela de classificação. Os três gols de Gilberto na primeira etapa – e um de Wanderson no segundo tempo – levaram a Lusa aos 31 pontos, empatando com o Timão, mas levando vantagem no número de vitórias – 8 contra 7. E olha que o time nem teve seu técnico à beira do campo - com a suspensão de Guto Ferreira pelo STJD, a Portuguesa foi comandada por Alexandre Faganello.
Gilberto gol Portuguesa contra Corinthians (Foto: Moisés Palácios / Futura Press)Gilberto comemora um de seus três gols pela Portuguesa (Foto: Moisés Palácios / Futura Press)
O desempenho perfeito da Lusa, que conseguiu sua maior vitória no clássico em duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, arrancou elogios até mesmo dos rivais. Em crise, o Corinthians soma agora oito jogos sem um resultado positivo. Um mês inteiro sem vitórias.
– Méritos da Portuguesa, que engoliu a gente no primeiro tempo. Não vimos a cor da bola mesmo – disse o volante Ralf.
Na próxima rodada, a Portuguesa terá compromisso difícil contra o líder Cruzeiro, na quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Mineirão. No mesmo dia, mas às 21h50m, o Corinthians tenta se recuperar no Campeonato Brasileiro diante do Bahia no Pacaembu.
Emerson jogo Corinthians e Portuguesa (Foto: Moisés Palácios / Futura Press)Emerson disputa jogada com Rogério no primeiro tempo (Foto: Moisés Palácios / Futura Press)
Gilberto dá show no primeiro tempo
Com Romarinho e Ibson entre os titulares, o Corinthians começou buscando jogadas de velocidade no ataque. Mas o setor ofensivo alvinegro esbarrou em um adversário até então desconhecido: o gramado do estádio Morenão. Sem conseguir avançar com toque de bola por causa de um campo bastante irregular, o resultado foi apostar nas bolas pelo alto.
E quem foi perfeito no quesito foi a Portuguesa. Em dois lances, a equipe rubro-verde conseguiu abrir ótima vantagem antes mesmo dos 15 minutos de jogo. No primeiro lance de perigo, aos 7, Bruno Henrique deu passe de calcanhar para Correa na direita. Improvisado na lateral, o ex-palmeirense cruzou na medida para Gilberto se aproveitar de buraco na defesa corintiana e completar para o gol.
Quando ainda comemorava a vantagem, a Lusa conseguiu ampliar. Em lance bastante semelhante ao do primeiro gol, agora aos 12, Bruno Henrique apareceu nas costas de Igor e cruzou para a grande área. Novamente Gilberto se antecipou ao marcador e, mesmo desajeitado, conseguiu toque suficiente para vencer Cássio e ampliar.
Desorganizado no ataque, o Timão tentou voltar para o jogo aos 18 minutos, quando Emerson sofreu pênalti de Moisés Moura. Mas a reação ficou na tentativa, já que o chute de Paolo Guerrero foi defendido por Lauro.
Procurando alternativas para recuperar o time, Tite sacou Ibson e colocou Danilo no meio. A mexida deu resultado, mas para a Portuguesa. Aos 30, Gilberto encontrou ainda mais espaço na defesa alvinegra e, após bom lançamento de Moisés, o atacante da Lusa passeou pelo campo de ataque, driblou Cássio e transformou a vantagem rubro-verde em goleada: 3 a 0. Parecia incrível, mas um time que vinha lutando contra o rebaixamento fazia três gols na defesa menos vazada do Brasileirão em 45 minutos. E deixava claro que, se apertasse o ritmo, poderia fazer mais.
No desespero, Tite tenta tática ofensiva
Em desvantagem no placar, Tite foi para o tudo ou nada no segundo tempo e promoveu grandes mudanças na estrutura da equipe. Com Jocinei na lateral esquerda no lugar de Igor, e Alexandre Pato na vaga de Paulo André – Ralf foi deslocado para a zaga –, o Corinthians foi para o segundo tempo sem volantes, com três meias e três atacantes.
A tática pode não ter resultado em gols, mas pelo menos fez o Timão pressionar a Lusa. Logo aos seis minutos, Pato e Douglas tabelaram na entrada da grande área, e a bola sobrou para Emerson, que completou para o gol. O lance, porém, foi anulado corretamente pelo auxiliar. Dois minutos depois, outro gol invalidado do Corinthians. Após cruzamento da esquerda, Guerrero desviou de cabeça para Pato, que completou para o gol. O atacante peruano foi flagrado em impedimento. A marcação causou revolta na torcida, que atirou uma garrafa na cabeça do auxiliar Bruno Salgado Rizo.
A tentativa de reação do Corinthians, que ainda teve lances desperdiçados por Ralf, Alexandre Pato e Gil, praticamente acabou aos 21 minutos do segundo tempo. Após desarmar Bergson, e sofrer falta do atacante da Lusa, Gil deixou o braço no peito do adversário e foi expulso pelo árbitro Raphael Klaus.
Com um jogador a mais, e diante de um adversário praticamente sem defensores, a Portuguesa usou a inteligência para tocar a bola e fazer o jogo passar. Aos gritos de "olé" dos poucos torcedores rubro-verdes presentes na arquibancada no Morenão, Wanderson se aproveitou da bagunça na defesa corintiana, driblou Cássio e deu números finais ao marcador. Um 4 a 0 que jamais será esquecido por lusitanos e corintianos.
 
Dida brilha, Vargas marca, e Grêmio bate São Paulo no Morumbi
Goleiro pega tudo, e gaúchos quebram série ruim de resultados com chance única no ataque. Paulistas reclamam de pênalti
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    23 do 2º tempo

    O Grêmio, fechado na defesa, esperava uma boa chance de contra-ataque. Ela veio, com passe de Alex Telles e gol de Vargas.
  • nome do jogo
    Dida

    Fechou o gol no Morumbi. O goleiro fez duas grandes defesas no primeiro tempo e garantiu a vitória para o Grêmio.
  • carrasco
    Vargas

    Autor do gol, o chileno quase jogou pelo São Paulo. O Grêmio conseguiu contratá-lo depois de subir a proposta feita ao Napoli.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
881 comentários
Renato Gaúcho foi um dos maiores atacantes do futebol brasileiro entre os anos 80 e 90. Rápido e habilidoso, fez história ao dar um Mundial ao Grêmio e conquistar incontáveis títulos por outros clubes. Mas não espere que seus times joguem como ele. Neste domingo, com uma grande exibição de Dida e apenas uma chance de gol, o Tricolor gaúcho bateu o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro.
Vargas gol Grêmio contra São Paulo (Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)Vargas comemora o gol da vitória do Grêmio (Foto: Roberto Vazquez / Futura Press)
Dida parece ficar ainda maior que seus 1,95m quando está no Morumbi. Vira uma barreira, uma muralha intransponível para atrapalhar o São Paulo. Se em 1999, pelo Corinthians, pegou dois pênaltis de Raí, agora segurou um time todo. Pegou tudo, principalmente de Luis Fabiano. De seu campo, viu Vargas ganhar da zaga de cabeça após cruzamento de Alex Telles e garantir a vitória. Os são-paulinos reclamam de pênalti em toque de mão de Kleber após falta batida por Reinaldo.
- Não é possível que ele (Heber Roberto Lopes) não tenha visto. Todo mundo viu que foi mão. E o pior é que ele nem vai assumir - reclamou Rogério Ceni, 40 anos, um a mais que Dida e com a coincidência de ambos terem sido reservas de Marcos na conquista do penta com a Seleção, em 2002.
O Grêmio volta a triunfar depois de quatro partidas de jejum. Mais do que isso, renasce na briga pelo título nacional, somando agora 42 pontos, em segundo, e dá um passo importante para, pelo menos, se classificar para a Taça Libertadores de 2014. Na quarta-feira, faz um confronto direto contra o Atlético-PR, às 19h30m, na Arena.
Já o São Paulo se complica. E muito. Depois de três vitórias com Muricy Ramalho, o time já acumula outras três partidas sem vencer. Os paulistas seguem com 27 pontos, a uma posição da zona do rebaixamento. A equipe enfrenta o Santos, quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro.
Rafael Toloi jogo São Paulo e Grêmio (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)Rafael Toloi e Vargas, em lance do jogo São Paulo x Grêmio (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)
Dida salva o Grêmio
Entra jogo, sai jogo, e o São Paulo continua com enormes dificuldades para fazer gols. Nervosismo, deficiência técnica, azar. As justificativas podem ser as mais variadas para um time que tem dois grandes armadores, raridade no futebol brasileiro, mas não consegue concretizar o que cria. O Grêmio, satisfeitíssimo com o empate, fez de tudo para segurá-lo e se apegou a uma grande exibição de Dida até o intervalo.
O goleiro foi um gigante. Luis Fabiano que o diga. Apesar da retranca montada por Renato Portaluppi, o São Paulo conseguiu chegar várias vezes com perigo. Logo aos dois minutos, Osvaldo cruzou da esquerda, Alex Telles não cortou e a bola sobrou para o Fabuloso chutar forte. Dida defendeu, soltou e conseguiu evitar que ela entrasse após passar por baixo de seu corpo.
O 4-3-3 do Grêmio não passava de teoria. Vargas jogou aberto pela esquerda para impedir que o lado direito rival avançasse. Com Souza, Riveros e Ramiro no meio, os gaúchos só marcaram. Kleber e Barcos ficaram isolados na frente e quase não produziram. O Gladiador, em uma guerra constante com os defensores, ainda tentou um chute da entrada da área. Sem perigo.
O São Paulo cresceu quando Jadson, Ganso e Luis Fabiano se aproximaram no gramado. Com toques rápidos, abriram a defesa adversária, e os paulistas criaram novamente. Por azar, Dida voltou a aparecer de novo. Outra vez, com o Fabuloso recebendo passe na área e parando em grande defesa do veterano. Antes do fim, foi a vez de Wellington disparar de trás, aplicar um drible da vaca em Pará e chutar com desvio perto da trave. Seria um golaço.
Luis Fabiano derrota São Paulo contra Grêmio (Foto: Roberto Vazquez / Agência Estado)Luis Fabiano lamenta chance perdida diante de Dida (Foto: Roberto Vazquez / Agência Estado)
Grêmio: uma chance, três pontos

O São Paulo voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto ofensivo. A velocidade do ataque permitiu que o time chegasse bem à área rival. Dida, porém, não queria facilitar. Primeiro, voltou a parar Luis Fabiano em chute cruzado. Depois, segurou a batida de Paulo Miranda e ainda impediu que Douglas marcasse. Era o dia dele.
O Tricolor local entrou em desespero em virtude de um pênalti não marcado. Reinaldo cobrou falta, e Kleber esticou o braço acima da cabeça e desviou a bola. Heber Roberto Lopes ignorou. O castigo veio logo em seguida, aos 23. Em um de seus poucos ataques, o Grêmio ficou em vantagem. Alex Telles avançou pela esquerda, evitou que a bola saísse pela linha de fundo e cruzou. Vargas se antecipou aos zagueiros e desviou de cabeça no canto direito.
O São Paulo foi com tudo para cima, mas sem tanta organização não conseguiu sufocar como antes. Dida continuou jogando muito. Mesmo quando não precisou se desdobrar, parecia ter traves abençoadas. Foi assim quando Rodrigo Caio ficou com a bola livre na área e chutou para fora, levando ao desespero os mais de 41 mil torcedores presentes.
Nos minutos finais, os paulistas pareciam aceitar a derrota. Por mais que tentassem, nada era capaz de colocar a bola nas redes. Rogério Ceni ainda tentou em nova cobrança de falta. Dida, outra vez, pegou. Na chance final, Antônio Carlos aproveitou escanteio, desviou, mas a bola passou rente à trave e saiu.
Rogerio Ceni derrota São Paulo contra Grêmio (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rogerio Ceni lamenta  (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Em jogaço cheio de emoção e muitos gols, Vitória bate o Atlético-PR
Equipe baiana acaba com série invicta do Furacão dentro de casa e mantém ascensão na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • torcida
    protestos
    Uma confusão ocorrida nas arquibancadas do Durival de Britto durante o segundo tempo da partida provocou a reação da torcida, que vaiou os brigões.
  • artilheiro
    Éderson
    O atacante Éderson se isolou ainda mais na artilharia do Brasileirão. Com os gols deste domingo, o jogador chegou a 15 marcados na Série A.
  • estatística
    finalizações
    A partida entre Atlético-PR e Vitória foi movimentada. No total, foram 13 finalizações para o Furacão e 12 conclusões em direção ao gol do time baiano.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
303 comentários
O Atlético-PR não está mais invicto em casa no Campeonato Brasileiro 2013. Neste domingo, em partida válida pela 24ª rodada da Série A, o Vitória goleou o Furacão em pleno estádio Durival de Britto pelo placar de 5 a 3, em partida recheada de gols e muita emoção. O triunfo do time baiano, no entanto, esteve por um fio. A equipe treinada por Ney Franco abriu vantagem de três gols, sofreu o empate e só conseguiu consolidar o resultado positivo no fim da partida.
Renato Cajá, Ayrton, duas vezes, Dinei e William Henrique marcaram os gols do Vitória. Éderson, duas vezes, e Roger balançaram as redes pelo Atlético-PR.
Com o resultado deste domingo, o time baiano permanece em ascensão na tabela de classificação. Antes preocupado com a briga contra o rebaixamento, o Rubro-Negro agora vê o G-4 como horizonte próximo. A equipe baiana está na 6ª posição com 34 pontos, sete a menos que o próprio Atlético-PR, que apesar da derrota, permanece entre os quatro primeiros colocados, com 41 pontos. Embora não represente perigo iminente para o time de Vagner Mancini, a derrota neste domingo atrapalha os planos do Furacão, que poderia assumir a vice-liderança.
- Nossa equipe deu um apagão. A equipe deles soube organizar as jogadas e fez os gols - lamentou o lateral Pedro Botelho.
jogo Atlético-PR contra Vitória (Foto: Joka Madruga / Futura Press)Vitória goleou o Atlético-PR no estádio Durival de Britto (Foto: Joka Madruga / Futura Press)
O Atlético-PR volta a campo na quarta-feira, às 19h30h (horário de Brasília), quando encara o Grêmio no Rio Grande do Sul. No mesmo dia, às 21h, o Vitória enfrenta o Goiás no Barradão.
Soberania baiana
A confiança é uma das principais características e trunfos do Atlético-PR nas partidas realizadas no Durival de Britto. Em 11 jogos como mandante no Brasileirão, o Furacão havia acumulado seis triunfos e cinco empates. Nada de derrotas. Por conta do histórico recente, a torcida aprendeu a esperar sempre bons resultados do time dentro de seus domínios. No entanto, o Vitória apareceu para estragar a festa da equipe paranaense. Em 45 minutos, o Rubro-Negro baiano construiu ampla vantagem e transformou a confiança paranaense em aflição.
O primeiro gol do Vitória veio logo no início da partida. Após cruzamento de Juan, a bola bateu em Renato Cajá e foi em direção ao gol. Wéverton conseguiu fazer a defesa, mas, no rebote, o camisa 10 do time baiano mandou para o fundo das redes. O Atlético-PR tentou se lançar ao campo de ataque para tentar o empate. Mas não demorou muito para receber uma ducha de água frita. Ayrton cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira e foi no ângulo para ampliar o marcador.
Insatisfeito, Vágner Mancini tirou o lateral Jonas e colocou o atacante Roger na partida. A troca deixou o Atlético-PR mais ofensivo, mas também fez com que a defesa do Furacão ficasse mais exposta. O Vitória aproveitou bem esse descuido e marcou o terceiro antes do intervalo. Dinei, em contra-ataque, ganhou na velocidade da defesa e chutou com estilo para vencer Wéverton.
Reação paranaense e ducha de água fria
Se o primeiro tempo foi de supremacia do Vitória, a segunda etapa foi de superioridade do Atlético-PR, que reagiu à bronca do técnico Vágner Mancini e voltou do intervalo com outra disposição. E na primeira oportunidade que teve para mostrar uma postura diferente, a equipe paranaense não desperdiçou. Roger recebeu pela esquerda e cruzou na medida para Éderson desviar de cabeça e diminuir a vantagem da equipe baiana.
O jogo pegou fogo logo em seguida. Voltado totalmente para o ataque, o Atlético-PR chegou ao segundo gol novamente com Éderson. O atacante aproveitou sobra na entrada da área e chutou forte. A bola desviou na defesa baiana antes de morrer no fundo das redes. A torcida paranense ainda comemorava quando João Paulo cobrou escanteio no centro da área, Roger subiu mais que a marcação e mandou no cantinho esquerdo de Wilson para empatar a partida.
A goleada do Vitória já virava um empate com gosto de triunfo para o Atlético-PR quando o técnico Ney Franco decidiu mostrar que tem estrela. O treinador colocou William Henrique na partida e o atacante acabou sendo decisivo no resultado do jogo. Primeiro, recebeu passe na entrada da área e bateu forte para marcar o quarto gol do Vitória. Poucos minutos depois, ele cruzou para Ayrton fazer o quinto e encerrar a conta de uma partida frenética.
Vida pós-R10: sem Ronaldinho, Galo bate o Santos e sobe para o 5º lugar
Peixe, por sua vez, sofre sem o argentino Montillo e perde de virada por 3 a 1
 
DESTAQUES DO JOGO
  • não fez falta
    Ronaldinho
    Jogador sofreu grave lesão na quinta e não joga mais no Brasileiro. Mas o time soube se portar bem sem seu camisa 10
  • fez falta
    Montillo
    Lesionado, o argentino não entrou em campo. Renato entrou em seu lugar, mas não deu dinâmica ao Peixe
  • reação
    Galo é quinto
    Depois de um início ruim, onde até frenquentou o Z-4, o Galo se aproveita da irregularidade dos rivais e já aparece em quinto
A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
176 comentários
O efeito no Mundial do Marrocos ainda é uma incógnita, mas ao menos o Brasileiro os jogadores do Atlético-MG mostraram que não se abalaram com a lesão muscular de Ronaldinho Gaúcho. Sem o camisa 10, que não joga mais nesta edição do campeonato, o Galo se impôs no Independência e venceu o Santos por 3 a 1, de virada. Com isso, chegou à quinta posição na tabela, com 35 pontos. O Peixe, por sua vez, sentiu falta do toque refinado de Montillo, já que Renato Abreu não conseguiu substituir o argentino à altura. A derrota fez o time praiano cair para a nona colocação, com dois pontos a menos que o rival mineiro.
O Santos abriu o placar com Cicinho, mas não resistiu à pressão que o Atlético-MG costuma exercer sobre os adversários no Horto e sofreu a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Luan e Marcos Rocha. Na etapa final, já no fim do jogo, Alecsandro fechou a tampa do confronto. Acompanharam o jogo no Independência 8.465 torcedores que pagaram ingresso, para uma renda de R$ 260.650,00.
Os times voltam a campo no meio desta semana. Na quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o Santos faz o clássico com o São Paulo na Vila Belmiro. O Galo joga no dia seguinte, em partida atrasada da 8ª rodada. A equipe recebe a Ponte Preta, às 19h30m, mais uma vez no Independência, em Belo Horizonte.
Velozes e habilidosos
A alta velocidade foi o ponto comum de Galo e Santos neste domingo. Com os dois times com propostas parecidas, de ofensividade e busca contínua do ataque, o jogo tinha poucas chances de ser ruim. Com Luan e Tardelli de um lado, e Thiago Ribeiro e Cicinho do outro, a partida teve momentos de 100 metros rasos, tamanha a correria para cima das defesas.
jogo Atlético-MG e Santos (Foto: Marco Antônio Astoni)Mais uma vez o Atlético-MG fez prevalecer sua força como mandante (Foto: Marco Antônio Astoni)
O Atlético-MG começou melhor, mas foi o Santos que, em seu primeiro ataque, abriu o placar. Mena aproveitou vacilo de Réver, roubou a bola e cruzou para Cicinho. O lateral, que jogou como meia, chegou à frente de Giovanni e bateu para empatar a partida, aos 14 minutos, num lance bem duvidoso. A imagem não deixa clara a condição do jogador, que poderia estar impedido por questão de centímetros.
O Peixe, no entanto, não teve tempo para saborear a vitória parcial. Três minutos depois, o Galo chegou ao empate. Fernandinho fez linda jogada pela esquerda e serviu Luan, que girou e bateu sem chances de defesa para Aranha.
A virada do Galo surgiu num ataque do Santos. Fernandinho roubou a bola na linha de fundo da defesa, saiu jogando pela esquerda, tabelou com Tardelli, que, já no campo de ataque, inverteu a jogada para Marcos Rocha. O lateral, que já fez parte de lista de Felipão para a seleção brasileira, ajeitou e soltou a bomba, fazendo um golaço. Atrás no placar, o Santos não se abalou e continuou tentando o empate, sempre em alta velocidade. O placar não foi alterado antes do intervalo, e o segundo tempo deixou boa expectativa para os presentes no Independência.
Queda de ritmo
O ritmo no segundo tempo caiu consideravelmente, ainda que os times tenham mantido a vontade de atacar, porém com menos ímpeto e velocidade. O Galo, vencendo o jogo, se fechou um pouco mais na defesa, com Luan e Fernandinho atuando praticamente como auxiliares de Marcos Rocha e Junior Cesar na marcação. O Santos, por sua vez, com as mudanças de Claudinei Oliveira, chegou a ter três atacantes em campo, mas só teve uma chance real de gol, numa cabeçada de Willian José na trave.
Sofrendo certa pressão, o Galo conseguiu o desafogo já no fim do jogo. Alecsandro deu ótimo passe para Tardelli, que parou em Aranha. Mas na cobrança de escanteio, Réver desviou para o meio da área, e a bola parou nos pés de Alecsandro, que fechou o caixão rival aos 42.
O Atlético-MG, que já frequentou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, se viu na quinta colocação após o jogo, mostrando que tem elenco e qualidade para alçar longos voos, ainda que dependa muito do futebol de Ronaldinho Gaúcho. Já o Santos, se ainda quiser sonhar com vaga na Libertadores de 2014, tem que melhorar em vários aspectos, principalmente nos passes, já que errou muitos na noite deste domingo.