quarta-feira, 24 de julho de 2013



‘Golpe de sorte’, diz treinador de Ben Henderson sobre chute de Pettis

John Crouch lembra que última derrota do campeão dos pesos-leves foi por decisão dos juízes e acredita em resultado diferente no UFC 164, em agosto

Por Rio de Janeiro
2 comentários
John Crouch, treinador de Ben Henderson, não acredita em novo chute perfeito de Anthony Pettis no duelo de 31 de agosto, no UFC 164. Ao comentar sobre o que ele espera da próxima luta, Crouch lembrou de uma das imagens mais espetaculares da história do MMA, quando Pettis acertou a cabeça de Bendo no WEC 53, em dezembro de 2010, usando a grade para pegar impulso e golpear o adversário.
Em entrevista no programa “The MMA Hour”, John Crouch creditou à sorte o golpe de Pettis, que não levou Henderson ao nocaute na ocasião, mas serviu por muito tempo de combustível para as lutas seguintes do atual campeão peso-leve do UFC.
- Foi uma casualidade, um golpe de sorte. Todos os grandes lutadores do mundo perderam alguma vez porque eles lutam com os melhores das suas categorias. A única coisa que lembro desse episódio foi que após esse chute espetacular, o Ben se levantou e foi na perna dele para finalizar a luta. Se houvesse mais 15 segundos, a luta seria finalizada - disse o técnico de Ben Henderson.
FRAME chute Anthony Pettis videogame (Foto: Reprodução)Uma das imagens mais espetaculares do MMA reproduzida em videogame (Foto: Reprodução)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta do famoso chute foi a última derrota de Ben Henderson na carreira. Depois disso, o dono do cinturão dos pesos-leves entrou no octógono mais sete vezes e venceu todos os combates por decisão dos juízes. Bendo, de 29 anos, tem um cartel de 19 vitórias e duas derrotas e enfrenta Anthony Pettis, de 26 anos, no UFC 164, em agosto. O desafiante ao cinturão possui 16 vitórias e também duas derrotas.
UFC 164
31 de agosto de 2013, em Milwaukee (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ben Henderson x Anthony Pettis
Josh Barnett x Frank Mir
Chad Mendes x Clay Guida
Ben Rothwell x Brandon Vera
Dustin Poirier x Erik Koch
CARD PRELIMINAR
Jamie Varner x Gleison Tibau
Louis Gaudinot x Tim Elliott
Pascal Krauss x Hyun Gyu Lim
Chico Camus x Kyung Ho Kang
Derek Brunson x Yoel Romero
Soa Palelei x Nikita Krylov
Al Iaquinta x Ryan Couture
Jared Hamman x Magnus Cedenblad

Mutante cita TUF Brasil para justificar tranquilidade com a mudança de rival

'Dentro da casa você só sabia (quem seria o adversário) dois dias antes da luta', afirma ele, que vai enfrentar Thiago Marreta em vez de Clint Hester

Por Rio de Janeiro
42 comentários
Cezar Mutante (Foto: Arquivo pessoal)Cezar Mutante em forma (Foto: Arquivo pessoal)
A duas semanas do UFC Rio 4, Cezar Mutante recebeu a notícia da substituição de seu adversário: saiu o americano Clint Hester, machucado, e entrou Thiago Marreta, participante da segunda temporada do TUF Brasil. Mas nada que abalasse o campeão da primeira edição brasileira do reality show. Ele citou o próprio TUF para justificar sua tranquilidade em relação à troca em cima da hora e a toda preparação a preparação feita com foco no jogo de Hester:
- Já o vi lutando (Thiago Marreta) e acho que ele é muito bom. Por isso, vai ser um show do mesmo jeito. Sobre a troca em cima da hora, também não muda nada, porque quando eu estava no TUF, um dia antes da minha primeira luta de eliminação eu não sabia quem era meu oponente. E dentro da casa você só sabia dois dias antes da luta. Então, eu já vivi tudo isso e já passei por tudo isso. Não tem nenhuma novidade. Aqui na Blackzilians eu treino com alto, baixo, canhoto, destro, forte, fraco, bonito, feio... Meus treinadores fizeram o trabalho comigo bem feito - disse, por telefone, ao Combate.com.
O lutador paulista, que se mudou para os EUA para treinar na Blackzilians ao lado de Vitor Belfort, seguiu a linha de pensamento do mentor ao saber quem seria seu oponente:
- Na verdade eu não tenho que achar nada. O meu trabalho é lutar contra quem o UFC mandar. Sou apenas um soldado e estou pronto para lutar.
O UFC Rio 4 será realizado no dia 3 de agosto, na Arena da Barra. Mutante vai retornar ao octógono após mais de um ano parado devido a lesões nos dois joelhos.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Após revés no Brasil, Luke Rockhold enfrenta Tim Boetsch no UFC 166

Americanos duelam em 19 de outubro. Ex-campeão do Strikeforce vem de derrota para Belfort, e Boetsch vem de reveses diante de Philippou e Muñoz

Por Rio de Janeiro
40 comentários
Depois da derrota por nocaute para Vitor Belfort em Jaraguá do Sul-SC, o peso-médio americano Luke Rockhold voltará ao octógono contra o compatriota Tim Boetsch no UFC 166, dia 19 de outubro, em Houston, EUA. A informação foi divulgada pelo site da ESPN americana e confirmada pela organização. O evento terá Cain Velásquez x Junior Cigano 3 como atração principal.
Montagem Luke Rockhold e Tim Boetsch (Foto: Editoria de Arte)Luke Rockhold e Tim Boetsch vão se enfrentar em Houston (Foto: Editoria de Arte)
Aos 28 anos, Rockhold tem um cartel de dez vitórias e duas derrotas. Antes de perder para Vitor em sua estreia no UFC, ele vinha de duas defesas do cinturão do Strikeforce, contra Keith Jardine e Tim Kennedy, além da conquista do mesmo, contra Ronaldo Jacaré.
Já Boetsch, de 32 anos, tem 16 triunfos e seis reveses na carreira. Após quatro vitórias consecutivas na categoria, sobre Kendall Grove, Nick Ring, Yushin Okami e Hector Lombard, ele perdeu as duas últimas lutas, para Costa Philippou e Mark Muñoz.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Nate Marquardt x Hector Lombard
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Luke Rockhold x Tim Boetsch
Tony Ferguson x Mike Rio

Carmouche não subestima Jéssica Andrade: 'Ela é uma pequena usina'

Primeira mulher a entrar no octógono para lutar diz que brasileira subirá
sem pressão para enfrentá-la e que é uma adversária perigosa

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Ronda Rousey UFC 157 Liz Carmouche (Foto: Getty Images)Liz Carmouche quase finalizou Ronda Rousey no
UFC 157 (Foto: Getty Images)
A americana Liz Carmouche é considerada a favorita na luta contra a brasileira Jéssica "Bate-Estaca" Andrade neste sábado, pelo UFC: Johnson x Moraga, em Seattle. Será apenas o segundo combate internacional de Andrade, após uma luta na Rússia em abril passado, enquanto Carmouche foi a primeira mulher na história a entrar no octógono do Ultimate para lutar, em fevereiro, quando enfrentou e quase derrotou a atual campeã peso-galo feminino, Ronda Rousey. Apesar disso, a "Girl-Rilla" não está subestimando a oponente.
- Nos EUA, ela é desconhecida e está vindo sem muito alarde, e isso a torna uma adversária perigosa. É a mesma coisa que aconteceu comigo. Ninguém sabia quem eu era, então ninguém sabia o que esperar e não esperavam nada de mim, então você pode vir bem mais forte e dominar. Sei de onde ela está vindo, e não será uma oportunidade que darei a ela. E ela tem nove vitórias e duas derrotas, então ela não é uma zebra de forma nenhuma, e nem é inexperiente. Ela é uma lutadora veterana. Simplesmente aconteceu de suas lutas serem em outro país, então as pessoas daqui não estão familiarizadas com ela. Tive uma boa oportunidade de estudar seus vídeos e ela é uma pequena usina de força. Vai ser uma boa luta - disse Carmouche ao site do UFC.
Outro lado da experiência de Carmouche numa luta de disputa por cinturão é que trouxe à americana maior atenção da mídia. Embora a presença de jornalistas em seu camp de treinamentos diminuiu um pouco desde fevereiro, a última desafiante de Rousey disse que sua responsabilidade apenas aumentou.
- Com certeza há muito menos publicidade, mas minhas responsabilidades na academia mudaram um pouco, e agora minha namorada trabalha, então não tenho mais ela à vontade para eu ligar e pedir para fazer comida (risos). É um pouco mais estressante. Não diria (que filmam) todos os meus passos, mas ainda tem uma equipe com câmera aqui pelo menos uma vez por semana - contou Carmouche.
A luta entre a americana e Jéssica Andrade é a primeira do card principal do UFC: Johnson x Moraga. O canal Combate transmite o evento ao vivo e na íntegra, incluindo o card preliminar, a partir de 16h30m (horário de Brasília). Confira o card completo:
UFC: Johnson x Moraga
27 de julho de 2013, em Seattle (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x John Moraga
Rory MacDonald x Jake Ellenberger
Robbie Lawler x Bobby Voelker
Liz Carmouche x Jéssica Andrade
CARD PRELIMINAR
Michael Chiesa x Jorge Masvidal
Danny Castillo x Tim Means
Mac Danzig x Melvin Guillard
Yves Edwards x Daron Cruickshank
Julie Kedzie x Germaine de Randamie
Ed Herman x Trevor Smith
Aaron Riley x Justin Salas
John Albert x Yaotzin Meza

Gabriel Napão faz duelo peso-pesado contra Shawn Jordan no UFC 166

Lutador brasileiro de 34 anos, que vem de vitória por nocaute sobre Dave Herman, está confirmado no card de 19 de outubro, em Houston, EUA

Por Rio de Janeiro
13 comentários
O peso-pesado brasileiro Gabriel Napão estará em ação no UFC 166, dia 19 de outubro, em Houston, EUA. O adversário dele será o americano Shawn Jordan, conforme apurou o Combate.com. O Ultimate divulgou o duelo oficialmente nesta quarta. É o terceiro duelo da categoria até 120kg acertado para o card, que já contava com Cain Velásquez x Junior Cigano 3, valendo o cinturão, e o recém-anunciado Daniel Cormier x Roy Nelson.
montagem MMA Gabriel Napão x Shawn Jordan (Foto: Editoria de Arte)Gabriel Napão (à esquerda) encara Shawn Jordan no UFC 166 (Foto: Editoria de Arte)
Aos 34 anos, Napão tem um cartel de 15 vitórias e sete derrotas. Nessa segunda passagem pelo Ultimate, ele finalizou o compatriota Ednaldo Lula e Ben Rothwell, foi nocauteado por Travis Browne e por último nocauteou Dave Herman.
Jordan, por sua vez, tem 28 anos e um cartel de 15 triunfos e sete reveses. Nas quatro lutas que fez pela organização, perdeu uma por decisão unânime dos jurados para Cheick Kongo, e venceu as outras três por nocaute, contra Oil Thompson, Mike Russow e Pat Barry.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Nate Marquardt x Hector Lombard
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
Luke Rockhold x Tim Boetsch
Tony Ferguson x Mike Rio

Cain Velásquez alega sentir 'falta de segurança' e desiste de vinda ao Brasil

Campeão mundial dos pesos-pesados faria uma rodada de entrevistas ao lado de Junior Cigano na véspera do UFC Rio 4, no Rio de Janeiro


Por Rio de Janeiro
137 comentários
O americano de origem mexicana Cain Velásquez desistiu de vir ao Brasil para participar do UFC World Tour, uma iniciativa do UFC para aproximar seus principais lutadores do público em algumas das principais cidades em que realiza seus torneios. Campeão dos pesos-pesados da organização, Velásquez alegou não se sentir seguro o suficiente para vir ao país e cancelou a sua participação. A confirmação da ausência do lutador aconteceu após contatos com fontes próximas ao UFC. O COMBATE.COM buscava confirmar o dia e hora em que o lutador chegaria ao Rio de Janeiro para participar do evento, marcado para o dia 2 de agosto, véspera do UFC Rio 4, ou UFC 163.
Cain Velásquez, UFC (Foto: Divulgação/ UFC)Cain Velásquez recusou-se a viajar ao Brasil alegando falta de segurança no país (Foto: Divulgação/ UFC)
O UFC divulgou na última semana um comunicado oficial sobre o World Tour, e o nome de Velásquez não aparecia na versão mais atualizada ao lado do de Junior Cigano, seu próximo adversário, e com quem responderia a perguntas da imprensa e dos fãs.
O tema falta de segurança no Brasil já foi levantado diversas vezes quando se trata de atletas que teoricamente seriam hostilizados pela sempre vibrante torcida local. Alguns lutadores teoricamente despertariam reações mais acaloradas dos torcedores, como Chael Sonnen, mas o próprio falastrão disse, no "UFC: Evans x Davis", em Chicago, no início de 2012, quando enfrentou e derrotou Michael Bisping, que não via qualquer problema com a segurança no Brasil, que tinha certeza que ouviria no máximo vaias, e que as pessoas de Chicago pareciam não ler muito os jornais locais, uma vez que a cidade é conhecida pelos altos índices de criminalidade. Dana White também defendeu o Brasil, e disse que nas inúmeras vezes em que esteve no país jamais viu qualquer ato de hostilidade contra nenhum lutador que fosse rival dos brasileiros.
Recentemente atletas que venceram lutadores brasileiros, como Jon Jones - logo após finalizar Lyoto Machida - e Rich Franklin - que venceu Wanderlei Silva em Belo Horizonte - receberam carinho e admiração dos fãs brasileiros, que não se furtaram a tirar fotos e pedir autógrafos aos dois, mesmo tendo vencido grandes nomes do MMA brasileiro.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

‘Nós vamos ver Anderson Silva começar a perder’, diz Cesar Gracie

Treinador brasileiro acredita que o Spider não será capaz de recuperar o cinturão dos pesos-médios contra Chris Weidman, no UFC 168, em dezembro

Por Rio de Janeiro
133 comentários
Anderson Silva pesagem UFC 162 Chris Weidman (Foto: Evelyn Rodrigues) Revanche de Spider e Weidman será no UFC 168,
em dezembro (Foto: Evelyn Rodrigues)
Após reaparecer recentemente na mídia em uma discussão sobre uma possível proposta de Dana White por um retorno de Nick Diaz ao Ultimate, Cesar Gracie agora falou sobre o que espera da revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman, no UFC 168, em dezembro.
Em entrevista à “BJPenn Radio”, Gracie não acredita na recuperação do cinturão por parte do brasileiro e aproveitou para enumerar as qualidades do novo campeão dos pesos-médios.
- Eu realmente acho que ele (Anderson Silva) está passando o bastão. Weidman é um lutador bastante difícil e tem muitas habilidades. Ótimo jiu-jítsu, bom wrestler e, realmente, bate bem forte. Ele acha que pode vencer fazendo aqueles jogos psicológicos, mas lutando com um cara agressivo como Chris Weidman, vai acabar caindo, como aconteceu da última vez. Anderson pode até ganhar, mas acho que vamos começar a ver ele perder lutas e passará a ser mais humano do que ele era no passado - disse Cesar Gracie.

Com 5°C, Atlético-PR bate Paysandu e garante a vaga na Copa do Brasil

Paulo Baier e Marcelo marcam os gols do Furacão, que aguarda o sorteio para saber quem enfrentará nas oitavas de final. Zé Antônio desconta

Por Fernando Freire Curitiba
20 comentários
Atlético-PR e Paysandu enfrentaram um frio de 5°C, com sensação térmica próxima de 0°C. Mas protagonizaram um duelo quente, principalmente no segundo tempo, na noite desta quarta-feira, na Vila Capanema, pela Copa do Brasil. No fim, melhor para o Furacão. Após 0 a 0 no jogo de ida, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1 e avançou para as oitavas de final. Os gols foram marcados por Paulo Baier e Marcelo para o Rubro-Negro e por Zé Antônio para o time paraense.
O Atlético-PR vai conhecer o adversário das oitavas de final no dia 6 de agosto, quando a CBF fará o sorteio. Os jogos estão marcados para os dias 21 e 28 de agosto.
Apesar do frio de 5°C em Curitiba, 4.946 torcedores (5.702 ao todo, para uma renda de R$ 61.720,00) compareceram à Vila e puderam comemorar o primeiro gol logo aos sete minutos com Paulo Baier, que cobrou pênalti duvidoso e que rendeu muito reclamação dos jogadores do Paysandu. Aos 19 minutos, o precavido e perigoso Paysandu assustou com um contra-ataque rápido, mas que o lateral-direito Yago Pikachu acabou desperdiçando.
Já no segundo tempo, os mandantes foram donos da partida até os 25. Pressionaram desde o começo, ampliaram com Marcelo e não foram ameaçados pelos paraenses. Isso até Zé Antônio finalizar com precisão, descontar para o Papão e colocar fogo no jogo. Os visitantes tentaram o gol de empate (que seria o gol da classificação) até o final. Mas o Furacão soube segurar o resultado e garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Agora, os clubes voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Atlético-PR, 18° colocado na Série A, visita a Portuguesa, sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no Estádio do Canindé. O Paysandu, que está na 17ª posição da Série B, joga contra o ABC, também no sábado, mas às 21h, no Estádio Frasqueirão.
Yarlei, Atlético-PR x Paysandu  (Foto: Hedeson Alves/Vipcomm)Resultado coloca o Atlético-PR nas oitavas de final da Copa do Brasile (Foto: Hedeson Alves/Vipcomm)
Com pressão inicial, Atlético-PR sai na frente
O Atlético-PR precisava da vitória a qualquer custo, já que empate sem gols levaria para os pênaltis e empate com gols significaria a eliminação. Por isso, os mandantes partiram para o ataque logo no início. O quarteto ofensivo - formado por Everton, Paulo Baier, Marcelo e Marcão - mostrava entrosamento. Com velocidade, eles confundiam a marcação do Paysandu. Assim, já aos sete minutos, o Furacão abriu o placar. Após Everton ser derrubado na área, Baier cobrou o pênalti no meio de gol e colocou o Atlético-PR em vantagem.
O lance gerou muita reclamação dos jogadores do Paysandu, que cercaram o árbitro reclamando da queda de Everton. O bate-boca durou mais de cinco minutos, mas acabou com a cobrança do pênalti e o cartão amarelo para o lateral Jean, do Papão.
O Paysandu tinha uma postura mais cautelosa,  mas também levava perigo nos contra-ataques. O lateral-direito Yago Pikachu era uma das principais armas. Ele aparecia como homem surpresa, auxiliando Eduardo Ramos, Careca e Iarley. No lance mais perigoso do Papão da Curuzu, digno de Inacreditável Futebol Clube, Careca bateu cruzado, e Pikachu - com o gol aberto - bateu para fora. Depois disso, a equipe de Givanildo Oliveira, ex-Furacão, apenas rondou a área adversária, sem conseguir criar outros lances de ataque.
Jogo esquenta; Furacão avança
Com o estreante Dellatorre na vaga do criticado Marcão, o Atlético-PR repetiu a pressão inicial no segundo tempo. Tanto que, em menos de cinco minutos, teve três chances para ampliar. Primeiro, Everton arriscou de fora e, com desvio, acertou a rede pelo lado de fora. Depois, Marcelo cruzou, e Everton chutou rente à trave. Por fim, Marcelo invadiu a área e bateu cruzado, mas foi bloqueado pela marcação. Com o Paysandu acuado no campo defensivo, o Furacão manteve a postura ofensiva - que deu resultado aos 14 minutos: Marcelo dominou na área, girou e bateu forte para colocar 2 a 0 no placar da Vila Capanema.
O Paysandu, com Alex Gaibú na vaga de Rodrigo Alvim, só acordou para o jogo depois dos 20 minutos. O bicolor apostava na bola parada e na bola aérea. E foi depois de um cruzamento que Zé Antônio descontou para os visitantes. O Papão partiu para o ataque em busca do empate, que garantiria a classificação. Mas o Atlético-PR segurou a bola no campo ofensivo, cadenciou o jogo e carimbou a vaga para a próxima fase da Copa do Brasil.

COPA DO BRASIL 2013

Classificados diretamente às oitavas-de-final

UF Clube Forma de classificação
 São Paulo Corinthians Campeão da Copa Libertadores de 2012
Palmeiras Campeão da Copa do Brasil de 2012
 Rio de Janeiro Fluminense Campeão do Campeonato Brasileiro Série A 2012
Vasco da Gama[c] 5° colocado do Campeonato Brasileiro Série A 2012
 Minas Gerais Atlético Mineiro Vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série A 2012
 Rio Grande do Sul Grêmio 3º colocado do Campeonato Brasileiro Série A 2012
Notas
  • ^ c. A vaga direta às oitavas-de-final estava inicialmente reservada para o São Paulo que posteriormente se sagrou campeão da Copa Sul-Americana de 2012, ganhando o direito de disputar a Copa Sul-Americana de 2013 na condição de atual campeão, ficando assim impossibilitado de disputar a Copa do Brasil concomitante à Sul-Americana, no segundo semestre. Com isso, sua vaga nas oitavas foi repassada para o Vasco da Gama (melhor classificado no Campeonato Brasileiro 2012, dentre os que não conquistaram vaga para a Libertadores 2013) que, por sua vez, repassou sua vaga na fase inicial conquistada através do Campeonato Carioca de 2012 ao Volta Redonda, 6º melhor colocado no Estadual.14
  • O Corinthians foi campeão da Copa Libertadores da América de 2012 e por isso disputará a Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil de 2012 e por isso disputará a Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O campeão brasileiro de 2012, Fluminense se classificou à Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O vice-campeão brasileiro de 2012, Atlético Mineiro se classificou à Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O 3º colocado do brasileiro de 2012, Grêmio se classificou à Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O 5º colocado do brasileiro de 2012, Vasco da Gama se classificou às oitavas de final da Copa do Brasil, abrindo uma vaga em seu estado.14

Copa do Brasil de Futebol de 2013

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evento (d)esportivo atual
Este artigo ou seção é sobre um evento (d)esportivo atual.
A informação apresentada poderá mudar rapidamente. Editado pela última vez em 21 de julho de 2013.


Copa Perdigão do Brasil de Futebol de 2013
Copa Perdigão do Brasil de 2013
Copa Perdigão do Brasil.
Dados
Participantes 86
Organização CBF
Período 27 de fevereiro27 de novembro
Gol(o)s 227
Jogos 102
Média 2,23 gol(o)s por partida
Maior goleada
(diferença)
Cametá Pará 0–7 Goiás Atlético Goianiense
Parque do BacurauCametá
10 de abril
Público 3 777[i]
Média 1 888,5 pessoas por partida
◄◄ Brasil 2012   Soccerball.svg   2014 Brasil ►►
A Copa Perdigão do Brasil de 2013 é a 25ª edição dessa competição brasileira de futebol organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Será a primeira disputada com o novo regulamento anunciado pelo então presidente da CBF Ricardo Teixeira em 2011, contando com a participação de times que disputarão a Libertadores do mesmo ano.1 Assim, essa edição contará com 86 participantes.2 O torneio deixará de ser semestral, sendo disputado entre 3 de abril e 27 de novembro.3
Os classificados para a Copa Sul-Americana de 2013 serão definidos entre eliminados até a terceira fase da Copa do Brasil. Os 8 clubes eliminados até a referida fase que tenham ficado entre os melhores no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012 serão indicados à competição sulamericana. Caso as 16 melhores equipes da Série A não sejam suficientes para completar as oito vagas, os quatro melhores da Série B completarão as vagas. Se ainda assim não for suficiente, serão convidados os clubes rebaixados na Série A.4
No dia 31 de janeiro, a CBF divulgou o chaveamento e as datas das partidas do campeonato.5

Participantes

Estaduais e seletivas

UF Clube Forma de classificação
Acre Acre Rio Branco Campeão do Estadual 2012
Atlético Acreano[a] Vice-campeão do Estadual 2012
Alagoas Alagoas CRB Campeão do Estadual 2012
ASA Vice-campeão do Estadual 2012
CSA 3º colocado do Estadual 2012
Amapá Amapá Oratório Campeão do Estadual 2012
Amazonas Amazonas Nacional-AM Campeão do Estadual 2012
Fast Clube Vice-campeão do Estadual 2012
Bahia Bahia Bahia Campeão do Estadual 2012
Vitória Vice-campeão do Estadual 2012
Vitória da Conquista Campeão da Copa Governador do Estado da Bahia de 2012
Ceará Ceará Ceará Campeão do Estadual 2012
Fortaleza Vice-campeão do Estadual 2012
Guarani de Juazeiro Campeão da Copa Fares Lopes de 2012
Distrito Federal (Brasil) Distrito Federal Ceilândia Campeão do Metropolitano 2012
Luziânia Vice-campeão do Metropolitano 2012
Sobradinho 3º colocado do Metropolitano 2012
Espírito Santo (estado) Espírito Santo Aracruz Campeão do Estadual 2012
Desportiva Ferroviária[a] Campeão da Copa Espírito Santo de 2012
Goiás Goiás Goiás Campeão do Estadual 2012
Atlético Goianiense Vice-campeão do Estadual 2012
CRAC 3º colocado do Estadual 2012
Maranhão Maranhão Sampaio Corrêa Campeão do Estadual 2012
Maranhão Vice-campeão da Copa União de 2012
Mato Grosso Mato Grosso Luverdense Campeão do Estadual 2012
Mixto Campeão da Copa Governador de Mato Grosso de 2012
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Águia Negra Campeão do Estadual 2012
Naviraiense Vice-campeão do Estadual 2012
Minas Gerais Minas Gerais América Mineiro Vice-campeão Estadual 2012
Cruzeiro 3º colocado do Estadual 2012
Tupi 4º colocado do Estadual 2012
Boa Esporte Campeão da Taça Minas Gerais 2012
Pará Pará Cametá Campeão do Estadual 2012
Remo Vice-campeão do Estadual 2012
Águia de Marabá 3º colocado do Estadual 2012
Paraíba Paraíba Campinense Campeão do Estadual 2012
Sousa[b] Vice-campeão do Estadual 2012
Paraná Paraná Coritiba Campeão do Estadual 2012
Atlético Paranaense Vice-campeão do Estadual 2012
Arapongas 3º colocado do Estadual 2012
Cianorte 4º colocado do Estadual 2012
Pernambuco Pernambuco Santa Cruz Campeão do Estadual 2012
Sport Vice-campeão do Estadual 2012
Salgueiro 3º colocado do Estadual 2012
Piauí Piauí Parnahyba Campeão do Estadual 2012
Flamengo-PI Campeão da Copa Piauí de 20126
Rio de Janeiro Rio de Janeiro Botafogo Vice-campeão do Estadual 2012
Flamengo 3º colocado do Estadual 2012
Resende 5° colocado do Estadual 2012
Volta Redonda 6° colocado do Estadual 20127
Bangu Vice-campeão da Copa Rio 2012
Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte América de Natal Campeão do Estadual 2012
ABC Vice-campeão do Estadual 2012
Santa Cruz-RN Campeão da Copa FNF de 2013
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Internacional Campeão do Estadual 2012
Caxias Vice-campeão do Estadual 2012
Veranópolis 4º colocado do Estadual 2012
Brasil de Pelotas Vice-campeão da Copa FGF 2012
Rondônia Rondônia Ji-Paraná Campeão do Estadual 2012
Roraima Roraima São Raimundo-RR Campeão do Estadual 2012
São Paulo São Paulo Santos Campeão do Estadual 2012
Guarani Vice-campeão do Estadual 2012
Ponte Preta 4º colocado do Estadual 2012
São Bernardo Campeão da Série A2 do Estadual 20128
Noroeste Campeão da Copa Paulista 2012
Santa Catarina Santa Catarina Avaí Campeão do Estadual 2012
Figueirense Vice-campeão do Estadual 2012
Joinville Campeão da Copa Santa Catarina de 2012
Sergipe Sergipe Itabaiana Campeão do Estadual 2012
Confiança Campeão da Copa Governo do Estado de Sergipe de 2012
Tocantins Tocantins Gurupi Campeão do Estadual 2012
Notas
  • ^ a. Havia a expectativa de que o Espírito Santo teria duas vagas, mas, com a nova metodologia do ranking, o estado passou a ter somente uma vaga. A federação capixaba já havia promovido uma competição para atribuir uma segunda vaga, a Copa estadual vencida pela Desportiva. Para resolver esse impasse a CBF resolveu promover um confronto entre os segundos representantes de Acre e Espírito Santo, Atlético Acreano e Desportiva respectivamente.9
  • ^ b. Originalmente a vaga foi atribuida ao CSP, campeão da Copa Paraíba de 2012, mas em 4 de abril de 2013 o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou um mandado de garantia impetrado pelo Sousa. De acordo com regulamento da competição, as seletivas estaduais só são válidas se contarem com um mínimo de quatro clubes participantes e a Copa Paraíba, vencida pelo CSP, contou com apenas três clubes.10

Ranking

Com a definição dos 70 representantes das federações estaduais e dos 6 representantes classificados diretamente às oitavas-de-final, mais 10 clubes foram apurados pelo novo Ranking da CBF, que a partir de 2013 passa a ser feito com uma nova metodologia.11
Pos. Clube UF Pontos
22º Náutico  Pernambuco 8 036
23º Portuguesa  São Paulo 7 840
27º Paraná  Paraná 5 924
28º Grêmio Barueri  São Paulo 5 504
33º Criciúma  Santa Catarina 4 370
34º São Caetano  São Paulo 4 288
35º Betim  Minas Gerais 4 164
36º Bragantino  São Paulo 3 968
37º Paysandu  Pará 3 740
38º Santo André  São Paulo 3 712
Ranking atualizado em 20 de dezembro de 2012 e revisado em 11 de janeiro de 201312 13

Classificados diretamente às oitavas-de-final

UF Clube Forma de classificação
 São Paulo Corinthians Campeão da Copa Libertadores de 2012
Palmeiras Campeão da Copa do Brasil de 2012
 Rio de Janeiro Fluminense Campeão do Campeonato Brasileiro Série A 2012
Vasco da Gama[c] 5° colocado do Campeonato Brasileiro Série A 2012
 Minas Gerais Atlético Mineiro Vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série A 2012
 Rio Grande do Sul Grêmio 3º colocado do Campeonato Brasileiro Série A 2012
Notas
  • ^ c. A vaga direta às oitavas-de-final estava inicialmente reservada para o São Paulo que posteriormente se sagrou campeão da Copa Sul-Americana de 2012, ganhando o direito de disputar a Copa Sul-Americana de 2013 na condição de atual campeão, ficando assim impossibilitado de disputar a Copa do Brasil concomitante à Sul-Americana, no segundo semestre. Com isso, sua vaga nas oitavas foi repassada para o Vasco da Gama (melhor classificado no Campeonato Brasileiro 2012, dentre os que não conquistaram vaga para a Libertadores 2013) que, por sua vez, repassou sua vaga na fase inicial conquistada através do Campeonato Carioca de 2012 ao Volta Redonda, 6º melhor colocado no Estadual.14
  • O Corinthians foi campeão da Copa Libertadores da América de 2012 e por isso disputará a Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil de 2012 e por isso disputará a Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O campeão brasileiro de 2012, Fluminense se classificou à Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O vice-campeão brasileiro de 2012, Atlético Mineiro se classificou à Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O 3º colocado do brasileiro de 2012, Grêmio se classificou à Copa Libertadores da América de 2013, abrindo uma vaga em seu estado.
  • O 5º colocado do brasileiro de 2012, Vasco da Gama se classificou às oitavas de final da Copa do Brasil, abrindo uma vaga em seu estado.14

Transmissão

Desde 1999, A Rede Globo/SporTV detém todos os direitos de mídia (exceto radiofônicos) em território nacional da Copa do Brasil. Ainda assim, a Globo faz questão de revender os direitos para demais emissoras brasileiras. Na TV aberta, a Globo revendeu seus direitos de transmissão para a Rede Bandeirantes, pela sétima edição consecutiva, transmitindo no máximo, dois jogos por semana, com direito a alguns jogos com exclusividade. As transmissões diretas para a região de realização da partida dependem da autorização do clube mandante.
Pela TV por assinatura, alem do SporTV e da ESPN (desde 2009), a FOX Sports passa a transmitir a competição.
Os direitos de propaganda nos estádios e de comercialização para o exterior pertencem a empresa TRAFFIC.

Fases iniciais

Fase preliminar

Em itálico, os times que possuem o mando de campo no primeiro jogo do confronto e em negrito os times classificados.
Time 1   Total   Time 2   1º jogo   2º jogo
Desportiva Ferroviária Espírito Santo (estado) 6–5 Acre Atlético Acreano 1–1 5–4

Primeira fase

Em itálico, os times que possuem o mando de campo no primeiro jogo do confronto e em negrito os times classificados.
Time 1   Total   Time 2   1º jogo   2º jogo
Flamengo Rio de Janeiro 4–0 Pará Remo 1–0 3–0
Sampaio Corrêa Maranhão 1–1 (6–7 p) Paraíba Campinense 1–0 0–1
Ceará Ceará 4–3 Distrito Federal (Brasil) Ceilândia 0–0 4–3
ASA Alagoas 2–1 Rio Grande do Norte Santa Cruz-RN 0–0 2–1
Avaí Santa Catarina 4–2 Rio de Janeiro Volta Redonda 0–1 4–1
América Mineiro Minas Gerais 3–2 Tocantins Gurupi 3–2 0–0
Internacional Rio Grande do Sul 2–0 Acre Rio Branco 2–0
Santa Cruz Pernambuco 4–1 Ceará Guarani de Juazeiro 2–1 2–0
Sport Pernambuco 3–0 Bahia Vitória da Conquista 1–0 2–0
ABC Rio Grande do Norte 3–1 Piauí Parnahyba 3–1
Goiás Goiás 3–1 Amapá Oratório 3–1
Santo André São Paulo 2–1 Rio Grande do Sul Veranópolis 0–1 2–0
Criciúma Santa Catarina 3–0 São Paulo Noroeste 0–0 3–0
Paraná Paraná 3–4 São Paulo São Bernardo 1–1 2–3
Vitória Bahia 6–3 Mato Grosso Mixto 1–2 5–1
Boa Esporte Minas Gerais 2–4 Pernambuco Salgueiro 0–2 2–2
Coritiba Paraná 3–0 Paraíba Sousa 3–0
Águia de Marabá Pará 1–4 Amazonas Nacional-AM 0–2 1–2
Ponte Preta São Paulo 3–0 Sergipe Itabaiana 3–0
Bragantino São Paulo 2–0 Mato Grosso do Sul Águia Negra 2–0
Figueirense Santa Catarina 4–1 Espírito Santo (estado) Desportiva Ferroviária 4–1
São Caetano São Paulo 1–1 (1–3 p) Paraná Arapongas 0–1 1–0
Botafogo Rio de Janeiro 2–0 Distrito Federal (Brasil) Sobradinho 0–0 2–0
CRB Alagoas 3–2 Amazonas Fast Clube 1–1 2–1
Atlético Goianiense Goiás 7–0 Pará Cametá 7–0
Grêmio Barueri São Paulo 1–5 Paraná Cianorte 1–2 0–3
Cruzeiro Minas Gerais 3–0 Alagoas CSA 3–0
Caxias Rio Grande do Sul 1–2 Rio de Janeiro Resende 1–2 0–0
Atlético Paranaense Paraná 3–0 Rio Grande do Sul Brasil de Pelotas 1–0 2–0
América de Natal Rio Grande do Norte 2–0 Rondônia Ji-Paraná 1–0 1–0
Paysandu Pará 2–0 Roraima São Raimundo-RR 2–0
Portuguesa São Paulo 1–1 (gf) Mato Grosso do Sul Naviraiense 0–0 1–1
Betim Minas Gerais 3–1 Rio de Janeiro Bangu 2–1 1–0
Náutico Pernambuco 2–4 Goiás CRAC 1–3 1–1
Santos São Paulo 4–2 Piauí Flamengo-PI 2–2 2–0
Joinville Santa Catarina 2–1 Espírito Santo (estado) Aracruz 1–1 1–0
Bahia Bahia 2–0 Maranhão Maranhão 2–0
Luverdense Mato Grosso 3–1 Minas Gerais Tupi 0–1 3–0
Fortaleza Ceará 0–0 (3–2 p) Distrito Federal (Brasil) Luziânia 0–0 0–0
Guarani São Paulo 1–1 (1–4 p) Sergipe Confiança 0–1 1–0

Segunda fase

Em itálico, os times que possuem o mando de campo no primeiro jogo do confronto e em negrito os times classificados.
Time 1   Total   Time 2   1º jogo   2º jogo
Flamengo Rio de Janeiro 4–2 Paraíba Campinense 2–1 2–1
Ceará Ceará 3–3 (3–4 p) Alagoas ASA 0–3 3–0
Avaí Santa Catarina 1–3 Minas Gerais América Mineiro 1–0 0–3
Internacional Rio Grande do Sul 2–0 Pernambuco Santa Cruz 0–0 2–0
Sport Pernambuco 2–5 Rio Grande do Norte ABC 0–2 2–3
Goiás Goiás 4–2 São Paulo Santo André 3–2 1–0
Criciúma Santa Catarina 4–2 São Paulo São Bernardo 1–1 3–1
Vitória Bahia 1–1 (gf) Pernambuco Salgueiro 0–0 1–1
Coritiba Paraná 2–4 Amazonas Nacional-AM 1–4 1–0
Ponte Preta São Paulo 3–1 São Paulo Bragantino 3–1
Figueirense Santa Catarina 3–1 Paraná Arapongas 0–0 3–1
Botafogo Rio de Janeiro 3–0 Alagoas CRB 0–0 3–0
Atlético Goianiense Goiás 3–1 Paraná Cianorte 3–1
Cruzeiro Minas Gerais 6–1 Rio de Janeiro Resende 2–1 4–0
Atlético Paranaense Paraná 6–2 Rio Grande do Norte América de Natal 6–2
Paysandu Pará 1–2[F2] Mato Grosso do Sul Naviraiense 1–0 0–2
Betim Minas Gerais 2–4 Goiás CRAC 2–3 0–1
Santos São Paulo 1–0 Santa Catarina Joinville 1–0 0–0
Bahia Bahia 1–2 Mato Grosso Luverdense 0–2 1–0
Fortaleza Ceará 5–1 Sergipe Confiança 1–1 4–0
Notas
  • ^ F2. O Paysandu retornará à competição após o julgamento do Naviraiense pelo STJD.15

Terceira fase

Em itálico, os times que possuem o mando de campo no primeiro jogo do confronto e em negrito os times classificados.
Time 1   Total   Time 2   1º jogo   2º jogo
Flamengo Rio de Janeiro 4–1 Alagoas ASA 2–0 2–1
América Mineiro Minas Gerais 2–4 Rio Grande do Sul Internacional 1–3 1–1
ABC Rio Grande do Norte 1–4 Goiás Goiás 0–3 1–1
Criciúma Santa Catarina 1–1 (gf) Pernambuco Salgueiro 0–0 1–1
Nacional-AM Amazonas São Paulo Ponte Preta 1–0 -
Figueirense Santa Catarina Rio de Janeiro Botafogo 0–1
Atlético Goianiense Goiás 0–6 Minas Gerais Cruzeiro 0–5 0–1
Atlético Paranaense Paraná - Pará Paysandu 0–0
CRAC Goiás - São Paulo Santos 1–1
Luverdense Mato Grosso 2–1 Ceará Fortaleza 0–0 2–1

Qualificação para a Copa Sul-Americana

Os oito melhores times eliminados até a terceira fase estarão classificados para a Copa Sul-Americana de 2013.4
Posição Time Campanha
1 Botafogo Na terceira fase
2 Santos Na terceira fase
3 Cruzeiro Nas oitavas-de-final
4 Internacional Nas oitavas-de-final
5 Flamengo Nas oitavas-de-final
6 Náutico Eliminado (Primeira fase)
7 Coritiba Eliminado (Segunda fase)
8 Ponte Preta Na terceira fase
9 Bahia Eliminado (Segunda fase)
10 Portuguesa Eliminado (Primeira fase)
11 Goiás Nas oitavas-de-final
12 Criciúma Eliminado (Terceira fase)
13 Atlético Paranaense Na terceira fase
14 Vitória Eliminado (Segunda fase)
15 Sport Eliminado (Segunda fase)
16 Atlético Goianiense Eliminado (Terceira fase)
17 Figueirense Na terceira fase
Legenda

Classificado

Ainda pode classificar

Não pode classificar

Fase final

Equipes classificadas

Bloco A Bloco B

Confrontos


Oitavas-de-final
Quartas-de-final
Semifinais
Final

 21 e 28 de agosto
 23 e 30 de outubro
 6 e 13 de novembro
 20 e 27 de novembro
                                                 

 


 

 


 

   


 



   


 

 




 


 


   


 



   


 

 


 


 


 

   





   


 

 




 


 


   






   



 


 


 


 

   





   


 

 




 


 


   





   


 

 


 


 


 

   





   


 

 




 


 

Maiores públicos

Esses foram os maiores públicos:
Público Mandante Placar Visitante Estádio Data Fase
1 20 493 Pará Remo 0–1 Rio de Janeiro Flamengo Mangueirão 3 de abril Primeira fase
2 19 885 Piauí Flamengo-PI 2–2 São Paulo Santos Albertão 10 de abril Primeira fase
3 18 845 Ceará Ceará 3–0 Alagoas ASA Presidente Vargas 8 de maio Segunda fase
4 18 211 Rio de Janeiro Flamengo 2–1 Paraíba Campinense Helenão 15 de maio Segunda fase
5 18 153 Maranhão Sampaio Corrêa 0–1 Paraíba Campinense Castelão 17 de abril Primeira fase
6 16 580 Paraíba Campinense 1–2 Rio de Janeiro Flamengo Amigão 1 de maio Segunda fase
7 15 491 Santa Catarina Joinville 0–1 São Paulo Santos Arena Joinville 8 de maio Segunda fase
8 15 042 Distrito Federal (Brasil) Sobradinho 0–0 Rio de Janeiro Botafogo Bezerrão 17 de abril Primeira fase
9 12 979 Pernambuco Santa Cruz 0–0 Rio Grande do Sul Internacional Arruda 1 de maio Segunda fase
10 12 917 Paraná Coritiba 1–0 Amazonas Nacional-AM Couto Pereira 23 de maio Segunda fase
  • i. ^ Considera-se apenas o público pagante.

Artilharia

Gols Jogador Time
5 Brasil Rodrigo Silva Rio Grande do Norte ABC
4 Brasil Fábio Júnior Minas Gerais América Mineiro
Brasil Walter Goiás Goiás
3 Brasil Tozin Mato Grosso Luverdense
Brasil Pantico Goiás CRAC
Brasil Jonatan Goiás CRAC
Brasil Lins Santa Catarina Criciúma
Brasil Danilo Rios Amazonas Nacional
Brasil Hernane Rio de Janeiro Flamengo
Argentina Andrés D'Alessandro Rio Grande do Sul Internacional
Brasil Rafael Marques Rio de Janeiro Botafogo
2 35 jogadores
1 180 jogadores
GC Brasil Roberto Dias Paraíba Campinense para Rio de Janeiro Flamengo
Brasil Marlon Santa Catarina Criciúma para São Paulo São Bernardo
Brasil Cleitão Paraná Cianorte para São Paulo Grêmio Barueri
Brasil Ronaldo Alves Rio Grande do Sul Internacional para Minas Gerais América-MG

Premiação

Copa do Brasil de Futebol de 2013
Brasil
A definir
Campeão
(?° título)

Referências

  1. Copa do Brasil muda em 2013 e terá times que disputarem a Libertadores (em português brasileiro). GloboEsporte.com (30 de novembro de 2011). Página visitada em 15 de junho de 2012.
  2. Teixeira anuncia Copa do Brasil com 86 times e volta do Nordestão (em português brasileiro). Folha de S. Paulo (1 de dezembro de 2011). Página visitada em 2 de dezembro de 2011.
  3. Inovações do Calendário 2013 (em português brasileiro). CBF (28 de agosto de 2012). Página visitada em 2 de abril de 2013.
  4. a b Ofício DCO/GER - 181/12 (PDF) (em português brasileiro). CBF (8 de agosto de 2012). Página visitada em 30 de agosto de 2012.
  5. CBF divulga chaveamento e jogos da primeira fase da nova Copa do Brasil (em português brasileiro). GloboEsporte.com (31 de janeiro de 2013). Página visitada em 31 de janeiro de 2013.
  6. Portela, Orlando (7 de julho de 2012). Copa Piauí começa em Agosto, anuncia Federação de Futebol (em português brasileiro). Piauí Hoje. Página visitada em 12 de julho de 2012.
  7. Teixeira, Chandy (31 de janeiro de 2013). Volta Redonda está na Copa do Brasil, diz presidente do clube (em português brasileiro). GloboEsporte.com. Página visitada em 5 de fevereiro de 2013.
  8. FPF inclui São Bernardo na Copa do Brasil de 2013 (em português brasileiro). Lance!Net (28 de setembro de 2012). Página visitada em 10 de novembro de 2012.
  9. Copa do Brasil 2013 - Diagrama dos Confrontos (PDF) (em português brasileiro). CBF (31 de janeiro de 2013). Página visitada em 31 de janeiro de 2013.
  10. STJD acata mandado de garantia e põe o Sousa na Copa do Brasil (em português brasileiro). GloboEsporte.com (4 de abril de 2013). Página visitada em 6 de abril de 2013.
  11. CBF muda critério, e ranking de clubes destacará últimos 5 anos (em português brasileiro). Terra (6 de novembro de 2012). Página visitada em 7 de novembro de 2012.
  12. Ranking Nacional de Clubes - Temporada 2013 (PDF) (em português brasileiro). CBF (20 de dezembro de 2012). Página visitada em 21 de dezembro de 2012.
  13. Ranking Nacional de Clubes - Temporada 2013 (Rev 1) (PDF) (em português brasileiro). CBF (11 de janeiro de 2013). Página visitada em 11 de janeiro de 2013.
  14. a b Confira o conteúdo do ofício 293/12 (em português brasileiro). CBF (30 de novembro de 2012). Página visitada em 2 de dezembro de 2012.
  15. Paysandu retorna à competição na terceira fase (em português). CBF (24 de junho de 2013). Página visitada em 26 de junho de 2013.

Ver também

Ligações externas