quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

UFC anuncia 2ª luta feminina de sua história: Miesha Tate x Cat Zingano

Americanas se enfrentam pela divisão peso-galo do Ultimate no 'TUF 17 Finale', evento que está marcado para o dia 13 de abril, em Las Vegas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
65 comentários
Depois de Ronda Rousey x Liz Carmouche, que vai ocorrer no UFC 157, dia 23 de fevereiro, o Ultimate anunciou a segunda luta de MMA feminina de sua história: as americanas Miesha Tate e Cat Zingano vão se enfrentar pela divisão peso-galo no "TUF 17 Finale", marcado para 13 de abril, em Las Vegas. O Twitter oficial da organização divulgou a informação na tarde desta segunda-feira.
Montagem MMA Miesha Tate x Cat Zingano (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Miesha Tate (E) e Cat Zingano vão duelar no Ultimate (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Miesha, de 26 anos, tem 13 vitórias e três derrotas na carreira. Ela é ex-campeã do Strikeforce, e perdeu o cinturão para a atual campeã Ronda Rousey, que teve o título transferido para o UFC.
Já Zingano, de 30 anos, tem sete vitórias em sete duelos no cartel. Ela fez sua última luta no Invicta, evento só de MMA entre mulheres, e já derrotou (por nocaute técnico) a brasileira Carina Damm.

Ultimate amplia 'elenco' feminino e contrata Sara McMann e Alexis Davis

Atletas são confirmadas durante teleconferência de imprensa do UFC 157

Por SporTV.com Rio de Janeiro
12 comentários
Montagem MMA: Sara McMann x Alexis Davis (Foto: Divulgação)Sara McMann (E) e Alexis Davis (Foto: Divulgação)
O Ultimate oficializou nessa terça-feira, durante a teleconferência de imprensa do UFC 157, a contratação de mais duas mulheres para a sua recém-criada divisão peso-galo: a americana Sara McMann e a canadense Alexis Davis. Elas já assinaram com a organização, mas ainda não tem luta marcada. O mais provável é que elas se enfrentem em breve.
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Antes delas, o UFC já havia acertado com quatro mulheres: Ronda Rousey e Liz Carmouche, que fazem o evento principal do UFC 157, dia 23 de fevereiro, em Anaheim (EUA); e Miesha Tate e Cat Zingano, que vão se enfrentar no "TUF 17 Finale", no dia 13 de abril, em Las Vegas, conforme anunciado na segunda-feira.
Sara McMann, que tem 32 anos, é dona de um cartel de seis vitórias em seis lutas no MMA. Ela foi medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, na categoria até 63kg do wrestling (luta olímpica), além de ter ganhado o ouro no Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, e no do Rio de Janeiro, em 2007. Já Alexis Davis, de 28 anos, tem 13 vitórias e cinco derrotas na carreira. Ela vem de dois triunfos consecutivos no Invicta, sobre Hitomi Akano e Shayna Baszler.

UFC 160 terá Velásquez x Pezão e Cigano x Overeem, anuncia Dana

Presidente do Ultimate confirma as duas lutas durante cerimônia na Irlanda, nesta terça-feira. Evento será realizado no dia 25 de maio, em Las Vegas

Por SporTV.com Rio de Janeiro
390 comentários
O UFC 160 está confirmado para o dia 25 de maio, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, e já tem evento e coevento principais definidos para o card: Cain Velásquez x Antônio Pezão e Junior Cigano x Alistair Overeem, respectivamente, conforme anunciou Dana White nesta terça-feira, durante uma cerimônia na Irlanda. Mais tarde, o presidente do Ultimate confirmou a realização das duas lutas pela categoria peso-pesado ao programa "UFC Tonight". Ambas prometem vender muito pay per view para a organização.
  •  
Cain Velásquez e Antônio Pezão vão se enfrentar novamente no UFC 160 (Foto: Zuffa LLC/Getty Images )Cain Velásquez e Antônio Pezão vão se enfrentar novamente (Foto: Zuffa LLC/Getty Images )
Velásquez vai defender o cinturão pela primeira vez após tê-lo recuperado ao vencer Cigano no UFC 155, no fim do ano passado. O desafiante, o brasileiro Pezão, se credenciou à disputa ao nocautear em sequência Travis Browne e Overeem, este último no UFC 156, há pouco mais de uma semana. Velásquez e Pezão farão a revanche do UFC 146, em maio, quando o americano venceu o duelo por nocaute técnico no primeiro round.
Junior Cigano x Alistair Overeem mma ufc (Foto: Getty Images)Cigano x Overeem marcado (Foto: Getty Images)
Home Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Cigano e Overeem farão a luta que deveria ter acontecido no UFC 146, mas não houve porque o holandês foi pego no exame antidoping. Será a volta do catarinense radicado na Bahia depois de ter perdido o título da categoria. Já Overeem, considerado o desafiante número 1 até cair diante de Pezão, tentará se recuperar do tombo e voltar à corrida pela chance de título.

Pezão comemora chance contra Cain Velásquez: 'Cinturão voltará ao Brasil'

Brasileiro espera não repetir o erro do primeiro duelo contra o americano. 'Desta vez quero seguir a estratégia como fiz nas duas últimas lutas', afirma

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
214 comentários
De uma vez só, Antônio Pezão terá a chance de disputar o cinturão peso-pesado do Ultimate e a revanche contra o americano Cain Velásquez, atual campeão da categoria e para quem perdeu no UFC 146, em maio do ano passado. O brasileiro estava na expectativa de receber essa notícia desde que nocauteou o holandês Alistair Overeem no UFC 156, há pouco mais de uma semana, e se mostrou ainda incrédulo com o grande momento que vive na carreira. Ao mesmo tempo, Pezão também está confiante em trazer o título de volta para o Brasil, depois de ter visto o amigo Junior Cigano ser destronado por Velásquez em dezembro:
UFC 156 Alistair Overeem  Antonio Pezao Silva (Foto: Agência Getty Images)Pezão vibra muito após nocautear Alistair Overeem no UFC 156 (Foto: Agência Getty Images)
- Acabei de acordar, mas parece que ainda continuo sonhando. Deus está no controle de tudo, e o cinturão voltará para o Brasil, podem acreditar - escreveu o peso-pesado nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, completando em seguida em entrevista por telefone ao SPORTV.COM. - Estou 100% confiante. A fé e o foco têm que estar acima de tudo, então é um sonho poder estar ali, lutando no UFC e pelo cinturão. Vou em busca desse sonho, quero muito isso. Vou trazer o cinturão. Respeito o Cain, é um grande atleta e um grande campeão, mas eu quero treinar bastante e chegar bem física e mentalmente para fazer meu trabalho.
O lutador paraibano creditou a chance de disputar o cinturão ao fato de o UFC não estar disposto a esperar muito tempo para colocar Velásquez em ação novamente. Pezão acredita que, além dele, os mais cotados eram os compatriotas Fabricio Werdum e Rodrigo Minotauro, que se enfrentam na final do TUF Brasil 2, do qual são treinadores:
- Eu esperava, a gente tinha esperança que poderia acontecer, até mesmo por tudo que tem acontecido na categoria peso-pesado. Os mais cotados eram o Werdum e o Minotauro, que vão lutar em 8 de junho. Como o Cain Velásquez lutou no fim de dezembro, ele ficaria oito ou nove meses esperando se fosse enfrentar um dos dois, então eles (UFC) não iriam deixar o campeão esse tempo todo esperando uma luta. A gente tinha esperança, o Dana (White) tinha deixado no ar, eu estava torcendo e graças a Deus aconteceu. Estou muito feliz com essa oportunidade. Conquistar o cinturão é o sonho de todo atleta. Vou montar meu camp bem feito, a estratégia. Desta vez quero seguir a estratégia como fiz nas duas últimas lutas (nocautes sobre Travis Browne e Overeem). Na primeira (no UFC, contra Velásquez), eu errei, não segui o que foi me passado, mas nas duas últimas graças a Deus eu consegui.
UFC146 Cain Velasquez Antonio Silva (Foto: Agência Getty Images)Cain Velásquez ataca Pezão no UFC 146, em
maio de 2012 (Foto: Agência Getty Images)
O erro em questão já havia sido comentado por Pezão em entrevista ao SPORTV.COM antes da luta contra Overeem. Ele voltou a afirmar que deveria ter socado antes de lançar um chute baixo. Como ele chutou direto logo no início da luta, Velásquez pegou sua perna, derrubou-o e abriu um corte profundo na testa com algumas cotoveladas, o que causou um sangramento muito intenso e prejudicou sua visão. O duelo, naquela ocasião, terminou no primeiro round por nocaute técnico:
- Isso foi um ponto crucical na luta. Ele estava esperando o chute, é um atleta de alto nível, tem uma grande equipe por trás dele, estava esperando e foi um erro da minha parte. Eu tinha que ter boxeado antes para depois chutar. Ganha a luta quem erra menos, foi mérito dele, venceu bem. Agora terei mais uma luta contra ele, vou procurar errar menos. Depois assisti à nossa luta muitas vezes. Não só contra ele, chutar não é o caminho, o cara que é do wrestling pega muito bem as pernas. Agora vou sentar com o Katel Kubis e o Roan Jucão para definir a estratégia.
O UFC 160 terá Cain Velásquez x Antônio Pezão na luta principal, e Junior Cigano x Alistair Overeem como segunda maior atração do card. O evento será realizado no dia 25 de maio, às vésperas do "Memorial Day", no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.

Para Lyoto, luta contra Henderson vai definir próximo desafiante ao cinturão

Brasileiro relembra UFC 152, quando não aceitou enfrentar Jones: 'Foi
difícil para mim, queria muito a chance, mas não na situação que aconteceu'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
57 comentários
Lyoto Machida elogiou preparação de Belfort para a disputa (Foto: Ingo Müller / Globoesporte.com)Lyoto Machida (Foto: Ingo Müller / GE.com)
Dana White chegou a afirmar que o vencedor de Maurício Shogun x Alexander Gustafsson iria direto para a disputa do cinturão meio-pesado, mas isso não aconteceu, uma vez que o sueco venceu o combate e está escalado para enfrentar Gegard Mousasi em um evento na Suécia, no dia 6 de abril. Ao que tudo indica, Dan Henderson x Lyoto Machida, coevento principal do UFC 157, dia 23 de fevereiro, deve definir o próximo postulante ao título, mas, como o próprio Dana diz, tudo pode acontecer. Na cabeça do brasileiro, não há dúvida de que o vencedor vai para o cinturão:
- Acho que o vencedor com certeza deverá ser o próximo desafiante ao cinturão. Ele é o (desafiante) número 1, eu sou o 2, a gente está em uma disputa para ver quem vai competir pelo cinturão - disse ele, durante teleconferência de imprensa.
Lyoto relembrou o UFC 152, quando ele, sem saber, foi anunciado como oponente de Jon Jones após a lesão de Dan Henderson, mas não aceitou por causa do pouco tempo de preparação que teria. Em seu lugar, entrou Vitor Belfort, que na ocasião subiu de categoria:
- Foi difícil para mim, queria muito a chance, mas não na situação que aconteceu. Eu teria apenas 20 dias para me preparar, e o Jon Jones estaria preparado há dois ou três meses. Foi difícil, mas acho que faz parte.
O atual campeão dos meio-pesados, o americano Jon Jones, enfrenta Chael Sonnen no UFC 159, dia 27 de abril, em Newark (EUA). Os dois são treinadores do TUF 17. O mais provável é mesmo que o vencedor desse confronto tenha como próximo adversário quem sair de Henderson x Lyoto

Collin Hart domina Kevin Casey e garante primeira vitória para Jones

Lutador da equipe de Jon Jones é superior e diminui vantagem de Chael Sonnen para 2 a 1. Próximo duelo será Bubba McDaniel x Kelvin Gastelum

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
5 comentários
Collin Hart conquistou o primeiro ponto para a equipe de Jon Jones na 17ª temporada do "The Ultimate Fighter". O lutador, quinta escolha do campeão meio-pesado do UFC, evitou a trocação e o jiu-jítsu, dominou Kevin Casey no wrestling e venceu a batalha por decisão unânime dos jurados após dois rounds. O placar agora é de 2 a 1 para o Team Sonnen, que havia vencido as duas lutas anteriores, com Luke Barnatt (bateu Gilbert Smith) e Uriah Hall (nocauteou Adam Cella).
collin hart x kevin casey MMA (Foto: Reprodução / Youtube)Collin Hart (de vermelho) domina Kevin Casey no
chão: vitória de Jones (Foto: Reprodução / Youtube)
O episódio começou com a volta de Adam Cella para a casa após fazer exames no hospital. Ele havia sido nocauteado por Uriah Hall na luta anterior com um chutaço na cabeça e ficou desacordado por alguns segundos. Cella entrou no banheiro onde Hall estava tomando banho e brincou com o adversário: "Por que você acertou minha cabeça daquele jeito?". Hall pediu desculpas, e Cella disse que elas não eram necessárias. Os dois brincaram com a situação.
Depois, o foco passou a ser a terceira luta da casa. Na pesagem, o clima esquentou na hora da encarada. Casey estendeu a mão para cumprimentar Hart, mas o rival mostrou-lhe o dedo do meio. Os dois colaram os rostos e foram separados. A atitude de Hart foi reprovada por quase todos na casa.
Na luta, Collin Hart partiu para cima e de cara derrubou Casey. No chão, ficou por cima aplicando golpes por dois minutos, até o adversário se levantar. Os dois ficaram se travando contra a grade, com vantagem para Hart por conta das joelhadas no corpo, e no finzinho Casey conseguiu se soltar e conectar alguns socos no rosto.
No segundo round, Casey foi para a trocação e voltou a encaixar bons golpes, mas não demorou a ser travado novamente na grade. Com o domínio das ações, Hart soltou boas joelhadas no corpo. Cansado, Casey foi facilmente derrubado. Com cotoveladas no rosto e socos no corpo, Hart minou ainda mais a resistência do oponente até o fim. A decisão dos jurados, como esperado, foi a favor do atleta do Team Jones, por unanimidade (20 a 18).
O poder de escolha das lutas trocou de mãos, e Jon Jones chamou o companheiro de equipe na Jackson's MMA Bubba McDaniel e o último atleta a ser escolhido por Sonnen, Kelvin Gastelum. O duelo entre eles ocorre no próximo episódio do relity show, na semana que vem.

Ultimate descarta tirar cinturão de Dominick Cruz por conta de lesões

Dana White, por outro lado, diz que campeão dos galos deveria pensar seriamente na aposentadoria caso sofra outra lesão séria na sequência

Por SporTV.com Rio de Janeiro
14 comentários
Dominick Cruz mma ufc (Foto: Getty Images)Dominick Cruz no TUF 15 (Foto: Getty Images)
Com seguidas lesões sérias no joelho, Dominick Cruz está sem lutar há 16 meses e ainda não tem previsão de retorno ao octógono. Mas ele não precisa se preocupar em relação a uma possível - e comentada - perda do cinturão peso-galo. O presidente do UFC, Dana White, garantiu que a organização sequer pensa em tirar o título do americano, mas disse que, se ele continuar se lesionando, deveria começar a pensar na aposentadoria:
- Se ele começar a treinar de novo e tiver outra lesão, isso vai tirá-lo de ação por mais um ano. Eu odeio dizer isso sobre o garoto, uma vez que ele é um ótimo garoto, mas aí ele deveria pensar seriamente em se aposentar. Mas não vou tirar algo como o cinturão de alguém - disse Dana, completando que só tiraria o cinturão de Cruz se ele realmente se aposentasse.
A última luta de Dominick Cruz foi em outubro de 2011, quando manteve o cinturão dos galos contra Demetrious Johnson. Depois disso, ele foi treinador da 15ª temporada do reality show "The Ultimate Fighter" ao lado de Urijah Faber, mas rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na reta final da preparação para o duelo e acabou substituído por Renan Barão. Tendo em vista o longo tempo que Cruz ficaria inativo, o UFC criou o cinturão interino da divisão, o qual Barão conquistou ao vencer Faber no UFC 149, em julho de 2012. No fim do ano, o campeão passou por outra cirurgia no local, e a organização marcou a primeira defesa do título interino do brasileiro, contra Michael McDonald, luta principal do evento deste sábado, na Inglaterra. Dana lamentou a falta de sorte de Dominick, mas mostrou esperança:
- Nunca vi alguém com mais azar do que esse garoto teve nos últimos anos. Nós esperamos que ele volte. Tudo está indo tão bem quanto esperávamos, e tomara que ele volte logo.

Dana confirma: Vitor Belfort e Luke Rockhold se enfrentam no Brasil

Após nocautear Michael Bisping em SP, carioca fará o evento principal no
país pela segunda vez consecutiva. Data e local ainda não estão definidos

Por Ivan Raupp Dublin, Londres e Rio de Janeiro
266 comentários
Vitor Belfort vai protagonizar pela segunda vez seguida um UFC no Brasil. O peso-médio carioca está escalado para enfrentar o americano Luke Rockhold no próximo evento a ser realizado no país, ainda sem data e cidade definidas. A notícia foi revelada por Dana White durante uma cerimônia na Irlanda, na terça-feira, e confirmada pelo próprio nesta quarta em bate-papo com a imprensa após a coletiva do "UFC: Barão x McDonald", na Inglaterra.
montagem Vitor Belfort x Luke Rockhold UFC (Foto: Editoria de Arte)Vitor Belfort x Luke Rockhold: duelo ocorre no Brasil (Foto: Editoria de Arte)
O lutador não sabia da confirmação do combate até falar com o SPORTV.COM e ainda não assinou contrato, mas isso não será um problema. Ele reforçou que não escolhe seus rivais:
- O Dana falou? Então está falado. Comigo não tem essa. Eu não escolho lutas, eu aceito lutas. Quero a torcida brasileira toda lá de novo. Vamos vibrar. Já estou na academia treinando, controlando o peso na dieta, e vou em busca do meu chamado - afirmou, por telefone, revelando ainda que está com 95,2kg, pouco mais de 10kg acima do limite de sua divisão.
Belfort vem de um nocaute técnico em São Paulo sobre Michael Bisping, até então o principal nome entre os médios para desafiar o campeão, Anderson Silva, enquanto Rockhold acabou de migrar do extinto Strikeforce, onde era o detentor do cinturão, para o UFC. O americano, por sinal, pediu recentemente por meio da imprensa para enfrentar o lutador brasileiro. Quem vencer esse duelo vai se posicionar muito bem na divisão e pode ganhar uma chance de disputar o título.

13/02/2013 13h29 - Atualizado em 13/02/2013 13h39

Irmão sortudo! Com ajuda de Gabi Soares, Jade Barbosa é só beijos...

Pedro Barbosa, irmão de Jade, se dá bem na brincadeira de carnaval da ginasta e da amiga Gabriela Soares, também atleta do Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
226 comentários
O carnaval foi animado na família Barbosa. Jade, sempre acompanhada da também ginasta do Flamengo, Gabriela Soares, aproveitou os bloquinhos pelas ruas da cidade, foi até um badalado camarote na Sapucaí onde encontrou a atriz Luana Piovani e também desfilou como um dos destaques da Beija Flor. Quem também não perdeu tempo foi o irmão da atleta, Pedro Barbosa. Ele entrou na brincadeira e ganhou muitos beijos da dupla em uma das suas fantasias de carnaval... A foto foi postada nesta quarta-feira nas redes sociais.
Jade Barbosa e Gabriela Soares brincam com o irmão da ginasta, Pedro Barbosa (Foto: Reprodução Instagram)Jade Barbosa e Gabi Soares brincam com o irmão da ginasta, Pedro Barbosa (Foto: Reprodução Instagram)

Substituído por Razia, Glock prevê vida dura para estreantes na Marussia

Para alemão, dupla formada por novatos (Chilton e Razia) pode gerar dificuldade para próprios pilotos e para equipe: 'Não vai ser fácil para eles'

Por GLOBOESPORTE.COM Banbury, Inglaterra
3 comentários
timo glock marussia virgin  (Foto: agência Getty Images)Timo Glock, ex-Marussia (Foto: Getty Images)
Foram cinco temporadas e 91 corridas na Fórmula 1. Mas no início deste ano, Timo Glock rescindiu seu contrato com a Marussia para dar lugar ao brasileiro Luiz Razia, que, além de vice-campeão da GP2 em 2012, desembarca também com o aporte financeiro de empresas europeias. Razia forma, com o britânico Max Chilton (também da GP2 e com apoio de patrocinadores), uma dupla de estreantes. Fora da F-1, o alemão – agora piloto da BMW no campeonato alemão de turismo – acredita que os novatos e a própria equipe terão dificuldades nesse primeiro ano devido a falta de uma referência mais experiente.
- Definitivamente, não vai ser fácil para eles, especialmente em testes, quando você precisa ser capaz de tomar as decisões certas ao localizar os pontos fracos dos carros. É algo que só vem com experiência. Há muita pressão em Luiz e Max para chegar à velocidade do carro rapidamente. Esta é a parte crítica. Saber que a simulação que você leva para a pista não é tão precisa, mas ser capaz de dar o passo à frente dali – analisou Glock.
Em meados de janeiro, no anúncio da rescisão com Glock, a própria Marussia admitiu que questões financeiras motivaram o destrato e, por conseqüência, a formação de uma dupla de estreantes.
- Nossa equipe foi fundada no princípio de beneficiar a experiência e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades para jovens talentos emergentes. Por causa dos desafios atuais da indústria, tivemos que tomar medidas para garantir nosso futuro a longo prazo. A difícil condição econômica prevalece e o cenário comercial é complicado para todos, inclusive para a F-1 – explicou o chefe do time, John Booth.
Luiz Razia Marussia testes Fórmula 1 Jerez (Foto: Divulgação Marussia)Alemão deixou equipe para dar espaço para brasileiro Luiz Razia  (Foto: Divulgação Marussia)
Luiz Razia, que estreou como titular na Marussia nos testes de pré-temporada em Jerez de la Frontera no início de fevereiro, admite que a falta de experiência da nova dupla pode ser um complicador, mas discordou de que isso seria um grande problema. Para o baiano, ele e Chilton chegam com ótima bagagem da GP2, principal categoria de acesso e que corre em circuitos presentes no calendário da F-1.
- Diria que teremos alguns momentos difíceis, mas não problemas. Foi uma decisão difícil para a equipe. Precisamos trabalhar juntos para enfrentar as dificuldades e, eventualmente, chegaremos a boas coisas. Há algumas pistas que ainda não conhecemos e diversas coisas novas, então precisamos entrar no ritmo. Mas os pilotos da GP2 entram no ritmo rapidamente – balanceou o brasileiro.
Reserva em 2012, Max Chilton estreará na Fórmula 1 pela Marussia em 2013 (Foto: Divulgação) Max Chilton, companheiro de Luiz Razia na Marussia em 2013, também estreia na F-1 (Foto: Divulgação)
A temporada da Fórmula 1 começa com o GP da Austrália, de 15 a 17 de março. Os pilotos voltam à pista antes disso, para a segunda sessão de testes de pré-temporada, a partir de 18 de fevereiro, em Barcelona.

Com atuação de gala, Brasil massacra Venezuela e avança às semis: 11 a 5

Time canarinho mantém invencibilidade nas eliminatórias sul-americanas e está a uma vitória de garantir uma das três vagas para o Mundial do Taiti

Por GLOBOESPORTE.COM Merlo, Argentina
A seleção brasileira de futebol de areia não tomou conhecimento da Venezuela na terceira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, em Merlo, na Argentina. Com uma atuação impecável, o time comandado por Júnior Negão atropelou os rivais por 11 a 5, com gols dos vascaínos Bruno Xavier (2) e Jorginho, dos rubro-negros Benjamin e Daniel, e das novas promessas da nova geração, Datinha (3), do Sampaio Corrêa, e Anderson Wesley (2), que atua pelo Corinthians de Santo André. Cardone, Ferrera, Edgar e Vaamonde (2) descontaram para os venezuelanos.
Com o resultado, o Brasil chegou à terceira vitória consecutiva e manteve 100% de aproveitamento no torneio, que irá distribuir três vagas para o Taiti. A equipe canarinho volta à quadra neste sábado para a semifinal, às 14h, ainda sem um adversário definido.
Datinha e Cesinha seleção brasileira de futebol de areia Brasil eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo (Foto: Divulgação BSWW)Datinha e o goleiro Cesinha contêm o ataque do camisa 10 da Venezuela (Foto: Divulgação BSWW)
Eleito o melhor atleta do Maranhão em 2012, Datinha exaltou a postura do time na goleada.
- Entramos muito concentrados e isso fez diferença. Fizemos uma boa defesa, nosso ataque funcionou, criamos oportunidades e marcamos os gols. Tudo deu certo e conseguimos essa excelente vitória – comentou o maranhense, um dos destaques da partida, com três gols.
Nas eliminatórias, as seleções foram divididas em dois grupos, um de cinco e outro de quatro. Quem chegar à final, se garante no Taiti, enquanto os perdedores ainda têm uma última chance na disputa pelo bronze. Embora os brasileiros sejam os favoritos, todos têm potencial para estar entre os 16 que lutarão pelo título mundial, entre os dias 18 e 28 de setembro. A seleção canarinho já disputou o torneio cinco vezes, somando 27 vitórias em 27 jogos.
O jogo
Jorginho e Cardone seleção brasileira de futebol de areia Brasil eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo (Foto: Divulgação BSWW)Jorginho arranca com velocidade e foge da marcação
do goleiro Cardone (Foto: Divulgação BSWW)
Com boa marcação e velocidade, o Brasil controlou as ações no duelo. O primeiro lance de perigo saiu dos pés de Daniel, que arriscou um chute de fora da área, arrancando tinta do travessão. Mas quem abriu o placar foi o vascaíno Bruno Xavier. O defensor cobrou falta com categoria, a bola desviou na zaga e entrou. Companheiro no time da Colina, Jorginho partiu para o ataque, sofreu o pênalti e contou com a ajuda do "montinho-artilheiro" para ampliar. No último minuto, o rubro-negro Benjamin arrancou e bateu cruzado para anotar o terceiro. Promessa da nova geração, Anderson Wesley, do Corinthians de Santo André, acertou uma bomba, carimbando a goleada ainda na primeira etapa: 4 a 0.
A seleção brasileira entrou com sede de gol no segundo período e manteve o domínio. A Venezuela tinha dificuldades em furar a marcação verde-amarela e pouco produziu. Datinha, também conhecido como "Joia de Tutóia", marcou o quinto do Brasil. Em ritmo de treino, o time canarinho reinava absoluto. Após boa troca de passes, o habilidoso Bruno Xavier chutou rasteiro no cantinho esquerdo, sem chances de defesa. O goleiro Cardone mostrou categoria com uma série de embaixadinhas e arriscou um chute de longe, que resvalou na cabeça de um companheiro e enganou Cesinha: 6 a 1.
Nos primeiros segundos do terceiro período, Datinha, do Sampaio Corrêa, deu passe açucarado para Anderson Wesley, que ameaçou chutar, mas deu um drible e bateu rasteiro no cantinho: 7 a 1. Na sequência, a dupla de novatos inverteu os papéis. Foi a vez de Anderson tocar para Datinha empurrar para o fundo da rede. Sem se intimidar pela pressão, Ferrera diminuiu: 8 a 2. Datinha respondeu com um lindo chute na gaveta, marcando o nono.
No fim, o venezuelano Edgar surpreendeu Cesinha com um belo gol por cobertura. Vaamonde anotou o quarto, mas Daniel freou a reação. Aproveitando a bobeada de Cardone na saída de bola, o defensor levou a melhor na dividida e encheu o pé: 10 a 4. Na sequência, o arqueiro se atrapalhou de novo, dessa vez, diante do experiente Benjamin, que não perdoou e marcou um golaço. Vaamonde ainda diminuiu, de pênalti, mas já era tarde e restou esperar o cronômetro zerar para festejar a goleada por 11 a 5.
Confira a tabela do Brasil nas eliminatórias sul-americanas:
Dia 10 – Folga
Dia 11 – Equador 4 x 6 Brasil
Dia 12 – Brasil 7 x 3 Uruguai – 15h30m (16h30m Brasília)
Dia 13 – Brasil 11 x 5 Venezuela - 15h30m (16h30m Brasília)
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinal Brasil x 2º colocado do Grupo A - 14h (de Brasília)
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final

Tite elogia humildade de Pato na reserva: ‘Não busca os holofotes’

Técnico diz que atacante entende atual condição em seu início pelo Timão e mantém postura sobre titulares: ‘O campo é que vai determinar’

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Pato academia Corinthians  (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Pato faz exercícios na academia do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
O atacante Alexandre Pato ainda espera para conseguir uma vaga entre os titulares do Corinthians, mas isso não impede que o principal reforço alvinegro para a temporada seja alvo de elogios constantes do técnico Tite. Nesta quarta-feira, Tite deu mais uma demonstração de que conta muito com Pato para a Taça Libertadores e outras competições que o time vai disputar. O técnico detectou a humildade do atacante em aceitar essa condição inicial de reserva.
– O Pato é muito tranquilo para trabalhar, pois não busca os louros e holofotes para ele. Tem um perfil de jogador que gosta mais de chamar a atenção, o Pato não tem esse tipo de vaidade. Ele está vindo para uma equipe campeã mundial – disse o técnico, em entrevista à Rádio Globo.
– Os momentos dentro de campo é que vão determinar (quem é titular), vamos ter a necessidade de todos. Essa equipe sempre se pautou por ter quase todos os jogadores podendo ser titulares – completou.
Na mesma entrevista, Tite afirmou que conseguiu aumentar o nível de competição dentro do elenco com a chegada dos reforços – além de Pato, chegaram o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto. Para ele, esta é uma forma de manter a intensidade que levou o Corinthians aos grandes títulos do ano passado.
– Era muito cômodo deixar o time titular, não trazer mais ninguém para reforçar, botar os caras para jogar e deu! Mas quero buscar o crescimento da equipe, foi assim que vencemos.
Pato tem participado dos últimos jogos e, aos poucos, busca sua vaga entre os titulares. Contratado por cerca de R$ 40 milhões, o atacante está disputando posição com o peruano Paolo Guerrero, herói do título mundial e autor de três gols nos últimos dois jogos que disputou – contra Oeste e São Caetano. Pato deve continuar na reserva no clássico deste domingo contra o Palmeiras, no Pacaembu.
Clique e assista aos vídeos do Corinthians
Com dois gols de Rafinha, Coritiba vence o Toledo e recupera a liderança
Com boas atuações do meia e de Alex, Coxa se beneficia do empate entre Jotinha e Paraná e se isola na ponta do Paranaense, com 18 pontos
 
 

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
12 comentários
A Quarta-Feira de Cinzas foi de folia para o Coritiba. Após assistir ao empate entre JMalucelli e Paraná, o Coxa fez a sua parte, venceu o Toledo por 3 a 1 e retomou a liderança do Campeonato Paranaense. A partida no Estádio Couto Pereira teve belos momentos dos meias Rafinha, que marcou duas vezes, e Alex, responsável pela assistência primorosa que acabou no gol de Robinho. O atacante Getterson diminuiu aos 45 minutos do segundo tempo.
Com 18 pontos, o Coritiba volta a se isolar na liderança. A situação do Toledo na classificação é bem diferente. O Porco continua na nona colocação, com sete pontos, e enfrenta o Cianorte no próximo domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Coxa joga contra o Rio Branco, em Paranaguá.
Rafinha gol Coritiba x Toledo (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)Rafinha teve atuação destacada e fez dois gols na vitória por 3 a 1 (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
Goleada construída, com shows de Rafinha e Alex
Um novo Coritiba entrou em campo na noite desta quarta-feira. O técnico Marquinhos Santos montou um esquema no 3-5-2, promoveu a estreia do zagueiro Leandro Almeida e viu uma equipe bem entrosada no meio-campo. As boas atuações de Alex, Rafinha e Robinho também ajudaram a incrementar o espetáculo. Os atletas foram fundamentais para a construção do resultado ainda no primeiro tempo.
O Toledo não teve muita opção a não ser tentar evitar um desastre ainda maior. A principal chance do Porco foi logo no primeiro lance, quando o atacante Eduardo arriscou um chute de longe e, depois, precisou aguentar a pressão do Coxa. Com três zagueiros na retaguarda, seis homens no meio e Deivid sozinho no ataque, o time coritibano surpreendeu pela facilidade na movimentação e toque de bola.
Além do entrosamento, o meia Rafinha mostrou na prática que estava recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo que o deixou de fora por dois jogos. De volta ao time, ele recebeu um passe de calcanhar de Robinho, para fazer seu primeiro gol da temporada aos dez minutos.
Rafinha estava empolgado e, com 32 minutos, realizou uma uma pintura em campo com uma bela jogada que resultou em gol. Ele saiu do meio, requebrou quatro vezes para os lados tirando os marcadores, invadiu a área em velocidade e chutou forte. O goleiro Ney só caiu para o lado como reflexo, pois não havia nada para ser feito.
Já o terceiro gol teve a assinatura do craque Alex. O camisa 10 alviverde fez um lançamento de dez metros, que passou por cima de quatro adversários, chegando nos pés de Robinho, que não desperdiçou. Com um toquinho leve, ele tirou o goleiro Ney e marcou.
Toledo volta mais animado, assusta e marca
Com o placar construído na etapa inicial, o Coritiba tirou o pé do acelerador e administrou o jogo. As jogadas rápidas e de efeito não foram realizadas com tanta frequência, dando mais espaço para o Toledo criar. No Porco, o técnico Rogério Perrô reforçou o sistema ofensivo, com as saídas do volante Victor Junior e do lateral-esquerdo Juninho para as entradas do atacante Getterson e do meia Ferraz.
O Porco passou a dar mais trabalho para a defesa e, principalmente, para o goleiro Vanderlei, com os chutes ousados de Safira e Getterson, que movimentaram o segundo tempo. Deivid ainda deu mais esperança para o time de Toledo, quando foi expulso por uma agressão a Marcelo Guerreiro.
Para conter o poderio ofensivo do Toledo, o técnico Marquinhos Santos colocou o volante Junior Urso no lugar do meia Robinho. No primeiro lance do jogador em campo, Urso saiu na cara do gol, mas chutou em cima de Ney. As outras duas alterações do Coxa foram para preservar Rafinha e Alex - protagonistas do show alviverde no primeiro tempo. Arthur e Lincoln foram os substitutos.
No finalzinho, todo o esforço do Toledo e de Getterson foram coroados com o gol de honra do Toledo, aos 45 minutos. Arthur quase respondeu com uma jogada rápida na sequência. Mas sem se desgastar e firme na ponta do Paranaense, o Coritiba aguardou o apito final do árbitro para comemorar o bom resultado.

Náutico ignora crise, se consolida na ponta e afunda Petrolina na lanterna

Timbu ganhou por 1 a 0 no estádio Paulo Coelho, e tem 16 pontos; Fera Sertaneja perdeu pênalti no primeiro tempo e tem apenas um ponto

Por GLOBOESPORTE.COM Petrolina, PE
1 comentário
O Náutico está prestes a perder seus dois atacantes titulares, Kieza (entenda a crise) e Rogério (entenda a crise), mas os problemas alvirrubros ficaram fora de campo. Nesta Quarta-feira de Cinzas, o Timbu foi ao sertão pernambucano e venceu o lanterna Petrolina por 1 a 0. Com a vitória, a equipe se consolidou na liderança do primeiro turno do Campeonato Pernambucano com 16 pontos.
O único gol do jogo saiu aos 44 minutos do primeiro tempo com o meia Vinicius Pacheco. O jogador, que está nos Aflitos desde o ano passado e só conseguiu ser regularizado pouco antes do carnaval, fez sua estreia com a camisa alvirrubra. Ainda no primeiro tempo, o Petrolina teve um pênalti a favor, mas o goleiro Felipe defendeu o chute de Geovane. A partida teve um público de 4.308 torcedores para uma renda de R$ 27.150,00.
saiba mais
O embate entre Petrolina e Náutico ainda teve uma particularidade. No intervalo, a ambulância do jogo precisou socorrer uma criança para fora do estádio e o juiz não autorizou o reinício do duelo sem o veículo. Foi preciso requisitar uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Enquanto o médico oficial da partida estava fora do estádio, um torcedor do Timbu, também médico, deixou a arquibancada e foi para o gramado para que o árbitro autorizasse o início do segundo tempo.
O Náutico voltará a jogar no próximo sábado nos Aflitos. O Timbu irá receber o Central às 16h em duelo que valerá o título do primeiro turno. O Petrolina, com apenas um ponto ganho, deixa o sertão e vai até Santa Cruz do Capibaribe, no domingo, enfrentar o Ypiranga. A partida também será às 16h.
vágner mancini náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Náutico, do técnico Mancini, continua líder do Pernambucano (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Equilíbrio, pênalti perdido e gol

Náutico e Petrolina entraram em campo em crise, mas por motivos distintos. O Timbu, apesar da liderança no Campeonato Pernambucano, se vê às voltas com problemas com os atacantes Kieza e Rogério. A Fera Sertaneja, por sua vez, pisou no gramado do estádio Paulo Coelho pressionado para obter a primeira vitória no torneio. A necessidade de uma vitória para aplacar os problemas extracampo estimularam os times partirem para cima um do outro.
Quando a bola rolou, o Náutico tentou as primeiras jogadas ofensivas. Aos quatro minutos, o Timbu deu o primeiro chute a gol com o atacante Renato. Aos nove minutos, foi a vez de Elton testar de cabeça. A resposta do Petrolina veio um minuto depois com Souza, mas sem muito perigo. A Fera Sertaneja quase abriu o placar aos 14 minutos quando o goleiro Felipe se atrapalhou após a cobrança de escanteio. No arremate final, Gilmar não entendeu com a bola.

Logo depois do vacilo, Felipe se redimiu. Aos 20 minutos, o juiz marcou pênalti do zagueiro Alemão no atacante Alexsandro. Na cobrança, aos 22 minutos, o meia Geovane buscou o canto direito e o goleiro alvirrubro se esticou e impediu o gol. Aos 24 minutos, foi a vez do zagueiro Alemão tentar se redimir com a torcida do Náutico. Em cobrança de falta, ele carimbou a trave e deu um susto no goleiro Diego.
O Náutico voltaria a ter outra boa chance com o zagueiro Alison. Aos 35 minutos, ele aproveitou uma bola alçada na área e mandou de cabeça para o gol, mas o goleiro Diego salvou o Petrolina. Aos 44 minutos, no entanto, o meia Vinícius Pacheco não vacilou e fez o primeiro gol alvirrubro em sua partida de estreia pelo Timbu.
Jogo recomeça com atraso

O segundo tempo demorou a começar no estádio Paulo Coelho porque a ambulância do estádio precisou socorrer uma criança e levá-la até uma hospital. Sem a unidade de atendimento móvel no gramado, o juiz disse que não poderia reiniciar a partida. O problema foi resolvido com a presença de uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Enquanto o médico oficial do jogo estava fora do estádio, um torcedor do Náutico, também profissional de saúde, deixou a arquibancada e foi para o gramado para o duelo poder recomeçar.
Na volta ao gramado, o Petrolina trocou Alexsandro por Salgadinho e o Náutico voltou com a mesma equipe. A primeira boa chance do segundo tempo foi da Fera Sertaneja, com Souza aos 12 minutos. Aos 21 minutos, outra alteração para os donos da casa com a entrada de Silva no lugar de Joninha.

A situação do Náutico ficou complicada aos 24 minutos, quando Alison foi expulso. A partir daí, o técnico Vágner Mancini resolveu trocar duas peças ao mesmo tempo. O meia Giovanni entrou no lugar de Marcos Paulo e o zagueiro Luís Eduardo foi para a vaga do atacante Renato. Aos 32 minutos, foi a vez de Gilmar receber cartão vermelho e as equipes voltaram a ficar em pé de igualdade em campo. A expulsão foi a senha para a última mudança na equipe sertaneja, com a saída de Luís Felipe para a entrada de Tiaguinho.

Os minutos finais do jogo transcorreram sem muita emoção, com as equipes resignadas com o placar. O Náutico se contentava com a vitória mínima e o Petrolina não tinha forças para reagir, confirmando porque é o lanterna do Campeonato Pernambucano com apenas um ponto.

CR7 marca, mas Real para em De Gea e empata com United nas oitavas

Espanhóis e ingleses ficam no 1 a 1 no Santiago Bernabéu em jogo com mais do dobro de finalizações para o time do craque português

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Os números não mentiram: 56% de posse de bola, 28 finalizações a favor e apenas 13 contra. O Real Madrid, de fato e com alguma vantagem, foi o melhor time em campo no Santiago Bernabéu. Mas do outro lado estava o Manchester United, líder do Grupo H, primeiro colocado no Campeonato Inglês e que conta com o goleiro De Gea. Graças às grandes defesas do espanhol, merengues e ingleses empataram por 1 a 1, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.
Ambos os gols saíram no primeiro tempo. Depois de sofrer uma pressão inicial, a equipe de Alex Ferguson abriu o placar aos 20 minutos, com o atacante Welbeck (surpresa na escalação), após escanteio. Cristiano Ronaldo, em linda cabeçada, deixou tudo igual aos 30 - e saiu para uma tímida comemoração. E por muito pouco, em outras oportunidades, não se tornou o herói no seu primeiro reencontro com o ex-clube depois de se tornar a maior negociação da história do futebol em junho de 2009 (€ 96 milhões).
Outra transação milionária na época, o brasileiro Kaká não saiu do banco de reservas por opção de José Mourinho. O único representante do país que começou jogando foi o lateral-direito Rafael, titular e dono da ingrata missão de marcar individualmente Cristiano Ronaldo. Anderson, outro ex-companheiro do português, entrou nos minutos finais no Manchester United, assim como o naturalizado português Pepe, no Real.
Galeria jogo Real Madrid e Manchester United mosaico (Foto: Editoria de Arte)
Os Diabos Vermelhos levam para casa um pequeno favoritismo. Não pela atuação em si - embora também tenham perdido suas chances -, e sim por poder empatar sem gols e mesmo assim garantir a classificação para as quartas. O duelo de volta está marcado para o dia 5 de março, no Old Trafford. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará em Tempo Real.
Futebol, injusto?
Foram seis minutos iniciais de pura pressão do Real Madrid. Outros tantos de domínio territorial e estatístico. Estava no rosto dos torcedores do Manchester United, tão empolgados pelas ruas da capital espanhola antes do jogo, tão apreensivos com o ótimo começo da equipe de José Mourinho. Mas sabe-se lá por qual motivo o futebol resolveu pregar mais uma de suas peças no primeiro tempo no Santiago Bernabéu. Foram os Diabos Vermelhos quem sorriram primeiro.
O gol dos visitantes saiu aos 20 minutos, depois de os mandantes muito martelarem com Khedira, Di María, Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo e até Fábio Coentrão, que só não abriu o placar por conta de uma defesaça do espanhol De Gea. Em cobrança de escanteio da esquerda, Rooney colocou na cabeça de Welbeck, que subiu sozinho diante da marcação de Ramos. Diego López, contratado para substituir o lesionado Casillas, ficou no meio do caminho.
Os merengues seguiriam pressionando. Aos 22, Di María obrigou De Gea novamente a fazer boa defesa, pulando no canto. Cinco minutos depois foi a vez de Cristiano Ronaldo assustar ao pegar rebote de sua própria cobrança de falta. O empate se anunciava.
David de Gea na partida do Real Madrid contra o Manchester United (Foto: AFP)David de Gea voa para salvar (Foto: AFP)
CR7 como beija-flor. Ou helicóptero?
E o que era questão de tempo se tornou realidade aos 30. Di María cruzou da esquerda e Cristiano subiu com perfeição para anotar um golaço de cabeça, pela plástica, técnica do movimento e ter praticamente 'parado no ar' - como um beija-flor ou um helicóptero, diria o lendário ex-atacante brasileiro Dadá Maravilha. Evra, responsável pela sua marcação, só pôde olhar.
Com três atacantes, seria estranho não ter outros momentos ofensivos a serem registrados por parte dos ingleses. Mas como a equipe de Ferguson é traiçoeira, quase desempatou na sequência, quando menos se esperava. Aos 33, Van Persie cruzou, Welbeck desviou e um toque na perna de Diego López evitou o segundo. Na cobrança do escanteio, Rooney aproveitou a sobra e concluiu para fora.
Definitivamente, o volume de jogo do Manchester não impressionava. Do outro lado, o Real criava oportunidades para até abrir boa vantagem. De Gea, aos 37, impediu gol de Özil. O próprio alemão refugou dois minutos depois ao receber um bolão de Di María e preferir o passe. Cristiano Ronaldo, aos 42 e 46, também lamentou ter chegado perto.
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Manchester United (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo comemora o empate do Real Madrid (Foto: EFE)
Real pressiona, mas não encontra gol
Real e United voltaram com as mesmas equipes para o segundo tempo. O panorama também seguiu parecido: foram dos espanhóis as melhores oportunidades, como quando Di María arriscou de fora da área, aos seis minutos. O United, porém, poderia ter tido maior facilidade não fosse o erro de arbitragem aos nove. Evra avançou sozinho em contra-ataque, foi derrubado por Varane na intermediária, mas o jogo seguiu sem sequer a infração ser assinalada - o defensor francês poderia, inclusive, ter recebido o cartão vermelho.
Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo na partida do Real Madrid contra o Manchester United (Foto: Reuters)Alex Ferguson abraça Cristiano Ronaldo no
reencontro com o ex-pupilo (Foto: Reuters)
Como não recebeu, o Real com 11 homens seguiu melhor em campo. Aos 15, Khedira cruzou da direita, e Coentrão completou no carrinho do outro lado. De Gea, quase sempre, salvou de forma brilhante, desta vez com os pés. Aos 24, Cristiano Ronaldo foi quem chegou depois de Arbeloa cruzar, mas o português acabou travado pela marcação de Evans.
Faltou calibrar o pé, Van Persie
Os visitantes deram o ar da graça aos 26 em dois lances incríveis. Primeiro, em contra-ataque puxado por Rooney, Van Persie recebeu com espaço na grande área e chutou forte de direita. A bola resvalou em Diego e explodiu no travessão. Na sequência, o holandês voltou a ter grande chance sozinho na grande área, mas a conclusão saiu longe do ideal e permitiu que Xabi Alonso chegasse de carrinho para salvar.
O jogo já ganhara contornos dramáticos. No lá e cá, o Real pararia em De Gea de novo em chute de Khedira, da entrada da área, aos 33. Cristiano Ronaldo, em cobrança de falta venenosa, quase deixou o seu segundo, dando efeito suficiente para a bola cair na parte de cima da rede, raspando o travessão. Já nos acréscimos, Van Persie parou em Diego López em chute cruzado. Promessa de muito mais emoção em março.
REAL MADRID 1 x 1 MANCHESTER UNITED
Diego López; Arbeloa, Sergio Ramos, Varane e Coentrão; Khedira e Xabi Alonso (Pepe); Di María (Modric), Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). De Gea; Rafael, Ferdinand, Evans e Evra; Welbeck (Valencia), Carrick, Jones e Kagawa (Giggs); Rooney (Anderson) e Van Persie.
Técnico: José Mourinho. Técnico: Alex Ferguson.
Gols: Welbeck, aos 20, e Cristiano Ronaldo, aos 30 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Van Persie, Rafael (Manchester United).
Estádio: Santiago Bernabéu (Madri, Espanha). Data: 13/02/2013. Árbitro: Felix Brych (ALE).
Em jogo com muita água e confusão, Inter vence Caxias e vai às quartas
Colorado faz 2 a 0 no time grená. Damião e D'Alessandro garantem a vitória
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    D'Ale
    O gringo parece ter reencontrado o futebol com Dunga. Mesmo na chuva, soube reger o time. Ainda foi premiado com um golaço no segundo tempo.
  • ROUBOU A CENA
    Chuva
    A água que caiu no primeiro tempo chamou a atenção. Poças se formaram e impediam o jogo de fluir. O banco de reservas do Caxias ficou alagado.
  • deu errado
    Zambi
    Artilheiro do Caxias, o atacante era esperança de Picoli para surpreender o Inter. Porém, pouco tocou na bola e não levou perigo ao rival.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
31 comentários
Em jogo marcado pela forte chuva que caiu durante o primeiro tempo e confusões durante a partida, o Inter venceu o Caxias por 2 a 0 na noite desta quarta-feira no Estádio Centenário, em Caxias do Sul - a partida valia pela terceira rodada, adiada devido à tragédia da bota Kiss, em Santa Maria. Os gols foram marcados por Leandro Damião, que, aos 37 minutos de jogo, aparou cruzamento de Gabriel, e D’Alessandro, aos 28 da segunda etapa. O placar garantiu a classificação colorada às quartas de final da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão.
Com o resultado, o Inter chegou aos 14 pontos e ocupa a liderança do Grupo B. O Caxias, que perdeu a invencibilidade, permanece com 12 e caiu para o segundo lugar do Grupo, precisando confirmar a classificação no fim de semana.
Na próxima rodada, às 16h, o Colorado enfrenta o Cruzeiro-RS no Complexo da Ulbra, em Canoas. No mesmo horário, o Caxias recebe o São José, no Centenário.
Leandro Damião Internacional x Caxias (Foto: André Susin / Ag. Estado)Leandro Damião em meio ao temporal em Caxias (Foto: André Susin / Ag. Estado)
Muita água, poças e gol de Damião
O jogo começou com as duas equipes se estudando. A forte chuva dificultava o toque de bola. Aos poucos, o Caxias apertou a marcação e impedia o Inter de sair do campo defensivo. Aos cinco minutos, Renato Medeiros recebeu passe de Wallacer e chutou forte. Muriel segurou em dois tempos.

A chuva seguia sem dar trégua. O uniforme do Caxias, com a água, foi escurecendo. Aos 17, para poder diferenciar dos jogadores da equipe de Picoli, o árbitro Daniel Bins parou o jogo para mudar a camisa junto com os auxiliares João Lúcio Monteiro e Vilmar Bruni, colocando uma verde-limão. Aos poucos, a drenagem do campo começou a não suportar e formar muitas poças de água no Centenário, o que dificultava ainda mais a partida. Diego Forlán tentou invadir a área, mas acabou caindo no gramado. Pouco depois, Fabrício tentou o passe, mas a poça segurou a bola.
Uma das poucas oportunidades da primeira etapa saiu em um cruzamento despretensioso de Umberto. Aos 24, o lateral-esquerdo tentou um cruzamento. A bola quicou e ganhou velocidade. Muriel voou e tirou de tapa. Dois minutos depois, D’Alessandro sofreu falta próximo à área. Antes da cobrança, o gringo fez gestos mostrando que não havia condições de a partida prosseguir. Bins não aceitou, e Forlán cobrou no meio do gol. Para não se complicar, André Zuba tocou para escanteio.
Se o jogo pouco proporcionava emoções, a água apresentava imagens interessantes. O banco de reservas do Caxias apareceu alagado. E, quando ninguém mais esperava, a partida melhorou. Aos 37, Gabriel cobrou lateral para D’Alessandro, que devolveu. O camisa 2 cruzou pela direita na cabeça de Leandro Damião, que se antecipou a Jean e André Zuba e desviou para o gol, abrindo o placar. Na comemoração, o centroavante, Fabrício, Elton e Gabriel se atiraram em uma das poças.
Antes do fim do primeiro tempo, o Caxias quase empatou. Aos 44, Wallacer cobrou falta. Marcelo Carvalho deu um suave toque de cabeça e Muriel defendeu. No rebote, uma confusão dentro da pequena área. Inúmeros jogadores das duas equipes tentaram chutar a bola. Muriel se esticou e conseguiu afastar. No lance, os comandados de Picoli pediram pênalti, mas Bins nada marcou.
Menos água e confusão
No segundo tempo, a chuva parou. O que não significou mais facilidade aos atletas. O campo, com menos água, ainda seguia pesado e com poças, que eram um obstáculo a ser vencido. O Caxias tentou se atirar ao ataque para buscar a igualdade. Aos 8, Rafael Santiago aparou cruzamento e cabeceou fraco, nas mãos de Muriel. Dois minutos depois, Renato Medeiros cobrou falta fechada, que o goleiro colorado defendeu. Com o gramado molhado, a equipe de Picoli abusava da bola alçada.
Aos 17, Rafael Santiago chutou forte. A bola quicou e Muriel afastou de soco. No minuto seguinte, o Inter finalmente chegou ao ataque. Fred tocou para Forlán. O uruguaio, dentro da área, não conseguiu arrematar. Antes dele, Jean tirou a escanteio. Fabrício tentou jogada pela esquerda aos 20, mas acabou “desarmado” pela água. No minuto seguinte, Fred buscou o ângulo de André Zuba, que se esticou e espalmou.
Porém, quem buscava criar era o Caxias, embora não assustasse o sistema defensivo. Com dificuldades de furar o bloqueio colorado, os jogadores tentavam os arremates da intermediária, mas sem perigo ao gol de Muriel.  E, em uma das poucas subidas ao ataque na segunda etapa, o Inter foi cirúrgico e fez o segundo. D’Alessandro chutou na entrada da área forte, no canto direito de André Zuba, que nada pôde fazer aos 28.

O fim do jogo ainda teve confusões. Aos 31 minutos, D’Alessandro sofreu falta forte de Alisson. Fred não gostou da entrada e chegou por trás do jogador do Caxias. Os atletas das duas equipes se encararam. No lance, Daniel Bins puniu os dois com amarelo. Depois, Alisson cuspiu em Damião e foi expulso. A partida seguiu quente. Quatro minutos depois, Jackson deu um pontapé do centroavante colorado e levou amarelo. Com o resultado garantido, o Inter apenas fez o tempo passar.
Willian José desencanta, Bertoglio faz dois, e Grêmio arrasa o Santa Cruz
Resultado de 5 a 0, no Olímpico, mantém Tricolor com chances de classificação à segunda fase do primeiro turno do Gauchão
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
57 comentários
O Grêmio entrou em campo com a obrigação de ganhar para continuar vivo no primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O time era reserva, e o rival, que vinha de duas vitórias seguidas, sendo uma de goleada, precisava igualmente do resultado. Mas com grande atuação de Bertoglio, autor de dois gols, da jogada de outro e ainda sofredor de um pênalti, o Tricolor passou com facilidade pelo Santa Cruz: 5 a 0, na noite desta quarta-feira, no Olímpico. Willian José, ao desancantar após cinco jogos, fez dois. Werley marcou o outro.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos nove pontos e se recuperou na tabela. É terceiro colocado no Grupo A e ainda tem chances de passar de fase na Taça Piratini. O Santa Cruz foi eliminado ao se manter com sete pontos, em sexto, no Grupo B – não alcançará o Juventude, o quarto, que tem 11.
Os dois times voltam a campo no domingo, às 16h. O Grêmio recebe o Veranópolis, na Arena, e o Santa Cruz desafia o Lajeadense, na Arena Alviazul.
bertoglio grêmio santa cruz (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Bertoglio comemora seu segundo gol pelo Grêmio contra o Santa Cruz (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Cabeçada desequilibrou
Foi um primeiro tempo lento, devagar, de dar sono. Com muitos passes errados, as duas equipes tinham dificuldade em atacar. O Grêmio, na base da qualidade individual de seus jogadores, mesmo sem a força máxima, preservada à Libertadores, conseguia criar oportunidades. Mas eram poucas.
Aos seis minutos, após boa jogada de Guilherme Biteco, Willian José ficou livre dentro da área. Ele dominou mal, a bola escapou, e o centroavante só conseguiu dividir com o goleiro Vizzotto. A mesma combinação, aos 11, o fez cabecear para outra boa defesa do camisa 1.
O sistema 3-5-2 deu segurança defensiva ao Grêmio. Os alas Tony e Biteco – este um meia improvisado - eram jogadores de frente. Desta forma, manteve mais posse de bola e evitou ser atacado. Basta ver que a primeira aparição do goleiro Folmann foi aos 34 minutos, ao defender falta cobrada por Elton. Era previsível que o Grêmio abrisse o placar. Conseguiu com Werley, aos 40, em linda cabeçada após cobrança de escanteio de Biteco.
Chuva de gols
willian josé grêmio santa cruz (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Willian José guardou os dele
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Sem trocas no intervalo, as equipes deram a impressão de manter o ritmo do jogo. Mas o Santa Cruz assustou. Aos cinco minutos, Elton cobrou falta no travessão. Quase o empate. Porém, em dois lances Bertoglio resolveu a partida ao Grêmio.
No primeiro, aos nove, contou com boa jogada de Guilherme Biteco pela esquerda. O ala passou por um defensor e lançou o atacante. Na velocidade, ganhou do zagueiro, driblou o goleiro e tocou para o gol: 2 a 0. Dois minutos depois, a boa trama foi de Tony, pelo outro lado. O lateral foi à linha de fundo e cruzou para trás. Livre, Bertoglio só completou para fazer o 3 a 0.
Bertoglio ainda teve força e qualidade para conduzir o quarto gol. Pela direita, serviu a Willian José. O centroavante dominou, dirou e completou ao gol, aos 21. Ainda deu tempo para Willian José fechar a conta, sete minutos depois, ao cobrar pênalti sofrido por Bertoglio: 5 a 0.