sábado, 10 de agosto de 2013

Curtinhas: Erick Silva e Ronaldo Jacaré leiloam luvas do UFC em causa nobre

Três novas lutas envolvendo lutadores britânicos para o UFC de Manchester; combate de MMA entre prefeitos é cancelado após prisão por corrupção

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Ronaldo Jacaré e Erick Silva MMA leilão AACD (Foto: Reprodução / Instagram)Ronaldo Jacaré (esq.) e Erick Silva (dir.) no leilão
da AACD (Foto: Reprodução / Instagram)
O peso-meio-médio Erick Silva e o peso-médio Ronaldo Jacaré deram um tempo na rotina pesada de treinamentos para participar de um leilão, na última quinta-feira, com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A sexta edição do Leilão Elite Gir das Américas contou ainda com os treinadores Rogério Camões e Josuel Distak presentes no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Alegre em poder participar da nobre causa, leiloando um par de luvas novas do UFC, Erick Silva ressaltou a importância de usar a visibilidade do MMA em favor dos mais necessitados.
- Fico feliz em ver cada vez mais pessoas interessadas em fazer o bem e usando a imagem do nosso esporte como um meio para isso – disse o lutador.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Paul Taylor pode retornar em Manchester
O card do UFC em Manchester, dia 26 de outubro, que tem como evento principal a luta entre os pesos-médios Michael Bisping e Mark Muñoz, ganha novos rostos e começa a ter alguns atrativos.  De acordo com o  site “Sherdog”, fontes próximas à organização afirmam que o britânico Paul Taylor voltará ao octógono após longo período afastado por causa de lesões, contra o peso-leve nigeriano Anthony Njokuani.
Taylor, que tem um cartel de 11 vitórias e seis derrotas, lutou pela última vez em fevereiro de 2011, quando venceu Gabe Ruedinger por nocaute no segundo round. Njokuani saiu vencedor em 16 oportunidades e perdeu sete vezes, e seu último compromisso no UFC foi na vitória sobre Roger Bowling, em abril desse ano, por nocaute também no segundo round.
Já o site "MMA Fighting" confirmou nesta sexta-feira duas lutas para o evento. O peso-meio-pesado britânico Jimi Manuwa vai encarar o canadense Ryan Jimmo, enquanto o peso-pena americano Jimy Hettes busca a recuperação contra o britânico Mike Wilkinson.
UFC: Bisping x Muñoz
26 de outubro de 2013, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
John Lineker x Phil Harris
Paul Taylor x Anthony Njokuani*
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo*
Jimy Hettes x Mike Wilkinson*

*Lutas não confirmadas oficialmente

Apesar de duas derrotas, 'Luta da Noite' garante Iliarde Santos no UFC

Desempenho do brasileiro no duelo contra Ian McCall, no UFC 163, no último sábado, impede demissão. Próximo adversário ainda não foi definido

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Apesar de duas derrotas seguidas, o peso-mosca Iliarde Santos está garantido por pelo menos mais uma luta no UFC. A informação foi confirmada pelo Combate.com com o lutador em entrevista pelo telefone.
O paraense, que estreou no UFC em Jaraguá do Sul em maio deste ano, sendo nocauteado por Iuri Marajó no primeiro round, teve uma segunda oportunidade no UFC 163, no Rio de Janeiro, no sábado passado, diante de Ian McCall, número 3 no ranking da categoria. Apesar do revés, o duelo foi equilibrado, inclusive sendo premiado com o bônus de  “Luta da Noite”.
Para Iliarde, a disposição mostrada na luta contra McCall foi determinante para a continuidade na maior organização de MMA do mundo. Mesmo com uma suspensão médica de 30 dias, o peso-mosca garantiu estar bem de saúde e preparado para a próxima luta, seja ela no Brasil ou fora.
UFC  146 Ian McCall x Iliarde Santos (Foto: André Durão / Globoesporte.com)"Luta da Noite" contra Ian McCall garantiu Iliarde Santos no UFC (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu nunca escolhi adversário e por isso, pode ser qualquer um da divisão. Eu acho que nós temos sempre que tentar melhorar em alguma coisa, mas sempre vou mostrar essa vontade de vencer que todo mundo viu contra o Ian McCall. Agora, fica a critério do UFC definir quando, onde e contra quem eu vou lutar. Já lutei duas vezes no Brasil e me senti bem à vontade, mas claro que também tenho vontade de lutar fora do Brasil – disse Iliarde Santos.
Aos 32 anos, o atleta da Ulisses Pereira Team tem um cartel de 27 vitórias e oito derrotas, além de um empate e um "No Contest" (luta sem resultado).

José Aldo será tema de escola de samba de Manaus no Carnaval 2014

Amazonense estará na capital amazonense na quarta, onde participará do lançamento do enredo. Atleta também receberá outras homenagens

Por GLOBOESPORTE.COM Manaus
1 comentário
Após manter o cinturão dos pesos-penas no UFC 163, ao nocatear Chan Sung Jung (Zumbi Coreano), e levar Manaus a loucura ao gritar "Arrocha Alvorada!", o manauara José Aldo  retorna à sua cidade natal na próxima quarta-feira (14) para o lançamento do enredo da Escola de Samba Unidos do Alvorada. A agremiação homenageará "Scarface" no Carnaval 2014.
UFC José Aldo x Chan Sung Jung (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Aldo venceu Chan Sung Jung e manteve o cinturão dos pesos-penas (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
A escola de samba, que é do Bairro de Manaus onde Aldo nasceu, defenderá em 2014 o tema “José Aldo, prata da casa, ouro do mundo”. O enredo é de autoria do presidente da Unidos da Alvorada, Heroldo Linhares, e do carnavalesco Varildo Alves.
- Vai ser uma honra lançar o enredo na presença do Aldo, que é o nosso grande homenageado. Nós passamos três meses namorando ele, e há cinco meses conseguimos conversar e ele aceitou ser o símbolo da Alvorada para o carnaval de 2014”, disse o presidente da Unidos da Alvorada, Heroldo Linhares, ao explicar que o enredo enfatiza três fases da vida do lutador: a infância, o sonho e mudança de Manaus para o Rio de Janeiro, e o momento em que ele passa ser considerado um ídolo.
O lutador amazonense concederá, na quarta-feira, entrevista coletiva, às 15h (16h de Brasília), no Hotel Tropical, Zona Oeste de Manaus. Em seguida, à noite, antes do lançamento do enredo da escola Unidos do Alvorada,Aldo receberá uma placa do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em agradecimento pelos serviços prestados à cidade.

Luta entre prefeitos americanos é cancelada após um deles ser preso

Michael Pizzi, de Miami Lakes, é acusado de corrupção e deixa Carlos Hernandez, de Hialeah, sem adversário e sem dinheiro para a caridade

Por Rio de Janeiro
17 comentários
Pela segunda vez em uma semana, a Flórida virou notícia no MMA por motivos inusitados. Primeiro, autoridades do estado americano proibiram a realização de uma luta entre um atleta com Síndrome de Down e outro com paralisia cerebral. Agora, um outro combate incomum foi cancelado. O prefeito de Miami Lakes, Michael Pizzi, e o de Hialeah, Carlos Hernandez, tinham combinado um duelo que teria renda revertida para a caridade, mas Pizzi foi preso sob a acusação de aceitar propinas após investigação do FBI.
Montagem Prefeitos MMA Michael Pizzi x Carloz Hernandez (Foto: Reprodução/Facebook) Carloz Hernandez e Michael Pizzi, prefeitos de Miami Lakes e Hialeah (Foto: Reprodução/Facebook)
A luta foi noticiada pelo Combate.com em maio e seria realizada no dia 6 de setembro. Eles explicaram que a ideia de realizá-la partiu após um encontro amistoso.
- Isso é o que acontece quando dois homens de meia-idade se encontram em um jantar e falam sobre quem foi mais durão em suas infâncias - brincou Pizzi na época em entrevista ao "Miami Herald".
Mas apesar do clima amistoso, os dois prefeitos não deixaram de fazer suas provocações, como fazem muitos profissionais.
- Vai durar 30 segundos. Vou nocauteá-lo, mas vou pegá-lo e colocá-lo no chão para que ele não fique muito constrangido diante de seus colegas - disse Pizzi, que tem 50 anos.
- Vou treinar tão duro quanto é preciso para vencer o prefeito Pizzi. Ou seja, não vou treinar muito - rebateu Hernandez, de 52.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sem a luta, os programas infantis das duas cidades vão deixar de arrecadar, segundo conta dos próprios prefeitos, cerca de US$ 100 mil (R$ 227 mil).
- Eu estava treinando muito duro e agora sinto como se a noiva estivesse sendo deixada no altar. Espero que, no futuro, possamos fazer isso de novo com outro prefeito ou alguma outra pessoa - lamentou Hernandez.

Proibido no UFC, bandeirão da torcida de José Aldo será aberto no Fla-Flu

Torcida rubro-negra promete fazer homenagem durante o jogo do Brasileirão

Por Rio de Janeiro
33 comentários
O bandeirão da Torcida José Aldo, proibido no UFC Rio 4, será aberto neste domingo, no Maracanã, durante o clássico entre Flamengo e Fluminense. A TJA fez a sua parte no último sábado na Arena da Barra empurrando o lutador José Aldo a manter o cinturão dos penas ao bater o "Zumbi Coreano" Chan Sung Jung. Mas uma das surpresas prometidas pela torcida acabou não acontecendo. O bandeirão com a imagem do lutador, que ocuparia toda arquibancada e media 10m x 40m, foi proibido pela organização do UFC momentos antes da luta.
Bandeirão José Aldo (Foto: Ana Hissa)Bandeirão da Torcida José Aldo seria aberto durante o UFC Rio 4 (Foto: Ana Hissa)
A torcida já tinha conseguido uma liberação para abrir a bandeira e até a foto do teste chegou a ser divulgada, mas, para surpresa da torcida, do público e do próprio Aldo, a organização voltou atrás.
Para homenagear o campeão, a uma das torcidas organizadas do Flamengo vai abrir o bandeirão que seria usado no UFC, neste domingo, antes do clássico entre o Rubro-Negro e o Fluminense, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
José Aldo, atualmente único brasileiro detentor de título linear no UFC, é torcedor do Flamengo e promete estar presente no Maracanã para empurrar o time e presenciar a homenagem da torcida.

Amanda Nunes: 'Mostrei que estou preparada para encarar qualquer uma'

Lutadora veio ao Corujão do Esporte e conversou com a reportagem
sobre seus novos objetivos e uma possível revanche com Alexis Davis

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
16 comentários
A lutadora de MMA Amanda Nunes fez história ao se tornar a primeira brasileira a vencer uma luta no UFC. Depois de superar a alemã Sheila Gaff no UFC Rio 4, a baiana agora vislumbra uma revanche contra sua algoz Alexis Davis e fala também de seus planos de superar as lutadoras mais ranqueadas para poder chegar à disputa do cinturão contra Ronda Rousey. (Clique e assista o vídeo)
Corujão do Esporte: Após a vitória sobre Sheila Gaff, você pediu uma disputa de cinturão. Ronda Rousey vai enfrentar Miesha Tate dia 28 de dezembro, logo uma eventual disputa sua não aconteceria este ano. Você acha que a revanche contra Alexis Davis será sua próxima luta?
Amanda Nunes: Eu acredito...estou pedindo, e quero muito que seja pelo fato de ter já lutado com a Alexis Davis, e perdido para ela. Seria muito bom para mim ter uma revanche com ela no UFC agora, estou bem melhor, bem mais preparada do que antes. Acredito que seja uma grande luta para mim.
Amanda Nunes no Corujão do Esporte (Foto: Daniel Cardoso)Amanda Nunes no Corujão do Esporte (Foto: Daniel Cardoso)
C.E.: A vitória sobre Gaff não te fez subir no ranking do UFC. Você acredita que esteja pronta pra enfrentar alguma das melhores ranqueadas, como Liz Carmouche, Sarah Kaufmann ou Sara McMann, visando subir no ranking e poder pleitear a disputa do título?
A.N.: Com certeza esse é o meu objetivo, chegar até a campeã. Então, para chegar até a campeã, vou ter que passar, com certeza, primeiro pelas meninas que estão ranqueadas. Então se eu tenho que fazer isso, e tenho que fazer mesmo. E estar preparada para elas e para a campeã. Por que eu treino muito, é o que eu quero para mim, o que eu faço da minha vida. Pode ter certeza que se o meu objetivo é o cinturão vou passar seja por quem for.
C.E.:Fisicamente você é alta e aparentemente muito forte para a categoria dos pesos-galos...Como está o seu treinamento físico? Você dá mais atenção à parte atlética ou à parte tática?
 A.N.: Na academia MMA Masters temos um schedule (planejamento) de treinamento. Todos os dias da semana você faz modalidades diferentes voltada para a atleta que eu vou enfrentar. Então a gente dá atenção a todas as partes, voltada sempre para a minha oponente. Então a gente faz tudo dividido, tudo certinho, dando atenção à estratégia para a oponente.
Amanda Nunes no Corujão do Esporte (Foto: Daniel Cardoso)Amanda Nunes no Corujão do Esporte (Foto: Daniel Cardoso)
C.E.: Já caiu a ficha de que você entrou definitivamente para a história do MMA brasileiro?
A.N: Já sim, graças a Deus, foi tudo planejado, a gente treinou tudo que eu fiz na luta ali. A gente tinha treinado muito para ser desse jeito, para já chegar mesmo pras cabeças. Então eu sei que eu não subi no ranking nessa luta, mas foi uma luta para mostrar que eu estou preparada para enfrentar seja quem for.
C.E.: Como é ser uma das precursoras e uma inspiração para outras atletas brasileiras no UFC?
A.N: Feliz né, porque eu treino para fazer grandes lutas assim, eu treino para ir para decidir mesmo. Não gosto de deixar a minha luta para juiz decidir por mim, eu gosto de finalizar ou nocautear. Então isso acaba sendo um centro das atenções, por causa do meu estilo, por isso também muita gente me chama de Leoa, pelo meu estilo de luta, igual o ataque da leoa, que é fulminante. Então, tudo isso faz com que tenha uma atenção diferenciada das outras.

Cruz manda recado a 'Super Mouse': 'Preocupe-se com sua própria divisão'

Campeão linear dos pesos-galos do UFC lembra que derrotou campeão dos pesos-moscas em sua última luta: 'Bati nele por cinco rounds seguidos'

Por Rio de Janeiro
72 comentários
O campeão linear dos pesos-galos do UFC, Dominick Cruz, não luta há 22 meses, mas não perdeu a língua ferina. O lutador americano não gostou nada de ouvir o atual campeão peso-mosca da companhia, Demetrious Johnson, dizer que gostaria de fazer uma superluta contra o campeão da categoria de cima - justamente a que Cruz reina no momento, junto a Renan Barão, dono do cinturão interino.
Johnson foi justamente o último oponente de Cruz antes de uma série de lesões o afastar do octógono. Em 1º de outubro de 2011, o campeão dos pesos-galos derrotou o "Super Mouse" por decisão unânime dos juízes, em sua quarta defesa de cinturão bem sucedida consecutiva e segunda dentro do UFC (Cruz foi promovido a campeão do Ultimate quando o WEC, franquia na qual lutava, foi absorvida pela organização). A partir daí, Cruz operou a mão uma vez e o joelho esquerdo duas vezes, e segue em recuperação, sem previsão oficial de retorno.
Dominick Cruz x Demetrious Johnson (Foto: Divulgação/UFC)Dominick Cruz (esq.) derrotou Demetrious Johnson em outubro de 2011 (Foto: Divulgação/UFC)
Depois da derrota, Demetrious Johnson desceu aos pesos-moscas, categoria que até então não estava representada no UFC, para participar de um minitorneio que o coroaria o primeiro campeão da divisão. Ele já defendeu o título duas vezes, a última em 27 de julho, contra John Moraga. Cruz disse entender a mentalidade do ex-adversário ao pedir uma superluta, mas o avisou para ter cuidado com o que deseja.
- Faz sentido ele pedir isso. Se você olhar para a divisão até 57kg, ele praticamente já a limpou. Ele é o campeão e já provou isso várias vezes. Ele criou uma certa confiança por ser o campeão de 57kg. O que ele precisa lembrar é que ele desceu para 57kg porque eu bati nele por cinco rounds seguidos e o joguei para todos os cantos. Dizer algumas coisas que ele está dizendo? Cara, foque nas próximas lutas que você tem a fazer e não fale muito alto, porque você pode ser o Super Mouse, mas você não chegou perto de me derrotar. Eu vou enfrentar o Renan Barão, que bateu o (Urijah) Faber e muitos caras. Ele (Johnson) tem que se preocupar com sua divisão e sua carreira um passo de cada vez, em vez de provocar outros caras - disparou Cruz, em entrevista ao Combate.com durante a semana do UFC 163, no Rio de Janeiro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na última semana, Renan Barão, campeão interino dos pesos-galos, revelou que Dominick Cruz disse a ele que poderia retornar em fevereiro do ano que vem para unificar os cinturões da categoria.

Gabriel Napão sobre retorno ao UFC: 'Voltei para me dar uma outra chance'

Brasileiro vive bom momento novamente no Ultimate, e com a quarta luta em 2013 em outubro, quer esquecer a derrota controversa para Travis Browne

Por Rio de Janeiro
11 comentários
Com três lutas em 2013 e com a quarta já agendada para 19 de outubro, no UFC 166, contra Shaw Jordan, o peso-pesado brasileiro Gabriel Napão não quer perder mais tempo pensando no que passou. Após vencer três dos quatro combates que realizou em seu retorno ao Ultimate, em janeiro de 2012, o lutador volta a adquirir prestígio na organização e, aos 34 anos, quer aproveitar ao máximo o bom momento.
Ao site "MMA Fighting", o faixa-preta de jiu-jítsu comentou sobre o que espera para a luta diante de Shaw Jordan e sobre o que o motivou a abandonar a breve aposentadoria, anunciada após ser demitido do UFC depois de duas derrotas em 2010.
- Eu comecei o meu camp agora, mas eu estarei pronto para ganhar dele tanto no chão, usando meu jiu-jítsu ou em pé mesmo. Eu voltei, na verdade, porque eu queria me dar uma outra chance. Conversei com meus familiares e amigos que me diziam para eu voltar. Não foi pelo lado financeiro, até mesmo porque ainda estou ganhando menos. Mas, eu estou me sentindo relaxado, lutando melhor agora, mas eu ainda estou sendo observado - disse Napão. 
Gabriel Gonzaga Napão UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)Gabriel Napão já lutou três vezes em 2013 e volta a viver bom momento no UFC (Foto: Adriano Albuquerque)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O momento de Gabriel Napão é tão positivo que nem a única, e controvertida, derrota do brasileiro em sua segunda passagem pelo UFC, para Travis Browne, parece abalar sua tranquilidade. Apesar de apelar à Comissão Atlética de Nevada por achar que o golpe do americano foi ilgelal, pois acertou sua nuca, o brasileiro afirma não pensar obcecadamente em uma revanche. Para ele, a dedicação sempre deve ser no próximo combate.
- Eu tentei apelar na Comissão, mas não consegui nenhum resultado. Mas, essa luta está no passado e eu estou concentrado no próximo adversário. Eu vou lutar sempre contra quem o UFC quiser, mas se você foca somente em um lutador, e esse combate nunca acontece, você acaba se frustrando - comenta Gabriel Napão.

Nigeriano sensação dos meio-pesados volta ao Ultimate em Manchester

Naturalizado inglês, Jimi Manuwa vai lutar 'em casa' contra Ryan Jimmo

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Invicto com 13 vitórias em 13 lutas, sendo 12 nocautes e uma finalização, o nigeriano Jimi Manuwa vai fazer sua terceira luta no Ultimate no dia 26 de outubro, contra o canadense Ryan Jimmo (18-2), pelo peso-meio-pesado. Naturalizado inglês, ele vai lutar "em casa", já que o evento será disputado em Manchester. A informação é do site "MMA Fighting". No UFC, Manuwa enfrentou Kyle Kingsbury e Cyrille Diabaté e venceu ambos por nocaute técnico.
Montagem MMA - Jimi Manuwa x Ryan Jimmo (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)Jimi Manuwa e Ryan Jimmo vão se enfrentar em Manchester (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)
Outras duas lutas foram marcadas para o evento. De acordo com o site "Sherdog", o inglês Paul Taylor, que está sem atuar desde 2011, enfrentará o também nigeriano Anthony Njokuani pelo peso-leve. E nos penas, Jimy Hettes e Mike Wilkinson vão medir forças, segundo o "MMA Fighting". A luta principal será entre Michael Bisping e Mark Muñoz.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC: Bisping x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo*
John Lineker x Phil Harris
Anthony Njokuani x Paul Taylor*
Jimy Hettes x Mike Wilkinson*
* Lutas não confirmadas oficialmente

Vitor Belfort volta a defender uso
de TRT: 'Nunca ultrapasso o limite'

Brasileiro diz que tratamento é apenas para ele poder lutar em condições
iguais com os adversários ao ter o mesmo nível de testosterona

Por Rio de Janeiro
109 comentários
lutador Vitor Belfort com o filho (Foto: Ivan Raupp)Vitor Belfort ainda não tem data marcada para
voltar a lutar pelo Ultimate (Foto: Ivan Raupp)
As últimas vitórias de Vitor Belfort vieram junto de polêmicas. Desde que foi descoberto que o brasileiro faz uso de TRT (tratamento de reposição de testosterona), seus resultados são contestados, mesmo que o procedimento seja legal perante às comissões atléticas responsáveis por fiscalizar as lutas de MMA no Brasil e nos Estados Unidos. Em entrevista ao site americano "Sherdog", Belfort garantiu que o que faz não é trapacear, pois ele não atinge níveis de testosterona mais altos do que os rivais.
- O TRT é para você ficar no mesmo nível dos outros. Assim, o meu nível (de testosterona) é sempre menor do que um cara normal. Eu nunca ultrapasso o limite. Então, o que estou fazendo é tentar ser justo com a minha carreira diante do meu adversário. O TRT é apenas algo que o meu corpo não consegue produzir. Estou fazendo o tratamento com os médicos, com exames de sangue, por isso tudo é muito claro. Mas todos os caras estão fazendo um monte de coisas, mas eles não são pegos porque não fazem exames de sangue - disse Belfort ao site "Sherdog".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Depois de vencer Luke Rockhold em maio, Vitor Belfort segue sem luta marcada. Ele e o Ultimate não estão se entendendo sobre o seu próximo combate. Enquanto o lutador pediu para enfrentar Chael Sonnen ou Dan Henderson, a organização ofereceu Tim Kennedy e Rashad Evans para ele.

Após jogar apenas nove minutos, Túlio Maravilha critica técnico do Vila

Em seu perfil oficial no Facebook, atacante reclama do treinador Samuel Batista, que o deixou no banco de reservas em derrota do Vilavelhense

Por GLOBOESPORTE.COM Cariacica, ES
191 comentários
Na derrota do Vilavelhense para a Desportiva Ferroviária (veja os gols), pela Copa Espírito Santo, o atacante Túlio Maravilha entrou apenas no fim da partida e mais uma vez passou em branco na busca pelo seu contestado milésimo gol. Apesar de afirmar não ter ficado chateado com a decisão do treinador Samuel Batista, neste sábado o jogador mudou de opinião e postou um desabafo em uma rede social.
Em seu perfil oficial no Facebook, o folclórico Túlio Maravilha contestou a opção do treinador do Vilavelhense, de deixá-lo no banco, e reclamou que jogou apenas nove minutos na partida realizada na noite desta sexta-feira.
- É inacreditável em uma partida importante como esta, em contagem regressiva para o milésimo, o treinador me colocar somente no final do segundo tempo. Apenas oito minutinhos (na verdade foram nove minutos) ... - lamenta o atacante.
Técnico justifica
Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense (Foto: Henrique Montovanelli/Desportiva Ferroviária)Túlio Maravilha ficou no banco até os 40 minutos do segundo tempo (Foto: Henrique Montovanelli)
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o treinador Samuel Batista justificou o fato de Túlio ter jogado por pouco tempo. Para o técnico, o principal objetivo do clube é avançar para as semifinais da Copa Espírito Santo 2013.
- Nós temos que separar as situações. O Túlio tem o projeto dos mil gols e o Vilavelhense tem o objetivo de se classificar e, quem sabe, brigar pelo título. Então o fato de ele ter jogado apenas nove minutos é apenas uma questão de cada jogo. Ele é um jogador que está dentro do plantel para cumprir o que o Vilavelhense propõe - esclareceu o treinador.
Com a derrota, o Vilavelhense caiu para quarta posição, segura a lanterna da chave com apenas um ponto, e só em caso de derrota do Linhares para o Real Noroeste por mais de um gol de diferença, neste sábado, volta à terceira posição do Grupo B.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.
Botafogo cede empate ao Goiás com gol contra, mas dorme na liderança
Rafael Marques abre o placar, mas André Bahia erra e permite igualdade no Mané Garrincha. Alvinegro segue invicto como mandante no Brasileiro
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • noite infeliz
    André Bahia
    O zagueiro se chocou com Marcelo Mattos no início do jogo e deixou o campo sangrando. Voltou com proteção, mas fez o gol contra no empate em 1 a 1.
  • empate técnico
    Finalizações
    Iguais no placar, Botafogo e Goiás tiveram números semelhantes também nas finalizações: 15 a 14, respectivamente.
  • reincidente
    Hugo expulso
    Após ser expulso no dia 21, contra a Lusa, Hugo cumpriu suspensão contra o Náutico pelo 3º amarelo. Voltou nesta rodada e recebeu mais um vermelho.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
498 comentários
A noite não era de André Bahia. Ele atuou quase toda a partida com uma proteção na cabeça, depois de um choque com Marcelo Mattos que provocou um sangramento logo nos primeiros minutos de jogo, e acabou vivendo momento pior na etapa final ao ceder o empate ao Goiás com um gol contra - Rafael Marques havia aberto o placar para o Botafogo. Com o 1 a 1, os alvinegros assumem a liderança provisória, mas podem ser ultrapassados por Cruzeiro e Coritiba, que enfrentam Santos e Vasco, respectivamente, neste domingo. O Esmeraldino sobe provisoriamente para a nova posição. O duelo no Mané Garrincha, em Brasília, teve 23.322 pagantes - o maior público do Alvinegro como mandante neste ano.
Com 25 pontos, o Botafogo, agora seca a Raposa (24) e o Coxa (23), e o Goiás, com 17, pode ser ultrapassado por Grêmio e Vasco, e alcançado por Fluminense ou Flamengo. O próximo compromisso do Alvinegro será na quinta-feira, contra o Internacional, às 21h (de Brasília), no Maracanã - o time de General Severiano segue invicto como mandante no Brasileiro, com cinco vitórias e um empate. O Alviverde enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 21h50m, no Serra Dourada.

Marcelo Mattos saiu em defesa de André Bahia e afirmou que o zagueiro não teve culpa no lance do gol contra.

- É complicado, um jogador canhoto naquela posição. Ele fez seu melhor. Sei que é difícil tirar. Mas está ótimo, é um jogador que trabalha muito, não tem culpa nenhuma.

Renan Oliveira, do Goiás, autor do cruzamento que terminou no gol contra de André Bahia, lamentou a chance que desperdiçou quando o seu time ainda perdia por 1 a 0.

- Tive a oportunidade ali, mas foi mais mérito dele (Jefferson). A bola foi forte. Mas valeu pelo esforço e pelo empenho, uma hora o gol ia sair.
Hugo e André Bahia, Botafogo x Goiás (Foto: Andressa Anholete/Agência Estado)Hugo e André Bahia disputam a bola no Mané Garrincha (Foto: Andressa Anholete/Agência Estado)
O Botafogo fez mistério antes da partida no Mané Garrincha. Contrariando o regulamento do Campeonato Brasileiro, que determina em seu artigo 72 a divulgação da escalação 45 minutos antes de cada partida, o técnico Oswaldo de Oliveira só confirmou a presença de Seedorf pouco antes do apito inicial, divulgando a lista com "Seedorf ou Gegê". Bolívar e Gabriel, suspensos, deram lugar a André Bahia e Renato, respectivamente. Elias foi mantido no lugar de Lodeiro, convocado para a seleção uruguaia. No Goiás, o técnico Enderson Moreira fez mistério quanto ao aproveitamento do meia Hugo, que acabou confirmado como titular ao lado de Tartá, com Paulo e Walter mantidos no ataque.

Logo no início do jogo, um incidente: André Bahia se chocou com Marcelo Mattos e saiu de campo sangrando, mas voltou com proteção na cabeça após ser atendido pelos médicos. Com boa movimentação, o Botafogo não demorou para começar a ameaçar o gol goiano. Na primeira chance, Vitinho chutou de longe, Renan não segurou, e Elias apareceu para mandar para a rede. Mas estava impedido.

Ambos os times mostraram estar dispostos a buscar o ataque em velocidade desde os primeiros minutos. Porém, apesar de uma tentativa de Rafael Marques e outra de Walter, nenhuma das equipes conseguia criar oportunidades reais de gol. Enquanto os alvinegros apostavam em chutes de média e longa distância, o time de verde insistia em bolas alçadas na área. Até que, aos 25 minutos, em jogada pelo meio, o Goiás quase abriu o placar. Hugo ficou cara a cara com Jefferson e bateu forte, mas em cima do goleiro, que conseguiu rebater.

O Botafogo passou a ter dificuldades para criar jogadas, com Seedorf vigiado de perto pelos marcadores. Aos 35, nova chance dos goianos. David deu ótimo passe para Hugo, que novamente ficou à frente de Jefferson. Vitinho, por trás, conseguiu um toque providencial para mandar a bola pela linha de fundo. Na sequência, em cobrança de escanteio, Rodrigo, de cabeça, por pouco não marcou. A essa altura, o Goiás dominava a partida, com as melhores chances e boa marcação sobre os alvinegros, que responderam em chute de Elias, defendido sem dificuldade por Renan.

Na saída do gramado, Renato pediu mais jogadas alvinegras pelos flancos e mostrou preocupação com erros de passe.

- Temos que jogar pelos lados do campo. Sabemos que o Goiás é uma equipe rápida no contra-ataque. É não errar o passe para jogar pelos lados e conseguir fazer o gol.

No Goiás, Walter elogiou o primeiro tempo da equipe, mas pediu atenção nas finalizações. A melhor chance da etapa inicial foi de Hugo, que bateu em cima do goleiro alvinegro e desperdiçou.

- Tivemos duas chances para matar o jogo e sabemos que tem que fazer. Nossa equipe está bem, fez um primeiro tempo muito bom - avaliou.

O Botafogo começou o segundo tempo pressionando e por muito pouco não conseguiu a vantagem logo nos primeiros minutos. Aos três minutos, Vitinho recebeu na frente, mas parou em Renan. No rebote, Elias tentou de forma atabalhoada e perdeu a oportunidade. Pouco depois, Vitinho arriscou da esquerda e, num belo chute, mandou no travessão do goleiro goiano. O gol era questão de tempo, pouquíssimo tempo. Aos seis, Gilberto cruzou, a bola bateu em Elias e sobrou limpa para Rafael Marques balançar a rede pela sexta vez neste Brasileiro: 1 a 0.

O Goiás respondeu em cobrança de falta perigosa, aos dez. Enderson Moreira resolveu trocar Paulo por Renan Oliveira, adiantando Tartá para o ataque. Dois minutos depois, porém, o Botafogo perdeu uma chance incrível com Elias, que recebeu livre o cruzamento de Gilberto na pequena área e bateu em cima de Renan. Oswaldo de Oliveira trocou então Júlio César, sentindo uma pancada no quadril, por Lima. O Goiás teve nova grande chance aos 19, quando Walter deu ótimo passe para Renan Oliveira finalizar. Jefferson fez grande defesa, salvando mais uma vez o time alvinegro. André Bahia, porém, não colaborou. Ao tentar cortar o cruzamento de Renan Oliveira aos 23 minutos, cedeu o empate com um gol contra: 1 a 1.

O time goiano cresceu na partida, com o Botafogo dando sinais de que havia sentido o empate. E por muito pouco a virada não aconteceu. Aos 37 minutos, Walter mandou uma bomba que parou na trave de Jefferson, já batido no lance. Ainda houve tempo para a expulsão de Hugo, punido com o segundo cartão amarelo por falta em Marcelo Mattos. Porém, com poucos minutos para o apito final, o Botafogo não conseguiu aproveitar a vantagem numérica no gramado, e o empate prevaleceu.
Náutico e Galo empatam sem gols e continuam vivendo momento ruim
Último lance em disputa de bola é a polêmica da partida: para alvirrubros, houve falta de Jô; para atleticanos, mão na bola e pênalti de João Felipe
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu errado
    volantes
    Cuca escalou quatro volantes no meio-campo (Pierre, Josué, Richarlyson e Rosinei). Com tanta marcação, faltou criação, e o Galo atacou muito pouco.
  • problema
    gramado
    Depois de um show da cantora Cláudia Leitte, o gramado da Arena Pernambuco não resistiu e mostrou falhas, como em uma das áreas.
  • torcida
    bom público
    Mesmo na lanterna do Brasileiro, a torcida do Náutico mostrou que é fiel. Quase 20 mil torcedores marcaram presença e apoiaram bastante.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
304 comentários
A fase continua ruim, tanto para Náutico quanto para Atlético-MG. Os pernambucanos estão na última posição da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e convivem com a corda no pescoço - nunca deixaram a zona de rebaixamento nesta temporada. O Galo, que ainda comemora a conquista da Taça Libertadores, desde que bateu o Olimpia, nos pênaltis, não sabe o que é conquistar uma vitória. Com o empate por 0 a 0, neste sábado, na Arena Pernambuco, em confronto válido pela 13ª rodada da competição nacional, já são cinco jogos, com três derrotas e dois empates. No último lance do jogo, em uma disputa no alto, João Felipe reclamou de falta de Jô, mas acabou acertando a bola com um soco - os atleticanos queriam a marcação do pênalti. O árbitro do Rio Grande do Norte Ítalo Medeiros de Azevedo nada marcou. Após o jogo, o atleta do Timbu alegou que não teve a intenção de botar a mão na bola.
- Ele me deu uma cotovelada, eu tentei me proteger, e a bola bateu na minha mão - disse João Felipe em entrevista ao SporTV.
Para a partida, os treinadores armaram as equipes, pelo menos na teoria, respeitando muito os adversários. O Náutico, em situação muito complicada na tabela de classificação, entrou com a obrigação de marcar pontos. Desta forma, perder seria uma tragédia. Zé Teodoro, antes do início do jogo, anunciou que esperaria o Atlético-MG e buscaria apenas as jogadas de contra-ataque. Já Cuca, comandante do Galo, na ausência forçada de Diego Tardelli, lesionado, optou por uma formação mais defensiva, com quatro volantes no meio-campo (Pierre, Josué, Richarlyson e Rosinei). Tudo para, segundo o próprio treinador, ser mais competitivo em jogos fora de casa.
Náutico x Atlético-MG (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Ronaldinho Gaúcho e Elicarlos travam duelo na Arena Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Com tantos jogadores defensivos, era de se esperar um jogo truncado, cheio de faltas e, principalmente, com poucas chances de gol. E foi o que aconteceu. Náutico e Atlético-MG não conseguiram empolgar o bom público (19.997 pagantes, para uma renda de R$ 508.430) que marcou presença na Arena Pernambuco. Os dois seguem em posição ruim na tabela de classificação. O Galo é o 16º, primeiro fora da zona de rebaixamento, com 12 pontos ganhos, enquanto o Timbu permanece na lanterna, com somente oito pontos.
As duas equipes voltarão a campo nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília). Na próxima rodada, o Atlético-MG receberá o Bahia, no Independência, e o Náutico vai a Santa Catarina, onde enfrentará o Criciúma.
Pouca inspiração
Logo no primeiro minuto, o Náutico quase chegou ao gol. No meio-campo, Rodrigo Souto ganhou de Marcos Rocha e lançou para Maikon Leite. O atacante passou por Réver e Victor e chutou em direção ao gol. A bola, caprichosamente, bateu na trave, caminhou sobre a linha e não entrou.
O Galo, após o susto, passou a dominar a partida. Porém, mesmo com mais posse de bola, o time mineiro tinha muitas dificuldades de finalizar, tanto que Ricardo Berna pouco trabalhou. O jogo ficou muito pegado no meio-campo.
O outro lance de verdadeiro perigo aconteceu apenas aos 34 minutos, com Tiago Real, que recebeu livre, cara a cara com Victor. O meia driblou o goleiro, mas, na hora de finalizar, errou o alvo. A bola foi pela linha de fundo. O Galo chegou apenas aos 44 minutos, em um chute de Jô, de fora da área. Muito pouco para o campeão da América.
Mesmo panorama
O Náutico voltou para o segundo tempo mais presente no ataque. Tanto que Victor teve de se virar para evitar que o Timbu saísse à frente no placar, aos quatro minutos, em cabeçada perigosa de Olivera. Porém, com o passar do tempo, o Galo voltou a se equilibrar e, embora não chegasse com perigo ao ataque, pelo menos não sofria mais a pressão do adversário.
Cuca tentou mudar o panorama da partida e colocou em campo dois atacantes, Alecsandro e Carlos, que fez a estreia no time profissional, nos lugares dos volantes Richarlyson e Rosinei. Zé Teodoro alterou o atacante de área, na alteração de Oliveira por Rogério. Mas pouco mudou.
Nos últimos minutos, o Atlético-MG foi para cima, buscou o gol e levou muito perigo a Ricardo Berna. Zé Teodoro fez substituições para segurar o jogo e foi muito vaiado pelo torcedor, que segue insatisfeito com a campanha da equipe no Brasileirão. No último lance, a polêmica: João Filipe deu um soco na bola, dentro da área, em uma disputa dura com Jô, mas o árbitro nada marcou. O jogador do Timbu chegou a sofrer um corte no rosto. Pierre implorou pela marcação do pênalti, mas Ítalo Medeiros de Azevedo nada marcou.
Valdivia e Wesley comandam virada do Palmeiras sobre o Paraná
Tricolor sai na frente com gol contra de Charles. Inspirado, Mago comanda a virada com passes precisos. Volante fecha o placar
 
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
415 comentários
A torcida do Palmeiras lotou o Pacaembu, neste sábado, para rever Valdivia, poupado contra o São Caetano, torcendo pela manutenção da série invicta e da liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Tudo isso aconteceu, mas não foi fácil. Porque do outro lado estava o aplicado Paraná, do técnico Dado Cavalcanti. De virada, o Verdão venceu por 2 a 1, gols de Juninho e Wesley (Charles, contra, fez para o Paraná), para festa dos palmeirenses que compareceram em peso: 29.012 pagantes - recorde de público nesta Série B.
Agora, o Palmeiras está há nove jogos invicto - lidera a competição, com 34 pontos. Já o Paraná vê quebrada a sua série de nove partidas sem derrotas, mas se mantém em quarto, com 23 pontos.
Na próxima terça-feira, o Palmeiras enfrenta o Joinville, na Arena Joinville. No mesmo dia, o Paraná faz o confronto direto pelo G-4 com o Boa Esporte, que também tem 23 pontos, mas está em quinto porque tem saldo de gols menor (9 a 0).
Wesley e Valdivia comemora, Palmeiras x Paraná Clube (Foto: Mauro Horita/Agência Estado)Wesley e Valdivia comemoram vitória alviverde no Pacaembu (Foto: Mauro Horita/Agência Estado)
Paraná sai na frente
Os bons números de Palmeiras e Paraná, ambos no G-4, com ataques efetivos e defesas bem armadas , já anunciavam um confronto equilibrado no Pacaembu. E isso ficou claro no primeiro tempo. Espelhados no 4-4-2, os times travaram batalha intensa no meio de campo.
Dificultado pela disciplina tática do Paraná, o Verdão teve muito trabalho para levar perigo. O time paranaense, com Ricardo Conceição incansável, bloqueou a entrada de sua área. Restou ao time da casa arriscar chutes de longe, sem perigo.
Pouco ameaçado, o Paraná se animou e chegou ao gol na bola parada, com grande colaboração de um palmeirense. Aos 17 minutos, Lucio Flavio cruzou da esquerda. Anderson subiu e desviou. A bola não entraria, mas o volante Charles, ao tentar afastá-la da área, mandou para as redes: gol contra.
Após ver Reinaldo quase ampliar o marcador, Valdivia chamou a responsabilidade e comandou as ações ofensivas. Ele chegou a sentir a perna direita após levar pancada de Ricardo Conceição, mas seguiu em campo. O Mago até teve um gol anulado por impedimento, aos 34. O Verdão só voltaria a levar perigo a três minutos do fim da etapa inicial, quando Luis Carlos defendeu chute à queima-roupa de Leandro. Insatisfeitos com a derrota parcial, torcedores palmeirenses vaiaram a equipe.
Verdão cresce e vira
Além da torcida, o técnico Gilson Kleina também estava descontente com o Palmeiras. Por isso, substituiu Charles por Mendieta. Com dois meias, o time verde aumentou o seu volume de jogo e encurralou o Paraná. O gol era inevitável e começou a ser construído por Valdivia.
No meio, o chileno acertou belo passe para Luis Felipe invadir a área pela direita. O lateral deu um corte para dentro e finalizou cruzado de esquerda. Luis Carlos defendeu, e, no rebote, Juninho empatou: 1 a 1, aos 14 minutos.
O Paraná apareceu muito pouco na etapa final. Apenas Reinaldo dava algum trabalho aos zagueiros palmeirenses, que, apesar do aperto, souberam controlá-lo. Pouco antes de virar, o Verdão ainda perdeu gol incrível com Leandro. Wesley fez grande jogada pela esquerda e cruzou. O atacante, na pequena área, com o gol livre à sua frente, errou o alvo.
Wesley, aliás, deu a volta por cima no jogo. Depois de errar muitos passes e até pisar na bola no primeiro tempo, ele mostrou muita tranquilidade para marcar o seu e virar a partida, novamente em jogada iniciada por Valdivia. O Mago lançou Mendieta, que chutou. Luis Carlos deu outro rebote. Com calma, Wesley pegou a sobra, limpou um zagueiro e definiu o lance com classe: explosão no Pacaembu.
A virada fez a aplicação tática paranaense acabar e o time teve de sair com tudo na busca pelo gol, sem sucesso. Antes do fim, Valdivia ainda cumpriu uma promessa: forçou o terceiro cartão amarelo e foi substituído por Eguren. Ele foi convocado pela seleção do Chile para amistoso contra o Iraque e já seria desfalque diante do Joinville, terça-feira.
 

Na volta para Barcelona, Neymar posa com Iniesta e elogia meia: 'Gênio'

Craque brasileiro posta foto em rede social e mostra admiração pelo colega

Por GLOBOESPORTE.COM Shah Alam, Malásia
277 comentários
Destaque do Barcelona na vitória sobre um combinado da Malásia por 3 a 1 neste sábado (veja os gols no vídeo ao lado), Neymar aproveitou a viagem de volta para Barcelona para tietar. Ao lado de Iniesta e já mostrando entrosamento com o companheiro, o atacante brasileiro postou uma foto nas redes sociais elogiando o meia espanhol.
- Voltando para Barcelona...#iniesta #genio – escreveu Neymar.
Novamente titular no Barça, o brasileiro balançou as redes e foi um dos atletas mais festejados pela torcida malaia na partida. O próximo compromisso da equipe catalã é no sábado que vem, contra o Levante, na estreia do Campeonato Espanhol.
Iniesta e neymar (Foto: Reprodução / Instagram)Neymar e Iniesta sorriem: entrosamento no Barça (Foto: Reprodução / Instagram)

Cyborg e Bruno Scornavacca estrelam "Warriors of God" em Uberlândia

Card "Guerreiros de Deus" terá nove confrontos. Ingressos estão à venda em 4 pontos da cidade. Lutas serão no UTC, dia 17 de agosto, a partir das 18h

Por Gullit Pacielle Uberlândia, MG
5 comentários
No dia 17 de agosto, Uberlândia recebe o primeiro Warriors of God (Guerreiros de Deus). Um campeonato profissional de Mixed Martial Arts (MMA). Destaque para a participação de Evangelista Cyborg e Bruno Scornavacca, integrante da banda KLB.
Na competição, o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba serão representados por Lucas Hodak , Wesner Dalcin, Aluzivan Peres, Jackson Marron, Jair Faria, Maicon Silva, Dangeles, Daniel Wyllicat e Nélio Neves.
Cris treina com Evangelista Cyborg (Foto: Site Oficial Cris Cyborg)Evangelista Cyborg durante treino com a lutadora Cris Cyborg
(Foto: Site Oficial Cris Cyborg)
Na organização do evento, Evangelista Cyborg quer mostrar para o Brasil atletas jovens com potencial.

- Neste campeonato espero mostrar lutadores jovens com potencial para o país. Eu e o Bruno somos conhecidos e faremos grandes lutas, mas também destaco os mais novos porque terão um grande futuro pela frente. O Premiere Combat estará acompanhando e mostrará o alto nível que será a competição – disse Cyborg.

A competição será no ginásio do UTC e a expectativa é de casa cheia.

- Lá cabem mais ou menos umas cinco mil pessoas e não tenho dúvida que estará lotado
porque se trata de um evento profissional. Todos os atletas assinaram contrato, serão lutas com peso combinado e os atletas precisam cumprir as regras do MMA e do UFC – falou Cyborg.

Pontos de venda

- Academia Chute Boxe: Rua Maria Conceição de Andrade, 93, Bairro Morada da Colina;
- Lojas da rede Drogalíder;
- Açaí Nativo
- Wave Point.

O valor é R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone (34) 3211-1013.
Card Warriors Of God
Evangelista Cyborg Oscar Sosa (República Dominicana)
Bruno Scornavaca (KLB) Luiz Henrique Espinha
Lucas Hodak (Uberlândia) Wesner Dalcin  (Uberlândia)
Aluzivan Peres Rastelo (Uberlândia) Júnior Tigre
João Paulo Almeida Jackson Marron (Uberlândia)
Nélio Neves(Araxá) Jair Faria (Uberlândia)
Romulo Brito Baiano Felipe Côrtes
Maicon Silva (Uberaba) Dangeles (Uberlândia)
Daniel Wyllicat (Uberlândia) Caio Formiga

Minotauro e Minotouro 'descobrem' o RS e abrem Team Nogueira no estado

Neste domingo, irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro estarão na academia para o pontapé inicial do projeto em Porto Alegre

Por Tomás Hammes Porto Alegre
41 comentários
O gaúcho fã de MMA que sonha em ser um novo Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, Anderson Silva ou Júnior Cigano já tem uma maneira de estar mais próximo dos ídolos no Rio Grande do Sul: a Team Nogueira, academia dos irmãos gêmeos Minotauro e Minotouro e uma das mais conceituadas no Brasil, inicia sua trajetória em Porto Alegre a partir da tarde deste domingo. E em grande estilo. O espaço, localizado na zona norte da capital, receberá a dupla de lutadores, que dará uma aula aos alunos já inscritos. Oficialmente, a academia abre suas portas na quarta-feira, 14 de agosto.
O empreendimento de 800m² terá um octógono de 9m x 9m, um ringue de 7m x 7m, uma área para praticar jiu-jítsu de 90m², que será elevado em mais 150m² posteriormente, e 60m² para o boxe. As garotas terão a opção de participar de aulas mistas ou no lady camp. Tudo isso aberto de segunda a sábado.
Minotauro e Minotouro abrem Team Nogueira no RS (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Minotauro e Minotouro abrem Team Nogueira no RS (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
A franquia gaúcha será encabeçada pelo trio de empresários Rafael Chiavaro, Felipe Flach e Lucas Theves. Os planos vagam entre a ambição e a popularização do esporte no estado. Com o imponente sobrenome dos irmãos por trás, o objetivo é alcançar os 2.000 alunos. Até o início da tarde da última quarta-feira, quando recepcionaram o GLOBOESPORTE.COM para uma entrevista de uma hora, já haviam 700 pré-inscritos e 70 matriculados, não apenas de Porto Alegre.
- Chegamos para fomentar o mercado. Queremos difundir ainda mais o esporte no Rio Grande do Sul e, claro, garimpar talentos. A imagem dos dois é muito forte. São exemplos de vitória no esporte e na vida. Mesmo que o cara não venha para a Team Nogueira, ele olhará uma academia perto de casa e vai querer fazer aula. Estamos com as portas abertas para todos, professores, alunos, ou mesmo leigos. Já tem gente de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Eldorado do Sul. Queremos chegar até a virada do ano com 2000 alunos - afirma Chiavaro.
No domingo, quem comparecer à Team Nogueira, terá a honra de receber as instruções dos irmãos (além de Ana Maria Índia e Itamar Rosa). Serão aproximadamente 45 minutos que cada grupo treinará sob a tutela de Minotauro e Minotouro.
Ambiente motivacional, mas treino específico para cada aluno
Minotauro e Minotouro abrem Team Nogueira no RS (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Monitores espalhados para documentários e vídeos
de MMA (Foto: Tomás Hammes )
O local, claro, é todo voltado para motivar os alunos. Nas paredes, quadros dos Nogueira, dos ex-campeões do UFC Anderson Silva e Júnior Cigano, de Erick Silva e Itamar Rosa (gaúcho que já treina na Team Nogueira do Rio de Janeiro). Na parte central do teto, estão presos quatro monitores que passam lutas e documentários sobre o MMA. O ambiente já tem três ar condicionados split para refrescar os lutadores.
O empreendimento não ficará restrito aos futuros lutadores. O interessado em apenas manter a forma ou mesmo aprender as artes marciais terá espaço. O cliente informará sua intenção ao professor que passará o cronograma indicado.
- A maioria, quase a totalidade, só quer brincar. Você pode ficar um ano aqui e não levar um soco se quiser. Vamos acabar com estes paradigmas de que academia é um lugar que fede e as pessoas se machucam - garante Theves.
Minotauro e Minotouro abrem Team Nogueira no RS (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Espaço terá 800 m2 para prática de exercícios (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Comportamento
A disciplina é um ponto que será obrigatório. Brigas na rua não serão toleradas e resultarão em expulsão da academia. Desempenhos ruins nas escolas também culminarão com a saída do aluno. A ideologia disseminada em cada franquia será a tônica da franquia gaúcha.
Sushi no empreendimento
A partir da próxima semana, o atleta que sair exaurido poderá matar a fome no próprio local. O espaço reserva, logo na entrada, à esquerda, uma área de 16m² para o sushi, uma das comidas preferidas dos lutadores (que também servirá açaí).
Por um preço extra, o pupilo poderá fazer sauna, passar por uma avaliação com nutricionista e fazer fisioterapia.
A ideia
Amantes do esporte "desde quando ainda se chamava Vale-Tudo, de alugar fita de videocassete na locadora para acompanhar os feitos dos irmãos Rickson e Royce Gracie", a ideia de trazer a academia a Porto Alegre surgiu após uma pesquisa de Chiavaro no site da Team Nogueira.
- Acho que era setembro do ano passado. Eles estavam abrindo as franquias. Eu já agenciava o Itamar Rosa. Entrei em contato e enviaram-me um questionário. Respondi. Tinham mais outros interessados. Isso ocorreu de sexta para segunda. Na terça, o Felipe e eu estávamos no Rio de Janeiro.
Minotauro e Minotouro abrem Team Nogueira no RS (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Objetivo é o de alcançar 2 mil alunos (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
No início de 2013, "entre janeiro e fevereiro", diz Rafael, as arestas foram aparadas. Era o momento de encontrar um local. A parte mais difícil, no entender do trio. Acabaram encontrando o prédio na avenida Sertório 1.600, na Zona Norte da capital. O sonho é crescer ainda mais.
- Pretendemos abrir, no futuro, mais duas franquias no estado. Queremos ser o modelo de MMA do Rio Grande do Sul - finaliza Chiavaro.
O desafio começa agora. Quem sabe, um gaúcho forjado na Team Nogueira de Porto Alegre não sobe ao octógono do UFC? A conferir.

Confira a programação completa dos próximos eventos do UFC em 2013

Maurício Shogun encara Chael Sonnen dia 17 de agosto, e dia 31, Benson Henderson encara Anthony Pettis na defesa do título dos leves no UFC 164

Por Rio de Janeiro
129 comentários
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick
montagem Mauricio Shogun x Chael Sonnen UFC (Foto: Editoria de Arte)Maurício Shogun x Chael Sonnen será no dia 17 de agosto (Foto: Editoria de Arte)
UFC: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD DO EVENTO
Carlos Condit x Martin Kampmann
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos
Kelvin Gastelum x Brian Melancon
Sarah Kaufman x adversária a ser anunciada
Court McGee x Robert Whittaker
Brad Tavares x Bubba McDaniel
CARD PRELIMINAR
Takeya Mizugaki x Erik Perez
Dylan Andrews x Papy Abedi
Justin Edwards x Brandon Thatch
Darren Elkins x Hatsu Hioki
Jason High x James Head
Zak Cummings x Ben Alloway
Roger Bowling x Abel Trujillo
UFC 164
31 de agosto de 2013, em Milwaukee (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ben Henderson x Anthony Pettis
Josh Barnett x Frank Mir
Chad Mendes x Clay Guida
Ben Rothwell x Brandon Vera
Dustin Poirier x Erik Koch
CARD PRELIMINAR
Jamie Varner x Gleison Tibau
Louis Gaudinot x Tim Elliott
Pascal Krauss x Hyun Gyu Lim
Chico Camus x Kyung Ho Kang
Yoel Romero x Brian Houston
Soa Palelei x Nikita Krylov
Al Iaquinta x Ryan Couture
Jared Hamman x Magnus Cedenblad
UFC no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Hugo Wolverine x Johnny Bedford
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
João Zeferino x Kenny Robertson
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
Marcelo Guimarães x Keith Wisniewski
Yuri Villefort x Sean Spencer
UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (CAN)
CARD DO EVENTO
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Renan Barão x Eddie Wineland
Francis Carmont x Costa Philippou
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Pat Healy x Khabib Nurmagomedov
Myles Jury x Mike Ricci
Ivan Menjivar x Kid Yamamoto
Stephen Thopmson x Chris Clements
Mitch Gagnon x Dustin Kimura
John Makdessi x Renée Forte
Mark Bocek x Michel Trator
Roland Delorme x Alex Caceres
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk *
UFC no Brasil
9 de outubro, em local a ser divulgado
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields*
Thiago Silva x Matt Hamill*
Erick Silva x Dong Hyun Kim*
Rony Jason x Jeremy Stephens*
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD DO EVENTO
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Nate Marquardt x Hector Lombard
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Luke Rockhold x Tim Boetsch
Gabriel Napão x Shawn Jordan
George Sotiropoulos x KJ Noons
TJ Waldburger x Adlan Amagov*
Tony Ferguson x Mike Rio
George Roop x Francisco Rivera
Matt Grice x Jeremy Larsen
Charles do Bronx x Estevan Payan
UFC: Bisping x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
John Lineker x Phil Harris
UFC Fight for the Troops
6 de novembro, em local a ser divulgado
CARD DO EVENTO
Jorge Masvidal x Rustam Khabilov

UFC no Brasil
9 de novembro, em Goiânia
UFC 167
16 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Georges St-Pierre x Johny Hendricks
TUF 18 Finale
30 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
UFC
14 de dezembro de 2013, em local a ser divulgado
UFC
21 de dezembro de 2013, em local a ser divulgado
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
* Lutas não confirmadas oficialmente

Lutadores trocam encaradas durante pesagem na véspera do Predador FC

Evento que acontece na noite desta sexta-feira, em Rio Preto, contará com nove lutas em seu card principal e disputas de cinturão até no feminino

Por GLOBOESPORTE.COM São José do Rio Preto, SP
Comente agora
A 24ª edição do Predador Fight Championship acontece na noite desta sexta-feira, em São José do Rio Preto, mas os atletas de MMA já passaram na noite de quinta pelo primeiro desafio: o da balança. Além de conferir o peso, foi o momento de dar a tradicional "encarada" no adversário.
– Estou com o cinturão faz quatro anos, já está envelhecendo na minha mão. Mas vamos tentar mantê-lo – disse o lutador Fábio Silva, que será desafiado por Fábio Fett.
E a encarada também aconteceu na categoria feminina: a lutadora Andressa Rocha desafiou a atual campeã, Livea Renata, e o confronto, que vale o cinturão na categoria, promete esquentar nesta noite.
– Foi uma encarada mais tensa, mas é uma disputa que vale o cinturão, então é normal – disse a desafiante Andressa Rocha.
O Predador FC 24 será realizado no ginásio do Palestra Esporte Clube, nesta sexta, dia 9, a partir das 21h. O card da 24ª edição do evento contará com nove lutas, além da disputa no feminino, e terá cobertura do Canal Combate.
Os ingressos estão à venda em vários pontos de Rio Preto e os valores variam entre R$ 30 (arquibancada), R$ 60 (cadeira VIP), R$ 80 (camarote VIP) e R$ 200 (camarote open bar). Mais informações pelo telefone (17) 8154-9899 ou acessando a página do evento.

Em 35 segundos, 'Conterrâneo'
finaliza Bob Sapp no OX MMA Event

Luta mais esperada da noite também foi a mais rápida. Brasileiro Edson França precisou de menos de um minuto para finalizar americano

Por Juscelino Filho Fortaleza, Ce
23 comentários
Edson Conterrâneo França Bob Sapp MMA Event (Foto: Juscelino Filho)Edson 'Conterrâneo' França finalizou Bob Sapp em apenas 35 segundos (Foto: Juscelino Filho)

O combate entre o badalado Bob Sapp e Edson 'Conterrâneo' França fechou o OX MMA Event no Ginásio Paulo Sarasate, já na madrugada desta sexta-feira (9). No entanto, quem esperou até o fim para ver o gigante americano em ação, teve que se contentar com apenas apenas alguns segundos de luta.
A primeira arrancada foi de Bob Sapp. O americano partiu para cima do brasileiro, mas Edson logo tratou de impor sua agilidade, maior que a do rival. Praticamente 'montado' sobre o gigante Sapp, 'Conterrâneo' logo o levou ao solo e tratou de imobilizá-lo. Dito e feito.
Foi Sapp quem pediu o fim da luta, no clássico gesto de bater ao mão na lona. O árbitro Mário Yamasaki sacramentou a vitória do brasileiro ao encerrar o combate e erguer a mão de Edson, que foi aplaudido pelos torcedores que permaneceram até o fim do evento.
- Ninguém me assusta. Passei muita dificuldade. Passei fome, frio. Eu destruo qualquer homem - afirmou o campeão.
bob sapp (Foto: Juscelino Filho)Bob Sapp perdeu a 12ª seguida no MMA
(Foto: Juscelino Filho)
Mesmo após ter perdido a 12ª seguida, o gigante Bob Sapp ainda teve tempo para tirar fotos com os fãs, na saída do octágono, e falou com a imprensa sobre o fim da carreira.
- Não sei se foi o golpe dele ou a maneira como eu caí, mas essa parte do meu rosto está doendo muito - disse o americano, apontando para o olho esquerdo ainda fechado.
Com bom humor, o campeão do OX MMA Event, Edson 'Conterrâneo' França, se despediu dos presentes brincando sobre disputar o UFC.
- Estou ficando velho. Acho que está na hora de disputar o UFC. Mas agora vou comer uma marmita porque estou morrendo de fome - brincou.

Ronda Rousey diz que sua carreira no MMA pode se encerrar em dois anos

Campeã dos pesos-galos do UFC afirma que encara sua atividade atual como um ciclo olímpico, e já admite pensar em opções para o seu futuro

Por Las Vegas, EUA
123 comentários
UFC Ronda Rousey (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda Rousey admite parar de lutar MMA em dois anos,
e se dedicar a outras atividades (Foto: Evelyn Rodrigues)
Uma das maiores sensações do MMA mundial, Ronda Rousey - atual campeã peso-galo do UFC - surpreendeu a todos ao afirmar na última quinta-feira que sua carreira no MMA pode vir a ser encerrada daqui a dois anos. Para a lutadora, cada passo em sua vida é visto como um ciclo, com data para terminar.
- Eu disse desde o começo que trabalho em ciclos de quatro anos. Estou há dois anos no MMA, e acho que ainda tenho mais dois pela frente. Vou encarar esse momento da minha vida como um ciclo olímpico. Eu diria hoje que tenho mais dois anos pela frente. O TUF 18 foi o primeiro passo, e não o último, mas o trabalho está sendo feito - disse a lutadora, em entrevista ao site "MMA Junkie".
Invicta em sete lutas como profissional, a campeã lutou apenas uma vez pelo UFC, mas já é umas das maiores estrelas da companhia, tendo sido capa da revista masculina "Maxim", e sondada para fazer parte do elenco de filmes como "Mercenários 3" e "Velozes e Furiosos 7". Na última semana, a loura fez parte de uma extensa excursão de grandes estrelas do UFC por todos os EUA, e disse que teve muito tempo durante os deslocamentos para pensar em seu futuro.
- Tive 50 horas de viagem para refletir, e essa é uma das coisas que mais gosto em viagens assim. Ninguém me perturba, e posso conversar e organizar meus pensamentos. Tenho muitos planos em mente, mas não posso revelá-los agora.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ronda Rousey revista Maxim (Foto: Reprodução Revista Maxim)Rousey posa para a capa de uma revista. A atleta pensa
no futuro longe do octógono (Reprodução: Revista Maxim)
Perguntada se acha que ganhar a vida decorando textos é mais fácil do que aplicando golpes, Rousey disse que ainda não chegou ao ponto de ter que pensar sobre isso, mas revelou que a luta contra Liz Carmouche, quando esteve perto de ser derrotada, acendeu o sinal amarelo para ela.
- Acho que algumas profissões dão a quem as exerce uma longevidade maior que as outras. Na minha última luta pude sentir a minha mortalidade. Eu tinha um ar de invencibilidade sobre mim mesma, e fui forçada a perceber que, estatisticamente, existe uma chance de eu me machucar permanentemente, ou até mesmo morrer. Pude perceber que você joga com a sorte muitas vezes. Eu sou a melhor lutadora do mundo, acredito mesmo nisso, mas mesmo assim você joga com a sorte, independente de quem é. Por isso, preciso ter uma opção em vista. Esse foi o meu erro no judô. Fui até o fim, e não pensei em nada para quando parasse.
Contra Liz Carmouche, no UFC 156, quando fez a luta principal do evento, Rousey teve sobre si uma imensa exposição de mídia, o que a levou a receber diversas oportunidades fora do octógono. Enquanto diz que seus dias como lutadora podem estar contados, Ronda Rousey garante que seu foco no que está fazendo no momento não diminuirá.
- Eu realmente quero ser especial, e pretendo conseguir tanto lutar quanto atuar. Quando sentir que é hora de parar de lutar, eu vou parar. Mas essa hora não chegou ainda. Lutar ainda é a minha prioridade, mas sinto que posso ter três empregos e ainda treinar e lutar. Acho que posso fazer um filme entre uma luta e outra. Vou treinar enquanto estiver lá, e poderei lutar depois. Hoje eu tenho menos carga de trabalho do que já tive, e é engraçado ver como as coisas eram piores quando eu comecei. Hoje as minhas obrigações parecem muito mais plausíveis do que antes. Nada se compara a dormir no carro e ter a cara amassada no dia seguinte. Isso é exaustão. Posso lidar facilmente com isso - finalizou.

Urijah Faber: 'Cartel de Iuri Marajó é melhor que o meu. Merece essa luta'

Californiano diz que brasileiro, apesar de pouco conhecido pelos americanos, está entre os melhores do mundo e deve ser respeitado como um dos tops

Por Las Vegas, EUA
44 comentários
Urijah Faber UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)Urijah Faber reconheceu o valor de Iuri Marajó e disse que
brasileiro está entre os tops (Foto: Adriano Albuquerque)
Nada como um dia após o outro. Após dizer que sequer sabia quem era Iuri Marajó, seu adversário no UFC que acontece em Boston, no próximo dia 17 de agosto, o californiano Urijah Faber mudou o discurso e garantiu que o brasileiro está entre os melhores do mundo por estar no UFC, e merece enfrentá-lo.
- Para começar, o cartle dele é melhor que o meu. Ele tem 28 vitórias e quatro derrotas, tendo lutado em categorias mais pesadas, como peso-leve e peso-pena, além de ter feito duas lutas em que dominou seus adversários entre os pesos-galos - contra Pedro Nobre e Iliarde Santos. Me sinto honrado em lutar contra caras assim - disse o lutador ao site "MMA Junkie".
Faber possui 28 vitórias e seis derrotas, duas a mais que Marajó, e vem de duas vitórias dominantes contra Ivan Menjivar e Scott Jorgensen, e busca estar próximo a uma nova disputa de cinturão, seja contra o campeão interino Renan Barão, seja contra o campeão linear Dominick Cruz, quando este voltar à atividade. A imprensa americana, no entanto, viu a luta contra Marajó, que jamais lutou fora do Brasil, como um passo atrás para as pretensões de Faber. O lutador, no entanto, disse não ver a situação da mesma forma.
- Eu queria que ele fosse mais reconhecido. Não se pode enfrentar um cara desses e dizer que ele não merece me enfrentar. Merece, e muito. E eu mereço enfrentá-lo. Ele é um dos melhores lutadores do mundo, e eu amo lutas assim. Meu plano é vencer durante a luta toda. Fazer o que tiver que fazer para vencer cada minuto de cada round. Gosto de buscar finalizar as lutas, e tento aplicar grande golpes sempre. Vou atrás da chance de acabar com ele.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
ufc são paulo iuri marajó  (Foto: João Gabriel)Iuri Marajó fará sua primeira luta pelo UFC fora do Brasil
contra Urijah Faber em Boston (Foto: João Gabriel)
Se vencer Marajó, Faber terá pela primeira vez desde 2007 uma sequência de três vitórias seguidas. Com seis vitórias nas seis últimas lutas que não valeram cinturão, e cinco derrotas em cinco lutas que valeram um título, o americano busca uma série de triunfos que lhe credencie a mais uma chance de ser campeão.
- Não é segredo que eu sou um dos melhores lutadores do planeta. Venho sendo por dez anos, e vou continuar a ser. Vou atrás do cinturão para continuar a fazer a minha marca e meu legado crescerem.
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick