sábado, 14 de abril de 2012



Taekwondista inglês diz que potência do seu chute derrubaria hipopótamo

Quarto lugar nos Jogos de Pequim, Aaron Cook é fã de Power Rangers

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Fã assumido do seriado americano Power Rangers, o teakwondista Aaron Cook acredita que seus golpes têm potência suficiente para derrubar muito mais do que os rivais de sua categoria. Uma das maiores esperanças de medalha para os anfitriões dos Jogos de Londres, o jovem atleta brincou ao ser perguntado sobre qual o maior animal em que conseguiria aplicar um nocaute, escolhendo um “bichinho” que pode pesar mais do que três toneladas.

- O maior animal... Vamos lá… Vou pensar alto: um hipopótamo. Desde que não esteja carregado – respondeu, em entrevista divertida ao jornal britânico “The Guardian”.
Aaron Cook  (Foto: Getty Images)Aaron Cook diz que poderia nocautear um hipopótamo com a potência de seu chute (Foto: Getty Images)


Cook ficou famoso após quase conquistar uma medalha olímpica nos Jogos de Pequim, quando tinha apenas 17 anos. Na ocasião, ele foi derrotado na disputa pelo bronze e chorou copiosamente. Anos depois, estampou as páginas dos jornais vestido de Power Ranger vermelho, personagem de um programa de TV americano, criado em 1993, onde cinco heróis defendiam o planeta de forças alienígenas. Segundo o lutador, ele foi levado ao esporte porque imitava os golpes que via no seriado, e seus pais o matricularam em uma academia de taekwondo para que praticasse de forma segura. Em 2011, aos 20 anos, Cook deu forma a um boneco e se emocionou.
- É o tipo de coisa que eu só poderia sonhar quando criança, da mesma forma como ganhar uma medalha de ouro em Londres - disse, na época.
 

Alento aos derrotados no TUF: UFC aproveita 61% dos lutadores do reality

Meio-médios e médios foram maioria nas 14 primeiras edições do
programa. No Brasil, peso-pena aparece pela segunda vez na história

Por Klima Pessanha Rio de Janeiro
Rashad Evans UFC 133 (Foto: Divulgação/UFC)Participante do TUF 2, Rashad conquistou cinturão
dos meio-pesados em 2008 (Foto: Divulgação/UFC)
As primeiras 14 edições do TUF nos Estados Unidos tiveram 222 lutadores. Foram, ao todo, 21 campeões - alguns programas tiveram duas categorias -, mas quem ficou pelo caminho no programa também teve oportunidade de ser contratado pelo UFC. Muito mais do que se imagina. O GLOBOESPORTE.COM esmiuçou toda a história do reality show e descobriu que 61,3% dos atletas que entraram na casa do TUF foram contratados pelo Ultimate.
Dos 222 lutadores que já participaram do TUF, que garante apenas ao vencedor um contrato automático com o UFC, 136 participaram de pelo menos mais uma luta no Ultimate depois que o programa acabou. Se a média for mantida para o TUF Brasil, oito atletas, além dos dois campeões, ganharão uma oportunidade no maior evento de MMA do mundo.
O maior exemplo de como o programa é uma grande fonte de lutadores para o UFC foi o TUF 2, realizado com meio-médios e pesados. Após essa edição do reality show, todos os 16 integrantes foram contratados. Mais até do que o TUF 1, o de maior sucesso até hoje e que revelou dez lutadores para o Ultimate.
O TUF 14, o último, foi disputado por pesos-galos e pesos-penas, categorias novas no UFC na época. Talvez por isso, todos os 16 também foram contratados pelo UFC, embora alguns não tenham estreado ainda. É o caso até do campeão dos penas, o brasileiro Diego Brandão, que luta no UFC 146, no dia 26 de maio.
Assim como no TUF 14, a edição brasileira do reality show também tem pesos-penas. A outra metade é composta por pesos-médios, justamente a categoria que o TUF mais cedeu lutadores ao UFC. Foram 35 no total, além de 31 meio-médios, 24 leves, 16 meio-pesados, 14 pesados, oito galos e oito penas.
Lutadores do TUF Brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Lutadores do TUF Brasil. Quem será que vai assinar contrato com o UFC (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Mas além de vencer o programa, os 16 participantes do TUF Brasil querem mesmo é chegar ao ápice que três participantes do reality show conseguiram. Forrest Griffin, do TUF 1, Rashad Evans, do 2, e Matt Serra, do 4, conquistaram cinturões do UFC depois que saíram do programa.
Será que algum dos brasileiros tem chance de se tornar um campeão do UFC? Continue acompanhando o "The Ultimate Fighter - Em busca de campeões" sempre aos domingos, na TV Globo, e faça a sua aposta.

Anderson Silva elogia Belfort, mas mostra preferência por Wanderlei

Campeão dos pesos-médios do UFC reconhece capacidade de seu ex-oponente Vitor Belfort, mas afirma que Wand tem 'espírito guerreiro'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Anderson Silva na coletiva em São Paulo (Foto: Marcos Alves / Ag. O Globo)Anderson Silva crê em luta equilibrada entre
Wand e Belfort (Foto: Marcos Alves / Ag.O Globo)
Treinadores do The Ultiamte Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, os pesos-médios Vitor Belfort e Wanderlei Silva se enfrentam no dia 23 de junho, no Engenhão, no megaevento que recebe a final do reality show do UFC. Na mesma noite, o campeão da categoria, Anderson Silva, coloca seu cinturão em jogo diante de seu maior desafeto, o americano Chael Sonnen. Sobre o embate de seus dois compatriotas, o Spider ressaltou que Wanderlei é um grande guerreiro dentro do octógono e que a única forma de Belfort conseguir derrotá-lo no confronto do Rio de Janeiro é através de um nocaute ou uma finalização.
- Independente do que fizemos com as nossas carreiras, eu, Wanderlei, Shogun, Rafael Cordeiro e todos os atletas que vieram da academia Chutebox (em Curitiba) temos um espírito guerreiro e a única maneira de nos vencer é por nocaute ou finalização. Caso contrário, é impossível - afirmou Anderson, ao site americano BJPenn.com.
Apesar de mostrar uma certa preferência por Wanderlei Silva, o Spider não deixou de elogiar a técnica de Vitor Belfort, com quem lutou em fevereiro do ano passado e nocauteou com um chute espetacular. No entanto, o campeão voltou a pedir respeito com a história vitoriosa do ''Cachorro Louco''.
- Vitor tem habilidades acima da média dos lutadores da divisão, mas não é imbatível. E nem o Wanderlei é. Será uma luta difícil para ambos. O Wanderlei é um grande trabalhador, a história dele não pode ser negligenciada. A primeira coisa que eles precisam fazer é respeitar um ao outro.
A luta deste ano dá a Wanderlei a chance de se vingar da derrota sofrida em 1998, no primeiro UFC Brasil, disputado em São Paulo, quando o "Cachorro louco" foi nocauteado por Belfort em apenas 44 segundos, com uma das sequências de golpes mais impressionantes de todos os tempos.
Anderson Silva, por sua vez, volta a encarar seu arquirrival Chael Sonnen em uma das revanches mais esperadas da história do UFC. Os dois já se enfrentaram em agosto de 2010, quando o Spider finalizou o americano nos minutos finais do combate, onde era amplamente dominado desde o primeiro round. Desde então, o falastrão americano tem provocado e alfinetado o brasileiro atrás de uma nova luta.

Minotauro elogia potencial e carisma de Rony Jason: 'Ele gosta de zoar'

Descoberto pelo peso-pesado, lutador do TUF Brasil treina desde o ano passado na Team Nogueira: 'Com certeza vai fazer bonito dentro da casa'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Jason, UFC (Foto: Reprodução)Rony, o Jason do TUF Brasil (Foto: Reprodução)
A Team Nogueira não é apenas o centro de treinamento de Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Lá, os irmãos gêmeos baianos também descobrem e apoiam diversos talentos do MMA nacional. Um desses nomes que agora está em evidência é Rony Mariano Bezerra, ou simplesmente Rony Jason, inspirado no vilão do cinema. Aos 27 anos, o cearense de Quixadá é um dos oito participantes da categoria peso-pena no "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", reality show do UFC que está sendo exibido todo domingo pela TV Globo, após o "Fantástico". Para Minotauro, Jason tem tudo para conseguir se sagrar vencedor do programa e garantir um contrato com o Ultimate:
- O Rony Jason é um atleta muito forte e um grande nome do MMA brasileiro. Ele vem lutando muito bem depois que entrou na Team Nogueira. Sempre foi um grande lutador, mas depois que entrou recebeu um treinamento forte e de alto nível e com certeza vai fazer bonito dentro da casa. É um atleta treinado, treina com os melhores. E lá também existem outros que já treinaram na Team Nogueira, como o Daniel Sarafian, e os que não passaram na triagem, ou na entrevista... - disse em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Descoberto por Minotauro em uma competição de MMA no Rio de Janeiro, Rony Jason está treinando na Team Nogueira desde o início de 2011. O peso-pesado acredita que o estilo extrovertido e o carisma do cearense o ajudaram a passar pela fase de entrevistas:
Rony Jason, Minotauro, Minotouro e rafael Feijão, UFC (Foto: Reprodução)O cearense (à direita), em graduação de jiu-jítsu com Minotauro, Minotouro e Feijão (Foto: Reprodução)
- O Rony Jason é um cara mais desenrolado, super carismático. É um cara do Nordeste, extrovertido, ele gosta de zoar. Minha briga com ele é que ele bebe depois que ganha a luta. Eu falo: "Pô, você é um atleta, não pode encher a cara" (risos). Sempre peguei no pé. E de repente lá dentro (da casa) ele vai beber também. Mas é um cara maneiro e carismático. O pessoal vai ver o lado humano do lutador e a pessoa legal que ele é. E lá dentro é um ótimo lutador.
Rony Jason, Anderson Silva e Rafael Feijão (Foto: Reprodução)Rony Jason (último da direita), após um treino com
Anderson Silva e Rafael Feijão (Foto: Reprodução)
Rony Jason tem um cartel de dez vitórias e três derrotas e, antes de entrar no TUF, vinha em uma sequência de cinco triunfos, quatro por finalização e um por nocaute. Depois de garantir uma vaga entre os 32 participantes do primeiro programa, ele nocauteou Dileno Lopes e carimbou o passaporte para a casa. No episódio seguinte, foi o primeiro a ser escolhido entre os treinadores e ficou na equipe azul, comandada por Wanderlei Silva. Se quiser chegar à final peso-pena que será disputada no dia 23 de junho, no Engenhão, Rony terá de vencer mais duas vezes.

Preparando o adeus, Wanderlei Silva volta ao Brasil após luta com Belfort

Atualmente em Las Vegas, peso-médio do UFC pretende montar filiais de sua academia com aulas gratuitas para menores carentes em seu país

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
A participação no "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões" fez bem para Wanderlei Silva. A exposição na TV aberta trouxe novas oportunidades para o ex-campeão do Pride, e a passagem pelo país fez o lutador redescobrir sua "brasilidade". Tanto que, após a luta contra Vitor Belfort pelo UFC 147, o "Cachorro Louco" quer migrar de volta dos Estados Unidos, onde mora atualmente.
wanderlei silva ufc rio (Foto: Thiago Correia / Globoesporte.com)Wanderlei se disse apaixonado pelo país após gravar o TUF Brasil (Foto: Thiago Correia/Globoesporte.com)
- Fiquei de dezembro até março no Brasil, não ficava tanto tempo no país há muito tempo, e estou o mais brasileiro dos brasileiros. Estou apaixonado pelo Brasil. A América foi boa para mim, mas acho que vou fazer mais diferença aí do que aqui - declarou Wanderlei ao SPORTV.COM.
Até o UFC 147, Wanderlei Silva vai permanecer nos EUA, alternando seus treinos entre Las Vegas, na Wand Fight Team, e a Califórnia, onde vai trabalhar com Rafael Cordeiro e Mark Muñoz. Depois do evento no Engenhão, marcado para 23 de junho, o peso-médio volta para o país, com a intenção de montar filiais de sua academia e estabelecer novos pólos de luta pelo território nacional. As negociações para estabelecer uma filial em Curitiba, sua cidade natal, já estão avançadas.
Academia do lutador Wanderlei Silva em Las Vegas (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)A academia de Wanderlei Silva em Las Vegas
(Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O crescimento do MMA no país trouxe diversos patrocínios de empresas nacionais para Wanderlei - só neste ano, o lutador assinou com marcas de suplementos alimentares, de acessórios esportivos, de roupas íntimas e de bebidas, que, segundo o próprio, ofereceram valores superiores ao que recebia no exterior. Por isso, o ex-campeão do Pride sente que terá condições de fazer nas filiais brasileiras o mesmo programa que tem em Las Vegas, no qual dá duas aulas gratuitas por dia para menores carentes.
- A condição para fazer uma filial é ter o mesmo projeto social que temos aqui. Temos dois horários para crianças adotadas e é o maior barato, tem 50 meninos e 50 meninas. No Brasil, os nossos carentes são mais carentes do que os daqui. Você vê que algumas das necessidades dessas crianças daqui são um luxo comparado às necessidades das crianças do Brasil. Eu vim de um projeto como esse, fiz acordo com o dono da academia e não tive que pagar por muito tempo. Se não fosse isso, não haveria um Wanderlei Silva. Penso em quantos Wanderlei Silvas existem por aí que não podem pagar academia - contou.
'Uma luta de cada vez'
UFC 139 - WANDERLEI SILVA X GUNG LE (Foto: Agência AP)Wandnocauteou Cung Le em sua última luta, em
novembro do ano passado (Foto: Agência AP)
O retorno ao Brasil, porém, também soa como mais um indício de que o "Cachorro Louco", aos 35 anos de idade, está próximo de se despedir das lutas. Fabrício Werdum, companheiro de treinos de Wanderlei e um dos treinadores de sua equipe no TUF Brasil, declarou recentemente que recomendaria ao amigo parar se vencesse Belfort no Rio de Janeiro. Quando o assunto é aposentadoria, entretanto, o peso-médio desconversa.
- Estou vivendo uma luta de cada vez. Só minha performance vai dizer. De repente eu nocauteio o Vitor Belfort e todo mundo vai querer outra luta. Estou fazendo 10 rounds de sparring direto aqui contra lutadores jovens, fortes, altos, e estou me sentindo bem. Já pedi a Deus para me avisar quando for a hora certa de parar - afirmou.
Wanderlei também confirmou que gostaria ainda de fazer uma última luta no Japão, onde foi ídolo no Pride, antes de dizer adeus, mas, por outro lado, sente que sua popularidade pode adiar ainda mais a despedida.
- Aí vai pintar Las Vegas, Austrália, Alemanha, todo mundo vai querer uma última luta lá também. Em todo lugar que me colocam para lutar sempre sou muito bem recebido pelo público. Só sei que, assim que começar a venda de ingressos do Rio, vai acabar rápido. Falei para a galera, o Engenhão vai tremer! - concluiu, bem-humorado, Wanderlei Silva.

Brasileira de 15 anos faz clínica de esqui com a musa Lindsey Vonn

Eliza Nobre participou de programa esportivo em Vail, nos Estados Unidos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Promessa do esqui alpino brasileiro, Eliza Nobre, de 15 anos, foi por um dia aluna de Lindsey Vonn, musa americana tetracampeã da Copa do Mundo. A paulista participou de um programa esportivo para meninas de 5 a 15 anos, em Vail, nos Estados Unidos.
Eliza, em janeiro, representou o Brasil na edição de inverno dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Innsbruck, na Áustria, onde Lindsey foi embaixadora da competição.
esqui Lindsey Vonn e Eliza Nobre  (Foto: Divulgação)Lindsey Vonn e Eliza Nobre em Vail (Foto: Divulgação)
- Como nosso país está em alta, e a organização do evento estava procurando uma jovem atleta de um local onde o esporte ainda está em desenvolvimento, decidiram convidá-la. Foi muito especial para a Eliza, que agora está muito mais motivada com o ski alpino - diz Mariza Nobre, mãe de Eliza.
 

Skatista de 12 anos supera estrelas e acerta o primeiro 1080º da história

Tom Schaar desceu de uma megarrampa adaptada para alcançar o feito

Por GLOBOESPORTE.COM Califórnia, EUA
Frame -Tom Schaar, menino de 12 anos que conseguiu o primeiro 1080º da história (Foto: Reprodução You Tube)Aos12 anos, Tom Schaar voa para fazer o primeiro
1080º da história (Foto: Reprodução You Tube)
Dar três giros completos no ar. A missão parecia impossível até mesmo para monstros do skate, como o brasileiro Bob Burnquist e Tony Hawk, que levaram anos para aperfeiçoar o 900º - manobra inventada pelo americano em 1999, que consiste em dois giros e meio. Coube então a um garoto de 12 anos superar os gigantes e alcançar o feito inédito. Na última sexta-feira, Tom Schaar encarou o gap de 21 metros e acertou o primeiro 1080º da história (veja o vídeo aqui).

Tom desceu de uma megarrampa na Califórnia (EUA), adaptada para que ele pudesse ter um melhor controle do skate após o giro. Para isso, o gap foi coberto com madeira e uma espécie de ponte foi construída. Assim, Tom teve velocidade suficiente para tentar a manobra e não perdeu estabilidade.

Foram apenas cinco tentativas até que o prodígio marcasse seu nome na história do skate. Tom saltou alto e veio de fakie. Logo que completou 180º, segurou o skate para completar as outras voltas. Quando tocou o chão, o jovem ainda balançou, mas se manteve firme e de pé para comemorar o feito.

Tom começou a andar de skate os 4 anos, e já havia chamado atenção por ter se tornado o mais novo skatista a fazer o 900º. À época, o jovem foi o terceiro a fazer a manobra em uma megarrampa – Bob Burnquist foi o primeiro e Mitchie Brusco, de 14 anos, o segundo.

Quarteto fantástico: Hosoi, Kakinho, Pedro e Foguinho comandam show

Diante de duas mil pessoas, 'time dos sonhos' do skate vence o torneio por equipes no encerramento da etapa brasileira do Mundial de bowl, em Floripa

Por Breno Dines Florianópolis
O dia 1 de abril de 2012 vai ficar marcado na história do skate nacional. O quarteto formado pelo americano Christian Hosoi e os brasileiros Léo Kakinho, Pedro Barros e Felipe Foguinho venceu a competição por equipes que encerrou a etapa brasileira do Mundial de bowl, em Florianópolis. Uma disputa em que a vitória ficou em segundo plano para as cerca de duas mil pessoas que tiveram a oportunidade de presenciar um domingo de celebração para o esporte e de show de manobras.
pedro barros (Foto: Pablo Vaz/Divulgação) Pedrinho abusa da altura para a alegria da torcida no bowl do Rio Tavares MF (Foto: Pablo Vaz/Divulgação)
- Foi uma tarde única, inesquecível. Quero agradecer ao Pedro e ao seu pai, o André, por tudo. Há muito tempo, eu não sentia isso aqui. A vibração da torcida, a vontade de todos os competidores em darem o melhor. Uma coisa eu garanto, todo ano eu estarei aqui de volta - comemorou a lenda do esporte Hosoi, de 44 anos.
Christian Hosoi (Foto: Pablo Vaz/Divulgação)Lenda viva do skate, Christian Hosoi mostrou estar
em forma no torneio (Foto: Pablo Vaz/Divulgação)
Com menos da metade da idade do ícone de década de 80, o anfitrião Pedro Barros beirou a perfeição em suas apresentações. Dono das melhores performances do fim de semana, o catarinense de 17 anos mostrou por que é considerado imbatível na piscina de concreto e bicampeão mundial da modalidade.
Depois de vencer a disputa profissional no sábado, Pedrinho deu um show neste domingo. Abusando da altura nas manobras, ele literalmente levantou o público na pista do Rio Tavares MF.
- Fico sem palavras para tudo isso que aconteceu, parece até um sonho. Isso que é o skate. Foi um fim de semana que vai ficar marcado na história - disse Pedrinho.
Ao todo, foram cinco quartetos na final da competição por equipes. Cada time tinha um atleta de cada categoria do torneio: Profissional,  Legend, Master e Amador. A segunda posição do evento ficou com a equipe do hexacampeão mundial de vertical, Sandro Dias, o Mineirinho, que tinha como companheiros Jeff Grosso, Raul Roger e Franco.
pedro foguinho kakinho hosoi (Foto: Pablo Vaz/Divulgação)Os campeões: Pedro Barros, Foguinho, Léo Kakinho e Christian Hosoi (Foto: Pablo Vaz/Divulgação)
Confira o resultado final da competição por equipes:
1º – Pedro Barros, Christian Hosoi, Léo Kakinho e Felipe Foguinho
2º – Sandro Dias Mineirinho, Jeff Grosso, Raul Roger e Franco
3º – Nathan Bec “Jimmy”, Duane Peters, Alex Sorgente e Mauro Mureta
4º – Omar Hassan, Marco Aurélio “Jeff”, Murilo Feitosa, Eduardo Braz
5º – Marcelo Kosake, Luis Roberto Formiga, Vi Kakinho e Cristiano Mateus

Bodyboard: Maguinho cai na quarta fase, e algoz leva Mundial em Margaret

Australiano Mitch Rawlings faz a festa em casa e fica com o título

Por GLOBOESPORTE.COM Margaret River, Austrália
Vice-campeão no ano passado, Magno Oliveira, o Maguinho, tentava ir além na segunda etapa do Mundial de bodyboard, em Margaret River, na Austrália. Mas foi um local que dominou as últimas fases da competição. O aussie Mitch Rawlings, que eliminou o brasileiro na bateria da quarta fase, venceu o sul-africano Mark McCarthy e ficou com o título.
Maguinho ficou pelo caminho em uma das baterias mais disputadas da quarta fase. O brasileiro ficou em quarto lugar, e viu Rawlings liderar a disputa e se classificar para as quartas de final. O australiano passou pelas fases seguintes e, na final, não deu chances a McCarthy: 15.58 x 9.83.
Mitch Rawlings bodyboarding Mundial (Foto: Divulgação / IBA)Mitch Rawlings venceu a etapa de Margaret e deixou Maguinho pelo caminho (Foto: Divulgação / IBA)

Solteira, Lindsey fecha a temporada com quatro títulos e bolso cheio

Musa do esqui é a recordista do ano, com US$ 552 mil, quase o dobro da segunda colocada. Arrancada veio depois do divórcio do marido-treinador

Por GLOBOESPORTE.COM Schladming, Áustria
Lindsey Vonn no pódio da Copa do Mundo de esqui (Foto: Getty Images)Lindsey Vonn fecha a temporada no topo
(Foto: Getty Images)
Lindsey Vonn fechou a temporada 2011/2012 com quatro troféus e o bolso cheio. Campeã geral, no downhill, no supergigante e no combinado, ela ganhou US$ 552.994 e terminou no topo da lista de premiações do ano no esqui alpino. A segunda colocada foi a alemã Maria Riesch, com “apenas” US$ 278.413. Tudo isso em uma temporada que parecia fadada ao fracasso, em que os holofotes se lançaram para sua vida fora das pistas.
No fim de novembro, Lindsey anunciou que estava se divorciando de Thomas Vonn, seu treinador. Eles eram casados desde 2007, quando ela ainda se chamava Lindsey C. Kildow.
Naquela semana do divórcio, Lindsey se preparava para a terceira etapa do ano. Amargava a quinta colocação geral. Na etapa seguinte, em Lake Louise, venceu e assumiu a ponta. E por lá ficou. Em um intervalo entre as etapas, fez um ensaio sensual. Era uma nova Lindsey.
Lindsay Vonn esqui ensaio (Foto: facebook / Settimio Benedusi)Lindsay Vonn no ensaio sensual após o divórcio
(Foto: facebook / Settimio Benedusi)
Campeã em 2008, 2009, 2010, Lindsey conquistou o título de 2012 em Are, no dia 9 de março. Tentava ainda o troféu no slalom e chegar aos 2.000 pontos no ranking, façanha só alcançada por Hermann Maier, em 2000.
Na etapa final, em Schladming, na Áustria, venceu a prova de downhill, ergueu o caneco da temporada no supergigante, mas deixou a desejar no slalom. Na despedida, terminou em 24º na prova, dando o título da categoria para a alemã Viktoria Rebensburg. Com 1.980 pontos, precisava chegar em 12º para atingir os 2.000 pontos.
- Se você se dedica tanto a alcançar um objetivo, mas perde na última volta, é difícil de assimilar. Mas isso vai me dar ainda mais motivação para a próxima temporada - disse.

Vasco ironiza função de 'fiscal do futebol' do Fluminense

Vice de futebol cruz-maltino afirma que desconfiança tricolor não teve influência em decisão do clube de preservar trio de jogadores

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
52 comentários
Foi com ironia que o Vasco reagiu à observação do Fluminense à polêmica envolvendo os três jogadores supostamente expulsos contra o Flamengo. Depois de o diretor jurídico tricolor, Mário Bittencourt, afirmar que o clube desejava observar o ofício emitido pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) que liberava a escalação de Rodolfo, Fellipe Bastos e Eduardo Costa contra o Nova Iguaçu, o vice de futebol cruz-maltino, José Hamilton Mandarino, respondeu:
- O Vasco desconhece essa função do Fluminense de fiscal do futebol. Ou de auditor, ou de policial. Não sei qual é o termo mais adequado. Para nós, isso vale zero. O que importou na nossa decisão foi o juízo que fizemos sobre a questão. Apenas isso - disse ele, que tinha ao seu lado o vice-presidente geral do clube, Antônio Peralta.
Os dois clubes têm um histórico recente de posições opostas no tribunal. Em 2009, após ação movida pelo Fluminense, o Vasco perdeu seis pontos na Taça Guanabara acusado de ter escalado irregularmente o meio-campo Jéferson. Por conta disso, a equipe ficou fora da semifinal do primeiro turno do Carioca.
Diretoria Vasco coletiva (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Diretoria do Vasco dá coletiva em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Em 2012, as duas equipes estão no mesmo grupo, e o Fluminense ocupa a terceira posição, com dez pontos. Como o Vasco está em segundo, com 11, o Tricolor depende de um tropeço do Cruz-Maltino ou do líder Bangu (que soma 12 pontos) para se classificar para a semifinal da Taça Rio.
Mandarino também garantiu que o episódio de três anos atrás também não teve influência sobre a decisão do Vasco de preservar os três jogadores contra o Nova Iguaçu, neste domingo, na partida que vale vaga na semifinal da Taça Rio.
- São situações distintas. Naquela ocasião, atuamos agindo dentro da mais profunda boa fé e fomos punidos talvez por nos atermos a um ou outro aspecto. Não é o mesmo caso. A posição do Vasco é de cautela e prudência para não alimentar mais uma controvérsia. Isso não interessa ao clube - explicou o vice de futebol.

Vasco decide não escalar trio citado em súmula do jogo contra o Fla

Em dia de conversa entre Cristóvão e vice-jurídico, clube opta por preservar Rodolfo, Eduardo Costa e Fellipe Bastos contra o Nova Iguaçu

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
35 comentários
O Vasco decidiu não escalar contra o Nova Iguaçu os três jogadores citados na súmula de Wagner dos Santos Rosa no clássico contra o Flamengo. Portanto, Rodolfo, Eduardo Costa e Fellipe Bastos não entram em campo neste domingo, na partida que vale vaga para a semifinal da Taça Rio.
Recentemente, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro enviou ao Vasco um ofício confirmando que os três jogadores poderiam enfrentar o Nova Iguaçu. No entanto, o clube tem o receio de que haja uma pena para o clube caso eles entrem em campo. Após o treino da manhã deste sábado, o vice-jurídico Aníbal Rouxinol entrou no gramado e conversou longamente sobre o assunto com o técnico Cristóvão Borges.
- O Vasco tem a certeza de que esses três atletas não foram expulsos e, por isso, poderiam jogar. Mas decidimos preservá-los para evitar confusões e controvérsias. Apenas por isso - explicou Rouxinol.
Cristóvão Borges e Aníbal Rouxinol reunião treino Vasco São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Cristóvão e Aníbal Rouxinol conversam em campo: novos planos (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Além dos três jogadores que não serão relacionados, o Vasco não terá Fagner e Diego Souza, que receberam o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, a equipe voltará a contar novamente com Juninho, Felipe e Carlos Alberto, que estará no banco reservas.

Ansioso por reestreia, Carlos Alberto conta com ajuda e paciência do Vasco

Meia lembra longo período de inatividade antes de jogo contra o Nova Iguaçu e destaca o carinho recebido em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
carlos alberto vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Carlos Alberto prepara volta ao Vasco
(Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Quando chegou a São Januário na manhã deste sábado para treinar, Carlos Alberto já trazia a mala que levaria para a concentração. Mas somente depois de chegar ao clube soube que a apresentação da equipe no hotel seria à noite. A ansiedade por voltar ao Vasco e entrar em campo contra o Nova Iguaçu é grande. Mas, ao mesmo tempo, o meia de 27 anos sabe que precisa ir com calma. Depois dos problemas e polêmicas que protagonizou, ele enxerga o momento como a oportunidade de recomeçar admitindo os erros e tendo a possibilidade de fazer novas escolhas para voltar a sorrir fazendo o que mais gosta.
- Não deixa de ser um recomeço. Na vida, para recomeçar é preciso ter uma força especial, um dom. Não é fácil, porque depois de tomar umas porradas é preciso olhar para trás e criar novas estratégias para seguir em frente. Estou sujeito a chuvas e trovoadas. Como todo mundo, não sou perfeito. Mas nunca fui de má índole ou de caráter duvidoso. Todos têm falhas, mas nunca premeditei coisas ruins. Por isso, tenho recebido carinho desde o momento em que voltei. Todo julgamento é válido, mas o que me deixa em paz é que as pessoas aqui sabem como meu coração reage a coisas boas e ruins.
Em entrevista coletiva concedida após o treino deste sábado, em São Januário, e acompanhada integralmente por Maria Helena Rodriguez, psicóloga do Vasco, Carlos Alberto não escondeu que guarda muitas expectativas para a partida contra o Nova Iguaçu. Confirmado por Cristóvão Borges no banco de reservas, o jogador garante que buscará deixar uma boa primeira impressão. No entanto, admite que ainda precisará de tempo para retomar o melhor futebol após quatro meses sem disputar uma partida.
- Não vou esperar que dê tudo certo, que eu faça as melhores jogadas. Os próximos jogos serão de sofrimento para mim, porque ainda busco o ritmo. Além disso, neste domingo há dificuldades pelo horário da partida e pelo gramado. Preciso usar a cabeça e manter o planejamento, fazendo tudo com calma. Mas ainda nem sei se vou entrar - disse Carlos Alberto, sorrindo.

Juninho e Felipe podem atuar juntos como titulares após dois meses

Última vez que dupla de ídolos foi escalada junta desde o início numa partida oficial do Vasco foi em 8 de fevereiro.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Juninho Felipe Vasco x Bonsucesso (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Juninho e Felipe devem se reunir no time titular
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Após quatro jogos oficiais, Juninho Pernambucano e Felipe voltaram a ser relacionados juntos para uma partida do Vasco. A dupla se reúne neste domingo, exatamente num compromisso considerado decisivo, já que a equipe precisa vencer o Nova Iguaçu para garantir uma vaga na semifinal da Taça Rio sem depender de outros resultados.
A tendência é que Cristóvão Borges escale Juninho e Felipe juntos, o que não acontece desde 8 de fevereiro, quando o Vasco perdeu por 2 a 1 para o Nacional do Uruguai em São Januário, pela Libertadores. Desde então, ambos começaram uma mesma partida apenas no amistoso de despedida de Edmundo, em 28 de março, contra o Barcelona de Guayaquil.
A última vez que Juninho e Felipe foram relacionados para uma mesma partida oficial foi no empate em 1 a 1 com o Resende, em 25 de março. Na ocasião, Juninho atuou como titular e Felipe entrou no segundo tempo. Após o jogo festivo de Edmundo, Juninho atuou contra o Macaé, pela Taça Rio, e desde então está fora do Vasco por causa de uma cirurgia dentária. Já Felipe enfrentou o Alianza Lima, pela Libertadores, mas depois sofreu com uma tendinite no ombro direito que o afastou dos compromissos contra Flamengo e Nacional-URU.
Portanto, com a dupla novamente reunida, neste domingo o Vasco ganha em experiência, fator também reforçado com a volta de Carlos Alberto. Para Felipe, o grupo composto de jogadores rodados é importante para a conquista de títulos.
- Quando há um elenco forte e com muitos jogadores que decidem, o foco não fica em cima de um. Agora o Vasco voltou a ter o respeito dos adversários. Estamos aproveitando isso e fazendo por onde. O Carlos Alberto dispensa comentários. É um atleta de técnica apurada e está motivado. Vai nos ajudar muito - observou Felipe.

Nova Iguaçu é campeão da Taça Guanabara de juniores. Fla é vice

Time da Baixada Fluminense vence o Vasco de virada, chega aos 40
pontos em 15 jogos e festeja vaga na finalíssima do Estadual da categoria

Por Fred Huber e Rodrigo Sirico Rio de Janeiro
13 comentários
O Nova Iguaçu não tomou conhecimento do Vasco neste sábado, no Estádio Jânio Moraes, na Baixada Fluminense, venceu por 2 a 1 e conquistou o título da Taça Guanabara de juniores, o primeiro turno da competição. Os gols da vitória foram de Adib e Walber (contra). O gol do Vasco foi de Phelipe (contra). Com isso, o time laranja garantiu uma vaga na finalíssima do Estadual, que será disputado contra o vencedor da Taça Rio, o segundo turno.
nova iguaçu x vasco juniores (Foto: Mário Farache/Divulgação)Jogadores do Nova Iguaçu comemoram gol contra o Vasco (Foto: Mário Farache/Divulgação)
Diferente dos profissionais, os turnos do Carioca de juniores são disputados no sistema de pontos corridos. Quem pontua mais nos 15 jogos de cada etapa é considerado campeão. Se faturar a Taça Rio, o Nova Iguaçu conquista o título diretamente.
recife flamengo x americano   (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Flamengo goleou, mas ficou com o vice
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
Sob o olhar de Joel Santana, técnico dos profissionais, e da presidenta Patricia Amorim, o Flamengo ainda tinha chance de título, venceu o Americano por 4 a 0 - gols de Recife, Fernando, Nixon e Fernandinho -, mas dependia de pelo menos um empate do Nova Iguaçu. O Vasco até saiu na frente no primeiro lance do jogo, mas, usando os reservas, o time de São Januário não suportou o bom futebol do Nova Iguaçu, que virou e fez a festa da torcida. A comemoração teve muita festa e fogos de artifício.
No outro jogo de sábado, o Fluminense, que tinha remotas chances de título, venceu o Olaria por 1 a 0 e terminou a Taça Guanabara com 37 pontos.
joel santana flamengo x americano   (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Técnico dos profissionais, Joel acompanhou o jogo dos juniores (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
A classificação antes do fechamento da rodada neste domingo:
1º Nova Iguaçu 40 pontos - 15 jogos
2º Flamengo 38 pontos - 15 jogos
3º Fluminense 37 - 15 jogos
4º Botafogo 31 - 14 jogos
5º Vasco da Gama 25 - 15 jogos
6º Bonsucesso 24 - 14 jogos
7º Macaé 19 - 14 jogos
8º Volta Redonda 18 - 14 jogos
9º Bangu 16 - 14 jogos
10º Duque de Caxias 15 - 14 jogos
11º Olaria 13 - 15 jogos
12º Americano 13 - 15 jogos
13º Boavista 13 - 14 jogos
14º Madureira 12 - 14 jogos
15º Friburguense 9 - 14 jogos
16º Resende 6 - 14 jogos
Os jogos da última rodada:
Sábado
Flamengo 4 x 0 Americano - Local: Gávea
Nova Iguaçu 2 x 1 Vasco - Local: Laranjão
Fluminense 1 x 0 Olaria - Local: Laranjeiras

Domingo
Macaé x Volta Redonda - Local: Moacyrzão
Resende x Bangu - Local: Trabalhador
Friburguense x Bonsucesso - Local: Eduardo Guinle
Duque de Caxias x Madureira - Local: Marrentão
Boavista x Botafogo - Local: CFZ

Cristóvão espera contratação de atacante para a Libertadores

Técnico volta a lembrar que equipe precisa de um substituto para Tenorio, que se recupera de lesão e voltará apenas em julho

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
cristovao borges vasco (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Cristóvão quer outro atacante com carascterísticas
de Alecsandro (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
Na primeira semana de maio o Vasco inicia o confronto das oitavas de final da Libertadores – com adversário ainda a ser decidido –, o que permite ao clube fazer até três mudanças em relação aos 25 inscritos na primeira fase. No entanto, a preocupação de diretoria e comissão técnica não é substituir, mas acrescentar. O técnico Cristóvão Borges não esconde que espera pela contratação de um atacante para o lugar de Carlos Tenorio, machucado, embora saiba que trata-se de uma missão complicada.
- Acho que o grupo para as oitavas é bom, mas a grande perda que tivemos foi a de um atacante. Todos os times precisam e querem, mas são jogadores muito valorizados. E além da concorrência, o Vasco tem seus problemas financeiros. Sabemos que ter no grupo apenas um jogador com as características do Alecsandro é um risco, mas felizmente tem dado tudo certo. Para as demais posições, estamos bem - avaliou o treinador.
Segundo a diretoria, o Vasco tem procurado nomes e constantemente é abordado com jogadores oferecidos. No entanto, afirma ainda não ter encontrado uma oportunidade de boa relação custo/benefício. Além disso, o atacante não pode ter atuado na Libertadores, para que possa ser inscrito pelo clube na competição.
Para as oitavas, o Vasco deve inscrever Carlos Alberto no lugar de Tenorio ou Bernardo. O primeiro ficará fora durante todo o primeiro semestre por causa da ruptura do tendão de Aquiles do pé direito. O segundo foi emprestado ao Santos após entrar em litígio com o clube cruz-maltino.

Mesmo com 'negociação parada', Rondinelly deve sair após Goianão

Presidente do Vila diz que assunto será retomado só depois do Estadual, mas empresário diz que proposta do Vasco é oficial, e que chance é de '90%'

Por Daniel Mundim Goiânia
Rondinelly, meia do Vila Nova (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Rondinelly deve deixar o Vila Nova após o Goianão
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Com a proximidade do final do Campeonato Goiano fica cada vez mais perto também a despedida do meia Rondinelly do Vila Nova. O clube admite que a negociação do meia é algo inevitável para aliviar um pouco as finanças no Colorado, que ainda vive situação complicada. Entretanto, o presidente Eduardo Barbosa ressalta que, no momento, ele, o clube, e o jogador devem pensar só nas finais do Goianão.
- Negociação a respeito do Rondinelly ou qualquer outro jogador neste momento estão paradas, porque estamos em uma situação de definição de campeonato, em que devemos estar concentrados e focados para isso – avaliou Eduardo, em entrevista coletiva.
O representante do meia colorado, Márcio Mello, vai no mesmo caminho. Segundo ele, é uma ‘falta de ética’ falar sobre qualquer negociação no momento, principalmente para manter Rondinelly com a cabeça voltada no Vila Nova. Mas o empresário não esconde o que deve ser o futuro do meia. Ele voltou a dizer que existe uma proposta do Vasco pelo meia.
- A proposta ainda existe, o que foi combinado com o Dudu – Eduardo Barbosa – é que a gente só vai voltar a falar sobre isso depois do Goiano. Estou em Goiânia para definir algumas coisas de atletas representados por mim no Atlético-GO e aproveitei para conversar com o Dudu e co mo Rondinelly. Falei com ele – Rondinelly –, falei para ele preocupar em jogar futebol, e que o restante eu resolvo – disse Mello.
Márcio Melo, empresário de futebol (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)'A proposta do Vasco é oficial', diz o empresário
Márcio Mello (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
'A proposta é oficial'
Quando a notícia sobre a proposta do Vasco surgiu, o diretor de futebol do time carioca, Daniel Freitas, disse que não havia negociação pelo atleta, e sim que o clube apenas observava o meia vilanovense. Entretanto, Márcio Mello assegura que o Cruz-Maltino fez uma proposta oficial para o Vila Nova.
- Eu estou falando que é oficial, o Vasco está na Libertadores, na reta final do Carioca, então não vão falar de uma possível contratação agora. Mas depois a gente vai chegar a um denominador comum. Hoje eu diria que a possibilidade do Rondinelly sair do Vila é de 90%, mas vamos deixar acabar o campeonato, não é nem ético falar de um atleta em um momento tão importante, mas tenho a palavra do presidente – do Vila Nova –, e cofio muito – disse Márcio.
A proposta do Vasco seria de R$ 300 mil pelo empréstimo do jovem até o final do ano e para ter 30% dos direitos do atleta, e mais R$ 1 milhão no final do ano para adquirir mais 40% do passe de Rondinelly, além de ficar com os direitos federativos do jogador. O meia tem contrato com o Vila Nova até o final de 2015.

Charles Miller? Em Bangu, futebol brasileiro é cria de escocês

Histórias passam por gerações, e pesquisadores tentam provar que o primeiro jogo de futebol no Brasil ocorreu no bairro carioca

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro
Thomas Donohoe Bangu (Foto: Divulgação)Imagem de Thomas Donohoe, visto em Bangu
como criador do futebol brasileiro (Foto:Divulgação)
Carros modernos, daqueles que parecem a um triz de voar, são esparramados pelo pátio. Pessoas caminham apressadas por ali, em busca de um lanche rápido, de olho em algum eletro-eletrônico que otimize a vida, que dê conforto às horas de descanso. As lojas exibem siglas em suas vitrines: LED, LCD, 3D, 3G. Ninguém apostaria que naquele canto da zona oeste do Rio de Janeiro, em um shopping center cravado em Bangu, um sujeito resolveu chutar uma bola de futebol (possivelmente) pela primeira vez dentro do país que, mais de 100 anos depois, seria pentacampeão do planeta.
Quase ninguém. Em meio à modernidade do início do século XXI, um grupo de moradores/pesquisadores/fanáticos de Bangu tenta revirar o final do século XIX para provar ao mundo aquilo que o bairro conhece desde sempre: que o futebol brasileiro nasceu ali, graças a um escocês, não em São Paulo, via Charles Miller, como defende a versão oficial sobre as origens da bola em terras tupiniquins.
Não é uma tarefa fácil. Faltam documentos concretos, com a didática capaz de não deixar pingos fora dos is. Mas a turma de Bangu batalha para reescrever a história. Aos causos que passaram de conversa em conversa por gerações, eles somam uma pesquisa de anos. E agora querem cruzar o oceano em busca de provas que ofereçam ao senhor Thomas Donohoe, um escocês pálido, magro e bigodudo, nascido em 1863 em Busby, empregado de uma empresa têxtil, o pioneirismo daquilo que virou quase um sinônimo do Brasil.
Bangu (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Chuteiras usadas por Thomas são expostas em shopping (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Uma questão matemática
A base da versão dos apaixonados por Bangu tem um chão formado mais por raciocínio lógico do que por documentos. É uma questão matemática. Eles não conseguem ver sentido em um escocês viciado em futebol, praticante do esporte em seu país de origem, ter passado meses sem jogar bola em um lugar onde não havia nada para fazer. A primeira partida de futebol no Brasil, pelos registros oficiais, é de 15 de abril de 1895, entre funcionários de empresas de São Paulo: a Companhia de Gás e a São Paulo Railway, ambas formadas, em grande parte, por britânicos radicados no país. Mas pode não ter sido bem assim.
Bangu (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Fábrica vira shopping, que hoje ocupa lugar onde
futebol teria iniciado no país (Foto: Alexandre Alliatti)
A questão é que Donohoe estava no Brasil desde maio de 1894. Para que efetivamente fosse de Charles Miller o pioneirismo, o escocês teria que ter suportado cerca de um ano sem uma de suas paixões. É aí que entra a contestação levantada em Bangu. A versão no bairro é de que a Companhia Progresso Industrial do Brasil, ou Fábrica Bangu, recebeu partidas de futebol ao longo de 1894 em seu pátio. É ali que hoje funciona o shopping center citado na abertura desta matéria.
Um dos principais defensores da tese pró-Donohoe é Carlos Molinari, autor de livros como “Almanaque do Bangu” e “Nós é que somos banguenses”. Ele cresceu escutando as histórias sobre o escocês, inclusive sobre ser ele o introdutor do futebol no Brasil. E resolveu pesquisar o assunto. Concluiu que não faz o menor sentido a versão oficial sobre os primeiros chutes em esferas de couro no país.
- Muitas publicações, quando eu era criança, diziam que o Thomas Donohoe importava máquinas da Europa e mandava camuflar bolas nelas. Quando eu trabalhei no Bangu, o Rubens Lopes (atual presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) me disse que se eu não escrevesse que o futebol começou aqui, estaria errado. Eu também não acreditava. Eu acreditava que era com o Charles Miller. Mas as datas de chegada do Donohoe são anteriores. Houve tempo hábil para ele jogar futebol em Bangu. O que os britânicos fariam como lazer? Iriam à igreja? Mas eles eram protestantes. Teatro? Que teatro? Não tinha nada em Bangu – comentou Molinari.
Bangu (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Clécio Regis, um dos entusiastas da tese a favor
do escocês (Foto: Alexandre Alliatti)
Conforme se aprofundam os estudos sobre a presença de Donohoe em Bangu, são lapidadas as versões sobre a relação dele com o futebol. Inicialmente, os relatos de jogos na fábrica eram sustentados por uma suposta ida do escocês à Europa, de onde ele teria retornado com bolas e uniformes. Atualmente, a convicção é de que o material veio ao Brasil por meio da família dele.
Molinari vem mantendo contato com pesquisadores escoceses. Trocas de informações entre eles têm ajudado a elucidar o mistério sobre o primeiro jogo de futebol no Brasil. A caça é por provas, para que a certeza de Bangu ganhe força como uma hipótese nacional.
O pesquisador não está sozinho. Rogério Melo, autor de mais de uma dezena de livros sobre futebol, também sustenta que a versão verde-amarela do esporte nasceu em Bangu. O mesmo vale para o cenógrafo Clécio Regis, outro apaixonado pela história do clube do bairro – e outro ardoroso defensor da ideia de que o futebol brasileiro calçou suas primeiras chuteiras por ali.
Bangu (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Casa onde Thomas Donohoe teria vivido em Bangu
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
- Foi por causa do Thomas Donohoe que a primeira bola entrou no Brasil. Estamos falando de setembro de 1894, seis meses antes de Charles Miller. Com aquela ansiedade toda, ele jogou, no campo da fábrica, a primeira partida de futebol no Brasil. Montou duas balizas sem travessão, sem goleiro, com cinco de cada lado. Isso aconteceu numa tarde de domingo, o único momento que os funcionários tinham de folga – observou Clécio.
Mas os registros são rasos. Há citações em livros, registros em arquivos da fábrica e, o mais importante, a tradição oral, com a passagem das histórias de pais para filhos. Porém, não há confirmações oficiais, como aconteceu com Charles Miller.
Viagem à Escócia
Thomas Donohoe Bangu (Foto: Divulgação)Registro de nascimento de Thomas Donohoe faz
parte da pesquisa (Foto: Divulgação)
Os defensores da tese resolveram viajar à fonte da história. Eles planejam ir no segundo semestre à Escócia. Lá, Carlos Molinari e Clécio Regis pretendem encontrar base maior para defender sua versão. Eles vão procurar descendentes de Donohoe, pessoas que tenham convivido com familiares dele. E caçar documentos.
O objetivo é encontrar algo que comprove a prática de jogos na fábrica de Bangu antes de Charles Miller ter agido em São Paulo. Eles passarão uma semana na Europa – pesquisando e conversando.
- Se encontrássemos, por exemplo, uma carta dele para algum familiar, seria o ideal, mas sabemos que não é fácil – disse Molinari.
O pesquisador já vem se comunicando com pesquisadores e até bibliotecas da Escócia. De lá, recebeu documentos e informações sobre como era a vida de Donohoe até pouco antes da viagem ao Brasil. Mas ainda não tem as provas que procura.
Homenagens
Bangu (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Molde do rosto do escocês para estátua que será colocada no estádio de Moça Bonita, casa do Bangu
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Enquanto não convence o resto do Brasil de que o futebol nasceu por ali, Bangu presta homenagens a Thomas Donohoe. No shopping do bairro, que mantém parte da estrutura física dos tempos de fábrica, há uma exposição permanente com espaço reservado ao futebol. Ali estão as chuteiras usadas pelo escocês há mais de 100 anos e também uma réplica daquela que seria a primeira bola usada no Brasil.
Thomas Donohoe Bangu (Foto: Divulgação)Thomas Donohoe e a esposa, Adalgisa
(Foto: Divulgação)
Há outras referências no museu do bairro. E as homenagens também chegarão ao estádio de Moça Bonita. Está em construção uma imagem do escocês, feita na oficina de Clécio Regis. Sempre que os torcedores forem a jogos do Bangu, passarão pela estátua, como que a lembrar que foi ali que tudo começou: se não para o Brasil, pelo menos para o bairro.
Afinal, Donohoe foi um dos fundadores do Bangu, em 1904 – apesar de seu nome não estar na ata de inauguração. A ideia de formar um clube, anos antes, foi vetada pelo presidente da fábrica. A troca na diretoria deu maior liberalidade à prática do esporte e permitiu que a agremiação nascesse. O futebol ganhava aquele que viraria um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro.
Thomas Donohoe, já um quarentão, jogou muito pouco pelo Bangu. Mas deixou um herdeiro, representado em seu filho, Patrick. Ele foi o maior ídolo do clube nos anos 1910. Foi um goleador, inclusive em clássicos – caso dos dois gols marcados na vitória de 4 a 2 sobre o Flamengo em 1918, depois de sofrer goleada de 9 a 1 no primeiro turno.
O Donohoe pai morreu em 2 de abril de 1925, sem jamais retornar à Europa. Deixou como legado um clube que seria vice-campeão brasileiro de 1985 e bicampeão carioca, além de uma torcida que dá sentido ao conceito literal de bairrismo.
E, quem sabe, deixou a semente de tudo que aconteceria no futebol brasileiro – mesmo sem ter ideia do gigantismo disso.
- Ele não queria saber de pioneirismo. O que ele queria era jogar futebol – resumiu Clécio Regis.

Thiago Silva perde para Gustafsson, e Brasil fica sem vitória no UFC Suécia

Paulo Thiago e Diego Nunes também não foram bem neste sábado. Sueco vence a sexta de forma consecutiva e se aproxima de chance pelo cinturão

Por SporTV.com Estocolmo, Suécia
7 comentários
Ao cogitar recentemente uma mudança para a divisão peso-pesado, o fenômeno Jon Jones disse que ainda lhe restam alguns desafios entre os meio-pesados: Rashad Evans, Dan Henderson e, possivelmente, Alexander Gustafsson. Palavras dele. Pois neste sábado, diante de sua inflamada torcida, o sueco justificou o pensamento do atual campeão na Ericsson Globe Arena, em Estocolmo, e venceu de forma convincente o brasileiro Thiago Silva na luta principal do UFC Suécia, por decisão unânime dos juízes. A chance de uma disputa de cinturão ficou ainda mais próxima. Do outro lado, a derrota serviu para encerrar um evento terrível para o Brasil, que também teve Paulo Thiago e Diego Nunes derrotados.
Alexander Gustafsson Thiago Silva mma UFC (Foto: Getty Images)Alexander Gustafsson acerta chute em Thiago Silva: sueco bem no combate (Foto: Getty Images)
Foi a 14ª vitória de Gustafsson, sexta no UFC, em 15 lutas na carreira. A única derrota dele foi diante de Phil Davis, por finalização, em abril de 2010. O sueco já acumulava triunfos consecutivos sobre Cyrille Diabaté, James Te-Huna, Matt Hamill e Vladimir Matyushenko. Além disso, essa foi apenas a segunda de suas vitórias por decisão dos jurados. Todas as outras foram por nocaute ou finalização.
Thiago Silva, por sua vez, nem estava escalado inicialmente para encarar Gustafsson. Ele substituiu o lesionado Rogério Minotouro meses antes e perdeu pela terceira vez até hoje. Foi a primeira luta do paulista de 29 anos após cumprir suspensão de um ano por ter falsificado um exame de urina depois de vencer Brandon Vera, no início de 2011. Como consequência, aquele duelo virou "no contest" (luta sem resultado).

A luta: Gustafsson domina do início ao fimOs dois lutadores partiram para a trocação logo de início, e o brasileiro levou a pior. Gustafsson acertou uma direita no rosto do rival e aproveitou o momento para aplicar uma sequência de golpes. Mas Thiago se defendeu bem e voltou para o combate, que deu uma esfriada nos minutos seguintes. O sueco passou a tentar chutes altos, mas não foi eficiente.
No segundo round, Gustafsson conseguiu uma boa queda bem no começo, mas preferiu ficar em pé e chamou Thiago Silva para a luta. Ele utilizou bem a envergadura para manter uma distância segura do brasileiro, que pouco conseguiu fazer. Faltando cerca de dois minutos para o fim do assalto, Thiago tentou fazer pressão e encularrar o sueco, que se movimentou rapidamente e voltou a controlar as ações.
Dennis Siver diego nunes  ufc mma (Foto: Getty Images)Dennis Siver (à esquerda) derrotou Diego Nunes na
decisão dos juízes do evento (Foto: Getty Images)
Gustafsson usou muito bem a esquiva para manter o domínio no terceiro e último round. A revelação atacava o brasileiro como queria e mostrava segurança quando era ameaçado. No fim, alternou tentativas de socos e joelhadas para manter Thiago longe. E obteve retorno, uma vez que os juízes deram vitória a ele de forma unânime (30-27, 30-27 e 29-28).
Home do Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

Para o Brasil, um sábado trágico. Além da derrota de Thiago SIlva, o soldado do Bope Paulo Thiago foi "apagado" pelo afegão e estreante Siyar Bahadurzada, enquanto o gaúcho Diego Nunes perdeu para o russo naturalizado alemão Dennis Siver na decisão dos jurados.
Siyar Bahadurzada paulo thiago ufc mma (Foto: Getty Images)Siyar Bahadurzada observa Paulo Thiago 'apagado' após golpe certeiro (Foto: Getty Images)
Outros resultados do UFC Suécia:
Brian Stann venceu Alessio Sakara por nocaute no primeiro round
Siyar Bahadurzada venceu Paulo Thiago por nocaute no primeiro round
Dennis Siver venceu Diego Nunes por decisão unânime dos juízes
John Maguire venceu DaMarques Johnson por finalização no segundo round
Brad Pickett venceu Damacio Page por finalização no segundo round
James Head venceu Papy Abedi por finalização no primeiro round
Cyrille Diabate venceu Tom DeBlass por decisão majoritária dos juízes
Francis Carmont venceu Magnus Cedenblad por finalização no segundo round
Reza Madadi venceu Yoislandy Izquierdo por finalização no segundo round
Simeon Thoresen venceu Besam Yousef por finalização no segundo round
Jason Young venceu Eric Wisely por decisão unânime dos juízes

Com Pelé, uniforme novo e crianças, Santos celebra 100 anos na Vila

Rei chega de helicóptero em festa que teve ainda jogo de veteranos

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
182 comentários
Com uma linda festa na Vila Belmiro na manhã deste sábado, 14 de abril, o Santos comemorou seus 100 anos de história em grande estilo. O evento teve Pelé chegando de helicóptero, jogo com ídolos históricos, 100 crianças correndo atrás de Neymar e lançamento do novo uniforme, azul-turquesa.
A festa começou esvaziada por causa da chuva, com um jogo entre ídolos históricos do clube, de várias gerações, tanto de fases vitoriosas como Lalá, Abel, Manoel Maria e Clodoaldo, e de períodos sem títulos, como Marcelo Passos e Jamelli - que ficaram no "quase" em 1995.
Logo depois, o Rei Pelé chegou à Vila. E de forma grandiosa: de helicóptero, trazendo a Taça Libertadores. O maior jogador de todos os tempos foi recepcionado pelos ex-colegas, posou para uma foto histórica e fez um discurso emocionado.
- Este momento é um presente de Deus, jamais imaginava tudo isso. Toda essa alegria que tenho, esse momento feliz, não fiz sozinho. Sozinho, não fazemos nada. Muita gente sofreu comigo. Agradeço a todos - disse Pelé.
Festa 100 anos do Santos, Neymar (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar é perseguido pela criançada em jogo festivo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Na sequência, o momento que os torcedores mais jovens esperavam: o lançamento do novo uniforme 3, azul-turquesa. Foram os jogadores do time de Muricy Ramalho que trouxeram a novidade. Segundo a Nike, nova fornecedora de material esportivo do Santos, a tonalidade azul-turquesa faz "referência à herança colonial e portuária da cidade e às cores da famosa fonte de Itororó, situada no sopé do Monte Serrat, um dos atrativos turísticos da cidade de Santos, interligando ainda mais a história do clube às suas raízes".
E o novo uniforme teve uma estreia de gala: no "Nós contra a rapa", jogo festivo entre os 11 titulares e 100 crianças que ganharam um concurso na internet. E aí, mais festa: era só Neymar tocar na bola e a criançada partia em peso para cima do craque.
Festa 100 anos do Santos, Pele (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Pelé posa para foto histórica ao lado de ex-jogadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Durante cerca de 30 minutos, todos que estavam no local acompanharam pouco futebol, mas muita alegria e ousadia. E era justamente isso que a torcida santista queria ver. Até Muricy Ramalho estava descontraído e entrou no clima da brincadeira. O técnico cornetou diversas vezes seus jogadores e disse que não poderia perder "de forma alguma na Vila", já que o time está invicto jogando em casa no ano de 2012.
O placar da brincadeira foi 2 a 2. Edu Dracena e Ganso fizerams os gols do time santista. A molecadinha se empenhou e conseguiu um excelente resultado na Vila. Placar que costuma ser comemorado por vários adversários do alvinegro praiano.
Festa 100 anos do Santos, Pele (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pelé chegou de helicóptero à Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Com um gol de CR7, Real bate Gijón e mantém distância do rival Barça

Português marca 300º gol na carreira, o 41º na atual edição do Espanhol, e ajuda merengues a seguir na ponta com quatro pontos à frente do rival

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Com um gol de Cristiano Ronaldo, o seu 300º na carreira, o Real Madrid venceu o Sporting Gijón por 3 a 1, no Santiago Bernabéu, e voltou a abrir sete pontos de vantagem sobre o rival Barcelona, que ocupa a segunda colocação no Campeonato Espanhol. Higuaín e Benzema marcaram os outros tentos do time merengue. De Las Cuevas, de pênalti, chegou a colocar os visitantes em vantagem na primeira etapa, mas de nada adiantou.
cristiano ronaldo real madrid x sporting gijon (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo comemora o seu 41º gol no Espanhol (Foto: AFP)
Com o triunfo do Barcelona, que venceu também neste sábado o Levante por 2 a 1, em Valência, o Real Madrid vai entrar em campo pressionado no próximo sábado para encarar o rival, que pode diminuir ainda mais a diferença de pontos.
O Real Madrid começou a partida com o freio de mão puxado. Parecia que o time visitante é que necessitava da vitória para se distanciar ainda mais do Barcelona. E foi justamente em uma cochilada dos merengues que o Gijón quase abriu o marcador, aos 13. Arbeloa perdeu a bola na entrada da área, e Trejo chutou em cima do goleiro Iker Casillas.
Com receio de levar o quinto cartão amarelo e não participar do clássico contra o Barcelona, na próxima rodada, CR7 estava no mesmo ritmo do restante do grupo merengue, sem inspiração. E foi o Gijón quem abriu o marcador. Aos 30, Sérgio Ramos colocou a mão dentro da área. Pênalti para os visitantes. De Las Cuevas bateu no meio do gol e fez.
O Real Madrid acordou e passou a pressionar os rivais. Não demorou para o gol de empate sair. Aos 36, Sérgio Ramos cruzou na área e Higuaín, completamente livre, só teve o trabalho de escorar para a rede. Tudo  igual no placar. O tento serviu para acender não só os merengues como Cristiano Ronaldo, que passou a chamar a responsabilidade.
Higuain real madrid x sporting gijon (Foto: EFE)Higuain comemora o gol de empate do Real na
partida deste sábado (Foto: EFE)
Faltava o gol de CR7. E na etapa final, a virada se concretizou. Desta vez, aos 28, o cruzamento saiu da direita dos pés de Dí Maria, e o português estava dentro da área para conferir seu 41º gol na competição e quebrar o próprio recorde como o maior goleador em uma edição do Espanhol.
Além disso, Cristiano Ronaldo chegou ao 300º gol na carreira. Foram 139 pelo Real Madrid, 118 pelo Manchester United, cinco pelo Sporting, 32 pela seleção portuguesa, 1 pela sub-20 de Portugal, três pela sub-21 e dois pela equipe olímpica.
O Real Madrid ainda fez mais um com o francês Karin Benzema, que entrou na etapa final. O atacante recebeu ótimo passe de Özil e bateu cruzado para concretizar a vitória dos merengues. Além da festa pelo triunfo, os torcedores ainda comemoraram a presença de CR7 no clássico diante do Barcelona. O português passou em branco nos cartões e está liberado para a próxima rodada.

Messi marca dois, Barça vence e põe fogo na briga pelo título com o Real

De virada e fora de casa, time culé bate Levante com pênalti polêmico e fica a quatro pontos do rival. Equipes duelam no próximo sábado, no Camp Nou

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
O Barcelona fez o seu papel e voltou a colar no Real Madrid na briga pelo título do Campeonato Espanhol. Neste sábado, o time culé venceu o Levante por 2 a 1, de virada, com dois gols de Lionel Messi, que chegou aos 41 na tabela de artilheiros, se igualou a Cristiano Ronaldo e também quebrou o recorde de tentos de CR7 numa mesma edição da competição (40 na temporada 2010/2011). O resultado deixou a equipe catalã, que teve um pênalti polêmico assinalado na etapa final, com 81 pontos, quatro a menos do que os rivais, que tem 85.
No próximo sábado, Barcelona e Real Madrid vão se enfrentar em partida válida pela 34ª rodada da competição. A vitória para o lado culé pode colocar ainda mais fogo na competição e deixar a diferença em apenas um ponto. Porém, um triunfo merengue praticamente garante o caneco à equipe de José Mourinho a três rodadas do fim do campeonato.
messi levante x barcelona (Foto: AP)Messi marca duas vezes na vitória do Barcelona sobre o Levante (Foto: AP)
Assim como ocorreu com o Real Madrid neste sábado, o Barcelona também começou perdendo para os rivais. Jogando fora de seus domínios, a equipe de Messi & cia. viu o Levante abrir o marcador ainda no primeiro tempo, aos 23 minutos. Busquests colocou a mão dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Barkero cobrou e colocou os donos da casa em vantagem.
Na etapa final, o Barcelona acordou a partir da entrada Iniesta. O apoiador espanhol entrou em campo aos oito minutos da etapa final na vaga de Pedro. E parece que o fator psicológico da presença do camisa 8 surtiu efeito. Aos 18, Messi tabelou com Sanches na entrada da área e bateu colocado de perna esquerda para deixar tudo igual no placar.
messi levante x barcelona (Foto: AFP)Messi, Puyol e Fàbregas comemoram um dos gols
do Barça neste sábado (Foto: AFP)
Com o gol, Messi se igualou a Ronaldo Fenômeno ao marcar gols em dez rodadas consecutivas de uma mesma edição do Campeonato Espanhol. Na temporada 1996/1997, o brasileiro atingiu o feito também defendendo o Barcelona. E o argentino não se fez rogado e ainda garantiu mais três pontos para o time culé aos 26.
Em pênalti polêmico assinalado pelo árbitro após empurrão dentro da área em Cuenca, Messi bateu no canto esquerdo superior do goleiro Munúa para dar números finais ao confronto. Com o tento, o argentino chegou aos 41 e se igualou a Cristiano Ronaldo na tabela de artilheiros. "La Pulga" também quebrou o recorde de CR7 na temporada passada, quando o português marcou 40 tentos numa mesma edição do Campeonato Espanhol.
O resultado deixou a decisão da competição para o próximo fim de semana. Isso sem falar no duelo entre Lionel Messi e CR7, que disputam gol a gol a artilharia da competição.