sexta-feira, 4 de março de 2011

Com atrações internacionais, Mundial de Skate Vertical começa nesta sexta

Rio de Janeiro recebe grandes skatistas do Brasil e do exterior em
disputa que promete agitar a Lagoa Rodrigo de Freitas no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Em meio à folia do carnaval e à beleza da Lagoa Rodrigo de Freitas, grandes nomes do skate mundial vão abrir o circuito do Mundial de Skate Vertical 2011 neste fim de semana, no Rio de Janeiro. A etapa carioca, que chega à sua nona edição neste ano, contará com estrelas do esporte no Brasil, como Marcelo Bastos (atual campeão mundial), Sandro Dias e Bob Burnquist, além de destaques do exterior, casos dos americanos Andy Macdonald e Danny Mayer. O evento será transmitido pelo SporTV na sexta e no sábado, data em que acontecerão as eliminatórias e as semifinais, respectivamente, e, no domingo, a TV Globo transmite a grande decisão, a partir das 10h.
Marcelo Bastos, Sandro Dias e Bob Burnquist (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Brasil está bem representado na disputa: Marcelo Bastos, Mineirinho e Burnquist (GLOBOESPORTE.COM)
Nesse ano, a etapa chegará com algumas modificações em relação à edição passada. O half pipe, por exemplo, ganhou dois cânions (obstáculos) de 1,5m de largura, cada, no meio da pista, favorecendo assim os competidores mais rápidos. Já o formato de disputa será baseado no sistema de paredes. Com isso, o tempo da volta não será cronometrado, e os skatistas poderão fazer 13 passagens pelo alto do half pipe para realizar suas manobras.
- O formato de paredes depende mesmo da adaptação e estilo de cada skatista. Não temos tempo de ficar enrolando e esperar passar o tempo. É descer, fazer as manobras e, quem conseguir a "melhor volta", leva" - diz Sandro Dias, que há um mês teve uma contusão no ombro, mas já está recuperado para a competição.
De origem suíça, a rampa é uma das atrações do evento. Montado por oito skatistas, sendo que dois deles estarão na disputa, casos de Lécio Neguinho e Sérgio Negão, o half pipe, que roda o Brasil ao longo do ano, tem 8 metros de largura por 4,20 metros de altura. A estrutura chega com 96 partes separadas, que são montadas conforme o desejo dos competidores e da organização (Veja o processo de montagem da rampa).
Grandes nomes em ação
Skate Oi vert jam (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)Com rampa pronta, skatistas já testam palco da
disputa (Foto: Lucas Loos/Globoesporte.com)
O Brasil tem o predomínio das vitórias na etapa. Isso porque, das oito edições disputadas até agora, seis foram conquistadas por atletas brasucas, sendo que todos eles vão estar na briga em 2011. Com três triunfos no Rio, o bicampeão mundial Bob Burnquist terá os compatriotas Sandro Dias, que venceu duas vezes, e o atual campeão da prova Marcelo Bastos como “adversários internos”.
Os estrangeiros ganharam apenas duas das etapas cariocas: o dinamarquês Rune Glifberg, em 2003, e o australiano Renton Millar, que estará de volta neste fim de semana, em 2009. Além de Millar, Andy Macdonald (oito vezes campeão mundial) e Danny Mayer, a prova contará com outros nomes gabaritados, como os americanos Elliot Sloan, Alex Perelson, Rob Lorifice e Anthony Furlong, além do francês Jean Postec e dos britânicos Paul Luc Ronchetti e Sam Beckett.
Com 30 skatistas na disputa, as baterias eliminatórias estão marcadas para a manhã desta sexta-feira. Já as semifinais estão programadas para o sábado à tarde, a partir das 15h. E no domingo acontece, enfim, a grande decisão, às 10h, com transmissão ao vivo da TV Globo no Esporte Espetacular.
Confira a programação do Rio Vert Jam:
Sexta-feira - 04/03
8h - Treinos livres
9h - Aquecimento para a primeira bateria
9h15m - Eliminatória da primeira bateria
10h - Aquecimento para a segunda bateria
10h15m - Eliminatória da segunda bateria
11h - Aquecimento para a terceira bateria
11h15m - Eliminatória da terceira bateria
12h30m - Best Trick (melhor manobra) no Canyon
13h15m - Premiação Best Trick (melhor manobra) no Canyon
13h30m - Treinos livres
Sábado - 05/03
11h - Treinos livres
12h45m - Treino para a primeira semifinal
13h45m - Treino para a segunda semifinal
14h45m - Aquecimento para a primeira semifinal
15h - Primeira semifinal
15h45m - Aquecimento para a segunda semifinal
16h - Segunda semifinal
17h - Best Trick (melhor manobra livre)
Domingo - 06/03
9h - Treino para a bateria final
10h - Final

Alex Perelson e Lincoln Ueda brilham nas eliminatórias do Mundial de Skate

Americano fica em primeiro, e brasileiro é o segundo. Pré-classificados, Mineirinho, Bob Burnquist e Andy Macdonald não participam das baterias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Mundial de Skate Vertical Alex Perelson (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Alex Perelson faz bonito no Mundial de Skate
Vertical (Foto: Vanessa Laje/ Divulgação)
Sem a presença de nomes como Mineirinho, Bob Burnquist e Andy Macdonald, já classificados para a fase decisiva, o primeiro dia do Mundial de Skate Vertical, na Lagoa, no Rio de Janeiro, teve o americano Alex Perelson e o brasileiro Lincoln Ueda como principais destaques nas baterias eliminatórias, que classificaram dez skatistas para as semifinais. Enquanto o estreante Perelson, com 86,67 pontos, foi o melhor colocado entre os 16 que subiram na rampa nesta sexta, Ueda veio logo na sequência, na segunda posição.
- É a segunda vez que participo da competição e estou feliz por ter conseguido uma boa classificação para a próxima fase - comenta Perelson.
Com Bob Burnquist, Sandro Dias e Pedro Barros Cezar incluídos na lista dos dez pré-classificados para as semifinais, coube a Ueda a responsabilidade de fazer bonito para a torcida na disputa. Com 79,67 pontos conquistados após as três baterias, o experiente skatista brasuca não decepcionou, surpreendendo inclusive a si mesmo.
- Achava que o Danny e o Postec estavam muito bem e viriam na minha frente. No sábado mudo o jogo todo e teremos que ousar nas manobras, já que o nível dos competidores é bem maior - comentou o brasileiro após a disputa.
  •  
Mundial de Skate Vertical Alex Perelson Lincoln Ueda (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Com belas paisagens, Lincoln Ueda ficou com a segunda posição nesta sexta (Vanessa Laje/Divulgação)
Dan Cesar faz bonito nas manobras
Já classificado para as semifinais por ser o skatista mais bem classificado no ranking nacional, Dan Cesar, atual campeão brasileiro, levou a melhor na disputa de melhor manobra, batendo grandes destaques da modalidade.
A disputa continua no sábado com as semifinais. Após os skatistas treinarem da parte da manhã, a briga por uma vaga na decisão está marcada para começar às 15, e a final acontece no domingo, com horário previsto para começar às 10h.
Confira os dez classificados nas eliminatórias:
1 - Alex Perelson - 86,67 pontos
2 - Lincoln Ueda - 79,67 pontos
3 - Jean Postec "Jeantex" - 78,67 pontos
4 - Elliot Sloan - 76,33 pontos
5 - Sam Beckett - 75,67 pontos
6 - Danny Mayer - 75,33 pontos
7 - Antony Furlong - 72,67 pontos
8 - Zach Miller "Zeca" - 71,00 pontos
9 - Mizael Simão - 69,00 pontos
10 - Martín Andre - 66,67 pontos

Bob Burnquist alerta para os novos valores no Mundial de Skate Vertical

Etapa do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira com as eliminatórias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Bob Burnquist X Games Los Angeles (Foto: Getty Image)Bob Burnquist será uma das grandes estrelas no
half pipe montado na Lagoa (Foto: Getty Image)
Prestes a estrear na etapa de abertura do Mundial de Skate Vertical, que acontecerá neste fim de semana, no Rio de Janeiro, o “skatista da casa” Bob Burnquist, que é carioca e venceu o evento em três oportunidades, diz que a disputa desse ano será dura por conta da qualidade dos adversários, principalmente os mais jovens. A competição começa nesta sexta, com as baterias eliminatórias, e termina domingo, com a grande decisão, que será transmitida pela TV Globo durante o Esporte Espetacular.
- Esse é um dos maiores eventos de skate do Brasil. O fato de mais estrangeiros e dessa nova geração de feras participarem desta edição só a torna mais difícil. Assim, a vitória fica muito mais gratificante - disse Bob.
Quem compartilhou da opinião de Burnquist foi Marcelo Kosake, que acredita que os jovens talentos poderão fazer bonito no half pipe neste fim de semana.
- Essa garotada tem nível para dar sequência ao que a gente vem fazendo. Eles sempre aprenderam com a gente e hoje são eles que nos ensinam.
Um dos integrantes dessa nova geração, o skatista Pedro Barros, de 15 anos, não se intimida com o fato de encarar estrelas do esporte como Sandro Dias, Bob Burnquist e o americano Andy Macdonald, mas revela que tem como objetivo maior curtir a etapa com os amigos e andar à vontade.
- Só penso em reencontrar amigos que fiz pelo mundo todo, andar de skate e o resto acontece naturalmente - diz Pedrinho.
Com 30 skatistas na disputa, as baterias eliminatórias estão marcadas para a tarde desta sexta-feira, começando por volta das 14h30m. Já as semifinais estão programadas para o sábado, a partir das 15h. E no domingo acontece, enfim, a grande decisão, às 10h.

Webber diz que Senna 'se reviraria no túmulo' com a ideia de chuva artificial

Para o piloto australiano, os 'mestres do molhado' não aprovariam a novidade

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Webber GP Abudhabi (Foto: Getty Images)Webber critica ideia de chefão (Foto: Getty Images)
Mark Webber deixou claro que não gostou nem um pouco da ideia de ter uma chuva artificial durante as corridas. O australiano afirmou que pilotos que corriam bem em chuva, como Ayrton Senna, se revirariam dentro do túmulo com essa sugestão de Bernie Ecclestone. As informações são do site da revista inglesa "Autosport".
Embora a ideia tenha recebido apoio da fabricante de pneus Pirelli, Webber acredita que algumas das lendas do esporte, como o brasileiro Ayrton Senna, não aprovariam essa novidade.
- Pode ser mais emocionante quando temos algumas condições climáticas diferentes, o que já acontece. Mas experimente pensar em Jimmy Clark e Jackie Stewart e (Ayrton) Senna, os mestres da pista molhada. Jackie ainda está aqui, mas os outros dois estariam se revirando em seus túmulos se pensassem que nós teríamos chuveiros em volta da pista - disse.
O chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, revelou sua ideia radical de instalar sistemas de irrigação na pista no início desta semana. O objetivo, segundo ele, seria dar mais emoção às disputas.
- Não seria a maneira mais sofisticada para tornar o espetáculo mais divertido - criticou Webber.

Sem camisa, Neymar curte funk em piscina de hotel em Salvador

Jogador de futebol assistiu ao show do Mc Leozinho nesta sexta-feira, 4.
Do EGO, em Salvador
Tamanho da letra

a/-Divulgação

Neymar e Mc Leozinho


Longe dos gramados, Neymar se jogou no funk nesta quarta-feira, 4, em Salvador. O jogador de futebol chegou a tirar a camisa para dançar ao som do Mc Leozinho na piscina do hotel onde está hospedado.

Mãe de goleiro do Internacional morre em acidente no RS

Carro em que Zilá estava bateu em um caminhão na BR 116.
O pai de Renan, que dirigia o veículo, está internado em estado grave.

Do G1, em São Paulo
A mãe do goleiro do Sport Club Internacional, Renan, morreu em um acidente de trânsito na tarde desta sexta-feira (4). Zilá Teresinha de Brito Soares, de 61 anos, estava no banco de passageiros do carro conduzido por Alberto Furtado Soares, pai do jogador.
O veículo bateu em um caminhão na altura do Km 363 da BR 116, próximo à cidade de Tapes, no Rio Grande do Sul. O pai do jogador está internado em estado grave no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
O Internacional publicou uma nota no site lamentando o falecimento e decretou luto oficial de três dias.
As informações sobre o velório e enterro de Zilá ainda não foram divulgadas.
 

Joel diz que deve manter base da equipe que venceu o River Plate-SE

Treinador admite dar uma chance ao jovem Guilherme, na lateral-esquerda

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Joel Santana Botafogo (Foto: Ag. Estado)Joel diz que vai manter base do time (Foto: Ag. Estado)
Para a partida deste sábado, contra o Volta Redonda, o Botafogo não terá muitas mudanças em relação ao time que venceu o River Plate-SE, já que Loco e Marcelo Mattos ainda estão entregues ao departamento médico. O técnico Joel Santana gostou da maneira como a equipe atuou e deve manter o esquema 4-4-2, com Lucas na direita, Mancha, Bruno Tiago, Cajá e Everton no meio, e Caio e Herrera no ataque. Segundo o treinador, a tendência é que 90% da equipe seja a mesma. O comandante alvinegro contudo, não quis revelar qual a sua dúvida.
- A tendência é não mexer muito na equipe não. É o grupo que a gente tem, não vou ficar inventando muito. Acho que o time se comportou bem contra o River Plate-SE, mesmo nós tendo colocado jogadores muito jovens em campo – afirmou.
Segundo Joel, os desfalques têm feito com que a equipe sinta falta de experiência em campo. Por isso, aguarda que alguns jogadores chave se recuperem para que sejam escalados.
- O Fábio (Ferreira) está voltando, mas ainda não está 100%. O Abreu está com problema nas costas (inflamação no nervo ciático). O Maicosuel também se recupera de lesão. O Alessandro eu tirei porque precisava de juventude para chegar mais na frente (Lucas entrou na equipe contra o River Plate-SE). No último jogo, erramos muitas finalizações. Com mais clama e tranquilidade, faríamos dois, três. Estou buscando as melhores opções. Quando o time tomar corpo, aí a gente não mexe mais.
Lateral-esquerda em pauta
As atuações irregulares de Márcio Azevedo também foram tema de avaliação de Joel Santana. O treinador diz que confia no seu lateral-esquerdo, mas quando foi questionado sobre uma possível chance a Guilherme, revelou:
- Está em pauta esse assunto. Esse jogador (Márcio Azevedo) é bom jogador. Vai melhorar ainda. Tem qualidade e tem competência. Não está passando um bom momento, mas vamos esperar mais um pouquinho.
O Botafogo estreia na Taça Rio neste sábado, contra o Volta Redonda. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília).
 

'Nosso negócio não é carnaval, é Libertadores', diz vice colorado

Roberto Siegmann explica a opção por trabalhar durante a festa popular

Por clicRBS Porto Alegre
Elenco do Inter reunido com Roth (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Elenco treina para jogos da Libertadores e Gaúcho
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
A opção em trabalhar no período de carnaval em vez de descansar servirá para o Inter aprimorar as questões técnicas e seguir com o foco na Libertadores. Como o time foi pouco utilizado neste início de ano, a diretoria de futebol decidiu por fazer o grupo treinar buscando o melhor ritmo de jogo.
Em três meses de 2011, a equipe principal realizou apenas cinco partidas. Foram três pelo Gauchão – duas vitórias e uma derrota – e duas pela Libertadores – uma vitória e um empate. Para seguir lutando pelo tricampeonato da competição sul-americana, o grupo já pensa na partida contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, às 19h30m (de Brasília), em Cochabamba, no dia 16 de março:
– Nosso negócio não é carnaval, é Libertadores. Como não estávamos jogando no Gauchão, privilegiaremos os treinamentos – declarou o vice de futebol, Roberto Siegmann em entrevista à Rádio Gaúcha.
Sem atuar desde o dia 23 de fevereiro, quando goleou o Jaguares por 4 a 0 no Beira-Rio, o Inter só voltará a campo no dia 10 de março, pela estreia da Taça Farroupilha contra o Ypiranga. Para o dirigente, a parada foi importante para melhorar o condicionamento do plantel e comparou com 2010, entre junho e julho, período que foi disputada a Copa do Mundo na África do Sul:
– Precisávamos deste tempo. Não optamos por nenhum tipo de folga porque necessitamos pegar ritmo. Foi assim no ano passado. No Gauchão, tentaremos demonstrar a evolução do trabalho que vem sendo feito. As partidas da Libertadores são muito complicadas. Precisamos afirmar o nosso esquema.

Mesmo sem ter Lucas em clássico, Carpegiani vibra com convocação

Chamado por Mano Menezes para o amistoso contra a Escócia, meia vai desfalcar o Tricolor no jogo contra o Corinthians, marcado para o mesmo dia

Por Marcelo Prado São Paulo
Convocado para a Seleção Brasileira que disputará um amistoso no próximo dia 27, contra a Escócia, em Londres, o meia Lucas desfalcará o São Paulo no clássico contra o Corinthians, marcado para o mesmo dia, ainda sem local definido. Mesmo assim, o técnico Paulo César Carpegiani não lamenta. Apesar de reconhecer que o camisa 7 fará muita falta, o treinador comemora o grande momento do garoto que, em menos de um ano, saiu das equipes de base, se tornou titular do Tricolor, teve seu contrato renovado até 2015 e está perto de vestir a camisa verde e amarela entre os profissionais.
Paulo Cesar Carpegiani e Lucas no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Técnico Paulo César Carpegiani conversa com Lucas durante o treinamento (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
Carpegiani lembrou que, se quisesse, poderia pedir a desconvocação do jogador, afinal não se trata de uma data Fifa, ocasião nas quais os clubes são obrigados a liberar o atleta. Mesmo assim, nem cogitou essa possibilidade.
- Eu teria o direito. Não sei se mudou, mas na convocação dos profissionais, como é um amistoso, poderia fazer um pedido para o menino não ir à Seleção. O clube teria a obrigação de liberar quando é competição oficial. Mas pelo contrário, estou muito satisfeito, se o Mano quiser levar 11 meninos, pode levar. É uma valorização para o clube. Fiquei feliz por ele, pelos pais do Lucas. É uma oportunidade ímpar – disse.
O treinador está cada vez mais encantado com a simplicidade do garoto que hoje é unanimidade entre os torcedores do time do Morumbi.
- O Lucas já nasceu com isso, é da própria índole, é natural. A única diferença que eu vejo nele hoje é que está mais entusiasmado. É uma coisa natural que você tem de encarar. É um menino tão simples, não mudou uma vírgula no comportamento dele. O Lucas está lá por merecimento e fico muito satisfeito por isso. Temos conversado muito e só disse a ele que, cada vez mais, terá de se tornar ainda mais simples dentro de campo para merecer essa atenção – ressaltou.

Após protestos, Santos reduz preços para próximos jogos da Libertadores

Arquibancada para não-sócios, que custava R$100, passa a custar R$50

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Depois de protestos da torcida no jogo contra o Cerro Porteño, na última quarta-feira, a diretoria do Santos divulgou nesta sexta-feira a decisão de reduzir os preços dos ingressos de arquibancada para as duas partidas restantes da equipe na primeira fase da Libertadores. No empate em 1 a 1 com os paraguaios, torcedores levaram notas de 100 reais com o rosto do Tio Patinhas e a palavra 'absurdo'. Para os jogos contra Colo-Colo e Deportivo Táchira, o preço passará a ser R$ 50, sendo que para os sócios o valor é  R$ 25. As entradas para o Setor Visa serão vendidas a R$ 100 (meia-entrada R$ 50,00).
As cadeiras de fundo continuarão custando R$ 180, com sócios pagando a metade do valor, e as cadeiras laterais custarão R$ 200 (R$ 100,00 para associados).
Quem comprou o pacote que inclui os jogos do Peixe na 1ª fase do Paulista e da Libertadores  poderá levar um acompanhante nos jogos contra Colo-Colo e Táchira. A partida contra os chilenos acontece no dia 6 de abril, e a venda começa na segunda quinzena de março. O jogo contra a equipe da Venezuela será no dia 20 de abril.
A partida contra o Cerro teve público decepcionante:  apenas 6.753 pagantes.

Vasco começa a Taça Rio como iniciou o Carioca: com derrota

Depois de duas goleadas seguidas, time cruzmaltino estreia mal no segundo turno do Estadual: Macaé 3 a 1

por GLOBOESPORTE.COM
As goleadas seguidas após a estreia do técnico Ricardo Gomes animaram a torcida do Vasco, que esperava uma grande estreia na Taça Rio. Mas o sonho virou desilusão, e o time de São Januário começou o segundo turno do Campeonato Carioca como iniciou o primeiro: com derrota. Desta vez foi para o Macaé, por 3 a 1, no estádio Cláudio Moacyr, na cidade do norte-fluminense, na noite desta sexta-feira. Esta foi a primeira vitória do Macaé sobre uma equipe grande do Rio e a primeira derrota de Ricardo Gomes no comando do Vasco.
O carnaval dos vascaínos será triste, e a esperança é que a decpeção vire cinzas e renasça em forma de folia na quarta-feira, quando a equipe volta a campo para enfrentar o Duque de Caxias, em São Januário. Já o Macaé pega na segunda rodada da Taça Rio o Americano, em Campos, no mesmo dia.
Vasco levanta e depois revolta sua torcida no primeiro tempo
Mal o jogo começou o Macaé partiu para o ataque e ameaçou o Vasco com menos de dois minutos com um forte chute de Bill, ex-jogador cruzmaltino que deixou Felipe na reseva no início de sua carreira. Fernando Prass defendeu parcialmente, e Anderson Martins jogou a bola para escanteio. O Vasco, que não começou bem, errando muitos passes, respondeu aos seis, também com um chute de longe, de Fagner. A bola desviou nas costas de André Gomes e passou raspando o travessão.
vasco x macaé lance de jogo fagner (Foto: FOTOCOM.NET)Ex-Vasco, Bill conteve as investidas de Fagner e marcou o terceiro gol do Macaé (Foto: FOTOCOM.NET)
Aos poucos o time de São Januário foi tomando conta do jogo, o Macaé recuando, e quase que a equipe de São Januário fez o primeiro, aos 12, em ótima jogada de Ramon pela esquerda. O lateral colocou a bola por entre as pernas de Marcos Tamandaré, invadiu a área, mas chutou por cima. O lance levantou a torcida vascaína presente ao Cláudio Moacyr. Aos 23, após cobrança de falta da esquerda feita por Fellipe Bastos, Marcel raspou de cabeça, e Lugão fez grande defesa.
Após esse lance, o Macaé pareceu ter percebido que não poderia continuar na defesa, esperando o adversário, pois acabaria levando o gol. A iniciativa deu resultado. Aos 26, a defesa vascaína bateu cabeça, a bola foi para a meia-lua, onde estava Luis Mario, que chutou de primeira. Fernando Prass fez defesa firme, salvando o seu time. Quatro minutos depois, a equipe da casa teve um gol invalidado, feito por Marcos Tamandaré, que estava impedido.
O Macaé cresceu em campo e, aos 33, Bill cruzou bem da esquerda para Luis Mario, que deu um verdadeiro chute com a cabeça: a bola entrou no ângulo direito do estático Fernando Prass, que nada pôde fazer para evitar o gol.
A vantagem no marcador não acomodou a equipe da casa, mas foi o Vasco que quase empatou, com Romulo, diante de Lugão, chutando em cima do goleiro. Um minuto depois, aos 38, o Macaé ampliou, para desespero da torcida vascaína: Siston, outro jogador formado em São Januário, invadiu a área, após toque de Marcelo, e tocou por cima de Prass para marcar: 2 a 0.

Inexplicavelmente no fim da primeira etapa, jogadores de defesa do Vasco ficaram tocando a bola para maior irritação de sua torcida, que vaiou até o fim do primeiro tempo. Houve um desentendimento entre Dedé e Luis Mário assim que a etapa inicial acabou, mas revoltado mesmo estava o torcedor vascaíno, que reclamou bastante do desempenho do time.
Vasco pressiona, marca, mas leva o terceiro no fim
O técnico Ricardo Gomes mandou o Vasco para o segundo tempo, que foi disputado sob chuva, com duas modificações para tentar a reação: Bernardo no lugar de Jeferson, e Elton no de Marcel. A equipe passou a tomar a iniciativa do jogo e, depois de duas boas chances com Bernardo, uma fora e outra dentro da área, fez o seu gol: Eder Luis fez boa jogada e serviu Elton na esquerda, já dentro da área. O atacante dominou e bateu forte, de pé esquerdo, para marcar. O gol animou o time e a torcida do Vasco, que passou a rondar a área do assustado Macaé. Aos 12, o técnico Marcelo Buarque pôs Romário no lugar de Siston para melhorar a marcação no meio-campo macaense. Três minutos depois, Ramon perdeu a cabeça, deum pontapé em Luis Mário junto à linha lateral e foi expulso de campo pelo árbitro Péricles Bassols.
Mesmo com um jogador a mais, o Macaé ficou acuado, quase sem entrar no campo adversário e o jogo parecia treino de ataque contra defesa. Aos 25, Fagner deu belo passe para Eder Luis na direita, o atacante vascaíno limpou Eduardo Luiz e bateu de canhota, já dentro da área, a bola passou à direita de Lugão, pela linha de fundo. Depois desse susto, o Macaé procurou avançar sua marcação e tocar a bola no ataque para não ficar levando sufoco.
O campo pesado prejudicava o time que precisava criar chances para empatar e a equipe que não podia ficar simplesmente se defendendo, que não conseguia sair com eficiência da defesa para o ataque. Assim, a partida caiu muito tecnicamente. Melhor para quem vencia.
Mesmo assim, aos 40, Eder Luis teve ótima chance, chutando de virada, dentro da área: a bola passou raspando à trave direita. Mas a sorte, ou melhor, o azar do Vasco foi selado aos 45, com um gol lindo de Bill. O lateral viu Fernando Prass adiantado e colocou a bola por cima do goleiro vascaíno para fazer o terceiro e garantir a vitória do Macaé.

Macaé 3 X 1 VASCO
Lugão; Marcos Tamandaré, Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Osmar (Victor Hugo), André Gomes e Siston (Romário); Luís Mário (Bruno Luiz) e Marcelo. Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe (Márcio Careca) e Jeferson (Bernardo); Eder Luis e Marcel (Elton).
Técnico: Marcelo Buarque Técnico: Ricardo Gomes
Gols: Luis Mario, aos 33 minutos, e Siston, aos 39, do primeiro tempo; Elton, aos 7, e Bill, aos 45, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dedé, Fagner, Fernando Prass, Bernardo (Vasco), Marcos Tamandaré, André Gomes, Siston, Osmar, Lugão, Ciro (Macaé). Cartão vermelho: Ramon (Vasco)
Estádio: Cláudio Moacyr (Macaé). Data: 04/03/2011. Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares:  Lilian da Silva Fernandes e Eduardo de Souza Couta
 

Complicou, Fluzão…


 


Reage, Flu!



por Mario Alberto

 

‘Sem freio’, Luxemburgo libera
os rubro-negros para o carnaval

Treinador não proíbe jogadores de irem à Sapucaí. Treino de segunda será pela manhã para não coincidir com bloco de Ronaldinho na Barra da Tijuca

Por Marcelo Baltar Volta Redonda, RJ
ronaldinho gaúcho flamengo (Foto: Fábio Borges/VIPCOMM)Ronaldinho Gaúcho está  livre para sambar
(Foto: Fábio Borges/VIPCOMM)
Assim como Ronaldinho Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo adora samba. Carioca de nascimento e de alma, o treinador não esconde o seu apreço pela música. Conhecido como um técnico disciplinador, mas que fala a linguagem dos jogadores, Luxa não pretende estragar o carnaval de seus comandados e decidiu pegar leve com os atletas nos próximos dias.
A boa fase e o título da Taça Guanabara ajudam, e o próprio Luxemburgo estará presente na Sapucaí, onde desfila pelo Salgueiro, na segunda-feira. Para o treinador, nesse caso, proibir os jogadores de se divertirem pode ser até pior.
- Não tem essa de moderação. Depois eu proíbo os jogadores de desfilarem, eles aparecem na Sapucaí, e eu fico com cara de tacho. Pode desfilar. Eu vou desfilar. Estamos juntos – disse Luxa, aos risos.
Apesar da liberação do chefe, Luxemburgo tem apenas um conselho para os jogadores do Flamengo.
- O samba está no sangue do brasileiro. Pode desfilar. Mas quando chegar em casa é bom se alimentar direito e descansar.
Até a programação de treinos do Flamengo ficou mais maleável nos próximos dias. Após a partida contra o Olaria, na tarde deste sábado, em Volta Redonda, os jogadores receberão folga até segunda-feira, quando se reapresentam às 11h, no Ninho do Urubu. A atividade matutina, segundo Luxemburgo, também servirá para não atrapalhar o bloco de Ronaldinho, o “Samba, Amor e Paixão”, que se concentra às 15h, na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Na terça-feira, a equipe treina na parte da tarde, no Ninho do Urubu. No dia seguinte está marcado novo treino e viagem para Macaé, onde o Flamengo enfrenta o Bangu, na quinta-feira, às 19h30m.

Pego no antidoping, carrasco do Corinthians nega uso de maconha

Medina, que marcou pelo Tolima contra o Timão, diz que não usa mais drogas

Por Agências de notícias Bogotá, Colômbia
Medina com a camisa de Ronaldo (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE)Medina exibe camisa de Ronaldo: Tolima eliminou
Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
O atacante Wilder Medina, que marcou um dos gols do Tolima sobre o Corinthians na partida que eliminou o Corinthians na Libertadores, foi pego no exame antidoping por consumo de maconha. Porém, o atleta disse nesta sexta-feira que desde o ano passado não faz mais uso da droga e que tudo não passa de uma campanha contra ele.
- Eu já fumei muito e me arrependo. Mas desde que conheci Deus eu não voltei a fumar, por isso estou tranquilo - disse Medina em entrevista coletiva.
O jogador foi notificado por ter dado resultado positivo nos exames antidoping realizados nas duas primeiras partidas do Torneio Apertura da Colômbia em 2011.
Algoz do Corinthians na fase preliminar da Taça Libertadores, o Deportes Tolima está na segunda colocação do grupo 7 da competição continental, na mesma chave que o líder Cruzeiro.

Feliz com lembrança de Ronaldinho, empresário Pet planeja aposentadoria

Sem espaço no time do Flamengo, sérvio é empresário fora de campo e justifica prorrogação da carreira após o auge no Brasileirão de 2009

Maestro da conquista do Brasileirão 2009 pelo Flamengo, Petkovic começou esta temporada longe dos holofotes. Sem disputar uma partida oficial há quase três meses, o sérvio segue treinando, mas acompanha o sucesso da equipe de fora do gramado. Mesmo assim, ele não deixa de ser lembrado. Depois de marcar o gol do título da Taça Guanabara, cobrando falta no melhor estilo Pet, Ronaldinho Gaúcho não hesitou em atestar a semelhança com o tiro certeiro que deu ao Rubro-Negro o tri carioca em 2001. (Assista ao lado à entrevista exclusiva que foi ao ar no GE)
- Gentileza dele lembrar meu nome, agradeço. Lembrar do Zico, é fácil, é a primeira coisa que vem à mente. Ronaldinho é um craque mundial e está no caminho certo para fazer história no Flamengo e dar alegria à nação.
Sem ciúmes com a camisa 10, Petkovic faz planos para a aposentadoria, que está marcada para o fim deste ano. Longe das quatro linhas, ele é empresário: dono de pizzaria, de instituto de recursos humanos, de empresa de marketing esportivo e até de um spa em Belgrado.
Se o futuro como executivo está traçado, os últimos meses de carreira ainda são incertos. Fora dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo, Petkovic garante não se incomodar com a reserva.
- As chances de eu jogar são mínimas, mas estou treinando, fazendo minha parte. Se não jogo, a opção é do treinador. Estou fazendo tudo que qualquer um faz e não me sinto mal ou frustrado com isso. A gente não pergunta por que joga e eu não pergunto por que não jogo.
O ídolo rubro-negro não se arrepende de não ter parado de jogar com a conquista de 2009, quando estava no auge do seu futebol.
- A torcida vai querer que você encerre no melhor ponto? Quando você pode dar mais? Quando querem te ver mais, você sai de cena? Quis dar alegria à torcida, devolver um pouco mais tanto carinho.
Como sempre que sai na rua, Pet escuta “Vocês faz muita falta no Flamengo!”, ele deixou um último recado aos fãs:
- Não, não faço faltas. Eu cobro faltas. Quem faz falta são os zagueiros, né?

Depois de duas semanas fechado, Maracanã reabre para visitação

Calçada da Fama é transferida para torre de vidro, onde turistas podem acompanhar obras no estádio para a Copa do Mundo de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após ficar duas semanas fechado, o Maracanã foi reaberto nesta sexta-feira para visitação. O acesso ao estádio passa a ser feito pela torre de vidro, localizada perto do portão 18. No alto da construção, os visitantes podem conferir através de um vidro panorâmico o andamento das obras de reforma do estádio, voltadas para a Copa do Mundo de 2014.
Maracanã (Foto: Agência Globo)Visitantes observam o Maracanã, em obras para a Copa de 2014  (Foto: Agência Globo)
Para o local foi transferida a Calçada da Fama, que apresenta marcas dos pés de alguns dos principais jogadores da história do futebol brasileiro e mundial, e outros itens relacionados à memória do esporte, como estátuas e bustos em homenagem a personagens do futebol, como Garrincha e Zico.
maracanã obras (Foto: Agência Estado)A área da antiga geral do Maracanã virou um monte de escombros (Foto: Agência Estado)

Seleção de veteranos do Brasil espera ter Ronaldo na Chechênia

Empresário francês espera resposta do Fenômeno até sábado. Equipe contará com Romário, Dunga e Bebeto em jogo beneficente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ronaldo na coletiva de despedida (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Ronaldo pode reforçar o Brasil Stars na Chechênia
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
A seleção de masters do Brasil que vai enfrentar  um combinado local, na Chechênia, sonha com um reforço de peso: Ronaldo. Após confirmar as presenças de Romário, Bebeto, Dunga, o empresário francês Lamine Fofana diz que espera a resposta do Fenômeno para embarcar com o grupo para a partida de terça-feira.
- Fiz o convite ao Ronaldo por intermédio de uma pessoa muito próxima a ele e o Fenômeno ficou de dar uma posição entre hoje (sexta-feira) e amanhã (sábado). Estou confiante que as chances de a resposta ser afirmativa são boas - disse Fofana.
O governo da região russa Chechênia chegou a divulgar que receberia os craques da Seleção Brasileira do penta para um amistoso com o Terek Grozny, mas a partida beneficente será entre veteranos. A equipe de masters local será reforçada pelo alemão Lothar Matthäus, o holandês Ruud Gullit , novo treinador da equipe, e pelo presidente da Chechênia.
Segundo Fofana, os organizadores vão doar parte da renda da partida para as vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Os brasileiros embarcarão para a Rússia no próximo domingo, em dois grupos, com saída de São Paulo e do Rio de Janeiro. A delegação do ''Brasil Stars' irá se reunir em Genebra, na Suíça, seguindo em voo fretado diretamente para o Aeroporto de Grozny.

Além de Romário, Bebeto, Dunga e Cafu, a seleção de veteranos vai contar também com Zinho, Raí, Júnior Baiano, Dida, Emerson, Djalminha, Zetti, Sávio, André Cruz e Elber.

Jogador de 16 anos morre após fazer cesta da vitória nos Estados Unidos

Considerado uma grande promessa do basquete colegial, Wes Leonard, de Fennville, desmaiou na quadra e foi levado ao hospital, mas não resistiu

Por GLOBOESPORTE.COM Fennville, EUA
A cidade americana de Fennville, em Michigan, viveu nesta quinta-feira uma tragédia envolvendo um de seus mais promissores atletas. Estrela do time colegial, o jovem Wes Leonard, de apenas 16 anos, desmaiou após fazer a bandeja da vitória na prorrogação sobre Bridgman e morreu minutos depois. Considerado uma promessa do basquete, Leonardo chegou vivo ao Hospital Holland, mas os médicos não conseguiram salvar sua vida. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Wes Leonard  (Foto: AP)Wes Leonard (no alto) festeja com os amigos: instantes depois, ele desmaiou na quadra (Foto: AP)
Após brilhar no futebol americano colegial, como quarterback dos Blackhawks, Leonard passou a ser considerado uma grande promessa do basquete. Destaque do time, ele converteu a bandeja da vitória a 30 segundos do fim da prorrogação. Bridgman não conseguiu responder no ataque seguinte, e Fennville fechou a temporada regular com uma campanha perfeita de 20 vitórias e nenhuma derrota.
Wes Leonard morte na quadra (Foto: AP)O atleta é socorrido ainda na quadra (Foto: AP)
Ao fim do jogo, Leonard foi imediatamente abraçado pelos amigos, que festejavam a vitória. Pouco depois, desmaiou. Companheiros de equipe e torcedores ficaram apreensivos no ginásio, enquanto o atleta foi levado ao hospítal.
- Ele era, de longe, o melhor jogador do time, um atleta extraordinário – afirmou o técnico de Bridgman, Mike Miller, que perdeu o jogo por 57 a 55.
Em choque, os jogadores de Fennville mal conseguiam comentar o fato.
- É difícil de absorver. É como se fosse alguém da minha família – disse Shane Bale.
O superintendente de Fennville, Dirk Weeldreyer, afirmou que Leonard era visto como ídolo pelos outros alunos.
- Ele estava sempre alegre e tinha muita força. Os alunos mais jovens olhavam para ele com admiração e o encaravam como ídolo - explicou.
Wes Leonard torcida (Foto: AP)Apreensivos, amigos e torcedores de Fennville acompanharam o atendimento na quadra (Foto: AP)
É o segundo atleta de Fennville que morre em pouco mais de um ano. O lutador Nathaniel Hernandez, de 14 anos, morreu em janeiro de 2010 após sofrer uma convulsão em casa pouco depois de disputar um campeonato no colégio.

De mal com as ondas, Gold Coast vê etapa adiada pelo sétimo dia seguido

Previsão é de que a disputa na Austrália recomece no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália
Um dos maiores picos de surfe do planeta, Snapper Rocks está de mal com as ondas. Pelo sétimo dia consecutivo, a organização da etapa de abertura do Circuito Mundial decidiu suspender as atividades por falta de condições do mar. Com isso, os surfistas da elite já estão há uma semana treinando e descansando na Gold Coast Australiana. A janela de espera vai até quarta-feira.
surfe gold coast (Foto: Divulgação/ASP)A Gold Coast com visual que mais lembra um lago do que um pico de surfe (Foto: Divulgação/ASP)
A expectativa da organização é de que a competição comece no fim de semana, quando está prevista a chegada de uma boa ondulação à Austrália. A disputa feminina terá uma nova chamada às 22h (horário de Brasília) desta sexta-feira.
A competição masculina só teve um dia de disputas. Os cinco representantes brasileiros caíram para a repescagem. A maior soma até o momento é a do australiano Taj Burrow, defensor do título da etapa: fez 16,67 em 20 possíveis. A melhor nota do campeonato pertence a outro aussie: Mick Fanning - 9,33.

Repescagem masculina:
Bede Durbidge (AUS) x Matt Banting (AUS)
Adrian Buchan (AUS) x Mitch Crews (AUS)
Adriano de Souza (BRA) x Marc Lacomare (FRA)
Michel Bourez (TAH) x Raoni Monteiro (BRA)
Chris Davidson (AUS) x Cory Lopez (EUA)
Jadson Andre (BRA) x Gabe Kling (EUA)
Damien Hobgood (EUA) x Dusty Payne (HAV)
Kieren Perrow (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
C.J. Hobgood (EUA) x Kai Otton (AUS)
Brett Simpson (EUA) x Patrick Gudauskas (EUA)
Taylor Knox (EUA) x Fredrick Patacchia (HAV)
Heitor Alves (BRA) x Bobby Martinez (EUA)
Oitavas de final feminina:
Rebecca Woods (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
Paige Hareb (NZL) x Pauline Ado (FRA)
Stephanie Gilmore (AUS) x Sarah Mason (NZL)
Sofia Mulanovich (PER) x Claire Bevilacqua (AUS)
Chelsea Hedges (AUS) x Alana Blanchard (HAV)
Jessi Miley-Dyer (AUS) x Laura Enever (AUS)
 

Diego Hypolito supera incertezas após 2008: 'Nunca tive tantos problemas'

Além de série de lesões, ginasta teve dengue e lidou com ameaça de corte
de investimentos no Fla. Ele exalta apoio do COB e da Prefeitura do Rio

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
treino diego hypolito flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Diego Hypolito se esforça durante treinos no
ginásio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Após treinar pela primeira vez no solo desde a cirurgia no tornozelo esquerdo, Diego Hypolito se mostrava muito confiante em relação a seu futuro. O ginasta passou por um período turbulento após o erro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando errou o último salto e perdeu a medalha de ouro. Desde então, ele encarou uma série de lesões, sofreu com a incerteza da ginástica em seu clube, o Flamengo, e ainda pegou dengue. Mas ele diz que o período de dúvidas já passou.
- Não tenho mais incertezas. O pé está bom, está forte. Malhei, fiz tudo o que você possa imaginar, trilhões de exames de sangue, preparação física. Tudo para não correr riscos nesse retorno. Tantas coisas haviam acontecido em menos de três anos e isso mexeu muito com o lado emocional. Nunca tive tantos problemas em tão pouco tempo. Precisava me concentrar em algo, mas chegou um momento em que não conseguia mais administrar. Não sou de ferro, estou sujeito a erros e acertos. Precisava da ajuda das pessoas e não pedia. Agora percebi que preciso de apoio de todos os lados, de estrutura - diz Diego.
Desde o ano passado, Diego integra o Time Rio, equipe criada pela Prefeitura do Rio em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O ginasta conta com vários profissionais dedicados a ele, como fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e médico. O acompanhamento é diário. Para o atleta, é um apoio imprescindível para continuar a ter um bom rendimento no esporte.
- Estava sofrendo com muitas pequenas falhas que, somadas, cresciam muito. Precisava me estruturar psicologicamente. As conversas com o psicólogo me ajudaram muito. E todo dia alguém do COB vem ao Flamengo me avaliar. O fisioterapeuta Rafael André está comigo todo dia. O pessoal até brinca: "Diego! Chegou seu pai!" A estrutura do Time Rio tem um peso muito grande.

NBA vai a Londres, e David Luiz se diverte com mascote dos Raptors

New Jersey vence o primeiro jogo de temporada regular disputado na Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
A NBA arrumou as malas e cruzou o Atlântico. Pela primeira vez na história, um jogo válido pela temporada regular foi disputado na Europa. Nesta sexta-feira, o New Jersey Nets derrotou o Toronto Raptors de Leandrinho na O2 Arena, em Londres, por 116 a 103. Com as duas equipes em má fase, o jogo valeu pelo espetáculo e atraiu convidados ilustres, como o zagueiro brasileiro David Luiz, do Chelsea, convocado nesta quinta-feira por Mano Menezes para o amistoso da Seleção contra a Escócia, no dia 27. À vontade na plateia, o jogador, que já foi comparado a Anderson Varejão por causa da cabeleira, se divertiu com a mascote dos Raptors.
new jersey nets x toronto raptors david luiz (Foto: AP)David Luiz aproveitou o jogo da NBA e se divertiu com a mascote do Toronto Raptors (Foto: AP)
Dentro da quadra, a maior atração era o armador Deron Williams, recém-contratato pelo New Jersey. E ele não decepcionou, com 16 pontos e 11 assistências. O cestinha dos Nets foi o ala-pivô Brook Lopez, com 25 pontos. O ala-pivô Kris Humpries também brilhou com 18 pontos e 17 rebotes.
new jersey nets x toronto raptors Bargnani  (Foto: AFP)Nets e Raptors na arena em Londres (Foto: AFP)
Pelo Toronto, o maior pontuador foi o ala-armador DeMar DeRozan, com 26. O italiano Andrea Bargnani marcou 23, e Leandrinho teve atuação razoável, saindo do banco para marcar oito pontos.
Não foi a primeira vez que a arena londrina recebeu uma partida da NBA, mas todos os eventos anteriores foram válidos pela pré-temporada. O primeiro deles foi em 2007, um duelo entre Boston Celtics e Minnesota Timberwolves. Neste sábado, Nets e Raptors se enfrentam de novo no ginásio.
 

Técnico corta cinco e define Seleção sub-17 que irá ao Sul-Americano

Emerson Ávila deixa Guido, Mateus, Geferson, Alex e Daniel fora da viagem para o Equador. Brasil estreia contra a Venezuela no dia 13

Por GLOBOESPOTE.COM Rio de Janeiro
emerson avila seleção brasileira sub-17 (Foto: Marcelo de Jesus/Globoesporte.com)Emerson Ávila definiu lista com 20 atletas para o
Sul-Americano Sub-17 (Foto: Marcelo de Jesus)
O técnico Emerson Ávila anunciou nesta sexta-feira os nomes dos cinco jogadores cortados da Seleção Brasil sub-17 que não irão ao Sul-Americano da categoria, no Equador: o goleiro Guido (Santos), o zagueiro Mateus (Grêmio), o lateral Geferson (Internacional) e os meias Alex (Internacional) e Daniel (Cruzeiro).
Assim, o treinador fechou o grupo de 20 atletas que estarão no torneio. O Inter, que tinha seis jogadores treinando na Granja Comary, segue como time com mais atletas na Seleção: quatro, incluindo o meia Andrigo, caçula da garotada, e o lateral Claudio Winck, sobrinho do ex-jogador Luiz Carlos Winck.
O Brasil treina mais cinco dias em Teresópolis e embarca na próxima quinta para o Equador. A Seleção está no Grupo B com Chile, Paraguai, Colômbia e Venezuela. A estreia será contra os venezuelanos, dia 13, em Ibarra.
Confira os 20 convocados:
Goleiros
Charles (Cruzeiro)
Uilson (Atlético-MG)
Laterais
Wallace (Fluminense)
Claudio Winck (Internacional)
Emerson (Santos)
Zagueiros
Matheus Barbosa (Coritiba)
Josué (Vitória)
Marquinhos (Corinthians)
Meias
Rodrigo (Internacional)
Allan (São Paulo)
Mizael (Grêmio)
Marlon Bica (Internacional)
Andrigo (Internacional)
Guilherme (Vasco)
Adryan (Flamengo)
Hernani (Atlético-PR)
Atacantes
Pedro Paulo (Cruzeiro)
Diego (Santos)
Leo (Cruzeiro)
Lucas Piazon (São Paulo)

Ainda com cautela, Martelotte pensa em usar Ganso contra o Botafogo-SP

Técnico interino do Santos afirma que pretende começar a dar ritmo de jogo ao camisa 10 alvinegro, que está parado há seis meses

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Paulo Henrique Ganso santos (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com) Ganso pode voltar no dia 12 (Foto: Marcos Ribolli)
Marcelo Martelotte já pensa no retorno do meia Paulo Henrique Ganso aos gramados. Liberado para treinar com o restante do elenco esta semana, o atleta terá um trabalho especial para voltar a jogar com a camisa 10 do Santos. A ideia é que o jogador, um dos principais nomes da equipe ao lado de Neymar e Elano, volte a jogar no próximo dia 12, contra o Botafogo-SP, na Vila Belmiro. Antes, a meta era de que retornasse contra o Colo-Colo, dia 16, no Chile.
- Vai depender do desenvolvimento dele. Vamos sentir a evolução da parte física para ver quanto tempo ele suportaria jogar. Entendo que seria importante se pudesse participar da partida com o Botafogo, mas não vamos antecipar nada - disse o técnico interino do Santos, deixando a possibilidade ainda em aberto.
Martelotte não esconde que dará atenção total ao meio-campista na próxima semana.
- Vamos fazer um trabalho para sentir a confiança porque não adianta isolar o Paulo e não deixa-lo ter contato, pois na hora do jogo haverá marcação. Estamos procurando começar esse trabalho para ver no jogo. Eu não descarto que ele volte contra o Botafogo - disse o técnico.
Ganso está há seis meses sem jogar, desde que sofreu uma lesão no joelho esquerdo. Apesar de a comissão técnica alvinegra admitir que o mais provável é que o jogador volte a atuar no dia 16, na partida contra o Colo Colo, pela terceira rodada do grupo 5 da Libertadores, no Chile,  o meia declarou ao GLOBOESPORTE.COM que gostaria que seu retorno fosse na Vila Belmiro.
- Eu prefiro que a volta seja aqui na Vila Belmiro, diante da nossa torcida - declarou.
Cronologia
25/08/2010 - Ganso sofre e lesão no joelho esquerdo na partida contra o Grêmio, no dia 25 de agosto, no Estádio Olímpico, em jogo do Brasileirão 2010.
28/08/2010 - Meia passa por cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento é realizado pelo médico ortopedista José Ricardo Pécora. A cirurgia dura cerca de 1h30m
21/09/2010 - Ganso retira pontos e já anda sem auxílio de muletas
27/11/2010 - Três meses após cirurgia, Ganso volta a correr e inicia nova fase de seu processo de recuperação
03/01/2011 - Camisa inicia trabalho de transição para retorno aos gramados
04/02/2011 - Jogador é liberado para realizar trabalho de readaptação com bola
03/03/2011 – Meia é liberado e está a disposição do técnico Marcelo Martelotte

André Luis deixa o Flu, que também negocia saída de Belletti

Zagueiro irá para o futebol sul-coreano. Meia estuda hipótese de rescisão amigável

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
O zagueiro André Luis está fora do Fluminense. O jogador será negociado com o futebol sul-coreano.  Vice de futebol tricolor, Alcides Antunes não soube dizer o nome do clube. Mas Muricy Ramalho confirmou a transferência.
- Ele está fora, vai para a Coreia. Mas pediu para continuar treinando aqui por enquanto. É um jogador querido por todos, mas surgiu esta oportunidade e ele resolveu aceitar. Vai ficar aqui mantendo a forma antes de viajar - comentou o treinador.
Sem André Luis, Muricy espera a contratação de mais um zagueiro. O clube tem Gum, Leandro Euzébio, Digão, Thiago Sales e Edinho, que também pode ser improvisado na função. Mas o treinador jamais usou Thiago Sales e não cita o jogador em suas contas.
- A gente está olhando  esta questão com carinho, porque faz falta. Ano passado, tínhamos cinco zagueiros e, em um detreminado momento, perdi três, um expulso e dois machucados. Por isso é importante ter cinco, para não deixar furo.
O Fluminense também negocia uma rescisão de contrato amigável com Belletti, que tem vínculo com o clube até o fim do ano que vem. Contratado no ano passado, o jogador não se firmou.
- Estamos conversando - disse Alcides Antunes, sem se alongar a respeito.

Tite tenta acelerar retorno de baixas para ter elenco 100% no Paulista

Em reunião com o departamento médico, técnico do Corinthians pede trabalho individualizado para engrenar de vez no estadual

Por Leandro Canônico São Paulo
Tite na coletiva de imprensa deste sábado (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Tite quer contar rapidamente com as atuais baixas
(Foto: Carlos A. Ferrari/GLOBOESPORTE.COM)
Sem os reforços esperados, o técnico Tite terá de montar o Corinthians com o que tem à disposição até agora. E para tirar o máximo de proveito do elenco, o comandante alvinegro teve uma reunião com o departamento médico e o restante da comissão técnica. Em pauta, rapidez na recuperação e cautela nos treinos.
Explica-se: Tite está preocupado com possíveis lesões por conta da sequência de jogos no Campeonato Paulista, mas ao mesmo tempo quer ter novamente, o mais rápido possível, os zagueiros Paulo André e Chicão e o atacante Jorge Henrique. Todos no departamento médico. Para isso, ele pediu tratamento intensivo.
- Eu fiz uma reunião com o departamento médico e físico para que eles tenham condição de apressar e individualizar os casos. Mas ao mesmo tempo redobrar o cuidado para que todos os atletas estejam disponíveis – falou o comandante.
Portanto, a carga de treinamentos do Timão daqui para frente deve ser mais controlada, assim como a recuperação dos atletas no departamento médico deve ser acelerada na medida do possível para que Tite consiga compor o seu time ideal.
Na verdade, as principais ausências na equipe ideal são o zagueiro Chicão, que deve voltar a trabalhar normalmente na próxima semana, e o atacante Jorge Henrique, que desfalca o time neste sábado, contra o Linense, em Lins, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O Timão é vice-líder, com 22 pontos.