quarta-feira, 21 de março de 2012

Barbio visita sala de troféus, conhece Libertadores e sonha com a sua

Atacante se impressiona com número de conquistas do Vasco e promete empenho para deixar sua lembrança em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Um dia depois de o Vasco conquistar a Copa do Brasil, Wiliam Barbio assinou contrato com o clube. Portanto, aquele que é apontado como a revelação da equipe neste início de temporada ainda não pôde comemorar um título. Nesta quarta-feira, o atacante entra mais uma vez em campo para enfrentar o Libertad. E como forma de inspiração, foi à sala de troféus de São Januário ver pela primeira vez de perto a taça pela qual vai lutar nesta noite: a Libertadores.
Wiliam Barbio visita sala de troféus Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Wiliam Barbio 'paquera' a Libertadores em sala de troféus do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Logo ao entrar na sala, Barbio deu de cara com uma réplica em tamanho reduzido do troféu da Libertadores, conquistado em 1998. Ao seu lado estavam os outros títulos sul-americanos de expressão alcançados pelo Vasco – a Copa Mercosul de 2000 e o Campeonato Sul-Americano de 1948. Impressionado, abriu o sorriso.
- Fico imaginando como é ser campeão da Libertadores. Vou trabalhar muito para trazer mais uma taça para esta sala. Vai ser preciso arrumar um espaço - brincou.
Ainda sem completar um ano de Vasco, Wiliam Barbio sabe que logo no início da carreira tem a oportunidade de alcançar uma conquista almejada por muitos veteranos. Por isso, o atacante de 19 anos procura ouvir com atenção as palavras de jogadores experientes como Felipe e Juninho, que foram campeões da Libertadores em 1998 com 20 e 23 anos, respectivamente.
Wiliam Barbio visita sala de troféus Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Wiliam Barbio admira troféus do em São Januário
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
- Eles sempre falam com os mais novos sobre o que é ser campeão de uma competição como essa. Iniciar minha carreira com o título da Libertadores seria muito importante - destacou.
Na visita à sala de São Januário, Barbio também deu atenção especial aos troféus do Brasileirão (1974, 89, 97 e 2000), assim como o da Copa do Brasil e da Série B (2009). O atacante mostrou-se impressionado com a imponência das taças dos Torneios Ramon de Carranza e Teresa Herrera, disputados na Espanha. Além disso, se disse satisfeito por conhecer um pouco mais da história do clube com o qual tem contrato até 2016.
- É muito gratificante jogar por um clube tão grande como o Vasco - resumiu.

Neymar sofre torção no pé esquerdo sozinho e dá susto em treino

Médicos examinam o craque ainda no gramado do CT. Lesão não é grave, e atacante está confirmado contra o Juan Aurich, nesta quinta

Por Marcelo Hazan Santos, SP
Neymar deu um susto no treinamento do Santos desta quarta-feira, no CT Rei Pelé. Durante a disputa do tradicional rachão na véspera dos jogos, o craque se contundiu sozinho. Ao preparar finalização de pé esquerdo, o camisa 11 errou o alvo e sentiu uma torção, para depois cair chorando no campo. Rapidamente os médicos do Peixe entraram no gramado e atenderam o atacante, que saiu amparado.
neymar santos machucado (Foto: Maurício de Souza/Agência Estado)Neymar é atendido pelos médicos no gramado do CT Rei Pelé (Foto: Maurício de Souza/Agência Estado)
Apesar da preocupação inicial de todos, a assessoria do clube garante que o atleta está bem e, segundo os médicos, ele está confirmado no jogo desta quinta, contra o Juan Aurich, no Pacaembu.
Antes, no treinamento tático, Neymar participou da atividade normalmente, junto com todos os jogadores titulares. Muricy Ramalho já confirmou a equipe com força máxima, inclusive com o volante Henrique, que, por se queixar de dores musculares, não participou do clássico contra o São Paulo, domingo passado, no Morumbi.
neymar santos machucado (Foto: Maurício de Souza/Agência Estado)Neymar sai de campo mancando (Foto: Maurício de Souza/Agência Estado)

Pelé critica Mano por opinião sobre Neymar e atuações da Seleção

Técnico diz que jovem craque deveria jogar na Europa e irrita Rei: 'Eu acho que o Mano não gosta do Santos'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Pelé não gostou nem um pouco da declaração de Mano Menezes sobre o futuro de Neymar: para o técnico da Seleção Brasileira, o jovem craque do Santos deveria se transferir para a Europa logo. Irritado, o Rei criticou o planejamento do time canarinho para a Copa do Mundo de 2014 e a opinião do treinador sobre o atacante de 19 anos.
Em entrevista publicada pelo jornal "Marca Brasil" nesta quarta-feira, Pelé lembrou que construiu sua carreira no Peixe e disse acreditar que Neymar possa seguir seus passos:
- Eu acho que o Mano não gosta do Santos. Sou totalmente contra a saída do Neymar. Joguei toda a minha vida aqui, e o Neymar tem possibilidade de continuar jogando no Santos, ganhando o que ganha e fazendo o trabalho que tem feito pela Seleção. Ele continuará sendo o Neymar, o melhor do mundo - afirmou o Rei.
pele neymar santos (Foto: Agência Estado)Pelé e Neymar juntos no ano passado: Rei não quer o jovem fora do Santos (Foto: Agência Estado)
O ex-camisa 10 recordou ainda a saída de Robinho em 2005, quando trocou o Santos pelo Real Madrid. Para Pelé, Neymar não pode repetir o mesmo erro:
- Tem que tomar cuidado. O Robinho estava bem quando saiu em 2005, para o Real Madrid, e ficou quase um ano para se adaptar e na reserva. Ele (Neymar) quase foi para a Inglaterra. Eu também fui contra e cheguei a falar com ele, porque ele não pode jogar na Inglaterra, Alemanha. Se for sair, tem que ir para onde tem um futebol mais técnico, como Espanha e França, mas eu não quero que ele saia.
O tricampeão mundial analisou ainda o momento da Seleção Brasileira e mostrou-se preocupado com a preparação para a Copa em casa.
- Acho que o Brasil, como sempre, vai ter uma equipe que vai disputar o título. Mas precisamos definir o estilo de jogo de uma vez por todas. O Brasil não tem um padrão. E jogador não falta. Está chegando perto da Copa e não temos uma definição. Não importa quem vai jogar, se são jogadores novos. Se os mais jovens não se lembram, eu vou lembrar. Os dois maiores clubes do Brasil em 1970, ano do tricampeonato mundial, eram Santos e Cruzeiro. Então, foi feito um combinado, e depois os espaços foram preenchidos - concluiu.

30 Jogadores jovens mais valiosos – 2012


qua, 21/03/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Mercado, Neymar, Rankings

Somente quatro brasileiros na lista de 30.
Pior ainda: somente dois jogando no Brasil.
Sete da Inglaterra, quatro da Espanha, dois da Alemanha e da Bélgica, outros três sul-americanos (Uruguai, Argentina e Colômbia) e 8 de outras nacionalidades europeias, com nenhum africano.


Em essência, essa é a lista publicada hoje pelo Futebol Finance, destacando os jogadores de futuro na visão europeia.
Para não fugir à regra e ao gosto de Wenger, o Arsenal comparece com 4 jogadores. O United de Manchester aparece com três, enquanto o outro time de Manchester, o City, entra somente com Balotelli. Se bem que, pelo barulho, encrencas e quantidade de aparições na mídia, Balotelli sozinho já vale por meia dúzia.
Os dois brasileiros que por aqui labutam são os mesmos de sempre nas listagens: Neymar e Lucas.
O Futebol Finance trabalha com metodologia diferente da Pluri, cujas estimativas estamos acostumados a ver, e, dessa forma, Neymar entra em cena valendo de 30 a 55 milhões de euros, ao passo que Lucas tem seu valor estimado de 10 a 17 milhões de euros.
Neymar, naturalmente, é o primeiro nome da lista. Depois dele vêm 16 jogadores europeus, inclusive o blaugrano Thiago Alcântara, e somente na 18ª posição aparece um sul-americano: Lamela, argentino que joga na Roma. Por sinal, falando em clubes, 28 jogadores estão em clubes europeus. Neymar e Lucas, Santos e São Paulo, são as exceções.
Entre as ligas, nada menos que 12 jogam na Premier League.
Para o Futebol Finance, a transferência mais provável entre os nomes de ponta é a do alemão Gotze, do Borussia Dortmund, justamente em função das dificuldades financeiras do clube.
Num ano olímpico como esse, poderemos ter muitas surpresas numa nova lista de 30 elaborada no final do ano, embora não seja certo que os clubes europeus venham a liberar seus jogadores para Londres 2012. Isso porque há uma corrente que acredita ser essa uma boa resposta à intransigência da FIFA em estudar uma compensação financeira razoável para a cessão de jogadores para as seleções nacionais, sem falar na redução do enorme número de “datas Fifa”, dois pontos considerados essenciais pela ECA – Associação Europeia de Clubes – e que já foram abordados em post a respeito: ECA endurece o jogo contra a FIFA (aqui).
Sinceramente, já estivemos bem melhor nessas listagens.
A questão é: melhoraram os europeus ou pioramos nós?
Ou nem uma coisa e nem outra?

Só uma crise? Victor Ramos garante que está com Nicole Bahls


qua, 21/03/12
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
Nicole Bahls e Victor Ramos, zagueiro do Vitória, estão juntos novamente. Ao menos é o que o jogador postou em seu Facebook. Além da declaração, ele voltou a usar na foto do perfil uma imagem acompanhado de Nicole. Na semana passada, Victor havia trocado por uma sozinho e mudado seu status.
“Boa noite… Tempo se passou e agora mais calmo..quero dizer que o perfil do twitter da minha namorada é @eunicolebahls, qualquer outro perfil e falso.. E ela não tem facebook.. Em resposta a alguns torcedores que me questionam sobre declarações falsas que foram dadas como se fossem ela.. Obrigado ao carinho de todos vocês..”
Os dois já davam sinais da volta depois que a modelo foi acompanhar no domingo o clássico Ba-Vi.

Mais uma vez, governo muda posição sobre negociação para bebidas

Ministro diz que aprovação da Lei Geral resolve tema e que negociações com estados são responsabilidade do governo federal

Por Marcelo Parreira Brasília
A liberação da venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo teve um novo episódio de "batida de cabeça" do governo nesta quarta-feira. Dessa vez, a questão é o alcance da Lei Geral da Copa, que teve sua votação adiada mais uma vez pela Câmara dos Deputados. O texto previsto para análise apenas suspenderá o trecho do Estatuto do Torcedor que veda nos estádios o porte de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência".
Na terça, após reunião dos líderes dos partidos da base aliada ao governo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o entendimento alegado pelos líderes e mesmo pelos ministros era de que o texto, da forma como está, resolveria a questão do ponto de vista do governo federal. Com isso, a negociação passaria a ser entre os governos estaduais e a Fifa. Como deixou claro o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).
- O Estatuto do Torcedor não explicita a questão da proibição da venda de bebidas alcoólicas. Quem explicita isso é uma norma da CBF lá atrás, e que depois virou lei em alguns estados. Isso é um problema que o estado agora vai ter... Até porque todos os governadores, antes da Fifa decidir em qual estado ia ter os jogos da Copa, todos os governadores assinaram o compromisso aceitando as exigências da Fifa. Por duas vezes, os governadores aceitaram essa condição da Fifa. Legislação nacional nós estamos cumprindo o acordo com a Fifa. Outras legislações, os estados vão ter que adaptar, que resolver com a Fifa.
Aldo Rebelo visita obras da Arena Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro)Aldo Rebelo mudou o tom nesta quarta sobre
venda de bebidas alcoólicas (Foto: Aldo Carneiro)
Após a mesma reunião, a ministra Ideli Salvatti também afirmou que os governadores assinaram o compromisso pela liberação das bebidas.
- O entendimento é bastante claro, até porque não só o Brasil assinou: os doze governadores assinaram também. Então tudo aquilo que está no compromisso assinado pelo país está também assinado pelos doze governadores.
Mesma linha seguida pelo ministro do Esporte - de recordar a responsabilidade dos governadores no tema. Mesmo o presidente da CBF tratou do assunto nesta
- As garantias foram oferecidas pelo governo brasileiro, e os governadores que participaram das candidaturas a sediar a Copa do Mundo também assinaram estas garantias.
Nesta quarta, no entanto, Rebelo, deu um entendimento diferente.
- A nossa interpretação é de que mesmo havendo legislação concorrente, ao se revogar a norma nacional, subordinam-se as normas estaduais. Suspendendo no plano nacional o artigo que trata da venda de bebidas no Estatuto do Torcedor, também ficam suspensas as normas locais.
Para Rebelo, a aprovação da Lei Geral como está pela Câmara é suficiente para garantir o cumprimento das garantias dadas à Fifa. O ministro também afirmou que cabe ao governo federal - e não à entidade - participar da negociação com os estados e municípios em questões locais.
- É o governo que assinou o documento com a Fifa, portanto é o governo que deve agir.
Confira abaixo todas as garantias dadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Fifa em 2007 para organizar a Copa (em inglês e português):

Em tarde inspirada dos goleiros, Fla vence o Vasco na prorrogação: 1 a 0

Após empate sem gols no tempo normal, Casé garante triunfo rubro-negro
pela primeira rodada do grupo A do Campeonato Brasileiro, em São Paulo

Por Ana Carolina Fontes São Paulo
Eternos rivais nos gramados de futebol, Flamengo e Vasco voltaram a se enfrentar na areia, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro de Clubes. Em jogo de forte marcação e com os goleiros em tarde inspirada, brilhou a estrela de Casé, que garantiu a vitória da equipe rubro-negra por 1 a 0 na prorrogação. Com o resultado, o time da Gávea deu um importante passo para a classificação no grupo A do torneio, que está sendo realizado na Arena Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo.

- Agradeço aos meus companheiros pela vitória. Este campeonato é muito difícil e temos cinco jogadores que acabaram de se recuperar de lesões, portanto, não tiveram tempo de treinar. Precisamos descansar e pensar no próximo jogo. Vamos honrar a camisa do Flamengo que só tem guerreiros - afirmou Benjamin.
Flamengo Vasco futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)Moska arrisca a bicicleta, enquanto Bruno Xavier tenta fazer a marcação (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)
Sob sol forte, a partida começou muito disputada, com lances de perigo para ambos os lados. Aos quatro minutos, Juninho Alagoano deu um susto em Cesinha ao arriscar um chute forte pela esquerda, mas a bola desviou na areia e passou rente à trave para alívio dos vascaínos. Do lado cruz-maltino, Rafinha e Alan tiveram boas chances, mas a melhor delas veio com Bueno, aos seis minutos. O defensor ficou cara a cara com Willian e por pouco não abriu o placar após soltar uma bomba, mas o arqueiro fez bela defesa. Marquinho ainda arriscou um chute cruzado e Bruno Xavier encheu o pé em uma cobrança de falta mas, nas duas oportunidades, a bola espirrou na travessão, dessa vez, para a sorte dos rubro-negros.
Flamengo Vasco futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)Goleiro Willian, um dos destaques da partida, sai do
gol e afasta a bola (Foto:Wander Roberto/Inovafoto)
A primeira chance do segundo período foi do Flamengo, após uma cobrança de falta perigosa do craque Benjamin. Cesinha precisou se esticar para isolar a bola, com sucesso. Bueno respondeu na mesma moeda, com um chute de longe que obrigou Willian a voar para espalmar e salvar o Mengão. Com organização e disciplina tática, os cariocas exploravam bem os espaços, sem deixar de marcar forte o rival. As melhores chances eram de bola parada e pode se perceber que a partida seria decidida no detalhe. A bola não entrava. No último minuto, Rafinha emendou um cruzamento na área, mas se desequilibrou na hora de chutar e a bola passou por cima da trave.
O terceiro período seguiu equilibrado, com os dois times criando boas jogadas. Benjamin levou perigo à meta cruz-maltina aos quatro minutos, após uma arrancada espetacular, mas acabou perdendo o tempo de bola e finalizou mal. Aos seis, Mosca deu um lindo passe de bicicleta para Juninho Alagoano, que bateu de primeira, mas Cesinha não deixou barato e fechou o gol. Com tudo igual no tempo regulamentar, o duelo precisou ser decidido na prorrogação.
Jorginho e Casé Vasco Flamengo futebol de areia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)Jorginho e Casé disputam bola no meio da quadra durante o clássico (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)
O time da Colina começou pressionando e por pouco não abriu o placar logo nos primeiros segundos. Juninho Alagoano e Diego arriscaram chutes de longe, e Cesinha precisou se esticar para fazer as defesas. Após uma sequência de ataques do “Trem da Bala da Areia”, o capitão do Flamengo Casé deu uma arrancada espetacular no contra-ataque e encheu o pé para marcar o primeiro gol do clássico: 1 a 0. O Vasco não se intimidou e tentou encostar no placar, mas era tarde demais.
- Perdemos chances e, num clássico como esse, não se pode falhar. Eles foram mais felizes na prorrogação, marcaram no finalzinho, e ficou difícil para buscarmos o empate. Eles venceram no detalhe, o Vasco lutou, não se entregou e está de parabéns por ter buscado o gol o tempo todo - declarou o defensor cruz-maltino Bueno.
O próximo desafio do Flamengo será contra o São Paulo, às 11h15m, nesta quinta-feira. O Vasco, por sua vez, enfrenta o Cruzeiro, a partir das 15h.
As 12 equipes estão divididas em três grupos na primeira fase. Até sexta-feira, serão disputados os jogos de classificação para as semifinais, que serão no sábado e colocarão frente a frente os líderes de cada grupo, mais o segundo melhor colocado no geral. O Sportv transmite ao vivo as semifinais do Brasileiro de Clubes, a partir das 11h30m de sábado, e a grande decisão do evento, no domingo, às 12h30m.