quinta-feira, 6 de março de 2014

Melendez revela que chamou Nate e Nick Diaz para seu time no TUF 20

Desafiante ao cinturão dos leves do UFC diz que os polêmicos irmãos e Jake Shields estarão em sua equipe para a disputa do reality show do UFC

Por Las Vegas, EUA
30 comentários
Membro da equipe de Cesar Gracie, o peso-leve Gilbert Melendez revelou, em entrevista ao site "MMA Junkie", que já começou a formar a sua equipe para a disputa do TUF 20, no qual terá como treinador adversário o campeão da categoria, Anthony Pettis. De contrato renovado com o UFC, Melendez disse que levará para a casa do reality show alguns dos seus companheiros de treinos. Entre eles, ninguém menos que os polêmicos irmãos Nick e Nate Diaz.
Gilbert Melendez, Nate Diaz, Jake Shields, Nick Diaz e Cesar Gracie, UFC (Foto: Agência Getty Images)Gilbert Melendez (esq.) com Nate Diaz, Jake Shields, Nick Diaz e Cesar Gracie (Foto: Getty Images)
- Com certeza terei na minha equipe o meu irmão mais velho, Jake Shields, que levará muito da sua experiência para a disputa. Jake está há muito tempo nesse ramo, e ninguém treina mais que ele. Também levarei o meu técnico de muay thay, Jongsanan Woodenman, e pode ter certeza de que já convidei Nick e Nate Diaz para aparecerem por lá. Quero que eles vão até Las Vegas e passem um tempo comigo na casa - disse o lutador.
Melendez e Pettis serão os técnicos do primeiro TUF formado somente por mulheres. As lutadoras serão da nova categoria feminina do UFC, o peso-palha, e a vencedora do reality show será declarada a primeira campeã do UFC na nova divisão.

Ronaldo Jacaré passa por cirurgia no braço e planeja retorno em agosto

Operação é um sucesso e lutador já está de olho em lutas entre Kennedy e Bisping e entre Rockhold e Boetsch em busca de potenciais oponentes

Por Rio de Janeiro
31 comentários
Ronaldo Jacaré após cirurgia (Foto: Reprodução - Instagram)Ronaldo Jacaré após a cirurgia no cotovelo
(Foto: Reprodução - Instagram)
O lutador brasileiro Ronaldo Jacaré passou por cirurgia para retirar fragmentos de osso do seu cotovelo esquerdo na semana passada. O procedimento, realizado pelo Dr. Bruno Lobo, durou cinco horas e, segundo o post do próprio peso-médio nas redes sociais, foi um "grande sucesso".
Jacaré sofreu a lesão meses antes de seu combate contra Francis Carmont, realizado em fevereiro passado em Jaraguá do Sul, e contou ter ficado próximo de desistir da luta, mas seus médicos lhe permitiram lutar. O atual número 4 do mundo nos pesos-médios venceu Carmont por decisão unânime, sua sexta vitória consecutiva desde que perdeu o cinturão do Strikeforce para Luke Rockhold, em 2011.
Segundo o empresário de Jacaré, Gilberto Faria, contou ao site "MMA Fighting", Jacaré projeta seu retorno ao cage do UFC em agosto deste ano. Ele está de olho em duas lutas de sua categoria em busca de seu potencial próximo desafio: o duelo entre Michael Bisping e Tim Kennedy, evento principal do TUF Nations Finale, em 16 de abril, e o combate entre Luke Rockhold e Tim Boetsch em 26 de abril, pelo UFC 172. De acordo com o telejornal do Ultimate, "UFC Tonight", a preferência de Jacaré seria por Michael Bisping, lutador inglês bastante popular entre os fãs e conhecido por provocar muito seus adversários.

Em luta principal nos EUA, Erick Silva celebra reconhecimento do UFC

Lutador capixaba está empolgado em ter seu nome no título de uma edição do maior evento de MMA do mundo, além de revelar que negociação com o UFC foi rápida

Por Vila Velha, ES
Erick Silva x Takenori Sato UFC Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni)Erick Silva luta com Matt Brown no UFC Fight Night 40, em maio, nos EUA (Foto: Rodrigo Malinverni)
O carnaval foi de descanso e alegria para o lutador capixaba Erick Silva, que foi anunciado como integrante da luta principal do UFC Fight Night 40, contra o norte-americano Matt Brown, em Cincinnati, no dia 10 de maio. Após vencer de forma rápida o japonês Takenori Sato, em Jaraguá do Sul, em fevereiro, o atleta de 29 anos passou o período de festividades em Vila Velha, no Espírito Santo, ao lado da família.
Erick Silva demonstra uma grande empolgação em estar no main-event de uma edição do UFC e também conta que logo depois de sua última luta, vencida de forma rápida e incontestável, já estava treinando, mesmo sem ter adversário definido. Contando com o o apoio dos irmãos e parceiros de treino, o "Índio" já conta os dias para pisar no octógono mais famoso do mundo novamente, mas desta vez sendo uma das 'cerejas do bolo'.
- Fiquei muito feliz. A empolgação de fazer a luta principal pela primeira vez me motiva mais. Só do meu nome estar na chamada do evento, saber que irá se chamar 'UFC Silva versus Brown' é muito empolgante, por isso não vou querer decepcionar. Estou muito feliz e treinando muito. Sem saber de Cincinnati eu já estava treinando. Após a última luta, no outro dia eu já estava na academia treinando e isso me ajudou a voltar tão rápido assim para esse novo desafio. Venho ajudando meus irmãos também que farão lutas em breve. Estou bastante focado - disse Erick Silva ao jornal A GAZETA.
Motivado e animado com essa nova oportunidade no maior evento de MMA do mundo, o lutador capixaba revela como foi rápida a negociação para fazer parte do show de lutas marcado para o dia 10 de maio, em solo norte-americano. Erick Silva acredita que é um privilegiado, pois vê que a atenção dada a ele no UFC é feita de uma forma especial.
- Meu empresário Wallid Ismail me ligou na segunda pela manhã dizendo que o Joe Silva do UFC, responsável de casar as lutas, disse que queria me colocar para lutar logo. Eles gostam bastante do meu estilo e o Joe disse que queria me colocar para lutar em um evento importante para mim e meu adversário lá fora. O Walid me comunicou e eu aceitei na hora. Muito importante a visibilidade que estão me dando, eles não fazem isso com todo mundo.
montagem UFC Matt Brown x Erick Silva (Foto: Editoria de Arte)Capixaba Erick Silva encara o norte-americano Matt Brown no UFC Fight Night 40, em maio, no EUA (Foto: Editoria de Arte)

Até o momento, 11 lutas foram anunciadas para o evento, que além de Erick Silva (16-4 e 1NC no MMA), conta com mais três brasileiros: Rafael Natal, que encara o estadunidense Ed Herman; Yan Cabral, que enfrenta o russo Alexander Yakovlev; e William Patolino, que luta contra o norte-americano Neil Magny.
UFC Fight Night 40
10 de maio de 2014, em Cincinnati (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-médio: Erick Silva x Matt Brown
Peso-médio: Costa Philippou x Lorenz Larkin
Peso-médio: Ed Herman x Rafael Natal
Peso-pena: Nik Lentz x Manny Gamburyan
Peso-pesado: Soa Palelei x Ruan Potts
Peso-leve: Justin Salas x Ben Wall
Peso-meio-médio: Yan Cabral x Alexander Yakovlev
Peso-mosca: Kyoji Horiguchi x Darrell Montague
Peso-mosca: Chris Cariaso x Louis Smolka
Pesos-leves: Erik Koch x Daron Cruickshank
Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Wendell Negão espera que espaço
no TUF o ajude a superar preconceito

Peso-médio diz que costuma ser visto de forma errada pelo fato de
ser lutador de MMA: 'As pessoas acham que sou ignorante'

Por Rio de Janeiro
TUF - Wendell Marques (Foto: Divulgação)Wendell Marques tem 23 vitórias e sete derrotas
em sua carreira no MMA (Foto: Divulgação)
As primeiras lutas do TUF Brasil 3 começam a ir ao ar no próximo domingo, e um lutador em especial quer usar a popularidade que ganhar no programa para diminuir um pouco o preconceito que ele diz sofrer por ser lutador de MMA. Wendell Negão espera poder mostrar aos telespectadores do reality show muito mais do que técnicas de luta e força bruta.
- As pessoas acham que sou ignorante - lamentou Wendell.
Aos 31 anos e dono de um cartel com 23 vitórias e sete derrotas, o carioca é um dos mais experientes do peso-médio do programa. Ele acredita que enfim chegou o momento de chegar à principal organização de MMA do mundo.
- A pressão para essa luta é muito maior do que qualquer outra luta que eu tive. Vou dar meu sangue porque dependo dessa vitória para avançar na minha carreira. Não vou subir um degrau com essa luta, vai ser um elevador - analisou.
Entusiasta do funk, Wendell Negão costuma comemorar suas vitórias com passos do estilo musical e garante que vai manter a tradição para as lutas no reality show. Então, se tudo der certo, serão três dancinhas até chegar à final e ter a chance de exibir mais uma para conquistar o título do programa e um contrato com o UFC.
- Eu estou bem, no auge da minha carreira. Sou o número 1 do Brasil e nunca achei que iria conseguir isso. Agora é mais uma meta que eu tenho que alcançar. Não posso perder, não vou perder - declarou.
O programa vai começar com 16 pesos-médios e 16 pesos-pesados. Somente entrarão para a casa os vencedores das oitavas de final das duas categorias.

Sensei SporTV reestreia no sábado com Sonnen x Wand e novos quadros

No dia 8, partir da meia-noite, programa entra na sua quinta temporada,
sob o comando de Flávio Canto e repleto de novidade do mundo da luta

Por Rio de Janeiro
A nova temporada do Sensei SporTV já tem data e hora marcada para começar: neste sábado, a partir da meia-noite, o apresentador Flávio Canto volta às madrugadas do Canal Campeão com o melhor do mundo da luta, e na reestreia em 2014 já contará com entrevistados de peso e novos quadros. Para esquentar o clima no octógono, entrevistas exclusivas com dois rivais que não escondem a raiva um do outro: o americano Chael Sonnen e o brasileiro Wanderlei Silva, técnicos do The Ultimate Fighter Brasil 3.
Nas entrevistas ao repórter Anselmo Caparica, Sonnen e Wanderlei falam de suas equipes, reclamam um do outro e contam da polêmica briga que tiveram nos bastidores do programa.
- Para o Sonnen ser palhaço, só falta o nariz vermelho que eu vou dar pra ele no dia da luta - dispara Wanderlei, que enfrenta o americano em maio, na final do programa. Em resposta, Sonnen insinua que o brasileiro nunca enfrentou lutadores fortes, e que a vontade de lutar com Wand vem desde quando o brasileiro foi campeão no extinto Pride, no Japão.
- Eu queria lutar na TV e colocar aquele cinturão. Eu diria que, certamente, sentia inveja, e isso foi me dando raiva - confessa.
Em sua quinta temporada, o Sensei SporTV está recheado de novos quadros, entre eles o Senseilogia, que traz as explicações científicas e análises técnicas para explicar elementos que definem vitória e derrota nos esportes de combate. O primeiro capítulo do quadro compara rapidez, precisão e força de diferentes modalidades de luta.
- A ideia é trazer um conteúdo forte e exclusivo a cada sábado e continuar contando as melhores histórias do mundo da luta - diz o apresentador Flavio Canto.
Em Rivais, o Sensei traz histórias das grandes disputas do passado e do presente, como a luta entre Wallid Ismail e Eugênio Tadeu, que relembram o Grande Desafio, evento que mostrava as raízes do MMA e as disputas entre estilos ao país inteiro. O Repassando a Guarda traz grandes momentos do programa "Passando a Guarda", um marco entre os programas de luta na TV. No "baú do Joinha", Jorge Guimarães mostra novos depoimentos e reconta muitas histórias.
Eugenio Tadeu e Wallid Ismail no Sensei SporTV (Foto: Reprodução / SporTV)Eugenio Tadeu e Wallid Ismail relembram luta de
1991 (Foto: Reprodução / SporTV)
O Sensei também vai homenagear e mostrar a trajetória dos grandes mestres dos esportes de combate, e entre eles estão Carlson, Hélio e Carlos Gracie, no jiu-jitsu; Roberto Leitão, na luta olímpica; Luiz Alves, no muay thai; e Geraldo Bernardes, no judô.
A temporada 2014 também vai retomar os programas especiais sobre grandes temas e personagens do universo da luta. O primeiro episódio a ir ao ar será Boxeo Argentino, gravado no Brasil, na Argentina e na Espanha, com um especial que traz as gerações que formaram os 40 campeões mundiais da nobre arte no país vizinho.
Então anote aí, o Sensei SporTV volta em ritmo eletrizante no próximo sábado, a partir da meia-noite! Oss.

UFC anuncia evento em Berlim no mesmo dia de final do TUF Brasil 3

Será segunda vez que organização realizará dois torneios no mesmo dia

Por Rio de Janeiro
Lorenzo Fertitta, UFC (Foto: Divulgação)Lorenzo Fertitta, coproprietário do UFC
(Foto: Divulgação)
O UFC vai fazer dois eventos diferentes em continentes diferentes no mesmo dia. Lorenzo Fertitta, coproprietário da companhia, anunciou nesta quinta-feira pela manhã, na convenção Leaders Sport Summit, em Londres, que o Ultimate vai realizar um torneio em Berlim, Alemanha, no dia 31 de maio. É a mesma data para o qual está marcado o TUF Brasil 3 Finale, com as finais dos torneios peso-médio e peso-pesado do reality show e o confronto entre os treinadores do programa, Wanderlei Silva e Chael Sonnen.
Em 2012, o UFC fez eventos em dias consecutivos e cidades diferentes duas vezes: em junho, quando realizou o UFC: Maynard x Guida nos EUA numa sexta-feira e o UFC 147 no Brasil num sábado, e em dezembro, com o UFC: Sotiropoulos x Pearson na Austrália numa sexta e o TUF 16 Finale nos EUA num sábado. Esses dois últimos são listados como acontecendo no mesmo dia, já que, no horário local australiano, já era sábado quando aconteceu o primeiro evento da sequência. Desta vez, porém, a diferença no horário será bem menor: em horário de verão, Berlim estará apenas cinco horas à frente de Brasília.
Fertitta, todavia, explicou que o Ultimate tem equipes distintas em cada continente para montar cada evento e garantiu que não terá muitos problemas com a proximidade dos eventos.
- Este evento está sendo realizada completamente pelo time do Garry Cook (diretor europeu do UFC). Quando vamos para o Brasil, temos uma equipe e uma infraestrutura lá completa para realizar os eventos. Agora, na semana passada, quando fizemos um evento em Macau, foi realizado completamente pela equipe localizada lá - afirmou o dirigente.
O UFC de Berlim será sediado na arena O2 World, que é casa do time de basquete Alba Berlin e do time de hóquei no gelo Eisbären Berlin, já recebeu jogos da NBA e NHL, além de shows de Beyoncé, Rihanna, Sting, Pearl Jam e Bob Dylan, entre outros. Será a primeira visita do UFC a Berlim e a terceira à Alemanha, após eventos em Colônia e Oberhausen, o último deles em 2010. O TUF Brasil 3 Finale, por sua vez, ainda não tem local anunciado.
Arena  O2 World de Berlim (Foto: Reprodução / Site Oficial o2 World)Arena O2 World sediará evento do UFC em Berlim (Foto: Reprodução / Site Oficial o2 World)

Wanderlei: 'Sonnen pode usar TRT e até TNT. Eu vou meter a porrada nele'

Veterano garante que não se importa com o que o americano irá tomar para a luta entre os dois, no dia 31 de maio, na final do TUF Brasil 3

Por Rio de Janeiro
353 comentários
A polêmica do uso ou não de TRT no MMA, e especificamente no UFC, chegou à luta entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen, que se enfrentarão no duelo principal do evento que acontece dia 31 de maio, em cidade ainda a ser divulgada. Em entrevista ao site "ESPN", o brasileiro disse que pouco se importa com a forma com que Sonnen irá para a luta entre os dois.
Briga Wanderlei Silva Chael Sonnen (Foto: Reprodução Internet)Para Wanderlei Silva, Chael Sonnen pode tomar o que quiser para a luta de maio (Foto: Reprodução Internet)
- O Sonnen pode usar o que ele quiser. Se quiser, use TRT, use TNT até. Eu vou meter a porrada nele de qualquer jeito - disse o "Cachorro Louco".
O americano, no entanto, garantiu que não fará uso de TRT a partir do momento que as regras adotadas pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) proíbem a terapia para lutadores que atuem em eventos regulamentados por ela.
- Regras são regras, quer você goste ou não. Elas têm que ser seguidas - disse o americano.
Sonnen e Wanderlei serão os treinadores da terceira temporada do TUF Brasil, que começa a ser exibido pela TV Globo na noite do próximo domingo, dia 9 de março.
TUF Brasil 3 Finale
31 de maio, em cidade a ser divulgada
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chael Sonnen x Wanderlei Silva
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov

- Atualizado em

Com doença rara, gigante do UFC planeja retorno para setembro

Todd Duffee, dono do nocaute mais rápido da organização, tenta se recuperar da síndrome de Parsonage-Turner, que causa dores no ombro e nos braços

Por Rio de Janeiro
Todd Duffee (Foto: Getty Images)Todd Duffee não participa de uma luta de MMA
desde dezembro de 2012 (Foto: Getty Images)
Dispensado do Ultimate em 2010 por conta de desavenças contratuais, Todd Duffee retornou à organização de forma triunfal no UFC 155, no dia 29 de dezembro de 2012, com um nocaute sobre Phil De Fries em apenas 2m04s. Mas desde então, o americano de 1,98m e que em sua última pesagem estava com 112,9kg, não foi mais visto nos cards dos eventos. Uma doença rara tem impedido que Duffee pudesse ter uma rotina de treinos. Sua luta nos últimos meses tem sido para se livrar de uma doença rara.
Exames realizados no ano passado constataram que Todd Duffee sofre da síndrome de Parsonage-Turner, que causa dores e fraqueza no ombro e pode atingir também os braços, além de chegar a uma paralisia flácida.
A recuperação é bastante demorada. Apenas um terço dos pacientes conseguem se livrar da doença com um ano de tratamento. Com três, esse número sobe para 90%. Mas como Todd Duffee é um atleta e tem exatamente a força física como característica, ele espera poder retornar ao octógono pouco mais de um ano e meio depois de sua última luta.
- Estou fazendo a minha própria reabilitação, infelizmente. Assim, não há como dizer (quando voltar a lutar). Estou tentando ser inteligente. Tenho treinado a parte de chão e feito sparring, mas estou longe de onde preciso estar. Espero que venha a saber mais um pouco sobre essa situação em dois meses. Se as coisas progridem, vou pedir uma luta com uma programação de treinos de quatro meses, o que resultaria em um combate em setembro ou outubro - disse o lutador ao programa "UFC Tonight".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Todd Duffee tem oito vitórias e duas derrotas em sua carreira no MMA. Ele entrou para a história do UFC ao aplicar o nocaute mais rápido da história da organização ao derrotar Tim Hague em apenas sete segundos no UFC 102, em agosto de 2009. Outros dois lutadores empataram com o americano poudo tempo depois: Chan Sung Jung (contra Mark Hominick, no UFC 140) e Ryan Jimmo (contra Anthony Perosh, no UFC 149).

Recebido com corredor polonês e agora pai, Luiz Antonio volta ao Fla

Depois de desistir de ação na Justiça, volante reencontra o grupo renovado e não escapa de brincadeira no dia em que soube da gravidez de sua mulher

Por Rio de Janeiro
488 comentários
Luiz Antônio Coletiva Flamengo (Foto: Thales Soares)Luiz Antonio concede entrevista coletiva no Ninho do Urubu (Foto: Thales Soares)
Foram dois meses de angústia e indefinição. Ações que se acumulavam na Justiça em um silêncio absoluto de Luiz Antonio. Nesta quinta-feira, o volante voltou a ser jogador do Flamengo. De fato. Ele se reapresentou depois de desistir de uma ação na Justiça e não escapou do corredor polonês promovido pelos companheiros antes do início do treinamento.

Luiz Antonio pediu a palavra, conversou com o grupo e levou alguns tapinhas, como revelou o atacante Nixon:

- Tudo brincadeira.
Recebido pelo grupo da mesma forma que o deixou, como um de seus destaques, Luiz Antonio vai precisar correr atrás do tempo perdido. Ainda que tenha treinador por conta própria, precisa entrar no ritmo dos companheiros. Renovado depois de uma busca sem sucesso pela liberdade de seu contrato que vai até agosto de 2016, ele encara o momento como um recomeço.

- Influências de pessoas. Pelo fato de achar que tinha direito sobre certas coisas, tive más  influências. Fui iludido por certas coisas, me fizeram acreditar, sem tirar minha responsabilidade. Poderia me impor mais. Peço desculpas pelo meu erro ao Flamengo e a sua torcida. Não tive amadurecimento suficiente para me impor - disse o jogador.

Luiz Antonio não poderá participar da fase de grupos da Taça Libertadores. Sua inclusão na lista só acontecerá caso o Flamengo se classifique para as oitavas de final da competição e o técnico Jayme de Almeida decida dessa forma. Por enquanto, estará à disposição apenas para o Campeonato Carioca.
Luiz Antônio Coletiva Flamengo (Foto: Thales Soares)Volante responde perguntas ao lado de Paulo Pelaipe (Foto: Thales Soares)
No seu primeiro dia de trabalho no Flamengo este ano, Luiz Antonio trabalhou na academia. Ele foi para o campo e fez alguns exercícios físicos. Ao lado do diretor Paulo Pelaipe, deu entrevista para explicar tudo o que viveu. Apenas os primeiros passos de sua volta ao clube.

- Que o torcedor entenda o jovem que ele vai mostrar seu valor dentro de campo. Que esse caso sirva de exemplo para outros jovens. Que procurem pessoas sérias e corretas. Quis o destino que caísse em mãos erradas. Com apoio da sua família, que mostrou o caminho para ele, vai servir de lição. Ele soube hoje (quinta-feira) que vai ser pai - disse Pelaipe.
Confira os principais tópicos da entrevista:
Torcida

- Particularmente, ainda não sei o que pode acontecer. Só vou saber quando estiver em campo. Espero que ela compreenda. Tive parcela de culpa, mas peço desculpa. Entendo que o Flamengo é muito grande. Agora, é voltar a trabalhar e recuperar aquele prestígio que tinha com a torcida e acabei perdendo por um fato no qual fui influenciado por outras pessoas.

Concorrência

- Tem que começar do zero. Faz parte. Acontece no futebol. Contratações foram feitas e todos me receberam bem. Aos poucos, espero recuperar o espaço. Tenho que correr atrás do erro cometido. Só depende de mim mostrar para a torcida e todos que tenho condições de ser utilizado.

É voltar a trabalhar e recuperar aquele prestígio que tinha com a torcida e acabei perdendo por um fato no qual fui influenciado por outras pessoas"
Luiz Antonio
Mudança de ideia

- Quando eu abri os olhos, minha família abriu meus olhos, minha noiva, advogado. Procuramos o Flamengo para conversar sobre a minha volta. Disseram que estavam de portas abertas, dispostos a deixar tudo para trás. O que aconteceu comigo deve servir de exemplo. É tentar uma vida nova.

Futuro

- Primeiro, é voltar aos treinos e recuperar o espaço, com humildade, sabendo dos erros cometidos. Depois, voltar a jogar, recuperar o que tinha e, então, buscar objetivos novos. O principal é voltar a treinar no ambiente em que estava e ser titular novamente.

Libertadores

- Já joguei uma, mas quero jogar novamente e ajudar o Flamengo a conquistar esse título.

Tempo parado

- Estava viajando, treinando de certa forma. Procurei independentemente do que estava acontecendo continuar com minha parte física. Pelas orientações que eu tinha, deveria ficar longe de todo mundo, mas não trancado. Estava andando normalmente nas ruas. Algumas pessoas pediam para voltar, outras criticavam. Mas é normal. Minha vontade era voltar, mas pela orientação que tive e por não me impor, tive esse erro.

 Agora é olhar para frente e aprender"
Luiz Antonio
Volta do ritmo

- Acho que essa parte é com o preparador físico. Ele que vai determinar. Estou à disposição dele. Tenho que ter paciência. Para corresponder como fazia na Copa do Brasil, vou depender da comissão técnica e do preparador físico para saber se estou pronto para aguentar e fazer uma grande apresentação. O campeonato já começou há dois meses, estou bem atrás.

Jayme de Almeida

- Eu o conheço há muito tempo e me ajudou muito. Recebi muitos conselhos e o considero um paizão. Ele procurou me escutar depois desse tempo todo sem atender ninguém. Não conseguia abrir os olhos. Ele me aconselhou a olhar para frente e me coloquei à disposição dele. Quero ajudar o Flamengo. Erros temos, somos seres humanos, agora é olhar para frente e aprender.

Vida de pai

- Fiquei muito feliz. Aconteceu naturalmente e tenho uma responsabilidade maior agora. Aprendi que a vida é dura e serve de lição. Minha família está muito feliz. Espero que esse exemplo meu passe para ele (filho). Não adianta ficar se martirizando nem sendo julgado.
* Colaborou Sofia MIranda, estagiária

Recebido com corredor polonês e agora pai, Luiz Antonio volta ao Fla

Depois de desistir de ação na Justiça, volante reencontra o grupo renovado e não escapa de brincadeira no dia em que soube da gravidez de sua mulher

Por Rio de Janeiro
488 comentários
Luiz Antônio Coletiva Flamengo (Foto: Thales Soares)Luiz Antonio concede entrevista coletiva no Ninho do Urubu (Foto: Thales Soares)
Foram dois meses de angústia e indefinição. Ações que se acumulavam na Justiça em um silêncio absoluto de Luiz Antonio. Nesta quinta-feira, o volante voltou a ser jogador do Flamengo. De fato. Ele se reapresentou depois de desistir de uma ação na Justiça e não escapou do corredor polonês promovido pelos companheiros antes do início do treinamento.

Luiz Antonio pediu a palavra, conversou com o grupo e levou alguns tapinhas, como revelou o atacante Nixon:

- Tudo brincadeira.
Recebido pelo grupo da mesma forma que o deixou, como um de seus destaques, Luiz Antonio vai precisar correr atrás do tempo perdido. Ainda que tenha treinador por conta própria, precisa entrar no ritmo dos companheiros. Renovado depois de uma busca sem sucesso pela liberdade de seu contrato que vai até agosto de 2016, ele encara o momento como um recomeço.

- Influências de pessoas. Pelo fato de achar que tinha direito sobre certas coisas, tive más  influências. Fui iludido por certas coisas, me fizeram acreditar, sem tirar minha responsabilidade. Poderia me impor mais. Peço desculpas pelo meu erro ao Flamengo e a sua torcida. Não tive amadurecimento suficiente para me impor - disse o jogador.

Luiz Antonio não poderá participar da fase de grupos da Taça Libertadores. Sua inclusão na lista só acontecerá caso o Flamengo se classifique para as oitavas de final da competição e o técnico Jayme de Almeida decida dessa forma. Por enquanto, estará à disposição apenas para o Campeonato Carioca.
Luiz Antônio Coletiva Flamengo (Foto: Thales Soares)Volante responde perguntas ao lado de Paulo Pelaipe (Foto: Thales Soares)
No seu primeiro dia de trabalho no Flamengo este ano, Luiz Antonio trabalhou na academia. Ele foi para o campo e fez alguns exercícios físicos. Ao lado do diretor Paulo Pelaipe, deu entrevista para explicar tudo o que viveu. Apenas os primeiros passos de sua volta ao clube.

- Que o torcedor entenda o jovem que ele vai mostrar seu valor dentro de campo. Que esse caso sirva de exemplo para outros jovens. Que procurem pessoas sérias e corretas. Quis o destino que caísse em mãos erradas. Com apoio da sua família, que mostrou o caminho para ele, vai servir de lição. Ele soube hoje (quinta-feira) que vai ser pai - disse Pelaipe.
Confira os principais tópicos da entrevista:
Torcida

- Particularmente, ainda não sei o que pode acontecer. Só vou saber quando estiver em campo. Espero que ela compreenda. Tive parcela de culpa, mas peço desculpa. Entendo que o Flamengo é muito grande. Agora, é voltar a trabalhar e recuperar aquele prestígio que tinha com a torcida e acabei perdendo por um fato no qual fui influenciado por outras pessoas.

Concorrência

- Tem que começar do zero. Faz parte. Acontece no futebol. Contratações foram feitas e todos me receberam bem. Aos poucos, espero recuperar o espaço. Tenho que correr atrás do erro cometido. Só depende de mim mostrar para a torcida e todos que tenho condições de ser utilizado.

É voltar a trabalhar e recuperar aquele prestígio que tinha com a torcida e acabei perdendo por um fato no qual fui influenciado por outras pessoas"
Luiz Antonio
Mudança de ideia

- Quando eu abri os olhos, minha família abriu meus olhos, minha noiva, advogado. Procuramos o Flamengo para conversar sobre a minha volta. Disseram que estavam de portas abertas, dispostos a deixar tudo para trás. O que aconteceu comigo deve servir de exemplo. É tentar uma vida nova.

Futuro

- Primeiro, é voltar aos treinos e recuperar o espaço, com humildade, sabendo dos erros cometidos. Depois, voltar a jogar, recuperar o que tinha e, então, buscar objetivos novos. O principal é voltar a treinar no ambiente em que estava e ser titular novamente.

Libertadores

- Já joguei uma, mas quero jogar novamente e ajudar o Flamengo a conquistar esse título.

Tempo parado

- Estava viajando, treinando de certa forma. Procurei independentemente do que estava acontecendo continuar com minha parte física. Pelas orientações que eu tinha, deveria ficar longe de todo mundo, mas não trancado. Estava andando normalmente nas ruas. Algumas pessoas pediam para voltar, outras criticavam. Mas é normal. Minha vontade era voltar, mas pela orientação que tive e por não me impor, tive esse erro.

 Agora é olhar para frente e aprender"
Luiz Antonio
Volta do ritmo

- Acho que essa parte é com o preparador físico. Ele que vai determinar. Estou à disposição dele. Tenho que ter paciência. Para corresponder como fazia na Copa do Brasil, vou depender da comissão técnica e do preparador físico para saber se estou pronto para aguentar e fazer uma grande apresentação. O campeonato já começou há dois meses, estou bem atrás.

Jayme de Almeida

- Eu o conheço há muito tempo e me ajudou muito. Recebi muitos conselhos e o considero um paizão. Ele procurou me escutar depois desse tempo todo sem atender ninguém. Não conseguia abrir os olhos. Ele me aconselhou a olhar para frente e me coloquei à disposição dele. Quero ajudar o Flamengo. Erros temos, somos seres humanos, agora é olhar para frente e aprender.

Vida de pai

- Fiquei muito feliz. Aconteceu naturalmente e tenho uma responsabilidade maior agora. Aprendi que a vida é dura e serve de lição. Minha família está muito feliz. Espero que esse exemplo meu passe para ele (filho). Não adianta ficar se martirizando nem sendo julgado.
* Colaborou Sofia MIranda, estagiária