quinta-feira, 25 de julho de 2013

Juninho sonha conquistar vaga na Libertadores: 'Seria motivação extra'

Concentrado para alcançar segunda vitória consecutiva pelo Vasco, veterano ressalta, porém, que tendência ainda é de parar no fim do ano

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro
160 comentários
juninho pernambucano vasco entrevista frame (Foto: Reprodução/TV Globo)Juninho ainda pretende encerrar carreira no futebol
fim do ano pelo Vasco (Foto: Reprodução/TV Globo)
Quando voltou ao Vasco, há 13 dias, Juninho disse que já se sentia feliz com tudo que conquistou na carreira e que não sentiria frustrado caso tivesse optado por parar de jogar. Multicampeão pelo clube de São Januário e pelo Lyon, o ídolo cruz-maltino, no entanto, ainda sonha com metas nos seus possíveis últimos cinco meses de futebol. Sem falar em título Brasileiro, como fez o presidente Roberto Dinamite na apresentação do reforço Guiñazu, o camisa 8 disse que almeja uma vaga na Libertadores 2014, seja por ficar entre os primeiros do Brasileiro ou via Copa do Brasil. Para isso, lembra que o próximo passo é vencer o Criciúma no sábado.
Bem mais à vontade do que na coletiva de imprensa de retorno ao Vasco, quando gastou bom tempo se explicando sobre a saída do time americano e os motivos do retorno à Colina, após críticas ao sair, o Reizinho falou por mais de meia hora aos jornalistas. Comentou a reestreia “melhor do que esperava” contra o Fluminense e ressaltou a importância de vencer a segunda partida consecutiva no Brasileiro - o que não acontece desde a 27ª e 28ª rodada da competição no ano passado (3 a 1 contra Figueirense e 1 a 0 contra Atlético-GO).
- O meu sonho e a minha expectativa é de uma conquista que pode ser uma classificação para a Libertadores, o que seria uma motivação extra. Mas, por enquanto, minha ideia é curtir ao máximo esses cinco meses. Quero me concentrar no que tenho que fazer, porque sei que tem a Copa do Brasil também. Mas a tendência ainda é que eu encerre a carreira no fim do ano - disse Juninho.
Juninho e Dorival Junior treino Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Juninho e Doival têm sido muito próximos nos treinos (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Juninho lembrou que num clássico a concentração do atleta já fica mais elevada naturalmente, mas que em jogos teoricamente menos difíceis, como no caso do Tigre, em São Januário, o relaxamento dos jogadores pode impedir o clube de seguir subindo na tabela.
- Particularmente esses jogos sempre me preocupam mais do que os clássicos. Ainda mais depois de vencer um clássico, como vencemos. No clássico regional, o próprio jogador aumenta o nível de concentração, sem o treinador precisar exigir. O jogo contra o Criciúma vai ser muito difícil. Temos que conseguir essa segunda vitória consecutiva, será muito importante. Estou confiante nela, porque vejo uma diferença de comprometimento, o que é muito bom - disse o camisa 8 do Vasco.
Minha ideia é curtir ao máximo esses cinco meses. Quero me concentrar no que tenho que fazer, porque sei que tem a Copa do Brasil também. Mas a tendência ainda é que eu encerre a carreira no fim do ano"
Juninho
Sobre a restreia do último domingo contra o Fluminense, o Reizinho lembrou que apesar de estar em atividade na liga americana o desempenho no clássico o surpreendeu positivamente.
- (A partida contra o Fluminense) foi melhor do que eu esperava. Tinha feito um jogo dia 12 de junho, pela copa local nos EUA, no gramado sintético. No campeonato normal da liga americana meu último jogo foi dia dia 1 de junho, já fazia bastante tempo. Claro que não parei de treinar, até porque as coisas aconteceram muito rápidas entre o tempo de eu decidir sair e decidir voltar ao Vasco. Mas consegui manter um bom nível na parte de resistência, embora tenha perdido um pouco de força no fim da partida, que é o que mais sente com a idade - ressaltou Juninho.
Para a volta do meia à Colina em partidas oficiais, a diretoria aumentou um pouco o preço dos ingressos. A arquibancada, por exemplo, sai a R$ 40. Ao mesmo tempo, ações de marketing para encher o estádio e até garantir a um sócio a chance de conhecer o ídolo têm sido badaladas. A expectativa é de grande público. O Vasco é o 11º, com dez pontos.

Curtinhas: Matt Hamill será o próximo rival de Thiago Silva no Ultimate

Segundo o 'Knockout Radio', duelo será disputado no dia 9 de outubro,
no Brasil, ainda sem local exato divulgado. Treino aberto agita Seattle

Por Rio de Janeiro
18 comentários
O Brasil já tem dois eventos marcados e com cards completos em 2013: o UFC Rio 4, no dia 3 de agosto; e o UFC no Combate: Glover x Bader, em 4 de setembro. Uma terceira edição está marcada para 9 de outubro, mas nenhuma luta foi anunciada oficialmente ainda.
UFC MMA Thiago Silva x Matt Hamill (Foto: Getty Images)Thiago Silva x Matt Hamill: luta marcada para outubro (Foto: Getty Images)
O primeiro duelo especulado para o evento foi Erick Silva x Dong Hyun Kim, pelos meio-médios. Nesta terça, o site "Knockout Radio" informou que os meio-pesados Thiago Silva e Matt Hamill vão se enfrentar neste evento, que ainda não tem local exato confirmado.
Em novembro, mais precisamente no dia 9, Goiânia vai receber aquele vai ser a última edição do UFC no Brasil em 2013.
Treino aberto do UFC: Johnson x Moraga
Sábado é dia de UFC: Johnson x Moraga, mas nesta quarta-feira os lutadores já fizeram um aquecimento para o evento. Demetrious Johnson, John Moraga, Rory MacDonald, Jake Ellenberger, Robbie Lawler, Bobby Voelker, Liz Carmouche e Jessica Andrade participaram de um treino aberto para o público em Seattle.
montagem Johnson x Moraga (Foto: Reprodução / Twitter)Lutadores no treino aberto do UFC: Johnson x Moraga (Foto: Reprodução / Twitter)
Jessica vai fazer história no sábado ao ser a primeira brasileira a disputar uma luta no UFC, principal organização de MMA do mundo. Na última luta da noite, Demetrious Johnson defenderá o seu cinturão do peso-mosca contra John Moraga. O canal Combate vai transmitir todas as lutas a partir de 17h, e o Combate.com acompanhará todo o evento em Tempo Real, além de exibir ao vivo o primeiro duelo, entre John Albert x Yaotzin Meza, ao vivo.
Liz Carmouche e Jessica Andrade treino MMA (Foto: Reprodução / Instagram) Jessica Andrade (embaixo) vai ser a primeira brasileira a lutar no UFC (Foto: Reprodução / Instagram)
UFC: Johnson x Moraga
27 de julho de 2013, em Seattle (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x John Moraga
Rory MacDonald x Jake Ellenberger
Robbie Lawler x Bobby Voelker
Liz Carmouche x Jessica Andrade
CARD PRELIMINAR
Michael Chiesa x Jorge Masvidal
Danny Castillo x Tim Means
Mac Danzig x Melvin Guillard
Yves Edwards x Daron Cruickshank
Ed Herman x Trevor Smith
Julie Kedzie x Germaine de Randamie
Aaron Riley x Justin Salas
John Albert x Yaotzin Meza
Daniel Cormier treino MMA (Foto: Reprodução / Instagram)Daniel Cormier 'para' treino para assinar o contrato
usando as luvas (Foto: Reprodução / Instagram)
No meio do treino
Com a confirmação da luta contra Roy Nelson via acordo verbal, faltava a Daniel Cormier assinar o contrato para o duelo. Isso foi feito nesta quarta-feira, só que os papéis chegaram em uma hora não muito boa, "atrapalhando" o treino do campeão do Grand Prix dos pesados do Strikeforce.
- O contrato da minha luta chegou hoje e eu assinei. Bem no meio do meu treino de sparring (risos) - brincou Cormier, que postou foto em que estava de luvas segurando uma caneta.
Gina loira
Atualmente se dedicando ao cinema - já participou dos filmes "Haywire" e Velozes e Furiosos 6 -, Gina Carano apareceu com o visual bastante mudado em uma foto publicada pela produtora de TV Cindi Cowan no Twitter. A morena, ex-lutadora do Strikeforce, está com o cabelo loiro.
Gina Carano com Cindi Cowan. (Foto: Reprodução / Twitter)Gina Carano (esquerda) com nova cor de cabelo (Foto: Reprodução / Twitter)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sotiropoulos volta ao octógono
Vindo de derrotas para Dennis Siver, Rafael dos Anjos e Ross Pearson, George Sotiropoulos ganhou mais uma chance no UFC. Sem lutar desde dezembro, o australiano (14-5) vai encarar KJ Noons no UFC 166, pelo peso-leve.
Noons estreou no Ultimate no UFC 160 e perdeu para Donald Cerrone por pontos. O americano, que chegou a ter um cartel com 10-2, hoje tenta se recuperar depois de chegar a 11-7 na carreira.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD DO EVENTO
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Nate Marquardt x Hector Lombard
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Luke Rockhold x Tim Boetsch
Gabriel Napão x Shawn Jordan
George Sotiropoulos x KJ Noons
Tony Ferguson x Mike Rio

Spider apara cabelo do filho e ganha elogio como barbeiro: 'Bom trabalho'

Anderson Silva usa máquina de cortar cabelo, e filho Kalyl gosta do resultado

Por Rio de Janeiro
59 comentários
Anderson Silva também tem habilidades como barbeiro e já aparou o cabelo do filho Kalyl com uma máquina. O garoto gostou do resultado, postou fotos do momento antigo no Instagram e disse que o pai fez um "bom trabalho". O Spider terá a revamche contra o novo campeão dos médios do UFC, Chris Weidman, no dia 28 de dezembro, em Las Vegas, EUA.
  •  
anderson silva filho cabelo mma ufc (Foto: Reprodução)Anderson Silva corta o cabelo do filho Kalyl Silva (Foto: Reprodução)

Por causa de TRT, Costa Philippou quer lutar com Belfort fora do Brasil

Ainda sem lutar em 2013, cipriota se mostra incomodado com indefinição de combates e critica forma que UFC faz processo de agendamento de lutas

Por Rio de Janeiro
81 comentários
UFC Constantinos Philippou (Foto: Agência Getty Images)Costa Philippou quer lutar com Vitor Belfort, fora
do Brasil (Foto: Agência Getty Images)
Frustrado por ainda não ter lutado em 2013, o peso-médio Costa Philippou não faz questão de enfrentar grandes nomes da categoria. Porém, entre tantos lutadores e indefinições em sua carreira, o cipriota sonha alto e já fez sua escolha para um combate ideal: Vitor Belfort.  Apesar do brasileiro estar alguns passos à frente na corrida por uma disputa de título, Philippou está confiante na realização da luta. Entretanto, preocupado com o uso de TRT (terapia de reposição de testosterona) por parte do “Fenômeno”, ele não quer que o confronto seja no Brasil.
- Nós podemos fazer essa luta em qualquer lugar, menos no Brasil. Se eu posso evitar que ele use TRT, por que não? Os locais que são permitidos o uso disso definem um nível, mas toda a preparação do lutador é feita com um nível muito acima e semanas antes, eles diminuem. Eu não acho isso justo. Ou liberam completamente ou proíbem definitivamente. Eu só não entendo porque todas as lutas dele têm que ser no Brasil. Deve ter alguma razão – declarou Costa Philippou no programa “The MMA Hour”.
O lutador, que se machucou duas semanas antes do confronto com Ronaldo Jacaré, no UFC no Combate 2, realizado em maio, em Jaraguá do Sul, também cogitou enfrentar Michael Bisping, mas o britânico acertou verbalmente com Mark Muñoz um duelo em Manchester, provavelmente em outubro. Em meio a este cenário de indefinição, Costa Philippou começa a questionar alguns hábitos e pensa em mudar sua maneira de agir nos bastidores do Ultimate.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu tenho 33 anos e mesmo não sendo velho, eu não quero ficar parado. Quando você é um cara que respeita seu adversário e fica feliz com uma luta marcada, eles (UFC) não dão valor. Eu não entendo porque nós temos que levar as lutas para o lado pessoal e chamá-lo de covarde. Mas, se eu precisar fazer isso para conseguir lutar, tudo bem, eu vou fazer – disse o atleta da Bellmore Kickboxing Academy.
Costa Philippou possui 12 vitórias e duas derrotas na carreira e vem de cinco triunfos consecutivos. Ele acredita que no caso de vitória nas próximas duas lutas, se colocará em um patamar de disputa de cinturão dos pesos-médios, que no momento pertence a Chris Weidman.

José Aldo mantém planos de subir de peso: 'Vontade eu tenho faz tempo'

Mudança de adversário de Pettis para Zumbi Coreano não altera intenção do campeão dos penas, mas ele agora deixa a decisão nas mãos do treinador

Por Rio de Janeiro
31 comentários
O martelo já estava batido: José Aldo deixaria a categoria dos penas (até 66kg), onde é campeão há três anos e meio, e iria direto para a disputa de cinturão dos leves (até 70kg), caso vencesse Anthony Pettis no UFC Rio 4. Uma lesão no joelho, no entanto impediu o peso-leve americano de se aventurar na divisão de baixo e abriu espaço para o peso-pena Chan Sung Jung, mais conhecido como Zumbi Coreano. Com o novo cenário, Aldo mantém os planos de subir de categoria, mas agora deixa a decisão nas mãos de seu treinador e empresário, Dedé Pederneiras:
- A vontade eu tenho faz tempo. Lutei contra o Frankie Edgar e aceitei lutar contra o Anthony Pettis para fazer um teste final e saber se iria bem ou mal nos leves. Mas acho que tenho que respeitar todos, a organização e o meu treinador Dedé. Enquanto ele (Dedé Pederneiras) achar que devo estar no peso de baixo, estaremos lutando lá - disse ao Combate.com.
José Aldo cinturão UFC  (Foto: Adriano Albuquerque)José Aldo com o cinturão dos penas do UFC: vai para os leves? (Foto: Adriano Albuquerque)
Apesar de planejar o futuro, Aldo faz questão de se mostrar totalmente focado no duelo contra o sul-coreano, que será a quinta defesa de cinturão dele no Ultimate em caso de vitória:
- A gente iria fazer uma luta que seria o teste final, contra o Pettis, que é o candidato número 1 (ao cinturão dos leves), mas ele se machucou. Agora não sei como andam os planos do Ultimate. A gente tem o plano na nossa cabeça, mas primeiro estou focado no meu próximo adversário, o Zumbi Coreano. Passando ele e a gente vencendo, aí sim vou pensar no futuro. Por enquanto, minha cabeça está voltada só para a luta.
José Aldo e Zumbi Coreano se enfrentam no UFC 163, ou UFC Rio 4, no dia 3 de agosto, sábado da semana que vem, na Arena da Barra. O canal Combate fará a transmissão do evento ao vivo, e o Combate.com vai acompanhar tudo em Tempo Real.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Lyoto: 'Não acho certo Cormier chegar e já lutar pelo título dos meio-pesados'

Brasileiro diz que é preciso respeitar o ranking, e acredita que o UFC fará o americano lutar duas vezes antes de disputar o cinturão da sua categoria

Por Rio de Janeiro
28 comentários
Lyoto Machida lutador do UFC (Foto: Divulgação/UFC)Machida não concorda com Cormier disputar o cinturão
dos meio-pesados de imediato (Foto: Divulgação/UFC)
A possível chegada do americano Daniel Cormier à categoria dos meio-pesados do UFC não parece agradar o brasileiro Lyoto Machida. Um dos favoritos a disputar o cinturão após a luta contra Phil Davis no UFC 163, ou UFC Rio 4, dia 3 de agosto, Machida diz que para o atual peso-pesado lutar pelo cinturão dos meio-pesados, seria necessário fazer ao menos duas lutas na categoria.
- Eu acho que existe um ranking que deve ser obedecido. Ele deve fazer pelo menos duas lutas para lutar pelo cinturão. Acho que o UFC não vai permitir que ele desça dos pesos-pesados e já lute pelo título, porque tem caras que estão esperando por essa chance há um tempo. Eu estou nessa situação, tem o Glover Teixeira chegando com muita força, o próprio Phil Davis... Acho que não é muito por aí - disse o lutador durante uma teleconferência de imprensa nesta quinta-feira.
O baiano radicado no Pará também falou sobre ser o número um do ranking do UFC entre os meio-pesados e sua motivação para lutar pelo cinturão após ter sido deixado de lado em favor de Alexander Gustafsson, que enfrentará o campeão Jon Jones no UFC 165, no Canadá.
- Eu acho que mereço lutar pelo cinturão, mas a minha motivação é sempre a mesma e muito grande. Ela agora está em vencer essa luta. Não importa. Se não deu para ser agora, vai chegar o momento.
José Aldo e Zumbi Coreano se enfrentam no UFC 163, ou UFC Rio 4, no dia 3 de agosto, sábado da semana que vem, na Arena da Barra. O canal Combate fará a transmissão do evento ao vivo, e o Combate.com vai acompanhar tudo em Tempo Real.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Até no feriado, José Aldo treina forte e faz último sparring para o UFC Rio 4

Mesmo no recesso por causa do Papa no Rio de Janeiro, Dedé Pederneiras não dá descanso e afirma que o campeão dos pesos-penas está voando


Por Rio de Janeiro
3 comentários
Em uma semana, José Aldo irá colocar seu cinturão dos pesos-penas em disputa contra Chan Sung Jung no UFC 163, ou UFC Rio 4, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Por isso, o campeão não pode se dar ao luxo de aproveitar um feriado faltando tão pouco para o combate. Por isso, na manhã fria desta quinta-feira, o manauara treinou pesado sob olhares do seu treinador, Dedé Pederneiras, e mostrou que está pronto para a luta do dia 3 de agosto.
- Não é feriado na Coréia, nos EUA, e nem aqui na Nova União. Hoje foi o último sparring do Aldo e ele está voando. Semana que vem é a luta contra a balança e a certeza de um grande combate no sábado - afirmou Dedé Pederneiras.
José Aldo na Nova União ufc mma (Foto: Reprodução)José Aldo e a equipe Nova União treinaram forte até no feriado (Foto: Reprodução)
José Aldo, de 26 anos, possui 22 vitórias e apenas uma derrota em sua carreira. A última luta do brasileiro foi em fevereiro desse ano na vitória sobre Frankie Edgar, no UFC 156. Já o Zumbi Coreano, entrou no octógono pela última vez em maio de 2012. Ele tem um cartel de 13 vitórias e três derrotas e se candidatou à disputa do cinturão após três triunfos consecutivos, contra Leonard Garcia, Mark Hominick e Dustin Poirier.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Maiquel Falcão é demitido pelo Bellator após briga em Santa Catarina

Gaúcho já havia sido dispensado pelo UFC em 2011 por envolvimento em agressão. Paul Daley também é mandado embora por problemas com a lei

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Maiquel Falcão x Norman Paraisy Bellator (Foto: Divulgação/ Bellator)Maiquel Falcão (esq.) em pesagem do Bellator no
ano passado (Foto: Divulgação/ Bellator)
O lutador brasileiro Maiquel Falcão foi demitido do Bellator após participar de uma briga em Santa Catarina no início do mês. É a segunda demissão do peso-médio gaúcho numa grande organização de MMA por causa de problemas com a lei - em 2011, ele havia sido dispensado pelo UFC por conta de um caso antigo de agressão a uma mulher, em 2002.
A notícia da demissão foi dada primeiro pelo site americano "MMA Fighting". Falcão se envolveu numa pancadaria num posto de gasolina no início de julho, que teria começado com um empurrão seu numa mulher. A briga terminou com o lutador e seu companheiro de equipe Kauê Mena sendo atingidos por pedaços de madeira, e Kauê foi internado em coma no Hospital de Itajaí, em Santa Catarina.
Além de Falcão, o peso-meio-médio britânico Paul Daley também foi demitido pelo Bellator, após se envolver com problemas com a lei na Inglaterra. Segundo a organização, Daley recentemente se assumiu culpado de agressão e de duas acusações de obstruir um policial de cumprir seu trabalho. Ele chegou a um acordo que o manterá em liberdade, mas que continuaria a impedí-lo de conseguir visto de entrada nos EUA. Ambos os atletas foram liberados incondicionalmente, o que significa que ambos podem assinar com outras organizações.
Paul Daley strikeforce (Foto: Getty Images)Paul Daley também lutou no UFC e no Strikeforce
antes de ir para o Bellator (Foto: Getty Images)
- Nós examinamos cada situação caso a caso e, nessas duas instâncias, a natureza violenta de ambas as situações levou à nossa decisão de dispensar ambos os lutadores da organização. Recentemente recebemos e revimos os documentos reais da situação de Daley, que deixaram claro que ele não foi liberado, mas na verdade condenado tanto de agressão quanto de obstrução a um policial. Na situação do Maiquel, o vídeo fala por si só. Após rever a filmagem e conversar com todas as partes envolvidas, incluindo Maiquel e seu ex-empresário e treinador Marcelo Brigadeiro, sentimos que esta era a decisão apropriada. Maiquel não foi nada além de profissional durante sua passagem pelo Bellator, mas esses acontecimentos recentes nos impediram de manter Maiquel na organização - afirmou Anthony Mazzuca, diretor de comunicações do Bellator.
Maiquel Falcão fez quatro lutas pelo Bellator, incluindo três vitórias que lhe garantiram o título do torneio dos pesos-médios da sexta temporada da organização. Em sua última luta, em fevereiro, ele desafiou o russo Alexander Shlemenko pelo cinturão da categoria, mas foi nocauteado. Já Daley fez apenas uma luta pelo Bellator e nocauteou Rudy Bears no primeiro round, em julho de 2012. Desde então, o polêmico peso-meio-médio lutou mais três vezes em outros eventos, na Irlanda, Emirados Árabes Unidos e Inglaterra.

Após boatos de luta com Spider, Roy Jones Jr. pode enfrentar Rampage

Fontes da equipe do ex-campeão peso-meio-pesado do Ultimate dizem que combate deve acontecer no final do ano e competir com UFC 168

Por Rio de Janeiro
6 comentários
Após anos pedindo por uma chance de enfrentar seu ídolo Roy Jones Jr, Anderson Silva pode ver outro lutador de MMA tomar sua frente num combate com o ex-campeão mundial de boxe. O Bellator, franquia rival do UFC, deve anunciar na próxima semana um duelo entre Jones Jr. e Quinton "Rampage" Jackson, ex-campeão peso-meio-pesado do Ultimate que assinou recentemente com a companhia-mãe do Bellator, Viacom.
montagem Rampage Jackson e Roy Jones Jr MMA (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Rampage Jackson pode enfrentar Roy Jones Jr. em dezembro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A notícia foi publicada pelo site americano "MMA Junkie", que teria confirmado a existência da negociação com múltiplas fontes ligadas ao Bellator. A organização deve revelar seus planos para Rampage na semana que vem, durante o Bellator 97, e isso incluiría uma luta de boxe com Roy Jones Jr. A data e a categoria de peso não foram reveladas, mas a expectativa é que o evento seria transmitido em pay per view nos EUA e realizado no fim do ano, para competir com o UFC 168, torneio de 28 de dezembro que terá a revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva.
- Estamos conversando com Roy e sua equipe sobre um potencial duelo Rampage x Roy por mais de sete meses. Se acontecer, seria uma luta incrível. Boxe e MMA foram ambos discutidos, e Bjorn (Rebney, presidente do Bellator) esteve envolvido em todos os passos - disse um representante da equipe de Rampage, Wolfslair MMA, em condição de anonimato. Dirigentes do Bellator se recusaram a comentar a notícia.
Roy Jones Jr, ex-campeão mundial de quatro divisões diferentes de peso no boxe, tem 44 anos de idade, é um dos ídolos de Anderson Silva e sempre foi citado pelo brasileiro como um adversário "dos sonhos". Um combate entre os dois foi muito especulado nas semanas antes do UFC 162, no começo do mês, mas, após Spider perder o cinturão dos pesos-médios do Ultimate para o americano Chris Weidman, os planos foram colocados de lado. Anderson e Weidman farão uma revanche em 28 de dezembro, em Las Vegas, na luta principal do UFC 168.
Rampage Jackson nunca lutou boxe profissionalmente, mas citou sonhos de fazê-lo inúmeras vezes nos últimos anos, enquanto seu relacionamento com o UFC esfriava. O ex-campeão peso-meio-pesado da organização perdeu suas últimas três lutas no MMA e encerrou seu contrato após uma derrota para Glover Teixeira em janeiro. Em junho, o americano, de 35 anos de idade, assinou um contrato com a Viacom para lutar MMA pelo Bellator, participar das lutas de wrestling profissional do TNA Wrestling e desenvolver projetos de um reality show e um filme. Ele já posou com luvas do Bellator e já apareceu em um programa do TNA, mas ainda não tem uma luta marcada na nova casa.

Formiga quer vencer Benavidez em BH para ficar 'bem na fita' no UFC

De olho na disputa de título entre Johnson e Moraga, no próximo sábado, potiguar treina pesado no Rio de Janeiro sob olhar de Dedé Pederneiras

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Mesmo faltando um mês e meio para sua luta contra Joseph Benavidez, dia 4 de setembro, no UFC no Combate: Glover x Bader, em Belo Horizonte, o potiguar Jussier Formiga treina pesado no Rio de Janeiro com o objetivo de dar mais um passo na escalada rumo ao topo dos pesos-moscas. O atleta da equipe Nova União fará toda sua preparação na Cidade Maravilhosa, onde treina há três semanas sob o olhar atento de Dedé Pederneiras.
Atento às qualidades de seu adversário na busca por melhores posições no ranking da categoria até 57kg, Jussier Formiga montou seu camp para anular o que Benavidez tem de melhor e mostrar que, mesmo sendo considerado um azarão, também pode surpreender e pensar em voos mais altos na organização.
- A preparação está muito forte, porque ele é um lutador muito versátil, que usa bastante o bom chute que tem, mas também vai ficar preocupado com o meu jiu-jítsu. Ele, às vezes, tem alguns deslizes em pé e eu vou tentar aproveitar isso para derrubá-lo. Como ele está melhor ranqueado, se eu vencer, eu vou ficar bem na fita. Eu gosto de lutar sem pressão e ele que vai estar fora do país dele, da zona de conforto dele. Para mim, será ótimo lutar com um atleta top e, por isso, melhorei meu muay-thai, foquei no jiu-jítsu e trabalhei bastante para evitar as guilhotinas dele – comentou Jussier Formiga.
montagem UFC Jussier Formiga x Joseph Benavidez (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Formiga enfrenta Benavidez no UFC BH, em setembro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Com uma vitória e uma derrota no Ultimate, o potiguar planeja ainda lutar com outros atletas antes de pensar em disputas pelo cinturão dos pesos-moscas. Em uma rotina de treinamentos pesados visando o combate de Belo Horizonte, Jussier Formiga aposta suas fichas na manutenção do título por parte de Demetrius Johnson, mas não acredita em revanche se pintar alguma zebra no UFC do dia 27 de julho, entre o campeão e John Moraga.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu não gosto de ficar pensando muito em futuras lutas e, por isso, deixo na mão do UFC, mas claro que quero lutar ainda com Ian McCall, que me venceu em 2011. Na luta de sábado agora, o Johnson é mais completo e deve vencer. Mas, se o Moraga conquistar o título, acho que minha chance de fazer uma luta por cinturão fica maior. Vou ficar atento a esse combate – falou o atleta da Kimura Nova União.
Jussier Formiga, de 28 anos, tem um cartel de 15 vitórias e duas derrotas. No UFC desde outubro de 2012, o potiguar estreou perdendo para John Dodson e depois se recuperou em cima de Chris Cariaso, em maio desse ano. Já Joseph Benavidez possui 18 vitórias e três derrotas e encara o brasileiro na busca pela terceira vitória consecutiva.
UFC no Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Hugo Wolverine x Johnny Bedford
Felipe Sertanejo x Sam Sicilia
João Zeferino x Kenny Robertson
Lucas Mineiro x Junior Hernandez
Marcelo Guimarães x Keith Wisniewski
Yuri Villefort x Sean Spencer

'Fiquei louco quando soube que ia lutar no UFC', diz Marreta sobre estreia

Morador da Cidade de Deus, lutador substitui americano Clint Hester em cima da hora e vai enfrentar Cezar Mutante no UFC Rio 4, dia 3 de agosto

Por Rio de Janeiro
13 comentários
Thiago Marreta MMA TUF Brasil 2 (Foto: Getty Images)Thiago Marreta vai lutar com Cezar Mutante no UFC
Rio 4 (Foto: Getty Images)
Depois das horas, dias e anos de treinamento pesado, Thiago Marreta recebeu a chance com que tanto vinha sonhando: estrear no UFC. E para deixar o carioca da Cidade de Deus ainda mais eufórico, sua primeira luta será na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, a sete quilômetros de onde mora. Sem conter a emoção com a notícia, ele sabe que, para a alegria ser completa, terá trabalhar ainda mais forte para derrotar Cezar Mutante, dia 3 de agosto, no UFC Rio 4, e conta com o apoio da torcida no confronto com outro brasileiro.
- Eu não sabia se corria, pulava, gritava... Fiquei louco quando soube que estava no UFC. Chorei muito, foi uma felicidade muito grande. O UFC vai estar aqui, do lado da minha casa, então acho que terei o apoio da torcida. Apesar de ser uma luta entre dois brasileiros, creio que a torcida carioca fique ao meu favor. Moro na Cidade de Deus, que é uma comunidade muito conhecida, então acho que a torcida vai se identificar comigo. Minha estreia no UFC será quase que literalmente em casa - conta o atleta.
Thiago Marreta, ganhou a chance de ouro após o americano Clint Hester se lesionar treinando para o combate com Mutante. Passado o momento de entusiasmo, o atleta da Tatá Fight Team (TFT) acredita que a luta da semana que vem será importante para mostrar ao mundo do MMA o que ele pode fazer ao enfrentar um vencedor da primeira edição do TUF Brasil.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu gostei muito de poder enfrentar o Mutante, justamente pelo status, pela visibilidade que ele tem hoje no UFC. É a chance que eu tenho de já estrear na organização vencendo um cara de nome. Assim como eu, o Mutante é um cara que gosta da luta em pé. Ele é alto, forte, então acho que será uma grande luta, do jeito que os fãs gostam – explica Marreta.
Thiago Marreta, de 29 anos, tem oito vitórias e apenas uma derrota em sua carreira e lutará pela primeira vez na categoria dos pesos-médios. Faltando pouco mais de uma semana para o combate, o carioca da Cidade de Deus ainda tem que perder cerca de 6kg para ficar dentro do peso da categoria. Já Mutante, de 28 anos, possui um cartel de cinco vitórias e duas derrotas. Esta será sua segunda luta no UFC, onde estreou vencendo Serginho Moraes na final do TUF Brasil 1.
Thiago Marreta e Cezar Mutante se enfrentam no UFC 163, ou UFC Rio 4, no dia 3 de agosto, sábado da semana que vem, na Arena da Barra. O canal Combate fará a transmissão do evento ao vivo, e o Combate.com vai acompanhar tudo em Tempo Real.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Possível adversário do Galo, Bayern ultrapassa a marca de 217 mil sócios

Clube de massa no Brasil, Atlético-MG conta apenas com pouco mais de
21 mil associados - ou 10% dos alemães. Benfica ainda lidera quesito

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
130 comentários
Bayern de Munique torcida (Foto: Getty Images)Bayern chegou aos 217 mil sócios (Getty Images)
É natural que o Atlético-MG ganhe muitos associados após o título inédito da Taça Libertadores. Mas ainda assim, terá de comer muito arroz com feijão para seguir os passos do Bayern de Munique, clube modelo na Europa e possível adversário numa eventual final do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. De acordo com um comunicado divulgado no site oficial do próprio clube alemão, os bávaros superaram a incrível marca de 217 mil sócios.
Clube de massa no Brasil, o Galo tem números um tanto quanto mais modestos. Segundo o site "Futebol Melhor", que disponibiliza um "torcedômetro", o Atlético-MG possui exatos 21.278 sócios - cerca de 10% dos 217.241 do Bayern. É o oitavo no ranking, com quatro mil a menos que o Palmeiras. e oito mil a menos do que o rival Cruzeiro - o Internacional é o primeiro da lista, com quase 103 mil.
O Bayern, por sua vez, tem metas gigantescas. Depois de angariar 30 mil membros apenas na última temporada, o próximo passo, segundo o presidente Uli Hoeness, é se tornar o clube com mais sócios em todo o planeta. O líder no quesito é o Benfica, com 224 mil.
- O clube está muito orgulhoso de ser capaz de ter um crescimento tão sensacional no número de sócios em apenas um ano. Se isso continuar, falta apenas um pequeno passo para nos tornarmos no maior clube do mundo em sócios - afirmou Hoeness.
Bayern de Munique torcida (Foto: Getty Images)Clube está perto de superar o Benfica, líder mundial com 224 mil associados (Foto: Getty Images)

Fla acerta com menino de 12 anos que recusou proposta do Barcelona

Aprovado, Cassiano disse não ao time de Messi para ficar perto da família e chega ao mirim: 'Será tratado como todos os outros', avisa dirigente

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
422 comentários
Não ao Barcelona. Sim ao Flamengo. Essa foi a opção do jovem Cassiano para sua carreira. Descoberto pelo clube de Messi através de vídeos na internet e chamado até de "menino prodígio que surpreende o Brasil" pelo jornal espanhol "Marca", o baiano de 12 anos foi até a Catalunha para período de testes. Aprovado, recusou ficar em "La Masia" por uma proposta que não incluía os custos da família (veja vídeo). Nesta quinta-feira, porém, o garoto definiu que seguirá o futuro no Rubro-Negro.

O caminho de Barcelona até o Ninho do Urubu contou com uma passagem ainda pelas Laranjeiras. A estrutura oferecida em Xerém, porém, o afastou do Fluminense, que também colocou em dúvida a estatura que Cassiano teria potencial para alcançar. No Rio de Janeiro já há mais de um mês, o menino começará a treinar na categoria mirim do Flamengo após realização de exames médicos. O "problema" da família ignorado pelo Barça foi resolvido, e o pequeno atacante já mora com pai, mãe e irmã em Vargem Grande, perto do CT.
Jovem Cassiano foi aprovado nas categorias de base do Barça (Foto: Reprodução SporTV)Cassiano durante os testes nas categorias de
base do Barcelona (Foto: Reprodução SporTV)
Coordenador das divisões de base do Fla, Marcos Biassoto confirmou ao GLOBOESPORTE.COM que Cassiano passará a defender o clube. Entretanto, tratou logo de tirar qualquer peso dos ombros do garoto por conta do histórico com o Barcelona e deixou claro que não há qualquer tipo de acordo ou tratamento diferenciado.

- Cassiano vai fazer exames cardiológicos, todos os outros necessários, e, quando tivermos o resultado, começará a treinar como qualquer outro menino da idade dele. É assim que encaramos, e que ele será tratado. Terá uma ajuda de custo igual a todos, lanchinho, uniforme, convênio odontológico...

O pai do garoto, Francisco Jesus, celebrou o acordo com o Flamengo e se mostrou empolgado com as condições apresentadas em conversa com Biassoto.
- Como pai, estou muito confortável e contente com o Flamengo. A conversa foi muito boa e estou confiante no futuro do meu filho. Será tratado como todos os outros meninos, e é melhor que seja assim.

No início do ano, ainda em Salvador, Cassiano recebeu a TV Globo para falar de sua passagem pelo Barcelona e abusou da personalidade ao definir seu estilo de jogo:

- Sou bem ousado. Gosto de ir para cima dos zagueiros e fazer gol.

Além de Fluminense e Barcelona, Grêmio e Vitória também teriam procurado a família de Cassiano. O Flamengo venceu a disputa.

Sochi inova: medalhas de ouro vão receber fragmentos de meteoritos

Peças serão entregues apenas aos vencedores do dia 15 de fevereiro, quando os russos lembram um ano do meteoro que caiu no país

Por GLOBOESPORTE.COM Sochi, Rússia
1 comentário
Os russos resolveram mesmo inovar nas Olimpíadas de Inverno que acontecem em Sochi, em 2014. Depois de anunciarem que a tocha olímpica será recebida por dois cosmonautas ainda em 2013, fazendo uma caminhada no espaço, a organização dos Jogos garantiu que algumas das medalhas de ouro entregues aos campeões olímpicos não serão "deste mundo". É que algumas receberão fragmentos de meteoritos em sua estrutura.
Medalha Bronze Olimpiadas de Inverno Sochi (Foto: AFP)Algumas das medalhas de Sochi 2014 terão fragmentos de meteoritos (Foto: AFP)
Só terão direito ao prêmio os atletas que ganharem ouro no dia 15 de fevereiro de 2014, de forma proposital, mesmo que não seja por um episódio positivo. Nesse mesmo dia, este ano, um meteoro atingiu a parte central da Rússia e feriu mais de mil pessoas.
- Nós vamos entregar as nossas medalhas a todos os atletas que irão ganhar o ouro nesse dia, porque tanto o meteorito quanto os Jogos Olímpicos são os eventos globais - disse o ministro da cultura Alexi Betekhtin, à rádio "R-Sport".
Medalha Bronze Olimpiadas de Inverno Sochi (Foto: AFP)Russos inovaram mais uma vez nas Olimpíadas de Inverno (Foto: AFP)
Atletas de sete eventos podem ser contemplados, entre eles os do esqui dos homens e o slalom. Os fragmentos dos meteoritos foram recolhidos por cientistas e são colocados nas medalhas de ouro criadas pela "Adamas", uma fábrica de joias de Moscou.
A rocha espacial de 11 toneladas entrou na atmosfera da terra com uma velocidade de quase 53 mil km/h, destruindo tudo o que passou pela sua frente, com a força de 30 bombas atômicas, causando quase US$ 30 milhões em danos (R$ 65 milhões).

Após título, Ronaldinho desabafa contra críticos: 'Me motivaram muito'

Um dia depois da inédita conquista pelo Galo, craque volta ao Twitter para agradecer torcida e responder contestações com troféu: 'Sempre acreditei'

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
43 comentários
Ronaldinho e Jô Atlético-MG Taça Libertadores (Foto: Reprodução/Twitter)Ronaldinho postou foto com o troféu: resposta aos
críticos do meia do Galo (Foto: Reprodução/Twitter)
A comemoração do Atlético-MG pelo inédito título da Libertadores continua, mas Ronaldinho Gaúcho deu uma pausa para voltar ao Twitter um dia depois da conquista. O motivo, agradecer o apoio da torcida e do clube, além de desabafar contra os críticos. Uma foto ao lado de Jô com o troféu da principal competição da América do Sul foi usada como resposta pelo craque para quem duvidava de seu futebol. Quando deixou o Flamengo de maneira conturbada, em maio do ano passado, enquetes mostravam a rejeição ao jogador entre torcedores de todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.
- Ontem foi uma das noites mais felizes da minha vida! Esse título vai para todos que acreditaram em mim, que me deram forças... Companheiros, comissão e, claro, para todos aqueles que duvidaram de mim e me deram como acabado. Saibam que todos vocês me motivaram muito - desabafou, completando com letras garrafais - Galo campeão da Libertadores!!! Eu sempre acreditei!!!
Ronaldinho agora faz parte do seleto grupo de jogadores que conquistaram torneios continentais tanto na Europa quanto na América do Sul. Ao lado de Dida, Cafu e Roque Júnior, ele se torna o quarto brasileiro a colecionar a Liga dos Campeões e a Libertadores.

A festa não tem fim: atleticanos celebram sem parar nas ruas de BH

Torcedores viram a noite e adentram a tarde de quinta-feira comemorando o título da Libertadores da América. Cidade tem buzinaço constante

Por Alexandre Alliatti Belo Horizonte
310 comentários
A impressão é de que nunca vai terminar. Que os atleticanos vão continuar comemorando para sempre, alheios ao tempo. Na tarde desta quinta-feira, centenas de torcedores do Galo tomavam a praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte, em celebração ao título da Libertadores da América. Muitos estão lá desde a noite anterior. Não há qualquer sinal de que a festa deles terminará em breve.
festa Atlético-MG torcida nas ruas (Foto: Alexandre Alliatti)Menino, com camisa e faixa de campeão, observa a festa na praça (Foto: Alexandre Alliatti)
Um bandeirão do Atlético foi colocado em cima do obelisco, monumento que homenageia a independência do Brasil. Torcedores se penduram nele, eufóricos. Até um troféu apareceu por ali para fazer as vezes de taça da Libertadores. A torcida, em cantorias, pede que o presidente do clube, Alexandre Kalil, mande cerveja para regar a comemoração.
festa Atlético-MG torcida nas ruas (Foto: Alexandre Alliatti)Torcida festeja com troféu (Foto: Alexandre Alliatti)
Ali está concentrado o maior contingente de atleticanos. Mas Belo Horizonte vive uma festa de ponta a ponta. O buzinaço toma todas as ruas, o tempo todo. A cada poucos segundos, fogos estouram. E são invariavelmente seguidos de um grito:
- Gaaaaaaaaaaaaaaaaaloooooooo.
São incontáveis as camisas alvinegras pelas ruas. É quase impossível olhar para algumas das vias mais movimentadas da cidade e não encontrar algumas delas. Torcedores também circulam com faixas no peito, com bonecos de galo na cabeça, com bandeiras. Muitos carros estão enfeitados.
A festa seguirá pelo menos até domingo. E aí a cidade vai parar outra vez. É dia de clássico contra o Cruzeiro.
festa Atlético-MG torcida nas ruas (Foto: Alexandre Alliatti)Bandeirão é colocado no obelisco da praça Sete de Setembro (Foto: Alexandre Alliatti)

Água no chope: título do Atlético-MG estraga festa pronta do Olimpia

Caminhão para desfile tinha foto do técnico e dos jogadores perfilados

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
242 comentários
Com o título inédito e a quebra de um tabu de 42 anos sem uma grande conquista, o Atlético-MG fez o Olimpia engolir as provocações feitas ao longo da última semana, sobretudo, do presidente Oscar Carísimo e do técnico ever Hugo Almeida.
Festa do Olimpia estava pronta (Foto: Radio Difusion SG)Festa do Olimpia pronta antes da hora acaba com apenas um participante (Foto: Radio Difusion SG)
Emm Assunção, um caminhão já estava preparado para a comemoração da equipe paraguaia. Na decoração, um imenso painel com o técnico Ever Hugo Almeida sorridente e com os quatro dedos expostos, em alusão ao possível quarto título do Olimpia na competição continental. Em segundo plano, os jogadores “campeões” perfilados.
Pouco antes da final, o presidente do Olimpia também fez o gesto com quatro dedos ao lado de Alexandre Kalil na coletiva de imprensa promovida pelo patrocinador da Libertadores.
  •  
Presidente do Olimpia provoca mostrando um quatro com as mãos (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Presidente do Olimpia provoca Kalil em coletiva na quarta-feira à tarde (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

Victor mostra 'amuleto' na final: a
bola da defesa contra o Tijuana

Goleiro do Atlético-MG deixa o Mineirão com a bola das quartas de
final nos braços, ao lado de troféu de melhor jogador da decisão

Por SporTV.com Belo Horizonte
38 comentários
Na campanha do título da Libertadores, o goleiro Victor foi decisivo na semifinal diante do Newell's Old Boys, quando pegou pênalti, e repetiu a dose diante do Olimpia, na final, mas foi um jogo pelas quartas de final que entrou para a história do jogador. Aos 46 minutos do segundo tempo do segundo jogo com o Tijuana, o time mexicano teve um pênalti para cobrar. O gol eliminaria o Galo, mas Victor defendeu a cobrança. Aquela bola virou amuleto e esteve presente no Mineirão na final desta quarta-feira.

- Acabou sendo uma espécie de amuleto pra gente depois daquele jogo, e a gente acabou carregando para os jogos, tem que valorizar aquilo que nos dá sorte. Não sei se foi isso o responsável (pelo título), mas tem um valor sentimental bastante grande essa bola - revelou o goleiro, em entrevista ao SporTV.
Mas não se faz um campeão só com sorte. Victor revela que estudou as poucas informações que tinha a respeito dos batedores do Olimpia. O arqueiro ressalta que entre os poucos pênaltis que pôde ver dos adversários estava um do zagueiro Miranda, justamente o jogador que viu o goleiro do Galo defender logo a primeira cobrança das penalidades.

- A gente procurou estudar os pontos fortes da equipe do Olimpia, as bolas paradas, aquilo que eles tinham de melhor. Não tínhamos muitas informações de cobradores de pênalti, mas coincidentemente o pênalti que peguei era de um jogador que eu tinha visto uma cobrança contra o Santa Fé. Ele acabou cobrando no meio naquela oportunidade e bateu no meio de novo. Resolvi esperar e fui feliz. A gente tenta analisar com o material que a gente tem, e mais uma vez foi bastante útil na hora de fazer a defesa.
Victor defesa pênalti jogo Atlético-MG contra Tijuana (Foto: Reuters)Victor defendeu pênalti aos 47 do segundo tempo e garantiu o Galo na semifinal (Foto: Reuters)
Para Victor, o Atlético-MG chegou mais inteiro emocionalmente para a decisão por pênaltis, já que tinha conseguido o placar que precisava no tempo normal, quando venceu por 2 a 0, mesmo resultado que o Olimpia tinha obtido no jogo de ida.
- Emocionalmente nossa equipe entrou mais forte para as cobranças de pênaltis, até pela reversão de um placar negativo que nós tínhamos. A equipe do Olimpia vinha muito confiante, até com certo menosprezo. A partir do momento que a gente conseguiu reverter e pegou a primeira cobrança, deu mais confiança  para a nossa equipe do que desestabilizou a deles. A gente tem que enaltecer o trabalho dos nossos cobradores de pênaltis, que bateram muito bem.

Além da bola que virou amuleto, Victor ganhou o troféu de melhor jogador da decisão, e promete guardar com muito carinho o prêmio.

- Com certeza vai ser guardado para o resto da minha vida na minha galeria de troféus em casa. Esse é meu, da minha família, um prêmio que coroa uma grande campanha que a gente fez, o meu trabalho também, tem que ser guardado com muito carinho na minha casa.
Victor troféu melhor goleiro liberadores atletico-mg (Foto: AFP)Victor fica com o prêmio de melhor jogador da decisão da Libertadores (Foto: AFP)

'Parecia um menininho', diz mulher de Oscar após encontro com o Papa

Cristina conta que o Mão Santa estava ansioso para ficar diante do pontífice e que foi um grande presente ter visto o marido ser abençoado

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
60 comentários
No momento em que pisou no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, todo elegante e com a boina que cobria a grande cicatriz na cabeça, Oscar Schmidt parecia ter pressa. Os olhos corriam o jardim e avistavam a sacada, onde o Papa Francisco abençoaria as bandeiras olímpica e paralímpica. A ansiedade não era comum. Aos olhos da mulher, Cristina, fez lembrar a de uma criança. Contava os minutos para estar na frente do pontífice. Quando o momento chegou, o Mão Santa se ajoelhou e recebeu a bênção que tanto sonhava. Pronto. A esperança de que vencerá a batalha contra um câncer no cérebro só fez aumentar.
- O Oscar é uma pessoa muito sensível. A gente nunca sabe como ele vai se comportar. Ele parecia um menininho mesmo. A ansiedade foi crescendo. Estava sempre perguntando: 'Que horas o Papa vai chegar?' O pessoal do cerimonial disse que que ele parecia uma criança. Quando o Papa chegou na frente dele, se emocionou muito. Aquilo é algo que não tem explicação. Foi um momento único - disse Cristina.
Papa Oscar benção visita Rio de Janeiro (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro)Papa Francisco coloca a mão sobre a cabeça do Mão Santa (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro)
E com a família ao lado. Os filhos Felipe e Stephanie também estavam lá e viram o pai se emocionar. Cristina considera o dia como um grande presente. A foto ganhará lugar de destaque na casa dos Schmidt. Aquela imagem ficará guardada também nas lembranças dos atletas que estiveram ao seu lado no salão.
Nunca pensei que fosse gostar tanto de um argentino"
Oscar
- Foi o momento mais forte quando o Papa colocou a mão na cabeça dele. Foi muito emocionante - disse Fabiana, central da seleção de vôlei.
Pouco antes de ser levado ao encontro do Papa, Oscar dizia que não pediria nada para ele e sim para o Brasil. Mas ao sentir a mão de Francisco tocando sua cabeça um pensamento foi verbalizado: "Se não curar agora, não cura mais", disse. 
- Quando me convidaram eu não acreditei! Pela primeira vez veria um Papa de perto. Não vou pedir nada para mim porque a minha vida foi muito boa. O país tem uma população muito sofrida e vive um momento político histórico. O Papa veio num momento muito bonito para o Brasil. A vinda dele é a cereja do bolo. Ele é lindo. Nunca pensei que fosse gostar tanto de um argentino - riu.
Ali perto do Mão Santa, um outro cestinha também aumentava a torcida pela recuperação do ídolo. Entre os pedidos de saúde e paz, o ala-armador do Flamengo Marcelinho Machado também pedia por Oscar. Na temporada passada, o capitão rubro-negro sofreu uma lesão no joelho no primeiro jogo do NBB e não pôde ajudar os companheiros na campanha do título. Para ele, foi um privilégio estar entre os atletas convidados.
- Eu já tinha visto o Bento XVI na benção do Ângelus, quando viajei para a Itália com minha esposa. Estou muito feliz. Acho também que foi uma bênção para o Oscar estar aqui. Ele é um cara muito querido. Uma pessoa que sempre pregou o bem. E acho que ele conta com as orações de todo o Brasil - afirmou.
zico, oscar, fabi, lars grael, elano papa rio de janeiro (Foto: Reprodução/Instagram)Oscar ao lado de Parreira, Elano, Zico, Fabi, Fabiana e Lars Grael (Foto: Reprodução/Instagram)
 

Adalberto entrega carta de demissão e não é mais diretor do São Paulo

Dirigente era criticado por conta da fase ruim do time, por ter bancado Ney Franco após queda na Libertadores e por bater de frente com Ceni

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
798 comentários
Adalberto Baptista não é mais o diretor de futebol do São Paulo. O dirigente pediu desligamento da função nesta quinta-feira, um dia após a oitava derrota consecutiva da equipe no Campeonato Brasileiro, para o Internacional, no Morumbi. Ele estava na função desde maio de 2011. Nesse período, o São Paulo conquistou a Copa Sul-Americana de 2012, mas falhou em diversos momentos decisivos, irritando o torcedor. Adalberto se despediu do elenco numa reunião em uma das salas do CT da Barra Funda, na tarde desta quinta. Ele ainda passou pelo campo, onde o presidente Juvenal Juvêncio e alguns conselheiros acompanhavam o treinamento.
Adalberto Baptista São Paulo diretor (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)Adalberto Baptista (de pé) deixa o treino desta quinta, que contou com a presença do presidente Juvenal Juvêncio e alguns conselheiros  (Foto: Márcio Fernandes / Agência Estado)
A notícia da saída de Adalberto pega a muitos de surpresa, já que ele seria o chefe da delegação são-paulina durante a excursão que se inicia na segunda-feira, pela Europa e Japão.
Adalberto vinha sendo criticado há meses, por conta da péssima fase do time e por ter batido de frente com Rogério Ceni. O dirigente também era questionado por bancar Ney Franco como treinador, apesar da grande insatisfação, inclusive por parte de alguns atletas, com o trabalho do profissional. Foi Adalberto também quem demitiu o fsioterapeuta Luiz Rosan, um dos mais prestigiados do país, em decisão amplamente questionada à epoca.
Juvenal procura agora um gestor remunerado para ser elo entre diretoria e elenco
Com a saída de Adalberto, o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, responderá integralmente pelo departamento de forma interina - o presidente Juvenal Juvêncio deverá buscar um substituto para o posto vago. Marcos Tadeu reassume a função de diretor das categorias de futebol de base.
O São Paulo corre atrás agora de um gestor remunerado para ser o elo entre a diretoria e o elenco. Marco Aurélio Cunha foi o último a ocupar o cargo de superintendente e, agora, surge como o grande opositor para a eleição de abril de 2014.
Ascensão e queda
Ex-diretor de marketing, Adalberto Baptista assumiu o departamento de futebol no dia 18 de maio de 2011. Na época, era a grande esperança do presidente Juvenal Juvêncio, já que teve participação direta na contratação do atacante Luis Fabiano, que jogava no Sevilla. Com o status de ótimo negociador, ele seguiu crescendo cada vez mais, enquanto outros membros da diretoria, como o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, perderam espaço. Adalberto chefiava a delegação em todas as viagens da equipe e nenhum jogador era contratado ou vendido sem o seu aval. Foi ele o principal responsável pela contratação de Ney Franco no ano passado.
Com o time campeão da Copa Sul-Americana no final do ano, Adalberto fechou a temporada em alta. Ele começou a se desgastar no início de 2013, quando o time montado não rendeu o esperado dentro de campo. Inclusive, no dia em que o São Paulo perdeu para o Strongest por 4 a 3, na Bolívia, pela Taça Libertadores, o dirigente estava na Europa se preparando para disputar uma etapa da Copa Porsche. Isso rendeu muitas críticas dos jogadores e de conselheiros ligados a Juvenal Juvêncio que, na ocasião, alegou que a liberação do dirigente estava definida desde o começo do ano.
Polêmica com Rogério Ceni foi determinante para a saída
De lá para cá, a situação foi apenas piorando. Como o time caiu na Taça Libertadores da América e foi eliminado na semifinal do Paulistão, a pressão da torcida cresceu muito. Adalberto foi ficando cada vez mais isolado, e só se segurava no cargo porque tinha a simpatia de Juvenal Juvêncio. Ele tentou até o último instante segurar Ney Franco no cargo, o que não foi possível. O que foi decisivo para a sua saída foi a polêmica com Rogério Ceni.
Depois de o capitão afirmar que o time estava “parado no tempo”, Adalberto rebateu as críticas, avisando que o goleiro estava falhando muito porque jogava sem estar no melhor de suas condições e "em vias de se aposentar". Apesar de ter pedido desculpas para o elenco em reunião ocorrida durante a semana, o clima ficou insustentável para o dirigente, que entregou a carta de demissão nesta quinta-feira.
Confira abaixo a nota publicada pelo São Paulo em seu site oficial:
A diretoria do São Paulo Futebol Clube recebeu na tarde desta quinta-feira (25), do Dr. Adalberto D. Baptista, o pedido de desligamento do cargo de Diretor de Futebol Profissional e de Base, em caráter pessoal e irrevogável.
O São Paulo FC lamenta profundamente o pedido e agradece o trabalho e a dedicação do Dr. Adalberto Baptista, que prestou relevantes serviços a nossa instituição. Durante o período em que esteve a frente da diretoria, estrelas do nosso futebol foram incorporadas ao elenco, nos sagramos campeões da Copa Sul-Americana e a vaga para a Libertadores 2013 foi conquistada.
O vice-presidente de futebol Dr. Joao Paulo de Jesus Lopes, responderá interinamente pelas funções da diretoria de futebol do clube, enquanto o sr. Marcos Tadeu reassume a função de diretor das categorias de futebol de base.

De renegados a ídolos: a redenção de Cuca, R10, Jô e cia. no Atlético-MG

Com criatividade e de forma cirúrgica, presidente do Galo contrata atletas desacreditados e conquista maior título da história centenária do clube

Por Rodrigo Fuscaldi e Gabriel Duarte Belo Horizonte
166 comentários
Foi espetacular. Do jeito que a torcida do Atlético-MG se acostumou durante toda a disputa da Taça Libertadores. Contra o Olimpia, do Paraguai, na noite dessa quarta-feira, o Galo teve que se desdobrar em campo, reverter um placar adverso de 2 a 0 - resultado da primeira partida no Defensores del Chaco, em Assunção - passar por uma desgastante prorrogação e ser perfeito nas penalidades máximas (veja o vídeo ao lado). No fim, o título marcou a volta por cima de Cuca e jogadores do elenco.

A conquista da competição internacional selou a entrada definitiva de vários atletas na história do clube, como o goleiro Victor, herói das quartas, semifinais e finais da Libertadores. Nas três etapas, foram defesas de pênaltis que garantiram as vitórias. O arqueiro alvinegro, sem dúvida, foi o maior nome da conquista da Libertadores. Chamado de “santo”, ele já está na lista de maiores jogadores que vestiram o uniforme alvinegro.
O título também sacramentou a ascensão de vários outros atletas. Marcos Rocha, Junior Cesar, Pierre, Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Jô passaram por dificuldades ou chegaram ao Atlético-MG sob desconfiança da torcida. Agora, depois de serem crucificados, comemoram a redenção.
O craque renascido
Cuca e Ronaldinho Libertadores festa Atlético-MG (Foto: Reuters)Cuca e Ronaldinho Gaúcho comemoram título
da Libertadores (Foto: Reuters)
Maestro da equipe alvinegra, Ronaldinho Gaúcho foi contratado em um momento conturbado da carreira. No Flamengo, não conseguiu emplacar grandes atuações, e se envolveu em inúmeros problemas extracampo, que atrapalharam seu desempenho.
No Atlético-MG, desde o início do Campeonato Brasileiro de 2012, o jogador encontrou a tranquilidade necessária. E também o melhor futebol. Na campanha do vice-campeonato nacional, foi um dos principais atletas. Agora, na Libertadores, não foi diferente e voltou a atuar como no começo de carreira, quando encantava os amantes do futebol.
- Não era time de jogadores renegados? Fala agora! Fala agora! - desabafou R10, logo após o título.
Jô viveu situação parecida à do companheiro e também chegou ao Atlético-MG em baixa. Com atuações irregulares e questionamentos pela vida fora das quatro linhas no Internacional, o jogador foi negociado e, sob o comando de Cuca, voltou a ter boas apresentações, como na época de Corinthians.
O atacante chegou a jogar no futebol europeu, teve atuações razoáveis no Everton e também vestiu a camisa do Manchester City, ambos da Inglaterra. Mas foi no Atlético-MG que voltou a brilhar. Em grande fase, Jô terminou como artilheiro da Libertadores, com sete gols.
- Renegados é uma palavra muito forte. Seria mais desacreditados. Falavam que, por onde eu passei, não fiz nada, mas fui campeão, artilheiro. Tive humildade, e ele também teve. O Ronaldinho não tem mais o que provar, tem total condição de voltar à Seleção - declarou Jô, em entrevista ao "Arena SporTV".
De moedas de troca a peças imprescindíveis
Revelados pelo Atlético-MG, o lateral-direito Marcos Rocha e o meia Bernard iniciaram a carreira já desacreditados. Quando subiu aos profissionais, o camisa 2 atleticano chegou a ter oportunidades como titular, mas não agradou. Criticado pela torcida, foi emprestado ao Uberlândia e ao CRB. Além disso, passou por Ponte Preta e América-MG. E foi no Coelho que conseguiu se destacar e retornar ao Galo.
Bernard, Atlético-MG x Olimpia (Foto: Alexandre Rezende)Bernard quase foi dispensado da base do Atlético-MG (Foto: Alexandre Rezende / Globoesporte.com)
Marcos Rocha voltou ao Atlético-MG em 2012, após ser escolhido o melhor lateral do Campeonato Brasileiro da Série B, ainda pelo América-MG. Logo, tornou-se titular no time de Cuca.
A mesma situação viveu Bernard. Quem não conhece a história do atacante, hoje pretendido por diversos clubes da Europa e candidato a disputar a próxima Copa do Mundo, não sabe que, no começo da carreira, o jogador chegou a ser emprestado ao pequeno Democrata, de Sete Lagoas, na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro. Franzino, por pouco, não foi dispensado das categorias de base do clube.
Time montado de forma cirúrgica
Diego Tardelli Atlético-MG final Olimpia Libertadores (Foto: Reuters)Diego Tardelli se confirmou como a cereja do bolo
do elenco atleticano (Foto: Reuters)
Com problemas em algumas posições específicas, o presidente Alexandre Kalil fez contratações cirúrgicas. E se virou, com criatividade, para encontrar soluções. O volante Pierre, por exemplo, que se encaixou como uma luva no meio-campo alvinegro, foi envolvido em uma troca com o meia Daniel Carvalho, que foi para o Palmeiras.
Outro lateral, Junior Cesar, também chegou ao Atlético-MG, após período de baixa no Flamengo, onde perdera a titularidade e ficou sem espaço.
Richarlyson, titular até o primeiro jogo da decisão, saiu do São Paulo sem deixar saudades. Agregador, cumpriu bem o papel no Galo.
Sem falar em Leonardo Silva, que chegou ao clube alvinegro com uma grave lesão. O zagueiro, ex-Cruzeiro, trocou de camisa sob a alegação de que não teria sido valorizado na Toca da Raposa II. No Galo, com gols e ótima presença na defesa, se destacou muito. Na final nessa quarta-feira, ele fez o segundo gol e teve bela atuação.
Por fim, Diego Tardelli, a cereja do bolo. Chamado assim pelo presidente Alexandre Kalil, o atacante, atleticano confesso, retornou ao clube, depois de passagens pelo futebol da Rússia e do Catar. Artilheiro e muito identificado com a torcida alvinegra, Tardelli estreou na primeira partida do Galo na Libertadores, contra o São Paulo, no Independência. Com ele no time, o Atlético-MG ganhou velocidade incrível, alternativas de ataque e, principalmente, muito talento.
O 'dono' do esquadrão
Para comandar uma equipe de jogadores em busca de um recomeço, nada melhor que um treinador também com essas características. Cuca sempre conseguiu bons trabalhos, mas não dava sorte na hora de decidir. Tanto que, em toda a carreira de técnico, havia conquistado apenas títulos estaduais. Agora, com o título da Taça Libertadores no bolso, o comandante alvinegro passa a outro patamar, o de um técnico de primeira linha do futebol brasileiro (veja o vídeo ao lado).
O comentarista da TV Globo Minas, Bob Faria, entende que o mais importante de tudo foi a contratação e a manutenção de Cuca, que, quando chegou ao Galo, perdeu seis jogos seguidos e, mesmo assim, foi mantido no cargo.
- Esse foi o grande mérito do Kalil. Manter o treinador, que tinha um projeto definido. Com ele, os jogadores se comprometeram. Cuca é reconhecidamente um treinador que monta bons times. Foi assim no Goiás, no São Paulo, no Cruzeiro. É o grande nome da conquista atleticana. Montou um esquema para privilegiar o jogo de Ronaldinho Gaúcho.
Veja os vídeos do Atlético-MG