sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vasco anuncia acerto com Pipico

Ex-atacante do Macaé assina contrato com time da Colina até o fim do ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
39 comentários
O Vasco anunciou, no início da tarde desta sexta-feira, a contratação do atacante Pipico, de 27 anos, até o dia 31 de dezembro. Em um primeiro contato, jogador e clube chegaram a falar em contrato de dois anos. Ex-Macaé, Pipico esteve em São Januário nessa quinta-feira, quando teve uma longa conversa com o diretor executivo de futebol, Daniel Freitas. O jogador já passou por exames médicos e vestiu a camisa do Vasco para foto oficial.
Em sua primeira entrevista como jogador do Gigante da Colina, Pipico não escondeu a alegria por defender uma grande equipe pela primeira vez.
- Chegou a minha hora. Estou vivendo um momento único na carreira. Venho buscando essa oportunidade há um bom tempo. Fico feliz de estar aqui no Vasco. Espero dar continuidade ao meu trabalho fazendo gols e dando passes para os meus companheiros - disse ao site oficial do Vasco.
Pipico, reforço do Vasco. (Foto: Gustavo Guimarães / Vasco.com.br)Pipico, reforço do Vasco. (Foto: Gustavo Guimarães / Vasco.com.br)

Pipico fez seis gols pelo Macaé no Carioca deste ano. Ele ganhou destaque no cenário estadual atuando pelo Bangu no ano passado e chegou a ser analisado pelo então técnico Ricardo Gomes.
O atacante ainda não teve contato com os companheiros, mas fez questão de ressaltar a felicidade de atuar no mesmo grupo de jogadores consagrados como Juninho Pernambucano e Felipe, por exemplo.
- Jogar ao lado de grandes jogadores, que já ganharam muita coisa no futebol, atuaram pela Seleção Brasileira, me deixa muito contente. Agora espero poder ajudar esse grupo a conquistar ainda mais títulos para o Vasco - concluiu.
Confira a ficha do reforço do Vasco:
Nome: Wesley Henrique Lima Silva
Idade: 27 anos
Clubes: Floresta (RJ), Cabrofriense, Bangu e Macaé

Carlos Alberto entra na lista, e Dedé será mantido na Libertadores

Técnico Cristóvão Borges confirma inscrição do meia e garante confiar na recuperação do zagueiro para as oitavas de final

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
7 comentários
Carlos Alberto vasco treino (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Carlos Alberto é novidade na Libertadores
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Carlos Alberto voltou para reforçar o Vasco não apenas na reta final do Campeonato Carioca. Ele estará no elenco que vai disputar as oitavas de final da Libertadores, contra o Lanus, da Argentina, nos dias 2 e 9 de maio. O técnico Cristóvão Borges confirmou que o meia, recentemente reintegrado ao elenco, será inscrito na segunda fase da competição continental. Ele deverá entrar na vaga de Bernardo – emprestado ao Santos – e, portanto, vestir a camisa 20.
O Vasco ainda tem direito a fazer outras duas alterações na lista de 25 jogadores para a Libertadores. No entanto, um dos nomes excluídos não será Dedé. Mesmo com o zagueiro ainda tendo risco de não disputar a primeira partida das oitavas, por conta de um edema ósseo na perna direita, Cristóvão garante confiar na recuperação daquele que é considerado um dos principais jogadores do time. De acordo com o departamento médico, ele ainda necessita de duas semanas para voltar.
- O Dedé vai continuar porque apostamos na recuperação dele. Por isso, não pensamos em inscrever outro zagueiro nas oitavas - afirmou o treinador.
O recém-contratado Pipico pode entrar no lugar de Carlos Tenorio, que sofreu ruptura do tendão de Aquiles do pé direito e volta apenas no segundo semestre. Outro candidado a figurar na Libertadores é o lateral-esquerdo Dieyson.
- Ainda estou pensando sobre as outras vagas, mas os dois têm chance - disse Cristóvão.

No Vasco, Diego Souza vira carrasco com sequência de gols no Flamengo

Após passar em branco defendendo três clubes, camisa 10 se destaca marcando nos últimos três jogos contra o Rubro-Negro

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
15 comentários
Neste domingo, Diego Souza disputará seu quinto clássico contra o Flamengo vestindo a camisa do Vasco. Mesmo assim, pode dizer que tem o nome na história recente do duelo. Ele marcou gols nas últimas três partidas entre os dois times, e a absolvição no julgamento realizado na última quarta-feira confirma sua presença em campo para mais um desafio, desta vez pela semifinal da Taça Rio, neste domingo, no Engenhão.
O curioso é que, até chegar ao Vasco, ainda no primeiro semestre do ano passado, Diego Souza havia marcado apenas um gol em dez partidas disputadas contra o Flamengo. Foi na vitória por 2 a 1 do Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro de 2009. Ele passou em branco quando encarou o Rubro-Negro defendendo Fluminense, Grêmio e Atlético-MG.
diego souza flamengo x vasco   (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Diego Souza comemora gol da vitória do Vasco sobre o Flamengo pela semifinal da Taça Guanabara (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Diego Souza tem um histórico que pode ser razoável no que se refere aos seus duelos contra o Flamengo. Foram 15 partidas, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o que representa um aproveitamento de 53%. Pelo Vasco, o meia marcou três dos quatro gols da equipe nos últimos cinco confrontos com o rival.
A sequência positiva de Diego Souza pelo Vasco iniciou na última rodada do Brasileirão de 2011. Foi do camisa 10 o gol que abriu o placar na partida que poderia dar o título nacional ao Vasco. No entanto, o empate do Flamengo – determinando o placar de 1 a 1 – somado ao empate do Corinthians com o Palmeiras, deixou a equipe na segunda posição na tabela.
Na semifinal da Taça Guanabara de 2012, o meia brilhou. Depois de o Vasco sair perdendo o clássico, com gol marcado por Vagner Love, Alecsandro empatou ainda no primeiro tempo. Então, Diego Souza apareceu aos 32 minutos do segundo tempo e, de cabeça, deu a vitória à equipe, garantindo a classificação para a decisão contra o Fluminense.
No último clássico, Diego Souza não precisou de muito tempo para deixar sua marca. Depois de começar no banco de reservas, ele entrou em campo no intervalo e empatou a partida para o Vasco aos cinco minutos da segunda etapa. Entretanto, a equipe deixou o campo derrotada por 2 a 1, sofrendo um gol de pênalti aos 47 minutos.
Pelo Vasco, nas únicas duas vezes em que Diego Souza não marcou gols diante do Flamengo, as partidas terminaram 0 a 0. Elas aconteceram na final da Taça Rio e no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2011.

TJD-RJ concede efeito suspensivo
a quarteto, que pode encarar o Fla

Rodolfo, Fellipe Bastos, Fagner e Eduardo Costa estão liberados para
jogar a semifinal deste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Confusão Vasco x Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Atletas se envolveram em confusão no último clássico
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O TJD-RJ concedeu o efeito suspensivo, nesta sexta-feira, aos quatro jogadores do Vasco punidos em julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, na última quarta e, com isso, o técnico Cristóvão Borges pode escalar Rodolfo, Fellipe Bastos, Fagner e Eduardo Costa no clássico contra o Flamengo, neste domingo, pela semifinal da Taça Rio.
- Está concedido o efeito suspensivo e eles podem jogar sem qualquer receio de punição neste domingo. Os quatro estão liberados – disse o vice presidente jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol.
O Vasco entrou também com o recurso das punições sofridas pelos quatro jogadores e pelo diretor executivo Daniel Freitas. O novo julgamento, entretanto, ainda não tem data para acontecer. Caso o clube avance no Estadual, pode perder alguns jogadores na sequência da competição caso as penas sejam mantidas.
Em julgamento em primeira instância, Eduardo Costa e Rodolfo foram suspensos por oito jogos. Já Fagner e Fellipe Bastos pegaram seis partidas de gancho. Com o efeito suspensivo, eles têm totais condições de jogo até que o caso seja julgado pelo Pleno do TJD-RJ. A previsão é de que isto aconteça no início de maio.
Entenda o caso
Após o último clássico contra o Flamengo, os jogadores do Vasco contestaram a atuação do árbitro Wagner dos Santos Rosa, reclamando de um pênalti e de algumas faltas não marcadas durante a partida. Na súmula, o juiz relatou supostos xingamentos e tentativas de agressão por parte de atletas cruz-maltinos. Além disso, o presidente Roberto Dinamite queixou-se do juiz e disse que o Vasco "foi roubado". Baseada na súmula, a procuradoria do TJD-RJ incialmente denunciou os quatro vascaínos mais Diego Souza, além do presidente Roberto Dinamite e do diretor Daniel Freitas. Diego Souza e Dinamite escaparam de punições, e Daniel Freitas foi suspenso por 30 dias e condenado a pagar uma multa. O caso de Daniel será reavaliado juntamente com os demais envolvidos.

Após punição do MP, garotos da base almoçam no restaurante do clube

Vice-presidente geral diz que local é um paliativo. Refeitório que servia
aos jovens foi fechado por não apresentar condições mínimas de higiene

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
7 comentários
Uma das determinações do Ministério Público acatadas pela Vara da infância, juventude e idoso nesta quinta-feira foi o fechamento do refeitório que servia às categorias de base do Vasco. Tal exigência foi feita por conta da falta de higiene do local e do mau armazenamento dos alimentos. O clube tinha cinco dias para resolver o problema sob pena de ter que pagar R$ 30 mil por dia de descumprimento da sentença, que passa a valer a partir de terça-feira. Por isso, a diretoria já se adiantou e nesta sexta-feira liberou o almoço para as crianças e os adolescentes no restaurante que fica em São Januário. Todos tinham o direito de comer o que entendessem e podiam beber um copo de guaraná natural.
Garotos da base do Vasco no restaurante (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Garotos do Vasco almoçam nesta sexta em São Januário (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
A situação acabou gerando um “engarrafamento” no restaurante, que costuma ter grande movimentação na hora do almoço. Os jovens aproveitaram para se alimentar bem e na maioria dos pratos se via comida transbordando. A seção de carnes foi a mais disputada pelos garotos.
- Essa é a alternativa que no momento nos restou. O novo restaurante está ficando pronto. Isso é um paliativo. A gente não quer confronto com as autoridades. O novo restaurante está demorando um pouco mais do que se pensava para ficar pronto. Mas obra é assim mesmo. O retoque final é sempre mais complicado - afirmou Antônio Peralta, vice-presidente geral do clube, que está à frente de todo o processo envolvendo as categorias de base.
Além do fechamento do refeitório, o Ministério Público proibiu o Vasco de usar o centro de treinamento de Itaguaí por o considerar demasiado longe do Rio de Janeiro. O MP também proibiu o ônibus que fazia o transporte das crianças de circular. Há ainda outras exigências, como a melhoria dos alojamentos, onde há garotos dormindo em camas sem estrado e a maioria não tem armário para guardar seus pertences. O número de banheiros e a falta de água potável para beber são outros quesitos que o clube tem que resolver de imediato.

Vasco usa bom humor em resposta a Love: 'Gostamos mais do que ele'

Felipe e Cristóvão lembram importância de a equipe ter força máxima em clássico contra o Flamengo, neste domingo

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
73 comentários
Foi com bom humor que o Vasco reagiu às palavras de Vagner Love, que na última quinta-feira disse ter gostado de ver o Flamengo enfrentar um rival completo neste domingo. Segundo ele, assim, os cruz-maltinos não teriam desculpas, caso percam. Em São Januário, o grupo deu respostas bem parecidas ao comentar o que poderia ser entendido como provocação.
- Também gostei. Gostei até mais do que ele porque o time está completo, e num clássico como esse a gente precisa de todo mundo - disse o meio-campo Felipe.
O técnico Cristóvão Borges seguiu a linha do jogador e ainda garantiu que frases como a do atacante não mexem com o lado emocional do grupo vascaíno.
- Eu adorei. Aposto que ele não gostou mais do que eu. Essas palavras são irrelevantes para nós, porque o clássico, por si só, nos motiva. Qualquer coisa desse tipo acaba ficando menor - explicou.
 

Seguro da recuperação, Tenorio fala em pagar com gols 'dívida' no Vasco

Equatoriano, que vai diariamente ao clube para sessões de fisioterapia, recorda o sofrimento ao receber notícia da lesão, mas esbanja otimismo

Por Mariana Kneipp e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
13 comentários
A bola balançou a rede na estreia do Equador contra a Polônia na Copa do Mundo de 2006, e um famoso narrador do país sul-americano improvisou: "Nada pode parar o Demolidor". A origem do apelido de Carlos Tenorio nunca teve tanto sentido. Todos os dias, ele vai a São Januário para as sessões de fisioterapia. A muleta para amparar a perna direita, cujo tendão de Aquiles foi operado há pouco mais de um mês, quase desaparece com a força que o atacante passa a quem estiver ao lado e o sorriso de confiança de quem em breve estará de volta aos gramados. Bom humor é a marca registrada desse equatoriano, que não se intimida com o que a vida lhe apresenta. Lesão no terceiro jogo pelo Vasco e afastamento dos gramados por cerca de seis meses.  Seria a "Maldição da camisa 11", que não deu sorte para nenhum jogador desde que voltou após ser aposentada por Romário? Apenas vírgulas na história que Tenorio quer contar na Colina.
carlos tenorio vasco (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)Tenorio, o Demolidor, quer ser gigante como o Vasco (Foto: Mariana Kneipp / Globoesporte.com)
- Quero fazer meu próprio nome. Não sou supersticioso. Na vida, acontece o que tem que acontecer. Essa coisa de maldição é inventada, depende da personalidade de cada um. Não vai me fazer mudar nada. A camisa 11 vai voltar. Não sei se vou ser artilheiro, mas vou trabalhar para ganhar títulos com a equipe. Estou em dívida com o Vasco hoje em dia, sem ter jogado, por uma coisa que nunca passei, e senti aqui. O apoio e carinho que recebi foram impressionantes. A única forma que posso pagar é com gols - garantiu o atacante.
No momento da lesão, deu a sensação de querer parar de jogar futebol"
Com origem em uma família de 23 irmãos, Tenorio lembra que nada foi fácil em sua carreira. O futebol começou em sua vida tarde, só aos 21 anos, quando, depois de se destacar nas peladas da cidade, resolveu bater na porta da LDU para fazer um teste. Pouco tempo depois, eram representantes da equipe equatoriana que chegavam a Esmeraldas, a cerca de 125km de Quito, para procurar aquele "menino forte". Os trabalhos de bico como mecânico industrial e ajudante no mercado de mariscos ficaram de lado, e a bola preencheu o espaço que faltava.
- Não passei pela base, tive que jogar direto na equipe profissional, mas fui muito bem. Os dois primeiros anos foram complicados porque tinha muitas coisas a favor, mas outras tantas em desvantagem. Era muito veloz, forte, mas não tinha o que se aprende nas categorias de base, como os fundamentos. Eles me apresentaram uma oportunidade, e eu sabia que era ela que poderia mudar a minha vida. Não podia deixar passar - lembrou o atacante, hoje com 32 anos, acrescentando que ficava horas depois dos treinos no gramado para compensar o tempo perdido na adolescência.
O esforço valeu a pena. Depois de dois anos na segunda divisão equatoriana com a LDU e a convocação para a Copa do Mundo de 2002, Tenorio deixou o país em direção ao mundo árabe. Jogou no Al-Nasr, onde conheceu Felipe, hoje novamente companheiro de equipe. O meia falava sobre as lembranças do Vasco e a vontade de voltar à Colina, o que despertou a curiosidade do Demolidor.
- Felipe me mostrava jogos contra o Flamengo. Dizia que o Vasco era o time do coração dele, onde começou. Falou coisas maravilhosas. O Vasco é uma equipe de muita trajetória, onde jogaram muitos jogadores que estão na história mundial, como Romário, Edmundo, o presidente do clube, senhor Roberto Dinamite. Hoje em dia, fazer parte do Vasco é satisfatório para qualquer jogador.
Demolidor pensou em aposentadoria
A trajetória pelo Cruz-Maltino, porém, teve um percalço logo no início. Em seu terceiro jogo, contra o Olaria, pelo Carioca, Tenorio subiu para cabecear uma bola na área, e ao cair, rompeu por completo o tendão de Aquiles do pé direito. No dia seguinte, houve a necessidade de uma cirurgia, e a previsão de seis meses longe dos gramados foi comunicada pelo médico do Vasco, Dr. Alexandre Campello.
- No momento em que acontece, a primeira coisa que se pensa é que o médico vai dizer que é uma lesão de uma semana, ou coisa assim. Nunca se imagina que vá ser uma lesão que pode te deixar muito tempo fora. Quando ele (Campello) chegou e se deu conta que era algo no tendão de Aquiles, foi um momento em que pensei: 'Não pode ser'. Foi complicado - lembrou.
A frustração de deixar o campo logo após ter marcado o primeiro gol com a camisa do Vasco foi tão grande que Tenorio chegou a pensar em aposentadoria.
- No momento, deu a sensação de querer parar de jogar. Justo quando eu volto (do mundo árabe), que quero mudar de ares, chego em um futebol no qual sempre quis estar, acontece isso? Aí, você pensa: 'Será que chegou a minha hora de parar de jogar futebol?' Mas, à medida que vai passando o tempo, vai vendo que não é assim. Os companheiros daqui me apoiaram, a família também. Os problemas precisam ser vencidos. Sempre fui muito otimista. Sei que podem passar seis, sete meses, mas vou retornar, voltarei à forma e ficarei bem. A vida me ensinou muito. Se essa fosse a primeira vez, era mais complicado, mas já tive uma lesão de ligamento cruzado. Então, eu sei que posso me recuperar - garantiu.
Tenório (Foto: Twitter / assessor Flavio Dias)Tenorio usa um calçado especial na recuperação
(Foto: Twitter / assessor Flavio Dias)
Tenorio foi operado no início de março. A recuperação ainda está na fase da fisioterapia. Em cerca de três meses, o atacante já deve pode voltar aos treinos. Por enquanto, anda de muletas e usa um calçado especial, desenvolvido a pedido do Dr. Campello, para não forçar o tendão de Aquiles. A ajuda do médico foi essencial para a mudança de postura do jogador.
- Tenho muita confiança nele, foi uma pessoa que me motivou muito, para eu realizar a operação e continuar. No momento em que me tiraram o gesso, que vi os meus pés, sabia que poderia voltar a jogar. Entrei na fisioterapia e ouvi que podia ficar tranquilo, que ia ficar bem. Esse foi o momento que a confiança voltou - disse.
A personalidade positiva também ajudou. Tenorio lembra que não precisou da ajuda da psicóloga do clube e que buscou apoio apenas na família.
- Ao passar do tempo, um profissional de futebol precisa se preparar para isso. A realidade da vida. Não é toda lesão que vai estragar o seu momento. Os psicólogos passam a ser seus filhos. A confiança e o apoio que eles dão já são suficientes para relaxar e pensar em outra coisa.
A família Tenorio já está adaptada ao Rio de Janeiro. Os filhos Dianne e Justin, de 7 e 2 anos, estão na escola para aprender a falar e escrever em português. O mais velho já fala inglês, pois aprendeu nos Emirados Árabes, e espanhol. Casado há oito anos, o atacante começou a namorar a atual esposa quando tinha 17 anos.
Ronaldo como exemplo e alerta a Adriano
tenorio felipe olaria x vasco (Foto: Cezar Loureiro/Globo)Tenorio comemora primeiro gol pelo Vasco com o
amigo Felipe (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
Para Tenorio, se não fosse a presença da família ao seu lado, a recuperação teria sido mais difícil. Mas ele acredita que a força principal vem de dentro. Por isso, usa exemplos da superação de Ronaldo, que também passou por graves lesões na carreira, e até mesmo de Adriano, atualmente com o mesmo problema no tendão de Aquiles.
- Ronaldo pode ser referência para mim ou para qualquer jogador de como saber vencer. Parar de jogar futebol não é uma questão econômica, é deixar o que gosta. Ronaldo é um exemplo. Quanto ao Adriano, depende só dele. Já voltou a jogar, sabe que pode. Eu venho todos os dias à fisioterapia, mas, se não mostro essa vontade, não vai solucionar nada. Os médicos estão aí para ajudar um pouco, mas 80% dependem da pessoa. Para voltar a jogar ou ter uma vida normal. Não quero estar com muletas toda a vida, para meus filhos me verem assim. Há muitas coisas para se motivar na vida - garantiu.
Fora da seleção equatoriana por vontade própria, Tenorio diz que ficará apenas assistindo à Copa de 2014. O motivo da saída da equipe nacional não teve a ver com discussões, mas sim com a vontade de ajudar a evolução do futebol no país.
- Eu renunciei à seleção há mais de um ano, por vontade própria. Muitas viagens. Sempre me disseram que eu estava louco, mas a vida não é o que as pessoas pensam. Tem muitos jovens que merecem oportunidades. Se eu continuasse, não viriam outros. Queria que o Equador evoluísse.
Apesar de não pensar mais em vestir o uniforme da seleção, Tenorio ainda tem sonhos, e todos estão na Colina.
- Quero recuperar-me e ser campeão. Hoje estou muito agradecido. E, se amanhã tiver que deixar a equipe, o Vasco vai ser um time que vou ter uma lembrança muito especial, que vai permanecer por toda a minha vida.
 

Com histórico de polêmicas, Cruzeiro e Vôlei Futuro buscam primeiro título

Confrontos têm sido marcados por confusões. Neste sábado, os times se enfrentam na final da Superliga, em São Bernado do Campo, às 10h

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP
6 comentários
Se não chega a ser um clássico, o duelo entre Vôlei Futuro e Cruzeiro ganhou os contornos das maiores rivalidades das quadras do país. Polêmicas, acusações e um histórico de problemas marcaram o confronto em pouco mais de um ano, desde a semifinal da edição passada da Superliga. No primeiro jogo daquela série, o central Michael foi alvo de ofensas homofóbicas da torcida mineira. O episódio marcou o início de uma batalha que ultrapassou os limites das quadras e foi parar nos tribunais. Neste sábado, as duas equipes travam um novo duelo, em busca do primeiro título da competição, às 10h, em São Bernardo do Campo. A TV Globo transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Vôlei Futuro Cruzeiro Superliga (Foto: Washington Alves/VIPCOMM )Vôlei Futuro e Cruzeiro, na polêmica partida da fase de classificação (Foto: Washington Alves/VIPCOMM )
Nos números, a vantagem é toda do Cruzeiro. No histórico dos dois confrontos, foram 17 jogos, com 15 vitórias dos mineiros e apenas duas da equipe de Araçatuba. Nesta temporada, o clube de Contagem venceu os dois jogos na fase de classificação. Desta vez, em quadra neutra, o Vôlei Futuro tenta deixar as estatísticas de lado.
As polêmicas entre as duas equipes começaram no ano passado. Quando Michael foi insultado pela torcida rival na primeira partida das semifinais, o caso ganhou os noticiários do país e foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O Cruzeiro foi multado em R$ 50 mil, e o Vôlei Futuro reclamou – queria a perda do mando do terceiro jogo da série.
Wallace Cruzeiro vôlei Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Wallace durante treino do Cruzeiro em São
Bernardo (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Neste ano, mais polêmica. Depois do segundo jogo entre as equipes na temporada, a prefeitura de Contagem mandou uma carta para a Confederação Brasileira de Vôlei, acusando o Vôlei Futuro de quebrar cadeiras, chutar placas e vandalizar o vestiário. Segundo o documento, os jogadores de Araçatuba ficaram enfurecidos com a falta de luz no ginásio durante o treino de reconhecimento da equipe. A diretoria do clube paulista, porém, nega e prometeu entrar na Justiça. Naquele jogo, os atletas do Vôlei Futuro entraram em quadra com uma camisa em homenagem ao oposto Wallace, que havia sido alvo de ofensas racistas.
Os dois lados garantem que o histórico de confusões não vai afetar a partida. Para Wallace, as polêmicas dos jogos anteriores ficaram para trás.
- Acho que passou. A rivalidade fica dentro da quadra. A maioria dos jogadores se conhece, todos são amigos. Dentro da quadra, vale tudo. Todos vão fazer o possível para ganhar.
Ricardinho também não se preocupa. O levantador acredita que os dois times vão para quadra apenas com o título na cabeça.
- Acho que (o histórico de polêmicas) não vai interferir em nada. Eu, particularmente, preferi não me envolver nessa situação. Falei o que eu pensava sobre tudo o que criaram sobre o que a gente fez nos vestiários e sobre o que a gente não fez. Eu acho isso uma grande idiotice. Procurei ficar fora e deixei para a diretoria tomar as devidas providências e está tomando. Não quero me preocupar com esse tipo de coisa. Acredito que isso não vai pesar. Vai ter muita briga dentro de quadra, mas sempre procurando dar espetáculo e jogar um grande vôlei.
As duas equipes tentam o primeiro título na Superliga. No ano passado, os mineiros chegaram perto, mas caíram para o Sesi na decisão. Antes, derrotaram os paulistas na semifinal.
Ricardinho e Lorena semifinais da Superliga Vôlei Futuro x Rio (Foto: Fábio Borges / Vipcomm)Ricardinho e Lorena são as armas do Vôlei Futuro (Foto: Fábio Borges / Vipcomm)

‘Mercadón’: Libertadores dá opções de negócios aos clubes brasileiros

De apostas a certezas, equipes sul-americanas oferecem alternativas para o mercado nacional antes do Brasileirão 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
75 comentários
pabon e freitas Atletico Nacional x peñarol (Foto: AP)Dorlan Pabón, do Nacional-COL, é o goleador da
Libertadores da América (Foto: AP)
Orión, Bonet, Insaurralde, Lisandro López e Emiliano Papa; Ledesma, Matias Rodríguez, Macnelly Torres e Riquelme; Cvitanich e Pabón. Dá um time dos bons. Todos eles, e outros tantos, são nomes que circulam pela Libertadores da América e que se apresentam ao mercado brasileiro, mais rico do que o dos vizinhos, como alternativas de contratação. De apostas a certezas, há atletas capazes de matar a carência dos clubes por aqui.
O destaque ganho por eles no continente deixou de ser impeditivo para que venham ao Brasil, pelo menos quando se trata dos principais clubes brasileiros. O Inter é um caso exemplar. Tem, em seu elenco, quatro jogadores com passagens pela seleção argentina: D’Alessandro, Dátolo, Guiñazu e Bolatti. Todos poderiam escolher entre os principais clubes de seu país. Mas jogam no Brasil, onde ganham mais.
Ou seja: se algum dos gigantes brasileiros quiser buscar um gringo, terá uma vantagem natural na concorrência. Para facilitar a vida dos olheiros, o GLOBOESPORTE.COM analisou o elenco dos clubes dos países vizinhos, observou o rendimento deles na Libertadores e pediu a opinião de jornalistas para formar uma lista de possíveis reforços. Há jogadores indiscutíveis, caso de Riquelme, e apostas mais arriscadas. Confira abaixo.
header goleiros (Foto: arte esporte)
orion boca juniors (Foto: Reuters)
Agustin Orión (Boca Juniors) – É um dos goleiros mais expressivos dos últimos anos no futebol argentino. Passou por três clubes de forte pressão: San Lorenzo, Estudiantes e Boca Juniors. Aos 30 anos, embora não seja unanimidade, vive um dos momentos mais sólidos da carreira. No ano passado, teve a melhor média da história do Campeonato Argentino ao sofrer apenas seis gols em 19 partidas. É o comandante da defesa do Boca na Libertadores, com somente três gols levados. Goleiro de bom posicionamento e eficiente nas saídas de bola, é uma opção cara, mas de risco pequeno.
Marcelo Barovero (Vélez Sarsfield) – O goleiro titular do Vélez Sarsfield demorou a marcar presença como um dos principais jogadores da posição no país. Aos 28 anos, ele foi uma referência do clube na ótima campanha da primeira fase da Libertadores, consolidando aquilo que havia feito em temporadas anteriores – em 2008, foi o arqueiro menos vazado do Campeonato Argentino. “É um goleiro que raramente erra”, resume Juan Pablo Mendez, do jornal “Olé”.
Johnny Herrera (Universidad de Chile) – Talvez não seja loucura dar uma segunda chance a Johnny Herrera no futebol brasileiro. Afinal, lá se vão mais de cinco anos desde a passagem apagada do goleiro pelo Corinthians. No Universidad de Chile, ele é visto como referência, e isso não é pouca coisa. Foi campeão da Sul-Americana de 2011 pelo time andino sem sofrer sequer uma derrota. Acabou eleito o melhor goleiro do continente pelo jornal uruguaio “El País”. É um jogador ágil, por vezes espalhafatoso, e costuma colecionar polêmicas fora de campo. Está com 30 anos.
Sebastián Torrico (Godoy Cruz) – Uma opção mais barata, e também mais arriscada, é Sebastián Torrico, do Godoy Cruz. Apesar dos 12 gols sofridos na Libertadores, tem razoável cartaz na Argentina. “Tem boa velocidade com as pernas e bom salto”, comenta Alan Yajia, da Rádio Paternal de Buenos Aires. Quem optou por Torrico como titular do Godoy Cruz foi Nery Pumpido, ex-goleiro da seleção argentina e atual treinador do clube. O jogador tem 30 anos. Também defendeu o Argentinos Juniors.
header laterais (Foto: arte esporte)
Miguel Samudio comemora gol do Libertad contra o Nacional na Libertadores (Foto: AFP)
Miguel Samúdio (Libertad) – Se algum clube se interessar pelo lateral-esquerdo Samúdio, terá que ter consciência imediata de que contratá-lo não é uma tarefa exatamente simples. O Corinthians que o diga. No ano passado, o clube paulista tentou adquirir o jogador, sem sucesso. Não quis bancar os mais de R$ 6 milhões pedidos pelo Libertad, do Paraguai. Samúdio faz sua segunda boa Libertadores consecutiva pelo clube do Paraguai – classificado para as oitavas de final como primeiro colocado do Grupo 5, à frente do Vasco. No ano passado, o lateral foi um dos responsáveis pela eliminação do Fluminense nas oitavas de final da disputa. Fez um dos gols da vitória de 3 a 0 em Assunção. Tem 25 anos.
Emiliano Papa (Vélez Sarsfield) – Tiro quase certo. Aos 29 anos, virou uma referência do Vélez Sarsfield. Além da competência como lateral-esquerdo, joga como volante. Tem experiência, incluindo passagens pela seleção argentina, e combatividade. É admirado pela torcida do clube que defende pela segunda vez, após passagem apagada em 2006. Foi formado no Rosario Central. Tem dois títulos do Torneo Clausura. Vasco e Atlético-MG sondaram o jogador no passado.
Facundo Roncaglia (Boca Juniors) – Caso algum clube brasileiro esteja sofrendo com infiltrações pelo lado direito de sua defesa e precise de uma solução para ali, pode olhar com carinho para a casa amarilla, sede do Boca Juniors. É o lugar onde treina Facundo Roncaglia, zagueiro de origem, mas deslocado para a lateral direita na atual temporada. Foi por ali que ele atuou nas duas partidas contra o Fluminense na Libertadores – derrota de 2 a 1 na Bombonera e vitória de 2 a 0 no Engenhão. O jogador é jovem, apesar de experiente, com passagens também pelo Estudiantes e pelo Espanyol, de Barcelona. Tem 25 anos.
carlos bonet paraguai (Foto: agência Getty Images)
Carlos Bonet (Libertad) – Os tempos de crescimento do Libertad coincidem com o fortalecimento de alguns jogadores. Bonet é quase um sinônimo da equipe paraguaia. Símbolo de polivalência, ele já era uma das referências da equipe na Libertadores de 2006, na campanha que resultou em classificação para as semifinais da disputa, com eliminação para o Inter. E ele jogava como lateral-direito. Depois, foi deslocado para o meio – como volante e até como criador. É figura costumeira na seleção paraguaia. O porém: já tem 34 anos.
Clemente Rodriguez comemora gol do Boca sobre o Estudiantes (Foto: AFP)
Clemente Rodríguez (Boca Juniors) – É mais um caso de jogador que atua preferencialmente como lateral (no caso dele, pela esquerda), mas que também pode ser deslocado para o meio. Aos 30 anos, Clemente Rodríguez faz parte de uma defesa que virou exemplo de solidez na Argentina. Além do Boca, ele defendeu Spartak Moscou, Espanyol e Estudiantes. Disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mas só foi a campo uma vez no time de Diego Armando Maradona. Em 2007, foi tricampeão da Libertadores pelo Boca, como titular, batendo o Grêmio no Olímpico por 2 a 0 – já havia vencido o torneio em 2001 e 2003.
header zagueiros (Foto: arte esporte)

lisandro lopez zagueiro argentina e arsenal (Foto: Agência AFP)
Lisandro López (Arsenal) – Em 2011, em jogo contra o Olimpo, Lisandro López foi até a área do rival. Era um escanteio. Em tese, ele estava lá para aproveitar seu quase 1,90m em algum golpe de cabeça. Acabou fazendo, de bicicleta, de primeira, um dos gols mais bonitos do ano em todo o planeta – o que lhe rendeu a indicação ao Prêmio Puskas, no qual foi superado por Neymar e sua pintura sobre o Flamengo. Com apenas 22 anos, é um zagueiro promissor, titular do Arsenal. Vale apostar nele.
Juan Manuel Insaurralde (Boca Juniors) – Uma das grandes afirmações do Boca Juniors em seu período de novo fortalecimento é Juan Manuel Insaurralde. Aos 27 anos, ele é a base de uma defesa extremamente sólida. Acompanha o veterano Schiavi, ex-Grêmio, na dupla de zaga xeneize. Faz mais de ano que o clube de Buenos Aires não perde com os dois jogando juntos – na derrota de 2 a 1 para o Fluminense, Schiavi estava fora. Ex-jogador de Newell’s Old Boys e Chacarita Juniors, Insaurralde tem chances de jogar a Copa do Mundo de 2014. É um atleta muito valorizado – consequentemente, caro.
Diego Luis Braghieri do Lanús e Vagner Love do Flamengo (Foto: AP)
Diego Braghieri (Lanús) – A derrota de 3 a 0 para o Flamengo, na última rodada da fase de grupos da Libertadores, não deve servir de parâmetro para o sistema defensivo do Lanús. O time argentino não havia sofrido gols em três dos cinco jogos anteriores. E, em parte, graças a Diego Braghieri, de 25 anos. Está longe de ser uma sumidade técnica, mas é um jogador aguerrido, com capacidade para evoluir. É uma aposta mais barata do que Lisandro López e Insaurralde. Ele também defendeu o Rosario Central.
Pablo Frontini (Bolívar) – Caso algum clube brasileiro tenha pouco dinheiro, carência de líderes e consciência de que não vai contratar um craque, Pablo Frontini, do Bolívar, pode ser uma boa opção. Aos 28 anos, o argentino chegou à Bolívia depois de ser revelado pelo River Plate, perambular por clubes menores de seu país e tentar a sorte no Chipre. Faz uma boa Libertadores pelo Bolívar, classificado às oitavas de final como segundo colocado do Grupo 3. Tem bom posicionamento e sabe se antecipar às jogadas. É pouco técnico.
header volantes (Foto: arte esporte)
Aranguiz gonzalez  universidad do chile x penarol (Foto: Reuters)
Charles Aránguiz (Universidad de Chile) – Com 23 anos, Charles Aránguiz é um atleta no qual apostar provavelmente não será má ideia. Titular do Universidad de Chile, o jogador foi apontado pela Pluri Consultoria como um dos 25 mais valiosos do continente – foi o único chileno na lista. É um volante que marca forte e sai bem para o ataque, com boa qualidade no passe. Também defendeu o Colo Colo, rival de La U no país, além de Cobreloa e Cobresal e do Quilmes, da Argentina. Foi eleito o melhor jogador da decisão da Sul-Americana de 2011.
Pablo Ledesma (Boca Juniors) – A tradição da linha de quatro meio-campistas na Argentina permitiu que Pablo Ledesma ganhasse características tanto de marcação quanto de criação. Pode jogar como segundo volante ou como articulador mais recuado. Faz muitos gols. É especialista em jogadas de bola parada. Aos 28 anos, é um jogador muito experiente, com passagem de três anos pelo futebol italiano, no Catania. Tem nove títulos pelo Boca, incluindo uma Libertadores.
Matías Rodríguez (Universidad de Chile) – Um dos destaques de La U está a um passo da seleção argentina. E como lateral-direito. O argentino Matias Rodríguez é mais um caso de jogador polivalente. Dependendo do esquema, pode atuar mais pelo flanco ou mais centralizado. É lateral e volante – até como zagueiro já atuou. Aos 26 anos, tem passagens por dois dos principais clubes do continente: o Boca Juniors, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai.

somoza ortigoza boca juniors x san lorenzo (Foto: AFP)
Leandro Somoza (Boca Juniors) – Jogador de experiência e liderança. É peça importante no meio-campo do Boca Juniors, mas sofre com uma lesão que deve deixá-lo fora dos gramados até maio. Tem forte capacidade de marcação e também sabe chegar ao ataque. Foi dele o gol marcado contra o Fluminense na derrota de 2 a 1 na Bombonera, pela Libertadores. Já tem 31 anos. Vestiu a camisa da seleção argentina e também defendeu Villarreal e Betis, da Espanha, além do Vélez Sarsfield, com quem ganhou dois Clausuras.

header meias (Foto: arte esporte)
Damián Lizio (Bolívar) - Rápido, usa a habilidade com o pé direito para se desvencilhar dos adversários em um pequeno espaço. Cai bastante pelos lados do campo e parte para cima sempre com dribles curtos. Uma das principais jogadas é a chegada pela lateral, seja direita ou esquerda, penetrando na área e buscando um companheiro em boa condição. Apesar dos 22 anos, já passou por River Plate, Córdoba e Anorthosis, além do Bolívar. Tem um gol na Libertadores - um golaço, por cobertura, marcado contra o Universidad Católica na última terça-feira
  •  
macnelly torres atletico nacional (Foto: EFE)
Macnelly Torres (Nacional-COL) - Costuma jogar de frente para o gol, controlando as principais ações ofensivas do time. Macnelly é dono de lançamento preciso e passes que deixam seus companheiros na cara do gol. Apesar de também cair pelos lados do campo, geralmente frequenta a faixa central. Arrisca chutes potentes de fora da área com o pé direito e já deu trabalho ao Palmeiras quando defendia o Colo Colo. Aos 27 anos, também rodou por Junior Barranquilla e Cúcuta, da Colômbia, e San Luís, do México. Foi especulado em alguns clubes brasileiros, mas ficou marcado por uma polêmica declaração sobre o interesse do Vasco, questionando a grandeza do time carioca. Também foi apontado na mídia chilena como pivô de uma dicussão com o treinador do Colo Colo, o argentino Diego Cagna.
Diego Valeri (Lanús) - O meia é quem puxa o ritmo do Lanús em campo. Destaca-se pela habilidade e pelas assistências. Foram dele, inclusive, dois dos passes para os gols nas vitórias por 1 a 0 e 2 a 0 sobre o Emelec, pela terceira e quarta rodadas da primeira fase. Marcou uma única vez: na goleada por 6 a 0 sobre o Olímpia. Aos 25 anos, destro, conduziu bem o time em campo com boas jogadas e ajudou o Lanús a se classificar com a melhor campanha do Grupo 2. No entanto, em algumas situações costuma sumir um pouco do jogo. Além dos argentinos, Valeri já defendeu Almería, da Espanha, e Porto, de Portugal.
Augusto Fernandez gol Velez Sarsfield (Foto: AP)
Augusto Fernández (Vélez Sarsfield) - Boa opção pelo lado direito do campo, o meia costuma aparecer com frequência no ataque e dar opções de gol. Destro, distribui bem o jogo e chuta com muita força. Costuma balançar a rede com frequência. Nesta Libertadores, porém, marcou uma única vez. Aos 26 anos, já defendeu o River Plate e o Saint-Ettiene, da França.
Juan Román Riquelme (Boca Juniors) - Maestro e líder do Boca Juniors, o argentino, de 33 anos, é o principal articulador do meio de campo da equipe. Com habilidade e experiência, conduz bem a bola, cadenciando a partida. Os chutes e cobranças de faltas são armas infalíveis. Na vitória sobre o Zamora, na La Bombonera, ajudou a equipe a vencer por 2 a 0 com um dos gols da partida. Sempre incluído nas listas de transferências dos times brasileiros, Riquelme é uma boa opção para o meio. Além do Boca, já defendeu o Villareal e o Barcelona, ambos da Espanha.
header atacante (Foto: arte esporte)

Dorlan Pabón (Nacional-COL) – Seja jogando como meia de chegada à frente, seja atuando como atacante, Dorlan Pabón mantém uma característica: a capacidade de fazer gols. Ele é o artilheiro da Libertadores de 2012, com sete gols, e foi um dos alicerces do Atlético Nacional, clube que defende desde 2010, na boa campanha da primeira fase. O jogador colombiano alia velocidade, força e chute potente. E é jovem: 24 anos. Pode ser um grande achado para os clubes brasileiros. Tem passagens pela seleção de seu país.
Emanuel Herrera (Unión Española) – É argentino o principal destaque do Unión Española na Libertadores. Mas foi no Chile que Emanuel Herrera se encontrou. Depois de se destacar pelo Deportes Concepción, chegou no início do ano ao novo clube. E desandou a fazer gols. São oito no campeonato local e outros cinco na Libertadores. Com 25 anos, 1,82m e 84kg, o jogador vem chamando a atenção pelo oportunismo e pela versatilidade. Faz gols de cabeça e com os pés, em chutes fortes ou colocados.
Junior Fernandes (Universidad de Chile) – Um dos melhores nomes do Universidad de Chile na Libertadores tem apenas 23 anos. Junior Fernandes é uma boa aposta. É um jogador de área, bom de cabeceio, mas também ágil na movimentação. Boa parte de seus gols nasce de jogadas em profundidade, nos quais ele parte para cima da zaga – ou aposta corrida com ela. Um eventual interessado brasileiro deve ter a concorrência estrangeira. O Catania, da Itália, já observou o atleta.
Cvitanich - Fluminense x Boca Juniors (Foto: EFE)
Darío Cvitanich (Boca Juniors) – Não custa sonhar. Mas contratar um dos comandantes ofensivos do Boca Juniors está longe de ser simples. É uma questão que vai além da valorização natural que ele teve no clube xeneize. O que pega mesmo é que Darío Cvitanich, de 27 anos, pertence ao Ajax, da Holanda, e está emprestado ao Boca, que possui preferência de compra. Para alguém se intrometer na história, terá que oferecer muito dinheiro. O atacante, parceiro do “Tanque” Silva no ataque do gigante argentino, também tem nacionalidade croata. Um pequeno detalhe: jamais perdeu uma partida com a camisa do Boca. Ele não esteve em campo na vitória de 2 a 1 do Fluminense na Bombonera. Mas esteve no troco – fez um dos gols do triunfo de 2 a 0 no Engenhão.
Matias Alustiza gol Deportivo Quito (Foto: EFE)
Matías Alustiza (Deportivo Quito) – Matías Alustiza é mais um jogador que tenta a sorte continente afora depois de não brilhar como gostaria em seu país. Aos 27 anos, o jogador defende o Deportivo Quito, do Equador, e é um dos goleadores da Libertadores da América. Ele marcou quatro vezes em um único jogo, na goleada de 5 a 0 sobre o Chivas, na última terça-feira – antes, havia marcado outros dois no torneio. É um jogador rápido, de drible fácil e chute forte. Mas é baixo: tem 1,67m. Jogou também por Chacarita Juniors e Arsenal, da Argentina, e Albacete e Xerez, da Espanha.
 

Vaiados, Jones e Evans protagonizam pesagem tensa do UFC 145

Sem Dana White no palco pelo segundo evento consecutivo, apenas um lutador fica acima do limite de sua categoria na pesagem desta sexta

Por SporTV.com Atlanta, EUA
59 comentários
Se alguém estava preocupado que a rivalidade entre Jon Jones e Rashad Evans havia se exaurido com toda a propaganda e falatório pré-luta do último mês, a pesagem do UFC 145 desta sexta-feira provou que a rixa entre os dois ex-companheiros ainda está bem viva. Frente a uma torcida dividida que vaiou ambos, os desafetos esbanjaram emoção no palco montado na Philips Arena, em Atlanta, e protagonizaram uma das encaradas mais intensas do ano. A dupla bateu o limite de peso da categoria meio-pesado para confirmar que o duelo de sábado valerá o cinturão, atualmente em posse de Jones. Apenas um lutador do UFC 145 ficou acima do limite de sua categoria.
Neste sábado, o SPORTV.COM acompanha o evento em Tempo Real a partir de 19h45m, incluindo vídeo ao vivo das duas últimas lutas do card preliminar (Travis Browne x Chad Griggs e Matt Brown x Stephen Thompson). O canal Combate e o SporTV transmitem o UFC 145 ao vivo no sábado a partir de 19h45m.
Jon Jones e Rashad Evans, UFC (Foto: Getty Images)Jon Jones e Rashad Evans encostam suas testas em momento tenso da pesagem (Foto: Getty Images)
Como de costume, "Suga" Rashad Evans foi vaiado ao subir no palco. O lutador da equipe Blackzilians deu um sorriso amarelo, mas caminhou tranquilamente para a balança e bateu 92,5kg, abaixo do limite dos pesos-meio-pesados. A surpresa foi quando "Bones" Jones saiu de trás da cortina e foi tão ou mais vaiado do que o adversário. O representante da Jackson's MMA incentivou os insultos e marcou 93kg. Os dois encostaram os rostos durante a tradicional encarada e continuaram se olhando feio mesmo ao serem afastados pelo "matchmaker" Joe Silva. Evans comentou que a expectativa para o duelo com o ex-companheiro de equipe é diferente em relação a outros combates.
- Tem havido uma grande diferença por causa da mídia, mas eu gosto da emoção. Amanhã vamos resolver no octógono - disse Evans, que saiu do palco batendo no peito e xingando o rival.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Animado, Jones, que usou roupas com a marca do UFC no evento, deu entrevista em seguida e, sob intensas vaias, declarou guerra ao ex-colega.
- Estou ansioso, empolgado e pronto para machucá-lo - afirmou um sorridente Jones.
Embora o card preliminar não tivesse grandes nomes além de Jones e Evans, e da ausência do presidente Dana White pelo segundo evento consecutivo - o chefão está em Las Vegas para o episódio ao vivo do reality show The Ultimate Fighter: Live desta sexta -, houve outro astro do UFC no palco da pesagem. O canadense Georges St-Pierre, campeão dos pesos-meio-médios, acompanhou o compatriota Mark Bocek antes deste subir à balança.
John Makdessi excedeu o limite de tolerância de 70,8kg da categoria leve por duas libras (cerca de 1kg) e foi multado em 20% de sua bolsa de luta. Seu adversário, Anthony Njokuani, bateu 70,8kg. Em combates que não valem o cinturão, como neste caso, há uma tolerância de uma libra (cerca de 450 gramas) além do limite da categoria.
Assista a vídeos de lutas
Confira os pesos marcados por cada um dos lutadores do UFC 145 na pesagem desta sexta:
CARD PRINCIPAL
Categoria meio-pesado: Jon Jones (93kg) x Rashad Evans (92,5kg)
Categoria meio-médio: Rory MacDonald (76,9kg) x Che Mills (77,1kg)
Categoria pesado: Brendan Schaub (107,5kg) x Ben Rothwell (119,2kg)
Categoria galo: Miguel Angel Torres (61,4kg) x Michael McDonald (61,2kg)
Categoria pena: Mark Hominick (65,5kg) x Eddie Yagin (65,5kg)
Categoria leve: Mark Bocek (70,3kg) x John Alessio (70,5kg)
CARD PRELIMINAR
Categoria pesado: Travis Browne (114kg) x Chad Griggs (112,5kg)
Categoria meio-médio: Matt Brown (77,6kg) x Stephen Thompson (77,6kg)
Categoria leve: John Makdessi (71,7kg) x Anthony Njokuani (70,8kg)
Categoria leve: Mac Danzig (70,8kg) x Efrain Escudero (70,8kg)
Categoria meio-médio: Chris Clements (76,6kg) x Keith Wisniewski (77,3kg)
Categoria pena: Marcus Brimage (65,8kg) x Maximo Blanco (66,2kg)

Patrícia Amorim admite dúvida sobre contratação de Adriano: 'É um dilema'

Presidente do Flamengo mostra cautela ao ser questionada se acredita na recuperação do jogador e admite contrato de risco

Por SporTV.com São Paulo
67 comentários
Desde que Adriano deixou o Corinthians, demitido por justa causa em 12 de março, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, convive com os pedidos de muitos torcedores para que o atacante volte ao Rubro-Negro. Com o jogador iniciando processo de recuperação após operar novamente o tendão de Aquiles do pé esquerdo, a dirigente deixa claro que a sua contratação está longe de ser um consenso dentro do clube. Chega a ser um "dilema".
- Algumas vezes, a gente tem a ansiedade de antecipar algum movimento. E quando a gente tem alguma dúvida, é melhor não tomar nenhuma decisão. É lógico que eu como presidente fico em dúvida o tempo todo, o conselho diretor fica em dúvida. O que o coração como torcedora acha e o que a administradora, gestora (acha) que é mais interessante para o clube fazer. É um dilema. Mas com o tempo as coisas vão se resolvendo - afirmou Patrícia em entrevista nesta sexta-feira ao "Arena SporTV".
Questionada se acredita na recuperação médica e de comportamento de Adriano, a presidente do Flamengo foi cautelosa.
- A minha convivência com ele foi pequena, mas a escolha é dele. Por que não? Não sei. A gente estendeu a mão. A contratação não passa só por uma vontade. Passa por uma decisão técnica, se agrada ao treinador. É um fórum. A gente pensa com carinho, porque o torcedor quer. Mas o clube pensa na sua responsabilidade. E no momento certo, vai fazer a sua opção. Não é o momento agora.
A dirigente reconheceu que grande parte da torcida do Flamengo "é apaixonada por Adriano". Mas ressaltou que existem vários aspectos que o clube precisa levar em conta antes de tomar uma decisão sobre o atacante.
- O Flamengo só pode contratar um jogador em cima de uma situação financeira e administrativa. Nesse momento, nosso exercício é diminuir um pouco a nossa folha (salarial). Emprestar alguns jogadores ou rescindir (alguns contratos). E há a (situação) médica também. Se o Adriano se recuperar, e o médico achar que ele tem condição, vamos para a parte administrativa. Temos que aguardar. O que o Flamengo fez com muita propriedade, e devia isso a um ídolo do Flamengo como é o Adriano, foi estender a mão ao ser humano. Mas a contratação é um outro momento.
Patrícia Amorim admitiu a possibilidade de assinar um contrato de risco com o atacante.
- Talvez seja até saudável. Porque como se tem muitas dúvidas e a coisa é muito dividida, temos que tentar ao longo do tempo ir avaliando. Não tenho uma resposta agora. Tem muito coisa a ser avaliada.

Tite faz reunião com elenco e pede para time 'esquecer' Libertadores

Com partida contra Emelec marcada para o dia 2 de maio, treinador quer equipe pensando apenas na Ponte Preta, adversária no Paulistão

Por Carlos Augusto Ferarri São Paulo
27 comentários
tite corinthians grupo elenco equipe (Foto: MAURO HORITA/AGIF/AE)Tite pediu para elenco 'esquecer' Libertadores nesta
semana (Foto: Mauro Horita /AGIF/AE)
A sexta-feira foi de muita conversa entre o técnico Tite e os jogadores do Corinthians. Antes de levar o elenco a campo, no CTJoaquim Grava, o treinador reuniu o grupo para uma determinação: esquecer momentaneamente a Taça Libertadores e pensar apenas nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, neste domingo, às 16h, no Pacaembu.
O treinador quer evitar qualquer possibilidade de empolgação pelos últimos resultados. Na quarta, o Alvinegro goleou o Táchira-VEN por 6 a 0 e assegurou o primeiro lugar no Grupo 6. No domingo anterior, mesmo com o time reserva, bateu a mesma Macaca por 2 a 1, em Campinas, assumindo a liderança da fase de classificação do estadual.
– O Tite conversou conosco que é um jogo só, 90 minutos para definir o nosso futuro. Se deixarmos de correr, acharmos que vai ser fácil, podemos ser surpreendidos. O Paulista é tão importante quanto a Libertadores. Como não tem jogo da Libertadores, temos de pensar no Paulista – afirmou o goleiro JulioCesar.
– Temos de estar preparados. O jogo de quarta foi bom, mas passou. Agora é o Paulista, temos de estar 100% focados nele – emendou Edenílson, volante improvisado na lateral direita.
O Corinthians, aliás, tem tempo para se concentrar no estadual. A primeira partida das oitavas, contra o Emelec-EQU, está marcada para o dia 2 de maio, em Guayaquil. Até lá, caso elimine a Ponte, o Timão enfrentará também Palmeiras ou Guarani pelas semifinais.
– Vai ter bom ter esse tempo pra treinar, pensar 100% no Paulista. Temos um páreo duro, que é a Ponte – disse Julio Cesar.

TV Corinthians põe Bambi rugindo para ironizar Emerson Leão

Canal oficial do Timão responde cutucada do são-paulino, que afirmou não temer uma final contra o Alvinegro porque o estádio do rival não está pronto

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
35 comentários
 A temporada de provocações entre são-paulinos e corintianos foi reaberta nesta sexta-feira. Como os rivais só podem se enfrentar em uma eventual decisão do Campeonato Paulista, o clima estava tranquilo até o técnico Emerson Leão ser questionado em entrevista coletiva sobre a perda da liderança do estadual na última rodada da primeira fase, justamente para os alvinegros.
Além da simbólica primeira posição, o Tricolor perdeu a chance de decidir o torneio com vantagem de poder atuar no Morumbi, em caso de vir a encarar o Timão nas finais.
- Não fiquei decepcionado de ter perdido o mando de campo. Contra o Bragantino será dentro do nosso campo. Se vencermos, jogamos dentro do nosso campo. Se passarmos para a final, joga em casa ou no Pacaembu, porque o estádio do Corinthians não está pronto - disse Emerson Leão, em entrevista coletiva.
A resposta do outro lado demorou poucas horas. Em transmissão ao vivo do treinamento da equipe, na tarde desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, a TV Corinthians ironizou o rival ao anunciar um pronunciamento 'bombástico e exclusivo' do comandante tricolor aos telespectadores.
Após os apresentadores da TV oficial do clube chamarem a tão aguardada declaração do rival, uma imagem do ‘Bambi’ apareceu rugindo na tela. O personagem do filme de Walt Disney é usado de maneira pejorativa pelos rivais para provocar os tricolores.
Nesta temporada, Corinthians e São Paulo se enfrentaram apenas uma vez. A partida, válida pela 7ª rodada do Paulistão, terminou com a vitória alvinegra, por 1 a 0.

Sonnen abusa da ironia e diz que vai distribuir sabonete e xampu no Brasil

Falastrão, que vem ao Rio na terça para coletiva, diz que brasileiros têm só um dente e comenta possíveis vaias: 'Eles vão calar a boca e mostrar respeito'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
158 comentários
Chael Sonnen certamente despertou a ira dos brasileiros mais patrióticos na tarde desta sexta-feira. Depois de muito falar sobre o país e seus lutadores, principalmente seu maior alvo, Anderson Silva, o polêmico lutador americano abusou do tom irônico e cutucou o Brasil durante uma sessão de perguntas e respostas promovida pelo UFC em Atlanta, nos Estados Unidos. De bom humor, ele afirmou, dentre outras coisas, que vai trazer uma mala com sabonetes e xampus para distribuir ao povo tupiniquim na entrevista coletiva que ocorre nesta terça-feira, em um hotel no Rio de Janeiro, e que terá a presença também de Spider e do presidente da organização, Dana White. E disse ainda, indiretamente, que os brasileiros têm só um dente:
- Estou indo para o Brasil. Teremos uma entrevista coletiva lá na terça-feira e estou tentando acalmar as coisas com esses caras. Então arrumei uma mala cheia de coisas dos Estados Unidos, que eles não têm. Quero unir os dois países para trabalharmos juntos. Por exemplo, embalei caixas de sabonete para eles, pois eles não têm isso. Quero ajudar e também empacotei xampu, fio dental. E falando dessa indústria existe uma boa história: vocês sabiam que a escova de dente na verdade foi criada no Brasil? Se fosse criada nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar seria chamada de escova de dentes (enfatizando o plural, ou seja, mais de um dente). É isso que acontece, e quando eu chegar lá na terça vou explicar isso a eles.
Chael Sonnen, UFC (Foto: Reprodução)Chael Sonnen durante sessão de perguntas e respostas com fãs do UFC (Foto: Reprodução)
Sonnen se mostrou bastante solícito aos fãs e atendeu até uma moça que pediu para subir no palco e ganhar um autógrafo. Sobre a luta com Anderson Silva, que deve ocorrer em junho, o americano disse não ter medo do provável tratamento nada agradável que receberá, mas exigiu respeito por parte do público que estiver presente no local do evento:
Quando eu for entrar no octógono, eles irão se sentar, calar a boca e mostrar respeito pelo convidado americano, ou então eu volto para o vestiário, para o carro, para o aeroporto e para os Estados Unidos, e aqueles ingratos não me verão lutar"
Sonnen, sobre vaias que pode receber no Brasil
- Minha demanda não foi atendida ainda. Anderson tem a lista dele, e eu tenho a minha, exceto uma coisa. Serão 80 mil pessoas, e minha exigência é simples: silêncio. Quando eu for entrar no octógono, eles irão se sentar, calar a boca e mostrar respeito pelo convidado americano, ou então eu volto para o vestiário, para o carro, para o aeroporto e para os Estados Unidos, e aqueles ingratos não me verão lutar - disse, contando com a possiblidade de a luta ser realizada no Engenhão, no Rio de Janeiro, com 80 mil pessoas na plateia.
Quando uma garota contou a Sonnen que leu uma notícia em que Anderson Silva dizia que é metrossexual, o falastrão aproveitou para mais uma vez ironizar o desafeto:

- Eu estou chocado! De verdade? Estou bobo! O que você vai me dizer depois? Que uma ring girl do UFC ficou nua por alguns trocados? Você está chocando minha mente. Que diabos você diz, menina? Não acredito! É como me dizer que (Alistair) Overeem testou positivo. É como me convencer que o Roy Nelson está limpo. Não vou acreditar. Preciso ver com meus próprios olhos. Não estou te ouvindo, garota.
Chael Sonnen e Anderson Silva no UFC 117 (Foto: Divulgação UFC)Sonnen e Spider: revanche está marcada para o
mês de junho, no Brasil (Foto: Divulgação UFC)
Um fã mais exaltado perguntou a Sonnen como cheirava o genital do Spider, por causa do triângulo que ele levou do brasileiro no UFC 117, e disse: "Sei que é bem suado. E com a qualidade que você tem, por que você bateu e não apagou?". O americano riu, parabenizou o rapaz pela criatividade e questionou como o fato de não bater poderia beneficiá-lo: "É como o cara que prefere ter o braço quebrado". E claro, não faltaram mais alfinetadas no Spider:
Home do Combate: leia mais notícias
e saiba tudo sobre o mundo do MMA

- Eu vou estar apresentando a festa de aposentadoria de Anderson Silva no Brasil em 23 de junho. Se vocês quiserem o autógrafo daquele cara, é melhor pedir logo, porque em 24 de junho ele será notícia de ontem - afirmou, de certa maneira afastando a possibilidade de a luta ser em Las Vegas, como vem sendo especulado.
A "inspiração" de Chael Sonnen era tanta que o locutor oficial do UFC e apresentador dessa sessão de perguntas e respostas, Mark Goldberg, afirmou que quanto mais o polêmico lutador falava sobre a luta, menos ele ficava empolgado e mais com medo de ir para o Brasil. O duelo pelo cinturão peso-médio do UFC, por enquanto, é esperado para o dia 23 de junho, com o local ainda incerto. Na primeira vez em que se enfrentaram, em agosto de 2010, Spider derrotou o adversário por finalização no fim do quinto round, após ser dominado durante o combate inteiro.

Com demora na construção de CT, Brasil pode ficar longe do Rio em 2014

Obras ainda não começaram, e previsão de término é para o fim deste
ano. Preparação para Copa das Confederações pode ser prejudicada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1 comentário
Em 2009, Ricardo Teixeira recebeu o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para lançar a pedra fundamental do terreno do que seria o novo centro de treinamentos da CBF. Quase três anos depois, no entanto, nada de obras no local. De acordo com reportagem do “RJ TV”, o atraso pode levar a Seleção Brasileira a se preparar fora do Rio de Janeiro para a Copa das Confederações e para o Mundial de 2014.

O CT de 90 mil metros quadrados que, além de campos, abrigaria um hotel para os jogadores, a nova sede da CBF e museu do futebol, deveria ficar pronto no fin do ano e seria utilizado pela Seleção Brasileira como local de preparação antes da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014. O início das obras estava previsto para o começo de 2010.

Porém, uma disputa judicial acabou atrasando tudo. Posseiros que moravam no local tinham vendido a área para uma construtora, enquanto o proprietário negociou com a CBF. Em maio do ano passado, a Justiça deu ganho de causa para a CBF, mas ainda faltava uma licença ambiental, o que só aconteceu na última semana.

- A Prefeitura já fez o seu papel. Só falta a CBF pagar a licença ambiental para que possa começar a obra – disse Sérgio Dias, secretário municipal de urbanismo, ao “RJ TV”, da TV Globo.

Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, o presidente da CBF, José Maria Marin, rechaçou qualquer possibilidade de a sede da entidade sair do Rio de Janeiro. No entanto, o dirigente revelou um novo problema e admitiu dificuldades para a construção do CT no terreno da Barra da Tijuca.

- Estou há um pouco mais de 30 dias no cargo. Além disso, já viajei pelo Brasil e para o exterior. Não tive tempo para avaliar a questão do Centro de Treinamento. Mas sei que temos um problema muito sério com o solo do terreno, e teríamos de gastar uma verdadeira fortuna no local. Mas preciso de um tempo para avaliar melhor a questão.

Marin promove mudança para reduzir número de pessoas no gramado

A partir do Campeonato Brasileiro, apenas jornalistas credenciados pela CBF poderão ficar ao redor do campo de jogo durante as partidas

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
11 comentários
O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou nesta sexta-feira mudanças na cobertura da imprensa nas partidas do futebol brasileiro. A partir do Brasileirão, que começa em maio, apenas jornalistas credenciados pela entidade poderão ficar em torno do campo de jogo, diminuindo assim o número de pessoas no gramado.
- Já em 2012, a CBF irá adotar em todas as sedes do Brasileiro o credenciamento de todos os profissionais de imprensa nos moldes da Fifa. Temos desde já que nos adaptar a isso. É mais para colocar ordem no gramado. Não vamos discriminar ninguém. A CBF vai entrar em contato com os veículos. Não haverá prejuízo para ninguém. Tudo será dentro dos padrões Fifa - disse Marin.
A medida visa a organizar a cobertura esportiva brasileira, que passará a seguir o padrão de grandes competições internacionais. Alguns exemplos são a Copa do Mundo, a Eurocopa, a Liga dos Campeões da Uefa e os grandes torneios nacionais da Europa. Na América do Sul, a Conmebol também usa o mesmo padrão nos jogos da Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.
entrevista jogadores dentro do campo rogério ceni neymar santos (Foto: Globoesporte.com)Neymar é cercado por jornalistas na saída de campo (Foto: Globoesporte.com)
A proibição de dezenas de jornalistas no campo de jogo também evitará que atletas e treinadores sejam cercados pela imprensa após as partidas. Não é incomum confusões começarem por esse motivo.
Em 2010, por exemplo, o técnico Emerson Leão, então no Goiás, foi agredido com um microfone por um radialista baiano, em um jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Vitória no Barradão. Na mesma partida, o atacante Rafael Moura trocou agressões com um repórter em campo.
No mesmo ano, na reta final do Brasileirão, Ronaldo reclamou da atitude da imprensa na saída de campo, em um jogo em Campinas, contra o Guarani. Cercado por vários jornalistas, o ex-camisa 9 do Corinthians interrompeu os repórteres e abandonou entrevista.
- Vocês ficam me encoxando, p... – chiou Ronaldo. Após a partida, o Fenômeno criticou o amontoado de jornalista no campo de jogo.
entrevista jogadores dentro do campo tite (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Dezenas de repórteres tentam falar com Tite em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

A nova musa do Brasiliense


sex, 20/04/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
O Brasiliense acaba de publicar em seu site oficial o ensaio sensual de sua nova musa, Renata Maciel. O expediente de fotografar belas moças com vestes do clube foi adotado ainda no ano passado e tornou-se sucesso de audiência na página oficial. O detalhe é que o clube disponibiliza dois ensaios de cada musa. Num deles, a modelo aparece vestida e em poses sensuais. No outro, apenas para maiores de 18 anos, as fotos mostram a musa como veio ao mundo.
Abaixo, algumas imagens do ensaio sensual de Renata Maciel. Para conferir as fotos “apenas para maiores”, clique aqui.