terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rousimar Toquinho revê luta e admite que segurou golpe por muito tempo

Brasileiro diz que não sentiu Pierce dar os três tapas em seu corpo, o que indicava desistência: 'Não queria machucá-lo. (...) É um lutador como eu sou'

Por Rio de Janeiro
108 comentários
Protagonista da principal polêmica do último UFC no Brasil, em Barueri-SP, no dia 9 de outubro, Rousimar Toquinho admitiu que demorou mais do que o necessário para soltar a chave de calcanhar que aplicou em Mike Pierce. O americano desistiu do combate dando os três tapinhas de praxe no corpo de Toquinho, o árbitro se jogou sobre ambos, e mesmo assim o brasileiro continuou forçando o golpe.
- Eu não queria machucá-lo. No calor da luta, não o senti me tocar. Depois, quando  assisti à luta, percebi que segurei por muito tempo, mas eu realmente não queria machucá-lo. Ele é um lutador como eu sou, sei que ele faz isso para ganhar a vida e eu nunca iria querer machucá-lo - disse Toquinho ao site "MMA Fighting".
O brasileiro, especialista na chave de calcanhar, já teve problemas parecidos tanto no UFC quanto em eventos do grappling. Ele acredita que isso se deve ao seu estilo de luta e não a uma vontade premeditada de machucar seus companheiros de profissão.
- Sou muito agressivo quando tento finalizações. Houve momentos em que eu não segurei, os caras se livraram, e então eu perdi a luta. Eu sou do jeito que eu luto. Estou ficando melhor e trabalhando muito sobre isso, mas, este é o meu estilo - explicou.
Toquinho x Mike Pierce UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Mike Pierce grita de dor com chave de Toquinho (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais duas organizações descartam a contratação
Além do Bellator, mais duas organizações de MMA descartaram a contratação de Rousimar Toquinho. Uma delas é a americana WSOF, comandada pelo ex-lutador do K-1 Ray Sefo.
- Seu passado não é bom. Conversei sobre isso com a minha equipe. Ele provavelmente precisa procurar algum tipo de ajuda ou conversar com alguém, um psiquiatra ou qualquer outra coisa, que possa ajudá-lo a ficar longe de machucar lutadores. Enquanto ele não melhorar em relação a isso, não vamos pensar em contratá-lo em breve ou qualquer coisa assim - disse Sefo ao site "MMAWeekly".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já o proprietário do KSW, da Polônia, foi enfático em descartar a contratação do brasileiro.
- Palhares é doente. Não estou interessado - respondeu Martin Lewandowski ao site "MMA Opinion".
Por enquanto sem espaço no MMA, Rousimar Toquinho ganhou a chance de lutar jiu-jítsu no World Jiu-Jitsu Expo 2013, promovido por Renzo Gracie, segundo informou o site "Gracie Mag". Renzo foi uma das poucas vozes dentro das artes marciais a defender Toquinho.

Técnico da seleção brasileira de MMA quer ser rígido como Bernardinho

Roberto Corrêa, o 'Gordo', promete respeitar características de cada lutador e vê países do Leste Europeu como principais adversários na Copa do Mundo

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Roberto Gordo MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Roberto Gordo espera contar com bons atletas em
todas as categorias (Foto: Adriano Albuquerque)
Ser o treinador principal de uma seleção brasileira é uma grande responsabilidade em qualquer esporte. No MMA, modalidade criada no país, é maior ainda. Roberto Corrêa, o "Gordo", será o primeiro homem a encarar essa missão. Ele será o comandante da equipe que vai disputar a primeira Copa do Mundo de MMA amador, em julho de 2014, em Las Vegas - as inscrições para as seletivas regionais que formarão o time brasileiro terminam em 31 de outubro.
Bicampeão mundial de jiu-jítsu, Gordo já treinou nomes como Maurício Shogun, Rafael dos Anjos, Renato Babalu, Antônio Braga Neto e Kyra Gracie. Para a seleção, ele promete ser rígido principalmente com horários e compromissos, e espera honrar a tradição de grandes técnicos brasileiros tanto no MMA quanto no esporte em geral. Quando perguntado sobre qual treinador de seleção tem como espelho, Gordo não pestanejou em citar o comandante campeão olímpico do vôlei masculino, Bernardinho.
- Eu gostaria de ser igual ao Bernardinho (risos), mas eu acabo não sendo tão rígido, porque o vôlei é um esporte coletivo, e o MMA é um esporte individual. Não dá para ser igual. Cada atleta tem uma característica. Quando você tem um grupo, você é rígido com o grupo todo. No MMA, cada atleta tem sua característica, então você tem que se adaptar a cada um - disse Gordo ao Combate.com.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Rafael dos Anjos, do UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Roberto Gordo com Rafael dos Anjos (centro), um de seus atletas no UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Confira, na íntegra, a entrevista com Gordo:
Como você se sente em relação a este desafio de treinar a seleção brasileira de MMA amador? Você já treinou atletas amadores, ou apenas profissionais?
Primeiro, me senti muito feliz de ter sido chamado e lembrado num país onde temos os melhores treinadores de MMA, como o Dedé Pederneiras e o Rafael Cordeiro, que são talvez os mais conhecidos. Eu já tive equipe de MMA onde tinham amadores e profissionais. Tinha 20 profissionais e mais uns 20 amadores que treinavam junto com eles, então já estou acostumado a treinar amadores.
Com a seleção, como você diria que vai ser seu perfil? Exigente, sério, aconselhador, como você descreveria seu estilo?
Como nosso primeiro compromisso vai ser uma Copa do Mundo, vou ser um cara cobrador e sério sim, mas, ao mesmo tempo, não um carrasco. Eu entendo que cada lutador vai chegar com uma característica diferente e vou respeitar as características deles, mas vou ser bem sério a nível de horário, e de compromisso, principalmente. Vou ser bem rígido com isso.
Para nossos leitores relacionarem melhor: você vai ser mais como um Felipão, ou Bernardinho, um Luxemburgo... A quem você compararia?
Eu gostaria de ser igual ao Bernardinho (risos), mas eu acabo não sendo tão rígido, porque o vôlei é um esporte coletivo, e o MMA é um esporte individual. Não dá para ser igual. Cada atleta tem uma característica. Quando você tem um grupo, você é rígido com o grupo todo. No MMA, cada atleta tem sua característica, então você tem que se adaptar a cada um.
As regras do MMA amador são diferentes das do MMA profissional. Você vai fazer alguma preparação específica para isso, vai observar torneios nos próximos meses?
As regras são diferentes e, inclusive, aqui no Brasil, as regras variavam muito. Agora a gente vai bater em cima das regras que estão se unificando. A gente precisa ter conhecimento total dessa regra que vai ser, para com certeza fazer uma tática para a luta em cima da regra. Normalmente, a gente está acostumado a uma luta a cada evento. Neste evento, provavelmente a gente vai ter três ou quatro lutas, dependendo da categoria, então com certeza você tem que ter uma estratégia.
Neste tipo de torneio, uma vitória por pontos pode ser mais importante que uma vitória por nocaute ou finalização?
Acho que o importante é a vitória e não ter nenhuma lesão para a próxima luta. Quando você pensa no profissional, a gente pensa no show, você precisa fazer um bom show, às vezes independente da vitória ou da derrota. No amador, não, o importante é a vitória.
São oito categorias no masculino, do peso-pesado até o peso-mosca, e quatro no feminino. De onde você espera que venham os nomes mais fortes, quando falamos de Brasil?
Hoje, se você reparar no UFC, nós temos lutadores bons em todas as categorias. Eu ia até falar que esperava nos pesos mais leves, mas não, porque já tivemos um campeão mundial no peso-pesado, o Cigano, já tivemos campeões no 93kg, Lyoto e Shogun, já teve campeão embaixo, que é o Anderson... Temos campeões em quase todas. O Brasil, por ser um país bem miscigenado, a gente tem caracerísticas para todos os pesos. A partir do que eu vir nas seletivas, poderei dizer quais temos mais chances, mas a princípio, creio que em todas as categorias temos chances de ter bons atletas.
E regionalmente, quem está na frente em nível amador?
Como eu falei, é uma novidade, mas acho que a região Norte, principalmente Amazonas, sempre traz bons atletas, e tirando pelos atletas que estão no UFC, que seria o padrão mais alto, a gente vê muita gente do Nordeste, do Sul... Acho bem misturado, não tem nenhuma região se sobressaindo. Há alguns anos, eu te diria que o Sudeste sobressaía. Hoje em dia, equiparou.
Qual país você vê como maior desafio para nós atualmente no MMA amador?
Não tive oportunidade de estudar ainda, mas acredito, leigamente, que a Rússia deve vir muito forte, que eles têm muito esporte amador, têm o sambô e o wrestling muito forte. Os países do Leste Europeu em geral e os Estados Unidos devem fazer uma frente boa.

Apesar de derrota, Junior Cigano segue em primeiro no ranking do UFC

Sarah Kaufman cai três posições após derrota por decisão dividida
no UFC 166, e sua algoz, Jessica Eye, estreia na sétima colocação

Por Rio de Janeiro
134 comentários
O brasileiro Junior Cigano caiu nocauteado na terceira luta contra o campeão Cain Velásquez no UFC 166, no último sábado, mas a derrota não influenciou em sua posição no ranking dos pesos-pesados da categoria. Na segunda-feira, a companhia divulgou seu ranking atualizado, conforme votado por um painel de membros da imprensa internacional. Cigano permanece como primeiro colocado na classificação da categoria - os respectivos campeões não entram nas contagens de suas divisões.
O brasileiro poderia ter perdido posição para Daniel Cormier, que venceu Roy Nelson no coevento principal, mas o americano foi mantido na segunda posição, à frente de Fabrício Werdum e Antônio Pezão. Ele deve descer para os pesos-meio-pesados em sua próxima luta. Já Roy Nelson caiu uma posição, para o 10º lugar, após sua segunda derrota consecutiva.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A americana Jessica Eye estreou no ranking do UFC na sétima posição entre os pesos-galos femininos, após vencer Sarah Kaufman por decisão dividida no evento de sábado. A canadense, por sua vez, caiu do segundo lugar ao quinto por causa da derrota, ultrapassada por Miesha Tate, Sara McMann e Liz Carmouche. No ranking peso-por-peso, mesmo sem nenhum dos dois lutar neste fim de semana, José Aldo retomou a terceira posição de Anderson Silva - os dois vêm alternando posições nas últimas atualizações.
Ranking UFC (Foto: Reprodução )O ranking atualizado após o UFC 166 (Foto: Reprodução )

Técnico diz que faltou tempo de luta e garante: 'Cigano é melhor do que Cain'

Yuri Carlton promete novidades no jogo de chão do peso-pesado brasileiro para os próximos combates: 'Ele vai surpreender no UFC com o jiu-jítsu'

Por Rio de Janeiro
231 comentários
A segunda derrota de Junior Cigano para um dominante Cain Velásquez não abalou a confiança da equipe do brasileiro em relação a um possivel novo duelo contra o americano no futuro. Um dos treinadores de jiu-jítsu do ex-campeão, Yuri Carlton, acredita que o pupilo é mais lutador do que o atual detentor do cinturão:
- Eu te digo precisamente, sem sombra de dúvida, que Cigano é melhor do que o Velásquez. É estranho eu falar isso com duas derrotas no bolso e uma vitória somente, mas, pela condição que tenho de treinador, acho que o Cigano tem plenas condições (de voltar a derrotar o rival). Esses dois momentos foram do Velásquez, mas com certeza Cigano vai voltar muito superior - disse ao Combate.com.
Para Carlton, faltou a Cigano conseguir entrar no tempo de luta. O brasileiro foi dominado desde o início até a metade do quinto round, quando Velásquez conseguiu o nocaute técnico.
- Ele entrou no jogo do Velásquez e não conseguiu botar em prática a estratégia nossa que foi montada. Faltou talvez a consciência dele no início da luta, o tempo de luta, né? Mas agora não dá para a gente avaliar isso com toda a precisão possível. Está comprovado que o Velásquez foi superior, tanto na penúltima luta quando nesta última. Eu acredito que foi o momento. Junior estava preparado, não resta dúvida. A estratégia que nós fizemos estava prontinha, iríamos combater aquilo que o Velásquez faria. Sabíamos desse jogo dele, que era nessa condição que ele iria lutar. Mas deu tudo errado. O nosso compeão por um momento não entrou no tempo da luta, e deu no que deu. Mas é vida que segue - analisou.
 Yuri Carlton, treinador do Cigano (Foto: Ivan Raupp) Yuri Carlton, treinador de jiu-jítsu de Cigano, no aeroporto de Houston (Foto: Ivan Raupp)
Para as próximas lutas, o treinador prometeu mudanças no jogo de Cigano, principalmente em relação ao jiu-jítsu, onde o peso-pesado é faixa-preta:
- O Velásquez não foi tão melhor em pé. Ele na verdade anulou o jogo do Junior colocando-o na grade. Ele fez isso na luta anterior, então foi muto parecido. Não tenho dúvida de que Velásquez foi melhor, só que o Junior ainda tem muito mais a oferecer no jogo de chão. Ele vai surpreender ainda, e a gente já conversou sobre isso. Ele vai surpreender no UFC com o jiu-jítsu, onde ele também é excelente. Ele vai se soltar mais ainda.

Dana confirma Wanderlei e Sonnen como técnicos do TUF Brasil 3

Presidente do UFC diz em programa de TV nos EUA que americano precisará de muitos seguranças para gravar reality show no país

Por Las Vegas, EUA
417 comentários
O que parecia impossível aconteceu. Em entrevista dada à TV americana na madrugada de segunda para terça-feira, Dana White revelou que os técnicos da terceira edição do reality show "The Ultimate Fighter Brasil" serão Wanderlei Silva e Chael Sonnen. Muito sorridente, o dirigente deu a notícia ao próprio Chael Sonnen durante o programa "Fox Sports Live", apresentado pelo lutador.
Wanderlei Silva - Chael Sonnen ufc mma  (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva e Chael Sonnen estarão frente a frente no TUF Brasil 3 (Foto: Getty Images)
Wanderlei Silva foi o técnico da primeira edição do TUF Brasil, ao lado de Vitor Belfort, enquanto Sonnen foi um dos treinadores da décima-oitava edição do TUF nos EUA, ao lado de Jon Jones. Nos últimos meses o brasileiro vem provocando Sonnen nas redes sociais, e também chegou a procurá-lo em uma feira de fisiculturismo nos EUA, criando uma pequena confusão no evento.
As gravações do TUF Brasil 3 começam em janeiro de 2014, e três categorias de peso estão entre as prováveis selecionadas: médios, meio-pesados e pesados. As seletivas acontecem dia 11 de novembro, no Rio de Janeiro.

Velásquez mostra resultado da força das mãos de Cigano: 'Alguns pontos'

Campeão dos pesados já está menos inchado em comparação a sábado

Por Rio de Janeiro
373 comentários
Cain Velasquez ufc instagram (Foto: Reprodução)Cain Velasquez nesta segunda (Foto: Reprodução)
Se na segunda luta contra Cigano não houve muitos ferimentos, nesta terceira Cain Velásquez sofreu um pouco com a mão pesada do brasileiro. Mesmo dominando a luta principal do UFC 166 e vencendo por nocaute técnico no quinto round, o americano apareceu na coletiva de imprensa com o rosto bastante inchado e vermelho. Na noite desta segunda-feira, entretanto, o inchaço já era bem menor, e Velásquez fez as contas do prejuízo sofrido.
- Dois dias após as colisões na luta. Machucados e alguns pontos - postou o campeão junto de uma foto de seu rosto.
Mais Combate.com: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Com o resultado de domingo, Cain Velásquez chegou 11 vitórias e uma derrota no Ultimate, sendo 4-1 em disputas de cinturão. Ele se manteve em quinto no ranking peso por peso da organização, atualizado nesta segunda-feira.
Cain Velásquez vai enfrentar Fabricio Werdum em sua próxima luta (Foto: Evelyn Rodrigues)Rosto de Velásquez logo após a luta de sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)

UFC divulga pôster do Fight for the Troops com Rafael Sapo em destaque

Brasileiro fará a luta principal contra o americano Tim Kennedy. Liz Carmouche e Alexis Davis fazem co-evento principal em Fort Campbell dia 6 de novembro

Por Fort Campbell, EUA
16 comentários
O UFC divulgou nesta terça-feira o pôster oficial do Fight for the Troops 3, que acontece dia 6 de novembro em Fort Campbell, nos EUA. Os protagonistas da luta principal são o americano Tim Kennedy e o brasileiro Rafael "Sapo" Natal, que lutam entre os pesos-médios. Os dois estão em destaque no pôster, enquanto Liz Carmouche e Alexis Davis, que fazem o co-evento principal, aparecem logo abaixo na imagem.
Pôster Fight for the Troops Tim Kennedy Rafael Sapo Natal (Foto: Divulgação / UFC)
O Fight for the Troops é um evento promovido pelo UFC para angariar fundos e mostrar apoio às forças armadas americanas. Normalmente são convocados para lutar atletas com passado militar, como é o caso de Kennedy e Carmouche, que fizeram parte do "Mariners", ou fuzileiros navais dos EUA.
Além de Rafael Natal, o Brasil também será representado pela baiana Amanda Nunes, que enfrenta a holandesa Germaine de Randamie no card preliminar, e pelo card principal, o meio-pesado Ronny Markes encara o cubano Yoel Romero.
UFC Fight for the Troops 3 (UFC Fight Night 31)
6 de novembro, em Fort Campbell (EUA)
CARD PRINCIPAL
Tim Kennedy x Rafael Natal
Liz Carmouche x Alexis Davis
Ronny Markes x Yoel Romero
Jorge Masvidal x Rustam Khabilov
Colton Smith x Michael Chiesa
CARD PRELIMINAR
Bobby Green x James Krause
George Roop x Francisco Rivera
Dennis Bermudez x Steven Siler
Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Chris Camozzi x Lorenz Larkin
Yves Edwards x Yancy Medeiros
Neil Magny x Seth Baczynski
Derek Brunson x Brian Houston

Técnico de Daniel Cormier avisa: 'Ele será o maior desafio de Jon Jones'

Javier Mendez confirma o desejo do lutador em baixar de categoria e diz que Cain Velásquez precisará treinar como contra Cigano para enfrentar Werdum

Por Rio de Janeiro
8 comentários
Técnico de Cain Velásquez e Daniel Cormier, os dois vencedores dos eventos principais do UFC 166, realizado no último sábado, em Houston (EUA), Javier Mendez comentou sobre os futuros adversários de seus pupilos nesta segunda-feira. Confirmando o desejo do ex-atleta olímpico em baixar de peso para lutar na categoria dos meio-pesados, o treinador afirmou que o lutador será ainda mais perigoso ao campeão Jon Jones do que Alexander Gustafsson, possível próximo adversário de Cormier.
- Eu não tenho certeza que Daniel venceria Jon Jones. Não tenho 100% de certeza da vitória. Mas eu tenho certeza absoluta que ele vai fazer um inferno na luta e será o maior desafio da carreira do Jon Jones. Disso eu tenho certeza. O Daniel vai enfrentar um lutador de altura e que sabe como usá-la. E quando a luta for contra Jon Jones, ele vai encontrar um wrestler de alto nível. Alguém com quem ele vai ter realmente com que se preocupar - afirmou o treinador ao site "MMA Fighting".
Daniel Cormier x roy nelson ufc 166 (Foto: Reuters)Daniel Cormier na vitória sobre Roy Nelson, no UFC 166 (Foto: Reuters)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já com relação a Fabricio Werdum, apontado como possível desafiante ao cinturão dos pesos-pesados diante de Cain Velásquez, o treinador da American Kickboxing Academy foi só elogios ao lembrar do jiu-jítsu afiado do brasileiro.
- Fabricio Werdum está cada vez melhor. A cada momento com novos truques e está realmente em uma fase incrível. Ele tem provavelmente o melhor jiu-jítsu entre os pesos-pesados e com certeza pode fazer algo diferente contra o Cain, que precisa estar atento e se preparar como contra o Cigano, caso contrário, poderá ficar em apuros. Definitivamente é um desafiante muito digno - disse Javier Mendez.
Se confirmado realmente como desafiante ao título dos pesados contra o americano de origem mexicana, Fabricio Werdum chegará com um retrospecto de três vitórias no UFC nas três lutas que disputou após seu retorno à organização depois da passagem pelo Strikeforce. O último desafio do gaúcho foi diante de Rodrigo Minotauro, em junho, na final do TUF Brasil 2, quando saiu vencedor com uma chave de braço no segundo round.

Preterido por vaga na STR, português desabafa: 'Estou preparado para a F-1'

Tido como favorito para a vaga de Daniel Ricciardo, Antonio Felix da Costa deseja boa sorte a Daniil Kvyat, mas rebate: 'Meu caminho não termina aqui!'

Por Lisboa
Comente agora
No começo de 2013, houve quem chamasse o português Antonio Felix da Costa de “novo Vettel”. Porém, ao fim da temporada da World Series (uma das divisões de acesso da Fórmula 1), o sonho de ingressar na categoria máxima como titular da STR no lugar do australiano Daniel Ricciardo escapou das mãos do português de 22 anos. Terceiro colocado no campeonato em que havia sido apontado como favorito, ele lamentou a opção do time pelo russo Daniil Kvyat, de 19 anos, que compete na GP3 – um torneio com carros menos potentes que o da World Series. Mas deu um recado aos seus conterrâneos, garantindo que está preparado e que seguirá trabalhando para estrear no grid futuramente.
Antonio Felix da Costa World Series (Foto: Divulgação)De olho em aga na STR, português lamentou escolha do russo Daniil Kvyat, de 19 anos (Foto: Divulgação)
- Esta é uma notícia que ninguém em Portugal queria ouvir, pois o objetivo de entrar como piloto titular não foi, para já, atingido. Acredito que estou preparado para dar o salto para a Fórmula 1, mas cabe à Red Bull decidir. E, por mais que custe, tenho que levantar a cabeça e ir à luta. Neste momento estou triste, como muitos portugueses estão, mas aprendi que na vida nada é garantido e vou continuar a trabalhar arduamente para chegar à F-1 – escreveu o piloto em sua página oficial.
Felix garante que o vínculo com a empresa que é dona da RBR e acionista majoritária da STR na Fórmula 1 continua firme. Ainda sem uma definição oficial a respeito do que fará na próxima temporada, ele tem as opções de permanecer na World Series ou cumprir uma temporada na GP2, que usa pneus mais parecidos com os da F-1. Além disso, o português deve testar os carros da STR e até da própria RBR ao longo do ano.
Antonio Felix da Costa World Series (Foto: Divulgação)Pelo time júnior da RBR, Antonio Felix da Costa ficou em terceiro na World Series (Foto: Divulgação)
- Continuo a fazer parte da família Red Bull e muito brevemente, logo que tudo esteja definido, comunicarei o meu programa desportivo de 2014. Como piloto profissional, garanto a todos os portugueses que vou continuar a competir no mais alto nível, com a mesma determinação e vontade de vencer. Quero desejar boa sorte ao Kvyat, esperando que ele seja um digno sucessor do Daniel Ricciardo. Sinto que os Portugueses estão frustrados, mas continuem a acreditar, pois o meu caminho para a Fórmula 1 não termina aqui! – frisou.

Após derrota para Velásquez, Cigano fica parado por tempo indeterminado

Comissão Atlética do Texas suspende Velásquez até abril por suspeita de mandíbula quebrada. Brasileiro precisa de laudo de otorrinolaringologista

Por Rio de Janeiro
11 comentários
A Comissão Atlética do Texas suspendeu o brasileiro Junior Cigano por tempo indeterminado após a derrota para Cain Velásquez no último sábado no UFC 166, em Houston (EUA). O brasileiro, que precisou ir ao hospital após o combate, precisará de um laudo de um otorrinolaringologista para ser apresentado e, só depois, ser liberado para retornar aos treinamentos.
Além do brasileiro, Cain Velásquez também recebeu uma dura suspensão médica, só podendo retornar aos treinamentos em 18 de abril, por suspeita de fratura na mandíbula.
Cigano e Cain Velasquez UFC 166 (Foto: Getty Images)Brasileiro Junior Cigano recebe suspensão médica e ficará parado por tempo indeterminado, enquanto Cain Velásquez fica parado até 18 de abril com suspeita de fratura na mandíbula (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Outros lutadores que sofreram o mesmo tipo de suspensão médica que Junior Cigano foram Shawn Jordan, que foi nocauteado por Gabriel Napão, e Tim Boetsch, que precisará de um laudo de um oftalmologista, já que foi atingido por duas vezes no olho na vitória sobre C.B.Dollaway.
Confira todas as suspensões médicas:
Junior Cigano: suspenso por tempo indeterminado ou após liberação de um otorrinolaringologista
Shawn Jordan:suspenso por tempo indeterminado ou após liberação de um otorrinolaringologista
Tim Boetsch: suspenso por tempo indeterminado ou após liberação de um oftalmologista
Cain Velásquez: suspenso até 18 de abril por suspeita de fratura da mandíbula
Diego Sanchez: suspenso até 18 de janeiro de 2014
Darrell Montague: suspenso até 18 de janeiro de 2014
T.J.Waldburger: suspenso até 18 de janeiro de 2014
Nate Marquadt: suspenso até 19 de dezembro de 2013
Andre Fili: suspenso até 19 de dezembro de 2013
George Sotiropoulos: suspenso até 4 de dezembro de 2013
Gilbert Melendez: suspenso até 19 de novembro de 2013
C.B.Dollaway: suspenso até 19 de novembro de 2013
Dustin Pague: suspenso até 19 de novembro de 2013
Daniel Cormier: suspenso até 29 de outubro de 2013
Roy Nelson: suspenso até 29 de outubro de 2013
Jessica Eye: suspensa até 29 de outubro de 2013
Sarah Kaufman: suspensa até 29 de outubro de 2013
K.J.Noons: suspenso até 29 de outubro de 2013
Jeremy Larsen: suspenso até 29 de outubro de 2013
Gabriel Napão: suspenso até 27 de outubro de 2013
John Dodson: suspenso até 27 de outubro de 2013
Hector Lombard: suspenso até 27 de outubro de 2013
Adlan Amagov: suspenso até 27 de outubro de 2013
Mike Rio: suspenso até 27 de outubro de 2013
Tony Ferguson: suspenso até 27 de outubro de 2013
Kyoji Horiguchi: suspenso até 27 de outubro de 2013

CBF agenda reunião para discutir calendário na próxima segunda-feira

Encontro terá representantes do Bom Senso F.C. na sede da entidade

Por Rio de Janeiro
41 comentários
Um dia após expirar o prazo de duas semanas dado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, a resposta aguardada pelo Bom Senso F.C. foi dada na tarde desta terça-feira. Em seu site oficial, a entidade que comenda o futebol brasileiro marcou uma reunião com representantes do movimento e outros envolvidos para a próxima segunda-feira, às 14h na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O encontro terá como principal objetivo discutir alterações no calendário da temporada 2014, mais enxuto devido à Copa do Mundo, que atendam a todos os interessados.
Foram convocados para a reunião o Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), a comissão de clubes da CBF, a Rede Globo de Televisão (por ser a emissora detentora dos direitos de transmissão das competições de âmbito nacional), além de representantes do Bom Senso F.C. No encontro do movimento com a entidade no dia 7 de outubro, estiveram presentes Paulo André (Corinthians), Dida (Grêmio), Seedorf (Botafogo), Juninho Pernambucano e Cris (Vasco).
Em nota, o Bom Senso F.C sugeriu à CBF que fossem convidados também membros da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF) e a Associação Brasileira de Executivos de Futebol (Abex), por representarem setores interessados no tema. O Bom Senso F.C. aproveitou para deixar claro que não reconhece a legitimidade da Fenapaf ou de qualquer outro sindicado convocado para a reunião para representá-los. Em tom crítico, citou a postura do órgão nas negociações sobre as férias dos atletas, cedendo à determinação de um prazo curto, o que teria, inclusive, levado à criação do movimento de jogadores.
Jogadores de Atlético-MG e Flamengo se abraçam no meio do campo (Foto: Reprodução / Premiere FC)Jogadores da Série A se abraçam num gesto simbólico por mudança (Foto: Reprodução / Premiere FC)
O Bom Senso F.C. já tem modelos de calendários prontos para serem apresentados à CBF. Eles visam equilibrar a temporada com menos partidas para os times grandes e mais atividade para os pequenos. Além disso, o dossiê entregue pelos jogadores à entidade aborda também férias, pré-temporada, participação no conselho técnico das competições e entidades e fair-play financeiro - ou uma garantia de que os atletas recebam seus salários em dia, exigindo mais responsabilidade dos clubes com suas finanças. Atualmente, cerca de 860 jogadores das Séries A e B já aderiram ao movimento. No último fim de semana, em todos os duelos do Campeonato Brasileiro, os times adversários se abraçaram no centro do gramado, num gesto simbólico do pedido por modificações no futebol do país.

R10 corre pela primeira vez no campo e anima a todos na Cidade do Galo

Meia do Atlético-MG faz atividade no campo menos de um mês após grave lesão muscular na coxa esquerda; Réver também retorna aos gramados

Por Belo Horizonte
77 comentários
Ronaldinho Gaúcho Atlético-MG (Foto: Fernando Martins Y Miguel)R10 marca presença e faz leve atividade na
Cidade do Galo (Foto: Fernando Martins Y Miguel)
Em menos de um mês do anúncio da lesão muscular na coxa esquerda, o meia Ronaldinho Gaúcho apareceu pela primeira vez em campo e colocou esperanças em todos na Cidade do Galo de poder voltar aos gramados em breve.
A atividade de Ronaldinho foi apenas corrida leve ao redor do campo, ao lado de Gilberto Silva. Enquanto a estrela do Galo deu continuidade à preparação física, com a ida ao campo pela primeira vez, o volante iniciou o processo de transição para os gramados após a cirurgia no joelho direito.
No dia 27 de setembro, quando foi constatada a lesão muscular grau três na coxa de R10, a expectativa de retorno aos gramados era de sessenta e noventa dias. Com a corrida leve ao redor do campo na tarde desta terça-feira, Ronaldinho deixou otimista o departamento médico do clube em estar de volta aos treinos já nas próximas semanas.
Fato é que o jogador segue com alguns movimentos restritos, porém, a corrida faz parte da manutenção e aprimoramento da condição física do jogador.
Réver
Quem também apareceu no campo foi o zagueiro Réver e o lateral Michel. Réver teve constatado edema ósseo e a corrida ao redor do gramado foi um teste para saber se o zagueiro já tem condições de retornar aos treinos nesta semana.
Michel, que passou por artroscopia no tornozelo direito, também passou pelo teste ao redor do gramado. Em princípio, os dois jogadores não reclamaram de dores, apesar de terem feito a atividade mais cedo do que R10 e Gilberto Silva.

No Twitter, Alex revela ter jogado
pelo Coxa com dedo quebrado

Meia coxa-branca sofreu um pisão durante o jogo contra o Flamengo,
há quinze dias, mas foi diagnosticado pelo clube só com uma luxação

Por Curitiba
37 comentários
O meia Alex atuou no sacríficio nas últimas partidas que defendeu o Coritiba. Desde o confronto contra o Flamengo, no dia 2 de outubro, o jogador sofre com uma forte dor em um dos dedos do pé direito. O motivo foi uma dividida que aconteceu ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 0.
Após ficar uma rodada sem jogar, Alex ainda sofreu com uma entorse no tornozelo esquerdo, que atrapalhou ainda mais a movimentação, tirando o craque do jogo contra o Vitória. O departamento médico do clube paranaense chegou a divulgar que o problema no pé era só uma luxação, afastando qualquer hipótese de fratura.
Alex twitter (Foto: Reprodução Twitter)Alex revela na rede social que entrou em campo com o dedo quebrado (Foto: Reprodução / Twitter)
Só que Alex usou o Twitter para revelar que o problema é mais grave. Após um torcedor questionar o ídolo alviverde se ele estaria entrando em campo com dores, o camisa 10 foi sincero e respondeu: 'to com o dedo quebrado' (sic). A revelação mostra que Alex se sacrificou nos últimos jogos. Após se recuperar da entorse, o capitão jogou contra Ponte Preta e Cruzeiro.
Alex conta com uma semana inteira para se recuperar e tentar melhorar a situação do dedo no pé direito. Poupado do confronto contra o Itagüi, pela Sul-Americana, o jogador só entra em campo para enfrentar o Grêmio no domingo, às 18h30m (de Brasília).

Paulo Nobre rebate WTorre e garante autonomia do Palmeiras sobre Arena

Clube e construtora discutem divisão de assentos e preço dos ingressos: 'Ninguém vai passar o Palmeiras para trás', diz presidente

Por São Paulo
257 comentários
Presidente Paulo Nobre Palmeiras (Foto: Marcelo Hazan)Paulo Nobre não crê em ruptura de contrato por
conta de divergências (Foto: Marcelo Hazan)
O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, convocou a imprensa nesta terça-feira, na Academia de Futebol, para explicar as divergências com a WTorre, responsável pela obra do Allianz Parque, novo estádio alviverde. O grande problema é a divisão dos assentos e o preço dos ingressos. Nobre garante que o Verdão terá autonomia na gerência. A empresa emitiu nota oficial para contestar o dirigente, dizendo que está apenas seguindo o contrato firmado entre as partes, em 2007.
Paulo Nobre comentou a entrevista de Walter Torre, presidente da construtora, ao jornal "Lance". Torre fez duras críticas ao dirigente alviverde e disse que a Arena pertence à empresa, não ao clube.
- Isso ele já havia dito em reunião para mim, o que discordo de uma maneira peremptória. O Palmeiras está muito seguro na relação com a WTorre. Fiquei surpreso e classifico como infeliz as declarações. Principalmente em afrontar o palmeirense. Foi uma declaração infeliz - disse Paulo Nobre.
Nenhum terceiro vai se julgar dono da casa do palmeirense"
Paulo Nobre, presidente do Palmeiras
- Independentemente do negócio feito entre Palmeiras e WTorre, a nova Arena é a casa do palmeirense. Nenhum terceiro vai se julgar dono da casa do palmeirense. Queria deixar isso muito claro para a nossa torcida. Esta presidência não tem intenção de provocar conflito com a parceira dos próximos 30 anos. Porém, esta presidência não admite em hipótese alguma que a soberania do Palmeiras seja ferida. Deixamos muito claro que absolutamente ninguém vai passar o Palmeiras para trás. Vamos defender ate a última instância todos os interesses do nosso clube  - emendou o presidente.
Walter Torre disse também que o custo total da obra (estádio, área social e remanejamento urbano) aumentou para R$ 630 milhões - quando o projeto foi acordado em 2008, o valor estimado era de R$ 350 milhões. O presidente da WTorre afirmou ainda que vai reduzir o ritmo dos trabalhos até que chegue a um acordo com o Palmeiras. A previsão atual é que a Arena seja entregue no primeiro trimestre de 2014.
- Só me surpreende que, numa obra já atrasada, o responsável pela construtora admita publicamente que está desacelerando (o ritmo). O isso me preocupa até juridicamente. Mas o Palmeiras não tem a menor preocupação sobre parar a obra - comentou Nobre.
- O prazo oficial deles é primeiro trimeste (de 2014). O resto é conversa fiada - emendou, sobre a possibilidade de o estádio ser inaugurado só depois da Copa do Mundo.
Obras Arena Palmeiras (Foto: Sergio Gandolphi)Arena tem 68% de suas obras concluídas. Inauguração prevista para início de 2014 (Foto: Sergio Gandolphi)
Baseado na reunião do Conselho Deliberativo de 2008, que aprovou a construção do novo estádio, Nobre disse que o Palmeiras terá direito a 35 mil lugares da Arena, e a WTorre ficará com os dez mil restantes - a capacidade, antes estimada em 45 mil, teria sido reduzida para 43 mil, por conta do novo modelo de assento. A empresa parceira, porém, discorda da divisão. A intenção do Verdão é ser o dono do espetáculo nos dias de jogos e determinar os preços dos ingressos, já que pagará aluguel pelo estádio - o termo "aluguel" é usado pelo próprio Paulo Nobre para explicar o modelo de parceria com a construtora.
Se o Palmeiras não puder precificar, nem tiver suas cadeiras da maneira que lhe convier, isso pode significar uma perda de R$ 300 a R$ 700 milhões, considerando 50% de ocupação"
Paulo Nobre
- O Palmeiras não abre mão de estipular o preço do ingresso. A renda toda é do Palmeiras. Mas quanto vai custar para entrar no estádio? O Palmeiras define isso. Toda cadeira pode ser comercializada da maneira que preferir: individual, pra quem quer ir em um jogo ou outro, ou dar prioridade a seu sócio-torcedor, e alavancar essa fonte de receita fantástica. Se o Palmeiras não puder precificar, nem tiver suas cadeiras da maneira que lhe convier, isso pode significar uma perda de R$ 300 a R$ 700 milhões, considerando 50% de ocupação. Por que essa variação? Depende do preço praticado. E isso o Palmeiras não pode abrir mão em hipótese nenhuma - afirmou Nobre.
Apesar das divergências, o presidente do Palmeiras negou que haja a possibilidade de o contrato com a WTorre ser rompido. Ele diz não acreditar que a construtora possa vir a parar a obra - 68% concluída, de acordo com o último relatório divulgado.

- Não vejo hipótese de rompimento de contrato. E isso não preocupa com eventual ameaça de parar a obra. Tem de perguntar para a construtura. Parar (a obra) seria ruim para os dois lados. Vamos, incessantemente, encontrar uma solução para esse problema, para que esse início de relação seja positivo os dois lados. Se ficar desproporcional, em um contrato longo, a chance de futuro problema é grande. A responsabilidade é importante, e saber as regras de convivência para os 30 anos não serem um pesadelo é, sim, algo bom.
Contrato claro

Paulo Nobre não teme que a decisão do impasse seja levada para arbitragem, prevista em contrato. O dirigente disse que o Palmeiras está absolutamente seguro quanto à interpretação do contrato. Sobre as divergências quanto à capacidade do estádio, Nobre disse "até onde eu sei, ele não encolheu", mas admitiu que o número pode mudar por conta de espaço de imprensa e torcida adversária, por exemplo.

Nobre explicou ainda que foi sugerido à WTorre deixar no estádio dois setores sem cadeiras, copiando um modelo já feito na Alemanha, mas a WTorre não quis. Se essa mudança fosse aprovada, a capacidade iria subir para 50 mil lugares - esses espaços adicionais seriam da WTorre. Mas, segundo Nobre, a construtora não se interessou pela ideia.
Mentiroso, não!
Paulo Nobre se mostrou irritado pela forma como foi tratado por Walter Torre na imprensa. O presidente da construtora disse que o dirigente está mentindo sobre as questões relacionadas à Arena.

- Só posso colocar a declaração dele como infeliz e lamentável. Se ele tem esse tipo de postura de falar de um parceiro, essa não é minha política. Como presidente do Palmeiras vou tratá-lo da melhor forma, desde que não prejudiquem o Palmeiras - disse Nobre.