segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mesmo sem ponto eletrônico, Gaúcho e Ricardo Gomes se entrosam bem

Diretor técnico apenas enviou auxiliar ao vestiário para levar orientações e, segundo o treinador, opiniões sobre jogo foram 'muito parecidas'

Por Fred Huber e Vicente Seda Rio de Janeiro
28 comentários
gol Vasco x Ajax (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Jogadores comemoram gol da vitória sobre o Ajax
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)
O drama vivido por Ricardo Gomes ao sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) quando o Vasco vivia  talvez o seu melhor momento nos últimos anos comoveu São Januário. E o carinho dos torcedores ficou explícito no retorno do agora diretor técnico cruz-maltino. Na despedida de Pedrinho, no amistoso contra o Ajax, da Holanda, no domingo, ele foi assediado por onde passou, atendendo com a costumeira educação e simpatia todos os pedidos de fotos e autógrafos. Porém, o jogo festivo serviu para mais do que uma reaproximação com os torcedores. Foi o primeiro teste de um novo formato de trabalho com Gaúcho na área técnica e Ricardo Gomes, agora, assistindo de camarote.
Para evitar o excesso de esforço ao subir e descer as escadarias que levam às cabines reservadas à diretoria, comissão técnica e imprensa, apenas o auxiliar Jorge Luiz desceu ao vestiário no intervalo do jogo, levando as instruções de Ricardo Gomes. O ponto eletrônico ficou de lado, mas o entrosamento da comissão técnica ficou claro no discurso de Gaúcho. Sem pudores ao admitir que discute com o diretor todos os temas relacionados ao seu trabalho, o que inclui escalações e mudanças táticas na partida, o treinador vascaíno narrou a sua primeira impressão sobre o novo formato.
 - Eu e Ricardo já trabalhamos juntos, estava o Cristóvão (Borges, ex-técnico do Vasco) também. E a nossa leitura do jogo sempre foi parecida. Então isso sempre funcionou bem, é até curioso. O Jorge Luiz veio ao vestiário passar o que o Ricardo falou hoje (domingo), e a nossa leitura também foi bem parecida - explicou Gaúcho.
O técnico afirmou que, durante as partidas, nem sempre é positivo ter outra pessoa falando ao ouvido e, ao que parece, isso não será problema.
- A nossa relação é diária. Nos 90 minutos, acaba sendo mais uma coisa individual. Tem gente que trabalha com o ponto eletrônico, mas tem vezes que isso atrapalha, desconcentra, acabam sendo colocadas coisas no momento errado, é de cada um. A coisa mais legal é o papo no vestiário, porque geralmente as opiniões são muito parecidas - contou.
O Jorge Luiz veio ao vestiário passar o que o Ricardo falou hoje (domingo), e a nossa leitura também foi bem parecida"
Gaúcho
Na pré-temporada, Ricardo Gomes assiste do gramado a todos os treinamentos, fazendo intervenções pontuais e individuais com determinados jogadores. Um dos que chamou para conversar em Pinheiral, no interior do Rio, foi Carlos Alberto, um dos mais experientes do atual elenco vascaíno. Para Gaúcho, o Vasco tem de ser mais ousado do que foi contra o Ajax, mas a avaliação do treinador foi bastante positiva, levando em consideração o número de coletivos realizados na pré-temporada.
- A coisa que vi mais clara é que o Vasco terá de ser mais ousado, mas sem um time taticamente equilibrado, sei que é difícil. Tentei montar uma equipe bem compacta, ou não daria para jogar. Não tive decepção nenhuma. Há muito a melhorar, mas muita coisa boa aconteceu. Gostei muito do que vi, fizemos poucos coletivos, demos mais ênfase à parte física, mas as coisas andaram bem - analisou.
Os jogadores do Vasco retornam para Pinheiral nesta segunda-feira, onde o time realiza a pré-temporada até a estreia no Carioca, dia 19, contra o Boavista, em Volta Redonda.

Vasco formaliza interesse, mas Pedrinho diz que não pretende voltar

Veterano fala em 'bom senso' para recusar convite para retomar a carreira. René Simões, porém, afirma que jogador 'ainda tem muito a ajudar' o clube

Por Gustavo Rotstein e SporTV.com Rio de Janeiro
31 comentários
Com a necessidade de reforçar seu meio-campo com um jogador experiente após a saída de Juninho e Felipe e vivendo ainda grave situação financeira, a diretoria vascaína chegou à conclusão de que não vai encontrar no mercado uma oportunidade melhor do que Pedrinho. Por isso, depois de o presidente Roberto Dinamite admitir que gostaria de contar com o meia de 35 anos – que se despediu do futebol em amistoso contra o Ajax, no último domingo –, a diretoria cruz-maltina promete ainda nesta semana iniciar os contatos para formalizar uma proposta e convencer o ídolo a estender sua trajetória.
Mas o experiente meia indicou que não deverá aceitar uma proposta do Vasco para retomar a carreira profissional. Em entrevista ao "Arena SporTV" nesta segunda-feira, Pedrinho disse ter ficado emocionado com o apelo de torcedores para que continuasse, mas disse que precisa ter "bom senso".
Foi uma festa muito bonita, me emocionou, tive bom desempenho e isso automaticamente mexe com o atleta. Mas chegou o momento, eu tenho que ter bom senso. Estou disposto a ajudar o Vasco de qualquer maneira"
Pedrinho
- A gente sempre luta para não parar. (No domingo) Foi uma festa muito bonita, me emocionou bastante, tive um bom desempenho e isso automaticamente mexe com o atleta. Mas chegou o momento, eu tenho que ter bom senso. Estou disposto a ajudar o Vasco de qualquer maneira. Fiquei muito grato. Foi uma homenagem muito bonita. Estou lisonjeado – disse.
Pedrinho admitiu que teve um contato com o presidente Roberto Dinamite sobre uma possível participação no Campeonato Carioca. Mas afirmou que já tirou da cabeça a ideia de voltar a ser um jogador profissional.

- Conversamos rapidamente. Fiz um treino com o Vasco, depois o René (Simões, diretor executivo do Vasco) falou comigo e no pós-jogo o Roberto falou comigo, mas foi uma coisa muito rápida. É uma decisão muito difícil. Quando você para, para você retomar a rotina de treinos é muito difícil. Sinto que com bom trabalho de prevenção, com um trabalho físico adequado, isso tudo poderia acontecer novamente. Só que para você retomar, botar isso dentro da sua cabeça novamente é difícil. Mas o nome da festa (Obrigado, Pedrinho) já diz tudo – disse.
Vasco insiste e coloca staff à disposição
Mas a diretoria do Vasco pretende fazer uma nova investida para tentar convencer o meia a mudar de ideia. Ciente da insegurança de Pedrinho em relação à possibilidade de sofrer novamente as lesões que abreviaram sua carreira, o Vasco promete colocar toda uma equipe à disposição para que ele possa trabalhar corpo e mente. Possivelmente seria feito um contrato de seis meses, com o Campeonato Carioca servindo como uma primeira etapa de readaptação do meia.
Pedrinho despedida Vasco x Ajax (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Pedrinho recebe a placa em sua homenagem de Dinamite (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)
- Após o amistoso conversei com o Pedrinho. Disse que ele fosse para casa, pensasse e fiquei de ligar novamente até esta quarta. Vamos fazer um planejamento para o ano todo. Ele teria uma reunião com preparação física, fisiologia, com a parte técnica e com a psicológa. Ele ainda tem muito a nos ajudar - disse o diretor executivo do Vasco, René Simões.
Pedrinho impressionou a comissão técnica do Vasco no treino que realizou em Pinheiral (RJ), na última quinta-feira. A boa atuação no amistoso contra o Ajax, no último domingo, serviu para confirmar a certeza do clube, que decidiu, então, transmitir o interesse num acordo para mais um contrato.

Com Tenorio, Bastos e Eder, Vasco tem grupo completo em Pinheiral

Atacantes se juntam novamente à delegação, e volante permanece no elenco, apesar de possível negociação com o Internacional

Por Gustavo Rotstein Pinheiral, RJ
12 comentários
Depois de uma semana convivendo com desfalques, o Vasco finalmente contou com seu grupo completo em Pinheiral (RJ). Nesta segunda-feira, Carlos Tenorio se juntou ao elenco para iniciar a pré-temporada, e Eder Luis retornou de viagem de Uberaba (MG), onde esteve no enterro de um familiar. Além disso, Fellipe Bastos permaneceu no elenco, apesar das notícias de um possível acerto com o Internacional.
Após disputar o amistoso contra o Ajax, no último domingo, a delegação do Vasco retornou a Pinheiral no início da tarde desta segunda para dar continuidade à pré-temporada. O elenco foi dividido em grupos, e alguns realizaram uma corrida no campo. Outros fizeram um trabalho na sala de musculação.
No ônibus da delegação esteve Fellipe Bastos. O volante não enfrentou o Ajax por causa da possível negociação com o Internacional. No entanto, permanece no elenco e, por enquanto, está nos planos da comissão técnica. Eder Luis viajou para Pinheiral separadamente do elenco, e nesta segunda ele ficou na sala de fisioterapia.
Nesta terça-feira, o Vasco retoma o trabalho em tempo integral no CT João Havelange, em Pinheiral. Há a possibilidade de o time fazer um jogo-treino durante a semana, antes da estreia no Campeonato Carioca - no próximo sábado, contra o Boavista em Volta Redonda.

Em maratona, Tenorio chega no Rio às 5h30m faz exames e já vai treinar

Equatoriano está com peso semelhante ao do fim de 2012 e, apesar do
atraso na pré-temporada, não deve demorar a ficar pronto, acredita médico

Por André Casado Rio de Janeiro
32 comentários
Em busca de recuperar o tempo perdido, Carlos Tenorio encarou uma verdadeira maratona para se reapresentar no Vasco e começar a treinar nesta segunda-feira. Com o imbróglio sobre sua permanência resolvido na sexta, o atacante equatoriano só conseguiu marcar a passagem para a noite de domingo, deixou seu país e chegou por volta das 5h30m no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio. Sem descanso, foi para São Januário realizar os exames clínicos e físicos e, no embalo, encontrou a delegação às 11h na Barra da Tijuca.
Festejado pelo grupo, o Demolidor já está em Pinheiral, no Sul do estado, onde participará de sua primeira atividade, às 17h30m. Apesar do evidente cansaço, o médico Albino Pinto garantiu que o camisa 11 está em boas condições, manteve peso semelhante ao de 2012 e não deve demorar para ser liberado a estrear pelo clube na temporada. Só não vai ser possível entrar em campo no sábado, contra o Boavista, em Volta Redonda. Talvez na terceira rodada, dia 26.
tenorio vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Tenorio posa para foto em Pinheiral, antes de fazer o primeiro treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
- Fez as avaliações conosco, estava animado e muito tranquilo quanto à forma física dele. Disse que não sentia nada, nenhum resquício daquelas lesões musculares - confirmou.
Contratado em fevereiro pelo Vasco, Tenorio culpou a falta de uma preparação adequeada para a limitação física que enfrentou. Além de uma cirurgia no tendão de Aquiles, que o tirou de ação por cinco meses, sofreu com problemas na coxa e só fez 18 partidas com a camisa cruz-maltina. Por isso, se vê em dívida com a torcida e prometeu que a pagaria agora.
Quem também reaparece nesta segunda é Eder Luis. O camisa 7 até iniciou os trabalhos com o restante dos jogadores, mas a morte de um parente próximo fez com que ele fosse liberado para acompanhar o enterro em Uberlândia, interior de Minas Gerais. A saída da capital carioca estava prevista para às 14h, e o atacante deve ficar apenas na academia.
A equipe orientada por Gaúcho e comandada pelo diretor técnico Ricardo Gomes venceu o Ajax, da Holanda,  no último domingo, em amistoso disputado em São Januário, que também serviu como despedida para o ex-meia Pedrinho. Na ocasião, sete nomes do elenco ainda não puderam ser escalados: o zagueiro Renato Silva (com dores no joelho direito), Thiago Feltri (artroscopia no joelho esquerdo), o volante Sandro Silva (recém-chegado), o meia Pedro Ken (mesmo caso), o atacante Leonardo (idem) e Eder e Tenorio.

Frank Mir: 'Pelo que vimos contra Cain, Cigano não treina muito no chão'

Americano diz que brasileiro é vítima do seu próprio sucesso lutando em pé e na defesa de quedas, e critica atuação e tática no ex-campeão no UFC 155

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
70 comentários
O peso-pesado Frank Mir nunca teve papas na língua. Conhecido pelos comentários provocativos, o ex-campeão do UFC na categoria voltou suas baterias para Junior Cigano, e analisou a atuação do brasileiro no UFC 155, quando foi derrotado por Cain Velásquez em decisão unânime dos juízes após ser dominado por cinco rounds. A derrota custou o cinturão a Cigano, e uma série de críticas por sua apatia durante o combate. Para Mir, mais do que isso, a luta evidenciou uma fraqueza de Cigano no chão. Em entrevista ao site "Bloody Elbow", Mir aconselhou o brasileiro a treinar mais jiu-jítsu.
Frank Mir UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Frank Mir critica postura de Cigano contra Velásquez no UFC 155 (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
- Todos dizem que Cigano sabe finalizar no chão, mas agora, após a derrota para Velásquez, acho que temos que rever isso. Em 25 minutos de luta, ele não tentou nada quando esteve no chão. Se você é derrubado, por que não tentar mexer os quadris e buscar soluções para a situação em que você está? É preciso fazer alguma coisa, qualquer coisa. Mas, obviamente, essas "coisas" são movimentos que, provavelmente, Cigano não sabe fazer bem. Eu acho que ele é vítima de seu próprio sucesso na luta em pé, pelo bom boxe que tem, e pela facilidade em evitar quedas. Sejamos honestos, quanto treino esse cara fez para a luta de chão? Para mim ficou muito evidente, após a luta, que não foi muito.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Mir também criticou a atitude e a tática de Cigano durante a luta contra Velásquez.
- Mesmo perdendo, ele não tentou nada. Após dois ou três rounds sendo jogado no chão, eu esperava que ele fizesse algo além de tentar levantar e lutar em pé novamente. Está claro que, em pé, o Cigano sempre vai buscar o nocaute. Então, por que, quando está no chão, ele não buscou o nocaute através da finalização? - encerrou o americano.

Estrutura chega dos EUA, e Ibirapuera começa a ser preparado para o UFC

Divulgação do evento pelas ruas neste início de semana deixa a desejar

Por Adriano Albuquerque e Ivan Raupp São Paulo
2 comentários
O ginásio do Ibirapuera começou a ser preparado nesta segunda-feira para o UFC São Paulo, que ocorre na noite de sábado. A estrutura vinda dos Estados Unidos chegou à capital paulista junto da equipe de funcionários que prepara a montagem. O SPORTV.COM esteve no local, mas foi impossibilitado pela organização de ter acesso ao interior da arena. O octógono será montado somente no decorrer da semana.
IBIRAPUERA mma ufc (Foto:  Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)Octógono do UFC começa a ser montado no Ibirapuera, em SP (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
Outro ponto negativo é que a divulgação do evento nas proximidades do ginásio é quase nula, assim como a repercussão do mesmo nos maiores jornais da cidade, pelo menos neste início de semana.
A luta principal do UFC São Paulo será entre Vitor Belfort e o inglês Michael Bisping, pela categoria peso-médio. O coevento principal será o duelo entre o ex-TUF Brasil Daniel Sarafian e o americano CB Dollaway.
IBIRAPUERA mma ufc (Foto:  Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)Contêineres de equipamentos chegam a São Paulo (Foto: Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Combate transmite o UFC SP na íntegra e com exclusividade no próximo dia 19 de janeiro. O SPORTV.COM acompanhará o evento na íntegra, em Tempo Real.
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Ganso brinca com Pato e fala sobre desejo de vencer o Corinthians

Meia do São Paulo prevê ano dos 'animais' e manda recado ao amigo do Timão: 'Sou mais Ganso que Pato'

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
172 comentários
Paulo Henrique Ganso em entrevista no São Paulo  (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Maestro tricolor brinca com o Pato durante coletiva
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Grandes rivais nos últimos anos, São Paulo e Corinthians se encontrarão várias vezes em 2013. As duas equipes podem fazer até nove clássicos na temporada, dependendo do desempenho de ambas ao longo do ano. Os Majestosos (nome dado ao duelo entre tricolores e alvinegros) deste ano colocarão frente a frente jogadores que tentam recuperar prestígio e colocar fim às dúvidas provocadas por constantes problemas físicos: Paulo Henrique Ganso, do Tricolor, e Alexandre Pato, do Timão. Coincidência que virou brincadeira na entrevista coletiva do meia são-paulino, nesta segunda-feira, no CT de Cotia.

- Nós sofremos um pouco com as lesões, mas espero que seja o ano de dois animais. Espero vencer. Sou mais Ganso que Pato (risos) - afirmou o maestro são-paulino.
Companheiros em convocações para a Seleção Brasileira, armador e atacante já têm cinco encontros garantidos: um pela primeira fase do Campeonato Paulista, dois pelo Campeonato Brasileiro e outros dois pela Recopa Sul-Americana, envolvendo o campeão da Taça Libertadores (Corinthians) e o Copa da Sul-Americana (São Paulo).
O número, no entanto, poderá subir para nove caso os clubes consigam avançar às fases seguintes das competições: duas vezes em uma eventual decisão do estadual e mais duas por um possível mata-mata da Libertadores.
A rivalidade também está acirrada pela chegada de reforços. O São Paulo contratou o pentacampeão Lúcio, além dos atacantes Wallyson e Aloísio. Já o Corinthians buscou o zagueiro Gil, o meia Renato Augusto e o principal deles, Pato.
- Para a torcida, diretoria e comissão técnica, o Corinthians sempre vai ser um time forte e aquele a ser batido. O São Paulo tem de vencer todos os clássicos porque a nossa vida é assim - acrescentou Ganso.

Definidos datas e horários dos jogos da segunda fase da Copa São Paulo

Nesta terça-feira, o Santos enfrenta o Náutico, às 16h, e Fluminense e Cruzeiro jogam às 18h30m. Na quarta, Vasco x Goiás encerra tabela às 21h

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
305 comentários
A Federação Paulista de Futebol divulgou as datas e os horários dos 16 jogos da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013. Os confrontos do mata-mata serão realizados na terça e quarta-feira, sendo oito partidas em cada dia. Os vencedores se classificam para as oitavas de final.
Entre os jogos marcados para terça, estão Santos x Náutico, que será disputado às 16 horas em Jaguariúna, mesmo horário de Velo Clube-SP x Internacional, em Rio Claro. No mesmo dia, Cruzeiro e Fluminense se enfrentam às 18h30m, em São José dos Campos. A última partida do dia será Palmeiras x Desportivo Brasil-SP, às 21 horas, em Barueri.
Já na quarta-feira, entre os duelos disputados às 16h, destaques para Botafogo x Fortaleza, em Taubaté, São Paulo x Santa Cruz, em São Carlos, Figueirense x Atlético Mineiro, em Novo Horizonte, e Grêmio x Coritiba, em Marília. Atual campeão da Copa São Paulo, o Corinthians medirá forças com o Bahia às 18h30m, em Araras. A segunda fase do torneio será encerrada com o jogo Vasco x Goiás, às 21 horas, em Ribeirão Preto.
Confira a tabela completa da segunda fase da Copa São Paulo:
15/01 (terça-feira)
16h - Paraná x Audax-SP (São Paulo)
16h - América-MG x Ferroviária-SP (Guarulhos)
16h - Osasco-SP x São Caetano (Osasco)
16h - Santos x Náutico (Jaguariúna) - (transmissão Sportv)
16h - Atibaia-SP x Sertãozinho-SP (Atibaia)
16h - Velo Clube-SP x Internacional (Rio Claro)
18h30 - Cruzeiro x Fluminense (São José dos Campos) (transmissão Sportv)
21h - Palmeiras x Desportivo Brasil-SP (Barueri)
16/01 (quarta-feira)
16h - Botafogo x Fortaleza (Taubaté)
16h - São Paulo x Santa Cruz (São Carlos) -  (transmissão Sportv)
16h - Atlético-PR x Mogi Mirim-SP (Franca)
16h - América-SP x Juventude (São José do Rio Preto)
16h - Figueirense x Atlético-MG (Novo Horizonte)
16h - Grêmio x Coritiba (Marília)
18h30 - Corinthians x Bahia (Araras) -  (transmissão Sportv)
21h - Vasco x Goiás (Ribeirão Preto)

Adeus, R49? Após uma temporada, Ronaldinho deseja voltar a ser R10

Meia revela vontade de vestir novamente a camisa 10, que em 2012
foi de Guilherme, e fala do sonho de retornar à Seleção com Felipão

Por Léo Simonini Belo Horizonte
17 comentários
A semana no Atlético-MG começou com a primeira entrevista de Ronaldinho Gaúcho na temporada. De volta após agitadas férias agitadas, o jogador treina com o restante do grupo desde a segunda-feira passada, dia 7, na Cidade do Galo. E entre diversos assuntos abordados, o craque falou em voltar a usar o número que o consagrou ao longo da carreira, o 10. Na sua chegada ao Galo, Ronaldinho Gaúcho adotou o 49 - que escolheu em homenagem ao ano de nascimento da mãe, dona Miguelina - uma vez que o número que sempre o acompanhou já tinha dono.
- Não sei se isso está decidido, mas gostaria de voltar para o meu número, o que sempre usei. Ano passado o Guilherme já estava usando, mas agora gostaria de jogar com ele - revelou o craque atleticano.
Ronaldinho Gaucho, Atlético-mg e Fluminense (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)O ano de 2013 pode marcar o adeus ao "49" (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)
Veja os demais assuntos abordados por Ronaldinho nesta segunda-feira.
Com os reforços, o Galo em 2013

"A expectativa é de fazer mais um bom ano. Estou feliz com a chegada de novos jogadores. Queremos continuar no mesmo nível para dar alegrias ao torcedor do Galo. Esperamos melhorar, e o objetivo é esse. Jogar bem, ainda melhor do que ano passado, com novos jogadores, todos de alto nível".
Contato com Riquelme
"Não, não procede" (a informação da imprensa argentina de que os dois se falaram por telefone para que o argentino fosse para o time mineiro).
Reencontro com Gilberto Silva

"É uma alegria grande. Trata-se de um grande amigo, um profissional fora do normal. Mesmo com essa idade (36 anos), vem jogando com esse nível. É um jogador que temos que seguir o exemplo, todos têm que se inspirar nele. E um vencedor e tem tudo para nos ajudar muito".
ronaldinho gaúcho brasil Inglaterra copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Ronaldinho Gaúcho, em 2002, foi o camisa 11
(Foto: Agência Getty Images)
Volta à seleção brasileira
"Não mudei nada no meu pensamento. Fico feliz com a entrada do Felipão, que é um treinador com quem já trabalhei e que tem muito a ajudar a Seleção. Mas minha forma de pensar não muda. Tenho que continuar jogando bem no Galo para poder voltar a jogar na seleção brasileira".
Convocações do Galo e volta de atletas de alto nível para o Brasil

"É muito bom (ver os companheiros de time convocados), tanto é que ninguém quer sair do Brasil. Quem está fora quer voltar, e todos estão olhando quem está jogando aqui ou em algum grande clube da Europa. E todos aqui querem jogar bem para serem lembrados. A Copa das Confederações está perto, e quem jogar bem nesses (próximos) meses tem possibilidade de estar na competição".

Time mais experiente

"É importante ter uma mescla de jogadores experientes e vitoriosos, para colocar com jogadores jovens que ainda não viveram muito, mas que tem talento. Então, o Atlético-MG está fazendo da maneira certa".

Grupo com responsabilidade dividida

"Acho que, independentemente da idade, todos são cientes das responsabilidades. Porém, os que têm mais experiência têm de ajudar. Estão chegando jogadores com experiência e vitoriosos, e isso vai ajudar. Ano passado tínhamos um grupo menor, e hoje temos 30 jogadores. Isso é fundamental".

Torcida única ou estádio dividido?

"Prefiro jogar sempre com as duas torcidas, dá uma emoção diferente, e toda a minha carreira me acostumei dessa forma. Foi uma experiência nova (jogar com apenas uma torcida), mas sou a favor de serem duas".

Vai jogar no interior durante o Campeonato Mineiro?

"Minha motivação é participar do máximo de jogos possíveis. Ano passado joguei a maioria, e este ano estou me esforçando na pré-temporada. Quero estar em todos os jogos, estar bem para ajudar a equipe em alto nível".

Como seria jogar ao lado de Vagner Love novamente

"Se tivesse essa chance, seria maravilhoso. Qualquer clube gostaria de tê-lo, jogar com um centroavante desses. Além disso, é um grande amigo dentro e fora de campo. É uma grande pessoa".
Ainda não caiu a ficha"
Ronaldinho Gaúcho, sobre ser protagonista de um filme de animação
Vontade de ganhar a Libertadores
"Tenho vontade de ganhar a Libertadores e o Brasileiro, títulos que ainda não tenho. Estou motivado para ir com tudo nessas duas competições. Também nas outras, mas essa duas têm um gosto especial".

Personagem de filme

"É uma alegria muito grande, algo que nunca tinha imaginado quando era pequeno, e com o decorrer do tempo foi acontecendo na minha carreira. Ano passado surgiu a ideia, fiquei feliz, mas ainda não caiu a ficha. Ser um personagem internacional... Como falei, ainda não caiu a ficha, mas estou ansioso para ver como vai ficar".

Ademílson pede time ligado: 'Temos que tomar gol para acordar?'

Atacante do Seleção sub-20 diz que grupo já esperava dificuldades no Sul-Americano, mas mostra confiança na vaga: 'Não vamos deixar escapar'

Por Marcelo Baltar Direto de San Juan, Argentina
31 comentários
Contra o Uruguai foi assim. Cinco minutos do primeiro tempo, gol da Celeste. Na volta do intervalo, outra bola na rede, na primeira subida dos uruguaios ao ataque. Os lances de desatenção foram cruciais para a derrota da seleção brasileira sub-20, por 3 a 2, no último sábado, pelo Sul-Americano da categoria.
O resultado deixou o Brasil em situação delicada, e a equipe precisa vencer seus dois próximos jogos, contra Venezuela e Peru, para assegurar uma vaga na fase final da competição. Novos erros podem custar caro para a garotada. Camisa 9 da Seleção, o atacante Ademilson cobra atenção e pede o time mais ligado desde o apito incial.
- Temos que entrar em campo mais acordados para não acontecer esse tipo de coisa: tomar gol e depois ficar correndo atrás do resultado. Acho que o time melhorou no segundo tempo contra o Uruguai. Mas temos que tomar gol para acordar? Temos que tomar um susto? Depois que o time sofreu o segundo gol contra o Uruguai, acordamos, mas aí já era meio tarde. Conseguimos ainda o empate, mas depois vacilamos e tomamos outro gol - disse o atacante do São Paulo.
Ademílson seleção sub-20 concentração (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Camisa 9 do Brasil, Ademílson quer time mais atento em campo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
Sobre a situação da Seleção no Sul-Americano sub-20, Ademílson revelou que o grupo já esperava dificuldades no torneio, mas não resultados ruins nas primeiras rodadas. A confiança na classificação, no entanto, ainda é grande.
- Sabíamos que o campeonato seria difícil e que encontraríamos dificuldades. Mas esperávamos vencer os dois primeiros jogos. Infelizmente a vitória não veio, mas ainda temos chances. Temos que continuar trabalhando, nos esforçando. Nos dois próximos jogos o resultado tem que acontecer.
Ademílson seleção sub-20 concentração (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Ademílson na piscina da concentraão
(Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
O atacante do São Paulo também reconheceu que o grupo se abateu um pouco com o empate com o Equador e com a derrota para o Uruguai, mas assegurou que o clima é de total confiança entre os jogadores brasileiros.
- O grupo está triste por esses dois primeiros resultados, mas também está confiante nas vitórias nos próximos dois jogos. Se ganharmos de Venezuela e Peru, estamos dentro. Estão todos confiantes. A equipe está mostrando que está com mais vontade de jogar. Contra o Uruguai já deu para ver um pouco isso. Nos próximos dois jogos não vamos deixar a vitória escapar.
A Seleção sub-20 é a lanterna do Grupo B, com um ponto, ao lado do Peru, que tem uma partida a menos. O Uruguai lidera a chave com quatro pontos, enquanto a Venezuela, que também só entrou em campo uma vez, tem três. Das cinco seleções, três avançam ao hexagonal final, que começa no dia 20 deste mês e será disputado em Mendoza, na Argentina.
Na fase final, todas as seis seleções (três do Grupo A e três do Grupo B) jogam entre si. Os quatro primeiros garantem vaga no Mundial sub-20, que acontece entre junho e julho, na Turquia. O Brasil volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta os venezuelanos, às 21h (de Brasília), no Estádio San Juan, na Argentina. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, e o SporTV transmite ao vivo.

Assunção leva carro de R$ 200 mil para 'acelerar na estrada de Santos'

Volante de 36 anos vai poder experimentar automóvel alemão durante um mês nas ruas da cidade litorânea

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
227 comentários
Depois de sair chorando do Palmeiras, que jogará a Série B do Campeonato Brasileiro, Marcos Assunção logo ganhou dois motivos para sorrir: contrato de um ano com o Santos de Neymar (com possibilidade de renovar por mais uma temporada) e o "empréstimo" de um carrão avaliado em R$ 200 mil para ser usado durante um mês, em sua nova cidade.
Marcos Assunção Santos carro (Foto: Divulgação/Audi)Marcos Assunção mostra orgulhoso seu novo carro  (Foto: Divulgação/Audi)
O automóvel é um Audi A5 Sportback, avaliado em R$ 200 mil. O jogador fez um contrato de comodato de um mês e recebeu do presidente da montadora no país, Leandro Radomile, as chaves do carrão nesta segunda-feira. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, nesta terça Assunção já vai para o primeiro treino no CT Rei Pelé com o modelo cupê de quatro portas da Audi. O jogador que atuou nos últimos 30 meses pelo Palmeiras, retorna ao Peixe depois de 14 anos.
Apaixonado por carros de luxo, Marcos Assunção terá à disposição um motor turbo de 2.0 litros, de 211 cv de potência, que acelera o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. O carro vem com tração permanente quattro, que garante maior estabilidade, e câmbio S tronic de dupla embreagem e sete velocidades.
Marcos Assunção Santos carro (Foto: Divulgação/Audi)Por favor, Marcos Assunção, não chute o carro! Ele só está emprestado...  (Foto: Divulgação/Audi)

Após complicação, Zóio tem pulmão drenado e segue em coma induzido

Equipe médica pretendia reduzir sedação nesta segunda-feira para avaliar estímulos, mas mantém piloto sedado na Unidade de Terapia Intensiva

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Comente agora
Acidentado no último sábado durante um treino para a Copa Brasil de Motocross Freestyle (relembre no vídeo ao lado), Henrique Balestrini, mais conhecido como Zóio, sofreu uma drenagem pulmonar na manhã desta segunda-feira e seguirá em coma induzido. A equipe médica do hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o piloto está internado, pretendia reduzir os sedativos para avaliar as respostas do atleta, mas optou por manter a medicação e a internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A complicação respiratória se deve ao trauma sofrido por Zóio. Ao tentar um backflip (salto mortal para trás), o piloto sofreu uma forte queda de lado, que causou uma contusão no local, prejudicando as funções respiratórias. Além disto, o atleta teve traumatismo craniano e duas fraturas cervicais.
- Enquanto ele estiver no CTI dependendo de assistência ventilatória mecânica, ele estará sujeito a todos os riscos dessa condição, como infecções, de difícil controle, dificuldade nas trocas gasosas. Enquanto ele estiver entubado, no respiradouro, há risco de morte - disse o neurocirurgião do Hospital Miguel Couto, Ruy Monteiro, em entrevista ao Arena SporTV.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Zóio não teve evolução ou piora no quadro neurológico. A tomografia mais recente realizada pela equipe médica não apontou alterações significativas em relação ao exame anterior, realizado no domingo.
Henrique Balestrini tem três anos de prática no esporte. O jovem piloto foi apadrinhado por Joaninha, um dos principais nomes da modalidade, que o viu andando de bicicross em Sinop, no Mato-Grosso, cidade natal de ambos. Zóio estava treinando o backflip, uma das mais perigosas manobras do motocross, e estrearia na Copa Brasil de Motocross Freestyle no domingo. Fred Kyrillos, vice no ano passado, surpreendeu e foi o campeão de 2013.
Henrique Balestrin zoio motocross frames 2 (Foto: Reprodução)A queda de Henrique Balestrin em treino: piloto segue internado na UTI do Miguel Couto (Foto: Reprodução)

Algoz de Mayra Aguiar em Londres avisa: 'MMA pode estar no futuro'

Campeã olímpica, Kayla Harrisson elogia Ronda Rousey, primeira mulher no UFC, mas ainda busca novos desafios nos tatames, pelo menos até 2016

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
Comente agora
Campeã olímpica de judô na categoria meio-pesado (78kg), a americana Kayla Harrisson foi algoz da brasileira Mayra Aguiar nos Jogos de Londres 2012. Mas antes de se tornar um dos grandes nomes da modalidade, Kayla, ainda garota, treinou com a ex-judoca Ronda Rousey, que no fim do ano passado se tornou a primeira campeã de uma divisão feminina do UFC, maior organização de MMA do mundo. Apesar de garantir que ainda tem desafios para concluir dentro do seu esporte, a medalhista olímpica de 22 anos considera uma mudança de ares após os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
- Tenho muitas ideias para esse ano, para me desafiar no judô. O MMA pode estar no futuro, mas definitivamente não até o Rio. Eu vou voltar para a ''minha prancheta'' e decidir a partir deste ponto - disse Kayla, em entrevista por email ao GLOBOESPORTE.COM.
kayla harrison judô ronda rousey  MMA (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)A Judoca Kayla Harrisson e a amiga Ronda Rousey, do MMA (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Mesmo considerando a hipótese de um dia subir no octógono, Kayla ainda tem algumas ressalvas quanto ao MMA. Depois de elogiar a amiga Ronda Rousey, que quebrou barreiras dentro do esporte, ela fez um paralelo entre o lado ''showbiz'' das artes marciais mistas e a cultura do judô.
- Estou muito feliz pela Ronda. Acho que se alguém pode fazer o MMA feminino crescer é ela. Acho que vai ser um trabalho duro. Nossa sociedade prega contra isso constantemente. Mas eu sou uma fã da ideia de termos mulheres sendo fortes, confiantes e duronas. Mas espero que isso também ajude a crescer o judô, onde a cultura do respeito faz parte do jogo. Quero dizer que o MMA é um negócio e um entretenimento. O trabalho do lutador é entreter e fazer ''trash talk'' (provocações). Humildade, ética de trabalho e outros atributos são esquecidos algumas vezes por conta disso - completou.
Primeira mulher da história do UFC, Ronda Rousey estreia pela organização no UFC 157, dia 23 de fevereiro. A ex-judoca coloca o cinturão da divisão feminina peso-galo em jogo diante de Liz Carmouche. Nos tatames, Rousey foi medalha de bronze nos Jogos de Pequim 2008.

Após premiação, Ronda faz gesto obsceno em foto com Jon Jones

Dupla de campeões do UFC posa junta após vitória no 'Oscar do MMA'

Por SporTV.com Las Vegas
9 comentários
A musa Ronda Rousey e o campeão Jon Jones foram os grandes vitoriosos do 'Oscar do MMA', promovido por uma revista americana na última sexta-feira. A dupla de detentores de cinturões do UFC levou os prêmios das categorias de melhor lutador e lutadora de 2012. Após a premiação, os dois mostraram sintonia e posaram juntos para o Twitter pessoal da loira, que ousou ao fazer um gesto obsceno para a câmera. Jones foi mais comedido.
Ronda Rousey e Jon Jones (Foto: Reprodução/Twitter)Ronda Rousey e Jon Jones posam juntos após prêmio do Oscar do MMA (Foto: Reprodução/Twitter)
- Minha nova foto preferida com o único Jon Jones - publicou Ronda na rede social.
O Brasil foi premiado três vezes na noite. O lutador Edson Barboza ficou com o trófeu de melhor nocaute do ano, na vitória sobre Terry Etim no UFC Rio II. Rafael Cordeiro foi nomeado o melhor treinador. Já na categoria de "Melhor Academia do ano", o prêmio foi para a ''Cesar Gracie Jiu-Jítsu'', do brasileiro César Gracie.

Eleito melhor técnico de 2012, Rafael Cordeiro quer título no UFC em 2013

Líder da Kings MMA aposta em Fabricio Werdum e Jake Ellenberger para conquistar primeiro cinturão da academia no Ultimate neste ano

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
Rafael Cordeiro, UFC RIO 3 (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Rafael Cordeiro posa com um fã antes do UFC
Rio III (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Rafael Cordeiro já perdeu a conta de quantas vezes foi indicado ao prêmio de "Treinador do Ano" no World MMA Awards, principal premiação da modalidade no mundo, e saiu de mãos abanando. Wanderlei Silva, seu principal pupilo desde os tempos de Chute Boxe, brincava que ele era o técnico mais indicado sem jamais levar o prêmio para casa. Neste fim de semana, porém, o jejum enfim terminou e Cordeiro foi laureado, batendo os compatriotas César Gracie e Dedé Pederneiras e os americanos Greg Jackson e Javier Mendez, treinadores de nomes como Jon Jones, Georges St-Pierre e Cain Velásquez.
Para consagrar a Kings MMA, academia aberta pelo curitibano na Califórnia em 2009, Rafael Cordeiro quer agora um cinturão do UFC. Após formar campeões no Pride como Wanderlei Silva e Maurício Shogun, o técnico aposta agora no peso-pesado brasileiro Fabricio Werdum e no peso-meio-médio americano Jake Ellenberger para levar o título inédito para Huntington Beach.
- Aposto no Werdum. Mais do que a consagração da academia, seria uma consagração do que esse atleta vem fazendo pelo esporte. Ele mostrou uma grande evolução; já era experiente, mas, quanto mais treina, mais experiente fica. A consagração do time será o cinturão vindo através do Werdum e através do Jake Ellenberger, que é um menino em que dedicamos nossas fichas para que possa ser campeão na categoria 170lb (77,11kg). Para a academia ser mais consagrada do que já é, só está faltando esse cinturão, e, se Deus quiser, virá essa benção através de um deles dois - diz Cordeiro, sem esquecer de destacar ainda a participação de outro de seus atletas, Renato "Babalu" Sobral, no GP peso-meio-pesado do Bellator.
- Também será muito importante para nós. Esses três serão os nossos carros-chefes no início deste ano.
UFC - Fabricio Werdum e Jake Ellenberger (Foto: Divulgação)Ellenberger (esq.) e Werdum são as apostas de Cordeiro para o cinturão do UFC (Foto: Divulgação)
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
O treinador admitiu que receber o prêmio foi "uma das maiores emoções da minha vida". Ele reconheceu ainda que a participação na primeira temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões ajudou a tornar o sonho realidade, já que a votação para o prêmio era através da internet e muitos fãs brasileiros tiveram contato com seu trabalho através da série.
- O TUF Brasil, com certeza, foi um divisor de águas não só para os atletas, mas para os técnicos também. É a evolução natural do esporte. As pessoas que estão conhecendo a luta viram que o atleta é um produto feito dentro da academia, por vários eixos: pelos companheiros, pelos treinadores... Mostrou o lado não só do atleta, mas também da família; o que ele passa para se tornar campeão. Nós mostramos como se age, como se educa e se passa conhecimentos. Foi muito importante para as pessoas nos conhecerem e conhecerem nossa postura também - afirmou o treinador, que chega no sábado ao Brasil para acompanhar o UFC São Paulo e participar da segunda temporada do reality, como parte da comissão técnica de Werdum.

Belfort? Às vésperas de UFC SP, Bisping já pensa em Anderson Silva

Lutador britânico pode ganhar chance de disputar o título dos pesos-médios

Por SporTV.com Rio de Janeiro
31 comentários
Michael Bisping tem pela frente Vitor Belfort. No entanto, a poucos dias do duelo pelo UFC São Paulo, o peso-médio britânico já pensa mais adiante e projeta sua chance de disputar o cinturão da categoria com o atual campeão, Anderson Silva. Ele ganhará a oportunidade se vencer Belfort na luta principal do Ginásio do Ibirapuera, neste sábado.
- Agora eu sei que sou um dos melhores do mundo. Estou neste esporte por muito tempo e sou bem sucedido. Estou destinado a ser campeão do mundo, vou ser um dia. Posso te garantir isso. Estou 100% pronto para assumir esse título - disse Bisping, ao site ''MMA Weekly''.
Michael Bisping mma ufc (Foto: Wander Roberto/UFC)Antes do UFC São Paulo, Bisping já pensa em Anderson Silva (Foto: Wander Roberto/UFC)
Michael Bisping também comentou o fato de Anderson Silva, em entrevistas recentes, ter dito que enxerga com bons olhos uma defesa de cinturão diante do inglês. Empolgado, ele afirmou que um possível embate com o Spider seria uma luta interessante para os fãs de MMA.
- É como se você fosse um boxeador e Floyd Mayweather falasse que você é o cara que ele quer lutar em seguida. É um grande elogio. É a mesma coisa com Anderson Silva. Ele diz que está de olho em mim. Ele reconhece o meu talento, a ameaça e sabe que é bom comercialmente. É uma luta que as pessoas vão pagar para ver - completou.
No fim do ano passado, Dana White confirmou que Bisping é o provável desafiante do Spider caso vença neste fim de semana. Por outro lado, o presidente não sabe o que acontecerá se brasileiro for o vencedor.
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

Além de Vitor Belfort x Michael Bisping, o card do evento em São Paulo está recheado de brasileiros. Confira a programação da noite do evento:
UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba

Bandeira de Mello: com sonhos de torcedor, presidente finca pés no chão

Recém-saído da arquibancada, mandatário se dá o direito de sonhar com Messi no Flamengo, mas não sem antes resgatar a dignidade do clube

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
822 comentários
Ao caminhar pela sede da Gávea, Eduardo Bandeira de Mello procura saber quando Dorival Júnior comandará o primeiro coletivo de 2013. Está ansioso, mas contido como a nova função pede. A arquibancada deu lugar ao gabinete presidencial do Flamengo. O torcedor que sofria, xingava e vibrava foi eleito presidente do clube com passado de glórias, um presente de situação financeira extremamente delicada, mas que se dá o direito de sonhar com um futuro melhor.

- Claro que a nossa expectativa era ter recursos para contratar grandes reforços agora e ao longo do ano. Mas, quando vemos que a situação é complicada, temos que priorizar a nossa dignidade. Então, não vamos fazer nada que sacrifique essa postura de responsabilidade. Tenho tido 99% de manifestações de apoio. É claro que tem gente que queria que eu contratasse o Messi, o Cristiano Ronaldo, mas não dá. Quem sabe ano que vem? - brincou Eduardo Bandeira de Mello.
Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)Eduardo Bandeira de Mello promete marketing forte para elevar patamar do clube (Foto: Wagner Meier)
Na última quinta-feira, o clube anunciou um pacote de contratações: o volante Elias, o meia-atacante Gabriel e o lateral-esquerdo João Paulo. O anúncio só ocorreu depois de o salário de novembro dos jogadores do grupo atual ser quitado. Horas depois da confirmação oficial dos reforços, veio a notícia de que o 13º do elenco também fora depositado.

No sábado, no entanto, a notícia sobre a saída de Vagner Love mexeu com os rubro-negros. Em débito com o atacante e o CSKA, o Flamengo abriu mão de seu principal jogador. Disse a Love que não teria como pagá-lo e nem cumprir o acordo feito com os russos há um ano. Ainda no sábado, o clube convocou uma coletiva para falar sobre o assunto, mas o presidente e o jogador fizeram apenas um pronunciamento. Ambos mostraram desconforto ao falar sobre o rompimento e deixaram a impressão de uma manobra ensaiada.

Em pouco mais de dez dias, o Flamengo de Eduardo e um forte grupo de executivos que tem no front Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tenta a construção de um novo clube. Resgate da credibilidade, honra aos compromissos, ciência de que a razão de ser do Flamengo é o futebol, ampla reformulação no quadro funcional, mudanças de diretrizes e um ponto crucial: investimento no até então inerte departamento de marketing.
É claro que tem gente que queria que eu contratasse o Messi, o Cristiano Ronaldo, mas não dá. Quem sabe ano que vem?"
Eduardo Bandeira de Mello
- O marketing do Flamengo vai ser o carro-chefe da nossa administração, vai ser o que vai nos fazer chegar ao patamar que a torcida do Flamengo merece - afirmou o presidente.

A nova direção começa a arrumar a casa com Eduardo Bandeira de Mello na cadeira presidencial, mas sem deixar de lado o torcedor que tem certezas do grande desafio. E uma dúvida: afinal, que time Dorival vai escalar no coletivo?
Abaixo, o internauta confere os principais trechos da entrevista:
Pouco mais de um mês depois do resultado da eleição, como está a rotina do presidente do Flamengo?
Está difícil, mas temos que encarar. Estava preparado para isso, muda totalmente a sua rotina. Estou de férias no BNDES, então dá para conciliar melhor, mas os primeiros dias realmente são complicados. Mas tudo bem. Entrei nessa e tenho que encarar.
Os dias são complicados. E as noites? Já perdeu alguma noite de sono? Você pegou uma fase de transição com a complicação muito grande que foi a questão das finanças. A penhora no fim do ano passado, que atingiu todos os clubes do Rio, acabou ficando para vocês administrarem. Assustou essa questão financeira?
Ainda está assustando. A situação financeira do Flamengo é bastante complicada, estamos tentando lidar da melhor maneira possível. Vocês me perguntavam o que eu mais temia na época da eleição, e sempre falei que era a situação financeira a curto prazo. Ela é bastante complicada, está nos atrapalhando, mas temos confiança de que com 40 milhões de torcedores consigamos chegar a um bom termo. Mas é claro que no início é bastante complicado.
Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)Mandatário se diz assustado com as finanças do
Flamengo (Foto: Wagner Meier)
Já há um diagnóstico inicial do tamanho da dívida?
Estamos há poucos dias, não temos ainda números confiáveis. Contratamos uma empresa de auditoria que deve terminar em cerca de 90 dias. A partir do momento em que tivermos o relatório dessa empresa, vamos ter uma situação mais clara. As últimas contas aprovadas são as de 2010, assim mesmo com ressalvas, então a situação continua indefinida em termos de números reais, concretos. No dia a dia começam as surpresas, as cobranças, as penhoras, e isso é suficiente para vermos que a situação é muito pior do que imaginávamos. Não sabemos ainda exatamente qual é o tamanho da nossa dívida.
Já conseguiram liberar algumas penhoras?
Já conseguimos fazer alguns pagamentos dos parcelamentos que não haviam sido honrados pela administração passada, como a Timemania. Mas isso é o início, ainda temos um longo caminho a percorrer para se chegar a um ponto que possamos dizer que estamos em dia com as pendências da Fazenda nacional. Já começamos. Já tivemos reuniões na Procuradoria da Fazenda, nosso trabalho tem sido muito em cima disso. Meu discurso de posse serviu bastante para abrir caminho para as pessoas entenderem que a postura do Flamengo agora é outra, que é um clube que vai ter postura cidadã. Não vamos atrasar compromissos, não vamos fazer loucuras antes de cumprirmos os compromissos com jogadores, funcionários, fornecedores e com o Governo. É muito fácil você - e isso é uma prática corrente não só no Flamengo, mas em outros clubes e empresas - se financiar através da sonegação e da apropriação indébita. Isso não vamos fazer em momento nenhum.
Qual o recado que poderia dar ao torcedor? Passou uma semana, e os torcedores estavam cobrando reforços. É possível entender isso, que vai dar frutos mais à frente?
Acho que o torcedor já está entendendo isso. Estou até surpreso positivamente com as reações que tenho visto, manifestações nas redes sociais. Tenho impressão que na sua maioria o torcedor do Flamengo está comprando essa ideia de responsabilidade e entende perfeitamente que não adiantaria nada eu chegar agora, não pagar os impostos, atrasar os compromissos com os jogadores, para contratar um grande reforço. Claro que a nossa expectativa era ter recursos para contratar grandes reforços agora e ao longo do ano, mas, quando a gente vê que a situação é complicada, temos que priorizar a nossa dignidade. Então, não vamos fazer nada que sacrifique essa postura de responsabilidade. Tenho tido 99% de manifestações de apoio. É claro que tem gente que queria que eu contratasse o Messi, o Cristiano Ronaldo, mas não dá. Quem sabe ano que vem?
Tenho impressão que na sua maioria o torcedor do Flamengo está comprando essa ideia de responsabilidade e entende perfeitamente que não adiantaria nada eu chegar agora, não pagar os impostos, atrasar os compromissos com os jogadores, para contratar um grande reforço"
Isso significa que este ano pode ficar comprometido em relação a resultados no futebol? Ou acredita que para o segundo semestre, atraindo investidores, o cenário vai mudar?
Eu acho que não vai ficar comprometido, não. Até porque acredito muito no nosso elenco. O Pelaipe tem passado uma avaliação muito positiva de responsabilidade deles. Acho que um elenco como o do Flamengo, se estiver motivado e bem treinado, não fica a dever a nenhum outro aqui no Rio. Se ficarmos, vamos superar com muita raça, com muito trabalho. Tenho confiança nos jogadores. Acho que, apesar das dificuldades, vamos chegar lá. E é claro que vamos também reforçar o elenco dentro das nossas possibilidades.

Qual foi a impressão do primeiro contato com os jogadores? Há algum tempo o senhor estava na arquibancada, deve até ter xingado algum deles, e agora é o presidente.
Falei exatamente isso, que estava vendo pela primeira vez na qualidade de presidente do clube os jogadores que eu gritava o nome na hora em que entravam em campo. É uma situação diferente. Foi bastante emocionante. Foi um contato muito rápido, pois tinha uma reunião para tratar das dívidas do Flamengo, então consegui falar com eles por cinco, dez minutos, nem deu tempo de ver a reação deles. Mas depois eu vi através de vocês (imprensa) que foi muito boa. E o Wallim (vice de futebol) falou, o Pelaipe (diretor do futebol) também. Estou sentindo que eles estão conscientes de que estamos fazendo e vamos fazer o que for possível para resolver todas as pendências. A resposta que tive foi a melhor possível. Seria diferente se saíssemos dizendo que vamos contratar o Robinho, vamos contratar o fulano, e isso comprometer o pouco que temos para acertar a vida com eles e com o governo, com os impostos. Não podemos ficar nessa situação de sonegadores. Podem ter certeza que isso não faremos nunca mais.
É normal quando se chega numa empresa fazer alguns cortes, mudanças, demissões. O Flamengo está organizando a casa?
Esses ajustes têm que ser feitos. Chegamos aqui e encontramos uma situação de déficit. Temos que agir do lado da receita e do lado da despesa. Do lado da receita, o Bap está trabalhando, tentando buscar patrocínios, parcerias, sócio-torcedor mais na frente. Tudo isso vai nos ajudar muito pelo lado da receita. Pelo lado da despesa, nós temos que ter uma administração austera, até para dar o exemplo. Não podemos manter uma situação que é irreal, pois no final não vamos conseguir pagar ninguém.
Qual sua avaliação sobre o início de trabalho do diretor de futebol Paulo Pelaipe?
É a melhor possível. Quando conversamos com ele antes de ser contratado, eu já tinha uma excelente impressão. Agora com o contato diário só posso dizer que a surpresa foi melhor ainda. Tem sido um parceiro nosso, uma pessoa que tem experiência no futebol muito maior do que todos nós. Acho que ele tem uma relação excelente com o jogador e com o treinador. Realmente foi uma grande contratação.
Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)No gabinete na Gávea, foto da família do presidente
(Foto: Wagner Meier)
Falando da parte pessoal, a pressão começa em casa, né? Tem alguma artimanha para não falar para os três filhos rubro-negros o nome de algum reforço?
Eles já estão sabendo que eu não libero essa informação nem em casa. Só se eu falar dormindo (risos). Mas eles já nem perguntam mais, nem minha mulher. Todos são rubro-negros e entendem perfeitamente.
Mas estão curtindo?
Estão curtindo, participaram da campanha. Os três e minha mulher. Foi uma festa familiar e estão me ajudando muito.
A relação com os amigos rubro-negros mudou muito?
Eu sempre fui aquele rubro-negro notório, todos sabiam que eu era Flamengo doente. Muitas vezes quando o Flamengo perdia eu estava no elevador do banco e as pessoas vinham falar comigo como se eu tivesse jogado, como se fosse treinador. Agora como presidente passo a ter responsabilidade. Mudou nesse sentido, ficou muito mais intenso. Pessoas que nem eram tão próximas chegam para conversar, dizem para eu contratar fulano, mandar fulano embora. Isso muda. Mas isso é muito bom, inclusive.
E é só o começo, né? Está preparado para batalha, que é longa e árdua?
Estamos preparados, sim. No final de três anos isso vai estar muito melhor. Podem ter certeza.
Estamos preparados, sim. No final de três anos isso vai estar muito melhor. Podem ter certeza"
Até quando você vai trabalhar no BNDES?
Formalmente só devo me desligar do banco em junho, mas tenho alguns meses de férias para tirar e vou conseguir administrar isso. Só quero terminar os trabalhos que comecei, não gosto de deixar inacabados, então vai dar para conciliar. Vou me dividir nos cinco meses que faltam, mas com alguns períodos de férias não haverá problema.
Na época da campanha você diagnosticava o cenário do marketing do clube de uma forma  negativa. Já há avanços no setor?
O marketing do Flamengo vai ser o carro-chefe da nossa administração, vai ser o que vai nos fazer chegar no patamar que a torcida do Flamengo merece. O Bap é um craque, a equipe é excelente, todos os planos que está desenvolvendo agora quando estiverem concretizados o Flamengo será outro. Só não posso adiantar nada porque envolve sigilo, mas tem muita coisa boa vindo por aí.
A nova diretoria tem tentado manter tudo em sigilo. É uma preocupação sua?

No tempo em que era torcedor, já me iludi muito com falsas promessas, com intenções. Ficava contabilizando aquele jogador no ataque do Flamengo. Depois, não vinha. Não deu porque faltou isso, faltou aquilo. Não queremos cometer o mesmo erro. Só vamos divulgar contratações quando estiverem concretizadas. E nesses casos de marketing, de parceria, é natural. No mundo empresarial você não sai propagandeando o que vai fazer, até porque você perde força numa negociação.
Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)Bandeira promete um Flamengo muito melhor depois de seu mandato (Foto: Wagner Meier)

Preocupado com físico, Verdão teme que Riquelme seja 'novo Valdivia'

Em negociação com o Palmeiras, argentino jogou pouco em 2012 e tem desempenho semelhante ao do Mago. Kleina fica na defensiva

Por Diego Ribeiro e Marcelo Hazan São Paulo
110 comentários
juan roman riquelme boca juniors (Foto: Agência Getty Images)Cheio de problemas com Valdivia, Verdão teme
viver o mesmo com Riquelme (Foto: Getty Images)
O meia Riquelme tem 34 anos, um histórico de lesões e não joga futebol profissionalmente há mais de seis meses. Mesmo com todas essas informações, o Palmeiras busca a contratação do jogador para as disputas da Taça Libertadores e da Série B do Campeonato Brasileiro. A possível chegada do argentino, porém, não é unanimidade dentro do clube. O temor é que o meia tenha trajetória semelhante à de Valdivia.
O COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) do clube também é contra a contratação, mas por motivos financeiros. Falta o aval da comissão técnica para que o Verdão mantenha a carga ou desista de Riquelme. O meia não é prioridade para o técnico Gilson Kleina neste momento.
A resistência é baseada nos números da temporada passada, em que os dois tiveram trajetórias semelhantes. A comissão técnica está ciente de que Riquelme jogou menos da metade das partidas do Boca no ano – mas teve participação assídua até a final da Libertadores contra o Corinthians, em julho. No total, são 25 jogos e seis gols. Os Xeneizes jogaram 63 vezes em 2012, e 43 até a decisão da competição sul-americana. Depois disso, o craque teve seu contrato suspenso.
As lesões continuam afetando a carreira do meia. Ano passado, por exemplo, perdeu algumas partidas por causa de um problema no joelho esquerdo. Sem a mesma forma física de anos atrás, Riquelme também é considerado lento por parte da diretoria alviverde – mas não pelo presidente Arnaldo Tirone e pelo vice Roberto Frizzo, que defendem abertamente a contratação.
Os camisas 10 em 2012
Riquelme Valdivia
25 jogos 35 jogos
6 gols 3 gols
Esteve em 39,6% dos jogos do Boca (58,1% até a final da Libertadores) Esteve em 47,2% dos jogos do Verdão
O técnico Gilson Kleina se mantém na defensiva, mas o histórico dentro do clube mostra que um jogador com o perfil de Riquelme não é prioridade para o comandante – ele prefere mesclar medalhões com jogadores mais jovens, e acredita que o time não suportaria duas estrelas na mesma posição. E duas estrelas que não estarão disponíveis em todos os jogos.
– Ninguém aqui discute o potencial do Riquelme. Ele tem uma capacidade técnica incontestável. Dentro de sua história, sempre esteve em alto nível por grandes equipes, e sempre correspondeu porque conquistou. E para servir à seleção argentina, é necessário ter muita qualidade, principalmente para a camisa 10 que ele usou. Mas é como o Valdivia: é preciso que sejam feitos análises físicas e fisiológicas para sabermos qual a melhor maneira de usá-los – disse, em entrevista coletiva na semana passada.
O Palmeiras gostaria de apostar na experiência de Riquelme, três vezes campeão da Libertadores com o Boca e representante da seleção argentina na década passada. A proposta está nas mãos do craque argentino, e o clube só aguarda a resposta para saber qual corrente levará a melhor no Palestra Itália: defensores ou detratores da contratação.

Thiago Silva ficará 4 semanas fora e pode desfalcar seleção, diz emissora

Zagueiro do PSG está com uma lesão muscular na coxa esquerda

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
Se ganhou o reforço de Lucas nesse começo de 2013, o Paris Saint-Germain pode ficar sem outro brasileiro por um bom período. De acordo com a emissora “Canal+”, o zagueiro Thiago Silva ficará quatro semanas afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda.

O capitão do time da capital sofreu o problema no empate de 0 a 0 diante do Ajaccio, na última sexta-feira, pelo Campeonato Francês.

Caso a previsão se confirme, Thiago Silva desfalcaria, inclusive, a seleção brasileira que disputa um amistoso contra a Inglaterra no próximo dia 6 de fevereiro, em Londres. Esse será o primeiro jogo de Felipão desde que ele retornou ao comando do time canarinho no fim do ano passado.
Thiago Silva lesionado na partida do PSG (Foto: Reuters)Thiago Silva deixa o gramado no Parque dos Príncipes (Foto: Reuters)