quinta-feira, 10 de maio de 2012


Com 'sangue nos olhos', Santos se vinga humilhando o Bolívar na Vila
Depois de sofrer com violência dos bolivianos em La Paz e de ouvir provocação do técnico rival, Peixe mete 8 a 0 e avança às quartas
 
 
A CRÔNICA
por Lincoln Chaves e Marcelo Hazan
125 comentários
"Aqui, en Vila Belmiro, la respuesta está dentro de campo". A frase, em portunhol legítimo, estampava uma faixa exibida por torcedores santistas. Era um recado aos jogadores e aos torcedores do Bolívar. Na partida de ida, em La Paz, além da altitude de 3.660 metros acima do nível do mar o Peixe teve de lutar contra a violência dos adversários em campo e o vandalismo de torcedores, que atiravam objetos no gramado - Neymar, que era um "desconhecido" para o técnico do Bolívar, chegou a ser atingido no rosto. Resultado: Bolívar, 2 a 1.
A vingança veio nesta quinta-feira. E em forma de massacre. Com "sangue nos olhos", Neymar, Ganso & Cia massacraram o fraquíssimo time boliviano: 8 a 0. O resultado é a sexta maior goleada da história da Libertadores - a maior é um 12 a 1 do Peñarol-URU sobre o Valencia-VEN, em 1970. O Peixe ficou a um gol de igualar seu maior placar na competição - um 9 a 1 sobre o Cerro Porteño-PAR, em 1962.
O Santos agora encara um adversário bem mais difícil nas quartas de final da Libertadores: o Vélez Sarsfield, da Argentina. Quem passar pega o vencedor de Corinthians e Vasco nas semifinais.
Embalado pela goleada na Libertadores, o Santos agora se volta para a decisão do Campeonato Paulista. A vantagem é enorme: com os 3 a 0 sobre o Guarani no primeiro jogo, o time de Muricy Ramalho pode até perder por dois de diferença no domingo, no Morumbi, que chega ao tri consecutivo.
Ganso Neymar gol Santos (Foto: Reuters)Juan, Ganso e Neymar: festa do Santos na Vila Belmiro (Foto: Reuters)
Com "sangue nos olhos", Santos massacra
Foi seguramente um dos maiores massacres da história da Libertadores dentro de uma só etapa. Sem tomar conhecimento do Bolívar, o Santos atropelou. Claramente motivado pelos episódios ocorridos no jogo de La Paz, o time de Neymar, Ganso & Cia. parecia querer provar: guerra se combate na bola. E desde o primeiro minuto foi essa a atitude do Peixe.
Minutos antes de a bola rolar, Robinho enviou mensagem surpresa a Neymar. Por meio do telão da Vila Belmiro, o Rei das Pedaladas pediu para o camisa 11 arrebentar e marcar três gols. Também disse que o amava. Da Itália, o ídolo do Alvinegro certamente não esperava que todo o time levaria suas palavras tão ao pé da letra.
 A tradicional "pegada de Libertadores" era nítida. A missão era bem clara: golear o adversário a qualquer custo. Logo aos cinco minutos, o agraciado foi Elano. Atrás de um gol há tempos, o camisa 8, enfim, desencantou. Do jeito que gosta, recebeu passe de cabeça de Neymar e soltou o pé de fora da área. Sem a altitude de 3.660 metros, o goleiro Arguello parece ter sido confundido com a curva da bola, que morreu nas redes. Na comemoração, Elano ajoelhou no gramado com as caneleiras nas mãos, em homenagem às filhas Maria Clara e Maria Tereza, cujos nomes estão gravados no objeto.
Empurrado por uma Vila Belmiro lotada, o Peixe ligou o rolo compressor. Atordoado, o Bolívar até chegou a tentar finalização de fora da área com Cardozo, sem sucesso. Nada importava ao Santos, a não ser massacrar o adversário.
A bela linha de passe tramada por Ganso, Adriano, Alan Kardec e Henrique era prenúncio do que viria pela frente. No escanteio seguinte ao lance, veio o pênalti em Edu Dracena. Neymar deslocou o goleiro, se isolou como maior artilheiro pós Pelé, com 105 gols, e "reverenciou" todos os torcedores na comemoração.
Dos 21 minutos, tempo em que Neymar ampliou o marcador, até os 36, o Santos fez mais três. O terceiro deles, porém, certamente ganhará placa do presidente Luis Alvaro Ribeiro. Pela esquerda, o craque cruzou rasteiro para Ganso ajeitar o corpo e, de letra, matar Arguello. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Nem bem deu a saída de bola e o Bolívar já sofria outro gol. Alan Kardec dominou na intermediária, avançou e bateu cruzado de fora da área, sem chances para Arguello. Quando parecia que o massacra já havia terminado, Neymar novamente deu o ar da graça. Pela esquerda, ele achou espaço na defesa do Bolívar, invadiu a área e só deu um leve tapa de direita, definindo os 5 a 0 no primeiro tempo.
Neymar gol santos x Bolivar (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Neymar presta reverência à torcida na Vila Belmiro (Foto: Miguel Schincariol)
Parecia que tinha acabado, mas ainda cabia muito mais

Os 15 minutos do intervalo poderiam esfriar o Santos na Vila Belmiro. Era por isso que o Bolívar torcia, mas tal fato esteve longe de acontecer. Incansável, o Peixe queria mais. Nem mesmo o som do "olé" entoado pelos santistas na primeira etapa relaxou a equipe.
Entre pontapés dos bolivianos e lindas jogadas de efeito de Neymar e Ganso - por conta de cotoveladas, o meia teve de usar um algodão no nariz durante a partida -, o Santos continuava dando show.
Endiabrado, Neymar seguiu como protagonista. Mas em vez de artilheiro, assumiu papel de garçom. Em mais uma bela jogada pela esquerda, o atacante achou Elano. Com um lindo drible de corpo, lembrando o mesmo movimento executado por Diego, ex-Santos e atual Atlético de Madrid, contra o São Paulo em 2002, o meia tirou o zagueiro da jogada e só deslocou o goleiro: 6 a 0.
Se o Peixe jogava por música, a orquestra tinha de ter mais gols do Maestro. E de tanto treinar, Ganso acertou gol de falta. Desta vez, com bela contribuição de Arguello, que espalmou a bola para dentro, aos sete minutos.
Àquela altura, tudo já era festa para a torcida do Santos. Com o placar garantido, Muricy Ramalho promoveu alterações. Alan Kardec deu lugar a Borges e Arouca foi substituído por Ibson.
E em mais outra boa jogada pela esquerda de Neymar, o Santos chegou ao oitavo. O craque gingou na frente dos adversários e rolou para Ganso na entrada da área. De primeira, o camisa 10 deixou Borges totalmente à vontade para finalizar e ampliar.
Mesmo com 8 a 0 no placar, nenhum torcedor boliviano tirou o pé da Vila Belmiro. A motivação era por um gol de honra da equipe celeste. Nos poucos lances de perigo criados pelo Bolívar na etapa final, eles ainda vibravam, mas não puderam comemorar nada. Rafael pegou tudo.
Com tudo o que tem direito, incluindo olé, o Santos se garantiu com moral nas quartas de final da Libertadores.
Ganso gol Santos (Foto: Reuters)Ganso faz a festa, com o goleiro do Bolívar no chão - massacre! (Foto: Reuters)

Bahia vence Portuguesa e enfrenta o Grêmio nas quartas da Copa do Brasil

Tricolor derrotou a Portuguesa por 2 a 0, nesta quarta-feira, no estádio de Pituaçu

Por Raphael Carneiro Salvador
Pela quinta vez na história da Copa do Brasil, o Bahia está nas quartas de final da competição. O Tricolor não repetiu uma daquelas exibições do início da era Paulo Roberto Falcão, mas fez o suficiente para derrotar a Portuguesa por 2 a 0, no estádio de Pituaçu, e garantir a classificação. Na próxima fase a equipe baiana vai enfrentar o Grêmio. O primeiro jogo será na próxima semana em Salvador.
Apesar do pensamento dividido entre a luta nas oitavas de final e a decisão do Campeonato Baiano, Falcão voltou a escalar um time ofensivo. Do lado da Portuguesa, o jogo era encarado como a chance de redenção no semestre, já que o time foi rebaixado no Campeonato Paulista.
O primeiro jogo, no Canindé, terminou empatado em 0 a 0. Por isso, a vitória era a única alternativa para o Bahia. Com o tirunfo, o Tricolor chega com moral para a decisão do estadual. Sem conquistar o título há dez anos, o Bahia joga por um empate, no domingo, contra o Vitória, para encerrar o jejum. Já a Portuguesa, que nunca passou das oitavas de final da Copa do Brasil, só volta a jogar na estreia da Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 19, contra o Palmeiras.
Fabinho gol Bahia x Portuguesa (Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado)Fabinho foi o autor do primeiro gol Bahia contra a Portuguesa (Foto: Eduardo Martins / Ag. Estado)
Bola parada faz a diferença
Como o empate em 0 a 0 não servia para ninguém, os dois times iniciaram em busca do gol. Apesar da movimentação inicial, os dois ataques não conseguiam assustar os goleiros.
Sem muita criatividade do meio de campo e com os erros nas finalizações, o Bahia conseguiu o diferencial em um dos seus pontos fortes nesta temporada. Gabriel cobra escanteio, a marcação fica de olho no zagueiro Rafael Donato e Fabinho, sozinho, não precisa nem pular para mandar a bola para o fundo das redes.
- Foi uma jogada treinada, temos de estar atentos. Eu estava no momento certo, na hora certa – comentou o volante.
Após o gol, o Bahia se segurou em campo e a Portuguesa cresceu. O time paulista explorou bem os erros da zaga Tricolor, mas não conseguiu ter eficiência. Aos poucos o time de Falcão reequilibrou o jogo e teve até a chance de ampliar, mas na frente do goleiro Wéverton, Titi tentou a cavadinha e desperdiçou a oportunidade.
Cavadinha e alívio
Com o placar adverso, a Portuguesa voltou para o segundo tempo com o pensamento ofensivo. O time paulista até que criou algumas oportunidades, mas voltou a pecar nas finalizações. Boquita e Henrique desperdiçaram chances nos dois primeiros minutos.
Após o susto inicial, o Bahia conseguiu equilibrar a partida, mas sem se expor muito em campo. Aos 13 minutos, em cobrança de falta de Gabriel, Titi desviou na primeira trave. Donato, na dividida com Raí, tentou chegar na bola e caiu na área. Os jogadores pediram pênalti, mas o árbitro Héber Roberto Lopes mandou o jogo seguir.
Pouco tempo depois a Portuguesa voltou a assustar. Aproveitando os erros de passe do Bahia, Luís Ricardo cruzou para a área e Ananias cabeceou. Imóvel, Marcelo Lomba acompanhou a bola passar perto de sua trave.
A angústia do Bahia acabou quando Júnior aproveitou um vacilo da zaga da Lusa, nas divididas com Rogério e Renato, e mandou de cobertura para fazer o segundo gol da partida.
Com a vantagem no placar, Falcão passou a pensar na decisão do próximo domingo. O treinador tirou Titi e Gabriel de campo para as entradas de Danny Morais e Magno. Pouco tempo depois, Rogério recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
O Bahia chegou a fazer o terceiro com Vander, mas o auxiliar marcou impedimento. Nos minutos finais, o Tricolor tocou mais a bola e ainda criou novas oportunidades, mas abusou do preciosismo. Sem forças, a Portuguesa não conseguiu reagir e amargou a eliminação na Copa do Brasil.

MMA vira arte em pintura acrílica e pastel nas mãos de fã americano

Brad Utterstrom fez seu 1º retrato sobre Randy Couture e desde então não parou mais de fazer trabalhos envolvendo os principais nomes de esporte

Por SporTV.com Portland, EUA
4 comentários
Brad Utterstrom e Randy Couture, MMA (Foto: Reprodução/ Bradutterstrom.com)Brad Utterstrom entrega pintura a Randy
Couture (Foto: Reprodução/ Bradutterstrom.com)
Reunir duas paixões em uma só é o sonho de muita gente. Brad Utterstrom conseguiu e até criou um site para mostrar isso. Formado em ciência da arte pela Western Oregon University, o americano de 35 anos usou o que aprendeu para fazer pinturas sobre MMA. Ele se tornou um artista que tem como tema principal os lutadores do seu esporte favorito. Trabalho e lazer reunidos em um só.
Lápis, caneta esferográfica, acrílico, pastel, carvão, lápis de cor derretido... A lista de materiais utilizados por Utterstrom é grande. O primeiro, em acrílico, foi feito em 2002, em seu último ano na universidade. O personagem escolhido foi Randy Couture, então campeão peso-pesado do UFC. Ele até conseguiu entregar a sua arte para o lutador e registrou o momento, como mostra a foto acima.
- Tenho sido um fã de MMA praticamente desde o seu início. Acredito que o evento de MMA que vi pela primeira vez foi o UFC 7. E a partir desse ponto, eu fiquei viciado. Aluguei os UFCs anteriores logo depois e segui o esporte religiosamente desde então - escreveu Brad Utterstrom em seu site oficial.
Arte no MMA, Bob Sapp x Minotauro (Foto: Reprodução/ Bradutterstrom.com)Utterstrom pintou uma das lutas mais famosas do MMA: Sapp x Minotauro (Reprodução/ Bradutterstrom.com)
Atualmente, o site de Utterstrom (Bradutterstrom.com) tem pinturas de praticamente todos os principais lutadores do MMA do mundo, passando por Fedor Emelianenko, ex-campeão do extinto Pride, desenhado com uma caneta, e também pela nova geração, como o atual dono do cinturão meio-pesado do UFC, o jovem Jon Jones, pintado em pastel.
- Sou fascinado com a tentativa de capturar a imagem, a emoção e a personalidade de cada um dos meus personagens. Estou constantemente experimentando uma variedade de meios (de pintura) - comentou.

Proposta do Roma deve tirar Leandro Castán do Timão após a Libertadores

Corinthians oferecerá reajuste salarial para tentar evitar a saída do zagueiro

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
62 comentários
 Edenilson, Leandro Castan e Fabio Santos no treino do Corinthians (Foto: Ale Cabral / Ag. Estado) Leandro Castán no treino do Corinthians
(Foto: Ale Cabral / Ag. Estado)
Enquanto corre atrás de reforços para o segundo semestre, o Corinthians vai ter problemas para segurar um de seus principais jogadores assim que encerrar sua participação na Taça Libertadores. Titular absoluto desde o ano passado e vivendo grande fase, o zagueiro Leandro Castán está muito próximo de ser negociado com o Roma-ITA.
O jogador, de 25 anos, vem sendo observado pela equipe italiana desde 2011, quando se destacou na conquista do título brasileiro. Desta vez, o assédio foi mais forte. Representantes viajaram à Itália neste semestre para conhecer o clube e discutir as bases do contrato.

O Corinthians evita falar sobre o tema para não atrapalhar o desempenho de Castán durante o mata-mata da Taça Libertadores - a equipe enfrenta o Vasco da Gama, nas quartas de final. Oficialmente, a cúpula do departamento de futebol do Timão garante que não recebeu nenhuma proposta oficial pelo defensor.

- Nós escutamos muitas coisas, mas não fomos procurados até o momento. Não chegou nada oficial – afirmou o diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves.

As conversas, porém, já começaram. Internamente, o Corinthians não pretende vender o jogador por menos de € 6 milhões (R$ 15 milhões). Caso os romanos cheguem ao montante desejado, o Timão ainda tentará brigar para segurá-lo com um reajuste salarial. A esperança alvinegra é de que os italianos não tenham tanto dinheiro em caixa em virtude da crise financeira que atingiu a Itália e a Europa.

O Timão esperava pela valorização de Castán com a boa campanha no Brasileirão. Em dezembro, o clube adquiriu os outros 50% dos direitos dele, garantindo assim ficar com todo o dinheiro em caso de negociação.
Leandro Castán chegou ao Corinthians em 2010, mas só virou titular no ano passado ao assumir a vaga do capitão William, aposentado. Apesar de ser pouco badalado, brilhou no último Brasileirão e se fixou como titular absoluto - num momento e instabilidade do setor, Tite preferiu barrar Chicão em vez dele. Em 102 partidas, fez três gols.

Além do zagueiro, o Corinthians corre risco de perder outras peças depois da Libertadores. Outro nome muito comentado é o do volante Paulinho, que estaria na mira do Inter de Milão.

Joel: 'Ronaldinho é quem tem que falar por que não está rendendo'

Questionamentos ao camisa 10 cansam o técnico do Flamengo que, no entanto, aposta em evolução: 'Acho que ele vai entrar bem no Brasileiro'

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho não concede entrevista coletiva no Flamengo há tempos. Foram raras as vezes que o jogador esteve na sala de imprensa para a sabatina com os jornalistas. Com isso, sobra para Joel Santana ter que responder sobre o rendimento e o comportamento do seu capitão. Mas, segundo o treinador, o processo está ficando cansativo. O técnico disse que o próprio jogador é quem deve responder por suas atuações e atitudes e deixou claro que espera mais do camisa 10.
- Eu que estou aqui há três meses... está ficando cansativo (responder sobre Ronaldinho). Ele é um cara completo, conquistou tudo. Quando não rende o que a gente espera, nós temos que responder por ele... Não posso. Pergunta para ele. É maduro o suficiente para o dia que quiser vir aqui falar com vocês. Como vou responder de um cara que é campeão mundial, melhor do mundo, financeiramente definido?! Ele que tem que falar com vocês por que não está rendendo. Não tenho que tomar conta do Ronaldinho, quem tem que fazer isso são os seguranças dele. Não tenho que responder sobre o comportamento dele, aonde ele foi, aonde deixou de ir. O dia que ele achar que deve responder, ele vem aqui.
Ronaldinho, Flamengo (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)Ronaldinho corre no gramado da Gávea nesta quinta-feira (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)
Mas Ronaldinho Gaúcho não tem o costume de conceder coletivas. A última foi outubro do ano passado, na véspera do primeiro jogo contra o Universidad de Chile, no Engenhão, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Muitas vezes suas declarações se resumem a algumas palavras na saída de campo após os jogos.
O camisa 10 não figura na lista dos finalistas para melhores jogadores do campeonato. E, novamente, sobrou para Joel ter que responder. O técnico aproveitou para se estender na resposta e admitiu que espera mais do astro da companhia.
Joel Santana, Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Joel Santana na coletiva do Flamengo
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
- Não sou eu que tenho que analisar isso (o fato de Ronaldinho ter ficado fora dos melhores do campeonato). Quando vocês falarem para mim do comportamento do Ronaldinho, isso ou aquilo, não sou eu que tenho que ver isso. Por isso, temos presidente, vice-presidente, vice de futebol... Meu negócio é dentro de campo. Acho que ele pode render mais do que está rendendo, ele tem futebol para isso. Acho que ele vai entrar bem no Brasileiro. Tem tudo para dar uma melhora na produtividade. Quando a gente cobra, é porque sabe que o jogador pode dar mais.

Esposa de Nilton vai ao aeroporto e conta que chorou com homenagem

Volante do Vasco dedicou seu gol contra o Lanús para a mulher Karin e a filha Giovanna. Jogador teve papo com Cristóvão antes da partida

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Nilton e a esposa Karin (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Karin recebe o marido Nilton no desembarque
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Uma torcedora especial aguardava com ansiedade a chegada da delegação do Vasco, que retornou ao Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira após a dramática classificação para as quartas de final da Libertadores, diante do Lanús, nos pênaltis. Karin, esposa de Nilton, esperava o volante para retribuir o carinho. O jogador dedicou a ela e à filha Giovanna, de apenas um ano, o gol que marcou na Argentina.
A pequena filha do casal não foi ao aeroporto. Mas, durante o jogo, acompanhou atenta todos os lances da partida.
- A Giovana assistiu ao jogo e reconheceu ele. Só não trouxe para o aeroporto porque ela tinha acabado de acordar e ainda estava com o cabelo todo em pé. Imaginei que fariam imagem dela - contou Karin, rindo.
A esposa de Nilton disse que se emocionou com a homenagem feita pelo marido. Ela revelou uma conversa de Cristóvão Borges com o volante antes do jogo.
- Chorei com ele. Foi muito humano o que ele fez. Vivemos um ano de dificuldades com a lesão dele. Lá em casa, nosso lema é não aceitar perder, eu não aceito que ele tenha más atuações. Digo a ele que quero que ele faça bem o trabalho dele. Ele ligou e contou que o Cristóvão perguntou se ele estava pronto para o jogo. Ele brincou comigo e falou que havia dito: "Não sei". Aí eu disse: "Vou matar você!". Disse a ele para dedicar o gol para Gioavanna, que já fez um ano e nada de gol - relatou a esposa, que tem quatro tatuagens iguais às do jogador.
Esposa não acredita em entrevista em espanhol
Durante o jogo, Nilton se chocou de cabeça com um adversário e teve um ferimento, que o obrigou a ser atendido fora de campo por causa do sangramento. Karin disse que nem cogitou a hipótese de o marido deixar o gramado.
- Não tive medo de ele sair de campo. Jogador tem que continuar no jogo. Tem que suportar, entrar no campo e ir embora. Depois ele me disse: "Viu a quantidade de sangue?".
Karin ainda lembrou o diálogo pelo telefone com o jogador depois da classificação.
- Esperei muito a ligação dele depois do jogo. Ele disse: "Achou que eu ia esquecer?". Contou que ficou dando entrevista em espanhol. Eu falei: "Não mete essa!". Aí ele contou que, na verdade, estava falando com brasileiros mesmo.
Fora de campo, Karin também revelou que acompanha em cima qualquer passo do maridão.
- Se estamos em uma festa e ele pega um copo de cerveja ou um doce, olha logo para mim. Às vezes eu tiro dele e dou um guaraná.
'Fagner é o segundo casamento dele'
Karin contou sobre uma grande amizade do marido com um jogador no elenco vascaíno. Nilton e Fagner são bem próximos desde a época que jogavam no Corinthians. A esposa brincou, dizendo que o lateral sentiu saudades quando o marido estava no departamento médico.
- O Fagner é o segundo casamento dele, desde a época do Corinthians. Eles se reencontraram no Vasco. O Fagner estava meio que em depressão porque o Nilton ficou muito tempo sem concentrar - contou, rindo.
A boa partida de Nilton fez a família se animar e projetar uma fase melhor para o jogador.
- Acho que pode ser o início de uma nova era. Ele, com confiança, é um grande jogador, tem técnica.
O voo de volta ao Rio foi bastante tranquilo, e a maioria dos jogadores preferiu descansar durante o trajeto. Poucos torcedores recepcionaram o time no aeroporto Tom Jobim. Os atletas ganharam o restante da quinta-feira de descanso e só se reapresentam na manhã desta sexta, em São Januário.

Quartas de final: Corinthians e Vasco duelam nos dias 16 e 23 de maio

Primeira partida será no Rio de Janeiro, e a segunda, em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
31 comentários
O confronto brasileiro pelas quartas de final da Libertadores já tem datas definidas. Corinthians e Vasco se enfrentam nas duas próximas quartas-feiras, dias 16 e 23 de maio, às 21h50m (de Brasília). O primeiro jogo será em São Januário, e o segundo, no Pacaembu.
As datas dos outros três confrontos das quartas ainda dependem dos resultados dos jogos desta quinta-feira pelas oitavas. A tendência é que o vencedor de Fluminense x Inter enfrente o Boca Juniors nos dias 17 e 23, mesmo dia do segundo embate entre Corinthians e Vasco. Neste caso, o jogo do clube brasileiro contra o Boca seria mais cedo.

Palmeiras, Goiás, Grêmio e Coxa decidem em casa nas quartas de final

São Paulo ou Ponte, Lusa ou Bahia, Atlético-PR e Vitória mandam os jogos de ida da próxima fase da Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Palmeiras, Grêmio, Coritiba e Goiás vão decidir em casa as quatro vagas nas semifinais da Copa do Brasil. A CBF sorteou na tarde desta quinta-feira a ordem dos mandos de campo dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. Por causa do jogo do Corinthians contra o Vasco na Taça Libertadores, os mandos de campo de São Paulo e Palmeiras foram decididos em um sorteio casado, para que não houvesse acúmulo de jogos em uma mesma cidade. O mesmo aconteceu com a dupla de clubes do Paraná, Atlético-PR e Coritiba. As datas e horários dos jogos só serão divulgados pela CBF nesta sexta-feira.
Veja como ficou a ordem dos confrontos:
Jogos de ida (16 e 17/05/2012):
Atlético-PR x Palmeiras - Durival Britto
Portuguesa/Bahia x Grêmio - Canindé ou Pituaçu
São Paulo/Ponte Preta x Goiás - Morumbi ou Moisés Lucarelli
Vitória x Coritiba - Barradão
Jogos de volta (23 e 24/05/2012):
Palmeiras x Atlético-PR - a confirmar
Grêmio x Portuguesa/Bahia - Olímpico
Goiás x São Paulo/Ponte Preta - Serra Dourada
Coritiba x Vitória - Couto Pereira

Por Dedé, Vasco torce para começar quartas de final mais tarde

Conmebol estipula nesta sexta-feira as datas das partidas que
definem os semifinalistas da Taça Libertadores

Por Thiago Fernandes Lanús, Argentina
Garantido nas quartas de final da Libertadores, com a vitória de quarta-feira nos pênaltis sobre o Lanús (assista aos melhore momentos), o Vasco já está ciente de que seu adversário será o Corinthians, mas ainda não sabe quando começará o confronto. A Conmebol definiu três datas para a realização dos jogos (no meio das próximas três semanas) e, por isso, o Gigante da Colina tanto pode encarar o Timão nesta quarta quanto dentro de dez dias. E é esta segunda hipótese que o clube torce para acontecer. O motivo tem nome: Dedé.
- Seria melhor começar a jogar na outra semana porque teríamos tempo de recuperar alguns jogadores e nos prepararmos para o confronto. O Dedé é um dos que estão nessa lista. Ele é um jogador muito importante, mas o Renato Silva deu conta do recado e até bateu pênalti muito bem – disse o diretor executivo Daniel Freitas.
Dedé ainda se recupera de um edema ósseo na fíbula da perna esquerda. Enquanto o time estava na Argentina, o jogador ficou no Rio fazendo fisioterapia. No início da próxima semana, provavelmente na segunda, o zagueiro será submetido a uma ressonância magnética para que se possa dar um parecer conclusivo. Quando treinar por uma semana sem nada sentir, estará liberado para jogar, apesar de já fazer musculação. Com isso, é inviável o Mito estar em campo nesta quarta, mas possível se for na outra semana, segundo o médico Albino Pinto.

- Ele apresenta um quadro de melhora da dor, mas com dificuldades em alguns movimentos. Já está fazendo musculação, mas semana que vem, na segunda, será reavaliado. Acho difícil voltar na próxima semana. Dentro de 15 dias, deve voltar - relatou.

O Vasco terá essa dúvida resolvida na sexta-feira, quando a Conmebol divulgará as datas dos jogos. Independentemente de quando comece a jogar, o Gigante da Colina já sabe que fará o primeiro jogo em casa e o segundo fora, por ter feito uma campanha pior que a do Timão na primeira fase.
O time cruz-maltino chega ao Rio na tarde desta quinta-feira, e os jogadores estão liberados. Nesta sexta, se reapresentam em São Januário para fazer um trabalho regenerativo e começar os treinamentos para encarar o Corinthians nas quartas de final da Libertadores.

Zaga do Vasco segura o jogo aéreo do Lanús e ajuda na classificação

Rodolfo se destaca e é o jogador em campo com mais desarmes: sete

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
13 comentários
Depois que o Vasco saiu na frente do placar, quarta-feira, na Argentina, o Lanús se lançou ao ataque e pressionou até virar para 2 a 1. A principal tentativa dos donos da casa foi na bola aérea, mas os hermanos encontraram uma zaga cruz-maltina bem postada com Renato Silva, Rodolfo e com o auxílio de Nilton e Romulo. Ao todo, o Lanús levantou 36 bolas na área e conseguiu apenas cinco cabeceios. O Vasco levantou apenas seis vezes.
O zagueiro Rodolfo, substituto de Dedé e constantemente alvo de críticas da torcida, foi o maior destaque nos desarmes: sete vezes. Nilton conseguiu quatro. Chamou atenção também o bom aproveitamento do Vasco nos passes (índice de 90,65%). Alecsandro e os jogadores que entraram no segundo tempo, Felipe, Allan e Carlos Alberto não erram nenhum. Fagner, Renato Silva, Thiago Feltri, Nilton e Diego Souza falharam apenas uma vez.
estatísticas Lanús x Vasco, libertadores (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Estatísticas de Lanús x Vasco (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
 

Gol de Nilton ajuda a classificar o Vasco e pagar promessa com filha

Volante sonhava balançar as redes para homenagear Giovana, que já está com um ano de idade

Por Thiago Fernandes Lanús, Argentina
O técnico Cristóvão Borges decidiu mudar a escalação do Vasco e surpreendeu ao escolher Nilton para entrar no lugar de Felipe diante do Lanús-ARG, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. E a mudança deu certo. Além de ajudar na marcação, o volante ainda foi o autor do gol cruz-maltino que fez com que a disputa da vaga fosse para os pênaltis, onde o time garantiu a permanência na competição (assista aos melhores momentos da partida). O jogador vibrou muito com seu tiro certeiro, não só pela importância do arremate, mas também porque pagava uma promessa antiga. Desde que a filha nasceu, o atleta prometeu que balançaria a rede em sua homenagem. Mas estava difícil de isso acontecer.

Giovana está com um ano de idade, e a promessa já tinha virado motivo de piada até para o volante. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Nilton brincou com a situação constrangedora que passava em casa.

- Tenho que marcar logo. Daqui a pouco ela está na faculdade e ainda não ganhou o gol (risos) - disse.
Comemoração do gol de Nilton contra o Lanús (Foto: EFE)Jogadores cruz-maltinos comemoram o gol de Nilton diante do Lanús (Foto: EFE)
Realmente, demorou, mas não tanto. E, mesmo demorando todo esse tempo, o volante não esqueceu do que havia prometido. Em entrevista na saída de campo, dedicou o gol à filha e também à esposa Karen, que teve que esperar pacientemente o marido pagar a promessa.

- Espero que as duas estejam em casa acordadas para eu poder ligar e falar com elas. Já estou morrendo de saudade e quero poder ouvir a voz das duas agora. Passou um filme pela cabeça na hora, lembrei do tempo todo em que eu fiquei parado no ano passado. Foi muito emocionante.

Nilton revelou que ficou sabendo apenas horas antes do jogo que tinha sido escolhido para começar a partida. O nervosismo foi inevitável.

- O Cristóvão falou comigo no hotel mesmo. A partir disso, fiquei totalmente focado. Queria entrar em campo e fazer uma grande partida, ajudar o time a se classificar. Graças e Deus, deu tudo certo.

O Vasco chega ao Rio na tarde desta quinta-feira, e os jogadores estão liberados. Nesta sexta, se reapresentam em São Januário para fazer um trabalho regenerativo e começar os treinamentos para encarar o Corinthians nas quartas de final da Libertadores.

Alecsandro faz as pazes com pênalti, mas admite: 'Coração bateu forte'

Após série de cobranças perdidas, atacante reencontra a marca de cal e converte penalidade que classifica o Vasco para as quartas da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aieres
alecsandro gol vasco (Foto: AP)Após converter o pênalti, Alecsandro foi comemorar
com torcida no alambrado de La Fortaleza (Foto: AP)
Após a derrota por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Estádio La Fortaleza, na Argentina, o Vasco teve que decidir com o Lanús a vaga para as quartas de final da Taça Libertadores da América nos pênaltis. E coube a Alecsandro bater o último da série vascaína, mas entre ele e a marca do cal havia um trauma recente a ser superado: uma série de três cobranças seguidas desperdiçadas pelo jogador – uma contra o Resende, pelo Campeonato Carioca, e duas no mesmo jogo contra o Alianza Lima-PER, ainda na fase de grupos da competição continental –, o que o fez passar o posto de cobrador oficial da equipe para Juninho Pernambucano. Na hora do reencontro, o atacante suou frio, mas chutou forte no meio do gol, garantiu a classificação cruz-maltina e fez as pazes com as penalidades máximas.
- O coração bateu muito forte. A gente vai se preparando, treinei essa batida e graças a Deus deu sorte - disse o jogador na saída de campo, em entrevista à Fox Sports.
Durante a partida diante do Lanús, o Vasco abriu o placar e fez um primeiro tempo seguro, mas sofreu pressão na etapa final e levou a virada (veja os melhores momentos da partida no vídeo abaixo). Alecsandro minimizou as dificuldades encontradas e preferiu valorizar o empenho da equipe para ir mais longe na Libertadores.
- Todos estão de parabéns. Nossa equipe não vai desistir nunca, demonstramos isso até o final. Sabíamos que teria essa pressão no final no segundo tempo, mas a gente sai daqui fortalecido, de ter sido grande na hora certa. Esperamos chegar muito longe - afirmou.
O próximo adversário do Vasco no torneio continental será o Corinthians, que também nesta quarta-feira à noite venceu o Emelec-EQU por 3 a 0, no Pacaembu. As datas e horários dos jogos ainda serão definidos pela Conmebol, mas por ter melhor campanha que o Cruz-Maltino, o time paulista fará a segunda partida em casa.

'Culpado e bandido’ pelo adeus do Lanús, Vasco celebra com pagode

Jogadores comemoram muito classificação às quartas de final da Libertadores

Por Thiago Fernandes Lanús, Argentina
82 comentários
O fim do jogo entre Vasco e Lanús-ARG, nesta quarta-feira, foi uma sucessão de festas. Primeiro, os jogadores cruz-maltinos festejaram com os torcedores ainda em campo. Depois, os atletas argentinos foram saudados pelos seus “hinchas” que reconheceram o esforço da equipe, que venceu por 2 a 1 e só foi eliminada nos pênaltis (assista aos melhores momomentos). Mas a comemoração mais engraçada de todas veio mesmo do vestiário carioca. Enquanto o técnico Cristóvão Borges concedia entrevista, uma música invadiu o espaço. “E eu que sou culpado, eu que sou bandido”, era o verso que saía do aparelho eletrônico de Allan, volante que, com um sorriso no rosto, foi um dos últimos a deixar o vestiário e levou consigo o som da Turma do Pagode. A cena não incomodou nem um pouco o treinador, que explicou o que acontecia.

- O objetivo era esse: passar de fase. Eles estão muito contentes e, por isso, estão comemorando. Eles gostam desse estilo de música. Ouvem antes das partidas e, às vezes, depois também. Estão muito felizes, o objetivo está conquistado. Eles merecem comemorar porque não é fácil jogar uma Libertadores - salientou o treinador.
Lanús x Vasco, Comemoração (Foto: EFE)Jogadores do Vasco partem para a comemoração após Alecsandro converter a cobrança decisiva (Foto: EFE)
Apesar de achar graça à comemoração de seus atletas, Cristóvão disse que, para ele, o momento é de comemorar descansando.

- Vou procurar descansar porque estou exausto, e a gente acorda cedo nesta quinta. Nada de pagode no quarto não. A hora é de recarregar as baterias.

O Vasco chega ao Rio na tarde desta quinta-feira, e os jogadores seguem para suas casas. Nesta sexta, se reapresentam em São Januário para fazer um regenerativo e começar os treinamentos para encarar o Corinthians nas quartas de final da Libertadores.

Juninho comemora: 'Nosso time
tem muito coração e muita garra'

Meia do Vasco diz que jogos com Corinthians nas quartas da Libertadores
não podem ser comparados com os do Brasileirão do ano passado

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
O confronto entre o atual campeão brasileiro contra o segundo colocado de 2011. Corinthians e Vasco agora vão lutar por uma vaga nas semifinais da Taça Libertadores, e Juninho Pernambucano, jogador mais experiente do time cruzmaltino, não vê comparação entre o que se passou na competição nacional do ano passado e as partidas que os dois times terão agora.
- Vasco e Corinthians foram as as duas melhores equipes do Brasileirão de 2011, tiveram poucas diferenças na temporada. Mas é totalmente difrente agora, é ida e volta, vamos jogar em São Januário o primeiro jogo. O Corinthians se preparou muito por nunca ter ganho a Libertadores. Mas nosso time tem muito coração e muita garra e vai colocar tudo isso em campo - disse o meia, em entrevista à "Fox Sports", logo após o fim do jogo contra o Lanús.
Lanús x Vasco, Comemoração (Foto: EFE)Juninho (8) se encaminha para comemorar o gol marcado por Nilton (Foto: EFE)
O Vasco se classificou para as quartas de final nos pênaltis. Após perder o jogo contra a equipe argentina, por 2 a 1 no tempo normal, a equipe cruz-maltina venceu na disputa de pênaltis por 5 a 4 (confira os melhores momentos da partida no vídeo acima). Já o Corinthians avançou na Libertadores ao derrotar o Emelec, em São Paulo, por 3 a 0.

Nilton, Riquelme e Diego na disputa pelo gol mais bonito da rodada

Pedro Ken, do Vitória, e Falcão Garcia, campeão pelo Atlético de Madrid, também concorrem. Vote no seu favorito, o resultado sai nesta sexta-feira

Por SporTV.com Rio de Janeiro
30 comentários
 Além de bonitos, decisivos. Os mais belos gols do meio de semana não chamaram a atenção apenas pela estética, mas também pela importância. Título da Liga Europa, classificação para as quartas de final da Libertadores, passagem de fase na Copa do Brasil. O ‘É Gol!!!’ separou as cinco principais pinturas e quem decide é a torcida. Reveja os concorrentes no vídeo ao lado e escolha seu favorito. O resultado sai nesta sexta (10), às 11h45 (de Brasília).
Escolha o gol mais bonito da rodada
O veterano Riquelme ainda tem muito futebol no pé. No jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores entre Boca Juniors (ARG) e Unión Española, o meia marcou um golaço para garantir a classificação do time argentino. Ele deixou três adversários para trás e bateu na saída do goleiro da equipe chilena.
O segundo concorrente é o colombiano Falcão Garcia, o cara da Liga Europa. Artilheiro da competição com 12 gols, ele marcou dois na vitória por 3 a 0 do Atlético de Madri diante do Athletic Bilbao, ajudando na conquista do título. No segundo, ele recebeu na área, deixou um marcador no chão e bateu bonito pelo alto.
riquelme, nilton, diego é gol (Foto: Reprodução/SporTV)Nilton, Riquelme e Diego estão na disputa do gol mais bonito da rodada (Foto: Reprodução/SporTV)
Companheiro do artilheiro na equipe de Madrid, o brasileiro Diego também tem lugar na eleição. Ele foi o autor do último e não menos bonito gol dos campeões. Após arrancar e deixar dois adversários para trás, ele bateu cruzado, de canhota, no cantinho. Depois dessa, já tem até gente pedindo o Diego de volta na Seleção.
O próximo jogador na disputa deixou a torcida do Botafogo com dor de cabeça. O Alvinegro ainda vencia o Vitória por 1 a 0 no Engenhão e se classificava na Copa do Brasil. Mas Pedro Ken tratou de estragar a festa. Ele tirou dois adversários de uma vez só com um corte de letra, bateu de canhota no ângulo e ajudou o time baiano a passar para as quartas.
A classificação emocionante do Vasco diante do Lanús, na Argentina, não poderia ficar de fora. E o gol do time carioca, marcado por Nilton, se encaixa perfeitamente na briga. Após passe de Juninho, o volante soltou a bomba de fora da área, cheia de curva, e não deu chances ao goleiro, marcando o primeiro do jogo que terminaria com o time classificado.

Apenas três estádios da Copa estão confirmados nos estaduais de 2013

Beira-Rio já vem recebendo os jogos do Inter normalmente. Reformados, Castelão e Mineirão serão as novidades. Maracanã ainda é incógnita

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
38 comentários
A maioria dos estaduais Brasil afora acaba neste domingo. Em 2013, pelo menos três deles terão estádios reformados para a Copa do Mundo de 2014: Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais. No Rio de Janeiro, ainda não há uma definição sobre o uso ou não do Maracanã, que está previsto para ficar pronto em fevereiro e chegou a 50% de obras concluídas. Arena da Baixada, no Paraná, e Fonte Nova, na Bahia, também são dúvidas. Nas outras seis cidades, nada de campo novo até o ano do Mundial.
Fechado desde 2010, o Mineirão deve ser concluído em dezembro deste ano. Os responsáveis pelo estádio já confirmaram que ele terá jogos do Campeonato Mineiro de 2013. A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e mais recentemente o Independência, em Belo Horizonte, foram as alternativas durante a reforma.
Fechado para obras em março de 2011, o Castelão tem presença garantida no próximo Campeonato Cearense. Com quase 64% dos trabalhos concluídos, a previsão é que o estádio também seja entregue no final deste ano. O governo do Ceará promete amistoso entre grandes seleções na reinauguração.
O Beira-Rio também está confirmado no Campeonato Gaúcho em 2013. No entanto, a utilização da arena do Inter no Campeonato Gaúcho não será novidade, já que o Colorado vem jogando no estádio na atual temporada, uma vez que o campo passa por reforma, mas não está fechado.
MONTAGEM - Projetos estádios castelão mineirão e beira-rio (Foto: Divulgação)Beira-Rio, Castelão e Mineirão: os estádios da Copa confirmados nos estaduais de 2013 (Foto: Divulgação)
No Rio Grande do Sul a novidade será outra e ficará por conta da Arena do Grêmio, que deve ficar pronta em outubro deste ano. O estádio, porém, não será usado na Copa de 2014.
Assim como Mineirão e Castelão, o Maracanã receberá jogos da Copa das Confederações no próximo ano. A previsão é que o estádio seja entregue em fevereiro de 2013. No entanto, após a conclusão da reforma, o Maracanã será entregue à Fifa. O consórcio responsável pela obra ainda não se sabe se o palco da final da Copa do Mundo terá jogos do Campeonato Carioca de 2013.
Em Brasília, apesar da previsão ser de conclusão no final deste ano, o novo Estádio Nacional Mané Garrincha não terá jogos do Candangão em 2013. A ideia é que, ainda em 2012, a arena seja arrendada para uma empresa privada, que ficará responsável pela realização de eventos. O local, no entanto, deve receber algumas partidas de futebol no próximo ano.
- Com todo o respeito ao Campeonato Brasiliense, não devemos usar. Temos que fazer eventos grandes. A não ser que consigamos trazer times grandes do país para jogos contra equipes daqui. Mas temos que usar (o estádio) antes das competições (Copa das Confederações e Copa do Mundo – disse o coordenador da Secopa de Brasília, Sérgio Graça.
Confira a situação de cada estádio da Copa para 2013:
Previsão estádios copa do mundo 2014 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
 
Vasco bate o Lanús nos pênaltis e vai encarar o Corinthians nas quartas
Equipe cruz-maltina perde no tempo normal por 2 a 1. Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro fizeram gol nas penalidades
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Lanús x Vasco, Comemoração (Foto: Reuters)Vascaínos comemoram o gol contra o Lanús
(Foto: Reuters)
Foi dramático, mas o Vasco conseguiu se classificar para as quartas de final da Libertadores após vencer o Lanús por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, nesta quarta-feira, no estádio La Fortaleza, na Grande Buenos Aires. No tempo normal, o placar foi 2 a 1 para os argentinos, mesmo resultado da vitória cruz-maltina em São Januário. Nas penalidades, Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro marcaram os gols. Do lado argentino, Romero carimbou o travessão e foi o único dos dez batedores a perder.
Agora, nas quartas de final, o Corinthians, que eliminou o Emelec, é o rival cruz-maltino. A Conmebol ainda vai divulgar as datas dos confrontos, mas a segunda partida será no Pacaembu, pois o time paulista fez campanha melhor na fase de grupos.

Durante os 90 minutos, o Vasco viveu altos e baixos.  Nilton, escalado no lugar de Felipe, abriu o placar com um belo chute do meio da rua no primeiro tempo. Mas o time carioca recuou muito na segunda etapa, permitiu a virada e precisou disputar a vaga na marca da cal.
Bomba de Nilton põe o Vasco na frente
O técnico Cristóvão Borges optou por escalar uma formação mais defensiva para jogar na casa dos argentinos. Desta forma, Felipe foi o escolhido para ficar no banco de reservas e dar lugar a Nilton. Juninho começou entre os 11. Apesar de o time demonstrar mais dificuldade para sair com qualidade do campo de defesa para o ataque sem o camisa 6, o Vasco controlou bem a partida no início.
E coube ao escolhido de Cristóvão dar tranquilidade ao time. Aos 18 minutos, a zaga do Lanús cortou mal, Juninho pegou o rebote e tocou para Nilton. O volante pegou de primeira uma bomba (97km/h) que foi parar no canto direito do goleiro. Na comemoração, chorou.
- Fiquei quase um ano parado (cirurgia no joelho). Só quem esteve ao meu lado sabe da dificuldade que foi. Minha filha já tem quase um ano e eu não tinha feito um gol para ela ainda. Fui muito feliz no chute de longa distância. É uma emoção muito grande - disse Nilton na saída para o intervalo.
Lanús x Vasco, Comemoração (Foto: EFE)Goleiro do Lanús observa a bomba de Nilton
entrar em seu gol (Foto: EFE)
Apesar da necessidade do Lanús de correr em busca da vitória, o Vasco manteve maior posse de bola do que o adversário (51% ao fim do primeiro tempo) e levava perigo nos contra-ataques. Fagner teve boa chance pelo lado direito, mas se enrolou ao cortar para o meio dentro da área e tentar a finalização de perna esquerda. Diego Souza também teve a sua oportunidade. O camisa 10 balançou na frente do marcador e tentou surpreender com um chute colocado no ângulo, mas errou o alvo.
O Lanús pouco criou. Pavone e Camoranesi chegaram a ameaçar, mas Regueiro, que fez o gol em São Januário, novamente foi o mais perigoso. Nas costas de Fagner, o jogador do time argentino desviou de cabeça à direita do gol de Prass. Na primeira etapa, o Vasco finalizou sete vezes, enquanto os donos da casa chutaram seis.

Vasco recua e permite a reação do Lanús

O Lanús voltou do vestiário disposto a ir para o tudo ou nada e adotou uma postura mais ofensiva com a entrada de Teófilo Gutiérrez no lugar de Pizarro. O jeito que o time argentino arrumou foi cruzar bolas na área do Vasco. Renato Silva, Rodolfo e, principalmente, Nilton, iam afastando do jeito que era possível.

Mas o crescimento do Lanús, que já se refletia na inversão da vantagem da posse de bola (53% para os argentinos), resultou em gol. Aos 15 minutos, Valeri deu bom passe para Pavone, que, dentro da área, se livrou de Prass e mandou para a rede: 1 a 1. No lance, Regueiro puxou a camisa de Renato Silva, mas o árbitro não observou.
A pressão do Lanús ficou ainda maior, e a bola não parava de rondar a área vascaína. Valeri e Gutiérrez tiveram boas chances em bate-rebates dentro da área, mas não conseguiram finalizar bem. Neste momento, o Vasco se limitava a dar chutões na direção de Diego Souza e Eder Luis.
Diante do domínio do Lanús, Cristóvão colocou o volante Allan no lugar de Diego Souza para tentar deixar o meio de campo mais equilibrado. Os argentinos, no entanto, seguiram no ataque e sempre com perigo para a meta de Prass. Quem assustou o adversário pelo lado cruz-maltino foi Juninho em cobrança de falta que o goleiro Marchesín defendeu bem.
Aos 32 minutos, a pressão do Lanús surtiu efeito. Velázquez mandou uma bomba de fora da área, Prass deu rebote, e Gutiérrez só empurrou para o fundo do gol. Com a decisão indo para os pênaltis, Cristóvão apostou em Carlos Alberto e Felipe nos lugares de Eder Luis e Diego Souza, mas não havia tempo para muita coisa.
Na disputa das penalidades, o Vasco foi perfeito. Com o erro de Romero, coube a Alecsandro fazer a cobrança decisiva, estufar a rede e festejar que nem louco no alambrado com a torcida vascaína no La Fortaleza.
Corinthians não empolga, mas bate o Emelec e chega às quartas de final
Com atuação instável, Timão aproveita fragilidade dos equatorianos e avança à próxima fase da Libertadores. Adversário será o Vasco
A CRÔNICA
por Carlos A. Ferrari e Gustavo Serbonchini
Corinthians, Libertadores e sofrimento, elementos que, talvez, possam ser sinônimos num futuro breve. Os mais de 34 mil alvinegros que compareceram ao Pacaembu na noite desta quarta-feira voltaram a conviver com a tensão da busca do inédito título sul-americano. Em uma noite nervosa, de erros e uma atuação instável, o Timão fez o básico para se classificar diante de um adversário bastante limitado: venceu o Emelec por 3 a 0 e avançou às quartas de final. O adversário será o Vasco, que assegurou a vaga ao vencer, nos pênaltis, o Lanús.
O amplo placar não traduz o que o Corinthians realizou em campo. O início de jogo também mascarou o rendimento. Com apenas sete minutos, Fábio Santos colocou o Timão em vantagem. A equipe, contudo, foi se perdendo aos poucos e quase complicou um triunfo que parecia fácil. Erros na defesa, problemas na armação e um atacante muito dependente da inspiração de Emerson. Paulinho, perto da metade da etapa final, acabou com a angústia. Alex, já nos últimos minutos, fez o terceiro e matou o jogo.
O triunfo faz o Corinthians quebrar uma série negativa. A equipe não vencia no mata-mata do torneio desde 2000, ao eliminar o Atlético-MG. Depois disso, perdeu para Palmeiras (no mesmo ano), River Plate (oitavas de 2003 e 2006), Flamengo (oitavas de 2010) e Tolima (prévia de 2011).
Corinthians x Emelec, Alex (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Alex sofre com a marcação dos jogadores do Emelec (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Gol logo no início
Em uma partida cercada de tensão, a experiência e o talento de Emerson sobressaíram. Sheik foi essencial para que o Corinthians encaminhasse sua classificação às quartas logo nos primeiros minutos. Tite apostou todo o início de jogo pelo lado esquerdo, setor em que o atacante de 33 anos atormentou os marcadores e abriu caminho para o triunfo. Logo aos sete, em um espaço mínimo, ele encontrou Fábio Santos na área. O lateral ganhou a dividida com dois marcadores e tocou no canto direito de Dreer para colocar o Timão em vantagem.
O Emelec só acordou para atacar a partir dos 15 minutos, quando finalmente passou a ter seus jogadores do meio de campo mais próximos para tocar a bola. Giménez era o mais perigoso do time equatoriano. As chances, porém, foram poucas. A melhor delas esteve nos pés do argentino Figueroa, batendo errado na entrada da área. No mais, apenas cruzamentos pelo alto, todos afastados pela zaga.
Com o adversário avançado, o Corinthians teve espaço para levar perigo novamente e ficar perto de garantir a classificação ainda na etapa inicial. Faltou sorte e pontaria. Em erro da zaga equatoriana, Paulinho dominou a bola no peito e soltou uma bomba na marca do pênalti. Dreer espalmou milagrosamente. Em seguida, foi a vez de Willian se antecipar à marcação após cruzamento de Sheik, mas desviar por cima.
O Timão quase se complicou quando diminuiu seu ritmo ofensivo. O Alvinegro recuou para procurar os contra-ataques e passou a cometer erros, sobretudo na saída de bola, irritando a torcida em alguns momentos. Mesmo assim, por muito pouco o segundo gol não saiu já perto da ida para o intervalo. Depois de cruzamento para a área, Paulinho apareceu de surpresa na área e cabeceou na trave.
Corinthians x Emelec, Fabio Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Fábio Santos abriu o placar logo no início do jogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Paulinho tira o Timão do sufoco
Os sustos dados pelo Corinthians no começo do jogo mudaram de lado. Tite trocou Edenílson, machucado, por Alessandro, mas o Emelec percebeu alguns pontos de instabilidade na defesa do Timão e voltou para a etapa final disposto a atrapalhar. Já no primeiro minuto, Cássio foi obrigado a salvar a equipe paulista daquele que poderia ser um duro golpe nos alvinegros. Em cobrança de falta, Valencia chutou muito forte, e o goleiro fez ótima defesa no canto direito.
A queda de rendimento do Corinthians fez a torcida entrar em alerta. O Timão passou a errar passes em demasia e a permitir que o adversário crescesse cada vez mais. Faltou qualidade para o Emelec tirar proveito da noite atrapalhada da defesa brasileira. Do outro lado, as falhas se acumulavam. Nem mesmo a presença de dois armadores, Alex e Danilo, permitiu que o Alvinegro segurasse o jogo no campo ofensivo.
O respiro corintiano veio apenas aos 19 minutos. Taticamente mal, a equipe de Tite colocou as mãos na vaga em um lance de bola parada. Chicão cobrou falta da intermediária para a área. Paulinho apareceu entre os zagueiros e desviou de cabeça, acertando o canto esquerdo de Dreer. Explosão de alívio no Pacaembu.
O segundo gol era o que faltava para o Emelec se entregar. A partir disso, o Corinthians passou a tocar a bola e gastar o tempo que faltava. Aos 40, com o adversário sem força, a equipe ainda encontrou o terceiro gol. Alex recebeu passe na área e tocou na saída de Dreer.
Emerson Sheik Corinthians x Emelec (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson Sheik foi um dos melhores em campo  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
‘Messi Black’ brilha, Verdão goleia Paraná e se garante nas quartas
Dono de apelido curioso, Mazinho marca dois na goleada por 4 a 0 sobre o Tricolor. Palmeiras enfrenta Atlético-PR na próxima fase da Copa do Brasil
 
 
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
Teve bom público em Barueri, bom futebol, boas perspectivas e a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Também teve Messi, ainda que “genérico”. Nesta quarta-feira, o Palmeiras convenceu em uma de suas melhores atuações no ano. Sem dar chances para o Paraná, o time de Luiz Felipe Scolari fez 4 a 0 com tranquilidade, confirmou a vaga na próxima fase do torneio e viu um novo candidato a ídolo aparecer: com dois gols e uma assistência, Mazinho, o “Messi Black”, chamou a atenção.
Na próxima fase, o Palmeiras vai enfrentar o Atlético-PR, que eliminou o Cruzeiro também nesta quarta-feira, ganhando por 2 a 1. Já o Paraná concentra seus esforços na segunda divisão do Campeonato Paranaense e na Série B do Brasileiro.
Depois de duas semanas só de treinos, o Verdão se mostrou renovado e cheio de fôlego. A boa partida de Mazinho deu uma “dor de cabeça” a Felipão, que poderá contar com Luan na próxima fase. E essa briga ainda tem Maikon Leite, que entrou no segundo tempo e também fez seu gol.
Palmeiras x Paraná (Foto: Gaspar Nóbrega / Futurapress)Juninho arrisca chute cruzado na primeira etapa da partida (Foto: Gaspar Nóbrega / Futurapress)
Mazinho brilha, Henrique briga
Felipão não quis saber de surpresas e repetiu a escalação do jogo de ida, com Mazinho no ataque ao lado de Barcos. Conhecido pelos amigos como “Messi Black”, o meia mostrou empolgação com a nova chance. Em sua segunda partida com a camisa do Palmeiras, ele arriscou chutes de fora da área, foi para cima da defesa do Paraná e quebrou a marcação rival, caindo ora pelo meio, ora pela esquerda. Foi o que o Verdão mostrou de melhor no primeiro tempo.
Mas o Paraná sentiu que havia chance de surpreender. Com um empolgado grupo de tricolores fazendo barulho nas arquibancadas, a equipe de Ricardinho apostou nos lançamentos nas costas dos laterais. Com muito espaço por ali, principalmente no setor de Cicinho, o Paraná criou duas ótimas chances – na melhor delas, o ex-corintiano Douglas Tanque demorou demais para chutar e perdeu a oportunidade de complicar o rival.
A defesa paranista não foi bem, e deixou que Barcos tentasse de todos os jeitos acabar com seu jejum (nos últimos oito jogos, fez apenas um gol, e de pênalti). Ele não conseguiu comemorar, mas pôde ver o predestinado Mazinho deixar o Palmeiras numa boa. Aos 25, o “Messi Black” deu uma de centroavante goleador, aproveitou uma boa falta cobrada por Marcos Assunção e apareceu atrás dos zagueiros para empurrar a bola às redes: 1 a 0 Verdão, e primeiro gol do meia com a camisa alviverde.
A tranquilidade do Palmeiras só aumentou, mas o zagueiro Henrique não deve ter sido avisado sobre a boa vantagem construída para a classificação. Muito tenso, o defensor foi tirar satisfações com Douglas Tanque depois de um empurrão e protagonizou uma discussão quente. O árbitro Péricles Bassols resolveu a situação com cartão vermelho para os dois. A reclamação palmeirense foi grande, e Marcos Assunção passou para a zaga. À beira do campo, Román passou mais de 15 minutos no aquecimento, sem ser chamado por Felipão.
Mazinho, Palmeiras x Paraná (Foto: Cesar Greco / Agência Estado)Destaque do Verdão, Mazinho comemora gol (Foto: Cesar Greco / Agência Estado)
Espantando fantasmas
Sem dar chances para o Paraná pensar em uma reação, o Palmeiras voltou do intervalo com velocidade máxima, e Mazinho, mais uma vez, conduzindo a equipe. O meia fez 2 a 0 logo em seu primeiro chute a gol do segundo tempo, aos seis minutos, e evitou que o time sofresse uma pressão e revisse fantasmas de eliminações recentes – principalmente contra o Guarani, no Campeonato Paulista.
A partir daí, com a classificação assegurada, o jogo serviu para diversas finalidades: entre os mais de 10 mil pagantes na Arena Barueri, deu tempo para gritar olé, secar o rival Corinthians – que decidia vaga nas quartas de final da Taça Libertadores – e até pegar no pé de Ricardinho, treinador do Paraná e ex-jogador do Timão. Em campo, serviu para recuperar a auto-estima de quem andava em baixa.
Valdivia é um bom exemplo disso. O Mago já tentou até um visual novo, com bigode ao estilo mexicano, para tentar espantar a má fase e as lesões. Nesta quarta, de cavanhaque, o camisa 10 teve a ajuda de Mazinho (de novo ele) para melhorar o ânimo. Aos 17 minutos, recebeu passe perfeito do 'Messi Black', fez 3 a 0 e comemorou muito, misturando desabafo, emoção e choro pelo primeiro gol em 2012.
Maikon Leite foi outro que aproveitou para ganhar confiança. Diante da atuação quase perfeita de Mazinho, coube ao atacante apenas aplaudir o colega na hora em que ele foi substituído. E enquanto ainda corria para se posicionar no ataque, uma bola sobrou limpa na intermediária, pronta para ser direcionada ao gol. O atacante dominou, correu até a área e tocou na saída do goleiro Luis Carlos: 4 a 0 Verdão, mais um jogador fazendo as pazes com a torcida e decretando o final feliz de uma noite que a equipe não tinha há algum tempo.
Atlético-PR bate um apático Cruzeiro e garante a vaga nas quartas de final
Paranaenses têm atuação tranquila na despedida da equipe celeste da Arena do Jacaré. Palmeiras é o próximo adversário na Copa do Brasil
 
 
A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
Mais uma vez, deu Furacão. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, em casa, o Atlético-PR não tomou conhecimento do Cruzeiro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, fez 2 a 1 na noite desta quarta-feira e confirmou a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. O próximo adversário do Rubro-Negro será o Palmeiras, e datas e locais das duas partidas serão definidas nesta quinta, em sorteio na CBF.
Guerrón abriu o placar para os visitantes, e Wellington Paulista empatou ainda no primeiro tempo. Mas Ligüera marcou na etapa final e deu números finais ao jogo. O time paranaense foi melhor durante todo o jogo, mostrando postura ofensiva mesmo atuando fora de casa. O Cruzeiro, que agora soma quatro derrotas consecutivas, se despediu melancolicamente da Arena do Jacaré - os dois próximos jogos em casa serão no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e depois o time passará a utilizar o Independência, em Belo Horizonte.
O Atlético-PR agora volta as atenções para a decisão do Campeonato Paranaense. O time enfrenta o Coritiba no Couto Pereira, domingo, às 16h (de Brasília). No primeiro jogo, empate em 2 a 2. Ao Cruzeiro resta o Campeonato Brasileiro, e a estreia será no próximo dia 20, domingo, às 18h30m, contra o Atlético-GO, em casa.
Gols, expulsão e vaga na mão do Furacão
Em desvantagem, precisando vencer por dois ou mais gols de diferença, o Cruzeiro começou o jogo em cima do Atlético-PR. Com Souza em campo, Roger tinha com quem dividir a armação das jogadas de ataque, o que faltou no jogo de ida, em Curitiba. No ataque, Wellington Paulista e Anselmo Ramon alternavam as posições, buscando confundir a zaga adversária.
De forma inteligente, no entanto, o Furacão não jogava na retranca, o que obrigava o Cruzeiro a também ter preocupações defensivas. Comandado pelo uruguaio Ligüera, os visitantes contavam com a velocidade do equatoriano Guerrón para levar perigo ao goleiro Fábio.
Os minutos avançavam, e o Cruzeiro não conseguia criar nenhuma boa jogada. As ações ofensivas se limitavam a chutes de fora da área, todos eles sem perigo para Rodolfo. O Atlético-PR, muito bem armado na defesa, não somente evitava dar brechas para a Raposa, como também conseguia sair para o ataque com muita qualidade.
A dupla gringa atleticana funcionou, e o Furacão abriu o placar aos 26 minutos. Ligüera deu lindo passe para Guerrón invadir a área, sem marcação, e dar um toque sutil sobre Fábio para fazer 1 a 0. Com o gol dos paranaenses, o Cruzeiro precisava agora de pelo menos três para se classificar.
Cruzeiro x Atletico-pr, Roger (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Muito mal, Roger foi expulso ainda no primeiro tempo (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
E o Cruzeiro ficou momentaneamente desnorteado. O time não acertava passes bobos, e a torcida mostrava irritação. Para piorar as coisas, Roger foi expulso infantilmente, ao simular um pênalti e receber o segundo cartão amarelo - o primeiro foi por falta forte em Renan.
Mas foi com um a menos em campo que a Raposa melhorou, passou a pressionar o Atlético-PR até conseguir o empate. Wellington Paulista sofreu pênalti de Patrick. Ele mesmo cobrou para deixar tudo igual na Arena do Jacaré, aos 39 minutos. A pressão ccontinuou, e o time mineiro alugou metade do campo. O gol da virada não saiu por muito pouco, com Leandro Guerreiro, que acertou o travessão de Rodolfo com um chute de fora da área.
Mais um gol do Atlético-PR e vaga assegurada
O Cruzeiro voltou do intervalo sem modificações, mesmo precisando desesperadamente de gols. Já o técnico Juan Ramón Carrasco mexeu no Atlético-PR, tirando três jogadores que já haviam recebido cartões amarelos: Renan, Patrick e Zezinho saíram para as entradas de Alan Bahia, Bruno Mineiro e Pablo Felipe, respectivamente.
Tranquilo em campo, o Furacão tocava bem a bola, explorando o nervosismo e a afobação do time azul, e fazia o tempo passar. Os anfitriões tentavam abafar o adversário, mas continuavam errando muito, tantos nos passes como na marcação. E o resultado foi mais um gol rubro-negro, novamente com a dupla de estrangeiros, mas papéis invertidos. Guerrón fez a jogada pela ponta esquerda e serviu a Ligüero, que dominou e bateu forte no canto direito de Fábio.
Vágner Mancini, então, resolveu mexer no time: mandou para o jogo Charles, Wallyson e Walter, nos lugares de Diego Renan, Souza e Anselmo Ramon. Mas já era tarde demais. O time azul já estava desmontado em campo, completamente perdido e envolvido. O Furacão administrou os momentos finais da partida, tocando a bola com sabedoria e comemorando uma classificação conquistada com o sotaque espanhol de Ligüera e Guerrón.
Grêmio repete placar da ida, elimina Fortaleza e avança na Copa do Brasil
Léo Gago, de pênalti, e Bertoglio fazem os gols da vitória no Olímpico
 
 
A CRÔNICA
por Hector Werlang
 Se Kleber e Marcelo Moreno não estão em campo, Léo Gago e Bertoglio resolvem. Foi com um gol do volante e outro do atacante, o terceiro e quarto artilheiros da temporada tricolor, que o Grêmio confirmou o favoritismo no Olímpico. Ganhou por 2 a 0 do Fortaleza, escalado com nove reservas, e avançou às quartas de final da Copa do Brasil, garantindo o presente ao aniversariante do dia, o técnico Vanderlei Luxemburgo.
A vitória em uma atuação sem brilho, mas eficiente, deu direito ao time gaúcho de enfrentar Bahia ou Portuguesa na próxima fase. O classificado do confronto sai nesta quinta, no estádio de Pituaçu, em Salvador, a partir de 19h30m (de Brasília) após empate sem gols no jogo de ida em São Paulo.

Os jogos das quartas serão nos dias 16 e 23. Ao Fortaleza, resta a disputa do título do Campeonato Cearense, domingo, diante do Ceará.
Primeiro tempo sonolento

O árbitro Sandro Meira Ricci deu início ao intervalo com 44 minutos e 55 segundos, porém, o primeiro tempo deu impressão de ser o mais longo da temporada tricolor. O relógio parecia estar quebrado. Foi de dar sono. Erros de passe, chutões como tática de ataque, trombadas entre jogadores do mesmo time, finalizações sem direção... nada deu a dimensão de um jogo decisivo. O Grêmio parecia incomodado com a vantagem da vitória de 2 a 0, conquistada fora de casa na semana passada, e o Fortaleza não parecia ter mesmo forças para tirar a desvantagem.
Léo Gago comemora o gol contra o Fortaleza (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Léo Gago comemora o gol contra o Fortaleza (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Sem Werley, Pará e Marcelo Moreno, o Grêmio apostou em Naldo, Dener e Bertoglio. Pensando na final estadual, o Fortaleza só tinha Ciro Sena e Esley de titulares.
No primeiro tempo, só aconteceram dois lances de emoção. Valdison, aos cinco minutos, bateu cruzado para defesa de Victor. Aos 18, Bertoglio deu o troco após bonita tabela entre Marco Antonio e Edilson: o chute saiu por cima do gol. Na saída para o vestiário no intervalo, a torcida vaiou o jogo ruim.
Gols só no segundo tempo

O segundo tempo veio com melhora técnica de ambas as equipes. Bertoglio e Léo Gago começaram a se destacar. E o gol saiu com participação de ambos. O atacante argentino foi derrubado por Wallison dentro da área. O volante cobrou o pênalti com segurança e abriu o placar: 1 a 0, aos nove minutos. Foi o sexto gol em 20 jogos – Kleber e Marcelo Moreno têm nove cada um.
Bertoglio contra o Fortaleza (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Bertoglio em ação: destaque contra o Fortaleza
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Wallison ainda seria expulso, aos 24, por nova falta em Bertoglio. Àquela altura, com a troca de Esley por Marcelo Régis, o Fortaleza não tinha qualquer titular em campo. Victor acabou sendo um mero espectador da partida.
Bertoglio ainda perderia ótima chance de ampliar, aos 33. Miralles, oito minutos mais tarde, fez boa jogada pela direita e deu nova chance ao compatriota, que marcou o 2 a 0 – foi o quinto gol dele em 2012. Então, em ritmo de treino, o Grêmio administrou a vantagem e aguardou o fim da partida. Não foi um presente inesquecível, mas o suficiente para garantir a festa da classificação no aniversário de 60 anos de Luxa.