quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sonnen: luta com Vitor será até 93kg e vencedor disputa título dos médios

Lutador também critica Wanderlei Silva ao dizer que brasileiro se recusou a fazer exame antidoping e dispara: "Talvez a sua carreira com o UFC acabe"

Por Las Vegas, EUA
87 comentários
Chael Sonnen se pronunciou sobre a mudança de adversário para a sua luta do dia 5 de julho, no UFC 175, em Las Vegas (EUA). Após o Combate.com divulgar que Wanderlei Silva faltou aos exames médicos pedidos pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) e foi substituído por Vitor Belfort, o americano, durante o programa "UFC Tonight", declarou que o combate com o Fenômeno será pelo peso-meio-pesado (até 93kg) e que o vencedor desafiará quem ficar com o cinturão dos médios (até 84kg), que será colocado em jogo no mesmo evento pelo campeão Chris Weidman contra Lyoto Machida.
- Eu vou continuar lutando no mesmo card dia 5 de julho, mas agora eu farei uma luta que determinará o próximo desafiante do vencedor de Chris Weidman x Lyoto Machida, e o meu adversário será Vitor Belfort.  Vitor e eu somos da divisão dos médios, mas essa luta vai acontecer em peso combinado - afirmou Sonnen.
Chael Sonnen Vitor Belfort montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Chael Vitor Belfort enfrentará Chael Sonnen e vencedor disputa o título (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Sonnen ainda disparou críticas a Wanderlei Silva ao dizer que ele fugiu dos testes que a NSAC queria fazer e colocou em dúvida o futuro do Cachorro Louco no UFC.
- Wanderlei lutou a vida inteira sob obscuras suspeitas de que fazia uso de drogas para melhorar o desempenho. Porém, ele nunca falhou em um teste antidoping, então não podemos especular esse tipo de coisa. Mas esse recorde limpo acabou sábado a noite. Ele não só falhou no teste, como se recusou a se submeter a ele. Como você sabem, quando você se recusa a fazer o teste, para a Comissão Atlética é como se você tivesse falhado. Ele correu do teste e eu digo que ele correu literalmente. Eles foram para a academia do Wanderlei e ele literalmente saiu correndo. Eles correram atrás dele pela porta dos fundos chamando pelo seu nome. Eu não falei com a Comissão Altética de Nevada, mas eu vou especular que eles vão revogar a sua licença e, talvez, sua carreira com o UFC vai acabar - detonou.
O americano também contou como foi sua conversa com Dana White, presidente do UFC, que garantiu que uma vitória o alçará ao posto de desafiante ao cinturão do peso-médio.
- Eu já suspeitava de que o Wanderlei não fosse lutar. Achava que ele ía fugir e as coisas foram acontecendo. Eu cheguei a perguntar a ele na coletiva: “Você vai aparecer dia 05 de julho?” e ele não respondeu, tentou de todas as formas não responder. E quando eu descobri que ele literalmente fugiu do teste… Não sei se ele já sabia que não iria lutar na coletiva do UFC 175, mas só posso adivinhar, né? O Dana me ligou e disse: “Wanderlei está fora, e o Vitor aceitou substituí-lo. Tudo bem para você?” E eu perguntei: “Vitor era o desafiante número um, significa que o vencedor dessa luta será o próximo a disputar o cinturão?” e ele disse sim, então eu respondi: “Te vejo dia 5 de julho” - contou Sonnen, que acrescentou a explicação do motivo da luta ser pelos meio-pesados.
- Vitor e eu somos pesos médios, mas eu ia fazer a luta contra o Wand nos pesos-meio-pesados. Como o Vitor está aceitando a luta com 40 dias de antecedência, acho que é mais justo, por isso será nesse peso. Vitor, para mim, foi o lutador do ano. Definitivamente é uma luta mais dura. E Wand é um lutador ortodoxo,Vitor é canhoto e tem uma diferença muito grande de velocidade. Eu e o Vitor temos um encontro e vamos competir. Nós não temos problema em nos enfrentarmos - concluiu.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-meio-pesado: Vitor Belfort x Chael Sonnen
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Santiago Ponzinibbio
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-galo: Rob Font x Douglas D'Silva

Ring girls são uma atração à parte na pesagem da décima edição do Coliseu

Estreante, alagoana Bianca Oliveira fala sobre a expectativa e convida o público para comparecer no evento considerado como um dos maiores de MMA no Brasil

Por Maceió
Comente agora
Os homens que foram assistir a pesagem da décima edição do Coliseu Extreme Fight, nesta quarta-feira, no Parque Shopping, tiveram um motivo a mais para ficar atentos ao palco onde estava sendo feita a medida do peso dos lutadores.
Com belas "curvas", as quatro ring girls que vão participar do evento esbanjaram saúde e sensualidade na prévia das lutas, marcadas para esta quinta, à partir das 20h, no Ginásio do Sesi, em Maceió.
Ring girls na pesagem da décima edição do Coliseu Extreme Fight (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)Ring girls chamaram a atenção na pesagem da décima edição do Coliseu (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

Estreante no evento, a modelo alagoana Bianca Oliveira falou sobre a expectativa e não escondeu a ansiedade de subir no octógono.
- Até então, está tranquilo. Eu estava muito ansiosa, mas agora não tanto. Estou me sentindo em casa. Apesar de estar um pouco envergonhada, até porque sou muito tímida, está tudo em ordem.
Bianca Oliveira, ring girl alagoana (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)Bianca Oliveira, ring girl alagoana (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)
Bianca disse ainda que o apoio das parceiras mais experientes tem ajudado bastante.
- As outras meninas têm me ajudado muito, dando umas dicas boas. Todo mundo aqui é muito amigo, parece até que nos conhecemos há muito tempo.
A ring girl falou também sobre a responsabilidade de representar seu estado no tradicional evento de MMA. E Bianca espera contar com o apoio da torcida alagoana.
- Para mim é uma honra muito grande ser a única alagoana do evento. É muita responsabilidade também, então essa ansiedade só aumenta. Eu espero poder contar com o apoio do público alagoano, espero poder contar com o apoio de todo mundo - concluiu.
Além de Bianca, o Coliseu vai contar ainda com a participação de mais três ring girls: Katiely Kathissumi, de Salvador, Thais Pires, do Rio Grande do Sul e Alane Pereira, do Rio Grande do Norte.

Jon Jones ensina golpes e até se arrisca no português em evento no RS

Campeão meio-pesado do UFC explicou algumas de suas técnicas em seminário

Por Porto Alegre
Comente agora
Jon Jones ainda não fala português. Mas mostra que está disposto a aprender. Na noite desta quarta-feira em Porto Alegre, durante seminário na academia de um shopping, o campeão meio-pesado do UFC explicou algumas de suas técnicas, arriscou algumas palavras no idioma do país e ainda cantarolou partes da música "Mas que nada", conhecida no exterior pela voz de Sérgio Mendes:

- Oooô, lariá, laiô, obá, obá, obá!
Jon Jones mostra golpes em seminário em Porto Alegre (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Jon Jones mostra golpes em seminário em Porto Alegre (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)


Valeu a espera. Quase 90 minutos após o previsto, o americano começou a aula. Antes, durante a entrevista coletiva, brincou com a brazuka, a bola da Copa do Mundo, e tentou algumas embaixadinhas. O público, cerca e 150 pessoas, aguardou pacientemente, sem reclamar do atraso. O lutador está hospedado em um hotel na Zona Norte, enquanto o local do evento fica na Zona Sul. Ele teve de cruzar a cidade e enfrentar o trânsito.

Os fãs foram recompensados. O americano esbanjou simpatia no seminário e até elogiou algumas meninas que participavam as chamando de "lindas".  Também saudou o público com "boa noite" e agradeceu com "obrigado". Houve espaço também, claro, para ele ensinar golpes, como o jab e a cotovelada giratória, uma de suas técnicas mais utilizadas no octógono, principal momento do evento.
Jon Jones coloca o público para treinar alguns golpes (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Jon Jones coloca o público para treinar alguns golpes (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Foram 200 ingressos colocados à venda. O primeiro lote saiu ao preço de R$ 150, enquanto o segundo foi comercializado por R$ 200.
Jon Jones tem 26 anos e é natural de Rochester, Nova York. É especialista em Muay Thai, Jiu-Jitsu e Wrestling. Com um cartel de 20 vitórias e apenas uma derrota, o americano é o primeiro do ranking peso-por-peso da atualidade.

O único revés ocorreu em dezembro de 2009 no TUF 10 Finale, por desqualificação. No currículo, o campeão tem vitórias sobre cinco ex-campeões da categoria em sequência: Maurício Shogun, Quinton "Rampage" Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans e Vitor Belfort. A última vez que ele esteve no octógono foi em abril, quando derrotou o brasileiro Glover Teixeira.

É a segunda vez que Jon Jones vem ao Brasil. A primeira vez foi em janeiro de 2012, quando o lutador foi um dos convidados da organização para o UFC 142, no Rio de Janeiro. 

Curtinha: greve adia julgamento de vice de futebol do Vasco mais uma vez

Ercolino de Luca foi denunciado por ter chamado de "roubalheira" a arbitragem na final do Carioca, há 45 dias, ter ameaçado renunciar e se desfiliar da Federação

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Ercolino de Luca coletiva do Vasco (Foto: Raphael Zarko)Ercolino de Luca pode ser punido pelo tribunal
na próxima semana (Foto: Raphael Zarko)
O vice-presidente de futebol do Vasco, Ercolino de Luca, teve seu julgamento mais uma vez adiado, agora por conta de greve dos rodoviários, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) comunicou a mudança de toda a sessão da 3ª Comissão Disciplinar Regional para 4 de junho, próxima quarta-feira.
O dirigente responde em dois artigos (258 e 243-F) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o Vasco, por associação, responde ao 258-D. A procuradoria não gostou das declarações de Ercolino após o polêmico empate da decisão do Carioca de 2014 que deu o título ao Flamengo. Entre outras declarações em entrevista ao GloboEsporte.com, ele ameaçou desfiliar o Vasco da federação carioca para o próximo ano e criticou duramente a arbitragem. O procurador-geral do órgão, André Valentim, considerou "inconveniente" a postura e espera puni-lo.
O artigo 258 prevê suspensão de 15 a 180 dias para "qualquer pessoa" que não seja atleta, treinador, médico ou membro da comissão técnica que cometer "atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva". Entre os exemplos, está "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". O artigo 243-F, no qual Ercolino também foi denunciado, fala em punição a quem "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". O clube entra na letra D do artigo 258, que fala em multa de até R$ 10 mil "para a entidade de prática desportiva a que estiver vinculado o infrator".
Anulação da final
Paralelamente, por unanimidade, os auditores TJD/RJ admitiram na noite de segunda-feira o recurso vascaíno para julgamento da impugnação da final do Campeonato Carioca de 2014. A partida, que foi definida no fim do jogo com um gol em impedimento de Márcio Araújo, terminou 1 a 1 e deu o título ao Flamengo. Agora, o departamento jurídico tenta a anulação daquele jogo e, para isso, convoca o árbitro Marcelo de Lima Henrique e o bandeira Luiz Antonio para o julgamento que está marcado para esta quinta-feira, às 18h. A análise do mérito para decidir se o erro cometido foi de direito ou de fato precisa ser apreciada por um órgão colegiado.  
Criciúma mostra eficiência, vence o Coritiba e consolida bom momento
Fábio Ferreira aproveita cobrança de escanteio, e Tigre chega ao quarto jogo somando pontos. Coxa, único time a não vencer, pode ficar na lanterna
 



DESTAQUES DO JOGO
  • arma letal
    bola parada
    Três dos quatro gols do Tigre na Série A nasceram assim, todos com a ajuda de Paulo Baier. Nesta quarta, Fábio Ferreira foi quem soube aproveitar.
  • mau momento
    pode piorar
    Único time que ainda não venceu na competição, o Coxa tem quatro pontos e pode ir para a lanterna caso o Figueirense vença o Flamengo nesta quinta.
  • arbitragem
    confusa
    Marcelo Aparecido Ribeiro não agradou a nenhuma das duas equipes. Na sua primeira partida no Brasileirão deste ano, travou o jogo em alguns lances.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
44 comentários
Início sem vitórias, goleada sofrida, protestos da torcida. Cenas que não fazem mais parte do atual cenário do Criciúma no Brasileirão. Nas últimas quatro rodadas do Tigre, foram dois empates e duas vitórias, a última delas na noite fria desta quarta-feira, no estádio Heriberto Hülse, diante de um Coritiba que vive agonia na competição - é o único clube que ainda não ganhou. O placar de 1 a 0 fez a alegria da maioria dos 8.703 presentes, que viram Fábio Ferreira salvar uma bola em cima da linha no primeiro tempo e subir mais alto que toda a defesa do Coxa no segundo.
O Criciúma acumula sua sequência positiva - é o quarto jogo sem sofrer gol - e mostra eficiência com o técnico Wagner Lopes. Chega aos 11 pontos, afasta-se da zona de rebaixamento e se consolida como melhor catarinense, com 11 pontos. O Coxa apresenta padrão defensivo, ao melhor estilo Celso Roth, mas sem Alex parece desaprender como se ataca com qualidade. Tem quatro pontos e pode ficar com a lanterna caso o Figueirense vença o Flamengo nesta quinta.
Em comum, Criciúma e Coritiba ainda conservam camisas 10 clássicos em seus elencos. O Tigre teve o retorno de Paulo Baier, poupado na última rodada. O descanso, aliás, foi justamente o que tirou Alex da escalação do Coxa. Houve pouco brilhantismo no primeiro tempo, quando a estratégia defensiva adotada pelos paranaenses funcionou, com Jajá mais recuado, dando suporte a Zé Love. O goleiro Luiz foi exigido duas vezes, mesmo número de chegadas dos catarinenses, que aconteceram quase sempre em pequenos descuidos. Baier, com dificuldades, pouco contribuiu para que os 64% de posse de bola se transformassem em gols em uma etapa com nível técnico a desejar.
A volta do intervalo evidenciou uma vontade de vencer que ficou escondida no primeiro tempo. Em 10 minutos, foi uma chance para cada lado, em jogadas trabalhadas, o que também havia faltado no começo da partida. Tanta disposição garantiu o gol do Criciúma, marcado por Fábio Ferreira, após cobrança de escanteio de Paulo Baier, aos 12. O camisa 10 do Tigre foi outro que mudou de postura. Apareceu, deu assistência e soube ditar o ritmo do segundo tempo. Do outro lado, foram evidenciados os porquês de o Coritiba ser a única equipe sem vitória no Brasileirão. Sobra disposição, falta qualidade. Troca de passes foi artigo luxo após o gol sofrido no Coxa, que chegou nas bolas aéreas e chutes de longe. Quando não foram interceptados pela defesa, pararam no goleiro Luiz, com boas defesas.

Embalado, o Criciúma volta a jogar no Brasileirão às 18h30 de domingo, diante do Santos, em São Bernardo do Campo. O Coxa entra em campo no sábado, também às 18h30, contra o Goiás,  no Durival Britto.
Criciúma x Coritiba (Foto: Fernando Ribeiro/Futura Press)Duelo não foi brilhante, mas mandantes souberam ser eficientes (Foto: Fernando Ribeiro/Futura Press)

Sheik e Lúcio discutem, e Botafogo bate Palmeiras com gols de gringos
Em jogo tenso por conta da troca de acusações entre atacante e zagueiro, time carioca leva a melhor e vence graças a Bolatti e Zeballos

DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    25 do 2º tempo
    Perdendo por 1 a 0, o Palmeiras viu suas chances de reação no jogo diminuírem, com a expulsão de Wesley após falta cometida em Emerson Sheik.
  • polêmica
    Sheik x Lúcio
    Os dois se desentenderam em campo, e o botafoguense acusou o palmeirense de preconceituoso: "Me chamou de gay, coisa que eu não sou."
  • gols gringos
    Botafogo
    O time carioca venceu com dois gols de estrangeiros: o argentino Mario Bolatti abriu o placar, e o paraguaio Zeballos fez o segundo, nos acréscimos.
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
147 comentários
O Palmeiras criou mais chances. O Botafogo foi mais efetivo - e assim venceu por 2 a 0 o duelo na noite desta quarta-feira, em Presidente Prudente, com gols do volante argentino Bolatti e do meia paraguaio Zeballos. Com o resultado, o Verdão perdeu a chance de entrar no G-4, estacionando nos 12 pontos, e o time da Estrela Solitária saiu da zona do rebaixamento, com oito.
A vantagem no placar poderia ter sido maior se a arbitragem não anulasse gol legal de Emerson Sheik no primeiro tempo. O Verdão não pode usar o cansaço pela maratona até chegar à cidade como desculpa, já que teve mais volume de jogo. Parou nas mãos do goleiro Renan e na eficiência dos cariocas, que souberam administrar a vantagem.
Além da vitória alvinegra, chamou atenção a discussão entre Lúcio e Emerson Sheik. O botafoguense acusou o palmeirense de chamá-lo de gay - "coisa que eu não sou" - e questionou o caráter do zagueiro. Lúcio rebateu, dizendo que o ex-corintiano já foi envolvido "em notícias de contrabando", numa referência ao processo que ele respondeu por conta da aquisição de um carro de luxo importado dos Estados Unidos, em 2010.
As duas equipes voltam a campo no domingo. O Palmeiras encara o Grêmio, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, enquanto o Botafogo visita o Corinthians, na Arena Corinthians, no mesmo horário.
O jogo
O Palmeiras viveu maratona para chegar até Presidente Prudente, mas quem pareceu cansado no primeiro tempo foi o Botafogo. Com três atacantes, o Verdão teve maior posse de bola e chegou com mais perigo, com pelo menos quatro boas chances, mas parou no goleiro Renan e nos próprios erros na finalização. Com o mesmo esquema, o Alvinegro teve cerca de dez minutos de domínio. Foi quando Emerson Sheik até balançou a rede, mas a arbitragem anulou de forma errada, marcando impedimento.
A segunda etapa começou praticamente da mesma que a primeira, com o Palmeiras tendo mais volume de jogo. O Botafogo, porém, foi mais eficiente. Abriu o placar com Bolatti após cobrança de escanteio, aos 15, e soube administrar o resultado depois. A situação do Verdão ficou ainda pior após a expulsão de Wesley, responsável pelas melhores chances do time. Coube ao Alvinegro jogar com tranquilidade, tocar a bola e sacramentar a vitória com Zeballos, em contra-ataque aos 48, para a revolta dos palmeirenses, que vaiaram muito após o apito final.
Felipe Menezes e Zeballos Palmeiras x Botafogo (Foto: Célio Messias/Agência Estado)Felipe Men
Debaixo de chuva, Sport e Grêmio pecam no ataque e ficam no 0 a 0
Equipes fazem jogo franco, principalmente no segundo tempo, mas falta de eficiência de atacantes deixa placar em branco na Ilha do Retiro
 
DESTAQUES DO JOGO
  • boas condições
    gramado
    Apesar da forte chuva que caiu no Recife, o campo da Ilha suportou bem até o fim. O jogo ficou mais rápido por conta da grama molhada
  • má fase
    Barcos
    O atacante segue perdendo gols incríveis. Próximo à linha fatal, tinha a bola no pé, mas errou feio o chute do qual poderia sair a vitória gaúcha.
  • boa opção
    Érico Júnior
    O atacante do Sport, conhecido por Pelezinho, saiu cansado, mas quando esteve em campo foi quem mais levou perigo. Teve quatro finalizações.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
57 comentários
Num encontro que mostrou boas variações táticas do início ao fim, o equilíbrio das ações foi determinante para o placar de 0 a 0 entre Sport e Grêmio, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão, que vinha de goleada por 4 a 1 para o Corinthians em seu campo, aproxima-se da zona de rebaixamento, embora tenha um jogo a menos. Soma oito pontos. O Tricolor, que na partida anterior também foi derrotado (pelo São Paulo), tem 14 pontos e corre risco de sair do G-4.
Sport e Grêmio produziram 34 finalizações (sendo 24 dos donos da casa), mas esbarraram na ineficiência dos homens de frente e nos goleiros - principalmente no gremista Marcelo Grohe, autor de quatro defesas difíceis.
O Sport volta a jogar no sábado, em Salvador, contra o Vitória. Já o Grêmio recebe o Palmeiras, um dia depois, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.  A arena dos gaúchos foi cedida à Fifa e vai servir de campo de treinamento para seleções que vão disputar a Copa do Mundo.
Equilíbrio à vista
A etapa inicial foi bem jogada. Desde o início, as armas táticas de Sport e Grêmio pareciam bem definidas. Na Ilha, o Leão optou pelas jogadas em velocidade pelas laterais, com algumas escapadas de Érico Júnior pela direita, incomodando o sistema defensivo adversário. Sem meias de ofício e com três volantes, ficou nítida, no entanto, a falta de melhor criação na entrada da área. O Grêmio apostou na marcação forte e na objetividade. As oportunidades foram poucas, mas os gaúchos, embora mais cadenciados e com a bola no pé, chegaram sempre com maior perigo e consciência à meta dos rubro-negros.
Jogo camicase
O estudo do primeiro tempo deu lugar a uma dinâmica camicase na etapa final. Sport e Grêmio foram atrás dos três pontos. O jogo cresceu, os times passaram a se revezar no ataque - com leve vantagem para os rubro-negros, mais impetuosos. Se o placar ficou no zero, o mérito é da marcação dos times, eficientes. A partir da metade do confronto, com a necessidade da vitória, os rubro-negros se soltaram no ataque - e ficaram expostos aos contra-ataques - e arriscaram chutes de longa distância. Mas Marcelo Grohe garantiu o resultado de empate para o Grêmio.
Sport x Grêmio  (Foto: Anderson Stevens/Futura Press)Jogadores de Sport e Grêmio travaram duelos interessantes na Ilha (Foto: Anderson Stevens/Futura Press)
 

Ronaldo Jacaré elogia o conterrâneo Rodrigo Damm: "Tem muito a mostrar"

Lutadores capixabas são parceiros de treino na academia X-Gym, no Rio de Janeiro e Jacaré fez questão de enaltecer Damm: "Pode fazer muito mais do que está fazendo"

Por Vitória, ES
Comente agora
O capixaba Rodrigo Damm conta os dias para o duelo contra o russo Rashid Magomedov, na sexta luta do card preliminar do TUF Brasil 3 Final, que acontece neste sábado, em São Paulo. Com o fim do camp de treinos na academia X-Gym, no Rio de Janeiro, o capixaba teve ajuda de vários atletas que fazem parte do plantel da equipe, dentre eles o conterrâneo Ronaldo Jacaré, que teceu vários elogios ao pentacampeão de luta olímpica.
Ronaldo Jacaré MMA (Foto: Esther Lin / Showtime)Lutador capixaba Ronaldo Jacaré elogiou o conterrâneo Rodrigo Damm (Foto: Esther Lin/Showtime)
De acordo com a fera do jiu-jítsu, Rodrigo Damm ainda tem muitos aspectos em seu jogo que podem ser melhor explorados e considera que o peso-leve ainda não mostrou tudo o que pode em suas lutas no UFC.
- O Damm é um atleta muito bom, muito forte, tem um wrestling muito bom. Ele é um cara bem forte para a categoria que ele luta, mas o que falta para o Damm é soltar mais o jogo e acreditar no potencial dele. Eu treinei com ele nessa reta final de camp e ele tem muito para mostrar no UFC. Ele está muito aquém do potencial dele. Eu não acho, eu tenho certeza que ele pode fazer muito mais do que ele está fazendo - disse Ronaldo Jacaré.
Rodrigo Damm luta na final do TUF Brasil 3 neste sábado (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)Rodrigo Damm luta na final do TUF Brasil 3 neste sábado (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)
O capixaba Rodrigo Damm deixa o Espírito Santo nesta terça-feira e depois viaja para São Paulo. Na quarta e quinta-feira participa de alguns eventos promocionais do UFC, além de fazer atividades bem leves de manopla antes da pesagem oficial, marcada para a sexta-feira.
Rodrigo Damm (12-6 no MMA) encara o russo Rashid Magomedov (16-1 no MMA) na sexta luta do card preliminar do TUF Brasil 3 Final, que está marcado para o dia 31 de maio, em São Paulo. Com 34 anos, Damm vem de vitória sobre Ivan Batman, em sua primeira luta após o retorno à categoria peso-leve. No UFC, Damm tem o retrospecto de três vitórias e apenas uma derrota, diante do canadense Antonio "Pato" Carvalho, em novembro de 2012, no Canadá.
Confira o card atualizado do evento:
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-médio: Warlley Alves x Márcio Lyoto
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Alistair Overeem pede para lutar em 20 de setembro, em Saitama (JAP)

Peso-pesado, com duas vitórias e duas derrotas no UFC, se recupera de uma cirurgia no cotovelo e garante que estará pronto para voltar até lá

Por Rio de Janeiro
24 comentários
Após a vitória sobre Frank Mir no UFC 169 e uma cirurgia no cotovelo, o peso-pesado holandês Alistair Overeem pediu a um dos donos do UFC, Lorenzo Fertitta, para voltar a atuar pelo evento em 20 de setembro, no torneio marcado para a cidade de Saitama, no Japão. Ídolo no país, por sua carreira bem-sucedida no Pride e no Dream, o lutador garantiu ao dirigente que estará pronto para voltar a lutar até lá.
Alistair Overeem coletiva de imprensa UFC 169 (Foto: Evelyn Rodrigues)Alistair Overeem pediu para lutar no card de Saitama, no Japão, em 20 de setembro (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Alistair quer voltar em setembro. Nada está decidido ainda, mas ele mostrou-se interessado em lutar no Japão. Não sei se teremos vaga para ele entrar neste card, mas acredito que ele esteja pronto para voltar mais ou menos nesta época - disse Fertitta ao site "ESPN".

Na Suíça, sul-mato-grossense vai em busca de vitória nos médios do MMA

Henrique Sugimoto, de 24 anos, tem carreira construída fora do país, e disputa no próximo sábado o Strenght & Honor Championship, na cidade suíça de Genebra

Por Campo Grande
Comente agora
Henrique Sugimoto lutador MMA (Foto: Arquivo pessoal)Lutador Henrique Sugimoto (Foto: Arquivo pessoal)
O sul-mato-grossense Henrique Sugimoto, de 24 anos, começou a lutar profissionalmente no MMA há sete anos, no Japão. Hoje o lutador mora na Suíça, onde disputa o Strength & Honor Championship (SHC), o mais importante campeonato de artes marciais mistas daquele país. Apesar da carreira ter sido construída toda fora do país, Sugimoto faz questão de dizer que é nascido em Campo Grande.

E é representando Mato Grosso do Sul, pela Fight Move Academy, que Sugimoto vai lutar no próximo sábado na cidade suíça de Genebra. Pela categoria peso médio, o atleta encara no octógono o francês Marco Alunno pelo card principal de lutas do SHC #9. O combate não é válido pelo cinturão da categoria (assista à apresentação de Sugimoto)

Sugimoto domina as técnicas de jiu-jítsu e muay thai, e tem no currículo de MMA nove lutas, sendo três vitórias por nocaute no 1º round, duas por finalização e uma por decisão, além de um empate e duas derrotas. O atleta detém ainda o cinturão dos médios no torneio Heat, no Japão.
Para ler mais notícias do Globo Esporte MS, clique em globoesporte.com/ms.

Tranquilo, Cara de Sapato aposta na "diversidade" para final do TUF Brasil

Finalista dos pesos-pesados admite surpresa por enfrentar experiente Vitor Miranda fora da casa e se afasta da badalação da semana da luta com acupuntura no quarto

Por São Paulo
Comente agora
Um dos destaques da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, tanto no octógono quanto fora dele, foi o peso-pesado Antônio Carlos Cara de Sapato. Além do apelido engraçado, que por si só chama atenção, sua personalidade calma e ao mesmo tempo expansiva cativaram o público, e suas três vitórias convincentes - dois nocautes e uma finalização, todas no primeiro round - o tornaram forte candidato ao título.
Do outro lado na final de sábado, porém, está Vitor Miranda, que nocauteou todos seus oponentes na competição. O catarinense do Time Sonnen é 11 anos mais velho e tem o triplo de lutas profissionais de MMA na carreira. Antônio Carlos reconhece a vantagem do adversário na experiência, mas sente ter um leque de habilidades mais amplo para compensar e desequilibrar a seu favor.
Antônio Carlos Cara de Sapato MMA TUF Brasil (Foto: Adriano Albuquerque)Antônio Carlos Cara de Sapato relaxa no seu quarto no hotel: descontraído (Foto: Adriano Albuquerque)
- Vitor é um excelente atleta, um cara que tem um muay thai muito apurado, tem uma experiência vasta nos campeonatos de muay thai e também é mais experiente no MMA, mas eu também tenho experiência muito grande no jiu-jítsu. Nos campeonatos, a gente fazia muitas lutas, 10 a 12 lutas, porque eu lutava também no absoluto. Tem essa parte do chão, em que eu levo uma vantagem, mas também trabalhei muito a parte de boxe com o professor Dórea lá na Bahia, então estou me sentindo confiante tanto em pé como embaixo. Me sinto muito bem, acho que essa diversidade no jogo pode me favorecer - analisou o lutador para o GloboEsporte.com.
Combate.com: sua página para as últimas notícias do MMA
Cara de Sapato já está se preparando mentalmente para Vitor Miranda, porém, desde antes de se classificar à final. O paraibano se viu numa rota de colisão com o catarinense quando Rick Monstro, outro atleta do Time Wanderlei e companheiro de equipe de Vitor fora da casa, se classificou às semifinais. O lutador do Time Sonnen, contudo, surpreendeu até Antônio Carlos ao pedir para enfrentar o amigo pessoal, e o UFC concordou.
- Eu estava crente que ia lutar com o Vitor dentro da casa. Pelo Vitor já ter lutado com um amigo de equipe (enfrentou Antônio Montanha nas quartas de final), eu não imaginava que ele ia pedir pra lutar com Rick e imaginava que eles não iam casar essa luta. Mas, ele pediu, foi uma opção dele, aconteceu, teve o mérito dele e ganhou a luta. Realmente me surpreendeu, até porque sei que o Vitor é um cara muito bacana, que tem respeito pela equipe e pelos amigos, (mas) acredito que ele tenha os motivos dele - contou.
A situação deu a Cara de Sapato a oportunidade de se testar contra outro lutador muito experiente, Marcos Rogério Pezão, a quem derrotou com um mata-leão no primeiro round para obter a vaga na final. Com apenas três lutas em seu cartel profissional, o paraibano dobrou sua experiência de combate e sentiu que adquiriu maturidade e confiança.
Antônio Carlos Cara de Sapato acupuntura MMA TUF Brasil (Foto: Adriano Albuquerque)Cara de Sapato com as agulhas da acupuntura no rosto e no corpo: tudo para "clarear" a mente (Foto: Adriano Albuquerque)
Isso tudo estará à prova esta semana, a mais importante em sua curta carreira no MMA, em que o lutador estará sujeito ao "oba-oba" de fãs e mídia. Ele pretende se "esconder" no seu quarto e focar em manter a cabeça tranquila.
- Vou tentar dar uma relaxada aqui, assistir um filminho… Tem as responsabilidades normais do UFC que a gente tem que cumprir. Fora isso, vou ficar aqui, tem vários amigos meus. A galera da casa está aqui, vem o (Ricardo) Demente, o Rick (Monstro), o Wagnão (Gomes), e o Cigano está chegando aí também, então vai ser muito bacana rever todo mundo. Vai ser muito legal rever a galera, jogar um papo fora e tentar "desopilar" o máximo possível para chegar com a cabeça fresca, que o trabalho já foi feito.
Para isso, o paraibano usa até a acupuntura, e foi atendido pelo fisioterapeuta Carlos Eduardo logo após sua entrevista com o site. Sua tranquilidade transparecia tanto na conversa com a reportagem como durante a atividade, falando com os treinadores Luiz Dórea e Yuri Carlton e até atendendo telefonema com uma agulha bem no meio da "cara de sapato".
Vitor Miranda e Cara de Sapato encarada (Foto: Reprodução/TV Globo)Vitor Miranda e Cara de Sapato se encaram no último episódio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Nem sempre foi assim. Antônio Carlos já se encolheu por causa de uma tragédia em sua vida: a morte de um de seus melhores amigos, o lutador Ruffino Gomes, assassinado a tiros na sua frente, na capital da Paraíba, no início de 2011. O choque contribuiu para que Cara de Sapato desenvolvesse a "síndrome do pânico" (transtorno de ansiedade que gera repetidos ataques de medo intenso). À época no auge da carreira, recém-saído de conquistas de títulos brasileiros no seu peso e absoluto na faixa-marrom, o lutador quase abandonou tudo, mas teve o apoio da família para se tratar e retomar os trilhos.
- Foi uma época bem difícil. Eu estava tendo alguns momentos tristes, algumas coisas acontecendo na minha vida, e depois teve a morte de um amigo meu, foi assassinado, e eu vi a cena, foi algo muito chocante para mim. Passei por uma época muito difícil, de síndrome do pânico, e tive de procurar tratamento. Graças a Deus, tive essa vontade de mudar, consegui e cheguei aqui no TUF em tão pouco tempo. Era um sonho que eu tinha e estou conseguindo realizá-lo. Por isso, hoje tento ser um cara o mais tranquilo possível, levar tudo na esportiva, na tranquilidade, brincar, se divertir. Tentar levar a vida não tão a sério e me divertir ao máximo com as pessoas que estão ao meu redor e convivem comigo - ponderou.
O Combate transmite o TUF Brasil 3 Final neste sábado a partir de 18h30 (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha em Tempo Real. Na sexta-feira, canal e site exibem a pesagem ao vivo a partir de 15h40. Confira o card completo:
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-médio: Warlley Alves x Marcio Lyoto
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

Wanderlei falta a exames médicos e Vitor é o rival de Sonnen no UFC 175

Técnico do TUF Brasil 3 deixa o card do evento da Independência Americana em 5 de julho e pode ter seu contrato com o UFC rescindido em breve

Por Rio de Janeiro e São Paulo
860 comentários
O card do UFC 175 sofreu nesta quarta-feira uma reviravolta digna dos roteiros de cinema. Após protagonizar com Chael Sonnen os momentos de maior rivalidade do TUF Brasil 3, Wanderlei Silva está fora da luta que faria contra o falastrão americano no evento de 5 de julho, em Las Vegas. O Combate.com apurou que seu substituto será ninguém menos que Vitor Belfort, que volta a atuar pelo UFC em Las Vegas, após toda a polêmica que envolveu seu nome e o uso de TRT (Terapia de Reposição de Testosterona). A luta entre Chael Sonnen e Vitor Belfort continua sendo a antepenúltima do evento, que terá duas disputas de cinturão: o dos pesos-galos feminino, entre Ronda Rousey e Alexis Davis, e o do peso-médio, entre Lyoto Machida e Chris Weidman.
Montagem Vitor Belfort e Chael Sonnen (Foto: Editoria de arte)Vitor Belfort substitui Wanderlei Silva e enfrenta Chael Sonnen no UFC 175, em 5 de julho (Foto: Editoria de arte)
Entenda o caso
Wanderlei Silva, assim como Chael Sonnen, foi convocado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) - órgão que regulamenta os esportes de combate no estado americano - a comparecer no início desta semana a fim de realizar exames médicos e antidoping, obrigatórios para a concessão da licença para lutar no estado americano. Chael Sonnen, que fazia uso de TRT e interrompeu a terapia após a proibição pela NSAC, apresentou-se e fez todos os exames e testes, sendo liberado para lutar. Já Wanderlei Silva não compareceu na data estipulada. Sua não presença fez com que a Comissão não lhe concedesse a licença para lutar no UFC 175 o substituísse por Belfort.
A ausência de Wanderlei SIlva na data estipulada pela NSAC, que teria sido avisada aos lutadores com toda a antecedência protocolar, teria caído muito mal junto ao UFC, que já estuda sanções ao lutador, como rescindir seu contrato.
O Combate.com também apurou que Vitor Belfort já realizou os exames exigidos pela Comissão Atlética de Nevada para a concessão da licença, com resultado negativo para substâncias proibidas e índices elevados de testosterona em todos.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-meio-pesado: Vitor Belfort x Chael Sonnen
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Santiago Ponzinibbio
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-galo: Rob Font x Douglas D'Silva

Morte trágica do filho blindou Vitor Miranda: "Nada pode me abalar"

Igor faleceu no dia em que completava 4 anos, após se afogar na piscina. "Tenho bagagem e estrutura suficientes para aguentar qualquer pedreira", diz finalista do TUF

Por São Paulo
Comente agora
É normal vermos lutadores que saíram da miséria, venceram na vida e são exemplos de superação. No caso de Vitor Miranda, essa superação não foi exatamente em cima da pobreza, apesar de ele já ter passado por dificuldades financeiras. O episódio vivido por ele é bem mais grave do que isso: lidar com a morte de um filho. Em 2011, quando Vitor tentava a sorte como lutador nos EUA, o menino Igor, filho dele com Paula Miranda, afogou-se na piscina da casa onde eles moravam, ficou em coma por três dias e morreu no dia em que faria seu quarto aniversário. A tristeza quase acabou com a vida do casal. Juntos, os dois se uniram ainda mais e acharam forças para se levantar. Com muito custo, conseguiram. Hoje, o finalista da categoria peso-pesado (até 120kg) do The Ultimate Fighter Brasil 3 olha para trás e vê um buraco enorme. Mas um buraco que o ajudou a se fortalecer e a se blindar diante de novas dificuldades que possam surgir. Afinal, que dor pode ser maior do que a da perda de um filho?

- Não sei se isso aconteceria naturalmente, mas sinto que me deu um estalo no senso de urgência. Amadureci muito rápido. Talvez eu precisasse de mais dois ou três anos para amadurecer, mas eu estava pronto. Física e tecnicamente, sempre fui um cara disciplinado. Então, assim que voltei a treinar na Team Nogueira, fiquei preparado e evoluí muito rápido. A motivação é muito maior. Quando olho para trás, só preciso de cinco minutos para pensar por que quero isso. Vem muita coisa à minha cabeça, e tenho muita coisa para conquistar e muito incentivo para ser o melhor que eu puder. Essa tragédia serviu para isso, para eu ver que nada pode me abalar. Nenhuma dificuldade é tão grande que possa ser maior do que a que eu passei. Agora estou mais forte do que nunca para ir o mais longe possível. Tenho bagagem e estrutura suficientes para aguentar qualquer pedreira - disse Vitor ao GloboEsporte.com.
Paula, Igor e Vitor Miranda MMA (Foto: Arquivo Pessoal)A esposa Paula, o filho Igor e Vitor Miranda em foto antiga (Foto: Arquivo Pessoal)


A tragédia foi um divisor de águas na carreira de Vitor Miranda. No começo, ele pensou em desistir. Depois, ainda mais forte mentalmente até mesmo em relação a antes do episódio, encontrou-se como atleta. E ele credita boa parte do sucesso aos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, que o ajudaram num momento difícil:

- Realmente a minha carreira começou a deslanchar mais depois dessa tragédia no sentido de que tive sorte de conhecer os amigos da Team Nogueira. Os caras são f***.
Quando olho para trás, só preciso de cinco minutos para pensar por que quero isso. Vem muita coisa à minha cabeça, e tenho muita coisa para conquistar e muito incentivo para ser o melhor que eu puder
Vitor Miranda
 A história de Vitor Miranda no mundo das lutas começou tarde, quando tinha 21 anos e ingressou no muay thai após desistir de ser jogador profissional de basquete. Morando em Joinville-SC, foi acumulando bons resultados na modalidade. Um dia foi apresentado por Assuério Silva a Pedro Rizzo, de quem virou sparring de muay thai. Rizzo treinava na Nova União, e quando o K-1 (torneio de trocação) perdeu força, o líder da equipe, Dedé Pederneiras, influenciou Vitor a ir para o MMA, onde poderia ganhar mais dinheiro. Ele foi, mas na sua cidade não havia estrutura suficiente para focar nesse esporte.

Em 2010, Vitor foi para o Rio de Janeiro com a esposa, Paula, e o filho, Igor, que tinha 2 anos na época. No começo, ficou sem equipe definida e se sustentou dando aulas. No fim do ano foi convidado por André Benkei para fazer parte de um time nos EUA e aceitou. Um mês depois, o time se desfez. O dono da academia, então, convidou Vitor para morar em sua casa, em Boca Ratón (na Flórida), e dar aulas, focando aos poucos na luta. Ficou três meses sozinho no exterior, e depois a esposa e o filho foram morar junto. Em um dia de junho, Vitor foi para a academia trabalhar, e Paula estava fazendo comida dentro da casa. Igor, que faria 4 anos quatro dias depois, caiu na piscina e se afogou. Ficou em coma por três dias. No quarto, não resistiu e acabou falecendo. Após a tragédia, apareceu a ajuda de um grande amigo, o peso-pesado Antônio Pezão, que também morava na Flórida.

- Quando ele faleceu, primeiro a gente ficou dois meses sem conseguir sair de casa, sem pensar em nada. Fiquei dois meses "internado". A gente passou uma semana no hospital. Quando saiu de lá, teve o enterro, e não tinha como voltar para a casa onde aconteceu o acidente, minha mulher não conseguiria. Aí o Pezão arrumou o quarto da filha dele para nós. A gente ficou lá três meses. O Pezão é outro cara para quem devo a vida. Num momento onde eu não tinha dinheiro nem nada, os caras sustentaram a gente - disse.
Vitor Miranda (Foto: Ivan Raupp)Vitor Miranda enfrenta Cara de Sapato na final do TUF Brasil 3, neste sábado (Foto: Ivan Raupp)


Aos poucos o casal começou a pensar no que fazer na sequência. E Vitor se motivou a não desistir para não deixar que tudo fosse em vão. Foi o que ele fez, e voltou a treinar após três meses. Exatamente nessa época, teve que voltar ao Brasil para tentar resolver problemas com seu visto americano - o de turismo havia expirado. Foi para Curitiba, na casa do cunhado, e treinou com Cristiano Marcello por dois meses na CM System. Veio o primeiro TUF Brasil, e Vitor tentou a sorte, mas sequer chegou à parte das entrevistas e não passou na seletiva. Mais um baque, que o fez pensar em parar novamente. Precisava de sucesso o mais rápido possível.
 - Eu estava sentado no hall do hotel onde teve a seletiva, chorando, aí um funcionário da Team Nogueira, que havia levado alguns atletas, falou comigo: "Vitor, não desanima. Estou aqui em nome do Rodrigo (Minotauro) e do Rogério (Minotouro) para te convidar a fazer parte da equipe. O Pezão, na época em que me ajudou, já tinha falado de mim para o Minotauro. E eu tinha passado uma semana ajudando o Minotauro para a luta contra o Frank Mir, e ele gostou do meu treino. Cheguei em Curitiba e na mesma hora fiz as malas para morar no Rio.
A gravidez foi difícil, principalmente quando ela descobriu que era uma menina, porque ela (a esposa, Paula) queria outro menino. No fim das contas, a gente viu como foi importante ser uma menina, para não ter comparações
Vitor, sobre a filha Nina Vitória
 De volta à Cidade Maravilhosa, Vitor primeiro passou um tempo na casa de um primo, no Flamengo. Os irmãos Nogueira o ajudaram ainda mais, alugando um apartamento para o casal, bancando alimentação e até comprando móveis. Aos poucos esse investimento foi diminuindo, e Vitor foi melhorando sua situação financeira. No início de 2013, Minotauro o convidou para ser seu treinador auxiliar no TUF Brasil 2, onde pôde mostrar muito de sua técnica. E no fim do ano, Vitor foi aprovado para o TUF Brasil 3, na categoria dos pesados. Venceu a luta das eliminatórias e entrou na casa. Em meio à sua participação, nasceu Nina Vitória, que está com quatro meses de vida, e que foi importante para o "renascimento" principalmente da esposa.

- A gravidez foi difícil, principalmente quando ela descobriu que era uma menina, porque ela queria outro menino. No fim das contas, a gente viu como foi importante ser uma menina, para não ter comparações. Se fosse um menino, talvez a Paula ficasse comparando como ele seria, como o Igor era. É outro amor, outra criança, outra personalidade. O mais importante que fez minha mulher reviver é o amor de filho, que ninguém pode substituir. Eu não posso substituir, nem os pais dela, nem os amigos, nem ninguém. Ela tinha que ter um filho de novo para receber esse amor de filho e dar o amor de mãe. Ela sente muito ainda, tem muitos momentos tristes, mas renasceu. É outra vida - declarou.

Na noite deste sábado, Vitor Miranda poderá dar um presente a Nina Vitória, à esposa, a ele próprio e até mesmo à memória do filho Igor. Após nocautear em seus dois duelos na casa, o lutador se classificou para enfrentar Antônio Carlos Júnior, o "Cara de Sapato", na final peso-pesado do TUF Brasil 3, onde o vencedor será declarado campeão do reality show e ganhará um contrato com o UFC, o que simbolizaria a realização de um sonho e mais uma nova etapa na vida dele. O evento terá transmissão ao vivo do canal Combate, e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.

Jon Jones não quer ver Anderson Silva voltar a lutar: "Saúde em risco"

Em ação de divulgação do UFC em São Paulo, lutador nega que revanche contra Gustafsson esteja acertada e diz que Cormier pode ser próximo rival

Por São Paulo
65 comentários
Jon Jones em projeto social em São Paulo ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Jon Jones fala com a imprensa em passagem por
São Paulo (Foto: Adriano Albuquerque)
O atual campeão dos pesos-meio-pesados do UFC, Jon Jones, nunca escondeu sua admiração pelo lutador brasileiro Anderson Silva, ex-campeão dos pesos-médios, ao ponto de recusar inúmeras vezes uma "superluta" contra o ídolo. Apesar disso, o americano admitiu nesta quarta-feira, durante passagem por São Paulo, que preferiria que "Spider" não voltasse a lutar após sua terrível lesão na perna esquerda, sofrida em sua última luta, contra Chris Weidman, em dezembro do ano passado. Apesar da rápida recuperação de Anderson, que já voltou aos treinos e tem seu retorno aos combates especulado para o fim deste ano ou início do ano que vem, "Bones" tem receio de como o paulista vai se apresentar.
- Não quero ver Anderson Silva retornar. Eu o amo tanto e o respeito tanto. Não quero ver nada ruim acontecer com ele. Não quero vê-lo perder. Ele tem sido tamanho motivação e inspiração, se mantendo positivo e se recuperando. Mas quero vê-lo se recuperando e começando a dar aulas, começando a fazer filmes e esse tipo de coisas. Não quero vê-lo no octógono contra lutadores top, porque não queria vê-lo possivelmente perder. Ele não tem nada a provar. Ele tem todos os recordes, motivou caras como eu, me tem como fã para sempre. Foi uma inspiração ao mundo inteiro, fez tantas coisas incríveis. Não há razão para ele voltar a lutar, porque sua saúde está em jogo toda vez que entra para lutar - disse.
Correr riscos é algo a que Jones está acostumado na sua carreira: enfrentou cinco ex-campeões da sua categoria durante seu reinado no UFC, e recentemente derrotou o brasileiro Glover Teixeira, vindo de uma série de 20 vitórias consecutivas, em sua última luta. Tudo isso pelo objetivo declarado de ser o melhor lutador do mundo.
- Tenho muito a provar. Tenho que alcançar o recorde de defesas de título (de Anderson), primeiro tenho que alcançar o recorde de Georges St-Pierre. Eu quero terminar como o maior lutador que já existiu, isso significa muito para mim. Independente de Anderson lutar de novo ou não, não tem nada a ver com minha jornada. Tenho muito trabalho a fazer, e sei disso.
Jon Jones em projeto social em São Paulo ufc (Foto: Divulgação  )Jon Jones posa com a taça da Homeless World Cup e com o time do Futebol Social (Foto: Adriano Albuquerque)
Jones só não quis se arriscar a bater uma bola com os garotos do projeto Futebol Social, que reúne jovens em "situação de risco". O campeão encontrou membros do time campeão da Homeless World Cup de 2013 no campo de um clube que leva o nome de Neymar Jr, mas, de calça jeans e tênis, preferiu "economizar a vergonha" e apenas cumprimentou todos os jogadores, além de crianças e adultos de comunidades vizinhas que compareceram ao evento. Ele atendeu a todos os pedidos de foto e reafirmou ser torcedor do Vasco, por influência de seu companheiro de equipe, Igor Araújo, lutador do UFC.
No octógono, seu próximo desafio ainda não está definido. Apesar de o Ultimate ter divulgado que havia acertado com o sueco Alexander Gustafsson para fazer a revanche entre os dois no UFC 177, em 30 de agosto, Jones afirmou que ainda não fechou a negociação e deixou em aberto inclusive que o americano Daniel Cormier possa ser seu próximo adversário.
Jon Jones em projeto social em São Paulo ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Jon Jones atende os fãs em projeto social em São
Paulo (Foto: Adriano Albuquerque)
- Não, essa luta não está finalizada. Ainda não falei com o Dana White (presidente do UFC) ou o Lorenzo Fertitta (co-proprietário) sobre quem vou enfrentar em seguida. Pode ser o Gustafsson, pode ser o Cormier, ainda não está decidido quem ou quando. Há muitas coisas que influenciam no negócio do UFC. Há muita negociação, muito timing, você tem que decidir o que é bom para sua marca, o que você quer fazer, então falar da minha próxima luta é meio prematuro, porque a pessoa mais importante com quem preciso falar primeiro é o Dana White, por trás de portas fechadas, antes de falar com o público sobre o que farei em seguida.
Quem quer que seja o adversário, terá toda a atenção e respeito de "Bones", especialmente após a derrota de Renan Barão para TJ Dillashaw no UFC 173, no último sábado. O americano afirmou que se surpreendeu muito ao saber do resultado da luta - Barão não perdia desde sua luta de estreia, em 2005, e era considerado seu "rival" direto pelo posto de melhor lutador peso-por-peso do mundo.
- Fiquei muito, muito surpreso. Mas é uma daquelas situações que te lembram o quão sério você tem que encarar cada oponente e nunca ficar confortável ou complacente, porque todo mundo está faminto e todo mundo quer ser campeão. É motivação para eu treinar duro e me manter à frente do jogo. Os estilos fazem as lutas. Por isso que sempre aceito novos oponentes e me empolgo para ver como me saio contra todos os estilos. Sei que, para ser um grande campeão, preciso casar bem contra todos os estilos, e foi um exemplo perfeito que os estilos fazem as lutas - analisou Jon Jones.

Presidente da CBFS emprega filhas na entidade: "Nomeei para me ajudarem"

Herdeiras de Aécio de Borba Vasconcelos ocupam cargos de diretoria, com ganhos que podem estar acima dos valores apresentados nos respectivos contracheques

Por Rio de Janeiro
Comente agora
A crise que atinge o futsal brasileiro ganha mais um capítulo. Agora, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Aécio de Borba Vasconcelos, está sendo acusado de praticar nepotismo na entidade. Segundo documento obtido pelo GloboEsporte.com, Aécio, de 84 anos, emprega as três filhas e mais uma sobrinha na CBFS. No último domingo, representantes de todas as federações reuniram-se em assembleia, em Fortaleza, quando votaram pela não aprovação do balanço da entidade referente ao ano de 2013. Os dirigentes pediram a renúncia de Aécio, que relutou ao pedido e segue no cargo. A crise no esporte ganhou visibilidade quando Falcão anunciou sua retirada da seleção em protesto contra a gestão da Confederação.
Dentre as filhas de Aécio, quem está há mais tempo na CBFS é Virgínia Glaucia Melo de Borba, que ocupa a diretoria financeira há 19 anos, desde fevereiro de 1995. A segunda com mais tempo de casa é Sônia Regina Mello de Borba, diretora administrativa desde maio de 2006 e que assumiu o cargo de diretora de Centro de Treinamentos no dia 7 de maio de 2013. Completa o trio de filhas empregadas na CBFS a diretora de marketing, Silva Helena de Borba Gongim, nomeada no dia 15 de maio do ano passado. Os documentos obtidos indicam ainda a remuneração de Súria Borba Attianesi, sobrinha de Aécio. Ela ocupa o cargo de supervisora do departamento técnico desde 2008. As quatro juntas ganham um total de R$ 21.496, 60.
contracheques CBFS futsal (Foto: Editoria de Arte)Os contracheques das três filhas e uma sobrinha de Aécio de Borba (Foto: Editoria de Arte)

A comissão formada para investigar a gestão da CBFS apura ainda a existência de mais parentes de Aécio empregados na entidade. O grupo suspeita também que os ganhos das filhas do presidente sejam maiores que os valores apresentados nos contracheques. Em 22 de março deste ano, foi realizada assembleia que determinou a proibição de empregar parentes diretos de dirigentes na entidade. Segundo Aécio de Borba Vasconcelos, desde então, as três filhas já não fazem mais parte da folha salarial da CBFS. Entretanto, o GloboEsporte.com apurou que apenas Virginia deixou oficialmente o seu cargo, embora tenha participado da assembleia do último domingo, que reprovou as contas da entidade.
Aécio tratou de defender-se das acusações, afirmando que nomeou as filhas para os respectivos cargos por serem de confiança e pelo fato de ele estar com uma idade avançada, necessitando de pessoas próximas para ajudá-lo. Ele afirmou ainda que os salários das três geram pouco custo para a confederação.
- Os salários pagos às três não chega a R$ 20 mil. Nomeei as minhas filhas para elas me ajudarem. Estou com 84 anos e preciso de pessoas de confiança ao meu redor. O que posso dizer dessa assembleia é que, em vez de um relatório, foi feito um acusatório - disparou Aécio.
quadro diretoria CBFS diretoras (Foto: Reprodução / Site Oficial CBFS)Quadro de Diretoria Executiva conta com três filhas do presidente (Foto: Reprodução / Site Oficial CBFS)

Integrante da comissão que investiga possíveis irregularidades na administração da CBFS, o presidente da Federação Mineira de Futsal, Marcos Madeira, rebateu o mandatário, afirmando que Aécio ainda não apresentou nenhuma explicação para o relatório apresentado no último domingo.
- Provamos tudo o que apresentamos na reunião. Ele falou três vezes na assembleia do domingo e não apresentou qualquer justificativa para o que estava no relatório. Antes da assembleia, ele havia afirmado que entregaria o cargo se não tivesse as contas aprovadas. Não foi o que aconteceu - disse Madeira.
Aécio de Borba Vasconcelos e Edson Nogueira CBFS futsal uberlândia copa das nações (Foto: Zerosa Filho / CBFS)Aécio de Borba Vasconcelos teve as suas últimas contas reprovadas (Foto: Zerosa Filho / CBFS)

repasse sem prestação de contas
Outra acusação apresentada no relatório é quanto à participação da empresa ARFE Produções e Logística, que tem um dos genros de Aécio como sócio. Segundo a comissão, a CBFS pagou R$ 3 milhões à empresa sem comprovação dos serviços prestados. Aécio tratou de apresentar a sua versão.
- Trabalhamos com essa empresa porque ela tem um custo muito mais baixo para a confederação, cerca de 10% a menos que as concorrentes. São serviços gerenciais, técnicos e logísticos para eventos sociais. Nunca tirei 1 centavo da confederação, e os valores passados pela comissão se referem a um período maior que um ano - afirmou o presidente.
Advogado, empresário, político e ex-treinador de futsal, Aécio de Borba Vasconcelos fundou a CBFS em 1979, sendo o seu primeiro e único presidente desde então. Natural de Fortaleza, o dirigente vem sendo alvo de acusações desde março deste ano, quando Falcão anunciou o seu desligamento da seleção em protesto ao que considera má gestão da CBFS. Em seguida, outros nomes de peso, como Neto e Vinicius, seguiram pelo mesmo caminho, revelando vários problemas na entidade, como falta de repasse de valores a jogadores e má relação de dirigentes com atletas.
a gestão da cbfs e patrocinadores
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão é uma entidade privada, que se sustenta com recursos próprios e de seus patrocinadores, tendo assim autonomia quanto à sua organização e funcionamento. Cabe ao presidente a administração da CBFS. O conselho fiscal tem a função de auxiliar a presidência nos seus respectivos setores. Ele é o poder fiscalizador da administração financeira e é formado por três membros efetivos e outros três suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de 4 anos. Já a Assembleia Geral é o poder básico e de jurisdição máxima. Cada federação estadual filiada tem direito a um voto.
futsal falcão brasil colômbia copa intercontinental (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Falcão com a camisa da seleção: patrocínios estampados (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)
Logo após as denúncias do craque Falcão, o Banco do Brasil, patrocinador da CBFS desde 2007 e que pagava cerca de 4,5 milhões por ano para estampar sua marca nas costas da camisa da seleção brasileira, não renovou seu vínculo alegando mudança da estratégia do marketing e opção por investir no handebol, que é modalidade olímpica e conquistou o inédito título mundial em dezembro de 2013.
Já os Correios, outra empresa estatal patrocinadora da entidade e que tinha uso exclusivo da denominação “patrocinador oficial”, está desde março negociando a renovação do contrato com a CBFS, mas ainda não houve um acordo entre as partes. Segundo os Correios, as “pendências na entrega de documentos para comprovação de despesas e fiscalização do processo anterior”, observadas no início do ano, foram solucionadas. Atualmente, o site da CBFS continua estampando as seguintes marcas em sua página: Correios, Chevrolet, Pulse e Kagiva. De acordo com a estatal, "a CBFS pediu autorização para uso da marca dos Correios em reconhecimento à parceria desde 2004, mas sem ônus para os Correios".

Prandelli libera família, e hotel da
Itália no Rio terá desfile de beldades

Jogadores poderão trazer esposas, filhos e namoradas ao Brasil, mas ficarão em quartos separados. Convivência entre eles terá limites estabelecidos

Por Mangaratiba, RJ
Os funcionários do hotel em que a seleção italiana ficará concentrada, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, podem se considerar pessoas de sorte. As belezas naturais do luxuoso resort ficarão em segundo plano assim que a delegação chegar. Tudo graças a uma autorização do bonzinho técnico Cesare Prandelli: as famílias dos jogadores, incluindo as namoradas, poderão ficar hospedadas no mesmo local. Será um desfile de beldades.

A convivência, porém, terá algumas regras. Bagunça só em caso de título. Afinal, a Azzurra sonha com o penta e não planeja transformar a Copa do Mundo em férias de luxo. Os jogadores dormirão em quartos individuais em uma ala, enquanto as famílias estarão em outra. Nem adianta Balotelli sonhar com uma “escapadinha” noturna para o quarto da namorada Fanny Neguesha. Haverá seguranças nos corredores de olho na circulação.
Montagem esposas gatas da Itália 2 (Foto: Editoria de Arte)Musas da Itália estão "escaladas" para acompanhar os jogadores: sexo com moderação (Foto: Editoria de Arte)
A convivência entre eles está liberada apenas nas áreas comuns nos períodos em que não houver treinamento – a delegação vai usar o campo do próprio hotel, hoje passando por reformas. Nas horas livres, os atletas poderão ir à praia particular, desfrutar do spa, curtir a bela piscina climatizada e aproveitar para conhecer os simpáticos dromedários Lua e Camila no safári exclusivo. Todos os gastos dos familiares com passagens, hospedagens, alimentação e passeios serão arcados pelos próprios jogadores
O sexo está liberado, mas sem exageros para não interferir no planejamento da comissão técnica. É exatamente por isso que os atletas dormirão sozinhos em quartos separados. O treinador quer evitar que o “fogo da paixão” ou problemas corriqueiros de casais atrapalhe o foco do grupo, o pentacampeonato mundial. As viagens para os jogos, em Manaus, Recife e Natal, terão apenas os atletas.
Como os jogadores estarão em ritmo de competição, até mesmo as refeições serão realizadas em locais distintos em virtude da dieta. Os italianos já enviaram um "chef" e um cardápio exclusivo para os atletas. Na segunda, o resort foi autuado pelo Procon por possuir alimentos vencidos .
Cesare Prandelli na coletiva da seleção da Itália (Foto: Getty Images)Cesare Prandelli é ''bonzinho'' com os jogadores de sua delegação (Foto: Getty Images)
A estratégia da Itália já foi colocada à prova na Copa das Confederações e funcionou. O grupo permaneceu concentrado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Por diversas vezes, os atletas foram à praia com os familiares. Deu tão certo que, mesmo com um time desfigurado, a Azzurra chegou à semifinal e só foi eliminada nos pênaltis pela Espanha.
Prandelli é bonzinho, mas também não é bobo e vai querer relaxar. Assim como em 2013, o treinador terá a companhia da namorada Novella Benini, com quem desfilou pela praia da Barra inúmeras vezes em longas caminhadas pela manhã durante o torneio.

A família, aliás, tem um significado diferente para o treinador. Em 2007, a esposa dele, Manuela Caffi, morreu vítima de um câncer de mama, deixando dois filhos e mais de 30 anos de convivência com ele. O caso teve enorme repercussão na Itália e transformou o comandante em um exemplo de como superar grandes obstáculos na vida.
Os jogadores da Azzurra vivem momentos turbulentos em suas vidas pessoais. O goleiro Buffon e o volante Pirlo, os mais influentes do elenco, se separaram recentemente de suas esposas e estariam engatando namoros com Ilaria D'Amico e Valentina Baldini, respectivamente. Alena Seredova, ex-de Buffon, fazia a alegria dos fotógrafos nos jogos com sua beleza estonteante.

Andrea Pirlo treino Itália (Foto: Getty Images)Equipe italiana repetira a estratégia (Foto: Getty Images)

Por outro lado, Ciro Immobile, destaque do Torino no último Cammpeonato Italiano, se casou na semana passada com Jessica Melena. O atacante, porém, ainda não tem vaga assegurada na Copa e depende do aval de Prandelli – a lista final sairá em 2 de junho, três dias antes da viagem do grupo para o Brasil.
Quem conta as horas para subir no avião é Fanny Neguesha, namorada de Mario Balotelli. A modelo belga postou uma foto nas redes sociais exibindo um detalhe dos seus pés, decorados com a temática brasileira. Além de uma tornozeleira de miçangas com o nome do país escrito, a morena ainda pintou as unhas na cor verde.
Fanny Neguesha namorada Balotelli jogo Brasil Itália (Foto: Getty Images)A bela Fanny Neguesha, namorada Balotelli, no jogo entre Brasil e Itália no ano passado(Foto: Getty Images)
A disputa para saber qual é a mais bonito vai ser enorme. Fica difícil saber para onde olhar. Cristina Pin (Montolivo), Carolina Marcialis (Cassano), Tamara Pisnoli (De Rossi), Valeria Mettifogo (Maggio), Maddalena Nullo (Barzagli), Martina Maccari (Bonucci) e Roberta Marchisio (Marchisio) são algumas.
Com a Itália reclusa e correndo por fora na briga pelo título, ver essas beldades nas praias vai ser um privilégio para poucos.