quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tranquilo, Cara de Sapato aposta na "diversidade" para final do TUF Brasil

Finalista dos pesos-pesados admite surpresa por enfrentar experiente Vitor Miranda fora da casa e se afasta da badalação da semana da luta com acupuntura no quarto

Por São Paulo
Comente agora
Um dos destaques da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, tanto no octógono quanto fora dele, foi o peso-pesado Antônio Carlos Cara de Sapato. Além do apelido engraçado, que por si só chama atenção, sua personalidade calma e ao mesmo tempo expansiva cativaram o público, e suas três vitórias convincentes - dois nocautes e uma finalização, todas no primeiro round - o tornaram forte candidato ao título.
Do outro lado na final de sábado, porém, está Vitor Miranda, que nocauteou todos seus oponentes na competição. O catarinense do Time Sonnen é 11 anos mais velho e tem o triplo de lutas profissionais de MMA na carreira. Antônio Carlos reconhece a vantagem do adversário na experiência, mas sente ter um leque de habilidades mais amplo para compensar e desequilibrar a seu favor.
Antônio Carlos Cara de Sapato MMA TUF Brasil (Foto: Adriano Albuquerque)Antônio Carlos Cara de Sapato relaxa no seu quarto no hotel: descontraído (Foto: Adriano Albuquerque)
- Vitor é um excelente atleta, um cara que tem um muay thai muito apurado, tem uma experiência vasta nos campeonatos de muay thai e também é mais experiente no MMA, mas eu também tenho experiência muito grande no jiu-jítsu. Nos campeonatos, a gente fazia muitas lutas, 10 a 12 lutas, porque eu lutava também no absoluto. Tem essa parte do chão, em que eu levo uma vantagem, mas também trabalhei muito a parte de boxe com o professor Dórea lá na Bahia, então estou me sentindo confiante tanto em pé como embaixo. Me sinto muito bem, acho que essa diversidade no jogo pode me favorecer - analisou o lutador para o GloboEsporte.com.
Combate.com: sua página para as últimas notícias do MMA
Cara de Sapato já está se preparando mentalmente para Vitor Miranda, porém, desde antes de se classificar à final. O paraibano se viu numa rota de colisão com o catarinense quando Rick Monstro, outro atleta do Time Wanderlei e companheiro de equipe de Vitor fora da casa, se classificou às semifinais. O lutador do Time Sonnen, contudo, surpreendeu até Antônio Carlos ao pedir para enfrentar o amigo pessoal, e o UFC concordou.
- Eu estava crente que ia lutar com o Vitor dentro da casa. Pelo Vitor já ter lutado com um amigo de equipe (enfrentou Antônio Montanha nas quartas de final), eu não imaginava que ele ia pedir pra lutar com Rick e imaginava que eles não iam casar essa luta. Mas, ele pediu, foi uma opção dele, aconteceu, teve o mérito dele e ganhou a luta. Realmente me surpreendeu, até porque sei que o Vitor é um cara muito bacana, que tem respeito pela equipe e pelos amigos, (mas) acredito que ele tenha os motivos dele - contou.
A situação deu a Cara de Sapato a oportunidade de se testar contra outro lutador muito experiente, Marcos Rogério Pezão, a quem derrotou com um mata-leão no primeiro round para obter a vaga na final. Com apenas três lutas em seu cartel profissional, o paraibano dobrou sua experiência de combate e sentiu que adquiriu maturidade e confiança.
Antônio Carlos Cara de Sapato acupuntura MMA TUF Brasil (Foto: Adriano Albuquerque)Cara de Sapato com as agulhas da acupuntura no rosto e no corpo: tudo para "clarear" a mente (Foto: Adriano Albuquerque)
Isso tudo estará à prova esta semana, a mais importante em sua curta carreira no MMA, em que o lutador estará sujeito ao "oba-oba" de fãs e mídia. Ele pretende se "esconder" no seu quarto e focar em manter a cabeça tranquila.
- Vou tentar dar uma relaxada aqui, assistir um filminho… Tem as responsabilidades normais do UFC que a gente tem que cumprir. Fora isso, vou ficar aqui, tem vários amigos meus. A galera da casa está aqui, vem o (Ricardo) Demente, o Rick (Monstro), o Wagnão (Gomes), e o Cigano está chegando aí também, então vai ser muito bacana rever todo mundo. Vai ser muito legal rever a galera, jogar um papo fora e tentar "desopilar" o máximo possível para chegar com a cabeça fresca, que o trabalho já foi feito.
Para isso, o paraibano usa até a acupuntura, e foi atendido pelo fisioterapeuta Carlos Eduardo logo após sua entrevista com o site. Sua tranquilidade transparecia tanto na conversa com a reportagem como durante a atividade, falando com os treinadores Luiz Dórea e Yuri Carlton e até atendendo telefonema com uma agulha bem no meio da "cara de sapato".
Vitor Miranda e Cara de Sapato encarada (Foto: Reprodução/TV Globo)Vitor Miranda e Cara de Sapato se encaram no último episódio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Nem sempre foi assim. Antônio Carlos já se encolheu por causa de uma tragédia em sua vida: a morte de um de seus melhores amigos, o lutador Ruffino Gomes, assassinado a tiros na sua frente, na capital da Paraíba, no início de 2011. O choque contribuiu para que Cara de Sapato desenvolvesse a "síndrome do pânico" (transtorno de ansiedade que gera repetidos ataques de medo intenso). À época no auge da carreira, recém-saído de conquistas de títulos brasileiros no seu peso e absoluto na faixa-marrom, o lutador quase abandonou tudo, mas teve o apoio da família para se tratar e retomar os trilhos.
- Foi uma época bem difícil. Eu estava tendo alguns momentos tristes, algumas coisas acontecendo na minha vida, e depois teve a morte de um amigo meu, foi assassinado, e eu vi a cena, foi algo muito chocante para mim. Passei por uma época muito difícil, de síndrome do pânico, e tive de procurar tratamento. Graças a Deus, tive essa vontade de mudar, consegui e cheguei aqui no TUF em tão pouco tempo. Era um sonho que eu tinha e estou conseguindo realizá-lo. Por isso, hoje tento ser um cara o mais tranquilo possível, levar tudo na esportiva, na tranquilidade, brincar, se divertir. Tentar levar a vida não tão a sério e me divertir ao máximo com as pessoas que estão ao meu redor e convivem comigo - ponderou.
O Combate transmite o TUF Brasil 3 Final neste sábado a partir de 18h30 (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha em Tempo Real. Na sexta-feira, canal e site exibem a pesagem ao vivo a partir de 15h40. Confira o card completo:
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-médio: Warlley Alves x Marcio Lyoto
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário