quarta-feira, 28 de maio de 2014

Curtinha: greve adia julgamento de vice de futebol do Vasco mais uma vez

Ercolino de Luca foi denunciado por ter chamado de "roubalheira" a arbitragem na final do Carioca, há 45 dias, ter ameaçado renunciar e se desfiliar da Federação

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Ercolino de Luca coletiva do Vasco (Foto: Raphael Zarko)Ercolino de Luca pode ser punido pelo tribunal
na próxima semana (Foto: Raphael Zarko)
O vice-presidente de futebol do Vasco, Ercolino de Luca, teve seu julgamento mais uma vez adiado, agora por conta de greve dos rodoviários, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) comunicou a mudança de toda a sessão da 3ª Comissão Disciplinar Regional para 4 de junho, próxima quarta-feira.
O dirigente responde em dois artigos (258 e 243-F) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o Vasco, por associação, responde ao 258-D. A procuradoria não gostou das declarações de Ercolino após o polêmico empate da decisão do Carioca de 2014 que deu o título ao Flamengo. Entre outras declarações em entrevista ao GloboEsporte.com, ele ameaçou desfiliar o Vasco da federação carioca para o próximo ano e criticou duramente a arbitragem. O procurador-geral do órgão, André Valentim, considerou "inconveniente" a postura e espera puni-lo.
O artigo 258 prevê suspensão de 15 a 180 dias para "qualquer pessoa" que não seja atleta, treinador, médico ou membro da comissão técnica que cometer "atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva". Entre os exemplos, está "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". O artigo 243-F, no qual Ercolino também foi denunciado, fala em punição a quem "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". O clube entra na letra D do artigo 258, que fala em multa de até R$ 10 mil "para a entidade de prática desportiva a que estiver vinculado o infrator".
Anulação da final
Paralelamente, por unanimidade, os auditores TJD/RJ admitiram na noite de segunda-feira o recurso vascaíno para julgamento da impugnação da final do Campeonato Carioca de 2014. A partida, que foi definida no fim do jogo com um gol em impedimento de Márcio Araújo, terminou 1 a 1 e deu o título ao Flamengo. Agora, o departamento jurídico tenta a anulação daquele jogo e, para isso, convoca o árbitro Marcelo de Lima Henrique e o bandeira Luiz Antonio para o julgamento que está marcado para esta quinta-feira, às 18h. A análise do mérito para decidir se o erro cometido foi de direito ou de fato precisa ser apreciada por um órgão colegiado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário