domingo, 13 de outubro de 2013

Khloe Kardashian se inspira em bumbum de atleta brasileira

'Eu não ia para a ginástica hoje, mas... Vi isso e agora estou totalmente motivada', escreveu a irmã de Kim no Instagram.

do EGO, no Rio
Dona de um "popozão" de respeito, Khloe Kardashian postou foto do bumbum da atleta brasileira de heptatlo Lucimara Silva, que participou das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Pelo visto, o derrière de Lucimara inspirou a irmã de Kim Kardashian a malhar em pleno domingo.

"Eu não ia para a ginástica hoje, mas... Vi isso e agora estou totalmente motivada. Entendi, meninas! Obrigada pela motivação!", escreveu Khloe no Instagram.
Khloe Kardashian posta foto de atleta brasileira (Foto: Reprodução/ Instagram)Khloe Kardashian posta foto de atleta brasileira, Lucimara Silva, à esquerda, e de um abdômen sarado (Foto: Reprodução/ Instagram)

Belfort passa dia com família e compara filha mais velha à irmã desaparecida


dom, 13/10/13
por ultimmato |
categoria Vitor Belfort
O lutador brasileiro Vitor Belfort tirou o domingo para curtir um pouco a família e levou a esposa, Joana Prado, e os filhos Davi, Vitória e Kyara para um almoço na Flórida, onde moram. Ele publicou foto da ocasião nas redes sociais e disse que a “aniversariante” do dia foi Joana, que ganhou pedaço de bolo, apesar de completar anos em 22 de junho.
- Hoje quem foi escolhida a aniversariante do dia foi a Joana Prado, nessa foto o Davi Belfort fazendo careta, a Kyara caras & bocas, Vitória querendo comer o sorvete – escreveu Belfort, que acrescentou uma mensagem em inglês para os fãs:
- Ótimo dia hoje, garanta que você invista na sua família, é a melhor moeda da vida. Este mercado de ações só depende de você, então vamos lá. O que você está esperando? Apenas faça!
Mais tarde, o lutador surpreendeu ao comparar sua filha mais velha, Vitória, à sua irmã Priscila, desaparecida desde 9 de janeiro de 2004. Ele publicou uma foto da filha e fez uma confissão aos seus seguidores.
- Vou dividir uma coisa muito pessoal com vocês. Muitas vezes, eu sinto falta da minha irmã, mas tenho certeza que ela está bem, mas é como se ela estivesse ao meu lado em todo tempo, vendo os meus filhos crescerem e esse momento registrado me lembrou da Pri me ensinando, pois a Vitória tem um jeito muito carinhoso que minha irmã tinha. Obrigado meu Deus por me dar o privilégio de ter tido uma irmã como a Pri e ser pai da Vitória, uma filha alegre, feliz e abençoada. Te amo, Vivi e Pri – escreveu.
Vitor Belfort segue em preparação para sua luta contra Dan Henderson em Goiânia, no dia 9 de novembro.

Com filha ao lado, José Aldo participa da Corrida dos Curumins

Lutador do UFC levou a pequena Joana para disputar corrida de rua, que foi realizada na Ponta Negra

Por Manaus
2 comentários
José Aldo e a pequena Joana em corrida de rua em comemoração ao Dia das Crianças neste sábado (12) em Manaus (Foto: Alírio Lucas)José Aldo e a pequena Joana em corrida de rua em comemoração ao Dia das Crianças neste sábado (12) em Manaus (Foto: Alírio Lucas)
O lutador do UFC, José Aldo, concluiu sua extensa agenda de eventos em Manaus com a participação na Corrida dos Curumins, na tarde deste sábado (12), na Ponta Negra, Zona Oeste da cidade. Foi a primeira vez que o amazonense participou do projeto, além de trazer junto sua filha, a pequena Joana, para celebrar o Dia das Crianças.
 - É a primeira vez que venho à cidade comemorar este dia com minha filha, trazendo ela para brincar com as demais crianças daqui. É de suma importância um evento desse, para que as demais crianças brinquem e possam interagir com o esporte que faz tão bem para a sociedade – destacou.
O Scarface ainda brincou dizendo que a pequena saboreou, ao seu lado, os peixes da região amazônica e que ela estava cheia mas que ainda sim correria.
- Ela comeu bastante tambaqui (peixe típico da região) junto comigo e agora chegou a hora dela correr conforme combinamos, e tem que ter medalha para ela que hoje é a grande campeã.
Aldo antes da largada ao lado de outras crianças (Foto: Alírio Lucas)Aldo, antes da largada, ao lado de outras crianças e sua filha (Foto: Alírio Lucas)
Aldo, campeão dos pesos pena do UFC, carregou Joana durante todo o percurso ao lado de outras 100 crianças e também foi condecorado com a medalha ela participação.
O evento contou com a presença de mais de duas mil crianças inscritas na competição, além de quatro mil pessoas que estiveram na Ponta Negra para prestigiar o evento.
* Por Alírio Lucas (com supervisão de Tadeu Matsunaga)

Dominante, Tiago Trator finaliza 'Luan Santana' e é campeão do Jungle Fight

Macapaense tem ótima atuação e conquista o cinturão dos leves. Junior
Abedi, Larissa Pacheco e Luis Japeri também se destacam no evento

Por Rio de Janeiro
5 comentários
O Jungle Fight 59, realizado na noite deste sábado, no Rio de Janeiro, definiu Tiago Trator como novo campeão peso-leve (até 70kg) da organização. Com casa cheia no ginásio de General Severiano, sede do Botafogo, o amapaense teve atuação dominante desde o início e finalizou Geraldo "Luan Santana" com um katagatame na parte final do terceiro round. Ele conquistou, assim, o cinturão que estava vaga desde a ida de Ivan Batman para o UFC.
Com o triunfo, Tiago Trator, de 26 anos, chegou à sexta vitória em seis lutas no Jungle Fight. No total, ele agora tem um cartel de 17 triunfos, quatro derrotas, dois empates e um "no contest" (luta sem resultado).
Os dois começaram a todo vapor. Trator quedou Geraldo, que fez força para inverter a posição e não conseguiu. Por cima, ele encaixou um katagatame, mas o rival saiu da posição com segurança. Em pé, Trator tentou um triângulo de mão, mas perdeu a posição ao levar para o chão. Com o peso-leve do UFC Cristiano Marcello e o treinador e ex-BBB Zulu em seu córner, Geraldo caiu por cima, e Tratou pegou seu braço. O amapaense encaixou a chave de braço apertada, e Geraldo saiu com maestria. Na trocação, Tiago balançou o atleta da CM System com a mão pesada.
Tiago Trator vence Geraldo Luan Santana no Jungle Fight 59 (Foto: Fernando Azevedo / Jungle Fight)Tiago Trator recebe o cinturão de campeão no Jungle Fight 59 (Foto: Fernando Azevedo / Jungle Fight)
No segundo round, Trator aplicou chutes no corpo e quedou Geraldo. O amapaense tentou um mata-leão, mas "Luan Santana" novamente conseguiu sair. Após instantes em pé, Trator quedou o oponente mais uma vez. Como os dois não tiveram muita ação, o árbitro botou o duelo para o centro. Trator machucou Geraldo com um chute rodado na barriga. Ele foi para cima e escorregou ao dar um soco rodado. Com um galo na cabeça, o pupilo de Cristiano Marcello caiu por cima e soltou a direita. Ele partiu para a chave de braço, mas perdeu o golpe.
Geraldo atacou no início do terceiro assalto com o boxe e logo levou o troco. Depois de acertar alguns golpes, Trator botou para baixo e encaixou o mata-leão. Mais uma vez, Geraldo conseguiu girar para sair da posição. Depois, Trator montou e disparou a direita no rosto do adversário. O anapaense ajustou o corpo para fechar o katagatame, e de novo ficou na defesa. Já no finzinho, Trator enfim conseguiu encaixar e apertar o katagatame e desta vez deu resultado. "Luan Santana" não resistiu ao golpe e deu os três tapinhas em sinal de desistência aos 4m11s.
Tiago Trator vence Geraldo Luan Santana no Jungle Fight 59 (Foto: Fernando Azevedo / Jungle Fight)Tiago Trator vence "Luan Santana" com um katagatame (Foto: Fernando Azevedo / Jungle Fight)
Os demais destaques da noite foram as belas performances de Junior Abedi, Larissa Pacheco e Luis Japeri. E também Syllvia Andrade, a ex-BBB Solange Vega e Geisa Vitorino, que atuaram como ring girls do evento e chamaram a atenção do público.
Junior Abedi atropela Ivan López
Ex-desafiante ao cinturão dos moscas (até 57kg) do Jungle Fight, Junior Abedi foi muito bem neste sábado e passou o carro sobre o mexicano Ivan López. A vitória do brasileiro veio após três rounds sendo bastante dominante. Abedi já começou agressivo e tentou dois chutes frontais plásticos. O mexicano fugiu bem e o quedou. No ato, o brasileiro encaixou uma chave de calcanhar e apertou o golpe, mas López conseguiu sair. De pé novamente, Abedi voltou a botar para baixo e martelou o rosto e o corpo do mexicano. López pressionou Abedi contra a grade, mas por pouco tempo. O brasileiro quase o nocauteou no finzinho do round: o gongo salvou o mexicano. No segundo assalto, os dois se embolaram, e Abedi botou para baixo e não ficou na posição. Ele acertou bons golpes em López, que parecia bem abalado. Abedi foi no double leg e levantou o oponente para quedá-lo de forma brutal, para o delírio da plateia. Por baixo, o mexicano acertou uma pedalada, golpe ilegal, e tomou um cartão amarelo (um ponto a menos) como advertência. Após breve interrupção, o atleta do Relma Team conseguiu outro knockdown e martelou o rosto do rival, que mal conseguia se defender.
Ring girls do Jungle Fight Syllvia Andrade e ex-BBB Solange Vega (Foto: Leonardo Fabri / Divulgação)Syllvia Andrade e a ex-BBB Solange Vega foram as ring girls do evento (Foto: Leonardo Fabri / Divulgação)
No terceiro round, Abedi deu prosseguimento à pressão e encurralou López com ótimos golpes. Ele quedou bem e mais uma vez ficou de pé rapidamente. Em outra queda, o mexicano encaixou a guilhotina, mas o brasileiro saiu muito bem da posição. No fim, Abedi se ajeitou num katagatame, mas López resistiu até o soar do gongo. Nos pontos, vitória por unanimidade (triplo 30 a 26).
Larissa Pacheco arrasa Dinha Wollstaein
Na luta feminina da noite, a peso-galo (até 61kg) Larissa Pacheco, de 19 anos, nocauteou Dinha Wollstaein em apenas 36 segundos. No primeiro ataque, Larissa mostrou força na direita e conseguiu o knockdown. Ela foi para cima com uma série de golpes, e Dinha tentou achar uma finalização. Com as duas em pé novamente, Larissa voltou a balançar a oponente e a perseguiu pela Arena Jungle. Ela voltou a encaixar bem a mão no queixo de Dinha, que caiu novamente seminocauteada. O árbitro interrompeu o duelo para preservar a integridade física da atleta do Eduardo Team.
Elizeu Capoeira vence Josenildo Ramalho.
O meio-médio (até 77kg) Elizeu Capoeira venceu Josenildo Ramalho por nocaute técnico, no primeiro round, no quarto combate do evento. Josenildo conseguiu um knockdown já de cara ao acertar um direto de direita no rosto do rival. Com Cristiano Marcello em seu córner, Elizeu se levantou rapidamente e quedou o oponente. Ele castigou Josenildo, que ficou de pé e o quedou de volta. Capoeira inverteu a posição e martelou o rosto do adversário. Numa dessas, acabou "apagando" Josenildo com a potente direita. O árbitro interrompeu o duelo aos 2m42s.
Alejandro Perez derrota Wanderson Marinho
Na terceira luta do Jungle Fight 59, o o peso-galo (até 61kg) mexicano Alejandro "El Diablito" Perez derrotou o brasileiro Wanderson Marinho por finalização no segundo round. Wanderson e Alejandro demoraram a iniciar a luta de fato e ganharam vaias do público. Eles ficaram mais no estudo e trocaram poucos golpes durante todo o primeiro round, e o mexicano levou leve vantagem pela insistência nos chutes baixos. O duelo ganhou animação no segundo assalto, e o brasileiro passou a atacar mais. O mexicano aproveitou uma brecha e balançou o adversário no contra-ataque. Ele encurralou Wanderson com uma sequência de jabs, cruzados e diretos. Com Wanderson no chão, Alejandro encaixou um mata-leão e fez o oponente desistir quando o relógio marcava 1m15s.
Luis Japeri dá show contra Bruno Batista
Assim como já havia feito em sua primeira luta no Jungle Fight, o peso-leve (até 70kg) Luis Japeri venceu de forma impressionante na edição número 59 do evento. No segundo duelo da noite, ele finalizou Bruno Batista na primeira metade do primeiro round com uma chave de braço. Após um rápido início de chumbo trocado em pé, Bruno travou Japeri na grade e disparou joelhadas no corpo. Em um movimento sensacional, Japeri derrubou o rival e já caiu na montada, aplicando uma série de socos para castigá-lo. Na sequência ele emendou a chave de braço e fez Bruno desistir aos 2m11s.
Ary Santos finaliza Cristiano Ferrugem
Na luta de abertura do card, Ary Santos venceu Cristiano Ferrugem por finalização no primeiro round. Após a vitória, o lutador pediu uma chance de disputar o cinturão da categoria dos leves (até 70kg) contra o vencedor do duelo principal da noite. Com o peso-leve do UFC Alan Nuguette em seu córner, Ferrugem começou empolgado, foi para cima e tomou uma rasteira ao dar um chute. Ele logo se levantou e botou Ary contra a grade. Ferrugem encurralou o rival e acabou dando um golpe baixo. Após breve interrupção para se recuperar, Ary acertou uma combinação de socos e chutes e balançou o atleta da XGym. Cambaleando, Ferrugem conseguiu se esquivar de alguns golpes, e Ary errou ao aplicar uma voadora e escorregou. No entanto, quando Ferrugem tentou entrar na guarda, Ary encaixou um triângulo e fez o oponente desistir aos 3m21s.

Demian perde posição no ranking do UFC, mas segue à frente de Shields

Americano entra na lista dos pesos-meio-médios na oitava colocação. Mesmo após nocaute sobre Erick Silva, Dong Hyun Kim não é rankeado

Por Rio de Janeiro
9 comentários
A primeira derrota no peso-meio-médio custou ao brasileiro Demian Maia uma posição no ranking da categoria no UFC. Após ser superado pelo americano Jake Shields na decisão dos jurados no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, na última quarta-feira, o lutador paulista caiu da quarta para a quinta posição na classificação oficial do Ultimate, montada através dos votos de membros da imprensa internacional.
Demian Maia e Jake Shields UFC Barueri (Foto: Getty Images)Demian Maia perdeu espaço no ranking do UFC, e Jake Shields estreou na classificação (Foto: Getty Images)
Quem deixou Demian para trás, porém, foi outro americano: Jake Ellenberger, que retomou a posição que perdeu com a derrota sofrida para Rory MacDonald no UFC: Johnson x Moraga, em julho. Shields, que venceu três de suas últimas quatro lutas, entrou no ranking pela primeira vez desde sua criação e estreou na oitava posição.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Dong Hyun Kim Treino Aberto UFC Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)Mesmo após terceira vitória seguida e nocaute, Kim
segue fora do ranking (Foto: Rodrigo Malinverni)
Outro destaque do evento do UFC do meio da semana, o sul-coreano Dong Hyun Kim segue fora do ranking dos pesos-meio-médios. Kim tem três vitórias consecutivas e conseguiu um nocaute impressionante contra o brasileiro Erick Silva em Barueri, mas isso não foi suficiente para convencer os jornalistas que compõem o painel de eleitores do ranking.
Entre os pesos-galos, o brasileiro Raphael Assunção subiu à quarta posição do ranking após sua vitória sobre TJ Dillashaw em Barueri. O pernambucano só está atrás do campeão interino, Renan Barão, e dos americanos Urijah Faber e Michael McDonald, que se enfrentam em 14 de dezembro, em Sacramento, pelo UFC: Pettis x Thomson. Faber disputou o cinturão interino contra Barão, em julho de 2012, e McDonald foi seu primeiro desafiante, em fevereiro deste ano.
Para conferir os rankings atualizados do UFC e mais informações sobre seus lutadores, clique aqui.
Ranking UFC (Foto: Reprodução)Ranking atualizado do UFC (Foto: Reprodução)

UFC planeja Tarec Saffiedine x Jake Ellenberger para evento em Singapura

Estreia de último campeão do Strikeforce deve ser luta principal do torneio

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Último campeão peso-meio-médio do Strikeforce, o belga Tarec Saffiedine deve enfim estrear no UFC em janeiro. A organização tem planos de colocar o atleta da Team Quest contra o americano Jake Ellenberger em seu evento de 4 de janeiro em Singapura.
UFC Jake Ellenberger x Tarec Saffiedine (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Jake Ellenberger e Tarec Saffiedine devem fazer evento principal em Singapura (Foto: Getty Images)
O site "MMA Junkie" foi o primeiro a noticiar o acordo verbal entre os lutadores para a realização do combate. Será a primeira luta de Saffiedine desde que conquistou o cinturão do Strikeforce em janeiro, no último evento da organização, quando derrotou Nate Marquardt por decisão unânime dos jurados. Desde então, o belga esteve escalado para enfrentar Robbie Lawler no UFC: Johnson x Moraga, em julho, mas uma lesão o tirou do torneio.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Saffiedine vem numa sequência de quatro vitórias consecutivas e tem 10 vitórias e três derrotas no cartel. Ellenberger, por sua vez, vem de derrota por pontos para Rory MacDonald, mas é atualmente o quarto colocado do ranking dos pesos-meio-médios do UFC e venceu oito de suas últimas 10 lutas. Ele tem um cartel de 29 vitórias e sete derrotas.
O torneio de 4 de janeiro de 2014 será o primeiro do UFC em Singapura. O local do evento ainda não foi anunciado oficialmente.

Chael Sonnen faz 'poesia' e diz que Wanderlei Silva fede

Peso-meio-pesado americano publica poesias nas redes sociais e inclui provocações a Anderson Silva, Mayhem Miller e Tito Ortiz

Por Rio de Janeiro
31 comentários
O americano Chael Sonnen deu vazão à sua "veia poética" novamente na noite de sábado para domingo. O polêmico peso-meio-pesado foi às redes sociais para publicar uma série de rimas em provocação ao seu desafeto Wanderlei Silva. Ele já havia feito algo semelhante antes de seu combate com Maurício Shogun, em agosto, quando escreveu poemas para o site oficial da emissora parceira do UFC nos EUA.
montagem Chael Sonnen e Wanderlei Silva UFC (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Chael Sonnen segue alfinetando Wanderlei Silva pelas redes sociais (Foto: Evelyn Rodrigues e Divulgação/UFC)
Entre as rimas, Sonnen disse que Wanderlei "fede", "suga" e "assopra" (nos EUA, essas palavras são gírias para dizer que algo ou alguém é muito ruim), "é um vagabundo", e acrescentou que derrotá-lo "seria fácil". Sobrou espaço também para provocações a Anderson Silva, antigo desafeto e algoz do americano, Jason "Mayhem" Miller e Tito Ortiz. Foram 14 publicações seguidas no Twitter, todas com rimas zombando Wand.
Sonnen, porém, tem compromisso marcado contra Rashad Evans no UFC 167, em 16 de novembro, em Las Vegas. Wanderlei Silva está se recuperando de lesão e só deve voltar a lutar em 2014.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira as rimas de Chael Sonnen, traduzidas para o português:
"Chael pensa
Anderson afunda
Wanderlei fede
Mayhem está numa clínica
Tito está no precipício
Há pratos numa pia
e Wanderlei fede
Minha esposa está vestida com casacos de pele
Sou ágil como um lince
Eu ajeito as imperfeições
E todo mundo acha
que Wanderlei fede
Seus culhões começam a encolher
Quando você tem de assinar em tinta
Para enfrentar Chael, então eu acho
Que Wanderlei fede
Os Kings patinam no ringue
O Mod Squad tinha o "Linc"
Rogan gosta da Pink
e Wanderlei fede!!!
Vermelha é a rosa
E Tebow arremessa
mas todo mundo sabe
Que Wanderlei é péssimo
Escura é a noite
E cachorros maus mordem
E o vento move pipas
Mas Wandy não quer lutar
Eu bato como um caminhão
Eu tenho as mulheres e o dinheiro
Meu nome do meio é má sorte
E Wanderlei é uma droga
Trens chegam tarde
E invejosos vão invejar
Quando ele entrou dentro do cage
O cartel do Wanderlei... 3 (vitórias) e 8 (derrotas)
Posso escrever um milhão de rimas
Eu tenho muito tempo
A razão pela qual você não assinou
É que eu te tornaria três (vitórias) e nove (derrotas)
Sandra Bullock está assustada no espaço
Você pode ouvir seu coração acelerando
Medo não é difícil de se farejar
Veja no rosto do Wandy
Eu tenho instinto
Você vai perder a luta se piscar
Meus ossos são feitos de zinco
Meu sangue é feito de tinta
E todo mundo acha
Que Wanderlei fede
O quinto anão era o Atchim
E Velveeta é cheio de queijo
E Fiji é arejado
Vencer Wanderlei é fácil
Ringo tocava bateria
E pães deixam migalhas
Azia? Tome remédio
Wanderlei é um vagabundo"

Vettel nega preocupação com Alonso e minimiza recordes: 'Adoro o desafio'

Agora a um quinto lugar do título, alemão diz que não quis saber a posição do espanhol durante a corrida, e filosofa sobre sua relação com as vitórias

Por Suzuka, Japão
Comente agora
Aos 26 anos, Sebastian Vettel está muito perto de conquistar seu quarto título mundial. O alemão poderia ter liquidado a fatura neste domingo, em Suzuka, mas para isso precisava vencer e torcer para que Fernando Alonso não levasse a Ferrari além do nono lugar. O piloto da RBR fez sua parte, mas o espanhol terminou em quarto lugar, adiando a decisão. Após a prova, o vencedor do GP do Japão garantiu que não quis saber do bicampeão durante a corrida. Questionado se importava mais o fato de entrar para a história ao lado de nomes como Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher (os únicos tetracampeões consecutivos) ou a incrível sequência de vitórias, Vettel surpreendeu.
Sebastian Vettel vence o GP do Japão (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel vence o GP do Japão e agradece o carinho do público em Suzuka (Foto: Getty Images)
- Quando eu era pequeno, sonhava com a Fórmula 1 e sinceramente nunca pensei que um dia seria capaz de testar um desses carros. Desde que tive uma chance na STR até hoje, nada mudou na minha forma de amar as corridas, eu adoro o desafio. Ainda acordo nervoso aos domingos, fico tenso e ansioso quando vou para o grid. Não desfruto os números, mas aprecio a ideia de que corro diante de uma multidão apaixonada em dias fantásticos como hoje. Você tem que se permitir aproveitar isso, porque não é algo normal, não acontece com todos. Então quero sempre viver isso novamente, e não me importo em conquistar alguns troféus também. Eu gosto deles! – disse o “apaixonado” Vettel.
Alemão não quis saber de Alonso
Faltando quatro provas para o fim da temporada, a começar pelo GP da Índia, daqui a duas semanas, basta ao alemão um quinto lugar para assegurar o tetracampeonato. A situação é tão tranquila que ele confessou, durante a entrevista coletiva com os três primeiros colocados, que nem se deu ao trabalho de perguntar ao time pelo rádio em que posição estava Fernando Alonso.
Sebastian Vettel RBR gp do Japão (Foto: Agência EFE)Vantagem na pontuação é tão tranquila que Vettel sequer perguntou por Alonso (Foto: Agência EFE)
- Só fiz isso após a corrida. Eu sabia que, uma vez que superasse Romain, teria em Mark a maior ameaça atrás de mim. Ele estava com os pneus mais novos e vinha muito rápido. Mas eu realmente não pedi e eu não quero saber, porque sempre há coisas que podem acontecer até o final de uma prova, mesmo se você tiver uma boa vantagem. Eu estava travando bastante os pneus dianteiros no início da corrida. Mark me disse que sabia onde eu estava em cada volta da corrida porque via a fumaça. Então, além de brigar com meus pneus, eu estava ocupado o suficiente em levar o carro até a bandeira quadriculada – desdenhou o alemão.
Sebastian Vettel vence o GP do Japão (Foto: Getty Images)Prestes a ser tetra, alemão diz que saboreia mais as vitórias do que os recordes (Foto: Getty Images)

Vettel nega preocupação com Alonso e minimiza recordes: 'Adoro o desafio'

Agora a um quinto lugar do título, alemão diz que não quis saber a posição do espanhol durante a corrida, e filosofa sobre sua relação com as vitórias

Por Suzuka, Japão
Comente agora
Aos 26 anos, Sebastian Vettel está muito perto de conquistar seu quarto título mundial. O alemão poderia ter liquidado a fatura neste domingo, em Suzuka, mas para isso precisava vencer e torcer para que Fernando Alonso não levasse a Ferrari além do nono lugar. O piloto da RBR fez sua parte, mas o espanhol terminou em quarto lugar, adiando a decisão. Após a prova, o vencedor do GP do Japão garantiu que não quis saber do bicampeão durante a corrida. Questionado se importava mais o fato de entrar para a história ao lado de nomes como Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher (os únicos tetracampeões consecutivos) ou a incrível sequência de vitórias, Vettel surpreendeu.
Sebastian Vettel vence o GP do Japão (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel vence o GP do Japão e agradece o carinho do público em Suzuka (Foto: Getty Images)
- Quando eu era pequeno, sonhava com a Fórmula 1 e sinceramente nunca pensei que um dia seria capaz de testar um desses carros. Desde que tive uma chance na STR até hoje, nada mudou na minha forma de amar as corridas, eu adoro o desafio. Ainda acordo nervoso aos domingos, fico tenso e ansioso quando vou para o grid. Não desfruto os números, mas aprecio a ideia de que corro diante de uma multidão apaixonada em dias fantásticos como hoje. Você tem que se permitir aproveitar isso, porque não é algo normal, não acontece com todos. Então quero sempre viver isso novamente, e não me importo em conquistar alguns troféus também. Eu gosto deles! – disse o “apaixonado” Vettel.
Alemão não quis saber de Alonso
Faltando quatro provas para o fim da temporada, a começar pelo GP da Índia, daqui a duas semanas, basta ao alemão um quinto lugar para assegurar o tetracampeonato. A situação é tão tranquila que ele confessou, durante a entrevista coletiva com os três primeiros colocados, que nem se deu ao trabalho de perguntar ao time pelo rádio em que posição estava Fernando Alonso.
Sebastian Vettel RBR gp do Japão (Foto: Agência EFE)Vantagem na pontuação é tão tranquila que Vettel sequer perguntou por Alonso (Foto: Agência EFE)
- Só fiz isso após a corrida. Eu sabia que, uma vez que superasse Romain, teria em Mark a maior ameaça atrás de mim. Ele estava com os pneus mais novos e vinha muito rápido. Mas eu realmente não pedi e eu não quero saber, porque sempre há coisas que podem acontecer até o final de uma prova, mesmo se você tiver uma boa vantagem. Eu estava travando bastante os pneus dianteiros no início da corrida. Mark me disse que sabia onde eu estava em cada volta da corrida porque via a fumaça. Então, além de brigar com meus pneus, eu estava ocupado o suficiente em levar o carro até a bandeira quadriculada – desdenhou o alemão.
Sebastian Vettel vence o GP do Japão (Foto: Getty Images)Prestes a ser tetra, alemão diz que saboreia mais as vitórias do que os recordes (Foto: Getty Images)

Gobbi detona STJD e pede punição ao São Paulo após confusão

Presidente do Corinthians reclama de suposto excesso do órgão com o clube alvinegro em julgamentos e dispara: 'É a casa da mãe joana'

Por São Paulo
108 comentários
O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, pediu punição ao São Paulo após o episódio ocorrido no intervalo do empate sem gols no clássico neste domingo, no estádio do Morumbi, pela 28ª rodada do Brasileirão. Nas arquibancadas, duas bombas explodiram, e torcedores do Tricolor entraram em confronto violento com a Polícia Militar. O mandatário relembrou problemas envolvendo torcedores corintianos em estádios e o tratamento dispensado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao clube.
No momento, o Corinthians disputa seus jogos como mandante longe de São Paulo por uma briga ocorrida entre seus torcedores e vascaínos, na partida ocorrida no dia 25 de agosto, em Brasília. Após dois confrontos em Mogi Mirim – vitória sobre o Bahia e empate com o Atlético-PR – o Timão jogará contra o Criciúma, no dia 19, em Itu.
– Só abrem processo nas brigas de torcedores do Corinthians. Nas outras ninguém abre, cobra ou fala nada. É a casa da mãe joana. Uma semana antes de jogarmos em Brasília, teve clássico e há pessoas na UTI até hoje. Nem processo teve. Esse Paulo Schmitt  (procurador do STJD) está demais. Vou contratá-lo para trabalhar no Corinthians – afirmou Gobbi, exaltado.
A revolta do presidente se dá pelo fato de torcedores de São Paulo e Flamengo terem entrado em confronto uma semana antes da partida entre Corinthians e Vasco, também no estádio Mané Garrincha. A única diferença, neste caso, foi que a briga aconteceu na área em frente ao palco da partida, e não nas arquibancadas. A única punição no caso do Tricolor foi dada a uma de suas torcidas organizadas.
Não é a primeira vez que dirigentes do Corinthians reclamam do suposto excesso do STJD nos julgamentos com o clube do Parque São Jorge. O gerente Edu Gaspar e o diretor de futebol Roberto Andrade já haviam feito o mesmo. O clube só voltará a jogar no estádio do Pacaembu pelo Brasileirão no dia 10 de novembro, contra o Fluminense, pela 33ª rodada da competição nacional.
Pela Copa do Brasil, o departamento jurídico alvinegro conseguiu contornar a situação e escapou da punição de dois jogos longe de São Paulo, caso o Corinthians elimine o Grêmio nas quartas de final. Por conta de sinalizadores na torcida alvinegra na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, pelas oitavas do torneio, o STJD havia retirado os mandos do Timão.
  •  
confusão torcida São Paulo jogo Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcedores do São Paulo brigam com PMs durante clássico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Gobbi detona STJD e pede punição ao São Paulo após confusão

Presidente do Corinthians reclama de suposto excesso do órgão com o clube alvinegro em julgamentos e dispara: 'É a casa da mãe joana'

Por São Paulo
108 comentários
O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, pediu punição ao São Paulo após o episódio ocorrido no intervalo do empate sem gols no clássico neste domingo, no estádio do Morumbi, pela 28ª rodada do Brasileirão. Nas arquibancadas, duas bombas explodiram, e torcedores do Tricolor entraram em confronto violento com a Polícia Militar. O mandatário relembrou problemas envolvendo torcedores corintianos em estádios e o tratamento dispensado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao clube.
No momento, o Corinthians disputa seus jogos como mandante longe de São Paulo por uma briga ocorrida entre seus torcedores e vascaínos, na partida ocorrida no dia 25 de agosto, em Brasília. Após dois confrontos em Mogi Mirim – vitória sobre o Bahia e empate com o Atlético-PR – o Timão jogará contra o Criciúma, no dia 19, em Itu.
– Só abrem processo nas brigas de torcedores do Corinthians. Nas outras ninguém abre, cobra ou fala nada. É a casa da mãe joana. Uma semana antes de jogarmos em Brasília, teve clássico e há pessoas na UTI até hoje. Nem processo teve. Esse Paulo Schmitt  (procurador do STJD) está demais. Vou contratá-lo para trabalhar no Corinthians – afirmou Gobbi, exaltado.
A revolta do presidente se dá pelo fato de torcedores de São Paulo e Flamengo terem entrado em confronto uma semana antes da partida entre Corinthians e Vasco, também no estádio Mané Garrincha. A única diferença, neste caso, foi que a briga aconteceu na área em frente ao palco da partida, e não nas arquibancadas. A única punição no caso do Tricolor foi dada a uma de suas torcidas organizadas.
Não é a primeira vez que dirigentes do Corinthians reclamam do suposto excesso do STJD nos julgamentos com o clube do Parque São Jorge. O gerente Edu Gaspar e o diretor de futebol Roberto Andrade já haviam feito o mesmo. O clube só voltará a jogar no estádio do Pacaembu pelo Brasileirão no dia 10 de novembro, contra o Fluminense, pela 33ª rodada da competição nacional.
Pela Copa do Brasil, o departamento jurídico alvinegro conseguiu contornar a situação e escapou da punição de dois jogos longe de São Paulo, caso o Corinthians elimine o Grêmio nas quartas de final. Por conta de sinalizadores na torcida alvinegra na derrota por 1 a 0 para o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, pelas oitavas do torneio, o STJD havia retirado os mandos do Timão.
  •  
confusão torcida São Paulo jogo Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcedores do São Paulo brigam com PMs durante clássico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Criciúma vence jogo tenso e passa o Vasco na zona de rebaixamento: 3 a 2
Pênaltis, erros, lances duvidosos e até empurrão em árbitro marcam partida. Catarinenses vão ao 17º lugar e jogam os cariocas para o 18º
 
DESTAQUES DO JOGO
  • arbitragem
    polêmicas
    O Vasco reclamou um pênalti, e dois gols nasceram em chutes que bateram no braço de defensores - falta para o Tigre e pênalti para o Vasco.
  • foi bem
    W. Paulista
    Wellington Paulista incomodou a defesa do Vasco e mostrou oportunismo. Fez um gol em bola que sobrou para ele e outro em cobrança de pênalti.
  • foi mal
    Willie
    O vascaíno foi a campo no intervalo e participou do segundo gol. Mas jogou tudo no ralo ao levar cartão amarelo, empurrar o árbitro e ser expulso.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
388 comentários
Os nervos à flor da pele de dois times que lutam contra o rebaixamento ficaram evidenciados na vitória de 3 a 2 do Criciúma sobre o Vasco, na tarde deste domingo, no estádio Heriberto Hülse. Erros sucessivos, pênaltis, reclamações e até um empurrão no árbitro compuseram o espírito da partida. O resultado rendeu uma inversão na tabela, com o Tigre ultrapassando o time carioca. As duas equipes seguem na zona de queda.
Wellington Paulista, duas vezes, e Lins fizeram os gols do Criciúma. Marlone e André marcaram para o Vasco. O jogo teve um pênalti para cada lado. O cruz-maltino Willie foi a campo no segundo tempo e acabou expulso por empurrar o juiz da partida depois de levar cartão amarelo.
- No nosso melhor momento no jogo, acabamos perdendo um homem, mas mesmo assim acho que fomos melhores do que eles no segundo tempo, tocamos bem a bola. Agora é consertar os erros para o próximo jogo - comentou o meia Pedro Ken.
A vitória do Criciúma o igualou ao Vasco em pontuação. As duas equipes têm 32 pontos, nas primeiras casas da zona do rebaixamento, mas os catarinenses levam vantagem no número de vitórias (nove contra oito). O primeiro time fora do Z-4 é o Coritiba, com 34. Na quarta-feira, o Tigre volta a jogar em casa, contra a Portuguesa, e os cariocas recebem o Goiás em Macaé um dia depois.
O goleiro Galatto citou a boa sequência do Criciúma, que nas duas rodadas anteriores empatara com o Goiás e vencera o Grêmio, ambas fora de casa.
- Foi uma vitória na raça, muito importante para nós. Precisamos pontuar sempre. Esse é o nosso terceiro jogo pontuando em sequência. Vamos em busca do quarto. O juiz deu muitas faltas no final, mas a equipe que quer vencer tem de lutar sempre.
Lins comemoração Criciúma contra o Vasco (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)Lins comemora o seu gol, o segundo do Criciúma sobre o Vasco (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)
O jogo dos erros
Três gols quase ocasionais, influenciados por erros do adversário, formaram o placar do primeiro tempo no Heriberto Hülse. Perdeu quem falhou mais. O Vasco começou o jogo melhor e chegou a congestionar o adversário em seu campo defensivo, apelando especialmente para jogadas aéreas. André, livre, poderia ter aberto o placar de cabeça, mas o desvio foi fraco - e Galatto pegou. Aos poucos, o Tigre conseguiu se estabelecer em campo. Wellington Paulista fez Diogo Silva trabalhar. E logo depois marcou o primeiro gol da partida.
Foi aos 16 minutos, em lance oriundo de escolha duvidosa da arbitragem. O juiz André Luiz de Freitas Castro viu falta de Cris quando a bola bateu no braço do zagueiro em chute dos catarinenses. Ricardinho cobrou mal, mas a bola desviou em Serginho, que acompanhava os vascaínos na barreira, e sobrou livre para Wellington Paulista marcar. Pouco antes do gol, o Vasco já havia reclamado da arbitragem, pedindo pênalti em Marlone, empurrado nas costas por Sueliton.
O próprio Marlone empatou o jogo. Fagner, do campo de defesa, mandou lançamento. Matheus Ferraz e Sueliton foram na bola. Um atrapalhou o outro. Sorte do meia vascaíno, que ficou livre para completar. Mas durou pouco a igualdade. Aos 23, cinco minutos depois do gol de Marlone, o Criciúma voltou a ficar na frente. Wellington Paulista abriu para Sueliton na direita, e o lateral mandou na área. Renato Silva cortou mal. No rebote, Lins mandou o chute, a bola desviou justamente em Renato e entrou.
Francismar jogo Vasco e Criciúma (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Francismar teve atuação inferior à da estreia e saiu no intervalo (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Pênaltis e destempero
A derrota parcial convenceu o técnico Dorival Júnior a voltar para o segundo tempo com Willie no lugar de Francismar. Deu certo no início. E depois deu muito errado. Foi dele o chute que logo rendeu um pênalti ao Vasco. A bola bateu no braço de Matheus Ferraz, e o árbitro seguiu o padrão do lance com Cris, no primeiro tempo, e apontou irregularidade. André, na cobrança, empatou.
Mas o Criciúma não demorou a retomar o controle do placar. E também em um pênalti. Lins ficou frente a frente com Diogo Silva e driblou em direção à linha de fundo. O goleiro se precipitou e derrubou o adversário. Wellington Paulista bateu e fez o terceiro do Tigre. O que era ruim para o Vasco ficou ainda pior quando Willie foi expulso. Ele impediu contra-ataque do Criciúma, levou amarelo e, irritado, resolveu empurrar o juiz. Claro, ganhou o vermelho de presente.
O Vasco ainda poderia ter (re)empatado. André se livrou da marcação e perdeu gol claro. O Criciúma, em saídas rápidas, também teve suas chances. Mas o placar se manteve.
 
Inter 'se vinga', goleia o Náutico e volta a sonhar com a Libertadores
Quase rebaixado, Timbu chega a empatar, mas não resiste à pressão e leva o troco após 3 a 0 no Colorado no 1º turno. Clemer fica até o fim do ano
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
149 comentários
Teve gosto de alívio, recuperação, retomada e... vingança. O Inter venceu o Náutico por 4 a 1, neste domingo, no Centenário, em Caxias do Sul, pela 28ª rodada do Brasileirão e vingou os 3 a 0 do Timbu no primeiro turno, em Recife, revés que iniciara os maus resultados da extinta era Dunga. Com Clemer de interino, o Colorado não só voltou a a somar três pontos após perder para o Flamengo como construiu seu placar mais elástico no nacional. E, claro, afunda ainda mais o ex-algoz na lanterna. Resultado: o ex-goleiro foi confirmado pela direção como comandante até o fim de 2013, após o confronto.
D’Alessandro, sempre ele, começou os trabalhos em chutaço sem ângulo. Tiago Real retrucou com sequência de fintas e finalização furiosa sobre Muriel. Mas o jovem Otávio, ainda no primeiro tempo, “imitou” o seu camisa 10 e capitão e, em tiro colocado, devolveu um pouco de paz ao Inter - Willians e Kleber completaram na etapa final -, que fica em sétimo, embolado com Vitória e Atlético-MG e mais perto do G-4, a oito pontos do Atlético-PR (40 a 48), mesmo rival da Copa do Brasil, no dia 23. Números que atormentam o Timbu, que começou a rodada com quase 100% de chances de rebaixamento. E agora… já começa a pensar 2014 na Série B. Se vencer todos os jogos restantes, chegará a 47 pontos, o que talvez não baste para escapar.
Na próxima rodada, as equipes entram em campo na quarta-feira em solo paulista. O Colorado visita o Santos, às 19h30m, na Vila Belmiro, enquanto o Timbu desafia o São Paulo, às 21h, no Morumbi.
D´Alessandro jogo Internacional contra Náutico (Foto: Nabor Goulart / Agência Estado)D´Alessandro comandou o Colorado na tarde de domingo (Foto: Nabor Goulart / Agência Estado)
O golaço de D’Alessandro foi marcado aos 16 minutos, mas sua atuação começou a ser destacada antes mesmo de a bola rolar. Na boca do túnel, em roda formada pelos jogadores, disparou um discurso de motivação, captado pelo microfones:
- A história desse clube não é essa. Querem nos f…, mas não vão conseguir!
Bom, o Náutico bem que tentou atrapalhar. Apesar de uma posse de bola que mal chegava aos 30%, o Timbu teve três escanteios em 10 minutos e as melhores chances. Aos 12, Kleber, que voltava ao time, cabeceou contra o próprio gol e estourou a bola na trave. O Inter respondeu com Otávio. Após D’Ale cruzar, o garoto pegou o rebote e só não marcou pela intervenção do zagueiro João Filipe, quase sobre a linha. Aos 16, D’Ale, mesmo sem ângulo, preferiu chutar. A curva tirou Ricardo Berna do lance. Antes das redes, a trave. Depois, golaço. Os número estão aí para provar: sem seu camisa 10 em campo, o Inter não vence há mais de 12 meses. É dele também a artilharia do time no ano, com 18 gols. Para completar, é o maior garçom, com 12 passes decisivos.
Mas o Inter não era só D’Alessandro. Uma pena. Porque havia peças destoantes. Juan foi uma delas. Deixado no mano a mano com o veloz Maikon Leite, o zagueiro de 34 anos acabou superado em quase todos os embates. Kleber também estava débil na marcação. Acabou driblado por Tiago Real aos 26 minutos. Depois da finta, um chute forte, no ângulo: 1 a 1. O empate enervou os torcedores em Caxias do Sul. E o Náutico, de rebaixado, passou a comandar as ações. Mostrando que o bonito tento de D’Ale foi uma réstia de criação no deserto que vem sendo os jogos colorados. Tanto que virou inspiração para Otávio, aos 45 minutos marcar um golaço, também por cobertura, num momento improvável: 2 a 1.
Clemer sacou Scocco e colocou Fabrício no segundo tempo. O lateral obrigo Berna a boa defesa logo no início. Mas o Náutico seguiu firme. Maranhão assustou Muriel, que também espalmou. Aos 13, o mesmo Maranhão se envolveu em confusão com Kleber e Airton e acabou expulso por agressão. Bastante perigoso nos contragolpes, o Timbu sentiu a inferioridade numérica. O Inter dominou a partida e venceu. Deu tempo até de esticar o placar. O contestado Willians, aos 25 minutos, ao roubar bola do rival e chutá-la com perícia, no cantinho da meta de Berna. Kleber também se recuperou do mau primeiro tempo ao bater firme e definir os 4 a 1.
 
Golaço de Fernandinho no fim dá vitória ao Galo sobre o Cruzeiro
No Independência, Atlético-MG se impõe sobre o líder do Brasileirão e vence por 1 a 0 com gol aos 40 minutos do segundo tempo
 
A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
1009 comentários
Sabe aquela história do "caiu no Horto, tá morto"? O atacante Fernandinho fez valer a frase criada pela torcida atleticana e decretou a quinta derrota do líder Cruzeiro no Brasileirão. Os times caminhavam para um empate sem gols no Independência, mas, no fim da partida, ele marcou um golaço que deu a vitória ao mandante Galo, decretando a segunda derrota seguida do rival - pela primeira vez no campeonato. O triunfo por 1 a 0 faz o time de Cuca retornar ao quinto lugar. A equipe de Marcelo Oliveira teve a diferença para o segundo colocado Grêmio diminuida para dez pontos.
Os dois times voltam a campo já na próxima quarta-feira. O Galo vai a Curitiba encarar o Atlético-PR, às 21h50m (de Brasília), no Durival de Brito, enquanto o Cruzeiro recebe o Fluminense, às 19h30m (de Brasília), no Mineirão.
Antes de a bola rolar, torcidas organizadas cruzeirenses rivais brigaram no setor das cadeiras destinado aos visitantes. Alguns entraram em confrontos do lado de fora do estádio e, detidos pela Polícia Militar, sequer entraram para ver o jogo.
A partida começou bem desenhada, com o Atlético-MG imprimindo seu ritmo: muita velocidade pelos lados do campo, com Fernandinho e Luan. Os laterais celestes Egídio e Ceará tinham dificuldade para conter os velocistas atleticanos. Por outro lado, a postura da Raposa era segurar a pressão do Galo e dar o bote na hora certa, no rápido contragolpe puxado por William e Everton Ribeiro.

O primeiro tempo teve polêmica, como em todo clássico. William acertou Marcos Rocha sem bola, no início da partida. Como os ânimos estavam tranquilos, o árbitro Luiz Flávio Oliveira chamou os dois jogadores para uma rápida conversa, e o jogo seguiu sem problemas.

Mas o juiz voltou aos holofotes no lance em que Fernandinho invadiu a área e foi derrubado. Os atleticanos pediram pênalti, e os cruzeirenses queriam cartão amarelo para o atacante atleticano, alegando simulação.

Se o domínio da etapa inicial foi amplamente do Atlético-MG, que chegou com perigo em algumas oportunidades, a igualdade nos primeiros 45 minutos ficou por conta dos dois homens de referências do ataque das duas equipes. Alecsandro e Borges foram praticamente anulados pelos zagueiros adversários.
Ricardo Goulart e Junior Cesar jogo Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)Lance de Atlético-MG x Cruzeiro neste domingo
(Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)
Mudanças e gol
Na volta do intervalo, Marcelo Oliveira não se omitiu e trocou o volante Lucas Silva, amarelado, pelo também volante Henrique. E o Cruzeiro mostrou que o primeiro tempo foi atípico: logo no início da etapa complementar, Ricardo Goulart fez boa jogada e chutou para defesa espetacular de Giovanni. Foi o primeiro chute a gol da Raposa em todo o jogo.

Mas o Atlético-MG respondeu logo em seguida com Luan, aparecendo como elemento surpresa na área celeste e cabeceando com perigo, sobre o gol de Fábio. E o jogo passou a ser mais franco com a Raposa conseguindo ir mais para o ataque. O Galo passou a finalizar mais e seguia dominando a partida, mesmo com o leve crescimento celeste.

Marcelo Oliveira viu que Borges não conseguia jogar, lançou a campo o jovem Alisson. Cuca, por sua vez, cansou de Alecsandro, que errou muito, e colocou Neto Berola. O treinador alvinegro trocou Josué por Leandro Donizete.

Luan teve uma grande chance, mas o goleiro Fábio mostrou que está em grande fase e, no puro reflexo, espalmou o chute do atleticano. A pontaria dos atacantes dos dois times não estava calibrada. O jogo caminhava para terminar empatado e sem gols, até que Fernandinho voltou a mostrar serviço, como fez no primeiro tempo, e decidiu a partida. Depois de um drible da vaca desconcertante em Bruno Rodrigo, ele chutou forte para o gol, encobrindo Fábio e dando números finais ao placar.
 
Com direito a golaço de Walter, Goiás atropela o Bahia em 45 minutos: 3 a 1
Por cobertura, atacante marca um dos três gols esmeraldinos na etapa inicial e ajuda time goiano a vencer dois jogos seguidos pela primeira vez
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    Enderson
    O treinador do Goiás novamente acertou na escalação. Mantido entre os titulares, Eduardo Sasha deu trabalho à defesa do Bahia e ajudou o Verdão.
  • deu errado
    Cristóvão
    Já o técnico do Bahia apostou no esquema com três atacantes e se deu mal. Sem consistência no meio-campo, o Bahia foi presa fácil no primeiro tempo.
  • oportunismo
    Walter
    Mesmo sem ser brilhante, o astro do Goiás foi eficiente. Além do gol por cobertura, tentou do meio-campo e em chutes de fora da área
A CRÔNICA
por Fernando Vasconcelos
72 comentários
Cristóvão Borges pagou caro pela ousadia no Serra Dourada. Ao escalar três atacantes, o treinador do Bahia esperava surpreender o Goiás, mas sucumbiu em apenas 45 minutos. Com espaço para trabalhar a bola no meio-campo, o time da casa aproveitou noite inspirada dos jogadores de frente e precisou apenas de um tempo para liquidar a fatura e vencer seu segundo jogo consecutivo, o que ainda não havia feito neste Brasileirão.
Hugo, logo aos quatro minutos, Walter, por cobertura, e Eduardo Sasha, ainda na etapa inicial, marcaram os gols da vitória por 3 a 1, que deixou o Verdão em situação confortável na Série A. Wiliam Barbio descontou no segundo tempo. Com 40 pontos, o Goiás sobe para o oitavo lugar e abre oito pontos de diferença para o Criciúma, primeiro integrante da zona de rebaixamento. Já o Bahia fica com 36 pontos, na 12ª colocação.
O Tricolor tentará a reação na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã. O Goiás visitará o Vasco na quinta, às 21h (de Brasília), em Macaé.
O duelo será uma prévia do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, que será disputado uma semana depois, também no Rio de Janeiro. Após a partida, o atacante Walter celebrou o belo gol e também a vitória no Serra Dourada.
– Foi ótimo! Matamos o jogo no primeiro tempo, tivemos calma. Lógico que poderíamos ter marcado mais. Hoje o time está de parabéns. Fico feliz pelo gol que fiz, mas principalmente pela vitória.
Já o atacante Wiliam Barbio, que foi bastante solidário e até ajudou na marcação, enalteceu a luta no segundo tempo e se mostrou focado na próxima rodada.
– A gente tentou. Buscamos no segundo tempo, porque no primeiro tempo o Bahia não entrou em campo. Agora vamos trabalhar, porque temos um jogo difícil contra o Flamengo, na casa deles. Vamos tentar vencer lá.
Gol no início e tranquilidade para o Verdão
Levar gol logo nos primeiros minutos não é bom negócio, ainda mais em um gramado de grandes dimensões como o do Serra Dourada. O goleiro Renan, do Goiás, sabe bem disso e evitou que Fernandão balançasse as redes logo aos três minutos, em bela finalização de cabeça dentro da área. A resposta esmeraldina foi imediata e fatal. Titular desde a última rodada, Eduardo Sasha justificou a confiança do treinador, recebeu lançamento na ponta direita, avançou e bateu cruzado. Hugo apareceu no meio da zaga e só empurrou para o fundo das redes: Goiás 1 a 0.
Walter jogo Goiás e Bahia (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)Walter disputa bola com Lucas Fonseca: atacante fez belo gol no Serra (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)
Era natural que o Tricolor saísse em busca do empate e assim foi feito. Tanto é que teve 61% de posse de bola na primeira etapa. O bom volume de jogo, no entanto, não era traduzido em oportunidades de gol e até fazia parte da estratégia adversária. Ao atrair o Bahia, o Goiás ameaçava em lançamentos oriundos do campo de defesa e também de algumas finalizações do artilheiro Walter. A combinação das duas jogadas foi fatal. Aos 31, o “gordinho” recebeu belo passe de Vítor e tocou por cobertura, na saída de Omar, que nada pôde fazer: 2 a 0.
Este já era o placar da maior vitória esmeraldina no Campeonato Brasileiro. Com exceção do triunfo sobre o Grêmio, na 18ª rodada, o Goiás só tinha vencido por um gol de diferença até então. Mas as condições eram totalmente favoráveis e ficaram ainda mais evidentes aos 37 minutos. Walter deu bela inversão de jogo para Hugo, que dominou na entrada da área e chutou forte. Eduardo Sasha aproveitou o rebote de Omar e aumentou a vantagem: 3 a 0 Goiás.
Convicto na estratégia inicial, Cristóvão sacou o volante Diones e lançou mais um atacante, Souza, no intervalo. Com quatro homens de frente, o Tricolor partiu para a pressão no segundo tempo e até ameaçou em mais uma cabeçada de Fernandão, aos sete minutos. Contudo, não era a noite do Bahia. Aos nove minutos, Neto fez falta dura em Roni e recebeu o cartão vermelho direto. Mesmo com um jogador a menos em campo, o Tricolor foi para cima e conseguiu o gol de honra aos 22 minutos. Souza fez o pivô na entrada da área e serviu Wiliam Barbio. O atacante bateu forte, cruzado, e estufou as redes: 3 a 1. Eduardo Sasha ainda acertou a trave nos acréscimos.
Atlético-PR marca no início e segura vitória sobre a Portuguesa por 1 a 0
Atacante Marcelo balança as redes aos dois minutos de jogo, e Furacão segura a pressão da Lusa durante o segundo tempo
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
20 comentários
O Atlético-PR precisou de apenas dois minutos para encaminhar a vitória sobre a Portuguesa por 1 a 0, na Vila Capanema. A jogada começou pelo meia Paulo Baier, que deu uma assistência na medida para o atacante Marcelo abrir o placar. Um gol que deu tranquilidade e confiança para o Furacão desmontar a tática da Lusa em Curitiba.
O triunfo tornou mais real o sonho atleticano de voltar a disputar uma Libertadores. Apesar de continuar na quarta posição, o Atlético-PR abriu oito pontos para o Vitória, que está na sexta posição, mas é o primeiro adversário que poderia roubar a vaga na competição internacional.
Com a segunda derrota seguida, a Portuguesa fica mais próxima da zona de rebaixamento, com 34 pontos, ocupando a 14ª posição na classificação. O próximo compromisso da Lusa será na quarta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Criciúma - o melhor do Z-4 - no Estádio Heriberto Hülse. O Atlético-PR joga no mesmo dia, mas às 21h50m, contra o Atlético-MG na Vila Capanema.
Manoel jogo Atlético-PR e Portuguesa (Foto: Joka Madruga / Futura Press)Atlético-PR vence mais uma em casa e está a 11 pontos do líder Cruzeiro  (Foto: Joka Madruga / Futura Press)
Gol relâmpago deixa o Furacão na tranquilidade
Durante a semana, a diretoria do Atlético-PR confirmou que Paulo Baier não terá seu contrato renovado para 2014. Nas arquibancadas, a torcida manifestou o seu apoio ao meia, com gritos e homenagens. Em campo, o maestro demorou dois minutos para dar a sua resposta de agradecimento. Após duas chances, Baier deu um toque milimétrico para Marcelo abrir o placar: 1 a 0.
A vantagem atleticana derrubou a tática que o técnico Guto Ferreira tinha montado, de aguardar mais os contra-ataques. Sem orientação, a Lusa demorou para se achar em campo. Enquanto isso, o Atlético-PR acumulou mais chances de ampliar, sempre descendo pelo lado direito. Zezinho perdeu uma boa chance, enquanto o goleiro Lauro salvou, de reflexo, uma cabeçada perigosa de Paulo Baier.
A Portuguesa só se ajeitou nos minutos finais do primeiro tempo, mas sem conseguir se infiltrar na área de defesa atleticana. O caminho usado foi o chute de longa distância, com os perigosos arremates do volante Bruno Henrique.
Jogo perde o ritmo, com mais chances para a Lusa
O técnico Guto Ferreira voltou do intervalo com uma mudança na Lusa: tirou o volante Wanderson para colocar o atacante Henrique, voltando para o 4-4-2. Além do time modificado, a Portuguesa também adiantou a marcação, impedindo a pressão atleticana. As melhores chances criadas foram do time paulista. O atacante Bergson teve duas chances, mas chutou fraco a primeira e mandou outra para fora. O volante Bruno Henrique saiu cara a cara com o goleiro Weverton, mas foi traído pelo gramado.
O Atlético-PR só respondeu aos 22 minutos, após cobrança de Baier. A bola bateu no peito do goleiro Lauro e no bate e rebate quase sobrou para o zagueiro Manoel completar para o gol. A partir dos 25, o duelo ficou mais equilibrado e emocionante. A Portuguesa buscou o ataque, com boas chances, abrindo espaço para o Furacão.
Quem salvou a Lusa de tomar o segundo gol foi o zagueiro Moisés Moura. Ele errou na saída de bola, entregou a jogada para Paulo Baier, mas se recuperou a tempo de evitar o gol em cima da linha. Em um contra-ataque mortal, Douglas Coutinho teve a chance de ampliar, mas foi traído pela bola. Ele encobriu o goleiro Lauro, mas a bola bateu no chão e ultrapassou o travessão. Apesar da pressão lusitana, o Atlético-PR se segurou e saiu com uma importante vitória.
 

Ceni perde mais um pênalti e assume culpa por tropeço; Cássio comemora

Goleiro do São Paulo chama para si a culpa pelo resultado no Majestoso, empatado sem gols. Arqueiro do Timão diz ter estudado adversário

Por São Paulo
106 comentários
O lance capital do clássico deste domingo entre São Paulo e Corinthians, que terminou empatado sem gols, no Morumbi, pelo Brasileirão, aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo. Nos pés de Rogério Ceni, o Tricolor teve a chance de sair com a vitória em uma cobrança de pênalti, mas o capitão parou nas mãos de Cássio e desperdiçou pela quarta vez consecutiva.
Após o Majestoso, o clima era de contraste nos dois lados. Enquanto Rogério Ceni chamou para si a responsabilidade pelo resultado, que poderia afastar o Tricolor da zona de rebaixamento, Cássio comemorou a defesa e disse ter estudado o rival.
- É ruim. Fui com convicção, mas o Cássio foi bem e tocou com a pontinha da mão na bola. É uma pena, apareceu a oportunidade e a culpa é minha. A responsabilidade de executar a cobrança era minha. Não tive como retribuir aos meus companheiros tudo o que eles se entregaram em campo - lamentou Ceni.
- Sempre observamos os adversários. Eu estava decidido a ir naquele canto. Foi defesa minha (risos). Ele tinha o gol todo para chutar. Não é só neste meu pênalti que defendi. Quando o goleiro pega é sempre mérito dele - comemorou Cássio.
Antes do Majestoso, Rogério Ceni já havia perdido penalidades contra Bayern de Munique, pela Audi Cup, além dos duelos contra Portuguesa e Criciúma pelo Campeonato Brasileiro.
O empate no Majestoso deixou o São Paulo com 34 pontos, enquanto o Timão chegou aos 37 na tabela do Brasileirão. Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Náutico, na quarta-feira, no Morumbi, enquanto o Alvinegro viaja até Porto Alegre para encar o Grêmio, no mesmo dia.
Rogério Ceni pênalti jogo São Paulo e Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rogério Ceni lamenta pênalti perdido, e corintianos comemoram (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Bota vence de virada, pula para vice e quebra reação do Fla no Brasileirão
Gegê faz gol e dá assistência para Rafael Marques depois de Flamengo pular na frente com Hernane. Bota não vencia rival no Brasileiro desde 2000
 
DESTAQUES DO JOGO
  • decisivo
    Gegê
    Gegê esteve junto com Rafael Marques e Seedorf como destaques do Bota no clássico. O garoto fez um gol e deu a assistência para o outro.
  • estatística
    fim do jejum
    O Botafogo não vencia o Flamengo pelo Brasileiro desde 2000. Os últimos seis jogos pelo campeonato nacional haviam terminado empatados.
  • goleador
    Hernane
    Hernane, maior artilheiro do novo Maracanã, manteve a média de um gol por jogo no estádio. São dez partidas e dez bolas na rede para o jogador.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
591 comentários
Botafogo e Flamengo pareciam fazer curvas contrárias no Brasileirão, o primeiro para baixo, o segundo para cima. Só pareciam. O time alvinegro venceu de virada o clássico deste domingo, no Maracanã, por 2 a 1, e quebrou a boa sequência rubro-negra no returno do campeonato. A tabela escancara a importância do resultado: a equipe capitaneada por Seedorf (que novamente jogou bem) retomou a vice-liderança.
Hernane abriu o placar para o Flamengo. E aí Gegê - surpresa na escalação - mudou a história do jogo. Primeiro, fez o gol do empate, ainda na etapa inicial; depois, deu o passe para Rafael Marques virar. O Botafogo não batia o rival no Brasileirão desde o ano 2000 - eram 21 jogos, com 13 vitórias rubro-negras e oito empates, sendo seis seguidos nos últimos confrontos.
- A gente começou um pouco lento no jogo, mas sabia que nos 90 minutos iria sair com a vitória por causa do nosso jogo. Claro que no final a equipe deles vai no desespero, todos para frente, mas foi merecido. Vamos jogo por jogo tentar somar esses pontos aí - avaliou Seedorf, que deu assistência para o gol de Gegê.
O zagueiro Chicão lamentou a derrota - a primeira do time sob o comando de Jayme de Almeida - e as chances desperdiçadas, sobretudo no segundo tempo:
- Com todo o respeito ao Botafogo... A gente fala que às vezes o futebol não é justo. O Botafogo teve méritos, fez os gols, mas tivemos muitas oportunidades que não soubemos aproveitar.
O Botafogo pulou para 49 pontos (à frente do Grêmio no terceiro critério de desempate, o número de gols marcados), dez atrás do Cruzeiro e nove à frente do primeiro time fora da zona da Libertadores, o Vitória. O Flamengo caiu para décimo, com 37 - 11 atrás do G-4 e cinco à frente do Z-4. A equipe volta a campo na quarta-feira, novamente no Maracanã, contra o Bahia. Um dia depois, o Botafogo visita o Vitória.
Gege comemoração jogo Botafogo e Flamengo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Gegê abraça Seedorf: novato e veterano estiveram entre destaques alvinegros (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Placar igual para dois times opostos
O Botafogo deu 242 passes no primeiro tempo. O Flamengo deu 107. Os números refletem uma realidade que ultrapassa a ideia da posse de bola. Mais do que isso, eles mostram a diferença de estilos das duas equipes: os alvinegros mais horizontais, trabalhando a jogada, buscando os lados, e os rubro-negros mais verticais, acelerando o jogo, saindo em velocidade. Opostos um ao outro, os dois times foram para o vestiário no intervalo com algo em comum: um gol para cada lado.
O time comandado por Oswaldo de Oliveira (de volta à área técnica após a arritmia cardíaca contra o Grêmio) foi mais completo. Finalizou mais, teve mais chances reais de gol e ficou bem mais tempo com a bola no primeiro tempo (58% a 42%). Mas em boa parte do período o Flamengo pareceu mais perigoso. E foram os rubro-negros que pularam na frente. Aos 13 minutos, Carlos Eduardo (de boa atuação) começou uma linda jogada pela direita e foi parar do outro lado para receber de André Santos e encontrar Wallace na área. Do zagueiro, a bola chegou a Hernane. O Brocador fez o que mais costuma fazer no Maracanã: mandou para o gol. Bateu de primeira, no canto esquerdo de Renan: 1 a 0.
O Alvinegro reagiu no seu estilo: aos poucos, de forma pensada, sem atropelos - aproveitando um recuo exagerado do Flamengo. E com a qualidade individual de Seedorf. Caindo, de carrinho, o holandês acionou Gegê na área. O garoto fintou Wallace e fez o gol. Saiu correndo, gritando, eufórico, para celebrar. O Botafogo estava muito vivo na partida.
Felipe jogo Flamengo contra Botafogo (Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo)Felipe sofre queda ao sair do gol: rubro-negro fez três defesas difíceis (Foto: Pedro Kirilos / Ag. O Globo)
Virada alvinegra
O Flamengo voltou menos defensivo para o segundo tempo. E deu sinais de que faria outro gol. Ameaçou em bom chute de Paulinho e insistiu com Paulinho, em conclusão por cima do travessão. Beirou a rede quando Elias deu carrinho e não alcançou a bola por muito pouco. Mas o gol não saiu. Ou melhor, saiu: para o Botafogo.
Rafael Marques mereceu. Ele pegou de primeira uma inversão de Seedorf e deixou de fazer um golaço ao ver a bola bater na trave de Felipe. Mas foi recompensado. Aos 18 minutos, aproveitou cruzamento de Gegê, saído da esquerda, e empurrou para o gol. Era a virada.
A reação do Fla foi imediata: Elias, livre, concluiu de cabeça no travessão, e Bruninho parou em defesa impressionante de Renan no rebote. Virou pressão. Elias, pouco depois, esticou-se entre dois marcadores para tocar no cantinho, e a bola saiu por pouco. E teve mais. Luiz Antonio chutou de longe. E nada. Wallace tentou, e Rafael Marques cortou em cima da linha. Chicão desviou, e Paulinho quase completou. O Botafogo, com emoção, conseguiu suportar a blitz adversária. E alcançou uma vitória decisiva.