domingo, 13 de outubro de 2013

Toquinho se defende em vídeo e apela a Dana White por nova chance

Lutador brasileiro diz que não sentiu os tapinhas de desistência de Mike Pierce e que demora do juiz para saltar entre os dois causou mal-entendido

Por Rio de Janeiro
298 comentários
Massacrado pela opinião pública americana, criticado por ex-companheiros de equipe e demitido do UFC por causa da polêmica finalização contra Mike Pierce na última quarta-feira, Rousimar "Toquinho" Palhares decidiu se defender. O peso-meio-médio brasileiro se manifestou neste sábado através de um vídeo, publicado em seu canal oficial no Youtube, em que nega que tenha havido maldade ao segurar demais a chave de calcanhar que derrotou seu adversário americano no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields. (Veja no vídeo ao lado).
Toquinho relembrou o desenrolar da luta com Pierce e disse não ter sentido os tapinhas de desistência do americano. A maioria deles foi dada no árbitro, que saltou entre os dois lutadores para separá-los.
- Como ele já tinha defendido uma chave (...), eu tive que ser mais preciso no próximo ataque e entrar de outra forma na posição. Só que, quando eu entrei na posição, ele se segurou na grade para não cair, e nisso o juiz foi lá para soltar a mão dele. Quando o juiz tirou a mão dele, foi justamente na hora que eu estava girando pra pegar o pé e o calcanhar. Quando eu acabei de girar que o juiz conseguiu tirar a mão dele da grade, foi a hora que ele caiu. Quando ele caiu sentado, até o juiz dar a volta para o outro lado, isso demorou dois segundos. Foram os dois segundos que deram o mal-entendido. O juiz entra na frente e ele continua batendo nas costas do juiz. Em mim, não foi. Eu vi isso na filmagem, nem vi isso na hora da luta. A única coisa que eu vi foi o juiz chegando em cima de mim, só. (...) Eu nem senti o cara dar tapa. Se eu tivesse sentido, eu tinha soltado, com certeza - afirmou Toquinho no vídeo, que tem mais de cinco minutos.
  •  
Rousimar Toquinho MMA (Foto: Reprodução/Youtube)Rousimar Toquinho fala em vídeo: lutador se disse 'chateado' com situação (Foto: Reprodução/Youtube)
O lutador da Team Nogueira lembrou sua trajetória sofrida, afirmou que jamais tem a intenção de lesionar seus sparrings ou adversários e que não vai desistir do MMA. No final do vídeo, fez um apelo ao presidente do UFC, Dana White, para lhe dar nova chance na organização.
- Dana White, se você acha que minha atitude não foi positiva dentro do octógono, peço de coração aberto que você me perdoe, que me desculpe, porque essa não foi minha intenção. Mas eu respeito a decisão do UFC e do Dana White, então, o que você decidir para mim, está decidido - disse Toquinho.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira a mensagem de Toquinho transcrita na íntegra:
"Eu queria agradecer a todas as pessoas e ao público que estava na arena me apoiando e torcendo por mim, e me ajudou a conquistar aquela grande vitória. Graças a Deus, deu tudo certo, muita gente torcendo por mim e fiquei muito feliz. Infelizmente, teve essa notícia agora, mas que eu não vou deixar de correr atrás do meu sonho e eu ainda vou trazer muita felicidade e alegria para as pessoas que torcem por mim.
Eu cheguei até aqui sem passar por cima de ninguém. Cheguei até aqui com meu esforço, pela fé que eu tenho em Deus, por acreditar que eu posso vencer todo mundo da maneira correta. Mesmo que às vezes aconteça de não dar certo, mas pelo menos eu sempre sigo este caminho, a minha meta sempre foi essa: tentar vencer o mais limpo possível dentro da luta, porque a luta é minha vida.
Esse tipo de notícia deixa a gente até um pouco pensativo sobre como a gente deve lutar, porque já passei por tantas coisas... Cheguei aqui no Rio de Janeiro, lutei, lutei, trabalhei bastante para chegar aonde estou. A maneira como fui criado, meu pai e minha mãe, como eles me criaram, no tipo de conduta que fui criado...
Sobre a luta, é o seguinte: como ele já tinha defendido uma chave, uma posição que eu fui, que é a chave de calcanhar, defendeu bem e o trabalho dele foi bem feito, eu tive que ser mais preciso no próximo ataque e entrar de outra forma na posição. Só que quando eu entrei na posição, ele se segurou na grade para não cair, e nisso o juiz foi lá para soltar a mão dele. Quando o juiz tirou a mão dele, foi justamente na hora que eu estava girando pra pegar o pé e o calcanhar. Quando eu acabei de girar que o juiz conseguiu tirar a mão dele da grade, foi a hora que ele caiu. Quando ele caiu sentado, até o juiz dar a volta para o outro lado, isso demorou dois segundos. Foram os 2s que deram o mal entendido. O juiz entra na frente e ele continua batendo nas costas do juiz. Em mim, não foi. Eu vi isso na filmagem, nem vi isso na hora da luta. A única coisa que eu vi foi o juiz chegando em cima de mim, só.
Eu não faria isso. Porque você só precisa fazer o cara dar três tapinhas, e acabou, não precisa mais do que isso. Na luta, eu só quero vencer, não quero machucar meu adversário, quero vencer, só"
Toquinho
Para você ver como a interpretação às vezes engana: a luta entre o Erick Silva e o Dng Hyun Kim, que foi logo depois da minha. O Erick Silva tomou o golpe, ele caiu apagado, o Dong Hyun Kim foi e deu outro soco. Fica aberto a várias interpretações. Tem pessoas que acham que não precisava daquele soco, porque o Erick Silva já estava apagado, mas eu, como atleta, que passo por aquilo ali, eu sei como que é.
Até o próprio Mike Pierce, se ele estiver ouvindo essa mensagem, essa conversa que estou tendo aqui, ele não poderia dizer se ele realmente sentiu se eu fui com maldade. Tenho certeza absoluta que ele sabe que eu não fiz nada para machucar ele, nem prejudicar. Eu apenas queria garantir minha vitória.
Quem me conhece sabe que eu nunca faria uma coisa dessas para prejudicar nenhum atleta, sabe, porque eu sou um cara que treina muito, batalha bastante para isso, minha vida é só treinar, comer e dormir. É dedicada a esse propósito, de ser um dos melhores aqui do Brasil e, se possível, do mundo, é o que eu venho me esforçando sempre para ser. Mas sem passar por cima de ninguém, prejudicar ninguém, até pela minha própria conduta mesmo, porque quem me conhece sabe disso, que eu jamais faria qualquer tipo de atitude antidesportiva para prejudicar meu adversário, meu companheiro de trabalho.
Eu nem senti o cara dar tapa, se eu tivesse sentido eu tinha soltado, com certeza. Eu não faria isso. Porque você só precisa fazer o cara dar três tapinhas, e acabou, não precisa mais do que isso. Na luta, eu só quero vencer, não quero machucar meu adversário, quero vencer, só.
Eu não vou parar de correr atrás do meu sonho, trabalhei muito para chegar até aqui e vou continuar trabalhando. Tenho fé em Deus que tudo isso vai se esclarecer e eu tenho dentro de mim que meu coração está limpo, minha mente está limpa, e que não fiz nada para contrariar o esporte.
Minha família fica sabendo de uma coisa dessas, minha mãe até fica triste, porque ela não me criou desse jeito, ela sabe como me criou, e ela vê isso, até ela mesmo fica triste. Eu estou bem chateado com isso.
Dana White, se você acha que minha atitude não foi positiva dentro do octógono, peço de coração aberto que você me perdoe, que me desculpe, porque essa não foi minha intenção. Mas eu respeito a decisão do UFC e do Dana White, então, o que você decidir para mim, está decidido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário