quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Overeem perde peso e busca mais resistência aeróbica contra Frank Mir

Peso-pesado holandês diz ter mudado o foco de seus treinos na Tailândia após as derrotas de virada sofridas para Antônio Pezão e Travis Browne

Por Newark, EUA
139 comentários
Alistair Overeem mma ufc (Foto: Reprodução)Overeem diz ter perdido peso para ganhar resistência
aeróbica contra Frank Mir em Newark (Foto: Reprodução)
A conhecida falta de resistência física do peso-pesado holandês Alistair Overeem parece ser coisa do passado. Pelo menos se forem levadas em conta as palavras do próprio Overeem ao site "MMA Junkie". O gigante holandês revelou ter dado ênfase à parte aeróbica e à perda de peso, mesmo que isso significasse abrir mão de massa muscular. Tudo isso para evitar o cansaço que, na sua opinião, o levou às derrotas de virada diante de Antônio Pezão e Travis Browne em suas duas últimas lutas. Overeem enfrenta o também veterano Frank Mir no UFC 169, que acontece no próximo sábado, em Newark, nos EUA.
- Eu perdi peso porque queria melhorar minha resistência aeróbica. Uma coisa acaba levando à outra. Quanto mais resistência física você tem, mais você perde peso. Realmente queríamos melhorar a minha parte aeróbica.
Após perder duas lutas, e saber que uma terceira derrota poderia ser a sua última no UFC, Overeem decidiu mudar a sua forma de treinamentos. Ao mesmo tempo, por ser um veterano do m undo das lutas, o holandês garante já saber como lidar com as derrotas.
- Lidar com derrotas nunca é legal. Perder é sempre muito difícil. Acho importante sempre me reinventar, mas quando perco, a reinvenção precisa ser ainda maior. Foi o que eu fiz para essa luta. Meu foco tem estado ótimo nos últimos meses, meus parceiros de treinos são bons, meus treinadores fizeram um excelente trabalho e acho que agora estou na minha melhor forma.
Além de baixar da marca de 113 kg, a maior mudança de Overeem foi mudar sua base de treinos da Flórida, onde se encontra a academia Blackzilians, para a Tailândia, local em que se preparou para o duelo contra Mir.
UFC OvereemBoston treino MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Gigante holandês preparou-se na Tailândia, deixando a academia Blackzilians (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu sempre estou mudando de cena. Me sinto bem treinando na Tailândia. Me pareceu lógico mudar minha base de treinos para lá se levarmos em conta o meu passado e as minhas conquistas. Estar na Tailândia também me ajudou a me concentrar nos treinos, deixando as distrações externas fora da minha rotina. Me concentrei totalmente no trabalho e no meu objetivo, que é vencer Frank Mir. Estou pronto para tudo o que ele tentar fazer no octógono. Meu trabalho é pressioná-lo ao máximo até o fim, seja para finalizar a luta antes do fim do terceiro round, seja para vencer por decisão dos juízes.
Com Renan Barão x Urijah Faber na luta principal e José Aldo x Ricardo Lamas no co-main event, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

Nuguette se diverte em Nova York e aparece em telão na Times Square

Lutador do UFC 169 volta a ser menino ao visitar pontos turísticos da 'Grande Maçã' e vira ídolo de atores que interpretam super-heróis pela cidade

Por Direto de Newark, EUA
32 comentários
Quando menino, Alan Nuguette engraxava sapatos em Brasília e apenas sonhava em poder viajar o mundo. As lutas proporcionaram ao jovem manauara a realização desses sonhos e a oportunidade de conhecer locais que jamais imaginou que conheceria. Neste fim de semana, o peso-leve luta em Newark, nos EUA, pelo UFC 169, e na quarta-feira, ele aproveitou a proximidade para visitar, junto ao seu treinador Josuel Distak, uma das cidades mais famosas do mundo: Nova York. A "Grande Maçã" lhe deu uma recepção de gala, com direito a promoção em vídeo em telão de alta definição. (Veja no vídeo ao lado).
Homem com espírito de garoto, Nuguette estava cheio de adrenalina desde que embarcou no trem saindo do aeroporto de Newark para a ilha de Manhattan. Trinta minutos depois, o lutador desembarcava na histórica Penn Station, embaixo do igualmente icônico Madison Square Garden - sede de lutas épicas de boxe de Muhammad Ali, Joe Frazier, Rocky Marciano, Joe Louis e Sugar Ray Robinson, entre outros.
- É a primeira vez que esses pés tocam no chão em Nova York, e se Deus quiser, vão tocar também a cara do John Makdessi, para ele dormir - brincava ao sair do vagão.
Ao subir à rua, um susto: o frio congelante de -11ºC bateu como um direto de direita. Queixo duro, Nuguette não desanimou: saiu dançando pela rua como se ouvisse o som de "New York, New York" em seus ouvidos. Entre uma parada e outra em lojas e delicatessens para "esquentar" um pouco, encarou a temperatura com uma alegria que contagiava.
MOSAICO - Alan Nuguette em Nova York (Foto: Adriano Albuquerque)Alan Nuguette se diverte e se emociona em sua primeira visita a Nova York (Foto: Adriano Albuquerque)
- A vida é uma coisa muito louca e muito rápida. Um dia atrás, eu estava no meio da Amazônia. Olha onde eu estou agora! No meio de Nova York, nessa loucura toda que eu só via nos filmes. Eu sonhei um dia em pisar aqui! E hoje estou realizando! - disse, emocionado, ao chegar à Times Square e observar o show de luzes.
Falando em cinema, Nuguette esbarrou em seguida em dois personagens de filmes e histórias em quadrinhos: Batman e Homem de Ferro. Aí, soltou de vez a criança que tem dentro de si: fingiu que estava separando os dois, fez cara de mau, lutou… No meio disso, os papéis se inverteram: quando os dois atores descobriram que se tratava de um lutador do UFC, passaram a perguntar sobre seus treinos e se conhecia Anderson Silva. O Homem de Ferro disse ser um ex-lutador fazendo a transição para se tornar ator, e o Batman quis ensinar golpes para o brasileiro usar em sua luta.
Era quase hora de voltar para o hotel e treinar - afinal, Alan Nuguette está nos EUA para enfrentar John Makdessi. Mas não sem antes receber um presente: enquanto estava dentro de uma loja, um dos telões da Times Square exibiu um comercial promovendo a transmissão do card preliminar do UFC 169, destacando justamente o canadense e o brasileiro. Ele não viu a exibição ao vivo, mas o Combate.com registrou o momento em que seu rosto aparecia na tela. Nuguette arregalou os olhos ao saber da notícia e comemorou.
- Não falei para vocês que Nova York era a cara do Nuguette? Isso aqui é a prova! No telão, no palco mais famoso do mundo, de Nova York, Nuguette! É nós, Brasil! Vamos que vamos!
Alan Nuguette no telão da Times Square em Nova York (Foto: Adriano Albuquerque)Alan Nuguette aparece no telão da Times Square, em Nova York (Foto: Adriano Albuquerque)
Com Renan Barão x Urijah Faber na luta principal e José Aldo x Ricardo Lamas no co-main event, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

Aldo diz que torce mais para o futebol americano do que para o brasileiro

Campeão dos pesos-penas garante que só pensará em Anthony Pettis após a luta contra Ricardo Lamas, que acontece no próximo sábado

Por Direto de Newark, EUA
648 comentários
José Aldo UFC evento (Foto: Ivan Raupp)José Aldo revelou sua paixão pelo futebol americano e se
disse torcedor do New England Patriots (Foto: Ivan Raupp)
Após uma semana em Newark em que raramente apareceu no lobby do hotel em que está hospedado, o campeão dos pesos-penas do UFC José Aldo finalmente conversou com a imprensa. Uma das estrelas do Media Day, que reúne os seis principais atletas que disputarão o UFC 169 no próximo sábado, Aldo disse que ainda sofre com a perda de peso, e revelou que tem estado mais empolgado com o futebol americano e com o Super Bowl do que com o futebol brasileiro.
- O futebol brasileiro é uma vergonha. Sou torcedor do New England Patriots, mas acho que esse ano vai dar Seattle Seahawks. Acho que o Peyton Manning está muito bem, mas vou no Seahawks. Tem o Russell Wilson e o Marshawn (Lynch). O Marshawn é o cara - disse Aldo, mostrando conhecimento sobre o assunto.
O brasileiro também falou sobre o adversário, Ricardo Lamas, e sua tática para tentar tomar-lhe o cinturão.
- Tomara que ele venha para a trocação, né? Se ele vier, estou muito preparado. Acho que onde a luta cair, vou dar o meu melhor e vou vencer.
Confira o bate-papo de Aldo com os repórteres:
Preparação e adversário que merece chance
Estou tranquilo. A luta começa durante a semana com a perda de peso, mas graças a Deus a gente está muito bem. Então agora é manter isso, chegar lá e bater o peso para lutar. Acho que ele é um cara que se credenciou para lutar. Existe o respeito, mas cada um vai defender o seu a partir do momento em que entrar lá dentro. Vou vencer a luta.
Humor na semana por causa da perda de peso
Afeta. Isso faz parte, porque você fica sem comer e sem beber água. Mas a gente está acostumado com isso, faz parte do nosso trabalho. Esta semana para mim está sendo tranquila. Falta muito pouco peso e estou me sentindo muito bem ainda. Desta vez a gente está muito tranquilo no peso.
Lamas pode partir para a trocação franca?
Tomara, né? Se ele vier, estou muito preparado. Acho que onde a luta cair, vou dar o meu melhor e vou vencer.
Mais uma vez no card do Super Bowl, fã de futebol americano
Lógico, isso é fato. Sou um aficcionado por futebol americano. Para mim é o melhor esporte que tem, é uma paixão, muito mais do que o futebol brasileiro e o MMA. Adoro futebol americano e torço para o New England Patriots, só que não chegou à final, perdeu para o Denver Broncos. E se Deus quiser vou estar na torcida lá pelos dois, tanto os Seahawks quanto os Broncos.
Ano passado acertou palpite do Super Bowl. E agora?
Pois é. Este ano está duro para caramba. Acho que o Peyton Manning está muito bem, mas vou no Seahawks. Tem o Russell Wilson e o Marshawn (Lynch). O Marshawn é o cara.
Mais fã de futebol americano do que de futebol?
Lógico, meu irmão. O futebol brasileiro é uma vergonha, rapaz. Os caras tem que aprender com o futebol americano como se organiza um evento. Tem muitas coisas que acontecem no futebol brasileiro que digo que são uma vergonha. Principalmente agora, que o campeonato acabou e ninguém sabe como terminou ainda. Para mim é uma vergonha você recorrer ao tribunal para tentar se manter na divisão. O Flamengo errou? Errou! Acho que tem que punir. Mas o time quando perde dentro de campo tem que cair. Caiu e acabou. Não tem por quê chegar e recorrer ao tribunal. Eu sinto vergonha.
Paixão pelo futebol americano
Começou a partir do momento em que fui lutar nos EUA e comecei a assistir pela TV. Eu acompanhava bastante a NBA, e depois comecei a acompanhar o futebol americano e entender as regras. Acho que quem não conhece a regra não tem como entender. Quando você entende, você vê que é um esporte apaixonante.
Luta com Pettis na sequência
Muito se falou sobre isso, então estamos na expectativa. Mas primeiro vamos vencer o Lamas, aí sim depois a gente pensa no Anthony Pettis.

Dana diz que Wand x Sonnen será no mesmo card de Weidman x Belfort

Duelo entre os técnicos do TUF no Brasil pela primeira vez será fora do país

Por Direto de Newark, EUA
46 comentários
Pela primeira vez, o duelo entre os treinadores de uma edição do TUF no Brasil não será realizado no país. Perguntado pela reportagem do Combate.com sobre a luta entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen durante bate-papo com jornalistas nesta quinta-feira, em Newark (EUA), Dana White revelou que, independentemente da data que seja escolhida para Chris Weidman x Vitor Belfort, Wanderlei Silva x Chael Sonnen será disputada no mesmo card. A cidade já está escolhida: Las Vegas, nos Estados Unidos.
Chael Sonnen e Wanderlei Silva (Foto: Reprodução/Twitter)Chael Sonnen e Wanderlei Silva são os técnicos do TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/Twitter)
O presidente do Ultimate disse ainda que a luta entre Weidman e Belfort será no fim de maio, na semana do feriado do Memorial Day, ou no início de julho, próximo ao dia da independência americana, mas que a primeira opção era a mais provável de ser concretizada.
- Mas como estou dizendo isso, deve ser em julho - brincou Dana White, em alusão a situações parecidas no passado em que ele sempre dizia uma coisa e acontecia o contrário.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
No TUF Brasil 1, Wanderlei Silva e Vitor Belfort foram os treinadores. Na ocasião, Belfort se machucou e não pôde lutar. Wand, por sua vez, foi mantido no card e enfrentou Rich Franklin em Belo Horizonte. Na segunda edição, os técnicos Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum mantiveram a previsão e lutaram em Fortaleza.

por Rodrigo França*

O Voando Baixo tem um representante nos testes de Jerez de la Frontera, no sul da Espanha. Rodrigo França, jornalista especializado em automobilismo e já habitual colaborador do blog em coberturas na Fórmula 1, teve um papo exclusivo com Felipe Massa logo após seu primeiro teste com o novo carro da Williams, o FW36. Confira as principais declarações do piloto brasileiro nesta quinta-feira:

Felipe Massa Jerez de la Frontera


A WILLIAMS
- Quando eu soube que não teria o contrato renovado com a Ferrari, nem sabia se ia correr ou não na Fórmula 1, vi na Williams não apenas a oportunidade de ficar na categoria, mas de assinar com um time que quer voltar a vencer corridas.

PRIMEIRO DIA DE TESTES COM O NOVO CARRO
- O primeiro dia sempre é um dia especial: teve dias em que eu andei na Ferrari, sentei no carro e pensei: "uau, vamos nos dar bem neste ano!". E já tiveram anos em que já no primeiro dia pensei: vamos sofrer nesta temporada...

IMPRESSÕES APÓS O PRIMEIRO DIA DE TESTES
- Hoje a primeira impressão foi ótima, tive a certeza de ter feito a escolha certa. O tempo de volta, ter ficado em segundo logo no primeiro teste, é um parâmetro importante sim. Claro que há equipes que estão fazendo cada cronograma. Mas eu tive uma ótima impressão de cara. Um ótimo feeling. Assinei com uma equipe que tem capacidade de vencer corridas, de ser competitiva.

Felipe Massa Jerez de la Frontera

DIFERENÇAS ENTRE FERRARI E WILLIAMS
- Aqui, senti uma liberdade que é muito importante, e eu estava precisando disso. Eu e a Williams vivemos um momento igual: tanto eles quanto eu estamos sentindo falta de vitórias.

EXPECTATIVA PARA A TEMPORADA 2014
- É muito difícil falar hoje: vou brigar pela vitória. Tem muita mudança pela frente. Hoje será diferente do Bahrein, da Austrália. Mas a gente pode, sim, chegar lá e ter um carro que pode vencer a corrida. Estamos trabalhando para isso. Se fosse no ano passado, com certeza seria impossível sonhar com isso. Fosse um ano em que o regulamento não mudaria muito, como de 2012 para 2013 e sair da Ferrari para ir para qualquer outro time, já teria um cenário traçado. Agora não. Tudo pode acontecer.

Felipe Massa Jerez de la Frontera

ESCOLHA PELA WILLIAMS
- Queria saber como seria o pacote técnico da Williams, se eles teriam o motor Mercedes... Queria correr com o motor Mercedes! Sabia que a Lotus teria dificuldades financeiras e também não teriam este motor. Olhando hoje, parece uma decisão fácil, mas há seis meses era um cenário menos óbvio, estudamos bastante para chegar a esta decisão. E a Williams também me queria de qualquer jeito.

GP DA AUSTRÁLIA
- Apostar em azarão pode ser uma boa na Austrália (risos). Quando tivemos uma mudança grande, como em 2009, vimos a Brawn GP mudando a história. Terminar a primeira corrida já será um grande desafio para muitos times.

* Rodrigo França é jornalista especializado em automobilismo e habitual colaborador do blog

Grêmio e São Paulo trocam Souza e Rhodolfo por empréstimo de um ano

Direção do clube gaúcho anuncia novo modelo de negócio, sem compra de direitos.
Emprestados, zagueiro e volante não poderão ser vendidos até o fim dos vínculos

Por Porto Alegre
276 comentários
Rhodolfo Souza Grêmio  (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Rhodolfo e Souza se separam neste 2014
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Só falta assinar. O Grêmio abriu o jogo na tarde desta quinta-feira e confirmou o troca-troca com o São Paulo entre Souza e Rhodolfo. A novidade é a formatação do negócio. Não haverá aquisição de direitos econômicos. O volante vai para o Morumbi e o zagueiro fica na Arena por empréstimos até o final desta temporada.
O Grêmio ainda vai ganhar uma compensação financeira, que engloba a isenção do pagamento da prorrogação do empréstimo de Rhodolfo, que se encerraria em junho, e o perdão dos valores desembolsados pelo clube gaúcho sobre o primeiro contrato de empréstimo.
- Fizemos um novo modelo de negócio. Está formatado. Mas ainda não assinamos - disse o diretor executivo de futebol Rui Costa ao GloboEsporte.com.
O negócio está tão encaminhado que o Grêmio já não conta mais com Souza para a partida do final de semana, diante do Juventude, pelo Gauchão. O volante já havia se acertado com o São Paulo na quarta-feira. Nesta quinta, coube ao clube gaúcho combinar os valores do novo vínculo com Rhodolfo. Um último detalhe é a definição do valor a ser fixado dos direitos econômicos.

As fatias desses direitos não se alteram no momento: Rhodolfo segue dividido entre São Paulo e Atlético-PR e Souza se mantém atrelado a Grêmio, Porto-POR e seu empresário. Também está sacramentado que os clubes não podem vender os atletas antes do fim dos empréstimos.

La U vence Guaraní-PAR em casa e dá passo importante na Libertadores

Vitória por 1 a 0, em Santiago, deixa o time chileno precisando apenas de um empate na partida de volta, semana que vem, em Assunção, no Paraguai

Por Santiago, Chile
8 comentários
Universidad de Chile x Guaraní-PAR (Foto: EFE)Vitória sobre o Guaraní deixou a Universidad de Chile perto da vaga na fase de grupos (Foto: EFE)
Jogando em casa e com a força da sua barulhenta torcida, o Universidad de Chile estreou com o pé direito na Libertadores 2014. Sem mostrar o bonito futebol que conquistou a América em 2011, quando venceu a Copa Sul-Americana, a 'La U' venceu o Guaraní-PAR por 1 a 0, em Santiago, e deu um passo importante para a classificação para a fase de grupos da competição intercontinental.
Dono das melhores chances do jogo, o time chileno foi melhor na maior parte da partida e chegou ao gol apenas na segunda etapa, com Rodrigo Mora, que dominou no peito e emendou uma linda bicicleta.
Universidad de Chile e Guarani-PAR voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), em Assunção. Com a vitória no primeiro jogo, a equipe chilena se classifica com um empate ou derrota por um gol de diferença, desde que marque um gol. O Guaraní-PAR precisa vencer por dois ou mais gols para se classificar diretamente. Triunfo por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Quem avançar entra no grupo 5 da Libertadores, junto com Cruzeiro, Defensor-URU e Real Garcilaso-PER.
Jogo morno no primeiro tempo e quente no segundo
Com muita marcação e pouca inspiração, os dois times começaram o jogo se estudando. O Universidad de Chile tentou mais investidas, principalmente pelos lados do campo, mas esbarrou no bom posicionamento defensivo do Guaraní-PAR, que esperava um erro dos donos da casa para sair no contragolpe.
Na primeira chance que teve, Santander recebeu em profundidade e, da entrada da área, arriscou por cima do gol. O lance acordou La U, que criou chances em sequências e quase abriu o placar no Estádio Nacional. Primeiro com Lorenzetti, que bateu na saída do goleiro e o lateral Aranda afastou a bola em cima da linha, e depois com Cereceda, que não conseguiu concluir bem.
Na segunda etapa o Guaraní-PAR começou melhor e quase abriu o placar. Aranda aproveitou sobra de bola e bateu forte, mas o goleiro Marín salvou. Na sobra, Santander ficou cara a cara com o goleiro, mas também parou no arqueiro chileno,que praticou duas grandes defesas.
Mesmo com o time tomando pressão, a torcida chilena acendeu sinalizadores nas arquibancadas e o árbitro Martin Vázquez teve que parar o jogo por quatro minutos. No retorno, foi só a bola e o Universidad de Chile abriu o placar. Rodrigo Mora, em uma bela bicicleta, colocou os donos da casa em vantagem após boa trama do ataque chileno.
A vantagem no placar deixou o Guaraní-PAR menos recuado e o time paraguaio chegou a criar boas chances de empate, principalmente em chutes de fora da área, mas nenhuma finalização foi em direção ao gol chileno.
O Universidad de Chile ainda teve boas chances para ampliar o placar e ficar ainda mais tranquila para o jogo da volta, mas errou muitos gols e o placar de 1 a 0 ficou de bom tamanho para os paraguaios.

Bom Senso espanhol: jogadores do Racing se recusam a disputar partida

Em protesto contra diretoria do clube, atletas entram em campo contra a Real Sociedad, pela Copa do Rei, mas se abraçam. Árbitro encerra jogo logo em seguida

Por Santander, Espanha
225 comentários
Não é só o futebol brasileiro que tem seu movimento de "Bom Senso". Na Espanha, no duelo entre Racing Santander e Real Sociedad, pelas quartas de final da Copa do Rei, os jogadores do Racing se recusaram a disputar a partida, no próprio estádio, El Sardinero, em protesto contra os salários atrasados e a diretoria do clube. Por conta disso, o árbitro encerrou o jogo poucos minutos após o apito inicial. Assim, a Real Sociedad será a adversária do Barcelona nas semifinais da competição.
Os jogadores, aplaudidos pela torcida no retorno ao vestiário, já ameaçavam o boicote desde o início da semana. Alguns deles não são pagos desde agosto do ano passado. Uma das exigências do elenco era a demissão dos membros do Conselho de Administração do clube, medida acatada por todos os dirigentes, menos Ahsan Ali Syed, representante da empresa WGA, que tem a maioria das ações do Racing. O presidente da entidade, Ángel Lavín Harry, também não deixou o cargo, o que contrariou os atletas.
protesto jogo Real Sociedad e Racing  (Foto: AFP)Com jogadores do Racing abraçados, árbitro confirma o fim do jogo logo após o apito inicial (Foto: AFP)
- Tínhamos claro o que faríamos desde segunda-feira. É uma pena que tenhamos que ter chegado até aqui. Esperamos que não haja consequências - disse o zagueiro Javi Soria, na saída de campo. 
- Quero agradecer ao apoio que temos recebido. Lamentamos, mas fizemos isso por respeito ao futebol, ao esporte que amamos. Quero agradecer aos jogadores pela coragem. Era o jogo mais importante de nossas vidas e trocamos isso por dignidade. Sem o apoio da torcida, teria sido muito difícil - desabafou o técnico do Racing, Paco Fernández.
O elenco do Racing aguardava pela saída do mandatário até uma hora antes do jogo. Lavín chegou a se reunir com a diretoria na sede do clube, mas não oficializou sua saída. Assim, mesmo antes de entrarem em campo, os jogadores avisaram ao árbitro da partida e aos jogadores da Real Sociedad que não disputariam a partida.
protesto jogo Real Sociedad e Racing (Foto: AFP)Jogadores do Racing deixam o campo aplaudidos pela torcida (Foto: AFP)
Mesmo com o aviso, os atletas do Racing foram ao gramado para o aquecimento normalmente. Entretanto, com o apito inicial, não correram atrás da bola e se abraçaram no meio de campo. Na linha lateral, comissão técnica e reservas repetiram o gesto. O árbitro conversou com o capitão da equipe, Mario Fernández, que confirmou a intenção de não jogar, e então encerrou a partida.
- Vamos ver o que acontece. Temos que seguir adiante. A cabeça não está onde deveria, mas temos que seguir. Foi um dia de muita tensão, muita emoção. Quando chegamos ao gramado pensamos que íamos jogar, mas não atenderam às nossas reivindicações – comentou o treinador da equipe. 
O Racing disputa atualmente na terceira divisão espanhola, mas esteve na elite na temporada 2011/2012. Os seguidos problemas financeiros do clube causaram um novo rebaixamento na segunda divisão, em 2012/2013.  A princípio, o protesto deve custar à equipe a participação na Copa do Rei do próximo ano.
protesto jogo Real Sociedad e Racing (Foto: AFP)Jogadores da Real Sociedad cumprimentam atletas do Racing (Foto: AFP)

Lais Souza passa por nova cirurgia e se comunica por meio dos olhos

Após acidente, atleta brasileira é submetida a traqueostomia e gastrostomia e ganha o auxílio de um aparelho de comunicação através do movimento dos olhos

Por Salt Lake City, EUA
Comente agora
Lais Souza passou por um novo processo cirúrgico na tarde desta quinta-feira, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Internada desde segunda após grave acidente durante um treino para os Jogos Olímpicos de Sochi, a atleta brasileira foi submetida a uma traqueostomia, procedimento em que é realizada uma abertura na traqueia para facilitar a respiração do paciente, com ajuda de aparelhos. Além disso, a ex-ginasta ainda passou por uma gastrostomia, que consiste na colocação de uma sonda alimentar.
Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP)Neurocirurgião Andrew Dailey explica a lesão da atleta brasileira Lais Souza durante a coletiva (Foto: AP)

A equipe médica explicou durante a conferência de imprensa realizada no Hospital Universitário de Utah que para facilitar a comunicação com a atleta foi instalado um aparelho (Communicator Device Screen) em que Lais consegue se comunicar por meio dos movimentos dos olhos diante de uma tela de computador. Há frases prontas em português, ícones e um teclado onde o paciente pode olhar e formar palavras. O sistema de comunicação é parecido com o usado pelo famoso físico britânico Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) - uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais.
Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP)Andrew Dailey na coletiva em Utah (Foto: AP)
O neurocirurgião Andrew Dailey e a neurologista Holly Ledyard, ambos da Universidade de Utah, junto com Antônio Marttos Júnior, médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), explicaram que é muito cedo para prever qualquer prognóstico a longo prazo sobre a recuperação de Lais Souza. E destacaram que a atleta brasileira ainda está em fase crítica e precisa de aparelhos para respirar e se alimentar.
A mãe de Lais, Odete Souza, chegou nesta quinta-feira à noite em Utah, mas ainda não tinha visto a filha antes da coletiva da junta médica.
Pelas redes sociais, a também atleta brasileira Josi Santos chegou a anunciar que Lais tinha movimentado os braços. No entanto, Marttos esclareceu que o movimento foi dos ombros, acarretando em um deslocamento do braço.
Lais Souza sofreu o acidente durante um treino. A atleta estava esquiando, sem praticar nenhum salto, quando perdeu o controle e se chocou contra uma árvore. O acidente provocou uma torção da 3ª vértebra da coluna cervical, que foi deslocada e realinhada após a primeira cirurgia, no mesmo dia da queda. A atividade servia como preparação para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, que começam no dia 6 de fevereiro. Lais disputaria a modalidade Aéreos do Esqui Estilo Livre.
Grande chance de sequelas
Antes da coletiva, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Júlio Nardeli, afirmou que o risco de Lais Souza ter alguma sequela definitiva é considerável.
- O atleta é diferente da população normal. É diferente do motoqueiro que cai na rua e tem a mesma lesão que ela. Do cara que cai da laje e tem a mesma lesão. Atleta sempre pode surpreender e é nisso que estamos apostando. Mas, no contexto geral, a chance dela ter lesão com sequela definitiva é grande - afirmou em entrevista ao SporTV.
Insistente, Palmeiras vence o Penapolense e segue 100%
Em jogo de um time só, Marquinhos Gabriel marca seu primeiro gol. Verdão martela até conseguir derrubar bloqueio da equipe do interior
 
 
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
O Palmeiras venceu pela insistência. Encurralou o Penapolense, criou várias chances, martelou o gol adversário, não desanimou em nenhum momento, nem mesmo em lances em que a bola parecia fazer birra e teimava em não entrar. O prêmio por tantas tentativas saiu aos 20 do segundo tempo. Marquinhos Gabriel, que entrou no lugar de Valdivia no intervalo, garantiu o triunfo alviverde, por 1 a 0, no Pacaembu. Foi o primeiro gol do reforço, que disputou sua segunda partida pela nova equipe. O resultado mantém o Verdão como único time com 100% de aproveitamento no Paulistão - quatro vitórias em quatro rodadas, 12 pontos e liderança absoluta do Grupo D. O Penapolense, com apenas três pontos, está na penúltima posição no Grupo A.
O Verdão volta a campo no domingo, quando disputará clássico com o São Paulo, às 17h, no Pacaembu, pela quinta rodada do estadual. O Penapolense, também no domingo, mas às 19h30m, recebe o Mogi Mirim, em Penápolis.
Árbitro se destaca, e Mazinho perde gol
Em 19 minutos de Palmeiras e Penapolense, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza apareceu mais do que os 22 jogadores em campo. Foram quatro amarelos (dois para cada time) e uma bronca no técnico Gilson Kleina. Tal postura do dono do apito irritou os palmeirenses no Pacaembu.
Com a bola rolando, a etapa inicial não foi de fortes emoções. Prass só trabalhou quando o Penapolense resolveu arriscar em chutes de fora da área. No mais, a estratégia da equipe do interior era clara: defender com todos os jogadores atrás da linha da bola.
Diante da retranca, o Verdão teve dificuldades. Chance de gol só quando Rodrigo Biro quase marcou contra. Valdivia tentou ameaçar em dois lances. Em ambos, tomou a decisão errada: o chute de longe em vez do passe.
No fraco primeiro tempo, o árbitro Flavio Rodrigues voltou a ser protagonista aos 41 minutos, quando expulsou corretamente Heleno, volante do Penapolense, por falta dura em Wesley. Na sequência, o grito de gol alviverde ficou entalado na garganta quando Mazinho desperdiçou chance em que o goleiro Samuel já estava batido.
Marquinhos Gabriel gol Palmeiras (Foto: Piervi Fonseca / Ag. Estado)Marquinhos Gabriel festeja seu primeiro gol pelo Palmeiras (Foto: Piervi Fonseca / Ag. Estado)


Verdão massacra e vence
Kleina substituiu Valdivia, mancando após o fim do primeiro tempo, por Marquinhos Gabriel. E a óbvia pressão alviverde com um jogador a mais se confirmou. Diante de um Penapolense totalmente recuado, coube ao Palmeiras massacrar até conseguir o gol.
Se a partida fosse uma luta de boxe, o Penapolense seria o lutador acuado nas cordas recebendo uma sequência inapelável de golpes. As cabeçadas de Marcelo Oliveira no travessão e de Wellington para fora, além dos chutes de Wesley e Wendel, outro destaque alviverde, passaram perto ou pararam em Samuel.
Faltavam um ajuste, um detalhe para que a bola entrasse. Foi preciso muita insistência. Maior virtude do Palmeiras no jogo. Depois de tanta luta, o prêmio: Alan Kardec se movimentou e recebeu bom passe de Marquinhos Gabriel. Pela direita, o centroavante chutou cruzado, Samuel deu rebote, e o próprio Marquinhos conferiu: primeiro gol do reforço com a camisa do Verdão, aos 20 minutos.

Após o gol, o panorama ataque contra defesa não mudou. Enquanto o Palmeiras martelou atrás do segundo gol, o time do interior só tentou algo em contra-ataques sem sucesso. Quarta vitória palmeirense confirmada e 100% de aproveitamento mantido no Paulistão.
 
Santos dá 'olé' no Corinthians e goleia o rival na Vila Belmiro
No primeiro clássico do Campeonato Paulista, Peixe faz 5 a 1 no Timão
 
A CRÔNICA
por Leandro Canônico
Santistas, esqueçam as más atuações nas primeiras rodadas e os gestos obscenos de Oswaldo de Oliveira. Agora, há muitos motivos para comemorar. No primeiro clássico do Campeonato Paulista, o Peixe deu um show de bola nesta quarta-feira. E logo contra seu maior rival, o Corinthians. Goleada por 5 a 1 na Vila Belmiro, com direito a “olé”.
Melhor durante toda a partida, o Santos exterminou qualquer chance de reação do Timão. Com gols de Arouca, Gabriel, Thiago Ribeiro (dois) e Bruno Peres, a equipe da Vila Belmiro empolgou seu torcedor (o público foi de 8.050 pagantes) e chegou a dez pontos na liderança do Grupo C. O Corinthians é vice-líder no B.
Nesse processo de reconstrução das duas equipes, com novos treinadores, o Santos usou o clássico para dar um passo à frente. E o Timão deu um passo atrás. Principalmente pelos erros cometidos pelo setor que parecia mais seguro: a zaga. Para piorar, o Corinthians voltou a perder um clássico depois de mais de um ano.
Antes desta quarta-feira, a última vez que o Corinthians havia sido superado num jogo desses foi na última rodada do Brasileirão de 2012, contra o São Paulo. No ano passado, ainda sob o comando de Tite, foram 12 clássicos. Nenhuma derrota. Por 5 a 1? Não acontecia desde 2005, para o Tricolor do Morumbi.
Na próxima rodada, o Santos joga mais uma vez na Vila Belmiro. Dessa vez contra o Botafogo-SP, sábado, às 19h30. E o Corinthians, por sua vez, atua novamente fora. O desafio de domingo, às 17h, será contra a Ponte Preta, em Campinas.
Santos x Corinthians - thiago ribeiro comemora (Foto: Marcos Ribolli)Santistas comemoram a goleada sobre o rival Corinthians, na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli)
Clássico de verdade
Três gols, boas defesas, finalizações perigosas, bronca de treinador... Se fosse levada em consideração apenas a etapa inicial, o primeiro clássico do Campeonato Paulista já poderia receber o rótulo de “bom jogo”. Santos e Corinthians não deixaram a monotonia tomar conta do torcedor. Pelo contrário.
Santos x Corinthians - danilo (Foto: Marcos Ribolli)Danilo teve dificuldade em armar para o Timão
(Foto: Marcos Ribolli)
Melhor nos primeiros minutos de partida, o Peixe sufocou o Timão. Só precisou de 22 minutos para abrir 2 a 0. Aos 12, mesmo depois de linda defesa de Walter em cabeçada de Alan Santos, a bola sobrou para Arouca bater de fora da área e marcar – havia três jogadores em impedimento, mas só Alan Santos atrapalhava o goleiro.
Dez minutos depois, Arouca deu belo cruzamento para Gabriel ampliar de cabeça. Na comemoração, dancinha. Antes disso, o técnico Mano Menezes, insatisfeito com a atuação do Corinthians, ameaçou tirar Romarinho de campo por falha na cobertura do chileno Mena. Mas antes mesmo de nova reclamação, o Timão reagiu.
Com chute de fora da área de Guilherme, aos 24 minutos, o Corinthians diminuiu a desvantagem. E a partir daí igualou a posse de bola. As melhores chances para o empate foram de Guerrero. O peruano, aliás, ficou inconformado com a não marcação de pênalti em cima dele no final da etapa. Cicinho, pelo Santos, também.
Santos x Corinthians - Oswaldo de Oliveira comemora (Foto: Marcos Ribolli)Sem banana pra torcida: Oswaldo de Oliveira vibra com vitória do Peixe (Foto: Marcos Ribolli)
E o clássico continuou clássico...
A volta para o segundo tempo foi tensa para o Corinthians. Dentro e fora de campo. Da arquibancada, xingamentos da Fiel contra Pato e Sheik. E no gramado, mais um gol do Santos, o terceiro. Logo aos dois minutos, Gabriel recebeu na esquerda e cruzou. A bola passou por Bruno Peres e sobrou para Thiago Ribeiro marcar.
Da mesma maneira que no primeiro tempo, o peruano Paolo Guerrero era o homem mais perigoso do Timão. Olhando para o céu, como se conversasse com alguém, ele lamentou brilhante defesa de Aranha após sua cabeçada aos dez minutos. Mais avançado, o Corinthians não reagiu. E deu espaço para o Peixe ampliar.
Geuvânio fez bela jogada pela direita e deixou Bruno Peres na cara do gol para marcar o quarto gol do Santos. Virou goleada. Fato que deixou os jogadores do Corinthians irritados. Sheik e Guerrero perderam a cabeça em lances de falta e foram advertidos com cartão amarelo, um seguido do outro.
Da torcida santista, os gritos de “olé” davam o tom de como o clássico foi dominado pelo time da Vila Belmiro. E Thiago Ribeiro, pela segunda vez no jogo, aumentou essa comprovação. Aos 32 minutos, o atacante passou por Guilherme e tocou na saída do goleiro Walter, para dar números finais ao clássico paulista.
Santos x Corinthians - Guerrero (Foto: Marcos Ribolli) Polêmica! Guerrero é derrubado na área, mas árbitro não assinala pênalti  (Foto: Marcos Ribolli)
 
Bota perde para Deportivo e precisa de dois gols de diferença no Maraca
Com atuação discreta e derrota por 1 a 0 na altitude de Quito, Alvinegro decidirá vaga para fase de grupos na próxima quarta-feira, em casa
DESTAQUES DO JOGO
  • estreantes
    em baixa
    Ferreyra começou como titular e brigou com a bola em boa parte do jogo. Wallyson entrou aos 24 do segundo tempo e não teve muitas chances.
  • gol adversário
    provocação
    Na comemoração do gol, os equatorianos passaram em frente ao banco do Botafogo e fizeram gestos ostensivos. Romero ganhou cartão amarelo.
  • estatística
    passes errados
    O jogo, com 55% de posse de bola a favor do Bota, teve 64 passes errados - 32 de cada time. O número de faltas também foi elevado: 34.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Na altitude de 2.800 metros em Quito, o Botafogo voltou a respirar os ares da Libertadores na noite desta quarta-feira, o que não acontecia desde 1996, quando disputou a competição pela última vez. Com atuação apagada no primeiro tempo e com ligeira melhora na etapa final, o Alvinegro foi derrotado por 1 a 0 pelo Deportivo, no Estádio Olímpíco Atahualpa, no Equador. Agora, na partida de volta, o Alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à fase de grupos. Em caso de repetição de placar, a decisão será nos pênaltis. Empate ou derrota por um gol de diferença a partir de 2 a 1 garante a vaga para os equatorianos.
O jogo de volta será na próxima quarta-feira, no Maracanã. Até agora, 14 mil ingressos foram vendidos. Antes, porém, o Botafogo enfrenta o Vasco, domingo, pelo Campeonato Carioca. O técnico Hungaro deve confirmar a equipe reserva.
Jorge Wagner, que levou perigo em algumas bolas paradas, lamentou o gol sofrido:
- Agora é tentar fazer os gols, infelizmente tomamos um. Sabíamos que sofreríamos pressão. Logo depois conseguimos tocar a bola e chegar no gol, mas agora é levantar a cabeça e ir para o segundo jogo.
O time que se classificar entra no Grupo 2, que já tem Independiente del Valle, também do Equador, Unión Española, do Chile, e San Lorenzo, da Argentina.
Ferreyra jogo Botafogo e Deportivo Quito pré-Libertadores (Foto: AP)Em sua estreia, Ferreyra teve atuação apagada e ficou travado na marcação do Deportivo (Foto: AP)
Bota pouco ameaça
A partida que marcou o retorno do Botafogo à Libertadores começou movimentada. Em apenas dois minutos, cada time teve uma boa chance. Aos poucos, o Deportivo passou a ser mais perigoso, rondou o gol de Jefferson e abusou das bolas alçadas na área. E, mesmo sem tanto capricho nas finalizações, conseguiu abrir o placar, aos 18 minutos. Depois de boa defesa do camisa 1 do Alvinegro, Estupiñan, dentro da grande área, pegou uma bola mal rebatida por Dória e fez 1 a 0.
O Botafogo não conseguia articular as jogadas, as trocas de passes não fluíam, e o time pouco ameaçava. As raras finalizações não serviram para animar a torcida alvinegra presente no Estádio Olímpíco Atahualpa. Já os equatorianos tiveram maior domínio durante toda a primeira etapa, com saídas em velocidade para o ataque e também finalizações de longe.
Melhora no segundo tempo
Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, o Alvinegro mostrou uma melhora em campo e levou perigo depois de uma cobrança de escanteio de Jorge Wagner. Em seguida, o Deportivo teve um gol bem anulado, já que González estava impedido.
Aos 24 minutos, Hungaro tirou um volante para colocar atacante: Wallyson substituiu Gabriel e fez sua estreia pelo Alvinegro. Pouco depois, Elias entrou na vaga de Juan Ferreyra. O time seguiu em busca do gol, mas sem sucesso. O Deportivo teve uma queda de produção e não conseguiu ampliar.

Jade Barbosa faz 'selfie' toda maquiada

Ginasta olímpica desejou 'Boa noite' para seus seguidores no Instagram.

do EGO no Rio
Jade Barbosa adora postar imagens suas para seus seguidores no Instagram e na noite desta quarta-feira, 29, não foi diferente. A ginasta olímpica fez "sefie", mostrando o visual toda maquiada. "Boa noite ... Daqui a pouco Brasil", escreveu na legenda da imagem postada em seu perfil na rede social.
A atleta está voltando para o país depois de uma temporada de treinos em Barcelona, na Espanha. Essa semana, em um dos seus momentos de folga, a ginasta publicou em seu Instagram uma foto na qual aparece mandando beijinho para seu seguidores ao lado da ginasta Rebeca Andrade. "Passeio em Barcelona com @rebecainstagram. Amanhã é dia de avaliação. Força gente. Torce", escreveu.
Jade Barbosa (Foto: Instagram / Reprodução)Jade Barbosa (Foto: Instagram / Reprodução)

CBF anuncia data de convocação, e Felipão diz que lista terá novidades

Lista para o jogo contra a África do Sul vai ser divulgada no dia 11 de fevereiro, no Rio. Treinador tem observado atletas que podem ser testados no próximo compromisso

Por Rio de Janeiro
Luiz Felipe Scolari felipão sorteio copa do mundo (Foto: AFP)Felipão promete novidades na Seleção (Foto: AFP)
A CBF divulgou nesta quarta-feira a data oficial da convocação para o amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março, no Soccer City, em Joanesburgo. O técnico Luiz Felipe Scolari vai divulgar a lista de atletas que vão participar do duelo no dia 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro. E, segundo o comandante da seleção brasileira, o torcedor pode esperar novidades.
- Estamos trabalhando na observação de jogadores tendo em vista a convocação para o jogo contra a África do Sul, no dia dia 5 de março. Posso adiantar que a relação de convocados para este jogo poderá ter algumas novidades - disse o treinador.
De acordo com o site oficial da CBF, a comissão técnica realizou a reunião nesta quarta-feira. Em seguida, Felipão acompanhou o duelo entre Tottenham e Manchester City, pelo Campeonato Inglês.
A lista final para a Copa do Mundo de 2014 será divulgada no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro. O comandante vai divulgar os nomes dos atletas que vão representar a Seleção no torneio.

Previsões melhoram, e UFC 169 e Super Bowl não devem trocar de dia

Previsão é de tempo razoavelmente bom para horário da final da NFL, e comissário da liga se mostra confiante que partida não mudará de data

Por Direto de Newark, EUA
50 comentários
preparativos Met Life Stadium SuperBowl NFL (Foto: Getty Images)O estádio que receberá o Super Bowl: neve não deve
cair durante o jogo (Foto: Getty Images)
Os rumores de uma troca de datas entre UFC 169 e Super Bowl começaram a perder força. A três dias do torneio de MMA em Newark e a quatro do Superbowl, a final da NFL, em East Rutherford, dirigentes de ambas as ligas estão confiantes que manterão seus eventos nas datas marcadas, em vez de trocarem entre si como foi especulado no último fim de semana.
As últimas previsões de tempo para domingo, no horário do jogo de futebol americano no MetLife Stadium, são de temperatura entre 3,8°C e 2,2°C, com 25% de chance de precipitação, segundo o site "accuWeather". Deve nevar no sábado à noite e no domingo de manhã, mas a expectativa é que haja tempo suficiente para limpar o gramado. Durante o programa de rádio "Mike & Mike In the Morning", nesta terça-feira, o comissário da NFL, Roger Goodell, praticamente confirmou que o jogo permanecerá no domingo, embora permaneça uma possibilidade de o pontapé inicial ser alterado dependendo das condições de tempo.
– Estamos preparados para todas as possibilidades, trabalhando com todas as autoridades aqui. Estamos bem confortáveis que jogares às 18h30m (horário local) na noite de domingo – declarou Goodell.
Uma das possibilidades era que o jogo fosse transferido para o sábado, data do UFC 169, marcado para o Prudential Center, em Newark, a cerca de 20 minutos de distância de carro do MetLife Stadium. O Ultimate revelou no fim de semana que, se isso acontecesse, trocaria de dia com o Super Bowl e realizaria seu evento no domingo. Todavia, dirigentes da organização acreditam que a mudança não será mais necessária. Um anúncio oficial é esperado para esta quarta-feira, ou no mais tardar na quinta, durante o "Media Day" do UFC.
Com Renan Barão x Urijah Faber na luta principal e José Aldo x Ricardo Lamas no coevento principal, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

‘Mexeu com o cara errado’


qua, 29/01/14
por Klima Pessanha |
A semana de gravações do TUF Brasil 3 começou agitada. Na segunda-feira, o presidente do UFC, Dana White, revelou uma briga entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen, os dois treinadores desta edição. Mas não parou por aí. Wand mais uma vez utilizou as redes sociais para provocar Sonnen.
- Vou te pegar!! Agora tem data e lugar, você não vai escapar!! Você mexeu com o cara errado!! E vai ser bem com essa direita que vou te nocautear!!! Conto com vocês, amigos. Quem está conosco, está conosco!! Vou estar muito bem treinado nesta luta, vocês vão ver, a luta já começou! E conto com os meus irmãos comigo mais uma vez!!! – escreveu Wanderlei, que ainda postou uma montagem em que aparece “acertando um soco” no americano.
Não demorou muito, e Chael Sonnen também disparou o seu veneno na direção do rival.
- Eu vi meu animal de estimação idiota um minuto atrás. Eu disse: “Estranho, todo mundo aqui ganhou sua luta para entrar, menos você – rebateu Sonnen, também usando as redes sociais, se referindo aos combates eliminatórios que os integrantes da casa do TUF precisam fazer para entrar no programa.

Durinho diz que contrato com Legacy o permite lutar em eventos do Brasil

Niteroiense fará sua estreia no dia 15 de março contra Mike Budnik na
edição 29 do evento, que acontece em Albuquerque, nos Estados Unidos

Por Rio de Janeiro
8 comentários
O campeão mundial de jiu-jítsu Gilbert Durinho estava cotado para ser um dos contratados pelo World Series of Fighting, atualmente a terceira organização mais importante dos Estados Unidos, mas fechou contrato mesmo com o Legacy FC. O niteroiense, entretanto, explica que o acordo assinado o deixa livre para atuar em outras promoções no Brasil.
- Acho que esse é mais um grande passo na minha carreira. Meu manager estava negociando com alguns eventos, mas acabei fechando com o Legacy FC. Além de assinar com o evento, é importante falar que estou livre para atuar no Brasil em outras organizações. Estou feliz com a oportunidade, agora só depende de mim. Estou trabalhando duro todos os dias e as pessoas que ainda não me conhecem, vão passar a me conhecer naturalmente - disse o lutador, parceiro de treinos de Vitor Belfort, via assessoria de imprensa.
Gilbert Durinho MMA (Foto: Leonardo Fabri/ Divulgação)Gilbert Durinho tem seis lutas e seis vitórias no MMA (Foto: Leonardo Fabri/ Divulgação)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Gilbert Durinho tem seis lutas e seis vitórias no MMA, sendo quatro finalizações e dois nocautes. Ele vai estrear no Legacy FC no dia 15 de março contra Mike Budnik na edição 29 do evento, que acontece em Albuquerque, nos Estados Unidos.

Lineker, sobre declaração de Johnson: 'Espero que esteja com medo de mim'

Peso-mosca reconhece falhas em bater peso, mas diz ter resolvido problema e elogia período de treino na American Top Team, na Flórida

Por Direto de Newark, EUA
77 comentários
john lineker mma ufc (Foto: Evelyn Rodrigues)John Lineker está confiante que vai bater o peso na
sexta-feira (Foto: Evelyn Rodrigues)
Campeão dos pesos-moscas do UFC, Demetrious Johnson afirmou durante uma sessão de perguntas e respostas com os fãs no último fim de semana que, se dependesse dele, o brasileiro John Lineker já estaria demitido da organização, após falhar em bater o limite de peso da categoria (57,15kg em lutas que não valem cinturão) em três oportunidades diferentes. Em vez disso, Lineker está em Newark, EUA, se preparando para enfentar o russo Ali Bagautinov no UFC 169, no próximo sábado. Uma vitória praticamente lhe garante uma chance de resolver essa rixa diretamente com Johnson.
E embora Lineker admita que faltou com sua responsabilidade ao ficar acima do peso, ele também não descarta a possibilidade de o campeão estar simplesmente "com medo" de enfrentá-lo.
- Ainda bem que ele não é Dana White, né? Não sei se ele está com medo de mim, mas com certeza desta vez vou fazer jus não só ao meu apelido de novo, (mas) quanto ao peso (também). Acho que ele falou isso, besteira, sei lá, mas se eu dei brecha para ele falar, cada um fala o que pensa. Não estou nem um pouco preocupado com o que ele falou, estou de cabeça erguida. Todo mundo erra, errei, mas vou me levantar, já me levantei. Espero que ele esteja com medo de mim - disse Lineker ao Combate.com.
A primeira das três falhas do paranaense em bater o peso aconteceu justamente em Newark, em maio de 2012, na sua estreia pelo UFC. Na época, sozinho no hotel, Lineker não teve auxílio para o processo de corte de peso, mas ainda assim ficou apenas 200g acima do limite. De acordo com seu empresário atual, Alex Davis, uma médica da comissão atlética local o impediu de cortar o peso restante devido à ansiedade em que ele se encontrava.
Desta vez, a situação é bem diferente. Lineker está estabelecido no evento, com quatro vitórias consecutivas, e descobriu nos últimos meses que um problema clínico, de ansiedade, o atrapalhava no processo de perda de peso. Ele iniciou um trabalho com o Dr. Marcos Aranha para resolver o problema e deu resultado: chegou a Newark já com 61kg, ou seja, apenas cerca de três quilos acima do que precisa registrar ao subir na balança na pesagem de sexta-feira, véspera da luta com Bagautinov.
- Foram remédios que ele me deu, injetáveis, que controlam a ansiedade, não deixam liberar o cortisol. Graças a Deus, deu resultado. Minha cabeça que me prejudicava um pouco, mas agora está tudo certo. Agora é só a parte de hidratação, que é a mais chata, e está tranquilo - disse Lineker.
john lineker American Top Team mma ufc (Foto: Evelyn Rodrigues)John Lineker e membros da equipe American Top Team chegam a Newark (Foto: Evelyn Rodrigues)
O resto do peso vai sair num processo de desidratação, embora o peso-mosca diga que vai evitar fazer sauna novamente.
- Da sauna, eu quero fugir, quero (perder) mais na parte do exercício, de corte de água e vamos ver no que vai dar.
Outra diferença deste camp de treinamentos foi um período de trabalho na equipe American Top Team, na Flórida, nos EUA. Lineker chegou a Newark acompanhado de membros do time e aprovou o reforço.
- Os treinamentos foram show de bola, com grandes profissionais. Lá também tem grandes atletas, então a experiência que tive lá, no pouco tempo que fiquei, deu para treinar bem para esta luta. Estou bem feliz com esse camp. Fiquei uns 10 dias lá no total - concluiu.
Com John Lineker x Ali Bagautinov no card principal, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

Barão posa com treinador de Faber e deixa rivalidade só para o octógono

Campeão peso-galo do UFC tira fotos com brasileiro da equipe adversária e mantém clima de total cordialidade nos bastidores do evento deste sábado

Por Direto de Newark, EUA
25 comentários
Adversário de Urijah Faber no UFC 169, que acontece neste sábado, em Newark (EUA), Renan Barão provou que a rivalidade entre as equipes Nova União e Team Alpha Male só existe dentro do octógono. O peso-galo fez questão de cumprimentar o brasileiro Fabio "Pateta" Prado, treinador de jíu-jítsu de Faber, ao encontrá-lo pela primeira vez na semana. Os dois ainda posaram para fotos. Dedé Pederneiras, treinador de José Aldo e Barão, foi outro que fez a política da boa vizinhança com a equipe adversária e brincou com Pateta.
- Vi sua entrevista e espero que tudo o que você disse não aconteça (risos) - disse Dedé.
Barão e Fábio Pateta, MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Renan Barão e Fabio Pateta no hotel em Newark (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com Renan Barão x Urijah Faber na luta principal e José Aldo x Ricardo Lamas no co-main event, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

Dana: 'Se Aldo vencer Lamas e Pettis defender seu cinturão, os dois lutarão'

Presidente do UFC espera poder anunciar a superluta em breve, quando o campeão dos leves estiver curado da lesão no joelho e puder voltar a lutar

Por Newark, EUA
194 comentários
Dana White Game UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White espera anunciar em breve a luta entre
José Aldo e Anthony Pettis (Foto: Evelyn Rodrigues)
Um duelo entre José Aldo e Anthony Pettis está cada vez mais próximo de acontecer. Se não cronologicamente, pelo menos na intenção de Dana White, presidente do UFC. Caso o brasileiro defenda o seu cinturão dos penas contra Ricardo Lamas no próximo sábado, e Anthony Pettis se recupere bem da cirurgia no joelho e também vença sua próxima luta - ainda com rival indefinido - os dois poderão se encontrar no octógono mais famoso do mundo, naquela que é considerada hoje uma das maiores lutas que o UFC pode vir a realizar.
- Tem que ser no momento certo. Se Aldo defender seu cinturão neste fim de semana e Pettis voltar bem e também vencer sua próxima luta, os dois se enfrentarão - disse Dana White em conversa com a imprensa na última terça-feira.
A dúvida agora passa a ser o nome do próximo adversário de Anthony Pettis. Para Dana White, não há muitos oponentes disponíveis. Nate Diaz, que desafiou vários lutadores nos últimos tempos, não é uma opção para o dirigente.
- Sem chance. Nate Diaz não lutará pelo cinturão agora. TJ Grant também está fora desta lista. Na verdade, não há motivo para pressa, porque Pettis ainda está se recuperando da cirurgia no joelho. Vamos ver como as coisas acontecem. A fila de desafiantes muda mês a mês...
José Aldo e Anthony Pettis, UFC (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto / UFC)Campeão dos penas e campeão dos leves podem fazer superluta (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto / UFC)
Anthony Pettis acredita que estará pronto para lutar no mês de julho. Se isso realmente acontecer, a data seria favorável a um duelo contra o próprio José Aldo, que teria um espaço de cinco meses entre sua luta contra Ricardo Lamas e um potencial duelo contra o campeão dos leves. Mesmo que Dana White ache que Pettis precise defender seu cinturão antes de enfrentar o brasileiro, as opções de nomes não são muito encorajadoras para o chefão. Gilbert Melendez surge como um bom nome após a épica vitória sobre Diego Sanchez no UFC 165, mas Dana White prefere não fazer projeções antes de ter a certeza da recuperação plena de Pettis.
Com Renan Barão x Urijah Faber na luta principal e José Aldo x Ricardo Lamas no co-main event, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

Renan Barão está a 4kg de bater o peso para evento; José Aldo, a 6kg

A dois dias da pesagem oficial, brasileiros campeões estão bem
encaminhados para confirmarem defesas de cinturão no UFC 169

Por Direto de Newark, EUA
8 comentários
Os brasileiros campeões do Ultimate estão próximos de bater o peso para suas lutas pelo UFC 169, no próximo sábado, em Newark, EUA. Segundo fontes ligadas aos lutadores, Renan Barão está a apenas 4kg de alcançar o limite de 61,2kg para sua primeira defesa de cinturão como campeão linear dos pesos-galos. José Aldo, por sua vez, ainda precisa perder 6kg para chegar aos 65,8kg dos pesos-penas.
MMA Renan Barão e Breno Brígido (Foto: Ivan Raupp)Renan Barão (esq.) chegou a Newark na última terça-feira (Foto: Ivan Raupp)
Ambos estão dentro do planejamento da equipe Nova União para o corte de peso. Aldo, particularmente, chegou a Newark um pouco mais leve que de costume. Os dois lutadores já mostram sinais de abatimento com o processo, mas mantêm o otimismo e bom humor com seus companheiros de time.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Por enquanto, Aldo e Barão estão perdendo peso através dos exercícios e treinos. Eles só devem recorrer a banheiras e saunas no último dia, entre quinta e sexta-feira.
O UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.
UFC 169
1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov