domingo, 17 de novembro de 2013

Dana garante que GSP não vai parar e confirma revanche contra Hendricks

Presidente do UFC disse que campeão dos meio-médios precisa colocar a cabeça no lugar, mas que não acredita que ele se afastará do octógono

Por Direto de Las Vegas, EUA
77 comentários
O canadense Georges St-Pierre manteve neste sábado o cinturão dos meio-médios do UFC, depois de ter sido bastante castigado em uma batalha de cinco rounds contra o americano Johny Hendricks no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, EUA. Ainda dentro do octógono, o campeão disse bastante emocionado que gostaria de se afastar por um tempo do esporte, devido a alguns problemas pessoais, mas acabou sendo criticado pelo presidente do UFC, Dana White, que não só discordou da decisão dos juízes como disse que GSP tinha que conceder uma revanche a Hendricks.
Após a coletiva do UFC 167,  Dana se retirou da sala de imprensa  para conversar com o campeão. Logo em seguida, e já bem mais calmo, ele voltou a falar com os jornalistas e tratou de afastar a possibilidade da aposentadoria de GSP:
- Agora que eu conversei com ele, estou com um humor melhor. Eu não sabia desses problemas pessoais até chegar aqui à coletiva, mas nós conversamos sobre os problemas dele e eles não são tão ruins quanto ele pensa que são. São problemas pessoais, mas eu estou confiante de que ele vai superar isso. Para se falar do GSP você tem que entender que ele é assim, obcecado com algumas pequenas coisas e está obcecado com algo agora. É o jeito dele. Pode parecer o fim do mundo mas não é! - garantiu Dana, completando:
Dana White; UFC; MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White garante que Georges St-Pierre não vai se aposentar (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu acho que tudo vai ficar bem e não acho que o Hendricks vai precisar esperar. Não vai haver uma situação de espera. Falando com ele agora, é difícil dizer que isso não influenciou na performance dele hoje, mas ele teve o traseiro chutado esta noite. Hoje é um daqueles dias em que ele deveria morder a língua e dizer ‘É isso aconteceu, paciência…’. Ele também acha isso e acabou de dizer: ‘Ei, eu acabei de apanhar na cabeça, não tenho condições de decidir nada’. Ele não sabia em qual round a luta acabou, não sabia nem que a luta tinha terminado quando acabou. Ele se machucou muito! Seu rosto está destruído e a sua cabeça não está normal. Ele levou uma surra hoje!
O chefão ainda afirmou que os problemas pessoais que GSP está enfrentando não estão relacionados à sua vontade de lutar:
- Há uma pressão sobre ele. Eu lido com caras nessa empresa o tempo todo e eles têm tantos problemas que vocês nem imaginam…Esses caras têm problemas pessoais. Quanto tempo o Georges está no UFC? Oito, nove anos? Essa é a primeira vez que ele tem um problema, mas acontece, ele é um ser humano. Todos nós temos problemas às vezes e precisamos resolvê-los. Eu não acho que ele vai ficar (fora por um ano). Ele está bem abalado emocionalmente com algumas coisas que estão acontecendo, mas na verdade não é nada tão ruim. Para ele é o fim do mundo. Mas ele é um cara com uma mentalidade muito forte, que trabalha duro e é jovem. Ele é um bom rapaz e vai resolver. Georges não está falando sobre aposentadoria. O mentor dele deu uma entrevista e disse que adoraria vê-lo vencer essa luta e se aposentar. Georges nunca falou isso! E o problema que ele está passando está muito longe desse papo de aposentadoria e de ele não querer mais lutar. Isso aqui não é beisebol, é um esporte onde você vai enfrentar caras que são cruéis, desagradáveis e famintos. Eles querem tomar o seu lugar. Se aposentadoria sequer passar pela sua cabeça, você precisa se aposentar.
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Agência Getty Images)Ainda campeão, Georges St-Pierre sofreu para vencer Johny Hendrick por decisão dividida no UFC 167 (Foto: Agência Getty Images)
Ainda durante a conversa com os jornalistas, Dana voltou a criticar a Comissão Atlética de Nevada e explicou porque o card de 20 anos do UFC só teve um brasileiro lutando. Veja abaixo os principais destaques, divididos por tópicos:
Críticas à Comissão Atlética de Nevada pela vitória de GSP:
"Eu tenho tido problemas consistentes, inclusive tive um bem sério com a Comissão de Nevada no TUF outro dia. Eles têm sido consistentemente ruins. Quando o problema com o Mayweather aconteceu, o governador se meteu, mas ele precisa realmente arrumar essa situação. O problema são alguns juízes e alguns árbitros. Eu não sei mais o que fazer, além do que já faço. É algo infeliz. Nós temos uma excelente relação com o MGM e com o Mandalay Bay, Las Vegas é a nossa cidade natal, é onde eu moro e onde a Comissão Atlética é a mais fraca dos EUA. Então a gente começa a analisar a programação do ano que vem e a pensar em quantas lutas nós queremos trazer para Vegas. E o TUF, será que precisamos fazer o TUF aqui? Temos que lidar com todas essas coisas”.
Problemas pessoais de GSP:
"Eu não sabia sobre isso até a coletiva. Eu acho que Johny Hendricks venceu aquela luta e GSP apanhou hoje e isso não é culpa do Georges. Não é culpa dele que ele venceu”.
Sobre johny Hendricks ter declarado que só usou 70% de sua força na luta:
“Acho que Hendricks perdeu muitas oportunidades de finalizar a luta e isso acabou atrapalhando o resultado para ele. Quando você está nessa posição, é melhor você terminar a luta. É por isso que eu falo, ele estava sentado aqui dizendo que estava lutando com 70% de sua força. Você está lutando pelo título na cidade mais estúpida do mundo. É melhor você nocauteá-lo. Você não pode dar bobeira, você tem que finalizar, senão Las Vegas vai te ferrar"
Georges St-Pierre X Johny Hendricks 2:
"Eu acho que as pessoas querem ver essa luta, até porque Hendricks disse que lutou só com 70% de sua força. Será que ele vai dar 100% da próxima vez? Será que Georges St-Pierre vai superar seus problemas pessoais? Foi isso que o fez ir mal na luta? Quem sabe? Independente disso, eu acho que essa luta tem que acontecer e eu não me importo se apenas três pessoas assistirem esse duelo"
“A situação da luta entre Jones e Gustafsson era diferente porque o Jones disse que já tinha vencido Gustafsson e decidiu que queria enfrentar o Glover, para depois dar a chance da revanche a ele. Jones tinha esse plano. Mas GSP, ele vai dizer que quer enfrentar quem? Johny merece essa luta. Cada luta é diferente"
"Quando falamos sobre a revanche sobre Anderson Silva e Chris Weidman, há ainda tantas perguntas sobre como foi a primeira luta. Anderson Silva é um cara talentoso que faz coisas que outras pessoas não conseguem fazer. E, naquela noite, isso não o favoreceu. Se eu acho que ele brincou demais naquela luta? Sim. Eu acho que no primeiro round ele chegou a mexer com a mentalidade do Weidman, mas aí ele continuou fazendo isso no segundo round e acabou levando o troco. E se ele tivesse continuado as provocações, nós poderíamos ter visto um momento igual ao de Abu Dhabi, mas o Weidman não deixou que isso acontecesse . Ele continuou pressionando, buscando a ação e não deixando que o Anderson o atingisse.  Se você olhar para essa luta de hoje, não há dúvidas de que Georges St-Pierre apanhou. E eu acho que Johny Hendricks vai ser o franco favorito na revanche”.
Performance de Rory MacDonald:
"Eu não sei dizer se o Rory não se solta ou se ele é unidimensional. Ele tem esse estilo de neutralizar uma luta, de parar os golpes do adversário. Eu acho que ele ele acaba conseguindo balançar emocionalmente os adversários, que acabam se acuando e aí a luta se transforma em uma competição de encarada. Antes dessa luta eu disse que ela seria perfeita para MacDonald, pois o Robbie Lawler iria exigir mais dele. Robbie Lawler tem um estilo de wreslter, mas ele tem boas mãos e uma força que pode te derrubar. É por isso que eu adorei essa luta,  porque algo completamente diferente aconteceu”
Vitória de Robbie Lawler sobre Rory MacDonald:
"Eu sou o cara que o trouxe o Lawler para o UFC e, quando ele era mais novo, só se importava com dinheiro. Nós conversamos muitas vezes enquanto ele lutou em outras organizações e ele queria voltar a lutar no UFC e eu falava que não fazia sentido, porque eu não iria pagar o que ele estava ganhando em outras organizações. E então nos compramos o Strikeforce e, desde que Robbie voltou para o UFC, ele é um lutador completamente diferente. Ele nem sequer fala de dinheiro, não é mais aquele menino maluco, tem mulher, filhos e quer ter uma chance ao título. E ele está trabalhando para isso. Teve uma performance muito impressionante hoje”
Sobre Chael Sonnen X Rashad Evans:
"Foi uma luta bem rápida. Esse é o Rashad na melhor forma física que eu vi em um bom tempo. E ele foi lá e resolveu o problema. É assim que Rashad tem que voltar a lutar. Ele precisa voltar a se apaixonar pelo treinamento, pela vitória e por tentar ser o melhor de novo"
“Chael Sonnen está numa posição em que ele pode fazer o que ele quiser. no UFC Ele pode se aposentar amanhã se ele quiser, ele está indo bem. Pareceu uma luta mal casada hoje, mas era o número quatro enfrentando o número seis do ranking"
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do MMA e UFC
Derrota de Josh Koscheck:
"Josh me enviou uma grande mensagem de texto e pareceu uma mensagem sobre aposentadoria. Eu não brinco com caras quando eles falam sobre isso, mas eu acho que é um pouco prematuro para o Josh também. Ele é muito talentoso, só que enfrentou um cara que lutou como um monstro. Eu adoro o Koscheck, o jeito que ele luta, sua atitude. O cara é vaiado toda vez que vem para a arena, mas ainda vai lá e se entrega na luta. E ele é um cara duro. Quando você o vê dentro do octógono você sabe que ele está pronto para lutar. Eu vou conversar com ele e ver se era uma mensagem de aposentadoria. As pessoas podem falar o que quiserem, eu alivio mesmo para os caras do TUF 1"
Porque Thales Leites foi o único representante brasileiro no card de 20 anos do UFC:
"Eu acho que nós usamos todos os lutadores brasileiros nas últimas lutas” (risos).
Sobre a possibilidade de haver a categoria peso-palha (52 kg) no UFC:
"Eu não tenho detalhes ainda, mas nós estamos interessados em iniciar. É uma divisão boa, cheia de talentos. Nós podemos introduzir essa nova categoria através do The Ultimate Fighter.  Eu comecei a olhar outras divisões femininas e essa parece ser repleta de talentos"
Resultado de GSP x Hendricks estragou a festa de 20 anos do UFC?
"Eu acho que estragou um pouco a nossa festa"
Sobre homenagem aos veteranos nos 20 anos do UFC:
"Nós fizemos uma festa aqui na arena com um grande jantar, garçons, transformamos a sala num lounge com DJ. Todo mundo se divertiu muito, convidamos algumas celebridades. Eu só queria que eles tivessem uma excelente noite e que esses 20 anos fossem sobre eles, não sobre nós".
Mark Coleman como treinador assistente do TUF 19:
“Ele está fantástico no TUF, tem sido excelente e tem se divertido muito. Algumas coisas malucas aconteceram no programa e eu geralmente seria aquele que iria resolver. Mas como eu estava ocupado hoje, eu liguei para o Coleman e ele disse para ele cuidar de um assunto para mim. Ele respondeu: ‘Sério? Posso fazer isso? E se eu falar aquilo’  e eu disse: ‘Amigo, as suas fotos estão decorando a parede daquele Hall da Fama. É a sua casa, faça o que você quiser’. Mal posso esperar para assistir!"
TUF com veteranos do UFC:
"Eu acho que seria possível trazer esses caras como treinadores assistentes. Isso seria possível. Ter um cara como Coleman ou Dan Severn seria ótimo"

Com vitória, GSP deixa Spider para trás e se isola em recorde do Ultimate

Canadense passa a ser o lutador com mais vitórias em disputas de título. Campeão meio-médio também quebra mais duas marcas na organização

Por Las Vegas, EUA
40 comentários
Apesar de toda a polêmica envolvendo o resultado de sua luta neste sábado, durante o UFC 167, Georges St-Pierre quebrou de uma só vez três recordes dentro do Ultimate. Ao superar Johny Hendricks, em Las Vegas (EUA), o canadense passou a ser o lutador com o maior número de vitórias em disputas de título em toda a história da organização. Ele estava empatado com Anderson Silva com 11 triunfos para cada e agora tem 12.
UFC Georges St-Pierre e Johny Hendrick (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)Georges St-Pierre tenta segurar Johny Hendricks no chão (Foto: Stephen R. Sylvanie / USA TODAY Sports)
A conquista deste sábado também colocou Georges St-Pierre isoladamente como o lutador com o maior número de vitórias na história do Ultimate. Neste quesito, ele estava empatado com Matt Hughes (18 triunfos para ambos). O campeão meio-médio agora soma 19.
A vitória por decisão dividida após cinco rounds e 25 minutos, a sétima consecutiva por pontos, deixou St-Pierre como o atleta com mais tempo de luta no Ultimate, com 5h28m12s, superando as 5h03m51s de BJ Penn. Na organização desde 2004, o canadense já disputou 21 lutas, com retrospecto de 19-2.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Antes do UFC 167, Georges St-Pierre tinha uma outra marca de grande importância dentro do Ultimate. Ele foi a estrela principal do UFC 129, quando enfrentou Jake Shields, e ajudou a quebrar o recorde de público de um evento da organização: 55 mil pagantes.
Confira os recordes quebrados por Georges St-Pierre neste sábado:
Maior número de vitórias em disputas de títulos do UFC
1 - Georges St-Pierre: 12
2 - Anderson Silva: 11
3 - Matt Hughes: 9
3 - Randy Couture: 9
5 - Jon Jones: 7
Maior número de vitórias no UFC
1 - Georges St-Pierre: 19
2 - Matt Hughes: 18
3 - Anderson Silva: 16
3 - Chuck Liddel: 16
3 - Randy Couture: 16
Tempo agregado em lutas do UFC
1 - Georges St-Pierre: 5h28m12s
2 - BJ Penn: 5h03m51s
3 - Tito Ortiz: 5h01m53s
4 - Randy Couture: 4h40m06s
5 - Frankie Edgar: 4h31m11s

Explosão nos boxes chama atenção no dia do hexa de Johnson na Nascar

Pneu do carro de Paul Menard explode, resultando em incêndio e muita fumaça nos boxes. Na pista, Jimmie Johnson, penta entre 2006 e 2010, é campeão da Sprint Cup

Por Miami, EUA
1 comentário
No dia em que Jimmie Johnson fez história na Nascar, sendo hexacampeão da principal categoria, a Sprint Cup, Paul Menard também tratou de aparecer. Se dentro da pista o campeão brilhou com o sexto título em oito anos ao chegar em nono em Homestead, Miami, nos Estados Unidos, na última prova do ano, Menard levou um susto quando um dos pneus de seu carro explodiu e pegou fogo. A situação aconteceu nos boxes, na volta 230, causando altas labaredas e muita fumaça, assustando torcedores e membros da equipe "Richard Childress Racing".
nascar paul menard incêndio (Foto: Agência Getty Images)Mecânicos tentam apagar o fogo no carro de Paul Menard (Foto: Agência Getty Images)



O fogo começou ainda na pista, debaixo do carro de Menard. Avisado pela equipe, ele ficou sabendo da situação e levou o carro para os boxes, quando membros da equipe tentaram controlar a situação. De uma hora para outra houve uma explosão, que pôde ser ouvida por todos os 3km do circuito.

- Cerca de uma volta depois eles me disseram que o carro estava pegando fogo. Então, fui para os boxes, perdi os freios e o carro explodiu logo depois. Foi muito selvagem. Tivemos alguns danos traseiros e um monte de borracha ficou enrolada em torno do eixo. Tentamos acertar e tirá-la, mas não conseguimos - disse Menard.
Ninguém ficou ferido. Após o susto, o piloto deixou a prova, que foi vencida por Ddenny Hamlin e teve Jimmie Johnson, nono colocado, como hexacampeão. O americano já havia sido pentacampeão, de 2006 a 2010, e voltou a conquistar a taça em 2013.
nascara paul menard incêndio (Foto: Agência Getty Images)Carro número 27 teve a roda traseira direita arrancada após explosão (Foto: Agência Getty Images)

Volante desencanta, Camarões de Eto'o bate Tunísia e vai à sétima Copa

Jean Makoun não marcava pela seleção desde 2009, mas decide com dois gols nos 4 a 1 na capital Yaoundé. Leões Indomáveis são o terceiro time africano classificado

Por Yaoundé, Camarões
48 comentários
Camarões jogará a sua sétima Copa do Mundo em 2014. Com direito a uma goleada sobre a Tunísia, neste domingo, por 4 a 1, os Leões Indomáveis fizeram a festa na capital Yaoundé. O atacante Samuel Eto'o, estrela da companhia e do Chelsea de José Mourinho, passou em branco, mas regeu a comemoração diante da torcida após o apito final. Na partida de ida, disputada há um mês, houve empate por 0 a 0.

Quem brilhou em campo foi o volante Jean Makoun. Sem marcar desde 2009 pela seleção, ele desencantou com os dois últimos gols da vitória. Webó abriu o placar logo aos quatro minutos, Moukandjo chegou a ampliar, mas os donos da casa ainda sofreram um pequeno susto com Akaichi, no início da etapa final. O jogador do Rennes, porém, tranquilizou a torcida na reta final.
Jean Makoun camarões comemoração (Foto: Agência AFP)Jean Makoun brilha com gols, e Camarões vai disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil (Foto: Agência AFP)

A classificação ameniza o clima pesado criado pelo próprio Eto'o durante a semana. Ele afirmou que os seus companheiros resolveram não mais passar a bola para ele. "Por isso, resolvi jogar no meio de campo para dar jogo a mim mesmo na partida contra a Tunísia", contou em entrevista coletiva.
Esta será a sétima participação dos Leões Indomáveis em Mundiais. A primeira aconteceu em 1982, quando caiu num grupo com Polônia e a futura campeã Itália. A melhor campanha aconteceu em 1990, com o time de Roger Milla surpreendendo e alcançando as quartas de final - terminou em sétimo após a eliminação para a Inglaterra na prorrogação. Os Mundiais de 1994, 1998, 2002 e 2010 também contaram com a seleção africana.
samuel eto'o camarões comemoração (Foto: Agência AFP)Eto'o estará no Brasil em 2014 para disputar a Copa do Mundo (Foto: Agência AFP)


Por enquanto, três seleções africanas já garantiram suas respectivas vagas na Copa. Além de Camarões, a Nigéria e Costa do Marfim também se classificaram após passarem pela Etiópia e Senegal, respectivamente, no último sábado. Egito x Gana e Argélia x Burkina Faso (ambos na terça) são os outros confrontos decisivos do continente. Os ganeses já estão praticamente no Brasil depois de aplicarem uma goleada por 6 a 1 no jogo de ida. Os argelinos, por sua vez, precisam de vitória por 1 a 0 ou 2 a 1.

Sobram apenas oito vagas para a Copa de 2014. Além das duas restantes africanas, há ainda quatro seleções europeias e duas de repescagens mundiais - Uruguai e México são favoritíssimos após golearem Jordânia e Nova Zelândia, por 5 a 0 e 5 a 1, respectivamente. Todas as decisões serão realizadas até quarta-feira. O sorteio da fase de grupos acontecerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.
Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014_5 (Foto: Infoesporte)
- Atualizado em

Indomável como o touro no capacete, Vettel vence 8ª seguida e bate recorde

Alemão não toma conhecimento dos adversários e supera marca de 2004 de Michael Schumacher. Felipe Massa sofre com acerto da Ferrari e termina na 12ª colocação

Por Texas, EUA
Comente agora
Tal qual o touro quebrando um portão de madeira, da pintura especial de seu capacete para a corrida no faroeste texano, Sebastian Vettel segue sem tomar conhecimento de recordes e adversários na Fórmula 1. Neste domingo, em Austin, o mais jovem tetracampeão escreveu uma nova página na história da categoria ao vencer, com a mais absoluta tranquilidade, o GP dos EUA de ponta a ponta. Indomável, acelerava mais a cada pedido da equipe pelo rádio para segurar o ritmo, brincando de fazer a melhor volta a duas voltas do fim. Nada que colocasse em risco a sua 38ª vitória na carreira, a 12ª no ano e a oitava seguida, deixando para trás a marca de sete triunfos consecutivos em uma mesma temporada de seu ídolo Michael Schumacher, em 2004. Na comemoração do alemão da RBR, novos zerinhos diante da animada torcida que lotou as arquibancadas do Circuito das Américas, e choro contido no pódio.
A TV Globo exibe o GP dos EUA na íntegra neste domingo, após 'Sai de Baixo'.
sebastian vettel RBR gp dos EUA (Foto: Agência Getty Images)Com seu capacete de touro, Vettel exibe o número de vitórias consecutivas em 2013 (Foto: Getty Images)


- O carro estava fantástico. Consegui um bom ritmo, e controlei a vantagem para conquistar minha oitava vitória seguida. Eu não sei como consigo fazer isso, para ser honesto. É quase impossível saber o que dizer neste momento. Gostaria de agradecer ao público. É inacreditável ver mais de 100 mil pessoas em um domingo como estes. E esta é apenas a nossa segunda corrida aqui. A cidade está borbulhando. Após minha estreia em 2007 em Indianápolis voltei ao país ano passado e conquistei o pódio, mas ter vencido neste ano foi sensacional - disse o tetracampeão Vettel.
No encerramento do campeonato, em Interlagos, no próximo fim de semana, Vettel terá a chance de igualar mais duas marcas importantes: as 13 vitórias de Schumacher em um mesmo campeonato (2004) e as nove vitórias seguidas de Alberto Ascari entre os anos de 1953 e 1954.
E se Vettel estava, mais uma vez, inalcançável, coube a Romain Grosjean ser o grande destaque do "resto" do pelotão. Dando sequência a sua ótima fase, o franco-suíço da Lotus deixou para trás a outra RBR, de Mark Webber, e terminou em segundo, acompanhado de perto pelo australiano, que completou o pódio. Com os Mundiais de Pilotos e Construtores decididos em favor de Vettel e RBR, além do recorde do alemão, a outra atração da prova era a briga pelas vice-lideranças das competições. Após um belo duelo com Nico Hulkenberg (Sauber), Fernando Alonso levou o limitado carro da Ferrari à quinta posição. E mesmo chegando logo atrás da Mercedes de Lewis Hamilton, seu adversário direto na briga pelo vice, o espanhol assegurou o segundo lugar geral pela quarta vez na carreira.
Já Felipe Massa, que havia antecipado após o treino classificatório que o domingo seria um desastre caso algo não mudasse em seu carro, não conseguiu tirar leite de pedra do bólido vermelho. Discreto, andou fora do top 10 por toda a prova e cruzou a linha de chegada em 13º, mas subiu para 12º ao herdar a posição de Jean-Eric Vergne (STR), penalizado com 20s após a corrida por bater em Esteban Gutiérrez (Sauber) na última volta.
Sebastian Vettel se emocionou no pódio do GP dos EUA (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel se emocionou no pódio do GP dos EUA (Foto: Getty Images)


Domingo diferente teve seu futuro parceiro na Williams em 2014, Valtteri Bottas, um dos destaques da corrida. O jovem finlandês, que estreou esse ano na F-1, chegou em oitavo e marcou seus primeiros pontos na carreira. E por falar em finlandês, Heikki Kovalainen, substituto do compatriota Kimi Raikkonen, submetido a uma cirurgia na coluna na quinta-feira, sentiu a falta de ritmo. Enquanto Grosjean brilhou ao levar à Lotus ao segundo lugar, o piloto de 32 anos foi despencando pelotão abaixo, terminando em 14º após ter largado em oitavo.
Dispensado da McLaren para 2014, Sergio Pérez deu a resposta à equipe na pista, chegando em sétimo, três posições à frente de seu companheiro Jenson Button que fechou a zona de pontuação, logo atrás de um apático Nico Rosberg, nono com a Mercedes.
a corrida
largada GP dos EUA (Foto: Agência AP)Vettel segurou a ponta na largada (Foto: AP)
Ao longo da imponente subida da reta de largada que antecede a primeira curva no circuito de Austin, Vettel conteve as investidas de Webber e Grosjean e manteve a ponta. O australiano da RBR ficou por dentro na primeira curva, mas acabou perdendo tração e também posições para o francês da Lotus e Lewis Hamilton. Na sequência apareciam Hulkenberg, Pérez, Alonso e Bottas. Felipe Massa chegou a tracionar bem, mas foi fechado, perdeu três posições e caiu para 16º. O brasileiro ainda recuperou parte do prejuízo antes da corrida ser interrompida ainda na primeira volta em razão da batida de Adrian Sutil. O alemão da Force India havia se tocado com a Williams de Pastor Maldonadado, perdido o controle e acertado a barreira de proteção.
Após quatro giros, o safety car deixou a pista e foi dada a relargada. Vettel administrou com autoridade o ritmo antes de cruzar a linha, não dando brechas para qualquer ataque de Grosjean. Em seis voltas após a saída do carro de segurança, o alemão da RBR já havia colocado quatro segundos de vantagem sobre o piloto da Lotus, que também conseguia abrir de Hamilton. Já o britânico tinha Webber em seu encalço. Mais atrás, Pérez segurava a pressão de Alonso e Bottas. A essa altura, Massa ocupava a 13ª colocação. Em 16º, Maldonado foi aos boxes para trocar o bico de sua Williams danificada no toque com Sutil e caiu para último.
Na 14ª volta, Webber acionou a asa móvel na reta oposta e surpreendeu Hamilton com uma bela manobra pelo lado de fora da curva, assumindo a terceira posição. Na sequência, o australiano abriu dois segundos de vantagem sobre o inglês em apenas uma volta, sumindo da vista do rival.
Enquanto isso, Massa segurava as investidas de Jenson Button e defendia o 13º lugar. Sentindo a falta de ritmo, Kovalainen, que largara em oitavo, mas já aparecia em 12º, antecipou sua primeira parada, indo para os boxes na 18ª volta, fazendo o brasileiro subir uma colocação.
Após vinte voltas, a vantagem de Vettel na liderança era de pouco mais de oito segundos. Grosjean vinha na sequência, acompanhado por Webber, Hamilton, Hulk, Pérez, Alonso, Bottas e Di Resta. A única mudança no top 10 foi a entrada de Rosberg, que passara Ricciardo.
Pelos boxes, a Ferrari pediu para Massa fazer uma “grande volta” antes entrar nos boxes para seu pit stop, na 22ª passagem. O brasileiro forçou o ritmo, mas não conseguiu ganhar a posição de Kovalainen, retornando imediatamente à frente de Button. Já Alonso conseguiu tomar a posição de Pérez nos boxes, mesmo parando um giro depois do mexicano.
Vettel fez sua parada na 28ª volta e retornou em segundo, atrás de Grosjean. Mas o alemão ficou longe da liderança por pouco tempo. O francês visitou os boxes um giro depois devolvendo a ponta ao tetracampeão. Após a primeira rodada de pit stops, os primeiros colocados se mantinham os mesmos: Vettel, Grosjean, Webber, Hamilton, Hulk, Alonso e Pérez. Sem mudanças no pelotão da frente, o duelo que chamava a atenção era a briga entre Bottas e Gutiérrez pela oitava posição, melhor para o finlandês da Williams. Massa era o 14º.
Com 40 voltas completadas, Vettel administrava a vantagem para Grosjean. Mais atrás, Alonso deu um belo drible em Hulkenberg no fim da subida da reta principal e assumiu a quinta colocação. Diferentemente da maioria dos pilotos, Massa optou por fazer mais uma parada nos boxes, caindo algumas posições. Com pneus mais frescos, o brasileiro deixou para trás Maldonado, quem substituirá na Williams, passando para 15º.
Emoções ficaram guardadas para a volta final. Hulk tentou dar o troco em Alonso na curva 1, mas o espanhol usou toda a sua experiência, aplicou o “X” e manteve-se em quinto. Gutiérrez arriscou um bote para cima de Vergne, mas acabou sendo empurrado para fora da pista. Melhor para Massa, que ganhou uma posição, subindo para 13º. Lá na frente, Vettel completava tranquilamente seu passeio. Indomável, pisava fundo no acelerador toda vez que a equipe RBR pedia  pelo rádio para segurar o ritmo, brincando de fazer a melhor volta a dois giros do fim.
resultado final
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 56 voltas em 1h39m17s148
2) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 6s2
3) Mark Webber (AUS/RBR) + 8s3
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s3
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 29s5
6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 30s4
7) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 46s6
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 54s5
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 59s1
10) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m17s2
11) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m21s0
12) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m26s9
13) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m31s7
14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) + 1m35s0
15) Paul Di Resta (ESC/Force India) + 1m36s8
16) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m44s5*
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
20) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 volta
21) Max Chilton (ING/Marussia) + 1 volta

Não completou:
22) Adrian Sutil (ALE/Force India), na 1ª volta
* Jean-Eric Vergne (STR) chegou em 12º, mas teve 20s acrescido ao seu tempo final em razão de um incidente com Esteban Gutiérrez (Sauber) e caiu para 16º

Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR), 1m39s856, na 54ª volta
Circuito das Américas, Austin, Estados Unidos (Foto: Arte Esporte)Circuito das Américas, Austin, Estados Unidos (Foto: Arte Esporte)

No Arruda, Santa volta a vencer o Luverdense e está na final da Série C

Tricolor bate time mato-grossense por 2 a 1 e começa a decidir o título
com o Sampaio Corrêa, a partir do próximo domingo, no Maranhão

Por Recife, PE
73 comentários
O direito à derrota não tirou a vontade de vencer. Na tarde deste domingo, o Santa Cruz voltou a se impor diante do Luverdense e carimbou a vaga para a final da Série C do Campeonato Brasileiro. Por ter vencido o primeiro jogo da semifinal em Lucas do Rio Verde, por 2 a 0, o Tricolor podia até perder por um gol de diferença. Mas os 29 mil tricolores que foram ao Arruda - um número bem inferior aos mais de 60 mil presentes no jogo do acesso, contra o Betim - queriam a vitória. E ela veio, por 2 a 1, com gols de Renatinho e André Dias. Samuel descontou para o Luverdense.
Na decisão, o Santa encara o Sampaio Corrêa. São esperados dois grandes públicos. O primeiro jogo é no próximo domingo, no Castelão. A volta acontece uma semana depois, no Arruda. O Tricolor vai em busca de um inédito título nacional. Obsessão do técnico Vica, que tem batido na tecla da manutenção do foco pós-acesso.
Santa Cruz x Luverdense (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Renatinho comemora o primeiro gol do Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Os jogadores entenderam o recado. Mesmo sem ter feito uma grande partida, o Santa Cruz soube controlar o ritmo diante de um adversário perigoso. Com apenas nove anos de vida, o Luverdense mostrou por que estará na Série B já em 2014. Apesar de ter dado trabalho no primeiro tempo, o adversário não conseguiu segurar o Tricolor - amparado na larga vantagem estabelecida fora de casa.
Dois gols e muita correria
Se já era vista como confortável, a missão do Santa Cruz ganhou ares de certeza aos nove minutos, quando Renatinho se aproveitou de um contra-ataque muito bem organizado para abrir o placar com um toque sutil na saída do goleiro. Golaço. Restava ao Luverdense, então, buscar três gols. A sensação de “impossível” se desfez apenas dois minutos depois. Após boa descida do lateral Edinho pela esquerda, Samuel entrou como uma flecha pelo meio da área tricolor e de cabeça deixou tudo igual: 1 a 1.
O decorrer da primeira etapa seguiu bem movimentado. Se faltaram mais gols, sobraram chances criadas por ambos os times. O volante Júlio Terceiro deu trabalho à defesa coral com constantes subidas ao ataque. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio, ele quase marcou o segundo do Luverdense. Tiago Cardoso fez grande defesa.
Do lado do Santa, André Dias foi quem mais incomodou. O artilheiro tricolor na Série C teve três boas oportunidades. Numa delas mandou a bola no travessão. Escalado como único atacante, ele teve a companhia dos meias Renatinho, Natan e Raul no setor ofensivo. Renatinho, por sinal, desperdiçou uma excelente chance de balançar as redes pela segunda vez. Aos 43 minutos, entrou cara a cara com o goleiro, mas chutou longe. Detalhe: ao contrário do lance do gol, a bola caiu no pé direito do jogador, que é canhoto.
André Dias carimba a classificação tricolor
No entanto, um pênalti aos seis minutos da segunda etapa abriu de vez o caminho da classifcação tricolor. Lançado em profundidade, André Dias conseguiu chegar na bola antes do goleiro Gabriel Leite e acabou derrubado dentro da área. Na cobrança, o atacante esbanjou categoria com uma cavadinha. O segundo gol do Santa Cruz foi o oitavo de André Dias na Série C.
Santa Cruz x Luverdense (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Artilheiro coral, André Dias marcou o seu oitavo gol na Série C (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Diferentemente do primeiro tempo, o Luverdense acusou o golpe. Outra vez diante de uma desvantagem de três gols no confronto, o time mato-grossense visivelmente aceitou a eliminação. O ritmo do segundo tempo caiu consideravelmente. Antes de tomar o segundo gol, o Luverdense até conseguiu esboçar algum ímpeto. Depois, assumiu uma postura burocrática e apenas esperou o tempo passar.
Xodó da torcida, Flávio Caça-Rato substituiu o meia Natan, que pediu para sair durante o intervalo com dores musculares. Caça-Rato, no entanto, o herói do acesso, desta vez foi apenas mais um a administrar o resultado. Aos 26 minutos, o Santa Cruz perdeu Tiago Costa, expulso. Àquela altura, porém, a desvantagem númerica era incapaz de ameaçar a classificação.

brasileirão a

atualizado há 7 minutos ativar simulador
classificação PJ VE DGP GCSG %últimos jogos
1
0
75 35 23 6 6 74 32 42 71.4
2
1
60 35 17 9 9 40 34 6 57.1
3
1
59 35 16 11 8 47 36 11 56.2
4
2
58 35 16 10 9 53 45 8 55.2
5
0
57 35 16 9 10 50 38 12 54.3
6
1
54 35 15 9 11 52 48 4 51.4
7
1
52 35 14 10 11 41 33 8 49.5
8
0
49 35 14 7 14 38 37 1 46.7
9
1
49 35 11 16 8 27 20 7 46.7
10
1
48 35 12 12 11 45 37 8 45.7
11
0
45 35 11 12 12 51 52 -1 42.9
12
0
45 35 11 12 12 39 41 -2 42.9
13
0
44 35 11 11 13 48 45 3 41.9
14
1
42 35 12 6 17 47 59 -12 40.0
15
1
42 35 11 9 15 39 43 -4 40.0
16
1
42 35 10 12 13 33 42 -9 40.0
17
3
41 35 10 11 14 39 44 -5 39.0
18
0
38 35 9 11 15 45 55 -10 36.2
19
0
35 35 9 8 18 36 52 -16 33.3
20
0
17 35 4 5 26 20 71 -51 16.2
Libertadores Rebaixados
Subiu Caiu Manteve
Vitória Empate Derrota
regulamento