quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parceiro de treinos de Bendo afirma: "As derrotas o deixaram com fome"

Augusto "Tanquinho" aposta em vitória do americano por nocaute ou finalização
contra Brandon Thatch, no UFC Fight Night do próximo sábado, nos Estados Unidos

Por Rio de Janeiro
Ben Henderson e Augusto Tanquinho (Foto: Reprodução)Augusto Tanquinho ajuda a afiar o chão do ex-campeão do Ultimate (Foto: Reprodução)
Ben Henderson aceitou a luta contraBrandon Thatch, programada para sábado, no UFC Fight Night no Colorado, com duas semanas de antecedência. Substituto de Stephen Thompson, Bendo volta ao octógono pouco menos de um mês depois da derrota sofrida para Donald "Cowboy" Cerrone e o retorno precoce pegou muita gente de surpresa.

Campeão mundial de jiu-jítsu e companheiro de Bendo na MMA Lab, Augusto "Tanquinho" Mendes treina diariamente com o americano. E por conhecer o preparo físico e a determinação do lutador, sabe que ele não precisa, necessariamente, de muito tempo de preparação, mesmo aceitando o duelo na divisão dos meio-médios.

- Achei ótimo ele ter aceito o duelo. Não irá atrapalhar em nada. O Ben é um atleta que treina muito, se tiver que fazer cinco rounds ele fará e ainda vai acabar o round final pulando (risos). O Ben já estava na academia treinando na segunda-feira depois da luta contra o Cowboy. Acredito que o Ben tenha ganho aquela luta, mas não dá para saber o que os juízes estão pensando. O Ben está sempre pronto, como ele mesmo diz, para qualquer um, a qualquer hora e em qualquer lugar - destacou o brasileiro, em entrevista ao Combate.com.

Ex-campeão do peso-leve do UFC, Ben Henderson já viveu dias melhores na organização. O atleta, destronado por Anthony Pettis, em 2013, amarga duas derrotas seguidas pela primeira vez na carreira. Tanquinho acredita que os reveses estão aumentando a gana do americano. E quem deverá pagar por isso é Brandon Thatch.

- Talvez esteja faltando um pouco de sorte. Das três lutas que ele perdeu, duas foram questionáveis. Teve a interrupção prematura na luta contra o Rafael dos Anjos, e a decisão dos juízes contra o Cerrone. Essas derrotas deixaram o Ben com fome de lutar. Ele quer mostrar que ainda vai pegar o cinturão, seja dos leves ou dos meio-médios.
Ben Henderson e Augusto Tanquinho (Foto: Reprodução)Ben Henderson e Augusto Tanquinho: amizade dentro e fora da academia (Foto: Reprodução)


Tanquinho não acredita que o duelo será decidido pelos jurados e aposta na vitória de Henderson no último round.

- O Thatch é um adversário perigoso, que tem várias vitórias por nocaute. Acredito que o Ben virá mais agressivo e impondo o ritmo. Aposto em vitória do Ben por finalização ou nocaute no terceiro round.
Festa na academia
Atleta do Legacy FC, Tanquinho lutará um dia depois de Bendo, contra Evan Martinez, na 38ª edição do evento, no Texas, Estados Unidos. Invicto no MMA, o faixa-preta de jiu-jítsu deseja um fim de semana perfeito para sua academia - incluindo na matemática uma vitória de Efrain Escudero sobre Rodrigo Monstro, no mesmo card de Henderson.

- Esperamos sair com 3 a 0 no fim de semana para podermos comemorar. Vou lutar contra um adversário canhoto, que bate forte. Se eu tiver a oportunidade de levar o duelo para o chão, vou trabalhar meu jiu-jítsu e buscar a finalização. O MMA é imprevisível, então temos de estar preparados em todas as áreas.

Jacaré e Yoel Romero se enfrentam no UFC: Machida x Rockhold, em abril

Em grande fase na organização, brasileiro e cubano farão co-luta principal de evento que será encabeçado por Lyoto Machida e Luke Rockhold, nos Estados Unidos

Por Las Vegas, EUA
O UFC:Machida x Rockhold, dia 18 de abril, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, ganhou mais um combate de peso no card. O programa "UFC Tonight" divulgou, nesta quarta-feira, queRonaldo Jacaré x Yoel Romero será a co-luta principal do evento. 

O duelo estava agendado para o UFC 184, dia 28 de fevereiro, entretanto, uma pneumonia forçou a saída do brasileiro, provocando o adiamento da luta.
Montagem Ronaldo Jacaré x Yoel Romero (Foto: Editoria de arte)Ronaldo Jacaré e Yoel Romero medem forças no mês de abril (Foto: Editoria de arte)

Jacaré e Romero são dois dos atletas mais cotados para uma futura disputa de cinturão do peso-médio. Enquanto o brasileiro soma quatro vitórias na organização, o cubano acumula cinco triunfos consecutivos. Ambos estão invictos no evento.

O próximo a desafiar Chris Weidman, campeão da categoria, é Vitor Belfort. O duelo está sendo negociado para acontecer dia 23 de maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

UFC: Machida x Rockhold
18 de abril, em Newark (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora:)
Peso-médio: Lyoto Machida x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-galo: Takeya Mizugaki x Aljamain Sterling
Peso-leve: Paul Felder x Jim Miller
Peso-palha: Felice Herrig x Paige VanZant
Peso-médio: Chris Dempsey x Eddie Gordon
Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Gian Villante
Peso-médio: Nick Catone x Vitor Miranda
Peso-meio-médio: Kenny Robertson x George Sullivan

Marlon exalta treinos com Frankie Edgar para defesa de título: "Exemplo"

Brasileiro tenta manter cinturão do peso-galo do WSOF, nesta quinta, contra Josh Hill

Por Rio de Janeiro
Marlon Moraes, Ray Sefo e Frankie Edgar treino MMA (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)Marlon Moraes, Ray Sefo e Frankie Edgar (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)
A ótima fase de Marlon Moraes, campeão dos galos do WSOF, é resultado de uma soma de fatores. E, dentre estes, está a qualidade dos treinos nos Estados Unidos. O brasileiro tem Frankie Edgar como um de seus principais parceiros de academia e, na figura do ex-detentor do cinturão do peso-leve do UFC, está sua fonte de inspiração e de aprendizado diário.

Fã do lutador, atualmente no peso-pena do UFC, Marlon revela, em entrevista ao Combate.com, que acompanha a trajetória do americano há muitos anos.

- É um cara legal, eu o tenho como exemplo não só pelo lutador que ele é. O Frankie é nosso treinador de wrestling, é um guerreiro. Já o vi lutando várias vezes e, mesmo antes de conhecê-lo, o considerava um grande atleta. Isso me motiva a cada dia. Ele mostra que não importa aonde você esteja, tem que ser o mesmo. É um cara humilde, que ajuda todo mundo.

Campeão do WSOF, Marlon defende o cinturão pela primeira vez, esta quinta-feira, no Canadá, contra Josh Hill. O atleta canarinho está empolgado para lutar no país pela primeira vez - a despeito do fato de seu oponente atuar em casa.
Marlon Moraes, mma (Foto: Divulgação WSOF)Marlon Moraes segura o cinturão do peso-galo da organização (Foto: Divulgação WSOF)



- Lutar no Canadá pela primeira vez me motiva, é um público diferente. Depois que fecha a porta, fica apenas meu adversário e eu no octógono. Para muita gente, lutar fora de casa serve como desculpa. Não me foco nisso. Estamos no mesmo peso, nas mesmas condições, e o melhor sairá vitorioso.

Marlon, em outros tempos, se apegava à superstição. Tinha o short da sorte, por exemplo. Deixou tudo para trás. Hoje, acredita em treino árduo. Prefere não dar palpite sobre sua própria luta, mas garante que terá uma atuação jamais vista em seu embates.

- Não gostaria de prometer como vai ser. Prometo apenas dar o meu melhor, independentemente de qualquer coisa. Vou lutar para a frente. Se tiver de dar meu sangue, darei. A vitória será consequência da dedicação e da luta dura. Será o melhor Marlon já visto - finaliza.

WSOF 18
12 de fevereiro, Alberta (CAN)
Card Completo
Marlon Moraes x Josh Hill
Andrew McInnes x Cody McKenzie
Mark Drummond x Spencer Jebb
Garret Nybakken x Dan Lariviere
Shane Campbell x Derek Boyle
Mukai Maromo x Jose Rodriguez
Hakeem Dawodu x Tristan Johnson
Matt Baker x Ali Mokdad
Marcus Hicks x Graham Park

Deu samba: patrocínio da Grande Rio a equipe de MMA completa 10 carnavais

Escola de Duque de Caxias auxilia lutadores da Renovação Fight Team, academia
da Zona Sul do Rio de Janeiro, com assistência médica, moradia e material de treino

Por Rio de Janeiro
Lutadores de MMA e escolas de samba possuem em comum o fato de ambos precisarem de patrocínios. Enquanto os atletas necessitam deles para poderem se dedicar exclusivamente em suas preparações para os combates, as agremiações costumam procurar parceiros para bancarem parte de seus desfiles, muitas vezes influenciando na escolha dos enredos. Entretanto, a Grande Rio vai na contramão há 10 anos, quando passou patrocinar a equipe de MMA Renovação Fight Team (RFT).
A relação entre RFT e Grande Rio começou no final de 2005, quando Luciano Azevedo enfrentou José Aldo no Jungle Fight 5 e impôs aquela que é até hoje a única derrota na carreira do atual campeão dos pesos-penas do Ultimate, com uma finalização no segundo round.  O evento foi disputado no Amazonas, que foi o enredo da Tricolor da Baixada Fluminense no Carnaval de 2006. A repercussão positiva acabou motivando a escola a estender seu patrocínio para toda a equipe.
UFC Barracão Grande Rio (Foto: André Durão )Lutadores da RFT em visita ao barracão da Grande Rio (Foto: André Durão )
A ligação entre equipe e escola de samba também é afetiva. Márcio Cromado, líder da RFT, é dono da academia junto com sua esposa, Andreia, que é irmã de um dos presidentes de honra da Grande Rio. Representante da agremiação, Sônia Soares explicou o patrocínio dado pela Tricolor, mesmo em um ano que eles não têm enredo patrocinado.
- Nosso enredo é autoral, temos parceiros de fora da escola, amigos que dão alguma ajuda, a prefeitura de Caxias também nos ajuda, então esse ano nós aproveitamos tudo o que tínhamos na escola para fazer o Carnaval, mas sempre damos um jeitinho de ajudar a RFT. Não recebemos nada em troca, só usamos a marca da Grande Rio na roupa, no banner no dia da luta, mas não é nada que a gente receba algo. A luta não é uma coisa que eles ganhem dinheiro, a não ser que lutem lá fora e, assim mesmo, têm que estar em um patamar alto, então ajudamos desta forma. Tomara que a Grande Rio ganhe o Carnaval deste ano. Se formos campeões, espero que algum lutador entre com o nosso samba para lutar, "entrando na ginga" - afirmou, em referência ao refrão do samba-enredo de 2015, durante entrevista ao Combate.com no barracão da escola.
UFC Barracão Grande Rio (Foto: André Durão )Atletas da RFT vendo o trabalho dos funcionários do barracão da Grande Rio (Foto: André Durão )
01
MORADIA, ASSISTÊNCIA MÉDICA, MATERIAL DE TREINO...
A Grande Rio não patrocina os lutadores individualmente, com exceção de Luiz Besouro. O auxílio para a RFT é com assistência médica para os atletas, material de treino, suplementação e até mesmo bancando o alojamento da academia, em Copacabana. Para Jorge Blade, por exemplo, que é do UFC, o auxílio permite que ele se dedique apenas ao MMA, sem precisar ter outros empregos fora do esporte.
- Cheguei na academia em 2007, então primeiro passei por um processo de avaliação e, com a evolução do meu trabalho na RFT, passei a receber uma ajuda da Grande Rio com plano de saúde. Deu para passar a me dedicar 100% no esporte e consegui bons resultados na minha carreira graças a isso. É tudo que o atleta quer, que tenha alguém que ajude a tirar a preocupação que o afeta na preparação. Qualquer tipo de ajuda que tire a preocupação do atleta é sempre bem-vinda. A Grande Rio está sempre ajudando a gente, nos colocando no lugar que devemos estar e tenho só que agradecer por todos que olham para a gente com carinho - declarou Blade, que vai lutar no dia 21 de março, no UFC Rio 6, contra Christos Giagos.
UFC no Barracão Grande Rio  (Foto: André durão)Grande Rio patrocina a RFT há 10 anos (Foto: André durão)
Rodrigo Delegado, promessa da equipe que está invicto em seis lutas, também tem opinião parecida com a de seu companheiro.
- É importante porque o atleta sempre precisa de apoio. Os custos são grandes com treinos, suplementação, então toda a ajuda é bem-vinda. A gente às vezes tem que dar aula, se virar, fazer um bico aqui e outro ali e esse apoio ajuda a gente a não precisar correr tanto atrás e se dedicar mais nos treinos para chegar bem na luta - disse.
02
PATROCÍNIO PARA BESOURO
Único a ser patrocinado individualmente pela Grande Rio, Besouro passou por uma cirurgia no joelho recentemente para curar lesões no ligamento cruzado e menisco. O procedimento foi bancado pela escola, que também paga um valor mensal ao atleta, além de arcar com o plano de saúde do lutador, como faz com toda a equipe de MMA da academia.
- Eles pagam para mim desde 2006. Recebo salário, pagam meu plano de saúde e, graças a Grande Rio, consegui operar meu joelho. Eles pagaram meu plano de saúde, focaram nesse lance da cirurgia e agora vamos cair pra dentro - explicou.
UFC Barracão Grande Rio (Foto: André Durão )Besouro (primeiro da esquerda para a direita) é o único que tem patrocínio individual da escola (Foto: André Durão )
03
FAMÍLIA GRANDE RIO
A ligação com a Grande Rio fez os lutadores da equipe passarem a se sentir como membros da família, como os próprios atletas fazem questão de ressaltar. Mesmo aqueles que torciam por outra escola de samba, como o caso de Jorge Blade, ou que sequer assistiam aos desfiles, como Luiz Besouro, acabaram tornando-se fãs da agremiação. Para Junior PQD, poder se aproximar da escola acaba trazendo também lembranças de sua mãe, que desfilava pela Imperatriz Leopoldinense.
O lutador, inclusive, tem o desejo de desfilar na Marquês de Sapucaí, mas é algo para o futuro, já que deixou claro que seu foco no momento é apenas o MMA.
- Minha mãe sempre desfilou em escola de samba, meu irmão mais velho ia com a minha mãe e eu não ia por ser mais novo. Ela parou de desfilar por causa das obrigações de casa, virou avó, deu um tempo e tive esse contato com a Grande Rio, que aflora muito meu sentimento de ver minha mãe indo para o samba e voltando de manhã super alegre. Uma vez a vi na TV desfilando na ala dela, então sempre tive o desejo de saber como é, até porque já trabalhei fazendo segurança para escolas de samba para complementar minha renda de luta e pagar suplemento e material. Quero realizar o sonho de desfilar um dia, mas não agora, porque tenho projetos em relação a luta. Ainda vou fazer isso - prometeu PQD.
UFC Barracão Grande Rio (Foto: André Durão )Lutadores ao lado de Sônia Soares, representante da presidência de honra da Grande Rio (Foto: André Durão )
Besouro reconheceu não gostar de Carnaval, mas garantiu que assiste para torcer pela Grande Rio e, assim como seu amigo, também planeja um dia passar pelo sambódromo com a escola.
- Eu não gosto (de Carnaval) porque acho que atrapalha o treinamento. É bom para descansar. Mas tenho vontade de desfilar. Desfilar deve ser maneiro. Eu vejo os desfiles só pela Grande Rio, só assisto o dia da escola, fora isso não vejo nada.
Cria da Vila Cruzeiro, Blade era torcedor da Imperatriz Leopoldinense, de Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, mas, ao "entrar para a família", virou a casaca e hoje - ele assegura - seu coração é verde, vermelho e branco.
- Carnaval é legal, torço pela Grande Rio porque passei a fazer parte dessa família. Até então era Imperatriz Leopoldinense, a Penha toda era (bairro próximo de Ramos). Quando comecei a treinar e entrei nessa família, larguei a escola que eu torcia e fiquei adepto da Grande Rio. Gosto de Carnaval porque extravasa um pouco a mente, sai desse ritmo de luta. Com certeza estarei no camarote da Grande Rio na Sapucaí, prestigiando essa escola bonita de ver e vamos ser campeões esse ano - concluiu.
A Grande Rio será a última escola a desfilar no domingo de Carnaval, com o enredo "A Grande Rio é do baralho!", de autoria do carnavalesco Fábio Ricardo.
UFC Barracão Grande Rio (Foto: André Durão )Lutadores brincam no barracão da escola na Cidade do Samba (Foto: André Durão )