sábado, 19 de dezembro de 2015

Luque "apaga" Hassan com triângulo de mão no 1º round no UFC Orlando

Brasileiro se recupera de revés sofrido na estreia com vitória convincente na Flórida

Por Orlando, EUA
Se na estreia no Ultimate Vicente Luque teve atuação ruim e saiu derrotado, desta vez o público pôde ver um lutador completamente diferente. Neste sábado, no card preliminar do "UFC: Dos Anjos x Cerrone", ele liquidou Hayder Hassan após encaixar um triângulo de mão aos 2m13s do primeiro assalto, deixando o rival "apagado" e com espasmos no chão.
Vicente Luque finaliza Hayder Hassan no UFC Orlando (Foto: Getty Images)Vicente Luque finaliza Hayder Hassan no UFC Orlando (Foto: Getty Images)
Esta foi a oitava vitória de Luque na carreira, que também cinco derrotas e um empate. Hassan, por sua vez, perdeu a terceira em nove combates.
- Não queria deixar esta luta para os juízes. Na primeira vez, achava que tinha ganho, mas nunca sabemos como eles vão pontuar. O triângulo de mão é uma das minhas especialidades. Ele tem uma trocação diferente, e quando ele tentou entrar na queda, já vi a oportunidade de encaixar o movimento - disse Vicente, ainda no octógono, após a vitória.
Hassan foi mais ativo nos primeiros segundos, colocando dois chutes baixos. Porém, Luque passou a pressionar o rival, cercando o americano, que tinha dificuldades para se livrar da movimentação do brasileiro. Ao tentar uma queda em Luque, acabou caindo em um triângulo de mão muito justo, que deixou o rival apagado e tendo alguns espasmos antes de ficar de pé novamente.
Usman vence Edwards por decisão unânime
Campeão do TUF 21, Kamaru Usman emplacou a sua segunda vitória na organização e a oitava em nove lutas na carreira. Ele usou seu bom jogo de quedas para bater Leon Edwards por decisão unânime (29-28, 30-27 e 29-28) pelo peso-meio-médio (até 77kg). Edwards perdeu a terceira em 13 combates e teve interrompida uma sequência de dois triunfos.
Dedo no olho faz Cole Miller x Jim Alers terminar em "No Contest"
No confronto entre os pesos-penas (até 66kg) Cole Miller e Jim Alers, um dedo no olho sofrido por Miller a 1m44s do segundo assalto fez a luta terminar em "No Contest" (sem resultado), depois de um primeiro round muito equilibrado entre os dois. Alers tocou o olho do rival, que não conseguia abrir e o combate teve que ser encerrado de forma prematura.
Nik Lentz vence Danny Castillo por decisão dividida
De volta aos pesos-leves (até 70kg), Nik Lentz reencontrou o caminho da vitória. Ele bateu Danny Castillo por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27), alcançando seu 26º resultado positivo na carreira, que também tem sete derrotas, dois empates e um "No Contest" (luta sem resultado). O revés de Castillo foi o 10º no cartel em 27 lutas e o quarto consecutivo, deixando-o em situação delicada dentro da organização.
McCrory volta ao UFC com finalização sobre Samman
Após ser demitido do Ultimate, Tamdan McCrory precisou vencer duas lutas no Bellator para retornar à organização. E sua volta foi trunfal. Com uma grande atuação, ele bateu Josh Samman por finalização aos 4m10s do terceiro assalto, após encaixar um triângulo no rival, pelo peso-médio (até 84kg). Agora são 14 vitórias e três derrotas na carreira. Samman vinha de três vitórias seguidas e perdeu pela terceira vez em 14 lutas no cartel.
Valentina Shevchenko estreia com vitória sobre Sarah Kaufman
Valentina Shevchenko aceitou o combate poucos dias antes do evento, mas foi o suficiente para bater Sarah Kaufman por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28), pelo peso-galo (até 61kg). A peruana mostrou seu talento no muay thai e surpreendeu com algumas quedas na canadense, sendo superior nos dois primeiros rounds. No terceiro assalto, Kaufman tentou reagir, mas não foi o suficiente para virar o duelo.
Marquardt ganha sobrevida no UFC ao nocautear Dollaway
Vindo de uma sequência de cinco derrotas nas últimas seis lutas, Nate Marquardt se recuperou ao nocautear CB Dollaway com uma potente direita aos 28 segundos do segundo round, pelo peso-médio (até 84kg). Agora ele tem 33 vitórias, 15 reveses e dois empates na carreira. Dollaway perdeu a terceira consecutiva e a oitava no cartel, além de ter 15 resultados positivos.

Família dos Anjos: esposa e filhos engrossam torcida pelo campeão

Em Orlando para assistir à luta de Rafael dos Anjos, contra Cerrone, Cris leva Gustavo e Rafael Filho para acompanhar últimos detalhes da preparação do brasileiro

Por Direto de Orlando, EUA
Cris dos Anjos, esposa de Rafael dos Anjos, efilhos (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris dos Anjos: família unida pela vitória (Foto: Evelyn Rodrigues)
Campeão peso-leve do Ultimate,Rafael dos Anjos treina na Kings MMA. Em sua equipe tem – além dos treinadores – preparador físico, nutricionista e diversos outros profissionais por trás do sucesso do brasileiro. Dentre tantas pessoas está Cris dos Anjos, esposa do atleta, que, apesar de não ajudá-lo a afiar a trocação ou o jiu-jítsu, tem parcela importante no êxito do niteroiense.
Em entrevista ao Combate.com, Cris afirma que na semana da luta do marido não costuma acompanhá-lo para que ele se concentre. Entretanto, isso mudou quando ela esteve na vitória de Rafael dos Anjos sobre Anthony Pettis, que o consagrou no Ultimate.
- Desde a última luta a gente tinha prometido para as crianças ir para a luta e acho que fluiu muito bem essa energia, essa sintonia com ele. Até porque a gente já fica nessa sintonia por três, quatro meses antes da luta em casa, fica fácil, para ele é bom saber que a gente está bem, se divertindo aqui em Orlando dessa vez com as crianças nos parques, está sendo maravilhoso. Colocando energia e adrenalina toda para fora, para poder aguentar mais essa pressão que é para a gente. 
A esposa de Dos Anjos conta que não é apenas o atleta que tem que fazer dieta em casa, principalmente em semana de luta. Ela e os dois filhos, Gustavo, 15 anos, Rafael, 7 anos, também seguem o paizão na busca por pratos mais saudáveis.
Cris dos Anjos, esposa de Rafael dos Anjos (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris dos Anjos acompanha e fotografa o marido durante o treino aberto do Ultimate (Foto: Evelyn Rodrigues)

- É a família toda na dieta. É importante, a gente sempre faz. O Rafa tem a dieta dele, eu tenho a minha separada, e as crianças tem as delas. O Gustavo agora está treinando wrestling, também tem o peso dele para bater na categoria. Cada um tem uma dieta, lá em casa isso flui muito bem. Até o Rafinha mesmo quando chegou aqui em Orlando já não aguentava mais comer “fast food”, procurou um “Whole Foods” (mercado de comida orgânica), graças a Deus (risos). Isso é importante para ele, dá aquele suporte, todo mundo naquele mesmo espírito, saudável, compartilhando de tudo.
A perda de peso, na realidade, é uma das coisas que mais incomodam os atletas. O processo é sofrido e mexe não só com o corpo, como com a mente dos lutadores.  Entretanto, Cris garante que Rafael dos Anjos não fica muito diferente do habitual com a proximidade dos combates.
- Ele é um lutador muito tranquilo. A gente acompanha outros atletas da mesma equipe, de muitos anos, e acho que o Rafa sempre manteve o foco muito grande nas coisas
Cris dos Anjos
- Ele é um lutador muito tranquilo. A gente acompanha outros atletas da mesma equipe, de muitos anos, e acho que o Rafa sempre manteve o foco muito grande nas coisas. Quando é luta, é luta, e o foco dele fica. Ele é uma pessoa calma, bem determinada, bem focada. Acho que isso facilita para ele, deixando a adrenalina acumular só para o momento da luta. Lá ele desconta todo aquele perrengue que passou nos meses de treinamento.
Caso o brasileiro mantenha o cinturão do UFC neste sábado, na luta principal do UFC Orlando, contra Donald Cerrone, Cris assegura que a celebração será comedida. O motivo: Rafael dos Anjos já pensa em lutar outra vez.
- Eu ainda estou tentando ver alguma coisa legal, acho que deixei muito pra cima da hora dessa vez, porque dezembro, Natal, aniversário do Rafinha, então foi muita coisa para cima, mas talvez a gente vá comemorar sim. Estou tentando ver se tem algum restaurante mais natural, porque a gente não quer sair da dieta durante esse período depois dessa luta, porque já quer emplacar outra luta de novo. Assim a gente vai durante esse ano de 2016, se Deus quiser, no foco para várias lutas também.
Canal Combate transmite o "UFC: Dos Anjos x Cerrone" no sábado a partir das 18h15 (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha tudo em tempo real, com transmissão em vídeo das primeiras duas lutas.
Confira o card do UFC: Dos Anjos x Cerrone:
UFC: Dos Anjos x Cerrone
19 de dezembro, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Donald Cerrone
Peso-pesado: Junior Cigano x Alistair Overeem
Peso-leve: Michael Johnson x Nate Diaz
Peso-palha: Randa Markos x Karolina Kowalkiewicz
CARD PRELIMINAR - a partir de 18h30 (horário de Brasília)
Peso-pena: Charles do Bronx x Myles Jury
Peso-médio: CB Dollaway x Nate Marquardt
Peso-galo: Sarah Kaufman x Valentina Shevchenko
Peso-médio: Josh Samman x Tamdan McCrory
Peso-leve: Nik Lentz x Danny Castillo
Peso-pena: Cole Miller x Jim Alers
Peso-meio-médio: Leon Edwards x Kamaru Usman
Peso-meio-médio: Hayder Hassan x Vicente Luque
Peso-pesado: Luiz Henrique "KLB" x Francis Ngannou

Alexandre Capitão supera suspeita de aneurisma e vira campeão no WSOF

Amazonense, que ficou de fora do TUF, deu a volta por cima e, mesmo com a costela machucada, venceu Lance Palmer e conquistou o cinturão dos penas, nesta sexta

Por Manaus, AM
Imagina estar prestes de realizar um grande sonho e de repente ficar prestes a desistir por causa de um problema de saúde? A situação é, no mínimo, assustadora. E foi o que ocorreu com o lutador Alexandre Capitão. Destaque no Jungle Fight, com o cinturão dos penas, o amazonense seria um dos participantes do TUF Brasil 4, mas uma suspeita de aneurisma cerebral o tirou do torneio, em abril deste ano. Depois, exames comprovaram que o alarme era falso.
Alexandre Capitão WSOF 26 (Foto: Divulgação/WSOF)Capitão dá a volta por cima após sair do TUF com suspeita de aneurisma e é campeão no WSOF (Foto: Divulgação/WSOF)
Mas a sua saída do reality show, que seria a porta de entrada para o UFC, não abateu o amazonense que continuou os treinos e, em seguida fechou com World Series of Fighting (WSOF). Após vencer Saul Almeida, se credenciou para disputar o cinturão. E, nesta sexta, em Las Vegas conseguiu dar a volta por cima. Mesmo com uma costela machucada, bateu Lance Palmer, por decisão unânime, e conquistou o título dos penas da franquia.
Graças a Deus pra mim foi um passo muito grande. Eu quase achei que minha carreira tinha acabado"
Alexandre Capitão
 - Graças a Deus pra mim foi um passo muito grande. Eu quase achei que minha carreira tinha acabado. E olha onde Deus me colocou? Deus tinha algo melhor para mim. Tudo que Deus faz é bem feito, disso eu não posso reclamar. Eu saí do TUF, mas ele me colocou aqui nos Estados Unidos, me colocou num evento que deu um reconhecimento muito maior aqui nos Estados Unidos, no mundo todo. Consegui um título mundial e chegar por cima no UFC. Então, tudo que Deus faz é bem feito – disse o novo campeão, por telefone, ao ressaltar o que significa ser dono de cinturão de um dos eventos mais importantes de MMA.
- Pra mim é muito importante. É o meu primeiro título mundial, estou muito feliz. Graças a Deus deu tudo certo, mais um título mundial para o Brasil. Pra mim não tem preço isso. Ainda mais a gente que trabalha muito, vem de baixo, família humilde. Conquistar um título mundial em Las Vegas não tem preço - completou.
O lutador, que apesar de já ter declarado que seu grande sonho é ir para o UFC, não quis comentar sobre seu futuro. Segundo ele, o momento é de aproveitar para descansar e depois sentar com o empresário para ver o que fazer.
- Agora eu ainda nem pensei nisso. Eu vou focar no meu descanso, pensar e depois conversar com meu manager. Ver qual o melhor plano, se a gente permanece no evento ou se vai buscar algo melhor – acrescentou.
Alexandre Capitão WSOF 26 (Foto: Divulgação/WSOF)Alexandre Capitão venceu Lance Palmer e ficou com o cinturão dos penas (Foto: Divulgação/WSOF)
VITÓRIA COM COSTELA MACHUCADA

A trajetória de capitão, antes do cinturão ainda teve outro problema a ser superado. Com duas semanas para o evento, o amazonense machucou uma costela em um treinamento com Alan Nuguette (que é do UFC). Mesmo assim, de acordo com ele, não quis desistir da luta e continuou os treinos à base de anti-inflamatório, fisioterapia e muito gelo. 
- Quase eu desisto da luta, duas semanas antes. Mas como eu não era o campeão, não podia desistir. Eu falei "eu dependo disso aqui para mudar a minha vida. Então eu tenho que lutar de qualquer jeito, nem que seja só com um braço, mas vou lutar" – explicou.
De acordo com ele, ninguém entendia porque não fazia seu jogo, com doubel leg e outras golpes que são característicos seus. Segundo ele, não conseguia se agachar e tinha sentido no vestiário, momentos antes da luta. 
- Então decidi ir pra cima, controlar o cage e tentar ganhar desse jeito. Essa foi a minha estratégia. E graças a Deus deu certo e o cinturão está aqui com nós e vai para o Brasil – disse, ao explicar um pouco melhor sua estratégia para conseguir vencer Lance Palmer.
- Eu busquei mais a luta em pé, controlei mais o centro do cage, mais de três minutos e meio cada round, foi isso que contou. Mesmo ele me derrubando, com Double leg, não fazia nada embaixo, eu trabalhava mais do que ele, travava be. Só o quinto round que ele ganhou bem, que ele conseguiu trabalhar mais por causa que eu estava sentido muito a minha costela – explicou.  

Charles Do Bronx finaliza Myles Jury no primeiro round e desafia McGregor

Azarão no confronto, brasileiro não dá chances para o rival e, após o triunfo, cutuca irlandês: "Não fique feliz com uma coisa que não é sua. Estou indo aí pegar o título"

Por Orlando, EUA
Charles do Bronx comemora vitória sobre Myles Jury no UFC Orlando (Foto: Getty Images)Charles do Bronx comemora vitória sobre Myles Jury no UFC Orlando (Foto: Getty Images)
Charles do Bronx era o azarão contra Myles Jury e já havia perdido 20% de sua bolsa por não ter batido o peso na véspera do "UFC: Dos Anjos x Cerrone", quando ficou cerca de 2kg acima do limite do peso-pena, que é 66,2kg. Porém, sua performance foi impressionante. Com apenas 3m05s de luta, ele finalizou o americano, que fez sua estreia nos penas e era o número 9 do peso-leve (até 70kg), com uma guilhotina depois de mostrar, mais uma vez, quão técnico é o seu jiu-jítsu. Depois do triunfo, ele ainda desafiou o campeão da divisão, Conor McGregor, dizendo que buscará o cinturão.
Charles do Bronx encaixa guilhotina em Myles Jury (Foto: Getty Images)Charles do Bronx encaixa guilhotina em Myles Jury (Foto: Getty Images)
- Eu respeito todos os lutadores de jiu-jítsu que estão no UFC, mas sem dúvida, nesta divisão, eu sou o melhor no jiu-jítsu, e estou sempre confortável quando a luta cai aí. Eu quero vir lutar de novo. Conor: não fique feliz com uma coisa que não é sua, eu estou indo aí pegar o título! - disparou Charles no octógono.
Do Bronx iniciou controlando o centro do octógono e utilizando chutes baixos. Jury tentava encurtar a distância, mas, após um chute, o brasileiro marcou o tempo, aplicou a queda e caiu na meia-guarda, já ensaiando um katagatame. Jury tentou atacar o braço, mas Charles se livrou com muita técnica, fazendo a transição para as costas rapidamente. O americano tentou fazer o giro para fazer o rival sair da posição, mas do Bronx continuou justo. Ele partiu para o pescoço, encaixou a guilhotina, ficou de pé, fechou a guarda e liquidou a fatura.