sábado, 19 de dezembro de 2015

Fratus sobra, e Ítalo Duarte surpreende ao entrar na dura briga dos 50m livre

Atleta do Minas de 23 anos faz índice olímpico com segunda melhor marca do Open. No feminino, Etiene Medeiros e Graciele Herrmann ocupam as vagas provisórias

Por Direto de Palhoça, SC


Um novo nome promete engrossar a lista de talentosos velocistas brasileiros. A piscina da Unisul, em Palhoça-SC, revelou neste sábado Ítalo Duarte. O nadador do Minas, de 23 anos, foi prata nos 50m livre do Torneio Brasileiro Open e, de quebra, fez o índice para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O ouro ficou mais uma vez com Bruno Fratus, que já tinha atingido a marca olímpica e nadou ainda mais rápido: 21s50. No feminino, Etiene Medeiros também foi mais veloz do que nas eliminatórias e subiu no alto do pódio. A pernambucana agora tem a companhia de Graciele Herrmann, dona "temporária" da segunda vaga para as Olimpíadas.  
Bruno Fratus e Marcelo Chierighini foram os nomes que, nas eliminatórias pela manhã, ocuparam temporariamente as duas vagas olímpicas disponíveis nos 50m livre. Na final, o medalhista de bronze no Mundial de Kazan acelerou mais ainda, melhorou seu tempo de 21s66 para 21s50 e ficou mais confortável na liderança da disputa por 2016. A briga pela segunda posição parecia ficar entre Chierighini e Matheus Santana, mas um novo nome se apresentou com categoria nesta tarde: Ítalo Duarte. Com 22s08, o mineiro levou a prata e o lugar ao lado de Fratus, ao menos até o Maria Lenk, a segunda e última seletiva olímpica, realizada em abril, no Rio de Janeiro. 
- Eu esperava nadar um pouco mais rápido. Eu estou com muita vontade de nadar para 21s, é o sonho de qualquer velocista entrar nessa casa. Os 50m livre no Brasil é muito forte. Eu já sabia que essa prova seria uma dança das cadeiras, ainda não fechou, ainda tem o Maria Lenk. Mas eu quero muito essa vaga e vou continuar dando o meu melhor para conseguir segurar essa vaga - garantiu a revelação. 
Ítalo Duarte, natação, Open (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)Ítalo Duarte ao lado de Fratus e Matheus Santana no pódio dos 50m livre (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Leia também:
Diferentemente de seus rivais, Ítalo não é uma cara da natação conhecida de longa data e nem se destacou desde as categorias de base. Há apenas seis anos ele se dedica efetivamente à natação. Apesar do pouco tempo no esporte de alto nível, os resultados têm feito o nadador do Minas sonhar alto e encarar de igual para igual os caras que o inspiraram a decidir ser um velocista. 
- Eu comecei a treinar mais velho, de 17 para 18 anos. Antes, eu apenas brincava de nadar. Mas resolvi levar um pouco mais a sério, coloquei na cabeça que queria ir para as Olimpíadas e estamos brigando hoje para chegar lá. O Cesar e o Bruno – já treinei com os dois – são exemplos de atletas. Eles me influenciaram muito, principalmente na escolha dos 50m livre, que é uma prova muito emocionante. Eu sabia que ia ser muito difícil com Cesar e com o Bruno. Mas eu coloquei na cabeça que queria isso, por mais que seja muito difícil. Quero continuar nessa briga – comentou.   
Bruno Fratus, natação, Open (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)Bruno Fratus melhorou sua marca da manhã e segue confortável na vaga olímpica (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)
Em abril, no Maria Lenk, Ítalo ainda terá de enfrentar outros nomes de peso, além de Fratus e Cielo, que encerrou sua participação no Open na sexta, abrindo mão dos 50m livre. Matheus Santana fez o índice e ficou na terceira colocação neste sábado, com o tempo de 22s17, mesma marca feita pela manhã por Marcelo Chierighini. Henrique Martins também nadou abaixo do índice, marcando 22s25 no cronômetro. Como apenas os dois melhores tempos por prova se classificam, Fratus e Ítalo estão com as vagas, pelo menos até o Maria Lenk.
ETIENE E GRACIELE COM ÍNDICE NO FEMININO


No feminino, Etiene Medeiros se despediu do Brasileiro Open com mais um ouro e nadando mais uma vez abaixo do índice (25s28), com o tempo de 24s71. Pela manhã, a nadadora do Sesi-SP já tinha feito 24s96. A novidade da final foi Graciele Herrmann. A nadadora do Grêmio Náutico União saiu da piscina do Unisul feliz da vida com a prata e, principalmente, com a vaga temporária para as Olimpíadas, com o tempo de 24s92.
- Consegui fazer uma prova boa na final. Estou bem feliz com o meu tempo. Acredito que posso dar muito mais ainda, mas o índice está feito. Vamos para a segunda Olimpíada – comemorou.
Etiene e Graciele, pódio, natação, Open (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)Graciele, Etiene e Lorrane no podio dos 50m livre (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário