terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aidar critica convocações e cobra R$ 20 milhões da CBF na Justiça

Presidente lamenta perder jogadores para a Seleção em meio aos últimos jogos do Brasileirão e promete batalha judicial com a entidade para que Tricolor seja ressarcido

Por São Paulo
Carlos Miguel Aidar São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Aidar em entrevista coletiva nesta terça-feira no Morumbi (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, voltou a disparar contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em virtude da convocação de jogadores para amistosos da seleção brasileira durante o Campeonato Brasileiro. O dirigente revelou que vai acionar a entidade na Justiça para que o clube seja ressarcido pela cessão de atletas.

– O departamento jurídico já notificou oficialmente a CBF. O prazo venceu, e não houve resposta. A CBF bate em um dispositivo da Fifa que permite que a entidade nacional não pegue pelo atleta, mas a Lei Pelé determina que é obrigatório o reembolso. São R$ 20 milhões. O São Paulo tem dificuldades financeiras, e a CBF nada em dinheiro. Ela poderia pegar um pouco desse dinheiro que está na piscina para pagar os clubes em dificuldades – afirmou.

No início do mês, Aidar criticou duramente a entidade pelas convocações de Kaká e Souza para os amistosos na Ásia contra Argentina e Japão. Os atletas desfalcaram o Tricolor nas partidas diante de Atlético-MG e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro, e Huachipato, pela Copa Sul-Americana.
Agora, o dirigente acredita que será a vez de Paulo Henrique Ganso ganhar uma oportunidade com Dunga nas partidas contra Turquia e Áustria, marcadas para os dias 12 e 18 de novembro. O meio-campista vem sendo um dos destaques do time nas últimas partidas. O treinador anunciará a lista de convocados nesta quinta-feira.
O elenco ainda perderá o lateral-direito Auro, chamado por Alexandre Gallo para a seleção sub-21. O jogador não é titular com o técnico Muricy Ramalho, mas é a única opção da posição desde a venda de Douglas para Barcelona.

– Não vou pedir para dispensar. Mas, se eu estivesse no lugar do (José Maria) Marín (presidente da CBF), não convocaria jogadores no meio do campeonato. Você se esforça para montar um time com atletas de expressão, tenta encostar no Cruzeiro, e, de repente, os melhores valores são retirados do time para servirem à Seleção - concluiu Aidar.

Murilo lamenta a situação de Jaque, mas já admite manter a casa sozinho

Ponteiro do Sesi-SP e da seleção brasileira planeja como lidar com desemprego da esposa, que não encontra clube para atuar: "Sair do Brasil está fora de cogitação"

Por São Paulo
murilo LANÇAMENTO SUPERLIGA DE VÔLEI 2014-2015 (Foto: Marcos Ribolli)Murilo está com uma tipoia por conta de uma operação no ombro direito (Foto: Marcos Ribolli)
Esposa desempregada, filho pequeno para cuidar e cirurgia recente. A rotina de Murilo não tem sido das mais tranquilas. Mas encontrar um clube para a esposa Jaqueline atuar no Brasil é hoje a maior preocupação do dono de duas pratas olímpicas.
O pequeno Arthur, de 9 meses, é um bebê calminho e só dá alegrias aos pais. E a operação para corrigir um problema na articulação do ombro direito, na semana passada, aconteceu sem problemas. O único incômodo é a tipoia, que limita os movimentos. Mas, em dois meses, ele estará novamente em ação.
Ver a amada sem trabalho tem tirado Murilo do sério. Jaqueline é bicampeã olímpica e está acostumada com um salário considerado alto para os padrões do vôlei brasileiro, algo que a grande maioria dos 13 clubes inscritos na Superliga feminina, que começa no dia 7 de novembro, não pode bancar. Jaque teve propostas para atuar no Japão e na Europa, mas a família decidiu que não vai se separar pelo menos até que Arthur cresça. Por essas e outras, o camisa 8 já fala em sustentar a casa sozinho.
- Graças a Deus posso manter a família tranquilamente com só eu trabalhando. Eu tenho um ótimo contrato com o Sesi-SP. A Jaque já tem alguns anos de vôlei também. A gente tem uma independência financeira que permite. Mas vamos aguardar, ainda há esperança de ela conseguir um clube para trabalhar. Tem times em que ainda cabe a Jaque, mas eles precisam ter interesse. Não adianta só a gente querer. Precisa partir deles - afirmou Murilo, durante o evento de lançamento da Superliga (masculina e feminina), nesta terça-feira, em um hotel de São Paulo.
Além da questão financeira, outro fator que dificulta o acerto de Jaqueline com algum time é a sua pontuação 7 - a máxima - no ranking da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Por conta disso, ela não poderá jogar pelo Osasco, seu último empregador. De acordo com o regulamento da competição, cada clube só pode ter duas jogadoras com a pontuação máxima, dada apenas para oito atletas, todas da seleção. E o time da Grande São Paulo já conta com Dani Lins e Thaisa. Sesi-SP (Fabiana) e Rio de Janeiro (Natália), os outros dois clubes que contam com os maiores investimentos no Brasil, teriam vaga e condição financeira de contar com a mãe de Arthur - Tandara (Praia Clube), Sheilla e Fernanda Garay (ambas na Europa) são as outras atletas de nível 7. Mas as negociações estariam esbarrando na falta de um acordo salarial. Questionado se Jaque aceitaria uma redução salarial, Murilo deixou claro que a esposa quer ser valorizada por tudo o que já conquistou.
- Eu não gosto de falar sobre isso. Vai depender da situação, onde vai ser, o que vai ser. Ela é uma jogadora bicampeã olímpica e precisa ser valorizada por isso. Infelizmente, hoje o mercado está difícil. Não só para ela, mas para outras jogadoras que tiveram que sair do Brasil e lá recebem muito bem para jogar. Nós temos que avaliar a proposta e a situação para tomar uma decisão, que vai ser uma decisão nossa, de família mesmo.
Jaqueline Brasil x EUA mundial feminino de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Jaqueline não sabe o que vai ser do futuro dela no vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)

Durante o Mundial da Itália, no mês passado, quando foi medalhista de bronze com a seleção brasileira, e após a competição, Jaqueline chegou a chorar quando falou da sua situação e fez apelos para ser ajudada. Mas até agora nada. A solução seria aceitar propostas recebidas nas últimas semanas do Japão e da Europa. Entretanto, não está nos planos da família Endres deixar o Brasil.
- Não tem outra coisa para fazermos, estamos aguardando. Já pedimos ajuda, já brigamos, já discutimos e já choramos. Sair do Brasil está fora de cogitação. Essa é uma decisão nossa e vamos arcar com as consequências.  A gente não quer o Arthur fora do Brasil ou a Jaque longe do Arthur por tanto tempo. Isso a gente vai bater no peito. Se não for para jogar no Brasil, ela fica em casa – disse Murilo.
Indagado sobre a possibilidade de ajudar a titular da seleção brasileira, o diretor geral da CBV, Radamés Lattari disse que a entidade já fez a parte dela. Cabe agora aos clubes e a jogadora chegarem a um acordo.
- Dos 13 clubes que estão participando da competição, o único que tem duas jogadoras de 7 pontos é o Osasco. Todos os outros clubes têm uma vaga para jogadora de 7 pontos. Aí é um acordo entre o desejo do clube e o desejo da jogadora. Não compete à CBV fazer esse tipo de acordo - comentou o dirigente.
murilo LANÇAMENTO SUPERLIGA DE VÔLEI 2014-2015 (Foto: Marcos Ribolli)Murilo vai sustentar a família caso Jaqueline não arrume um clube para atuar (Foto: Marcos Ribolli)

Slater sonha com 12º caneco em ano "amargo": "Nada a perder no Havaí"

Após 13º lugar em Portugal, mito diz que título mundial ainda é possível, apesar dos altos e baixos: "Parece que não é meu ano. Normalmente, acontece mágica quando é"

Por Direto de Peniche, Portugal
Onze vezes campeão mundial e considerado uma lenda viva do surfe, Kelly Slater não esperava ter se despedido tão cedo da etapa portuguesa do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Eliminado na terceira fase por uma zebra, o espanhol Aritz Aranburu, número 30 do mundo, o americano perdeu uma chance de ouro de encostar ou até mesmo ultrapassar Gabriel Medina. Além disso, ainda perdeu a vice-liderança do ranking para o australiano Mick Fanning, que sagrou-se campeão nos tubos de Peniche. Para o mito, o seu caminho ao longo do ano teve um sabor agridoce, alternando altos e baixos. O surfista de 42 anos ainda acredita que pode levantar o seu 12º caneco na última etapa, o Pipe Masters, de 8 a 20 de dezembro, no Havaí, mas sabe que a missão será complicada, afinal, depende de uma combinação de resultados.
Kelly Slater Pipe Pro surf (Foto: Divulgação/Site oficial Pipe Pro)Slater ganhou o último Pipe Masters, pela 7ª vez, e ainda acredita no título mundial (Foto: Divulgação/Site oficial Pipe Pro)
- O título ainda é possível. Poderia ser menos “amargo”, com momentos bons e outros mais amargos. As coisas poderiam ter acontecido pelo meu caminho para tornar tudo mais fácil. Parece que este não é o meu ano. Normalmente, parece que acontece mágica quando é o seu ano. Agora, provavelmente, terei de ganhar lá. Eu não tenho nada a perder em Pipeline. E ganhei o último no Havaí (risos) - disse Slater.
Na terceira colocação do ranking, o americano tem poucas chances e sai da briga se Medina chegar até a quarta fase. O brasileiro é o único que depende apenas de si mesmo para ser campeão mundial, basta chegar à final em Pipeline. Se Mick Fanning for eliminado antes dele, Gabriel também escreve o seu nome na história.
Kelly Slater, Portugal (Foto: Márcio Fernandes / Agência estado)Após quebrar a prancha, irritado, Slater fez alegria dos fãs (Foto: Márcio Fernandes/Agência estado)
A lenda do surfe mundial conhece como poucos o caminho das pedras em Banzai Pipeline. Kelly já venceu sete vezes o tradicional Pipe Masters, incluindo a última edição, que consagrou Fanning como o campeão mundial (ao passar para a semifinal). Para o americano, a última etapa será menos "loteria" e ele espera usar a experiência a seu favor.
- Lá em Pipe, temos os corais e a onda quebra sempre no mesmo lugar, por isso, temos mais controle sobre o nosso destino. É mais fácil tomar decisões. Em Portugal, você não tem como ter uma ideia se pode ter uma nota 10 ou levar um ponto, varia muito. No Havaí você pode fazer uma análise melhor, de quais ondas precisa pegar ou quais precisa para alcançar determinada pontuação na bateria. A experiência ajuda nessas condições - contou o veterano, que apontou o havaiano John John Florence como um dos principais favoritos da etapa.
Slater lamentou a campanha ruim em Portugal e disse que a falta de paciência para escolher as ondas certas foi um de seus vilões em Supertubos, assim como ocorreu em 2011, quando Adriano de Souza, o Mineirinho, o venceu em uma final épica.
- Fui paciente por apenas 10 minutos. Depois, peguei uma onda ruim, ele (Aranburu) teve uma boa atrás, que teria sido minha se eu tivesse esperando mais um pouco. É assim. Aconteceu a mesma coisa comigo contra o Adriano na final em 2011. São decisões, não gosto de ver como má sorte. Não acho que tenha sido uma questão de sorte. A onda aqui lembra Pipeline, você consegue encontrar bons tubos. Mas eu senti que uma boa onda não iria se materializar para mim aqui. Eu simplesmente não consegui manter um bom ritmo - finalizou.
o que medina precisa para ser campeão mundial
- Se Medina perder na segunda (25º) ou na terceira fase (13º) em Pipeline, precisa torcer para Slater não vencer a etapa, e Fanning não chegar às semifinais. Caso Fanning pare nas quartas, os dois farão uma bateria homem a homem para decidir o caneco.
- Se perder na quinta fase (9º), tem que torcer para Mick não chegar à final.
- Se perder nas quartas (5º) ou nas semis (3º), tem que torcer para Mick não vencer a etapa.
- Se chegar à final, conquista o título, independentemente do resultado de Mick.

"Cansado e tenso", Pistorius recebe visitas de padre e psicólogo na prisão

Atleta se junta a mais oito deficientes - um biamputado, dois cegos e cinco cadeirantes - em ala do Kgosi Mampuru II. Comissário relata impressão após conversas

Por Pretória, África do Sul
Em seu primeiro dia no presídio Kgosi Mampuru II, também conhecido como Prisão Central de Pretória, Oscar Pistorius mostrou um semblante "cansado e tenso", segundo relato do comissário local Zebulon Monama. O atleta recebeu visitas de um padre e um psicólogo, que contaram como viram as reações do novo detento após conversas. No lugar onde estão cerca de 7 mil prisioneiros, Pistorius ficará em uma ala especial com outros oito deficientes: um também biamputado, dois cegos e cinco cadeirantes.

Cada cela individual nesta ala possui um banheiro com pia, vaso sanitário e chuveiro. Uma cama, com colchão, lençóis, travesseiros e cobertores também está instalada, e há um médico e cinco psicológos para atender os presos. Consultas particulares são permitidas dentro das instalações.
pistorius prisão  (Foto: Getty Images)Pistorius é levado de van até prisão: "cansado e tenso", relatam padre e psicólogo após visitas (Foto: Getty Images)
De acordo com o jornal britânico "Mirror", o Kgosi Mampuru tem uma das piores famas do sistema penitenciário sul-africano. É de conhecimento público a superlotação, constantes brigas de gangues rivais, estupros e transmissão de HIV como punição aos detentos. Em recente inspeção, foi revelado que os presos passam até 23 horas apertadosm e que 80 homens podem dividir uma cela com capacidade para 40.
Ponte supera Avaí e embala rumo à Série A com décima partida invicta
Em confronto tenso, Macaca faz início arrasador no segundo tempo, vence por 3 a 1 e abre dez pontos de vantagem para o quinto colocado
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • polêmica
    gol anulado
    Vagner tromba com zagueiro, deixa a bola escapar, e Alexandro marca. Arbitragem anota falta e anula segundo gol da Ponte no 1º tempo.
  • os nomes do jogo
    Cajá e Cafu
    A dupla comandou a Ponte na partida. O primeiro gol teve passe do meia e finalização do atacante. No seguinte, eles inverteram. Bela parceria.
  • guerreiro
    Pablo
    Zagueiro do Avaí viveu todas as emoções possíveis em campo. Fez gol, tomou ponto na cabeça, jogou machucado, levou amarelo... Só faltou o vermelho.
A CRÔNICA
por Heitor Esmeriz
Guto Ferreira pode pregar que todo jogo vale três pontos, que todos têm a mesma importância. Mas quando parar para analisar a campanha da Ponte Preta na Série B do Brasileiro, vai reconhecer que alguns foram marcantes. Simbólicos. Foi o caso do duelo contra o Avaí, na noite desta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli: reta final, concorrente direto, casa cheia, tensão, polêmicas e mais um passo rumo à elite nacional. Com todos os ingredientes de uma grande partida, a Macaca bateu o Avaí por 3 a 1 com um início arrasador de segundo tempo, aumentou a vantagem na liderança e fez a festa dos 10.144 pagantes no Majestoso.
A Ponte teve em Renato Cajá, seu camisa 10, o principal nome para completar o décimo jogo sem derrota, agora com oito vitórias e dois empates. Com uma assistência e um gol, o meia liderou o time. Mas é preciso também reconhecer a importância de Cafu, também dono de um gol e uma assistência, e a redenção de Bryan, que superou as críticas com um golaço de fora da área. Sem contar a regularidade de Juninho e Rodinei, a classe de Fernando Bob e o comprometimento de todos os demais. A Ponte provou que está pronta para conquistar o acesso e brigar pelo título até o fim da Série B. Está com a faca e o queijo na mão.
Ao Avaí, que teve um fio de esperança quando Pablo empatou no fim do primeiro tempo, o resultado liga o sinal de alerta. Foi a quarta derrota em cinco jogos. A equipe parece perder fôlego no momento decisivo e vê a vaga no G-4 ameaçada. Em quarto lugar, tem 52 pontos, dois a mais que o quinto colocado Ceará (derrotado pelo Icasa nesta noite).
Na ponta da tabela, a noite ficou ainda mais completa para a Ponte com as derrotas de Vasco e Ceará para América-RN e Icasa, respectivamente. A combinação de resultados fez a Macaca abrir dez pontos para o Ceará. Agora com 60, a Alvinegra está, segundo os matemáticos, a seis pontos nos sete compromissos restantes de carimbar o retorno à primeira divisão.
Pela frente, Ponte e Avaí têm outro confronto direto na sequência da Série B. Embalada, a Macaca pega o Vasco, sábado, às 16h10, em São Januário. Um dia antes, o Avaí recebe o Joinville, na Ressacada, em clássico estadual marcado para as 19h30.
O jogo
Ponte e Avaí fizeram um primeiro tempo de tirar o fôlego, com muita intensidade, emoção e polêmica. O início do jogo era um sinal do que os times tinham a oferecer. Era correria, mas também tinha qualidade com a bola nos pés. O Avaí surpreendeu com uma postura agressiva e dominou o meio-campo até os sete minutos. Renato Cajá precisou entrar em ação para colocar a Macaca no jogo. Depois de quase abrir o placar com uma bomba da entrada da área, ele deixou Cafu duas vezes na cara do gol. Na primeira, o atacante mandou por cima. Mas se redimiu ao receber passe na medida do meia dentro da área, girar e mandar para as redes, aos 15 minutos.
A Ponte tentou tirar proveito do momento e partiu para cima. Até chegou a marcar mais uma vez, com Alexandro, mas a arbitragem viu falta do atacante na defesa do Avaí antes de Vagner cair no chão e soltar a bola. Estavam instaladas a polêmica e a tensão no Majestoso. Os jogadores dos times acusavam o nervosismo: os da Ponte com seguidas reclamações; os do Avaí com entradas fortes. Na bola, a Macaca seguia melhor, porém, voltou a vacilar em uma jogada área. Aos 46 minutos, Pablo completou de cabeça cobrança de falta de Marquinhos e empatou. Foi o quinto gol seguido pelo alto que a Ponte sofreu em casa.
A Macaca voltou mordida do vestiário. O resultado foi um recomeço avassalador, com a afirmação de Cafu, a consagração de Cajá e a redenção de Bryan. Os dois primeiros trocaram de papéis. Cafu foi o garçom para Cajá recolocar a Ponte na frente, de cabeça. A torcida ainda comemorava quando Bryan, o titular mais questionado, acertou uma bomba da intermediária e ampliou. Tudo isso com quatro minutos. Ainda tinha muito tempo pela frente, mas poderia acabar ali. Com a atmosfera totalmente favorável, a Macaca soube administrar a vantagem e confirmar outro passo rumo à elite. O caminho está cada vez mais solidificado.
Comemoração da Ponte Preta (Foto: Victor Haffner/ PontePress)Rodinei, Alexandro, Cafu e Rafael Costa festejam liderança da Ponte (Foto: Victor Haffner/ PontePress)

Luiz Adriano faz cinco, bate recordes e entra para a história do Shakhtar

Ucranianos goleiam o Bate por 7 a 0. Atacante se torna o maior artilheiro da história do clube, é o primeiro a fazer 4 em um 1º tempo na Champions e se iguala a Messi

Por Borisov, Belarus
O atacante Luiz Adriano  e o Shakhtar Donetsk entraram para a história da Liga dos Campeões nesta terça-feira. Com cinco gols na vitória por 7 a 0 sobre o Bate Borisov, o brasileiro se tornou o maior artilheiro da história do clube com 117, superando Andriy Vorobey, que fez 114. O jogador é o primeiro a balançar as redes quatro vezes em um primeiro tempo na competição e o segundo a conseguir cinco em uma partida - o primeiro foi Lionel Messi, em 2012, contra o Bayer Leverkusen.
O Shakhtar é a primeira equipe a marcar seis gols no primeiro tempo na história da Champions. Além dos cinco de Luiz Adriano, artilheiro isolado da atual edição da Liga dos Campeões com seis, Alex Teixeira e Douglas Costa também balançaram as redes. O time iniciou o jogo com cinco brasileiros: Fernando e Taison completaram a "colônia brasuca". Bernard, Fred e Marlos foram acionados no começo da segunda etapa.

- Sem dúvida é um dos dias mais importantes da minha carreira. Nem nos meus melhores sonhos pensei em quebrar tantos recordes de uma vez. Estou muito feliz e emocionado com tudo o que venho passando aqui no Shakhtar.
shakhtar donetsk x borisov - luiz adriano (Foto: Reprodução)Sorriso maroto: atacante brilha em dia histórico para ele e para o clube (Foto: Reprodução)
O triunfo histórico não foi suficiente para deixar os ucranianos na liderança do Grupo H. O Porto, que venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1, está no topo da tabela com sete pontos. O Shakhtar tem cinco, o Bate é o terceiro com três, e o time espanhol pontuou apenas uma vez.
O Bate estava credenciado a surpreender o Shakhtar. A equipe de Belarus não perdia em casa há mais de um ano, desde 29 de setembro do ano passado. No campeonato nacional são 26 partidas de invencibilidade. Até que Luiz Adriano pisou na Borisov Arena e jogou as estatísticas no lixo com sua grande atuação.
Alex Teixeira abriu o placar aos 11 minutos. Luiz Adriano, de pênalti, aos 28, ampliou. Douglas Costa, aos 35, fez com que o jogo parecesse de videogame. Um minuto depois saiu o quarto, o segundo do astro da noite, que voltou a marcar aos 40 e 44. A conta foi encerrada no fim da segunda etapa, aos 37.
Luiz Adriano comemora gol do Shakhtar contra o Borisov (Foto: Agência AP )Beijinho, beijinho, tchau, tchau: Jogador dedicou atuação a familiares e companheiros (Foto: Agência AP )
O Porto manteve a liderança do Grupo H ao vencer o Athletic Bilbao por 2 a 1 e aumentou a crise no clube espanhol. Os bascos têm apenas duas vitórias na temporada em todas as competições e aumentaram a sequência sem êxitos para nove jogos. Os portugueses voltam a se destacar após uma derrota no fim de semana que deu fim a uma série de 11 duelos sem perder.
Ilustração Liverpool X Real Madrid 1920x1080 (Foto: infoesporte / cláudio roberto)O GloboEsporte.com transmite o duelo entre Liverpool e Real Madrid ao vivo nesta quarta-feira, pela Champions

"Cansado e tenso", Pistorius recebe visitas de padre e psicólogo na prisão

Atleta se junta a mais oito deficientes - um biamputado, dois cegos e cinco cadeirantes - em ala do Kgosi Mampuru II. Comissário relata impressão após conversas

Por Pretória, África do Sul
Em seu primeiro dia no presídio Kgosi Mampuru II, também conhecido como Prisão Central de Pretória, Oscar Pistorius mostrou um semblante "cansado e tenso", segundo relato do comissário local Zebulon Monama. O atleta recebeu visitas de um padre e um psicólogo, que contaram como viram as reações do novo detento após conversas. No lugar onde estão cerca de 7 mil prisioneiros, Pistorius ficará em uma ala especial com outros oito deficientes: um também biamputado, dois cegos e cinco cadeirantes.

Cada cela individual nesta ala possui um banheiro com pia, vaso sanitário e chuveiro. Uma cama, com colchão, lençóis, travesseiros e cobertores também está instalada, e há um médico e cinco psicológos para atender os presos. Consultas particulares são permitidas dentro das instalações.
pistorius prisão  (Foto: Getty Images)Pistorius é levado de van até prisão: "cansado e tenso", relatam padre e psicólogo após visitas (Foto: Getty Images)
De acordo com o jornal britânico "Mirror", o Kgosi Mampuru tem uma das piores famas do sistema penitenciário sul-africano. É de conhecimento público a superlotação, constantes brigas de gangues rivais, estupros e transmissão de HIV como punição aos detentos. Em recente inspeção, foi revelado que os presos passam até 23 horas apertadosm e que 80 homens podem dividir uma cela com capacidade para 40.
Vasco joga mal, Pimpão faz golaço, e o América-RN respira dando "olé"
Time da casa aproveita erros do Cruz-Maltino no início da etapa final e fica a dois pontos de deixar Z-4. Joel Santana sofre a segunda derrota seguida
 
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    16 min
    O América-RN pressionava o rival no segundo tempo, e coube ao ex-vascaíno Rodrigo Pimão abir o caminho para a vitória. Um golaço na Arena das Dunas.
  • muitas emoções
    Isac
    Autor do segundo e último gol da partida, o atacante mostrou que a contra o rebaixamento mexe com os jogadores. Na comemoração, braços erguidos ao céu e choro.
  • ponta distante
    Vasco
    A meta era retornar à Colina com ao menos 50% dos pontos disputados no dois jogos fora de casa. Voltou sem nenhum, e a Ponte Preta abriu vantagem
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
O técnico Joel Santana avisou antes da viagem: qualquer ponto ganho longe do Rio de Janeiro seria lucrativo para o Vasco. Queria três ou quatro em dois jogos. Mas a equipe de São Januário vai voltar zerada para casa. Depois de perder para o Santa Cruz, no último sábado, o Cruz-Maltino foi batido pelo América-RN por 2 a 0 na noite desta terça-feira, na Arena das Dunas, em Natal, e se afastou ainda mais da liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, a equipe de Roberto Fernandes tem o que comemorar: a vitória com direito a gritos de "olé" nos minutos finais fez o time respirar e diminuir a diferença para o primeiro fora da zona do rebaixamento.
Os gols foram marcados no segundo tempo. Ex-Vasco, Rodrigo Pimpão abriu o placar em bela jogada individual. Ele passou por Douglas Silva pela esquerda, cortou para o meio e chutou sem chances para Martin Silva. O segundo foi anotado por Isac após cobrança de escanteio.
Com o resultado, o Vasco se manteve na terceira posição, com 54 pontos, mas viu a diferença para a líder Ponte Preta aumentar. Agora seis pontos separam as duas equipes. O América-RN, por sua vez, teve uma rodada a seu favor. A equipe chegou aos 33 pontos e diminuiu para dois a diferença para o Oeste (que perdeu para o América-MG), primeiro time fora do Z-4.
Rodrigo Pimpão gol América-RN x Vasco (Foto: Nuno Guimarães / Ag. Estado)Rodrigo Pimpão comemora, Guiñazu fica desolado (Foto: Nuno Guimarães / Ag. Estado)
O Vasco volta a campo no próximo sábado para enfrentar justamente a Ponte Preta, às 16h20 (de Brasília), em São Januário. O América-RN encara o América-MG na sexta, às 19h30, no Independência.
Equilíbrio no primeiro tempo, apagão no segundo
O América-RN precisava vencer para respirar na luta contra o rebaixamento. E começou o jogo indo para cima do Vasco. A equipe da casa chegava com facilidade na área adversária, mas pecava na hora da finalização. Wanderson e Isac perderam boas chances, e Rodrigo Pimpão dava trabalho a Marlon. O Cruz-Maltino só conseguiu igualar as ações da partida a partir dos 30 minutos. Tanto que nos últimos 15 da etapa inicial esteve mais perto de abrir o placar. Pedro Ken perdeu na pequena área, Douglas levou perigo em cobrança de falta, e Marlon acertou a trave de Andrey.
A boa atuação do Vasco no fim do primeiro tempo se perdeu no vestiário. A equipe sofreu um apagão na última etapa. Com erros bobos em sequência, a equipe de Joel se perdeu na partida e pouco atacava. Pior: era dominada com facilidade pelo América-RN. Não demorou para o gol sair. Velho conhecido dos cruz-maltinos, Rodrigo Pimpão marcou um golaço e comemorou discretamente. O segundo veio após uma blitz na área vascaína. Aos 21, Pimpão saiu na cara do gol e foi derrubado por Rodrigo, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 22, o mesmo Rodrigo desviou um chute cruzado e quase marcou contra (a bola bateu na trave).
Um minuto depois, no entanto, não teve jeito: após escanteio, Isac emendou de primeira, livre, para ampliar. Com a segunda derrota seguida a caminho, Joel  colocou Maxi Rodriguez, Jhon Cley e Montoya em campo. Pouco adiantou. Afobado, o Vasco não ameaçava o bem postado América-RN. Só chegou com perigo mais uma vez, quando Douglas Silva chutou para fora já dentro da grande área. E esteve mais próximo de sofrer o terceiro do que de fazer o primeiro. Antes da viagem, Joel queria levar pontos lucrativos para o Rio. Não deu. E ainda volta para casa com os gritos de "olé" da torcida potiguar na memória.
 

Cain Velásquez se lesiona; Werdum disputa cinturão interino contra Hunt

Campeão dos pesos-pesados do UFC machucou joelho, vai completar mais de um ano sem lutar e desfalca primeiro evento da companhia no México

Por Rio de Janeiro
Dana White já afirmou algumas vezes que o UFC não iria ao México sem Cain Velásquez. Todavia, com o primeiro evento da companhia no país já marcado e a menos de um mês de distância, o presidente terá de fazer o torneio sem o maior astro do MMA no país. Velásquez, atual campeão peso-pesado do Ultimate, lesionou o joelho direito nos treinos e está fora do UFC 180, marcado para 15 de novembro na Cidade do México, segundo apurou o Combate.com junto a fontes ligadas à organização. Seu desafiante na ocasião, o brasileiro Fabricio Werdum, agora terá novo adversário pela frente: o neozelandês Mark Hunt. O duelo vale o cinturão interino da categoria. O site em espanhol do UFC confirmou a substituição.
montagem Fabricio Werdum e Mark Hunt (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Fabricio Werdum vai enfrentar Mark Hunt pelo cinturão interino (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Velásquez não luta desde 19 de outubro de 2013, quando derrotou pela segunda vez outro brasileiro, Junior Cigano. Após aquele combate, o lutador passou por cirurgia no ombro esquerdo, que o manteve fora de ação por todo o primeiro semestre de 2014. A nova lesão vai estender seu período afastado do octógono, no mínimo, até 2015.
- Estou tão inacreditavelmente decepcionado que isso aconteceu. Dizer que estava ansioso em lutar no México pela primeira vez é pouco. Eu queria demais lutar neste card. Parece que não era para ser, e não vai acontecer. Vou consertar meu joelho e voltar aos treinos o mais rápido possível. Sinto muito pelos fãs no México que estavam esperando esta luta, e espero ser capaz de comparecer e ainda ser parte deste evento histórico - disse Velásquez em comunicado oficial divulgado pelo UFC.
Cain Velasquez Cinturão (Foto: Evelyn Rodrigues)Cain Velásquez só volta a lutar em 2015 após lesão
no joelho (Foto: Evelyn Rodrigues)
Nascido nos Estados Unidos, mas com raízes mexicanas, Cain Velásquez é o maior ídolo do MMA e do UFC no México e era considerado o grande chamariz para o primeiro evento da companhia no país, sonho antigo de Dana White. Ele atuou como treinador no primeiro "TUF: Latin America", cujas finais serão realizadas no UFC 180, e enfrentaria Fabricio Werdum, desafiante número 1 e seu antagonista no reality show. Com seu desfalque, o Ultimate ofereceu reembolso a torcedores que compraram ingresso e desistam de comparecer por causa da ausência de Velásquez. As entradas para o evento haviam se esgotado em oito horas.
- Eu estava descansando de um treino para outro com toda a equipe aqui em Juquipilco (México), aí recebi uma ligação do Dana White. Ele falou: "Tenho duas notícias para te dar. Uma é que você vai lutar pelo título no dia 15 de novembro. A outra é que não vai ser contra o Cain Velásquez, e sim contra o Mark Hunt". Eu respondi: "Tudo bem, fazer o quê? Estou preparado para o que der e vier". Eu falei para ele que estou treinando aqui há quase dois meses, longe da minha família, para ser o campeão - contou Werdum ao ser contactado pelo Combate.com.
Sem Velásquez no card, Fabricio Werdum deve receber a torcida dos mexicanos na luta principal. O brasileiro atua há quase dois anos como comentarista do UFC Network, canal exclusivo da companhia para a América Latina, e fala bem a língua espanhola. Além disso, ganhou exposição no México com sua participação no TUF latino-americano. Apesar disso tudo, o gaúcho não escondeu a decepção em não enfrentar o campeão linear pelo cinturão absoluto dos pesados.
- Claro que fiquei triste. Eu queria lutar contra o Cain Velásquez, estava me preparando para ele. A gente sabe que ele é um cara duro, é um grande campeão, um desafio muito grande para mim. Mas fazer o quê? Todos nós estamos sujeitos a lesões. Aconteceu, não tem o que fazer. Nunca vou falar que é mentira ou algo assim. Poderia ter acontecido comigo ou com outro. Fiquei triste no momento, mas o foco continua no cinturão. A diferença é que meu foco agora está no Mark Hunt - afirmou.
Werdum vem de quatro vitórias consecutivas no UFC; seu cartel inclui 18 vitórias, cinco derrotas e um empate. Escolhido como substituto de última hora para Velásquez, Mark Hunt é o quarto colocado do ranking dos pesos-pesados do UFC. O neozelandês vem de vitória por nocaute sobre Roy Nelson no "UFC: Hunt x Nelson", e tem cinco triunfos nas últimas sete lutas. Seu cartel, que inclui passagens pelo Pride e pelo K-1, tem 10 vitórias, oito derrotas e um empate. O brasileiro é considerado favorito, especialmente se levar o combate para o chão, onde é bicampeão mundial na faixa preta; Hunt tem seis derrotas por finalização na carreira, mas melhorou sua defesa no solo nos últimos anos.
- Não subestimo ninguém. Eu assisto às lutas do Mark Hunt desde o K-1. Eu o conheço de vista, ele é um cara gente boa, mas a gente vai ter que lutar. É um cara duríssimo - analisou Werdum.
Confira o card atualizado:
UFC 180
15 de novembro de 2014, na Cidade do México (MEX)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Mark Hunt
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Jake Ellenberger
Peso-leve: Diego Sanchez x Joe Lauzon
Peso-pena: Dennis Bermudez x Ricardo Lamas
CARD PRELIMINAR (até o momento)
Peso-meio-médio: Edgar Garcia x Hector Urbina
Peso-galo: Jessica Eye x Leslie Smith
Peso-pena: Final do TUF América Latina
Peso-galo: Final do TUF América Latina
Peso-meio-médio: Chris Heatherly x Augusto Montaño

Gustafsson e Rashad Evans podem lutar na Suécia já em janeiro, diz site

Duelo de meio-pesados seria a luta principal do evento e, caso vença, sueco enfrentará o vencedor de Jon Jones x Daniel Cormier pelo cinturão

Por Las Vegas, EUA
A espera de Alexander Gustafsson por uma luta enquanto Jon Jones e Daniel Cormier não se enfrentam está perto de acabar. Pelo menos é o que afirma o site "MMA Mania". Segundo a publicação, o gigante sueco deve enfrentar o ex-campeão dos meio-pesados Rashad Evans em Estocolmo, provavelmente no dia 24 de janeiro.
Montagem MMA Alexander Gustafsson x Rashad Evans. (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Luta entre Gustafsson e Rashad Evans fica mais próxima de acontecer (Montagem sobre foto da Getty Images)
Inicialmente escalado para enfrentar Anthony Johnson, Gustafsson foi surpreendido pela retirada do americano da luta por estar sendo investigado por violência doméstica, e ficou sem adversário. Algum tempo depois, Gustafsson foi perguntado durante um bate-papo com fãs no UFC Suécia de 2014 se gostaria de enfrentar Rashad Evans, e respondeu que seria um prazer.
Ambos os lutadores já enfrentaram Jon Jones - e foram derrotados pelo campeão por decisão unânime, e buscam uma revanche. Outra coincidência que une Gustafsson e Evans é terem passado por uma cirurgia no joelho recentemente que os deixou longe do octógono por alguns meses.

Ian McCall avisa: "John Lineker, eu vou te vencer. E vai ser até meio fácil"

Americano provoca dizendo que sua única arma é o soco, e garante que passará por cima do rival no chão, seja no jiu-jítsu ou no wrestling

Por Rio de Janeiro
Marcado para Uberlândia no dia 8 de novembro, o duelo de pesos-moscas entre o americano Ian McCall e o brasileiro John Lineker ganha contornos cada vez mais apimentados na medida em que a luta se aproxima. Em entrevista ao site "MMA Junkie", McCall não economizou provocações ao paranaense e garantiu que não vê dificuldade em sair vitorioso do confronto, até com alguma facilidade.
Montagem John Lineker e Ian McCall, UFC (Foto: Editoria de Arte)Ian McCall (dir.) provoca o brasileiro John Lineker e diz que o vencerá facilmente (Foto: Editoria de Arte)
- Levando em conta os melhores, a elite da categoria, tudo que ele tem é o soco. No chão, tanto no jiu-jítsu quanto no wrestling, eu passo por cima dele. Acho que será uma boa luta. Só tenho que entrar lá e trabalhar, me apresentar bem e finalizá-lo. Lineker soca bem. Bom pra ele. Mas ele não é muito bom em nenhum dos outros fundamentos. Meu plano é o mesmo que usei contra os dois últimos adversários que tinham o mesmo estilo de luta dele: velocidade e números. Não é um bicho de sete cabeças. Eu e todo mundo sabemos que sou melhor que ele. Só tenho que fazer o que sei e fazê-lo parecer perdido no octógono. Vou vencê-lo como tiver que vencer, e não vai ser muito difícil.
Perguntado se tinha algum problema pessoal com John Lineker, Ian McCall disse que sim, e justificou explicando que não gosta da cara do brasileiro.
- Não sei bem o que é, mas acho que o meu problema com ele é a cara. Não gosto dela. Na verdade, nunca gostei dele. Nem sei direito a razão, mas é o que eu sinto. Lineker pode falar o quanto quiser, mas não vai me fazer jogar o seu jogo.
McCall acrescentou que não foi informado oficialmente sobre a possibilidade de o vencedor da luta recber a chance de disputar o cinturão, que atualmente pertence a Demetrious Johnson.
- Houve algumas menções a isso, mas sem qualquer confirmação oficial. Penso e quero muito que aconteça, mas vou para o Brasil para vencer John Lineker - finalizou.
UFC: Shogun x Manuwa
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Jimi Manuwa
Peso-mosca: John Lineker x Ian McCall
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Ovince St. Preux
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Alan Jouban
Peso-galo: Thomas Almeida x Tim Gorman
Peso-meio-médio: Dhiego Lima x Pawel Pawlak
Peso-médio: Caio Magalhães x Trevor Smith
Peso-meio-médio: Wagnão Silva x Colby Covington
Peso-palha: Juliana Lima x Nina Ansaroff
Peso-meio-médio: Cláudio "Hannibal" Silva x Leon Edwards