terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ginásio deve se adequar a Estatuto
do Torcedor para sediar UFC, diz MP

Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal, receberá UFC Fight Night Combate, no dia 23 de março. Ministério Público convoca prefeitura para debater adequações

Por Natal
1 comentário
Ginásio Nélio Dias, em Natal (Foto: Ivanizio Ramos/Divulgação)Ginásio Nélio Dias, em Natal, recebe UFC no dia 23 de março (Foto: Ivanizio Ramos/Divulgação)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte convocou a Prefeitura do Natal para debater a adequação do ginásio Nélio Dias, na zona Norte da cidade, às normas previstas no Estatuto do Torcedor e Código de Defesa do Consumidor para a realização do UFC Fight Night Combate. A 24ª  Promotoria de Justiça da Comarca de Natal instaurou Inquérito Civil Público para apurar a realização do evento que está marcado para o dia 23 de março. 
Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, MP e Prefeitura - esta última representada pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Secopa) - devem se reunir dentro de uma semana para discutir o assunto.
Ainda de acordo com a portaria, as adequações ao Estatuto do Torcedor se fazem necessárias  pelo fato de o UFC se configurar como uma prática de esporte profissional. O promotor José Augusto Peres Filho, da 24ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, assina a portaria e adiantou que a reunião ocorre em caráter preventivo. 

- Vamos adequar o ginásio para que não ocorra nenhum problema na realização do evento e não haja necessidade de interdição - detalhou.
audiência pública, com os responsáveis pelo evento, foi marcada para a próxima terça-feira, às 10h, na sede das Promotorias de Justiça de Natal, na avenida Floriano Peixoto.

Lyoto: 'Se tivesse mais 30 segundos de luta eu teria vencido por nocaute'

Peso-médio se diz mais esforçado que talentoso, analisa estilo de Vitor Belfort e e garante que conhece a essência do possível rival pelo cinturão do UFC

Por Rio de Janeiro
145 comentários
Já passava das 15h quando Lyoto Machida apareceu para a entrevista marcada em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro. Usando uma camisa de patrocinador, calça jeans e uma bota ortopédica no pé esquerdo, o lutador caminhava com alguma dificuldade, e assim que se sentou para iniciar o bate-papo, pediu um balde de gelo para colocar o pé. Ao retirar a bota, a visão impressionou. O pé de Machida apresentava um grande inchaço e algumas marcas roxas, que davam a impressão de uma fratura. Lyoto mergulhou o pé no balde com gelo com uma leve expressão de dor, que sumiu instantaneamente. Ignorando a água gelada, o peso-médio do UFC conversou com o Combate.com, falando sobre a luta contra Mousasi e analisou seus dois prováveis próximos adversários - Vitor Belfort e Chris Weidman.
Lyoto Machida MMA UFC (Foto: Marcelo Russio)Lyoto Machida diz que conhece o jogo de Vitor Belfort por já terem treinado juntos (Foto: Marcelo Russio)
- O Vitor é um cara muito perigoso, que tem um golpe forte e tem uma boa velocidade e combinação no boxe, e tenta surpreender a cada luta com um golpe diferente, tentando buscar um novo caminho. É um ponto forte dele e que eu tenho que estar atento. Mas eu já treinei com o Vitor, e conheço o jogo dele. Sei que ele mudou de lá pra cá, mas a essência dele eu sei qual é, e o conheço um pouco mais. O Weidman é um cara novo que apareceu e que se destacou. Tenho acompanhado desde a luta contra o Demian Maia, e vi que ele é um cara forte, consistente, que tem um wrestling muito bem definido, um chão muito bom, mas vejo muitos buracos no jogo dele em pé. Ele é completo de MMA, mas não é um especialista na luta em pé. O meu estilo de luta não muda para enfrentá-lo, mas a estratégia muda. Se eu tenho que chutar mais, socar, chamar para o meu golpe... a estratégia muda, mas o estilo, não.
Lyoto também revelou um momento importante em sua vida como lutador: a primeira vez que venceu o irmão Chinzô, tido por ele mesmo como o mais talentoso dos três filhos de Yoshizo Machida dentro da arte marcial do caratê.
- Acho que o Chinzô é o mais habilidoso dos irmãos, porque ele ganhou muito mais no caratê do que eu. Eu sempre tentei vencê-lo através do esforço, mas não conseguia ganhar. Até que um dia deu um estalo e eu consegui. A partir daquele dia tudo mudou, e as coisas já não eram mais como antes. Aquilo mexeu comigo, pelo ganho de confiança, e pode ter mexido com ele na perda de confiança, não sei. Dentro da arte marcial o Chinzô tem mais habilidade, e eu consegui me esforçar para buscar essa distância.
Confira em tópicos a enrevista completa de Lyoto Machida:
Gegard Mousasi Lyoto Machida UFC Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni)Gegard Mousasi e Lyoto Machida se enfrentaram no
UFC em Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni)
Luta contra Mousasi em Jaraguá do Sul

"Eu achei que foi uma luta técnica, mas que teve os dois buscando em certos momentos. Eu tentei conectar e ele também, no estilo dele, tentando buscar uma definição. Foi uma luta técnica, mas uma luta forte, em que nós dois nos machucamos um pouco buscando o nocaute ou a finalização. Eu acho que se tivesse mais 30 segundos de luta eu teria ganho por nocaute. No fim da luta eu encaixei um golpe de cima para baixo e ele sentiu, ficou de quatro, meio que se protegendo e pedindo pra parar. Mas ali soou o gongo e a luta acabou naquele exato momento, me tirando a chance de finalizar o combate. Mas diante um lutador no nível em que nós dois nos encontramos nem sempre dá para vencer por nocaute. Foi uma luta muito dura, que todo mundo estudou para chegar ali e definir."
Ufc Jaraguá treino aberto Gerard Mousasi (Foto: Rodrigo Malinverni)Gegard Mousasi mostrou frieza durante sua estada
em Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni)
Frieza de Mousasi
"Aquele é o jeito dele. O Mousasi mostra muita tranquilidade e frieza. Ele é um autêntico lutador profissional, um cara que se prepara para lutar sem se importar com quem irá enfrentar e não faz show. Ele se preocupa em ganhar a luta e mostrar o melhor dele. Nesse quesito eu pareço um pouco com ele. Eu quero fazer o meu trabalho e acabou, não me preocupo em dar show ou em provocar, falar do adversário. Senti ele neutro quanto a isso."
 
"Roubo" do boné na entrada para o octógono
"Eu nunca esperava que fossem pegar o boné, porque nunca havia acontecido isso comigo (risos). Já tinha acontecido com o Minotauro até, mas comigo não. Eu passei rápido para entrar no octógono e, quando senti arrancarem o boné da minha cabeça, eu disse pro cara devolver, porque eu precisava dar uma satisfação ali. O cara jogou o boné de volta, porque deve ter se sentido constrangido. O show ia parar ali por causa dele. Eu não podia entrar sem o boné, e fiz o sinal pra ele devolver. Isso eu nunca tinha visto na minha vida (risos)."
Confirmação da disputa do cinturão
"Nada foi falado claramente, mas é lógico que eu quero uma disputa de cinturão. Mas não posso viver em função disso, dar cada passo na minha vida pensando nisso. Se eu fizer isso, vou deixar de viver esperando uma resposta dos outros, e não minha. Eu tenho que dar a minha resposta, que é fazer o meu caminho. Se tiver que fazer mais uma luta, eu faço, porque ela vai me deixar mais tarimbado para a disputa do cinturão. Eu estou em um bom ritmo, lutando a cada três ou quatro meses no máximo, e isso é importante para esperar a chance de lutar pelo cinturão."
Lyoto Machida banheira de gelo treino mma ufc  (Foto: Reprodução)Lyoto Machida sofre durante um mergulho na banheira
de gelo após os treinos nos EUA (Foto: Reprodução)
Talentoso ou esforçado?
"Eu sou mais esforçado. Desde quando comecei a minha carreira, eu busquei muito os resultados porque eu sempre achei que esse era o meu meio de vida. Meu pai me ensinou isso. Se eu quisesse ser um lutador profissional, eu teria que estar pronto para lutar a qualquer momento, sempre estar treinando. Poderia não estar pronto para a minha melhor performance naquele dia específico, mas sempre estar me movimentando, sabendo que um desafio pode aparecer a qualquer hora. E o desafio, às vezes, pode aparecer fora do octógono mesmo, como um desafio emocional, psicológico, que te faça enfrentar situações. A arte marcial te dá essa base para ter autoconfiança e autoestima para saber a resposta certa no momento certo. Pensando nesses valores, eu me considero um cara muito esforçado, buscando uma melhor qualidade de vida no lado profissional e pessoal."
Decisão de morar nos EUA
"Morar nos EUA foi uma decisão tomada dentro de um período que eu queria passar lá, e eu acabei ficando. Mas eu me adaptei muito bem, e resolvi ficar. O plano inicial era passar três meses me preparando para uma luta, e eu gostei de ficar lá porque eu senti que teria um foco melhor, me afastar das pessoas que eu gosto para poder render e explorar mais do Lyoto lutador. Talvez, em um outro momento, eu não conseguisse explorar esse lado, e tirar só 30% do que eu poderia. Hoje eu consigo tirar mais, porque o foco é muito maior. Não sei explicar bem o porquê, mas é maior."
Lyoto Machida pé inchado MMA UFC (Foto: Marcelo Russio)Lyoto Machida mostra o pé esquerdo muito inchado
após a luta contra Mousasi (Foto: Marcelo Russio)
Lesão no pé esquerdo
"A lesão aconteceu no terceiro round, quando eu chutei a perna do Mousasi e ele levantou o joelho, e isso machucou o meu pé. Depois eu machuquei ele também em um chute que eu bloqueei, e ele parou de chutar. Não ficou tão ruim quanto eu imaginava, já estou andando melhor. Depois da luta estava muito inchado, eu não conseguia andar. Ainda não vi a luta novamente, mas acho que foi parecido com o bloqueio que o Weidman fez e que causou a fratura no Anderson, porque assim que eu chutei e pegou no joelho dele, o local inchou. Quando eu fui para o intervalo, eu sentei no córner e vi que tinha um calombo em cima, e eu achei que tinha machucado."
Inspirações como lutador
"Quando jovem, eu analisava muito a família Gracie e os caras que tinham sucesso e eram grandes lutadores, como o Fedor Emelianenko, Minotauro e outros que me inspiravam. Hoje eu busco essa inspiração dentro de mim mesmo, analisando as minhas lutas e o que eu tenho que melhorar. Eu já estou no topo da minha carreira, e vou ter que parar de lutar daqui a uns três ou quatro anos, dependendo de como o meu corpo vai reagir."
Lutaria pelo Japão?
"Eu já lutei por um escritório no Japão, mas ninguém nunca me chamou para representar o Japão, até porque eu não iria. Não seria justo. Eu tenho um pouco do meu sangue japonês, agradeço a cultura que eu aprendi através do meu pai, mas eu sou brasileiro e não tenho porque defender uma outra nação. Não preciso disso."
Carreira como treinador
"Depois dessa carreira de lutador é uma tendência ser treinador, ensinar. Não sei exatamente se formar atletas, mas faz parte da minha característica. Eu sou formado em educação física e gosto de ensinar. Não sei ainda se eu formaria atletas ou se seria um educador para ajudar as pessoas a buscar um outro lado da arte marcial que nós não conseguimos enxergar. No esporte de alto rendimento nós só vemos o lado do atleta, do resultado. Mas no lado pessoal a arte marcial tem muito mais a oferecer do que isso. Imagina você conseguir fazer uma pessoa superar um problema e dar respostas positivas dentro da vida dela. Acho que isso pode ser muito mais gratificante do que formar um atleta."
Chinzô Machida (Foto: Adriano Albuquerque)Chinzô Machida, irmão e treinador de Lyoto Machida, é
tido como o mais habilidoso(Foto: Adriano Albuquerque)
Atuação do irmão Chinzô na sua carreira
"Meu irmão sempre me acompanhou muito nos treinamentos. Hoje, comigo morando nos EUA, ele vai para lá de vez em quando passar uma temporada lá, não necessariamente perto da luta. Nessa, por exemplo, ele não foi para lá próximo da luta contra o Mousasi, mas como ele já conhece todo o meu jogo, em uma semana a gente consegue desenvolver uma estratégia para cada luta."
 

Quem é o mais habilidoso entre os Machida?
"Acho que o Chinzô é o mais habilidoso dos irmãos, porque ele ganhou muito mais no caratê do que eu. Eu sempre tentei vencê-lo através do esforço, mas não conseguia ganhar. Até que um dia deu um estalo e eu consegui. A partir daquele dia tudo mudou, e as coisas já não eram mais como antes. Aquilo mexeu comigo, pelo ganho de confiança, e pode ter mexido com ele na perda de confiança, não sei. Dentro da arte marcial o Chinzô tem mais habilidade, e eu consegui me esforçar para buscar essa distância."
Participação do pai na preparação para as lutas
"Meu pai até fala, mas quando você tem uma essência formada, uma característica marcante dentro do seu estilo, é muito fácil de fazer uma modificação na sua área. Não é necessário um mês de treinos para você poder atuar. Aquele chute que eu dei no Randy Couture, por exemplo, eu e o meu pai juntos treinamos por três ou quatro semanas, três horas por semana. Não só aquele chute, como também técnicas parecidas, e na hora da luta o golpe saiu. Não precisei de seis meses para aprimorar aquele golpe. Na semana da luta meu pai analisa, me vê fazendo o movimento e me diz para corrigir uma coisa ou outra. Em minutos eu consigo melhorar, porque está dentro da essência."

Técnico 'pede música' após 100% da XGym nas três lutas em Jaraguá-SC

Josuel Distak brinca com marca do Fantástico, elogia Jacaré, Erick Silva
e Rodrigo Damm e lamenta ausência nos indicados ao 'Oscar do MMA'

Por Rio de Janeiro
21 comentários
MMA Josuel Distak (Foto: Ivan Raupp)MMA Josuel Distak (Foto: Ivan Raupp)
No futebol brasileiro é assim: quem faz três gols no domingo ganha o direito de pedir música no "Fantástico", da TV Globo. E tem gente querendo fazer o mesmo no MMA. Após ver as vitórias dos seus três pupilos que lutaram no UFC de Jaraguá do Sul-SC,Ronaldo JacaréErick Silva e Rodrigo Damm, o treinador e um dos líderes da XGym, Josuel Distak, brincou com a ideia em bate-papo com o Combate.com:
- No futebol, quem mete três gols pede a música. No MMA, que foi 3 a 0 e conseguimos alcançar essa meta, também poderíamos pedir a música (risos) - disse ele, que gostaria de ouvir o tema de abertura do extinto evento Pride.
Distak gostou muito do desempenho do peso-médio (até 84kg) Ronaldo Jacaré, que fez um belo trabalho de chão e venceu o francês Francis Carmont por decisão unânime dos jurados:
- O Jacaré foi dominante o tempo todo. O Carmont é um striker e entrou para anular a finalização do Jacaré, que foi melhor do que ele nas ações em pé e dominou no solo. Só não finalizou, mas o Carmont também não se levantou. Nós não sentimos dificuldade, mas o Carmont estava bem treinado para o Jacaré. O Carmont vinha de seis vitórias, e nós conseguimos pará-lo. Acho que é mérito do nosso trabalho. E sem contar que do outro lado estava ninguém menos do que o Georges St-Pierre.
O treinador enalteceu o rápido nocaute do meio-médio (até 77kg) Erick Silva sobre o estreante japonês Takenori Sato e deixou a derrota para Dong Hyun Kim no passado:
- O Erick é nossa promessa brasileira da categoria até 77kg. A luta passada foi uma fatalidade. Depois da derrota para o Jon Fitch, o Erick já tinha voltado a ser o Erick, mas aí teve essa fatalidade. Superamos, aquilo é passado, e quero contar daqui para a frente. Ele vai ter um ano de 2014 só com sucessos. Estou muito feliz e sabia que ele já tinha voltado. Muito bom para o Brasil saber que nossa esperança nos 77kg está vindo de novo.
O peso-leve (até 70kg) Rodrigo Damm também recebeu muitos elogios de Distak por seu triunfo diante do compatriota Ivan Batman por decisão unânime. Apesar de o duelo ter sido equilibrado, o treinador paraense não vê dúvida no resultado:
- O Rodrigo Damm venceu todos os rounds. Ele marcou mais pontos e foi mais efetivo nas ações dele. O Batman teve uma ação boa, que foi o triângulo de mão, mas o Damm botou ele para baixo primeiro. O Rodrigo saiu e depois meteu uma chave de braço nele. Então, o Rodrigo foi mais contundente na luta, buscou o tempo todo. Mas o Batman também está de parabéns. Os dois deram um show de trocação e levantaram a torcida. O Rodrigo Damm ganhou mesmo a luta, de forma unânime, mas foi com uma margem bem pequena. A luta foi muito dura. Ambos saíram machucados.
Distak só lamentou o fato de, assim como a academia XGym, nunca ter sido indicado ao "Oscar do MMA" por seu trabalho como treinador de MMA. Ele acredita que isso tarda, mas não falha:
- Sou o único treinador brasileiro e mundial que tem 21 cinturões. São oito internacionais. Ainda não fui indicado porque está no tempo de Deus. Eu vim do Norte. Mais cedo ou mais tarde vai chegar. Mas acho uma injustiça nem eu nem a academia ter sido indicado. Eu falo pelo meu trabalho lá dentro do octógono.

Werdum treinará na Holanda: 'Vamos blindar o corpo dele para pancada'

Treinador Rafael Cordeiro revela que peso-pesado fará intercâmbio de 15
dias no país em março para afiar trocação antes de encarar Travis Browne

Por Rio de Janeiro
81 comentários
A preparação de Fabricio Werdum para o duelo contra Travis Browne vai ganhar um grande reforço na parte de trocação, ponto forte do americano. O brasileiro fará um intercâmbio de duas semanas na Holanda para afiar seu jogo em pé, conforme o treinador Rafael Cordeiro revelou em entrevista ao Combate.com. A ideia, de acordo com o líder da Kings MMA, é "blindar o corpo de Werdum para pancada". A luta será a principal do UFC de 19 de abril, em Orlando (EUA).
- Vamos para a Holanda no dia 14 de março e vamos ficar 15 dias. Ele vai fazer lá a parte de sparring. Tem caras muito grandes na Mike's Gym, e eles fazem o Werdum ser pequeno. Na Kings tem uns pesados, mas o Werdum é o mais pesado. Não tem ninguém no nível. O desafio não vai ser nem o Travis Browne, serão esses caras na Holanda. Vamos blindar o corpo dele para pancada. Quero alguém que dê umas porradas no Werdum. Mas ele vai dar calor em muita gente também, porque é muito bom de muay thai. Depois ele volta e continua lapidando o jiu-jítsu com o (Rubens) Cobrinha e o wrestling com o Kenny Johnson. Vai ser tudo perfeito. O Werdum vai chegar na luta lapidado e no gás - disse Cordeiro.
Fabricio Werdum Rafael Cordeiro TUF Brasil 2 UFC (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum conversa com Rafael Cordeiro no TUF Brasil 2 (Foto: Getty Images)
Se o adversário, em vez de Browne, fosse Cain Velásquez, como era previsto até ser anunciada a cirurgia do campeão, Rafael Cordeiro trocaria a Holanda pela Flórida. Lá, Werdum treinaria wrestling com Steve Mocco, conhecido por ter derrotado Cain diversas vezes na modalidade. Isso mostra o cuidado que o treinador tem com o gaúcho, de quem diz ter orgulho:
- Eu e Werdum estamos fazendo um trabalho muito forte há algum tempo. É um cara super disciplinado. Tenho muito orgulho de treinar esse cara. Ele entregou a vida dele de lutador a mim. Quando uma pessoa faz isso, está dando crédito a você. Abracei isso e faço questão de fazer dele um campeão, assim como fiz com vários na minha carreira.
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Travis Browne
Peso-galo: Miesha Tate x Liz Carmouche
Peso-leve: Donald Cerrone x Edson Barboza
Peso-médio: Yoel Romero x Brad Tavares
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov
Peso-leve: Pat Healy x Jorge Masvidal
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Seth Baczynski
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Jordan Mein
Peso-médio: Josh Samman x Caio Monstro
Peso-pesado: Derrick Lewis x Jack May

Wand, sobre briga com Sonnen: 'O pessoal vai ver que eu tinha razão'

Brasileiro deixa no ar desfecho da confusão: 'Aconteceu o que todo mundo queria fazer'. Ele acha que pesados do TUF não lutarão na categoria no UFC

Por São Paulo
33 comentários
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva participa do TUF como treinador
pela segunda vez (Foto: Adriano Albuquerque)
Dois desafetos declarados, Wanderlei Silva eChael Sonnen já deixaram a expectativa para o início do TUF Brasil 3 lá no alto somente com o anúncio de que ambos seriam os treinadores da temporada deste ano. No fim de janeiro, Dana White revelou que os dois lutadores brigaram durante as gravações, aumentando ainda mais a curiosidade dos fãs de MMA. Em entrevista concedida à imprensa brasileira nesta terça-feira, Wand não deu muitos detalhes sobre o episódio e ainda pediu desculpas. Mas deixou um mistério no ar sobre o que ocorreu de fato entre ambos e como a história terminou.
- Eu até falo para o pessoal "não faça isso, não faça aquilo", mas o cara (Chael Sonnen) me tirou do sério algumas vezes. Queria até pedir desculpas para as pessoas e que entendam, eu não tenho sangue de barata. Não dá, né? O chefe (Dana White) é neutro, ele gosta do justo. O justo foi feito, então está tudo certo. Quando passar no programa o pessoal vai ver que eu tinha razão. Aconteceu ali o que todo mundo queria fazer (risos) - disse o brasileiro.
Wanderlei Silva sempre foi um dos alvos preferidos das provocações de Chael Sonnen. Dois episódios sobre essa rivalidade ficaram marcadas na memórias dos fãs: uma ameaça que o brasileiro fez ao americano em um carro e um encontro com direito a encarada tensa e xingamentos. Wand fez uma crítica ao jeito que Sonnen usa para se promover dentro do Ultimate.
- Esse marketing, se ele conseguir levar para o lado bom, é bom. Para ele é bom. Só não é bom para quem ele fala mal, não é? Dos países que ele fala mal, das crianças que ele fala mal, das mulheres que ele fala mal... Isso não é legal. Acho totalmente ruim você fazer piadinhas assim para ganhar um dinheiro a mais.
wanderlei silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva vem de vitória sobre Brian Stann no UFC (Foto: Adriano Albuquerque)
Para tentar acalmar os ânimos dos dois dentro do programa, a direção do reality show convocou Hortência e Isabel, respectivamente ex-jogadores da seleção brasileira de basquete e vôlei, para ajudá-los. A ideia foi bastante elogiada por Wanderlei Silva.
- Achei muito legal, foram duas atletas de ponta. Elas deram uma humanizada no vestiário. Se você chega lá e pergunta quem está cansado, quem não quer treinar, ninguém vai levantar a mão e dizer que não quer. Todo mundo dirá que vai. E muitas vezes o cara está cansado, está mal de cabeça, meio chateado, e então é bom porque elas conseguiram tirar algo deles que às vezes a gente não conseguia. Falavam uma palavra legal, faziam alguns exercícios para unir o grupo, algumas coisas diferentes... Foi muito interessante ter esse contato com elas. 
Acho que muitos (lutadores do TUF Brasil 3) serão aproveitados. O nível estava muito bom. Todos os caras fortes, sarados, não tinha nenhum gordo nem nada... Todos na ponta dos cascos, o nível no Brasil está crescendo muito"
Wanderlei Silva, técnico do TUF Brasil 3
Sobre os lutadores do prgorama em si, Wanderlei Silva ficou muito contente com o nível apresentando e revelou que quer ver todos eles, inclusive os que estiveram na equipe de Chael Sonnen, com pelo menos mais uma chance no Ultimate. O programa deste ano, após a primeira eliminatória, terá oito pesos-pesados e oito pesos-médios na casa.
- É a chance das vidas desses caras. Se o cara chegar aqui e fizer corpo mole, ele está morto. Tem que chegar aqui e dar a vida mesmo. O lutador que chega à semifinal, à final ou o cara que se apresenta bem, ele vai ter a chance de voltar para o UFC. Não só os caras que ganham voltam, né? Aliás, vou falar para o patrão (Dana White, presidente do UFC) dar pelo menos mais uma chance a todos, mesmo os que não foram para a final. Usar esses caras para lutar novamente agora, ou entre si ou contra atletas de outros centros para ver a performance deles lá. Dos dois times. Porque aqui eles lutam em uma situação muito adversa. Eles moram em uma casa por um mês com outros lutadores, com o cara que você vai lutar, tem o desgaste emocional, tem o desgaste da comida, do sono. E tudo isso influencia muito no desempenho do atleta - analisou o ex-campeão do Pride.
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva acredita que pesados do TUF Brasil 3 lutarão nos meio-pesados (Foto: Adriano Albuquerque)
Wanderlei Silva também comentou especificamente sobre os pesos-pesados do TUF Brasil 3. Para ele, dificilmente o programa revelerá lutadores para a categoria. Wand acredita que os atletas têm bastante potencial, mas são pequenos para enfrentar os gigantes do Ultimate. O ideal, portanto, seria descer de divisão.
- Acho que muitos (lutadores do TUF Brasil 3) serão aproveitados. O nível estava muito bom. Todos os caras fortes, sarados, não tinha nenhum gordo nem nada... Todos na ponta dos cascos, o nível no Brasil está crescendo muito. (...) Os pesos-pesados não estavam muito grandes, os mais pesados tinham 106kg, 107kg. São caras que lutam até 93kg (meio-pesados). Dos pesos-pesados mesmo eu não sei se terá algum que vai lutar na categoria, mas entre os meio-pesados com certeza eles vão incomodar - declarou.
A terceira temporada do TUF Brasil será exibida pela Rede Globo e tem previsão de estreia para o dia 9 de março. A final do programa, quando serão conhecidos os campeões das duas categorias, será no dia 31 de maio em local a ser divulgado. Chael Sonnen e Wanderlei Silva também lutarão nesse evento.

Com olhos voltados para RBR, Bahrein recebe 2ª semana de testes da F-1

Equipes chegam ao circuito de Sakhir para a segunda bateria de avaliações do ano. Fora das atividades de Jerez, Lotus enfim dá as caras. Crise política gera apreensão

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Daniel Ricciardo Jerez de la Frontera RBR (Foto: Getty Images)Após sofrer com problemas em Jerez, RBR avalia se conseguiu se recuperar (Foto: Getty Images)
A menos de um mês para a corrida de abertura da temporada 2014, o circo da Fórmula 1 ainda estátomado por dúvidas e incertezas. Algumas delas começam a ser decifradas a partir desta quarta-feira, com o início da segunda bateria de avaliações da pré-temporada. Depois de quatro dias de testes em Jerez de la Frontera, na Espanha, os novos carros da categoria desembarcam agora na pista do circuito de Sakhir, no Bahrein. 
As atenções devem estar voltadas para a tetracampeã RBR, que precisou correr contra o tempo para tentar resolver os inúmeros problemas verificados no RB10 durante os testes de Jerez. O carro que será guiado pelo prodígio alemão Sebastian Vettel e seu novo companheiro, o australiano Daniel Ricciardo, chega ao arquipélago do Golfo Pérsico com um dos piores retrospectos da nova safra: apenas 21 voltas completadas até agora. Nas últimas semanas, o mago da aerodinâmica Adrian Newey comandou uma força-tarefa para ajustar o chassi ao propulsor V6 turbo 1.6 litro da Renault e solucionar falhas de superaquecimento.   
A fabricante francesa também equipa o E22, que fará sua estreia oficial na pista de Sakhir. Única equipe a se ausentar dos testes de Jerez, a Lotusutilizou os 100 km de filmagens promocionais para ter uma pequena amostra do desempenho de seu novo bólido, que será pilotado pelo francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado. Mas as primeiras conclusões sobre o modelo de bico duplo assimétrico só aparecerão mesmo em Sakhir. No “shakedown” realizado na Espanha, o time inglês garantiu que o motor funcionou perfeitamente. No entanto, a Renault continua sendo alvo de desconfianças nos bastidores.  
Lotus faz piada com "crise na RBR" (Foto: Divulgação/twitter)Após filmagens na Espanha, Lotus do bico duplo vai para a pista 'para valer' em Sakhir (Foto: Divulgação/twitter)

Todas as escuderias que utilizam os propulsores da fornecedora francesa enfrentaram dificuldades em Jerez. Juntas, RBR, STR e Caterham completaram apenas 151 voltas na pista andaluza, contra 857 voltas dos carros com motores Mercedes e 444 dos monopostos equipados pela Ferrari. A crise deu origem ao rumor de que a equipe de Vettel já estaria até mesmo cogitando trocar de motor em 2015, mas o time austríaco logo tratou de negar a especulação. A Renault aproveitou o intervalo entre os testes para consultar os engenheiros e reunir informações sobre as prováveis causas do mau funcionamento do propulsor.   
O cenário que antecede os testes de Sakhir é completamente diferente para as equipes que utilizam o motor da Mercedes. A confiabilidade do propulsor alemão foi o grande destaque em Jerez, ofuscando o desempenho da Ferrari de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, e colocandoMcLarenWilliams e, claro, o time mantido pela fábrica, entre os favoritos para vencer as primeiras corridas do ano. Felipe Massa, que deixou a Ferrari após oito anos como titular, foi apontado comoo piloto que melhor explorou o potencial do V6 produzido em Brixworth, na Inglaterra. O brasileiro atingiu a maior velocidade (307,6 km/h) e registrou o segundo melhor tempo dos quatro dias (1m23s700s).  
Confira a programação para os testes da Fórmula 1 no Bahrein (Foto: Arteesporte)Confira a programação para os testes da Fórmula 1 no Bahrein (Foto: Arteesporte)


Conflitos políticos deixam F-1 sob alerta  
Protestos gp do bahrein (Foto: Agência EFE)Crise política que conturbou últimos GPs ainda continua no país (Foto: Agência EFE)
Os equipamentos da Fórmula 1 já estão alinhados no paddock do circuito de Sakhir, mas as novidades da categoria estão, mais uma vez, em segundo plano. As notícias que chegam do arquipélago do Oriente Médio destacam os problemas de segurançacausados pelos protestos por reformas democráticas, que acontecem na região desde 2011. Na última semana, os manifestantes celebraram os três anos do início do movimento com novos protestos. Três policiais ficaram feridos em uma explosão que culminou com a morte de um deles posteriormente. O incidente aconteceu a apenas 30 quilômetros do autódromo.  
Os protestos contra o governo provocaram o cancelamento do GP do Bahrein em 2011. À época, os manifestantes ressaltaram a insatisfação com a realização de uma corrida de F-1 em meio a uma crise política de tamanha proporção. O movimento social continuou, mas as etapas de 2012 e 2013 foram realizadas após garantias de que a segurança dos pilotos e do público seria intensificada. O circuito bareinita recebe uma etapa da principal categoria do automobilismo mundial desde 2004. Fernando Alonso é o maior vencedor, tendo triunfado em 2005, 2006 e 2010. No calendário deste ano, o país recebe a terceira etapa, marcada para o dia 6 de abril.