terça-feira, 17 de setembro de 2013

- Atualizado em

Ring girl do HCC faz entrega de doação ao lutador Gabriel Diniz

Samanta Santos foi até a casa do jovem atleta, de apenas 15 anos, acompanhada do promotor do evento de MMA, Haidar Kasem Alkadomi

Por Vila Velha, ES
A sabedoria popular já diz: "Promessa é dívida" e conforme havia sido prometido durante a organização do Haidar Capixaba Combat 13 (HCC 13), foi entregue neste domingo a doação de parte da renda do evento, na forma de um cheque simbólico, ao jovem lutador Gabriel Diniz, que se recupera de uma lesão na coluna, sofrida num campeonato de jiu-jítsu, em Vitória, no Espírito Santo, em meados de agosto.
Família de Gabriel Diniz recebe promotor do HCC e ring girl oficial do evento de MMA (Foto: Divulgação/Haidar Capixaba Combat)Família do lutador de jiu-jítsu Gabriel Diniz recebe promotor do HCC e ring girl oficial do evento de MMA, neste domingo (Foto: Divulgação/HCC)
Quem fez a entrega do valor, num verdadeiro gesto de solidariedade e amor ao próximo, foi a ring girl oficial do show de lutas capixaba, Samanta Santos, acompanhada do promotor do maior evento de MMA do Espírito Santo, Haidar Kasem Alkadomi. Os dois visitaram a família do lutador, que mora no município de Guarapari, na Grande Vitória.
Ring girl oficial do HCC, Samanta Santos faz a entrega de cheque simbólico para Gabriel Diniz (Foto: Divulgação/HCC)Ring girl oficial do HCC, Samanta Santos entrega
cheque simbólico para Gabriel Diniz (Foto: HCC)
De acordo com o iraquiano que dá nome à franquia de lutas, Gabriel se mostrou muito feliz com a iniciativa e gostou da visita da ring girl do HCC, de quem revelou ser fã. Haidar também afirmou que o HCC vai continuar ajudando no tratamento de Gabriel e contou um pedido inusitado do jovem atleta, que pode ser cumprido quando ele se recuperar totalmente do trauma sofrido.
- Ele queria muito ver a Samanta Santos, a nossa ring girl oficial e ela foi super simpática para conhecer ele. Ele queria conhecer e conversar com ela mais do que qualquer coisa. Não tem como não se encantar com a família dele, conversei com os pais dele, que foram muito simpáticos com a gente. Não é só dessa vez que a gente vai ajudar, vamos continuar dando essa força para a família dele até ele se recuperar. Eles preferiram não revelar o valor que demos a eles e vamos respeitar isso. Ele fez uma aposta comigo, que quando se recuperar, ele quer lutar comigo. Vou aguardar o tempo que for necessário para que essa luta aconteceça.
Samanta Santos dá um beijo no jovem Gabriel Diniz, que revelou ser fã da ring girl (Foto: Divulgação/HCC)Samanta Santos dá um beijo no jovem Gabriel Diniz, que revelou ser fã da ring girl (Foto: Divulgação/HCC)
O valor da contribuição que o evento arrecadou para doar à Gabriel Diniz não foi divulgado, a pedido da família do lutador, de apenas 15 anos. Esta quantia é referente a uma porcentagem da renda do HCC 13, que aconteceu, no dia 7 de setembro, em Vila Velha.
Além do HCC, muitos já se solidarizaram com a situação de Gabriel Diniz, dentro e fora do Espírito Santo, como por exemplo alguns lutadores do UFC, como o peso-pesado gaúcho Fabrício Werdum, que mandou uma mensagem em vídeo e o meio-médio capixaba Erick Silva, que visitou o lutador, no último final de semana.
Família segue com campanha para doações
Promotor do HCC, Haidar Kasem Alkadomi, com Gabriel Diniz (Foto: Divulgação/HCC)Promotor do HCC, Haidar Kasem Alkadomi, com
Gabriel Diniz (Foto: Divulgação/HCC)
Como o jovem lutador está necessitando de tratamento especializado, fora do Espírito Santo, a família de Gabriel Diniz está divulgando nas redes sociais uma conta corrente, para que outras pessoas, sensibilizadas com o estado de saúde dele, possam fazer doações para reunir fundos que possam ajudar a pagar o tratamento.
Enquanto aguarda uma vaga no hospital Sarah Kubitschek, em Brasília-DF, especializado em tratamentos como o que Gabriel Diniz precisa, ele segue em recuperação. Durante a semana, fica internado no Crefes (Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo), em Vila Velha e no final de semana retorna para a sua residência, que fica em Guarapari.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0169
Operação: 013
Conta: 41415-0
Favorecido: Gabriel Carvalho Charpinel Diniz
Entenda o caso
Gabriel Diniz sofreu a lesão na coluna e ficou internado desde o dia 4 até o dia 26 de agosto em um hospital particular, em Vila Velha, mas já recebeu alta hospitalar e está em casa, em Guarapari. A fatalidade aconteceu no mesmo dia em que Gabriel iniciou a internação, um domingo, quando o jovem - que ainda é juvenil, mas lutava entre os adultos - disputava as semifinais da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Jiu-Jítsu, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória. De acordo com o médico José Lucas, responsável por Gabriel, não há exames que garantam se o adolescente voltará a ter os todos movimentos dos braços e das pernas. Mas o jovem atleta já recuperou alguma sensibilidade de membros superiores e inferiores, além de fazer fisioterapia para acelerar seu processo de recuperção.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Royce: 'Acho que os Gracies mais jovens esqueceram nossa história'

Primeiro campeão do UFC diz que o jiu-jítsu é suficiente para vencer no MMA, e critica nova geração da família por lutar usando outras artes marciais

Por Torrance, EUA
396 comentários
Royce Gracie MMA UFC (Foto: Ivan Raupp/Globoesporte.com)Royce Gracie acredita que volta às origens é o segredo
para os Gracies no MMA moderno (Foto: Ivan Raupp)
O retorno às raízes, na opinião de Royce Gracie, é a chave para que os novos membros da família Gracie voltem a vencer nos principais torneios de MMA do mundo. Entrevistado pelo site "MMa Fighting", o primeiro campeão do UFC declarou que a arte desenvolvida por seu pai é superior a todas as demais, e foi duro ao falar sobre os sucessores do nome mais famoso das artes marciais.
- O jiu-jítsu é suficiente. Eu treinei boxe no passado, para aprender controle de distância, e wrestling, para entender como eles poderiam me derrubar, mas eu nunca vou subir ao octógono para fazer o jogo do meu oponente. A nova geração da família Gracie vem querendo complementar as suas habilidades, como se o jiu-jítsu fosse insuficiente. Acho que eles esqueceram nossa história.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O comentário de Royce Gracie foi feito após algumas derrotas recentes de membros de sua família. Roger Gracie foi derrotado por decisão unânime por Tim Kennedy no UFC em julho, e Rolles (com um nocaute sensacional) e Gregor foram derrotados no último fim de semana no World Series of Fighting 5. No mesmo evento, Neiman Gracie venceu por finalização a luta de abertura do card preliminar, com uma chave de braço.
- Eu acredito no jiu-jítsu puro, que foi o que eu usei no passado. É preciso que voltemos às nossas raízes e treinemos o Gracie Jiu-Jítsu - finalizou.

Dirigente fala em 'grandes nomes' e 'mistura única' para técnicos do TUF 3

Marshall Zelaznik, diretor de operações internacionais da organização,
deixa em aberto a possibilidade de treinadores serem de pesos diferentes

Por Rio de Janeiro
24 comentários
Já começaram as especulações em torno de quem serão os dois treinadores da terceira edição do "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões". O UFC ainda não definiu nada de forma concreta, mas garante que vem novidade por aí. O diretor de operações internacionais da organização, Marshall Zelaznik, deu uma prévia em papo com o Combate.com:
- O que posso dizer é que estamos buscando grandes nomes. Podemos fazer uma mistura bem única desta vez. Houve muita negociação - disse ele, que deixou em aberto a possibilidade de os treinadores serem de categorias de peso diferentes.
Marshall Zelaznik coletiva UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Marshall Zelaznik na coletiva UFC em Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)
As seletivas começam em novembro e, segundo Marshall, a ideia para esta edição é convocar lutadores de categorias mais acima: médios (até 84kg), meio-pesados (até 93kg) ou peso-pesados (até 120kg), ou então duas delas simultaneamente.
A possibilidade de um dos técnicos ser estrangeiro não foi descartada pelo dirigente, mas tem pouca chance de acontecer:
- Um técnico estrangeiro é algo que discutimos antes. Querem uma coisa para o Brasil mesmo. Mas acho que todas as opções estão na mesa. Estamos vendo.
Houve duas edições do TUF Brasil até hoje. Na primeira, foram duas categorias, com o peso-pena (até 66kg) Rony Jason e o peso-médio (até 84kg) Cezar Mutante se sagrando campeões. Na segunda, houve somente um peso, e o meio-médio (até 77kg) Léo Santos foi o campeão.

Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle, envia vídeo para Gabriel Diniz

Jovem de 15 anos sofreu lesão na coluna em agosto e sensibilizada com a situação, modelo se mostra solidária, com vídeo de apoio e promete visita

Por Vitória, ES
Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight (Foto: Reprodução/Instagram)Syllvia Andrade, ring girl capixaba do Jungle Fight
(Foto: Reprodução/Instagram)
A rede de solidariedade em torno do jovem atleta capixaba Gabriel Diniz, que sofreu uma lesão na coluna no início de agosto, numa competição de jiu-jítsu, no Espírito Santo, continua crescendo. Quem também se solidarizou com a situação do jovem, foi a modelo e ring girl capixaba do Jungle Fight, Syllvia Andrade, que enviou ao menino de apenas 15 anos, na tarde desta segunda-feira, um vídeo com uma mensagem de apoio, nas redes sociais.
A bela cachoeirense, que participou da edição 58 do evento de MMA, que marcou os 10 anos do Jungle Fight, no último sábado, em São Paulo, deseja, no vídeo de apenas 15 segundos, que Gabriel Diniz se recupere rapidamente e revelou que pretende visitar o jovem atleta quando retornar ao Espírito Santo. Na descrição do vídeo, Syllvia Andrade escreveu: "Força ao atleta lutador de Jiu-Jítsu e meu amigo @gabrieldiniz03. Tamo junto."
- Oi Gabriel, eu sou a Syllvia, ring girl do Jungle Fight. Tô aqui pra te dizer, em nome da equipe do Jungle e da equipe do "Amo MMA", que estamos torcendo pela sua recuperação, a gente quer ver você bom logo e assim que eu voltar para o Espírito Santo, eu faço questão de te conhecer pessoalmente.
ring girl do Jungle Fight Syllvia Andrade (Foto: William Guimarães)A cachoeirense Syllvia Andrade é ring girl do evento de MMA nacional Jungle Fight (Foto: William Guimarães)
Além da modelo Syllvia Andrade, muitos já se solidarizaram com o caso de Gabriel Diniz, dentro e fora do Espírito Santo. Um deles foi o maior evento capixaba de MMA, o HCC, que doou para o lutador de jiu-jítsu parte da renda da edição 13 do show de lutas, que aconteceu no último dia 7 de setembro, em Vila Velha. Além destes, alguns lutadores do UFC também fizeram questão de enviar palavras ou gestos de carinho e otimismo, como o peso-pesado gaúcho Fabrício Werdum, que mandou uma mensagem em vídeo e o meio-médio capixaba Erick Silva, que visitou o lutador, no dia 8 de setembro.
Família segue com campanha para doações
Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu lesionado (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu lesionado
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Como o jovem lutador está necessitando de tratamento especializado, fora do Espírito Santo, a família de Gabriel Diniz está divulgando nas redes sociais uma conta corrente, para que outras pessoas, sensibilizadas com o estado de saúde dele, possam fazer doações para reunir fundos que possam ajudar a pagar o tratamento.
Enquanto aguarda uma vaga no hospital Sarah Kubitschek, em Brasília-DF, especializado em tratamentos como o que Gabriel Diniz precisa, ele segue em recuperação. Durante a semana, fica internado no Crefes (Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo), em Vila Velha e no final de semana retorna para a sua residência, que fica em Guarapari.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0169
Operação: 013
Conta: 41415-0
Favorecido: Gabriel Carvalho Charpinel Diniz
Entenda o caso
Gabriel Diniz sofreu a lesão na coluna e ficou internado desde o dia 4 até o dia 26 de agosto em um hospital particular, em Vila Velha, mas já recebeu alta hospitalar e está em casa, em Guarapari. A fatalidade aconteceu no mesmo dia em que Gabriel iniciou a internação, um domingo, quando o jovem - que ainda é juvenil, mas lutava entre os adultos - disputava as semifinais da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Jiu-Jítsu, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória. De acordo com o médico José Lucas, responsável por Gabriel, não há exames que garantam se o adolescente voltará a ter os todos movimentos dos braços e das pernas. Mas o jovem atleta já recuperou alguma sensibilidade de membros superiores e inferiores, além de fazer fisioterapia para acelerar seu processo de recuperção.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Renée Forte quer evitar luta de três rounds contra estratégico Makdessi

Eliminado na primeira luta no TUF Brasil 1, lutador deu a volta por cima e
já vai para a terceira apresentação no Ultimate, sábado, em Toronto

Por Rio de Janeiro
9 comentários
A eliminação precoce de Renée Forte no TUF Brasil 1 poderia significar para algumas pessoas que ele não teria vida longa no Ultimate. Principalmente porque ele perdeu também na estreia na organização, para Serginho Moraes, entre os meio-médios. Renée acabou ganhando mais uma chance, desta vez no peso-leve, e venceu o inglês Terry Etim na terra do rival. Mais aliviado, ele parte para a terceira luta e de novo terá torcida contra. No sábado, em Toronto, vai medir forças com o canadense John Makdessi no UFC 165. O brasileiro sabe do potencial do adversário na trocação, mas é o plano de jogo de Makdessi que o preocupa.
Renée Forte comemora vitória sobre Terry Etim no UFC (Foto: Divulgação/UFC)Renée Forte comemora vitória sobre Terry Etim no UFC (Foto: Divulgação/UFC)
Sendo assim, para ele vale muito mais tentar terminar a luta o mais rápido possível do que tentar fazer essa disputa tática contra o rival e deixar a disputa para os jurados decidirem.
- Eu o analiso como um cara estrategista. Ele procura pontuar para vencer, e estou confiante, pois vou para definir. Não quero lutar três rounds, isso não é uma boa. No UFC, (quase) todas as vitórias dele foram no terceiro round. Ele vem da escola de caras como o Georges St-Pierre, que lutam bem de forma estratégica, lutando todos os assaltos. Espero decidir logo, o mais rapidamente possível - disse o brasileiro ao site oficial do UFC.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Renée também falou sobre outro "adversário": a pressão dentro do octógono. Para ele, isso já é passado. A ideia agora é aproveitar o momento de tranquilidade e fazer uma grande apresentação.
- Hoje sou um cara mais tranquilo dentro do octógono. No TUF Brasil tudo foi muito rápido, ali era mais emoção que razão e isso passou. Foco agora em estar entre os melhores da divisão e estou mais à vontade para isso. Acho que a estreia foi muita pressão. Alguns dos meus amigos, que participaram do TUF, perderam e foram dispensados do UFC e isso me pressionava bastante. Perdi na primeira, mas tive chance numa outra divisão de peso e fui bem - explicou.
Renée Forte será um dos quatro brasileiros no UFC 165. Os outros três serão Michel Trator, o estreante Wilson Reis e o campeão interino peso-galo, Renan Barão. O canal Combate o Combate.com transmitem a pesagem ao vivo na sexta-feira, a partir de 17h. No sábado, o evento começa às 19h15m, também com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com vai acompanhar todas as lutas em Tempo Real e exibir o primeiro duelo da noite, entre os pesos-pesados Nandor Guelmino e Daniel Omielanczuk.
UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (CAN)
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Renan Barão x Eddie Wineland
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Costa Philippou x Francis Carmont
Pat Healy x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Mike Ricci x Myles Jury
Ivan Menjivar x Wilson Reis
Chris Clements x Stephen Thopmson
Mitch Gagnon x Dustin Kimura
John Makdessi x Renée Forte
Jesse Ronson x Michel Trator
Roland Delorme x Alex Caceres
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk

Curtinhas: Rafael Sapo encara Ed Herman no evento de 20 anos do UFC

Em Las Vegas, brasileiro vai tentar a quarta vitória seguida na organização.
Jon Jones compara envergadura com jogador de vôlei de 2,13m

Por Rio de Janeiro
10 comentários
O Brasil enfim ganhou um representante no evento que vai marcar a comemoração dos 20 anos do Ultimate, no dia 16 de novembro. A organização anunciou nesta segunda-feira que Rafael Sapo vai fazer parte do card do UFC 167, em Las Vegas (EUA), em luta contra Ed Herman, válida pelo peso-médio. Sapo (17-4-1) vem de três vitórias seguidas e busca um lugar no top 10 da categoria. Já Herman (21-9-0, 1NC) perdeu apenas um de seus últimos seis combates e vai tentar o segundo triunfo consecutivo.
Ed Herman x Rafael Sapo (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)Ed Herman e Rafael Sapo vão lutar pelo peso-médio no UFC 167 (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)
De acordo com o site "Sherdog", uma outra luta deve fazer parte do card. É o duelo entre os pesos-galos Erick Perez e Edwin Figueroa.
UFC 167
16 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Georges St-Pierre x Johny Hendricks
Rashad Evans x Chael Sonnen
Frank Mir x Alistair Overeem
Robbie Lawler x Rory MacDonald
Josh Koscheck x Tyron Woodley
Evan Dunham x Donald Cerrone
Ed Herman x Rafael Sapo
Rick Story x Brian Ebersole
Erik Perez x Edwin Figueroa*
Nova luta marcada também em Brisbane
Na Austrália, o staff do Ultimate também confirmou Dylon Andrews x Clint Hester, pelo peso-médio, para o UFC: Hunt x Pezão, marcado para 7 de dezembro, em Brisbane. Ambos participaram do TUF 17, não chegaram à final, mas venceram em suas estreias na organização.
UFC: Hunt x Pezão
7 de dezembro de 2013, em Brisbane (Austrália)
*** No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 6 de dezembro
CARD DO EVENTO
Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna
Soa Palelei x Pat Barry
Dylon Andrews x Clint Hester
Envergadura de sobra
No Ultimate, não tem para ninguém. Mesmo sem ser o lutador mais alto (1,93m) entre todos os lutadores da organização, Jon Jones é o que tem a maior envergadura, com incríveis 2,15m - empatado com Stefan Struve, 20cm mais alto. Jones, então, decidiu medir sua envergadura com outro gigante, Robbie Page, americano jogador de vôlei de praia que assim como Struve tem 2,13m de altura.
- Robbie Page tem 2,13m e me ganhou por uma polegada (2,5cm) ou duas na envergadura - escreveu Jones em sua conta no Instagram.
lutador Jon Jones com o jogador de vôlei Robbie Page (Foto: Reprodução / Instagram)Jon Jones compara envergadura com o jogador de vôlei Robbie Page (Foto: Reprodução / Instagram)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jon Fitch tem outro brasileiro pela frente
Com três derrotas nas últimas quatro lutas, Jon Fitch vai enfrentar Marcelo Grilo em sua segunda luta no WSOF, no dia 26 de outubro. Será o terceiro brasileiro no caminho do americano nos últimos meses. Fitch, ainda no Ultimate, venceu Erick Silva e perdeu para Demian Maia. Desde marcço de 2008, Grilo disputou sete lutas e foi derrotado apenas por Jake Ellenberger, no Bellator, em junho de 2009.
Sérgio Junior tem novo rival no Bellator
Após a saída de Matt Riddle do card do Bellator 100, dia 20 de setembro, no Arizona, Estados Unidos, a organização agiu rápido e escalou Ron Keslar para enfrentar o brasileiro Luís Sergio "Junior" Melo pelas quartas de final do GP dos pesos-meio-médios. A notícia foi divulgada pelo site "MMA Fighting". A substituição do adversário do potiguar foi necessária em função de uma lesão nas costelas, que teve como consequência a precoce aposentadoria do americano de 27 anos.

Gêmeos?


ter, 17/09/13
por Ivan Raupp |
categoria Antônio Pezão
Antônio Pezão perde o amigo, mas não a piada. E desta vez o alvo da brincadeira foi ele próprio. O peso-pesado, que enfrenta Mark Hunt na luta principal do UFC de 7 de dezembro, na Austrália, postou uma foto fazendo careta ao lado de uma carranca gigante e fez uma comparação:
- Gêmeos? – escreveu Pezão no Instagram, gerando muitas risadas nos comentários.

TJ Grant anuncia desistência, e Josh Thomson encara Pettis em dezembro

Lutador canadense não se recupera de lesão a tempo, e UFC define substituto. Evento será realizado dia 14 de dezembro, em Sacramento

Por Rio de Janeiro
82 comentários
O americano Anthony Pettis tem um novo adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves (até 70kg), no UFC marcado para 14 de dezembro, em Sacramento (EUA). O canadense TJ Grant, inicialmente escalado para enfrentá-lo, anunciou no Twitter que ainda não se recuperou da lesão que o tirou da luta contra Ben Henderson no mês passado. Com isso, a organização deu ao também americano Josh Thomson a oportunidade de lutar pelo título.
MONTAGEM lutadores Anthony Pettis e Josh Thomson (Foto: Editoria de arte)Anthony Pettis (E) e Josh Thomson vão se enfrentar pelo cinturão (Fotos: Ivan Raupp e Getty Images)
Aos 26 anos, Pettis tem um cartel de 17 vitórias e duas derrotas. Ele conquistou o cinturão dos leves ao finalizar o então campeão Ben Henderson no primeiro round no UFC 164, dia 31 de agosto. Pettis não era o desafiante inicial, mas recebeu a chance após TJ Grant sofrer um concussão durante os treinos.
Já Thomson, de 34 anos, tem um cartel de 20 vitórias, cinco derrotas e um "no contest" (luta sem resultado). Ele reestreou no UFC em abril deste ano com um belo nocaute sobre Nate Diaz. Antes disso, acumulou boas apresentações no Strikeforce, tendo perdido duas vezes a disputa de cinturão para Gilbert Melendez em duelos bem equilibrados.


'O Paulo Thiago sente que sou mais forte do que o coreano', diz Erick Silva

Capixaba treina com o Caveira, que já enfrentou Dong Hyun Kim, e diz que ficou mais obediente nos treinos: 'Antes eu tentava fazer mais do meu jeito'

Por Rio de Janeiro
39 comentários
Erick Silva tem um aliado e tanto para descobrir como vencer Dong Hyun Kim no "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields", dia 9 de outubro, em Barueri-SP. O meio-médio capixaba tem treinado frequentemente na XGym com o parceiro de equipe Paulo Thiago, que enfrentou o sul-coreano em novembro do ano passado, na China. Apesar da derrota por decisão unânime dos jurados e de ter sido dominado pelo oponente, o Caveira conseguiu entender o jogo aplicado por ele a ponto de passar boas dicas para Erick:
- O Paulo conhece mais sobre o Dong Hyun Kim do que eu porque treinou três meses para enfrentá-lo. Assistiu aos vídeos, viu os pontos fracos e os fortes, lutou contra ele e sentiu a pressão e a força dele. Estou treinando direto com o Paulo, que faz o jogo do Hyun Kim de canhoto. O Paulo sente que eu sou mais forte do que o coreano e que tenho a mão muito mais pesada. Ele está me ajudando muito - disse o capixaba ao Combate.com.
MMA Erick Silva (Foto: Ivan Raupp)Erick Silva enfrenta Dong Hyun Kim no dia 9 de outubro, em Barueri-SP (Foto: Ivan Raupp)
Dong Hyun Kim é certamente, depois de Jon Fitch, a maior pedreira da carreira de Erick. O brasileiro recorda erros da derrota para o americano para não repetí-los diante do asiático. E o objetivo contra o rival, que usa muito o grappling (luta agarrada), é trocar em pé:
Infelizmente, todos os atletas contra quem lutei até hoje não fazem mais parte do UFC, a não ser o Jason High. Isso acaba criando conversas de pessoas e
tal, falando que ainda não lutei contra caras bons. Mas é mentira. Todos contra quem lutei são
bons, atletas de nome"
Erick Silva
- Vejo que o Dong Hyun Kim acaba soltando um pouco mais e é melhor do que o Jon Fitch na parte em pé. Vi que ele aceita a trocação e vai para cima. Ele não gosta de tomar uma mão. Se toma, quer quedar. Tem um jogo muito eficiente de botar para baixo e ficar amarrando.  Estou treinando muito a levantada e a defesa de queda. E estou treinando muito chão. Se a luta for para o chão, não vou ficar desesperado assim como fiz contra o Jon Fitch. Se eu tivesse mantido a calma e trocado mais jiu-jítsu com ele, de repente poderia desenvolver melhor. Vou fazer isso e, se vir que não está funcionando, aí sim vou querer levantar. Mas a maior parte que estamos treinando é em pé. Vou trazê-lo para o meu jogo e complicá-lo bastante na parte de movimentação.
O Erick Silva de hoje parece bem mais maduro em relação ao de meses atrás. O lutador admite que já chegou a pegar pesado demais nos treinos, mas agora está mais obediente:
- O que motiva é a vontade de estar melhorando a cada dia. O que eu puder fazer para poder melhorar e me aproximar dos campeões, da forma como eles agem, vou procurar fazer. Almejo crescer na categoria e profissionalmente. Hoje em dia vejo que eu me cobro mais nos treinamentos também. Às vezes o Rogério Camões, meu preparador físico, tem que mandar eu parar de treinar, porque se deixar vou treinar bastante mesmo. Tem que ter cuidado, o descanso também faz parte do treinamento. Hoje em dia estou muito mais compreensivo. Antes o Camões me mandava descansar, mas eu pegava e ia treinar. No outro dia eu sentia o corpo, sentia que antes era o momento de descansar. Hoje é mais tranquilo. Descanso, faço certinho, sou muito mais obediente na parte da luta do que antigamente. Antes eu tentava fazer mais do meu jeito. Agora estou mais tranquilo. A necessidade de mudar faz parte.
Dong Hyun Kim e Paulo Thiago, UFC MAcau (Foto: Getty Images)Dong Hyun Kim (à direita) venceu Paulo Thiago no UFC em Macau, em 2012 (Foto: Getty Images)
Em sua última luta, em Fortaleza, em junho, Erick conseguiu a "Finalização da Noite" contra Jason High, o que o credenciou a pegar novamente um top da categoria. E o americano valorizou o feito do brasileiro ao finalizar James Head em menos de dois minutos no fim de agosto.
- Torço muito para os meus adversários depois que luto contra eles, porque valoriza muito mais as minhas vitórias. Infelizmente, todos os atletas contra quem lutei até hoje não fazem mais parte do UFC, a não ser o Jason High. Isso acaba criando conversas de pessoas e tal, falando que ainda não lutei contra caras bons. Mas é mentira. Todos contra quem lutei são bons, atletas de nome. O Jon Fitch teve que sair da empresa, mas foi o segundo do ranking durante anos. E agora o Jason High foi o único que se mantém na empresa (risos) - declarou Erick.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD PRINCIPAL
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
CARD PRELIMINAR
Rodrigo Damm x Hacran Dias
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Jon Jones analisa Glover: 'Não acho que é o cara que vai me vencer'

Campeão do UFC diz ter visto falhas no jogo do brasileiro no duelo contra Ryan Bader e desdenha de Daniel Cormier: 'Ninguém sabe quem ele é'

Por Rio de Janeiro
170 comentários
Se Jon Jones vencer Alexander Gustafsson no UFC 165, neste sábado, marcará um encontro com Glover Teixeira, próximo desafiante na fila pelo cinturão dos meio-pesados (até 93kg) do Ultimate. O brasileiro tem mostrado muita empolgação em relação ao possível duelo, assim como confiança de que é o cara a bater o americano. Mas Jones tratou de baixar a bola de Glover:
- Achei que ele deu sinais de ser um lutador de alto nível. Não acho que ele está pronto para me vencer. Levar socos fortes de Bader me mostrou onde ele está. Não importa qual é a sua desculpa, isso aconteceu. Se você é um veterano e diz ter permitido que a confiança exagerada seja sua fraqueza, ainda assim é uma fraqueza você ter permitido isso. Se você tem um ótimo oponente e um bom entendimento, então você não vai apressar as coisas contra um cara como o Ryan Bader, que obviamente vai te socar bastente e com força. Não acho que ele é o cara que vai me vencer - disse ao site americano "MMA Fighting".
Outro possível adversário de Jones no futuro próximo é o peso-pesado Daniel Cormier, que deve descer de categoria após enfrentar Roy Nelson no UFC 166, dia 19 de outubro. Em relação ao compatriota, o campeão mostrou certo desdém:
Jon Jones UFC 159 (Foto: Getty Images)Jon Jones com o cinturão após vencer Chael Sonnen no UFC 159 (Foto: Getty Images)
- Para ser honesto, não acho que Daniel Cormier realmente mereça uma grande luta. Não o respeito como pessoa. Acho que lutar contra mim seria a oportunidade da vida dele. Não acho que eu tenho muito a ganhar se derrotar Cormier, porque ninguém sabe quem ele é, e ele realmente não provou muito ainda.
Antes de Glover ou Cormier, Jon Jones terá pela frente Alexander Gustafsson, na luta principal do UFC 165, na noite deste sábado, em Toronto (Canadá). Se passar pelo sueco, Jones chegará a seis defesas de cinturão na categoria e baterá o recorde de Tito Ortiz. O canal Combate transmite o evento a partir das 19h15m (de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real. Na sexta-feira, Combate e Combate.com transmitem a pesagem às 17h.
UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (Canadá)
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Renan Barão x Eddie Wineland
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Costa Philippou x Francis Carmont
Pat Healy x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Mike Ricci x Myles Jury
Ivan Menjivar x Wilson Reis
Chris Clements x Stephen Thopmson
Mitch Gagnon x Dustin Kimura
John Makdessi x Renée Forte
Michel Trator x Jesse Ronson
Roland Delorme x Alex Caceres
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk

Anderson Silva ataca: 'Na minha opinião superlutas são uma idiotice'

Ex-campeão dos pesos-médios do UFC diz durante turnê pela Inglaterra que duelos seriam ótimos para os negócios, mas péssimos para o esporte

Por Londres
643 comentários
Na primeira vez em que se posicionou diretamente sobre realizar superlutas, logo após Jon Jones deixar claro que tem planos de enfrentá-lo desde que vença sua próxima luta e recupere o título que perdeu no UFC 162, Anderson Silva deixou claro que é contra duelos entre grandes nomes do esporte em categorias diferentes de peso. Para o ex-campeão dos pesos-médios do UFC, o que é bom para os negócios pode não ser tão bom para o esporte e para os atletas.
Anderson Silva MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Anderson Silva não é a favor de superlutas por achar que são um limitador no MMA (Foto: Adriano Albuquerque)
- As pessoas falam muito sobre superlutas, mas como ficam as chances dos novos lutadores aparecerem e lutarem pelos cinturões? Estou pronto para enfrentar Jon Jones ou Georges St-Pierre, mas na minha academia há nomes como Rogério Minotouro ou Glover Teixeira. Georges St-Pierre é de uma categoria de peso diferente. Já tenho muitos problemas na minha categoria de peso. Uma superluta é boa para os negócios, mas é péssima para os lutadores. Digamos que eu enfrente Georges St-Pierre. Ele sobe um pouco de peso e eu desço um pouco. Digamos que eu vença. Depois eu enfrento Jon Jones. Digamos que eu vença. O que pode ser maior depois disso? Nada! Na minha opinião superlutas são uma perfeita idiotice - disse o brasileiro em entrevista ao site inglês "GiveMeSport".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
De passagem pela Inglaterra antes de ir para um período de treinos na Ásia antes da segunda luta contra Chris Weidman, que acontece no UFC 168, dia 28 de dezembro, na edição de encerramento do ano do UFC, Anderson Silva descartou a possibilidade de uma terceira luta contra Chael Sonnen.
- Eu dei duas chances para Chael me vencer, e ele não aproveitou. Desculpe-me, cara. Adeus! - disse o brasileiro.

Vettel admite que gosta de 'incentivo' de Webber nas pistas: 'Sentirei falta'

A sete etapas de o companheiro deixar a Fórmula 1, tricampeão revela que sentirá da saudades do jeito que um pressionava o outro nas corridas

Por Marina Bay, Cingapura
Sete é o número de etapas que separam Mark Webber da aposentadoria, e o seu último ano na Fórmula 1 não tem sido dos melhores. Na etapa da Malásia, ele e Sebastian Vettel protagonizaram uma cena feia, que manchou de vez o relacionamento dos companheiros. Além disso, o australiano de 37 anos admitiu que já não se sente tão motivado para competir na F-1 em alto nível. Contudo, apesar da rivalidade e dos problemas na pista, o tricampeão alemão revelou que vai sentir falta do parceiro de RBR e do modo como um “incentivava” o outro durante as corridas.
- Podem dizer o que quiser sobre a nossa relação, mas, no fim, sempre pressionamos um ao outro, e sentirei falta disso – desabafou à revista austríaca “Sportwoche”.
sebastian vettel e mark webber rbr gp da malásia (Foto: Agência Reuters)Vettel diz que vai sentir falta do "incentivo" que Webber lhe dava na pista (Foto: Agência Reuters)
De fato, desde que o alemão não respeitou a ordem “Multi-21” da equipe – que significava que o carro 2 (Webber) deveria terminara a prova na frente do carro 1 (Vettel) – o clima azedou completamente e o australiano nunca mais conseguiu imprimir um bom ritmo de prova. Atualmente, Webber está a quase 100 pontos atrás do companheiro de time e líder do campeonato. Ainda assim, o atual campeão insiste que o veterano continua o pressionando.
- Sempre tem duas ou três curvas que ele me deixa nervoso. Fico imaginando o que ele está fazendo, o que me mantem ocupado – revela.
Mark Webber Sebastian Vettel RBR pódio GP Malásia Fórmula 1 2013 (Foto: Agência EFE)O clima azedou de vez após o GP da Malásia (Foto: Agência EFE)
13_Circuito_Cingapura-2 (Foto: Infoesporte)

Antes de pegar o Corinthians, Ponte tem discussão entre Jorginho e Rildo

Atacante se revolta ao deixar time titular, reclama com técnico e auxiliar e
acaba expulso do treino desta terça-feira. Jorginho pede punição ao atleta

Por Campinas, SP
92 comentários
A preparação da Ponte Preta para enfrentar o Corinthians terminou de maneira conturbada. Conhecido pela personalidade forte, o atacante Rildo deixou o clima tenso ao discutir com o técnico Jorginho e ser expulso do treino da tarde desta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli (assista à confusão no vídeo ao lado). Existe o risco de o jogador acabar afastado pela diretoria. Contra o Timão, nesta quarta, às 21h50, no Majestoso, ele já está fora até do banco.
Os testes de Jorginho no time titular durante o coletivo foram os motivos da insatisfação de Rildo. Depois de começar entre os reservas, o atacante entrou no lugar do volante Alef, mas voltou à equipe de baixo após cerca de 15 minutos. O pouco tempo para mostrar serviço revoltou Rildo, que foi à linha lateral para beber água e aproveitou para reclamar com o auxiliar Marcelo Cabo.
- Se for para jogar 10 minutos só, me deixa no DM (departamento médico) tratando – disse o jogador, em referência às dores no joelho que tem sentido.
Rildo, atacante da Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)Jorginho expulsa Rildo após discussão: clima quente na Macaca (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)
Cabo pediu para Rildo parar, mas o atacante continuou falando. Em vão, Chiquinho também tentou acalmar o companheiro. Foi quando Jorginho se deu conta da reação e perguntou o que estava acontecendo. Rildo rebateu e foi expulso. Na saída do gramado, jogou o colete no chão e seguiu resmungando até descer o túnel para o vestiário. Brian Sarmiento foi chamado para substituí-lo entre os reservas.
O episódio causou desconforto entre os jogadores, que desaprovaram a atitude de Rildo. O atacante William, aliás, se virou para o gerente de futebol Marcus Vinícius e balançou a cabeça negativamente. Na entrevista coletiva após a atividade, Jorginho criticou o comportamento do atleta, pediu uma punição, mas deixou a decisão nas mãos da diretoria.
- Foi uma atitude infeliz, uma falta de respeito comigo, com a comissão técnica e com os companheiros. No contrato não está que o jogador tem de ser titular. Eu avisei que ia testar duas formações, mas ele queria trabalhar o tempo todo. Foi um ato de indisciplina que precisa ter uma repreensão. O grupo ficou inconformado com a atitude. Tenho certeza que os próprios companheiros vão conversar com ele. Vou deixar com a diretoria para tomar as decisões necessárias. O Rildo não é mais importante que a Ponte – afirmou o comandante alvinegro.
Rildo, atacante da Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)Em vão, Chiquinho tenta acalmar Rildo, que reclama de ser substituído (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)
Uma polêmica atrás da outra
Rildo ficou marcado por dar um chute no árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva durante um jogo da Série B de 2011, quando defendia o Vitória. A agressão lhe custou 90 dias de suspensão. O atacante voltou a atuar pela Ponte no empate por 1 a 1 com o Flamengo, no último domingo, depois de ficar afastado por duas semanas devido a uma entorse no tornozelo.
Com a crise no Campeonato Brasileiro, as polêmicas também têm caminhado lado a lado com a Ponte Preta. No último domingo, o meia peruano Ramírez foi hostilizado pela torcida e entrou em rota de colisão com a diretoria ao desabafar sobre as cobranças públicas que recebeu da cúpula alvinegra. Anteriormente, o executivo de futebol Ocimar Bolicenho, pressionado pela torcida, já havia deixado o cargo, assim como diretoria e elenco lavaram a roupa suja, com direito a bate-boca entre atletas.
O ambiente tumultuado é consequência da situação delicada na luta contra o rebaixamento. Sem vencer há oito partidas, a Ponte aparece na vice-lanterna, com 16 pontos, a oito do São Paulo, que é o primeiro time fora da zona da degola. Para escapar sem depender de outros resultados, a Macaca trabalha com as contas de nove triunfos nos 18 compromissos restantes.
* Com informações do repórter Caio Maciel, da EPTV

Seedorf reclama de perseguição dos árbitros: 'Vou ter que cair, pedir cartão'

Camisa 10 do Bota queixa-se de faltas não marcadas, critica calendário,
minimiza 'final' com Cruzeiro e revela mágoa com a seleção holandesa

Por Rio de Janeiro
247 comentários
A véspera da partida mais esperada do Campeonato Brasileiro para o torcedor botafoguense foi marcada por uma entrevista coletiva bastante franca com Seedorf, no Engenhão. Na tarde desta terça-feira, vários assuntos foram abordados pelo camisa 10, que em momento algum ficou em cima do muro ou fugiu das indagações. As críticas sobre a arbitragem e o calendário do futebol do país chamaram a atenção. Com o foco no duelo contra o Cruzeiro, o holandês minimizou o teor decisivo ao afirmar que são três pontos em jogo, como em qualquer outro confronto.
Seedorf inclusive agradeceu quando o assunto árbitros veio à tona. Para o jogador, os homens do apito estão deixando de marcar infrações quando ele é o protagonista no lance. Sobre a maratona de jogos adotada no Brasil, o meia classificou como desumano o esforço feitos por alguns times que recentemente chegaram a jogar tanto na terça, quanto na quinta-feira de uma mesma semana.
Seedorf coletiva Botafogo (Foto: Globoesporte.com)Sem fugir de nenhum tema, Seedorf atacou a arbitragem brasileiro em coletiva (Foto: Globoesporte.com)
Até a Copa do Mundo de 2014 entrou na pauta. Deixado de lado nas duas últimas edições pela seleção holandesa, em 2006 e 2010, o ídolo botafoguense fez questão de afirmar que não deixou de vestir a camisa da Holanda por vontade própria. Ele não soube explicar as razões de ter ficado fora, por isso prefere voltar as suas atenções ao Botafogo para esquecer as mágoas com a sua equipe nacional.
Duelo com cara de final?
Nosso objetivo é de chegar ao fim do ano em primeiro lugar. Sabemos que é um jogo maravilhoso, entre os dois primeiros colocados. Tem esse valor. Mas são três pontos como todos os jogos. Então vamos enfrentar esse jogo como todos os outros, com uma atenção pela frente por ser o líder, por estar lá em cima junto com a gente por mérito. Será uma partida muito boa para jogar e também para ver. Estamos fazendo o mesmo trabalho. É apenas externamente que pensam assim (como uma final). Ninguém da comissão técnica pensa que é o jogo decisivo do campeonato. Não é. É mais um jogo, e nós vamos ao menos tentar manter a diferença de quatro pontos. Depois vamos continuar somando.
Elenco do Cruzeiro
Não estou aqui para analisar o Cruzeiro. Já passou metade do campeonato, e todo mundo conseguiu ver esse time. Tem um elenco importante, muitos jogadores, peças de trocas. Respeita muito por terem construídos resultados
Perseguido pela arbitragem?
Sinto uma diferença de desde que cheguei aqui até essas últimas oito rodadas. Está difícil apitarem faltas para mim. Nos últimos quatro jogos, por exemplo, levei sempre mais pancada sem bola e não conseguia me proteger. Eles (marcadores) entram de maneira excessivamente forte, e não sei por que a arbitragem mudou a postura. Não sou um jogador de cair. Contra o Corinthians, com um pênalti feito, fiquei em pé. Se puder ficar em pé, eu fico. No último jogo (contra o Santos), teve uma falta claríssima que o cara caiu em cima de mim, e disseram que me joguei. Os árbitros têm que rever, porque não estou vendo justiça nos meus lances.
Estou também recebendo mais amarelos do que nos quatro anos em que joguei no Milan. Três foram justos porque foram faltas parando contra-ataque. Os outros são discutíveis. Todo jogo estou falando com eles, perguntando “por que isso?”, e não estou entendendo. Se não pular ou me proteger, fica complicado. Os jogadores estão vendo que não estão marcando falta, aí vêm com tudo. Não é um arbitro só, são todos. Espero que essa tendência pare, estou sinceramente muito irritado com isso. Estou mais preocupado com a entrada do jogador, porque eles sabem que é o Seedorf que está lá e (os árbitros) não vão apitar.
Não consigo nem reclamar, porque eles (árbitros) me olham de uma maneira diferente. Se eu falo alguma coisa, eles já sacam o cartão. Então eu fico quieto, tomando pancada, o que tira o valor do meu jogo. Espero que mude, senão vou ter que cair, como gostam aqui. Cair, pedir cartão, essa coisa toda".
Seedorf, sobre reclamação contra a arbitragem
Ex-colega de Milan como exemplo
Disseran que com o Ronaldinho (Gaúcho) foi assim também. Quando é falta tem que ser marcada, não é porque é sobre o Ronaldinho ou o Seedorf que não vai marcar. Ele também sempre quer ficar em pé, mas tem horas que não dá. Jogadores como ele e como eu têm que ser protegidos mesmo. Se o zagueiro puder para os jogadores com violência, aí fica difícil. Gosto quando jogam duro comigo, até já falei isso, mas somente quando vêm para cima da bola.
Estou bastante movido por essa falta de justiça. Nunca falei porque achava que ia piorar as coisas. Não consigo nem reclamar, porque eles (árbitros) me olham de uma maneira diferente. Se eu falo alguma coisa, eles já sacam o cartão. Então fico quieto, tomando pancada, o que tira o valor do meu jogo. Espero que mude, senão vou ter que cair, como gostam aqui. Cair, pedir cartão, essa coisa toda.
Calendário do futebol brasileiro
Tem de ser revisto, com certeza. Temos bastante coisa para rever no Brasil. É desumano, ninguém aguenta. Por isso tem tanto infortúnio, tanta gente machucando. O trabalho que fazemos no Botafogo é muito importante, mas o calendário não favorece o espetáculo. Já foi falado por vários jogadores, vários reclamam disso. As viagens também são bastante desgastantes. O que São Paulo e Santos, entre outros, fizeram na última semana... Não vou falar porque depois pode trazer problema. Mas é complicado, jogar de novo em dois dias é pedir para ter problemas. Se não é diretamente que afeta às equipes, vem mais para frente.
Seedorf jogo Botafogo contra o Corinthians (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Lance com goleiro do Corinthians virou argumento de defesa do meia (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Copa do Mundo e mágoa com seleção holandesa
Claro que posso jogar (em 2014). Estou jogando aqui no Brasil. Perdi dois Mundiais, minha relação com a seleção holandesa é uma coisa bem particular. Em 2006 e 2010 eu queria participar, só que levaram outros jogadores que atuavam em times pequenos na Holanda. Claro que fiquei muito triste naquela época. Eu não podia fazer mais do que fazia no Milan, e não posso fazer mais do que estou fazendo aqui. Meu objetivo é aqui no Botafogo, e o resto é problema deles. Nunca falei que não queria jogar mais pela seleção. Mas tenho um desafio muito grande agora no Botafogo, que está me dando tudo o que preciso.
Treinadores europeus olham pouco para o Brasil?
Não sei, mas também não quero me colocar junto com o Petkovic (apontado pela imprensa como eferência de estrangeiro bem-sucedido, mas que não teve oportunidades na seleção da Sérvia). Eu estava jogando no Milan, em 2006 estava no topo, em 2010 também. Foram quatro anos sem ser convocado, então tinha uma coisa por trás que não sei. Politica, não sei o que é. Técnico, cada um tem sua explicação. Não é a mesma situação. Meu caso foi particular, mas estou tranquilo, já aceitei, passou já. Não me deram a possibilidade de mostrar o valor em alguns momentos. Quero inclusive mandar um abraço ao Petkovic, que é um grande amigo, uma grande pessoa (jogaram juntos por uma temporada no Real Madrid).
Claro que posso jogar (em 2014). Estou jogando aqui no Brasil. Perdi dois Mundiais, minha relação com a seleção holandesa é uma coisa bem particular. (...) Nunca falei que não queria jogar mais pela seleção (...) Foram quatro anos sem ser convocado, então tinha uma coisa por trás que não sei. Politica, não sei o que é."
Seedorf, sobre mágoa com seleção da Holanda
Retorno de Lodeiro e peças no elenco
Ele foi embora? (risos). Lodeiro é importante para nós como todos os outros são. Todos têm de se sentir importantes, o próprio Gegê que entrou bem também, todos que vão entrando têm que sentir. Quem joga menos sempre faz a diferença. Treina com determinação, fica pronto, entra e dá conta do recado. Para o Lodeiro foi importante descansar. Ele jogou pelo Uruguai 45 minutos, voltou e jogou aqui contra o Corinthians. No fim, a suspensão foi boa para ele voltar com energia.
Sistema defensivo e entrada de André Bahia
A defesa são os onze jogadores que jogam. Ataque também são onze (neste momento, Seedorf é perguntado sobre a saída de Dória e a entrada de André Bahia, criticado por parte da torcida após gol contra feito contra o Goiás) Não lembro de ele ter sido contestado pela torcida. Não dá para falar pela torcida. A torcida não falou nada, ele foi elogiado pelo que fez. Que zagueiro nunca fez gol contra? Bahia é um grande jogador do nosso elenco. Joga menos, mas não tem um treino que ele não vá bem. Fez um grande jogo contra o Goiás, mas acontece. Errei um gol também outro dia, não dá para ficar falando até hoje. Toda vez que ele entrou foi bem, é um dos jogadores mais importante do nosso elenco.
Campeonato equilibrado por cima ou por baixo?
Acho que no Brasil tem mais técnica que em qualquer outra parte do mundo. O (jogador) brasileiro é técnica. Você fala nele e pensa nisso, não em gente que só corre. O Campeonato Brasileiro é principalmente técnico. Na Inglaterra é difícil, na Espanha tem técnica também, mas é diferente, com tática um pouco mais importante. Na Itália é tudo muito tático. Não significa também que não tenha outros aspectos. Na Europa vale muito menos isso, e aqui você vai numa jogada e é driblado pelo zagueiro. Ele vem, dá o drible e faz um passe, isso é mais difícil de ver na Europa. Os laterais têm capacidade para fazer pressão, menos que na Europa. Lá não existe essa capacidade, a diferença é a tática. Acho que o Brasil tem um campeonato muito difícil, disputado e equilibrado, diferente dos outros países.
(*) Thiago Benevenutte, estagiário, sob supervisão de Bernardo Eyng

Jairzinho revela: vai ficar de 'coração partido' no jogo entre Cruzeiro e Bota

Ídolo das duas torcidas, ex-craque acredita que time celeste leva
pequena vantagem por jogar em casa e por ter elenco mais qualificado

Por Belo Horizonte
55 comentários
jairzinho furacão escolinha manguinhos 3 (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Jairzinho diz ter carinho especial pelos dois times
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
O jogo entre Cruzeiro e Botafogo, nesta quarta-feira, tem sido tratado como uma final antecipada do Campeonato Brasileiro. E poucos podem falar melhor desse confronto decisivo do que Jairzinho, ídolo de ambos os clubes. O craque, único jogador a marcar em todos os jogos de uma edição de Copa do Mundo, em 1970, no México, revelou que tem um carinho muito especial pelas duas equipes e que ficará com o coração dividido durante o duelo no Mineirão, às 21h50m (de Brasília), pela 22ª rodada.

Jairzinho foi revelado pelo clube alvinegro, no início da década de 1960 e fez história, principalmente com a conquista da Taça Brasil de 1968. Pelo Cruzeiro, o craque foi muito importante no título da Taça Libertadores de 1976. Por isso o coração dividido nesta quarta.

- Tenho um carinho especial pelos dois. Ambos abriram as portas para mim. O Botafogo, quando eu era apenas um jovem, e o Cruzeiro, quando eu já tinha uma certa maturidade. No Cruzeiro, consegui vencer um Campeonato Mineiro e um torneio que o clube nunca tinha levado, a Libertadores. Mas, nesta quarta-feira, meu coração vai estar partido: um lado certamente estará preto e branco, e o outro, azul estrelado.
O craque, que ficou conhecido como "Furacão da Copa de 70", destacou a campanha e o estilo de jogo de Cruzeiro e Botafogo na temporada. Jairzinho considera a velocidade e a ofensividade características marcantes das duas equipes, que estão credenciadas a brigar até o fim pelo título brasileiro. Ele acredita na eficiência dos times, que têm os melhores ataques da competição. O Cruzeiro é o que mais balançou as redes (45 vezes), enquanto o Botafogo, junto com Inter e Atlético-PR, marcou 35.
- É um clássico de muita expectativa, as duas equipes jogam para frente. A estratégia de jogo é ofensiva e veloz. Desta forma, os resultados têm saído, e os atacantes têm feito a diferença. E vai ganhar quem estiver mais equilibrado emocionalmente e conseguir transformar as oportunidades em gols.
Gabriel e Everton Ribeiro, Botafogo x Cruzeiro (Foto: Luciano Belford/Agência Estado)Para o Furacão da Copa, será um clássico de muita
expectativa (Foto: Luciano Belford/Agência Estado)
Diferenças
Cruzeiro e Botafogo vivem momentos parecidos na tabela. Fora das quatro linhas, estão em dissonância. O alvinegro carioca passa por uma crise financeira, com salários atrasados para jogadores e funcionários, enquanto o clube celeste tem uma estrutura de primeira e mantém os pagamento em dia. Para Jairzinho, o momento econômico das duas equipes é um fator que pode pesar.

- O Cruzeiro está em um momento muito especial. Fez contratações muito boas. Tem pontuado merecidamente no campeonato, que é o torneio mais difícil do mundo. E o Botafogo está na cola. Tem um plantel inferior e mais barato. Foi obrigado a se desfazer do Vitinho, que era uma das grandes revelações do time, para conter as despesas. Mas o time tem feito grandes jogos, como contra o Santos. É um clássico, e a expectativa é para ver, de fato, qual é a equipe mais preparada.

Outro fator que pode pesar a favor do Cruzeiro, segundo Jairzinho, é o Mineirão. Ele disse conhecer a pressão dos cruzeirenses. Diante do bom momento do time, a empolgação da torcida poderá transformar o estádio em um cenário desfavorável ao Botafogo. No entanto, o "Furacão" acredita que é impossível prever o resultado.

- Evidentemente que o fator campo tem muita relevância neste confronto. A torcida do Cruzeiro vive um momento especial, e a partida vai ter influência. A torcida do Cruzeiro é especialíssima e o time vai tentar tirar proveito disso - finalizou.

Ronaldinho revela a jogadores do Grêmio vontade de retornar ao clube

Em meio ao ódio da torcida tricolor após 'traições', craque mostra a amigos o desejo de voltar. Irmão só diz que R10 seguirá no futebol brasileiro em 2014

Por Porto Alegre
553 comentários
Ronaldinho conversa com Dida na saída de campo da Arena (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)Ronaldinho conversa com Dida na saída de campo
da Arena (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)
O amor virou ódio. Poderia virar paixão novamente? A relação entre Grêmio e Ronaldinho ganhou novo capítulo após o domingo, na vitória do Atlético-MG, na Arena, pelo Brasileirão. Em sua estreia no novo estádio do clube que o revelou, o camisa 10 confidenciou a jogadores tricolores a vontade de retornar ao lugar onde tudo começou, de olho no encerramento da carreira. Um desejo que, por ora, não indica nenhuma ação do presidente Fábio Koff. O dirigente adota a cautela e repassa a decisão de levar o assunto adiante à torcida.
Nas duas vezes anteriores em que enfrentou o Grêmio (Flamengo, em 2011, e Galo, em 2012), R10 havia adotado comportamento de indiferença. Algo bem diferente do domingo, quando ignorou o repúdio da torcida. Se sentiu tão à vontade que conversou com Kleber antes de iniciar a preparação para o jogo. E, ao final, logo ao chegar à zona mista da Arena, no trajeto até o vestiário visitante, tratou de parar para dar entrevistas e conversou com os atletas gremistas Dida, Zé Roberto e Guilherme Biteco. Tudo confirmado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM.
A conversa de R10 com o goleiro foi igualmente na zona mista. Logo após, o meia atleticano cumprimentou três seguranças do Grêmio. E perguntou:
- Vocês vão lá?
O ‘lá’ era um churrasco em sua casa em Porto Alegre. A delegação estava de folga na noite de domingo, afinal, permaneceria na capital gaúcha até a segunda-feira pela manhã antes de embarcar para São Paulo, onde enfrenta o tricolor paulista na quarta. A verdade é que a relação do meia continua boa com muitos funcionários tricolores. Jogadores do Grêmio – igualmente de folga – também foram convidados.
Kleber confirmou a conversa. Porém, se recusou a revelar o assunto:
- Conheço o Ronaldo. Falamos sempre que jogamos contra. Foram vários assuntos, coisa nossa. Não sei (se teria clima com a torcida para o retorno). Entre os jogadores, acho que sim. É um cara que se dá bem com Renato. Quem tem de falar é a direção. Ele é jogador do Atlético-MG. É algo muito distante para acontecer.
Ronaldinho Conversa com Kleber (Foto: Léo Simonini)Ronaldinho conversa com Kleber antes do jogo (Foto: Léo Simonini)
Se manteve o mistério, o Gladiador levantou um ponto importante do caso. R10 não esconde que admira Renato. O considera um dos grandes treinadores do Brasil. Já com a bola rolando, no domingo, ao se aproximar do banco gremista para cobrar lateral, fez questão de abraçar o maior ídolo azul. O treinador retribuiu o carinho. Depois, em entrevista coletiva, definiu o jogador como ‘um dos melhores do mundo’.
Era Renato o técnico do Grêmio no segundo caso de "traição" de R10, na opinião do torcedor. Em janeiro de 2011, ao anunciar o desejo de sair do Milan e voltar ao Brasil, o jogador recebeu ofertas do Tricolor, do Palmeiras e do Flamengo. Preferiu o carioca. O primeiro, em 2001, foi a saída traumática ao PSG, na qual o clube francês aproveitou o final do acordo para contratá-lo sem pagar indenização. Ao recorrer à Fifa, o Grêmio conseguiria receber pagamento anos depois.
À Rádio Bandeirantes, Fábio Koff falou da relação complicada com o atleta:
- Ronaldinho tem uma relação de amor e ódio com o Grêmio. No domingo, não falei com ele. Tenho boa relação inclusive com a família. Recordo dele pequeno, com 14 anos, na escolinha na época em que era presidente. Nós temos uma concepção sobre o futebol em 2014. Vamos ver se há interesse em contar com jogadores consagrados. O Ronaldinho tem um marketing muito forte, nome de respeito. Acho difícil, hoje é uma relação do ódio. Temos de resolver isso um momento oportuno. Mas uma coisa é clara: eu vou estar sempre com a torcida. Caso a torcida queira ele ou não.
Há um pensamento entre dirigentes tricolores que a relação pode ter dois propósitos: reaproximação ao Grêmio ou pressão por renovação de contrato com o Atlético-MG, a partir de uma concorrência.

R10 segue no Brasil em 2014
Irmão e empresário de Ronaldinho, Assis evita ao máximo falar sobre o futuro do atleta. Só antecipa que o jogador permanecerá no Brasil na próxima temporada.
- É o momento mais importante da história do Atlético-MG, temos uma relação fantástica com o clube. Seria muito ruim começar esse tipo de comentário agora, gera expectativa. Mas nós nascemos no Rio Grande do Sul e temos carinho muito grande pelo estado. Mas vamos deixar assim. Ele vai permanecer no Brasil em 2014. Vai continuar enquanto tiver chance de Seleção – comenta o agente, com ar de preocupação com o boato surgido.
Ronaldinho tem contrato com o Galo até 31 dezembro de 2013.

Charles do Bronx segue confiante na vitória, apesar de novo adversário

Peso-pena se preocupa apenas com próprio rendimento nos treinos há pouco mais de um mês para luta no UFC 166, dia 19 de outubro, em Houston

Por Rio de Janeiro
8 comentários
Após saber que seu adversário original no UFC 166, em Houston, dia 19 de outubro, não poderia entrar no octógono em função de uma lesão, o brasileiro Charles do Bronx não demonstrou nenhuma preocupação com a escolha de Jeremy Larsen como novo oponente. Com pouco mais de um mês para o encontro no evento que terá Cain Velásquez contra Junior Cigano como luta da noite, o peso-pena acredita que o foco para sair com a vitória deve ser nele próprio.
- Eu estava me preparando para lutar contra o Estevan e também estou pronto para enfrentar o Jeremy. A minha preocupação não é com adversário, mas sim comigo, em estar bem treinado e em condições de conquistar a vitória, independentemente de quem seja o adversário. Esse é o meu foco. Quero fazer uma luta parecida com a do Frankie Edgar, para frente e bem disputada, mas dessa vez eu quero sair com a vitória - disse o lutador.
charles do bronx mma ufc (Foto: Getty Images)Charles do Bronx não liga para mudança de adversário para o UFC 166, em outubro (Foto: Getty Images)
Vindo de duas derrotas consecutivas no UFC, para Cub Swanson no UFC 152, em setembro de 2012, e para Frankie Edgar no UFC 162, em julho deste ano, o paulista quer recuperar o tempo perdido para voltar a ficar entre os grandes nomes da categoria até 66kg. A luta contra Jeremy Larsen em outubro será a segunda do peso-pena no ano, e ele acredita que os pouco mais de três meses de treino entre um confronto e outro não será um obstáculo para alcançar o triunfo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Foram quase oito meses parado depois da derrota para o Cub Swanson, por causa da lesão que sofri no joelho. Depois da luta contra o Edgar, fiquei com tanta raiva que já voltei a treinar cinco dias depois. Acabou que foi bom, porque assim eu consegui pegar ritmo e manter o gás, e isso é bom - analisou Charles do Bronx.
Aos 23 anos, Charles do Bronx possui um cartel de 16 vitórias, quatro derrotas e um No Contest (luta sem resultado). Especialista em jiu-jpitsu, o brasileiro venceu nove de suas lutas por finalização, seis por nocaute ou nocaute técnico e somente uma por decisão dos juízes. Mesmo após a derrota para Frankie Edgar, em 6 de julho, quando recebeu o bônus de "Luta da Noite", Charles do Bronx se manteve confiante em retornar logo aos octógonos já que ganhou muitos elogios pela bela luta contra o ex-campeão peso-leve do UFC.

Após cirurgia, Kevin Souza brinca
com recuperação: 'Estilo Wolverine'

Lutador sofreu fratura na mão direita na estreia no UFC contra Sertanejo

Por Rio de Janeiro
2 comentários
O peso-pena Kevin Souza estreou no UFC com vitória sobre Felipe Sertanejo por decisão dividida dos jurados e saiu da luta com dois ossos da mão direita fraturados, após um soco que aplicou ainda no primeiro round. O ex-campeão do Jungle Fight passou por uma cirurgia no fim de semana, onde foram colocados alguns pinos para solucionar o problema. A recuperação parece estar sendo boa, tanto que Kevin até brincou ao postar no Twitter fotos do antes e depois do procedimento.
- Recuperação estilo Wolverine!! Rsrsrs ;) - escreveu ele, referindo-se ao fato de o personagem de quadrinhos e do cinema ter uma cicatrização incrivelmente rápida.
Kevin Souza lutador MMA hospital (Foto: Reprodução / Twitter)Kevin Souza no hospital após cirurgia: do lado direito, o antes e depois dos pinos (Foto: Reprodução / Twitter)

John Makdessi aposta na trocação 'imprevisível' para bater Renée Forte

Canadense luta em casa contra o brasileiro no próximo sábado, no UFC 165

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Participante do TUF Brasil 1, Renée Forte fazer sua terceira luta no Ultimate no próximo sábado, quando terá pela frente John Makdessi. O canadense lutará com a torcida quase toda a seu favor, já que o evento será em Toronto. Mas é com a trocação que ele espera levar vantagem diante do brasileiro. Com sete de suas 11 vitórias conquistadas por nocaute, Makdessi aposta na variedade de golpes para alcançar o terceiro triunfo consecutivo na organização.
- Sou muito imprevisível, e isso é uma coisa legal sobre mim. Tento sempre dominar minhas técnicas e fazer coisas malucas para os fãs, porque amo entreter a multidão. Com cada luta minha que os fãs assistem, eles nunca se arrependem e haverá sempre um sabor agradável para todos - disse o canadense ao site oficial do Ultimate.
Montagem John Makdessi e Renée Forte (Foto: Editoria de Arte)John Makdessi e Renée Forte vão lutar no card preliminar (Foto: Editoria de Arte)
Adversário de John Makdessi, Renée Forte tem um jogo mais completo que o canadense no que diz respeito ao MMA como um todo. Ele é faixa-preta de jiu-jítsu, o que pode indicar uma vantagem para ele caso a luta vá para o chão. Ainda assim, Makdessi não teme o brasileiro, seja lá em que tipo de jogo seja necessário atuar.
- Eu treino minhas fraquezas mais duro do que meus pontos fortes. Eu amo trocação. E há mais na minha trocação do que apenas socos e chutes. Dominar uma habilidade pode levar uma vida inteira. Apenas uma habilidade. No MMA, estamos tentando dominar muitas habilidades diferentes. Estou tentando ser inteligente, não tentando me tornar um faixa-preta de jiu-jítsu em um ano. Faixas-pretas não importam para mim. Bom para alguém ser um faixa-preta, mas o MMA é um esporte de combate com socos e chutes. É um jogo totalmente diferente. Tudo é sobre o que eu vou fazer, e não o que ele vai fazer. Acredito que sou um verdadeiro lutador que pode levar a mais danos - declarou Makdessi.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Renée Forte será um dos quatro brasileiros no UFC 165. Os outros três serão Michel Trator, o estreante Wilson Reis e o campeão interino peso-galo, Renan Barão. O canal Combate o Combate.com transmitem a pesagem ao vivo na sexta-feira, a partir de 17h. No sábado, o evento começa às 19h15m, também com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com vai acompanhar todas as lutas em Tempo Real e exibir o primeiro duelo da noite, entre os pesos-pesados Nandor Guelmino e Daniel Omielanczuk.
UFC 165
21 de setembro de 2013, em Toronto (CAN)
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Renan Barão x Eddie Wineland
Brendan Schaub x Matt Mitrione
Costa Philippou x Francis Carmont
Pat Healy x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Mike Ricci x Myles Jury
Ivan Menjivar x Wilson Reis
Chris Clements x Stephen Thopmson
Mitch Gagnon x Dustin Kimura
John Makdessi x Renée Forte
Jesse Ronson x Michel Trator
Roland Delorme x Alex Caceres
Nandor Guelmino x Daniel Omielanczuk

Antônio Braga Neto encara Derek Brunson em sua segunda luta no UFC

Duelo será no dia 6 de novembro. Campeão mundial de jiu-jítsu duas
vezes, brasileiro estreou com vitória sobre Anthony Smith no TUF Brasil 2

Por Rio de Janeiro
A segunda luta de Antônio Braga Neto no Ultimate foi anunciada nesta segunda-feira pela organização. Ele vai enfrentar Derek Brunson no UFC Fight for the Troops 3, marcado para o dia 6 de novembro, em Fort Campbell (EUA).
- Feliz é pouco para descrever a alegria de fechar minha próxima luta!! - escreveu o lutador brasileiro em sua conta no Twitter.
Montagem Derek Brunson e Antônio Braga Neto (Foto: Editoria de Arte)Derek Brunson e Antônio Braga Neto lutaram uma vez cada no Ultimate (Foto: Editoria de Arte)
Antônio Braga Neto foi duas vezes campeão mundial de jiu-jítsu na faixa preta (em 2008 e 2011) e no MMA apresenta um cartel com nove vitórias, uma derrota e um "no contest (luta sem resultado). Ele estreou no Ultimate em junho com triunfo diante de Anthony Simth durante o TUF Brasil 2 Finale, em Fortaleza.
Adversário de Braga Neto, o ex-Strikeforce Derek Brunson tem cartel parecido com o do brasileiro. São dez vitórias e duas derrotas e também apenas uma luta pelo Ultimate. Ele derrotou Chris Leben no UFC 155, em dezembro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O card do UFC Fight for the Troops 3 tem outros três brasileiros. Na luta principal, Lyoto Machida vai encarar Tim Kennedy. Pelo peso-médio, Ronny Markes, que era para ter sido adversário de Derek Brunson no TUF Brasil 2 Finale e saiu do evento por conta de um acidente de carro, vai medir forças com Yoel Romero. E no peso-galo feminino, Amanda Nunes enfrentará Germaine de Randamie.
UFC Fight for the Troops 3 (UFC Fight Night 31)
6 de novembro, em Fort Campbell (EUA)
CARD DO EVENTO
Tim Kennedy x Lyoto Machida
Jorge Masvidal x Rustam Khabilov
Niel Magny x Seth Baczynski
Ronny Markes x Yoel Romero
Chris Camozzi x Lorenz Larkin
George Roop x Francisco Rivera
Colton Smith x Michael Chiesa
Dennis Bermudez x Nik Lentz
Liz Carmouche x Alexis Davis
Derek Brunson x Antônio Braga Neto
Bobby Green x James Krause
Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Yves Edwards x Yancy Medeiros