quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Juninho Pernambucano acredita que Fluminense será o campeão brasileiro

Meia exalta força do rival carioca no campeonato e diz que o Vasco precisa se preocupar em garantir vaga na próxima edição da Libertadores

Por SporTV.comSão Paulo
36 comentários
Depois de liderar o Campeonato Brasileiro por várias rodadas, o Vasco atualmente está na quarta posição. Mas apesar da boa classificação, a distância de 12 pontos para o líder da competição, o Fluminense, que tem 56, dificulta as chances do time para o título faltando 12 rodadas para o fim da competição. É o que acredita o meiaJuninho Pernambucano, que nesta quarta-feira participou do "Arena SporTV". Ele também falou que o grande objetivo do Vasco é conquistar uma vaga na próxima edição da Libertadores.
- Falar de título estando tantos pontos atrás de Fluminense e Atlético-MG é bem difícil. Acho que o Fluminense é o melhor time do Brasil, porque é o time que tem mais jogadores que fazem a diferença. Tem um artilheiro como o Fred, mas tem também um goleiro que está fechando o gol, pegando tudo (Diego Cavalieri). Aí tem o Deco, o Thiago Neves, o Wellington Nem, que também fazem a diferença. O Fluminense tem muito talento e são talentos que estão resolvendo - analisou o meia vascaíno no “Arena Sportv”.
Juninho também listou as qualidades do vice-líder Atlético-MG. Dentre elas está o fato de permitir poucas oportunidades aos adversários. Um problema que o Fluminense consegue superar com as boas atuações do goleiro Diego Cavalieri.
- O Atlético-MG tem talento e tem uma força a mais que o Fluminense, que é a de não deixar o adversário criar muitas chances. A única diferença entre Atlético-MG e Fluminense é que o Fluminense tem mais jogadores que fazem a diferença. O Atlético-MG tem um pouco menos, talvez o Ronaldinho esteja sobrecarregado. O Fluminense deixa o adversário criar muitas chances. Mas o Diego Cavalieri está fazendo um campeonato especial, defesas que salvaram o Fluminense em muitas situações. Se conseguirem manter isso, serão os campeões - ressaltou.
Juninho com Armandinho Arena SporTV (Foto: Luiz Guilherme Freitas)Juninho Pernambucano recebeu o Armandinho durante o Arena SporTV (Foto: Luiz Guilherme Freitas)

Mostrando amplo conhecimento da competição, Juninho ainda analisou o desempenho do terceiro colocado, o Grêmio.
- O Grêmio ainda tem chances de ser campeão, mas vai depender de como vai reagir entre a Sul-Americana e o Brasileiro e se o Grêmio será capaz de vencer os jogos fora de casa, coisa que ele não conseguiu muito ainda. Se der esse pulo, talvez possa surpreender - afirmou.
Por último Juninho falou sobre a luta pela quarta vaga para a próxima edição e colocou o Vasco no bolo de clubes que disputa o posto.
- Aí depois vem Vasco, São Paulo, Botafogo, Internacional, que vão brigar pela (última) vaga (da Libertadores). Talvez alguém consiga dar uma arrancada, espero que seja a gente na parte final. Nosso grande objetivo hoje é lutar pela Libertadores. O Vasco ficou 12 anos sem disputar a Libertadores. Disputou esse ano, foi muito bem. Seria muito importante para o clube disputá-la no ano que vem. Então prefiro concentrar na Libertadores - finalizou o meia.


Prass rechaça pressão e avisa rivais: 'Eles que têm de estar preocupados'

Goleiro lembra que se manter no G-4 do Brasileirão só depende do Vasco e do ritmo que a equipe vai ser capaz de impor contra o Figueirense, sábado

Por André CasadoRio de Janeiro
1 comentário
O clima no Vasco parece variar entre a pressão diante da aproximação dos rivais que querem tomar a vaga no G-4 e a certeza de que o time deve continuar trabalhando com a confiança de quem acumula 51 rodadas nesta zona do Brasileirão. O goleiro Fernando Prass, por exemplo, prefere mandar o recado a São Paulo, Botafogo e companhia, que correm atrás desta destaque desde que a competição se iniciou. Para ele, a dor de cabeça ainda não deve rondar a Colina, apesar dos dois pontos de vantagem sobre o Tricolor Paulista.
- Convivemos com pressão o tempo todo, então não é isso que vai fazer a diferença. Temos que administrar e saber que o São Paulo, o Botafogo e o Inter têm uma pressão maior para chegar ao G-4, eles é que têm de estar preocupados, porque estão atrás. Por enquanto, temos que nos preocupar só com os nossos resultados. Se conseguirmos vencer nossos jogos, ninguém vai nos alcançar e vamos atingir nosso primeiro objetivo, que é a Libertadores - disse.
fernando prass vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Fernando Prass aposta na pressão que os rivais vão sofrer (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Os volantes Nilton e Fellipe Bastos, porém, mostraram que sentem a responsabilidade crescer no momento de definição. Ambos ressaltaram a necessidade de não haver tropeço neste sábad, contra o Figueirense, em São Paulo, para que o Vasco não tenha que correr atrás.
A confiança do camisa 1 cruz-maltino só oscila ao não saber que nível de rendimento estará em campo, já que, nas últimas cinco partidas, houve uma vitória, três empates e uma derrota.-
- Tudo vai depender da nossa equipe. Se entrarmos bem, nos impondo, tem tudo para o cenário ser positivo. Mas se entrarmos desligados, pode complicar. O que determina é a postura e o ritmo que vamos impor em casa - frisou Prass.

Após pouco mais de um ano, Gomes volta a hospital e propõe desafio

Treinador reencontrou equipe que realizou seu tratamento durante os 21 dias de internação, se emociona e marca duelo de tênis com médico

Por Rafael CavalieriRio de Janeiro
11 comentários
No dia 28 de agosto do ano passado, Ricardo Gomes deu entrada no Hospital Pasteur com um grave quadro de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Permaneceu internado durante 21 dias e exigiu um cuidado e uma atenção muito especial por parte da equipe do hospital. Nesta quarta-feira, pouco mais de um ano após o ocorrido, Ricardo retornou ao local para rever médicos, enfermeiras e funcionários do Pasteur e mostrar toda a sua gratidão.
Ricardo Gomes visita equipe de hospital (Foto: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital Pasteur)Ricardo Gomes visitou equipe de hospital (Foto: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital Pasteur)
A visita durou cerca de duas horas. Ricardo Gomes reencontrou médicos como o doutor Roberto Calheiros, que na época era chefe da emergência e foi o responsável pela sua preparação antes da cirurgia. Além de Calheiros, o treinador foi recepcionado por Ricardo Periard, diretor geral do hospital, Rafael Vasconcellos, diretor médico e Pedro Varaschin, coordenador do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Emocionado, falou sobre o reencontro e até brindou com os médicos.
- Agradeço a cada um de vocês por terem salvado a minha vida. Estive com os melhores médicos, no melhor lugar - afirmou.
Ricardo Gomes visita equipe de hospital (Foto: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital Pasteur)Fisioterapeutas vão dar o aval para o 'desafio' proposto por Gomes (Foto: Andressa Maria Santos Vieira/Divulgação Hospital Pasteur)
Durante a conversa, Ricardo Gomes propôs um desafio a Roberto Calheiros. Amante de tênis, o treinador desafiou o médico para uma partida. O objetivo é realizar o duelo em dezembro, O aval quem vai dar é a dupla de fisioterapeutas Luiz Tiago Santos de Carvalho e Nathália Runco, que acompanham Gomes até hoje em sua recuperação.
- Até dezembro é o tempo que preciso para ter alta dos meus fisioterapeutas - brincou.

Jonas pode pegar até 12 jogos, mas Vasco vai tentar desqualificar artigo

Lateral foi expulso contra o Bahia por acertar rival no rosto, foi denunciado para pena pesada e será julgado na tarde da próxima quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
18 comentários
O Vasco corre o risco de ter uma baixa importante no time a partir da tarde desta quinta-feira. O lateral Jonas será julgado pela Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na goleada sofrida para o Bahia (veja o vídeo ao lado), na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, e pode pegar até 12 jogos de suspensão. Ele acertou o rosto de Jussandro, fora do lance, e foi indiciado no artigo 254, que fala em "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". A pena mínima é de quatro partidas.
O departamento jurídico cruz-maltino, no entanto, tentará desqualificar a acusação e passá-la para o artigo 258, de dois a seis jogos, que discorre sobre "jogada violenta". A base da defesa é a suposição de que não houve a intenção do jogador em atingir o adversário com dolo descrito pelo árbitro em questão. O camisa 13 cumpriu a suspensão automática na rodada seguinte.
Caso Jonas - que está suspenso novamente pelo terceiro cartão amarelo - seja punido, o técnico Marcelo Oliveira terá de recorrer ao terceiro lateral, Max, de 21 anos, até que Auremir se recupere do estiramento na coxa esquerda, o que deve levar cerca de duas semanas. A mudança pontual, por ora, vai ocorrer só neste sábado, contra o Figueirense, em São Januário.

Sob chuva e frio, Vasco faz intenso treino tático sem Dedé no CFZ

Zagueiro é poupado, mas não preocupa. Gramado do local resiste bem à quantidade de água que cai no Rio de Janeiro desde a noite de terça-feira

Por André CasadoRio de Janeiro
25 comentários
O mau tempo que assola o Rio de Janeiro desde a noite da última terça-feira não foi suficiente para diminuir a intensidade do treino do Vasco nesta manhã. Mesmo sob frio e muita chuva, os jogadores participaram de um treino tático no CT do CFZ sem se poupar. A ausência foi o zagueiro Dedé, que ficou na academia do local, mas não preocupa.
 Eder Luis Vasco (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Eder Luis carrega a bola em meio ao gramado encharcado (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
O campo suportou bem à quantidade de água e ficou alagado apenas nas laterais. O técnico Marcelo Oliveira dividiu a atividade em quatro times, separados em duas metades do gramado. O trabalho durou cerca de uma hora e meia. Quando acabou, um temporal voltou a desabar. Só quem permaneceu foram os goleiros, que estenderam a movimentação por mais meia hora.
Ao ver parte da comissão técnica fixa do Vasco tremer de frio, o auxiliar de Oliveira, Cleocir dos Santos, acostumado com o clima de Curitiba, rebateu, em tom de brincadeira.
- Para quem está acostumado com o Sul, isso aqui não é nada! Nem friozinho...
O meia Carlos Alberto correu em torno do gramado, recuperando-se do processo infeccioso que sofreu no pé esquerdo, por causa de um pelo encravado. Segundo o departamento médico, o camisa 10 está vetado da partida contra o Figueirense, sábado, em São Januário. Já William Matheus, também fora, nem participou. Auremir e Douglas seguem em tratamento de estiramento na coxa e só estarão com o restante do grupo em dez dias.
A confirmação da escalação sairá entre quinta e sexta-feira, mas Felipe tem tudo para ser mantido no meio. Nas laterais, Max, no lugar do suspenso Jonas, e Thiago Feltri entram. Na zaga, Renato Silva é outro que recebeu o terceiro amarelo. Rodolfo e Fabrício brigam pela vaga.
treino Vasco (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Preparador físico orienta os jogadores no aquecimento (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

Após empates, concentração vira receita para o Vasco se desgarrar

Termo é muito repetido por Nilton, que revela pedido do técnico Marcelo Oliveira, e ressalta: 'Tem pelo menos duas equipes no nosso pescoço'

Por André Casado e Thiago de LimaRio de Janeiro
16 comentários
Nilton no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Nilton cobra reação imediata do Vasco no Brasileiro
(Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco da Gama)
Uma palavra virou regra em São Januário: concentração. O termo já foi tema de dez minutos de conversa com o técnico Marcelo Oliveira, na reapresentação dos jogadores na terça-feira. Em entrevista coletiva, Niltonvoltou a destacar a expressão. O motivo é que, após dois empates seguidos (uma vitórias em cinco partidas), o Vasco viu seus concorrentes diretos pelo G-4 se aproximarem. Na próxima rodada, o time corre o risco de deixar pela primeira vez a zona de classificação para a Libertadores neste Campeonato Brasileiro.
Com o avanço do São Paulo e do Internacional no fim de semana, a pressão aumentou sobre o Cruz-Maltino, na visão do volante, que minimiza o recorde de regularidade e espera por uma sequência de resultados positivos para dar tranquilidade ao comandante, que está há apenas duas semanas no clube.
- Marcelo Oliveira elogiou a melhora na marcação, mas pediu mais concentração, achou que falhamos nos contra-ataques nesses dois jogos também. Todas as rodadas são decisivas, mas agora sabemos que tem pelo menos mais duas equipes no nosso pescoço. A conversa no campo se referiu a isso. Tivemos chances de dar uma distanciada, não conseguimos. Sabemos que temos aquele recorde no G-4 (51 rodadas consecutivas), mas isso é até uma pressão a mais, porque o Vasco está visado. Precisamos engrenar uma sequência para dar tranquilidade e para o Marcelo ter um esquema que se encaixe no nosso time - observou.
O Vasco está em quarto lugar na tabela há sete rodadas. Desde o revés por 2 a 0 para o Grêmio, quando perdeu a terceira colocação, o time acumula duas vitórias, três empates e uma derrota. Apesar dos resultados que não condizem tanto com a campanha, manteve sua posição graças aos tropeços dos concorrentes diretos.
Quando tropeçamos, os resultados vinham favorecendo. Outras equipes não ganharam e nos mantivemos em quarto. Agora não foi assim. Temos que ter mais concentração. Está faltando um algo a mais para engrenar"
Nilton, sobre a vaga ameaçada no G-4
- Quando tropeçamos, os resultados vinham favorecendo. Outras equipes não ganharam e nos mantivemos em quarto. Agora não foi assim. Temos que ter mais concentração, acrescentar um pouco mais de cada um. Está faltando um algo a mais para engrenar as vitórias - destacou Nilton.
Jogo contra o Coxa é lição

Para reencontrar o caminho das vitórias diante do Figueirense, o camisa 19, que volta de suspensão, usa como lição o empate por 2 a 2 contra o Coritiba, equipe que também está na briga contra o rebaixamento e deu trabalho ao Vasco na 17ª rodada.
- Tivemos a lição do Coritiba, que quase nos ganhou aqui. Sabemos o que erramos e vamos tentar não fazer de novo nessa reta final. Em casa tem mais pressão, responsabilidade, mas espero que possamos desempenhar um bom futebol de novo contra o Figueirense.
O Vasco recebe os catarinenses neste sábado, às 18h30m (de brasília), em São Januário, pela 27ª rodada do Brasileirão. Com 44 pontos, o time é o quarto colocado do campeonato, dois à frente do São Paulo, e a quatro de Botafogo e Internacional. O líder Fluminense colocou 12 pontos de distância e tornou o título cruz-maltino bem mais improvável.

R10 x R49: artilheiro no Flamengo, garçom no Atlético-MG

Comparação entre números mostra que, no Galo, Ronaldinho tem mais assistências e menos cartões, mas perde em gols e finalizações

Por Diego Rodrigues e Richard SouzaRio de Janeiro
103 comentários
O torcedor do Atlético-MG enche a boca para dizer que o Galo recuperou Ronaldinho Gaúcho e fez com ele voltasse a ser destaque. Magoada, a torcida do Flamengo desdenha. Dizem os rubro-negros que o meia é o mesmo que jogou no clube por um ano e quatro meses. De certa forma, ambos estão com a razão. Nesta quarta-feira, os times se enfrentam no Engenhão, às 22h, em jogo adiado da 14ª rodada do Brasileiro. Todos os olhos de um estádio lotado estarão sobre R49. Antes disso, o GLOBOESPORTE.COM observou alguns números do jogador. Foram comparados dados do desempenho de Ronaldinho no nacional em 2011, pelo Flamengo, e nesta temporada, pelo Atlético-MG. 
Frente a frente, o passado não tão distante e o presente apresentam certo equilíbrio nos números. No Rubro-Negro, ainda como R10, Ronaldinho disputou 31 jogos do Brasileirão de 2011. Com ele em campo, a equipe venceu 13 partidas, empatou 13 e perdeu cinco, terminando em quarto lugar. O aproveitamento foi de 56%.
Como R49, no clube mineiro, o meia participou até aqui de 21 partidas. Também venceu 13. Com ele em ação, o Galo empatou cinco vezes e perdeu três, ocupando a segunda colocação. O índice de aproveitamento subiu em Belo Horizonte para 70% dos pontos.
ronaldinho FLA x CAM 2 (Foto: arte esporte)
No Atlético-MG, Ronaldinho também ficou melhor nas assistências. Escalado como meia centralizado, conduzindo a bola de frente para os marcadores, o jogador passou a servir mais do que nos tempos de Flamengo. A média de passes para gol subiu de 0,20 para 0,33 por confronto. No Rubro-Negro, foram sete em 31 partidas. No Galo, sete em 21.
O Ronaldinho do Flamengo finalizava mais e fazia mais gols. Se pelo Galo ele balançou a rede quatro vezes, com média de 0,19, no Brasileirão do ano passado fez 14 gols, média de 0,40. O então técnico Vanderlei Luxemburgo - hoje no Grêmio - escalou o jogador como atacante em quase todas as partidas e o deixava livre em campo, mas isolado na faixa esquerda do gramado.
Os cartões diminuíram no Atlético-MG. Em 21 jogos, recebeu quatro amarelos, média de 0,19. No Flamengo, em 31 participações, foram 11 - média de 0,30. O ex-camisa 10 ainda foi punido uma vez com cartão vermelho, algo que ainda não ocorreu em Minas.   
Não entraram na média pelo Flamengo as duas primeiras rodadas deste Brasileirão. Ronaldinho esteve em campo no empate por 1 a 1 com o Sport, na Ilha do Retiro, e no 3 a 3 com o Inter, no Engenhão, quando fez um gol. Nas duas partidas, acumulou cinco finalizações e uma roubada de bola, sem assistência. Depois dali, despediu-se com uma ação judicial em que cobra R$ 40 milhões do clube.
Ronaldinho Gaucho atlético-mg flamengo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Ronaldinho x Ronaldinho: aproveitamento melhor em Minas (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

'Radicalmente contra cambistas', Fred depõe sobre repasse de bilhetes

Investigação apura como ingressos de cortesia, entre eles alguns dados pelo clube ao atacante, acabaram com cambistas no jogo com o Corinthians

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael CavalieriRio de Janeiro
132 comentários
Fred Delegacia (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Fred deixa a delegacia após prestar depoimento
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Artilheiro tricolor, Fred foi intimado a depor, na tarde desta quarta-feira, na 15ª DP, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. O motivo é a investigação que apura o repasse ilegal de ingressos de cortesia destinados ao Fluminense a cambistas. O atacante chegou ao local por volta das 15h, acompanhado da gerente jurídica do clube, Roberta Fernandes, e do advogado Pedro Maurity.
Ao deixar o local, Fred explicou que recebe uma cota de ingressos por partida e os repassa aos seus familiares e doa os que sobram para torcedores comuns. Segundo ele, alguns caíram nas mãos de cambistas. O atacante fez questão de ressaltar que é "radicalmente contra" a prática ilegal.
- Recebo uma cota de ingressos em todos os jogos. Na maioria deles, quem usa é minha família e meus amigos. Neste dia, dei, como costumo fazer com os que sobram, para crianças, idosos, homens, mulheres, torcedores normais, e, por acaso, um deles caiu nas mãos de cambistas. Fiquei sabendo e vim aqui prontamente explicar a situação. Faço questão de deixar claro que sou radicalmente contra cambistas.
Fred delegacia Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Fred chega à delegacia da Gávea, Zona Sul do Rio, acompanhado da gerente jurídica do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
No dia 29 de agosto, antes do empate por 1 a 1 com o Corinthians, no Engenhão, quatro pessoas foram detidas pelo Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos da Polícia Civil do Rio de Janeiro com 26 ingressos de cortesia, que pertenciam a torcidas organizadas, departamento técnico, Polícia Militar e diretoria. Algumas das entradas que estavam em posse dos cambistas foram dadas pelo clube ao camisa 9. Na ocasião, a diretoria tricolor emitiu nota prometendo apurar internamente o vazamento desses bilhetes.
Por causa do tempo ruim, Fred e o restante do elenco do Fluminense treinaram apenas na academia das Laranjeiras nesta quarta-feira. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Tricolor volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Flamengo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela 27ª rodada da competição nacional.
O clube divulgou uma nota oficial sobre o assunto:
Em relação à apreensão de ingressos de cortesia da partida contra o Corinthians (29/8), o Fluminense Football Club reitera que tem colaborado desde o início com a investigação da polícia. O clube lembra que só foi possível verificar a origem do desvio porque a atual gestão passou a identificar, nos próprios ingressos, os beneficiados com as cortesias, justamente para facilitar o trabalho da polícia nesses casos. O Fluminense foi o primeiro clube do Rio a identificar as cortesias dessa forma.
Após o episódio, o clube criou mais um mecanismo interno de controle. Cada pessoa que recebe cortesias assina um termo individual para aquele jogo, se responsabilizando a não revendê-las, de acordo com os artigos do Estatuto do Torcedor que tratam do assunto.