terça-feira, 30 de julho de 2013

Tito Ortiz ironiza Dana White: 'Deve ser horrível dormir pensando em mim'

Ex-campeão meio-pesado usa sua conta em uma rede social para responder ao presidente do UFC e aumenta discussão com ex-patrão

Por Rio de Janeiro
29 comentários
Tito Ortiz é incluído no Hall da Fama do UFC por Dana White mma (Foto: Divulgação)Tito Ortiz é incluído no Hall da Fama do UFC por
Dana White (Foto: Divulgação)
Muitos combates, após serem agendados, têm as famosas provocações entre os lutadores até a hora de entrarem no octógono. Nas últimas semanas, os bastidores do UFC ficaram agitados não apenas pelas negociações, mas também pelo falatório entre o presidente da organização, Dana White e o ex-lutador Tito Ortiz.
No início do mês de julho, Tito Ortiz postou uma foto em sua conta nas redes sociais indicando uma possível volta ao MMA: “Retornos são sempre o melhor teste”, escreveu. Não demorou, e Dana White respondeu sobre essa possibilidade, dizendo que “obviamente, Tito precisa de dinheiro. Essa é a única razão pela qual ele iria voltar”. A tréplica do ex-campeão meio-pesado do UFC veio com uma dose de ironia.
- É horrível que Dana White ainda diga coisas ruins sobre mim. Um ano se passou e ele ainda me ataca. Eu não acho que preciso atacá-lo de qualquer maneira. Eu espero que um dia ele possa superar isso. Deve ser horrível dormir pensando em mim – ironizou Tito Ortiz no Twitter.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aposentado após derrota para Forrest Griffin, no UFC 148, em julho de 2012, Tito Ortiz parou de lutar aos 37 anos com um cartel de 16 vitórias e 11 derrotas. Como também lembrou Dana White, nos últimos três anos, o ex-campeão venceu apenas uma luta, contra Ryan Bader e perdeu em cinco oportunidades.

Roraima Show Fight promete levar público ao delírio no Totozão

A 11ª edição do Roraima Show Fight será neste domingo, a partir das 19h30, no ginásio Totozão. A luta principal será entre Daniel Trindade x Xavier

Por Alberto Rolla Boa Vista, Roraima
1 comentário
Os amantes do MMA não podem perder a 11ª edição do Roraima Show Fight (RSF), que acontecerá no dia 04 de agosto, a partir das 19h30, no ginásio Totozão. Serão oito combates de tirar o fôlego. A pesagem oficial do RSF será no sábado, a partir das 9h, no hotel Aipana.
A luta principal da noite será entre Daniel Trindade e Benedito Xavier. O guerreiro de Roraima, que tem 38 vitórias em 42 combates, não vai ter moleza pela frente. Ele vai enfrentar o professor de Muay Thai da academia Lyoto Machida, em Belém.
O Roraima Show Fight será neste domingo com oito lutas eletrizantes (Foto: Eduardo Andrade)O Roraima Show Fight será neste domingo com oito lutas eletrizantes (Foto: Eduardo Andrade)
O co-main event vai ser entre Samuel Trindade e Michael Bastos, especialista em Muay Thai e MMA. Samuel vai estrear na categoria 70kg. Apesar de ser faixa preta da arte suave, o casca-grossa promete nocautear.
O kumitê 61,9kg também promete levar o público ao delírio. Serão dois lutadores de Boa Vista e dois de Caracaraí, interior de Roraima. Denilson Pimenta enfrenta Alenilson e Lucas pega James.
Segundo a coordenadora, Fabiana Pereira, o evento vai priorizar a organização e comodidade do público. Serão instalados dois telões de led, além de uma câmera em cima do octógono, para que o torcedor possa ver a luta de todos os ângulos.
- O torcedor terá uma visão privilegiada em qualquer lugar que esteja. Nossa expectativa é proporcionar um grande espetáculo ao público. Tenho certeza que quem for ao Totozão no domingo não vai se arrepender. Serão oito lutas emocionantes, principalmente as do kumitê - destacou Fabiana.   
Os ingressos estão à venda a partir de hoje (29) na Panda Eletrônicos, Guaraná do Marivaldo e Todo Tom. O valor da cadeira é R$ 50 e arquibancada R$ 20. As cadeiras serão numeradas e limitadas.
Roubo de ingressos
O primeiro lote de ingressos para arquibancada foi roubado de um dos pontos de venda. Fabiana Pereira fez um alerta às pessoas que forem adquirir o bilhete.
- Somente os pontos de venda autorizados podem vender ingressos. Queremos alertar o torcedor que não compre na mão de cambista - disse Fabiana.    
RSF: Trindade x Xavier
04 de agosto de 2013, Boa Vista, RR
CARD PRINCIPAL

Daniel Trindade (Trindade) x Benedito Xavier (Lyoto Machida)
Samuel Trindade (Trindade) x Michael Bastos (Lyoto Machida)
André Fabiano (Extremo Norte) x Mucajá (PFT)
Leo Macau (Trindade) x Reginaldo (Pedro Marden)
Galo (Trindade) x Kinton (Pedro Marden)
KUMITÊ
Denilson Pimenta (Trindade) x Alenílson (Caracaraí)
Lucas (Extremo Norte) x James (Caracaraí)

Musa do fitness, Eva Andressa vê musculação importante para o MMA

Morena ressalta resistência e força adquiridas com os treinos de musculação. Ela se diz admiradora de Lyoto Machida e Anderson Silva

Por Rio de Janeiro
32 comentários
MMA - Eva Andressa - Ring Girl do UFC Rio 4 (Foto: Ivan Raupp)Eva Andressa é fã de Machida (Foto: Ivan Raupp)
Eva Andressa nunca praticou lutas, mas se revelou fã de MMA. A morena, que é musa do fitness e fenômeno das redes sociais, sabe a importância de uma musculatura definida, mas não exagerada, para um lutador ter agilidade dentro do octógono. Hospedada no mesmo hotel que os atletas do UFC Rio 4, na Barra da Tijuca, ela deu seu parecer sobre o tema:
- Pelo que eu vejo, acho que o essencial é o conjunto de treinos do atleta de MMA. Tem que ter o treino das lutas em si, e o treino de musculação vai ajudar a dar mais resistência e mais força. Tem que ter uma musculatura boa para o atleta ter um bom desempenho - disse ao Combate.com.
Eva se disse fã de Lyoto Machida, para depois descobrir que o meio-pesado paraense também estava no hotel. Ele vai enfrentar Phil Davis neste sábado. E ela não se esqueceu de Anderson Silva:
- Gosto bastante de MMA. Sempre que posso, estou acompanhando. Gosto bastante do Lyoto. A forma como ele luta é bem diferente. E do Anderson Silva, né? Por mais que ele tenha perdido a última luta, e as pessoas estejam falando mal, ele é o campeão, não adianta. Ele é o melhor.
MMA - Eva Andressa - Ring Girl do UFC Rio 4 (Foto: Ivan Raupp)Eva Andressa está hospedada no mesmo hotel dos lutadores do UFC Rio 4 (Foto: Ivan Raupp)
O UFC 163, ou UFC Rio 4, será realizado neste sábado, a partir das 19h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com fará a cobertura de todos os detalhes em Tempo Real. No dia anterior, os dois farão a transmissão ao vivo da pesagem, às 16h.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Parnaíba Fight: Evento de MMA reúne atletas de três estados no litoral do PI

Competição, marcada para 24 de agosto, será formada por seis lutas, sendo três no card principal. Segundo organização, 2.500 pessoas são esperadas

Por Josiel Martins Teresina
Comente agora
Parnaíba Fight: Evento de MMA reúne atletas no litoral do Piauí (Foto: Divulgação / PFC)Lutas do card principal foram divulgadas
 (Foto: Divulgação / PFC)
Parnaíba vai se tornar a capital piauiense das Artes Marciais Mistas (MMA). A cidade, localizada a 318 km de Teresina (PI), será sede do Parnaíba Fight Championship (PFC), evento que irá reunir lutadores de outros dois estados, Ceará e Pernambuco, no dia 24 de agosto. A competição contará com seis lutas, três no card principal.
Durante o anúncio oficial do evento, foram divulgadas as lutas do card principal: Douglas Pit Bull (CE) enfrenta Mardone Sampaio (CE) na categoria meio pesado. No peso médio, Diego Armando (PI) disputa o título contra o cearense Jonas Tubarão. Na luta principal, o cinturão terá o confronto entre Marconi "Pará", paraense que treina em Parnaíba, contra o Nino Bala, de Pernambuco. O evento terá árbitros da Confederação Cearense de Artes Marciais Mistas.
- O primeiro Parnaíba Fight Championship é uma ideia de trazer o MMA para Parnaíba, que tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens pelo esporte. Fomos procurados por academias da cidade e fizemos contatos em outros estados e conseguimos fechar as seis lutas. Podem esperar uma grande competição, pois as lutas prometem muito por causa do vigor físico dos atletas – comentou Kalberto Damasceno, um dos responsáveis pelo evento.
Segundo a organização do Parnaíba Fight Championship, são esperadas 2.500 pessoas. As lutas acontecem no Ginásio Verdinho, a partir das 19 horas. Na véspera da competição, na sexta (23), será realizada a pesagem oficial dos atletas.

HCC 13: Thiago Gomes é confirmado como adversário de Léo Candeia

Principal evento de MMA do Espírito Santo que acontece em setembro vai promover desafios entre lutadores capixabas e cariocas

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
Comente agora
Thiago Gomes, lutador de MMA (Foto: Divulgação/HCC)O carioca Thiago 'Fino' Gomes é o novo adversário
do capixaba Léo Candeia (Foto: Divulgação/HCC)
A 13ª edição do evento de MMA, Haidar Capixaba Combat (HCC), que acontece no dia 7 de setembro, no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha vai promover desafios entre lutadores do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. E mais um lutador carioca foi incluído no card do show de lutas.
Home HCC 13: confira tudo sobre o maior evento de MMA do Espírito Santo no GE/ES
O atleta Thiago 'Fino' Gomes, que tem como especialidade é a luta livre e o jiu-jítsu, será o adversário do capixaba Léo Candeia, nascido em Marataízes. Thiago 'Fino' Gomes tem em seu cartel no MMA apenas uma luta, com uma vitória. O atleta carioca faz parte da equipe Libra CT e é treinado por Leandro Chiá e Jairo Corsino. Fino é especialista em luta livre e também é faixa-roxa de jiu-jítsu.

Confira preços e pontos de venda de ingressos do HCC 13
Ingressos (2.600 foram colocados à venda)
Arquibancada: R$ 25,00 (1º lote) e R$ 35,00 (2º lote)
Cadeira: R$ 40,00 (1º lote) e R$ 50,00 (2º lote)
Área VIP Open Bar: R$ 80,00 (1º lote) e R$ 100,00 (2º lote)
Pontos de venda
Baxim Strong - Campo Grande, Cariacica - 3226-6464
Red Color Suplementos - Cariacica - 3386-6876
Nutrisinal - Itacibá, Cariacica - 3344-0251
TNT Suplementos - Centro de Vila Velha
Haidar Suplementos - Glória, em Vila Velha
Peso Suplementos - Cobilândia, em Vila Velha
Proforma Suplementos - Vila Velha
Academias Vitória Combat (Praia da Costa), Pro Fight (Cobilândia), Damm Fight (Glória) e Villa Fight (Prainha de Vila Velha).
Mais informações sobre venda de ingressos - 3207-3351 / 8885-4865
Confira o card oficial do Haidar Capixaba Combat 13
HCC 13
7 de setembro de 2013, em Vila Velha (ES)

CARD PRINCIPAL
Gilmar de Andrade 'Samurai' x Vitor Hugo Rodrigues - desafio ES x RJ - categoria peso-médio
Eduardo 'Dudu' Bastos x Rafael 'Cowboy' - semifinal do GP da categoria peso-pena
Jonas Coelho x Bruno Diniz - desafio ES x RJ - categoria peso-pena
Wilians 'Lama' Santos x Miguelzinho 'Hezbo Alah' dos Anjos - categoria peso-médio
Gabriel 'Macaco' Siqueira x Julio 'Batman' - desafio ES x RJ - categoria peso-leve
Diego Pralon x Elvis Silva - semifinal do GP da categoria peso-pena
Karol Rosa x Daiane 'Gladiadora' Luchi - categoria peso-galo
Thiago 'Fino' Gomes x Léo Candeia - desafio ES x RJ - categoria peso-galo
Gustavo 'Guru' x Rodrigo Ninja - categoria meio-pesado
Matheus Barbosa x Gabryel Bonna - categoria meio-médio
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

HCC promove concurso para escolha de novas ring girls do evento de MMA

Show de lutas capixaba acontece no dia 7 de setembro, em Vila Velha e escolhidas serão 'garotas da plaquinha' ao lado da titular Samanta Santos

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
1 comentário
Depois de anunciar oficialmente o seu card completo, o evento de MMA, Haidar Capixaba Combat (HCC), que terá a sua 13ª edição acontecendo no dia 7 de setembro, no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha, vai promover um concurso para definir duas novas ring girls para abrilhantar ainda mais o show de lutas do Espírito Santo. As inscrições para a primeira fase do concurso já estão abertas e vão até o dia 11 de agosto, quando os organizadores do evento vão pré-selecionar 10 candidatas, de acordo com o vice-presidente do HCC, Fabio Prata.
Ring Girls da 12ª edição do Haidar Capixaba Combat (HCC) (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Dalila Rodrigues (à esquerda) foi a vencedora do concurso de escolha de ring girls feito no HCC 12 e atuou ao lado da 'titular' Samanta Santos no evento (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Quem quiser participar deve enviar para o e-mail haidarcapixabacombat@gmail.com dados pessoais completos da participante, duas fotos em boa qualidade, sendo de frente e de costas, usando biquíni e sem tratamento, além de também enviar as medidas corporais, como altura, quadris e busto, entre outras.
Home HCC 13: confira tudo sobre o maior evento de MMA do Espírito Santo no GE/ES
Novas ring girls do Haidar Capxiaba Combat 12 (Foto: Divulgação/Alexandre Magioni)Novas ring girls do Haidar Capxiaba Combat 12
(Foto: Divulgação/Alexandre Magioni)
Após o encerramento das incrições, no dia 11 de agosto, começa a segunda fase, com a definição das duas vencedoras sendo feita por meio de votação popular pela internet, no site oficial do HCC (www.haidarcapixabacombat.com.br). O anúncio das duas vencedoras do concurso será feito na semana da pesagem oficial do evento, entre os dias 2 e 5 de setembro. Ainda de acordo com as regras do concurso, todas as candidatas devem ter mais de 18 anos, além das duas vencedores terem que assinar um contrato de uso de imagem para a participação no evento.
Na 12ª edição do HCC, que aconteceu em maio deste ano, duas ring girls foram escolhidas para acompanhar a 'garota da placa' oficial do evento, Samanta Santos. Dalila Rodrigues foi a vencedora e atuou no card de MMA. Já Sara Bulhões, segunda colocada, anunciou os rounds das lutas de kickboxing (K-1), que abriram o show que aconteceu no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória, com uma lotação de mais de 4.000 pessoas, segundo informações dos organizadores do evento.
Confira preços e pontos de venda de ingressos do HCC 13
Ingressos (2.600 foram colocados à venda)
Arquibancada: R$ 25,00 (1º lote) e R$ 35,00 (2º lote)
Cadeira: R$ 40,00 (1º lote) e R$ 50,00 (2º lote)
Área VIP Open Bar: R$ 80,00 (1º lote) e R$ 100,00 (2º lote)
Pontos de venda
Baxim Strong - Campo Grande, Cariacica - 3226-6464
Red Color Suplementos - Cariacica - 3386-6876
Nutrisinal  - Itacibá, Cariacica - 3344-0251
TNT Suplementos - Vila Velha - 3229-8257
Pró-Forma - Centro de Vila Velha - 9818-6718
Haidar Suplementos - Glória, em Vila Velha - 3229-8537
Peso Suplementos - Cobilandia, em Vila Velha
Academias dos atletas que vão lutar no evento - Villa Fight (Prainha), Vitória Combat Club (Praia da Costa), Pro Fight (Cobilândia) e Damm Fight (Glória).
Mais informações sobre venda de ingressos - 3207-3351 / 8885-4865
Confira o card oficial do Haidar Capixaba Combat 13
HCC 13
7 de setembro de 2013, no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES)
CARD PRINCIPAL
Gilmar de Andrade 'Samurai' x Vitor Hugo Rodrigues - desafio ES x RJ - categoria peso-médio
Eduardo 'Dudu' Bastos x Rafael 'Cowboy' - semifinal do GP da categoria peso-pena
Jonas Coelho x Bruno Diniz - desafio ES x RJ - categoria peso-pena
Wilian Lama x Miguel 'Miguelzinho' dos Anjos - categoria peso-médio
Gabriel 'Macaco' Siqueira x Julio 'Batman' - desafio ES x RJ - categoria peso-leve
Diego Pralon x Elvis Silva - semifinal do GP da categoria peso-pena
Karol Rosa x Daiane 'Gladiadora' Luchi - categoria peso-galo
Léo Candeia x Thiago Gomes - desafio ES x RJ - categoria peso-galo
Gustavo 'Guru' x Rodrigo Ninja - categoria meio-pesado
Matheus Barbosa x Gabryel Bonna - categoria meio-médio
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Corujão recebe Glória Maria, ator Malvino Salvador e Junior Cigano

Apresentado por Marcelo Courrege, o Corujão do Esporte vai trazer absolutamente tudo sobre o UFC Rio 4, que acontece neste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Comente agora
O Corujão do Esporte dessa semana será novamente apresentado por Marcelo Courrege já que nosso apresentador Flávio Canto segue de férias. Neste programa no ritmo do UFC 163, vamos falar bastante de MMA com a jornalista Glória Maria, que é apaixonada pelo esporte e já fez matérias com vários lutadores, com o lutador Júnior Cigano que busca retomar seu cinturão e também com o ator Malvino Salvador, que é atleta amador e já interpretou dois lutadores nas telas.
Na pauta do programa vamos falar bastante do UFC 163 (UFC Rio 4), mostraremos um pouco da vida do principal astro do evento, o manauara José Aldo; uma reportagem sobre o Zumbi Coreano, o adversário de Aldo neste sábado; e trechos da reportagem que a jornalista Glória Maria fez há mais de dez anos que retratava o sucesso dos brasileiros no Pride, do Japão. Mostraremos também os  treinos do DJ Tartaruga, que vem se preparando junto com o Eu Atleta para o Circuito Corujão de Corrida de Rua.
Sensei acompanha reencontro entre Minotauro e jornalista Glória Maria (Foto: Divulgação)Sensei acompanha reencontro entre Minotauro e jornalista Glória Maria (Foto: Divulgação)
Glória Maria foi uma das primeiras jornalistas das grandes emissoras a retratar o sucesso dos lutadores brasileiros nas Artes Marcias Mistas. Em 2003, ela foi ao Japão entrevistar Rodrigo Minotauro e Wanderlei Silva para uma reportagem do Fantástico. A reportagem teve uma repercussão imensa e até hoje Glória é reconhecida por vários lutadores como a pioneira em abordar de uma forma humana esses atletas, que antes eram vistos por parte das pessoas apenas como selvagens.
  •  
José Aldo e Malvino Salvador treinam juntos (Foto: Priscila Carvalho/TV Globo)José Aldo e Malvino Salvador treinam juntos (Foto: Priscila Carvalho/TV Globo)
Malvino Salvador é natural de Manaus e começou atuando como modelo em São Paulo aos 25 anos. Dali partiu para o teatro e depois para a TV, quando ganhou uma chance na novela Cabocla em 2004 e surpreendeu positivamente. De lá para cá se estabeleceu como um dos atores de mais prestígio da TV Globo, com participações em 13 novelas e minisséries. Interpreta atualmente o personagem Bruno em 'Amor à Vida", atual novela das nove. Malvino é vidrado em esportes de luta e sempre praticou várias modalidades como o jiu-jitsu e o boxe. Acabou levando isso para sua profissão já que interpretou um boxeador na novela Sete Pecados e fez também um lutador de MMA em participação na novela Guerra dos Sexos. O ator amazonense deve, num futuro próximo, viver o lutador José Aldo no cinema.
Junior Cigano pesagem (Foto: Marcelo Russio)Junior Cigano pesagem (Foto: Marcelo Russio)
Ex-campeão dos pesos-pesados do UFC, Junior Cigano é um dos maiores lutadores da atualidade do MMA. Nascido em Caçador, Santa Catarina, Cigano atualmente reside em Salvador, Bahia. Com um cartel de 16 vitórias e duas derrotas, conquistou seu título batendo o ex-campeão Cain Velasquez. O mesmo Velasquez derrotou Cigano e conquistou o título da categoria. Agora o lutador brasileiro se prepara para enfrentar pela terceira vez o americano de ascendência mexicana, em busca de recuperar seu cinturão, no UFC 166, no dia 19 de outubro em Houston, EUA.
O Corujão do Esporte começa depois do Programa do Jô, às 02h06 na madrugada de sexta para sábado.
Confira o card completo do UFC 163 (UFC Rio 4)
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria 'No Chance'
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

GSP imita Spider e oferece cinturão para Hendricks em pose para foto

Diferente de Chris Weidman, porém, desafiante dos pesos-meio-médios não aceita oferta. Lutadores iniciaram em Las Vegas turnê mundial do UFC

Por Las Vegas
72 comentários
O UFC iniciou nesta segunda-feira a turnê mundial que vai levar seus campeões, em uma semana, a 11 cidades de cinco países diferentes. Em Las Vegas, o campeão do peso-meio-médio, Georges St-Pierre, e seu desafiante, Johny Hendricks, participaram de um evento com a imprensa e os fãs no lobby do MGM Hotel e Casino, sede do UFC 167, em 16 de novembro, evento no qual os dois lutadores farão o combate principal.
George Saint Pierre e Hendricks UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre e Johny Hendricks se encaram na abertura da turnê mundial (Foto: Evelyn Rodrigues)
Depois de conversar com a imprensa, o campeão e seu desafiante posaram para fotos e protagonizaram sua tão esperada primeira encarada. Depois de alguns cliques, GSP recebeu o cinturão para posar com o objeto e, a exemplo do que Anderson Silva fez na coletiva pré-UFC 162 com Chris Weidman, ofereceu o objeto para Hendricks segurar. O americano respondeu imediatamente se esquivando e arrancando risos dos jornalistas:
- Não, não! Não quero não! Obrigado!
George Saint Pierre e Hendricks UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)Os oponentes sorriem após GSP oferecer cinturão
a Hendricks (Foto: Evelyn Rodrigues)
Pouco antes do meio-dia, o local já estava tomado por fãs ansiosos em ver seus ídolos. Eles se espremiam no pequeno cercado ao redor do famoso leão, símbolo do hotel. Hendricks e GSP chegaram sorridentes e aparentando tranquilidade. Cada um se sentou em um dos locais reservados para falar com os jornalistas, que se revezavam entre os dois para garantir as entrevistas. O papo com a imprensa durou cerca de 20 minutos e eles falaram, entre outras coisas, do duelo que irão protagonizar em novembro na cidade.
- Lutar em Las Vegas alivia a pressão. Quando eu luto em Montreal (Canadá), eu tenho que fazer a entrevista em francês e inglês, enquanto o meu adversário só precisa falar inglês a maioria das vezes. Então, é tudo em dobro para mim, inclusive a parte de imprensa. Estou feliz em voltar a lutar nos EUA, foi aqui que iniciei a minha carreira no UFC e estou feliz em poder lutar de novo em Vegas. Eu lutei mais aqui do que em qualquer lugar do mundo. Essa é a capital da luta no mundo. Eu considero Vegas minha segunda casa - confessou St-Pierre, que admitiu ainda estar ansioso a voltar a lutar nos EUA depois de três anos e meio.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Hendricks afirmou que disputar o cinturão em seu país não lhe dá vantagem:
- Vegas é um território neutro, porque eu também tenho que pegar um avião para chegar aqui. Além disso, nós dois somos de locais mais úmidos e estamos vindo para uma cidade super seca. Também estamos quase no mesmo nível do mar, então não acho que lutar aqui me traz vantagens, mas é muito bom lutar fora do Canadá (risos).
George Saint Pierre UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre distribui autógrafos aos fãs
presentes (Foto: Evelyn Rodrigues)
Ao final do evento, os lutadores atenderam os fãs, que puderam tirar fotos e pedir autógrafos, enquanto um grupo de seguranças fazia a proteção pela grade. O duelo entre St Pierre e Hendricks acontece no dia 16 de novembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.
A turnê internacional do UFC continua na terça-feira com uma coletiva de imprensa em Los Angeles, com a presença de St-Pierre, Hendricks e os lutadores principais do UFC 165, 166 e 168 - Jon Jones, Alexander Gustafsson, Cain Velásquez, Junior Cigano, Ronda Rousey e Miesha Tate - às 15h (horário de Brasília).

Com derrota de Ellenberger, Demian Maia sobe no ranking oficial do UFC

Brasileiro passa à quarta posição na categoria peso-meio-médio do Ultimate. Chris Weidman sobe à nona colocação no ranking peso-por-peso

Por Rio de Janeiro
57 comentários
O lutador Demian Maia (Foto: Agência EFE)Demian Maia segue subindo no ranking dos
meio-médios do UFC (Foto: Agência EFE)
Demetrious Johnson manteve o cinturão dos pesos-moscas e Rory MacDonald confirmou seu favoritismo nos pesos-meio-médios no evento do UFC do último sábado, UFC: Johnson x Moraga, e, por consequência, o ranking oficial da entidade não teve grandes mudanças nesta semana. A alteração mais significativa foi a queda de Jake Ellenberger, motivada por uma péssima atuação contra MacDonald. O desempenho ruim do americano acabou beneficiando o brasileiro Demian Maia, que o ultrapassou pela quarta posição entre os meio-médios.
A nova classificação geral, divulgada nesta segunda-feira após a aferição dos votos da mídia especializada que vota no ranking, teve ainda a subida do americano Chris Weidman, novo campeão peso-médio da organização, à nona posição, ultrapassando o campeão linear dos pesos-galos, Dominick Cruz, que segue sem lutar desde outubro de 2011 por causa de uma lesão no joelho esquerdo. No peso-galo feminino, a holandesa Germaine de Randamie subiu à oitava colocação após sua vitória sobre Julie Kedzie, que caiu ao nono lugar.
Demian teria a chance de consolidar sua posição entre os meio-médios e até subir mais neste fim de semana, quando enfrentaria Josh Koscheck no UFC 163, no Rio de Janeiro. Todavia, uma lesão tirou o americano do combate e o brasileiro do evento. O lutador paulista agora negocia para voltar ao octógono novamente no Brasil, desta vez contra o americano Jake Shields, em 9 de outubro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira a classificação completa na imagem abaixo. Para acompanhar as atualizações do ranking e saber mais sobre os lutadores do UFC, acesse a página de Lutadores do Combate.com.
Ranking UFC 29 de julho de 2013 (Foto: Reprodução)

Focado em Faber, Iuri Marajó viaja para treinar com Wanderlei nos EUA

Peso-galo brasileiro vai treinar quase duas semanas com o 'Cachorro Louco' em Las Vegas. Ele fala em mudança de vida se vencer o rival americano

Por Rio de Janeiro
39 comentários
Iuri Marajó fez bonito em suas últimas lutas no Ultimate e ganhou a oportunidade de enfrentar Urijah Faber, um dos principais nomes da categoria dos galos no mundo inteiro. O duelo será realizado em Boston, dia 17 de agosto, no "UFC: Shogun x Sonnen". Focado na chance de ouro que lhe foi dada, onde uma vitória pode significar uma grande subida de patamar, Iuri vai passar uma semana e meia em Las Vegas, onde treinará com Wanderlei Silva. E para a semana da luta, quando já estiver em Boston, existe a possibilidade de treinar também com o ex-lutador Kenny Florian. O brasileiro viaja para os EUA na noite desta segunda-feira:
- O Wallid (Ismail, seu empresário) entrou em contato com o Wanderlei, que abriu as portas lá. Fico muito feliz de poder ter essa oportunidade de treinar com o Wanderlei. Sou muito fã dele. O Kenny Florian também abriu as portas da academia dele em Boston. Desde muito tempo que estamos em contato com ele. A última semana acho que vou fazer lá. E tem aqui a XGym também. Dei um treinão aqui hoje (segunda). Só tenho a agradecer a esse pessoal que está ajudando - disse ao Combate.com o paraense, que chegou cedo ao Rio de Janeiro nesta segunda e treinou na XGym.
MMA Iuri Marajó (Foto: Ivan Raupp)Iuri Marajó, horas antes de embarcar rumo a Las Vegas, EUA (Foto: Ivan Raupp)
Iuri Marajó se disse fã da humildade de Wanderlei Silva e o comparou, sem citar nomes, a outros lutadores com fama parecida:
- Já tive a oportunidade de conhecer o Wanderlei. É um cara super humilde, para quem eu tiro o chapéu. Vários atletas que hoje têm nome mudaram bastante, mas ele não mudou. É um cara simples, e isso faz dele um campeão.
Wanderlei SIlva palestra escola municipal (Foto: Divulgação)Wanderlei SIlva vai receber Iuri Marajó de braços
abertos em sua academia (Foto: Divulgação)
A vitória em Boston pode significar uma mudança de vida para Iuri, que passaria a figurar no mais alto escalão da divisão dos galos. Por isso, ele nem pensa em perder essa chance:
- É uma mudança de tudo. Acho que, se eu ganhar do Urijah Faber, as coisas vão mudar. Virão coisas melhores para mim. Então, estou bastante focado para ganhar dele. Sempre treino para ganhar, quaquer um que seja meu adversário. O Faber é um cara top. Se eu ganhar dele, vou ficar bem. Vou agarrar essa chance com unhas e dentes.
O paraense também cogita uma mudança de endereço, talvez de Belém para o Rio. Ou então em fazer mais intercâmbios nos EUA. O importate é estar sempre aprendendo e melhorando o jogo:
- Essa é a hora. Sei que tenho uma equipe muito boa no meu estado. Até hoje as vitórias que eu conquistei foi treinando lá. Mas a gente tem que procurar treinos novos. Já conheço todo mundo que treina comigo, o estilo de cada um, aí fico com um jogo meio travado. Treinei aqui na XGym, e foi um treino muito duro com os caras. É legal fazer esse intercâmbio.
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Maurício Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

Rival de brasileira, 'Tanque Alemão'
vê MMA ainda impopular em seu país

Sheila Gaff diz que a Alemanha não enxerga o MMA como esporte e conta
que sentiu a pressão na estreia. Ela encara Amanda Nunes no UFC Rio 4

Por Rio de Janeiro
23 comentários
Febre nos EUA, no Brasil e no Japão, o MMA ainda está longe de ser popular em outros lugares, como a Europa. Tirando talvez Inglaterra e Rússia, os demais países do Velho Continente têm pouco ou nenhum interesse no esporte, além de pouquíssimos representantes entre os atletas. A alemã Sheila Gaff, de 23 anos, pode falar com propriedade sobre o assunto. Ela mora e treina em um país onde o MMA não passa na televisão. E nas ruas quase nunca é reconhecida, mesmo sendo lutadora do UFC, maior evento de artes marciais mistas do planeta.
- Acho que as pessoas precisam ser educadas de que isso realmente é um esporte. Também é preciso que volte a passar na TV. E claro, precisamos de mais lutadores que possam ter sucesso a nível internacional - disse ao Combate.com.
MMA Sheila Gaff (Foto: Ivan Raupp)Sheila Gaff está hospedada em um hotel no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
Conhecida como "Tanque Alemão", Sheila Gaff desembarcou no Rio de Janeiro para o UFC que será realizado neste sábado, na Arena da Barra. A lutadora, que estreou na organização com derrota para Sara McMann, terá a estreante brasileira Amanda Nunes como adversária desta vez. Tímida, ela admitiu que sentiu a pressão:
- Claro que senti um pouco, porque não estava acostumada a lutar em uma arena tão grande e com tanto público. Agora posso lidar muito melhor com isso.
Dona de um cartel de 10 vitórias, cinco derrotas e um empate, Gaff mostrou respeito por Amanda Nunes e disse que a atual campeã peso-galo entre as mulheres, Ronda Rousey, pode ser derrotada com um bom plano de jogo. A seguir, leia a entrevista na íntegra:
COMBATE.COM: Como e quando começou a carreira no MMA. Sempre gostou de lutar?
SHEILA GAFF
: Sempre gostei de lutar. Comecei a treinar há dez anos, e comecei a competir com 15 anos de idade.
Você sofreu preconceito no caminho até se tornar lutadora profissional de MMA?
Tive muita sorte nesse aspecto. Estou no meio das lutas há muito tempo, então as pessoas com que me envolvi são todas do MMA.
Não é muito popular agora, porque não está passando na televisão. Mas vai voltar a passar em breve"
Sheila Gaff, sobre o MMA na Alemanha
Fale um pouco sobre sua rotina. Você consegue focar 100% no MMA ou tem outro trabalho?
Tenho muita sorte de estar envolvida com o MMA. Eu me dedico 100% a isso. Também sou professora de lutas em uma pequena academia na Alemanha.
Como é a popularidade do MMA na Alemanha?
Não é muito popular agora, porque não está passando na televisão. Mas vai voltar a passar em breve.
As pessoas te reconhecem nas ruas no seu país?
Depende. Claro que as pessoas envolvidas com MMA me conhecem. Mas na maioria das vezes não sou reconhecida nas ruas.
O que você acha que falta para o MMA se tornar bem popular na Alemanha?
Acho que as pessoas precisam ser educadas de que isso realmente é um esporte. Como eu disse antes, também é preciso que volte a passar na TV. E claro, precisamos de mais lutadores que possam ter sucesso a nível internacional.
Sheila Gaff pesagem UFC (Foto: Getty Images)Sheila na pesagem do evento em que perdeu para Sara McMann por nocaute técnico (Foto: Getty Images)
Você perdeu para Sara McMann na sua estreia no UFC. Sentiu alguma pressão por estar no octógono ou foi simplesmente o dia da sua adversária?
Claro que senti um pouco, porque não estava acostumada a lutar em uma arena tão grande e com tanto público. Agora posso lidar muito melhor com isso.
Como você se sente em enfrentar uma brasileira no Brasil?
Eu estou muito ansiosa para essa luta. Respeito muito a Amanda Nunes. Quero dar uma grande show.
Como você ganhou o apelido de "Tanque Alemão"?
Ganhei esse apelido de alguns amigos próximos que me assistiam lutando.
MMA Montagem Amanda Nunes X Sheila Gaff (Foto: Getty Images)Amanda Nunes x Sheila Gaff (Foto: Getty Images)
Como você vê sua divisão neste momento? Ronda Rousey é invencível? Você vê pontos fracos no jogo dela?
Acho que Ronda Rousey pode ser derrotada. Todo mundo pode ser derrotado. Um jogo bom e muito treino podem vencê-la.
Você é casada? Tem filhos? Qual é o seu plano de vida?
Não sou casada e não tenho filhos. Agora só estou pensando na minha carreira e quero seguir lutando até quando eu puder.
O UFC 163, ou UFC Rio 4, será realizado na noite deste sábado, a partir das 19h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com fará a cobertura de todos os detalhes em Tempo Real. No dia anterior, os dois farão a transmissão ao vivo da pesagem, às 16h.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

José Aldo é contra o monopólio do UFC: 'Tira trabalho de muitos outros'

'Se houvesse vários outros grandes eventos, surgiriam mais campeões
como eu, Anderson Silva e outros brasileiros', diz o lutador manauara

Por Rio de Janeiro
115 comentários
José Aldo no TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação/UFC)José Aldo criticou o monopólio que existe
atualmente no MMA (Foto: Divulgação / UFC)
O UFC se consolidou nos últimos anos como líder absoluto do mercado de MMA e conseguiu reunir a maioria dos melhores lutadores do planeta. O lado positivo disso é que os fãs podem ver com frequência combates entre os principais nomes do esporte. O negativo é que não tem como dar chance para todo mundo. Campeão dos penas e estrela do evento deste sábado do Ultimate, no Rio de Janeiro, José Aldo analisou a questão e criticou o monopólio:
- Acho que existe monopólio. Não acho que seja algo bom para o esporte, porque tira o trabalho de muitos outros atletas. Não penso só em mim. Como sempre falei, acho que existem vários atletas bons que, por falta de oportunidade, têm dificuldade de entrar no UFC. Se houvesse vários outros grandes eventos, surgiriam mais campeões como eu, Anderson Silva e outros brasileiros - disse ao Combate.com.
José Aldo, por outro lado, tem boa relação com todos no Ultimate e disse que sempre foi muito bem tratado pela organização. Ele se sente totalmente à vontade onde está:
- Lógico, sou funcionário do Ultimate e me sinto em casa.
O atleta da Nova União tem compromisso marcado contra o Zumbi Coreano no UFC 163, ou UFC Rio 4, na noite deste sábado, na Arena da Barra. O canal Combate fará a transmissão do evento ao vivo, e o Combate.com vai acompanhar tudo em Tempo Real.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

GSP e Hendricks ficam cara a cara pela primeira vez no UFC World Tour

Adversários no evento de novembro, em Las Vegas, meio-médios passam a tarde atendendo aos fãs e conversando animadamente com jornalistas

Por Las Vegas, EUA
12 comentários
A ideia do UFC de promover uma rodada mundial de entrevistas com os protagonistas dos principais eventos até o fim do ano, o UFC World Tour, começou nesta segunda-feira, em Las Vegas. E, de cara, envolvendo o campeão dos meio-médios do UFC, Georges St-Pierre e seu desafiante, Johny Hendricks. Adversários do evento comemorartivo de 20 anos da organização, os lutadores participaram de um evento com fãs e a imprensa em Las Vegas para divulgar o duelo que acontece dia 16 de novembro, valendo o cinturão da categoria. Entre perguntas dos jornalistas e fotos com os fãs, o canadense mostrou-se mais solto que de costume, a ponto de revelar a situação mais constrangedora pela qual já passou com um fã:
George Saint Pierre UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre conversou com jornalistas e fãs no UFC World Tour em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
- A história mais maluca que eu tive com um fã foi no aeroporto de Toronto. Eu estava indo para Las Vegas e peguei um voo entre Montreal e Toronto, e depois de Toronto para Vegas. Durante a conexão, tive que usar o banheiro, e quando cheguei na porta tinha muita gente. Isso foi há uns dois ou três anos. Eu esperei na fila, entrei no banheiro e fechei a porta. Enquanto eu estava sentado no vaso, ouvi alguém gritar: "GSP! GSP! Você está aí? (risos)" Eu estava lá sentado pensando: "Ah não, ele realmente está gritando meu nome? Estou no banheiro!" E eu não falei uma palavra... Imagina como eu falaria "Sim, sim, estou indo!". Então eu esperei um pouco pensando: "Que droga! Não acredito que ele está fazendo isso comigo!" Eu odeio isso, sou um cara tímido, odeio situações como essa. Mas, enfim, esperei mais um cinco minutos para ter certeza de que a fila tinha diminuído (risos) e que as pessoas tinham mudado, lavei as mãos, saí e esse cara veio na minha direção "GSP, me desculpe! Não quero atrapalhar, mas meu filho é um grande fã seu. Posso tirar uma foto com você?" E eu: "Hehe, claro". Tirei a foto e saí, mas foi estranho. Essas coisas acontecem às vezes (risos).
Não é tão fácil ver GSP bem-humorado, principalmente porque, como ele mesmo confessou, o lutador não se sente à vontade em eventos como o desta segunda-feira
- Eu sou um cara tímido e, para dizer a verdade, não gosto de ser importunado. Mas eu nunca digo não a um fã. Eu gosto de lutar porque eu gosto do meu estilo de vida, dos meus treinos, da competição em si, mas os fãs são parte disso, e você tem que atendê-los às vezes. Há alguns dias que você não se sente confortável em fazer isso, mas é sua obrigação fazer, porque eles são a razão disso tudo. São eles que me fazem viver - afirmou.
Já Johny Hendricks, ao contrário, se mostrava bastante à vontade e afirmou que esse tipo de compromisso não o incomoda:
- Eu tenho treinado muito wrestling, e sei o que é ter câmeras, repórteres te ligando 24 horas por dia. Eu não estaria aqui se não estivesse preparado para isso. Sei que isso é parte do meu trabalho e que tenho que fazer isso da melhor forma possível. É tão importante quanto lutar porque, se eu não der entrevistas, a mídia vai ficar brava comigo. Eu estou preparado para todos os aspectos! - alfinetou.
O americano, aliás, foi só críticas ao estilo do atual campeão dos meio-médios e afirmou que vai fazer de tudo para nocauteá-lo, agora que finalmente conseguiu a sua chance ao título.
Veja tudo o que rolou no bate-papo com os lutadores:
George Saint Pierre UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)Campeão dos meio-médios distribuiu autógrafos e tirou
fotos com os fãs em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Georges St-Pierre
Rory MacDonald x Jake Ellenberger
Eu acho que foi uma grande luta, parabenizei o Rory dizendo que foi uma grande luta. Ele é duro, teve em Jake Ellenberger um oponente duro. Eu sei que muitas pessoas o estão criticando, mas não é só porque ele é meu amigo e parceiro de treino. A verdade é que todos nós sabíamos enquanto estávamos assistindo àquela luta que o Rory estava ganhando. Ele estava batendo no Jake, e dependia do Jake assumir os riscos e mudar o momento da luta. Rory foi muito inteligente, ele anulou o jogo de seu oponente.  Eu não ligo para o que as pessoas falam, isso foi o que eu achei. Rory é meu amigo e eu gosto dele. Para quem entende de luta, essa foi uma luta muito boa. Porém, para o Jake não foi tão boa assim. Ele deveria ter feito algo mais. Até tentou fazer isso no final da luta, mas já era tarde.
Eventual luta contra Rory MacDonald
Eu não sei... Rory é meu amigo. Não sei o que dizer. Nós falamos sempre, mandamos mensagens de texto, ligamos um para o outro. Nós somos amigos. Sei que há outras formas de fazer as coisas. Mas estou focado no Johny Hendricks agora. Nesse mundo de hipóteses, vocês (jornalistas) estão iniciando um conflito entre mim e o Rory. Mas isso não vai acontecer. Nós somos amigos. Pode ser que eu vença, pode ser que eu perca e ele vença. Muitas coisas podem acontecer. Eu tenho planos para a minha carreira que não posso contar a vocês, mas há outras opções para se fazer as coisas. Eu não quero lutar contra o Rory!
Divisão mais competitiva do UFC
Cada divisão é diferente, algumas são mais competitivas do que outras. Eu não fico me preocupando com isso. Se você me perguntar qual divisão é muito boa, eu diria que é a dos pesos-leves. Eu teria que sentar e analisar, mas eu acho que é um erro dizer que uma divisão é melhor do que a outra. Eu olho cada luta, não olho recordes, porque cada luta é diferente e cada lutador tem seus próprios desafios.
  •  
Chan Sung Jung finaliza Dustin Poirier no UFC (Foto: Agência Getty Images)GSP acha que Chan Sung Jung pode vencer José
Aldo no UFC Rio 4 (Foto: Agência Getty Images)
Palpite sobre José Aldo x Zumbi Coreano
Acho que o Zumbi Coreano tem uma chance de vencer. Veja o que ele fez com o Mark Hominick, quem esperaria aquilo? Você nunca sabe o que vai acontecer. No momento em que alguém parece ser invencível, às vezes é quando se falha. Esse é um esporte muito maluco. Um erro pode mudar tudo.
Peso de ser campeão por tanto tempo e a entrevista de Anderson Silva dizendo que Chris Weidman iria vencer
Eu entendo o que o Anderson disse, porque eu ouvi sobre essa entrevista, mas não a vi. Parece que quando você é campeão por muito tempo, as pessoas passam a exigir coisas diferentes. Eles te cobram cada vez mais coisas, e a pressão aumenta até um dia explodir. É difícil até para mim, porque minha vida muda e você precisa encontrar um caminho para ainda se divertir, para continuar curtindo o que você faz.
Johny Hendricks e o boato de não querer enfrentá-lo
Ele traz um estilo diferente para a mesa, é muito duro, um grande nome. É o número um agora. Eu vou competir contra ele, vamos ver o que vai acontecer. Eu quero lutar contra os melhores caras, mas há tanta gente subindo, e todos eles estão me desafiando porque eu sou o campeão, então sou o alvo deles. Mas, se um dia alguém me derrotar, essa pessoa vai ser o alvo. Agora eu quero enfrentá-lo. Ele é o desafiante número 1. Eu acho que ele é um lutador bem completo, tenho que me preocupar com muitas coisas. É um dos melhores na divisão, tem um poder de nocaute muito grande. Por isso ele é tão bom, porque você não consegue prever o que ele vai fazer. Cada rival que eu enfrentei era diferente. Condit era muito bom com o seu jogo de pernas; Diaz ia para a trocação; Koscheck tinha uma direita muito boa…Cada um tinha algo especial.
Ideia de mudar de divisão de peso
Eu peso entre 84 e 86 quilos. Sou um cara pequeno para os meio-médios. A maioria dos caras da divisão é maior que eu. Por isso eles falam sobre eu subir. Eu não gosto de cortar muito peso, quero lutar no meu peso natural.
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Anderson Silva x Chris Weidman no UFC 162
(Foto: Getty Images)
Análise da luta Anderson Silva x Chris Weidman
Eu não desejo mal para ninguém. Da mesma forma que eu fiquei feliz pelo Weidman, que é meu amigo, eu fiquei triste pelo Anderson porque me faz lembrar de como os melhores podem perder. Um erro pode mudar tudo. A mesma coisa pode acontecer comigo, e isso me dá mais motivação. Eu não quero que isso aconteça comigo, então vou trabalhar duro para isso. Anderson Silva é um gênio. Durante a luta você chega a pensar que nem deveria estar naquele ringue porque ele é muito bom para você. É isso que ele tenta fazer com seus adversários. Olhe a luta contra o Weidman, ele fez muitas coisas malucas, mas não acertou um soco significativo no Chris. Ele acertou alguns bons chutes, mas nenhum soco. Mas por causa do seu jogo, ele te faz acreditar que está dominando a luta, ele cria uma ilusão que é muito inteligente, porque te quebra mentalmente. Mas o Chris esteve muito focado o tempo todo e foi muito bem, e Anderson foi pego. Eu ainda acho que o Anderson é o melhor do mundo. Eu não sei o que vai acontecer na revanche. Weidman estava muito bem preparado, e eu sempre acho que quem vence é o melhor. É assim no beisebol, no futebol ou no octógono. O time mais preparado vence. O lutador mais preparado que vai lutar melhor na noite do duelo. É isso que as pessoas não entendem.
Hendricks UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)Hendricks mostrou-se animado ao vonversar com fãs e
jornalistas em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Johny Hendricks
Medo da superluta entre GSP e Anderson Silva atrapalhar sua chance ao cinturão
Eu estava um pouco nervoso por causa da luta entre o Anderson Silva e o Chris Weidman, porque você nunca sabe o que pode acontecer. Se o Anderson vencesse, a superluta poderia acontecer, então isso acabou me ajudando e agora essa luta entre mim e GSP realmente vai acontecer. Então estou ansioso.
Análise da luta Anderson Silva x Chris Weidman
Aquela luta mostrou que se você for lá e não se der o respeito, você pode perder tudo. Entende? Eu posso vencer qualquer pessoa a qualquer hora. Para mexer com a minha mentalidade você tem que estar preparado.
Estratégia de luta de Georges St-Pierre
Ele usa os jabs, pois tem um alcance de 193 cm. Quando ele solta um jab, se você prestar atenção, o alcance cresce de sete a dez centímetros. Você tem que saber que ele usa essa distância muito bem, e o jeito que você vai anular isso é soltar diferentes jabs, e outras coisas que você pode fazer para encurtar a distância. Eu sou conhecido por encurtar a distância facilmente, posso colocar mais pressão nas pernas dele. Posso usar isso para encurtar a distância. Acho que ele é o mesmo lutador há muito tempo. Todos nós já fizemos cirurgias, e cada lutador tem os seus próprios desafios, certo? Eu estou preparado para enfrentar o melhor Georges que eu já vi, e e espero que ele acredite que vai encontrar o melhor Johny Hendricks que ele já viu.
Longa espera pela chance ao título
A espera teve muitos pontos positivos. Eu enfrentei alguns caras maravilhosos, como o Carlos Condit, que foi uma grande luta para mim. Eu aprendi muito sobre mim mesmo naquela luta, tinha algumas coisas que eu realmente precisava trabalhar mais. Algumas coisas boas vieram nessa espera, eu esperei, e agora é a minha vez de vencer aquele cinturão. Já enfrentei caras no wrestling que esperariam uma hora para me enfrentar. Isso é apenas conversa, eu não ligo. Eu não ligo se ele é meu melhor amigo ou não. Nós vamos lutar e quem quer que vença, maravilha!  Quem quer que perca, volta para o fim da fila e tenta de novo.
George Saint Pierre e Hendricks UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)George Saint Pierre e Hendricks se cumprimentam no
UFC World Tour em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Sobre St-Pierre não querer enfrentá-lo
Eu não acho que ele (GSP) mudou. Quem mais ele pode enfrentar? Não há ninguém além de mim…Vamos ver. Eu estou feliz por essa luta estar acontecendo. Mas ele realmente quer me enfrentar? Nós vamos saber no dia 16 de novembro. E há alguns estágios para essa luta. Um é esse aqui de hoje, o segundo é um mês antes, ter certeza de que ambos estão saudáveis, o terceiro é que todo mundo tem que aparecer e o quarto é vê-lo no octógono. Assim que eu o vir lá eu vou ter certeza de que é real.
As críticas ao seu jogo de wrestling
Se você assistir À segunda luta entre Josh Koscheck e Saint-Pierre, quantas vezes GSP o derrubou? Duas? Ele só o derrubou duas vezes. O que ele fez foi trabalhar os jabs. É isso que estou falando. GSP vai usar os jabs. Eu não quero levá-lo para o chão. Você vê essas duas coisas aqui (aponta para as mãos)? Eu quero nocauteá-lo, é isso o que eu quero, é isso que os fãs querem ver, e eu sei que eu tenho poder nas duas mãos para fazer isso. É por isso que as pessoas dizem que o meu wrestling é ruim, porque eu quero nocauteá-lo. Quero nocautear todo mundo, não ligo para o resto. Se eu tiver que pontuar, eu vou usar o meu wrestling. Contra ele eu sei que terei que usar um pouco do meu wrestling, mas a maior parte do tempo eu vou querer nocauteá-lo, e ele vai usar o jab para manter a distância, porque eu sou um cara menor, com um alcance menor. Mas realmente não ligo para isso. Há muitas coisas pequenas que eu tive que superar. Georges tem uma guarda muito boa, mas todo mundo acaba conseguindo voltar a ficar de pé. Veja Josh Koschech, acho que Georges o manteve no chão por dois ou três segundos. Eu conheço o seu jogo, ele vai usar o jab, vai chutar e vai tentar me derrubar. Uau! Eu vou lá e vou tentar te nocautear. Eu posso tentar derrubá-lo neste processo, porque as suas pernas estão muito abertas, entende? Mas eu não vou entrar lá sem a minha mente preparada para derrubá-lo e vencê-lo. Não. Eu quero nocautear, quero fazer essa luta ser interessante para esses fãs que estão aqui hoje em fila para nos ver.
Poder de nocaute
Bata na minha cara. Eu vou te bater duas vezes mais forte. Quando eu estou lá o meu objetivo é quebrar o maxilar de alguém, fazer com que eles esqueçam quem são naquela noite. Assim, quando eles acordarem no dia seguinte, eles vão pensar: 'O que foi que aconteceu?'. Esse é o meu objetivo em cada luta. Se ele entrar lá e ficar com esse jogo de jabs, eu vou assistir, vou aceitar um soco para devolver um de direita ou um de esquerda a noite toda.
Críticas ao estilo de Georges St-Pierre
Georges faz o que tem que fazer para vencer. Eu não consigo fazer isso. Não consigo ganhar uma luta usando apenas 80%. Se eu der apenas 80% do que eu tenho para vencer, e não 100%, eu vou olhar para aquela luta como uma derrota. Eu tenho que olhar para cada luta e ver que eu treinei o melhor que eu pude, fui lá e dei 110%. Se eu vencer, ótimo. Se eu perder, eu tenho que ver porque perdi. É isso em cada luta. Os fãs não querem nos ver amarrando a luta no chão. Se eu perceber que eles estão vaiando, preste atenção, porque eu vou mudar o rumo da luta.

Formador de campeões: um dia na rotina do técnico Dedé Pederneiras

Chefe da equipe com dois cinturões do UFC e um do Bellator distribui atribuições à 'família' Nova União, mas também 'bota a mão na massa' mesmo lesionado

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Poucos treinadores podem dizer que já tiveram dois lutadores campeões do UFC, ainda mais ao mesmo tempo. O americano Greg Jackson treina Jon Jones e Georges St-Pierre, mas não é o técnico principal do segundo. O carioca Dedé Pederneiras é atualmente o único treinador brasileiro que detém dois cinturões da principal organização de MMA do mundo, os dois únicos que sobraram no Brasil após a recente derrota de Anderson Silva. O ex-lutador é o técnico principal de José Aldo, campeão dos pesos-penas, e Renan Barão, campeão interino dos pesos-galos. Além disso, tem na equipe o atual campeão peso-pena do Bellator, Eduardo Dantas, o atual campeão do The Ultimate Fighter Brasil, Léo Santos, e incontáveis talentos que já competiram ou competem em eventos internacionais, como Thales Leites, Francimar Bodão, Ronny Markes, Marlon Sandro, Hacran Dias, Johnny Eduardo, Ronys Torres, entre outros.
jose aldo vence frank edgard ufc mma (Foto: Getty Images)Dedé Pederneiras carrega José Aldo nos ombros após sua última defesa de cinturão (Foto: Getty Images)
Essa, porém, não é sua única função. Dedé Pederneiras é empresário da maioria de seus atletas, dono de uma academia no Rio de Janeiro e ainda representante e organizador brasileiro do Shooto, uma das maiores e mais tradicionais companhias internacionais de MMA, além de pai de uma família com três filhos pequenos. Como ele consegue cuidar de tantas atribuições ao mesmo tempo e ainda ser bem sucedido na maioria delas?
A resposta está numa mistura de firmeza e disciplina, além da delegação de tarefas entre parentes, atletas e empregados, e na criação de um ambiente familiar - literalmente e figurativamente. Isso tudo sem deixar de "botar a mão na massa" - mesmo quando é preciso expor um corpo debilitado por lesões e muitos anos de luta e trabalho. O Combate.com acompanhou um dia na rotina de Dedé, pouco mais de uma semana antes do UFC Rio 4, em que seu aluno mais bem sucedido, José Aldo, vai defender seu cinturão contra o sul-coreano Chan Sung Jung.
Momento solitário, só pela manhã
É quarta-feira e são 8h da manhã. Dedé Pederneiras já está na academia para fazer fisioterapia. Uma sessão de jiu-jítsu com Léo Santos, dez dias antes da final do TUF Brasil, resultou no agravamento de três lesões nos ligamentos do joelho direito. Ele começou recentemente a fazer sessões de spinning para melhorar, mas, hoje, desistiu de fazer a aula por conta de dores na lombar.
- Detesto musculação. Hoje em dia, só faço a maromba para conseguir lidar com as lesões - ri Dedé, que acrescenta que provavelmente terá de operar o joelho em breve.
O técnico prefere o horário matinal para malhar por ser o horário em que a sala está mais vazia. Se chega mais tarde, mal consegue se exercitar, porque é parado toda hora por sócios da academia reclamando de equipamento, aulas, mensalidades, etc. Mesmo assim, em cerca de uma hora de exercícios, Dedé é cumprimentado por inúmeros professores e alunos. Para lidar com todos os problemas da academia - que, além de três unidades separadas por poucos metros no bairro do Flamengo, ainda realiza de 120 a 130 eventos anuais, incluindo excursões turísticas, fins de semana de atividades esportivas, colônias de férias, entre outros - ele conta com sócios e uma estrutura familiar. Sua mãe cuida do departamento financeiro. A esposa é diretora de fisioterapia.
MMA técnico Dedé Perderneiras (Foto: Adriano Albuquerque)Dedé acompanha a aula de submission ministrada por Pirata na academia (Foto: Adriano Albuquerque)
Às 9h, é hora da primeira de duas aulas de jiu-jítsu que Dedé ministra, às segundas, quartas e sextas. Nesta manhã, ele deixa Pirata, técnico da seleção brasileira masculina de luta olímpica, tomar as rédeas da classe, mas também opina e vai para o meio quando julga necessário. Por se tratar das últimas semanas de treino para as lutas de 20 dos 35 alunos presentes, a aula é sem quimono.
Você não leu errado: são 20 atletas com luta marcada, seja no UFC, Bellator, Shooto, Wocs, Jungle Fight, etc. São quase 50 lutadores treinando com o time. Ninguém teria condições de, sozinho, traçar estratégias e acompanhar o desenvolvimento de todos esses atletas juntos. Por isso, Dedé faz todo o planejamento em grupo. Quando o card de um evento é fechado, ele junta seu grupo de confiança, que consiste dos professores e treinadores da academia e dos lutadores mais antigos da equipe, como Aldo, Marlon, Léo Santos, entre outros, e analisa os vídeos dos adversários em conjunto para desenhar o plano de jogo. Cada treinador fica responsável por acompanhar o progresso de um grupo de atletas, com Dedé como supervisor. Ele não para de ver o scout dos adversários por todo o camp. No caso das lutas do UFC, recebe vídeos cortados com as principais características de cada oponente, divididos em categorias.
- Vejo um milhão de vezes. Todo dia eu chego de manhã e dou uma olhada. Às vezes, almoço, estou de bobeira e assisto de novo - conta Dedé.
Joelho, pra que te quero!
A quarta-feira é de chuva no Rio de Janeiro e a atividade programada para o dia, de treinos na escadaria e na rampa de um morro vizinho, teve de ser transferida para dentro da academia - o piso estaria muito escorregadio na rua. Com isso, os 20 lutadores em estágio de preparação, incluindo José Aldo, Thales Leites, Jussier Formiga e Renan Barão, passam a uma pequena sala de cerca de 40m² dentro da academia. Agora, o grupo terá de se alternar entre a esteira - ajustada para simular subida - e treinos de manopla e esgrima. A cada dois minutos, os grupos trocam de lugar.
MMA técnico Dedé Perderneiras (Foto: Adriano Albuquerque)Dedé Perderneiras segura manopla para José Aldo durante atividade (Foto: Adriano Albuquerque)
O ritmo se intensifica a cada turno, mas Dedé não se omite: faz manopla e absorve golpes duros de diversos lutadores, incluindo o peso-médio Thales Leites. Quando é hora da esgrima, o veterano de 46 anos encara o peso-leve Valmir "Bidu" Lázaro, de 27, e o peso-mosca Formiga, de 28. Os demais treinadores provocam os lutadores: "Não vai deixar o velhinho te cinturar!" Bidu leva Dedé três passos para trás e o sofrimento do treinador, principalmente no joelho, é visível. Mas ele segue até o final da atividade, com mais gás até do que alguns de seus atletas.
Fim de treino às 11h, Dedé vai para seu escritório, onde começa a pior parte de seu dia: a de resolver os "pepinos" da equipe, da academia, do Shooto, da família. Nesta quarta, o primeiro que entra na sala é um representante de um dos patrocinadores de José Aldo, que quer gravar um depoimento em vídeo com o atleta para uma ação de marketing. Dedé libera e inclusive empresta uma das câmeras da academia. Depois, é a vez de Felipe Mineiro, peso-galo que luta nesta sexta-feira no Wocs. Dedé traça o planejamento de corte de peso num pedaço de papel e explica exatamente o que o atleta precisa comer e beber em cada dia para bater o peso na pesagem de quinta-feira.
Aldo também passa alguns minutos no escritório. Mais do que muitos outros atletas da equipe, ele requere acompanhamento de perto para que mantenha-se dentro do planejamento. Dedé se preocupa porque o campeão perde peso com facilidade e já está abaixo da marca que deveria estar naquele momento, então o incentiva, cobra com firmeza, mas sem perder a calma, que ele coma mais e tome seus suplementos. O peso-leve Felipe Olivieri é o último a entrar na sala e pede ajuda para trocar um cheque em dólar, além de pedir um suplemento específico para recuperação de articulações, que a academia recebe gratuitamente de uma marca de suplementação.
Dedé para; o mundo, não
Ao final da manhã, ainda há inúmeros problemas para cuidar, mas Dedé Pederneiras vai para casa almoçar com a família. Sua casa fica a menos de 15 minutos a pé da academia, mas o treinador vai de carro assim mesmo. A imprevisibilidade de sua rotina pode exigir que ele tenha de ir aos mais diversos lugares para resolver problemas de seus múltiplos empreendimentos. Hoje, Dedé precisa ir à Tijuca, onde finaliza a compra de uma van para transportar equipamentos da academia, e à Barra da Tijuca para uma consulta médica, que vai impedí-lo de lecionar a aula de jiu-jítsu da tarde.
Dedé Pederneiras e filhos (Foto: Adriano Albuquerque)Dedé Pederneiras na mesa com os filhos André e Caíque (Foto: Adriano Albuquerque)
Ao chegar em casa, Dedé encontra a esposa, Daniela, e os filhos André, de sete anos de idade, e Caíque, de cinco. O técnico dá lugar ao pai, que se senta à mesa e ajuda a mulher na tentativa de disciplinar as crianças. O telefone e o rádio, porém, não param de tocar. Só pela manhã, num espaço de quatro horas, foram 13 ligações atendidas e 11 perdidas, sem contar as mensagens. Durante o almoço, ele nem olha para os aparelhos apitando - apenas quando é para tirar das mãos dos meninos para que eles se concentrem na refeição.
André e Caíque o vêem como um super-herói. Para motivá-los a comer, Dedé usa um velho recurso de pais experientes: joga "queda de braço" com cada um e só os deixa vencer se "limparem" o prato. Outro prêmio é jogar videogame com o pai após o almoço. O caçula, Matheus, de um ano e oito meses, acorda para se juntar à bagunça, mesmo sem entender o que está acontecendo. Dedé joga um pouco, mas logo não tem mais condições de ignorar as chamadas. É hora de voltar à labuta.
Igualdade, o segredo da união
No caminho à academia, Dedé resolve, por telefone, alguns problemas relacionados ao Shooto, cuja edição anual na sede do Bope está programada para o próximo dia 25 de agosto. Como organizador, ele cuida do casamento de lutas e também de toda a logística do evento. Tantas ligações, entre os compromissos de treinador, empresário, promotor e homem de família, resultam numa conta mensal de cerca de R$ 2.500.
Ele também passa na loja de suplementos alimentares que mantém numa galeria próxima, para conferir a venda de camisas de José Aldo, e num restaurante que patrocina seus eventos e lutadores para conferir se um dos atletas pagou a cota mensal. O acordo é que os lutadores que não recebem patrocínio pagam apenas R$ 300 por mês, cerca de R$ 10 ao dia, e podem fazer todas as refeições por lá. A uma quadra de distância, está o apartamento em que moram vários dos atletas da Nova União. O apê era a casa de Dedé antes de se mudar, e passou a abrigar dezenas de lutadores que anteriormente dormiam na própria academia para se manter no Rio. Quatro dividem um quarto, três dividem outro. Alguns ficam pela sala. Renan Barão montou uma beliche no quartinho para acomodar um amigo do Rio Grande do Norte. Eles pagam R$ 300 de aluguel e podem focar no treino.
MMA técnico Dedé Perderneiras (Foto: Adriano Albuquerque)Dedé em seu escritório: conta mensal de telefone bate na casa de R$ 2.500 (Foto: Adriano Albuquerque)
Nada disso garante a lealdade do grupo. O que mantém a Nova União fechada é a confiança de Dedé em cada um dos lutadores e treinadores mais antigos da equipe. Nesta quarta, uma situação comum no meio é tópico de discussão: dois novatos, trazidos por um dos atletas mais antigos, tiveram problemas com o próprio lutador que abriu as portas da academia para eles, mas querem continuar. Dedé recomenda que os três se acertem entre si, e debate o problema com cada membro do seu grupo forte. Todos votam. Segundo o treinador, 70% das vezes, novatos problemáticos são vetados, mesmo quando ele é a favor da permanência.
- Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Sempre ajudamos um ao outro. Acho justo todas as pessoas mais antigas participarem. Se a Nova União tem hoje o nome que tem, não é só porque o Aldo hoje é o campeão. Outras pessoas antes do Aldo fizeram parte da academia, especialmente na parte do jiu-jítsu, e contribuíram para isso. As pessoas antigas que treinam aqui dentro, e o Aldo é uma delas, estão sempre opinando e vendo como vamos tratar os assuntos que aparecem. O peso delas é igual ao meu. Tenho um voto e todo mundo tem um voto. A única diferença é que eu sou o relator do processo. Trago uma situação, relato o que está acontecendo, mas, na hora de julgar, meu voto como relator é igual ao de todos. E uma decisão é tomada, independentemente de ser minha vontade ou não. A vontade do grupo prevalece. Não adianta trazer uma pessoa que o grupo não queira e que venha me dar trabalho mais tarde com um grupo que tenho unido - explica.
Não há tempo para resolver a questão nesta quarta. Dedé tem que lidar com patrocinadores cujos pagamentos estão atrasados, com posicionamentos de equipes e marcas, com a divulgação do Shooto, e ainda com os exames médicos na Barra. A ida à Tijuca é adiada para outro dia. Mas sem estresse: tudo será resolvido no momento certo.
- Eu consigo lidar com tanta coisa porque consigo deixar um problema em cada lugar. É tanta coisa para resolver, que eu passo de um ao outro e já paro de pensar no anterior para me concentrar no atual. Depois, eu volto no anterior. Consigo separar bem essas coisas - dá a receita.
Neste sábado, os problemas que Dedé terá a resolver serão as lutas de José Aldo, Thales Leites e Francimar Bodão pelo UFC 163, ou UFC Rio 4. O Combate transmite tudo ao vivo a partir das 19h30m (de Brasília). O Combate.com fará a cobertura de todos os detalhes em Tempo Real. No dia anterior, os dois farão a transmissão ao vivo da pesagem, às 16h.
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

Zumbi Coreano chega ao Rio com equipe numerosa e de bom humor

Adversário do brasileiro José Aldo pelos pesos-penas no evento principal do UFC Rio 4, na Arena da Barra, apareceu de chinelo e bermuda em hotel

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, chegou nesta terça-feira ao hotel onde ficará hospedado para a luta contra o campeão dos pesos-penas José Aldo, no UFC Rio 4, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro.
Com uma equipe grande de pelo menos seis pessoas, o desafiante, mesmo cansado da viagem, chegou bem humorado, de bermuda e chinelo ao hotel na Zona Oeste da capital Fluminense
Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano MMA UFC (Foto: Ivan Raupp)Chan Sung Jung chega bem humorado e com grande equipe em hotel (Foto: Ivan Raupp)
UFC 163 (UFC Rio 4)
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria No Chance
CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neil Magny
Ian McCall x Iliarde Santos
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde