terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Palmeiras acerta com seu 14º reforço: o meia-atacante Kelvin, do Porto

Verdão contrata jogador revelado pelo Paraná por empréstimo de um ano

Por Rio de Janeiro
Kelvin Porto (Foto: AFP)Kelvin será emprestado pelo Porto ao Palmeiras (Foto: AFP)
O Palmeiras acertou a contratação de seu 14º reforço em 2015: o meia-atacante Kelvin. Ele foi emprestado por um ano pelo Porto, de Portugal. Ele está com 21 anos.
Kelvin foi formado nas categorias de base do Paraná Clube e se destacou no profissional do mesmo clube em 2010. No ano seguinte, foi negociado com o Porto, mas não conseguiu se firmar. Acabou emprestado ao Rio Ave e retornou ao clube azul. Seu auge foi em maio de 2013, quando fez o gol que praticamente deu o título português ao Porto, na penúltima rodada, contra o Benfica. Nesta temporada, participou de oito partidas e marcou dois gols.
VEJA TAMBÉM: em entrevista exclusiva, Paulo Nobre fala sobre Arouca, Guerrero, etc...
Com Kelvin, já são 14 reforços do Palmeiras para a temporada. Antes dele, o Palmeiras já havia contratado os laterais Lucas e João Paulo, os zagueiros Victor Ramos e Vitor Hugo, os volantes Amaral, Andrei Girotto e Gabriel, os meias Robinho, Alan Patrick (que deve assinar ainda nesta terça-feira) e Zé Roberto e os atacantes Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira.

Barão retoma treinos e visa revanche contra TJ Dillashaw: "Está engasgado"

Após vitoria contra Mitch Gignon, lutador potiguar volta a treinar após UFC fechar verbalmente revanche pelo cinturão dos pesos-galo. Confronto ainda não tem data.

Por Natal
Com a revanche entre Renan Barão e TJ Dillashaw verbalmente fechada pelo UFC, o lutador potiguar já retomou sua rotina de treinos, menos de uma semana depois de derrotar o canandese Mitch Gignon. Em Natal, com o apoio da família, Barão deu início à preparação para a disputa do cinturão dos pesos-galo, que ainda não tem data e local definidos para acontecer. Com planos de recuperar o título da categoria em 2015, ele confessa estar ansioso para entrar novamente no octógono contra o americano. "Vai ter um gostinho a mais. Está engasgado!".
Renan Barão (Foto: Jocaff Souza)Renan Barão inicia 2015 com foco na retomada do cinturão dos pesos-galo do UFC (Foto: Jocaff Souza)

- O adversário que seria o próximo a lutar pelo título era o Dominick Cruz. O Raphael Assunção não tinha nada certo. Estava naquela briga entre eu e ele, e o (Urijah) Faber também. Então aconteceu dos dois se machucarem (Cruz e Assunção). Tomara que aconteça essa grande revanche, com uma grande luta, porque 2015 promete. Acho que vai ter um gostinho a mais. Está engasgado! Tenho que me preparar o máximo possível para ter a oportunidade de trazer esse cinturão de volta - disse.
Renan Barão já teria lutado contra o americano no dia 30 de agosto, mas teve problemas no corte de peso e precisou ser substituído às pressas, na véspera do evento. Já na preparação para a última luta em dezembro, quando venceu Gignon, em Barueri, o brasileiro focou na parte física, tentando manter o peso mais próximo ao da categoria (até 61kg).

-  A gente tenta ficar cada vez mais profissional, a cada luta ir ajustando alguma coisa. A gente nunca está perfeito, tem que estar sempre melhorando. Graças a Deus a gente está fazendo isso, mantendo o peso. Tomara que eu tenha mesmo essa oportunidade, porque está resolvido apenas verbalmente. Para mim, ter essa revanche vai ser uma coisa muito boa - falou.
Depois de um ano complicado em 2014, com derrota e perda do cinturão, além de não bater o peso antes da revanche marcada contra TJ Dillashaw, Barão planeja recuperar, e segurar, o título da categoria em 2015.
- Meu objetivo é trazer esse cinturão a todo custo e tentar mantê-lo por bastante tempo. Estou bem focado nesse objetivo, treinando bastante com minha equipe da Kimura Nova União, treinando jiu-jitsu, fazendo a parte de operação física e pretendo voltar a mil por hora em 2015 - contou.
Jair Lourenço e Renan Barão (Foto: Jocaff Souza)Jair Lourenço e Renan Barão (à dir.) voltam aos treinos em Natal (Foto: Jocaff Souza)


Jair Lourenço, considerado um "paizão" pelo lutador, elogiou bastante a última atuação e a dedicação de Barão nos treinamentos. O treinador se mostra bastante confiante com a revanche e a retomada do cinturão dos pesos-galo.
- Estamos planejando entrar com muita vontade para retomar o que é dele. O Barão merece muito, pelo atleta e pela pessoa que é. Ele está 'ralando' muito. Em menos de uma semana, depois da luta, ele já estava treinando. Muitos descansam 15 ou 20 dias. Então eu acredito muito, tenho muita fé que nessa luta vamos entrar bem acelerados e retomar esse cinturão.
UFC 173 TJ Dillashaw e Renan Barao (Foto: Agência Reuters)TJ Dillashaw derrotou Renan Barão, em maio, e ficou com o cinturão dos pesos-galo (Foto: Agência Reuters)

Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Dennis Siver detona McGregor: "Ele pode enfiar essa previsão no c... dele"

Alemão afirma que vai estragar a festa do irlandês, se revolta com declarações do rival e diz não ter visto nada de especial em seus combates

Por Boston, EUA
Dennis Siver finalmente respondeu Conor McGregor no mesmo tom em que tem sido provocado. Revoltado com as declarações do rival deste domingo, no UFC: McGregor x Siver, o russo naturalizado alemão prometeu estragar o show do irlandês, que está a uma vitória de se credenciar para disputar o cinturão dos pesos-penas (até 66kg) contra José Aldo. Siver considera prematura a atitude do Ultimate e respondeu o rival sobre a previsão de que vencerá em até dois minutos.
- Ele pode enfiar essa previsão no c... dele. Quando eu acabar com ele no domingo, vou ser o único a rir - disparou, em entrevista ao site alemão "Ground and Pound".
Dennis Siver, Coletiva UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Dennis Siver detonou Conor McGregor (Foto: Evelyn Rodrigues)
Para Dennis Siver, a gota d'água foi quando McGregor o chamou de nazista em uma postagem no Twitter e apagou pouco tempo depois, desculpando-se em seguida.
- É uma luta principal contra um adversário de grande nome, então sim, é a minha maior luta. Mas definitivamente não é contra o oponente mais difícil da minha vida
- Todo mundo acha que eu já perdi, pelo menos nos Estados Unidos. Eles ouvem as coisas sem sentido que ele diz e acreditam em cada palavra. O que ele faz é muito americano, ele promove suas lutas com muitas provocações.
Confira as declarações de Siver:
MAIOR LUTA DA CARREIRA
- Você não pode promover tanto um cara como esse depois de somente quatro lutas no UFC. Ele pareceu bom em seu último combate, mas a luta durou só dois minutos. Se você me perguntar, ele acertou um soco na sorte. Até aquele ponto a luta estava igual. Aquela vitória não é nada para mim. E todas as outras lutas? Elas não tiveram nada de especial, nem foram contra oponentes extraordinários. Isso não me pressiona em nada.
EXPECTATIVA PARA DUELO COM MCGREGOR
- Será uma luta dura, ele tem um estilo muito difícil. Eu espero que ele venha andando para a frente, até porque ele prometeu me nocautear em menos de dois minutos.
Conor McGregor X Dennis Siver, Encarada UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Conor McGregor e Dennis Siver se enfrentam no próximo domingo, em Boston (Foto: Evelyn Rodrigues)
PREVISÃO DO IRLANDÊS SOBRE VITÓRIA EM ATÉ DOIS MINUTOS
- Ele pode enfiar essa previsão no c... dele. Quando eu acabar com ele no domingo, vou ser o único a rir. O que ele fala não me impressiona. Eu parei de ler suas entrevistas porque ele ficou muito ridículo.
MOTIVAÇÃO CONTRA CONOR MCGREGOR
- Até este dia, todos meus adversários foram caras normais. Nunca tive qualquer sentimento pessoal por nenhum deles. Com ele é diferente. Esta coisa de que vai ganhar em até dois minutos começou antes mesmo de assinarmos a luta. Todo mundo fica de saco cheio uma hora ou outra. Eu não sou a exceção que confirma a regra.
Eu posso entender todas estas m... na frente da câmera. Mas se você age assim em particular também, nos bastidores, sem qualquer câmera, isso mostra que você é um imbecil e realmente uma má pessoa"
Dennis Siver, sobre McGregor
GOTA D'ÁGUA
- Na coletiva de imprensa em Las Vegas. A citação nazista levou as coisas longe demais, mas ver o seu comportamento ao vivo e pessoalmente... ele é tão cheio de si. Quando o vi pela primeira vez, vi o idiota que ele realmente é. Aquilo foi demais.
COMPORTAMENTO DE MCGREGOR
- O que eu digo é que ele é desse jeito o tempo todo. Eu posso entender todas estas m... na frente da câmera. Mas se você age assim em particular também, nos bastidores, sem qualquer câmera, isso mostra que você é um imbecil e realmente uma má pessoa.
ACHA JUSTO ELE ESTAR PERTO DE DISPUTAR O TÍTULO?
- Acho que é um pouco prematuro. Tem muitos outros caras que merecem mais, porque eles fizeram muito mais coisas em suas carreiras. Eles estão lhe colocando lá muito rápido. Não sei o motivo ou se é só por ele falar demais. O UFC pode fazer o que quiser, são as coisas deles. Vou estragar todo este show de qualquer maneira. Vou trazê-lo de volta para a Terra e tirar sua chance de disputar o título.
SE GANHAR NO DOMINGO, ACHA QUE SE CREDENCIA?
- Depende de como a luta vai ocorrer. Tudo é possível. Mas no fim do dia, não ligo. Amassar a cara dele será mais prazeroso para mim do que qualquer disputa de cinturão no mundo.
UFC: McGregor x Siver
18 de janeiro de 2015, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Conor McGregor x Dennis Siver
Peso-leve: Ben Henderson x Donald Cerrone
Peso-médio: Uriah Hall x Ron Stallings
Peso-leve: Norman Parke x Gleison Tibau
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Cathal Pendred x Sean Spencer
Peso-meio-médio: John Howard x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Zhang Lipeng x Chris Wade
Peso-mosca: Patrick Holohan x Shane Howell
Peso-leve: Johnny Case x Frank Perez
Peso-pena: Charles Rosa x Sean Soriano
Peso-meio-pesado: Sean O'Connell x Matt Van Buren
Peso-mosca: Tateki Matsuda x Joby Sanchez

Dillashaw quer vitória de Siver para pedir luta com Aldo: "Dedos cruzados"

Campeão dos galos quer disputar cinturão dos penas e se tornar o primeiro a ter dois cintuões simultâneos no Ultimate. Lutador ainda provoca Barão

Por Las Vegas
TJ Dillashaw defendeu seu cinturão do peso-galo apenas uma vez e foi contra Joe Soto, que pegou a luta na véspera do evento, já que Renan Barão teve problemas no corte de peso e foi retirado do card. Em seu próximo compromisso, ele enfrentaria o ex-campeão da divisão até 61kg Dominick Cruz, mas o lutador sofreu uma lesão no joelho. Raphael Assunção seria o próximo da lista, mas acabou machucando o tornozelo. Com isso, a revanche com Barão parece o caminho natural, mas o atleta da Team Alpha Male tem outros planos: ele quer disputar o cinturão dos pesos-penas contra José Aldo e, para isso, vai torcer por vitória de Dennis Siver, neste domingo, contra Conor McGregor, no UFC: McGregor x Siver, em Boston (EUA).
- Eu sei que eles querem lhe dar McGregor, então estarei com os dedos cruzados para McGregor perder para Siver. Não vejo como isso vá acontecer, mas se acontecer, espero que eu possa encarar Aldo. Seria muito bom ser o primeiro a ter dois cinturões ao mesmo tempo - afirmou, em entrevista para o "MMA Junkie".
montagem José Aldo x TJ Dillashaw (Foto: Editoria de Arte)Dillashaw quer enfrentar José Aldo e conseguir os dois cinturões (Foto: Editoria de Arte)
Dillashaw ainda acrescentou que este seria o momento ideal, já que tanto ele quanto Aldo ainda não possuem adversários definidos e, em sua opinião, Barão não merece ser seu próximo oponente.
- Agora seria a hora, porque não tenho ninguém para lutar. Eu queria que fosse contra o Cruz. Sinto que era algo que os fãs queriam, e eu também queria. Isso colocaria um carimbo no meu título. Mas talvez eu tenha que treinar pela terceira vez para enfrentar Barão. Não acho que ele mereça disputar o cinturão, mas ele pode ser o único no meu caminho - analisou, acrescentando que não acredita que vá lutar com seu companheiro de equipe Urijah Faber.
O americano ainda analisou a última atuação de Renan Barão, quando o brasileiro venceu Mitch Gagnon por finalização no terceiro round. Para ele, o lutador da Nova União não mostrou a mesma performance de suas melhores lutas e, caso a revanche ocorra, será ainda mais rápida que o primeiro encontro entre eles.
- Não achei que ele pareceu tão bom. Eu o achei um pouco hesitante e lento. Não senti como se ele tivesse agressivo ou com sangue nos olhos como já o vi antes. Estou empolgado para o caso de ter a revanche de novo porque acho que vai ser uma luta muito mais rápida - concluiu.

Corte de peso faz Hendricks cogitar aposentadoria ou subir para os médios

Ex-campeão do peso-meio-médio revela sofrimento para bater 77kg e diz que erro foi ter chegado aos 99kg para baixar para o limite da categoria

Por Las Vegas
Johny Hendricks não passou sufoco apenas dentro do octógono nas duas lutas que fez contra Robbie Lawler. De acordo com o ex-campeão dos pesos-meio-médios do Ultimate, o corte de peso foi ainda pior, já que ele iniciou com 99kg para bater 77kg no dia da pesagem. De acordo com ele, isso lhe fez pensar inclusive em aposentadora, já que o sofrimento foi grande, mas agora ele garante que aprendeu a lição e acredita que isso vai melhorar seu desempenho dentro do octógono na trilogia contra o detentor do cinturão, ainda sem data marcada pela organização.
- Ou mudo (o processo de corte de peso) ou me aposento. Isso mostra o quão ruim foi o corte de peso. Eu não posso fazer esse corte de peso. Metade disso foi minha culpa. Eu não posso cortar peso desse jeito. Não posso engordar até 99kg e achar que Mike Dolce pode me fazer bater o peso. Isso é onde tenho a responsabilidade. Estou andando com cerca de 88,5kg e recuperando minha massa muscular. Isso também será melhor para quando eu lutar, porque vou recuperar minha potência, minha força e vou bater duro novamente. Isso me deixa feliz. Vai me ajudar também com meu wrestling e tudo mais - afirmou, em entrevista ao "The MMA Hour".
MMA Pesagem UFC 171 - Johny Hendricks (Foto: Getty Images)MMA Pesagem tem sido o maior adversário de Johny Hendricks, segundo ele (Foto: Getty Images)
Hendricks também declarou que se acontecer novamente de passar por tudo isso para bater o peso, terá que optar entre parar de lutar ou subir para o peso-médio (até 84kg).
- Vamos apenas dizer que isso não vai acontecer de novo. Se acontecer, então sim, terei que subir para o peso-médio ou parar de lutar. Não acho que meu corpo pode passar por outro corte de peso como esse - disse.
Apesar disso, ele não se vê subindo de categoria atualmente e garante que seu objetivo é retomar o título dos meio-médios.
- Aquele cinturão está me esperando e eu quero ele de volta. Se eu fizer as coisas corretamente, puder fazer os sacrifícios certos, eu terei ele de volta - finalizou.

Pego por cocaína, Jones passa só uma noite em clínica de reabilitação

Revelação foi feita pela mãe do campeão dos meio-pesados, Camille Jones, que considerou uma benção ele ter sido pego no exame antidoping

Por Las Vegas
Jon Jones foi pego por cocaína em um exame antidoping surpresa realizado no dia 4 de dezembro para o UFC 182. O lutador não foi retirado do card pois a substância não deveria sequer ter sido testada, já que não é banida em período fora de competição e ainda faltava um mês para o combate com Daniel Cormier. Após a liberação do resultado, na última semana, o campeão dos meio-pesados anunciou que iria se tratar em uma clínica de reabilitação para usuários de drogas. Porém, de acordo com o site "WBNG", sua mãe, Camille, revelou que ele passou apenas uma noite internado.
Jon Jones (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones ficou apenas uma noite internado para reabilitação (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apesar do pouco tempo, a mãe do atleta considerou positivo que ele tenha sido pego no teste, já que assim pôde se tratar e começar a resolver o problema.
- Estou feliz que isso tenha acontecido a Jon e tenha impedido ele de seguir neste caminho. Ele sabe que pode precisar mudar alguns amigos. Então isso é uma coisa boa. Apesar de nossa família estar preocupada, não estamos chateados com ele. Eu e meu marido consideramos uma benção de Deus que nosso garoto foi capaz de ser ajudado e sabe que precisa de assistência para parar com isso antes que se torne algo pior. Quando ele testou positivo, minha primeira pergunta foi: "Você tem um problema sério?". E ele então me disse o que aconteceu. Jon normalmente é muito honesto comigo. Ele me contou tudo e eu falei: "Bom para você. Você precisava ser pego".
Camille também não acredita que isso afete o legado de Jon Jones como lutador e comemorou o resultado do exame antidoping por acreditar que assim "o mal foi cortado pela raiz".
- Isso não afeta seu jogo. Não estava em seu organismo durante a luta, então ele ainda é um bom atleta. Antes que algo se tornasse sério, fiquei feliz que o mal foi cortado pela raiz - concluiu.

Hendricks desiste de esperar por Lawler e enfrenta Brown no UFC 185

Trilogia pelo cinturão dos pesos-meio-médios havia sido confirmada, mas ex-campeão quis lutar logo; Thatch x Thompson vira luta principal em CO

Por Dallas
O Ultimate surpreendeu na noite desta terça-feira ao anunciar que o ex-campeão dos pesos-meio-médios Johny Hendricks vai enfrentar Matt Brown no UFC 185, no dia 14 de março, em Dallas. Hendricks tinha previsão de fazer uma terceira luta contra Robbie Lawler, atual campeão, e Brown estava à espera de um novo oponente para o evento principal do UFC em Broomfield, Colorado (EUA) no dia 14 de fevereiro após uma lesão acometer seu adversário original, Tarec Saffiedine.
montagem Johny Hendricks e Matt Brown (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Johny Hendricks (esq.) e Matt Brown se enfrentam no UFC 185 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Contudo, Hendricks decidiu não esperar pela oportunidade de disputar o cinturão contra Lawler pela terceira vez - o campeão, que venceu a revanche entre os dois em controversa decisão dividida em 6 de dezembro passado, deseja lutar novamente em maio após um ano em que lutou quatro vezes num espaço de 10 meses. "Big Rigg" passou nove meses parado entre a primeira e a segunda lutas contra Lawler por conta de uma lesão no bíceps e queria se manter ativo.
- Nós não queríamos esperar. Lawler não queria lutar até o verão (americano), mas nós queríamos continuar lutando. Com disputa de título ou não, ninguém quer ficar parado mais seis ou sete meses - afirmou Ted Ehrhardt, empresário de Hendricks, ao site "MMA Fighting".
Sem adversário para sua luta em Broomfield, Brown aceitou o duelo, que pode definir o próximo desafiante ao cinturão. Hendricks tem 16 vitórias e apenas três derrotas na carreira, e ocupa a primeira posição do ranking dos pesos-meio-médios; o "Imortal" é o sexto do ranking e compilou uma série de sete vitórias consecutivas antes de ser derrotado por Lawler por pontos em julho passado.
Com a saída de Brown do card de Broomfield, outro duelo entre pesos-meio-médios foi movido para o evento principal: a luta entre Brandon Thatch e Stephen Thompson. Thatch está invicto em suas últimas 10 lutas, incluindo duas no UFC, e treina no Colorado, estado onde o torneio será realizado. Seu cartel inclui 11 vitórias e apenas uma derrota. Thompson também tem apenas uma derrota na carreira, para Matt Brown, e 10 vitórias, incluindo suas quatro últimas lutas, todas no UFC. Confira os cards atualizados:
UFC Fight Night
14 de fevereiro de 2015, em Broomfield (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Stephen Thompson
Peso-pena: Max Holloway x Cole Miller
Peso-meio-médio: Kiichi Kunimoto x Neil Magny
Peso-mosca: Zach Makovsky x Tim Elliot
Peso-mosca: Ray Borg x Chris Kelades
Peso-pena: Nik Lentz x Thiago Tavares
Peso-médio: Dan Kelly x Patrick Walsh
Peso-leve: Michel Trator x Kevin Lee
Peso-leve: Efrain Escudero x Rodrigo Monstro
Peso-leve: Jake Lindsey x James Moontsari
UFC 185
14 de março de 2015, em Dallas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-leve: Anthony Pettis x Rafael dos Anjos
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Matt Brown
Peso-pesado: Alistair Overeem x Roy Nelson
Peso-mosca: Chris Cariaso x Henry Cejudo
Peso-mosca: Sergio Pettis x Ryan Benoit

Anderson Silva lança reality show sobre sua vida nesta terça-feira

Entitulado "Spider Life Show", programa com 16 episódios vai mostrar bastidores do lutador na preparação para a volta ao octógono do UFC

Por Rio de Janeiro
 
Escalado para ser um dos treinadores da quarta temporada do The Ultimate Fighter - Em Busca de Campeões, Anderson Silva já vai se acostumar ao ritmo de um reality show a partir desta terça-feira. O lutador estrela o programa "Spider Life Show", reality show multiplataforma que contará com dois episódios semanais em vídeos de até 10 minutos no site Youtube e atualizações diárias nas suas redes sociais. O primeiro episódio vai ao ar nesta terça, e a temporada terá duração de dois meses. (Confira o trailer no vídeo ao lado).
O programa promete mostrar não só a preparação de Anderson Silva para sua luta contra Nick Diaz, a primeira desde que sofreu uma lesão na perna em dezembro de 2013, como também a intimidade do peso-médio, com seus momentos de lazer, sua convivência com amigos e família e o assédio dos fãs. O projeto foi criado, desenvolvido e está sendo produzido pela Agência Macro em parceria com a Maga Gestão de Carreiras. Anderson é coprodutor do reality show, e seu empresário, Marcello Magalhães, assina a direção junto a Pablo São Thiago, realizador e diretor geral do reality.
Anderson Silva reality show (Foto: Reprodução/Youtube)Em cena do reality show, Anderson Silva salta na piscina com os filhos (Foto: Reprodução/Youtube)
 - Às vésperas de seu retorno ao UFC, muita gente está curiosa para ver como está o Anderson Silva. Sem dúvida, o Spider também será campeão de audiência - afirmou Pablo São Thiago, através da assessoria de imprensa do projeto.
A primeira temporada terá duração de dois meses, com 16 episódios, sempre disponibilizados às terças e quintas-feiras, além de um episódio especial extra no dia da luta contra Nick Diaz, em 31 de janeiro, e de mais de 170 posts nas redes sociais que trarão fotos, textos e pequenos vídeos de expectativa. O site oficial do reality show é www.spiderlifeshow.com.

Curtinhas: Jake Shields admite uso de diurético antes do UFC 150

Uriah Hall tem segundo novo oponente em duas semanas; Redmond substitui Omer na Suécia; Cejudo volta ao peso-mosca contra Chris Cariaso

Por Las Vegas
Jake Shields lutador do UFC (Foto: Divulgação / UFC)Jake Shields admitiu uso de diurético antes de luta
(Foto: Divulgação / UFC)
A decepcionante reunião da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) na noite de segunda-feira serviu, pelo menos, para que o público enfim descobrisse a substância proibida que Jake Shields usou em sua luta contra Ed Herman no UFC 150, em 11 de agosto de 2012. O lutador, que pediu licença para lutar em Las Vegas contra Brian Foster no WSOF 17 do próximo sábado, precisou explicar à comissão por que foi pego no exame antidoping pós-luta, já que o resultado não foi revelado pelo órgão regulatório do evento, realizado em Denver, Colorado (EUA). Shields revelou que usou diurético na ocasião, com a intenção de perder peso para a pesagem do torneio. Aquela foi sua única luta como peso-médio desde 2010, e sua vitória por pontos foi revogada após o resultado positivo de seu exame.
Shields alegou que não sabia que diurético era uma substância proibida na época, prometeu à comissão que não cometerá o mesmo erro e que vai rever a lista de itens proibidos. Porém, ele não submeteu sua documentação médica completa. Por isso, recebeu uma licença sob a condição de que entregue os documentos que faltem antes da realização do combate.
Mais uma troca de oponente para Hall
Hoje em dia, Uriah Hall não precisa nem lutar para mandar seus adversários para o hospital. Apelidado de "Homem-Ambulância" após vencer de forma brutal três adversários na 17ª temporada do programa The Ultimate Fighter, o peso-médio viu dois potenciais oponentes mudarem nas últimas duas semanas devido a lesões. Primeiro foi Costas Philippou que desistiu do combate contra o jamaicano, marcado para o "UFC: McGregor x Siver" do próximo domingo, e deu lugar ao estreante Louis Taylor. Nesta segunda-feira, o UFC anunciou que Taylor também se lesionou e foi trocado por Ron Stallings, veterano com passagem pelo Strikeforce e lutas contra o ex-UFC Mike Massenzio e o atual lutador da companhia Adlan Amagov. Seu cartel inclui 12 vitórias e seis derrotas. O site "Fox Sports" foi o primeiro a noticiar a mudança. Confira o card atualizado:
UFC: McGregor x Siver
18 de janeiro de 2015, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Conor McGregor x Dennis Siver
Peso-leve: Ben Henderson x Donald Cerrone
Peso-médio: Uriah Hall x Ron Stallings
Peso-leve: Norman Parke x Gleison Tibau
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Cathal Pendred x Sean Spencer
Peso-meio-médio: John Howard x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Zhang Lipeng x Chris Wade
Peso-mosca: Patrick Holohan x Shane Howell
Peso-leve: Johnny Case x Frank Perez
Peso-pena: Charles Rosa x Sean Soriano
Peso-meio-pesado: Sean O'Connell x Matt Van Buren
Peso-mosca: Tateki Matsuda x Joby Sanchez
UFC contrata irlandês Paul Redmond para o UFC Suécia
A legião irlandesa só faz crescer no UFC. Com o sucesso de Conor McGregor e a possibilidade de um evento no país este ano, a organização aos poucos vai aumentando o número de compatriotas do "Notório" em seus quadros. Desta vez, o contratado foi o ex-peso-leve Paul Redmond, que fará no UFC Suécia a sua estreia entre os penas diante do americano Mirsad Bektic no card preliminar do evento. Redmond tem 10 vitórias e quatro derrotas na carreira, e venceu sete das últimas oito lutas que fez.
UFC: Gustafsson x Johnson
24 de janeiro, em Estocolmo (SUE)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Alexander Gustafsson x Anthony Johnson
Peso-médio: Dan Henderson x Gegard Mousasi
Peso-meio-pesado: Phil Davis x Ryan Bader
Peso-pena: Akira Corassani x Sam Sicilia
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Albert Tumenov
Peso-meio-médio: Sultan Aliev x Kenny Robertson
Peso-pena:  Andy Ogle x Makwan Amirkhani
Peso-meio-pesado: Nikita Krylov x Stanislav Nedkov
Peso-leve: Mairbek Taisumov x Anthony Christodoulou
Peso-pesado: Viktor Pesta x Konstantin Erokhin
Peso-pena: Paul Redmond x Mirsad Bektic
Peso-mosca: Neil Seery x Chris Beal
MMA, UFC Phoenix, Henry Cejudo x Dustin Kimura (Foto: Getty Images)Cejudo voltará para os moscas (Foto: Getty Images)
Henry Cejudo volta ao peso-mosca no UFC 185
O lutador americano Henry Cejudo vai tentar bater o limite do peso-mosca (até 57,2kg em lutas que não valem cinturão) novamente no UFC. Após falhar em sua primeira tentativa e ser retirado do card do UFC 177, em agosto de 2014, o medalhista de ouro olímpico da luta livre nos Jogos de Pequim-2008 subiu ao peso-galo (até 61,8kg em lutas que não valem cinturão), onde derrotou Dustin Kimura no "UFC: Cigano x Miocic", em 13 de dezembro passado. Nesta segunda-feira, o Ultimate anunciou que Cejudo vai descer novamente ao peso-mosca e enfrentará Chris Cariaso, último desafiante ao cinturão de Demetrious Johnson, no UFC 185, dia 14 de março em Dallas. O site mexicano "Indiscutido" foi o primeiro a noticiar o confronto. Confira o card atualizado:
UFC 185
14 de março de 2015, em Dallas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-leve: Anthony Pettis x Rafael dos Anjos
Peso-pesado: Alistair Overeem x Roy Nelson
Peso-mosca: Chris Cariaso x Henry Cejudo
UFC desiste de evento de 7 de março
O Ultimate desistiu oficialmente de um dos eventos anunciados para este ano durante a coletiva "The Time Is Now". A companhia tinha um torneio programado para o dia 7 de março, previsto para Windsor, no Canadá. Todavia, as dificuldades para conseguir lutas de qualidade para o card acabaram forçando o cancelamento. Com a desistência, o UFC agora tem 44 eventos planejados para 2015.
- Apesar de rumores de um evento em Windsor terem circulado, o evento nunca foi confirmado ou anunciado (sic) pelo UFC. O UFC considerou realizar um evento Fight Night canadense em março. Porém, a organização sempre trabalha para fazer eventos de primeira classe em todas as cidades, e isso estava se tornando um desafio dentro do prazo necessário - afirmou a companhia em comunicado obtido pelo site "MMA Junkie" nesta segunda-feira.

Lewandowski se arrepende de voto pró-CR7, e Kroos critica Messi em 2º

Declarações indicam corporativismo e amizade após resultado da Bola de Ouro

Por Rio de Janeiro
Cristiano Ronaldo Bola de Ouro (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo festeja após o anúncio (AFP)
As declarações após o resultado da Bola de Ouro indicam certo corporativismo por parte dos atletas votantes. Capitão da Polônia, o atacante Robert Lewandowski disse ter se arrependido de votar em Cristiano Ronaldo, o vencedor do prêmio, já que desde o meio do ano é companheiro do goleiro Manuel Neuer no Bayern de Munique - antes era rival por jogar no Borussia Dortmund.

- Votar em Ronaldo em vez de Neuer foi um erro. Eu claramente votaria em Neuer agora se tivesse a chance. Mas eu votei em agosto ou por ali. Eu votaria diferente agora. Sinto muito pelo Manu. Estou realmente surpreso que ele não tenha ficado nem em segundo e a distância de Ronaldo para os outros me deixou perplexo. Manuel é um excelente goleiro e uma pessoa fantástica – disse ao jornal “Die Welt”.
Toni Kroos, companheiro de Cristiano Ronaldo no Real Madrid após a Copa do Mundo e ex-colega de Neuer, criticou o “intruso” do trio de melhores do mundo: Lionel Messi, do Barcelona, segundo colocado por pequena diferença de votos (15,76% contra 15,72% do goleiro alemão).

- É surpreendente e um pouco injusto que Neuer tenha terminado atrás de Messi. Eu achei que seria uma decisão apertada entre Manuel e Cristiano. Neuer foi o melhor goleiro de longe e Cristiano foi o melhor jogador. Deveria ser entre os dois realmente. Neuer seria um vencedor justo, mas Cristiano também mereceu – afirmou o meio-campista, nono colocado na lista, à “Sky Sport News”.

Outro alemão, o ex-jogador Franz Beckenbauer considerou “injusto” o vencedor e cutucou o poder midiático de CR7.

- Na minha opinião, não há duvidas: esta eleição foi injusta. Parece que não é o sucesso que conta, mas sim a fama dos jogadores – encerrou o Kaiser.

Após prata no Mundial e susto com o pai, Bruninho comemora título na Itália

Levantador ajuda o Modena a erguer o troféu da Copa Itália e diz que foi uma vitória especial após ano de mudanças, protestos e de problema de saúde de Bernardinho

Por Rio de Janeiro
Bruninho não conhecia melhor remédio para amenizar aquela dor que a lembrança da final do Mundial da Polônia ainda lhe causava. Arregaçou as mangas, mergulhou no trabalho com o intuito de conquistar um título no Modena. No último domingo, enrolado na bandeira do Brasil, fazia o gesto que havia planejado executar em setembro, em Katowice. Se o tetra com a seleção não veio, a Copa Itália estava nas mãos, depois da vitória por 3 sets a 1 sobre o Trentino, que pôs fim a um jejum de 17 anos sem erguer um troféu. Feliz por ter cumprido a missão, o levantador só conseguia agradecer por todos os momentos difíceis que havia passado na carreira, sobretudo nos últimos meses, que fizeram deste um triunfo especial.
Bruninho, vôlei (Foto: Instagram)Bruninho comemora o fim do jejum do Modena de 17 anos sem títulos na competição (Foto: Instagram)
Há um ano, Bruninho se viu obrigado a fazer as malas diante da crise financeira que assolou o time do Rio de Janeiro e provocou a saída dos principais nomes de seu elenco. Depois veio a campanha complicada durante a Liga Mundial, que foi contornada nos últimos jogos da fase de classificação. Ele e seus companheiros queriam transformar aquela prata em ouro no Mundial. Venceram lesões, mudanças no regulamento, ameaças de punições, saíram na frente na decisão contra os donos da casa, mas não conseguiram o que queriam. Na volta para casa, os ecos ainda seriam ouvidos. Os protestos dos atletas contra a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), depois das denúncias de supostas irregularidades na gestão de dinheiro público apontadas no relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), tomaram a internet e as quadras. Pouco depois, a Federação Internacional (FIVB) anunciou suspensões e multas ainda relativas ao campeonato do mundo. Bruninho e Bernardinho estavam na lista. E em meio a tudo isso, o capitão da seleção ainda recebeu a notícia de que o pai-técnico havia retirado um tumor maligno do rim. Nos últimos dias de 2014, recebeu a visita dele.
- As derrotas acabam sendo complicadas e você tem que passar por elas para amadurecer e fazer com que aquela dor seja transformada em algo a mais. Depois do Mundial, eu tinha que entender e fazer um crescimento de alguma maneira. Tinha que treinar muito e era importante conquistar um título. E esse foi o meu primeiro na Itália. A cidade respira vôlei e está em festa. Sobre meu pai, até para a família ele escondeu um pouco (risos). Eu estava em Campinas, e ele me disse que ia fazer uma pequena cirurgia, minimizou. Depois quando saiu ele falando, fiquei um pouco assustado porque é um choque. Ele se cuida muito, não fuma, não bebe, não tem vício e não tinha um caso na família. Eu fico preocupado e pergunto toda vez agora, mas como foi descoberto no início, não teve problema - disse.
Bruninho, vôlei (Foto: Instagram)Bruninho levanta o troféu de campeão da Copa da Itália de vôlei (Foto: Instagram)
Mesmo de longe, Bruninho tem mantido os olhos voltados para o Brasil. Não só para a família, mas também para a Superliga e os desdobramentos da crise da CBV. Mantém contato direto com Murilo e Gustavo Endres e ficou satisfeito com o passo dado recentemente, após reunião. Os dirigentes da entidade se comprometeram a atender as exigências da CGU, recuperar o patrocínio do Banco do Brasil suspenso em dezembro e sinalizaram a contratação de um CEO.
- Murilo e Gustavo me disseram que a reunião foi produtiva e é um inicio. Mesmo que a gente dê um ou dois passos para trás, tem que fazer o negócio certo. Fazer com que o vôlei se torne respeitado por todos dentro e fora de quadra. A nova gestão está se posicionando com relação a isso e quer que a transparência ocorra. A gente quer uma gestão transparente, que possa dar frutos ao vôlei, que os dirigentes sejam apaixonados pelo esporte e que não queiram só comandar, mas que o vôlei vá para frente. Essa é a oportunidade de mudar, e temos que dar esse voto de confiança para a nova gestão. O mundo do vôlei está de olho e vai cobrar. A gente não quer que o que aconteceu antes seja escondido. Se tiverem irregularidades, que os culpados sejam punidos.
Foi nas redes sociais que o levantador e outros grandes nomes da modalidade mostraram seu descontentamento com as denúncias de possível corrupção. As punições da FIVB, presidida por Ary Graça - ex-presidente da CBV -, também ganharam lugar. Elas chegaram a ser encaradas pela própria CBV como uma retaliação ao seu "posicionamento frente aos indícios de irregularidades apresentados pela CGU". Em seguida, a Confederação anunciou que não sediaria mais a fase final da Liga Mundial, que serviria como evento-teste para os Jogos do Rio 2016. Sobre a desistência, a FIVB afirmou que seu presidente não tem qualquer ingerência na decisão de seu painel disciplinar. E que, caso a CBV confirme a decisão, terá de arcar com todas as penalidades impostas pelo regulamento esportivo e pela constituição da Federação.
Bruninho, vôlei (Foto: Instagram)Bruninho recebeu a visita de Bernardinho, Fernanda Venturini e da namorada no fim do ano (Foto: Instagram)
- Acho que não precisava chegar a tanto (as punições), foi um pouco pesado. Jogar a toalha em um diretor é uma coisa e nem foi o Murilo. Dez jogos para o técnico (Bernardinho), por quê? Não sei se isso vai atrapalhar na nossa preparação em 2015, mas é um problema. O mais importante é que quem estiver na seleção deverá estar blindado com relação a isso. Só tem que pensar em fazer o trabalho certo e esquecer qualquer problema extraquadra para que a gente não sofra represália.
Em entrevista ao jornal "O Globo", no último domingo, Bernardinho revelou que Bruninho recebeu e-mail do mandatário da FIVB, dizendo que iria processá-lo, logo após o jogador ter se manifestado publicamente sobre as denúncias na CBV, na ocasião sob o seu comando. Bruninho confirma o episódio e lamenta.
- Ele disse que estava decepcionado com minha reação. Acho que inverteu o papel, porque a decepção é nossa, pois sempre acreditamos em tudo o que foi feito. E não era feito. Eu não o acusei. Em todos os meus comentários não coloquei nome de ninguém. Não sei se a carapuça está servindo ou não. A minha consciência está limpa com relação a isso. Nós queremos que as coisas sejam transparentes. Tudo isso tem repercutido muito aqui fora do país também. Muita gente parabeniza pelas manifestações feitas no Brasil, porque acham interessante estarmos lá no alto do ranking e ainda assim não nos calarmos diante dos problemas que vieram à tona. As pessoas estão curiosas. Nós vemos tanta coisa errada que, no nosso meio, temos que tentar fazer o certo.
para voltar ao alto do pódio
Dentro das quatro linhas, o espírito é o mesmo. A equipe quer corrigir o caminho e subir um degrau. Está cansada de tantos vices em sequência e determinada a encontrar o que falta para voltar ao topo. Bruninho vem fazendo sua parte. A forte cobrança imposta a atletas estrangeiros na Itália tem ajudado. A pessoal também. 
Polônia x Brasil vôlei - bruninho (Foto: Divulgação / FIVB)Bruninho quer ver o Brasil de novo no alto do pódio (Foto: Divulgação / FIVB)

- Sou muito autocrítico. Não sou um jogador que nasceu com aquele talento para ser levantador, mas com talento para o vôlei. Tive que ser mais treinado do que Maurício, Ricardinho e William. Sei que posso melhorar em tudo, tenho que treinar muito e posso ser melhor fisicamente também. O vôlei está cada vez mais físico, e você tem que preparar cada vez melhor. Olhando os resultados, foi um ano bom para a seleção, chegamos a mais duas finais. Ninguém chegou tanto quanto a gente, mas é lógico que fica um gosto amargo porque a gente não ganhou. Não é fracasso perder uma final, mas machuca, mostra que falta algo. Nós nos pressionamos muito, por mais que saibamos que é complicado chegar a uma decisão pelo equilíbrio grande que há hoje. A gente vem passando por um momento de renovação, e essa experiência vai amadurecendo a todos e talvez ajude no futuro. Não podemos perder o foco.
Para buscar inspiração, a biografia de Gustavo Kuerten mereceu a atenção de Bruninho no fim do ano. O tenista foi um de seus maiores ídolos na adolescência e sinônimo de superação de obstáculos na vida e na carreira.
- Guga é um monstro, um dos grandes ídolos do esporte. É um cara persistente, que lutou até o fim com a lesão dele e foi até onde pôde. Fez do esporte dele uma febre. É um exemplo de determinação.

A contenção de custos na Fórmula 1 deveria começar já nas taxas da FIA

Altos valores cobrados pela entidade fazem com que pilotos e equipes tenham
custos elevados com o pagamento para poderem correr na categoria


Livio Oricchio - Especialista GloboEsporte.com (Foto: GloboEsporte.com)
Enquanto engenheiros e mecânicos trabalham em ritmo acelerado nos estudos em túnel de vento e na montagem dos modelos deste ano, prestes a começarem a ser apresentados, o departamento financeiro de suas equipes acabaram de fazer o pagamento da inscrição na FIA. O primeiro teste dos novos carros será já dia 1º de fevereiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha.
E os pilotos também já encaminharam à entidade o valor cobrado para receber a superlicença, documento necessário para disputar a F-1, emitido em Paris, sede da FIA. Nos dois casos os valores são desmedidamente elevados e revela, mais uma vez, a distância entre os homens que pensam a F-1 e a realidade econômica do mundo.
A Mercedes foi a campeã com todos os méritos em 2014. Por conta da competência do grupo, do planejamento exemplarmente realizado e da sua capacidade de investimento, dominou a temporada: 16 vitórias em 19 etapas. Lewis Hamilton conquistou o título de pilotos, seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, ficou em segundo e os alemães celebraram o Mundial de Construtores também. Tudo o que era possível ganhar a Mercedes ganhou, com folga.
Como prêmio, receberá da Formula One Management (FOM), responsável por explorar os direitos comerciais da F-1, US$ 100 milhões (R$ 270 milhões), o equivalente a um terço do que investiu para ser campeã. E para poder disputar o campeonato deste ano a FIA, dona dos direitos esportivos, cobra como taxa de inscrição US$ 500 mil (R$ 1.350.000), como valor básico, mais US$ 6.000 (R$ 16.200) por ponto conquistado.
lewis hamilton mercedes gp da Inglaterra (Foto: Agência Reuters)Mercedes de Hamilton se destacou em 2014, mas custo da superioridade foi elevado (Foto: Agência Reuters)
Como a Mercedes deu uma surra nos adversários, com 11 dobradinhas, por exemplo, ou obteve 31 dos 38 pódios possíveis, somou 701 pontos. A segunda colocada, RBR, fez 405. Só pelos pontos a Mercedes pagou, portanto, US$ 4.206.000 (701 x 6.000). Mas há o básico ainda de US$ 500.000, o que eleva o total da taxa para US$ 4.706.000 (R$ 12.706.200). É um “prêmio” e tanto por ser a mais eficiente em todos os parâmetros.
A situação dos pilotos não é distinta. A recompensa por ser o melhor é uma severa punição na conta bancária. Lewis Hamilton, o campeão, somou 384 pontos, resultado das 11 vitórias, 58% das corridas, três segundos lugares e duas terceiras colocações. O regulamento da superlicença estabelece que os pilotos têm de pagar US$ 10 mil de taxa básica mais US$ 10 mil por ponto obtido. Assim, Hamilton pagou para a FIA US$ 394.000 (R$ 1.063.800). Foram US$ 384 mil dos 384 pontos mais os US$ 10.000 do básico.Em outras palavras, o prêmio do campeão do mundo foi pagar quase meio milhão de dólares para disputar o campeonato seguinte.
A FIA alega que os times que são capazes de vencer o campeonato e os pilotos campeões podem pagar os valores cobrados. “Com o que eles ganham é perfeitamente possível”, afirma Jean Todt, presidente da entidade.
O francês teve uma carreira de enorme sucesso como diretor geral da Ferrari, ganhando de 1999 a 2007 seis títulos de pilotos e sete de construtores, e sabe quanto custa chegar àquele nível de excelência, o mesmo atingido pela Mercedes em 2014. Portanto, pagar US$ 5 milhões para quem gasta US$ 300 milhões representa muito pouco, essa é a sua lógica.
Jean Todt - GP da Rússia - 10/10/2014-2 (Foto: Getty Images)Presidente da FIA, Jean Todt disse que pilotos podem pagar os valores cobrados pela entidade (Foto: Getty Images)
Os recursos recolhidos pela FIA se destinam aos experimentos que visam melhorar a segurança do automobilismo, de modo geral, e às campanhas internacionais de segurança no trânsito, essencialmente.
Ninguém questiona a importância dos trabalhos realizados pela FIA, bem como a nobreza de propósitos das suas iniciativas, mas a equipe e o piloto mais eficientes pagarem US$ 5 milhões e US$ 394.000 apenas para se inscrever no Mundial seguinte é algo que talvez transcenda a capacidade de os atores, outros profissionais do evento, fãs, as empresas investidoras e até a mídia compreenderem.
O total arrecadado pela FIA dos pilotos e das escuderias impressiona. No ano passado, 17 pilotos marcaram pontos, dos 23 que alinharam seus carros no grid. Sem contar com os 2 pontos do nono lugar de Jules Bianchi, da Marussia, no GP de Mônaco, o cofre da FIA recebeu um aporte de US$ 2.400.000 (R$ 6.480.000). Bianchi se feriu com gravidade no GP do Japão, no ano passado.
E no que diz respeito ao que veio das equipes, a soma é gigantesca. Sem contar os US$ 510.000 da Marussia, cujo fim já foi anunciado, e considerando-se que a Caterham pagou por estar tentando sobreviver, a FIA recebeu US$ 15.791.000 (R$ 42.635.700).
formula 1 marussia caterham (Foto: Reuters)Em 2014, Caterham e Marussia tiveram problemas financeiros devido aos altos custos da F-1 (Foto: Reuters)
Esses valores corroboram com os questionamentos que muitos, dentro e fora da F-1, fazem, sobre o que é exigido na F-1 para competir. O custo das novas unidades motrizes híbridas, por exemplo, gera indignação. Flavio Briatore, ex-chefe de equipe campeão em 1994 e 1995, com a Benetton, e 2005 e 2006, Renault, afirmou em Monza, no ano passado: “Uma escuderia pagar, nos dias de hoje, mais de 20 milhões de euros (R$ 70 milhões) somente para dispor de 10 motores, 5 para cada piloto, é algo surrealista”.
Ainda que a Nascar, categoria norte-americana, não possa ser comparada à F-1 em quase nada, por seus promotores terem outra proposta para o evento, muito mais voltado para o show que uma disputa tecnológica, como a F-1, não deixa de ser interessante conhecer como a disputa dos EUA funciona com relação aos pilotos e times campeões. Afinal, a Nascar também é uma corrida de automóveis e está dentre as atividades esportivas de maior público no mundo.
Na Nascar, tanto faz se o piloto é o campeão ou o último colocado, o valor cobrado para a inscrição é o mesmo, US$ 10.000 (R$ 27 mil). E os organizadores cobram das equipes por carro por etapa. Em 2015 serão 36 provas. Por carro custa US$ 5.000 (R$ 13.500). Uma escuderia com dois carros gastará com inscrição, este ano, US$ 360.000 (972 mil). São US$ 10 mil por etapa, decorrente de dois carros, vezes 36, o número de etapas.
É verdade que o universo de valores da F-1 e da Nascar são bem distintos. A Mercedes investiu US$ 300 milhões (R$ 810 milhões) para ser campeã. A Stewart Hass, do campeão Kevin Harvick da Sprint Cup, a principal da Nascar, em 2014, precisou de US$ 18 milhões por carro na temporada. Correu com quatro. Para servir de referência para a F-1, com dois carros investiria US$ 36 milhões (R$ 97,2 milhões), pouco mais de 10% do que gastou a Mercedes.
Kevin Harvick - Nascar - 16/11/2014 (Foto: Getty Images)A Stewart Hass investiu na Nascar pouco mais de 10% do que a Mercedes na Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Mesmo diante de tamanha desproporção de orçamentos, para muitos não justifica a FIA cobrar somas tão elevadas para conceder a superlicença aos pilotos e aceitar a inscrição dos times. Para organizações com dívidas, como Force India, Lotus e Sauber, dispor das quantias exigidas também pesa.
Vijay Mallya, da Force India, desembolsou US$ 1.275.000 (R$ 3.442.500) pelos 155 pontos somados, o que lhe deu o sexto lugar entre os construtores. Enquanto o campeão paga US$ 6.000 por ponto os demais, US$ 5.000, mais a taxa básica de US$ 500.000, por isso a Force India, com 155 pontos, pagou US$ 1.275.000.
Essas exigências têm outro desdobramento ainda mais nefasto para os interesses da F-1. Elas desestimulam idealistas que eventualmente pensem em se arriscar no projeto de lançar uma nova equipe.
Frank Williams - GP da Hungria - 26/7/2014 (Foto: Getty Images)Exemplos iguais ao de Frank Williams ficarão cada vez mais difíceis com os altos custos da Fórmula 1  (Foto: Getty Images)
Nunca é demais lembrar que a Williams surgiu, nos anos 70, da coragem de um desses personagens, o apaixonado pela velocidade Frank Williams. Sua determinação e inteligência viriam a lhe dar, de 1973 até o ano passado, 7 títulos de pilotos e 9 de construtores.
Hoje não é permitido sequer sonhar com iniciativas dessa natureza. Todos esses custos impensavelmente elevados, como o necessário para competir e até mesmo apenas para se inscrever, não apenas não estimulam como inviabilizam novos projetos para a F-1, ao menos com potencial para ser protagonista do espetáculo.
Abaixo, quanto cada piloto pagou, este ano, para obter a superlicença a fim de disputar o campeonato que irá começar dia 15 de março na Austrália. A grande maioria recolhe a taxa da FIA de seus próprios vencimentos. E na sequência os valores depositados pelas equipes.
1.º Lewis Hamilton, 384 pontos – US$ 394.000 – (R$1.063.800)
2.º Nico Rosberg, 317 pontos – US$ 327.000 - (R$ 882.900)
3.º Daniel Ricciardo, 238 pontos – US$ 248.000 – (R$669.600)
4.º Valtteri Bottas, 186 pontos – US$ 196.000 – (R$ 529.200)
5.º Sebastian Vettel, 167 pontos– US$ 177.000 – (R$ 477.900)
6.º Fernando Alonso, 161 pontos – US$ 171.000 – (R$ 461.700)
7.º Felipe Massa, 134 pontos – US$ 144.000 – (R$ 388.800)
8.º Jenson Button, 126 pontos – US$ 136.000 – (R$ 367.200)
9.º Nico Hulkenberg, 96 pontos – US$ 106.000 – (R$ 286.200)
10.º Sergio Perez, 59 pontos – US$ 69.000 – (R$ 186.300)
11.º Kevin Magnussen, 55 pontos – US$ 65.000 (R$ 175.500)
12.º Kimi Raikkonen, 55 pontos – US$ 65.000 (R$ 175.500)
13.º Jean-Eric Vergne, 22 pontos – US$ 32.000 (R$86.400)
14.º Romain Grosjean, 8 pontos – US$ 18.000 (R$ 48.600)
15.º Daniil Kvyat, 8 pontos – US$ 18.000 (R$ 48.600)
16.º Pastor Maldonado, 2 pontos – US$ 12.000 (R$ 32.400)
Quanto cada equipe pagou para se inscrever no campeonato:
1.º Mercedes, 701 pontos – US$ 4.706.000 – (R$ 12.706.200)
2.º RBR, 405 pontos – US$ 2.525.000 – (R$ 6.817.500)
3.º Williams, 320 – US$ 2.100.000 – (R$ 5.670.000)
4.º Ferrari, 216 – US$ 1.580.000 – (R$ 4.266.000)
5.º McLaren, 181 – US$ 1.405.000 – (R$ 3.793.500)
6.º Force India, 155 pontos – US$ 1.275.000 (R$ 3.442.500)
7.º Toro Rosso, 30 pontos – US$ 650.000 – (R$ 1.755.000)
8.º Lotus, 10 pontos – US$ 550.000 – (R$ 1.485.000)
9.º Sauber, sem pontos – US$ 500.000 – (R$ 1.350.000)
10.º Caterham, sem pontos – US$ 500.000 – (R$ 1.350.000)

Conca visita Disney com o filho e esposa e se cala sobre seu futuro

Meia argentino avisa aos jornalistas que só responde sobre evento em parque temático e mantém mistério sobre possibilidade de sair do Flu

Por Orlando, EUA
Conca viveu nesta terça-feira, ao lado do filho Benjamin e da esposa Paula, a experiência que torna Orlando, nos Estados Unidos, famosa em todo o mundo. O meia tricolor foi o representante do clube na Parada da Disney como parte das ações de marketing desenvolvidas para a realização da Florida Cup. O que todos queriam saber, no entanto, o argentino não respondeu. Fica ou não fica nas Laranjeiras em 2015?



Apesar de ter contrato com o Flu, Conca vem sendo assediado por outros clubes, principalmente depois que a Unimed, antiga patrocinador do clube, rescindiu o vínculo e passou a não pagar os direitos de imagem. O meia quis apenas responder sobre o evento. Quando um jornalista indagou sobre o interesse do Corinthians, a assessoria de imprensa avisou que, a pedido do jogador, essa pergunta não seria respondida .

A torcida tricolor fez sua parte no parque temático. Pediram para Conca ficar e gritaram "Olê, olê, olê, olá, Conca, Conca". O desfile durou cerca de 15 minutos, e o argentino andou em um carro que tinha o símbolo do Flu. Os outros atletas também estavam em carros personalizados com os escudos de cada clube.
Além de Conca, outros jogadores participaram do evento. Paolo Guerrero representou o Corinthians. Rolfes, o Bayer Leverkusen. E Miso Brecko, o Colônia. Nesta quinta-feira, às 17h (20h de Brasília), o Flu enfrenta o Bayer, e no sábado, às 15h30 (18h30 de Brasília), o adversário é o Colônia.
Guerrero Conca Disney Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Conca, Guerrero e os outros representantes dos participantes da Florida Cup (Foto: Diego Ribeiro)

Conca e Mickey Disney (Foto: Richard Souza)Conca posa com o Mickey durante ação do Flu na Disney (Foto: Richard Souza)

Conca e Benjamin Disney (Foto: Richard Souza)Conca com o filho Benjamin na Disney (Foto: Richard Souza)

Tite repete formação e volta a escalar Sheik ao lado de Guerrero no ataque

Treinador comandou trabalho em campo reduzido, nesta terça-feira, em Orlando

Por Orlando, EUA
Corinthians treino Orlando (Foto: Diego Ribeiro)Corinthians faz treino em campo reduzido nesta terça-feira, em Orlando (Foto: Diego Ribeiro)
O técnico Tite tenta aproveitar cada treino para entrosar o time do Corinthians para a disputa da fase prévia da Taça Libertadores, contra o Once Caldas, da Colômbia. Pela terceira vez, o treinador escalou o atacante Emerson como titular, durante a pré-temporada realizada nos Estados Unidos.
Na atividade em campo reduzido, nesta terça-feira à tarde (noite no Brasil), a primeira em Orlando, o treinador repetiu a formação anterior: Cássio, Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodeiro e Renato Augusto; Sheik e Guerrero.
Desde que foi contratado, em dezembro, Tite está preocupado com o entrosamento da equipe para as partidas logo no início da temporada, problema que não conseguiu superar em 2011, quando foi eliminado pelo Tolima. Por isso, vem aproveitando os trabalhos para manter a equipe considerada titular o máximo de tempo junta.
Por outro lado, o treinador sabe que não pode dar chance para o surgimento das lesões. Assim, vai escalar os titulares somente em 45 minutos dos jogos contra Colônia, dia 15, e Bayer Leverkusen, dia 17, pela Florida Cup. Ralf, Lodeiro, Renato Augusto e Emerson são os que recebem cuidados especiais do departamento médico.
O técnico ainda espera pela chegada de um outro zagueiro. Enquanto isso não acontece, Felipe permanece ao lado de Gil, tendo os novatos Yago e Pedro Henrique como alternativas. O Timão tenta buscar o veterano Edu Dracena, do Santos, mas depende de o jogador conseguir se desligar do clube da Vila Belmiro.
Os reservas do Corinthians treinaram nesta terça com a seguinte formação: Walter, Edilson, Yago, Pedro Henrique e Uendel; Bruno Henrique, Petros, Danilo e Jadson; Luciano e Mendoza.
Emerson Sheik Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Atacante Emerson durante treino do Corinthians nos Estados Unidos (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Multa por falar mal do Campeonato
Carioca causa "divisão" entre rivais

Presidentes de Botafogo e Vasco se manifestam publicamente a favor, e Flamengo
e Fluminense preferem não se pronunciar. Ferj lembra aprovação por unanimidade

Por Rio de Janeiro
Eurico Miranda Coletiva Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Presidente do Vasco, Eurico Miranda deixou clara a posição
diante do regulamento (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
A fórmula de disputa do Campeonato Carioca não mudou de 2014 para 2015, mas o regulamento apresentou novidade. E uma polêmica. De acordo com o artigo 133, os clubes podem ser multados em até R$ 50 mil caso algum profissional (jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes) fale mal da competição publicamente. O valor pode ser reduzido a uma meia-multa – ou seja, a R$ 25 mil – se for publicada no site oficial uma mea-culpa assinada pelo presidente da entidade. E isso no máximo dois dias depois do incidente.
Apesar de controverso, o artigo faz parte de um regulamento aprovado pelos 16 clubes participantes do estadual e publicado no site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A entidade, inclusive, vai discutir em reunião nesta quinta-feira, 15 de janeiro, o "destino dos recursos arrecadados em razão aplicação das sanções estabelecidas pelo art. 133 do RGC, aprovado pelos clubes, por unanimidade, na Assembleia Geral realizada no dia 5 de dezembro de 2014."
Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o Flamengo optou por não se posicionar – o clube foi representado pelo advogado Michel Assef, ex-vice de relações externas do Rubro-Negro. Mesmo procedimento do Fluminense, que definiu "que não vai comentar o assunto" – na assembleia, o Tricolor manifestou-se apenas em relação ao fato de a Ferj escolher o lado das torcidas no Maracanã.
O presidente do Vasco, Eurico Miranda, afirmou que concorda com a aplicação da multa, ressaltando que não é uma surpresa, afinal, votou a favor.
– O Vasco tem a opinião que é obrigado a ter. Ou seja, participou da Assembleia Geral e aprovou o regulamento. Vou discutir o quê? Essa questão foi votada, não foi um ato de diretoria. Se eu aprovei, é porque estou de acordo.
Já Carlos Eduardo Pereira, mandatário do Botafogo, reforçou a necessidade de ser um aliado da Ferj.

– Acredito que o intuito desse item seja apenas uma preservação como um todo. Nós, que disputamos a competição e temos patrocinadores, jamais vamos querer criticar, porque dependemos das receitas. Todos trabalhamos por um Carioca mais forte. Além disso, as críticas, sendo construtivas, devem ser levadas imediatamente ao presidente Rubens Lopes e ao Conselho Arbitral – disse ele, que minimiza a necessidade de orientação – O departamento de futebol vai orientar (os jogadores), mas não acho que seja uma prioridade criticar. É algo que não tem muito a ver com a função do atleta.
Confira a íntegra do artigo do Regulamento Geral das Competições (RGC)

Art. 133 - A veiculação, em qualquer meio de comunicação, decorrente, direta ou indiretamente, de ato e/ou declaração, considerados contrários, depreciativos ou ofensivos aos interesses do campeonato, praticada por subordinados à presidência de qualquer associação disputante, será considerada como ato lesivo à competição e sujeitará o clube a que pertencer o agente, após decisão do Conselho Arbitral, a multa administrativa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), dobrada a cada ato lesivo gerado por qualquer outro membro da mesma associação.

Parágrafo único – Caso o ato lesivo seja desmentido em nota oficial assinada pelo Presidente da respectiva associação e publicada na primeira página do site do clube em até 48 horas de sua ocorrência, a sanção disposta no caput será reduzida metade.

Aplaudido por companheiros, Goulart se despede do Cruzeiro: "Um até logo"

Jogador vai pela última vez à Toca da Raposa II, após venda para o Guangzhou Evergrande, da China, e garante que um dia vai retornar ao time celeste

Por Belo Horizonte
Não é mais que um até logo. Essa foi a mensagem deixada por Ricardo Goulart em sua última entrevista coletiva no Cruzeiro. O jogador teve confirmada a transferência para o Guanghzou Evergrande, da China, e esteve na Toca da Raposa II nesta terça-feira para se despedir dos companheiros e falar com a imprensa pela última vez antes da viagem para o país asiático. O contrato com o clube chinês é por quatro temporadas, e o meia disse que um dia pretende voltar a vestir a camisa celeste.

- Futebol é muito rápido, e, quando eles querem, eles podem. Então foi uma negociação de ambas as partes favorável, tanto para o Cruzeiro quanto para mim. Saio de cabeça erguida, com o carinho de todos do clube e da torcida também. Acho que eles (torcedores) entendem a situação, a vida segue, e espero voltar. Fica um até breve, se Deus quiser vai dar tudo certo, vou estar acompanhando de longe, obrigado pelo carinho e apoio, porque um dia voltarei - garantiu o jogador.
Ricardo Goulart chegou a Belo Horizonte, após viagem a São Paulo, e entrou na Toca II, seguindo direto para o campo onde os atletas fazem os trabalhos de pré-temporada. Ele foi recebido com palmas e abraçou um por um. No gramado teve uma conversa particular com o volante Tinga e o meia Júlio Baptista, experientes no futebol internacional.
- Então, esses dois são muito rodados. Pelo Tinga tenho um carinho imenso. Ele falou para eu fazer o mesmo papel, disse que o começo de adaptação será complicado, mas falou para eu mostrar futebol. E o Júlio me deu força, para me adaptar o mais rápido possível e para que eu seja feliz - contou Goulart.
Visibilidade na China
Perguntado se a transferência para o futebol chinês não o atrapalharia no objetivo de ser convocado para a Seleção novamente, o jogador de 23 anos considera que continuará sendo observado por Dunga e poderá ter mais chances com a camisa nacional.
- Não perde visibilidade, não. O mundo estão tão comunicativo que você sabe o que está acontecendo na China, na Inglaterra. Vou fazer tudo para a chamar a atenção, o sonho de Seleção está vivo. Se Deus quiser vai ocorrer tudo bem e é vida que segue - espera o Ricardo Goulart, vendido por aproximadamente R$ 48 milhões.
Valdir Barbosa e Ricardo Goulart, no Cruzeiro (Foto: Marco Astoni)Ao lado do gerente de futebol, Valdir Barbosa, Ricardo Goulart concedeu a última coletiva de imprensa (Foto: Marco Astoni)
O meia foi um dos grandes destaques do Cruzeiro nas duas últimas temporadas, conquistando dois Campeonatos Brasileiros e um Mineiro. O jogador agradeceu a oportunidade de crescer na carreira, mas disse que o momento era de pensar na independência financeira.
- Eu via os jogadores levantando a taça do Brasileiro, e o Cruzeiro me deu essa oportunidade. Junto com os companheiros consegui o bicampeonato. Em relação aos 23 (anos), tenho família por trás, que depende do meu esforço e trabalho. Ele estão dando o maior apoio, será uma nova etapa e um ano de muitas felicidades.