quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aniversariante, Pelé explica relação com camisa 10: "Ela me escolheu"

Santos divulgou vídeo em seu canal oficial em homenagem ao aniversário do Rei do Futebol. Ele comenta mística da camisa 10 do Peixe

Por Santos, SP
Em um vídeo publicado pela Santos TV, Pelé, que completa 74 anos nesta quinta-feira, explica relação "afetiva" que tem com a numeração que lhe acompanhou durante toda carreira no Peixe e na seleção brasileira. Durante o vídeo, o Rei do Futebol comenta como foram seus primeiros momentos com a camisa 10 do Alvinegro.
- Usei a camisa 10 do Santos em 1957, após a contusão do meu parceiro de equipe Vasconcelos. Ele era o camisa 10, número que, desde então, passei a usar. Na Copa do Mundo em 1958, na Suécia, fui o décimo atleta brasileiro a ser inscrito. Por conta disso, fui o camisa 10 da seleção em seu primeiro título mundial - diz.

Depois, Pelé explica que não foi ele que escolheu utilizar a numeração.
- O velho testamento diz que o número dez simboliza a perfeição. Diz também que os grandes encontros da vida já estão programados antes de acontecerem. Eu não escolhi a camisa 10, ela que me escolheu - finalizou o Rei.

Cartilha da Seleção: jogadores ainda se adaptam ao novo padrão da CBF

Fotos durante primeiras viagens mostram que atletas ainda não estão acostumados com regras da comissão técnica. Brincos, gorros e bonés são vistos em imagens

Por Rio de Janeiro
Neymar brasil cartilha (Foto: Reprodução / Instagram)Neymar posa de boné num voo da Seleção na Ásia (Foto: Reprodução / Instagram)
As regras de conduta da seleção brasileira foram divulgadas nesta quinta-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo". Mas nem todos os itens da cartilha têm sido cumpridos pelos jogadores nas duas primeiras convocações feitas pelo técnico Dunga.
Em fotos nas redes sociais dos atletas ou no site oficial da CBF é fácil perceber como os jogadores têm tido dificuldades para se adaptar aos itens relacionados na cartilha, entre eles a do uso de bonés, gorros e joias durante o período de concentração.
Neymar já deu coletiva usando brincos. O atacante, que é o artilheiro da nova era Dunga com cinco gols em quatro jogos, também já tirou fotos com os companheiros dentro do avião que conduzia a delegação de boné. O zagueiro David Luiz é outro que tem aparecido nas entrevistas oficiais com um gorro preto - semelhante ao que usou na Copa do Mundo.
 No hino nacional, os atletas têm tido uma atitude bem diferente da vista na Copa do Mundo. Em vez do abraço entre os atletas, a mão no peito e o canto mais contido. Nesta quinta-feira, o coordenador de Seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, e Dunga comentaram as regras impostas nesse novo período da equipe canarinho.
- Não proibimos nada, sugerimos algumas coisas para que se tenha um bom convívio. Não é algo disciplinar, é uma coisa chamada organização. Acho que o torcedor brasileiro queria isso. A seleção já tinha um regulamento interno, o que fizemos foi acrescentar algumas coisas que tínhamos como importantes para que haja uma boa convivência. Vamos ficar 30, 40 dias juntos, e dentro da Seleção tem que ter um só pensamento – ressaltou Dunga.
David Luiz brasil cartilha (Foto: Reprodução / Instagram)David Luiz dá entrevista coletiva na Seleção de gorro (Foto: Reprodução / Instagram)

Gilmar Rinaldi também lembrou que a cartilha colocada em prática na seleção brasileira não é algo novo. Segundo o coordenador, alguns itens foram acrescentados em virtude do surgimento das redes sociais e da difusão da internet.
A próxima viagem da Seleção está marcada para o dia 9 de novembro. O time canarinho vai encarar a Turquia, no dia 12, em Istambul, e a Áustria, no dia 18, em Viena. Os dois confrontos serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com.
Neymar brasil cartilha (Foto: Mowa Press)Neymar concede coletiva de brinco antes do amistoso da Seleção contra a Argentina, na China (Foto: Mowa Press)

Dunga confirma: "Neymar é o capitão"

Após convocação, técnico descarta mudança de braçadeira para Thiago Silva

Por Rio de Janeiro
Neymar gol Brasil x Japão (Foto: Reuters)Neymar com a braçadeira contra o Japão: craque é o capitão da Seleção com Dunga (Foto: Reuters)
Poucas horas após a convocação da Seleção para os amistosos com Turquia e Áustria nesta quinta-feira, o técnico Dunga usou o site da CBF para deixar claro: Neymar segue como capitão da equipe, mesmo após o retorno de Thiago Silva.
O zagueiro, que usou a braçadeira na última Copa do Mundo, ainda não havia sido chamado por Dunga por causa de lesões. De volta à Seleção, o jogador do Paris Saint-Germain terá que passar a faixa para o craque do Barcelona, que virou capitão após Dunga assumir o lugar de Luiz Felipe Scolari depois do Mundial.
- O Neymar é o capitão. Isso já está decidido - disse Dunga ao site oficial da CBF.
Mais cedo, durante a coletiva sobre a convocação para os amistosos, o técnico elogiou Thiago e afirmou que o atleta não perderá a liderança na Seleção:
- Não existe ex-capitão. O capitão sempre vai ser capitão. Quando cheguei à Seleção, o presidente Marin e o doutor Marco Polo me deram livre arbítrio para escolher os jogadores e tomar as decisões. A cada momento, tudo precisa ser avaliado. Ele está voltando depois de um bom tempo e vamos conversar com todos. São grandes jogadores, estrelas do futebol mundial e vamos falar com todos – afirmou o treinador da seleção brasileira.

Info - Lista de convocados dunga (Foto: Editoria de Arte)