sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Curtinhas: Dana detona Askren e o compara a Tito ao chamá-lo de idiota

Presidente do UFC critica campeão do peso-meio-médio do One FC: "Achava que Ortiz era o maior idiota que já conheci. Askren roubou ele"

Por Las Vegas
O presidente do UFC, Dana White, não poupou críticas ao campeão do peso-meio-médio do One FC, Ben Askren, que criticou recentemente a forma com que o dirigente trata os lutadores do Ultimate. Dana o comparou com Tito Ortiz, de quem é desafeto declarado, chamando-o de idiota.
- Achava que Tito era o cara mais imbecil que já conheci. Askren é um absoluto idiota. Ele está copiando tudo que Tito faz. Obviamente você ganha muita atenção quando fala do UFC, não gosta de mim, ou qualquer coisa assim. Ele roubou isso de Tito. Tito deveria processá-lo. A realidade é que Askren fala que este é o lugar que ele quer lutar, mas o garoto não cala a boca. E se ele está feliz na Ásia e a organização está indo bem, então por que falar de mim? Se sua vida é ótima e você ama onde está lutando, e a organização asiática está crescendo, então parece que tudo está indo bem. Se tudo está indo bem, então por que falar de mim ou ficar preocupado com o que acontece no UFC? - disparou Dana, ao "UFC Tonight", na última quarta-feira.
Dana White UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White criticou Ben Askren na quarta-feira (Foto: Evelyn Rodrigues)
Johnson e Cariaso vão passar por exames antidoping surpresa
O campeão do peso-mosca Demetrious Johnson e o próximo desafiante ao cinturão da divisão até 57kg, Chris Cariaso, que vão se enfrentar no dia 27 de setembro, pelo UFC 178, vão passar por exames antidoping surpresa de sangue e de urina realizados pela Comissão Atlética do Estado de Nevada, segundo informações do "UFC Tonight". Vale ressaltar que o último adversário de Johnson, Ali Bagautinov, foi flagrado nos testes após ser derrotado pelo americano.
Montagem - Demetrious Johnson x Chris Cariaso (Foto: Editoria de arte)Demetrious Johnson e Chris Cariaso vão passar por testes antidoping surpresa (Foto: Editoria de arte)
UFC na Austrália ganha mais cinco lutas
O card de Sydney (AUS) do dia 8 de novembro teve mais cinco confrontos confirmados pelo Ultimate. Um deles envolve um brasileiro. Vagner Rocha, que está de volta ao UFC, vai enfrentar Jake Matthews, pelos pesos-leves (até 70kg). Além deles, Vik Grujic encara Chris Clements, e Dylan Andrews terá Sam Alvey pela frente, ambas pelos pesos-meio-médios (até 77kg). Pelos pesos-pesados (até 120kg), Soa Palelei lutará contra Daniel Omielanczuk, enquanto os Robert Whittaker e Clint Hester duelam pelos médios (até 84kg).
UFC: Bisping x Rockhold
8 de novembro de 2014, em Sydney (AUS)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Michael Bisping x Luke Rockhold
Peso-meio-pesado: Guto Inocente x Anthony Perosh
Peso-médio: Robert Whittaker x Clint Hester
Peso-pesado: Soa Palelei x Daniel Omielanczuk
Peso-leve: Jake Matthews x Vagner Rocha
Peso-meio-médio: Dylan Andrews x Sam Alvey
Peso-meio-médio: Vik Grujic x Chris Clements

Patrício Pitbull revela drama antes de título: "Estava doente e machucado"

Peso-pena, que se tornou campeão do Bellator ao vencer Pat Curran, afirma ter ficado em overtraining e quase desistido de fazer o combate

Por Rio de Janeiro
Patrício Pitbull, com o cinturão do Bellator ao lado de seu irmão Patricky (Foto: Divulgação)Patrício Pitbull, com o cinturão do Bellator ao lado de
seu irmão Patricky (Foto: Divulgação)
Faltou pouco para Patrício Pitbull não conquistar o título do Bellator na última sexta-feira. Não pela atuação contra Pat Curran, que lhe rendeu uma vitória incontestável por decisão unânime, mas sim pelos percalços enfrentados na preparação para a disputa do cinturão. Com febre e lesões no joelho, no ombro e nos pés esquerdo e direito, o brasileiro quase desistiu de enfrentar o americano após entrar em overtraining (excesso de treinamento), ocasionando diversas contusões pelo corpo. Ele evitou que o assunto se tornasse público e diminuiu a carga do que vinha fazendo. Uma semana antes se sentiu melhor e resolveu fazer o duelo.
- Estava doente e machucado. Treinava apenas uma vez na semana. Fiz exames e diagnosticaram que eu estava com overtraining e múltiplas lesões. Avisei o Bellator e sugeriram que eu descansasse. Foi quando fui a um médico especialista e adotei um treinamento diferenciado. Faltando uma semana para a luta, me senti renovado e optei por manter o confronto de pé. Não queria que isso vazasse para a mídia, nem para ninguém. E não saiu nada. Também não sairia se eu tivesse perdido. As pessoas me perguntam muito como foi a preparação para a luta e achei por bem revelar essa história - revelou Pitbull.
A lesão no joelho, inclusive, aconteceu de forma inusitada. Ao gravar o vídeo de divulgação de sua luta feito pela organização, ele sentiu um problema na patela ao dar uma joelhada voadora, sendo diagnosticado com lesão no menisco. Além disso, um dedo do pé esquerdo estava fraturado e um dedo do pé direito estava deslocado. Tudo isso cerca de 30 dias antes do combate. Para piorar, as articulações começaram a inflamar e ele sentia muitas dores no ombro. A febre também não parava e a decisão de cancelar sua participação para enfrentar Curran já estava tomada, mas não havia sido comunicada para a organização do Bellator, o que lhe deu tempo para se recuperar.
- Esses dez meses foram intensos, mas nos últimos 30 dias, foi uma preparação na base da superação. Descansei por uns dias e optamos por uma dieta e um treinamento diferenciado, com bastante fisioterapia. Mesmo sentindo dor, comecei os treinos e me senti bem melhor, com mais energia. Depois fiz um treino e fui bem. Dois dias depois (uma semana antes da luta) fiz um sparring e consegui fazer tudo que meus treinadores traçaram para a luta. Foi a partir disso que resolvi oficializar o combate. Entreguei nas mãos de Deus - declarou, acrescentando que Curran foi o rival mais difícil de sua carreira.
Patrício Pitbull exibe cinturão dos pesos-pena do Bellator (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Patrício Pitbull exibe cinturão dos pesos-pena do Bellator (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
- As duas lutas contra ele foram as mais difíceis. Ele foi o único que conseguiu me acertar tantas vezes. Esse último combate foi o principal, com muita técnica e tática. Eu consegui acertar os melhores golpes, quedas, e derrubei ele ao menos três vezes com socos. Tive uma performance para ser campeão e os juízes não tiveram dúvida dessa vez. Depois de tudo isso, tenho certeza que posso enfrentar qualquer lutador. Se vou ganhar ou não, saberemos quando as lutas ocorrerem. Mas sempre buscarei a vitória e trabalharei para que ela venha - disse.
Com o título nas mãos, Patrício quer descansar por alguns dias, mas preetnde voltar logo ao período de treinos.
- Quero parar no mínimo por uns 20 dias. Foram dez meses muito intensos, com três camps seguidos. Foram mais de seis lesões, em diferentes partes do corpo. Vou esperar desinflamar tudo para voltar a treinar. Neste período, a fisioterapia continua. Isso é rotina nos meus 11 anos de carreira. Não dá para parar - concluiu.

Massaranduba celebra UFC no DF e sonha com luta no Mané Garrincha

Radicado na capital federal, piauiense acredita no sucesso do evento deste sábado e promete vitória sobre Leandro Buscapé: "Vou enfiar a porrada"

Por Brasília
O público de Brasília é apaixonado pelo UFC. Quem garante é Francisco Trinaldo, o Massaranduba. Apesar de piauiense, o peso-leve conhece bem a capital federal, onde morou dos 18 aos 34 anos e iniciou a carreira no MMA. O lutador acredita que o Ginásio Nilson Nelson estará cheio e vibrante no evento deste sábado, quando enfrenta Leandro Buscapé, e já sonha mais alto: quer voltar a lutar na cidade, no Estádio Mané Garrincha.
- Tenho certeza que o Nilson Nelson vai lotar e todos vão ver o poder que Brasília tem com a luta. Esse evento tem tudo para crescer e a organização vai pensar em colocar uma luta no Mané Garrinha. Esses dias, parece que tinham 40 mil pessoas no estádio vendo futebol. Também acredito que temos a capacidade de colocar 40 mil para o UFC. Seria um sonho para todos – afirmou.
Massaranduba UFC Brasília (Foto: Fabrício Marques)Ao seu estilo, Massaranduba prometeu "enfiar a porrada" em Buscapé (Foto: Fabrício Marques)
Para Massaranduba, participar do UFC Brasília é uma espécie de volta para casa. Desde que participou do The Ultimate Fighter (TUF) Brasil 1, em 2012, e foi contratado pelo UFC, o lutador passou a treinar em Curitiba. No entanto, faz questão de destacar o carinho que ainda tem pela cidade e promete não decepcionar os fãs candangos de MMA.
- Aqui foi onde tudo começou, onde eu respirei as lutas. Vim do Nordeste e comecei a lutar em Brasília. Já lutei no Ginásio Nilson Nelson e vai ser muito legal estar lá de novo. Quero dizer ao público que não vou decepcionar ninguém. Vou fazer uma boa luta, vou fazer de tudo para finalizar e sair vencedor.
estádio Mané Garrincha Copa (Foto: AFP)Lutador sonha com evento do UFC no Estádio
Mané Garrincha (Foto: AFP)
Com duas derrotas nas últimas três lutas, Massaranduba se mostrou bastante confiante para o confronto com Buscapé, que ganha mais uma oportunidade no UFC após ser derrotado por Ildemar Marajó no evento da final do TUF Brasil 2.
- Na minha última luta, realmente não consegui ir bem (derrota para Michael Chiesa, em maio). Desta vez, vai ser totalmente diferente. Vou colocar meu ritmo, eu que vou dar a primeira porrada. Vou partir para cima. Vai ser muito difícil ele ganhar de mim. Vou enfiar a porrada no Buscapé.
O UFC Brasília será realizado na noite deste sábado, no Ginásio Nilson Nelson. Na luta principal da noite, o brasileiro Antônio Pezão encara o bielorrusso Andrei Arlovski. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Canal e site transmitem a pesagem oficial nesta sexta, a partir das 15h30.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Voo de Ronda Rousey tem problema, e UFC cancela aparição em pesagem

Avião da lutadora precisou voltar para Atlanta e campeã dos pesos-galos só chega a Brasília no sábado. Organização promete sua presença no evento

Por Brasília
encarada UFC Ronda Rousey (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda Rousey não chegará a Brasília a tempo da
pesagem desta sexta (Foto: Evelyn Rodrigues)
Lutadora convidada para o "UFC: Pezão x Arlovski", a campeã dos pesos-galos femininos do UFC, Ronda Rousey, não vai mais participar das atividades pré-pesagem do torneio nesta sexta-feira. A organização informou em comunicado que o voo da lutadora apresentou problemas técnicos e foi forçado a retornar ao aeroporto de Atlanta, nos EUA, de onde partiu.
Rousey estava programada para participar de sessões de autógrafos e de perguntas e respostas com os fãs antes da pesagem oficial do evento, que acontece às 16h (horário de Brasília) no Ginásio Nilson Nelson. O UFC, porém, garantiu que o restante da programação com a campeã segue intacto, e promete sua presença na plateia para as lutas de sábado.
Sem Rousey, a sessão de autógrafos terá o ex-campeão peso-pesado Junior Cigano e as ring girls Camila Oliveira e Jhenny Andrade, que também participarão do espaço "Você Sabia", quiz sobre o Ultimate com os fãs, a partir de 13h45. Cigano será o convidado do "Perguntas e Respostas", atividade mediada pela repórter do UFC Paula Sack, às 15h. Para assistir à pesagem e participar das atividades, basta levar um quilo de alimento não perecível. Todo a alimentação arrecada será doada ao instituto Girarte. Até o momento, mais de 700kg de alimentos já foram arrecadados.
O "UFC: Pezão x Arlovski" será realizado no Ginásio Nilson Nelson. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (horário de Brasília) de sábado, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Canal e site transmitem a pesagem oficial nesta sexta-feira, às 15h30.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Adversário de Spider, Nick Diaz é preso, suspeito de dirigir embriagado

Lutador do UFC ainda teria tentado forçar vômito para não ser pego no teste do bafômetro após ser parado pela polícia em Lodi, na Califórnia

Por Lodi, EUA
Nick Diaz lutador do UFC (Foto: Getty Images)Nick Diaz agora aguarda data de sua audiência
em Lodi (Foto: Getty Images)
Escalado para enfrentar o brasileiro Anderson Silva em seu retorno de lesão ao UFC, o lutador americano Nick Diaz foi preso por suspeita de dirigir embriagado na cidade de Lodi, interior da Califórnia (EUA). Além disso, ele é acusado de obstruir um policial, destruição de evidência e de dirigir com a carteira de motorista vencida, de acordo com o site do jornal "Lodi News-Sentinel".
De acordo com a publicação, a prisão aconteceu às 2h20 da madrugada do último dia 6 de setembro. Segundo o sargento Stephen Maynard, do Departamento de Polícia de Lodi, disse ao site "MMA Junkie", Diaz foi parado pela polícia e se submeteu a um teste de bafômetro, que apontou que ele estava embriagado.
Todavia, ao ser levado para a delegacia, onde deveria passar por novo teste do bafômetro, o lutador teria pedido repetidamente para ir ao banheiro, onde tentou se induzir ao vômito. Isso constitui obstrução de investigação e tentativa de destruir evidência.
Nick Diaz foi liberado para deixar a delegacia sozinho após ficar sóbrio e recebeu um aviso de que deveria comparecer ao tribunal, mas uma data para seu julgamento ainda não foi marcada. Segundo o departamento de polícia, essa data deve ser agendada em até duas semanas.
O UFC lançou um curto comunicado oficial poucos minutos após a divulgação da notícia:
"Nós estamos cientes da situação e estamos no processo de reunir os fatos. Nós entendemos que há um processo legal em andamento e que Nick Diaz terá a oportunidade de lidar com essa situação no futuro próximo," diz o comunicado.
Diaz está escalado para enfrentar Anderson Silva no evento principal do UFC 182, em 31 de janeiro de 2015, em Las Vegas. Ele não luta desde março de 2013, quando foi derrotado por Georges St-Pierre em decisão unânime dos juízes, em disputa do cinturão dos pesos-meio-médios do UFC. O lutador tem histórico de uso de maconha, tendo sido flagrado em exames antidoping duas vezes com traços da substância no organismo. Diaz alega que tem licença para uso terapêutico de maconha medicinal no estado da Califórnia.

Adriano Moraes finaliza e é o primeiro campeão no peso-mosca do One FC

Brasileiro encaixa guilhotina em Geje Eustaquio no segundo round e se torna o segundo do país a conquistaro título da organização asiática

Por Phnom Penh, Camboja
Adriano Moraes entrou para a história do One FC ao se tornar o primeiro lutador a ser campeão do peso-mosca (até 57kg) nesta sexta-feira, após vencer Geje Eustaquio por finalização aos 3m54s do segundo round, em Phnom Penh, no Camboja. Depois de um primeiro assalto morno, o brasileiro voltou para a luta levando vantagem na trocação e, após o filipino agarrar suas pernas, Adriano encaixou uma guilhotina e conseguiu o triunfo.
Adriano Moraes (centro) comemora a conquista do título do One FC (Foto: Reprodução/ Facebook)
Agora, o One FC conta com cinco campeões no evento e dois deles são brasileiros. Além de Adriano Moraes, dono do título dos moscas, seu compatriota Bibiano Fernandes é o detentor do cinturão do peso-galo (até 61kg). Os outros são Ben Askren, no peso-meio-médio (até 77kg), Shinya Aoki, no peso-leve (até 70kg), e Jadamba Narantungalag, no peso-pena (até 66kg).

Arlovski provoca com bandeira, e Pezão parte para cima na pesagem

Joe Silva novamente "some" ao entrar no meio dos dois pesados para evitar um problema maior. Todos os lutadores batem o peso de suas categorias

Por Brasília
Se a encarada entre Antônio Pezão e Andrei Arlovski no treino aberto de quinta-feira já havia sido quente, a desta sexta-feira na pesagem incendiou ainda mais o duelo principal do "UFC: Pezão x Arlovski", no sábado, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. O peso-pesado bielorrusso provocou a torcida de Brasília ao entrar com uma bandeira do Brasil - de cabeça para baixo - e pedir ironicamente para ser aplaudido. "Pilhado", o brasiliense entrou na sequência e desceu da balança já em direção ao adversário. Joe Silva, principal "matchmaker" do UFC (responsável pelo casamento de lutas), novamente "sumiu" ao entrar no meio dos dois para evitar que eles se tocassem. Arlovski não se intimidou com a agressividade de Pezão e ficou mexendo a cabeça em círculos. (Veja no vídeo acima).
- Estou me sentindo bem. Amanhã vocês verão uma vitória - afirmou Pezão para a torcida.
Pezao x Arlovski encarada MMA  (Foto: Rodrigo Malinverni)Joe Silva se coloca entre Pezão e Andrei Arlovski na encarada durante a pesagem (Foto: Rodrigo Malinverni)

Todos os atletas do card bateram o peso de suas respectivas categorias. Alguns deles precisaram ficar nus: Iuri Marajó, Dashon Johnson, Igor Araújo e Johnny Bedford. Quem pareceu ter sofrido mais foi Léo Santos. O campeão do TUF Brasil 2 aparentou muita fraqueza ao subir na balança, encarou Efrain Escudero rapidamente e foi logo se retirando.
A pesagem teve muita empolgação da torcida que compareceu ao Ginásio Nilson Nelson. O fato de o card ter quatro lutadores ligados a Brasília nos quatro primeiros combates, além de Pezão, ajudou a inflamar o público desde o início. Rani Yahya, Paulo Thiago, Francisco Massaranduba e Igor Araújo foram empurrados pelos gritos vindos das arquibancadas.
Um momento curioso ocorreu com Gleison Tibau. Ele ergueu o punho na encarada, e seu oponente, Piotr Hallmann, fez uma posição estranha, de costas, querendo imitar o brasileiro. O público não perdoou e tirou sarro do polonês.
Outro destaque da pesagem foi Godofredo Pepey, que novamente promoveu uma encarada agressiva, agora contra Dashon Johnson. Já o estreante Wendell Negão quis puxar a torcida para seu lado e se enrolou numa bandeira do Brasil, aproveitando que seu adversário é o argentino Santiago Ponzinibbio.
O "UFC: Pezão x Arlovski" será realizado no Ginásio Nilson Nelson neste sábado. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (horário de Brasília) de sábado, e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Confira os pesos registrados pelos lutadores na pesagem desta sexta-feira:
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado (até 120,7kg): Antônio Pezão (119,7kg) x Andrei Arlovski (112,5kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Gleison Tibau (70,8kg) x Piotr Hallmann (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Léo Santos (70,3kg) x Efrain Escudero (70,8kg)
Peso-meio-médio (77,6kg): Santiago Ponzinibbio (77,6kg) x Wendell Negão (77,1kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Iuri Marajó (61,7kg) x Russell Doane (61,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Jessica Andrade (60,8kg) x Larissa Pacheco (61,7kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2): Godofredo Pepey (66,2kg) x Dashon Johnson (66,2kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Igor Araújo (77,6kg) x George Sullivan (77,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Francisco Massaranduba (70,3kg) x Leandro Buscapé (70,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Paulo Thiago (77,6kg) x Sean Spencer (77,1kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Rani Yahya (61,7kg) x Johnny Bedford (61,7kg)
* Valores já incluem 1lb (454g) de tolerância para lutas que não valem cinturão

Adversário de Spider, Nick Diaz é preso, suspeito de dirigir embriagado

Lutador do UFC ainda teria tentado forçar vômito para não ser pego no teste do bafômetro após ser parado pela polícia em Lodi, na Califórnia

Por Lodi, EUA
Nick Diaz lutador do UFC (Foto: Getty Images)Nick Diaz agora aguarda data de sua audiência
em Lodi (Foto: Getty Images)
Escalado para enfrentar o brasileiro Anderson Silva em seu retorno de lesão ao UFC, o lutador americano Nick Diaz foi preso por suspeita de dirigir embriagado na cidade de Lodi, interior da Califórnia (EUA). Além disso, ele é acusado de obstruir um policial, destruição de evidência e de dirigir com a carteira de motorista vencida, de acordo com o site do jornal "Lodi News-Sentinel".
De acordo com a publicação, a prisão aconteceu às 2h20 da madrugada do último dia 6 de setembro. Segundo o sargento Stephen Maynard, do Departamento de Polícia de Lodi, disse ao site "MMA Junkie", Diaz foi parado pela polícia e se submeteu a um teste de bafômetro, que apontou que ele estava embriagado.
Todavia, ao ser levado para a delegacia, onde deveria passar por novo teste do bafômetro, o lutador teria pedido repetidamente para ir ao banheiro, onde tentou se induzir ao vômito. Isso constitui obstrução de investigação e tentativa de destruir evidência.
Nick Diaz foi liberado para deixar a delegacia sozinho após ficar sóbrio e recebeu um aviso de que deveria comparecer ao tribunal, mas uma data para seu julgamento ainda não foi marcada. Segundo o departamento de polícia, essa data deve ser agendada em até duas semanas.
O UFC lançou um curto comunicado oficial poucos minutos após a divulgação da notícia:
"Nós estamos cientes da situação e estamos no processo de reunir os fatos. Nós entendemos que há um processo legal em andamento e que Nick Diaz terá a oportunidade de lidar com essa situação no futuro próximo," diz o comunicado.
Diaz está escalado para enfrentar Anderson Silva no evento principal do UFC 182, em 31 de janeiro de 2015, em Las Vegas. Ele não luta desde março de 2013, quando foi derrotado por Georges St-Pierre em decisão unânime dos juízes, em disputa do cinturão dos pesos-meio-médios do UFC. O lutador tem histórico de uso de maconha, tendo sido flagrado em exames antidoping duas vezes com traços da substância no organismo. Diaz alega que tem licença para uso terapêutico de maconha medicinal no estado da Califórnia.

Homem confessa ter ateado fogo na casa da jovem que ofendeu Aranha

Preso à tarde na Zona Norte de Porto Alegre, ele prestou depoimento na delegacia

Por Porto Alegre
O homem preso após incêndio na casa onde mora Patrícia Moreira, a torcedora gremista que foi flagrada ofendendo o goleiro Aranha durante o jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, no dia 28 de agosto, confessou o crime na noite desta sexta-feira, em Porto Alegre. Segundo o delegado Thiago Baldin, titular da 14ª Delegacia de Polícia da capital gaúcha, o acusado disse ter cometido o crime após ingerir bebidas alcoólicas.

- Na presença de seu advogado, ele confessou o crime. Disse que havia ingerido bebidas alcoólicas e que se sentia com nojo do que ela havia feito. Usou um isqueiro - contou o delegado.
Suspeito de ter colocado fogo na casa de Patrícia Moreira chega à delegacia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)







Segundo Baldin, o homem foi identificado por uma testemunha e foi detido na Zona Norte de Porto Alegre. A polícia afirma que ele mora próximo da residência de Patrícia. O suspeito tem 28 anos, trabalha como eletricista e apresenta queimaduras na mão direita. Já foi condenado por porte ilegal de arma de uso restrito e tráfico de drogas e também tem no histórico uma fuga do regime semiaberto. Em prisão domiciliar desde o dia 22 de maio deste ano, recebeu liberdade condicional na quinta-feira. Alegou, entretanto, não saber do fato.

Ele negou parte da versão de uma testemunha, que disse ter visto um guarda-chuva em chamas no relógio de luz da residência no momento do incêndio.

- Ele só nega o que a testemunha disse ter visto, dele usando guarda-chuva para mexer na caixa de energia. Ele disse que trabalhou hoje e que, depois, iria procurar atendimento médico. A mão dele está bastante machucada - acrescentou o delegado.
Casa de Patrícia Moreira é incendiada (Foto: Arquivo pessoal)Parte da casa de Patrícia Moreira foi incendiada (Foto: Arquivo pessoal)
O incêndio na residência localizada no bairro Passo das Pedras começou por volta das 4h, de acordo com o advogado Alexandre Rossato e familiares da jovem. O Corpo de Bombeiros diz que foi chamado, mas quando chegou ao local, as chamas já haviam sido apagadas pelos proprietários.

Vizinhos teriam alertado familiares de Patrícia. De acordo com um dos irmãos da torcedora, o fogo começou na frente da residência. Moradores da região perceberam e apagaram antes que as chamas pudessem atingir o interior da casa. Rossato relatou que, nos últimos dias, esteve no local retirando pertences da jovem e populares jogaram pedras contra as paredes e gritaram "racista".

Diante da repercussão do caso, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Na última semana, a torcedora prestou depoimento à polícia e fez um pronunciamento à imprensa. Negou ser racista e pediu perdão ao goleiro Aranha.

- Eu quero pedir desculpas para o goleiro Aranha, desculpa mesmo, perdão de coração. Não sou racista. Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte. Não teve intenção racista. Foi no calor do jogo, o Grêmio tava perdendo. Peço desculpas pro Grêmio, para a nação tricolor, não queria nunca prejudicar o Grêmio. Desculpas para o Aranha. Perdão, perdão, perdão mesmo - declarou.
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram outro desdobramento. Em julgamento na quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.
- Atualizado em

Ronaldinho chega ao Querétaro:
"Vou viver da mesma forma"

Brasileiro se diz motivado por jogar no México, afirma que não vai mudar seus hábitos e descarta estreia na noite desta sexta-feira contra o Puebla

Por Querétaro, México
ronaldinho gaucho queretaro apresentação (Foto: AFP)Ronaldinho Gaúcho exibe sua nova camisa e número no Querétaro (Foto: AFP)
Depois de uma semana de indefinição, Ronaldinho Gaúcho foi, enfim, apresentado pelo Querétaro. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira na Cidade do México, o craque posou com a camisa dos "Gallos Blancos" e garantiu estar muito motivado para o novo desafio na carreira. Entretanto, questionado sobre seu estilo de vida, afirmou que não vai mudar seus hábitos.
- Obrigado pela recepção. Estou contentíssimo por estar aqui. Espero poder dar muitas alegrias a toda torcida. Estou muito motivado. Sempre vivi da mesma forma, e em todas as equipes que passei fui campeão. Espero continuar fazendo o mesmo: vivendo da mesma forma e conquistando títulos - disse o craque.

Apesar de mostrar empolgação com esta nova fase - ele chegou a dizer que se sente "jovem, com muita ambição, como se estivesse começando outra vez" -, Ronaldinho deixou claro que não vai estrear nesta sexta-feira. Os ingressos para a partida contra o Puebla foram esgotados, e 45 mil pessoas são esperadas no estádio La Corregidora. Entretanto, o craque afirmou que poderá entrar em campo em breve.
- Estou chegando agora. Estou bem fisicamente, mas cheguei de viagem. Creio que dentro de alguns dias estarei com o grupo e poderei jogar logo - explicou.
Questionado sobre a escolha pelo Querétaro, um time modesto do México, o brasileiro elogiou o país e revelou que as conversas da direção com seu irmão e empresário, Assis, fluíram bem.

- Meu irmão jogou aqui, tenho muitos amigos que jogaram aqui. Decidi vir para os Gallos porque meu irmão falou com o presidente, e me senti muito confortável. Acho que posso fazer algo grande. Tive a possibilidade de jogar em times de toda a parte do mundo, mas a conversa que meu irmão teve com o presidente e todo o grupo me conquistou. Sempre tive vontade de viver aqui.
ronaldinho gaucho queretaro apresentação (Foto: AFP)Ronaldinho mostra seu gesto característico durante a apresentação no México (Foto: AFP)
Após a entrevista coletiva, Ronaldinho seguiu para Querétaro, onde fará exames médicos. No intervalo da partida contra o Puebla, ele vai saudar os torcedores no gramado. Sua estreia pode acontecer na próxima quarta-feira, contra o Tigres, pela Copa do México.
Jornalistas na coletiva de Ronaldinho no Queretaro (Foto: Reprodução)Sala lotada de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas para a entrevista coletiva de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Reprodução)

Guerra política se acirra, e presidente do Conselho Fiscal pede licença no Fla

Mario Esteves ficará fora por 60 dias, prazo que comissão tem para apurar omissão de informações. Oposição vê manobra para ganhar tempo e sofre contra-ataques

Por Rio de Janeiro

Ads by s(?)Hide ads
Delair, Flamengo (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Delair Dumbrosck, presidente do Deliberativo (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Dentro de campo, o Flamengo se recuperou com Vanderlei Luxemburgo. Nos bastidores, não. A guerra interna continua intensa, com manobras de situação e oposição, especialmente nos conselhos Fiscal e Deliberativo. No primeiro, os membros eleitos pela oposição conseguiram a abertura de uma comissão de inquérito contra o presidente Mario Esteves. No Deliberativo, o grupo de apoio político da diretoria entrou em rota direta de atrito com o presidente Delair Dumbrosck depois de um comunicado aos associados sobre as reformas do estatuto que, segundo os opositores, causou mal-estar. Dumbrosck, por sua vez, fala que o grupo Sócios pelo Flamengo (SóFla) – principal base de apoio político da diretoria – está trabalhando contra o clube e rebate o comunicado.

A comissão de inquérito no Deliberativo – para apurar denúncias de que Esteves restringia informação aos membros do Conselho Fiscal eleitos pela oposição – deve ter sua primeira reunião nos próximos dias, segundo Dumbrosck. Esteves, contudo, pediu uma licença de 60 dias, justamente o prazo que a comissão teria para apurar as denúncias. Para Gonçalo Veronese, membro do Conselho Fiscal e um dos autores do pedido de abertura do inquérito, trata-se de uma manobra para ganhar tempo, já que, nesse período, ele poderá deixar de responder à comissão, mas esta também poderá pedir a prorrogação do prazo até que ele volte.

– Com certeza vai atrasar – disse o conselheiro, afirmando que os motivos alegados foram questões particulares.
Eduardo Bandeira de Mello e Mario Esteves, presidentes do Flamengo e do Conselho Fiscal do clube (Foto: Cahê Mota)
Dumbrosck explicou o motivo de autorizar a abertura da comissão, que deverá iniciar seu trabalho nos próximos dias:

– Quando a oposição consegue, na eleição do Conselho Fiscal, um determinado percentual de votos, ela tem direito a ter dois membros e dois suplentes. A partir daí, acabou. É um conselho só, todos os membros têm os mesmos direitos e deveres. Mas estava havendo reclamação de que os membros que eram da oposição não estavam tendo acesso a nada, e por isso abri a comissão para apurar.

Questionado se a licença de Esteves tem relação direta com a abertura da comissão de inquérito, ele preferiu não opinar:

– Aí tem de perguntar a ele – aconselhou.

A reportagem não conseguiu contato com Mario Esteves, tampouco obteve retorno a partir de recado deixado em seu telefone. Foram feitas três ligações na tarde desta sexta-feira, e em todas o número estava fora de área.

Contra-ataques da situação
Gonçalo Veronese conselho fiscal Flamengo (Foto: Cahê Mota)Gonçalo Veronese, membro eleito do Conselho Fiscal a integrante da oposição no Fla (Foto: Cahê Mota)
Em outra frente, Veronese também sofre contra-ataque. Dumbrosck recentemente esteve de licença da presidência do Deliberativo, que foi conduzido por Rodrigo Dunshee de Abranches. Nesse período, também foi reativada uma comissão de inquérito contra o conselheiro por suposto vazamento de documento interno do clube, o que Veronese nega. A investigação foi aberta em maio por 25 membros do SóFla, de acordo com Veronese, que afirma estar em vias de processar todos os autores em ação que promete impetrar na próxima semana.

– Isso já estava arquivado, eles (membros do SóFla) aproveitaram a presença do Rodrigo, que apoia a Chapa Azul (cor que a atual diretoria usou para se eleger), e conseguiram a abertura da comissão. Não vazei documento, alguém do meu grupo pode ter vazado, mas não sei quem foi e nem tenho interesse em saber.

O principal alvo da atual gestão, no entanto, continua sendo Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo. Suspenso recentemente em processo no Conselho de Administração, ele será novamente julgado, em outro processo interno, provavelmente na próxima semana. Caso seja novamente condenado, poderá ficar sujeito à exclusão do quadro social. Por outro lado, o ex-presidente do Conselho Fiscal também contra-ataca. Em outra comissão de inquérito aberta contra ele, Ribeiro saiu vitorioso com o arquivamento ordenado pelo presidente do Conselho de Administração, Maurício Gomes de Mattos, alegando "falta de materialidade". A acusação se referia ao seu envolvimento na aquisição de um placar eletrônico que trouxe problemas posteriormente ao clube, como relatado em reportagem do GloboEsporte.com em setembro de 2013. De acordo com Veronese, Ribeiro deverá processar os autores da denúncia no clube, entre eles o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Polêmica sobre reforma de estatuto

Nesta sexta-feira, o quadro político ficou ainda mais acirrado com um comunicado do SóFla a respeito da reforma do estatuto do Flamengo. No texto, o grupo faz críticas diretas a Dumbrosck e afirma que não há consenso para a votação do que chamam de "duas mudanças pontuais", por isso não pode ser chamado de reforma de estatuto. Eles tentam, de certa forma, dar o troco ao presidente do Deliberativo, que em entrevista ao GloboEsporte.com no dia 11 de agosto anunciou ter rachado com a atual gestão, chegando a falar em combatê-la nas urnas em 2015.

Dumbrosck alega que os integrantes do SóFla são imaturos politicamente e mudam de posição a todo momento. Segundo o presidente do Deliberativo, o consenso entre os demais grupos que enviaram propostas de estatuto vai muito além dos dois itens citados no comunicado. A próxima reunião do Grupo de Especial de Reforma Estatutária foi convocada para a próxima segunda-feira.

– O trabalho está sendo conduzido com seriedade, os demais grupos, que conhecem bem o Flamengo, estão tratando sem problemas, mas esse pessoal do SóFla muda (de opinião) a cada reunião. Não sou eu nem eles que vamos decidir o estatuto. Isso quem decide é o plenário. Com essa postura eles estão trabalhando contra o Flamengo, não para o Flamengo – disse Dumbrosck.

Confira trecho do documento enviado aos conselheiros:

"(...) Em junho, houve uma reunião com representantes dos quatro grupos, com a presença do Grande-Benemérito Marcio Braga. Nessa reunião, foi definido que os grupos buscariam esses pontos de consenso para levar a plenário, a exemplo do que foi feito na bem-sucedida votação para adequar o Estatuto atual à Lei Pelé, em abril. Como sugeriram os Grandes-Beneméritos, buscaríamos mudanças pontuais, ao longo de um processo cuidadoso e responsável.

"Formou-se, então, o Grupo Especial de Reforma Estatutária. Ao longo dos últimos meses, trabalhamos intensamente com os representantes dos demais grupos para buscar os temas de consenso. Até este momento, dois trechos do Conte Comigo, Flamengo foram considerados consensuais: a criação de uma Comissão Permanente de Processo Disciplinar e uma Lei de Responsabilidade Orçamentária para o clube. Poderíamos, pois, encaminhar esses temas para votação como na adequação do estatuto à Lei Pelé: esses dois tópicos, uma vez aprovados, seriam incorporados como emendas ao Estatuto atual.

"Infelizmente, há um entendimento por parte do grupo especial que os dois pontos de consenso devam ser chamados de Novo Estatuto. Aprovar duas modificações pontuais como se fossem um estatuto inteiramente novo é distorcer o trabalho que foi realizado. (...)

"Reforçamos que a votação de um novo Estatuto para o Flamengo, como anunciado à imprensa pelo presidente do Conselho Deliberativo, NÃO é consensual. Os representantes do projeto Conte Comigo, Flamengo não concordam em apresentar duas mudanças pontuais como se fossem um projeto inteiro. Não podemos fazer um novo Estatuto a cada reforma pontual que for proposta, seguindo o calendário eleitoral, ou o Flamengo teria um Carta Maior a cada dois anos - gerando toda sorte de instabilidade institucional para o clube".

Guerrero não vê Tricolor “vistoso” em grandes jogos: “Quero ver contra nós”

São Paulo ultrapassou o Corinthians na classificação do Brasileirão, mas peruano diz que time do Morumbi ainda precisa provar qualidade em clássicos

Por São Paulo
Ads by s(?)Hide ads
Paolo Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Guerrero, do Corinthians, provoca o São Paulo (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
O atacante Paolo Guerrero voltou ao time Corinthians na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, nesta quinta-feira, após três jogos longe – um por suspensão, dois por conta da seleção peruana – e já provocou um rival em sua primeira entrevista coletiva.
Questionado sobre o estilo mais técnico do São Paulo, que ultrapassou o Timão na tabela do Brasileiro e hoje é o vice-líder, o peruano provocou: para ele, o Tricolor não fez nada de mais em jogos considerados maiores.
Guerrero acredita que não seja possível fazer uma comparação entre as duas equipes, independentemente de como elas estejam atualmente. O peruano confia que o estilo “brigador” do Corinthians será suficiente para brigar pelo título nacional até as últimas rodadas. Timão e São Paulo se encontram no dia 21, na Arena em Itaquera, pela 23ª rodada do Brasileirão.
O Corinthians é um time de grupo, de raça e de briga durante os 90 minutos. Você (jornalista) falou que o São Paulo é um time muito vistoso... Acho que ainda não se viu o São Paulo jogar assim contra times grandes. Vamos ver contra nós, se eles fazem esse jogo vistoso como você falou
Guerrero
– Eu acho que o São Paulo tem grandes jogadores, mas não dá para comparar. O Corinthians tem seu próprio jogo, no São Paulo cabe bastante a jogada individual, o que os jogadores podem fazer na frente. Acho que não dá para comparar.  O Corinthians é um time de grupo, de raça e de briga durante os 90 minutos. Você (jornalista) falou que o São Paulo é um time muito vistoso... Acho que ainda não se viu o São Paulo jogar assim contra times grandes. Vamos ver contra nós, se eles fazem esse jogo vistoso como você falou – afirmou o peruano, com um sorriso estampado no rosto.
Guerrero citou a vitória sobre o Atlético-MG, na quinta-feira, como exemplo do jogo coletivo do Corinthians. Na ocasião, ele começou no banco, já que vinha de uma longa viagem ao Catar com a seleção do Peru.
– No jogo de ontem eu não estava em campo e nós ganhamos. O Corinthians tem um estilo definido. Na primeira parte do jogo, fizemos um grande jogo, com situações de gol. Se eu não estou, está o Romero, se o Lodeiro não está, está o Renato Augusto, o Jadson.. temos muitos avaliações que o Mano pode fazer. Não significa se estou ou não estou. O Corinthians é um time grande, que pode passar por mudanças – disse o atacante.
Náutico mostra eficiência, vence o Ceará e encosta no G4 da Série B
Jovem atacante Sassá marcou os dois gols da vitória do Timbu sobre o Vozão, por 2 a 1, deixando o time na quinta colocação da Segundona
 
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • faro de gol
    Sassá

    O atacante estava numa noite inspirada. Estava no lugar certo para abrir o placar e teve calma para ampliar, na saída do goleiro. No final, ainda acertou a trave.
  • insegurança
    Vestiários

    Antes da partida começar, um homem foi detido, nos vestiários do Náutico, na Arena Pernambuco, após tentar furtar dois celulares do Timbu.
  • pé torto
    Bill

    O atacante do Ceará perdeu várias oportunidades de gols no primeiro tempo  O técnico Sérgio Soares perdeu a paciência e o sacou do time no intervalo..
A CRÔNICA
por Daniel Gomes e Marcelo Cavalcante
Para comprovar que está mesmo em ascensão na Série B, o Náutico precisava vencer um adversário que vem fazendo uma boa campanha na competição. Com essa ambição, o Timbu venceu o até então vice-líder Ceará, por 2 a 1, na Arena Pernambuco, aumentando a confiança da torcida na luta pelo acesso à Série A. A equipe alvirrubra mostrou eficiência na primeira etapa, ao marcar dois gols nas duas únicas investidas ao ataque. O jovem Sassá foi o nome da partida, assinalando os dois gols. No final da partida, ainda acertou a trave do goleiro cearense.  O Ceará tinha mais domínio do jogo, mas só conseguiu fazer um gol, no segundo tempo, através de Magno Alves.  O público da partida foi de 7.341 e a renda de R$ 180.335,00.
O Náutico conseguiu sua segunda vitória consecutiva na Série B, chegando na quinta posição, com 34 pontos, ficando a quatro do Vasco, que abre o G4 da competição. Já o Ceará permanece com 38 pontos, caindo para a terceira colocação, mas que ainda pode perder posição no complemento da rodada. Na próxima rodada, o Timbu volta a jogar na Arena Pernambuco, terça-feira, às 19h30, contra o Joinville, líder da Segundona. No mesmo dia e horário, o Ceará vai tentar se reabilitar atuando novamente fora de casa, diante do Paraná, no estádio Durival de Brito.
Sassá foi o autor dos dois gols da vitória do Náutico sobre o Ceará (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Eficiência
A palavra "efetividade" resume o que foi o primeiro tempo - a sobra dela, para o Náutico e a falta dela, para o Ceará. O Vozão cansou de pressionar o Timbu na primeira etapa, mas perdeu inúmeras chances. Quem não teve nada a ver com isso foi Sassá. Nas duas únicas vezes em que o time alvirrubro conseguiu finalizar com chances reais de gol, o placar mexeu e o atacante brilhou.
Raça
No segundo tempo, como era esperado, o Ceará cresceu na partida. O técnico Sérgio Soares, na volta do intervalo,  escalou Souza e Lima nos lugares de Nikão e Bill, respectivamente, dando mais mobilidade ao setor ofensivo. O Vozão conseguiu diminuir o placar, através de Magno Alves, aproveitando uma falha da defesa alvirruba, aos 16 minutos. O time cearense pressionou, criaram chances de gols, mas erraram muito. No final, o inspirado Sassá, quase amplia para o Náutico, acertando a trave do Ceará.
 

Torcida faz barulho e empurra Bellucci em virada para dar fôlego ao Brasil

Após estar perdendo por 2 sets a 0, Thomaz salva match point para vencer Pablo Andujar e empatar confronto com a Espanha na repescagem da Davis

Por São Paulo
Thomaz Bellucci vibrava, orquestrando um coro de uma torcida barulhenta. Foi assim, na garra, que o número 83 do mundo arrancou uma virada diante de Pablo Andujar depois de estar perdendo por 2 sets a 0. Nem mesmo uma polêmica decisão da arbitragem de anular uma dupla falta do espanhol que daria uma quebra ao brasileiro tirou o foco. O barulho, que teria atrapalhado o 44º do ranking da ATP, tomou o ginásio do Ibirapuera nesta sexta-feira. Bellucci salvou um match point no quarto set para vencer por 3 a 2 - parciais de 3/6, 6(6)/7, 6/4, 7/5 e 6/3 em uma batalha de 4h02. O Brasil está vivo e com novo fôlego no confronto com a Espanha pela Copa Davis, agora empatado em 1 a 1 (confira no vídeo o ponto da vitória).
Bellucci, que mora e treina em São Paulo, foi empurrado pela torcida, que fez muito barulho, obrigando a arbitragem a parar um game por alguns minutos e pedir silêncio, como é regra no tênis. O barulho também fez o árbitro mandar voltar uma dupla falta que daria uma quebra a Bellucci no quarto set - o juiz foi muito vaiado pela torcida por isso. Sentado no espaço reservado à equipe brasileira, Guga também deu seu suporte, ovacionado pelo público.
Depois da derrota de Rogério Dutra Silva diante de Roberto Bautista Agut e da grande virada de Bellucci, o confronto entre Brasil e Espanha terá mais um capítulo neste sábado, às 14h. Invicta na Davis desde 2010, a dupla Bruno Soares e Marcelo encara a parceria de Marc López e David Marrero para tentar colocar os anfitriões em vantagem no duelo, que se encerra com mais dois jogos de simples no domingo. O SporTV2 transmite ao vivo todos os jogos da Copa Davis, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real. Os assinantes do canal ainda podem ver o duelo pelo SporTV Play.
Copa Davis - Belluci x Andujar (Foto: Andre Casado)Belluci bate Andujar em partida de mais de quatro horas no Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Andre Casado)
O jogo
A torcida no ginásio do Ibirapuera ainda se recuperava do baque sofrido por Rogerinho na abertura do confronto diante de Bautista Agut quando Bellucci entrou em quadra. Ao contrário do companheiro de time, o número 1 do Brasil começou bem a partida, sacando firme e soltando bolas vencedoras mesmo no serviço de Andujar. Só que, a exemplo de seu compatriota, o espanhol não baixou o nível técnico da partida e sequer foi ameaçado quando esteve no saque. Bellucci, por sua vez, errou muito no quarto game e sofreu a quebra. Andujar soube manter a vantagem para fechar em 6/3.
Bellucci novamente começou bem uma parcial. Ele salvou dois break points no primeiro game do segundo set e conseguiu a quebra na sequência para abrir 2 a 0. Reforçada pela presença de Gustavo Kuerten, a equipe brasileira puxou o canto das arquibancadas: “Olê, olê, olê, olá, Guga, Guga!”. Apesar da animação da torcida, Andujar, estreante na Davis, não se intimidou, aproveitou os erros do brasileiro para vencer quatro games seguidos. Bellucci se reencontrou em quadra e confirmou seus serviços seguintes. Só que Andujar se mostrava superior tecnicamente, com deixadinhas e um belo smash. Bellucci se irritou ao perder o oitavo game e lançou a raquete ao chão pela primeira vez.
Mas o brasileiro não perdeu a cabeça de vez, cresceu e conseguiu mais uma quebra para empatar em 5/5. Ele ainda confirmou o serviço e chegou a ter o triplo set point em um 12º game interrompido. A arbitragem parou o jogo para pedir que a torcida brasileira fizesse silêncio quando a bola estivesse em ação, como pede o protocolo do tênis. Depois de retomado, o game foi totalmente de Andujar, que teve tranquilidade para fazer cinco pontos seguidos e levar a disputa para o tie-break. Bellucci chegou a abrir 3/0 no game decisivo, mas Andujar retomou o controle da partida e, em seu segundo set point, levou mais uma parcial: 7/6 (6).
Depois de chegar tão perto de levar o set, Bellucci juntou forças para iniciar a terceira parcial com tudo. De cara, ele quebrou o saque de Andujar e confirmou o serviço na sequência para abrir 2/0. O equilíbrio então ditou o tom. Game a game, os tenistas confirmavam seus serviços. Bellucci então chegou ao décimo game sacando para o set. Desta vez, ele não deu espaço para a reação espanhola, dominou o game com direito a uma deixadinha genial, que fez o Ibirapuera aplaudir de pé. O brasileiro levou a parcial e se manteve vivo: 6/4.
Foi um dos jogos mais emocionantes (de minha vida). Comecei muito nervoso o jogo, e para mim foi na superação. Não tenho nem palavras, estou muito cansado. Tenho que agradecer a torcida, a equipe. Essa vitória nao é minha, é de todos nós. Matamos um leão por dia, e hoje matei mais um."
Thomaz Bellucci
O equilíbrio permaneceu, e o apoio da arquibancada cresceu a favor de Bellucci, tanto que foi o pivô de uma polêmica. No quinto game do quarto set, o espanhol cometeu uma dupla falta que daria a quebra ao brasileiro. Só que a arbitragem mandou voltar o ponto, considerando que Andujar foi atrapalhado pelo barulho no momento do saque. O espanhol já até estava sentando, conformado com a quebra. A equipe brasileira reclamou muito. A torcida vaiou por alguns minutos a atitude rara do juiz. Foi preciso o capitão brasileiro João Zwetsch pegar o microfone e pedir o silêncio quando a bola estivesse em ação.
Andujar aproveitou a chance para virar o game. Bellucci, porém, não se abalou com o erro e venceu enquanto esteve no saque. Ele até salvou um match point no décimo game para empatar em 5/5. O brasileiro também fez a torcida vibrar ao acertar um lindo lobby antes de quebrar o espanhol e passar à frente. Bellucci sacou para o set e confirmou o serviço com um ace: 7/5.
O brasileiro manteve o roteiro dos outros quatro sets e abriu a parcial decisiva quebrando Andujar. Foi a vez do espanhol de lançar a raquete ao saibro do Ibirapuera. Com segurança, Bellucci abriu 2/0 e fez mais um lobby espetacular. Aandujar reagiu e empatou, mas o anfitrião não deixou o espanhol, conseguiu mais uma quebra e abriu 4/2. O brasileiro manteve a vantagem de dois games até 5/3, quando conseguiu quebrar Andujar com duas bolas vencedoras para fechar em 6/3. O barulho enfim estava liberado e bem-vindo. A virada incrível deu novo fôlego ao Brasil, que pode continuar sonhando com uma vaga na elite mundial da Davis em 2015.
Thomaz Bellucci tênis copa davis (Foto: Vipcomm)Vitória de Bellucci deixa duelo entre Brasil e Espanha empatado por 1 a 1 na Copa Davis (Foto: Vipcomm)