sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ex-UFC doa sangue para bater limite de peso de torneio de uma noite

Cody McKenzie retira 0,47l de sangue para chegar ao limite de 77,6kg dos pesos-meio-médios na pesagem do Battlegrounds MMA, em Tulsa (EUA)

Por Tulsa, EUA

Ads by s(?)Hide ads
Cody McKenzie MMA UFC (Foto: Getty Images)Cody McKenzie em seus tempos no UFC: método
alternativo para bater peso (Foto: Getty Images)
Conhecido por sua irreverência e por atitudes incomuns, o lutador Cody McKenzie surpreendeu ao usar uma forma diferente de perder peso para confirmar sua participação no Battlegrounds MMA, torneio de uma noite que acontece em Tulsa, Oklahoma (EUA), nesta sexta-feira. Após ficar com 78,2kg em sua primeira pesagem, o atleta decidiu doar sangue para bater o limite de 77,6kg do peso-meio-médio.
McKenzie retirou um pint de sangue (0,47 litros) para registrar 77,4kg em sua segunda pesagem e ser liberado a participar do torneio. O lutador americano, que já participou do The Ultimate Fighter e lutou entre os pesos-leves e pesos-penas no UFC, é famoso por sua excentricidade. No ano passado, ele esqueceu de sua bermuda oficial no dia da luta e entrou com uma bermuda branca, comprada numa loja de roupas esportivas, e nem tirou a etiqueta - o árbitro Herb Dean precisou arrancar a etiqueta da bermuda durante a luta.
McKenzie vai enfrentar Brock Larson na primeira luta do torneio, que, além dos dois, inclui outros três atletas ex-UFC. Um deles é o brasileiro Roan "Jucão" Carneiro, que bateu 77,3kg e vai enfrentar Randall Wallace na rodada de estreia. O torneio terá quartas de final, semifinais e final, e o vencedor leva US$ 50 mil (R$ 124,7 mil) para casa.

Por família e sonho do UFC, Toninho Fúria vence luta com braço quebrado

Peso-pena fraturou braço esquerdo no primeiro round de seu duelo no Titan FC 30, mas seguiu em frente e conseguiu o triunfo. Ele exalta a superação

Por Rio de Janeiro
radiografia Toninho Fúria (Foto: Arquivo Pessoal)Radiografia mostra a fratura no braço esquerdo
de Toninho Fúria (Foto: Arquivo Pessoal)
O peso-pena Toninho Fúria conquistou na última sexta-feira sua nona vitória consecutiva, a 27ª em 31 lutas na carreira, ao derrotar o americano Robert Washington por decisão dividida dos jurados na edição número 30 do Titan Fighting Championship, no Texas (EUA). O resultado foi muito valorizado pelo atleta de 26 anos por conta de um imprevisto que dificultou sua tarefa: ele fraturou o braço esquerdo durante o combate. Toninho contou que, assim que percebeu a gravidade da lesão, pediu ao seu córner para seguir em frente mesmo assim, e que usou a família e o UFC como motivações.
- O que me motivou a continuar a luta foi pensar na minha família, no meu filho e no meu sonho de chegar ao UFC. Todas as minhas lutas anteriores foram uma grande experiência e me ajudaram a manter a tranquilidade. Quando machuquei o braço no primeiro round, não imaginava que tivesse quebrado. Só me dei conta da gravidade da fratura quando o round terminou. Falei com o meu treinador Murilo Bustamante e pedi para ele não avisar ninguém, pois queria continuar. Ele respeitou minha decisão, e segui em frente, porém perdi o segundo round. Preocupado, ele perguntou se eu queria continuar, e eu disse que sim. Com muita concentração, venci o terceiro e ganhei a luta somente com o braço direito. Quando terminou me ajoelhei, muito emocionado, e todos pensaram que fosse pela vitória, mas foi pela minha superação - disse ao Combate.com.
Toninho Fúria tem a expectativa de retornar aos treinos em dezembro, na academia Iron Box. Ele visa à disputa do cinturão até 66kg do Titan FC para o primeiro semestre de 2015.

"Definitivamente aceito lutar contra Rashad Evans", afirma Gustafsson

Americano, ex-campeão dos meio-pesados, disse no começo da semana
que pensa em enfrentar o sueco em sua volta ao UFC, em fevereiro

Por Estocolmo
Uma potencial grande luta entre meio-pesados do UFC pode estar perto de ser anunciada. Após Rashad Evans ter dito no começo da semana que gostaria de enfrentar Alexander Gustafsson em seu retorno ao UFC, que estaria sendo planejado para fevereiro, o sueco foi perguntado nesta sexta-feira, durante uma sessão de perguntas e respostas com os fãs em Estocolmo, se aceitaria a luta contra o ex-campeão até 93kg. Sem hesitar, Gustafsson garantiu que a luta lhe interessa.
A recíproca é verdadeira: Gustafsson quer encarar Rashad (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
- Definitivamente é uma luta que me interessa. Eu gostaria de lutar contra Rashad Evans. É diferente da luta contra Anthony Johnson, que nunca me interessou. Rashad é um grande lutador e eu aceito enfrentá-lo se a luta me for oferecida - disse o sueco, recebendo muitos aplausos do público presente.
A data da provável volta de Rashad Evans coincide com o próximo evento na Europa, que deve acontecer em Londres, também em fevereiro de 2015. O UFC ainda não confirmou o dia exato do torneio, ou se a luta entre Evans e Gustafsson estaria nos planos da organização.

Sem brasileiros, pesagem do UFC em Estocolmo acontece sem imprevistos

Três encaradas mais acaloradas foram separadas pelo matchmaker do
UFC, Joe Silva. Rick Story e Gunnar Nelson fazem encarada fria no palco

Por Estocolmo
A pesagem do UFC: Nelson x Story, que aconteceu nesta sexta-feira, em Estocolmo, não teve qualquer imprevisto. Sem encaradas duras ou provocações, todos os lutadores bateram o peso e estão confirmados no evento, que não terá nenhum lutador brasileiro no card de 11 lutas. O Combate transmite o torneio neste sábado, a partir de 13h10m (de Brasília). O Combate.com acompanha o evento na íntegra, em Tempo Real, e transmite a primeira luta do card preliminar, entre os pesos-penas Ernest Chavez x Zubaira Tukhugov, em vídeo.
Gunnar Nelson e Rick Story fazem encarada fria diante de Joe Silva em Estocolmo (Foto: Reprodução)
Bem ao seu estilo, o islandês Gunnar Nelson não demonstrou nenhuma emoção ao encarar Rick Story. O americano também não moveu um músculo da face, e a encarada foi fria e distante. Na tradicional entrevista entre os protagonistas do evento principal, ambos disseram apenas uma frase ao apresentador Andy Frirdlander. "Vou fazer o que for preciso", disse Story, enquanto Nelson falou apenas "Vou finalizar essa luta".
MMA encarada Nico Musoke x Alexander Yakovlev (Foto: Reprodução)Nico Musoke e Alexander Yakovlev tocam os narizes
na encarada em Estocolmo (Foto: Reprodução)
Em três oportunidades o matchmaker do UFC, Joe Silva, precisou intervir nas encaradas para evitar um atrito maior. Na primeirqa delas, o normalmente contido Alexander Yakovlev, da Rússia, literalmente encostou o nariz no do sueco Nico Musoke, que não recuou. Os dois foram separados sem trocar sequer uma palavra, mas evidenciaram um clima de muita rivalidade para a luta do próximo sábado na capital sueca.
Na encarada seguinte, o inglês Scott Askham e o sueco Magnus Cedenblad também precisaram ser separados após uma encarada tensa e demorada, com direito a toque de testas. Os dois fecham o card preliminar, e levantaram a torcida quando ficaram frente a frente.
Magnus Cedenblad espera Scott Askham ser retirado do palco para só depois sair (Foto: Reprodução)
Na luta de abertura do card principal, o sueco Niklas Backstrom e o inglês Mike Wilkinson fizeram a encarada mais dura da pesagem. Além de ficarem com as testas coladas, se provocaram falando muito um para o outro. Joe Silva teve de separá-los e Backstrom precisou esperar Wilkinson descer do palco para, só depois, deixar o local.
Ads by s(?)Hide ads
Niklas Backstrom e Mike Wilkinson se provocaram e não esconderam a tensão da encarada (Foto: Reprodução)
Confira os pesos dos atletas:
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Gunnar Nelson (77,1kg) x Rick Story (77,1kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Akira Corassani (65,8kg) x Max Holloway (65,8kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ilir Latifi (92,5kg) x Jan Blachowicz (93kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Niklas Backstrom (65,8kg) x Mike Wilkinson (65,8kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg): Magnus Cedenblad (83,9kg) x Scott Askham (83,9kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Nico Musoke (77,1kg) x Alexander Yakovlev (77,1kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Dennis Siver (65,8kg) x Charles Rosa (66,2kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Cathal Pendred (77,6kg) x Gasan Umalatov (77,1kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Tor Troeng (83,9kg) x Krzysztof Jotko (83,9kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Mairbek Taisumov (kg) x Marcin Bandel (70,8kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Zubaira Tukhugov (65,8kg) x Ernest Chavez (66,2kg)

Joe Lauzon é o novo rival de Diego Sanchez no UFC 180, no México

Norman Parke, que inicialmente enfrentaria Diego, machucou joelho

Por Rio de Janeiro
Com a lesão num dos joelhos do norte-irlandês Norman Parke, o Ultimate rapidamente achou um substituto para o duelo peso-leve (até 70kg) contra o americano Diego Sanchez no UFC 180, no dia 15 de novembro, no México. O também americano Joe Lauzon pegou a vaga e é o novo oponente de Sanchez. A informação foi anunciada oficialmente pela organização nesta sexta-feira.
Por envolver dois atletas que lutam de forma empolgante, o combate já é muito esperado pelo fãs de MMA, que começaram a se manifestar positivamente nas redes sociais.
montagem MMA Diego Sanchez x Joe Lauzon (Foto: Globoesporte.com)Diego Sanchez e Joe Lauzon vão se enfrentar no México (Foto: Globoesporte.com)
Lauzon, de 30 anos, vem de duas vitórias - sobre Mac Danzig e Michael Chiesa - e é o recordista de premiações na história do UFC por suas performances, com 13 até hoje. Ele tem um cartel total de 24 triunfos, sendo 18 por finalização, e nove derrotas.
Sanchez, por sua vez, tem 32 anos e vem de vitória polêmica sobre Ross Pearson por decisão dividida. No ano passado, ele fez uma das melhores lutas de todos os tempos contra Gilbert Melendez e perdeu por decisão unânime. No total, são 25 triunfos e sete reveses na carreira.
UFC 180
15 de novembro de 2014, na Cidade do México (MEX)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Cain Velásquez x Fabricio Werdum
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Jake Ellenberger
Peso-leve: Joe Lauzon x Diego Sanchez
Peso-pena: Dennis Bermudez x Ricardo Lamas
Peso-galo: Erik Perez x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Edgar Garcia x Hector Urbina
Peso-galo: Jessica Eye x Leslie Smith
Peso-pena: Final do TUF América Latina
Peso-galo: Final do TUF América Latina
Peso-meio-médio: Augusto Montaño x adversário a ser divulgado

"Selfie", imagem de bebê e encarada fria marcam pesagem em Halifax

Campeão do TUF Nations faz foto com público ao fundo, Cedeno mostra ultrassonografia de seu filho e MacDonald e Saffiedine não se cumprimentam

Por Halifax, Canadá
A pesagem do "UFC: MacDonald x Saffiedine", nesta sexta-feira em Halifax (CAN), transcorreu sem maiores surpresas. Todos os lutadores bateram o peso e confirmaram presença no evento deste sábado, incluindo os brasileiros Pedro Munhoz, Bruno Carioca e Raphael Assunção. Sem muita rivalidade e tensão entre os lutadores principais Rory MacDonald e Tarec Saffiedine, que fizeram uma encarada fria, o evento teve como destaques o campeão peso-médio do primeiro TUF Nations, Elias Theodorou, e o peso-leve Yosdenis Cedeno, que fizeram graça com fotos no palco.
Yosdenis Cedeno mostra a imagem da ultrassonografia de seu filho (Foto: Reprodução/Combate)
Theodorou foi o primeiro dos dois lutadores a subir ao palco, para se pesar para o confronto com o brasileiro Bruno Carioca. O canadense tirou uma "selfie" com a plateia ao fundo antes de subir à balança e bater 83,9kg, mesmo peso registrado pelo lutador da Nova União. Na hora da encarada, Theodorou foi mascando chiclete, enquanto Carioca o encarava fixamente. Os dois se cumprimentaram depois do confronto. (Veja no vídeo ao lado).
Em seguida, veio o cubano Yosdenis Cedeno, cheio de estilo. Acompanhado por Jorge Santiago, seu treinador na Blackzilians, o peso-meio-médio apareceu vestindo boina e cachecol. Ele demorou um pouco para tirar a roupa e subiu à balança de óculos escuros e exibindo uma imagem de ultrassonografia 3D de seu filho, na barriga de sua mulher. Quando o apresentador Jon Anik anunciou seu peso de 70,3kg, Cedeno beijou a foto. Ele desceu da balança e trocou toda sua roupa por um uniforme nas cores de Cuba, incluindo um boné com a bandeira. Seu adversário, Chad Laprise, teve de esperá-lo terminar de se trocar para realizar a tradicional oportunidade de foto. (Veja no vídeo acima).
O peso-galo Pedro Munhoz bateu 61,2kg na pesagem da primeira luta da noite, e fez uma encarada bem de perto com Jerrod Sanders, que registrou o mesmo peso. Os dois praticamente encostaram punhos nos rostos um do outro. (Veja no vídeo ao lado). O estreante Chris Kelades foi o primeiro a solicitar toalha para cobrir suas partes íntimas enquanto tirava a roupa para se pesar nu. Com apenas uma semana para perder peso, o peso-mosca bateu 57,2kg. Seu adversário, o irlandês Patrick Holohan, entrou com camisa da seleção irlandesa de futebol, bateu 56,7kg. Os dois trocaram provocações numa encarada a uma razoável distância.
O americano Daron Cruickshank foi o segundo a pedir a toalha para bater o peso. Sem cueca, ele registrou 70,3kg para sua luta contra o nigeriano Anthony Njokuani, que marcou o mesmo peso, só que de cueca. Na encarada, Njokuani ficou saltando e se aproximando de Cruickshank, que permaneceu impávido.
Na luta entre dois top 10 dos pesos-galos, tanto Raphael Assunção quanto Bryan Caraway bateram 61,2kg sem dificuldades. Na encarada, Caraway abriu um sorriso, enquanto Assunção permaneceu sério e focado no adversário. Os dois se cumprimentaram ao final do confronto. A pesagem do evento principal também foi sem grandes emoções. Tarec Saffiedine marcou 77,1kg, mesmo valor registrado por Rory MacDonald. Na encarada, o punho esquerdo do canadense MacDonald bloqueou o punho direito do belga Saffiedine, que se aproximava. Ao final do encontro, os dois seguiram se olhando por poucos segundos e se viraram sem se cumprimentar. (Veja no vídeo acima).
Rory MacDonald e Tarec Saffiedine se encaram após se pesarem (Foto: Getty Images)
O Combate transmite o "UFC: MacDonald x Saffiedine" ao vivo e com exclusividade a partir de 19h45 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real a partir do mesmo horário, além de exibir em vídeo ao vivo a primeira luta do card preliminar, entre o brasileiro Pedro Munhoz e o americano Jerrod Sanders. Confira os pesos registrados por cada um dos lutadores na pesagem desta sexta-feira:
UFC: MacDonald x Saffiedine
4 de outubro de 2014, em Halifax (CAN)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Rory MacDonald (77,1kg) x Tarec Saffiedine (77,1kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Raphael Assunção (61,2kg) x Bryan Caraway (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Chad Laprise (70,3kg) x Yosdenis Cedeno (70,3kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Elias Theodorou (83,9kg) x Bruno Carioca (83,9kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Nordine Taleb (77,1kg) x Li Jingliang (77,6kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Mitch Gagnon (61,2kg) x Roman Salazar (61,2kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,8kg): Daron Cruickshank (70,3kg) x Anthony Njokuani (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Olivier Aubin-Mercier (70,3kg) x Jake Lindsey (70,8kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Jason Saggo (70,3kg) x Paul Felder (70,3kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Paddy Holohan (56,7kg) x Chris Kelades (57,2kg)
peso-meio-médio (até 77,6kg): Matt Dwyer (76,7kg) x Albert Tumenov (77,1kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Pedro Munhoz (61,2kg) x Jerrod Sanders (61,2kg)

Josh Burkman volta ao Ultimate e luta contra Hector Lombard no UFC 182

Americano participou da segunda edição do TUF nos Estados Unidos e tem 10 combates pela organização, onde obteve cinco vitórias e cinco derrotas

Por Rio de Janeiro
Participante da segunda edição do The Ultimate Fighter, Josh Burkman está de volta à organização. O anúncio foi feito pelo presidente do UFC, Dana White, que publicou foto do atleta assinando contrato. O dirigente ainda disse que o primeiro desafio do atleta será o cubano Hector Lombard, no UFC 182, dia 3 de janeiro, pelo peso-meio-médio (até 77kg).
Josh Burkman contrato ufc (Foto: Reprodução / Instagram)Josh Burkman assinando contrato com o UFC (Foto: Reprodução / Instagram)
Burkman fez 10 lutas em sua primeira passagem pelo UFC, conseguindo cinco vitórias e cinco derrotas, entre 2005 e 2008. De lá para cá, foram 11 lutas, com nove triunfos e dois reveses. Ele estava no World Series of Fighting (WSOF) e recentemente havia renovado seu contrato por três lutas.
Já Lombard tem 34 vitórias, quatro derrotas, um empate e um "No Contest" (luta sem resultado). O cubano vive seu melhor momento dentro do UFC após descer para a divisão até 77kg, vindo de dois triunfos seguidos, contra Nate Marquardt e Jake Shields e polemizou após o anúncio de Dana White ao xingar os lutadores do peso-meio-médio com termo homofóbico em sua conta no Twitter, apagando a postagem logo depois.
- O UFC teve que trazer esse cara de volta porque os v... da divisão dos meio-médios não querem lutar comigo - disparou.
Com a repercussão negativa, Lombard apagou e escreveu apenas um "Obrigado por me dar esta luta".
UFC 182
3 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Daniel Cormier
Peso-meio-médio: Hector Lombard x Josh Burkman
Peso-leve: Rustam Khabilov x Danny Castillo *

Rota Pan-Americana: estrelas do skate iniciam tour de 16 mil km em São Paulo

Nomes como o fenômeno brasileiro Luan Oliveira e o tetracampeão dos X Games, Paul Rodriguez, farão exibições em cinco cidades do continente americano

Por São Paulo, SP
Imagine como seria juntar craques do calibre de Cristiano Ronaldo, Neymar, Ibrahimovic, Lionel Messi & cia. em um avião e levá-los para diversos destinos para fazer um tour demonstrando toda sua habilidade e tendo a possibilidade de entrar em contato direto e até mesmo bater bola com seus fãs? Certamente, seria algo épico para os amantes do futebol. Pois é mais ou menos essa a sensação dos fãs de outra modalidade, que está prestes a viver um momento histórico. Grandes nomes da elite mundial do skate deram nesta sexta-feira, em São Paulo, início à Rota Pan-Americana, que vai passar por Buenos Aires, na Argentina (5 de outubro), por Lima, no Peru (8 de outubro), pela Cidade do México (10 de outubro) e termina em Los Angeles, a Meca das quatro rodinhas, nos Estados Unidos, no dia 11 de outubro.
Skatistas da Rota Pan-Americana posam juntos em São Paulo (Foto: Reprodução/Sqor)

Serão 16 mil km percorridos com demonstrações da habilidade insana de nomes como o tetracampeão dos X Games e vencedor de duas etapas da Street League Skateboarding, Paul Rodriguez, as feras Theotis Beasley e Ishod Wair, o belga Youness Amrani, o norueguês Karsten Kleppan, o australiano Shane O’Neill e o fenômeno brasileiro Luan Oliveira. Nesta sexta-feira, em um evento apenas para a imprensa, a pista do Brasil Skate Camp Park foi tomada pelo estrondo dos shapes dos seis primeiros, além dos convidados para a etapa paulista, Fábio Cristiano, Cézar Gordo, Felipe "Foguinho" e Yuri Facchini. Luan Oliveira não compareceu, mas, no sábado, os fãs do skate poderão vê-lo em ação em uma demonstração com os companheiros no Hangar I do Campo de Marte.
- O objetivo é homenagear o skate na América Latina passando pelos pontos mais simbólicos e históricos dessas cidades. É um evento épico. Mais de 2,5 mil são esperadas nesse sábado no Campo de Marte – explicou Gustavo Viana, gerente de marketing da Nike SB Brasil.
Atletas falaram com os jornalistas e confraternizaram com algumas crianças (Foto: Gabriel Fricke/Editoria de Arte)

Apesar de o evento desta sexta ter sido fechado para o público, alguns pequenos skatistas, alunos do Brasil Skate Camp Park, foram convidados para receber os profissionais. As crianças conversaram com seus ídolos, até mesmo em inglês. Alguns deles, mais tímidos, se limitavam a olhar e apreciar as manobras que, como num campeonato, eram comemoradas ao serem realizadas com sucesso. Outros, mais ousados, até se arriscaram em cima das quatro rodinhas.
 É muito legal estar aqui. Vim ao Brasil em 2012. Estou muito ansioso para saber o que se tornou no skate. 
Paul Rodriguezr
- É muito legal estar aqui. Vim ao Brasil em 2012. Estou muito ansioso para saber o que o Brasil se tornou no skate. Toda vez que venho ao país me surpreendo mais. Tinha um menino aqui de uns três anos, usando um capacete, queria ter começado com essa idade. É maravilhoso – disse Paul Rodriguez, que começou com 11 anos, possui uma linha de tênis com seu nome e lançou dois modelos exclusivamente para a Rota Pan-Americana.
- O processo de criação dos tênis demora mais ou menos um ano, mas é sempre legal. Eu vou testando as amostras e mudando as coisas para me sentir melhor. Como um skatista de alto impacto, eu preciso de um reforço nisso – relatou o americano de 29 anos, conhecido como P-Rod.
A etapa paulista da Rota Pan-Americana terá também uma competição de “best trick” (do inglês, “melhor manobra”) com a participação de 50 skatistas. Eles serão avaliados por jurados da Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Os três melhores serão premiados. O primeiro colocado levará um shape assinado por Luan Oliveira, Paul Rodriguez e o restante da equipe global, além de um kit com produtos, que também será dado ao segundo e terceiro colocados.  
Ads by s(?)Hide ads
Skatistas se divertiram na pista do Brasil Skate Camp Park, onde há aulas para crianças (Foto: Gabriel Fricke)

RBR anuncia saída de Vettel em 2015.
Alemão vai para Ferrari. Kvyat assume

Após quatro títulos em seis anos no time, alemão está de saída para assumir lugar de Fernando Alonso na escuderia italiana. Jovem russo da STR é promovido

Por Suzuka, Japão
Antes mesmo da chegada do tufão Phanfone, outra notícia provocou um vendaval no paddock de Suzuka, palco do GP do Japão deste fim de semana: o tetracampeão Sebastian Vettel está de saída da RBR ao fim desta temporada. A equipe austríaca fez o anúncio oficial na manhã deste sábado no Japão, noite de sexta-feira no Brasil. O novo parceiro do australiano Daniel Ricciardo será o russo Daniil Kvyat, que estreou na STR neste ano.
Sebastian Vettel está fora da RBR em 2015 (Foto: Divulgação)

O anúncio do fim da parceria entre Vettel e RBR para 2015 antecipa a confirmação da saída de Fernando Alonso da Ferrari. O piloto alemão assumirá o lugar do espanhol na tradicional escuderia italiana, informação confirmada pelo próprio chefe da RBR, Christian Horner. O provável destino de Alonso é a McLaren, que a partir de 2015 contará com os motores Honda.
- Sebastian Vettel nos informou que deixará a RBR no fim da temporada 2014. Queremos agradecer calorosamente Sebastian pelo papel incrível que desempenhou na RBR durante os últimos seis anos. Assim como desejamos o melhor para Sebastian em sua próxima fase da carreira, também olhamos para o futuro com entusiasmo, já que a vaga abre caminho para a próxima geração de pilotos da RBR.  O programa de pilotos desenvolveu alguns talentos comprovados nos últimos tempos, incluindo Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, que tem se destacado no RBR10 ao vencer três corridas em sua primeira temporada com a equipe. Temos o prazer de anunciar que Daniel será acompanhado na equipe em 2015 por outra estrela em ascensão do programa júnior, Daniil Kvyat - diz o comunicado da RBR.
Sebastian Vettel ao conquistar o tetracampeonato no GP da Índia de 2013 (Foto: Getty Images)

Fruto do programa de jovens pilotos da RBR, Vettel ingressou na equipe austríaca em 2009 após brilhar na STR, com direito a uma vitória no GP da Itália de 2008. Em seis temporadas na RBR, Vettel sagrou-se tetracampeão mundial, ajudando também o time a conquistar quatro títulos de Construtores. Ao todo, foram 38 vitórias, 44 poles, 64 pódios e 23 melhores voltas. 
Ads by s(?)Hide ads
Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat formarão a dupla da RBR em 2015 (Foto: Getty Images)

O anúncio da saída de Vettel esquenta ainda mais o clima para o GP do Japão deste fim de semana. O treino classificatório será disputado às 2h (de Brasília) deste sábado com transmissão do SporTV. A TV Globo exibe os momentos decisivos a partir das 2h40. Na madrugada de sábado para domingo, a TV Globo transmite ao vivo todas as emoções da corrida a partir das 3h. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Cruzeiro e Inter sofrem sem Goulart e Eduardo Sasha; veja quem perde mais

Cruzeirense, destaque do Brasileirão, vê ex-colega despontar nas últimas rodadas. Jovens atuaram juntos no time B do Colorado; confira como cada equipe deve reagir

Por Rio de Janeiro
Marcelo Oliveira e Abel Braga se preparam para o aguardado confronto entre Cruzeiro e Internacional, neste sábado, às 18h30, com problemas parecidos. Ambos terão os desfalques de importantes jogadores. Na Raposa, Ricardo Goulart teve estiramento na coxa e foi cortado até da Seleção. No Colorado, Eduardo Sasha fraturou o tornozelo e só volta em 2015. Enquanto os substitutos não são conhecidos, as duas equipes lamentam as ausências. O que não se esperava é que a falta do jovem da equipe gaúcha seria tão – ou até mais – sentida que o rival, um dos melhores do Brasileirão até agora.  
Apesar do bom momento de Eduardo Sasha, que tem quatro gols nos últimos cinco jogos, o Cruzeiro deve sofrer mais com a ausência de Ricardo Goulart. Enquanto o Colorado tem mais opções de substitutos, o cruzeirense tem apenas Júlio Baptista como natural suplente. O jogador, no entanto, também está machucado. Marcelo Oliveira tem Willian, Marquinhos, Dagoberto e Marlone como opções. Os dois primeiros devem ir a campo. Os gaúchos devem ir com Valdívia, mas ainda tem Alan Patrick e Willians de prontidão. Para Leonardo Miranda, do Blog Painel Tático, o Inter perderá muito sem Sasha. A Raposa terá que mudar seu estilo de jogo.  
- Com o Sasha, o Inter vinha atuando no 4-2-3-1. A trinca de meias era Sasha pela esquerda, Alex centralizado e D´Ale na direita, com Wellington e Aránguiz como volantes. O time melhorou, pois ele dá profundidade ao ataque. O camisa 20 tem liberdade para chegar com surpresa. O Cruzeiro será obrigado a mudar a característica de jogo, já que Goulart e Baptista atuam centralizados, mas são mais atacantes do que meias – avaliou o blogueiro. 

sasha em alta
Ads by s(?)Hide ads
sasha inter internacional coritiba (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Sasha se firmou no Inter nas últimas rodadas (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Há menos de um mês, no último dia 9, Ricardo Goulart entrava contra o Equador, sua primeira partida pela seleção brasileira. No dia seguinte, o Internacional perdia por 2 a 0 para o lanterna Vitória, aumentava a pressão sobre Abel Braga e via sua posição no G-4 cada vez mais ameaçado. De lá para cá Goulart se manteve regular. Fez dois gols, mas viu a Raposa perder duas partidas. O Inter não perdeu, venceu quatro e virou o principal adversário dos mineiros. A arrancada dos gaúchos tem um elemento principal: Eduardo Sasha.
Ele entrou no decorrer da partida contra o Botafogo, fez o segundo gol do triunfo por 2 a 0 e depois não saiu mais. Fez mais um gol contra o Criciúma e outros dois diante do Coritiba na última rodada. O Inter se encaixou com o guri no seu ataque, atuando pelo lado esquerdo, seja com Wellington Paulista, seja com Rafael Moura na frente. No mesmo período, Ricardo Goulart balançou as redes duas vezes. Mas teve duas derrotas com o Cruzeiro.
No Troféu Armando Nogueira, que avalia as atuações dos jogadores no Campeonato Brasileiro, Sasha teve nota média 7,20 nos últimos cinco jogos. Foi o craque da última rodada e esteve presente na seleção da rodada anterior. Goulart teve média de 6,30 no mesmo período. O cruzeirense, no entanto, é o terceiro na média geral, atrás de Tardelli e Marcelo Grohe. Diante dos números expressivos, o discurso de lamentações no Colorado foi mais forte.  
Fiquei muito triste com a notícia da lesão do Sasha. Ele é um cara que estava nos ajudando muito, vivendo uma grande fase
Willians, volante do Internacional
- Fiquei muito triste com a notícia da lesão do Sasha. Ele é um cara que estava nos ajudando muito, vivendo uma grande fase e sendo importante nos jogos. Nosso elenco é muito forte e quem entrar no lugar dele vai dar conta do recado. Sabemos que ele ficará na torcida por nós. Vamos dar aquele algo a mais para buscar as vitórias e chegar ao topo do campeonato. Estamos fechados nesse objetivo – declarou o volante Willians.
Ricardo Goulart esteve ausente em seis partidas no Brasileirão até agora. Sem ele, o Cruzeiro venceu Bahia, Atlético-PR (duas vezes) e Goiás, empatou com o Fluminense e perdeu para o rival Atlético-MG no primeiro turno. Marcelo Oliveira encarou com naturalidade a baixa de seu meia. O técnico viu o momento mais como um resultado da temporada desgastante e aproveitou para criticar a sequência dura de partidas.
- Os jogadores são submetidos a um esforço muito grande, um calendário desumano. O Cruzeiro joga com muita intensidade, e os jogadores estão muito cansados. Tem ocorrido em outras equipes também. Nesta época do ano faremos nove jogos em um mês. Vamos seguir em frente, escalar o melhor time, com toda confiança, mesmo lamentando a contusão do Goulart. Estamos convictos que podemos fazer um grande jogo contra um adversário muito qualificado – avaliou o comandante.
caminhos cruzados
ricardo goulart internacional x cruzeiro poa (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Ricardo Goulart jogou com Sasha pelo Inter (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)
O colorado, de 22 anos, e o cruzeirense, de 23, têm trajetórias ligadas. Jogaram juntos no Internacional, na equipe B comandada por Enderson Moreira, e despontaram como grandes promessas. Aquele time ainda contava com Oscar, atualmente jogador da Seleção e do Chelsea. Sasha, até então, era o mais badalado. Chegou ao Mundial Sub-20 em 2010. O atual técnico do Santos também usava o 4-2-3-1, com Oscar centralizado, e os garotos nas pontas.   
Apesar do sucesso, foram pouco aproveitados no time profissional. Chegaram a integrar o elenco campeão gaúcho de 2011, mas em 2012 o mesmo técnico que os treinou no time de baixo do Colorado os levou para o Goiás. Enquanto Goulart estourou na Série B pela equipe goiana, cavou sua ida ao Cruzeiro e conquistou o Campeonato Brasileiro pela Raposa no ano seguinte, Eduardo só engrenou no ano passado pelo Esmeraldino. Mesmo assim, com pouca regularidade.   
O jovem retornou ao Colorado neste ano e viveu um semestre na reserva. Foi sondado pelo Vasco, mas esperou. Por sua vez, o ex-colega desequilibrou na Raposa e chegou à Seleção. Porém, Sasha foi paciente e com apenas cinco jogos conseguiu desbancar nomes de peso no Inter. Sua ausência e a consequente dor de cabeça a Abel Braga mostra que atingiu nível de importância no Colorado semelhante ao do ex-companheiro no Cruzeiro.

Condição de ídolo e patrimônio do Bota livram Jefferson da demissão

Goleiro está em rota de colisão com o presidente Maurício Assumpção, mas sua saída seria difícil de ser argumentada. Marcelo Mattos também era alvo

Por Salvador
Jefferson, Botafogo X Bahia (Foto: Fernando Soutello / Agência estado)Jefferson, machucado, não enfrenta o Vitória neste sábado, em Salvador (Foto: Fernando Soutello / Agência estado)
Nesta sexta-feira, o presidente Maurício Assumpção retornou ao Engenhão depois de muito tempo. E foi com uma bomba, a rescisão de contrato de quatro dos mais experientes jogadores do elenco: Emerson, Edilson, Bolívar e Julio Cesar. A lista poderia ter sido maior e incluir o principal nome do time, o goleiro Jefferson. Justamente por ser o maior ídolo da torcida que não foi possível tirá-lo.

Assumpção e Jefferson estão em rota de colisão desde a acentuação da crise financeira do Bota, passando por casos como o da demissão do preparador Flavio Tênius. O último capítulo foi a reclamação do goleiro, após a derrota para o Grêmio, de que não havia comando no futebol. A insatisfação do mandatário aumentou com divulgação do churrasco em comemoração ao seu aniversário no último sábado. Ele desconfiou que o vazamento da festa poderia ter saído do grupo de atletas insatisfeito e prometeu uma atitude drástica.
- O próprio Jefferson disse que sentia falta da diretoria para uma cobrança. Alguma coisa tinha de ser feita. Quem é o responsável? Sou eu. Agora vou tomar as decisões que eu acho que tenho que tomar para tirar o time desta situação. Não adianta falar de coisas erradas agora, não está em questão. Se o Botafogo for rebaixado hoje, a culpa é do presidente - disse Assumpção em entrevista coletiva nesta sexta.

Mas como rescindir com Jefferson, ídolo e considerado um patrimônio do clube? O argumento de "critério técnico" não se encaixaria. As quatro dispensas, no entanto, podem servir como um recado para avisar quem manda no Botafogo.
 
Outro que também não entrou para o grupo foi o volante Marcelo Mattos, em processo de recuperação de lesão. Ao lado de Jefferson e dos outros quatro dispensados, Mattos é um líder do elenco. Na visão da diretoria, este grupo é que organizava as manifestações internamente.

- Vão surgir novas lideranças, outros jogadores vão poder mostrar o valor. A base sempre correspondeu. Se não tivesse confiança no elenco, não teria tomado essa decisão. Acho que são capazes de fazer o time sair desta situação, senão não tomava essa decisão.

Jefferson sofreu uma luxação no dedo na derrota para o Santos, na última quarta-feira, e desfalca o time neste sábado, contra o Vitória, no Barradão. O goleiro seguirá ausente do time, já que estará junto com a seleção brasileira para a realização de dois amistosos, contra Argentina, no dia 11, e Japão, dia 14.

Longe da ebulição, time tenta se concentrar no Vitória

Depois da manhã conturbada, a delegação alvinegra viajou para Salvador no início da tarde e se hospedou em um hotel longe da agitação da capital baiana. Longe da ebulição no Rio, os jogadores puderam ter mais paz para ao menos tentarem se concentrar no jogo deste sábado. Ao menos nesta sexta, da diretoria apenas o gerente Wilson Gottardo acompanhou a equipe.

Em 17º lugar com 26 pontos, o Botafogo precisa de um bom resultado fora de casa para tentar sair da zona de rebaixamento.

* Colaborou Thiago Franklin, do blogUm Facho de Luz

Dunga convoca Kaká, que retorna à Seleção depois de um ano e meio

Meia do São Paulo é chamado para vaga de Ricardo Goulart. Zagueiro Juan Jesus,
do Inter de Milão, substitui Marquinhos, do PSG, também cortado por lesão

Por Rio de Janeiro
Um ano e meio depois, Kaká está de volta à seleção brasileira. O meia do São Paulo foi convocado pelo técnico Dunga nesta sexta-feira para compor o elenco que disputará o Superclássico das Américas contra a Argentina, no dia 11 de outubro, em Pequim, e o amistoso contra o Japão, em 14 de outubro, em Cingapura. Ele entra na vaga de Ricardo Goulart, que se lesionou em um treinamento do Cruzeiro nesta sexta. Também nesta sexta-feira, o zagueiro Juan Jesus foi chamado para a vaga de Marquinhos. O defensor do Paris Saint-Germain foi cortado por lesão.
Kaká volta à seleção brasileira depois de um ano e meio (Foto: Reuters)


Kaká estava fora da Seleção desde março de 2013, quando recebeu uma chance de Luiz Felipe Scolari nos amistosos contra Itália e Rússia. Em baixa no Real Madrid, o meia não foi chamado para a Copa das Confederações e ficou afastado do time nacional desde então, mesmo retornando para o Milan na janela de transferências de janeiro. O jogador voltou ao São Paulo em julho, emprestado pelo Orlando City, e de lá para cá disputou 13 jogos, marcando um gol.
Higuaín e Juan Jesus no lance que discutiram (Foto: Reprodução TV Globo)Juan Jesus esteve na seleção olímpica com mano em 2012 (Foto: Reprodução TV Globo)
Ele é o segundo tricolor convocado em dois dias, já que o volante Souza foi chamado na última quinta-feira para o lugar de Ramires, também cortado por lesão. Kaká concederá uma entrevista coletiva na tarde desta sexta para comentar seu retorno à seleção brasileira.
Juan Jesus, por sua vez, retorna à Seleção após mais de dois anos. O zagueiro, que iniciou a carreira no Inter, esteve nas Olimpíadas de 2012, em Londres, com Mano Menezes.
- A emoção de poder voltar a defender o seu país é sempre uma satisfação enorme, agradeço a Deus, ao Inter de Milão e aos meus companheiros de equipe por tornar esse feito real e à CBF por confiar em mim novamente. Queria deixar o meu boa sorte para meu grande amigo Marquinhos. Que ele venha ter uma rápida recuperação - postou Juan, em uma rede social.

Ídolo precoce na Itália, Juan vibra com chance na Seleção: "Estou pronto"

Vice-capitão do Inter de Milão com apenas 23 anos, zagueiro quer se livrar da fama de jogador maldoso e conquistar Dunga com muito trabalho: "Vou comer grama"

Por Rio de Janeiro
A onda de lesões na seleção brasileira obrigou Dunga a chamar novos jogadores para fazer parte do grupo que encara a Argentina no dia 11 de outubro, no Superclássico das Américas, e o Japão, no dia 14, em partida amistosa. Após os cortes de Ramires, Jefferson e Ricardo Goulart, que deram lugar a Souza, Marcelo Grohe e Kaká, foi a vez de o zagueiro Juan, do Inter de Milão, ser surpreendido com a notícia da convocação. Chamado para a vaga do lesionado Marquinhos, do Paris Saint-Germain, o zagueiro, em entrevista por telefone, não escondeu a felicidade e afirmou estar preparado para encarar o desafio de defender a camisa da Seleção.
- Cheguei para treinar hoje de manhã e vieram me falando que eu tinha sido convocado. Eu achei que eles estivessem doidos, já tinha saído a lista, mas aí me mostraram que o Marquinhos se lesionou. Fiquei triste por isso, conheço ele, é um cara que merece muito também, mas feliz ao mesmo tempo por ter sido chamado. Comemorei bastante. Jogar pela Seleção sempre vai ser diferente. As coisas foram muito rápidas para mim, sempre trabalhei muito e me dediquei 100%. Tudo aparece no momento certo. Estou muito feliz, nunca imaginei que tudo seria assim tão rápido, mas as coisas nos dias de hoje no futebol estão assim. Estou pronto, como sempre estive.
Juan em ação pelo Inter de Milão: surpresa ao chegar ao treino com a convocação para a Seleção (Foto: Getty Images)



Revelado nas categorias de base do Internacional, Juan foi cedo para a Europa e não se arrepende. Aos 23 anos e com pouco mais de duas temporadas no clube italiano, conquistou a confiança dos torcedores e do treinador, tornando-se vice-capitão e um dos principais nomes da equipe na temporada. Feliz pelo momento na carreira, o zagueiro destaca a evolução pessoal, aproveitando a boa sequência de jogos, e agradece o tratamento de "rei" por onde passa na Itália.
- Estou crescendo cada dia mais no clube. O treinador me dá confiança, sou o único que joguei os 90 minutos de todas as partidas na temporada. Sempre tive um espírito de liderança muito grande. Eles me respeitam muito por aqui, os torcedores me tratam como um rei mesmo (risos), tiram foto, são muito gentis. É outra cultura, sou novo, mas já me respeitam como ídolo. Posso fazer 100 jogos em dois anos e meio. Graças a Deus, tudo está dando certo.
De volta à Seleção após a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, sob comando de Mano Menezes, e com passagens pelas divisões de base do Brasil, Juan enxerga nos jovens jogadores a oportunidade ideal para resgatar o futebol brasileiro alegre e vitorioso.
Crescemos juntos nas divisões de base da seleção brasileira. Podemos trazer de volta esse espírito de vitória"
Juan, sobre a parceria com jovens destaques da Seleção, como Lucas e Neymar
- A Alemanha é hoje o que o Brasil era antes, uma equipe alegre, com espírito aguerrido, mostrando paixão pelo jogo. O futebol te ensina muito, mostra que sempre tem que estar buscando o melhor, e o Brasil está fazendo isso. Hoje podemos ver como estão jogadores como o Lucas, muito bem no PSG, o Neymar, Philippe Coutinho aparecendo no Liverpool. São jovens com muito potencial, crescemos juntos nas divisões de base da seleção brasileira. Podemos trazer de volta esse espírito de vitória, nosso futebol precisa daquela alegria que estava em campo quando Ronaldo, Rivaldo e Denílson ainda jogavam, com drible, com vontade. O Brasil é isso, temos sempre que arriscar, fazer o diferente.
Durante a trajetória com camisa do Inter de Milão, o zagueiro chegou a ficar marcado por uma agressão ao brasileiro Jonas, em 2013, na goleada de 4 a 0 sofrida para o Valencia, num torneio de pré-temporada nos Estados Unidos. Mesmo afirmando já ter superado o episódio, inclusive com pedido de desculpas ao compatriota, Juan discorda de parte da imprensa que, segundo ele, ainda o considera um jogador violento.

- O episódio com o Jonas acabou na hora mesmo, eu pedi desculpas no fim do jogo, nós nunca tivemos problemas. Nós estávamos tomando uma goleada, eu perdi a cabeça e vacilei. Sou muito tranquilo, mudei minha mentalidade, espero que agora tenham a oportunidade de ver que mudei totalmente, cresci, tenho mais responsabilidade. Sou vice-capitão da equipe, não posso ter essa imagem. Quando eu comecei no Internacional, eu queria mostrar muito serviço, com muita força de vontade. Às vezes acabava expressando de maneira errada em campo. A imprensa gaúcha pegava cenas separadas, lembravam muito das coisas que eram ruins. Nunca fui maldoso, sempre fui um cara correto. Já me excedi dentro de campo em certos momentos, mas são coisas diferentes. Cresci 100%. Aquilo era coisa de guri, que tinha muita vontade, mas pouca experiência.
Zagueiro na disputa das Olimpíadas de Londres, em 2012: experiência nas seleções de base (Foto: Getty Images)


Confira mais trechos da entrevista:
GLOBOESPORTE.COM: Alguns jogadores vão muito novos para a Europa e acabam sumindo, não conseguem ter uma boa sequência. Como foi essa mudança para você?
JUAN: A melhor coisa que eu fiz foi ter vindo para a Itália ainda novo. Cheguei aqui, acabei me casando, minha mulher é muito centrada. Às vezes chego de cabeça quente, e ela me segura, me ajudou muito nessa minha mudança. Essa experiência só me fez crescer, estou tendo muitas oportunidades.
Sua trajetória na seleção brasileira começou ainda nas divisões de base. O que representou a conquista do Sul-Americano sub-20, em 2011, sob comando do Ney Franco?
Aquela experiência serviu como crescimento, eu era muito novo, ainda precisava aprimorar o jogo. Foi gratificante, cresci como jogador e também como pessoa. Agora já se passaram três anos, e isso muda muito a carreira. No Campeonato Italiano, tem que se defender muito bem. Aquele torneio me ajudou a melhorar. 
Juan Jesus - brasil (Foto: Getty Images)
Ads by s(?)Hide ads
Ao lado de Neymar Juan sai de campo decepcionado após a derrota na final olímpica contra o México: "pesadelo" (Foto: Getty Images)
Você estava nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Quais são as lembranças daquela final?
Valeu muito a experiência, foi importante para mim. Fomos confiantes que iríamos buscar a medalha de ouro. Aquele jogo ainda é um pesadelo para mim até hoje. Nosso time era o mais forte, com Neymar, Oscar, Thiago Silva, Marcelo. Era para ganhar, mas não deu. 
O futebol brasileiro hoje se destaca não mais pelos atacantes, mas sim pela parte defensiva. São muitos os concorrentes por uma vaga?
O Brasil tem história de bons zagueiros, mesmo recente, com Juan e Lúcio, que são nomes importantes. Atualmente temos o David Luiz, um cara muito vibrante, Thiago Silva, com toda sua experiência, o Marquinhos, tido como um dos zagueiros mais rápidos da Europa, o Miranda, sempre em alta no Atlético de Madri. Essa concorrência é ainda melhor para mim, me força a mostrar trabalho, fazer por merecer estar ali.
Ter jogado na base com alguns jogadores que hoje fazem parte do grupo do Dunga te faz chegar mais ambientado?
Claro. Sempre converso com o Neymar quando dá. Eu sou mais tranquilo, falo pouco, estou indo para mostrar serviço. Aquela resenha sempre acontece, é bom reencontrar companheiros. Mas hoje volto mais ambientado, não vou ter que sofrer como calouro, que tem que cantar no meio de todo mundo, como foi na minha primeira vez, foi difícil (risos). 
Ads by s(?)Hide ads
Com sobrenome estampado na camisa, Juan Jesus é um dos líderes do renovado Inter de Milão (Foto: Getty Images)


Sua carreira ainda está começando, mas já tem planos, sabe onde quer estar daqui a alguns anos?
Tenho muita coisa pela frente. Estou muito feliz no Inter de Milão, apostaram todas as cartas possíveis, me deram uma confiança que eu não teria em outro lugar. Quero fazer história aqui como fez o Zanetti. Quero até mais, mas, se eu conquistar o que ele conquistou por aqui, já estou muito satisfeito.
A chance com o Dunga caiu no seu colo. Quais são os seus sonhos na Seleção?
Eu espero me firmar na Seleção, ter a oportunidade de jogar com o Dunga e me sair bem, mostrar para ele que estou pronto para defender a camisa por muitos anos. Quero ganhar a Copa do Mundo de 2018, ou 2022. A que vier eu aceito (risos). Se Deus quiser estarei presente nessa caminhada. Vou ter que trabalhar muito, vou comer grama, David Luiz e Thiago Silva são muito respeitados, mas estarei na briga. Vou fazer de tudo para colocar meu nome na cabeça do Dunga.
*Por Igor Rodrigues, estagiário, sob a supervisão de Felipe Barbalho

Com Nico no topo, Mercedes domina treino no Japão. Holandês faz história

Rosberg supera Hamilton na primeira sessão livre de Suzuka. Massa termina em 11º. Aos 17 anos, Verstappen se torna mais jovem a participar de fim de semana de F-1

Por Suzuka, Japão
Nem vulcões, nem tufões. Sem fenômenos da natureza para atrapalhar, a dupla da Mercedes não teve dificuldades para dominar o primeiro treino livre para o GP do Japão deste domingo. Vice-líder da temporada, Nico Rosberg foi o mais veloz da sessão, com 1m35s461, seguido de perto pelo líder do campeonato Lewis Hamilton, que ficou a 0s151, ao anotar 1m35s612. A atividade foi marcada pela quebra de um recorde. Futuro titular da STR em 2015, o holandês Max Verstappen se tornou o mais jovem a participar de um fim de semana de Fórmula 1, aos 17 anos, batendo a marca que pertencia a Sebastian Vettel,  que participou da atividade que abriu o GP da Turquia de 2006 quando tinha 19 anos.
Nico Rosberg, da Mercedes, em açao no 1º treino livre para o GP do Japão (Foto: Getty Images)Nico Rosberg, da Mercedes, em açao no 1º treino livre para o GP do Japão (Foto: Getty Images)


Centro das atenções em Suzuka em razão dos fortes rumores de sua saída da Ferrari, Fernando Alonso fechou a atividade em terceiro (1m36s037), enquanto seu companheiro Kimi Raikkonen ficou em quinto (1m37s187). Entre eles ficou o parceiro de Felipe Massa na Williams, Vallteri Bottas, o quarto com 1m36s576. O brasileiro, por sua vez, foi discreto. Terminou apenas em 11º, com 1m38s012.

Massa ficou uma posição à frente de Verstappen. Substituindo o francês Jean-Eric Vergne, o jovem holandês fechou sua primeira sessão na F-1 em 12º com 1m38s157, pouco menos de meio segundo mais lento que o outro carro da STR, de Daniil Kvyat. Max, porém, experimentou também sua primeira quebra, ao ver seu motor estourar nos minutos finais da atividade. Outro reserva a participar do treino foi Roberto Merhi. O espanhol de 23 anos andou no lugar do japonês Kamui Kobayashi e ficou em antepenúltimo, atrás do outro carro da Caterham, de Marcus Ericsson. A sessão contaria com outro novato, Will Stevens, na Marussia. O britânico foi anunciado como novo piloto reserva do time e o projeto era de andar no treino livre em Suzuka, mas sua documentação do não ficou pronta, e a equipe andou com seus dois titulares, que amargaram as últimas posições.
Max Verstappen se tornou o mais jovem a participar de um treino de F-1, aos 17 anos com a STR, no Japão (Foto: Getty Images)Max Verstappen se tornou o mais jovem a participar de um treino de F-1, aos 17 anos (Foto: Getty Images)
GP do Japão - 1º treino livre (Foto: GloboEsporte.com)





Horário Gp Japão (Foto: Editoria de arte)

Fique ligado nos horários do GP do Japão
Os pilotos voltam à pista daqui a pouco, às 2h (horário de Brasília) para o 2º treino livre, com transmissão ao vivo no SporTV. A TV Globo exibe todas as emoções da corrida ao vivo, na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h, e o GloboEsporte.com acompanha as movimentações no circuito de Suzuka em Tempo Real. Fique ligado nos horários!
Horários GP do Japão Suzuka 2014 (Foto: Arte GloboEsporte.com)