quarta-feira, 20 de abril de 2011

Festa no apê de Ronaldinho Gaúcho vara a madrugada

Festa no apê de Ronaldinho Gaúcho vara a madrugada / Foto: Xande Nolasco 

Festa de jogador de futebol é assim: acontece sempre durante a semana, tem mais loura do que convidado, vara a madrugada e a polícia não toca o interfone lembrando a lei do silêncio. A de Ronaldinho Gaúcho, ontem, em seu apartamento na Barra, seguiu a regra.
A noite foi de diversão, exceto para dois dos seguranças do craque. Eles passaram a madrugada na calçada, sempre olhando de um lado para o outro, atentos a qualquer movimentação. O trânsito de mulheres era intenso. Elas desciam para comprar cigarro no quiosque em frente ao prédio e diziam o mesmo texto: “Bota na conta do gaúcho”. O comerciante, coitado, desconfiava do prejuízo. “Nunca mais vejo essa grana”, disse.
Um carro da polícia passava sempre pelo local, com a sirene ligada, mas não parou uma única vez. O goleiro Felipe era um dos convidados. De boné, dançou acompanhado de uma morena na varanda do apartamento. Mais tarde, deixou a festa e seguiu pela contramão na Avenida Lúcia Costa. Cartão vermelho, Felipe!
Festa no apê de Ronaldinho Gaúcho vara a madrugada
Festa no apê de Ronaldinho Gaúcho vara a madrugada / Foto: Xande Nolasco

Prefeita de Ribeirão Preto destaca a importância da Stock para a cidade

Dárcy Vera agradeceu a principal categoria do automobilismo brasileiro pela etapa na 'Califórnia Brasileira'; ela ainda exaltou número de empregos criados

Por Rafael Honório Ribeirão Preto, SP
Essa foi apenas a segunda etapa da Stock Car em Ribeirão Preto. Desde a temporada 2010, a principal categoria do automobilismo brasileiro acelera pelo circuito de rua da "Califórnia Brasileira". Uma realização em conjunto dos organizadores do evento e da prefeita Dárcy Vera. E para mostrar essa união em prol da cidade, a política fez questão de agradecer o apoio dos habitantes e de exaltar os números do fim de semana mais importante do ano para a região. Além da terceira corrida de 2011, Ribeirão também foi palco de uma carnaval fora de época.
- Estou feliz com o envolvimento da cidade no evento. É uma oportunidade que nós temos de mostrar Ribeirão Preto não apenas para o Brasil, mas também para o mundo. Com a Stock e o Carnabeirão, em uma semana, conseguimos criar mais de 3.300 empregos. A nossa classe hoteleira está lotada. Toda a regiao se beneficiou com o número de pessoas que nós recebemos. Para o fomento do turismo foi muito bom - afirmou Dárcy.
Stock Car: Átila Abreu comemora vitória com a prefeita de Ribeirão Preto (Foto: Duda Bairros)Dárcy Vera foi a responsável por entregar o troféu para o sorocabano Átila Abreu  (Foto: Duda Bairros)
A prefeita da cidade agradeceu a Stock Car por sediar uma corrida na cidade pelo segundo ano consecutivo. Citando os nomes de Maurício Slavieiro e de Carlos Col, organizadores da categoria, Dárcy revelou uma acordo de cinco anos com a maior categoria do automobilismo brasileiro. Com dois anos já passados, ela fica feliz com o resultados obtido.
- É importante trazer o automobilismo para o interior e verificar que o interior está preparada para grandes eventos. para nós é uma grande oportunidade. ribeirao preto vai estar trabalhando e brigando com as grandes capitais para trazer grandes eventos para cá. - disse.
Stock Car: vista aérea do circuito de rua de Ribeirão Preto (Foto: Carlos Natal)Vista aérea do circuito de rua da 'Califórnia Brasileira';
público lotou as arquibancada (Foto: Carlos Natal)
Mas o circuito de rua da "Califórnia Brasileira" parece estar com os dias contados. Segundo a prefeita, com a ajuda de Carlos Col e Paulo Gomes, ribeirão pretano e tetracampeão da categoria, a Prefeitura já está em busca de um novo local para as corridas.
- Em uma volta na pista com os pilotos, eles estavam me dando algumas dicas de locais que temos que modificar. Mas o objetivo da Prefeitura é mudar o local. Aqui nós já contamos com muitas contruções e vamos procurar uma nova área para levar a prova para um local muito mais amplo - planejou.

Ferrari encontra ‘vilão’ do mau início de ano e espera ganhar 1s na Turquia

Equipe deve usar túnel de vento da Toyota na sequência do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Maranello, Itália
fernando alonso ferrari gp da malásia pit stop (Foto: agência Getty Images)Números obtidos no túnel de vento prejudicaram o
desenvoldimento do 150º Itália (Foto: Getty Images)
Com apenas 50 pontos no Mundial de Construtores, a Ferrari parece ter encontrado o responsável pelo mau início de temporada da escuderia na Fórmula 1. A equipe revelou a existência de problemas estruturais no túnel de vento utilizado no desenvolvimento tecnológico e aerodinâmico em Maranello, na Itália. Isto significa que os dados obtidos na pré-temporada não correspondiam à realidade do carro, e os acertos de hoje em diante podem fazer o desempenho da equipe melhorar em até 1 segundo. As informações são do jornal espanhol “AS”.

O trabalho no túnel de vento é essencial para os engenheiros da equipe, já que, através dos sensores nele posicionados, é possível avaliar como a pressão e a força sobre o carro são distribuídas.

No fim da última temporada, o diretor técnico da Ferrari, Aldo Costa, já havia comentado sobre as dificuldades da equipe com a estrutura, mas garantiu que o problema havia sido superado.

- Perdemos o campeonato porque nosso carro não era tão rápido quanto o outro. Revolucionamos nossos métodos de trabalho e pagamos por ter um túnel de vento antiquado, mas agora resolvemos o problema e começamos uma nova era – disse o dirigente, no dia 30 de novembro de 2010.

Com a constatação de que a falha persiste, a equipe deve voltar a utilizar as instalações da Toyota, em Colônia, na Alemanha, para reavaliar e fazer os ajustes necessários no 150º Itália já para o GP da Turquia, no dia 8 de maio.

Assédio a Cicinho irrita Felipão: 'Tem anjinho com chifre e rabo'

Treinador palmeirense reclama de sondagem são-paulina a respeito de lateral-direito

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
cicinho  palmeiras   (Foto: Carolina Elustondo/Globoesporte.com)Oeste teria sido consultado pelo Tricolor para saber
a situação de Cicinho (Carolina Elustondo/Ge.com)
O bom desempenho de Cicinho com a camisa palmeirense tem gerado sorrisos no rosto do técnico Luiz Felipe Scolari e olhares dos rivais. Mas o treinador alviverde não gostou de saber que o São Paulo sondou o Oeste, clube que detém os direitos do atleta, para saber a sua situação no time palestrino.
Depois do empate em 1 a 1 com o time de Itápolis, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista, o administrador do time interiorano, Cidão, comentou sobre a consulta são-paulina ao jogador.
- Só faremos negócio com outro clube se o Palmeiras não quiser. O Palmeiras tem até o meio do ano para pagar R$ 2,5 milhões e adquirir 50% dos direitos do jogador. Se não eles não quiserem, aí podemos negociar com outros clubes que já nos procuraram – disse o dirigente.
Ao tomar ciência do fato, Felipão demonstrou irritação com a postura do rival.
- Não devo ser eu a responder sobre esse tipo de cafajestagem. Já disse ao Tirone (presidente do Palmeiras) que tem de saber quem são os honestos. Tem muito anjinho com chifre e rabo – retrucou o treinador.
Procurada pelo Globoesporte.com, a diretoria do Palmeiras afirmou que não está muito preocupada com o assédio rival e prefere não se alongar no assunto ética no futebol.
- O contrato dele vai até dezembro. Estamos em abril ainda, véspera de jogos fundamentais para o time e não estamos preocupados com isso. É normal que tenha assédio, mas nós temos interesse em permanecer com ele. Falar sobre a questão de ética é complicado porque o futebol tem outro tipo de código de ética. Prefiro não me manifestar. Nós estamos tranquilos e o jogador tem uma situação de contrato conosco – resumiu Roberto Frizzo, vice de futebol alviverde.

Torcedor do Bota e jogador do Figueira, Túlio seca Avaí nesta quarta

Volante diz que tenta sempre se manter informado sobra o Glorioso e pede que torcida volte a abraçar a equipe como em sua época

Por Thiago Fernandes Direto de Florianópolis
Túlio Figueirense (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Agora no Figueira, Túlio defendeu o Botafogo até 2008
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Túlio já tem programa certo para esta quarta-feira à noite. Jogador do Figueirense e torcedor do Botafogo, o volante vai assistir à partida entre o Glorioso e o Avaí para torcer por seu antigo clube e “secar” o arquirrival do seu atual time. Com muitos amigos ainda em General Severiano, o jogador diz que sempre acompanha as notícias do Bota e que tem a certeza que o mau momento vai ser superado.
- Eu nunca deixo de acompanhar o Botafogo, seja pela internet, seja ligando para meus amigos no clube. Sei do momento turbulento que o time atravessa, mas vai dar a volta por cima. Vou estar na torcida pela equipe hoje contra o Avaí. Vai ser um jogo melhor do que foi no Rio. Acredito que o time vai conseguir vencer mesmo fora de casa.
Aliás, segundo Túlio, jogar fora de casa pode até ser melhor para o Botafogo do que atuar no Engenhão. O volante diz que ficou impressionado com a falta de paciência do torcedor alvinegro nos últimos tempos e pede que os fãs voltem a se comportar como em sua época.
- Peço que a torcida apóie o time nesse momento difícil. A equipe está em transição e precisa da força de seu torcedor. Gostaria que a torcida voltasse a fazer o que fazia quando eu jogava lá, que abraçava mesmo o time. Eles choravam e comemoravam com a gente. Estavam sempre do nosso lado.
Botafogo e Avaí se enfrentam a partir das 19h30m (horário de Brasília), no estádio da Ressacada. Como os dois times empataram em 2 a 2 no jogo de ida, o Leão tem a vantagem de se classificar com igualdades em 0 a 0 ou 1 a 1.

Oscar melhora e está otimista para jogar domingo

Meio-campista espera treinar com bola na sexta-feira. Ele está quase livre de dores no tornozelo direito

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Oscar, do Inter (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Oscar se sente melhor e deve ir a campo domingo
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Oscar está otimista. O meio-campista está praticamente livre de dores no tornozelo direito e tem esperança de ir a campo no domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul, valendo vaga na final do segundo turno do Gauchão. O jogador ainda não atuou com Paulo Roberto Falcão. Ele levou pancada no tornozelo, e também torceu o local, na goleada de 6 a 2 sobre o Canoas, no dia 10 de abril.
O meia voltou a treinar no domingo, mas teve dores outra vez. Teve que retornar à fisioterapia. Nesta quarta-feira, Oscar apenas correu ao redor do gramado principal do Beira-Rio. Ele deve voltar a treinar com bola na sexta.
- No domingo passado, senti um pouco de dor. Não dava para jogar na terça (contra o Emelec). Nesta quarta, fiz um trabalho na fisioterapia, e à tarde fui trotar. Melhorou bastante essa semana. Melhora a cada dia. Estou ficando sem dor. Espero jogar domingo – disse o jogador.
Oscar terá mais uma sessão de fisioterapia na manhã desta quinta-feira. Pela evolução de sua recuperação, o garoto acredita que teria condições de jogar mesmo se a partida fosse antes de domingo.
- Pelo que treinei nesta quarta, dava para jogar. Corri bem, sem dor. Mas vamos ver o trabalho com bola. Tomara que eu não sinta dor.
A recuperação de Oscar é importante para o Inter. Falcão, para domingo, não tem D’Alessandro, suspenso. O garoto deve entrar no lugar do argentino.

Médico do Corinthians pede que Adriano tenha cuidado com o peso

Joaquim Grava diz que Imperador poderá demorar mais tempo para voltar a atuar se ganhar muitos quilos. Atacante foi operado na manhã desta quarta

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
joaquim grava médico corinthians (Foto: André Lessa / Agência Estado)Grava avisa: estará de olho no peso de Adriano
(Foto: André Lessa / Agência Estado)
O Corinthians redobrará os cuidados com o peso de Adriano durante o processo de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo. Responsável pela operação do Imperador, o médico Joaquim Grava lembra que o acúmulo de gordura neste período de inatividade poderá comprometer a recuperação. A previsão é de que o Imperador volte a jogar em cinco meses.
- É preciso ter uma orientação dietética. Tem de segurar agora. Ele já tinha perdido uns três quilos. Inevitavelmente, vai engordar. Não pode exceder o peso. Isso pode retardar a volta dele - afirmou Grava.
Adriano não joga desde o dia 21 de janeiro, ainda pelo Roma, quando lesionou o ombro direito no clássico com o Lazio, pelo Campeonato Italiano. Depois de algumas semanas de trabalho no Rio de Janeiro, iniciou no dia 11 de abril o tratamento no Corinthians, sempre mesclando exercícios de fisioterapia e físicos.
O Imperador, aliás, admitiu que estava acima do peso ideal, mas vinha cumprindo à risca a carga de atividades imposta pela comissão técnica alvinegra. Entretanto, na última terça-feira, no primeiro treino no gramado do CT Joaquim Grava, rompeu o tendão do pé esquerdo e terá de ficar cerca de cinco meses longe do futebol.

Adriano viajará na quinta-feira para o Rio de Janeiro, onde ficará até o dia 1º de maio. Neste período, estará sob cuidados do médico José Luiz Runco. Quando voltar ao Corinthians, passará a ter constantes avaliações para não ganhar gordura.
- O que combinei é que ele irá ao Rio e ficará com o Runco. É difícil usarmos a balança, mas, no caso dele, vamos usar. Vamos fazer uma pesagem a cada dez dias - completou.
A dieta elaborada para o jogador não deve sofrer grandes alterações. O clube havia até liberado o atacante a beber, socialmente, uma vez por semana.
 

Oito dias depois de acidente, Osasco vence o Vôlei Futuro e sai na frente

Apesar de problemas, time de Araçatuba começa o jogo melhor, mas donas da casa se recuperam, ganham com autoridade e fazem 1 a 0 nas semis

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP
Oito dias depois do acidente com o ônibus do Vôlei Futuro, Osasco e a equipe de Araçatuba conseguiram fazer nesta quarta-feira a primeira partida da semifinal da Superliga Feminina, no Ginásio José Liberatti. Apesar de um início bom dos visitantes, o time da casa conseguiu tomar o domínio da partida, venceu por 3 sets a 0 (25/23, 25/18 e 25/18) e saiu na frente na disputa por uma vaga na decisão do torneio.
As equipes voltam a se enfrentar neste sábado, às 10h, no Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba. A TV Globo transmite este duelo. O Rio de Janeiro já está classificado para a final da Superliga após eliminar o Pinheiros.
Sollys/Osasco x Vôlei Futuro natalia (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Jogadoras do Osasco comemoram na vitória sobre o Vôlei Futuro, nesta quarta (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
- A vitória de hoje foi muito importante para chegarmos mais leves no jogo em Araçatuba, que tem todo o desgaste da viagem, além de estarmos na casa do adversário. Mas temos de pensar no jogo agora. Amanhã começa tudo de novo, todos os treinamentos. E como a gente continua sem saber que time (do Vôlei Futuro) deve entrar em quadra, temos de reestudar todas as jogadoras. A gente não sabe se a Joycinha volta ou não. Ter ficado uma semana sem jogar foi bom só para integrar mais a Jaqueline no time, ela teve aí mais uma semaninha para treinar, mas a gente acaba perdendo o ritmo de jogo, atrapalhou um pouco -  analisou a levantadora Carol Albuquerque, escolhida a melhor em quadra.
Por ordem da diretoria, jogadoras e o técnico do Vôlei Futuro deixaram a quadra sem dar entrevistas.
joycinha Vôlei Futuro x osasco (Foto: Eliária Andrade/Globo)Com dores no pescoço e um olho roxo, Joycinha
ficou no banco (Foto: Eliária Andrade/Globo)
Apesar de não contar com a líbero Stacy, ainda no hospital, e com Joycinha, no banco de reservas por dores no pescoço, o Vôlei Futuro começou a partida equilibrando as ações e até um pouco melhor, especialmente graças a seus bloqueios. Quando o ataque das visitantes passou a funcionar, com Paula Pequeno e Tandara, o time de Araçatuba conseguiu abrir uma vantagem de quatro pontos, com 13/9.
A reação do Osasco veio quando Carol Albuquerque chegou ao saque, criando muitas dificuldades para a recepção adversária. Com Natália acertando seus ataques, o time da casa foi encostando e conseguiu a virada nos momentos finais, com 22/21. O fim do set seguiu equilibrado, mas, no ataque para fora de Elis, a equipe mandante fechou a parcial em 25/23.
O fim do primeiro set teve reflexos no segundo. Enquanto o Osasco manteve um bom ritmo, o Vôlei Futuro se abateu com a virada e passou a cometer muitos erros. O time mandante passou a abrir vantagem e chegou a ficar com oito pontos de distância (21/13). A equipe de Araçatuba ainda tentou esboçar uma reação, mas foi muito pouco, e as donas da casa fizeram 25/18 depois que Natália acertou o ataque na paralela.
O Osasco seguiu dominando o confronto e rapidamente abriu seis pontos de vantagem (9/3). O time de Araçatuba não deixou de lutar e conseguiu a recuperação, ficando a apenas um ponto (15/14). Mas, depois do segundo tempo técnico, a equipe mandante voltou a ser superior, abriu distância, e novamente fechou o set por 25/18, em um bloqueio de Jaqueline.

Emerson é afastado por ato de indisciplina e futuro no Flu é incerto

Atacante retorna ao Brasil antes mesmo do confronto com o Argentinos Jrs. e já está descartado também para semifinal da Taça Rio, diante do Fla

Por Edgard Maciel de Sá Direto de Buenos Aires
Emerson desembarque Fluminense (Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)Emerson e Fluminense: fim do casamento?
(Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)
Problema grave de última hora no Fluminense para a partida mais importante do ano, nesta quarta-feira, contra o Argentinos Juniors, às 21h50m (de Brasília), no estádio Diego Armando Maradona, pela última rodada do Grupo 3 da Libertadores: após ato de indisciplina na concentração em Buenos Aires, Emerson está afastado do elenco e retorna ao Brasil imediatamente. O Sheik já está fora também da partida semifinal da Taça Rio, domingo, diante do Flamengo, e tem futuro incerto nas Laranjeiras.
Herói do título do Brasileirão em 2010, com o gol decisivo na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, na última rodada, dia 5 de dezembro, no Engenhão, o atacante tem vivido uma temporada nada agradável. Ausente da maioria dos 21 jogos do Flu na temporada, entrou em campo somente em nove oportunidades e marcou apenas um gol.
Ainda na pré-temporada, Emerson voltou a sentir uma lesão no tornozelo esquerdo, a mesma que o afligiu na reta final do Brasileirão. As atuações abaixo da média no retorno, porém, culminaram com a barração na partida diante do Nova Iguaçu, no último domingo, quando entrou em campo apenas na segunda etapa. No mesmo dia, fez um comentário misterioso, mas que deixava clara a insatisfação, através do Twitter.
- Agora o circo está completo.
Para amigos mais próximos, o jogador já revelou o desejo de mudar de clube. Apesar de estar marcado para sempre na história do Tricolor, desde sua chegada, ele murmura pelos cantos que não se sente à vontade e que ali não é o seu lugar. A situação está indefinida, mas a tendência é que as boas recordações do Sheik com a camisa do Fluminense fiquem restritas às imagens do fim de 2010.
 

CR7 decide na prorrogação, derruba Barcelona e acaba com seca do Real

Português vence duelo com Messi e dá primeiro título aos merengues na era Mourinho. Última conquista havia sido na Supercopa da Espanha, em 2008

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Cristiano Ronaldo levou a melhor no duelo contra Lionel Messi. Nesta quarta-feira, no Mestalla, em Valência, o português decidiu a favor do Real Madrid, que ficou com o título da Copa do Rei. Com um gol no primeiro tempo da prorrogação, CR7 deu a vitória aos merengues por 1 a 0 sobre o Barcelona e acabou com a seca de quase três anos sem títulos da equipe comandada por José Mourinho. A última conquista havia sido em agosto de 2008, quando o time bateu o Valencia, pela Supercopa da Espanha.
Pela primeira vez desde que foi contratado pelo Real Madrid por € 94 milhões (cerca de R$ 212 milhões), o jogador mais caro do mundo decidiu uma final a favor dos merengues. E para alegria dos torcedores, justamente contra o rival Barcelona. No confronto do último sábado, pelo Campeonato Espanhol, empate no duelo particular com Messi: 1 a 1, um gol de cada. Agora, deu CR7. O time não ganhava a Copa do Rei desde a temporada 1992/1993.
BRASIL MUNDIAL F.C.: veja o gol de CR7 e a festa de José Mourinho
Após a Copa do Rei, as duas equipes voltam a duelar por uma vaga na final da Liga dos Campeões. O próximo encontro entre Real e Barcelona será na próxima quarta-feira, no Santiago Bermanbéu. O jogo de volta, em 3 de maio, será no Camp Nou.
Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo comemora o gol título do Real Madrid sobre o Barcelona (Foto: AFP)
O bate-papo de Casillas e Piqué ainda no corredor de acesso do gramado do Mestalla já dava indícios de como seria o confronto entre os rivais. No jogo do último sábado, pelo Campeonato Espanhol, o zagueiro do time catalão teria cantado no vestiário para os merengues que o Barcelona venceria a Copa do Rei. A informação foi divulgada pelo jornal "Marca".
- Já ganhamos o Campeonato Espanhol de vocês. Agora, nós vamos ganhar a Copa do Rei - teria dito o jogador, que negou a frase pelo Twitter.
Antes das semifinais da Liga dos Campeões, porém, Barcelona e Real Madrid voltam a campo pelo Campeonato Espanhol. O time catalão vai encarar o Osasuna, no Camp Nou. Já os merengues pegam o Valencia, no mesmo Mestalla da decisão da Copa do Rei. As duas partidas vão acontecer no próximo sábado, dia 23.
.Real Madrid joga melhor em etapa inicial marcada por bulhas
partida entre Barcelona e Real Madrid pela Copa do Rei (Foto: Reuters)Jogadores de Real e Barça discutem após lance
mais ríspido no jogo desta quarta (Foto: Reuters)
Assim como o confronto do último sábado, a final da Copa do Rei começou tensa, com os dois times se estudando. O Real Madrid, porém, entrou mais ligado e buscando mais o ataque para tentar abrir o marcador e finalmente vencer a primeira do Barcelona na atual temporada. Mas o que chamou a atenção foram os ânimos exaltados dos atletas.
Logo aos três minutos de jogo, Daniel Alves derrubou Di María na intermediária e o bate-boca entre os rivais foi inevitável. Os jogadores do Real Madrid correram em direção ao árbitro Alberto Undiano Mallenco, que assinalou apenas a falta. Na cobrança, Cristiano Ronaldo encontrou Sérgio Ramos dentro da área. O zagueiro chutou e a bola bateu em Adriano, saindo pela linha de fundo. O espanhol reclamou de pênalti, mas o lance foi normal.
A partir daí, o Real Madrid passou a mandar no jogo. Os destaques eram Cristiano Ronaldo e Özil. No primeiro lance, aos 11, o alemão fez um ótimo lançamento já dentro da área para o português. O atacante perdeu tempo com o domínio de bola, mas conseguiu finalizar com força, vencendo o goleiro Pinto. Mascherano tirou em cima da linha.
partida entre Barcelona e Real Madrid pela Copa do Rei (Foto: Reuters)Mourinho e Guardiola se cumprimentam antes do confronto Real e Barcelona (Foto: Reuters)
O jogo continuou quente e mais uma bulha entre os rivais. Pepe deu um pisão em Messi e revoltou os atletas do Barça. O árbitro assinalou apenas a falta. Aos 25, o português foi premiado com o primeiro cartão do jogo após falta em Pedro pelo lado direito. O lance contrariou os jogadores merengues e o técnico José Mourinho, que reclamaram da marcação.
Dois minutos depois, Villa e Arbeloa se envolveram em mais um lance polêmico. Após disputa de bola, o zagueiro deu um pisão na perna direita do espanhol. O árbitro só observou a troca de empurrões entre os atletas e não advertiu ninguém com o amarelo.
Cristiano Ronaldo na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)Observado por Mascherano, Cristiano Ronaldo tenta levar o Real Madrid ao ataque (Foto: AFP)
Özil e Cristiano Ronaldo quase colocam o Real Madrid em vantagem
Messi no jogo do Barcelona marcado por Pepe do Real Madrid (Foto: EFE)Marcado por Pepe, Messi foi bem marcado no
primeiro tempo do jogo desta quarta (Foto: EFE)
Ao perceber que não adiantava falar, o Real Madrid começou a jogar e quase abriu o marcador. Aos 29, Özil percebeu a passagem de Cristiano Ronaldo nas costas da zaga e fez um ótimo lançamento. O português tentou chutar de primeira, mas pegou fraco na bola. Pinto fez a defesa.
Seis minutos depois, a parceria se repetiu. Özil tomou a bola de Piqué no meio-campo e lançou para Cristiano Ronaldo. O jogador avançou na intermediária, invadiu a área e bateu cruzado. Pinto fez uma ótima defesa, evitando o gol dos merengues.
Faltando dois minutos para o fim do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo deu uma espaldinha para Özil pelo lado direito. O alemão cruzou para Pepe, que subiu mais do que Daniel Alves e cabeceou como manda o figurino. A bola bateu na trave e correu sobre a linha do gol. Quase o primeiro. E a etapa inicial ficou por aí. 
Barcelona acorda na etapa final e por pouco não bate o Real no tempo normal
David Villa na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: AFP)David Villa tenta passar por dois adversários na
final da Copa do Rei, em Valência (Foto: AFP)
O Barcelona voltou para o segundo tempo com outro ânimo. Disposto a bater o Real Madrid mais uma vez, o time catalão passou a pressionar os rivais. Logo aos dois minutos, Villa deu um lindo passe para Iniesta dentro da área. O espanhol se chocou com Sérgio Ramos e pediu pênalti. O árbitro corretamente mandou o lance seguir.
Três minutos depois, Pedro mostrou que o Barça não estava desligado do jogo. O espanhol pedalou diante de Sérgio Ramos e do bico da grande área soltou a bomba. Casillas se esticou todo, mas não viu a cor da bola, que passou rente ao travessão do goleiro merengue. A partida seguiu movimentada, com as duas equipes buscando a vantagem no placar.
Visivelmente superior na etapa final, o Barcelona demonstrava o velho futebol conhecido dos torcedores: muita posse de bola, poucos chutes a gol, e toques para invadir a área do Real Madrid. A estrela catalã, Lionel Messi, acordou para o jogo e passou a tentar os lances individuais e as tabelas com Iniesta, Daniel Alves, Xavi e David Villa.
O Real Madrid só foi assustar o Barcelona aos 18. Xabi Alonso recebeu na entrada da área e soltou a bomba. A bola passou com perigo por cima do gol de Pinto. Cinco minutos depois, Messi fez uma linda jogada e tocou por trás dos zagueiros para Pedro, que estava adiantado. O atacante invadiu a área e tocou na saída de Casillas. O árbitro anulou corretamente o gol alegando impedimento do camisa 17.
Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: AFP)Daniel Alves tenta superar a marcação de Di María no clássico desta quarta-feira (Foto: AFP)
O Barcelona seguiu mandando na etapa final, e Messi comandando as ações. Aos 29, o argentino recebeu um ótimo passe de Daniel Alves na entrada da área e soltou a bomba. Casillas se atirou na bola e fez uma linda defesa. Na sobra, David Villa errou a finalização.
No lance seguinte, mais uma chance perdida pelo Barcelona. Messi fez uma linda jogada pela direita, avançou para o meio e tocou para Xavi. O espanhol rolou para Pedro já dentro da área, que tentou encobrir Casillas. O camisa 1 merengue fez uma linda defesa.
No jogo de defesa contra ataque na etapa final, o Barcelona perdeu mais uma chance. Aos 35, Iniesta invadiu a área e chutou para outra defesa de Casillas. Três minutos depois, lançamento para Messi. Marcelo tentou cortar a bola e quase marcou contra. No último lance do tempo normal, em contra-ataque puxado por Cristiano Ronaldo, Di María recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e chutou para linda defesa de Pinto. Fim de papo na etapa final.
Cristiano Ronaldo decide no primeiro tempo da prorrogação
Pedro lamenta gol anulado na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: Reuters)Pedro lamenta gol anulado na partida entre Real Madrid e Barcelona (Foto: Reuters)
A partida seguiu bem disputada, mas bem diferente do segundo tempo, quando o Barcelona dominou o Real Madrid por completo. A primeira chance na prorrogação foi dos merengues. Aos ointo minutos, Xabi Alonso fez um ótimo lançamento para Cristiano Ronaldo, que ganhou na corrida de Mascherano. O português entrou na área e bateu cruzado. Pinto se esticou todo e não alcançou a bola, que passou à direita de goleiro catalão.
Aos 12, o Real Madrid fez o gol do título. Di María tabelou com Marcelo e recebeu na frente. O argentino cruzou com carinho na cabeça de Cristiano Ronaldo. O português subiu mais do que os zagueiros e meteu a testa na bola. Golaço dos merengues, que venceram o Barcelona pela primeira vez na temporada 2010/2011.
Cristiano Ronaldo quase fez mais um aos 13. O português aproveitou sobra da defesa e da meia-lua chutou em cima dos zagueiros. Quase o segundo tento do Madrid.  No fim, após falta em Messi, Di María, que já havia recebido o cartão amarelo, acabou expulso.
barcelona 0 x 1 real madrid
Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets (Keita), Xavi e Iniesta; Pedro, Villa (Affelay) e Messi. Casillas; Marcelo, Ricardo Carvalho (Garay), Sergio Ramos e Arbeloa; Pepe, Xabi Alonso e Khedira (Granero); Özil (Adebayor), Cristiano Ronaldo e Di María.
Técnico: Pep Guardiola Técnico: José Mourinho
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação.
Cartões amarelos: Pepe, Adebayor, Di María e Xabi Alonso (Real Madrid); Pedro, Adriano e Messi (Barcelona)
Cartão vermelho: Di María (Real Madrid)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha)
Estádio: Mestalla, em Valencia (Espanha)

Demolição interna do Mineirão
já está praticamente concluída

Previsão é que estádio pronto seja entregue no dia 31 de dezembro de 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
As obras do Mineirão, em Belo Horizonte, seguem em ritmo acelerado, de acordo com o secretário extraordinário da Copa, Sergio Barroso. Do lado de fora, cerca de 50% da área já foi demolida para a construção de um espaço multiuso, que circundará todo o estádio. O novo estacionamento coberto também já está adiantado.
mineirão obras (Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação)Obras do Mineirão estão adiantadas (Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação)
Dentro do estádio, a antiga geral, a arquibancada inferior, as lojas, os escritórios e os bares já foram derrubados. Cerca de 95% da demolição interna está concluída.
- O Mineirão será o primeiro estádio pronto para a Copa. Faremos a reinauguração no dia 31 de dezembro de 2012, e isso vai nos credenciar a ter papel importante na Copa das Confederações, em 2013 – afirmou Sergio Barroso.
Atualmente, 300 operários trabalham no Mineirão. No início de 2012, a previsão é de que a obra tenha 2.000 funcionários.

Em condições extremas, brasileiro é vice no Mundial em Margaret River

Depois de derrotar Guilherme Tâmega nas quartas e atual campeão do mundo nas semis, Magno Oliveira cai diante do australiano Ryan Hardy na final

Por GLOBOESPORTE.COM Margaret River, Austrália
Com ondas de até cinco metros, Margaret River testou os melhores bodyboarders do mundo no último dia da segunda etapa do Circuito Mundial. Um brasileiro chegou até a decisão, mas bateu na trave. O capixaba Magno Oliveira derrotou dois campeões mundiais e parou diante de Ryan Hardy. O australiano, de 31 anos, faturou o título e assegurou a segunda colocação do ranking.
bbodyboard_RyanHardy_MargaretRiver_IBA_Specker (Foto: IBA Specker)Ryan Hardy na final em Margaret River, na Austrália (Foto: IBA Specker)
Depois de um dia de folga, os bodyboarders voltaram a entrar em ação nesta quarta-feira. Na terceira bateria das quartas, Magno derrotou Tâmega, hexacampeão do mundo, e, nas semis, despachou o número 1 de 2010, Amaury Levernhe, das Ilhas Reunião. Foi sua primeira final em etapas do Circuito Mundial.
bodyboard_MagnoOLiveira_MargaretRiver_IBA_Specker (Foto: IBA Specker)Magno, vice-campeão (Foto: IBA Specker)
- É o melhor resultado da minha vida. Esse tipo de onda é a tipo de que eu gosto. Estão gigantes e perigosas. Nunca vi nenhum outro esporte ser disputado nessas condições. Estou orgulhoso por ser bodyboarder e por dias dias como esse – disse Magno.
Magno foi o principal beneficiado pelo novo formado do Circuito Mundial, nos moldes do surfe. Ele perdeu na primeira fase, mas conseguiu sobrevida na repescagem. Nas oitavas de final, fez a maior soma do campeonato (17,75).
bodyboard_GuilhermeTamega_MargaretRiver_IBA_Specker (Foto: IBA Specker)Tâmega se desequilibra (Foto: IBA Specker)
Nesta quarta, Magno voltou a fazer a maior pontuação do dia: 16,75 pontos nas semifinais, contra Levernhe. Na final, Hardy levou a melhor sobre o brasileiro e comemorou com a esposa, Leah, e o filho recém-nascido, Oliver.
- Milagres acontecem. Passei por vários milagres para chegar à final.
Na primeira etapa da temporada, em Pipeline, no Havaí, o campeão foi o local Jeff Hubbard. A próxima começa no dia 20, em Arica, no Chile.


Final
Ryan Hardy (AUS) 15.15 x Magno Oliveira (BRA) 7.35
Semifinais
1: Ryan Hardy (AUS) 14.85pts x Mark McCarthy (AFS) 10.95
2: Magno Oliveira (BRA) 16.75 x Amaury Lavernhe 12.35
Quartas de final
1: Ryan Hardy (AUS) 13.35 x Dallas Singer (AUS) 3.35
2: Mark McCarthy (AFS) 13.30 x Jared Houston (AFS) 11.95
3: Amaury Lavernhe (REU) 12.00 x Jeff Hubbard (Haw) 10.90
4: Magno Oliveira (BRA) 14.50 x Guilherme Tamega (BRA) 11.75

Para não acabar semestre mais cedo, Bota tenta pôr fim ao sonho do Avaí

Leão nunca passou das oitavas de final da Copa do Brasil e leva vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1

Por Thiago Fernandes Direto de Florianópolis
montagem Loco Abreu Botafogo Rafael Coelho Avaí (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) Loco e Coelho são as armas de seus times
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Eliminado do Campeonato Carioca, o Botafogo aposta todas suas fichas na Copa do Brasil para não desperdiçar a última chance que tem de ser campeão no primeiro semestre. Porém, para avançar, terá que superar o empolgado Avaí, que sonha em chegar às quartas de final do torneio pela primeira vez em sua história. O jogo de volta será disputado nesta quarta-feira, no estádio da Ressacada, a partir das 19h30m (horário de Brasília).
No duelo de ida, as duas equipes empataram por 2 a 2, no Engenhão. Com isso, o Avaí entra em campo com a vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 para se classificar. Resultado igual ao primeiro confronto levará a decisão para os pênaltis. Igualdades com mais de dois gols dão a vaga ao Botafogo.
O vencedor de Avaí x Botafogo enfrenta nas quartas de final o ganhador de São Paulo x Goiás. Tricolor e Esmeraldino fazem o primeiro duelo também nesta quarta-feira, a partir das 21h50m, em Goiânia.
O PFC transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Ricardo Marques Ribeiro (MG), que terá os auxiliares Altemir Hausmann (RS) e Jair Albano Felix (MG).

header o que esta em jogo
Avaí: o resultado do primeiro jogo deixa a equipe bem próxima de chegar às quartas de final da Copa do Brasil pela primeira vez. Além disso, a classificação dará moral para a semifinal do segundo turno do Catarinense, contra o Figueirense, no próximo domingo.
Botafogo: o Glorioso joga o semestre nessa partida. Eliminado do Carioca, o time alvinegro precisa seguir na competição para não ficar um mês sem jogos oficiais, já que o Brasileiro só começa no fim de maio. Depois de uma semana turbulenta, um bom resultado pode trazer de volta a confiança a General Severiano.

header as escalações 2
Avaí: o técnico Silas terá um reforço de peso para o jogo de volta. Marquinhos Santos, que se recuperou de uma lesão, treinou normalmente e deve ter condições de jogo. Marcinho Guerreiro, Willian, poupados, e Rafael Coelho, suspenso, não enfrentaram o Concórdia no fim de semana, mas estão garantidos contra o Botafogo. Com isso, o Leão deve ir a campo com: Renan, Émerson Nunes, Gian e Cássio; Julinho, Marcinho Guerreiro, Marquinhos Gabriel, Marquinhos Santos e Felipe; William e Rafael Coelho
Botafogo: sem poder contar com Antônio Carlos, suspenso, Caio Junior terá que improvisar na zaga. Fahel deve ser o escolhido pelo treinador para formar a defesa. Fábio Ferreira, recuperado de lesão, fica como opção no banco. Na lateral esquerda, Cortês assume a posição. O jogador não atuou contra o América porque não podia mais ser inscrito no Carioca. Com isso, o Botafogo deve ir a campo com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fahel e Cortês; Arévalo, Marcelo Mattos, Cidinho e Everton; Herrera e Loco Abreu.


header fique de olho 2
Avaí: William fez bom jogo no Rio de Janeiro, ameaçando sempre a defesa do Botafogo. O atacante é a esperança de gols da equipe avaiana.
Botafogo: Lucas fez dois gols contra o América e ganha cada vez mais a confiança de Caio Junior. O lateral, que atuou no Figueirense, conhece bem o campo da Ressacada.


header o que eles disseram
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "A Copa do Brasil dá uma vaga na Libertadores. Só por isso, já tem uma importância enorme. Para ser campeão, tem que passar por jogos difíceis como este. Tenho certeza que vai ser uma partida emocionante"

William, atacante do Avaí
: “Vamos procurar ficar mais tranquilos com a vantagem conquistada indo para cima deles porque se fizermos o gol vamos complicar ainda mais para o Botafogo. Quanto mais a gente dificultar, melhor. Chegamos em uma fase que não dá mais para colocar o pé no freio. Temos que acelerar.”
header números e curiosidades
* Esta será a oitava vez que Botafogo e Avaí se enfrentam em competições nacionais. O Glorioso está invicto, com três vitórias e quatro empates. Nos gols marcados, o Botafogo também leva vantagem de 13 a 7.

* O Avaí disputa a Copa do Brasil pela oitava vez em sua história. O restrospecto nos 25 jogos em que atuou é de oito vitórias, 10 empates e sete derrotas. O curioso é o saldo de gols: 0. Foram 32 gols marcados e 32 sofridos.
* O Botafogo já enfrentou equipes catarinenses duas vezes na Copa do Brasil. Em 1999, o Glorioso eliminou o Criciúma na 2ª fase do torneio. Em 2007, porém, foi derrotado pelo Figueirense nas semifinais da competição.
 
Botafogo e Avaí se enfrentaram pela última vez no dia 13 de abril de 2011, no Engenhão, no Rio de Janeiro. O duelo, válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, terminou 2 a 2 (gols de William e Rafael Coelho, para o Avaí, e Herrera e Loco Abreu, para o Botafogo)

Jogador do Coelho é vítima
de sequestro-relâmpago em BH

Zagueiro Fabrício e a namorada, que também estava no carro,
não se feriram. Dois suspeitos foram encaminhados para delegacia

Por G1 MG Belo Horizonte
fabricio américa-mg (Foto: Divulgação / Site Oficial do América-MG)Fabrício sofreu com a violência em Belo Horizonte
(Foto: Divulgação / Site Oficial do América-MG)
O zagueiro Fabrício, que joga no América-MG, e a namorada dele foram vítimas de um sequestro relâmpago, na noite desta terça-feira (19), na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), dois suspeitos, de 17 e 25 anos, teriam abordado o carro do casal e obrigado o jogador e a namorada a passar para o banco traseiro do veículo. Ainda segundo a polícia, um deles estava armado e o outro assumiu a direção.
Policiais que passavam em uma viatura teriam abordado o veículo e houve perseguição. O suspeito que dirigia o veículo do jogador perdeu o controle da direção e bateu o carro. De acordo com informações da PM, os dois suspeitos teriam tentado fugir a pé e o adolescente atirou duas vezes contra os policiais.
A polícia conseguiu capturar os suspeitos. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Apuração de Ato Infracional, na capital. Ninguém ficou ferido, de acordo com a PM.
- Eles apontaram a arma na minha cabeça e disseram que iriam levar apenas as rodas do carro. Mas me colocaram no banco de trás, ao lado da minha esposa, e saíram dirigindo - afirmou Fabrício.
Ainda segundo a polícia, foram recuperados R$ 670, que os suspeitos teriam roubado das vítimas. Um revólver calibre 38 que estava com o adolescente também foi apreendido pela polícia.
Violência
Fabrício é o segundo jogador a sofrer com a violência na capital mineira, em pouco mais de dois meses. No dia 6 de fevereiro, o meia Willian Morais foi assassinado, na saída de uma festa, também na Região da Pampulha.
Naquela oportunidade, o jogador, de apenas 19 anos, teria reagido a um assalto, levou um tiro no tórax e faleceu imediatamente.

Treino tático dá pistas do Vasco para a semifinal contra o Olaria

Ramon e Alecsandro devem ser as únicas novidades na equipe que enfrentou o mesmo rival no último sábado

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Nesta quarta-feira, Ricardo Gomes pôde finalmente fazer o que há muito tempo não fazia: treino tático. A atividade foi realizada em campo reduzido e deu pistas de que o retorno de Ramon à lateral esquerda e o de Alecsandro ao ataque devem ser as únicas novidades em relação ao time que empatou contra o Olaria. Na primeira metade do treino, esta foi a escalação testada por Ricardo. Chamou a atenção o fato de Bernardo e Elton não participarem do treino entre os reservas. A dupla treinou em separado atrás do gol.
Na segunda parte, Ricardo Gomes fez algumas modificações. Bernardo foi chamado para participar do treino já entre os titulares no lugar de Eder Luis. Eduardo Costa, outro que luta para voltar ao time, entrou no lugar de Fellipe Bastos. Elton também foi para o treino, mas ficou entre os reservas. Quem não participou do treino tático ficou aprimorando finalizações. Na parte final, Ricardo Gomes ensaiou movimentações com o setor ofensivo. Nesta parte participaram os laterais Allan e Ramon, os volantes Romulo e Fellipe Bastos, além do quarteto Felipe, Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro.
Na área da recuperação, Fagner e Fernando deram continuidade aos treinos físicos mostrando que já estão plenamente recuperados de suas lesões. O argentino Chaparro, que sentia dores musculares na coxa direita, também fez atividades físicas em São Januário, porém mais leves que as da dupla.
O Vasco entra em campo no próximo sábado, às 18h30m, no Engenhão, para enfrentar novamente o Olaria em confronto válido pelas semifinais da Taça Rio. O vencedor garante uma vaga na final. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis, que também foram treinados pelos jogadores.
 

Falcão e a Libertadores: ‘Pedi que o elenco me ensine a ser campeão’

Em vestiário recheado de campeões, técnico vive emoção de reencontrar o torneio continental. Ele diz que não trata Libertadores como obsessão

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
falcão internacional x santa cruz    (Foto: Divulgação)Falcão busca seu primeiro título de Libertadores
(Foto: Divulgação)
Renan, Tinga, Bolívar, Rafael Sobis, Índio: todos com dois títulos de Libertadores. Guiñazu, D’Alessandro, Kleber e tantos outros: também já campeões. Como chefe da turma, está Paulo Roberto Falcão, um ídolo superior a cada um deles no Inter, mas que não teve o privilégio de conquistar a América. É uma situação curiosa, e reconhecida pelo próprio treinador. Nesta terça-feira, na vitória de 2 a 0 sobre o Emelec, Falcão reencontrou a Libertadores depois de 31 anos. E pedindo a ajuda de seus comandados para trilhar o caminho do título.
A grande meta de Falcão é a Libertadores. Ele disputou três edições como jogador, sempre com o Inter, e ficou de mãos vazias. Na última, em 1980, perdeu a final para o Nacional, do Uruguai.
- Disse aos jogadores que por um gol eu não fui campeão na Libertadores. E aqui tem gente que já foi. Pedi que o elenco me ensine a ser campeão da Libertadores – disse Falcão.
O ídolo colorado diz que estava ansioso para reencontrar a Libertadores. Ele ainda lembra aquela derrota de 1 a 0 em 1980.
- O Internacional teve outros grandes jogadores que não têm esse título. O campeão tem que ser valorizado. Meu último jogo pela Libertadores foi no Uruguai. Não fomos campeões por causa de um gol. Lá, poderíamos ter feito três gols. O Rodolfo Rodrigues defendeu tudo. O Nacional tinha um grande time. A Libertadores era mais complicada. De quatro times, só passava um, e você já cruzava com o campeão nacional. O importante é que eles (jogadores do Inter) dizem que querem ser campeões de novo. Eu estava ansioso para voltar a disputar a Libertadores. Não tem como não estar. Foi um dia especial – comentou Falcão.
O técnico sente falta do título da Libertadores. Mas diz que isso não é uma obsessão.
- Não é uma obsessão. Tudo que é obsessão é ruim, porque se perde um pouco a naturalidade.
Com a vitória sobre o Emelec, o Inter garantiu vaga nas oitavas de final da Libertadores. Seu adversário deve ser o Jaguares, do México, ou o Peñarol, do Uruguai.

Cirurgia no pé do atacante Adriano termina com sucesso em São Paulo

Jogador do Timão passa por operação no tendão de Aquiles e agora vai iniciar processo de recuperação e fisiotarapia, que deve durar cinco meses

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
imagem pé esquerdo tendão de aquiles (Foto: Arte esporte)O local da ruptura do tendão do atacante Adriano
O atacante corintiano Adriano foi operado na manhã desta quarta-feira no hospital São Luiz, no bairro paulistano do Morumbi. A cirurgia no seu pé esquerdo foi feita pelo médico Joaquim Grava, durou cerca de uma hora, sendo realizada com sucesso. O período de recuperação do atleta, que ainda nem estreou pelo Timão, deve ser de cinco meses.
Adriano se machucou na tarde de terça-feira no CT do Parque Ecológico. Ele fazia um simples trabalho físico no gramado, na companhia apenas dos fisioterapeutas, quando rompeu o tendão de Aquiles. Com dores, o Imperador deixou o campo direto para ser examinado na clínica de Joaquim Grava. Logo em seguida a cirurgia foi agendada.
Contratado em março, Adriano era o principal reforço do Timão para a temporada. Com a eliminação precoce da Taça Libertadores da América e com o prazo de inscrições no Campeonato Paulista expirado, sua estreia estava sendo programada para o início do Brasileirão. Diretoria e comissão técnica planejavam o dia 22 de maio, na primeira rodada do nacional, diante do Grêmio em Porto Alegre, para mandar o atacante a campo pela primeira vez.
Sem poder jogar, ele vinha se dedicando aos treinos físicos. Visivelmente acima do peso, fato reconhecido pelo próprio jogador em recente entrevista, Adriano trabalhava duro para suar a camisa. O departamento médico do clube tinha esperança que ele perdesse seis quilos num prazo de dez dias – e que se encerraria amanhã – como primeira etapa do seu regime.
Ainda nesta quarta-feira, Joaquim Grava dará uma entrevista para explicar os detalhes da cirurgia e os procedimentos e prazos da recuperação de Adriano. O Imperador continua no hospital por mais um dia e pode ter alta na quinta.

Sindicato de empresas avalia situação das obras de estádios da Copa

Obras de estádios de SP e de Natal são os mais preocupantes, diz entidade.
Governo afirma que obras ficarão prontas dentro do prazo.

Por Robson Bonin Do G1, em Brasília
Projeto Estádio Arena das Dunas Natal 2014 (Foto: Divulgação)Projeto do estádio Arena das Dunas, em Natal
Um relatório elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) aponta os estádios de São Paulo e Natal como aqueles cujas obras para a Copa do Mundo de 2014 são consideradas as mais preocupantes.
O Brasil foi escolhido pela Fifa como país-sede do Mundial de 2014 em 31 de outubro de 2007. Em 31 de maio de 2009 houve a definição das 12 cidades-sede dos jogos (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Em 13 páginas, o levantamento mostra que, em São Paulo, depois do veto do Comitê Organizador Local (COL) ao estádio do Morumbi, em 16 de junho de 2010, a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera (SP), segue "sem definição". Ainda conforme o relatório, a construção e gestão do Estádio das Dunas, em Natal, era o projeto “mais atrasado” até fevereiro deste ano.
Na terça-feira (19), os ministros do Planejamento, Míriam Belchior, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disseram que as obras previstas ficarão prontas a tempo. No mês passado, o ministro do Esporte, Orlando Silva, dez de 12 estádios estão com obras “a pleno vapor”, e ficarão prontos no prazo estabelecido com a Fifa.
Além dos dois exemplos considerados mais problemáticos pelo presidente do Sinaenco de São Paulo, José Roberto Bernasconi, que apresentou o levantamento na terça-feira (19) na Câmara dos Deputados, durante audiência na Comissão de Turismo da Casa, medidas judiciais e cancelamentos comprometem quase todas as obras nas 12 sedes.
O sindicato aponta falhas nos projetos, suspeitas de irregularidades nas licitações e dúvidas quanto à viabilidade econômica dos projetos.
Em entrevista ao G1, Bernasconi chegou a afirmar que, diante do atraso nas obras do mundial, se nada for feito, o evento corre o risco de tornar-se “a Copa do improviso”. O sindicalista chegou até a defender a decretação de feriados e de férias escolares durante a realização dos jogos para amenizar os problemas de mobilidade urbana.
No fim de março, o comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 avaliou o andamento das obras dos estádios das 12 sedes que vão receber a competição. De acordo com o COL, São Paulo e Natal estão em situação critica.
Confira abaixo a situação de cada uma das 12 capitais:
Cidade Estádio Stuação
Belo Horizonte (MG) Mineirão Dividida em três etapas, obra teve início em janeiro de 2010, com o reforço estrutural e correção de patologias. Essa fase foi concluída em junho, mês em que o estádio foi interditado para obras mais complexas. Segunda fase concluída em dezembro do ano passado incluiu demolição do anel inferior de arquibancada e rebaixamento do gramado. A abertura de envelopes da licitação da terceira fase de obras ocorreu em 16 de agosto passado. Em janeiro deste ano, liminar cancelou a licitação por pregão eletrônico para supervisão das obras do estádio.
Brasília (DF) Mané Garrincha O processo de modernização começou em 27 de julho de 2010 com a assinatura da ordem de serviço para as obras. O desmonte e a demolição mecânica das arquibancadas terminou em outubro do ano passado, e as obras de fundações foram concluídas no começo deste ano. No momento, a obra está na fase de concretagem dos tubulões. O estádio é o segundo mais caro da Copa, com orçamento de R$ 696 milhões. Fica atrás apenas do Maracanã (R$ 705 milhões). Devido à capacidade de 72 mil assentos, Brasília pleiteia a abertura ou o encerramento da Copa.
Cuiabá (MT) Arena Pantanal O estádio será erguido no terreno do estádio Governador José Fragelli. A demolição começou em abril de 2010 e foi concluída na primeira quinzena de julho do ano passado. Com a fase de demolições concluída, a obra segue para as fundações.
Curitiba (PR) Arena da Baixada O Clube Atlético Paranaense assinou em 20 de setembro do ano passado termo de cooperação financeira com a prefeitura de Curitiba e o governo do Paraná para liberar os títulos de potencial construtivo do terreno do estádio. O Atlético-PR pretende começar a construção entre junho e julho de 2011, mas ainda não contratou construtora. O projeto executivo deve ficar pronto no final deste mês.
Fortaleza (CE) Castelão A atual estrutura do Castelão será parcialmente demolida para modernização. A reforma está orçada em R$ 452 milhões e será viabilizada por meio de Parceria Público-Privada. O processo licitatório começou em dezembro de 2009, mas o governo do Ceará divulgou apenas em 15 de setembro de 2010 o vencedor. A obra ainda não começou. O governo do Ceará combinou com a Fifa prazo de entrega do Castelão para abril de 2013, a dois meses da Copa das Confederações.
Manaus (AM) Arena Amazônia Demolição do estádio começou em maio do ano passado, tinha final previsto para julho, mas foi concluída apenas em outubro de 2010. É uma das arenas em processo mais avançado de construção. Já em outubro do ano passado começaram as obras de fundação. Dentro do cronograma acertado com o COL, as obras na Arena Amazônia entraram no início de março deste ano na fase de instalação das bases de concreto que vão sustentar pilares e vigas das arquibancadas inferiores (com capacidade para 22 mil torcedores). Neste mês, a construtora pretende começar a construir as estruturas de concreto da arquibancada inferior.
Natal (RN) Estádio das Dunas O edital da Parceria Público-Privada para a construção do Estádio das Dunas foi o último a ser lançado, em 20 de setembro de 2010. Até então, o governo aguardava a aprovação de um Projeto de Lei (PL) estadual que autoriza a criação de um Fundo Garantidor para as obras,que foi aprovado em 8 de setembro passado. No entanto, nenhuma empresa demonstrou interesse na licitação de 4 de novembro do ano passado. O governo remodelou o projeto para atrair investidores e abriu novamente os envelopes em 2 de março deste ano. Apenas uma empresa apresentou proposta e foi vencedora. A ordem de serviço foi assinada em 15 de março último.
Porto Alegre (RS) Beira Rio Em 28 de julho do ano passado, o Sport Club Internacional recebeu da prefeitura a licença ambiental para o início das reformas no Beira Rio. Em março deste ano, o Inter concluiu a instalação de 130 estacas que vão sustentar a estrutura metálica da nova cobertura do Beira-Rio e iniciou a reconstrução de parte das arquibancadas inferiores, demolidas em dezembro passado. O clube informou em 21 de março que pretende entrar em parceria com uma construtora para concluir a reforma do estádio.
Recife (PE) Arena Pernambuco A construtora Odebrecht assinou o contrato de Parceria Público-Privada com o governo de Pernambuco em 15 de junho do ano passado. Em março deste ano, começaram as obras de fundações, mesmo com as máquinas ainda trabalhando na terraplanagem. Parte do terreno da Cidade da Copa, onde será construída a arena, estava penhorado, mas o governo garante que o impasse foi resolvido. Além do estádio, está prevista a construção de conjuntos habitacionais, centro comercial e de entretenimento, hotéis e outros investimentos privados que, somados, podem chegar a R$ 1,6 bilhão. O novo estádio terá capacidade de 45 mil espectadores.
Rio de Janeiro (RJ) Maracanã O edital para a reforma do Maracanã foi lançado em 2 de junho do ano passado. Em 10 de agosto, o consórcio vencedor da obra foi definido com a proposta de R$ 705,6 milhões. A demolição da arquibancada inferior já terminou e a da superior está em fase final. Em janeiro deste ano, estudo recebido pelo COL constatou que a cobertura do Maracanã está tecnicamente comprometida e deve ser refeita. A informação foi confirmada em 18 de março pelo governo fluminense. Com isso, o custo da reforma saltou e pode chegar a R$ 1,1 bilhão. A reconstrução da cobertura também ampliou o tempo necessário para a reforma. O governo do Rio já pensa em adotar três turnos de trabalho para entregar o Maracanã em dezembro de 2012.
Salvador (BA) Arena Fonte Nova Salvador foi a primeira cidade a definir a construtora do estádio. O consórcio foi declarado vencedor com proposta única na licitação encerrada em 22 de dezembro de 2009. Passado o processo de demolição, reciclagem e terraplanagem do terreno, os operários trabalham, no momento, nos chamados testes de carga e cravação das estacas para as fundações. Segundo engenheiro responsável pela obra, 15% do projeto já foi executado. Para este mês está previsto o início da instalação dos primeiros blocos de fundação e o começo da montagem das estruturas de pilares e vigas.
São Paulo (SP) Arena Corinthians A capital paulista teve o Morumbi vetado pelo COL em 16 de junho do ano passado e, até meados de novembro, era a única sede sem estádio definido. No dia 8 de novembro, o presidente do COL, Ricardo Teixeira, junto com o governador e o prefeito de São Paulo, anunciaram o estádio do Corinthians, a ser construído em Itaquera, não só para representar a cidade, mas também para a abertura do Mundial. O clube pretendia começar as obras em janeiro deste ano, mas teve que adiar o cronograma. Tubos da Petrobras cruzam o terreno e podem impedir o início das obras. No entanto, a Transpetro, subsidiária que administra as tubulações afirmou que deve iniciar o desvio em até 120 dias depois do licenciamento ambiental e da cessão de um terreno adjacente ao estádio.

Entre ‘tapas e beijos’, Juliana e Larissa só pensam no pódio olímpico

Melhor dupla do mundo admite o desgaste da longa relação, mas junta as forças pelo objetivo comum de conquistar uma medalha em Londres-2012

Por Alfredo Bokel Brasília, DF
Juliana e Larissa (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)Juliana e Larissa em ação em Brasília
(Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)
Sabe aquele casamento de anos, que já passou por altos e baixos e não vive um mar de rosas? Assim é o atual momento da melhor dupla de vôlei de praia do mundo, as brasileiras Juliana e Larissa. O relacionamento começou em 2002, passou por títulos e contusões e agora sofre um “desgaste natural”, como afirma a própria Larissa.
As duas não fazem questão de camuflar a situação: são francas com as palavras e mostram muita segurança quanto ao futuro da dupla. Futuro que já começou a ser traçado nesta terça, com o início da chave principal da etapa de Brasília do Circuito Mundial. A partir de agora e até o ano que vem, estão em jogo as vagas para as Olimpíadas de Londres-2012, praticamente uma obsessão para elas.
- Se o vôlei de praia deve algo para a gente, é uma medalha olímpica - sentencia Larissa.
Elas estão prontas para cobrar essa dívida. Pouco antes dos Jogos de Pequim-2008, Juliana machucou o joelho, e Larissa teve que jogar a competição da vida de ambas com uma parceira diferente: Ana Paula. Caíram cedo, nas quartas-de-final.
- Quando me contundi, fiquei muito triste, mas depois percebi que tudo serviu para eu amadurecer, voltar mais forte, muito a fim de vencer - afirma Juliana.
- Naquele momento, o chão se abriu, e o mundo desabou. Mas medalha olímpica nenhuma me daria tanta experiência quanto a contusão da Juliana me deu - reconhece Larissa.
O discurso das duas é afinado quando o assunto é o sonho olímpico, o grande objetivo em comum. Dentro de quadra, elas se cobram em busca das vitórias, por vezes até de maneira ríspida. Mas quando o jogo acaba, vai cada uma para um lado.
- Mulher é cheia de frescura, guarda rancor. Por isso, a gente tem que se respeitar, mas cada uma vive a sua vida. Nossa relação é até mais intensa que casamento, porque trabalhamos juntas, estamos sempre juntas nas viagens - contou Juliana.
- Separamos nossas vidas pessoais. A convivência gera algumas brigas, e manter o lado psicológico forte é o segredo. Para mim, o psicológico representa 40% do sucesso, enquanto o físico e o técnico são 30% cada. Como fazer para passar meses jogando pela Europa e não aguentar mais olhar na cara da parceira, do técnico? É aí que entra o lado psicológico - analisa Larissa.
E, após tantos anos de convivência, o que uma acha da outra? É nesse momento que a admiração mútua aparece.
- Ela não tem muita paciência, mas eu a admiro pela pessoa boa que ela é. Só quem a conhece, sabe - resume Juliana.
- A perseverança dela é incrível, ninguém no mundo tem igual. Ela fazia dez horas por dia de fisioterapia para tentar ir às Olimpíadas. Eu não aguentaria. Ela pedia gelo para botar no joelho até em churrasco na casa de amigo - revela Larissa.
Lembrança de um ciclo olímpico que não terminou como Juliana e Larissa gostariam, mas marcou muito. E os Jogos de 2012 estão logo ali para apagar qualquer mal-estar.

Inspirado em Karatê Kid, Jackie Chan do Nordeste é a arma do Horizonte

Meia-atacante que tem mesmo apelido do ator de Hollywood se inspira em sucesso mais recente do ‘xará’ para derrubar o Flamengo na Copa do Brasil

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Na certidão de nascimento, Helderlan Mojosa Silva. No mundo do futebol, Jackie Chan. Com nome de ator de Hollywood, o meia-atacante do Horizonte ainda nem sabe se será titular diante do Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas já se tornou a estrela da comitiva cearense que desembarcou no Rio de Janeiro na última segunda-feira.
Jackie Chan, do Horizonte-CE (Foto: Cahê Mota / Globoesporte)Jackie Chan cearense garante repetir habilidades do xará em campo (Foto: Cahê Mota / Globoesporte)
No embalo do astro chinês especialista em artes marciais, Jackie Chan aproveitou a fama repentina acarretada pelo apelido inusitado e encarou os microfones curiosos em solo carioca. A pergunta inevitável era sobre a origem do apelido. A resposta, porém, fugiu do óbvio. Ousado e bom de papo, ele disse que a fisionomia oriental não é a única justificativa.
- Quem colocou esse apelido foi o Junior Cearense (volante do Horizonte), em 2006. Acredito que tenha sido pela aparência, pelos olhinhos puxados, mas também pelo futebol. Acho que dá para comparar a agilidade com que o ator de Hollywood ataca seus oponentes, com velocidade e inteligência. É o que procuro fazer no futebol, envolvendo meus adversários na rapidez e na habilidade.
Acho legal o (filme) mais recente, o Karatê Kid. O Jackie Chan ensina a um rapazinho que sai dos Estados Unidos e vai para a China as artes marciais locais, o kung fu. Com isso, o garotinho que é frágil fica forte e supera os oponentes mais difíceis. Essa pode ser uma inspiração. Contra o Flamengo, somos o garotinho frágil que vai tentar surpreender e bater o grande"
Jackie Chan, jogador do Horizonte
Aos 25 anos, Jackie Chan tem sua carreira pautada no futebol nordestino, quase toda no Ceará. De lá, onde defendeu Ferroviário e Guarani de Sobral antes de chegar ao Horizonte, só saiu para vestir a camisa do Atlético de Cajazeiras, na Paraíba. O sonho é o mesmo da imensa maioria dos companheiros de profissão: chegar ao estrelato e aos salários milionários. A inspiração, por sua vez, não está em Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cristiano Ronaldo ou Messi, o que seria normal. Como quem veste a camisa, ele abraçou o apelido e segue os passos do ator chinês.
Se em campo não pode desferir golpes de kung fu, especialidade do “xará”, o meia-atacante cearense procurar tirar lições de seus filmes. E já tem até um exemplo a ser seguido diante do Flamengo.
- Acompanho e gosto muito dos filmes dele. As histórias são boas e, além disso, acho legal o fato de não ter dublê e fazer as próprias cenas. Acho legal o mais recente, o Karatê Kid. O Jackie Chan ensina a um rapazinho que sai dos Estados Unidos e vai para a China as artes marciais locais, o kung fu... Com isso, o garotinho, que é frágil, fica forte e supera os oponentes mais difíceis. Essa pode ser uma inspiração. Contra o Flamengo, somos o garotinho frágil que vai tentar surpreender e bater o grande.
Batizado logo no início da carreira, Helderlan não é daqueles que se incomodam com o apelido. Muito pelo contrário.
- Foi muito bem-vindo. Desde que recebi o apelido fiz boas campanhas no estado do Ceará. Só me deu sorte. Não tenho do que reclamar.
Sorte que Jackie Chan espera ter mais uma vez diante do Flamengo. Membro de uma equipe com folha salarial de R$ 80 mil e gastos mensais de R$ 100 mil (valor mais de dez vezes menor do que a remuneração apenas de Ronaldinho Gaúcho), o Horizonte sonha repetir feitos como o do Santo André em 2004, campeão da própria Copa do Brasil sobre o Rubro-Negro em pleno Maracanã.
Para provar que esse desejo pode, sim, se tornar realidade, o “atacante oriental” apela para umas das máximas do futebol, mas admite que nem só a vitória interessa aos cearenses no Engenhão.
- A partir do momento que são 11 contra 11, tudo fica igual. Não é igual o número de torcedor, o salário, mas quando a bola rolar tudo pode acontecer. Vamos tentar surpreender para ao menos marcar um gol, de repente conseguir um empate e, quem sabe, até a vitória.
Planos ousados para um modesto clube do interior do Ceará. Não para quem tem Jackie Chan.
 

Em eleição polêmica, São Paulo define o seu presidente até 2014

Juvenal Juvêncio busca a reeleição contra o oposicionista Edson Lapolla. Disputa terá início às 19h, no salão nobre do estádio do Morumbi

Por Julyana Travaglia e Marcelo Prado São Paulo
Na noite desta quarta-feira, horas antes de a equipe entrar em campo para enfrentar o Goiás, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o São Paulo escreverá mais um capítulo de sua história. A partir das 19h, no salão nobre do estádio do Morumbi, 234 conselheiros vão eleger o próximo presidente do clube. E, ao menos que ocorra uma grande surpresa de última hora, Juvenal Juvêncio será aclamado para seguir no comando do clube por mais três anos. Ele enfrentará nas urnas o candidato da oposição, Edson Lapolla.
montagem candidatos São Paulo Juvenal Juvêncio e Edson Lapolla (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Juvenal Juvêncio e Edson Lapolla brigam pelo poder no clube (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
Mesmo antes de acontecer, a eleição pelos lados do Morumbi é recheada de polêmica. Juvenal Juvêncio assumiu o poder do clube em 2006. Dois anos depois, foi candidato à reeleição e derrotou o ex-judoca Aurélio Miguel na eleição. Nessa mesma época, houve uma mudança no estatuto, passando o mandato do presidente de dois para três anos. E é exatamente por isso que sua candidatura é motivo de muita discussão.
Pelo estatuto do clube, nenhum candidato pode ter direito a mais do que uma reeleição. Agora em 2011, Juvenal se baseia no fato de que seria a sua primeira reeleição no novo estatuto. A oposição, no entanto, alega que isso fere as regras do clube e tentou a todo custo impugnar a candidatura do atual presidente na Justiça. No entanto, o grupo comandado por Edson Lapolla não obteve êxito.
São 234 conselheiros com direito a voto. Desse total, 154 são vitalícios e outros 80 foram eleitos na última eleição, em 2006. Antes da eleição para presidente, ocorrerão as disputas para presidente do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.
A votação é secreta e feita através de uma cédula.
O Globoesporte.com conversou com os dois candidatos. Enquanto Juvenal Juvêncio diz que a continuidade é importante para que não se interrompa o que está sendo feito no clube, Edson Lapolla lamenta a falta de transparência da atual administração, diz que um terceiro mandato de Juvenal vai contra a democracia que o São Paulo sempre pregou e ainda avisa: o clube corre o risco de ver uma história parecida com a que o rival Corinthians viveu na administração Alberto Dualib.

Veja a entrevista com Juvenal Juvêncio
Veja a entrevista com Edson Lapolla

Na ‘seca’ em campo, Real decide sexta Copa do Rei contra o Barça

Há quase três anos sem título, merengues tratam final com maior importância do que rivais multicampeões. Fora dos gramados, Real ‘sobra’ nas receitas

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Cristiano Ronaldo treino Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo é 'o cara' do Real Madrid na final
da Copa do Rei: esperança de título após três anos
Nove Liga dos Campeões, 31 Campeonatos Espanhóis, 17 Copas do Rei, oito Supercopas da Espanha, duas Copas da Uefa... Em 109 anos, o Real Madrid se especializou em, principalmente, conquistar títulos. Mas a história dos últimos três tem sido escrita com mais contratações galácticas e milhões de euros do que propriamente com troféus no Santiago Bernabéu. Mas a oportunidade voltou a bater a porta dos merengues, e logo contra o maior rival Barcelona: nesta quarta-feira, a partir das 16h30 (de Brasília), ambos decidem a Copa do Rei pela sexta vez, no estádio Mestalla, em Valência, no segundo dos quatro clássicos da maratona. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Desde agosto de 2008, com a Supercopa da Espanha, os merengues só abrem a sala em seu estádio para torcedores e turistas. O período coincide justamente com o auge dos catalães, que iniciaram a “Era Guardiola” com todos os seis títulos possíveis conquistados em 2009, além de levarem o Espanhol e Supercopa seguintes.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: torcedores trocam provocações na internet. Veja!
Números e mais números
Fora de campo, no entanto, o Real aprendeu a viver sem troféus e aumentou progressivamente suas receitas nos últimos tempos. Estudos da empresa BDO RCS apontam que o clube merengue arrecadou € 145 milhões com marketing e € 148,6 milhões com sócios e o Bernabéu somente em 2010. Nos últimos 10 anos, com dois mandatos do presidente Florentino Pérez, a evolução atingiu os 197% – em 2001, época do primeiro time galáctico, a receita com marketing não chegou sequer aos € 39 milhões.
Com Messi, Xavi e Iniesta, o Barcelona vive notório melhor momento nos gramados, mas vem atrás em receitas. Com o marketing, em 2010, foram € 120,9 milhões – sócios e Camp Nou renderam € 115,5 milhões. Em oito anos, desde que Joan Laporta assumiu e revolucionou o clube, a evolução foi de 140%. Números excelentes, mas abaixo do maior rival.
Em Copas do Rei, o Barcelona pode dizer que leva grande vantagem. São 25 títulos dos culés contra 17 dos brancos - o último apenas em 1993. Em confrontos diretos pela final, foram cinco: três vencidos pelo Barça (1968, 1983 e 1990) e dois pelo Real (1936 e 1974).
Grafico Real Madrid (Foto: Divulgação / BDO RCS)Real Madrid: evolução em quase 200% nas receitas desde 2001 (Foto: Divulgação / BDO RCS)
Real sem medo de defender
Tudo é visto como motivo para o Real Madrid tratar esta decisão de Copa do Rei com mais carinho que o rival. Além, é claro, de o resultado do clássico do último sábado, pelo Campeonato Espanhol, ter favorecido o Barcelona, agora oito pontos à frente do rival na disputa por um título quase definido.
Temos que defender como um time e os times defendem com 11"
Mourinho
Mas é justamente o empate por 1 a 1 no Santiago Bernabéu que José Mourinho usa como exemplo para poder superar os catalães. Na ocasião, o técnico português pôs a campo um Real Madrid defensivo, com Özil no banco e Pepe de primeiro volante. A tática deixou o Barcelona ainda mais com a posse de bola – chegou a ficar com 83% no primeiro tempo –, mas impediu investidas como na goleada por 5 a 0 no Camp Nou, em novembro. No fim, com dez jogadores, os merengues reagiram e ganharam novo ânimo.
– Quando o Barça tem a posse de bola, nós temos que defender, senão por sua qualidade teremos dificuldades. Temos que defender como um time e os times defendem com 11. Antes o Real estava acostumado a defender com seis e atacar com quatro. Tenho dúvidas de que a imprensa de Madri queira que nós ganhemos, mas os torcedores não estão cegos e estão com o time – disse Mourinho, que negou a obrigação de conquistar o título por conta de seu currículo.
– Quando falaram comigo e estive pela primeira vez com o presidente e José Angel Sánchez (dirigente) me pediram trabalho honesto e dedicação. Me escolheram pelo meu profissionalismo e porque comigo se trabalha com seriedade. Se conseguirmos o título será algo ótimo, caso contrário seguiremos o projeto. Obviamente que os resultados positivos são motivadores. É verdade que é a minha primeira final com o Real, mas já participei de muitas finais e por isso estou tranquilo.
Guardiola coletiva Barcelona (Foto: AFP)Guardiola acha que título 'não mudará nada' (AFP)
Barcelona com mudança no gol
No Barcelona, a tendência é que a equipe seja basicamente a mesma do último sábado. O zagueiro Puyol e o lateral Adriano, que sofreram leves contraturas, devem ir a campo. A principal e única mudança, portanto, seria no gol. Pinto, que agarrou nas partidas da Copa do Rei, substituiria Victor Valdés por justiça.
– Nossa intenção é jogar até ficarmos cansados. Falamos sobre o que fizemos bem e mal no sábado. Somos dois grandes times. Haverá um grande clima e espero que não tenha problemas. Mas não mudará a história. É o que é e não mudará em nada o que o Real Madrid tenha conseguido – afirmou o técnico Josep Guardiola.
Grafico Barcelona (Foto: Divulgação / BDO RCS)Gráfico com evolução das receitas do Barcelona nos últimos oito anos (Foto: Divulgação / BDO RCS)
barcelona x real madrid
Pinto, Daniel Alves, Piqué, Puyol (Mascherano) e Adriano; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e Villa. Casillas, Arbeloa (Lass Diarra), Sergio Ramos, Carvalho e Marcelo; Pepe, Khedira e Xabi Alonso; Özil (Benzema), Cristiano Ronaldo e Di María.
Técnico: Josep Guardiola. Técnico: José Mourinho.
Estádio: Mestalla, em Valência (Espanha). Data: 20/04/2011. Árbitro: Alberto Undiano.
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 16h (de Brasília).