quinta-feira, 14 de abril de 2011

14/04/2011 17h54 - Atualizado em 14/04/2011 18h42

Inter de Falcão marca no 4-4-2, em linha, e ataca no 4-3-3

Quando defende, time forma uma linha com os meio-campistas. Ao atacar, D’Alessandro vira quase ponteiro

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Falcão no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Andrezinho pinta entre os titulares no time montado por Falcão (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
Falcão prometeu inovações táticas no Inter. E começa a cumpri-las. No primeiro treinamento aberto do novo técnico colorado, ficou evidente a mudança estratégica promovida por ele na comparação com os tempos de Celso Roth. Agora, o time vermelho marca no 4-4-2 e ataca no 4-3-3.
O meio-campo de Roth tinha cinco homens: dois volantes e três meias. Agora, são quatro, e eles ficam em linha. No treino desta quinta-feira, ficou assim a ordem, da direita para a esquerda: Andrezinho, Bolatti, Guiñazu e D’Alessandro. Mas isso acontece quando a equipe defende. Na hora de atacar, o camisa 10 parte em disparada pelo lado esquerdo. Vira quase um ponteiro. Leandro Damião atua centralizado, e Rafael Sobis cai pela direita.
Falcão no treino do Internacional (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Falcão dá orientações quase no ouvido dos atletas
(Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
A mudança tática aumenta a exigência sobre D’Alessandro. O raio de ação dele é bem mais amplo. Vai do campo de defesa, onde compõe a linha de quatro meias, até a ponta do campo, onde atua como atacante.
- Ele pediu para nós, sem a bola, não dar espaço entre ataque, meio e defesa. Todos têm que estar próximos. O meio-campo tem que estar próximo do ataque, e a defesa próxima do meio-campo, para não deixar buraco. Com a bola, ele pediu muita posse. Ele não gosta de chutão, não gosta que nosso time saia com jogadas longas - disse o meia Andrezinho.
No treino desta quinta, Falcão mostrou ser um treinador de voz tranquila, bem diferente do que acontecia com Roth. Ele orienta o time de tempos em tempos, mas prefere falar quase no ouvido dos atletas, sem grandes gritos.
O time titular do Inter no treino teve Lauro, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Andrezinho, Bolatti, Guiñazu e D’Alessandro; Rafael Sobis e Leandro Damião. Depois, Zé Roberto entrou no lugar de Andrezinho.
Índio virou reserva. No início do treino, ele levou uma pancada e deixou a atividade. Nada sério, porém. Oscar, por dores no tornozelo, também não treinou. Rafael Sobis fez um bonito gol de falta no treino.

Intolerância da torcida transforma Engenhão em 'caldeirão do mal'

Vaias no início das partidas incomodam, e torcedores elegem seus 'preferidos' nas partidas do Botafogo em casa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Botafogo x Avaí (Foto: Agência Globo)Torcedores hostilizaram time em partida contra
o Avaí (Foto: Agência Globo)
A média de público do Engenhão em jogos do Botafogo em 2011, sem contar os clássicos, é de 4.795 pagantes – pouco mais de 10% da capacidade do estádio. Mas basta um erro para que as vaias ecoem como se existisse uma Bombonera lotada. Exatamente no momento em que o Alvinegro se consolidou como uma força do Campeonato Carioca – com presença em todas as decisões estaduais desde 2006 – e vive uma fase de ascensão nacional, seja dentro ou fora de campo, a paciência de sua torcida é inversamente proporcional. Jogadores e dirigentes não escondem o incômodo com as críticas à mínima falha dentro de casa, mais uma vez exemplificada no empate por 2 a 2 com o Avaí, na última quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Em sua quarta partida no comando do Botafogo no Engenhão, Caio Júnior mostrou-se impressionado quando ouviu as vaias aos três minutos, quando a partida ainda estava empatada em 0 a 0. Se os mais jovens se mostram abalados com as críticas – como o zagueiro João Filipe – aqueles com mais tempo de clube procuram relevar. No entanto, nos dois casos existe um consenso: o comportamento dos torcedores do Alvinegro no Engenhão não traz benefício algum ao clube.
- Já viajei muito e nunca vi algo parecido em lugar algum do Brasil. Mesmo em casa, o time sente-se muito pressionado, e a insegurança de um acaba passando para os outros dentro de campo - lamentou um jogador com pouco tempo de clube.
Tolerância zero
montagem alessandro fahel marcio azevedo (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Alessandro, Márcio Azevedo e Fahel: vaias ao simples toque na bola (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Desde 2006 o Botafogo conquista pelo menos um turno do Campeonato Carioca e chega à decisão do estadual, conquistando dois títulos. De 2008 a 2010 o Alvinegro garantiu presença em todas as decisões de turno, com quatro títulos em seis disputas. No ano passado, chegou ao título do Carioca de forma inédita, conquistando Taça Guanabara e Taça Rio e garantindo o caneco sem a necessidade de uma finalíssima. Além disso, em 2010, construiu sua melhor campanha no Brasileirão desde 1995, quando foi campeão. Chegou ao sexto lugar e até a última rodada brigou por uma vaga na Libertadores.
No Engenhão, a torcida elegeu seus alvos. Com Alessandro, Márcio Azevedo e Fahel, por exemplo, a tolerância é zero. Mesmo antes de um erro, surgem as vaias. Com outros, como João Filipe, Somália e Caio, o primeiro erro desencadeia as críticas. No entanto, outros parecem imunes no conceito dos botafoguenses, como Jefferson, Herrera e Loco Abreu. Não são raros os pedidos de atletas e dirigentes alvinegros por mais paciência e compreensão da arquibancada.
Sinal amarelo
caio somalia João Filipe botafogo (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)João Filipe, Somália e Caio: primeiro erro pode se transformar em perseguição dos torcedores (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Joel Santana foi uma das últimas vítimas da ira dos torcedores no Engenhão. Criticado por seu estilo de jogo, considerado pela arquibancada extremamente defensivo, o treinador não escondeu que em sua decisão de deixar o clube pesou muito as vaias recebidas após 14 meses de trabalho em General Severiano. E mesmo com 15 dias de Botafogo, Caio Júnior, dono de uma proposta de jogo ofensivo, mostrou-se impressionado com o clima hostil criado dentro da própria casa alvinegra.
- Não dá para jogar com dois minutos a torcida vaiando. Aí tem que ter psicólogo o tempo todo. O João Filipe é um menino e entrou agora no time. Tem que entender que assim não ajuda nada - disse o treinador no intervalo da partida contra o Avaí.
Os imunes
jefferson herrera loco abreu botafogo (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Jefferson, Herrera e Loco Abreu: paciência da torcida, mesmo quando o dia não é tão bom (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Um representante da ala experiente do grupo prefere deixar de lado a pressão sofrida no Engenhão e acredita que, em Florianópolis, o Botafogo mostrará um desempenho mais leve.
- Estou confiante de que vamos jogar melhor fora de casa, vencer o Avaí e nos classificar na Copa do Brasil. Infelizmente tem sido assim para o nosso time - afirmou o jogador.

Ancelotti pode trocar Chelsea por Roma, afirma dirigente do Milan

Adriano Galliani, vice presidente rossonero, diz que treinador e clube da capital têm ligação e que acerto poderia ocorrer nas próximas semanas

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
Carlos Ancelotti na partida do Chelsea contra o Aston Villa (Foto: Reuters)Carlos Ancelotti no Roma? Dirigente do Milan acha
possível pela ligação com o clube (Foto: Reuters)
Com o futuro incerto no comando do Chelsea após a eliminação na Liga dos Campeões, o técnico Carlos Ancelotti poderia acertar a transferência para o Roma. A possibilidade foi abordada nesta quinta-feira pelo vice-presidente do Milan, Adriano Galliani. Segundo o dirigente, o ex-jogador tem uma ligação forte com a equipe da capital italiana e poderia se juntar ao clube na próxima temporada.
- Roma ama muito o Carlo (Ancelotti). Ele ama a cideade. Ele tem Roma no coração, mas não quero me envolver em negócios de outras pessoas - afirmou o dirigente italiano, em entrevista a "Sky Itália".
A transfência de Ancelotti poderia ocorrer por conta da aquisição do Roma pelo magnata americano Thomas DiBenedetto. O empresário estaria disposto a investir na contratação de um grande treinador e de reforçar a equipe para alcançar títulos na próxima temporada.
Ancelotti, de 51 anos, jogou pelo Roma entre 1979 e 1987. O treinador comandou o Milan de 2001 até 2009, quando deixou o cargo para a entrada de Leonardo. Sob o comando do técnico, o time rossonero conquistou um título da Série A e outro da Liga dos Campeões.

Luisão marca, Benfica elimina PSV
e garante um português na decisão

Encarnados tinham classificação ameaçada em Eindhoven, mas reagiram
com belo gol do zagueiro brasileiro e farão semifinal contra Sporting Braga

Por GLOBOESPORTE.COM Eindhoven, Holanda
A decisão da Liga Europa, no dia 18 de maio, na Dublin Arena, na Irlanda, terá um time português. Após ver a classificação ameaçada até os acréscimos do primeiro tempo, o Benfica confirmou o seu favoritismo e arrancou um empate por 2 a 2 com o PSV, em Eidhoven, nesta quinta-feira, pelo segundo jogo das quartas de final. Na ida, os encarnados haviam goleado por 4 a 1.
PSV x Benfica luisao (Foto: AP)Luisão comemora o belo gol que tirou o Benfica do sufoco nos acréscimos do primeiro tempo (Foto: AP)
Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga Europa 2010/2011
O adversário na semifinal será o Sporting Braga que, em confronto mais duro, segurou um 0 a 0 em casa e eliminou o Dínamo de Kiev. O campeão Porto e o Villarreal, do brasileiro Nilmar, farão a outra eliminatória. A equipe do técnico Jorge Jesus jogará a partida de volta em Lisboa, no dia 5 de maio. A ida será no dia 28, em Braga.
PSV x Benfica cardozo marcelo (Foto: AP)Cardozo, autor do segundo gol, com o brasileiro
Marcelo: PSV foi inoperante no segundo tempo (AP)
O zagueiro brasileiro Luisão abriu a reação dos visitantes após estarem perdendo por 2 a 0 com uma quase bicicleta aos 47 minutos do primeiro tempo. O paraguaio Oscar Cardozo, de pênalti, fez o outro, já na etapa final. Dzsudzsak e Lens anotaram para os donos da casa com 25 minutos.
Até a semifinal, o Benfica entrará em campo para cumprir tabela no Campeonato Português. No domingo, a equipe recebe o Beira Mar, no Estádio da Luz. Na quarta-feira, no entanto, tem outra decisão, agora pela semifinal da Taça de Portugal, contra o Porto, no mesmo Estádio da Luz que deu o título ao Dragão. A vantagem é dos encarnados, que podem perder por um gol de diferença depois de vencerem por 2 a 0 na ida.
Já o PSV volta a se concentrar no Campeonato Holandês, onde ocupa a segunda colocação, com dois pontos a menos que o líder Twente. O adversário da 31ª rodada é o Heracles, no domingo, fora de casa.
Confira todos os confrontos das quartas de final:
* Em negrito os classificados para as semifinais
Spartak Moscou 2 x 5 Porto (3 x 10)
PSV 2 x 2 Benfica (3 x 6)
Dínamo de Kiev 0 x 0 Braga (1 x 1)
Twente 1 x 3 Villarreal (2 x 8)

René Simões espera reeditar parcerias em busca de sucesso no Bahia

No Tricolor, René tem ao seu lado companheiros de outras épocas: Chiquinho de Assis e Newton Mota

Por Eric Luis Carvalho Salvador
rene simoes primeira coletiva no bahia (Foto: Eric Luis Carvalho)René Simões dá sua primeira coletiva no Bahia
(Foto: Eric Luis Carvalho)
Eles são velhos conhecidos do mundo do futebol. Na chegada, um abraço para selar o reencontro. Há quem diga que René Simões e Chiquinho de Assis conhecem bem a teoria do futebol, mas é na prática que René pretende reeditar a parceria que conquistou o tetracampeonato baiano invicto pelo Vitória.
- Já cheguei e peguei o Chiquinho pelo braço. Estou com ele a tira colo. Tenho certeza que nossa parceria vai render muita coisa boa - disse.
O novo treinador do Bahia também elogiou a postura do auxiliar que, diante do Atlético-PR, comandou o time como interino.
- Gostei da forma como ele conduziu a equipe. Acompanhei tudo. Vi a entrevista dele quando foi para o vestiário no intervalo. Mostrou serenidade. Acho que o Chiquinho foi muito corajoso. Até porque o time começou a partida parecendo que estava com medo. No segundo tempo foi outra história. Gostei muito do time - disse fazendo coro com a opinião do próprio Chiquinho sobre o desempenho da equipe.
Se na Era Benazzi Chiquinho pouco era visto ao lado do treinador, sua presença na Era René será constante.
- Vamos discutir muito. Vamos assistir aos vídeos juntos e conversar - falou.
Além disso, o novo treinador do Bahia disse que espera de Chiquinho instruções para fazer um melhor aproveitamento dos atletas da base, os jogadores que fizeram parte do grupo vice campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011.
- Ele é o responsável por fazer essa intermediação entre profissionais e base. Então vamos fazer esse meio-campo - falou.
Além de Chiquinho, René espera reeditar outra antiga parceria no futebol baiano.
- Quando eu cheguei ao Bahia em 89, eu vim a pedido de Newton Mota (atual coordenador das divisões de base do Bahia). O Paulo Maracajá nem me conhecia, mas ele pediu. Quando cheguei, disse a ele: 'agora a nossa dobradinha vai durar muito. Vamos trocar muitas figurinhas'. Agora tudo no tempo certo - disse.

Simon vira coordenador do comitê gaúcho para a Copa 2014

Ex-árbitro aceita convite feito pelo governador Tarso Genro

Por clicRBS e GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Simon (Foto: Divulgação / site oficial)Simon se reuniu nesta quinta-feira com o governador
Tarso Genro (Foto: Divulgação / site oficial)
Depois de encerrar a carreira como árbitro em 2010, Carlos Eugênio Simon assume uma nova responsabilidade no futebol. O ex-juiz foi convidado pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para assumir o cargo de coordenador-geral do Comitê Executivo gaúcho para a Copa de 2014. O próprio Simon confirmou, via Twitter, que aceitava a missão após se reunir com Tarso nesta quinta-feira.
- O convite me deixa muita feliz. Eu tenho uma militância antiga no futebol. Tive possibilidade de participar de várias competições e agora vou poder contribuir com o meu estado e com Porto Alegre para realizar este evento que é o de maior importância do futebol mundial - disse Simon, que foi o árbitro brasileiro nos três últimos Mundiais (2002, 2006 e 2010).
Ao ex-árbitro, serão atribuídas funções relativas ao estado, com exceção das relacionadas à infraestrutura da capital.
- Vamos trabalhar com firmeza, com transparência, com critério porque temos que ter a disciplina e o respeito pelo bem público. Espero corresponder às expectativas do governo e de todo o povo gaúcho.
Como Porto Alegre será cidade-sede, as questões sobre o Mundial são chefiadas pelo secretário extraordinário para a Copa, João Bosco Vaz.

Cruzeiro desembarca e traz na bagagem a certeza do dever cumprido

Leandro Guerreiro comemora boa atuação, mas lamenta suspensão no Mineiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Wallyson no desembarque do Cruzeiro (Foto: Tarcisio Badaró / GLOBOESPORTE.COM)Wallyson é assediado pela torcida e imprensa no
aeroporto(Foto: Tarcisio Badaró/Globoesporte.com)
A equipe do Cruzeiro desembarcou em Belo Horizonte no início da noite desta quinta-feira, após a vitória por 3 a 0 sobre o Estudiantes, na Argentina, que garantiu ao time mineiro o primeiro lugar da primeira fase da Taça Libertadores. Na bagagem, o sentimento de dever cumprido com a campanha e uma certeza: nada de se acomodar, pois a parte mais difícil está por vir.
- A equipe está jogando bem dentro de casa e fora de casa. É fruto do trabalho que o Cuca vem fazendo desde o ano passado. Todo mundo ajudando seu companheiro. Seguindo por esse caminho nós temos chances de chegar à final - destacou Wallyson.
O atacante foi decisivo na partida ao dar a assistência para o gol de Thiago Ribeiro, além de marcar pela sexta vez na competição. Outra atuação destacada foi de Leandro Guerreiro. O volante entrou no vaga deixada por Montillo e arrancou elogios até do técnico Cuca.
- A gente está trabalhando para isso, sabe que o Cuca é um técnico muito inteligente, que trabalha muito o esquema tático, que sabe ler o jogo. A gente espera, quando tiver oportunidade, dar conta do recado e contribuir com o grupo para conseguir vitórias como esta contra o Estudiantes - disse Leandro.
Campeonato Mineiro
Leandro Guerreiro, no entanto, será desfalque para a Raposa no próximo domingo. Suspenso pelo terceiro amarelo, ele não enfrentará o Uberaba. Uma vitória garante ao time mineiro a primeira colocação da fase classificatória do estadual.
- Espero que o time possa conseguir uma boa vitória e classificar em primeiro lugar. No Mineiro tem a vantagem do empate. Então é continuar com determinação, sem salto alto, para dar um passo sempre à frente, completou o volante.

Pai de Diego Forlán diz que filho não pensa em deixar o Atlético de Madri

Pablo Forlán, ídolo são-paulino nos anos 70, afirma que o atacante está tranquilo no futebol espanhol e desconhece possível interesse do Tricolor

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Pablo Forlán, ex-jogador do Uruguai e do São Paulo, diz que reputação de antijogo e futebol violento da Celeste é injusta (Foto:  Reinaldo Coddou / Divulgação)Pablo Forlán, ex-jogador da seleção do Uruguai e
do São Paulo (Foto: Reinaldo Coddou / Divulgação)
Pablo Forlán, ídolo do São Paulo nos anos 70 e pai do atacante Diego Forlán, do Atlético de Madri-ESP, esfriou o ânimo dos são-paulinos em ter o melhor jogador da última Copa do Mundo no Morumbi. Ele, que também é  empresário do filho, diz desconhecer qualquer interesse do Tricolor e afirma que o craque uruguaio está muito contente na Espanha.
Nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Globo, ele negou que exista um acordo para que seu filho reforce o Tricolor a partir de julho. Pablo Forlán voltou a dizer que ficaria muito feliz em ver Diego com a camisa são-paulina, mas foi enfático ao dizer que “não há negociação em andamento”.
- Não tenho nenhuma informação de conversa do São Paulo com o Diego. Comigo ninguém falou - disse Pablo Forlán.
O ex-lateral-direito afirma que Diego Forlán está tranquilo, sem interesse em deixar o Atlético de Madri.
- O presidente lá gosta muito dele, já são mais de três anos no time. Não jogou o último jogo porque está machucado, mas em duas semanas já estará bem.
Pablo Forlán lembrou ainda que a multa rescisória “é muito alta, muito importante.” Ele não quis revelar o valor, porém.
forlan atlético de madrid gol Mallorca (Foto: agência EFE)Forlán está "tranquilo" no Atlético de Madri-ESP, segundo o pai dele, Pablo Forlán  (Foto: agência EFE)

A torcida do árbitro

 Nada de xingamentos contra a mãe do juiz, muito menos gritos de ladrão. Um grupo peruano criou a “Hinchada del Arbitro” (“Torcida do Árbitro”), que vai aos estádios somente para apoiar e incentivar o “homem de preto” (que nem é mais tão de preto assim…).

Além de faixas, bandeiras e gritos de incentivo, a torcida conta ainda com dois homens fantasiados de cartões amarelo e vermelho. O grupo tem como lema “Apoiamos quem outros não apoiam” e divulga seus vídeos pelas redes sociais. No Facebook, a página tem mais de 800 pessoas “curtindo”.
A primeira aparição da torcida foi na partida entre San Martin e León de Huanuco, dia 3 deste mês. Tudo leva a crer que trata-se de uma campanha de marketing de uma empresa peruana, mas aposto que os árbitros gostaram da ideia.

Pai de Diego Forlán diz que filho não pensa em deixar o Atlético de Madri

Pablo Forlán, ídolo são-paulino nos anos 70, afirma que o atacante está tranquilo no futebol espanhol e desconhece possível interesse do Tricolor

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Pablo Forlán, ex-jogador do Uruguai e do São Paulo, diz que reputação de antijogo e futebol violento da Celeste é injusta (Foto:  Reinaldo Coddou / Divulgação)Pablo Forlán, ex-jogador da seleção do Uruguai e
do São Paulo (Foto: Reinaldo Coddou / Divulgação)
Pablo Forlán, ídolo do São Paulo nos anos 70 e pai do atacante Diego Forlán, do Atlético de Madri-ESP, esfriou o ânimo dos são-paulinos em ter o melhor jogador da última Copa do Mundo no Morumbi. Ele, que também é  empresário do filho, diz desconhecer qualquer interesse do Tricolor e afirma que o craque uruguaio está muito contente na Espanha.
Nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Globo, ele negou que exista um acordo para que seu filho reforce o Tricolor a partir de julho. Pablo Forlán voltou a dizer que ficaria muito feliz em ver Diego com a camisa são-paulina, mas foi enfático ao dizer que “não há negociação em andamento”.
- Não tenho nenhuma informação de conversa do São Paulo com o Diego. Comigo ninguém falou - disse Pablo Forlán.
O ex-lateral-direito afirma que Diego Forlán está tranquilo, sem interesse em deixar o Atlético de Madri.
- O presidente lá gosta muito dele, já são mais de três anos no time. Não jogou o último jogo porque está machucado, mas em duas semanas já estará bem.
Pablo Forlán lembrou ainda que a multa rescisória “é muito alta, muito importante.” Ele não quis revelar o valor, porém.
forlan atlético de madrid gol Mallorca (Foto: agência EFE)Forlán está "tranquilo" no Atlético de Madri-ESP, segundo o pai dele, Pablo Forlán  (Foto: agência EFE)

Coritiba goleia Caxias-RS e fica muito próximo da vaga

Coxa poderá perder por até três gols de diferença em Caxias do Sul para avançar às quartas de final da Copa do Brasil

Por Luciano Balarotti Curitiba
Apesar de sofrer alguns sustos no início do jogo, o Coritiba dominou e venceu o Caxias-RS por 4 a 0, na noite desta quinta-feira, no estádio Couto Pereira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, mantendo a rotina vitoriosa na temporada 2011. Com o triunfo diante dos gaúchos, o Coxa manteve os 100% de aproveitamento na competição, agora em cinco jogos, e ficou bem perto da vaga nas quartas. No jogo de volta, em Caxias do Sul, o time pode perder por até três gols de diferença ou por quatro, desde que marque ao menos um. A equipe grená terá que fazer um feito histórico: golear por cinco de vantagem ou fazer novo 4 a 0 e tentar levar a decisão para os pênaltis.
O Coritiba chegou à marca de 19 vitórias seguidas, apenas duas a menos que o recorde nacional, que pertence ao Palmeiras. Agora, o time alviverde tentará manter a boa fase no Campeonato Paranaense, no confronto com o Roma Apucarana, fora de casa, domingo. Partida em que poderá até garantir o bicampeonato, caso vença e seja beneficiado com um tropeço do rival Atlético-PR, que recebe o Paranavaí no sábado.
Já o Caxias, eliminado do Campeonato Gaúcho, terá duas semanas para se preparar para o segundo jogo com o Coxa, em que dependerá de uma goleada para avançar na Copa do Brasil.
Comemoração Davi e Rafinha Coritiba x Caxias (Foto: Agência Estado)Davi e Rafinha comemoram um dos quatro gols do Coritiba (Foto: Agência Estado)
Caxias começa bem, mas Coxa marca duas vezes
Mesmo fora de casa, o Caxias tomou conta da partida no início. A primeira boa chance até foi do Coritiba, em chute de Léo Gago que passou à direita do gol de Matheus, aos três minutos. Mas depois disso os gaúchos foram para cima e passaram a rondar a área alviverde. Éverton infernizou a zaga adversária e protagonizou o lance mais polêmico do jogo. Aos dez minutos, o atacante invadiu a área e foi desarmado por Leandro Donizete. Os caxienses pediram pênalti, mas o árbitro Antônio Schneider considerou que o lance foi normal.
Três minutos depois foi a vez de Lima arriscar de longe, soltando petardo que deu trabalho para Edson Bastos, em sua primeira boa defesa no jogo. Se o Caxias desperdiçou a chance que teve, o Coxa teve mais competência. Aos 22 minutos, Rafinha fez lançamento perfeito para Davi, que dominou já tirando da marcação antes de bater, da entrada da área, no canto esquerdo de Matheus.
O gol desestabilizou o goleiro do Caxias, que quase tomou um frango em chute de bico de Bill, mas teve a sorte de ver a bola sair rente à trave, aos 24 minutos. No lance seguinte, o goleiro rebateu mal outra conclusão de Bill, mas se recuperou a tempo de salvar o gol de Marcos Aurélio. Na sobra, a zaga evitou novo chute do primeiro.
O Caxias voltou a pressionar e quase empatou em cabeçada de Lima, que Edson Bastos defendeu bem, aos 33 minutos. Sete minutos depois, o Caxias teve chance em cobrança de falta da meia-lua, que Itaqui bateu em cima da barreira. Em seguida Éverton saiu contundido, e o time gaúcho perdeu força ofensiva.
Foi então que Rafinha apareceu para tranquilizar o Coxa. O meia recebeu na ponta esquerda, driblou o marcador e cruzou na medida para Bill surgir por trás da marcação para tocar de sem pulo para as redes do Caxias, aos 42 minutos.
Segundo tempo de um time só
Se no primeiro tempo Rafinha foi garçom, na etapa final precisou de apenas cinco minutos para também deixar sua marca. Após receber excelente lançamento de Léo Gago, o meia invadiu a área e bateu cruzado, ampliando o placar.
O Coxa seguiu pressionando, e Léo Gago quase fez mais um em chute de longe, que passou rente à trave esquerda de Matheus, aos 20 minutos. Apesar das boas tentativas, o volante segue sendo o único titular do time, além do goleiro Edson Bastos, que ainda não marcou gol na temporada.
Aos 25, Rafinha deixou Marcos Aurélio na cara do gol, mas Matheus conseguiu defender, em dois tempos. Edenílson simulou um pênalti, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 28 minutos.
Aos 34, Anderson Aquino, em seu primeiro lance, tocou para Bill bater sem chances para o goleiro rival, marcando o quarto gol. Na comemoração, o atacante recebeu seu segundo amarelo, deixando o Coxa também com dez jogadores.
A partir daí o Coritiba controlou a posse de bola e trocou passes esperando o tempo passar para celebrar a vitória com a torcida.

coritiba 4 x 0 caxias-rs
Edson Bastos; Jonas (Willian), Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi (Leonardo); Marcos Aurélio (Anderson Aquino) e Bill. Matheus; Alisson, Édson Rocha, Neto e Gerley; Marcos Rogério, Dê, Itaqui e Edenílson; Éverton (Waldison) (Bruno) e Lima (Balthazar).
Técnico: Marcelo Oliveira. Técnico: Ricardo Cobalchini.
Gols: Davi, aos 22, e Bill, aos 42 minutos do primeiro tempo; Rafinha, aos cinco, e Bill, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Pereira, Bill (Coritiba); Marcos Rogério, Alisson, Edenílson, Gerley, Itaqui (Caxias).
Cartão vermelho: Bill (Coritiba); Edenílson (Caxias).
Data: 14/04/2011. Local: Couto Pereira, em Curitiba.
Árbitro: Antônio de Carvalho Schneider (RJ), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ)
Público pagante: 12.677. Público total: 14.500. Renda: R$ 179.970,00.

No aniversário de 99 anos, Santos vence e ressurge na Libertadores

Com grande atuação de Ganso, Peixe bate o Cerro Porteño por 2 a 1 no Paraguai e se aproxima das oitavas de final da Libertadores

por Adilson Barros
Feliz aniversário, Santos e santistas. No dia em que completa 99 anos, o Peixe renasceu na Taça Libertadores, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño-PAR, nesta quinta-feira à noite, no estádio General Pablo Torres, em Assunção. Com o resultado, o Alvinegro Praiano depende agora de uma vitória sobre o já eliminado Deportivo Táchira-VEN, no Pacaembu, quarta-feira que vem, para passar às oitavas de final. Nada mal para quem estava em situação bastante delicada antes do início da partida.
O Peixe vai a oito pontos. Segue em terceiro lugar, mas está empatado com o Cerro, que vai precisar vencer o Colo Colo-CHI, na próxima rodada, no Chile. Ou seja: o time alvinegro depende apenas de si, já que os dois rivais diretos - Colo Colo e Cerro - terão o confronto direto na última rodada.
Foi a primeira vitória do Santos sob o comando de Muricy Ramalho. Foi também a grande atuação do Peixe na Libertadores deste ano. Pela primeira vez, o Santos se mostrou um time - com força na defesa, um meio de campo pegador e que soube valorizar a posse de bola. O Peixe perdeu até a chance de golear, tamanha a quantidade de chances criadas e desperdiçadas, principalmente com Maikon Leite. E olha que o time atuou desfalcado de Elano, Neymar e Zé Eduardo, todos suspensos.
Calmo, Peixe marca, mas perde boas chances
Nada de tensão, jogada equivocadas, aqueles passes errados causados pelo nervosismo. Uma calma recaiu sobre o time santista no primeiro tempo. Nem parecia que o time jogava a partida mais importante do ano. Bem posicionado em campo, o time ocupou bem os espaços, cercou o Cerro Porteño, criou chances de gol e praticamente não foi ameçado.
A presença de Arouca, que não jogava desde o dia 20 de fevereiro, contra o Corinthians, por causa de lesão, deu um maior dinamismo ao meio de campo santista. Ele e Danilo, além de marcarem muito bem, saíam para o jogo, confundindo a marcação adversária. Paulo Henrique Ganso dava um toque de classe, com boas enfiadas de bola, ainda que tenha errado alguns passes, mas nada que comprometesse a sua atuação.
O Cerro só chegava em chutes de fora. Num deles, Fabbro, aos 8, assustou Rafael, cobrando falta da intermediária, com muita força no pé direito. O goleiro santista espalmou. Foi um lance isolado. O Santos continuava melhor e abriu o placar aos 11 minutos. Danilo recebeu na meia direita, cortou o marcador e mandou uma bomba de esquerda, acertando o ângulo de Barreto. Um golaço que premiou a boa participação do volante na partida.
Danilo comemora gol do Santos contra o Cerro Porteño (Foto: AP)Danilo comemora seu golaço pelo Santos contra o Cerro Porteño no Paraguai (Foto: AP)

Os paraguaios seguiam errando passes e dando espaços ao Santos, que começou a desperdiçar chances. Aos 25, Arouca arrancou livre pela direita, passou para Ganso que, de primeira, abriu para Jonathan cruzar. O passe foi para trás, por baixo, para Danilo. O volante, desmarcado, recebeu de frente e chutou de esquerda. Um chute muito mais simples que o que ele acertou no lance do gol. Dessa vez, porém, ele mandou por cima.
Aos 31, o Santos perdeu Diogo, que voltou a sentir dores nas costas. Maikon Leite entrou na equipe e tratou logo de perder mais uma chance incrível. Após bom lançamento de Keirrison, aos 38, o atacante, bem a seu estilo, partiu em velocidade, driblou o goleiro Barreto e chutou para o gol. O arremate não foi muito forte e o zagueiro Cardozo conseguiu salvar em cima da linha.
A partir desse lance, o Cerro adiantou sua marcação e passou a rondar mais a área santista. Mas errou passes e cruzamentos demais.
O Santos continuou mandando no segundo tempo. Maikon Leite jogava com total liberdade aberto pelo lado direito e foi acionado logo aos 3 minutos. Ganso roubou a bola no meio de campo e lançou o atacante, que partiu em velocidade e chutou. O arremate não foi lá muito potente. O goleiro Barreto chegou a bater na bola, mas não foi o suficiente para tirá-la do rumo das redes.
Peixe amplia
Arouca na partida do Santos contra o Cerro Porteño (Foto: AP)Arouca não jogava desde fevereiro, mas foi muito
bem no Paraguai (Foto: AP)
Jogando como se estivesse casa, com extrema tranquilidade, sem desperdiçar a posse de bola, o Peixe tinha a partida na mão. O que era para ser complicado demais, tornava-se simples. A superioridade alvinegra era tamanha que até o volante Adriano dava chapéu no meio de campo.
Aos 17, o Santos teve mais uma grande chance. Maikon recebeu de Ganso, ainda no campo de defesa, e partiu em velocidade, entrou na área e chutou forte. Barreto espalmou.
Diante da superioridade santista e vendo seu time totalmente batido em campo, a torcida do Cerro perdeu a paciência. Uma pedra chegou a ser atirada no gramado.
As chances de gol do Santos iam se multiplicando. Maikon Leite perdeu pelo menos três oportunidades claras. Aos 48 minutos do segundo tempo, Benitez descontou para o Cerro. Mas foi só um susto.
cERRO PORTEÑO-PAR 1 x 2 SANTOS
Barreto, Piris, Cardozo, Benítez e Formica (Iturbe); Burgos, Villarreal, Rojas (Nuñez) e Torres (Lucero); Fabbro e Nanni. Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca (Pará), Danilo e Paulo Henrique Ganso; Diogo (Maikon Leite) e Keirrison (Alex Sandro)
Técnico: Leonardo Astrada. Técnico: Muricy Ramalho.
Gol: Danilo, aos 11 minutos do primeiro tempo; Maikon Leite, aos 3 minutos, e Benitez, aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Burgos e Cardozo (Cerro); Adriano e Arouca (Santos).
Data: 14/04/2011. 
Árbitro: AMartín Vázquez, auxiliado por Carlos Pastorino e William Casavieja (todos do Uruguai)
Local: Estádio General Pablo Rojas, em Assunção-PAR$ ,00.

Escolha a musa do clássico Real Madrid x Barcelona

qui, 14/04/11
por cintia.barlem |
categoria Sem categoria

Além da disputa dentro das quatro linhas, há uma bem acirrada fora delas. Qual será a musa da série de clássicos entre Barcelona e Real Madrid? Quatro candidatas estão esperando o seu voto. Quem você vai escolher?
VOTE AQUI! Qual a musa do clássico Real Madrid x Barcelona?Participe!

Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Shakira, namorada de Piqué (Barcelona)

Sara Carbonero, namorada do goleiro Casillas (Real Madrid)

Malena Costa, namorada de Puyol (Barcelona)
VOTE AQUI! Qual a musa do clássico Real Madrid x Barcelona?Participe!
As quatro partidas:
16 de abril, no Bernabéu
Real Madrid x Barcelona, Campeonato Espanhol
20 de abril, Mestalla
Real Madrid x Barcelona, Copa do Rei
27 de abril, no Bernabéu
Real Madrid x Barcelona, Liga dos Campeões
3 de maio, no Camp Nou
Barcelona x Real Madrid, Liga dos Campeões

Alegria e descontração do grupo marcam o voo da vitória do Vasco

Fotos com fãs, carteado, jogos eletrônicos e sono profundo. Teve de tudo no avião no retorno ao Rio de Janeiro após triunfo sobre o Náutico

Por Rafael Cavalieri Direto de Recife
Os jogadores chegaram no hotel após a vitória por 3 a 0 sobre o Náutico no início da madrugada desta quinta-feira. Mas tiveram pouco tempo para sonhar com o triunfo que deixou a equipe com um pé nas quartas de final da Copa do Brasil. Logo às 9h30m todos já estavam no aeroporto de Recife para voltar ao Rio de Janeiro. O cansaço estava estampado na expressão da maioria do grupo. Mas nem isso tirou o sorriso e a empolgação com o bom resultado e o momento vivido pelo time.
vasco jogadores jogam cartas no avião (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Jogadores disputam partidas de cartas no avião de volta ao Rio (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Antes mesmo de entrar no avião o assédio já acontecia. A todo momento algum torcedor vinha com pedidos de fotos e autógrafos. Parte dos jogadores preferia jogar partidas de carteado, enquanto a comissão técnica conversava entre si. Os goleiros Fernando Prass e Alessandro não se separaram sempre botando o papo em dia.
vasco diego souza (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Diego Souza autografa camisa de torcedora no Recife (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)

No avião a descontração continuou. Cesinha, Marcio Careca, Felipe, Jumar, Fellipe Bastos e Diego Souza prolongaram o carteado. Já Ramon conciliou as músicas com o tablet. Dedé também curtiu o mesmo equipamento eletrônico. Jogadores como Allan e Enrico preferiram dormir espremidos entre as poltronas.
vasco felipe avião (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)No avião, Felipe tirou fotos com uma família de torcedores  (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Fotos e autógrafos também foram distribuídos dentro da aeronave. Felipe e o preparador de goleiros Carlos Germano, além de Bernardo e Ramon, atenderam alguns pedidos de fãs. O restante desta quinta-feira será de folga para o grupo. Os jogadores se reapresentam na manhã de sexta-feira, às 8h30m, em São Januário, para iniciar a preparação para a partida contra o Olaria, no domingo, às 16h, no Moacyrzão. O Vasco está classificado para as semifinais da Taça Rio, mas precisa da vitória para não depender do resultado do Flamengo, segundo colocado da chave.

Thiago Ribeiro e Wallyson: disputa 'interna' pela artilharia da Libertadores

A cada jogo, dupla mostra que ataque do Cruzeiro está forte na competição. Contra o Estudiantes, na Argentina, cada um deixou a sua marca

O ataque do Cruzeiro voltou a fazer diferença. Thiago Ribeiro e Wallyson deixaram suas marcas na vitória por 3 a 0 sobre o Estudiantes, na última quarta-feira, em Buenos Aires, e acirraram a disputa pela artilharia da equipe na Libertadores e da própria competição.
Ao abrir o placar aos dez minutos, Thiago Ribeiro marcou seu 12º gol na temporada e o quarto no torneio continental. Já Wallyson fez seu sexto gol na Libertadores e está a apenas um do líder da artilharia, Nanni, do Cerro Porteño.
Wallyson deixou claro que a artilharia é um dos seus objetivos.
- Fico muito feliz em poder ter marcado meu primeiro gol fora de casa na Libertadores. Vou trabalhar para ser o artilheiro da competição. A gente sabe que é muito difícil, mas vamos tentar chegar lá – declarou.
Já Thiago Ribeiro não se mostrou muito preocupado com a tabela de goleadores.
- É muito bom a gente ter marcado. Mostra que o Cruzeiro está bem servido de atacantes. Não importa quem marque, desde que o time vença.
Ele ainda brincou com o companheiro, responsável pela assistência no primeiro gol da equipe.
- Já falei com ele no vestiário que aquilo não foi bem uma assistência. Ele chutou para o gol de qualquer jeito e eu consegui tocar para a rede – disse Thiago com um largo sorriso.


Maratona de clássicos entre Barça e Real colocará R$ 69 milhões em jogo

Títulos do Espanhol, Copa do Rei e premiações com Liga dos Campeões também mexerão com os bolsos dos rivais. Serão quatro jogos em 18 dias

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Não é apenas o orgulho que está em jogo. Os quatro clássicos entre Barcelona e Real Madrid que decidirão o rumo da temporada de ambos em 18 dias terão um ingrediente que já faz os olhos dos presidentes Sandro Rosell e Florentino Pérez brilharem: dinheiro. Muito dinheiro.

Ao todo, entre premiações por títulos, classificações, direitos de televisão e bilheteria, os clubes poderão arrecadar € 30 milhões (cerca de R$ 69 milhões). Isso sem mencionar as receitas que viriam automaticamente com publicidades, merchandising e venda de camisas. No melhor dos casos, o preço do sucesso corresponderia entre 7% e 8% de toda a renda anual.
casillas real madrid xavi barcelona (Foto: agência Reuters)Barcelona de Xavi deve levar a melhor no Espanhol, mas Copa do Rei e Liga dos Campeões estão em aberto
A maior quantia vem dos cofres da Uefa. Quem avançar na semifinal da Liga dos Campeões, disputada nos dias 27 de abril (Santiago Bernabéu) e 3 de maio (Camp Nou), com transmissão da TV Globo, levará € 5,6 milhões (R$ 12,8 milhões) para casa. A decisão, a ser disputada no dia 28 de maio, em Wembley, vale € 9 milhões (R$ 20,7 milhões). Ainda há o Mundial de Clubes, organizado pela Fifa, que rende US$ 5 milhões (R$ 7,9 milhões) ao campeão.
Com os direitos de TV, que serão divulgados até a conclusão do torneio, ao menos mais € 8 milhões na conta (R$ 18,4 milhões) – o valor corresponde ao recebido pelo Barcelona quando conquistou o título, em 2009.
A premiação da Copa do Rei é um tanto mais modesta. O vencedor da finalíssima disputada no próximo dia 20, no estádio Mestalla, em Valência, embolsará apenas € 1 milhões (R$ 2,3 milhões). A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), no entanto, alcançará uma cifra que pode chegar aos € 15 milhões (R$ 34,5 milhões) de acordo com um especialista em marketing esportivo do “Prime Time Sport”. Neste caso, a Federação arrecada em porcentagens de todas as receitas possíveis, como TV e publicidade nos estádios.
Em médio prazo, merengues e catalães poderão reforçar seus ganhos com publicidades, merchandising, venda de camisas, aumento no quadro de sócios, entre outras receitas. De acordo com estudo do “Football Money”, o Real Madrid arrecadou € 438,6 milhões (R$ 1,008 bilhão) na temporada 2009/2010, enquanto o Barcelona faturou € 398 milhões (R$ 915,4 milhões).

Com um gol de Hulk, Porto despacha Spartak e avança para as semifinais

Após triunfo no jogo de ida, em Portugal, Dragões voltam a golear os rivais. Portugueses vão encarar o Villarreal na próxima fase do torneio continental

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou
Assim como já tinha feito jogando em casa, o Porto não tomou conhecimento do Spartak na partida de volta das quartas de final da Liga Europa e voltou a golear os rivais na tarde desta quinta-feira, em Moscou. Com gols de Hulk, Rodríguez, Falcao, Guarín e Ruben Micael, os visitantes derrotaram os russos por 5 a 2 e avançaram às semifinais do torneio continental. No jogo de ida, no estádio do Dragão, os portugueses venceram por 5 a 1.
Na próxima fase, o Porto vai encarar o Villarreal, que passou pelo Twente após triunfos por 5 a 1,  na Espanha, e 3 a 1, na Holanda. A primeira semifinal será disputada no dia 28, no Estádio do Dragão, em Lisboa. O jogo de volta será em 5 de maio, no El Madrigal.
porto x spartak hulk (Foto: AFP)Falcao, Hulk e Guarín comemoram o terceiro gol do Porto em Moscou (Foto: AFP)
Hulk deixa a sua marca
O jogo até parecia que seria mais complicado para o Porto, justamente por ser em Moscou. Mas ficou só no quase. Aos 27 minutos da etapa inicial, os portugueses abriram o marcador. Falcao tocou para Hulk, que arrancou em velocidade do meio-campo, passou pela marcação e bateu na saída do goleiro Dykan: 1 a 0.
Confira os resultados do mata-mata da Liga Europa 2010/2011
E os portugueses não pararam por aí. Aos 46, Hulk cobrou escanteio da direita para Cristian Rodríguez. O uruguaio subiu mais do que a defesa russa e desviou de cabeça para o fundo da rede. Festa do Porto, que ampliou ainda mais a vantagem construída na primeira partida.
Nem mesmo a presença de Alex, destaque do Spartak na Liga Europa, foi suficiente para os russos sonharem com a classificação em casa. Na etapa final, os portugueses fizeram mais logo no primeiro minuto. Falcao avançou pela direita e soltou a bomba para defesa de Dykan. A bola sobrou para o colombiano, que rolou para Guarín marcar.
Após duas assistências, Falcao faz o dele
porto x spartak hulk (Foto: AP)Hulk e Falcão comemoram em Moscou (Foto: AP)
Aos sete, o Spartak diminuiu o marcador. Dzyuba fez um carnaval na defesa do Porto, passou por Otamendi e Rolando e tocou na saída do goleiro Hélton. Dois minutos depois, Falcao fez mais um para os portugueses. Hulk cobrou escanteio, Rodríguez desviou de cabeça, e o colombiano mergulhou para roçar na bola e fazer o quatro dos Dragões.
Os russos deram mais um leve suspiro durante o confronto. O brasileiro Ari recebeu na entrada da área, driblou o goleiro Hélton e tocou para o gol.
O Porto ainda faria mais um gol para fechar o caixão dos rivais. Já sem Falcao Garcia, que deixou a partida aos 27 minutos do segundo tempo para a entrada de James Rodríguez, os portugueses fizeram o quinto aos 44. Após chute de Rodríguez no travessão do Spartak, Rubén Micael pegou a sobra e tocou para o fundo do gol. Festa dos Dragões. No placar agregado: 10 a 3.

Diretora do Vôlei Futuro, sobre Stacy: ‘Primeiras 36 horas foram positivas’

Marcela Constantino revela que conversava sobre a renovação de contrato da atleta no ônibus, pouco antes do acidente; irmã chega ao Brasil no sábado

Por Marco Aurélio Souza São Paulo
Marcela Constantino, diretora do Vôlei Futuro (Foto: Renato Cury/Globoesporte.com)Marcela ficou otimista com as 36 primeiras horas
(Foto: Renato Cury/Globoesporte.com)
Internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com traumatismo crânio-encefálico, a americana Stacy Sykora, do Vôlei Futuro, continua sedada, mas apresentou uma evolução nas primeiras 36 horas. O hospital só pode se pronunciar oficialmente com autorização da irmã da jogadora, que chega ao Brasil na manhã de sábado, mas a diretora do time, Marcela Constantino, conversou com um dos médicos da equipe que cuida da atleta e ficou otimista.
- Em neurologia não se pode falar nada em menos de 72 horas, mas as 36 primeiras horas foram positivas. Ela segue sedada, é um procedimento padrão. Em casos como esse, os neurônios não podem trabalhar – afirmou Marcela Constantino, diretora do Vôlei Futuro.
Stacy, que também tem pequenas hemorragias no lado esquerdo do cérebro, está internada na UTI desde terça-feira, quando o ônibus do clube tombou a caminho do ginásio de Osasco, palco de um jogo das semifinais da Superliga.
Marcela informou que o clube está ajudando a família da atleta a vir para o Brasil. A irmã Keri precisa de um visto emergencial para viajar, e a previsão é de que chegue a São Paulo no sábado.
- Uma das irmãs chega no sábado. A mãe não tem passaporte, mas assim que conseguir tirar vem também – informou Marcela.
A diretora do clube revelou que teve uma conversa com Stacy dentro do ônibus, pouco antes do acidente, para tentar prorrogar seu contrato com o Vôlei Futuro.
- Ela é uma pessoa maravilhosa, além de ser uma excelente atleta. Falamos sobre isso no ônibus. Gostaríamos que ela permanecesse no clube por mais tempo e que no futuro faça parte da comissão técnica. Não sabemos como será a recuperação dela, mas temos certeza que ela ainda terá uma longa carreira no Vôlei Futuro – completou.
Marcela pediu que os torcedores da equipe de Araçatuba rezem pela líbero americana, eleita a melhor do mundo no último Mundial.
- Ela está sob cuidado dos melhores especialistas, as perspectivas são boas. Peço para que os torcedores orem e mandem vibrações positivas para a recuperação de Stacy – finalizou.

Tensão nas ruas bolivianas não interfere no sossego dos gremistas

País completa uma semana de protestos contra o governo de Evo Morales

Por Eduardo Cecconi Direto de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
Hotel do Grêmio em Santa Cruz de la Sierra (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Vinicius Pacheco conversa com torcedores no hotel
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Nesta quinta-feira a Bolívia chegou ao sétimo dia consecutivo de protestos nas ruas das principais cidades do país, especialmente da capital La Paz. Professores e outras classes sindicalizadas cobram do presidente Evo Morales reajuste salarial maior do que os 10% anunciados.
Em Santa Cruz de la Sierra, onde a delegação do Grêmio está hospedada desde o início da tarde de quarta-feira, as manifestações não têm a intensidade de La Paz, onde há conflitos entre populares e policiais nas ruas.
Nota-se, apenas, que o trânsito naturalmente desorganizado da cidade está ainda mais repleto de engarrafamentos, provocados pelas passeatas pacíficas. Taxistas precisam realizar longos desvios para transportar os torcedores gremistas que aguardam pela partida das 22h45m (horário de Brasília) desta quinta, contra o Oriente Petrolero, pela Taça Libertadores. O mesmo deve acontecer no deslocamento dos jogadores, escoltados pela polícia local, até o Estádio Ramon Aguilera.
Mas os protestos e manifestações na Bolívia não interferem no sossego da delegação tricolor. No hotel Los Tajibos, os jogadores estão hospedados em pequenos sobrados à beira de belíssima piscina, distantes das passeatas.
Após o almoço, alguns atletas confraternizaram com torcedores que acompanharam a delegação no voo fretado e hospedaram-se no mesmo hotel. Houve distribuição de autógrafos e sessões de fotos com os atletas que deixavam o restaurante restrito ao grupo em direção aos quartos.
Outros gremistas - o número no estádio deve chegar a cem - estão espalhados por Santa Cruz de la Sierra.

Renê Simões é apresentado: 'Não vejo nenhuma barca furada no Bahia'

Novo treinador demonstra confiança no elenco e diz que é preciso pensar em um jogo de cada vez

Por Eric Luís Carvalho e Tamires Fukutani Salvador
René Simões e Marcelo Guimarães Filho (Foto: Divulgação)René Simões foi apresentado nesta quinta-feira
(Foto: Divulgação)
O técnico René Simões foi apresentado no Fazendão na tarde desta quinta-feira, onde já comandou seu primeiro treino no Bahia. René volta ao time depois de 22 anos. Desta vez, ele trouxe consigo os auxiliares técnicos Alfredo Montesso e Chico Santos, e o preparador físico Anderson Gomes.
O treinador chega com a responsabilidade de classificar o time para as semifinais do Campeonato Baiano e garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Tudo isso nos próximos dois jogos: no domingo, o adversário será o Vitória da Conquista, pelo Baianão; na próxima quarta, o Bahia vai até a Arena da Baixada enfrentar o Atlético-PR pelo torneio nacional.
Por trás destes dois desafios, existe ainda a preocupação da torcida com a Série A do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 22 de maio para o Bahia. Após duas derrotas seguidas no Baiano, há dúvidas sobre a qualidade do futebol tricolor para enfrentar os clubes da Primeira Divisão.
Ciente da pressão, René chegou com a filosofia de viver um dia – ou um jogo – após o outro:
- Temos um jogo importante domingo e, depois, pensamos no Campeonato Brasileiro. Primeiro, temos o Campeonato Baiano e, na quarta, a Copa do Brasil. O foco agora é no domingo. Temos um jogo de vida ou morte – diz o técnico.
Para René, a qualidade do elenco tricolor não é problema. O treinador afirma que a diretoria não está parada na busca de reforços e defende que o nível técnico da equipe não deixa a desejar, se comparado a outros times:
- Vamos pensar no Campeonato Baiano, onde não podemos mais fazer contratações. Mas, pelo que eu vi, não estamos muito abaixo de ninguém. Não vejo nenhuma barca furada no Bahia. Já peguei trabalhos muito piores - afirma.
René Simões conversou com os jogadores e já deu pistas do que pretende mudar na equipe. O meio-campo Camacho comentou o que foi dito pelo novo professor:
- Pelo que conversamos, ele parece ser um bom treinador. René falou que confia no grupo, mas acredita que falta organização e que vamos trabalhar isso – diz o jogador.

Fred, sobre o gramado: 'Continua a mesma coisa de quando Muricy saiu'

Atacante, porém, ressalta empenho da diretoria em melhorar as Laranjeiras, lembra o estado do campo do Engenhão e diz que jejum de gols o deixa chato

Por Edgard Maciel de Sá e Ivan Raupp Rio de Janeiro
Fred no treino do Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Fred não marca há cinco jogos pelo Tricolor
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
O técnico Muricy Ramalho deixou o Fluminense reclamando da falta de estrutura do clube. Para resolver o problema, a diretoria segue em busca de um CT para abrigar os treinamentos da equipe principal. Mas, enquanto a situação não é resolvida, as atividades continuam sendo realizadas no desgastado gramado das Laranjeiras. Capitão e líder do elenco tricolor, o atacante Fred lembrou que o estado do campo continua não sendo dos melhores.
- É claro que pode melhorar. Mas não estou dizendo que está impraticável. Continua a mesma coisa de quando o Muricy saiu. Mas conversei recentemente com o Mário (Bittencourt, assessor da presidência no futebol), e ele me garantiu que as providências já estão sendo tomadas. A única mudança que percebemos é que a grama está maior - explicou.
Obras podem ser vistas por toda a sede das Laranjeiras. Desde pinturas a até mesmo a instalação de uma nova grade atrás de um dos gols do campo de treino. O gramado ruim, no entanto, não é um privilégio do Fluminense. Segundo Fred, a situação no Engenhão também deixa a desejar.
- Nem o Engenhão está bom. Ou seja, praticamente treinamos no campo em que jogamos - comparou.
Mas não é só a grama que tira o sono do artilheiro. Sem marcar há cinco jogos, Fred não vê a hora de fazer as pazes com a rede. E poder parar de encher o saco de seus companheiros, como o mesmo revela.
- A situação incomoda. Mas não é um privilégio meu. Até o Liedson, que começou fazendo vários gols no Corinthians, também está sem marcar. Estou trabalhando para resolver isso. Quando eu voltar a marcar as coisas vão correr naturalmente. E também vai ser bom para eu parar de chorar no ouvido do Mariano, do Julio Cesar, do Conca... Fico pedindo bola para eles a toda hora. Um jejum de gols como esse me deixa chato - brincou.
gramado laranjeiras fluminense (Foto: Agência Globo)Gramado das Laranjeiras, em foto do treinamento de quarta-feira (Foto: Agência Globo)
O camisa 9 das Laranjeiras terá mais uma chance no próximo domingo, quando o Tricolor recebe o Nova Iguaçu, às 16h, no Engenhão, pela última rodada da fase de classificação da Taça Rio. Com 14 pontos, o time lidera o Grupo B da competição e precisa apenas de um empate para avançar às semifinais.

Léo Batista: ‘Transmiti jogo do pai do Pelé’

 

O homem dispensa apresentações. É um dos maiores símbolos e provavelmente o mais conhecido do esporte na televisão. Léo Batista tem vastos e respeitáveis 64 anos de carreira entre rádio e televisão. E uma memória prodigiosa:
- Transmiti jogo do pai do Pelé, o Dondinho. Falei pro Pelé uma vez, ele quase chorou…
Léo Batista, que antes da fama foi até ajudante de pedreiro trabalhando com o pai, construiu uma carreira exemplar. E nos dá o privilégio de ouvir uma parte de suas memórias aqui, no Em OFF.

sabel Swan, a velejadora de cinema

Dona de um bronze olímpico, atleta-cineasta divide seu tempo entre a campanha para Londres e os registros de imagens para seu documentário

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
A conversa com o espelho tomava horas de seus dias. Naquele fim de 2009, Isabel Swan se preparava para uma cena que pretende ver na tela do cinema daqui a cinco anos. Não, não interpretaria a personagem que pergunta se há no mundo alguém mais bela do que ela. Treinava sim, para emprestar um pouco da emoção brasileira à apresentação que tentava convencer os membros do COI a escolher o Rio como sede das Olimpíadas. Cumpriu bem seu papel. Enquanto esteve em cima daquele palco e nos bastidores, uma câmera acompanhava atentamente seus gestos e palavras. As imagens estavam sendo captadas para o documentário "Sailing to the Olympics", que vem produzindo em parceria com uma amiga francesa. A velejadora é a personagem principal, mas quer voltar seu olhar de cineasta para histórias paralelas.
Isabel conseguiu se formar em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF) depois de conquistar, ao lado de Fernanda Oliveira, o bronze nos Jogos de Pequim-2008. Em um dado momento da campanha olímpica, o curso teve de ficar em segundo plano. Precisou se mudar para o Rio Grande de Sul para treinar, mas levou na bagagem uma câmera. Começou a fazer curta-metragens, não se cansava de registrar suas velejadas e viagens. Algumas delas deram origem ao "Com Rumo", 24 minutos para recordar parte da trajetória dela e da equipe verde-amarela até o evento chinês. Acompanhe um trecho no vídeo acima.
- Sempre gostei muito de cinema porque se pode criar o que quiser. A linguagem é vasta e é bom trabalhar este lado também. A vida sem arte é sem graça. Agora estou fazendo um documentário, juntamente com Corinne Damas, antropóloga e também formada em Cinema, e que deve ser lançado até 2016. Ela grava imagens minhas, e eu outras, em competições. Já foi até a raia dos Jogos de Londres-2012 e a Copenhagen, na escolha da sede. O documentário é um pouco sobre a vida do atleta olímpico. A campanha de Pequim será a coluna vertebral, mas quero outras referências, contar outras histórias de projetos sociais, de atletas que não têm dinheiro para comprar um tênis. Isso é o Brasil - disse.

Vela Isabel Swan e Martine Grael  (Foto: Divulgação / ZDL)Isabel e Martine sonham com uma medalha nos Jogos de Londres (Foto: Divulgação / ZDL)
Quando está sentada numa poltrona, como simples espectadora, Isabel prefere ver, na telona ou na telinha da TV, situações que funcionem como o retrato do país. Nessa categoria, "Deus e o diabo na terra do sol", de Glauber Rocha, tem um lugar especial na lista. É fã também da linguagem de José Padilha, de "Tropa de Elite".
- Por mais que exista a crítica à estética da favela é bom de ver. Tem realidade demais. Não tenho preferência por um gênero. Gosto é de filme bem feito, seja ele drama ou ação. O mais recente de que gostei foi "Cisne Negro". "E.T." também é uma referência forte que tenho.

Nunca recebi convite para atuar. Não sei se aceitaria. Talvez sim... Mas não dá para abraçar o mundo."
Isabel
Tão forte quanto a vontade de ainda seguir no esporte por mais duas Olimpíadas. A campanha para 2012 tem Martine Grael, filha de Torben Grael, no mesmo barco. Conta com um técnico americano e com o patrocínio de empresas, que resolveram apoiar a empreitada após conversas com Isabel durante a estada em Copenhagen. A concorrência interna é boa, mas a dupla está confiante. Antes de lutar pela vaga em Londres, as parceiras pensam no alto do pódio nos Jogos Mundiais Militares, marcados para julho, no Rio.  A partir de agora, os estudos voltarão, aos poucos, a ser colocados de lado.
- Estou fazendo MBA em Gestão de Projetos. É uma área abrangente e pode ser usada inclusive para cinema. Tudo está sendo bem planejado. Para estudar tem que ter muito esforço, só que  quero muito ter um plano B. Não posso fazer o curso de forma normal, mas em 4 anos, porque viajo muito no primeiro semestre. Treino pela manhã e me esforço para ir às aulas à noite. Pretendo seguir no cinema. É um meio maravilhoso de comunicação e atinge muita gente. Adoro fotografia, mas direção é uma área que também me atrai bastante. Tarantino e Almodóvar são meus preferidos. Nunca recebi convite para atuar. Não sei se aceitaria. Talvez sim... Mas não dá para abraçar o mundo. É uma coisa ou outra, pois o objetivo é velejar até Rio-2016.
Depois disso, Isabel Swan - que por duas letras não tem o mesmo nome da personagem da saga 'Crepúsculo' -, deseja escrever um novo capítulo em sua história. Estará com 32 anos, idade escolhida para deixar de ser filha e virar mãe.
 

Nove aeroportos não devem ficar prontos para a Copa, aponta Ipea

Ao menos 9 dos 13 terminais não devem ser entregues a tempo do evento.
Estudo destaca ainda que 10 deles enfrentarão sobrecarga em 2014.

Do G1, em São Paulo
Movimento no aeroporto de Guarulhos, onde 48% dos voos atrasaram nesta quinta, segundo a Infraero  (Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo )Saguão do aeroporto de Guarulhos, em imagem de
arquivo (Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo )
Ao menos 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão em obras para a Copa de 2014 não devem estar prontos a tempo de receber o evento. Essa é a conclusão do estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (14). “Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos”, diz a nota.
Os aeroportos cujas obras não devem terminar em tempo hábil, de acordo com o Ipea, são os de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre. No caso de Curitiba, o Ipea diz que o aeroporto tem condições de ficar pronto para a Copa de 2014, “se não houver qualquer atraso no cronograma previsto”. No Galeão, a situação operacional é considerada adequada, enquanto no Recife as obras se referem apenas à construção de uma torre de controle.
Para chegar a essas conclusões, o Ipea se baseou no prazo médio de execução de obras públicas de infraestrutura, que, segundo o instituto, é de 92 meses, ou seja, mais de 7 anos. “Toda obra de infraestrutura de grande porte no Brasil deve cumprir uma série de
etapas até sua finalização. Inicialmente, há a elaboração do projeto, seguida da liberação
da licença ambiental por parte do Ibama, da aprovação do TCU quanto à adequação de
custos, da licitação e, finalmente, das obras”, destaca o estudo.
Críticas da Fifa
A qualidade dos aeroportos no país foi alvo de críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter, no final de março. Ele manifestou descontentamento com a lentidão dos trabalhos em torno do mundial ao dizer que “a Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, respondeu a crítica: “Para o governo, a Copa é hoje. Temos urgência. Ninguém está mais preocupado com a realização do mundial da Fifa do que o Brasil.”
Cerca de duas semanas depois, Blatter voltou atrás e destacou os avanços das obras: " Recebi relatórios muito positivos sobre o andamento dos preparativos para o Mundial, especialmente na construção de estádios", afirmou.
Sobrecarga
O estudo do Ipea ressalta ainda que, dos 13 aeroportos com investimentos previstos para a Copa de 2014, 10 estariam operando acima de sua capacidade já em 2014, dentre eles Guarulhos, por exemplo. “A análise do plano de investimentos para os 13 aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura.”
Segundo o Ipea, parte do problema nos aeroportos do país se deve à falta de investimentos em infraestrutura, “que deixaram de ser feitos por mais de 20 anos”. Depois, o bom desempenho da economia brasileira, especialmente a partir da segunda metade da década de 2000, “se, por um lado, representou a melhoria de indicadores sociais como a geração de emprego e renda, por outro lado os gargalos da infraestrutura brasileira tornaram-se mais evidentes”.
O instituto destaca que, embora os investimentos públicos no setor aéreo tenham se elevado de R$ 503 milhões em 2003 para mais de R$ 1,3 bilhão em 2010, as informações sobre as taxas de ocupação dos terminais de passageiros mostram necessidades de investimentos futuros ainda maiores. “Isso mostra que o setor continua sendo planejado com o olho no espelho retrovisor em vez de se preparar para 40 anos à frente.”
Baixa eficiência
O estudo do Ipea diz ainda que é preciso aprimorar a gestão da Infraero. “Apesar de insuficiente, a Infraero possui um plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão ao ano (entre 2011 e 2014) para 13 aeroportos brasileiros, visando a Copa de 2014. Isso representa mais do triplo da média anual investida entre 2003 e 2010 pela empresa, que foi de R$ 430 milhões. Porém preocupa a baixa eficiência na execução dos programas de investimentos, que na média do período realizou apenas 44% dos recursos previstos.”
O Ipea conclui o estudo dizendo que medidas que melhorem a gestão dos aeroportos e o nível de investimentos têm que ser tomadas. “A iniciativa privada investe recursos nos demais modais de transporte (rodoviário, ferroviário e aquaviário). Apenas para o setor aeroportuário não há investimentos privados.”

Com os números a favor, Julio Cesar encara vaias por futuro melhor no Flu

Perseguido por parte da torcida, lateral tem o maior aproveitamento do elenco: 69%. ‘Mostra que sempre que estou em campo o time vai bem’, diz

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Se contra fatos realmente não há argumentos, a torcida do Fluminense devia repensar a postura em relação a Julio Cesar. Um dos jogadores mais perseguidos pelos tricolores durante a campanha irregular em 2011, o lateral-esquerdo não é do tipo que rebate as vaias com declarações polêmicas ou atitudes intempestivas. Para isso, o camisa seis das Laranjeiras tem a seu favor os números, que, pelo menos em sua frieza, comprovam: o aproveitamento da equipe é melhor com sua presença em campo.
Julio Cesar do Fluminense com os números (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Julio Cesar tem números a seu favor com a camisa do Fluminense (Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
Levando em consideração os 21 jogadores mais utilizados do elenco atual, Julio Cesar é quem mais conquistou pontos com a camisa tricolor. Com 36 vitórias, 12 empates e oito derrotas em 56 jogos, o aproveitamento é de 69%, superando de longe estrelas como Fred (64,5%), Deco (60,8%) e Conca (57,2%). A estatística também favorece o lateral se calculadas apenas as participações na temporada atual. Foram oito vitórias, um empate e somente duas derrotas em 11 jogos, com 75,7% dos pontos. Média superada somente por Tartá (81,4%) e Fernando Bob (80%), que pouco jogaram, além de Marquinho (78,5%) e Deco (76,1%).
Jogador No Flu Em 2011
Julio Cesar 69% 75,7%
Leandro Euzébio 65,1% 61,5%
Mariano 65% 63,3%
Emerson 65% 62,9%
Fred 64,5% 66,6%
Bob 64,4% 80%
Digão 63,4% 44,4%
Gum 63,1% 61,4%
Souza 62,7% 62,7%
Araújo 61,5% 61,5%
Deco 60,8% 76,1%
Diguinho 60,7% 60,4%
André Luis 60,5% 33,3%
Carlinhos 60% 56,4%
Valencia 59,7% 58,3%
Edinho 58,3% 58,3%
Tartá 57,6% 81,4%
Conca 57,2% 51,1%
Marquinho 56,1% 78,5%
Berna 54,3% 62,2%
Rafael Moura 50% 52,3%
Amparado pelos números, Julio Cesar encara de frente as cobranças do torcedor e admite que seu desempenho desde que chegou às Laranjeiras não tem sido o mesmo que o levou a ser eleito o melhor da posição no Brasileirão de 2009, pelo Goiás. Algo que o próprio confessa que não se repetirá diante do formação tática do Flu.
- A expectativa criada na minha chegada foi muito grande pelo que fiz com a camisa do Goiás. Só que lá era diferente, eu atuava de outra forma, com mais liberdade. A equipe tinha três zagueiros. Hoje, com dois, preciso marcar muito mais. Ainda assim, os números mostram que sempre que estou em campo time vai bem, está vencendo. E isso que é importante. Tenho certeza que logo a torcida vai me apoiar e ficar do meu lado, como aconteceu nos últimos jogos.
Substituto de Carlinhos, que se recupera de uma torção no tornozelo, Julio Cesar, por sua vez, sabe que a força ofensiva é sua principal características e promete fazer uso desta arma para permanecer na equipe. Satisfeito com o desempenho nos últimos jogos, o camisa 6 se diz mais à vontade para se lançar ao ataque.
- Esse ano tem sido diferente por tudo que aconteceu no clube. O Muricy saiu, o Enderson chegou, há quem diga que o Abel está certo. Tem sido um pouco confuso. Mas para mim está sendo bom. Estou jogando, me sentindo bem, confiante, aparecendo bem na frente, apesar de jogar como lateral e ter obrigações na marcação. A temporada está sendo proveitosa e os números provam isso. Assim como foi ano passado.
A personalidade para seguir tentando as jogadas, no entanto, é a mesma com que o lateral-esquerdo encara vaias como as que sofreu na derrota diante do Boavista na Taça Rio e as considere injustas.
- Fico chateado, sim, porque às vezes acho que não é justo. Como foi na partida contra o Boavista, por exemplo. A torcida quis me culpar por uma derrota onde não tive culpa nenhuma. Foi o grupo todo que perdeu. Mas tenho que encarar com naturalidade. Sou um jogador experiente e sei que no Fluminense quando vence tudo é mil maravilhas, mas quando perde, como o Fred falou, é o inferno. Time grande é assim. Quando não vence, ninguém serve. Já estou calejado.
No último domingo, em Macaé, diante do Americano, não teve vaia. Efetivo no ataque, Julio Cesar foi responsável pelo passe para o segundo gol do Flu na goleada por 5 a 1, marcado por Araújo. Sensação que ele sentiu pela primeira vez na temporada.
Julio Cesar do Fluminense com a filha (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)Julio Cesar exibe número de sua camisa com filha
Manuela (Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)
- Eu me cobro muito na questão das assistências. É uma das minhas principais características e que não tem acontecido muito no Fluminense. Capricho bastante nos treinamentos visando isso. Essa contra o Americano foi a primeira do ano e me deixou aliviado. Tenho a consciência tranquila do meu trabalho, de que busco melhorar. Minha média costumava ser de 15, 20 assistências no ano e em 2010 esse número caiu muito.
Com a primeira assistência de 2011 já assinalada nas estatísticas, o jogador tricolor se prepara agora para encerrar o jejum de gols no ano. E desde a noite de quarta-feira tem um motivo a mais para isso: o nascimento de Beatriz, sua segunda filha.
- Estava com uma expectativa muito grande. É algo que me dá ainda mais força em campo, um momento especial da minha vida. Já fiz um monte de gol para a Manuela em 2009, no Goiás. Agora é a vez da Beatriz.
Assim como Beatriz, a torcida do Fluminense aguarda por novos gols e assistências, para que as estatísticas sejam melhores também no quesito vaias.