segunda-feira, 22 de setembro de 2014

STJD confirma para sexta julgamento do recurso do Grêmio contra exclusão

Julgamento em segunda instância no Pleno pode levar clube de volta à Copa do Brasil do qual fora excluído por injúrias raciais de torcedores

Por Porto Alegre
stjd gremio julgamento (Foto: Diego Guichard)Julgamento em 3 de setembro excluiu Grêmio da Copa do Brasil (Foto: Diego Guichard)
O julgamento do recurso do Grêmio contra a exclusão da Copa do Brasil, após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em 3 de setembro, pelas injúrias raciais proferidas por torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, tem data oficializada. O departamento jurídico do Tricolor volta ao pleno na próxima sexta-feira, 26 de setembro, para tentar reverter a sentença.
A data inicial era de 19 de setembro, na última sexta. No entanto, o STJD teve dificuldades em reunir todos os auditores mais experientes, o que só ocorreu nesta semana. A denúncia foi feita pela procuradoria do STJD, baseada no artigo 243-G (e seus parágrafos) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Por isso, o clube decidiu recorrer ao Pleno.
O pedido de efeito suspensivo do Grêmio foi atendido parcialmente pelo relator do processo do Grêmio no Pleno do STJD, o auditor Paulo César Salomão Filho. Foi concedido apenas o efeito referente à multa aplicada pela Terceira Comissão Disciplinar, totalizada em R$ 54 mil. Assim, a tabela do torneio não foi "congelada", mantendo-se o Santos como rival do Botafogo nas quartas de final, que começam em 1º de outubro.
Diretor jurídico do Grêmio, Thiago Brunetto evita criar expectativas, mas acredita em nova postura do STJD no Pleno:
- Nossa expectativa não é positiva nem negativa. Vai ser um julgamento mais técnico e menos sujeito à repercussão midiática. Antes, era como se estivessem querendo dar satisfação. O Pleno é mais experiente, o julgamento é técnico.
Relembra o caso
O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, em 28 de agosto, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O goleiro registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.
A maior repercussão recaiu sobre uma jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN. Patrícia Moreira, 23 anos, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Em 4 de setembro, prestou depoimento à polícia e, na sexta, pronunciou-se à imprensa, pedindo desculpas a Aranha e ao Grêmio, sob forte comoção. No total, dez pessoas já foram ouvidas pela polícia, que ainda não concluiu o inquérito.

Aranha e Grêmio se reencontraram pelo Brasileirão, no dia 18 de setembro. Não foram registradas injúrias raciais, e o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, declarou que o ambiente hostil sobre o goleiro não deve ser levado em conta no Pleno.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Paulão Filho desmaia antes de ir ao Fatality Arena 7 e fica de fora do card

Lutador enfrentaria Amilcar Alves na luta principal do evento, neste domingo

Por Rio de Janeiro
Paulão Filho se prepara para luta com americano Rodney Wallace, pelo Selva MMA (Foto: João Paulo Maia)Paulão Filho passou mal antes de ir para o Fatality
Arena 7 (Foto: João Paulo Maia)
Paulão Filho faria a luta principal do Fatality Arena 7 contra Amilcar Alves, neste domingo, no Clube Mauá, em São Gonçalo, mas foi impedido de entrar em ação, após desmaiar em casa, antes de ir para o evento, segundo informações da Confederação Brasileira de MMA (CBMMA), que chancela o Fatality Arena. No momento, ele está tomando soro e já retomou a consciência, mas ainda não foi decidido se ele será hospitalizado, de acordo com o presidente da CBMMA, Amaury Bitetti.
- Ele passou mal, teve um desmaio, ficou gelado e proibiram de lutar. Ele teve que ir para o hospital e o médico proibiu que ele lutasse. Pior é que ele bateu o peso ontem e estava bem. Mas hoje ele teve uma pane e apagou quando estava em casa, pouco antes de vir para o evento, quando estava em casa. Depois ele recobrou a consciência, mas não dava para lutar. Espero que ele esteja bem, sem nenhum outro problema - afirmou Bitetti, por telefone ao Combate.com.
Paulão tem 36 anos e um cartel de 23 vitórias e seis derrotas. Ele já foi considerado um dos melhores pesos-médios do mundo e chegou a ser campeão do WEC, que foi extinto após ser comprado pelo UFC, além de ter lutado no Pride de 2004 até 2007. O atleta passa por fase ruim na carreira, com apenas uma vitória nas últimas sete lutas.

Motivado, Rodrigo Damm confia em renovação de contrato com o UFC

Lutador capixaba negocia para renovar seu compromisso com a franquia de MMA e deixa nas mãos do seu empresário, Alex Davis, todos os trâmites com a organização

Por Vitória, ES
Rodrigo Damm está quase no peso para o duelo contra o russo Rashid Magomedov no UFC (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)Rodrigo Damm está em vias de renovar seu contrato com o UFC (Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com)
Após a derrota por nocaute técnico para Al Iaquinta, no "UFC: Jacaré x Mousasi", o sinal de alerta foi ligado para o capixaba Rodrigo Damm. Essa foi a segunda derrota consecutiva do brasileiro, que agora está em compasso de espera para renovar seu contrato com a franquia norte-americana de MMA. O anterior, de três lutas, teve fim com este último duelo, realizado nos Estados Unidos.
Deixando nas mãos do seu empresário, Alex Davis, todos os trâmites deste processo de renovação do compromisso com o Ultimate, Damm não está preocupado em definir uma data para voltar ao octógono, mas revela o desejo que fazer mais um combate ainda em 2014.
- Até agora não comentaram nada, mas meu empresário me informou que é possível que eu renove por mais três lutas. Estão preocupados se o lutador vai fazer uma bola luta. Estou aguardando a posição do UFC, mas já estou treinando, pensando numa possível luta, espero esse ano lutar mais uma vez. Não tenho previsão, mas podemos lutar sim, dependendo do que o UFC definir com o meu empresário, mas não tem nada certo, nada confirmado. Eu vou deixar por conta deles, o que eles marcarem, eu assino embaixo e vou lutar.
Com 34 anos, Rodrigo Damm possui um cartel de 12 vitórias e oito derrotas (3-3 no UFC). Em 2014 o lutador capixaba venceu uma vez (o japonês Mizuto Hirota, em fevereiro) e perdeu outras duas lutas, para o russo Rashid Magomedov, em maio e para o norte-americano Al Iaquinta, neste mês de setembro.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.


Bethe lembra raiva por "fofoca" de Ronda: "Vontade de pular em cima"

Brasileira diz que ganhar de americana "é muito bom" e recorda que todos os seus triunfos pelo UFC foram contra lutadoras dos Estados Unidos

Por Rio de Janeiro
Bethe Correia e Ronda Rousey têm trocado farpas pela imprensa. A brasileira, invicta em nove lutas, já pisou no octógono do UFC três vezes e venceu três americanas (Julie Kedzie, Jessamyn Duke e Shayna Baszler). Segundo a lutadora da Pitbull Brothers, vencer as atletas dos Estados Unidos tem um gosto especial e agora ela quer ter a chance de repetir o feito contra a campeã do peso-galo feminino. A Pitbull, como é conhecida, afirmou que Ronda quer a sua garganta e recordou os momentos nos quais elas estiveram próximas.
- Nas três vezes que lutei no UFC, foram contra três americanas e ganhar de americana é muito bom né? (risos). A Ronda está querendo a minha garganta. Eu encontrei com ela só quando fui lutar com a Jessamyn Duke, coleguinha dela, que ela gosta muito. Na pesagem, quando reuniu todos os lutadores e treinadores do evento numa sala, na hora que entrei, ela olhou pra mim e deu uma risadinha de deboche, meio que dizendo pra Jessamyn: "Essa daí que você vai lutar?". E eu: "Ah, que vai raiva!". Me deu uma raiva dela. Ver mulher fofocando sobre mim me dá vontade de pular em cima. Quando ganhey da Jessamyn, me virei pra ela, que estava no córner, fui cumprimentar, ela virou a cara e desceu com raiva - afirmou, em entrevista ao "Mundo da Luta".
Bethe Correia disse que gosta de vencer americanas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Apesar da rivalidade que já existe, Bethe elogiou a sinceridade de Ronda e disse que foi fácil perceber que elas não se dariam bem.
- Ela é muito instintiva, mas uma qualidade dela é que ela é muito franca. Já senti de cara: "Opa, não vamos ter carinho pela outra não". Uma já quis o pescoço da outra - concluiu.

Tito Ortiz diz que UFC vetou luta dele com Bonnar pelo Bellator em Anaheim

Ideia inicial era de que o evento acontecesse no ginásio do Anaheim Ducks, mas "não" do Ultimate faz card ser marcado para a cidade de San Diego

Por Rio de Janeiro

Ads by s(?)Hide ads
Pôster Bellator Tito Ortiz Stephan Bonnar MMA (Foto: Divulgação)Pôster do Bellator do dia 15 de novembro, com Tito
Ortiz e Stephan Bonnar (Foto: Divulgação)
Tito Ortiz terá a missão de recepcionar Stephan Bonnar no Bellator no dia 15 de novembro, em San Diego (EUA), no Valley View Casino Center. Entretanto, o local escolhido não era o plano A, segundo o ex-campeão do UFC. A ideia era de que o card fosse realizado em Anaheim, no Honda Center, ginásio do Anaheim Ducks, da liga americana de hóquei (NHL), mas o Ultimate teria vetado que isso acontecesse.
- O UFC disse não. Eles (do Bellator) tentaram que fosse lá, e o UFC não deixou isso acontecer. Eles queriam fazer, mas o UFC disse não - afirmou Tito, em entrevista ao "MMA Hour".
O Honda Center já recebeu alguns dos eventos mais importantes da história do Ultimate, e o próprio Tito Ortiz já lutou lá pela organização, quando venceu Forrest Griffin por decisão dividida, no UFC 59.

Na primeira luta após sair do UFC, No Chance ganha título do Circuito Talent

Peso-mosca finaliza Roberto Souza com uma guilhotina no terceiro round

Por Rio de Janeiro
Na primeira luta após deixar o UFC, José Maria No Chance voltou a sentir o gosto da vitória ao finalizar Roberto Souza com uma guilhotina aos 2m25s do terceiro round, na luta principal do Circuito Talent de MMA 12, pelo cinturão dos pesos-moscas (até 57kg). Este também foi o primeiro combate do lutador como atleta da Team Nogueira.
José Maria No Chance comemora conquista do título (Foto: Welington Borges / Circuito Talent de MMA)
Com o triunfo que lhe rendeu o título, No Chance interrompeu uma sequência de duas derrotas, contra John Lineker e Dustin Ortiz, ambas pelo UFC. Agora são 34 vitórias e cinco derrotas em seu cartel.
Em outro combate que valeu cinturão, Livinha Renato finalizou Camilinha Pitbull em apenas 47 segundos de combate e faturou o título dos pesos-palhas feminino.
  •  
José Maria No Chance encaixa guilhotina e vence a luta (Foto: Welington Borges / Circuito Talent de MMA)
Resultados do Circuito Talent de MMA 12
CARD PRELIMINAR:

- Diego Beneduzzi venceu Maicon da Mata por decisão unânime (29-28) - MUAY THAI
- 77kg - Felipe Rodrigues venceu Alberto Antônio por finalização (triângulo) aos 4:16 no round 1
- 77kg - Bruno Hulk venceu Everton Rocha por TKO (Interrupção Médica) entre os rounds 2 e 3
- 66kg - Adriano Smeagol venceu Filipe Maldonado por decisão unânime (30-27)
- 77kg - Lucas Salles venceu Wesley Gonçalves com finalização (mata-leão) aos 2:10 do round 1
- 61kg - Guilherme Popó venceu Fabiano Santos por nocaute técnico aos 3:08 do round 1
- 70kg - Emerson Fabiano venceu Mario Nikito por KO (cotovelada giratória) aos  2:58 do round 1 - MUAY THAI
CARD PRINCIPAL:
- 61kg - Felipe Colares venceu Eduardo Hanke por finalização (guilhotina) aos 4:14 do round 1
- 70kg - Rafinha Lokal venceu Felipe Kazu por finalização (mata-leão ) aos 2:35 do round 2
- 61kg - O combate entre Gustavo Erak e Antonio Muita Luz se encerrou aos 0:30 do round 2 e foi definido como No Contest devido a um ferimento não-intencional causado na cabeça do atleta Antonio Muita Luz
- 93kg - Leonardo Cabeção venceu Fernando Tressino por TKO aos 2:19 do round 2
- 66kg - Arthur Oliveira venceu Adilson Junior por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-27)
- 52kg - Livinha Renata venceu Camilinha Pitbull por finalização (mata-leão) aos 0:47 do round 1
- 57kg - José Maria sem Chance venceu Roberto Souza por finalização (guilhotina) aos 2:25 do round 3

De olho em Ronda, Cris Cyborg estreia no peso-galo em dezembro

Brasileira luta no Invicta 10 contra adversária que ainda será divulgada

Por Rio de Janeiro
Cris Cyborg finalmente vai fazer sua estreia no peso-galo (até 61kg). Focada na possibilidade de enfrentar Ronda Rousey, campeã da categoria no UFC, a brasileira já tem data marcada para fazer seu teste na divisão: dia 5 de dezembro ela vai participar do Invicta 10. Sua adversária ainda não foi divulgada, nem o local do evento. O anúncio foi feito pelo UFC, nesta segunda-feira.
Ronda Rousey e Cris Cyborg podem se enfrentar: brasileira vai estrear no peso-galo (Foto: Editoria de Arte)
Cyborg tem 12 vitórias, uma derrota e um "No Contest" (luta sem resultado) em seu cartel no MMA. Na última luta, em julho de 2013, ela venceu a campeã do peso-pena do Invicta, Marloes Coenen, por nocaute técnico no terceiro round.
Caso ela consiga bater o peso e vença sua próxima rival, é provável que assine contrato com o UFC para fazer a tão esperada luta contra Ronda.

Chris Weidman lesiona a mão, e luta com Vitor Belfort no UFC 181 é adiada

Brasileiro faz revelação nas redes sociais e combate deve acontecer em fevereiro; Hendricks x Lawler 2 é novo evento principal do UFC 181

Por Las Vegas
Uma das lutas mais esperadas do ano vai ficar para 2015. O lutador brasileiro Vitor Belfort revelou em suas contas nas redes sociais que seu combate contra Chris Weidman, atual campeão peso-médio do UFC, deve ser adiada para fevereiro do próximo ano, após o americano sofrer uma fratura na mão durante sua preparação para o duelo, marcado para 6 de dezembro em Las Vegas, no UFC 181. O Ultimate confirmou pouco depois a lesão de Weidman e o adiamento do combate. O novo evento principal é a revanche entre Johny Hendricks e Robbie Lawler, pelo cinturão dos pesos-meio-médios.
Montagem UFC Chris Weidman e Vitor Belfort (Foto: Editoria de Arte)Chris Weidman (dir.) só enfrentará Vitor Belfort em 2015 (Foto: Editoria de Arte)
- Acabo de receber a notícia que o Chris Weidman quebrou a mão e nossa luta será adiada, ao que tudo indica, para fevereiro. A gente não entende o modo de Deus agir, e quando pensamos que entendemos, Ele vem e nos mostra que não é nada daquilo que pensamos... Deus muda a trajetória dos nossos planos para sempre nos colocar em algo melhor ou nos preparar para algo melhor... Acredito que Deus é quem sabe o que é melhor para o nosso futuro e sempre nos reserva o melhor. “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor quem dá a última palavra." Prov. 16:1 Minha luta ficou mais distante, mas o treino e o foco continuam! - escreveu Vitor Belfort.
Alguns minutos mais tarde, o presidente do UFC, Dana White, deu mais detalhes sobre a lesão do campeão dos pesos-médios.
- Weidman tem uma fratura fina. Vai ficar engessado por quatro semanas, será liberado em seis. Ele vai enfrentar Vitor em fevereiro agora - escreveu White.
É a segunda vez que o combate entre os dois é marcado e adiado. Belfort e Weidman deveriam se enfrentar em maio, no UFC 173, mas mudanças nos regulamentos da Comissão Atlética do Estado de Nevada, que aboliu o uso da terapia de reposição de testosterona (TRT), forçaram o brasileiro a ser retirado da luta - ele fazia uso do tratamento e precisou de tempo para adaptar seu organismo. Em agosto, Belfort conseguiu liberação da comissão para lutar em Las Vegas e foi escalado novamente para enfrentar Weidman, desta vez em 6 de dezembro.
Johny Hendricks x Robbie Lawler UFC 171 MMA (Foto: Getty Images)Johny Hendricks (esq.) e Robbie Lawler se enfrentaram pela primeira vez no UFC 171 (Foto: Getty Images)
O UFC 181 já teria outra disputa de cinturão, dos pesos-leves, entre Anthony Pettis e Gilbert Melendez, que poderia assumir o posto de evento principal. Todavia, a organização optou por colocar a disputa do cinturão peso-meio-médio no evento. O atual campeão da categoria, Johny Hendricks, não luta desde março, quando derrotou Lawler no primeiro encontro entre os dois. Ele rompeu o bíceps do braço direito durante a preparação e precisou passar por cirurgia após o combate. Membros de sua equipe haviam revelado durante a semana que Hendricks teria condições de lutar já em dezembro, mas que só deveria lutar em fevereiro porque não haviam posições de luta principal disponíveis antes disso. A saída de Weidman x Belfort criou uma "vaga".
Hendricks e Lawler vão estar presentes na coletiva de imprensa de abertura de venda de ingressos do UFC 181 na próxima sexta-feira, em Las Vegas, junto a Pettis e Melendez. Lawler lutou duas vezes desde a polêmica derrota por pontos para Hendricks e venceu ambas, contra Jake Ellenberger e Matt Brown, para conquistar o direito à revanche. Confira o card atualizado:
UFC 181
6 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Robbie Lawler
Peso-leve: Anthony Pettis x Gilbert Melendez
Peso-pesado: Travis Browne x Brendan Schaub
Peso-pesado: Todd Duffee x Anthony Hamilton
Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Gian Villante