quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Garbrandt: "Merecerei ser o 'Lutador do Ano' após vencer Dominick Cruz"

Desafiante ao cinturão peso-galo do UFC diz que, ao invés de recordes, só se preocupa em quebrar a mandíbula do adversário, a quem enfrentará no UFC 207

Por San Diego, EUA
Cody Garbrandt (Foto: Evelyn Rodrigues)Garbrandt diz que Cruz é inseguro e que agiu como um "frouxo" ao bloqueá-lo e sua namorada no Instagram (Foto: Evelyn Rodrigues)
A chance de enfrentar Dominick Cruz, um dos grandes pesos-galos de todos os tempos, no evento de encerramento da temporada do UFC no ano, não parece ter abalado a confiança de Cody Garbrandt. O americano, membro da equipe Alpha Male e pupilo de Urijah Faber, que vem a ser o arquirrival de Cruz, acredita que vencerá o atual campeão e, em seguida, será escolhido como o "Lutador do Ano".

- Acho que eu deveria ser escolhido o "Lutador do Ano". Irei de um atleta fora do ranking a campeão mundial em um ano. Antes de entrar no UFC escrevi minha meta em um pedaço de papel. Estava escrito lá que eu conseguiria estar no UFC antes de 2015 e seria campeão mundial antes de 2017. Sempre olho para esse pedaço de papel. É uma grande motivação. Vai ser muito legal conseguir atingir esse objetivo, porque acho que mereço. Dominick Cruz é um dos maiores pesos-galos do mundo, e um dos melhores peso-por-peso. Com o meu progresso, estou finalizando lutas cada vez mais rápido. Se quiserem me dar esse título após eu desmontar Dominick Cruz, ficarei feliz em aceitar - disse, em entrevista ao "The Luke Thomas Show".

Conhecido pelo pavio curto e por não deixar provocações sem resposta, Garbrandt disse que não entendeu o porquê de Cruz ter bloqueado ele e a namorada no Instagram. Segundo o desafiante, após Cruz tê-lo provocado e sua namorada tê-lo defendido postando uma foto de Cruz sendo finalizado por Faber, Cruz respondeu: "Não se meta em assuntos de garotos grandes. Você vai acabar passando vergonha. Deixe o lenço preparado para quando o seu brinquedinho perder, essa é a sua função", bloqueando-a em seguida. Para Cody Garbrandt, essa foi uma atitude "de frouxo".
Montagem-Cody-Garbrandt-e-Dominick-Cruz (Foto: infoesporte)Garbrandt e Cruz disputam o cinturão dos pesos-galos do UFC no co-evento principal do UFC 207 (Foto: infoesporte)


- Achei uma maluquice ele me bloquear no Instagram. Ele fala m... para mim, e depois me bloqueia. Depois fala m... para a minha namorada e depois a bloqueia também. É como se um cara estivesse na sua calçada te provocando e dizendo "vamos lutar", e você, depois de abrir a porta e encará-lo, volta para dentro e tranca a porta. Isso é coisa de frouxo. Mas isso não é novidade para mim. Na verdade, o que ele fez foi jogar gasolina no fogo. Dominick tentou entrar na minha cabeça com aqueles comentários sobre o meu pai - era a insegurança dele vindo à tona. Ele viveu a mesma coisa que eu, pois é filho de mãe solteira, e sinto muito por ele. Ele é cheio de inseguranças, e não para de tentar me provocar e me cutucar para entrar na minha cabeça.

Caso vença Dominick Cruz, Garbrandt se tornará o campeão com maior distância de idade para os outros campeões do UFC - possui 25 anos, e terá três anos a menos que os próximos mais jovens, que são Conor McGregor e Amanda Nunes, ambos com 28 anos de idade. Perguntado se estaria pensando em bater este recorde do UFC, Garbrandt não deixou de provocar Dominick Cruz.

- Atualmente estou concentrado em quebrar apenas uma coisa: a mandíbula de Dominick Cruz - finalizou.

UFC 207
30 de dezembro em Las Vegas, EUA
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-galo: Amanda Nunes x Ronda Rousey
Peso-galo: Dominick Cruz x Cody Garbrandt
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Cain Velásquez
Peso-galo: TJ Dillashaw x John Lineker
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Alex Garcia
Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Sabah Homasi
Peso-meio-médio: Tim Means x Alex Cowboy
Peso-meio-médio: Dong Hyun Kim x Tarec Saffiedine
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Neil Magny
Peso-mosca: Louis Smolka x Ray Borg
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Marvin Vettori

Lutadores de MMA anunciam criação de entidade para proteger atletas

Associação lançada por GSP, Velásquez, Kennedy, Dillashaw e Cerrone quer renegociação com o UFC e fatia maior - de 8% para 50% - destinada aos lutadores

Por Las Vegas, EUA
O MMA deu um passo importante, nesta quarta-feira, nos Estados Unidos. Os lutadores Georges St-PierreCain VelásquezDonald CerroneTim Kennedy e TJ Dillashaw - e o consultor Bjorn Rebney, ex-presidente do Bellator, anunciaram - através de uma conferência de imprensa pelo telefone - a criação da Mixed Martial Arts Athletes Association, entidade que visa a proteger e a buscas melhorias para os atletas da modalidade, especialmente, no UFC, principal evento do esporte no mundo. 
Lutadores na criação da MMAAA (Foto: reprodução/Twitter)Rebney, GSP, Cerrone, Dillashaw, Kennedy e Velásquez posam no anúncio da criação da MMAAA (Foto: reprodução/Twitter)


- Vamos mudar a forma como a indústria e o esporte são encarados hoje. Eu esperava que os lucros recordes que o MMA conseguiu fossem divididos com os lutadores. Eu teria assumido que se o UFC tivesse atingido o nível de sucesso que eles têm, os lutadores não seriam deixados para trás. A única coisa que a maioria dos lutadores podem ter certeza é que terão que lidar com as lesões das lutas no octógono. Estou orgulhoso por anunciar o lançamento oficial da Mixed Martial Arts Athletes Association (MMAAA) - declarou Tim Kennedy, peso-médio do Ultimate, garantindo que o órgão será 100% liderado pelos lutadores.

Ex-campeão dos meio-médio, Georges Saint Pierre, que declarou afastamento do esporte por tempo indeterminado, em 2013, afirmou que é o momento de a classe ser ouvida.

- Eu sou um dos raros lutadores que saiu saudável e rico. Não posso dizer o mesmo da maioria dos caras. Até mesmo o Conor McGregor não tem a divisão justa que deveria. Lutadores têm sido ameaçados ou intimidados. Há pessoas que se aproximaram de mim pela mesma situação, esta equipe é a mais sólida. É hora de sermos ouvidos e fazer as mudanças acontecerem. 
Na maioria dos esportes é 50/50 (promotores e atletas). Para nós, é cerca de 8%.- destacou o canadense, cujo renomado advogado Jim Quinn, foi contratado pela associação.

Um dos pesos-pesados mais conceituados do UFC, Cain Velásquez, ex-detentor do cinturão da categoria, chamou a atenção para a falta de planos da organização para os atletas que irão "pendurar as luvas".

- Eu passei por sete cirurgias desde 2008. Depois da minha luta, tenho a próxima cirurgia agendada. Não existe plano de saúde pós-aposentadoria. É para isso que estamos junidos agora, para melhorar as nossas vidas no futuro.

Ex-presidente do Bellator, Bjorn Rebney garante que seu foco, agora, é na Mixed Martial Arts Athletes Association e não em promover eventos.

- Os números confirmam a forma ultrajante e unilateral com a qual o UFC tratou os atletas. O MMA é um esporte perigoso. As conseqüências de ser um artista marcial, a curto ou longo prazo, são assustadoras. Apenas pura decência humana diz que os lutadores devem ser pagos de forma justa e cuidados a longo prazo. A CAA não está apoiando esse empreendimento. Está apoiando os atletas. O ano mais bem sucedido que já tive à frente do Bellator, paguei 53% da receita para lutadores. Vamos conseguir um acordo com o UFC para os ex-lutadores - declarou Rebney, que almeja uma renegociação coletiva com o UFC, para passar a receita aos lutadores de 8% para 50%.

Curtinhas: Fábio Maldonado luta por cinturão em Curitiba, no próximo dia 10

Ex-lutador do peso-meio-pesado do UFC vai enfrentar Tiago Monaco no Imortal FC 6

Por Rio de Janeiro
Fábio Maldonado voltará a lutar no país no próximo dia 10 de dezembro, em Curitiba, quando buscará o cinturão inaugural do peso-cruzador (até 104kg) do Imortal FC 6, no ginásio do Círculo Militar. Ele terá pela frente na luta principal do evento o experiente brasileiro Tiago Monaco, que soma 55 (36-19) lutas em seu cartel no MMA.
O "Caipira de Aço" lutará no Brasil após pouco mais de um ano. Em 2015, no "UFC: Belfort x Henderson", ele perdeu para Corey Anderson por decisão unânime, no meio-pesado. Logo em seguida acabou demitido da organização. Agora, vai lutar numa divisão entre o meio-pesado e o peso-pesado.
Fábio Maldonado (Foto: Ivan Storti / Divulgação Memorial)Fábio Maldonado vai enfrentar Tiago Monaco pela categoria "cruzador" (Foto: Ivan Storti / Divulgação Memorial)

Com 22 vitórias e 11 derrotas no currículo, Maldonado voltou a lutar duas vezes desde que saiu do UFC, e perdeu nas duas oportunidades. Em junho desse ano, o lutador de 36 anos empatou duelo com Fedor Emelianenko na Rússia, onde também acabou derrotado quatro meses depois por Mikhail Mokhnatkin. 
BRASILEIRO SE LESIONA ANTES DE LUTA NO TITAN
Com um cartel de 18 vitórias e duas derrotas, o brasileiro Pedro Nobre está fora da disputa pelo cinturão do peso-mosca no Titan 42. O carioca lutaria nesta sexta-feira na Flórida, nos Estados Unidos, quando enfrentaria o campeão Jose Torres, mas uma lesão já com as malas prontas o tirou da co-luta principal da noite.
- Tinha acabado de fazer bicicleta e fui movimentar bem leve para perder peso. Estava fazendo movimentação de quedas e, bem no finalzinho do treino, meu companheiro de equipe me derrubou e eu cai de mal jeito. Acabei torcendo o pé e o joelho. Foi uma coisa boba, um acidente de trabalho. Estou muito triste por ter deixado o card na semana da luta. É horrível a sensação! Agora é fazer todos os exames e correr atrás da recuperação para voltar o mais rápido possível - disse o atleta da Rio Fighters, que faria a sua quinta luta no evento americano.

Dos Anjos analisa "ano difícil" e avisa Conor: "Doido para enfiar a porrada"

Brasileiro garante que dedada no olho atrapalhou sua performance na derrota para Ferguson, não relaciona revés à sua saída da Kings MMA e promete volta por cima

Por Rio de Janeiro
Rafael dos Anjos Treino Aberto UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Rafael dos Anjos passou em branco neste ano: em 2017, ele promete dar a volta por cima, de olho no topo da divisão (Foto: Evelyn Rodrigues)
Em 2016, Rafael dos Anjos teve um ano para esquecer: perdeu duas lutas, o cinturão do peso-leve do UFC e passou em branco após engatar o período mais consistente e vitorioso de sua carreira. A volta por cima - ele avisa - acontecerá em 2017. O faixa-preta está distante do destino da categoria, no entanto, sabe que ela tem novo campeão: Conor McGregor, o algoz de Eddie Alvarez no UFC 205, em Nova York.
O irlandês, por sinal, seria seu adversário em março, no UFC 197. Semanas antes do evento, marcado para Las Vegas, Rafael dos Anjos foi forçado a abandonar o confronto por lesão. A mira do brasileiro segue apontada para o topo da divisão e, nele, está McGregor.
- Eu acho que vai durar muito tempo, porque ele não vai lutar pelo cinturão tão cedo. Ele vai arrumar um jeito de lutar por outra categoria, como fez no pena. Não estou aqui para falar desse cara, não. Não tenho bola de cristal, não sou a Mãe Diná (para saber quanto tempo McGregor ficará com o cinturão)... Não gosto desse maluco. Ele faltou com o respeito à minha família e a mim. Estou doido para enfiar a porrada nele - declarou o peso-leve, em entrevista exclusiva ao Combate.com.
Rafael dos Anjos fala também sobre o desafio feito por Michael Johnson, analisa o revés para Tony Ferguson na decisão dos jurados e rechaça que a má fase tenha relação com a sua saída da Kings MMA.

Confira abaixo a entrevista completa:
Você vinha embalado na categoria, mas perdeu duas seguidas, a última, para o Tony Ferguson, em novembro. Como analisa a sua performance naquela luta?
Eu nem assisti à luta até hoje. Eu estava bem treinado, estava 100%, sem lesão nenhuma. Lutei na altitude em um ritmo forte. A luta estava sob meu controle no primeiro round. A partir do segundo, quando tomei o dedo no olho, a luta mudou de figura para mim. Eu meio que me senti pressionado a parar a luta. Você quer continuar... Eu estava com visão dupla, até três horas depois da luta não estava conseguindo ler nenhuma mensagem no celular. Estava vendo tudo embaçado. Ficou claro para todo mundo que meu desempenho mudou ali. Ganhei o primeiro, no segundo já não fui tão bem. Ganhei o terceiro, mas perdi o quarto e o quinto. Sou um cara realista, não gosto de dar desculpas, mas não posso esconder. Foi notório para todo mundo.
Tony Ferguson Rafael dos Anjos UFC México 3 (Foto: Getty Images)Tony Ferguson foi o último algoz de Rafael dos Anjos, que perdeu a segunda seguida na categoria (Foto: Getty Images)



Você vinha em grande fase - perdeu apenas uma luta de 2012 a 2015. A que atribui essa queda de rendimento?
É uma fase difícil, 2016 não foi um ano bom, profissionalmente. Fiz duas lutas, perdi o cinturão... Acho que isso é uma fase. Vai passar. Vou acertar o caminho das vitórias de novo, não perco duas lutas há oito ou nove anos, desde que entrei no UFC. Muitas coisas acontecendo, mudanças, vou me acertar ano que vem. Vou descansar, aproveitar a família, treinar, lógico, mas não estou pensando muito em luta, em planos, não. Tenho certeza que as coisas vão se acertar.

Esse processo de saída da Kings MMA pode ter influenciado nessa má fase?

Quando perdi o cinturão, eu estava treinando na Kings. Eu só saí porque tive um problema, senão não teria saído. Sou muito verdadeiro com as pessoas, e gosto que elas sejam assim comigo. Muita gente está falando: "O Rafael deveria estar na Kings, porque teria ganho a luta". Perdi o cinturão quando estava na Kings. Perdi porque tive que perder mesmo, estou passando por uma situação difícil, mas vou dar a volta por cima, como fiz várias vezes.
Por falar em academia, você tinha planos de abrir a sua própria. Em que pé está isso?

Estamos trabalhando nisso. Não tem nada certo ainda, nem localização, mas isso é uma coisa que vai acontecer com o tempo.
O Conor McGregor conquistou dois cinturões, o último, vencendo o Eddie Alvarez por nocaute técnico. Acredita que ele será mais reconhecido por suas qualidades agora?

O cara é campeão, parabéns para ele, mandou bem. Reconhecer, acho que é reconhecido. Ele ganha melhor do que todo mundo, já tem um reconhecimento muito bom do UFC, dos fãs e da imprensa. Não precisa de mais reconhecimento nenhum.
Rafael dos Anjos e Conor McGregor encarada coletiva UFC 197 (Foto: Getty Images)Rafael dos Anjos e Conor McGregor se enfrentariam em março, pelo UFC 197 (Foto: Getty Images)



Quanto tempo acha que ele irá durar como campeão do peso-leve?

Eu acho que vai durar muito tempo, porque não vai lutar pelo cinturão tão cedo. Ele vai arrumar um jeito de lutar por outra categoria, como fez no pena. Não estou aqui para falar desse cara, não. Não tenho bola de cristal, não sou a Mãe Diná (para saber quanto tempo McGregor ficará com o cinturão)... Não gosto desse maluco. Ele faltou com o respeito à minha família e a mim. Estou doido para enfiar a porrada nele
O Michael Johnson afirmou que deseja enfrentá-lo na primeira edição do UFC no Brasil, marcada para março de 2017. É uma luta que interessa?
Lutei tem três semanas, não estou ligado em internet. Estou sabendo disso agora. Estou completamente desligado, sem pensar em luta. Não tenho previsão para voltar ainda.
O ano acaba em algumas semanas. O que projeta para 2017?

O objetivo é melhorar tecnicamente, me organizar com meus treinadores. A academia vai acontecer quando tiver que acontecer, é o tipo de coisa que não pode ter pressa. Quero organizar meus treinos, voltar a vencer, pois sei que tenho qualidade suficiente para chegar ao topo de novo. Já cheguei, fui campeão da categoria mais difícil, que é o peso-leve, todo mudo sabe disso. Fui o primeiro brasileiro a ser campeão dessa categoria. O objetivo é voltar ao caminho das vitórias... E rumo ao topo.

Gostaria de deixar um recado?

Quero agradecer aos fãs brasileiros. Eles estão sempre me apoiando nas redes sociais. Eu adoro meus fãs, eles estão sempre mandando palavras de apoio. Infelizmente, não foi um bom ano profissionalmente, mas Deus tem um plano para tudo. Eu acho que 2017 será melhor. Bola pra frente.