domingo, 22 de junho de 2014

Teve Isso na Copa! Sono no Maraca, cano quebrado e "elevador do pânico"

Torcedor dorme no meio do jogo Bélgica x Rússia, defeito na tubulação inunda sala de imprensa, elevador atormenta passageiros, e Fred e Hulk dão repaginada no visual

Por Rio de Janeiro, RJ
Comente agora
Não é só jogador que gosta de sentir o calor da torcida de vez em quando. Julio César e David Luiz fizeram alegria dos fãs neste domingo, assim como o técnico croata Niko Kovac, que se mostrou bem menos carrancudo do que parece. Entre os torcedores, teve gente cochilando no Maracanã, e argelinos festejando com trio elétrico na rua - mesmo antes do jogo de sua seleção. Outras curiosidades, como a história do "elevador do pânico", um cano estourando na Arena das Dunas e a tatuagem em homenagem a um golaço de Van Persie estão aqui no Teve Isso na Copa!
CANO ESTOURADO

 
Não era dia de jogo na Arena das Dunas - e ainda bem que não era. Um grupo de jornalistas que trabalhava sem ser incomodado na área reservada à imprensa do estádio levou um baita susto. De repente, um cano estourou e começou a jorrar água, alagando parte da sala. Funcionários conseguiram conter o vazamento cinco minutos depois.

Veja a matéria completa.
TIETAGEM DUPLA

 
Se a ideia era tietar, quem foi à Granja Comary neste domingo saiu feliz da vida. Se chegou lá mais cedo, então, foi brindado com Julio César, que apareceu para dar autógrafos e tirar fotos com a multidão que se aglomerava atrás da grade de proteção e pedia a atenção do goleiro. Quem permaneceu até de tarde também pôde ver de perto David Luiz, que teve a maior paciência. Julio e David ficaram cerca de 40 minutos à disposição dos torcedores.

Veja as matérias completas aqui e aqui.
O ELEVADOR DO PÂNICO

Elevador Manaus (Foto: Ivan Raupp)O temido "elevador do pânico"  (Foto: Ivan Raupp)
Muita gente tem medo de elevador, embora seja o meio de transporte mais seguro que existe. Mas vá dizer isso a quem já experimentou andar no chamado "elevador do pânico", na Arena da Amazônia. O dito cujo já deixou 16 funcionários presos por uma hora e meia no compartimento, causando desmaios, e ainda sofreu uma pane, seguida de uma queda abrupta que causou lesão no joelho de quem estava lá dentro. Desde então, as pessoas têm evitado utilizá-lo.

Veja a matéria completa.
BIGODE E CARA LIMPA

Fred no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Bigode de Fred não é unanimidade, mas pode simbolizar cara nova da Seleção (Foto:MowaPress)
O Brasil precisa mudar de cara em campo, depois de não conseguir convencer a torcida contra a Croácia e o México. Neste domingo, Fred e Hulk deram o primeiro passo para fazer a Seleção mostrar sua verdadeira face diante de Camarões. Fred voltou a atacar de "Don Fredon", com seu bigode diferente. Já Hulk resolveu abolir os pelos do rosto e ficar de cara limpa. Vejamos como eles se apresentam em campo.

Veja a matéria completa.
KALIL ROUBA A CENA

Alexandre Kalil atlético-mg (Foto: Raphael Zarko)Kalil e sua moto possante (Foto: Raphael Zarko)
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, costuma surpreender por falar o que pensa, anunciar contratações pelo Twitter, etc. Neste domingo, ele ganhou atenção de todos chegando à Cidade do Galo de jeans, capacete e com sua moto Harley Davidson. Além do estilo informal, Kalil arrancou risos por dizer que tentou contratar Messi para o Galo, mas não conseguiu. Disse ainda que tem achado o CT do Atlético "meio azul demais" e que "tem raiva do Cruzeiro". Figuraça!

Veja a matéria completa.
KOVACIONADO

Festa Torcida da Croácia com Niko Kovac em frente ao Hotel (Foto: Lucas Liausu)Niko Kovac faz a festa com os torcedores da Croácia no meio da rua (Foto: Lucas Liausu)
Niko Kovac deu algumas repostas atravessadas a jornalistas em coletivas de imprensa da Croácia, mas mostrou que é um cara simpático neste domingo. Na véspera do duelo contra o México, decisivo para as pretensões de sua seleção, ele deixou o hotel e resolveu sair às ruas para fazer coro aos muitos croatas que estendiam um bandeirão quadriculado nas ruas do Recife. Assim que o notaram, os torcedores vibraram e o abraçaram, registrando o momento em fotos e vídeos. Ótimo clima para esta "decisão".

Veja a matéria completa, com vídeo da festa.
FESTA PRÉVIA?

Trio elétrico argelino anima centro de Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/Globoesporte.com)Trio elétrico argelino anima centro de Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/Globoesporte.com)
Parece que os argelinos já previam a vitória por 4 a 2 sobre a Coreia do Sul. Desde as 9h da manhã, Porto Alegre estava tomada por músicas árabes, bandeiras, faixas e até trio elétrico com "DJ's". Tudo para animar a concentração da torcida africana. Não é preciso ser gênio para imaginar a festa algumas horas após o jogo, com a seleção argelina mantendo suas chances de classificação para as oitavas de final.

Veja a matéria completa.
COCHILOU!

 
A seleção da Bélgica tem sido vigiada de perto por todos aqueles que a apontam como a futura surpresa do Mundial 2014. Mas nem todos estão tão atentos assim ao futebol belga. Talvez frustrado pela desempenho da estreia contra a Argélia e de boa parte do jogo contra a Rússia, um torcedor tirou uma soneca na arquibancada. Se não acordou, perdeu o gol da vitória, marcado por Origi.

Veja a matéria completa.
GOLEADA ETERNIZADA NAS COSTAS

torcedor tatua gol de van persie e van gaal (Foto: Reprodução Twitter)Torcedor tatua gol de Van Persie sobre a Espanha e o treinador Van Gaal (Foto: Reprodução Twitter)
A vitória da Holanda por 5 a 1 sobre a Espanha foi tão retumbante que tem gente eternizando o momento na própria pele. Um torcedor publicou uma foto com suas novas tatuagens: o técnico holandês Louis Van Gaal e o atacante Van Persie. O detalhe é que o atacante está na horizontal, na posição em que caiu após o peixinho que originou o primeiro gol sobre a Fúria. O próprio Van Persie adorou o resultado: "Tatuagem parece top".

Veja a matéria completa.

Apesar de assistência decisiva contra EUA, CR7 vira alvo de zoações na internet


dom, 22/06/14
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Apesar de ter dado a assistência para o gol de Varela, o que decretou o empate em 2 a 2 com os Estados Unidos, Cristiano Ronaldo não deixou de ser alvo das gozações dos internautas durante o duelo entre as seleções, neste domingo, na Arena da Amazônia, em Manaus. Confira as zoações abaixo:





“(Müller) marcou 3 gols, (Robben) marcou 3 gols, (Messi) marcou 2 gols, (Van Persie) marcou 3 gols, (Cristiano Ronaldo) tem um novo corte de cabelo

“Me acorde quando Ronaldo marcar um gol na Copa do Mundo de 2014″

Lyoto Machida: Vitor Belfort é "logicamente" o próximo desafiante

Peso-médio brasileiro também defende méritos do adversário Chris Weidman em lutas contra Anderson Silva: "Não há dúvidas que ele é o campeão"

Por Los Angeles
36 comentários
O brasileiro Lyoto Machida enfrenta o americano Chris Weidman pelo cinturão dos pesos-médios do UFC no próximo dia 5 de julho, chance que recebeu quando seu compatriota, Vitor Belfort, foi retirado do combate devido às mudanças nos regulamentos da Comissão Atlética do Estado de Nevada. Com o fim das isenções para uso terapêutico de testosterona, Belfort precisa se readaptar e ter sua licença de lutador aprovada pela entidade para voltar a lutar no Ultimate. Se conseguir, Lyoto acredita que o carioca merece recuperar a posição de desafiante número 1.
- Logicamente, ele é o próximo na fila - afirmou o lutador, através de um intérprete, em entrevista ao site americano "Fox Sports".
Vitor Belfort x Lyoto Machida mma (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Vitor Belfort (esq.) deu lugar a Lyoto Machida na disputa do cinturão (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Antes de pensar em Belfort ou em defender o cinturão, porém, Lyoto precisa derrotar Weidman. O baiano radicado no Pará encara o desafio com seriedade e dá méritos ao adversário, cujas duas vitórias sobre o ex-campeão Anderson Silva foram questionadas por críticos.
- Não há dúvidas que ele é o campeão. Ele é o melhor que há na divisão agora. Ele venceu aquelas lutas. Não dá para tirar seus méritos - disse o brasileiro.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-galo: Russell Doane x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Kenny Robertson
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-galo: Rob Font x George Roop
Peso-médio: Kevin Casey x Bubba Bush
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba

Nate Marquardt diz que voltou ao peso-médio por "vontade de Deus"

Lutador americano, que enfrenta James Te Huna em Auckland no próximo sábado, sente que estava mais fraco como meio-médio: "Afetou meu queixo"

Por Auckland, Nova Zelândia
5 comentários
O americano Nate Marquardt faz seu retorno à categoria peso-médio (até 83,9kg) neste sábado, no evento principal do "UFC: Te Huna x Marquardt", em Auckland, Nova Zelândia, após cerca de dois anos atuando como peso-meio-médio (até 77,1kg). Entre os médios, Marquardt foi desafiante número 1 no Ultimate e enfrentou Anderson Silva em 2007; na divisão de baixo, conquistou o cinturão do Strikeforce, mas o perdeu na luta seguinte e entrou numa sequência negativa de três derrotas pela primeira vez na carreira.
Nate Marquardt  Pesagem UFC 166 (Foto: Evelyn Rodrigues)Nate Marquardt na pesagem do UFC 166: série de derrotas foi "sinal divino" (Foto: Evelyn Rodrigues)
O lutador encarou a série de resultados ruins como um sinal divino de que deveria voltar à categoria de origem.
- Simplesmente sinto que era o que Deus queria que eu fizesse, subir de volta para o peso-médio. Nunca perdi duas lutas em seguida, então foi mais depois da segunda (derrota) que eu comecei a me questionar. Quando perdi a terceira luta, fiquei decepcionado, mas, ao mesmo tempo, não tive os mesmos pensamentos que tive após a luta com (Jake) Ellenberger. Senti que entendi então porque eu estava perdendo, e era porque estava lutando com 77kg. Então, fiz a mudança - contou Marquardt ao site americano "MMA Junkie".
Quando mudou de categoria inicialmente, Marquardt vinha numa sequência irregular no peso-médio, mas sua única derrota por nocaute ou nocaute técnico fora para Anderson, que o bateu no ground and pound. Em suas últimas duas lutas, porém, o americano foi nocauteado de forma inapelável por Hector Lombard e Jake Ellenberger. Ele argumenta que sua resistência foi afetada pelo corte de peso.
- Quando eu desci inicialmente para 77kg, eu me senti muito bem e isso foi basicamente atribuído ao fato que estava comendo saudável. Eu estava andando um pouco mais leve, então minha velocidade aumentou, minha força continuou grande e meu poder explosivo continuou ali. Através do tempo de dois anos como peso-meio-médio, o corte de peso começou a cobrar de mim. A desidratação na época da luta estava afetando meu queixo. Sua habilidade de levar um soco quando está desidratado é muito menor - afirmou Marquardt.
O lutador americano acredita que o tempo na divisão de baixo o fez conhecer melhor seu corpo. De volta ao peso-médio, ele espera aplicar as lições que aprendeu e render melhor do que em sua primeira passagem pelo UFC.
- Foi certamente uma forma indireta de aprender o que vai ser melhor para mim no peso-médio. Estou andando mais leve do que estava quando lutava anteriormente com 84kg. Ainda sinto aquela rapidez e meu cardio subiu simplesmente por estar andando mais leve. Agora, consigo me recuperar completamente dos meus treinos. Eu trabalho muito duro, e aí eu posso me recuperar e trabalhar mais duro no meu próximo treino sem me sentir desgastado - disse.
UFC: Te Huna x Marquardt
28 de junho de 2014, em Auckland (NZL)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: James Te Huna x Nate Marquardt
Peso-pena: Hatsu Hioki x Charles do Bronx
Peso-pesado: Soa Palelei x Jared Rosholt
Peso-meio-médio: Robert Whittaker x Mike Rhodes
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Dashon Johnson x Jake Matthews
Peso-galo: Richie Vaculik x Roldan Sangcha-an
Peso-meio-médio: Vik Grujic x Chris Indich
Peso-meio-médio: Rodrigo Monstro x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Sean O'Connell x Gian Villante
Peso-pena: Ian Entwistle x Daniel Hooker

Bottas celebra 1º pódio na carreira e evolução da Williams: "Muito grato"

Piloto consegue terceiro lugar em corrida que deixa evidente superioridade da equipe Mercedes. Piloto chegou a liderar, mas foi ultrapassado ao parar nos boxes, na Áustria

Por Spielberg, Áustria
Comente agora
Ao ser o mais rápido no terceiro treino livre para o GP da Áustria, Valtteri Bottas provou que brigaria por posições na frente, no GP da Áustria. No treino de classificação, no sábado, ficou atrás apenas do companheiro Felipe Massa, colocando a Williams na primeira fila, algo que não acontecia desde 2003. Na largada da corrida, deste domingo, resistiu às investidas de Nico Rosberg e segurou a posição por um bom tempo, até ser ultrapassado durante sua parada nos boxes. Ainda assim, conseguiu superar o parceiro brasileiro e acompanhar as Mercedes de perto, conquistando o primeiro pódio na carreira, com o terceiro lugar, e mostrando a clara evolução da escuderia de Sir Frank.
- Estou muito, muito feliz. Está difícil de transformar o sentimento em palavras. Essa era o tipo de corrida que precisávamos a essa altura. Sou muito grato por terem me dado um carro tão bom neste fim de semana. Creio que este foi o meu melhor fim de semana da carreira. Estou feliz por nós como um time, pois fomos muito fortes durante todo o fim de semana. O trabalho duro compensou e estamos progredindo, nos pondo no lugar que pertencemos – celebrou.
nico rosberg e Valtteri Bottas mercedes pódio gp da Áustria (Foto: Agência Reuters)Bottas se esbalda com champanhe em seu primeiro pódio na Fórmula 1 (Foto: Agência Reuters)

Com o resultado, o finlandês chegou a 55 pontos e é o sétimo colocado no Mundial. Enquanto isso, Felipe Massa chegou a 30 pontos, ocupando o nono lugar na tabela. Os pilotos voltam à pista daqui a duas semanas, no dia 6 de julho, para o GP da Inglaterra, no histórico GP de Silverstone.

Quarto após pole, Massa diz: "Estava claro que nunca iríamos vencer"

Após sustentar liderança até primeira rodada de pit stops, piloto da Williams admite que a missão de segurar as Mercedes de Rosberg e Hamilton era quase impossível

Por Spielberg, Áustria
Comente agora
Depois de desbancar as Mercedes no treino classificatório e anotar sua primeira pole position desde 2008, Felipe Massa chegou ao GP da Áustria com as chances de quebrar também o jejum de vitórias que também vinha daquele mesmo ano. Mas logo depois da primeira rodada de pit stops, o brasileiro se viu na quarta posição, atrás das “Flechas de Prata” de Nico Rosberg e Lewis Hamilton e de seu companheiro de time, Valtteri Bottas. Os carros da Williams não conseguiram manter um ritmo tão forte e constante da Mercedes e também não foram capazes de compensar na estratégia e nos pit stops. Com isso, Bottas e  Massa tiveram que se contentar com o terceiro e o quarto lugar, respectivamente. Veja os melhores momentos da prova no vídeo.
- Tivemos uma boa luta com as Mercedes, mas estava claro que nunca iríamos vencer. Precisei administrar os pneus a corrida toda e ainda tive dificuldades com o tráfego. Fazer o pit stop em primeiro e voltar em quarto é um pouco frustrante, mas isso é corrida - disse Massa, em discurso bem diferente da corrida anterior, no Canadá, quando acreditava ter chances de vencer, graças aos problemas da Mercedes.
Felipe Massa pit stop Williams GP da Áustria (Foto: Divulgação/Williams)Felipe Massa durante o pit stop Williams no GP da Áustria (Foto: Divulgação/Williams)

Ciente da superioridade das Mercedes, Massa faz um balanço positivo do fim de semana em Spielberg. Ele destacou o crescimento da Williams, que se candidata à segunda força do grid de 2014 e ressaltou as marcas que o time atingiu neste domingo. Bottas conseguiu o primeiro pódio da escuderia no ano e, com o resultado da dupla, subiu para quinta posição no Mundial de Construtores.
- Foi um fim de semana positivo para todo o time e emocional também. Estou feliz por Valtteri, ele fez um grande trabalho. O principal é que somamos 27 pontos, o que significa que subimos no Mundial de Construtores. Crescemos muito, mas há muito trabalho a fazer para diminuir a desvantagem para a Mercedes.
Chefe de performance da Williams, Rob Smedley concorda com Massa que superar as Mercedes não estava ao alcance da equipe neste domingo.
 - Fomos batidos pelo carro mais rápido e a equipe melhor organizada. Então, tiramos o chapéu para eles, que fizeram um trabalho melhor que o nosso. Não ficamos livres de problemas. Precisamos administrar sistemas de freios, pneus para garantir a terceira e a quarta posição. Não arriscamos na ingênuo para desafiar a Mercedes e acabar chegando em quinto, sexto ou pior. Não acredito que poderíamos ter feito melhor, para ser honesto. A Mercedes teve os problemas dela, mas não acho que estavam andando no ritmo mais forte que podiam. E se tivéssemos parado logo depois deles no primeiro pit stop, havia uma grande chance de não levarmos os carros até o fim. Então estou feliz com o que conquistamos. Considerando onde estávamos há 12 meses atrás, temos que estar muito orgulhosos e curtir o momento.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, no dia 6 de julho, para o GP da Inglaterra, no tradicionalíssimo circuito de Silverstone. A TV Globo transmite a prova ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Mesmo com empate heroico, Nani não mostra fé na vaga: "Desiludidos"

O atacante português, que abriu o placar contra os Estados Unidos, não escondeu a frustração com o resultado; chance de classificação é pequena

Por Manaus
Comente agora
Portugal conseguiu empatar no último lance do jogo contra os Estados Unidos. A cabeçada de Silvestre Varela decretou o 2 a 2 no placar e, mais que isso, mateve viva a chance da seleção portuguesa de avançar. Mesmo com a possibilidade, Nani não demonstrou muita fé na conquista  da vaga. O autor do primeiro gol da partida foi questionado se o empate trazia mais  esperança ou frustração, e deu a seguinte resposta:
– Tem mais frustração. Estamos todos desiludidos porque sabíamos que tínhamos de ganhar o jogo para alimentar o nosso sonho. Agora está mais difícil. Muita tristeza por nós todos porque demos o nosso máximo num jogo muito difícil. Agora é descansar e ver o que podemos fazer no próximo jogo – desabafou o português.
O atacante falou em tom bastante desanimado, dando a impressão de que o seu time já está eliminado. Sobre o jogo, Nani lamentou o primeiro gol americano.
– Nós fizemos de tudo, demos o nosso melhor. Entramos muito bem no jogo, começamos ganhando, mas fomos surpreendidos na segunda parte por uma bola parada e depois... é complicado, é complicado.
Mais tarde, já na zona mista Nani manteve o tom cabisbaixo, mas disse que o time precisa acreditar no milagre.
– Sim, é quase (um milagre), porque temos que marcar muitos gols. É muito difícil, já estamos um bocado embaixo com dois resultados que para nós foram uma desilusão. Mas vamos jogar o nosso último jogo e tentar dar o nosso melhor para ver o que acontece.
Para Portugal avançar à próxima fase é necessráio uma vitória sobre Gana, além de tirar o saldo de cinco gols de diferença para os EUA, ou os oito da Alemanha. Em caso de empate entre alemães e americanos, os dois se classificam.
O atacante português também falou sobre o craque de sua seleção e foi mais a garantir que Cristiano Ronaldo jogou a Copa do Mundo com 100% de sua condição física.
– Ele deu o seu melhor. Se esforçou, correu, assistiu, chutou, tentou, mas não foi possível. Mas é assim o futebol, às vezes estamos bem, às vezes não sai tudo como nós queremos – completou.
Comemoração Nani Estados Unidos x Portugal (Foto: Getty Images )Nani abriu o placar para Portugal contra os EUA (Foto: Getty Images )

Felipão rebate Van Gaal e brinca: "Prefiro enfrentar a Espanha"

Na primeira pergunta da entrevista coletiva na véspera de jogo contra Camarôes, treinador da seleção brasileira responde a insinuações de técnico holandês

Por Brasília
580 comentários
 
Na véspera da partida decisiva da seleção brasileira contra Camarões, pela terceira e última rodada do Grupo A da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari confirmou o time titular com Hulk, o mesmo da estreia contra a Croácia, e esquentou o clima para as oitavas de final. Logo na primeira pergunta da entrevista coletiva oficial da Fifa no Estádio Mané Garrincha, foi questionado sobre quem preferia enfrentar na próxima fase. Começou a responder brincando, mas depois mostrou contrariedade com o que o treinador Louis Van Gaal, da Holanda, disse mais cedo, sobre os horários dos jogos do Grupo B serem antes do A. Segundo o holandês, assim, os anfitriões são beneficiados e podem escolher o adversário do mata-mata - caso a equipe verde-amarela fique em primeiro lugar da chave, duela com o segundo colocado da outra.
- Eu prefiro a Espanha. Já não está mais aqui. Seria WO. Primeiro, temos que pensar que temos que ganhar amanhã, temos que classificar. Alguns se manifestam dizendo que vamos escolher adversários. Ou são burros, ou mal-intencionados. Se perdermos, nós podemos não classificar. Não temos que escolher ninguém - afirmou, primeiro arrancando risos dos jornalistas, depois, deixando o clima um pouco mais pesado na sala.
Felipão se recusou a citar o nome do técnico da Holanda. Quanto foi questionado sobre a quem estava se referindo, respondeu apenas "vocês sabem". Depois, insistiu no assunto e disse que as acusações significavam "desrespeito a Camarões".
O Brasil lidera o Grupo A com quatro pontos e joga contra o já eliminado Camarões, nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília - o GloboEsporte.com, a TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo, e o site também acompanha em Tempo Real. No mesmo horário, México, segundo lugar com quatro pontos também, mas dois gols a menos de saldo, enfrenta a Croácia, terceira somando três na classificação. Brasileiros, mexicanos e croatas têm chance de se classificarem em qualquer uma das duas posições. Mas já saberão quem poderão enfrentar nas oitavas, pois Holanda e Chile, garantidos antecipadamente na próxima fase, duelam pela liderança do Grupo B, às 13h (de Brasília), na Arena Corinthians.
 
Na entrevista coletiva, o técnico também confirmou o time que vai enfrentar Camarões - será o mesmo da estreia, que venceu a Croácia por 3 a 1. Assim, Hulk volta a estar entre os 11, e Ramires retorna para o banco de reservas.
-  Confio no time que coloquei no primeiro jogo. Eu confio nos jogadores, eles sabem disso. Nós somos um grupo, tem uma pessoa que tem o comando, que lidera, trabalha com os jogadores e tem que escolher os jogadores. Vou começar com o time do primeiro jogo, e as mudanças que vou fazer durante o jogo já sei quais são.
Luiz Felipe Scolari voltou a afirmar que o time mostrou evolução nos dois jogos que fez até aqui na Copa do Mundo. E despejou elogios sobre Paulinho, que contra Croácia e México não mostrou o mesmo futebol da Copa das Confederações, no ano passado.
- Vem voltando a retomar sua produção. Confio cegamente no Paulinho, gosto como jogador, admiro a pessoa e a dedicação que mostra em todos os treinamentos e jogos. Amanhã estará num nível melhor.
Felipão na coletiva do Brasil (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Felipão com cara de poucos amigos na entrevista do Brasil: irritação com Van Gaal (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)

Confira outros trechos da entrevista
ARBITRAGEM
- Minha opção é aquela que eu já manifestei. Árbitro sueco, quando estavam na Europa, tem uma linha de trabalho rigorosa, eficiente, permite um certo contato nas bolas divididas, virilidade. Mas são muito sérios, muito corretos.
Em 2002, estávamos classificados e pude mudar, colocar Juninho, Edílson. Agora, vamos ter que fazer o possível e o impossível para classificar"
Felipão
ÚLTIMA RODADA
- Se nós tivéssemos vencido o México, nós hoje estaríamos mais tranquilos para jogar este jogo, porque não nos obrigaria a jogar com a ansiedade da classificação. Sabemos que temos dois de três resultados - empate e vitória. A ansiedade é normal, mas pode te levar a cometer um ou outro erro. Estamos trabalhando nisso, fazendo um trabalho na concentração. Hoje ainda vai ter outra reunião em que vamos fazer um pouco diferente. Depois, alguém vai saber, porque sempre alguém passa para fora. Mostrar a eles as qualidades deles. Em 2002, estávamos classificados e pude mudar, colocar Juninho, Edílson. Agora, vamos ter que fazer o possível e o impossível para classificar.
SURPRESAS
- Eu tenho ouvido de todas as áreas que não existe mais bobo no futebol. Todo mundo tem falado isso, não sou eu. E os jogos têm mostrado. Nós temos o exemplo de grandes seleções que não classificaram, e vamos ter que saber que precisamos de um nível de atenção, porque também não estamos classificados. Vários jogando com nove atrás da linha da bola, está muito difícil. Aí, ontem, Argentina e Irã, mostra a genialidade de um jogador. Ele fez a diferença aos 45, 46, numa bola. Ele fez a diferença. E os torcedores da Argentina fizeram a diferença.
TORCIDA
- A torcida está conosco, está feliz. Na Granja, nos lugares que a gente tem ido. Eu viajei de Fortaleza a São Paulo com a minha esposa, e no voo tinha 300 mexicanos. Eu tirei foto com sombrero e tudo mais. Pessoas maravilhosas. Eu estava feliz, conversamos, brincamos, vimos o quanto a nossa torcida também está feliz. Embora o 0 a 0 não seja tudo o que nós esperávamos. No jogo contra o México, evoluímos. E vamos continuar evoluindo. Situação física melhor e situação tática melhor também.
Não admito que falem que o Brasil pode escolher. É um desrespeito com Camarões, não conosco. A Espanha não está classificada. A Inglaterra também não. É normal"
Felipão
MANIPULAÇÃO DE RESULTADO
- Parece-me que a Fifa já se manifestou depois dessa situação. Camarões tem brio, vergonha, querem voltar para sua pátria com bom resultado. Não admito que falem que o Brasil pode escolher. É um desrespeito com Camarões, não conosco. A Espanha não está classificada. A Inglaterra também não. É normal.
NOVIDADE TÁTICA
- Dentro dos sistemas táticos que tenho assistido, ou joga-se totalmente fechado e saindo no contra-ataque, ou as equipes jogam num sistema tradicional, com pontas velozes. Ou joga-se com o atual, com 4-2-3-1, 4-4-1-1. Mas não tem muita variação não, em nenhuma equipe. Nem vai se ver muita variação. Não estou vendo diferença do que já tinha visto nos últimos 10 ou 15 anos.

"U-S-A!" x CR7: americanos vencem
de lavada duelo nas arquibancadas

Com atuação abaixo da média, melhor do mundo troca gritos de incentivo por vaias
na Arena Amazônia. Torcida dos EUA dá show e é recompensada por sua seleção

Por Manaus
86 comentários
Uma nação contra uma única pessoa. A maior potência econômica do mundo contra um popstar. Um povo que aprendeu a gostar de futebol contra um craque da bola. Se no gramado da Arena Amazônia o duelo entre Estados Unidos e Portugal foi equilibrado e terminou com um empate em 2 a 2, nas arquibancadas os americanos ganharam de lavada. Deram um show e um exemplo de como apoiar o time mesmo na adversidade. Provaram que têm uma nova paixão. E ofuscaram completamente o barulho feito pelos fãs de Cristiano Ronaldo, que concentra todas as atenções na seleção lusa. Se houvesse um placar nesse sentido, a goleada era certa.

Os gritos de "U-S-A! U-S-A!" ecoaram no estádio durante os 90 minutos. Os intervalos existiram, claro, mas pouco deu para notar. À vontade, a torcida americana compareceu em peso. Nem todos os 35 mil previstos para estarem em Manaus compareceram, é verdade, mas o grande grupo presente representou o país inteiro. Quando os lusos ensaiavam gritos de "Portugal", eram logo abafados pela maioria. Os brasileiros até tentaram dar uma ajudinha aos seus colonizadores, mas para quê? Faltou motivação do lado verde-amarelo.
torcida dos Estados Unidos jogo Portugal (Foto: Reuters)Sim, eles acreditam. E a seleção americana está muito perto da vaga nas oitavas de final (Foto: Reuters)


Foco absoluto das câmeras, Cristiano Ronaldo teve um início animador. Ao ter seu nome anunciado no alto-falante, ouviu um sonoro grito de incentivo. E na primeira jogada de efeito, deixando três adversários na saudade, o som formou uma palavra: "Nossa!". Mas o brilho do português se apagou, e ele virou apenas mais um em campo. Deu passes errados, pecou na pontaria na hora de chutar. Após isolar uma cobrança de falta, lamentou-se, olhou para o telão, viu sua expressão e se lamentou de novo.
torcida dos Estados Unidos jogo Portugal (Foto: Reuters)Americana empolgada antes mesmo de a bola rolar na Arena Amazônia (Foto: Reuters)


No lance seguinte, CR7 pegou na bola e foi vaiado. E foi assim até o fim, mesmo que de forma tímida. Nem parecia a mesma pessoa que atraiu multidões no entra e sai da seleção portuguesa no hotel onde está hospedada em Manaus. O cruzamento para o gol de empate de Varela no último lance evitou a eliminação de Portugal, mas não a decepção com sua atuação.
torcida de Portugal (Foto: Reuters)Com reforços, torcida de Portugal bem que tentou fazer mais barulho que os americanos (Foto: Reuters)


Os americanos não esmoreceram nem no gol de Nani, ainda no início da partida, após pixotada do zagueiro Cameron. Para o autor do erro, nenhuma vaia. A recompensa viria no segundo tempo. Primeiro, Jones acertou belo chute de fora da área para empatar. O coro, que já era grande, ficou ainda maior. E a dez minutos do fim, a explosão por completo: capitão e ídolo, Dempsey empurrou de barriga, literalmente, para virar o placar.
Um prêmio a boa atuação e dedicação da equipe. Um prêmio à fidelidade e ao incentivo vindo das arquibancadas. O gol da igualdade sofrido no finzinho tirou a classificação garantida dos EUA, mas o apoio da torcida seguiu firme. Os jogadores foram muito aplaudidos após o apito final. Na festa bancada pela Federação de Futebol dos EUA e realizada na noite de sábado em Manaus, que reuniu mais de mil americanos, o engenheiro civil Joseph Schwieterman já havia resumido bem o sentimento.
torcida dos Estados Unidos jogo Portugal (Foto: Reuters)Ao menos um torcedor ficou 100% feliz com o resultado de EUA x Portugal (Foto: Reuters)

– Espero que tudo corra bem para nós e que passemos de fase. Esse nosso espírito vem crescendo a cada ano. O futebol está ficando mais popular nos Estados Unidos. Eu amo futebol, que une o mundo inteiro.

A torcida acostumada a vibrar com touchdowns na NFL, cestas espetaculares na NBA e home runs na MBL está moldando a garganta para os gritos de gol. Ou "goal", como preferem. O que importa é bola na rede.