segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cristóvão Borges pede apoio e diz:
‘Jogadores estavam assustados’

Auxiliar de Ricardo Gomes convoca a torcida para a partida contra o Ceará na quarta-feira. Atletas vão ao hospital prestar solidariedade

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Auxiliar técnico e braço direito de Ricardo Gomes, Cristóvão Borges chegou no início da tarde desta segunda-feira ao Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para prestar solidariedade aos familiares do treinador, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) durante o clássico Flamengo x Vasco. Visivelmente abatido, Cristóvão vai assumir o comando cruz-maltino enquanto Gomes estiver internado (segundo o boletim divulgado na tarde desta segunda, o treinador segue estável, mas ainda em estado grave). Ele repetiu o discurso do presidente Roberto Dinamite ao dizer que o melhor a se fazer é entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Ceará, em São Januário, e buscar uma vitória.
Juninho Pernambucano Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Juninho em visita ao hospital onde está internado o técnico (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O clima no Vasco, como não poderia deixar de ser, não é dos melhores. Cristóvão Borges admitiu que os jogadores estão abalados, mas ressaltou que esse é o momento de a equipe mostrar superação diante dos fatos.
- Os jogadores estavam assustados com tudo. Mas o doutor Fernando Mattar (médico do clube) comandou uma palestra explicando para todos a situação. Foi o que falei, vamos demonstrar mais uma vez nosso poder de superação.
Os jogadores estavam assustados com tudo. Mas o doutor Fernando Mattar (médico do clube) comandou uma palestra explicando para todos a situação"
Cristóvão Borges
O auxiliar chegou ao hospital acompanhado por Felipe. Pela terceira vez, o apoiador esteve no hospital para confortar a família de Ricardo Gomes e disse que o grupo vai dar a volta por cima.
- Vamos procurar reverter essa situação com motivação e continuar mantendo o trabalho, que está bem entregue nas mãos do Cristóvão. É claro que ficamos chateados com a situação, mas vamos procurar reverter - disse.
Além de Felipe, outros jogadores foram ao hospital. Por volta das 14h, Juninho chegou ao local, mas não concedeu entrevista. Além dele, Fellipe Bastos, Alecsandro, Renato Silva e o auxiliar Jorge Luiz visitaram a família de Ricardo Gomes no início da tarde desta segunda-feira.
Cristovão visita Ricardo Gomes no hospital (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Cristóvão vai comandar o time na quarta-feira
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Cristóvão Borges pediu o apoio da torcida e revelou que as mensagens de apoio que são mandadas a todo instante pelos vascaínos por meio das redes sociais trazem um conforto especial para os familiares e uma energia a mais para os jogadores. Ele espera ver São Januário lotado na partida contra o Ceará, para que o Vasco consiga um pouco de alegria em momento tão difícil.
- É muito desagradável assumir o comando do time nestas circunstâncias, mas temos de levar o trabalho do Ricardo adiante. Tem sido muito difícil para todos. Queremos que ele se recupere logo e volte ao nosso convívio. Mas nosso grupo é forte e já deu mostras de superação em diversos momentos nesta temporada. Temos de buscar isso novamente, e o apoio da torcida será fundamental. Vemos a campanha que vem sendo feita na internet e ficamos extremamente felizes. Estivemos juntos desde o nosso primeiro jogo e na quarta-feira não pode e não vai ser diferente - afirmou.
Amigo de longa data, Cristóvão não estava trabalhando na comissão de Ricardo Gomes quando ele sofreu o primeiro AVC (acidente vascular cerebral) no São Paulo. No entanto, manteve contato e lembrou que o treinador realizou todos os exames possíveis e necessários que não constataram nenhuma lesão grave.
O auxiliar também acredita que o caso atual não tem qualquer relação com o estresse causado pelo trabalho no comando do Vasco. Cristóvão recordou que, no intervalo da partida, Ricardo Gomes comandou normalmente a palestra para corrigir o posicionamento da equipe.
- Ele levava uma vida normal. Isso foi uma surpresa desagradável para todos. Em São Paulo ele realizou inúmeros exames e aqui também nunca tinha tido qualquer problema. O Ricardo comandou grandes clubes em sua carreira e estava acostumado com a pressão - explicou Cristóvão.
roberto dinamite visita Ricardo Gomes, Vasco (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Roberto Dinamite concede entrevista após visita a Ricardo Gomes (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
Os jogadores que não foram fizeram questão de prestar solidariedade por telefone ou via rede social.
- Sabemos que o estado é grave e complicado, mas o Ricardo Gomes tem um coração gigante. Peço, do fundo da minha alma, que as pessoas rezem, orem, façam prece e que emitam muitos pensamentos positivos, pois a fé está acima de qualquer tratamento - disse Dedé através de sua assessoria de imprensa.
O volante Romulo também comentou o caso.
- Ele é como um pai para muitos aqui no Vasco. O Ricardo é o tipo de pessoa que consegue conquistar o grupo todo e isso é uma tarefa difícil para qualquer treinador. É difícil demais aceitar.
No início da noite, Eder Luis e Anderson Martins, zagueiro que está de saída do clube, chegaram ao hospital para visitar o treinador.
info AVC / AVE Ricardo Gomes - 5 (Foto: ArteEsporte)

'Não ter piorado já é grande vitória', diz médico sobre Ricardo Gomes

Estado do técnico do Vasco é estável, porém ainda é considerado grave

Por Fred Huber Rio de Janeiro
A equipe médica que cuida do técnico Ricardo Gomes, que no domingo teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, divulgou na tarde desta segunda-feira um novo boletim médico sobre o estádo do ex-jogador. Ricardo Gomes, de 46 anos, foi submetido a um eletroencefalograma, que apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. O técnico está com todas as funções orgânicas dentro do que é considerado normal. O quadro ainda é grave, porém estável. Ele segue sedado e respirando com o auxílio de aparelhos.
- Estado grave, mas clinicamente estável. As funções orgânicas estão normais, e a situação neurológica também é estável. Neste estado de coma induzido ainda não é possível saber se terá sequelas ou não. Temos que esperar o tempo passar. Ele se manteve no quadro desde a cirurgia. Isso é um ganho. Não é esperado nestas primeiras 72h uma grande melhora. Não ter piorado já é uma grande vitória - disse Fernando Gjorup, diretor-médico do hospital.
De acordo com os médicos, o pós-cirúrgico está evoluindo bem e que não há a previsão de uma nova intervenção cirúrgica. Eles informaram ainda que é precoce dizer se Ricardo Gomes terá alguma sequela. Uma avalição melhor poderá ser feita na noite de quarta-feira, quando serão completadas 72 horas de terminado o procedimento cirúrgico.
- Ele foi operado em tempo bastante reduzido, apenas duas horas depois do fato. Aumenta as chances de não ter sequela - acrescentou.
Risco de morte
O doutor Gjoroup lembrou ainda que o caso inspira muitos cuidados, mas evitou falar em chance de morte para o treinador.
- Ninguém espera que possa acontecer o pior, embora seja um paciente que está sendo ventilado artificialmente, em coma induzido. É um estado grave, mas ninguém espera que ele piore.
Por fim, o médico garantiu que o problema de agora nada tem a ver com o que ocorreu em fevereiro de 2010, quando Ricardo Gomes era treinador do São Paulo. Na época, o treinador teve  um quadro de isquemia temporária que acabou regredindo
- O que ele teve desta vez não foi uma falta de circulação de sangue, foi uma hemorragia. Um vaso se rompeu e formou um coágulo, são coisas completamente distintas. Não tem relação nenhuma - finalizou.
info AVC / AVE Ricardo Gomes - 5 (Foto: ArteEsporte)
 

Nos pontos corridos, 'campeão do turno' só perdeu o título duas vezes

Mais de 70% dos times na zona de classificação para a Libertadores ao fim do turno se classificaram, e o lanterna sempre caiu desde 2005

Por Rodrigo Breves Rio de Janeiro
danilo corinthians gol são paulo (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)Todos contra o Corinthians no segundo turno do
Brasileirão (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)
A fase do Corinthians pode não ser das melhores após duas derrotas seguidas, mas um dado serve de alento. No Brasileirão dos pontos corridos, que está em sua nona edição, apenas dois "campeões" de turno ficaram sem o título ao fim da competição (Grêmio, em 2008, e Inter, em 2009). Em 2004, o Santos tinha um aproveitamento pior que o do Timão, 59,4% contra os atuais 64,9% da equipe do Parque São Jorge, além de estar empatado com o segundo colocado. Nada que impedisse o time da Vila de levantar a taça em dezembro.
Por outro lado, as equipes que perseguem o Timão não têm motivos para desanimar. Em 2008, o Grêmio tinha um aproveitamento de 71,9%, cinco pontos de vantagem para o vice-líder e a taça ficou bem longe do Olímpico.

Coincidentemente, em 2008 e 2009, São Paulo e Flamengo, que terminariam campeões brasileiros, estavam oito pontos atrás do primeiro colocado, o que deixa a missão deste ano mais simples do que a de ambos nos anos anteriores. O Rubro-Negro carioca e o Tricolor Paulista estão em segundo e terceiro lugares, a um e dois pontos do Corinthians, respectivamente. Vasco, Botafogo e Palmeiras também devem manter a esperança de título muito viva. Cruzeiro e Inter, dez pontos atrás, e as demais equipes teriam que tirar uma diferença inédita para conquistar o Brasileirão.
info Tabela 1º Turno - Líderes (Foto: arte esporte)
Melhor do turno sempre foi à Libertadores na era dos pontos corridos
Desde 2003, 32 equipes encerraram a participação no turno na zona de classificação para a Libertadores e 23 delas, ou 72%, disputaram a competição no ano seguinte. Outra boa notícia para o Corinthians é que o "campeão do turno", mesmo quando perdeu o título, não deixou de assegurar a sua participação no principal torneio da América do Sul. Flamengo, São Paulo e Botafogo são os outros atuais classificados. Se considerarmos o Timão garantido, é quase certo que um dos três se junte aos alvinegros. Dois deles, seria possível. No entanto, os quatro primeiros do turno participarem da competição sul-americana é algo que só aconteceu em 2008.
Em relação ao G-4, incluindo aí as equipes que já tinham vaga garantida na Libertadores por terem conquistado a Copa do Brasil ou mesmo a competição sul-americana, o percentual de permanência nas quatro primeiras colocações diminui para 62,5%, ou seja, 20 dos 32 times que terminaram nessa posição se mantiveram por lá. O Vasco, que vive esta situação, corre o risco de perder o interesse no campeonato, caso os líderes se distanciem. Foi o que aconteceu no ano passado com Santos e Inter, terceiro e quarto ao fim do turno. Após uma boa campanha na primeira metade, ambos não repetiram a dose nos 19 jogos finais, terminando o Colorado em sétimo e o Peixe em oitavo.
info Tabela 1º Turno - G4 (Foto: arte esporte)
América-MG luta contra tabu para não cair
A fórmula de disputa atual do Brasileirão com 20 equipes e quatro rebaixadas praticamente condena o América-MG. Os pontos corridos começaram em 2003, mas, só em 2006 que o formato foi fixado. Em 2003, só dois times caíram e, em 2004, quatro desceram, mas 24 estavam na disputa com mais rodadas para a recuperação. Nos dois casos, nenhuma equipe que acabou o turno na zona de rebaixamento foi para a Série B. Em 2005, ainda com 22 participantes, e nas temporadas seguintes, já com 20, o lanterna nunca mais escapou. Cabe ao Coelho provar que a missão é possível, algo que Atlético-MG, Santa Cruz, América-RN, Ipatinga, Sport e Goiás não conseguiram.
Em números gerais da era dos pontos corridos, 30 times acabaram o turno no Z-4 (ou Z-2 em 2003) e 13, ou 43%, acabaram mesmo sendo rebaixados. Desconsiderando os três primeiros anos e contando apenas a competição com 20 participantes, o percentual de queda sobe para 55% (11 em 20). O que significa que, se a média se mantiver neste ano, pelo menos dois entre América-MG, Atlético-MG, Avaí e Atlético-PR estarão disputando a Segundona em 2012.
info Tabela 1º Turno - Rebaixamento (Foto: arte esporte)

Com ‘tática revolucionária’, Barça atropela Villarreal em 1º ato: 5 a 0

Sem zagueiros, Guardiola improvisa volantes na defesa e abre espaço para Thiago Alcântara e Fábregas brilharem. Lionel Messi marca duas vezes

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Pep Guardiola surpreendeu ao divulgar a escalação do Barcelona sem zagueiros nesta segunda-feira. Muitos se perguntaram se o esquema com a defesa toda improvisada daria resultado contra o Villarreal, uma das equipes de médio porte que poderia ameaçar os gigantes no Campeonato Espanhol. Mas a verdade é que nada mudou. Novamente avassalador e com uma “tática revolucionária”, os catalães não encontraram dificuldades para estrear com um 5 a 0, no Camp Nou, em jogo válido pela segunda rodada (uma greve dos jogadores adiou o início da competição).
thiago alcantara barcelona x Villarreal (Foto: Reuters)Thiago Alcântara foi titular e correspondeu com um belo gol e outra assistência (Foto: Reuters)

Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Espanhol 2011/2012
Com Busquets, Mascherano e Abidal inicialmente como zagueiros num 3-4-1-3 - Daniel Alves, suspenso, e Piqué, Puyol e Adriano lesionados, foram desfalques -, o Barça não abriu mão de seu poderio ofensivo. Pelo contrário. Thiago Alcântara e Fábregas começaram como titulares ao lado de Messi, Pedro, Iniesta e Sánchez e puderam mostrar que há muitas opções para que o time mantenha o nível da última temporada - Xavi e David Villa, por exemplo, foram poupados e só entraram na etapa final.
messi barcelona x Villarreal (Foto: AP)Lionel Messi e a vítima Diego Lopez (Foto: AP)
O filho de Mazinho e o meia, recém-contratado junto ao Arsenal, fizeram um gol cada. O atacante chileno anotou outro, enquanto o craque argentino ratificou o melhor início de sua carreira ao marcar duas vezes e chegar aos oito tentos em apenas cinco jogos.
Na tabela, o Barcelona praticamente se juntou ao Real Madrid e deu provas de que, novamente, o campeonato deverá seguir polarizado entre os dois rivais. A vantagem, por ora, é dos merengues, que fizeram 6 a 0 no Real Zaragoza no último domingo e lideram graças ao saldo de gols. Após a pausa para as eliminatórias da Eurocopa, a equipe de Guardiola visita o Real Sociedad no dia 10 ou 11 de setembro. Já o time dos brasileiros Nilmar (titular) e Marcos Senna (entrou no segundo tempo) terá oportunidade para se recuperar e deixar a vice-lanterna diante do Sevilla, no El Madrigal.
A partida ainda foi marcante para Lionel Messi, que ultrapassou os 100 gols (chegou aos 101) marcados no Camp Nou com a camisa azul-grená. Ao todo, foram 63 no Espanhol, 11 na Copa do Rei, 20 na Liga dos Campeões e sete na Supercopa.

Alex Silva sofre lesão em ligamento de joelho e não tem previsão de volta

Thiago Neves participa de coletivo e volta ao Flamengo diante do Avaí

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
 Depois de ficar três meses longe dos gramados entre a saída do São Paulo e a estreia no Flamengo, Alex Silva terá de exercitar sua paciência mais uma vez. Em exame realizado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o zagueiro teve detectado um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e não tem previsão de volta aos gramados. A boa notícia é que não será necessária cirurgia e o tratamento será realizado somente à base de fisioterapia.
Alex Silva sentiu o problema aos nove minutos do empate por 0 a 0 com o Vasco, domingo, no Engenhão, pela 19ª rodada do Brasileirão. Após choque com o vascaíno Alecsandro, o defensor deixou o campo para entrada de Ronaldo Angelim. Contratado como solução para a defesa rubro-negra, o zagueiro realizou apenas quatro partidas pelo novo clube, diante de Atlético-GO, Internacional, Atlético-PR e Vasco.
Com a expulsão de Welinton no clássico, Gustavo surge como substituto de Pirulito diante do Avaí, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis, pela 20ª rodada do Brasileirão, e formará a defesa ao lado de Ronaldo Angelim. Nesta segunda, o defensor lamentou a lesão do companheiro, mas disse estar pronto para dar conta do recado.
- Fico chateado por perder um companheiro por lesão. Mas sempre procurei trabalhar forte para estar preparado quando surgisse a oportunidade – disse o jogador, que entrou em campo somente nos dois jogos contra o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana, e fará sua estreia no Brasileirão.
O problema de Alex Silva é o mesmo que tirou Léo Moura da final da Taça Rio, após se lesionar em choque com Darío Conca, do Fluminense, na semifinal da mesma competição. Na ocasião, o lateral-direito desfalcou a equipe por duas semanas.
Thiago Neves treina e volta ao time contra o Avaí
Se houve esta má notícia, houve uma boa para o torcedor do Flamengo nesta segunda-feira no Ninho do Urubu. Depois de desfalcar a equipe em três partidas (Internacional, Atlético-PR e Vasco), Thiago Neves está recuperado de estiramento grau dois na coxa direita  participou sem problemas de todo o coletivo dos reservas contra o time juvenil na parte da tarde. Com isso, o camisa 7 tem retorno confirmado diante do Avaí.
Thiago Neves sentiu a lesão no dia seguinte à derrota por 4 a 1 para o Atlético-GO, há dez dias, e desde então não entrou mais em campo com a camisa rubro-negra. Ele participou com desenvoltura da atividade desta segunda, sem medo de divididas ou de arriscar chutes e lançamentos de longa distância. Ao término do coletivo, inclusive, participou de um trabalho de finalização.
Se o retorno de Thiago Neves é uma certeza, há dúvida sobre quem deixará a equipe para sua entrada. Com a suspensão de Junior Cesar, existe a possibilidade de Renato ser deslocado para o setor, com a manutenção de Bottinelli entre os titulares. Outra opção, menos provável, é a saída do argentino para a escalação de Rodrigo Alvim na lateral esquerda. O jovem Muralha corre por fora na briga por uma vaga no meio.
Já na defesa, nada de surpresas. Sem Welinton, suspenso, e Alex Silva, lesionado, Gustavo e Ronaldo Angelim compõem o setor. David Braz, que seria a outra opção de Luxemburgo, segue internado em hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro, com infecção pulmonar, enquanto Jean sequer participou do treinamento desta segunda.
A tendência é que o Flamengo encare o Avaí com Felipe, Léo Moura, Gustavo, Ronaldo Angelim e Renato (Rodrigo Alvim); Willians, Luiz Antônio, Bottinelli (Renato) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid. Com 36 pontos, o Rubro-Negro é o segundo colocado no Campeonato Brasileiro.

Com a benção de Bruce Irons, Slater é tetra em Teahupoo e assume a ponta

Americano decacampeão mundial derrota australiano Owen Wright na final e volta a liderar o ranking. Próxima etapa começa no domingo, em Nova York

Por GLOBOESPORTE.COM Teahupoo, Taiti
Se a ideia era homenagear Andy Irons, o último campeão ali, Teahupoo reservou o que tinha de melhor. E se a taça teria de ir para alguém à altura do havaiano - morto no ano passado -, ela foi para as mãos certas. Kelly Slater, decacampeão mundial, chegou lá em sexto do ranking. As ondas e os corais pontiagudos foram derrubando os tops e empurrando-o até que ele chegasse à liderança. Bruce, irmão de Andy, deu a bênção. Na final, o maior surfista de todos os tempos derrotou o australiano Owen Wright - que fez, durante toda a semana, algumas das melhores performances do campeonato - e conquistou a segunda vitória na temporada, a quarta no Taiti.
surfe Kelly Slater terceira fase Taiti (Foto: Kirstin Scholtz / ASP)Kelly Slater conquista o tetracampeonato da etapa do Taiti (Foto: Kirstin Scholtz / ASP)
Pouco antes da decisão, Bruce Irons teve meia hora para surfar, sozinho e com uma prancha do irmão, as ondas mais perigosas do mundo. Ficou lá, sem camisa e usando o boné da campanha "Andy Irons forever". Chamou alguns amigos mais chegados para acompanhá-lo.
- Bruce merece estar aqui, em qualquer oportunidade – dizia Slater.
A razão de eu ter vindo aqui é porque esse lugar significava muito para o meu irmão."
Bruce Irons
O caçula Irons entubou, voou e, depois, entregou o troféu "Andy Irons Forever Awards" ao surfista mais empenhado na competição: Jeremy Flores, dono de duas notas 10,00 em uma mesma bateria, na quinta fase. E dedicou o troféu aos surfistas que encararam Teahupoo de tow in, quando as ondas chegavam a 7m. Entre eles, Bruce (veja as fotos).
- A razão de eu ter vindo aqui é porque esse lugar significava muito para o meu irmão. As pessoas aqui tinham muito carinho por ele. É difícil falar – disse o havaiano.
No sábado, Bruce foi um dos protagonistas da inacreditável sessão de tow in. Perdeu até a bermuda. Maya Gabeira, Felipe Cesarano foram alguns dos que se arriscaram e saíram de lá machucados.
- Essa semana foi muito intensa. Vi aqui uma das maiores ondas da minha vida - disse Slater.

Raoni foi o melhor brasileiro no Taiti
No domingo, quando o campeonato voltou, apenas Raoni Monteiro sobreviveu entre os brasucas. O carioca, que até então tinha apenas alcançado as oitavas de final - no Rio de Janeiro -, deslizou nos tubos, desviou dos corais e só parou nas quartas, diante de Owen. Foi do brasileiro o primeiro dos seis tubos notas 10,00 no campeonato. Owen também teve um, na quarta fase.
Adriano de Souza, o Mineirinho, Alejo Muniz e Heitor Alves caíram na repescagem. Jadson André e Ricardinho dos Santos – que competiu como convidado – pararam na terceira fase. Mineirinho, que antes era o terceiro do ranking, continua sendo o melhor brasileiro.
A próximo desafio começa no domingo, em Long Island, em Nova York. É a primeira vez na história que o Circuito Mundial é disputado na costa leste americana. Depois da etapa, o grupo dos 32 surfistas da elite vai ser alterado pelos primeiros colocados no ranking unificado.
Ausente em J-Bay, Slater ‘economiza’ baterias para vencer em Teahupoo
O titulo de Slater vem depois de uma polêmica ausência em Jeffreys Bay. Depois de ver uma previsão épica nas Ilhas Fiji, decidiu ir para lá e abrir mão da etapa sul-africana .
- Economizei algumas baterias, estou gastando aqui – brincou.
Slater chegou a Teahupoo em sexto e viu, fase a fase, os tops caírem. Jeremy Flores, que no domingo igualou a façanha dele (de 2005) ao tirar os dois 10,00, abriu a segunda-feira contra o australiano Josh Kerr e deu adeus. O máximo que conseguiu foi um 7,00.
Slater assistia àquela bateria dirigindo um jet-ski. Quando enfim entrou em ação, se irritou. As ondas demoravam a aparecer no duelo contra o aussie Matt Wilkinson. O careca socou a água, e Teahupoo, então, mandou para ele dois tubos perfeitos. Vitória tranquila e terceira posição do ranking assegurada.
Antes das semifinais, brincava ao falar sobre Josh Kerr, que chegava a uma semifinal pela primeira vez.
- É a terceira vez que ele está na elite, mas poderia concorrer ao prêmio de calouro do ano, já que não competiu no ano passado.
Naquela bateria, Teahupoo deu uma cochilada. Quando acordou, mandou para Slater uma onda que rendeu a ele um 9,00, nota suficiente para garanti-lo na final.
Dentro de um dos barcos, enquanto dava entrevista, Slater torcia para que Travis Logie conseguisse entrar em uma onda boa que se formava. O sul-africano foi chamado para competir aos 44 minutos do segundo tempo, quando o americano Bobby Martinez desistiu . Chegou ao Taiti sem pranchas.
Mas não deu para Travis. Owen Wright tirou 9,80 e 9,70 e descartou um 8,93 e 8,00 para avançar à decisão. Estava impossível. Parecia imbatível. Só parecia...

Owen pegou o primeiro tubo da final - nota 6,17 -, e Slater foi engolido pelo segundo - 1,60. O americano deixou uma onda passar. Ela foi boa – 7,83 -, mas Slater sabia o que estava fazendo. Tinha visto uma que se formava atrás: nota 9,50.

O americano continuava atrás. Remou para outra esquerda, dropou atrasado - lembrando uma onda na final de 2005 (aquela das duas notas 10,00) - e caiu da prancha. Trocou a nota mais baixa por 2,50 e ficou à procura de 4,50.

Teahupoo então resolveu testar a paciência dos surfistas. Quando uma série surgiu, Owen beirou a perfeição e tirou 9,27. Dois minutos depois foi a vez de Slater: um tubo que parecia interminável e uma manobra para finalizar - nota 8,93. O aussie agora precisaria trocar a sua mais baixa por 9,17.
Insatisfeito, Slater foi em outro tubo. Diminuiu a velocidade dentro dele e caiu direto sobre os corais. Owen tinha nove minutos para usar a prioridade e escolher uma boa onda. Foi em uma grande, mas acabou sendo engolido.

Slater, então com a prioridade, tinha a bateria nas mãos. Mas ele queria aproveitar os últimos cinco minutos naquelas ondas e se jogou em uma delas. Foi mais uma vez ao fundo. A espuma varreu até Owen, que esperava para ver o americano iria surfá-la ou não. Kelly queria comemorar como Andy no ano passado. O cronômetro correu rápido. Kelly comemorou. Agora, de novo no topo.

Campeões no Taiti:

2011: Kelly Slater (EUA)
2010: Andy Irons (HAV)
2009: Bobby Martinez (EUA)
2008: Bruno Santos (BRA)
2007: Damien Hobgood (EUA)
2006: Bobby Martinez (EUA)
2005: Kelly Slater (EUA)
2004: CJ Hobgood (EUA)
2003: Kelly Slater (EUA)
2002: Andy Irons (HAV)
2001: Cory Lopez (EUA)
2000: Kelly Slater (EUA)
1999: Mark Occhilupo (AUS)


Final:
Kelly Slater EUA 18,43 x 17,10 Owen Wright AUS
Semifinais:
1. Kelly Slater EUA 14,50 x 10,60 Josh Kerr AUS
2. Owen Wright AUS 19,50 x 14,50 Travis Logie AFS
Quartas de final:
1. Josh Kerr AUS 11,94 x 11,83 Jeremy Flores FRA
2. Kelly Slater EUA 17,50 x 6,17 Matt Wilkinson AUS
3. Travis Logie AFS 18,07 x 17,14 Brett Simpson EUA
4. Owen Wright AUS 16,74 x 13,10 Raoni Monteiro BRA
 

Bellucci leva virada incrível e deixa o US Open sem duelar com Federer

Brasileiro poderia enfrentar suíço ex-número 1 do mundo na segunda fase

Por Alexandre Cossenza Direto de Nova York, EUA
Sólido e imponente do fundo de quadra, Thomaz Bellucci venceu os dois primeiros sets e abriu uma quebra de vantagem no terceiro set de sua estreia no US Open. A vitória, no entanto, escapou. O número 1 do Brasil passou a errar mais que o adversário e o fez por três sets inteiros. No fim, para a felicidade de uma barulhenta torcida israelense, Dudi Sela, número 93 do mundo, completou a virada e derrotou o paulista com direito a um "pneu": 4/6, 2/6, 6/4, 6/3 e 6/0.
O resultado, além de eliminar Bellucci na primeira rodada do Grand Slam americano, faz com que o brasileiro perca a chance de fazer um esperado duelo com Roger Federer, provável adversário de Sela na segunda rodada. Ainda nesta segunda, o suíço estreia no torneio contra o colombiano Santiago Giraldo, 54º do ranking. A partida, prevista para encerrar a programação noturna do Estádio Arthur Ashe, começa por volta das 21h30m (de Brasília).
Bellucci domina no começo
Desde o primeiro game, ficou claro que os dois tenistas apostariam em longas trocas de bola. Não demorou para que o brasileiro, com golpes mais sólidos e mais fortes, levasse a melhor. No primeiro game, Sela cometeu três erros não forçados e cedeu a quebra para Bellucci. O paulista manteve a superioridade, quebrou novamente o rival no sétimo game e abriu 5/2.
A torcida israelense, em maior número na quadra 13, empurrava seu compatriota. A galera festejou bastante quando Sela deu um lindo lob no brasileiro e devolveu uma das quebras no oitavo game. Bellucci, porém, confirmou seu serviço sem sustos no décimo e fechou a parcial.
O segundo set teve apenas uma bobeira de Bellucci. O brasileiro, que havia acabado de quebrar o serviço do rival, perdeu seu saque no segundo game. Depois disso, contudo, o paulista deslanchou e fez 6/2 rapidamente.
Thomaz Bellucci, US Open tênis (Foto: Getty Images)Depois de bom início de jogo Thomaz Bellucci deu adeus ao US Open logo na estreia (Foto: Getty Images)
Discussão com o árbitro termina em saque quebrado
A animação da torcida israelense só diminuiu no terceiro game do terceiro set, quando Bellucci quebrou o serviço de Sela mais uma vez. A estratégia de impor longas trocas de bola continuava dando certo, mas o paulista encontrou problemas no sexto game - o mesmo em que teve uma discussão com o árbitro de cadeira.
O brasileiro queixou-se que de uma suposta bola fora do adversário e que acabou com break point para o israelense. Bellucci se salvou com um ace, mas perdeu o saque pouco depois. Sela tomou a dianteira, fez 4/3 e colocou o brasileiro sob pressão. No décimo game, Bellucci sucumbiu. Uma dupla falta, uma direita não forçada para fora e uma curtinha na rede deram dois set points a Sela. Uma esquerda na rede cedeu a quebra e o set ao rival.
A partida mudou de lado radicalmente depois disso. Sela ganhou ânimo e, quando abriu o quarto set na frente, saltava e mostrava-se disposto a uma partida mais longa. Bellucci, por sua vez, passou por seu momento mais instável. Com outra curtinha que não passou da rede, o brasileiro foi quebrado no segundo game da parcial. Sela abriu 3/0, ganhou confiança e manteve o saque até fechar a parcial e forçar o quinto set.
Bellucci não mostrou poder de reação e perdeu o serviço logo no primeiro game do quinto set. Abatido e à espera de erros do adversário - que não vinham - o brasileiro pouco fez para mudar o jogo e acabou eliminado do US Open.

Comissão visita Arena Fonte Nova e Romário questiona acessibilidade

Ex-jogador entregou aos gestores do Consórcio Arena Fonte Nova um caderno de iniciativas voltadas para questões de acesso

Por Eric Luis Carvalho Salvador
romário em visita às obras da arena fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Romário pediu mudanças no projeto da Arena Fonte
Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
Nesta segunda-feira, Salvador recebeu nesta segunda-feira, a visita comitiva de parlamentares do Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Salvador foi a oitava das cidades sedes do Mundial de 2104.
Os parlamentares se reuniram com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa, depois almoçaram com o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique e em seguida visitaram as obras da Arena Fonte Nova.
Os deputados passaram pouco mais de uma hora reunidos com os gestores da obra e com os secretários estaduais Ney Campelo, de Assuntos da Copa do Mundo, e Nilton Vasconcelos, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Após a reunião, os deputados observaram o andamento da obras. Salvador mantém o sonho de sediar a abertura do Mundial, mas pelo que observou o deputado Romário, neste momento, a capital baiana não tem condições de receber o evento que dará o ponta pé inicial para a Copa.
- Hoje Salvador não tem condições de receber uma abertura. Falta o aeroporto, falta a questão de mobilidade, mas eu acho que esse tipo de situação é menos complicado do que o estádio em si – disse Romário.
Em relação ao projeto do estádio, o jogador disse que segundo o consórcio e o governo baiano, a nova praça esportiva não deve enfrentar problemas de prazos por conta do financiamento, no entanto mostrou preocupação com a questão da acessibilidade na Arena Fonte Nova.
O deficiente tem direito de assistir a um evento em qualquer nível de arquibancada ou até mesmo dentro do campo"
Romário
- Em relação ao estádio, o consórcio está confiante que o BNDES vai liberar o restante dos 80% das obras. Só no caso de não ter essa liberação é que teria algum tipo de problema. Mas por enquanto as coisas estão indo bem. Espero que o entendimento venha logo. Mas por enquanto, as obras do estádio estão dentro do cronograma. O projeto é bom, mas eu coloquei algumas coisas em respeito de acessibilidade porque as pessoas têm direito de assistir ao jogo de onde quiser. Espero que reconheçam isso no projeto. Tem os lugares reservados, mas a gente precisa entender que o deficiente tem direito de assistir a um evento em qualquer nível de arquibancada ou até mesmo dentro do campo – disse.
O deputado Jonas Donizette, presidente da Comissão de Turismo e Desporto, fez coro com Romário e disse que espera algumas adptações.
- Pelo que nos foi passado há uma confiança muito grande em cumprir os prazos. A obra está dentro do cronograma e segundo o consórcio deve ser entregue em dezembro de 2012. Porém, sugerimos algumas adaptações – disse.
jonas donizette, presidente da comissão de turismo e desporto da câmara de deputados, observa obras da arena fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Deputado Jonas Donizette (de preto) observou as obras de construção do novo estádio da Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)
O presidente do consórcio Fonte Nova Participações, responsável pela obra, Dênio Cidreira, recebeu bem às críticas feita pelos deputados e disse que ainda há tempo de fazer mudanças no projeto para que as questões de acesso sejam viabilizadas.
- Gostei muito dos questionamentos do deputado Romário sobre essa causa. Estamos tendo essa preocupação para que o cadeirante tenha acesso a qualquer lugar do estádio. Mas é claro que temos que entender que há uma questão de logística e de segurança para todos os envolvidos. P fato de ser uma PPP (Parceria Público Privada) nos permite mudar algumas coisas. Então ainda temos tempo de fazer adaptações para fazer da nossa Arena algo mais receptivo para o nosso público – disse.

Garantido no cargo, Tite faz reunião com diretoria no Parque São Jorge

Sem cogitar demissão, cúpula alvinegra se encontra com treinador na sede social para avaliar campanha e tentar detectar problemas dos últimos jogos

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Tite no jogo do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Tite no jogo do Corinthians (Foto: Ag. Estado)
A má fase do Corinthians no Campeonato Brasileiro ainda não fez vítimas, mas já preocupa a diretoria. O presidente Andrés Sanches, toda a direção do departamento de futebol e o técnico Tite se reuniram nesta segunda-feira à tarde, no Parque São Jorge, para tentar recuperar o rumo. Segundo os dirigentes, a saída do treinador está descartada.
O papo, de aproximadamente duas horas de duração, aconteceu por um pedido do mandatário alvinegro para avaliar o desempenho no primeiro turno e, claro, tentar acabar com a oscilação das últimas nove partidas (duas vitórias, três empates e quatro derrotas). Mesmo assim, a equipe acabou o primeiro turno na liderança, com 37 pontos.
- Foi uma reunião como sempre acontece. Falamos sobre o primeiro turno, sobre o que precisamos melhorar. Nós confiamos no treinador e no grupo. Esse time de agora é o mesmo que fez mais de 90% dos pontos nas primeiras rodadas – afirmou o diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves.
Na semana passada, dias antes do revés diante do arquirrival Palmeiras, a diretoria de futebol acompanhou uma conversa de Tite com o elenco no gramado do CT Joaquim Grava. Na ocasião, nenhum dirigente chegou a falar com os atletas, mas ouviram de perto a cobrança bastante dura do treinador.
Questionado desde a eliminação na fase prévia da Taça Libertadores para o Tolima-COL, Tite tem o apoio de Andrés Sanches. O presidente vem sendo bastante pressionado até por conselheiros aliados, mas garante o manterá até o fim de seu mandato, em dezembro de 2011.

O movimento pela troca de comando aumentou nas últimas semanas com o acúmulo de resultados ruins. Os aliados do mandatário temem que o time cometa os mesmos erros de 2010, quando perdeu o título ao atingir sete partidas sem ganhar.
 

Volante Ernandes é suspeito de cometer assédio sexual em Goiânia

Jogador prestou depoimento nesta segunda-feira, no 2º Distrito Policial.
Advogado do clube afirma que o volante apenas cumprimentou a mulher

Por G1 GO Goiânia

O volante do Atlético-GO Ernandes foi encaminhado, na tarde desta segunda-feira (29), ao 2º Distrito Policial de Goiânia para prestar depoimento sobre um suposto assédio sexual a uma mulher. De acordo com o delegado Orlando Silva Santana, a vítima disse que o jogador parou carro ao seu lado e falou palavras de cunho sexual, além de ter mostrado os órgãos genitais para ela. Após o suposto ato, a mulher - que é casada - entrou e contato com o marido, que procurou a Polícia Militar.
De acordo com o delegado, o jogador admitiu a ação de parar o carro ao lado da mulher, porém, negou os detalhes da acusação. A assessoria de imprensa do Atlético-GO informou que Ernandes confirmou apenas que parou o carro ao lado da mulher, mas negou a acusação de assédio. O advogado do clube, Marcos Egídio, afirmou ao G1 que o jogador apenas cumprimentou a mulher.
Segundo a assessoria do Atlético-GO, o volante não pretende dar entrevista sobre o assunto, pois o fato refere-se à vida particular do jogador.
Após registrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o delegado liberou Ernandes, que deve comparecer a uma audiência no Juizado Especial Criminal, em data a ser confirmada.

Top 5: pratos para degustar com futebol ao gosto de Thomas Troigros

Quarta geração de uma família de cozinheiros, flamenguista escolhe hambúrguer como prato preferido e ainda ensina a receita

Por Leo Velasco e Thiago Correia Rio de Janeiro
Comida é coisa séria para Thomas Troisgros. Filho de Claude Troisgros, (apresentador do programa Que Marravilha!, do GNT), ele representa a quarta geração de uma família de chefs de sucesso. Mas o cozinheiro também tem outra paixão: o futebol e, em especial, o Flamengo. Em casa, o flamenguista conseguiu unir os dois amores. Em uma reforma, derrubou a parede da cozinha e agora consegue fazer comida enquanto assiste aos jogos na televisão.
- Um bom jogo de futebol tem que ter uma boa comida para acompanhar. Antes, o pessoal ia lá para casa e ficava com o pé para cima enquanto eu ficava ralando na cozinha. Agora é um ambiente só, o pessoal até fica lá perto de mim – contou Thomas.
O cardápio das reuniões em sua casa é variado, mas o prato favorito é o hambúrguer criado durante uma partida em sua casa (confira no vídeo ao lado). O top 5 de petiscos conta ainda com um pão de queijo francês e uma invenção do pai de Thomas Troisgros, entre outros.
Thomas Troisgros top 5 (Foto: Reprodução/TV Globo)O chef Thomas Troisgros, ao lado dos seus pratos
favoritos para ver futebol (Foto: Thiago Correia)
As cinco comidas favoritas de Thomas Troigros para ver futebol:
1 – Hambúrguer
-
É o carro-chefe de todos os eventos lá em casa. Esse surgiu em uma das reuniões lá em casa. O pessoal estava com fome, eu dei uma olhada rápida na geladeira, e tinha um filé mignon. Aí apareci com o hambúrguer.
2 – Biscoito de polvilho- Nós servimos no restaurante. Supertradicional no Rio de Janeiro. Literalmente versão da praia para o restaurante.
3 – Gougère
- É um pão de queijo francês. Ele é mais aerado por dentro e leva gruyère em vez de queijo minas.
4 – Tapioca caviar (com torradas)
- Essa é uma criação do meu pai, uma tapioca com molho shoyo. É bom para comer com torrada enquanto espera o restante da comida ficar pronto.
5 – Pasta de berinjela
- Ótimo tira-gosto, e a berinjela combina muito com o agridoce.

Confira a receita de hambúrguer de Thomas Troisgros (10 unidades de 150g):
Ingredientes
• 3 pimentas dedo de moça
• 1 cebola roxa
• 1 ovo
• 40g de farinha de pão de forma fresco
• 1 colher de sobremesa de mostarda de dijon
• 60g de queijo parmesão ralado
• 1kg de filé mignon moído (sobras e pontas)
• Worcestershire sauce (molho inglês)
Modo de fazer:
0. Cortar na faca ou moer a carne e colocar num recipiente
1. Picar a cebola em cubos pequenos
2. Bater o pão de forma num liquidificador para fazer farinha
3. Ralar o parmesão
4. Remover as sementes da pimenta dedo de moça e picar bem fino
5. Misturar todos os ingredientes. Carne, parmesão, cebola roxa, farinha de pão de forma, pimenta, mostarda de dijon, 10 gotas de worcestershire sauce e ovo
6. Deixar bem misturado e homogêneo
7. Verificar o tempero fazendo teste com um pouco de carne
8. Fazer hambúrgueres de 150g
9. Descansar na geladeira por uma hora para o hambúrguer firmar. Congelar se for preciso.
10. Passar um pouco de azeite no hambúrguer e levar à frigideira quente

Após pódio em Spa, Button anda com a McLaren nas ruas de Manchester

Campeão de 2009 faz exibição para o público em feriado bancário no país

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
Com milhares de pessoas nas ruas de Manchester, Jenson Button fez uma exibição com um McLaren de 2008 nesta segunda-feira. O inglês, campeão da Fórmula 1 em 2009, chegou na terceira posição do GP da Bélgica e aproveitou para dar algumas arrancadas e fazer alguns zerinhos, para delírio do público presente ao evento (Fotos: Reuters).
VOANDO BAIXO: assista à exibição de Jenson Button em Manchester!
Button durante evento da McLaren em Manchester (Foto: Reuters)
Button durante evento da McLaren em Manchester (Foto: Reuters)