segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ronda Rousey e Miesha Tate falam sobre o primeiro episódio do TUF 18

Lutadoras participaram da pré-estreia do programa em Boston. Brasileiro Rafael 'Barata' de Freitas não passa das eliminatórias e fica fora da casa

Por Boston, EUA
27 comentários
O UFC estreou nesta quarta-feira nos EUA a 18ª edição do reality show “The Ultimate Fighter”. Além da rivalidade entre  Ronda Rousey e Miesha Tate,  que são as primeiras mulheres a participar do programa como treinadoras, o reality também trará pela primeira vez homens e mulheres competindo por uma vaga no UFC.
Ronda Rousey e Miesha Tate UFC TUF (Foto: Editoria de Arte)Ronda Rousey e Miesha Tate são as treinadoras do TUF 18 (Foto: Editoria de Arte)
No dia 15 de agosto, o Combate.com participou da pré-estreia do programa em um cinema de Boston, nos EUA, que contou com a presença de Dana White e de Ronda e Miesha. Desafetos declarados, as duas evitaram contato uma com a outra e sentaram distantes durante a sessão. Elas ainda trocaram farpas durante a conversa com os jornalistas.
Ronda foi a primeira a chegar ao cinema. Visivelmente irritada, ela passou a maior parte do tempo olhando para baixo com a fisionomia séria e, antes de assistir ao primeiro episódio do programa, explicou, em tom de voz super baixo aos jornalistas, que foi avisada do compromisso um dia antes, o que fez com que tivesse que adiar sua viagem à Bulgária, onde participaria das gravações de “Os Mercenários 3”, com Sylvester Stallone e Harrison Ford.
- Eu não sabia que isso iria acontecer hoje, só fiquei sabendo ontem. Eu estava na verdade me preparando para ir para a Bulgária e tive que mudar de planos. Além do vôo ter sido longo, ainda estou com dor de cabeça, mas as coisas são como são .Eu não queria assistir a nenhum episódio do TUF, mas já que vou ter que assistir, vamos ver com será. Eu não posso ser perfeita todos os dias - declarou.
Questionada porque estava tão preocupada com o que as pessoas iriam pensar sobre a sua participação no reality, Ronda afirmou que a edição do programa a preocupa um pouco:
- Eu sai de todas essas experiências com um gosto amargo na boca. Eles não estavam preocupados em fazer a experiência fácil para ninguém, eles só estavam preocupados em fazer o programa interessante para a audiência - disse ela, completando:
- A questão é que as pessoas querem saber quem você é. E como elas podem saber quem eu sou a partir de alguns videos editados e fora de contexto? Não tem como elas saberem quem eu sou de verdade. Então eu estou me preparando para ouvir porque eu tenho certeza de que as pessoas vão ter a pior impressão sobre quem eu sou.
Miesha concordou  com a rival e disse que participar uma vez do reality já foi suficiente:
- Nós assinamos o acordo que diz que tudo o que você disser e fazer poderá e certamente será usado contra nós (risos). Não temos a menor ideia do que esperar. É por isso que eu estou um pouco nervosa com a estreia do programa. Mas honestamente? Uma vez foi suficiente. Eu não sei se foi exatamente a mesma coisa para mim e para a Ronda. Eu agradeço a oportunidade de ter estado lá, mas não é algo que eu faria de novo, porque emocionalmente foi muito difícil.
Rivalidade e ânimos à flor da pele
Quando o UFC divulgou o primeiro video promocional do TUF 18, a  cena em que Ronda e Miesha se encontram na academia do reality deu o que falar. Não só porque Ronda demonstra estar muito surpresa ao ver a rival na casa, mas principalmente pela forma com que ela reage ao ouvir que Tate vai ser uma das treinadoras da temporada.
Miesha Tate UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Miesha Tate chega de surpresa à gravação do TUF 18,
substituindo Cat Zingano (Foto: Evelyn Rodrigues)
Durante a sessão de pré-estreia, o presidente do UFC, Dana White, explicou os bastidores do primeiro episódio:
- O advogado dela estava sendo um típico advogado de Hollywood, desprezível. E ele ligou para o meu escritório às seis da tarde de uma sexta-feira, quando as garotas estariam entrando na casa no domingo para começar a gravar, e, enfim, quando eu e a Ronda finalmente conversamos, eu estava bravo, gritando, mas nós resolvemos o problema. Porém, quando ela chegou ao programa, nós não tínhamos falado para ela que a Cat Zingano tinha machucado o joelho. Então quando você entra na academia, a foto da Cat ainda estava na parede, mas a Ronda deu de cara com a Miesha e pensou que eu a tinha tirado do show – o que eu não faria em um milhão de anos. Mas, obviamente foi isso que passou pela cabeça dela. Eu achei que ela estava brava porque ela viu a Miesha e aí, quando eu entendi o porque ela estava brava, eu conversei com ela e ela se acalmou. - recorda o chefão.
Ronda Rousey UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda Rousey se desespera por achar que Miesha
Tate a substituiria no TUF 18  (Foto: Evelyn Rodrigues)
Dana também disse que o clima no programa, durante todo o tempo de gravação, foi o pior possível:
- É sempre esquisito se assistir pela primeira vez na TV. Especialmente quando é uma temporada tão emocional como essa. Eu sei que todo mundo aqui sabe que essas duas não são melhores amigas, elas não saem nos fins de semana, não trocam presentes ou cartões de aniversário. Essas duas vêm competindo desde que elas entraram no esporte.  E é complicado se abrir e viver em frente das câmeras por cinco ou seis semanas pois, depois de um tempo, você passa a pensar ‘Meu Deus, isso vai estar na TV’. Isso meio que te deixa maluco, é normal. Já aconteceu com os caras em edições passados. É 100% normal.
O programa
O primeiro episódio do TUF 18  se inicia com Dana White apresentando a nova temporada e explicando que homens e mulheres vão participar, pela primeira vez, do programa. E então Ronda chega à casa e dá de cara com Miesha Tate.
- Eu sabia que eles estavam escondendo algo! – diz Ronda olhando para a rival, meio que sem jeito.
As duas se cumprimentam, mas assim que Ronda ouve que Miesha está lá para ser treinadora ela sai xingando.
As cenas seguintes explicam a confusão e Ronda respira aliviada:
- Você quase me fez ter um ataque cardiaco! Eu pensei que você estava me cortando do programa! – diz ela a Dana.
E então as duas treinadoras vão conhecer os 32 lutadores selecionados para esta edição do programa. Dana White introduz a participação das mulheres no reality e têm início as lutas que vão determinar quem entra e quem sai da casa. Os lutadores participantes são introduzidos de forma intercalada. Homens e mulheres apresentam seus dramas pessoais, família, sonhos, e enfrentam, de cara a primeira luta eliminatória. E os perfis dos lutadores são os mais variados possíveis. Não só porque eles vêm de diversos países, mas também porque possuem personalidades completamente diferentes. De “playboys” que ainda treinam e vivem às custas do dinheiro dos pais a representantes da comunidade latina que têm uma história sofrida, os homens vão dividindo os holofotes com as mulheres – ex-modelos, mães, nerds, mulheres que lutaram e venceram doenças gravíssimas como o câncer, lutadoras experientes que nunca tinham tido uma chance de mostrar o seu trabalho.
Ronda Rousey, Dana White e Miesha Tate UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda analisa as lutas, e Tate conversa com Dana
White nas eliminatórias (Foto: Evelyn Rodrigues)
Durante as lutas, Miesha Tate tenta conversar com Dana White e trocar ideias sobre a performance dos lutadores. Já Ronda, mal fala. Ela parece 100% focada em analisar cada lutador e faz uma série de anotações enquanto cada luta acontece.
Brasileiro não passa das eliminatórias
Único brasileiro a participar da casa, Rafael “Barata” de Freitas bem que tentou, mas não conseguiu passar da luta eliminatória. Escalado para encarar Cody Bollinger em seu primeiro duelo no TUF 18, ele teve um início de luta bastante agitado e deu tudo
de si no primeiro round, mas acabou morrendo no gás e foi nocauteado no segundo round.
Rafael de Freitas UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Rafael 'Barata' de Freitas não passou nas eliminatórias
e ficou fora da casa do TUF 18 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Assim que as lutas eliminatórias terminaram, foi a vez das treinadoras escolherem seus respectivos times.  Ronda e Miesha participaram de um sorteio e Miesha ficou com a opção de escolher o primeiro lutador – e ela optou por Julianna Pena, tida como uma das candidatas mais fortes da competição e sua ex-parceira de treinos .
Já  Ronda, que optou por escolher a primeira luta,  já quis mostrar a que veio. Ela cruzou o combate entre Julianna Pena e Shayna Baszler – duas das candidatas mais fortes da casa:
- Se você quer ser a melhor da casa, você tem que ser a melhor todos os dias e tem que lutar contra os melhores – justificou Ronda no cinema.
Veja como ficaram os times:
Time Ronda:
Jessamyn Duke (2-1), 27 anos
David Grant (8-1), 27 anos
Jessica Rakoczy (1-3), 36 anos
Michael Wootten (6-0), 24 anos
Margaret “Peggy” Morgan (2-0), 33 anos
Christopher Beal (7-0), 28 anos
Shayna Baszler (15-8), 33 anos
Anthony Gutierrez (4-0), 22 anos
Time Tate:
Roxanne Modafferi (15-10), 30 anos
Tim Gorman (9-2), 30 anos
Raquel Pennington (3-3), 24 anos
Joshua Hill (9-0), 26 anos
Chris Holdsworth (4-0), 25 anos
Julianna Pena (4-2), 24 anos
Sarah Moras (3-1), 25 anos
Cody Bollinger (14-3), 22 anos
O TUF 18 vai ao ar todas as quartas-feiras nos EUA e ainda não tem previsão de transmissão no Brasil.

Cat Zingano provoca Miesha Tate, que responde pedindo revanche

Zingano posta em rede social as estatísticas do terceiro round do duelo entre elas e pergunta se a árbitra Kim Winslow também é responsável

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Miesha Tate e Cat Zingano discutem no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Miesha Tate e Cat Zingano discutem no Twitter
(Foto: Reprodução/Twitter)
Miesha Tate parece ter um imã para atrair rivais no MMA. Não bastasse as desavenças que tem com a campeã do peso-galo feminino no UFC, Ronda Rousey, com quem participará do TUF americano, a lutadora agora também troca farpas com Cat Zingano, sua algoz no "TUF 17: Finale", que aconteceu no dia 13 de abril, quando Zingano venceu no terceiro round, por nocaute técnico.
Tate reclamou diversas vezes publicamente sobre a interrupção da árbitra Kim Winslow, que, de acordo com ela, se precipitou ao encerrar o combate após uma sequência de joelhadas e cotoveladas de Cat Zingano que, nesta quinta-feira, publicou uma imagem com as estatísticas do terceiro round do combate, que mostra que ela acertou muito mais golpes, com a seguinte pergunta: "Kim Winslow também é responsável por isto?".
Ao ler a provocação de Zingano, Miesha respondeu rapidamente pedindo para a rival postar as estatísticas dos rounds anteriores ou se enfrentarem novamente. Tate ainda ironizou a grafia errada de seu nome na postagem de Cat, que escreveu "Meisha" em vez de "Miesha".
- Ei, Cat, o I vem antes do E, e vamos postar as estatísticas dos três rounds ou vamos apenas fazer isto (lutar) novamente, que fico feliz - devolveu.
Miesha Tate e Ronda Rousey vão se enfrentar no dia 28 de dezembro, no UFC 168, que terá a revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman, em Las Vegas.

Lutador do TUF 18 desafia Caraway: vencedor fica com Miesha Tate

Tim Gorman, que ficou irritado com Tate no primeiro episódio, posta elogios
à sua técnica com o fim das gravações e quer tirá-la do atual namorado

Por Rio de Janeiro
9 comentários
O TUF 18, que começou a ser exibido nos Estados Unidos na semana passada, é histórico para o Ultimate. Pela primeira vez o reality show traz mulheres no comando das equipes - no caso, Ronda Rousey e Miesha Tate. E também há um título no peso-galo feminino em disputa, assim como no masculino. Essa convivência com duas das mais bonitas lutadoras de MMA do mundo deixou os participantes da casa animados. Um deles, Tim Gorman, quer ir além de uma simples relação de trabalho com Miesha Tate.
Tim Gorman UFC (Foto: Getty Images)Tim Gorman comemora sua vitória nas aliminatórias do TUF 18 (Foto: Getty Images)
A história começou na seleção das equipes. Mesmo tendo uma vitória arrasadora no primeiro round durante as eliminatórias, Gorman foi o último a ser escolhido por Miesha Tate. Isso não o deixou muito satisfeito.
- Eu fui escolhido por Miesha Tate... É esse o nome dela? Miesha Tate é o nome dela? Eu não sei mesmo se o nome dela é assim realmente, não me importo que ela tenha me escolhido por último porque eu sequer sei quem ela é - disse o lutador de 30 anos no primeiro episódio.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
As gravações do programa já terminaram, e parece que Tim Gorman mudou bastante sua opinião sobre a ex-campeã do Strikeforce. Em seu blog, Gorman desafiou o namorado de Miesha, Bryan Caraway, lutador peso-galo do Ultimate, para uma luta. E não é atrás de dinheiro que ele está.
- Honestamente, acho Miesha Tate uma ótima garota. Ela é superagradável, ótima pessoa, muito sorridente e de energia positiva em geral. Obviamente, ela tem uma ótima aparência. Eu adoraria levá-la para um encontro em algum momento e acho que a única coisa que me impede é o namorado dela, Bryan Caraway. Ele luta nos galos, que é a minha categoria de peso. Eu não quero dinheiro, eu vou lutar de forma gratuita. Bryan Caraway, eu quero você. Sua namorada está em questão nessa luta, amigo!
casal Miesha Tate e Bryan Caraway treino MMA (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com) Bryan Caraway e Miesha Tate em visita que fizeram ao Brasil (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)
Para lutar com Caraway, entretanto, Tim Gorman precisa ser contratado pelo Ultimate. Essa garantia somente o campeão do reality show tem. Como somente um episódio do programa foi exibido, ainda não se sabe como foi o desempenho de Gorman no programa.

Lutador do TUF 18 desafia Caraway: vencedor fica com Miesha Tate

Tim Gorman, que ficou irritado com Tate no primeiro episódio, posta elogios
à sua técnica com o fim das gravações e quer tirá-la do atual namorado

Por Rio de Janeiro
9 comentários
O TUF 18, que começou a ser exibido nos Estados Unidos na semana passada, é histórico para o Ultimate. Pela primeira vez o reality show traz mulheres no comando das equipes - no caso, Ronda Rousey e Miesha Tate. E também há um título no peso-galo feminino em disputa, assim como no masculino. Essa convivência com duas das mais bonitas lutadoras de MMA do mundo deixou os participantes da casa animados. Um deles, Tim Gorman, quer ir além de uma simples relação de trabalho com Miesha Tate.
Tim Gorman UFC (Foto: Getty Images)Tim Gorman comemora sua vitória nas aliminatórias do TUF 18 (Foto: Getty Images)
A história começou na seleção das equipes. Mesmo tendo uma vitória arrasadora no primeiro round durante as eliminatórias, Gorman foi o último a ser escolhido por Miesha Tate. Isso não o deixou muito satisfeito.
- Eu fui escolhido por Miesha Tate... É esse o nome dela? Miesha Tate é o nome dela? Eu não sei mesmo se o nome dela é assim realmente, não me importo que ela tenha me escolhido por último porque eu sequer sei quem ela é - disse o lutador de 30 anos no primeiro episódio.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
As gravações do programa já terminaram, e parece que Tim Gorman mudou bastante sua opinião sobre a ex-campeã do Strikeforce. Em seu blog, Gorman desafiou o namorado de Miesha, Bryan Caraway, lutador peso-galo do Ultimate, para uma luta. E não é atrás de dinheiro que ele está.
- Honestamente, acho Miesha Tate uma ótima garota. Ela é superagradável, ótima pessoa, muito sorridente e de energia positiva em geral. Obviamente, ela tem uma ótima aparência. Eu adoraria levá-la para um encontro em algum momento e acho que a única coisa que me impede é o namorado dela, Bryan Caraway. Ele luta nos galos, que é a minha categoria de peso. Eu não quero dinheiro, eu vou lutar de forma gratuita. Bryan Caraway, eu quero você. Sua namorada está em questão nessa luta, amigo!
casal Miesha Tate e Bryan Caraway treino MMA (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com) Bryan Caraway e Miesha Tate em visita que fizeram ao Brasil (Foto: Adriano Albuquerque / Sportv.com)
Para lutar com Caraway, entretanto, Tim Gorman precisa ser contratado pelo Ultimate. Essa garantia somente o campeão do reality show tem. Como somente um episódio do programa foi exibido, ainda não se sabe como foi o desempenho de Gorman no programa.

Overeem: 'Se perder para Mir, tenho que encontrar outra coisa para fazer'

Gigante holandês revela cobrança de si mesmo e se diz surpreso com nova luta marcada em menos de um mês após a derrota para Travis Browne

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Campeão do Strikeforce e do Dream, Alistair Overeem até agora não conseguiu repetir no Ultimate o que vinha fazendo antes de estrear na principal organização de MMA do mundo. Foram três lutas até agora. A primeira deixou uma boa impressão, quando ele teve grande atuação diante de Brock Lesnar e nocauteou o ex-campeão. Mas então vieram Antônio Pezão e Travis Browne pela frente, e o holandês também foi nocauteado em ambas. Overeem vem cobrando de si mesmo melhores resultados e quer descontar o mal momento em Frank Mir, no dia 16 de novembro. A oportunidade de lutar de novo veio menos de um mês após o revés para Browne.
- Se eu perder para Frank Mir, tenho que encontrar outra coisa para fazer. (...) Eu perdi minha última luta e estava pensando sobre o que eu ia fazer a seguir e em ter uma boa folga. A luta chegou muito mais cedo do que eu esperava... Eu estava esperando talvez dezembro, janeiro. Mas eu sou um lutador e adoro estar na ativa - disse o holandês ao site "MMA Fighting".
Montagem Frank Mir e Alistair Overeem (Foto: Editoria de Arte)Frank Mir e Alistair Overeem vão lutar no UFC 167 (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Se o momento dentro do octógono não é bom, Alistair Overeem deve ter elevado um pouco a autoestima quando soube que a luta contra Frank Mir seria na edição de comemoração de 20 anos do Ultimate. Eles vão se enfrentar no UFC 167, em Las Vegas (EUA), com Georges St-Pierre x Johny Hendricks encabeçando o evento.
UFC 167
16 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Georges St-Pierre x Johny Hendricks
Rashad Evans x Chael Sonnen
Frank Mir x Alistair Overeem
Robbie Lawler x Rory MacDonald
Josh Koscheck x Tyron Woodley
Evan Dunham x Donald Cerrone
Rick Story x Brian Ebersole

Evento da final do TUF 18 tem primeiro combate divulgado: Diaz x Maynard

Ambos recentemente tiveram a chance de disputar o cinturão dos leves e
não tiveram êxito. Duelo será no dia 30 de novembro, em Las Vegas (EUA)

Por Rio de Janeiro
22 comentários
No dia 30 de novembro, em Las Vegas (EUA), o Ultimate promoverá o evento da final do TUF 18. O card, obviamente, será repleto de lutadores do reality show, mas também contará com estrelas consagradas da organização. A primeira luta foi anunciada neste domingo. Pelo peso-leve, Nate Diaz e Gray Maynard se enfrentarão.
monatagem Nate Diaz e Gray Maynard (Foto: Editoria de Arte)Gray Maynard x Nate Diaz: duelo de ex-desafiantes do peso-leve (Foto: Editoria de Arte)
Essa será a terceira luta entre eles. A primeira delas, entretanto, não conta no cartel dos atletas porque foi disputada durante o TUF 5, em 2007, e é considerada uma exibição. Na ocasião, Diaz finalizou com uma guilhotina. Na segunda, já com ambos contratados pelo Ultimate, Maynard deu o troco e venceu por decisão dividida dos jurados.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
De 2011 para cá, Nate Diaz (16-9) e Gray Maynard (11-2-1, 1NC) tiveram, juntos, três oportunidades de conquistar o cinturão do peso-leve e falharam em todas elas. Maynard disputou o título duas vezes contra Frankie Edgar. Empatou a primeira, recebeu mais uma chance e perdeu na segunda. Já Diaz encarou Ben Henderson e foi derrotado por pontos.

Campeão no Strikeforce, Saffiedine luta contra lesões para estrear no UFC

Belga já foi cotado para enfrentar Robbie Lawler e Matt Brown, mas ainda
não entrou no octógono. Ele espera atuar no fim do ano ou no início de 2014

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Nate Marquardt x Tarec Saffiedine MMA (Foto: Esther Lin / Showtime)Tarec Saffiedine comemora vitória sobre Nate
Marquardt no Strikeforce(Foto: Esther Lin/Showtime)
O título conquistado na última luta da história do Strikeforce, disputada no dia 12 de janeiro, garantiu a Tarec Saffiedine um lugar entre os melhores meio-médios do mundo. Mas lá se vão quase oito meses desde a vitória por pontos diante do experiente Nate Marquadt, e até hoje o belga não estreou no Ultimate.
Nesse período, ele teve luta marcada contra outro ex-Strikeforce, Robbie Lawler, mas sofreu uma lesão e saiu do card do UFC: Johnson x Moraga, no dia 27 de julho. Desta vez, ele foi cogitado por Dana White para encarar Matt Brown nos próximos meses, mas se lesionou de novo.
- Estou tentando voltar no fim deste ano, início do próximo... Vou saber do meu médico nas próximas semanas quando vou ter a luz verde para voltar e treinar. Não posso treinar agora por causa das lesões - disse o belga ao blog "Cagewriter".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Tarec Saffiedine (14-3) fez mistério e não quis revelar quais foram essas duas lesões que sofreu. Ele só espera poder se recuperar logo para praticar o que mais gosta na vida.
- Obviamente, não ser capaz de treinar e lutar é definitivamente frustrante, para mim, como lutador e atleta. Especialmente para mim, que sou alguém que realmente gosta de treinamento. Mesmo quando não tenho uma luta, estou sempre na academia tentando melhorar e aprender novas habilidades. É muito frustrante para mim, mas não estou sentado no sofá o dia todo comendo pizza. Não posso fazer isso. Estou tentando ficar em forma e viver uma vida saudável, da melhor maneira que eu puder - garantiu.
Apesar do tempo parado, Saffiedine segue com prestígio junto aos jornalistas que votam no ranking do Ultimate. Ele é atualmente o nono colocado na lista do peso-meio-médio.

Divulgado o pôster oficial do UFC que acontece em Goiânia, 9 de novembro

Evento tem na luta principal a revanche entre Vitor Belfort e Dan Henderson. No co-evento principal, o duelo entre Cezar Mutante e Daniel Sarafian

Por Rio de Janeiro
18 comentários
Foi divulgado o pôster oficial do UFC que acontece no dia 9 de novembro, em Goiânia. O evento trará como luta principal a revanche entre Vitor Belfort e Dan Henderson na categoria dos meio-pesados. Além disso, no co-evento principal, acontecerá o aguardado duelo entre Cezar Mutante e Daniel Sarafian, editando a final dos pesos-médios do TUF Brasil 1 que nunca aconteceu, pois Sarafian lesionou-se e não pôde disputar o título do reality show, sendo substituído por Serginho Moraes.
Pôster oficial do UFC Fight Night no Combate: Belfort x Henderson, em Goiânia (Foto: Divulgação / UFC)Pôster oficial do UFC Fight Night no Combate: Belfort x Henderson, em Goiânia (Foto: Divulgação / UFC)
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia (GO)
CARD DO EVENTO
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Thiago Tavares x Quinn Mulhern

O 'raio' Belfort e o 'trovão' Sonnen:
'Ele faz barulho, mas nenhum estrago'

Brasileiro volta a dizer que falastrão ficou aliviado por não ter de enfrentá-lo

Por Belo Horizonte
127 comentários
Vitor Belfort fez campanha para enfrentar Chael Sonnen e até pediu a luta diretamente para o UFC, mas os planos da organização foram outros: enquanto o brasileiro vai encarar Dan Henderson em Goiânia, dia 9 de novembro, o falastrão americano terá Rashad Evans pela frente em Las Vegas (EUA), exatamente uma semana depois. Para Vitor, Sonnen se livrou de um grande problema:
- Eu vi a cara dele de alívio. O Sonnen é o trovão, e eu sou o raio. Ele faz muito barulho, mas não faz nenhum estrago - disse o lutador à imprensa brasileira.
Vitor Belfort UFC BH (Foto: Adriano Albuquerque)Vitor Belfort ri ao falar de Sonnen em Belo Horizonte (Foto: Adriano Albuquerque)
Próximo adversário de Sonnen, Rashad é parceiro de treinos de Belfort na equipe Blackzilians, na Flórida. O peso-médio carioca apostou na vitória do amigo e contou que vai ajudá-lo na preparação, assim como também receberá a ajuda dele para encarar Dan Henderson, derrotado por Rashad por decisão dividida dos jurados na última luta de ambos.

Lutador Matt Grice sofre acidente de carro nos EUA e está em estado grave

Carro do peso-pena do UFC é atingido por trás enquanto estava parado no sinal vermelho. Ele, que tem duelo marcado para 19 de outubro, está na UTI

Por Rio de Janeiro
40 comentários
O lutador do UFC Matt Grice se envolveu em um acidente de carro na noite de domingo e está em estado grave. O caso ocorreu em seu estado natal, Oklahoma, onde ele também trabalha como policial. Levado para o Oklahoma University Presbyterian Hospital, o peso-pena americano já passou por cirurgia e passará por uma no cérebro na manhã desta segunda-feira. De acordo com o site "news9.com", o carro que ele dirigia fora do expediente teve a traseira atingida fortemente enquanto estava parado no sinal vermelho.
Matt Grice lutador de MMA (Foto: Getty Images)Matt Grice se divide entre lutador de MMA e policial e está com 32 anos (Foto: Getty Images)
Daniel Rubenstein, amigo de Grice, atualizou a situação do lutador por meio do Twitter:
- Ele está numa sala de UTI. Sinais vitais estáveis, mas continua em estado muito grave.
O americano tem duelo marcado contra Jeremy Larsen no UFC 166, dia 19 de outubro, em Houston (EUA), mas a chance de ele ser mantido no card é praticamente zero.
Aos 32 anos, Matt Grice tem um histórico no wrestling na época de colégio e um cartel de 15 vitórias e cinco derrotas no MMA. A última luta dele foi no UFC 157, em fevereiro, quando perdeu para Dennis Bermudez por decisão dividida dos jurados em um dos melhores combates do ano.

Lutador, técnico e 'pai de 40', Cristiano Marcello quer contar histórias em livro

Ex-Chute Boxe e dono da CM System investe em seus alunos com paciência. Ele relembra bastidores da carreira, como briga em parque de Curitiba

Por Rio de Janeiro
3 comentários
Cristiano Marcello era um dos pilares da Chute Boxe na época em que a equipe teve seu auge. O carioca treinou o jiu-jítsu de nomes como Wanderlei Silva e Maurício Shogun e conciliou a função com a de lutador profissional de MMA. Hoje, aos 35 anos, ele compete no UFC, feito que conquistou após participar do reality show "The Ultimate Fighter" nos EUA, e tem seu próprio time, a CM System, onde se diz "pai" de 40 atletas. Nesses anos todos foram várias histórias, a mais famosa delas em 2005, nos bastidores do Pride, quando Cristiano se envolveu em uma briga com Charles "Krazy Horse" Bennett ao defender Wand em uma discussão e "apagou" o americano com um triângulo. A ideia dele é escrever um livro para contar outras curiosidades:
Cristiano Marcello lutador do UFC (Foto: Ivan Raupp)Cristiano Marcello deve voltar ao octógono no início de 2014 (Foto: Ivan Raupp)
- Não conheço, posso estar enganado, mas sou o único cara que já lutou Pride, UFC e participou do TUF como atleta, não como técnico. Então, acho que tenho alguma coisa para contar. Passei pelo jiu-jítsu, pelo vale-tudo, e hoje em dia estou no UFC. Vivi o auge do Pride. Vi tudo isso acontecer. Tenho muita história, e pessoas vão me ajudar a lembrar isso. Acho que vai ser um livro interessante - disse Cristiano Marcello ao Combate.com.
Eu tinha essa responsabilidade como técnico (na Chute Boxe). Parei de lutar por dois anos e
meio, e depois voltei a lutar
sendo técnico. Então, consigo administrar isso muito bem. Agora, além disso, sou pai, e
pai de 40, né?"
Cristiano Marcello, sobre a CM System
O lutador contou um dos episódios que o marcou, quando "apagou" mais um, desta vez um treinador da academia de José "Pelé" Landi que queria resolver as coisas da maneira antiga:
- Uma vez tive uma desavença com um cara de Curitiba, que na época era técnico na academia do Pelé. O Pelé, como muito sujeito homem, disse que o cara estava com problema comigo e chegou para o Rafael (Cordeiro) um dia na Chute Boxe falando que o cara queria sair na porrada. Nós fomos para o parque. No meu carro foram o (Jorge Patino) Macaco, o Roberto Piccinini, que dava aula na Chute Boxe dos EUA na época, o Rafael Cordeiro e o Nadim Andraus. Fomos no carro, aí ligaram para um policial, o Mendes, amigo em comum, para não ter aquela coisa generalizada. No parque chegamos às vias de fato. Eu botei o cara para dormir e morreu a história.
E Cristiano espera ter muito mais histórias para contar a partir de seus alunos da CM System, em Curitiba, em quem está investindo com força. Orgulhoso, ele está vendo os resultados aos poucos e tem paciência para o longo prazo. A seguir, confira a estrevista na íntegra:
COMBATE.COM: Sua última luta foi em março. Quando espera voltar ao octógono?
CRISTIANO MARCELLO: Meu empresário tem falado com o Joe Silva (matchmaker do UFC), e acredito que será alguma coisa para o final deste ano ou início do ano que vem. Como eu tenho falado, queria botar a casa em ordem na CM System. Graças a Deus, foram 39 lutas e 33 vitórias. Só nos meses de agosto e setembro serão 14 ou 15 lutas. Essa rapaziada que tenho construído desde o zero vai começar agora a mostrar o trabalho que vem sendo feito.
Cristiano Marcello na luta do UFC contra Kazuki Tokudome (Foto: Getty Images)Cristiano vem de derrota para Kazuki Tokudome no UFC Japão. Ele tem cartel 13-5 (Foto: Getty Images)
Você agora está mais focado em ser treinador do que lutador?
Minha carreira foi sempre dividida nisso. A verdade é que comecei na Chute Boxe quando só tinha o Wanderlei (Silva) estourado, lutando fora. Na época ele tinha ganhado uma luta do Sakuraba. Fiz ele ser campeão do Grand Prix (do Pride). Vários outros passaram pela minha mão. Ajudei a fazer Cris Cyborg, (Murilo) Ninja... Eu tinha essa responsabilidade como técnico. Parei de lutar por dois anos e meio, e depois voltei a lutar sendo técnico. Então, consigo administrar isso muito bem. Agora, além disso, sou pai, e pai de 40, né? Eu me viro nos 30, é uma coisa que gosto de fazer, e consigo administrar isso bem.
Você está com 35 anos. Pretende lutar até quando?
Acho que sigo lutando enquanto eu conseguir competir e estiver conseguindo fazer três rounds tranquilo. Sempre me cuidei muito bem. Não penso em me aposentar. Eu vejo as coisas acontecerem, mas não faço planos. Eu boto um ponto lá em cima da montanha e vou percorrendo sem muito estudo. Vou mais no meu "feeling" e no bom senso. Acho que é assim com a luta também. Enquanto eu conseguir treinar com os meninos da academia de igual para igual, eu tenho condições de estar lá.
Como é o seu investimento na CM System? Tem lucro ou prejuízo?
Não tenho lucro nenhum. Só de luz e internet, tudo o que for gastar, vai ter que lutar todo mundo para pagar os 15% (risos). Não tenho nada a esconder. Ainda bem que tenho um sócio que acredita nisso e não vê só o lucro imediato, que é o Crisanto. Então, é tranquilidade. Vamos abrir mais dois alojamentos, e atualmente são 23 morando lá. Vamos chegar na capacidade de 30 moradores. A gente está realmente acreditando que isso vai render frutos. Mas agora não. Não é prejuízo porque eu, como atleta do UFC, teria que pagar camp (preparação para uma luta), e lá não tem essa história. Não tem estrela. Todo mundo ajuda o outro no treino. Estamos vendo a longo prazo. Não sei quem foi o grande empresário que falou isso: o negócio vai dar certo de cinco a sete anos. O meu tem quatro e já está fluindo. Não tenho pressa ou desespero de ter um cara no UFC só por estar lá. Quero que ele chegue e fique, não para fazer número.
Cristiano Marcelo treino MMA (Foto: Reprodução/Twitter)Cristiano (em pé ao centro, de camisa branca do UFC), e os 'filhos' (Foto: Reprodução/Twitter)
Você está com a ideia de escrever um livro? Tem muita história para contar?
Acho que tenho. Vivi dentro da família Gracie desde os 12 anos de idade. Tive a oportunidade de morar com o melhor nome do jiu-jítsu, Rickson Gracie, na casa dele. O cara é uma lenda, aprendi muito com o modo dele de viver e pensar. Tive a felicidade de conviver com o Royler Gracie, o maior competidor da família Gracie, no meu modo de ver. E teve a Chute Boxe em seu auge. Tive a oportunidade de viver e saber o que era ser um atleta de lá. Tenho essas histórias. Não conheço, posso estar enganado, mas sou o único cara que já lutou Pride, UFC e participou do TUF como atleta, não como técnico. Então, acho que tenho alguma coisa para contar. Passei pelo jiu-jítsu, pelo vale-tudo, e hoje em dia estou no UFC. Vivi o auge do Pride. Vi tudo isso acontecer. Tenho muita história, e pessoas vão me ajudar a lembrar isso. Acho que vai ser um livro interessante. Não vou querer criar polêmica, vou contar fatos e a visão do Cristiano Marcello.
Independentemente de termos negócios diferentes, vai haver o respeito, mesmo não tendo mais aquele grau de afinidade. Eu tenho ótimas lembranças da Chute Boxe daquela época.  Acho que a vida continua. O princípio de tudo
é o respeito"
Sobre relação atual com ex-companheiros
Um fato famoso seu foi aquele vídeo finalizando o Krazy Horse nos bastidores do Pride. Tem alguma coisa parecida com isso?
Tenho bastante. Invasão de academia... Uma vez tive uma desavença com um cara de Curitiba, que na época era técnico na academia do Pelé. O Pelé, como muito sujeito homem, disse que o cara estava com problema comigo e chegou para o Rafael (Cordeiro) um dia na Chute Boxe falando que o cara queria sair na porrada. Nós fomos para o parque. No meu carro foram o (Jorge Patino) Macaco, o Roberto Piccinini, que dava aula na Chute Boxe dos EUA na época, o Rafael Cordeiro e o Nadim Andraus. Fomos no carro, aí ligaram para um policial, o Mendes, amigo em comum, para não ter aquela coisa generalizada. No parque chegamos às vias de fato. Eu botei o cara para dormir e morreu a história. Parada de sujeito homem mesmo, como se resolvia antigamente. Isso é um dos fatos, e são vários outros.
Como é sua relação hoje com os caras da Chute Boxe?
Cada um seguiu seu caminho. Uma coisa que é inegável é que todo mundo teve uma história junto. Independentemente de termos negócios diferentes, vai haver o respeito, mesmo não tendo mais aquele grau de afinidade. Eu tenho ótimas lembranças da Chute Boxe daquela época.  Acho que a vida continua. O princípio de tudo é o respeito. Do jeito que o esporte está hoje em dia não tem como não ser dessa maneira.
Você não se dava bem com alguém da Chute Boxe? Quem?
Ah, sempre tem, né? Todo lugar tem pessoas que, ou por inveja ou por questões de achar que o seu jeito não é o certo... Sempre vai haver divergências. Minha mãe sempre me falou uma coisa: "Meu filho, você sendo um elefante numa floresta, é impossível não pisar numa formiga". É o que acontece. Você às vezes por não dar uma atenção à pessoa, nem por maldade, a pessoa se sente inferiorizada, como se você estivesse fazendo algum mal.
Cristiano Marcello e Reza Madadi, Pesagem UFC Rio III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Cristiano e Reza Madadi discutem na pesagem do UFC Rio III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
E o Reza Madadi? Você já teve uma luta tensa contra ele, que foi preso por roubar bolsas e consequentemente demitido do UFC. O que achou disso?
Isso me surpreendeu muito, porque é um cara realmente muito duro e muito bom. Na Suécia só é menos popular do que o (Alexander) Gustafsson. Mas eu costumo falar: quem sou eu para julgá-lo? Deve ter tido seus motivos. Só que quem fez coisa errada tem que pagar. De maneira nenhuma eu quero crucificá-lo ou falar alguma coisa para depreciar a imagem dele. Mas cada um tem que assumir seus atos. Então, só tenho a lamentar.

UFC marca retorno a Jaraguá do Sul-SC para 8 de fevereiro de 2014

Muito elogiada pela organização, Arena Jaraguá vai voltar a receber o evento. Card que era esperado para São Paulo, em janeiro, não ocorrerá

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Satisfeito e impressionado com a estrutura da Arena Jaraguá, o UFC já tem data para voltar a Jaraguá do Sul-SC: dia 8 de fevereiro do ano que vem, um sábado. O ginásio agradou tanto a organização no evento realizado em 18 de maio que os produtores colocaram-no à frente da maioria dos lugares que costumam ser sede nos EUA e em outros países. A informação, ainda não anunciada de maneira oficial, foi confirmada pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate.
fila ingressos arena jaraguá UFC belfort Rockhold (Foto: Ivan Raupp)Fila na entrada da Arena Jaraguá para o UFC que teve Belfort x Rockhold, em maio (Foto: Ivan Raupp)
Ainda não se tem notícia de quem pode integrar o card. Na primeira edição, Vitor Belfort fez a luta principal e nocauteou o americano Luke Rockhold após aplicar um chute rodado espetacular. Para a segunda, é esperada a presença de alguns atletas que treinam em equipes de Santa Catarina, como o peso-pena Kevin Souza e o peso-leve Ivan Batman, ambos do Team Tavares. Os dois já deixaram claro o desejo de lutar no estado onde moram.
O evento em Jaraguá do Sul-SC, por sinal, será o primeiro do UFC no Brasil em 2014. Já havia um acordo verbal para que o ginásio Ibirapuera, em São Paulo, fizesse o mesmo que em 2013 e abrisse o calendário da organização no mês janeiro, mas alguns problemas travaram o negócio, que acabou não saindo do papel.

Thiago Tavares retorna de suspensão contra Quinn Mulhern em Goiânia

Catarinense tenta se recuperar da derrota para o invicto russo Khabib Nurmagomedov no UFC São Paulo contra americano especialista em jiu-jítsu

Por Rio de Janeiro
15 comentários
Thiago Tavares MMA (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Thiago Tavares encara o americano Quinn Mulhern no
UFC em Goiânia, em novembro (Foto: Ivan Raupp)
O período de nove meses suspenso por doping após a derrota para o russo Khabib Nurmagomedov finalmente acabou para o catarinense Thiago Tavares. O peso-leve teve nesta segunda-feira a sua luta contra o americano Quinn Mulhern anunciada. O duelo acontece no UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson, dia 9 de novembro, em Goiânia, segundo o site "MMA Fighting".
A derrota para Khabib Nurmagomedov no primeiro assalto do UFC São Paulo, em 19 de janeiro deste ano, foi uma surpresa para Tavares, que vinha treinando bem para o confronto diante do rival invicto como profissional. Mas a notícia de ter sido pego no exame antidoping foi o maior golpe sofrido pelo atleta, que sofreu de depressão no período, e teve de ficar longo do octógono por nove meses.
O seu adversário, Quinn Mulhern, fez sua estreia no UFC diante de Rick Story, sendo derrotado por nocaute técnico no primeiro round no UFC 158. Faixa preta de jiu-jitsu e veterano do Strikeforce, o americano desceu de categoria (atuava entre os meio-médios) e deveria ter feito sua estreia contra Ryan Couture no UFC 164, mas uma lesão na mão o tirou da luta.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia (GO)
CARD DO EVENTO
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
Thiago Tavares x Quinn Mulhern

Giro do Motor: bate-boca em pódio, rodada suspeita e 'Capitão América'

Fim de semana de velocidade tem manobra polêmica na Nascar, acidente com menina de sete anos no kart e dificuldade para Felipe Nasr na GP2

Por São Paulo
Comente agora
Pódio Fórmula Truck 2013 Cordoba, Argentina (Foto: José Mário Dias / divulgação)Sorrisos amarelos no pódio da Truck em Cordoba,
Argentina (Foto: José Mário Dias / divulgação)
Em uma rodada dominada pela etapa de Monza da Fórmula 1, que rendeu muita agitação e visitantes ilustres nos bastidores, o fim de semana de velocidade teve outros destaques dentro e fora das pistas. No mesmo circuito de Monza, a GP2 teve uma verdadeira reviravolta no campeonato, justamente no momento em que se aproxima da decisão do campeonato. Pior para o brasileiro Felipe Nasr, que não pontuou e caiu de segundo para quarto na tabela. Outro brasileiro, Nonô Figueiredo, trocou as pistas da Stock Car pela Porsche SuperCup, para experimentar o novo modelo 911 que será utilizado pela montadora nas pistas brasileiras a partir do ano que vem.
Mudando de continente, uma polêmica tomou conta da prova da Nascar nos Estados Unidos, já que um dos competidores foi acusado de rodar propositalmente para manipular o resultado da corrida em favor de seu companheiro. Ainda nos EUA, o WTCC teve mais uma prova de que o italiano Stefano D’Aste não tem medo de ser feliz. O piloto correu em Sonoma com um macacão igual ao uniforme do personagem dos quadrinhos Capitão América. No Brasil, um acidente grave com uma menina de sete anos manchou a rodada do campeonato gaúcho de kart, enquanto que em Córdoba, na Argentina, um bate-boca entre dois pilotos no pódio quase estragou a festa da Fórmula Truck, que definiu o campeão sul-americano de 2013.
header momento chave (Foto: Arte esporte)
Rodada proposital na Nascar?
Uma bandeira amarela a oito voltas para o final da prova de Richmond, nos EUA, causou mais do que um corre-corre aos boxes na etapa deste fim de semana da Sprint Cup, principal divisão nacional da Nascar. Ao atravessar a pista, o piloto Clint Bowyer, da Michael Waltrip Racing, provocou uma reviravolta na prova, dando a seu companheiro de equipe, Martin Truex Jr., a chance de se classificar para os playoffs que definem os 12 candidatos ao título da temporada 2013. Com a manobra, Ryan Newmann, que liderava com o carro da Stewart-Haas Racing, optou por um pit stop e acabou superado nos boxes por dois concorrentes, perdendo pontos na disputa pela vaga. Dale Earnhardt Jr. foi um dos que se manifestaram publicamente a respeito da manobra, afirmando que Bowyer estava “chacoalhando” seu carro na pista. A direção da Nascar está investigando o caso, e se a intenção de manipular a prova for confirmada, a Michael Waltrip Racing pode sofrer punições.
Rodada de Clint Bowyer na etapa de Richmond da Nascar Sprint Cup (Foto: Agência Getty Images)Rodada de Clint Bowyer na etapa de Richmond da Nascar Sprint Cup (Foto: Agência Getty Images)

Header_Fora-da-Pista (Foto: arte esporte)
Bate-boca em pódio da Fórmula Truck
Popular em toda da América do Sul, a F-Truck encerrou neste fim de semana o torneio continental de 2013, que é disputado paralelamente ao campeonato brasileiro. Na pista, um gesto bonito da equipe RM Competições evitou que o resultado fosse “arranjado” para que o time fosse campeão, já que Leandro Totti precisava chegar entre os quatro primeiros para garantir o título. No entanto, seu companheiro Felipe Giaffone não abdicou da segunda posição para favorecer deliberadamente a equipe, que compete com caminhões MAN.
Beto Monteiro lidera corrida da Fórmula Truck na Argentina (Foto: José Mário Dias / divulgação)Beto Monteiro lidera corrida da Fórmula Truck na Argentina (Foto: José Mário Dias / divulgação)
Após a vitória de Beto Monteiro, que desta forma garantiu o título sul-americano, houve uma discussão no pódio entre o pernambucano da Scuderia Iveco e o paulista Roberval Andrade, da Scania. Terceiro colocado na prova, Roberval não gostou de uma manobra de Beto durante uma defesa de posição e foi tomar satisfações. O bate-boca ficou sério, e os pilotos chegaram a se estranhar com empurrões. Tricampeão da categoria, Giaffone saiu de seu lugar no pódio e foi até os concorrentes para apartar a briga.
Header_Tristeza (Foto: arte esporte)
Menina de sete anos sofre acidente de kart
Um acidente na tarde deste domingo deixou em choque os familiares dos pilotos que competiam no campeonato gaúcho de kart, na pista de Tarumã, região metropolitana de Porto Alegre. Logo após a bandeirada da categoria mirim, para crianças de até dez anos, a competidora Antonella Bassani, de sete anos, não percebeu a diminuição de velocidade do grupo de cinco karts que ia à sua frente e acabou capotando ao se chocar com eles. O acidente provocou sérias lesões nos pulmões da menina, que foi levada para a UTI do hospital Cristo Redentor, na capital gaúcha.
Antonella Bassani kart (Foto: Reprodução Facebook)Antonella Bassani, sete anos, sofreu lesões pulmonares após uma capotagem (Foto: Reprodução Facebook)
Header_Rumo-à-F1 (Foto: arte esporte)
Fim de semana difícil para Felipe Nasr
A fase não é boa para o Stefano Coletti e Felipe Nasr na GP2. O monegasco e o brasileiro, que vêm brigando pela liderança do campeonato desde as primeiras corridas do ano, tiveram mais um fim de semana complicado, desta vez no circuito italiano de Monza. Passando em branco nas duas corridas, eles foram ultrapassados na tabela de pontuação pelo britânico Sam Bird e pelo suíço Fabio Leimer, que engrenaram de vez na busca pelo título. Leimer venceu a corrida de sábado, desbancando o pole Bird, que ficou em segundo. Nasr teve problemas de câmbio e abandonou, enquanto Coletti excedeu o limite de velocidade nos pits e ficou fora da zona de pontuação pela sétima prova seguida.
Fabio Leimer vence na GP2 (Foto: Divulgação)Com a vitória no sábado, Fabio Leimer passou a liderar o campeonato da GP2 (Foto: Divulgação)
Já no domingo, Nasr e Coletti pagaram o preço de largar nas últimas filas e duelaram nas posições intermediárias, mas não conseguiram chegar ao primeiro pelotão. A vitória ficou com o novato britânico Adrian Quaife-Hobbs, que subiu ao alto do pódio pela primeira vez, se tornando o décimo vencedor diferente em 18 corridas neste ano. Sexto colocado no domingo, Fabio Leimer foi a 159 pontos, e agora lidera a principal divisão de acesso da Fórmula 1. Quarto colocado na prova 2, Sam Bird tem 153. Coletti e Nasr seguem com 135 e 130, respectivamente. Faltam duas rodadas duplas para o encerramento da GP2 2013: Cingapura e Abu Dhabi.
Felipe Nasr em ação no treino classificatório da GP2 em Monza (Foto: Divulgação)Felipe Nasr em ação no treino classificatório da GP2 em Monza (Foto: Divulgação)
Header_Mico (Foto: arte esporte)
Capitão América no Mundial de Turismo
Se na pista o desempenho Stefano D’Aste não é capaz de colocá-lo na disputa pelo título do WTCC, fora dela o italiano é garantia de diversão no Mundial de Turismo. Depois de vestir um macacão inspirado nas famosas bonequinhas russas na etapa de Moscou, o piloto inovou mais uma vez. Na rodada dupla dos Estados Unidos, disputada neste fim de semana na pista de Sonoma, na Califórnia, o competidor apareceu vestido como um herói local. Mas não um herói das pistas, e sim dos quadrinhos: o Capitão América. Além do macacão em azul, vermelho e branco, D’Aste arranjou até um escudo com a característica estrela. Que, felizmente, não foi usado dentro do cockpit.
Stefano D'Aste Mundial de Turismo WTCC Capitão América Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)Stefano D'Aste divertiu o grid do Mundial de Turismo vestido de Capitão América (Foto: Divulgação WTCC)
Header_Gatas (Foto: arte esporte)
Beldades no grid do WTCC
A rodada dupla do Mundial de Turismo foi um colírio para os pilotos e para o público que acompanhou as provas do WTCC nos Estados Unidos. Confira algumas das gatas que deixaram o grid mais bonito e colorido em Sonoma, na Califórnia.
Gata do Mundial de Turismo WTCC Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)Gata do Mundial de Turismo, o WTCC, em Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)
Gata do Mundial de Turismo WTCC Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)Gata do Mundial de Turismo, o WTCC, em Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)
Gata do Mundial de Turismo WTCC Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)Gata do Mundial de Turismo, o WTCC, em Sonoma (Foto: Divulgação WTCC)

Ovni rouba cena e dá sorte a anfitrião em jogo de beisebol no Canadá

Torcedores falam em 'intervenção cósmica' na vitória do Vancouver Canadians sobre o Everett AquaSox em uma liga menor canadense

Por Vancouver, Canadá
62 comentários
Ovni rouba a cena em jogo de beisebol (Foto: Reprodução/YouTube)Ovni foi avistado ao lado direito de estádio de
beisebol em Vancouver (Foto: Reprodução/YouTube)
Um objeto voador não identificado (ovni) assustou cerca de 1.800 fãs de beisebol que presenciaram o confronto entre o Vancouver Canadians e Everett AquaSox no estádio Nat Bailey, em Vancouver, no Canadá, no último domingo. A possível nave azul adornada de luzes foi avistada ao lado direito do campo durante o sexto inning da primeira partida na melhor de três da final da Divisão Norte de uma liga pequena do país. Coincidentemente, durante o período em que o ovni se destacou no céu, o dono da casa deslanchou, fez quatro corridas para vencer por 5 a 1, o que fez os torcedores cogitarem em uma intervenção cósmica.
VEJA O VÍDEO DO OVNI DO NAT BAILEY
O objeto foi filmado por muitos torcedores. Até mesmo jogadores desviaram a atenção da partida e postaram fotos em redes sociais. As imagens dividiram opiniões. Muitos entusiastas dos ovnis consideraram a “nave” do estádio Nat Bailey um engano, uma vez que muitos aviões têm a mesma coloração azul.
Alguns canadenses ainda apontaram que as câmeras estavam direcionadas ao lado sudoeste de Vancouver, onde fica o aeroporto da cidade. Por isso, a hipótese mais provável é de que o ovni não passa de um jato de passageiros de grande porte ou um avião de carga.
Canadenses veem ovni em jogo de beisebol (Foto: Reprodução/YouTube)Canadenses desviam ateção do campo para ovni em jogo de beisebol (Foto: Reprodução/YouTube)

O curioso caso de Miroslav Klose: não bebe, não fuma e dorme às 20h

Perto de superar Gerd Müller como maior artilheiro da seleção alemã, atacante cuida da forma física para também alcançar Fenômeno na Copa

Por Direto de Munique, Alemanha
17 comentários
Se morasse no Brasil, Miroslav Klose não conseguiria sequer acompanhar as notícias no Jornal Nacional. Ao menos de acordo com o que diz o próprio centroavante da seleção alemã. Em voga por ter igualado o recorde de Gerd Müller na artilharia histórica do Nationalelf - ele pode superá-lo nesta terça-feira, contra as Ilhas Faroe, pelas eliminatórias da Copa -, “Miro” deixou a mídia esportiva do país se perguntando como um atacante com sua idade (35 anos) ainda pode atuar em alto nível e criar até mesmo certa dependência em seu futebol. A fórmula é simples, mas cada vez mais rara no planeta bola: não beber, não fumar e dormir cedo.
Klose garantiu que segue esta espécie de “cartilha” em entrevista ao jornal “De Welt”. No dia seguinte, impressionado com as declarações, o mesmo diário publicou um artigo em que citava nomes como Sócrates, Garrincha, George Best, Johan Cruyff e Paul Gasgoigne, todos afetados pelo consumo excessivo do álcool. Uma frase que se tornou clássica do norte-irlandês ganhou destaque:
- Eu gastei muito dinheiro com bebidas, mulheres e carros, o resto eu desperdicei – disse Best após o fim de sua carreira.
Klose, por sua vez, deixa claro que adota uma filosofia para lá de oposta.
- Eu sempre vivi do futebol, nunca fumei ou consumi álcool de forma exagerada. Bebo uma taça de vinho aqui ou um copo de cerveja ali. Mas muito, muito timidamente – afirmou o jogador do Lazio, da Itália.
Mosaico klose artilheiro 35 anos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)As várias fases de Klose: passagens por Werder e Bayern antes do Lazio, gols pela seleção alemã e até  uma folga com cerveja, cena rara na carreira do segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo
O sono regrado também faz parte do seu cotidiano.
- Meus filhos dormem às oito, eles precisam estar de pé antes das seis da manhã porque a escola começa cedo na Itália. Eventualmente eu me acostumei a deitar na mesma hora também. Isso é bom para mim.
Após marcar contra a Áustria (veja no vídeo acima) - e assim alcançar a marca de Gerd Müller -, Klose foi o primeiro a rechaçar comparações. Os números ajudam a entender a situação: ambos estão com 68 gols com a camisa da Alemanha, mas Miro precisou fazer 67 jogos a mais (129 a 62).
- O que ele fez foi único. E já lhe disse isso pessoalmente - contou.
Cambalhotas aposentadas
Klose abriu o placar na vitória por 3 a 0, mas não repetiu a sua comemoração típica, com uma cambalhota para a frente - correu para abraçar Thomas Müller, o autor da assistência. Não chega a ser um temor para o alemão. Ele apenas quer evitar qualquer surpresa desagradável a meses de ir ao Brasil disputar a sua quarta Copa do Mundo.
- Você sabe quantos anos eu tenho. Faz tempo que eu não comemoro pulando daquele jeito. Eu não farei mais isso (risos).
Klose comemoração Alemanha contra Argentina (Foto: Reuters)Klose dá a famosa cambalhota contra a Argentina, na Copa de 2010: idade pesa agora (Foto: Reuters)
Se der a lógica nesta terça e Klose se isolar na artilharia, ele partirá para outro consequente objetivo: quebrar a marca de Ronaldo Fenômeno em Copas do Mundo. A vantagem é de um gol para o brasileiro (15 a 14), que poderá assistir ao alemão de camarote entre junho e julho do ano que vem.
Até lá, Klose já terá os seus 36 anos. Para quem viu o camaronês Roger Milla atuar com 40, a idade não chega a ser um problema. Mas também não basta se cuidar dentro de casa para que o resultado apareça. Miro treina bastante.
- É mais difícil para mim agora do que há sete anos. Eu preciso me recuperar por mais tempo. Quando jogamos com o Lazio no domingo e temos a segunda de folga, preciso fazer exercícios até o meio-dia de terça para voltar à forma. Durante as férias eu fico no máximo uma semana sem exercícios. Geralmente eu fico nervoso. Mas felizmente eu sou um daqueles que não pode reclamar da vida. Sei exatamente o que preciso fazer. Alguns até dizem: “Araças a Deus o Klose está em forma”.
Rede social?
Tão dedicado aos treinos e cuidadoso em casa, Klose parece desligado do novo mundo criado através da internet. A convivência com tantos jovens na seleção alemã, como Draxler e Götze, aflorou os costumes tão diversos.
- Eu mesmo não sei usar essas redes sociais. Não tenho conta no Twitter, no Facebook, e nem mesmo neste Instagram. Estou completamente fora de moda (risos) – afirmou o atacante, que possui um site oficial como acesso aos fãs.
Mas numa coisa Klose concorda e até aplaude: o momento quando as revelações assumem as caixas de som antes e após os treinos e jogos.
- Os garotos têm mostrado bom gosto musical. Antes dos jogos, depois dos treinos, eles conectam os seus aparelhos nas caixas de som. Gosto de ouvir especialmente Bruno Mars e Robbie Williams.
O verdadeiro 'camisa nove'
Pelo menos na música, Klose não parece tão desconectado. A relação é a mesma que se pode fazer com o perfil adotado atacante nos tempos modernos. Perguntado sobre a função do “falso 9” que ganhou notoriedade com Pep Guardiola, ele mostrou que se preocupa em fazer mais do que balançar as redes.
Klose alemanha gol áustria (Foto: Agência Reuters)Klose está perto de bater recorde de Gerd Müller
na seleção alemã (Foto: Agência Reuters)
- O atacante, para mim, não está em campo apenas para marcar gols. Você precisa também fornecer opções para o meio-campista, que vem de trás. Eu nunca fui artilheiro de fazer 30 gols por temporada. Sempre quis usar os meus companheiros de equipe. Isso é o fascinante do futebol: só funciona quando 11 jogadores formam uma cadeia. E eu sou uma das pequenas engrenagens que precisam ser integradas.
Frases como esta deixam o técnico Joachim Löw orgulhoso.
- O segredo de Miro está em sua cabeça. É o grande profissionalismo. E a absoluta vontade de continuar atuando no nível mais alto possível.
Para a imprensa especializada, alguns fatores contribuíram para que Klose chegasse em setembro de 2013 ainda sendo um jogador importante para a seleção. Poucos gostariam de ver Mario Gómez, sete anos mais novo, em seu lugar por agora.
- Ele é um tradicional artilheiro e ainda recua para ajudar o meio-campo no trabalho defensivo mais do que Mario Gómez. Mas o seu jogo nunca foi sobre correr. Está baseado em posicionamento na área e nas corridas exatas na hora certa. Também vejo o período no Bayern, em que ficou no banco de reservas muitas vezes, como algo benéfico. Ele estaria mais cansado se estivesse no Lazio há mais tempo – opinou Kit Holden, do “Tagesspiegel”.

Massagista que evitou gol diz estar recebendo ameaças de morte

Segundo Romildo Fonseca, o "Esquerdinha", ligações anônimas foram feitas para sua casa. Técnico da Aparecidense também teria sido ameaçado

Por Aparecida de Goiânia, GO
48 comentários
Virou caso de polícia. Dois dias após protagonizar uma das cenas mais polêmicas dos últimos tempos no futebol brasileiro, o massagista da Aparecidense, Romildo Fonseca, o “Esquerdinha”, afirmou nesta segunda-feira que tem recebido ameaças de morte. No último sábado, Esquerdinha evitou o terceiro gol do Tupi-MG em partida válida pelas oitavas de final da Série D. A vitória classificaria o time mineiro e eliminaria a equipe goiana, que acabou beneficiada pelo resultado de 2 a 2, com colaboração decisiva do massagista.
Após invadir o campo e interferir diretamente no andamento da partida, Esquerdinha precisou ir correndo ao vestiário para não ser agredido, já que a revolta tomou conta do Estádio Municipal de Juiz de Fora. A delegação da Aparecidense ficou presa no local por mais de três horas até ter segurança mínima para deixar o local. Segundo o massagista, várias ameaças anônimas têm sido feitas por telefone.
- Estão ligando lá em casa e ameaçando minha família. Falaram que eu não vou sair vivo dessa. Estão ameaçando meus filhos também. Minha mulher e meus filhos me ligam chorando direto, preocupados com minha vida – afirma Esquerdinha.
O técnico Karmino Colombini também diz que foi ameaçado. Os dois prometem registrar o caso na polícia.
- Me ligaram falando que sabiam que eu era o treinador e que não iriam poupar ninguém – afirma Karmino.
Arrependido
Esquerdinha - massagista Aparecidense (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)Esquerdinha diz que tem recebido ameaças de morte (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)
Ainda “preso” no vestiário após evitar o terceiro gol do Tupi-MG, Esquerdinha afirmou que não se arrependia do ato por causa do amor que sentia pela Aparecidense. O massagista temia pela eliminação do clube no Campeonato Brasileiro e também pela perda do emprego, já que a Aparecidense voltaria a campo somente no Estadual, em janeiro. Porém, diante da grande repercussão do caso e de maior reflexão, Esquerdinha muda o seu pensamento.
- Estou muito arrependido, não deveria ter invadido o campo. Foi um ato impensado, eu não faria de novo.
Embora tenha se classificado com o empate por 2 a 2, a Aparecidense ainda tem futuro incerto na Série D. Nesta segunda-feira, em entrevista ao programa “Arena SporTV”, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Flávio Sveiter, revelou que o caso deve ser julgado até a próxima semana. Segundo Sveiter, a procuradoria já se manifestou no sentido de anular a partida. Neste caso, Aparecidense e Tupi-MG se enfrentariam de novo em Juiz de Fora. No jogo de ida, em Aparecida de Goiânia, o placar foi 1 a 1.