quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cigano e octagon girls fazem a alegria do público em shopping de Brasília

Lutador participa de sessão de autógrafos ao lado de Camila Oliveira e
Jhenny Andrade para promover o UFC deste sábado, que ocorre na cidade

Por Brasília
Os fãs de MMA de Brasília tiveram na noite de quarta-feira a oportunidade de encontrar um de seus maiores ídolos na atualidade: Junior Cigano. A sessão de autógrafos, realizada num shopping da cidade, também contou com a presença das octagon girls Camila Oliveira e Jhenny Andrade. O público compareceu em bom número e formou fila para tietar o trio. Ao fim da atividade, a apresentadora do UFC Paula Sack e Cigano interagiram com os fãs e distribuíram ingressos da pesagem para quem acertasse as perguntas sobre o evento. Pela animação de quem estava presente, o card de sábado terá muito calor vindo das arquibancadas.
Camila Oliveira, Junior Cigano, Jhenny Andrade e Paula Sack (Foto: Rodrigo Malinverni)
Cigano dá atenção para um senhor simpático (Foto: Rodrigo Malinverni)
Ads by s(?)Hide ads
Camila Oliveira tira foto com menino (Foto: Rodrigo Malinverni)
Jhenny Andrade sorridente ao lado de fã (Foto: Rodrigo Malinverni)
Público se aglomera para tietar o trio do UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)
O "UFC: Pezão x Arlovski" será realizado em Brasília, na noite deste sábado, no Ginásio Nilson Nelson. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Canal e site transmitem a pesagem oficial na sexta-feira, dia anterior, a partir das 15h30.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

TUF 20 tem torneio em novo formato; Randa Markos vence primeira luta

Lutadoras são ranqueadas e divididas em chaves por ordem de força, e campeonato já tem primeira "zebra". Time de Anthony Pettis abre 1 a 0

Por Las Vegas
A histórica 20ª temporada do reality show The Ultimate Fighter, primeira edição com elenco de competidoras 100% feminino e com um cinturão em jogo, estreou na noite de quarta-feira nos EUA - o Combate exibe a série no Brasil a partir do próximo dia 24. O primeiro episódio revelou mais mudanças: pela primeira vez, as lutadoras foram ranqueadas antes de serem selecionadas pelos treinadores, os pesos-leves Anthony Pettis e Gilbert Melendez, e as lutas foram casadas por ordem de força. Desta forma, na divisão de equipes, cada escolha de lutadora mandou automaticamente sua adversária designada para o outro time.
Na primeira luta da temporada, a iraquiana naturalizada canadense Randa Markos conquistou a primeira "zebra" do torneio, ao derrotar a americana Tecia Torres por pontos, e deu ao Time Pettis sua primeira vitória e a vantagem de escolher qual o próximo confronto - embora o treinador não possa mais escolher qual a adversária de sua lutadora.
Randa Markos celebra a vitória no primeiro episódio com a bandeira canadense (Foto: Getty Images)
Outra novidade do TUF 20, já conhecida antes da estreia, foi que o UFC classificou oito lutadoras diretamente à casa, sem necessidade de uma luta eliminatória, liberadas pelo Invicta FC, evento de MMA feminino. As outras oito competidoras peso-palha foram escolhidas através de seletivas e entrevistas. Sem as lutas para que os treinadores tivessem uma oportunidade de observar as atletas, Pettis e Melendez tiveram de basear suas escolhas em uma sessão de treinos com as 16 lutadoras. Melendez comandou uma sessão mais leve, com alguns exercícios e conversas com as atletas, enquanto Pettis exigiu um pouco mais e fez exercícios físicos mais rigorosos.
Os técnicos fizeram suas seleções sem saber do pré-ranqueamento do UFC. Após ganhar no "cara ou coroa", Pettis teve a primeira escolha e selecionou Carla Esparza, campeã peso-palha do Invicta e primeira cabeça de chave da competição. Automaticamente, Angela Hill, 16ª ranqueada, foi para o time de Melendez, que selecionou em seguida Tecia Torres, cabeça de chave número 3. Randa Markos, 14ª do ranqueamento, foi para o time de Pettis. Assim ficaram as equipes ao final das seleções (escolhas de cada treinador em negrito):
Time Pettis Time Melendez
#1 Carla Esparza #16 Angela Hill
#14 Randa Markos #3 Tecia Torres
#2 Joanne Calderwood #15 Emily Kagan
#10 Alex Chambers #7 Rose Namajunas
#4 Jessica Penne #13 Lisa Ellis
#6 Felice Herrig #11 Heather Clark
#9 Justine Kish #8 Bec Rawlings
#5 Aisling Daly #12 Angela Magana
Como Pettis escolheu a primeira lutadora, Melendez tinha a escolha do primeiro confronto - embora, devido ao formato, não pudesse escolher quem sua atleta enfrentaria. Ele decidiu colocar logo sua primeira selecionada, Tecia Torres, para lutar. Nos treinamentos, Melendez pediu à sua atleta que mantenha a luta em pé, enquanto Pettis trabalhou em táticas defensivas para minimizar a trocação de alto volume de Torres, e orientou Markos a buscar quedas e a finalização.
A LUTA
Torres começou a luta com chutes baixos e ganchos, e Markos não demorou a tentar encurtar a distância em busca de uma queda. A lutadora americana defendeu as primeiras tentativas e ameaçou pegar as costas após um single leg mal sucedido de sua oponente, mas a luta logo voltou à trocação em pé. Muito agressiva, Torres acabou dando abertura para que a canadense a derrubasse. Markos passou à meia-guarda, mas a americana permaneceu ativa, com socos, cotoveladas e tentativas de finalização. Torres ameaça uma chave de calcanhar e um triângulo invertido, mas não consegue a submissão, e leva joelhadas fortes no corpo.
No segundo round, a americana voltou a apostar nos chutes baixos. Desta vez, Markos obteve a queda mais rápido, ao catar um chute no corpo e derrubar. Torres tentou surpreender com uma chave de calcanhar, mas não conseguiu fechar a posição e a canadense passou à meia-guarda e à posição de 100kg. A lutadora do Time Melendez remontou a guarda e teve sua melhor oportunidade com uma chave de braço que deixou Markos em perigo. Todavia, a atleta do Time Pettis escapou e se manteve por cima. Ela passou à montada duas vezes e dominou os segundos finais com cotoveladas no ground and pound. Torres foi salva pelo gongo.
Ads by s(?)Hide ads
Randa Markos tem o braço erguido, para decepção de Tecia Torres (Foto: Getty Images)
Os juízes apontaram empate nos dois primeiros rounds, e as lutadoras foram a um terceiro round de desempate. Cansadas, as duas foram mais devagar nos primeiros momentos. Markos começou com chutes baixos em Torres, que respondeu com mais combinações certeiras. Com a americana levando vantagem, a canadense buscou o clinche, posição na qual acertou uma joelhada no rosto da adversária. Torres inverteu a posição e passou a dominar a luta na tela, mas Markos se separou, voltou ao centro do octógono e logo conseguiu uma queda. No solo, passou à posição de 100kg, mas permitiu à americana se levantar. Torres, então, tentou uma queda, mas Markos inverteu, caiu por cima e ainda avançou à montada, onde permaneceu até o soar do gongo.
Ao final, Pettis entrou no octógono e disse a Markos que ela havia acabado de eliminar a primeira escolha de Melendez. O anúncio da decisão dos juízes confirmou a opinião do campeão dos pesos-leves: vitória de Randa Markos por decisão unânime (triplo 29-28). Pettis recebeu então a escolha da próxima luta, e optou por colocar sua segunda escolha, Joanne Calderwood, no octógono. Ela vai enfrentar a 15ª ranqueada, Emily Kagan, no segundo episódio da série.
O Combate exibe a 20ª temporada do The Ultimate Fighter a partir do dia 24 de setembro.

André Dida: "O ruim é receber críticas de pessoas que não te conhecem"

Treinador que se envolveu em briga de Wanderlei e Sonnen lamenta ter sido julgado negativamente. Seus alunos Pepey e Massaranduba lutam no sábado

Por Brasília
André Dida levou uma chuva de críticas no início deste ano por conta de uma confusão ocorrida no The Ultimate Fighter Brasil 3. O treinador auxiliar da equipe de Wanderlei Silva se meteu na briga entre o amigo e Chael Sonnen e deu alguns socos no americano para tentar tirá-lo de cima do "Cachorro Louco". Além de ter sido expulso da casa a mando de Dana White, presidente do UFC, Dida foi detonado nas redes sociais na ocasião. Mais de quatro meses após o episódio ter passado na televisão, o líder da Evolução Thai se mostrou aliviado pelo fato de a situação ter se acalmado. Ao relembrar a briga, ele segue defendendo seu ponto de vista baseado na amizade e lamenta a postura de quem o julgou negativamente:
André Dida no hotel do UFC em Brasília (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Essa onda passou, já foi embora, ainda bem. Foi uma onda muito forte. As pessoas me julgaram sem me conhecer. Para mim, foi um ato de lealdade ao meu amigo. Muita gente achou errado, mas dentro da minha cabeça, da minha amizade, estou 100% certo. Mas quando a gente lida com um público muito leigo, e agora tem um público muito novo no MMA... Essa galera que só vê o TUF foi quem fez a crítica forte, que julgou pelo que viu. É uma história errada, mas dentro do errado eu estava certo. Foi uma experiência. O ruim é receber críticas de pessoas que não te conhecem. Ainda bem que passou. Muita gente sabe quem eu sou e viu isso também como uma coisa positiva, me falou que faria o mesmo. Na verdade o ser humano tem mania de "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço". Se você for ver a história de muitas pessoas que me criticaram, elas fazem coisa muito pior. É essa galera que pega pesado, que não tem estrutura nenhuma de vida. A vida deles já é um erro. O meu foi uma cena de 10 segundos. Eles acordam, enganam os outros, roubam dinheiro, traem a mulher, são bêbados. Não é assim. A gente tenta não se influenciar pelas críticas, mas as pessoas estavam invadindo minha página no Instagram, uma área particular minha, e chega uma hora em que incomoda - disse, em entrevista ao Combate.com.
Essa galera que só vê o TUF foi quem fez a crítica forte, que julgou pelo que viu. É uma história errada, mas dentro do errado eu estava certo. Foi uma experiência. O ruim é receber críticas de pessoas que não te conhecem. Ainda bem que passou"
André Dida
Naquela confusão, Dida acabou rasgando a camiseta de Sonnen e guardou um pedaço. Ele contou que a "relíquia" está em sua casa, num quadro na parede. Mas prefere não tirar foto:
- Ela já está no quadro. Deixei no escritório lá em casa. Como atingiu muito público leigo, eles acabam vendo isso de uma forma bem pesada. Resolvi deixar na minha casa, para quando eu receber os meus amigos, aí eles vão olhar aquilo e dar risada. Só vai ver quem é da minha família, ou os meus amigos.
O treinador especialista em muay thai tem dois alunos no card do UFC deste sábado, que será realizado em Brasília: o peso-pena Godofredo Pepey, que enfrenta Dashon Johnson, e o peso-leve Francisco Massaranduba, que terá Leandro Buscapé como oponente. Quanto ao primeiro, que conseguiu um nocautaço surpreendente em sua última luta, Dida afirma que precisou fazer um trabalho psicológico com ele:
- O Pepey tem um jiu-jítsu muito forte, e às vezes ele puxa para a guarda porque sabe que tem um bom jogo ali. Mas para o MMA não é positivo você puxar o cara para a guarda. Eu falei muito com o Pepey sobre isso, para que não fizesse mais. Ele acabava fazendo a luta dele, escutando muito pouco o córner. Na última luta ele escutou mais, ficou mais tempo em Curitiba, e a gente montou uma tática muito boa para ele. A gente fez muito aquela joelhada no treinamento. Nós sabíamos que aquele era o movimento da luta e treinamos isso até um minuto antes de entrar no octógono. Deu tudo certo. O Pepey escutou. Antes eu sabia que ele tinha um potencial muito grande, mas não estava conseguindo mostrar nas lutas. Ele poderia ter vencido qualquer um dos que ele enfrentou. Ele levou problemas da vida para dentro do octógono, e a gente sabe que isso acontece. Serviu de aprendizado. Vai ser muito difícil acontecer novamente.
Ads by s(?)Hide ads
André Dida com seus alunos Pepey, Serginho Moraes e Massaranduba (Foto: Arquivo pessoal)André Dida com seus alunos Pepey, Serginho
Moraes e Massaranduba (Foto: Arquivo pessoal)
Massaranduba, por sua vez, vem de derrota para Michael Chiesa, e Dida não esteve em seu córner nesse combate. Na opinião do técnico, isso por ter contribuído negativamente:
- O adversário da última luta era bom de chão e tinha uma guilhotina muito boa. Então o Massaranduba tinha que ter soltado mais joelhada, mas ficou muito na expectativa de o cara trabalhar, para ele trabalhar em seguida. Esse foi o erro. E eu não estava lá. Às vezes isso influenciou também. Mas o Massaranduba é um atleta muito fácil de se lidar. Sempre cumpre o caminho que é traçado. O Chiesa tem seus méritos, porque conseguiu derrubar o Massaranduba e aplicar o jiu-jítsu.
O "UFC: Pezão x Arlovski" será realizado em Brasília, na noite deste sábado, no Ginásio Nilson Nelson. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Canal e site transmitem a pesagem oficial na sexta-feira, dia anterior, a partir das 15h30.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Paulo Thiago não liga para trocas de adversário: "Deu tempo de estudar"

Brasiliense comemora oportunidade de lutar em casa, espera casa cheia no sábado e exalta o fato de ter feito sua preparação junto de Ronaldo Jacaré

Por Brasília
Primeiro Paulo Thiago foi escalado para enfrentar Mike Rhodes, que se machucou e deu lugar a Joe Riggs. Mas este atirou em si próprio de forma acidental e também teve de sair do card de Brasília. Quem ficou com a vaga por último foi Sean Spencer. As duas trocas de adversário, no entanto, não chegaram a ser um incômodo para o brasileiro:
- A última mudança aconteceu com cerca de um mês para a luta, então deu tempo de estudar bastante o Sean Spencer, traçar a estratégia e me preparar sem nenhum contratempo - disse ao Combate.com no hotel onde todos os atletas estão hospedados.
Paulo Thiago está tranquilo para a luta deste sábado (Foto: Rodrigo Malinverni)
O brasiliense Paulo Thiago terá neste sábado a oportunidade de lutar em casa e voltar ao Ginásio Nilson Nelson. O soldado do Bope espera que sua torcida seja grande:
- Estou felizão de lutar aqui em Brasília, diante da minha família, dos meus amigos, do meu público. Vou lutar no ginásio onde minha carreira no MMA começou. Com certeza o pessoal do Bope vai estar lá torcendo também. Só felicidade.
O peso-meio-médio (até 77kg) exaltou o fato de ter feito sua preparação colada na de Ronaldo Jacaré, que na última sexta-feira finalizou Gegard Mousasi:
- Esse camp foi muito bom. Me preparei junto de outros lutadores que também tinham luta marcada. O Jacaré, por exemplo, lutou na semana passada. Então, fizemos toda a preparação juntos. Estou vindo bem confiante e bem tranquilo.
O "UFC: Pezão x Arlovski" será realizado em Brasília, na noite deste sábado, no Ginásio Nilson Nelson. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Canal e site transmitem a pesagem oficial na sexta-feira, dia anterior, a partir das 15h30.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Jacaré quer ser "plano B" do UFC 181 caso Weidman ou Belfort se lesionem

Lutador brasileiro, segundo colocado do ranking dos pesos-médios, pretende fazer camp de treinamentos de dois meses e estar pronto para substituí-los

Por Rio de Janeiro
Após vencer Gegard Mousasi na última sexta-feira e chegar à segunda posição no ranking dos pesos-médios do UFC, o brasileiro Ronaldo Jacaré está determinado a lutar pelo cinturão da categoria. De acordo com o telejornal oficial do Ultimate, "UFC Tonight", o ex-campeão do Strikeforce vai fazer um camp de treinamentos de dois meses de olho num possível desfalque de última hora na próxima disputa de título dos médios, entre o atual campeão, Chris Weidman, e o desafiante número 1, Vitor Belfort, no UFC 181, em 6 de dezembro em Las Vegas.
- Nosso plano A é ser o plano B do UFC - disse o empresário de Jacaré, Gilbert Faria, ao programa televisivo, de acordo com o site "MMA Fighting".
Ronaldo Jacaré lutador de MMA (Foto: Ivan Raupp)Ronaldo Jacaré subiu à segunda posição do ranking do UFC nesta semana (Foto: Ivan Raupp)
O lutador capixaba de 34 anos de idade venceu suas últimas sete lutas, desde que perdeu seu cinturão do Strikeforce numa controversa derrota por pontos para Luke Rockhold em setembro de 2011. No UFC, foram quatro vitórias, a última delas a mais impressionante, uma finalização no terceiro round contra Mousasi, que também foi campeão do Strikeforce na categoria de cima, peso-meio-pesado. Após o triunfo, Jacaré subiu da quarta à segunda posição do ranking do UFC da categoria, ultrapassando inclusive Vitor Belfort.
Com a luta entre Weidman e Belfort marcada para 6 de dezembro, porém, o presidente do UFC, Dana White, tem repetido que Jacaré provavelmente teria de fazer mais uma luta antes de disputar o cinturão. Nos últimos três anos, Weidman lutou apenas duas vezes por ano, ou uma vez a cada seis meses; se ele mantiver o título e o padrão continuar, isso significa que Jacaré poderia ter de esperar até maio ou junho de 2015 para enfrentá-lo. Belfort não luta desde novembro de 2013, ano em que entrou no octógono três vezes, uma média de uma vez a cada quatro meses. Caso retome o mesmo ritmo e vença Weidman, uma luta contra Jacaré poderia acontecer em março ou abril.
Weidman e Belfort, porém, já estiveram programados para se enfrentarem uma vez em Las Vegas em 2014, e o brasileiro foi retirado do combate e substituído por Lyoto Machida quando a Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), agência regulatória do evento, baniu as isenções para uso da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT), tratamento que o carioca vinha usando. O Ultimate alegou que Belfort precisaria de tempo para se adaptar ao novo regulamento e teria de ser licenciado pela comissão para recuperar sua chance de disputar o título. Mais tarde, foi revelado que o ex-campeão dos pesos-meio-pesados foi flagrado com níveis elevados de testosterona em exame antidoping surpresa em fevereiro, o que teria ocasionado a mudança no regulamento.
Belfort conseguiu a licença em Nevada em julho, mas se comprometeu a se submeter a exames de sangue surpresa até a data da luta, sob risco de perder a oportunidade caso seja flagrado novamente em rompimento das regras da comissão. Caso isso aconteça com o brasileiro, ou com Weidman, Jacaré vai estar preparado.
Nos últimos meses, vários lutadores conseguiram oportunidades de disputar o título graças a lesões de última hora. O caso mais recente aconteceu no UFC 177, em agosto, quando Renan Barão passou mal no dia da pesagem, véspera de sua luta contra o atual campeão dos pesos-galos, TJ Dillashaw, e Joe Soto, estreante no evento e outro peso-galo no card, ganhou a oportunidade de substituí-lo.

- Atualizado em

Dirigente do UFC "some" no meio de encarada tensa entre Pezão e Arlovski

Brasileiro estica o braço e leva "chega pra lá" do "marrento" bielorrusso em treino aberto realizado em Brasília. "Baixinho" Joe Silva evita problemas

Por Brasília
Com pouco mais de 1,60m de altura, Joe Silva, principal matchmaker do UFC (casador de lutas), "sumiu" ao ficar no meio da encarada entre Antônio Pezão e Andrei Arlovski na tarde desta quinta-feira. Os pesos-pesados, ambos com 1,93m, deixaram o clima amistoso de outrora de lado e ficaram frente a frente de forma tensa enquanto posavam para fotos durante o treino aberto realizado num shopping de Brasília. Pezão, como de costume, esticou o braço esquerdo com o punho cerrado. Arlovski não gostou do movimento e empurrou o braço do brasileiro para o lado. Atento, Joe Silva logo encerrou a encarada, que ficou por isso mesmo.
Encarada Pezão x Arlovski (Foto: Rodrigo Malinverni)Pezão e Arlovski se encaram, e Joe Silva "desaparece" (Foto: Rodrigo Malinverni)
- É verdade. Vai ficando meio tenso. Sou peso-pesado e ainda tenho que perder peso. É difícil. Não gosto de homem me olhando ali, dá raiva. Mas faz parte do esporte. Não é por isso que vou chegar agora e falar mal, de forma alguma. Ele também deve estar na mesma adrenalina, do mesmo jeito que eu estou - disse Pezão, entendendo a situação.
  •  
antonio pezão ufc brasilia (Foto: Rodrigo Malinverni)Katel Kubis, Everton e Jucão, treinadores de
Pezão na ATT (Foto: Rodrigo Malinverni)
Arlovski, por sua vez, mostrou-se um pouco irritado e disse que quem provocou a encarada tensa foi Pezão, e não ele próprio:
- Não foi amigável da minha parte ou da parte dele? Poxa, vamos lá, pessoal, eu fui amigável. Eu apontei meu punho para a cara dele? Não. Mas está ok, está bem. Nós vamos conversar dentro do octógono na noite de sábado.
O brasileiro, que fará a luta principal do UFC deste sábado contra o bielorrusso, afirmou que o clima amistoso das encaradas realizadas nas primeiras oportunidades de fato ficou para trás. Numa das ocasiões, a dupla chegou até a tirar selfie junta. Mas o respeito continua:
- Faz parte. Ali a gente estava longe da luta, estava tudo amigável. Agora não tem mais aquele clima amistoso. A gente está a dois dias da luta. O negócio está mais sério. Nada contra ele. A gente não vai se desrespeitar de forma alguma. Eu o respeito bastante, mas aquele clima amistoso acabou.
Andrei Arlovski pura "marra"
Arlovski pesagem (Foto: Rodrigo Malinverni)Que marra! Andrei Arlovski deixa treinador socar sua barriga (Foto: Rodrigo Malinverni)
Logo depois da encarada com Pezão, Arlovski subiu no palco novamente para fazer sua exibição para as lentes dos fotógrafos presentes. E o bielorrusso se mostrou bastante "marrento". Insistiu para que houvesse aplausos, deixou um treinador socar repetidamente sua barriga, enquanto fazia sinais de que não sentia nada, e respondeu as perguntas dos jornalistas sempre de forma curta e objetiva.
Participaram ainda do treino aberto Gleison Tibau, Léo Santos, Paulo Thiago e Efrain Escudero. Léo e Escudero também se encararam no palco.
Tibau MMA UFC (Foto: Ivan Raupp)Gleison Tibau treina jiu-jítsu com Parrumpinha (Foto: Ivan Raupp)
O "UFC: Pezão x Arlovski" será realizado em Brasília, na noite deste sábado, no Ginásio Nilson Nelson. O Combate transmite o evento ao vivo a partir das 18h45 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. Canal e site transmitem a pesagem oficial na sexta-feira, dia anterior, a partir das 15h30.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

- Atualizado em

UFC confirma evento em Uberlândia com estreia de Thomas Almeida

Torneio será o terceiro em Minas Gerais e o primeiro no interior do estado. Brasileiro campeão do Legacy FC enfrenta americano Tim Gorman no card

Por Brasília
O UFC enfim confirmou, na tarde desta quinta-feira, que seu evento de 8 de novembro no Brasil terá Uberlândia-MG como sede. A companhia incluiu esta confirmação no anúncio oficial da estreia do lutador brasileiro Thomas Almeida, campeão peso-galo do Legacy FC. Ele estará no card mineiro e vai enfrentar o americano Tim Gorman. O Combate.com havia confirmado a realização do duelo momentos antes com fontes próximas à organização.
Ginásio Sabiazinho será a sede do evento em Uberlândia (Foto: Andréia Candido/GLOBOESPORTE.COM)
Será o terceiro evento do UFC em Minas Gerais e o primeiro no interior do estado, após duas visitas a Belo Horizonte, em 2012 e 2013. A Arena Tancredo Neves, conhecida popularmente como Ginásio Sabiazinho, foi aprovada pela equipe do Ultimate em vistoria em agosto e será a sede do torneio. O torneio será também o sexto do UFC no Brasil em 2014, após cards em Jaraguá do Sul-SC, Natal, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. O evento principal destaca o duelo entre os pesos-meio-pesados Maurício Shogun e Jimi Manuwa.
O estreante "Thominhas", como é chamado por seus companheiros de equipe, conquistou o cinturão do Legacy FC em junho e está invicto em 17 lutas de MMA, todas vitórias. Ele é considerado uma das grandes promessas do Brasil no peso-galo. Foram 13 triunfos por nocaute/nocaute técnico e quatro por finalização.
Seu adversário, Tim Gorman, vem de derrota em sua estreia no UFC, em abril, contra Mitch Gagnon, por pontos. O americano tem oito vitórias, seis por nocaute, e três derrotas no cartel.
Thomas Almeida (esq.) terá Tim Gorman pela frente em sua estreia no UFC (Foto: Editoria de Arte)
Confira o card atualizado:
UFC: Shogun x Manuwa
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Jimi Manuwa
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Ovince St. Preux
Peso-mosca: John Lineker x Ian McCall
Peso-galo: Thomas Almeida x Tim Gorman

Dana White: Georges St-Pierre pode disputar título de imediato se voltar

Presidente do UFC comenta boatos sobre possível retorno do ex-campeão
dos pesos-meio-médios ao MMA em 2015: "Ele pode fazer o que quiser"

Por Rio de Janeiro
George ST-Pierre Coletiva UFC 167 (Foto: Evelyn Rodrigues)Georges St-Pierre não luta desde novembro de
2013 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Após surpreender o mundo e anunciar que devolveria o cinturão dos pesos-meio-médios ao UFC para dar uma pausa na carreira, o lutador canadense Georges St-Pierre voltou ao noticiário de MMA nesta semana, com rumores de que ele poderia retornar às lutas em 2015. Os boatos foram bem recebidos pelo presidente do Ultimate, Dana White. Em entrevista ao site oficial da companhia nesta quinta-feira, o dirigente afirmou que GSP poderia lutar pelo cinturão novamente logo que voltasse, mesmo se estiver sem lutar por mais de um ano.
- Seria duro negar, GSP voltar e não lutar pelo título, entende? GSP pode fazer o que ele quiser. Se ele quiser voltar e lutar pelo título, ou se ele quiser lutar antes disso - ele pode fazer o que quiser - disse White ao site.
St-Pierre é o recordista de vitórias em lutas valendo título no UFC, com 12, uma a mais que Anderson Silva, e seu reinado de 2.064 dias como campeão dos pesos-meio-médios é o segundo mais longo da história da organização. Além disso, o canadense é recordista de vendas de pacotes de pay per view do UFC, e sua saída repentina em novembro do ano passado foi considerada por especialistas um grande desfalque para a companhia.
Em entrevistas desde que optou pelo hiato, St-Pierre já declarou que o fez para lidar com problemas pessoais, mas também criticou a forma como o controle antidoping é feito no MMA e afirmou que voltaria se o UFC adotasse um sistema mais rígido de exames para seus lutadores. Com a organização em negociação com agências reguladoras antidopagem para anunciar um programa do tipo, a possibilidade de GSP retornar cresce. Dana White, por sua vez, garante que não acredita que o canadense esteja aposentado definitivamente.
- Sempre é um enorme debate quando temos um cara com uma carreira como a do GSP - sair no topo e ir embora com o cinturão (ou continuar lutando até perder). É uma decisão pessoal que o lutador tem que fazer. Sendo o competidor que GSP é, não consigo ver GSP fazendo isso. Mas depende dele - disse White.

Costarriquenho surpreende e manda Medina à repescagem em Trestles

Apoiado por seus compatriotas, Carlos Munoz supera brasileiro e avança direto para a terceira fase. Vice-líder, Kelly Slater perde para Tanner Gudauskas e também cai

Por Trestles, Estados Unidos
Depois de uma vitória épica em Teahupoo, no Taiti, a expectativa era de que o brasileiro Gabriel Medina, líder do ranking mundial de surfe com 46.150 pontos, avançasse direto em sua bateria na primeira rodada do WCT de Trestles, nos Estados Unidos. Ele até se esforçou, mas acabou sendo surpreendido pelo costarriquenho Carlos Munoz, convidado pela organização da etapa. Apoiado por um grande número de compatriotas na areia da praia californiana, que gritavam e o empurravam a todo momento, Munoz ultrapassou o paulista no somatório apenas em sua última onda, ganhando uma nota 7,73 dos juízes. A melhor do brasileiro foi 7,03. Assim, ele seguiu direto para a terceira fase, com 13,90 pontos (6,17 + 7,73) contra 13,70 (6,67 + 7,03) do paulista. Já o jovem de 20 anos fará a repescagem contra o fluminense Raoni Monteiro, assim como o australiano Adam Melling, que fez 11,56, foi o terceiro e terá pela frente o paulista Filipe Toledo na busca por uma vaga na terceira rodada. A disputa da repescagem nesta sexta-feira vai depender das condições de maré em Trestles. O campeonato tem prazo de realização até o dia 20 deste mês.
Gabriel Medina fica em segundo em sua bateria em Trestles (Foto: ASP)Gabriel Medina fica em segundo em sua bateria em Trestles (Foto: ASP)

O único surfista do Brasil a vencer sua bateria foi Adriano de Souza, o Mineirinho, que festejou bastante a classificação direta para a terceira fase. Sétimo colocado na temporada, o paulista fez o melhor somatório até aqui em Trestles. Com 16,77 pontos, obtidos com notas 8,67 e 8,10, Adriano mandou o espanhol Aritz Araburu (14,10) e o havaiano Sebastian Zietz (9,50) para a repescagem na Califórnia.
-  É muito bom passar direto, pois tira literalmente um peso das minhas costas e me dá mais tempo para ficar 100% visando a sequência do evento. Mas sei que há muito chão pela frente e espero continuar evoluindo - contou o atleta, que sofreu uma lesão nas costas durante treinos na etapa anterior, em Teahupoo, no Taiti.
Adriano de Souza Trestles surf (Foto: Divulgação / ASP)Adriano de Souza foi único brasileiro a vencer bateria em Trestles (Foto: Divulgação / ASP)

Slater também cai para a repescagem
Na bateria anterior, o americano Kelly Slater sofreu com o convidado Tanner Gudauskas, que conhece bem as ondas de Trestles. Na verdade, o veterano começou dominando a bateria. Ele tinha a nota mais alta para uma onda - 8.00 -, até que o rival, que era o pior naquele momento, mostrou um bom leque de técnicas em sua quarta onda. Com manobras agressivas, ele não só alcançou a lenda do surfe como o ultrapassou no somatório de pontos, fechando em 14.93 (6.43 + 8.50), contra (8.00 + 6.80) de Kelly. Matt Wilkinson, da Austrália, somou 10.13 (6.50 + 3.63), ficando em terceiro. Assim, o atleta, que é 11 vezes campeão mundial, também vai para a repescagem. Ele é o vice-colocado no ranking da temporada, com 38.350, e disputa o título com Medina.
Tanner surpreende Kelly Slater e vence sua bateria (Foto: ASP)Tanner Gudauskas surpreende Kelly Slater e vence sua bateria (Foto: ASP)

Além de Medina, há mais seis brasileiros na disputa em Trestles. Um deles foi Filipe Toledo, que fez a terceira bateria do dia e chamou atenção. Michel Bourez liderava com 14.20, quando o brasileiro foi para sua última onda. Ele conseguiu um aéreo espetacular e a expectativa era de que pudesse ultrapassar o taitiano. Mas a nota 8.67 não foi suficiente. Ele acabou ficando com 14.17, ou seja, 0.03 apenas atrás do líder. Jeremy Flores foi o 3º, com 13.77.
Mick Fanning venceu a segunda bateria do dia com 12.40 (7.17 + 5.23). Miguel Pupo travou uma luta dura com Brett Simpson e levou a melhor, com 10.94 (5.67 + 5.27) contra 10.17 (5.57 + 4.60), em sua penúltima onda. Os dois vão fazer a repescagem. Raoni Monteiro disputou com Joel Parkinson e Kai Otton, ambos da Austrália. Parko liderou com 14.77 (8.17 + 6.60). O brasileiro fez 11.93 (5.93 + 6.00). Otton ficou em terceiro, contabilizando 11.77 (4.67 + 7.10).
Na bateria de Alejo Muniz, a menos de um minuto para o cronômetro zerar, o australiano Owen Wright conseguiu uma boa onda e sua nota foi 17.43 (9.43 + 8.00). O brasileiro, que liderava a disputa até então, ficou com 13.44 (5.67 + 7.77), caindo para o segundo lugar, e vai disputar a repescagem. O também australiano Julian Wilson terminou em terceiro, com 9.27 (3.50 + 5.77).
Jadson André também caiu na água nesta quinta. Ele não começou bem, mas melhorou na reta final de sua bateria e chegou a 14.50 (8.40 + 6.10), mas não conseguiu desbancar a nota do havaiano Freddy Patacchia Jr., que recebeu 15.43 (8.00 + 7.43) e avançou direto. O americano Kolohe Andino ficou em terceiro lugar, com 13.97 (6.50 + 7.47).
<b></b>
baterias da repescagem
Bateria 1: Gabriel Medina (BRA) x Raoni Monteiro (BRA)
Batera 2: Kelly Slater (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
Bateria 3: Taj Burrow (AUS) x Brett Simpson (EUA
Bateria 4: Kolohe Andino (EUA) x Travis Logie (AFS)
Bateria 5: Josh Kerr (AUS) x Aritz Aranburu (ESP)
Bateria 6: Bede Durbidge (AUS) x Jadson André (BRA) 
Bateria 7: Julian Wilson (AUS) x Dion Atkinson (AUS)
Bateria 8: C.J. Hobgood (EUA) x Alejo Muniz (BRA)
Bateria 9: Sebastian Zietz (HAV) x Tiago Pires (POR)
Bateria 10: Miguel Pupo (BRA) x Mitch Crews (AUS)
Bateria 11: Flilipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS)
Bateria 12: Kai Otton (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)

Sem espaço no Botafogo, Jobson pode ser emprestado à Portuguesa

Presidente da Lusa confirma interesse no jogador; ideia é obter o empréstimo do atacante, que pertence ao clube carioca, até o fim da temporada

Por São Paulo
Jobson  (Foto: Fred Gomes)Jobson pode ser emprestado pelo Botafogo para a Portuguesa (Foto: Fred Gomes)
A Portuguesa abriu negociações com o atacante Jobson, que ainda tem contrato com o Botafogo (até dezembro do ano que vem), mas que não vem sendo utilizado pelo clube carioca. Ilídio Lico, presidente da Lusa, confirma o interesse no jogador e diz estar conversando com seu procurador. A ideia é obter o empréstimo de Jobson até o fim da temporada.
- Ainda não temos acordo com o jogador. Há o interesse, apenas. Já conversamos com o procurador dele e ainda não estamos perto de contratá-lo. Temos uns 60% da transação por enquanto - disse Ilídio Lico.
Nos últimos meses, emprestado ao Al Ittihad, da Arábia Saudita, Jobson enfrentou problemas como falta de pagamento de salários e até retenção do passaporte. Seus advogados tomaram as providências necessárias para que ele voltasse ao Brasil, e agora tentam resolver a questão financeira, já que há meses o atacante não recebe uma remuneração, recorrendo à ajuda de amigos. Estar ativo novamente é uma chance de aparecer para uma futura negociação, caso a volta ao time principal seja negada.

– Minha situação é que, desde que cheguei da Arábia, sempre estive disponível para treinar. É o clube com o qual tenho contrato. Quero manter a forma física, acima de qualquer coisa. Quero estar bem fisicamente para dar seguimento na minha carreira. Se for para treinar às 13h, à noite, estou disponível para estar bem fisicamente – disse o jogador, em entrevista recente.
A Lusa se encontra em situação difícil na Série B. Afundada na zona do rebaixamento desde o início da competição, o time soma 17 pontos, sete a menos do que o América-RN, primeiro time fora do Z-4. Nesta quinta-feira, o clube demitiu Silas, seu quarto treinador na temporada. O próximo jogo será contra o Bragantino, neste sábado, às 21h, no Canindé.
* André Guerreiro colaborou sob supervisão de Juliano Costa

STJD pune Grêmio com multa de R$ 30 mil por injúrias raciais a Paulão

Inter também sofreu punição por briga entre torcedores em Gre-Nal do começo do ano

Por Porto Alegre
paulão inter grêmio gre-nal 400 arena (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Paulão reclama com torcedor do Grêmio após o Gre-Nal (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
O Grêmio foi punido em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quinta-feira, pelas injúrias raciais proferidas por um torcedor contra o zagueiro Paulão, no primeiro Gre-Nal do ano, na Arena, no dia 30 de março. O Tricolor terá de pagar multa de R$ 30 mil, revertida a uma instituição de combate ao racismo, indicada pelo próprio clube. No mesmo pleno, os auditores deferiram pena de R$ 5 mil ao Inter, por uma briga na torcida colorada durante e partida.
Inicialmente, o Grêmio havia sido condenado a pagar multa de R$ 80 mil, após denúncia do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul, mas conseguiu diminuir a pena para R$ 10 mil. Porém, o TJD/RS  entrou com novo recurso na última instância, julgado nesta quinta.
Punido com multa de R$ 20 mil, o Inter conseguiu a absolvição da pena em segunda instância, mas acabou punido nesta quinta pelo Pleno com a multa no valor de R$ 5 mil.
O Grêmio volta aos tribunais na sexta-feira, 19 de setembro, quando será julgado o recurso do clube pela exclusão da Copa do Brasil. A pena foi aplicada pelo STJD após as injúrias raciais contra o goleiro Aranha, no jogo de ida das oitavas de final da competição, contra o Santos, na Arena.

EUA repetem roteiro das quartas, despacham a Lituânia e estão na final

Depois de um primeiro tempo encardido, americanos acordam, atropelam europeus por 33 a 14 no terceiro período e garantem vaga na decisão da Copa do Mundo

Por Barcelona, Espanha
Com números finais inferiores, mas um roteiro idêntico ao da vitória por 119 a 86 sobre a Eslovênia, nas quartas de final, os Estados Unidos despacharam a Lituânia nesta quinta-feira, em Barcelona, na primeira semifinal da Copa do Mundo de Basquete, e garantiram vaga na final de domingo, em Madri. Depois de uma vitória parcial de apenas sete pontos no primeiro tempo, os atuais campeões mundiais e olímpicos se soltaram na volta do intervalo, fizeram 33 a 14 no terceiro período e passaram por cima dos lituanos por 96 a 68 (43 a 35), com um show de enterradas e pontes-aéreas no segundo tempo. Teve até um empurra-empurra no fim da partida.
EUA x Lituânia basquete (Foto: Divulgação / FIBA)EUA deram um show de enterradas na semifinal (Foto: Divulgação / FIBA)

Enquanto os Estados Unidos decidem o título da Copa do Mundo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), em Madri, com transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com, contra o vencedor de Sérvia e França, os lituanos pegam o perdedor na decisão pelo bronze, sábado, às 13h, também em Madri, com transmissão ao vivo do SporTV 3. Os assinantes do Canal Campeão também podem ver tudo pelo SporTV Play.
Com 18 pontos, quatro assistências e duas bolas roubadas, o armador Kyrie Irving foi o principal destaque da seleção americana. Klay Thompson e James Harden, com 16 pontos cada, e Stephen Curry, que anotou outros 13, também tiveram boas atuações.
Pelo lado da Lituânia, Mindaugas Kuzminskas, com 15 pontos e nove rebotes, e Jonas Valanciunas, com 15 pontos e sete rebotes, foram os maiores pontuadores. Adas Juskevicius, com 12, e Martynas Pocius, com 10, também se destacaram.
Kenneth Faried, Estados Unidos X Lituania - Mundial de basquete (Foto: Getty Images)Kenneth Faried fez belas jogadas contra a Lituânia (Foto: Getty Images)

Assim como no confronto diante da Eslovênia, os Estados Unidos não pisaram fundo no acelerador nos dois primeiros quartos. Com muitos erros ofensivos e uma defesa preguiçosa, os  venceram por "apenas" 21 a 16. Os dez minutos seguintes foram ainda mais encardidos. Liderados pelo ala Mindaugas Kuzminskas, os lituanos não se intimidaram, jogaram de igual para igual com os favoritos ao titulo e perderam por apenas três pontos.
Como na vitória do primeiro tempo contra os eslovenos (44 a 42), os números foram superiores, mas idênticos aos do triunfo desta quinta-feira (43 a 35).
Só que o passeio americano no terceiro período teve o mesmo efeito. Se contra os eslovenos, James Harden, Derrick Rose, Anthony Davis e Cia. marcaram 37 a 22 e praticamente fecharam o caixão dos adversários com um quarto por jogar, o atropelamento de 33 a 14 contra os lituanos acabou com qualquer possibilidade de reação dos europeus.
A exceção nos dois confrontos foi o último quarto. Se na terça-feira os reservas americanos entraram querendo mostrar serviço e fizeram 33 a 12, contra a Lituânia os comandados do técnico Mike Krzyzewski diminuíram o ritmo e venceram por apenas 20 a 19. A contagem centenária desta vez não veio, mas a vitória foi conquistada com a mesma naturalidade e com um bônus: a vaga na final.

Kaká orlando city apresentaçãoO presidente do Querétaro, Olegario Vazquez, afirmou a meios mexicanos que vai pagar US$ 2 milhões (R$ 4,6 milhões) por ano a Ronaldinho, que assinou por duas temporadas com o clube. A cifra está longe de fazer do craque um dos mais bem pagos do futebol no continente. A revista Forbes publicou nesta semana o ranking dos 15 maiores salários do futebol na América - e o que se vê é uma goleada dos times norte-americanos. Há quatro brasileiros na lista: Kaká, Alexandre Pato, Fred e Robinho.

O ranking:

Frank Lampard - New York City - US$ 7,8 milhões

Kaká - Orlando City - US$ 6,7 mi milhões

David Villa - New York City - US$ 6,7 milhões
 
Clint Dempsey - Seattle Sounders US$ 6,69 milhões
 
Michael Bradley - Toronto FC - US$ 6,5 milhões
 
Jermain Defoe - Toronto FC - US$ 6,18 milhões
 
Alexander Pato - São Paulo - US$ 4,6 milhões
 
Thierry Henry - NY Red Bull - US$ 4,5 milhões
 
Robbie Keane - LA Galaxy US$ 4,5 milhões
 
Landon Donovan - LA Galaxy US$ 4,35 milhões
 
Fred - Fluminense - US$ 4 milhões
 
Tim Cahill - NY Red Bull - US$ 3,63 milhões
 
Andrés d'Alessandro - Inter - US$ 3,2 milhões 
 
Robinho - Santos - US$ 3,1 milhões
 
Oribe Peralta - América - US$ 2,7 milhões

Em alta no PSG, Lucas crê em chance com Dunga: "Eu me encaixo no perfil"

Sem mágoa de Felipão, jogador projeta boa sequência com a camisa do clube para chamar a atenção do novo treinador da seleção brasileira: "Ele está de olho"

Por Rio de Janeiro
“O que não mata, fortalece”. Foi esta a frase escolhida por Lucas, ex-São Paulo, hoje xodó da torcida do Paris Saint-Germain, para servir de motivação após ficar fora da Copa do Mundo no Brasil. Com várias convocações para a Seleção, o jogador viveu, até os últimos instantes, a expectativa de figurar na lista dos 23 convocados de Luiz Felipe Scolari, o que não aconteceu. Nada como um dia após o outro. Em entrevista por telefone, o meia-atacante disse que o bom início de temporada no clube francês e o começo da segunda era Dunga renovam ainda mais as forças, minimizando o fato de não ter sido lembrado na primeira lista do treinador, que reestreou com vitórias sobre Colômbia e Equador.
- Uma troca de treinador sempre motiva os jogadores, tanto aqueles que não vinham tendo oportunidades, quanto os que já estão no grupo, todos querem mostrar serviço. Não é porque não estive nessa primeira convocação que eu vou desanimar, pelo contrário. Com o Dunga, muda a filosofia, a maneira de pensar. Tenho que fazer o meu papel no PSG, crescer cada vez mais. Ele está de olho nos jogadores que atuam na Europa e no Brasil, vai fazer muitos testes, deve analisar mais jogadores jovens. Creio que eu me encaixo no perfil.
Lucas Brasil Copa da Confederações (Foto: Getty Images)Lucas com a taça da Copa das Confederações: esperança de voltar à Seleção com Dunga (Foto: Getty Images)



Convocado pela primeira vez com Mano Menezes, em 2011, Lucas é direto ao afirmar que conquistou diversas coisas muito cedo, fruto de um trabalho árduo, desenvolvido, principalmente, na base do São Paulo, onde o jogador começou a mostrar sua cara para o mundo. Sem qualquer ressentimento com Felipão, o jovem de 22 anos destaca sua "cabeça" como ponto forte para justificar as conquistas e se mantém otimista quanto ao futuro com a camisa amarelinha.

- Eu alcancei muitas coisas, de maneira muito rápida na minha carreira. Foi tudo muito precoce. Estou em um grande clube, jogando com grandes jogadores, tenho quase dois anos e meio de Seleção. Foi muito merecido, sempre lutei bastante, não tenho do que reclamar. Sem mágoa de Felipão. Sou um cara profissional, sempre disse que uma das minhas melhores qualidade é minha mente. Sou jovem, tenho muito futuro. Sei que tenho capacidade para voltar a vestir a camisa do Brasil.
É uma experiência fantástica jogar com um monstro como o ele, o melhor da posição que eu já vi e joguei junto.
Lucas sobre Thiago Silva, zagueiro do PSG
Companheiro de Thiago Silva no PSG, o jogador não mediu palavras para demonstrar a importância que o zagueiro tem em sua carreira, dentro e fora de campo. Junto com a “família” construída pelos brasileiros no clube francês, Lucas põe a equipe entre as favoritas na disputa pelo título da competição mais cobiçada da Europa: a Liga dos Campeões.

- O Thiago Silva é um cara fantástico, que me ajuda e me aconselha dentro de campo, com relação a posicionamento. É uma experiência fantástica jogar com um monstro como ele, o melhor da posição que eu já vi e joguei junto. O PSG vem muito forte na Liga dos Campeões nessa temporada, com uma equipe muito competitiva. Nós nos reforçamos pouco, apenas com o David Luiz, mas temos um elenco compacto, fechado e entrosado, com capacidade de brigar pelo título. Batemos na trave por duas temporadas, caímos nas semifinais, mas temos tudo pra chegar mais longe.
Confira mais trechos da entrevista:
GLOBOESPORTE.COM: Você começou com moral a temporada, titular com Blanc nas quatro partidas do time no Francês. Como foi a preparação na pré-temporada?
Lucas: Eu estou muito contente com esse início, tenho uma grande expectativa nessa temporada, comecei bem na preparação, venho jogando, pegando mais confiança, tendo sequência. Estou satisfeito com a minha evolução. Tenho que trabalhar mais para me firmar como titular da equipe.
Lucas PSG (Foto: Getty Images)Lucas em ação pelo PSG: confiança para a Champions (Foto: Getty Images)
Logo na fase de grupos da Liga dos campeões, o PSG tem o Barcelona pela frente. É bom ou ruim enfrentar uma equipe como a deles no início da competição?

Para falar a verdade, gostei de pegar o Barcelona já na fase de grupos. É uma equipe qualificada, que já serve pra testar nossa força. Não desmerecendo os outros times, todo jogo na Champions é difícil, mas enfrentar um dos maiores do mundo é um desafio para nós. Vamos nos preparar bastante, serão dois grandes jogos, bonitos de assistir.
O torcedor brasileiro ainda tem a ferida aberta pela Alemanha, naquele 7 a 1 da Copa do Mundo. O que você sentiu vendo a Seleção ser eliminada daquela maneira?

Se para os jogadores que estavam lá já foi difícil, imagina pra quem ficou de fora. Não tem como explicar, também senti na pele o que eles sentiram. Fiz parte daquele grupo, tenho amizade com eles, com a comissão, então me senti ali. Nem no nosso pior pesadelo poderíamos imaginar aquela derrota. Temos muito o que aprender com o futebol alemão e ter a humildade de assumir que eles estão acima da gente. Qualidade nós temos, mas só com o decorrer dos anos, ganhando as competições, uma outra Copa, é que vamos superar o que aconteceu.
Hulk, Lucas, Neymar e David Luiz treino Seleção Brasil (Foto: Getty Images)Aos 22 anos, Lucas atuou ao lado de Neymar, Hulk e David Luiz, companheiro de PSG, na Seleção (Foto: Getty Images)



Se você estivesse em campo no Mineirão, naquela semifinal, acha que as coisas poderiam ser diferentes?
Acho difícil imaginar que alguém mudaria aquela história. Não consigo ver nenhum jogador que faria o resultado ser diferente. Eu tinha muito a acrescentar para a Seleção, sei das minhas qualidades. Mas é difícil falar do lado de fora, quando vemos pela televisão é completamente diferente de quando estamos dentro do campo.

Qual a diferença do Lucas que saiu do São Paulo como ídolo para o jogador de hoje, que busca se firmar depois de uma temporada na Europa e voltar a vestir a camisa do Brasil?
Falando das minha características de jogo, aprendi muito na parte tática. Aqui na Europa, cobram bastante, pegam no pé. Hoje sei muito bem jogar sem a bola, evoluí muito nessa parte. Morar fora é uma experiência única, dá para aprender muitas coisas, amadurecer bastante. Mas minha alegria, meu espírito de criança, com um sorriso no rosto, não mudaram.

*Por Igor Rodrigues, estagiário, sob a supervisão de Felipe Barbalho